A aplicação do método se resume em algumas partes: Apostila escrita e desenvolvida por Renan Cerpe Versão 1.0

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A aplicação do método se resume em algumas partes: Apostila escrita e desenvolvida por Renan Cerpe Versão 1.0"

Transcrição

1

2 Introdução: O método Bindfolded, traduzido como "olhos vendados", é um dos maiores desafios para um Speed Cuber. Solucionar o Cubo Mágico com os olhos vendados parece ser algo impossível e que impressiona a todos que presenciam, porém, é mais simples que você imagina! A aplicação do método se resume em algumas partes: 1º Nomear cada uma das peças do cubo de acordo com suas posições. 1º Nomear cada uma das peças do cubo de acordo com suas posições. 2º Decorar onde cada peça está e verificar para onde ela deve ir. 3º Orientar as quinas e os meios de acordo com as regras do método. 4º Permutar as quinas e os meios parte por parte. 5º Se necessário, solucionar as paridades. Apostila escrita e desenvolvida por Renan Cerpe Versão 1.0 Site oficial Loja Online: Contato:

3 Para solucionar o cubo com os olhos vendados nós vamos utilizar um sistema diferente de solução, vamos posicionar o cubo de uma forma fixa, amarelo no topo e o azul na face, para você não se perder e aplicar fórmulas que vão movimentar apenas as peças que escolher. Então vamos começar nomeando as peças do cubo. Você pode utilizar os números citados aqui ou criar sua própria nomenclatura com outros números ou mesmo nomes diferentes para cada peça. Neste tutorial estarei ensinando de forma mais prática, com exemplos individuais em cada passo e três exemplos gerais da solução utilizando o Método Blindfolded. Setup Move (SM): São movimentos temporários que você vai usar constantemente. Por exemplo, se na base de seu cubo existem 2 quinas que precisam ser orientadas, ao invés de girar o cubo por completo e aplicar a fórmula diretamente na base do cubo, você pode fazer um SM para trazer as duas quinas para o topo do cubo, aplicar a fórmula correspondente e então voltar as quinas para a base (voltando o SM).

4 1º Passo: Orientação das quinas Para este passo iremos utilizar basicamente as mesmas fórmulas do método básico do cubo 3x3x3, onde giramos uma quina de cada vez variando apenas o sentido horário ou anti- horário: Sentido horário. Fórmula: F D F' D' F D F' D' (+ SM) Sentido anti- horário. Fórmula: D F D' F' D F D' F' (+ SM) O objetivo deste passo é orientar as quinas do cubo, ou seja, girar todas para que as cores amarelo e branco estejam no topo ou na base do cubo; ou seja, não podem ter nenhuma quina branca ou amarela nas faces laterais do cubo (R, L, F e B). Confira o exemplo da aplicação deste passo; creio que vai ficar mais fácil para você entender. No exemplo eu estarei mostrando como aplicar as fórmulas, obviamente em uma solução blindfolded você iria apenas guardar em sua memória as etapas que devem ser feitas para depois de decorar o cubo todo, aplicar um passo de cada vez.

5 Exemplo de orientação das quinas Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo solucionado. Scramble deste exemplo: U2 L' B2 R' D2 L' R' B2 D2 U B2 F2 L' U2 L2 D2 L D' B2 Este é o cubo após o scramble: O primeiro passo é identificar quais quinas precisam ser orientadas e para qual sentido. Como mostra o exemplo e como podemos conferir em nosso cubo após realizar o scramble, as quinas 1, 2, 4, 5, 7 e 8 precisam receber a orientação. Quina 1: Sentido Horário (amarelo deve subir) Quina 2: Sentido Anti- Horário (branco deve subir) Quina 4 : Sentido Anti- Horário (branco deve subir) Quina 5: Sentido Anti- Horário (amarelo deve descer) Quina 7: Sentido Horário (amarelo deve descer) Quina 8: Sentido Horário (branco deve descer) Quinas 3 e 6 já estão orientadas Após identificar todas as quinas, vamos a aplicação começando com as quinas 1 e 2: 1º Orientar a quina 2: D F D' F' D F D' F' 2º SM para trazer a quina 1 para a face: U' 3º Orientar a quina 1: F D F' D' F D F' D' 4º Voltar o SM: U

6 Agora vamos orientar as quinas 4 e 7: 1º SM para trazer a quina 7 para o topo: R2 2º Orientar a quina 7 que após o SM está em nossa face: F D F' D' F D F' D' 3º SM para trazer a quina 4 para a face: U2 4º Orientar a quina 4: D F D' F' D F D' F' 5º Voltar os SM: U2 R2 Agora vamos orientar as quinas 5 e 8 que estão na base do cubo: 1º SM para trazer as quinas 5 e 8 para o topo: L2 2º SM para trazer a quina 8 para a face: U' 3º Orientar a quina 8: F D F' D' F D F' D' 4º SM para trazer a quina 5 para a face: U' 5º Orientar a quina 5: D F D' F' D F D' F' 6º Voltar os SM: U2 L2 Finalizamos então a orientação de todas as quinas e o restante do cubo continua exatamente o mesmo!

7 2º Passo: Orientação dos meios Este passo vai parecer um pouco complicado no início na questão de identificar quais meios precisam ser orientados, mas logo isso vai ficar bem simples e fácil de fazer. Temos algumas regras para você saber reconhecer um meio orientado e consequentemente um meio não- orientado: Vamos procurar as cores mais claras de cada meio e verificar se esta cor mais clara está nos lugares representados pelas partes cinzas da figura (considere o mesmo para a esquerda e a base do cubo): - As primeiras cores que vamos procurar são as brancas e amarelas - Se não tiver as primeiras cores, procuramos então pelas vermelhas e laranjas - E por fim as cores escuras azuis e verdes Fórmulas que vamos utilizar neste passo: Orientar dois meios. Fórmula: M' U M' U M' U2 M U M U M U2 Orientar quatro meios. Fórmula: (M' U) *4 (M U) *4 Dica: O símbolo *4 significa que você vai fazer a sequencia que está entre parênteses quatro vezes.

8 Exemplo de orientação dos meios Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo solucionado. Scramble deste exemplo: U R2 D U L2 F2 U2 B U L D B R' D' L F U L R2 Este é o cubo após o scramble: O primeiro passo é identificar quais meios precisam ser orientados aplicando a regra das cores mais claras e das posições corretas: Meio 3: Cor mais clara vermelho precisa subir para o topo Meio 5: Cor mais clara branco precisa ir para a esquerda Meio 6: Cor mais clara amarelo precisa ir para a esquerda Meio 7: Cor mais clara amarelo precisa ir para a direita Meio 9: Cor mais clara branco precisa descer para a base Meio 10: Cor mais clara vermelho precisa descer para a base Meio 11: Cor mais clara amarelo precisa descer para a base Meio 12: Cor mais clara branco precisa descer para a base Meio 1 já está orientado - cor mais clara laranja está na posição correta Meio 2 já está orientado - cor mais clara laranja está na posição correta Meio 4 já está orientado - cor mais clara branco está na posição correta Meio 8 já está orientado - cor mais clara amarelo está na posição correta Após identificar todas os meios, vamos a aplicação. Sempre oriente os meios de "dois em dois" ou de "quatro em quatro" assim como estão indicadas as duas fórmulas que iremos utilizar neste passo.

9 Vamos então iniciar orientando os meios 3 e 5: 1º SM para trazer o meio 5 para o topo: F 2º Orientar os meios 3 e 5 que estão no topo: M' U M' U M' U2 M U M U M U2 3º Voltar o SM: F' Agora vamos orientar os meios 6 e 7: 1º SM para trazer os meios 6 e 7 para o topo: R' L 2º SM para posicionar os meios como exige a fórmula: U 3º Orientar os meios 6 e 7 que estão no topo: M' U M' U M' U2 M U M U M U2 4º Voltar o SM: U' R L' Agora vamos orientar os meios 9, 10, 11 e 12: 1º SM para visualizar todas os meios no "topo do cubo": x2 2º Orientar os meios 9, 10, 11 e 12: (M' U) *4 (M U) *4 3º Voltar o SM: x2 Finalizamos então a orientação de todos os meios e o restante do cubo continua exatamente o mesmo.

10 3º Passo: Permutação das quinas Para este passo iremos utilizar basicamente as duas fórmulas do método avançado Fridrich, onde permutamos sempre um grupo de três quinas variando apenas o sentido horário ou anti- horário: Sentido horário. Fórmula: x' L' U L' D2 L U' L' D2 L2 x Sentido anti- horário. Fórmula: x' R U' R D2 R' U R D2 R2 x Confira também este duas novas fórmulas para facilitar na permutação das quinas; lembre- se que você pode utilizar as mesmas fórmulas em diversos outros ciclos: Ciclo A - Fórmula: (R' F R F') *3 U2 (R' F R F') *3 U2 Ciclo B - Fórmula: U2 (R' F R F') *3 U2 (R' F R F') *3 O objetivo deste passo é permutar as quinas do cubo, ou seja, colocar cada uma no seu lugar sem alterar a orientação que fizemos no 1º passo. Crie ciclos de três peças para serem permutadas e leve- as ao topo para as fórmulas serem aplicadas. Regra deste passo: Topo e Base: Qualquer movimento para realizar os SM. Esquerda, Direita, Face e Atrás: Apenas movimentos duplos para os SM. Dica: O símbolo *3 significa que você vai fazer a sequencia que está entre parênteses três vezes.

11 Exemplo de permutação das quinas Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo solucionado. Scramble deste exemplo: F2 L2 R2 U L2 B2 D2 L2 B2 U' B2 D' B2 R2 U' Este é o cubo após o scramble: Vamos identificar quais quinas precisam ser permutadas e para onde: Quina 1 deve ir para a posição 2 Quina 2 deve ir para a posição 6 Quina 6 deve ir para a posição 5 Quina 5 deve ir para a posição 3 Quina 3 deve ir para a posição 4 Quina 4 deve ir para a posição 7 Quina 7 deve ir para a posição 1 Quina 8 já está correta Agora vamos criar os ciclos de três quinas utilizando a sequencia de permutação lembrando que a última quina do ciclo volta para a posição da primeira: 1º ciclo: 1 > 2 > 6 2º ciclo: 1 > 5 > 3 3º ciclo: 1 > 4 > 7 Após criar os ciclos, vamos resolver deixando as paridades por último. Vamos começar com o 1º ciclo, permutando as quinas 1, 2 e 6:

12 1º SM para trazer a quina 6 para o topo aplicando a regra: D2 B2 2º Permutar as quinas 1, 2 e 6 no sentido Anti- Horário: x' R U' R D2 R' U R D2 R2 x 3º Voltar o SM: B2 D2 Agora já podemos conferir que as quinas 2 e 6 estão corretas! Entramos neste momento no 2º ciclo, onde vamos permutar as peças 1, 5 e 3 utilizando o ciclo B: 1º SM para posicionar o cubo para a aplicação do ciclo B: y' 2º Permutar as quinas 1, 5 e 3: U2 (R' F R F') *3 U2 (R' F R F') *3 3º Voltar o SM: y Aqui podemos conferir que as quinas 5 e 3 estão corretas Agora vamos ao 3º ciclo, permutando as quinas 1, 4 e 7: 1º SM para trazer a quina 7 para o topo: R2 2º Permutar as quinas 1, 4 e 7 no sentido Horário: x' L' U L' D2 L U' L' D2 L2 x 3º Voltar o SM: R2 Finalizamos então a permutação de todas as quinas:

13 4º Passo: Permutação dos meios Para este passo iremos utilizar basicamente as duas fórmulas do método avançado Fridrich, onde permutamos sempre um grupo de três meios variando apenas o sentido horário ou anti- horário. Sentido horário. Fórmula: R' U R' U' R' U' R' U R U R2 Sentido anti- horário. Fórmula: R2 U' R' U' R U R U R U' R O objetivo deste passo é permutar os meios do cubo, ou seja, colocar cada um no seu lugar sem alterar a orientação que fizemos no 2º passo. Crie ciclos de três peças para serem permutadas e leve- as ao topo para as fórmulas serem aplicadas. Regra deste passo: Topo, Base, Face e Atrás: Qualquer movimento para realizar os SM. Esquerda e Direita: Apenas movimentos duplos para os SM.

14 Exemplo de permutação dos meios Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo solucionado. Scramble deste exemplo: D2 L2 R' D2 U2 R' F2 D L R2 D' F2 L' B' D B2 F' R2 U Este é o cubo após o scramble: Agora vamos identificar quais meios precisam ser permutados e para onde: Meio 1 deve ir para a posição 6 Meio 6 deve ir para a posição 2 Meio 2 deve ir para a posição 5 Meio 5 deve ir para a posição 11 Meio 11 deve ir para a posição 3 Meio 3 deve ir para a posição 7 Meio 7 deve ir para a posição 4 Meio 4 deve ir para a posição 9 Meio 9 deve ir para a posição 10 Meio 10 deve ir para a posição 8 Meio 8 deve ir para a posição 1 Agora vamos criar os ciclos de três meios utilizando a sequencia que acabamos de identificar, lembrando que o último meio do ciclo volta para a posição do primeiro: 1º ciclo: 1 > 6 > 2 2º ciclo: 1 > 5 > 11 3º ciclo: 1 > 3 > 7 4º ciclo: 1 > 4 > 9 5º ciclo: 1 > 10 > 8

15 Após criar os ciclos, vamos resolver deixando as paridades por último. Vamos começar com o 1º ciclo, permutando os meios 1, 6 e 2: 1º SM para trazer 6 para o topo aplicando a regra: B' 2º SM para posicionar o cubo de acordo com a fórmula: U 3º Permutar os meios 1, 6 e 2 no sentido Anti- Horário: R2 U' R' U' R U R U R U' R 4º Voltar o SM: U' B Agora já podemos conferir que os meios 2 e 6 estão corretamente orientados e permutados! Agora vamos ao 2º ciclo, permutando os meios 1, 5 e 11: 1º SM para trazer os meios 5 e 11 para o topo mantendo o meio 1: U' F B2 2º SM para posicionar o cubo de acordo com a fórmula: U' 3º Permutar os meios 1, 5 e 11 no sentido Horário: R' U R' U' R' U' R' U R U R2 4º Voltar o SM: U B2 F' U Podemos conferir então que os meios 5 e 11 estão corretamente orientados e permutados! Agora vamos ao 3º ciclo, permutando os meios 1, 3 e 7: 1º SM para trazer o meios 7 para o topo mantendo os meios 1 e 3: U' B 2º Permutar os meios 1, 3 e 7 no sentido Horário: R' U R' U' R' U' R' U R U R2 3º Voltar o SM: B' U Podemos conferir então que os meios 3 e 7 estão corretamente orientados e permutados!

16 Agora vamos ao 4º ciclo, permutando os meios 1, 4 e 9: 1º SM para trazer o meio 9 para o topo mantendo os meios 1 e 4: U' F2 2º SM para posicionar o cubo de acordo com a fórmula: U' 3º Permutar os meios 1, 4 e 9 no sentido Anti- Horário: R2 U' R' U' R U R U R U' R 4º Voltar o SM: U F2 U Podemos conferir então que os meios 4 e 9 estão corretamente orientados e permutados! Agora vamos ao 5º e último ciclo, permutando os meios 1, 10 e 8: 1º SM para trazer os meios 8 e 10 para o topo mantendo o meio 1: U2 F' L2 2º SM para posicionar o cubo de acordo com a fórmula: U 3º Permutar os meios 1, 10 e 8 no sentido Anti- Horário: R2 U' R' U' R U R U R U' R 4º Voltar o SM: U' L2 F U2 Finalizamos então a permutação de todos os meios:

17 Paridades Para este passo iremos utilizar algumas fórmulas do método avançado Fridrich onde permutamos sempre dois pares de meios e/ou quinas. O ideal é que você já saiba todos as PLL do fridrich, porém, você pode usar alguns principais e usufruir do SM para deixar o cubo na PLL que você saiba e depois voltar o SM. Redobre sua atenção para os SM. Vão acontecer paridades em diversas partes do cubo e a dificuldade vai variar em cada solução, por isso, você precisa prestar muita atenção no SM, escolher corretamente qual fórmula utilizar e não se esquecer de voltar para a posição inicial. Algumas das fórmulas mais usadas estão listadas logo abaixo; você pode escolher de acordo com a facilidade em preparar o cubo usando o SM: Caso H M2 U M2 U2 M2 U M2 Caso Z M2 U M2 U M U2 M2 U2 M U2 Caso E x' R U' R' D R U R' D' R U R' D R U' R' D' x Caso F R' U' F' R U R' U' R' F R2 U' R' U' R U R' U R Caso T R U R' U' R' F R2 U' R' U' R U R' F' Caso V R' U R' d' R' F' R2 U' R' U R' F R F Caso Y F R U' R' U' R U R' F' R U R' U' R' F R F' Caso K (R' F R F') *3

18 Exemplo de paridade Aplique o scramble com a face verde e o topo branco em seu cubo solucionado. Scramble deste exemplo: D2 L2 R' D2 U2 R' F2 D L R2 D' F2 L' B' D B2 F' R2 U Este é o cubo após o scramble: Identifique os ciclos das paridades: Quinas: 1 > 7 Meios: 2 > 8 Após identificar os ciclos, devemos posicionar todas as peças no topo do cubo. Caso isso seja muito difícil, posicione o máximo possível, aplique a fórmula escolhida e então crie outro ciclo. Neste caso é possível posicionar todas as peças no topo do cubo para então aplicarmos a permutação final. Não esqueça das regras e de voltar os SM. 1º SM para trazer a quina 7 para o topo aplicando a regra: B2 2º SM para posicionar as três peças que já estão na parte de trás: U 3º SM para trazer o meio 8 para o topo aplicando a regra: F' 4º Identificar qual caso de PLL será aplicado: Caso T 5º Posicionar as peças para a aplicação do Caso T: U 6º Aplicar a permutação escolhida (Caso T): R U R' U' R' F R2 U' R' U' R U R' F' 6º Voltar o SM: U' F U' B2

TUTORIAL PARA RESOLUÇÃO DO CUBO MÁGICO 3X3X3 MÉTODO BASICO

TUTORIAL PARA RESOLUÇÃO DO CUBO MÁGICO 3X3X3 MÉTODO BASICO TUTORIAL PARA RESOLUÇÃO DO CUBO MÁGICO 3X3X3 MÉTODO BASICO Desenvolvido por Professor Jonathan Araujo Fernandes Ponta Porã / 2015 1 SUMÁRIO Movimentos Básicos... 3 Método de Camadas 7 Fases para a glória...

Leia mais

Cubo Mágico. Tutorial de Resolução. Nível Básico. Método das Camadas. Autor: Rinaldo Pitzer Junior.

Cubo Mágico. Tutorial de Resolução. Nível Básico. Método das Camadas. Autor: Rinaldo Pitzer Junior. Cubo Mágico Tutorial de Resolução Nível Básico Método das Camadas Autor: Rinaldo Pitzer Junior www.artedocubo.com.br Tópicos Abordados Curiosidades As Peças do Cubo Algoritmos Resolução Links Úteis Agradecimentos

Leia mais

Fellow Cube é a primeira linha de Cubo Mágico profissional 100% fabricada no Brasil. Desenvolvido pelo cubista Renan Cerpe, é um modelo destinado

Fellow Cube é a primeira linha de Cubo Mágico profissional 100% fabricada no Brasil. Desenvolvido pelo cubista Renan Cerpe, é um modelo destinado CATÁLOGO 2017 Fellow Cube é a primeira linha de profissional 100% fabricada no Brasil. Desenvolvido pelo cubista Renan Cerpe, é um modelo destinado tanto para iniciantes como profissionais no esporte.

Leia mais

OFICINA: COGNIÇÃO E LÓGICA

OFICINA: COGNIÇÃO E LÓGICA DESAFIO ALGORITMO JOGO CUBO MÁGICO 3X3X3 Qual é a lógica? A lógica usada no cubo mágico é o algoritmo que é uma sequência lógica finita e definida de instruções que deve ser seguida para resolver um problema

Leia mais

Nº de jogadores 2 Tempo de jogo 15 minutos Idade a partir dos 10 anos

Nº de jogadores 2 Tempo de jogo 15 minutos Idade a partir dos 10 anos Nº de jogadores 2 Tempo de jogo 15 minutos Idade a partir dos 10 anos 1 Introdução: Neste jogo, cada jogador tem uma família de 3 elementos (Pai,Mãe e filho). Cada membro da família tem uma Escala de Poupança

Leia mais

Cubo Mágico avançado Speedsolving

Cubo Mágico avançado Speedsolving 2016 Cubo Mágico avançado Speedsolving Será assunto abordado nessa apostila: Método Fridrich, Block Building, Multslot, Openslot, VHLS, ZBLL. Adriano Augusto R. Costa Don Malarkey 27/12/2016 Conteúdo PEÇAS

Leia mais

Crie seu próprio mundo

Crie seu próprio mundo Scratch 2 Crie seu próprio mundo All Code Clubs must be registered. By registering your club we can measure our impact, and we can continue to provide free resources that help children learn to code. You

Leia mais

bolsas e biotipos OttoMille Saiba escolher a bolsa perfeita para o seu biotipo

bolsas e biotipos OttoMille Saiba escolher a bolsa perfeita para o seu biotipo bolsas e biotipos ttomille Saiba escolher a bolsa perfeita para o seu biotipo acessório indispensável precisa estar em harmonia com você. Seu visual vai ficar muito mais equilibrado e bonito principal

Leia mais

QUE MATEMÁTICA ESTÁ POR TRÁS DO CUBO MÁGICO? 1. Milca Pires Machado 2.

QUE MATEMÁTICA ESTÁ POR TRÁS DO CUBO MÁGICO? 1. Milca Pires Machado 2. QUE MATEMÁTICA ESTÁ POR TRÁS DO CUBO MÁGICO? 1 Milca Pires Machado 2. 1 Trabalho desenvolvido como bolsista PIBID, referente a um estudo que ainda está em desenvolvimento. 2 Bolsista PIBID, acadêmica do

Leia mais

Para começar esse passo a passo, temos que falar primeiramente sobre os materiais usados na produção dessa tela:

Para começar esse passo a passo, temos que falar primeiramente sobre os materiais usados na produção dessa tela: Neste trabalho o objetivo é fazer uma apresentação de todas as fases da pintura espatulada do tema ARARA VERMELHA de uma forma descontraída para que os artistas participantes possa observar todos os recursos

Leia mais

Neste jogo, cada jogador assume o papel de um turista que visita Portugal, procurando sempre as melhores fotos de cada região.

Neste jogo, cada jogador assume o papel de um turista que visita Portugal, procurando sempre as melhores fotos de cada região. Livro de regras Introdução PORTUGAL está na moda. Repleto de monumentos únicos e paisagens deslumbrantes, o país merece a tua visita. Viaja de Norte a Sul pelas diferentes regiões e guarda as recordações

Leia mais

calculando Renan Kaminski o preço de seus produtos

calculando Renan Kaminski o preço de seus produtos calculando Renan Kaminski o preço de seus produtos $ O Dicas 4blue são vídeos e mini e-books com dicas rápidas e práticas para que você e sua equipe possam aplicar no seu dia a dia. Para ter acesso a todas

Leia mais

INSTALAÇÃO ASSEDI NET DELONGHI

INSTALAÇÃO ASSEDI NET DELONGHI Customer: FAPE Page 1 de 14 DO SOFTWARE DA VERSÃO PARA Primeiro e MUITO IMPORTANTE, devemos realizar uma cópia de segurança. Se têm alguma dúvida de como realizar a cópia de segurança, podem conferir no

Leia mais

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Introdução: Seguindo o crescimento do conteúdo em sites de Internet, a necessidade por uma fácil navegação nas páginas cresce igualmente. Um menu pop-up pode ser

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2 Conhecendo o Prezi Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Conteúdo Como utilizar o Prezi... 2 1. Criar uma conta... 2 2. Criando um Prezi... 2 3. Escolhendo template...

Leia mais

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1 Questão a) Para saber o número que deve dizer ao matemágico, Joãozinho deve fazer quatro contas: ª conta: multiplicar o número no cartão escolhido por 2; 2ª conta: somar 3 ao resultado da primeira conta;

Leia mais

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 01 AULA 03 EDUARDO TOGNON

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 01 AULA 03 EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO E EXERCÍCIOS PROPOSTOS EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO Abrindo arquivos, fonte (tipo, tamanho e cor) e Mesclar e Centralizar EDUARDO TOGNON Resumo Em nossa terceira aula do curso

Leia mais

Como usar o preenchimento relâmpago

Como usar o preenchimento relâmpago Ao trabalhar no Excel, muitas vezes precisamos utilizar um mesmo dado variadas vezes na mesma planilha. No entanto, repetir, alterar e revisar esses dados consome um tempo muito grande do nosso dia. Para

Leia mais

Lição 6 Organize os seus s e encontre o que procura

Lição 6 Organize os seus  s e encontre o que procura 2ª Edição Lição 6 Organize os seus emails e encontre o que procura www.objetivolua.com www.facebook.com/objetivolua Escola Online Objetivo Lua ORGANIZAÇÃO DE EMAILS Muita gente tenta manter uma estrutura

Leia mais

Bordado com Pedrarias Apostila de Flores / por Marcélia Paniago / 1

Bordado com Pedrarias Apostila de Flores / por Marcélia Paniago /  1 Bordado com Pedrarias Apostila de Flores / por Marcélia Paniago / www.marcelia.com 1 -BORDADO COM PEDRARIAS - Apostila de Flores - por Marcélia Paniago site: www.marcelia.com / e-mail: contato@marcelia.com

Leia mais

Aprenda hoje algumas dicas de Seo para vídeos no Youtube, fique ligado!

Aprenda hoje algumas dicas de Seo para vídeos no Youtube, fique ligado! Aprenda hoje algumas dicas de Seo para vídeos no Youtube, fique ligado! Imagina seu canal bombando com milhares de inscritos! Com milhares de visualizações, curtidas e comentários! Muito bom, né mesmo?

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Aula 1 Professora Bianca (Sala 302 Bloco E) bianca@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~bianca/prog3/ Aula 1-31/08/2006 1 Objetivos Dar ao aluno noções básicas de programação

Leia mais

Canguru Brasil 2014 Nível PE

Canguru Brasil 2014 Nível PE 3 pontos Canguru Brasil 2014 Nível PE 1. A joaninha irá assentar na flor que tiver cinco pétalas e três folhas. Qual das flores a seguir será escolhida pela joaninha? 2. Uma formiguinha anda ao longo do

Leia mais

1. Utilize versões recentes do Excel com o formato XLSX

1. Utilize versões recentes do Excel com o formato XLSX Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Avançadas Ver 11 posts dessa série Ter uma planilha pesada ou lenta é muito chato por alguns motivos. Primeiro porque atrapalha demais o uso do seu arquivo.

Leia mais

Sven Modelo para arredondar a parte superior do saquinho

Sven Modelo para arredondar a parte superior do saquinho COLA Embalagem para lembrancinhas de Frozen Sven Modelo para arredondar a parte superior do saquinho COLA disneybabble.com.br 1/5 Embalagem para lembrancinhas de Frozen Sven disneybabble.com.br 2/5 Olaf

Leia mais

Doga L3. As formas para o corpo estão na categoria (Type) Body 1 ou Body 2.

Doga L3. As formas para o corpo estão na categoria (Type) Body 1 ou Body 2. Neste tutorial iremos aprender a criar um modelo 3D recorrendo ao Doga L3. O modelo criado será o de uma aeronave, mas os princípios e fluxos de trabalho podem ser adaptados à criação de qualquer modelo.

Leia mais

Manual de aplicação da logomarca

Manual de aplicação da logomarca Manual de aplicação da logomarca Introdução Introdução Ih... lá vem mais um Manual de Aplicação de Logomarca. Você está certo: este é um Manual de Logomarca. Agora, não é por isso que ele tem que ser chato.

Leia mais

Manual da Nova Garra Mecânica

Manual da Nova Garra Mecânica Manual da Nova Garra Mecânica 1 Para começar o manual da Garra, vamos iniciar pela própria garra ou seja, a parte que agarra objetos. Parafuse a cantoneira de 12 furos em uma engrenagem de 36 dentes e

Leia mais

Módulo de Métodos Sofisticados de Contagens. Permutação Circular. Segundo ano

Módulo de Métodos Sofisticados de Contagens. Permutação Circular. Segundo ano Módulo de Métodos Sofisticados de Contagens Permutação Circular Segundo ano 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Dois colares de pérolas serão considerados iguais se um deles puder ser obtido através

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA (CARGOS DE NÍVEL MÉDIO)

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA (CARGOS DE NÍVEL MÉDIO) RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA (CARGOS DE NÍVEL MÉDIO) Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das 10 questões de Matemática da prova de nível médio da Petrobrás. Caso você entenda

Leia mais

ELABORADO POR MARCO SOARES 1. Formatação de texto

ELABORADO POR MARCO SOARES 1. Formatação de texto ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Formatação de texto ELABORADO POR MARCO SOARES 2 Criação de texto aleatório Vamos criar algum texto para experiências com formatação de texto Escreva no Word =rand(6,5) e depois

Leia mais

(b) Em quantos destes anagramas as letras CI aparecem juntas e nesta ordem? (c) Em quantos anagramas a letra A aparece antes (a esquerda) da letra E?

(b) Em quantos destes anagramas as letras CI aparecem juntas e nesta ordem? (c) Em quantos anagramas a letra A aparece antes (a esquerda) da letra E? Exercício 1. (a) Quantos são os anagramas da palavra CINEMA. (b) Em quantos destes anagramas as letras CI aparecem juntas e nesta ordem? (c) Em quantos anagramas a letra A aparece antes (a esquerda) da

Leia mais

Ensino Médio. Fatorial

Ensino Médio. Fatorial As Permutações Comentários: As primeiras atividades matemáticas da humanidade estavam ligadas à contagem de objetos de um conjunto, enumerando seus elementos. As civilizações antigas, como egípcia, babilônia,

Leia mais

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D Construa uma Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D 2 Modelos de folhagens Obs: Imprima as páginas 2 e 3 em papel branco. Recorte os modelos para usar como molde para criar a folhagem de fundo. Coloque

Leia mais

Catálogo BloguesEDU Apoio técnico

Catálogo BloguesEDU Apoio técnico Apoio técnico Tutorial Blogs do Sapo Este tutorial pretende apoiar o processo de construção e personalização de um blogue com a ferramenta Blogs Sapo (http://blogs.sapo.pt/) Depois de aceder a http://blogs.sapo.pt/,

Leia mais

Manual para nossos Parceiros

Manual para nossos Parceiros Manual para nossos Parceiros Agenda Funcionalidades 02 Disponibilizando os seus horários para o agendamento online 03 Excluindo e alterando os seus horários 03 Alterando o intervalo de atendimento 04 Acrescentando

Leia mais

Escola EB 2,3 do Viso. Ficha de Trabalho nº 21 Processador de Texto

Escola EB 2,3 do Viso. Ficha de Trabalho nº 21 Processador de Texto Escola EB 2,3 do Viso Ficha de Trabalho nº 21 Processador de Texto Competências desenvolvidas: Criar um documento no processador de texto Microsoft Word Inserir formas automáticas Inserir caixas de texto

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo IV: Mais negócios

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo IV: Mais negócios COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo IV: Mais negócios Índice Introdução Como adicionar mais negócios Negócios lucrativos 03 05 07 2 Introdução Olá, Nessa quarta parte da nossa série iremos

Leia mais

Baú-Cama. Lápis de Noiva

Baú-Cama. Lápis de Noiva Baú-Cama Lápis de Noiva Para fazer o baú, você vai precisar de tábuas para as laterais e tampa, uma prancha para o fundo, parafusos, porcas e arruelas, dobradiças e trinco. Fizemos o nosso baú com medidas

Leia mais

Gráficos de posição e de velocidade versus tempo para o estudo dos movimentos

Gráficos de posição e de velocidade versus tempo para o estudo dos movimentos Coltec/UFMG Física 1º Ano 2015 1 Gráficos de posição e de velocidade versus tempo para o estudo dos movimentos Introdução Nesta atividade, nós iremos produzir e interpretar gráficos de gráficos de posição

Leia mais

-Roteiro do professor-

-Roteiro do professor- NÚMEROS INTEIROS -Roteiro do professor- Introdução teórica: As regras de sinais nas operações com números inteiros, em geral, causam dificuldades de aprendizagem aos alunos, ocasionando seqüelas no desenvolvimento

Leia mais

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias.

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias. TUTORIAL DO HQ O Software Educativo Hagáquê - Versão Original O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Tratase de um editor de histórias com um banco

Leia mais

Sabe como migrar os seus SMS's do iphone para um Android?

Sabe como migrar os seus SMS's do iphone para um Android? Sabe como migrar os seus SMS's do iphone para um Android? Date : 1 de Julho de 2014 Sempre que um utilizador do ios pretende trocar de equipamento e experimentar ou voltar ao Android, depara-se com o problema

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA TROCA DE FACAS EM GUILHOTINA LINEAR

PROCEDIMENTO PARA TROCA DE FACAS EM GUILHOTINA LINEAR PROCEDIMENTO PARA TROCA DE FACAS EM GUILHOTINA LINEAR 1 Passo FERRAMENTAS Separar as ferramentas para o processo. Forrar a bancada a ser utilizada. 2 Passo INSUMOS E MATERIAIS Preparar materiais e insumos

Leia mais

MÓDULO 03 DESAFIOS #01 EDUARDO TOGNON

MÓDULO 03 DESAFIOS #01 EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO MÓDULO 03 DESAFIOS #01 EDUARDO TOGNON INTRODUÇÃO Começando... Desafios de novo No módulo anterior, tivemos uma dessas etapas também e creio que você se lembra de como funciona, não

Leia mais

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart Sumário 5 passos para você fazer a primeira venda no hotmart... 3 1º passo: Escolha o produto... 4 2º passo: Faça um canal no youtube... 5 3º passo: Crie um blog... 7 4º passo: Construa sua lista de e-mails...

Leia mais

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares APOSTILA 03 PROVA CM SIMULADA.

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares APOSTILA 03 PROVA CM SIMULADA. MATEMÁTICA PARA VENCER Apostilas complementares APOSTILA 03 PROVA CM SIMULADA www.laercio.com.br APOSTILA 03 Colégio Militar 6º ano PROVA CM SIMULADA Apostila de complemento do livro MATEMÁTICA PARA VENCER

Leia mais

calculando Renan Kaminski o preço de seus serviços

calculando Renan Kaminski o preço de seus serviços calculando Renan Kaminski o preço de seus serviços $ O Dicas 4blue são vídeos e mini e-books com dicas rápidas e práticas para que você e sua equipe possam aplicar no seu dia a dia. Para ter acesso a todas

Leia mais

Tutorial Klogo Turtle

Tutorial Klogo Turtle Tutorial Klogo Turtle Sumário Introdução...3 Comandos para Tartaruga...4 Movimentar para Frente...4 Movimentar para trás...4 Rotacionar para a Direita...6 Rotacionar para a Esquerda...6 Alterar a Cor do

Leia mais

Publicidade em CorelDraw X3

Publicidade em CorelDraw X3 Publicidade em CorelDraw X3 Vamos abrir essa imagem em CorelDraw. Para isso basta ir no menu arquivo, importar e abrir a imagem escolhida. Vamos deixar nossa folha num formato mais adequado para uma publicidade.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PAULISTANA DE BRIDGE curso de introdução ao bridge acompanhamento de aulas

ASSOCIAÇÃO PAULISTANA DE BRIDGE curso de introdução ao bridge acompanhamento de aulas 1 Aula 1 1. Introdução geral a. Como é a hierarquia das cartas O ás é a maior carta e o 2 a menor. A sequência é AKQJ1098765432. b. Conceito de parceria Os parceiros sentam-se face a face à mesa de jogo.

Leia mais

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. ESSE MATERIAL NÃO PODE SER DISTRIBUÍDO SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DO GAPE SOB PENA DE PAGAMENTO DE MULTA.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. ESSE MATERIAL NÃO PODE SER DISTRIBUÍDO SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DO GAPE SOB PENA DE PAGAMENTO DE MULTA. EXCEL PARA TODOS AULA 03 FÓRMULAS MAIS UTILIZADAS 1. Introdução Oi Pessoal, Bem-vindos ao 3º capítulo do curso Excel para Todos, do GAPE! No último capítulo você teve acesso às fórmulas iniciais do Excel,

Leia mais

Visite nosso site em

Visite nosso site em Visite nosso site em www.rejmaquinas.com.br INTERFACE DO USUÁRIO ADVANTAGE O TECLADO TECLAS DE SELEÇÃO DE TELA Tecla LISTA DE PROGRAMAS. Tecla PROGRAMA. Tecla VISUALIZAÇÃO.. Tecla LISTA E CADASTRO DE PUNÇÃO

Leia mais

Termo-Estatística (2013) 2ª Aula. Prof. Alvaro Vannucci

Termo-Estatística (2013) 2ª Aula. Prof. Alvaro Vannucci Termo-Estatística (2013) 2ª Aula Prof. Alvaro Vannucci Na Mecânica Estatística, será muito útil a utilização dos conceitos básicos de Análise Combinatória e Probabilidade. Por ex., uma garota vai sair

Leia mais

Canguru Brasil 2014 Nível PE - Soluções

Canguru Brasil 2014 Nível PE - Soluções 3 pontos Canguru Brasil 2014 Nível PE - Soluções 1. A joaninha irá assentar na flor que tiver cinco pétalas e três folhas. Qual das flores a seguir será escolhida pela joaninha? 1. Alternativa B A flor

Leia mais

Gráfico de barras e linhas: como fazer

Gráfico de barras e linhas: como fazer Este tutorial tem como objetivo mostrar o passo a passo para a criação do gráfico de barras e linhas usando o conceito de Pareto no Excel 2010. O gráfico de Pareto é um gráfico de colunas que coloca em

Leia mais

Para começar, vamos começar vendo alguns exemplos do uso da SOMASE na gestão de empresas:

Para começar, vamos começar vendo alguns exemplos do uso da SOMASE na gestão de empresas: Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Avançadas Ver 10 posts dessa série Esse é o meu segundo post da série Como gerir melhor usando uma função do Excel (veja o meu post sobre a PROCV função

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Métodos Sofisticados de Contagem. Permutações circulares. Segundo Ano do Ensino Médio. Prof. Fabrício Siqueira Benevides

Material Teórico - Módulo de Métodos Sofisticados de Contagem. Permutações circulares. Segundo Ano do Ensino Médio. Prof. Fabrício Siqueira Benevides Material Teórico - Módulo de Métodos Sofisticados de Contagem Permutações circulares Segundo Ano do Ensino Médio Prof. Fabrício Siqueira Benevides Permutações Circulares Estudamos anteriormente que, dado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez

Leia mais

DOMINÓ DAS QUATRO CORES

DOMINÓ DAS QUATRO CORES DOMINÓ DAS QUATRO CORES Aparecida Francisco da SILVA 1 Hélia Matiko Yano KODAMA 2 Resumo: O jogo Quatro Cores tem sido objeto de estudo de muitos profissionais que se dedicam à pesquisa da aplicação de

Leia mais

1. Exemplo de uso do PROCV em planilha de Controle de Funcionários

1. Exemplo de uso do PROCV em planilha de Controle de Funcionários Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Avançadas Ver 10 posts dessa série Sempre que vejo gestores usando planilhas de Excel, fica claro pra mim a necessidade de uso do PROCV. Para quem não sabe

Leia mais

APOSTILA MÉTODO AVANÇADO FRIDRICH

APOSTILA MÉTODO AVANÇADO FRIDRICH APOSTILA MÉTODO AVANÇADO FRIDRICH WWW.CUBOVELOCIDADE.COM.BR DESENVOLVIDA POR RENAN CERPE INTRODUÇÃO O Método Avançado Fridrich segue o mesmo princípio do método de camadas, porém é recheado de atalhos

Leia mais

2 - Como inserir a esfera que corresponde ao globo ocular.

2 - Como inserir a esfera que corresponde ao globo ocular. 1 - Como fazer a cavidade dos olhos Faça a cavidade dos olhos, utilizando Standard/Sub. Ativando o botão Sub ou pressionando a tecla Alt. Obs.: Com a tecla Alt pressionada você inverte a função de qualquer

Leia mais

Aula 17 - Polaridade. Turma IU Profa. Nina 10/08/17

Aula 17 - Polaridade. Turma IU Profa. Nina 10/08/17 Aula 17 - Polaridade Turma IU Profa. Nina 10/08/17 Relembrando: Ligações Químicas Elementos em VERDE + H (cinza): não-metais Elementos em AZUL CLARO: gases nobres Todos os outros elementos (AZUL ESCURO,

Leia mais

Como lidar com as reclamações (nas redes sociais)

Como lidar com as reclamações (nas redes sociais) Como lidar com as reclamações (nas redes sociais) CloudEvasion CloudEvasion AUTOR : CloudEvasion DESIGN: CloudEvasion Indice Introdução O reclamante simpático O reclamante agressivo O reclamante pagador

Leia mais

Manual do Utilizador. Exemplo de Preenchimento

Manual do Utilizador. Exemplo de Preenchimento Manual do Utilizador Exemplo de Preenchimento Guia de consulta rápida do Manual Como entrar no balcão - Diapositivo 3/23 Como editar uma fonte Diapositivo 5/23 Como criar uma fonte nova Diapositivo 10/23

Leia mais

A turma finalizou a escrita, haverá correção nos textos? A decisão é do professor!

A turma finalizou a escrita, haverá correção nos textos? A decisão é do professor! 1 MANUAL DA FERRAMENTA DE CORREÇÃO ON-LINE A turma finalizou a escrita, haverá correção nos textos? A decisão é do professor! Neste ano preparamos um ambiente virtual novo e especial para a visualização

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS Hoje vamos criar nosso primeiro jogo utilizando o Scratch, trabalharemos com Labirintos, você sabe o que é? Veja nosso Robô XM, ele precisa chegar ao quadradinho

Leia mais

Manual Como importar contatos e fazer seu primeiro envio

Manual Como importar contatos e fazer seu primeiro envio Manual Como importar contatos e fazer seu primeiro envio Siga estes passos para realizar a sua primeira campanha de email marketing com o Mail2Easy PRO Sumário Este é o Mail2Easy PRO...3 Criando uma lista

Leia mais

Para seguir esse tutorial você precisará dos arquivos de dados, Estaueamento.csv e Levantamento Vila Arriete.dgn, que acompanham esse tutorial.

Para seguir esse tutorial você precisará dos arquivos de dados, Estaueamento.csv e Levantamento Vila Arriete.dgn, que acompanham esse tutorial. Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Nesse tutorial iremos mostrar como calcular volumes entre dois perfis de seções transversais interpolados a partir de dois MDTs. Para seguir

Leia mais

Canguru Brasil 2014 Nível E - Soluções

Canguru Brasil 2014 Nível E - Soluções Canguru Brasil 2014 Nível E - Soluções 3 pontos 1. Qual dos desenhos abaixo é a parte central da figura ao lado? 1. Alternativa D A estrela tem 9 pontas. A parte central deve mostrar isso. 2. Gina quer

Leia mais

_32109, _42109, _52109 e (o traço indica onde deve ser colocado o algarismo das centenas de milhar)

_32109, _42109, _52109 e (o traço indica onde deve ser colocado o algarismo das centenas de milhar) Questão 1 Como o algarismo das unidades é 1, para que o número seja aditivado, a soma dos algarismos das casas das dezenas, centenas e unidades de milhar deve ser igual a 1. Existe só um número com quatro

Leia mais

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível E Soluções

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível E Soluções Problemas de 3 pontos Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível E Soluções 1. Ana, Bruna, Cris, Dora e Edna jogaram dois dados cada uma. Qual das meninas obteve a maior soma do número de pontos? (A) Ana

Leia mais

Como utilizar a validação de dados com lista suspensa

Como utilizar a validação de dados com lista suspensa Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série A validação de dados é um recurso muito importante e facilitador do Microsoft Excel. Com a validação é possível elaborar planilhas

Leia mais

Aulas 5 e 6 / 28 e 30 de março

Aulas 5 e 6 / 28 e 30 de março Aulas 5 e / 8 e 30 de março 1 Notação de soma e produto Como expressar a seguinte soma de uma maneira mais concisa? 1 + + 3 3 + + 10? Note que as parcelas são semelhantes, e que a única coisa que varia

Leia mais

Resposta da questão 2: [B] O número de maneiras que esse aluno pode escrever essa palavra é igual ao arranjo de 4, 3 a 3.

Resposta da questão 2: [B] O número de maneiras que esse aluno pode escrever essa palavra é igual ao arranjo de 4, 3 a 3. Resposta da questão 1: [A],5h = 9.000 s Se d é número de algarismos da senha ímpar, podemos escrever que o número n de senhas será dado por: d1 n= 10 5 ou n= 9000 1,8 = 5000 Portanto, d1 10 5 = 5000 d

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Geometria Descritiva Básica (Versão preliminar)

Geometria Descritiva Básica (Versão preliminar) Geometria Descritiva Básica (Versão preliminar) Prof. Carlos Kleber 5 de novembro de 2008 1 Introdução O universo é essencialmente tridimensonal. Mas nossa percepção é bidimensional: vemos o que está à

Leia mais

PARA NÃO ERRAR MAIS: APRENDA A COMBINAR GRAVATAS COM CAMISAS

PARA NÃO ERRAR MAIS: APRENDA A COMBINAR GRAVATAS COM CAMISAS PARA NÃO ERRAR MAIS: APRENDA A COMBINAR GRAVATAS COM CAMISAS 3 A gravata tem um poder de mudar o modo como as pessoas olham para você. Mas com tantas opções e combinações, para algumas pessoas fica difícil

Leia mais

15 simples passos para instalar hábitos de sucesso. VIVER DE BLOG Página 1

15 simples passos para instalar hábitos de sucesso. VIVER DE BLOG Página 1 15 simples passos para instalar hábitos de sucesso VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Os hábitos fazem parte de 40% da nossa vida. Ou seja, passamos quase metade no nosso tempo praticamente no piloto automático.

Leia mais

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares.

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares. MATEMÁTICA PARA VENCER Apostilas complementares www.laercio.com.br APOSTILA 01 Colégio Militar 6º ano PROVA INICIAL Apostila de complemento do livro MATEMÁTICA PARA VENCER OBJETIVO: O objetivo desta apostila

Leia mais

Criando um modelo base para um pé

Criando um modelo base para um pé Criando um modelo base para um pé Este tutorial visa lhe mostrar como criar um modelo base para um pé, que poderá ser adaptado de acordo com suas necessidades, tanto para figuras cartoons como para modelos

Leia mais

03/12/2014. Prof. Fabiano Taguchi. (66) FERRAMENTAS PARA AUTORIA

03/12/2014. Prof. Fabiano Taguchi.  (66) FERRAMENTAS PARA AUTORIA Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 FERRAMENTAS PARA AUTORIA 1 MICROSOFT POWER POINT: Ferramenta voltada para orientação de slides; ACROBAT

Leia mais

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre.googlepages.

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes  marcoandre.googlepages. Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre@ifc-araquari.edu.br marcoandre@gmail.com marcoandre.googlepages.com Algoritmos é a base Primeiro programa Este programa possui apenas uma

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Através da pesquisa rápida do Windows digita Excel e abre o programa. Cria uma pasta na tua pen de nome Excel. Guarda o teu trabalho com o nome finanças. Começa por assistir ao vídeo 1 Conceitos Básicos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA A Visualização No Ensino De Geometria Espacial: Possibilidades Com O Software Calques

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento Inserir linhas e colunas O Excel trabalha à esquerda da coluna selecionada e acima da linha selecionada. Depois de selecionares uma linha ou uma coluna, coloca o cursor do rato sobre a mesma, clica no

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Problemas para Automação Industrial. Série 4: Modelação usando o diagrama funcional GRAFCET. Programação de autómatos

Problemas para Automação Industrial. Série 4: Modelação usando o diagrama funcional GRAFCET. Programação de autómatos Problemas para Automação Industrial Série 4: Modelação usando o diagrama funcional GRAFCET. Programação de autómatos Nota prévia: Estes problemas têm como principal objectivo dar a possibilidade ao aluno

Leia mais

3/7/2010 MANUAL COMPRAS SHP. PPEDIDOS v Help Desk

3/7/2010 MANUAL COMPRAS SHP. PPEDIDOS v Help Desk 3/7/2010 SHP MANUAL COMPRAS PPEDIDOS v.3.2.5.99 Help Desk Conteúdo Editando permissões de usuário:... 3 A geração de Requisição de compras... 6 Aprovação da Requisição... 9 Gerar o pedido.... 12 Trabalhando

Leia mais

Karen Jennings Wilson. Tecido branco com flocos de neve. Tecido de algodão na cor azul claro

Karen Jennings Wilson. Tecido branco com flocos de neve. Tecido de algodão na cor azul claro projetos Pássaro de Inverno Karen Jennings Wilson Esta bolsinha "Pássaro de Inverno" 13cm x 18cm (5" x 7") com zíper manterá você alegre e organizada durante o inverno! Tem espaço suficiente para celular

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: P ássaro s no f i o

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: P ássaro s no f i o 1 План урока Representand o múltiplas razões (Avançad o) Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano Онлайн ресурсы: P ássaro s no f i o Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam At ividade de matemática

Leia mais

Contagem II. Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em casos

Contagem II. Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em casos Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 5 Contagem II Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em

Leia mais

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de

Leia mais