Elementos Sociais e Culturais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Elementos Sociais e Culturais"

Transcrição

1 A Função da Arte Arte Decorativa Chinesa - Dinastia Qing, período Kangxi ( ), final do século 17. Você consegue olhar ao seu redor e listar tudo que tenha alguma relação com arte, no ambiente em que se encontra? Pense bem: uma cadeira, um quadro, um abajur, uma revista em quadrinhos, e até mesmo a estampa da sua camisa. Tudo isso pode ter arte. O universo da arte é muito vasto e pode envolver muitos outros ramos do trabalho. A Arte hoje vai muito além da escultura, da pintura, da arquitetura, da música e literatura. Hoje temos designers, decoradores, desenhistas em várias funções - publicitários, ourives e artesãos, desde sempre. Todos bebem da fonte da Arte e da estética. Há arte em vários lugares: nas gavetas, nas paredes e até mesmo no corpo. Arte nos faz bem, nos faz pensar, questionar, nos faz relaxar e divertir. Mas as perguntas sobre a Arte são sempre as mesmas: Isso é arte? Pra que serve a arte mesmo? Na nossa cultura, muitas vezes, não damos à Arte o valor correto. É muito comum as pessoas pensarem que arte é algo supérfluo. Valoriza-se muito a ciência e se esquece que a arte é área de conhecimento muito importante e que muitas pessoas passam a vida estudando os objetos artísticos, a vida dos artistas e suas transformações com o passar do tempo. Arte existe desde que o homem é homem, é uma das primeiras manifestações da humanidade e diz muito sobre um povo, um tempo e um lugar.

2 Elementos Sociais e Culturais Para que a arte exista, são necessários três elementos: o artista, o observador e a obra de arte. O Artista aquele que produz arte, seja ela em qual categoria que for. Ele possui o conhecimento concreto e abstrato, e é quem quer transmitir uma mensagem através de um objeto artístico, pois arte é uma forma de comunicação. O artista transmite suas ideias através de uma obra de arte, que pode ser uma pintura, uma música ou um livro, por exemplo. O Observador o artista produz uma obra de arte para que outras pessoas possam usufruir dela. Arte sem espectador não faz o menor sentido. É como uma cadeira em um porão e que ninguém usa, é um objeto inútil. Mas, para que o observador possa compreender melhor a linguagem do artista, aquilo que ele quer dizer, é preciso que ele domine essa linguagem o quanto melhor possível. Nesse caso, conhecendo a História da Arte, as diferentes técnicas ele poderá ter uma apreciação estética mais elaborada e, assim, aproveitar melhor o produto criado pelo artista. A Obra de arte o objeto artístico é produzido pelo artista. O significado de uma obra vai, muitas vezes, além do que o artista pretendeu. Apesar de ser uma obra produzida por um individuo, seu entendimento, sua interpretação, e as sensações que causam variam, de acordo com cada pessoa e sua carga cultural. Uma mesma obra, então, pode ter vários significados. Nessa relação entre artista e observador, encontramos muitos ruídos. Artistas, muitas vezes, com linguagens pouco acessíveis e observadores pouco interessados no assunto artístico. Por isso, é muito comum ouvirmos pessoas dizerem que não gostam de determinado tipo de arte e outras que nem consideram determinadas obras como arte. Para isso, a educação e o ensino formal da arte, também são muito importantes para os dois, espectador e artista. Quanto mais se conhece sobre arte, melhor se pode aproveitar uma obra de arte. Como gostar de um livro, se não sabemos ler? Como arte é linguagem e se isso vale para todas as categorias artísticas?

3 Gabinete de Curiosidades, Nápoles, 1599 Tradicionalmente o Museu e Galerias de arte são lugares onde encontramos os objetos artísticos. No entanto, hoje, encontramos arte em diversos locais: restaurantes, saguões de prédios, casas, na televisão e até mesmo nas roupas que usamos. A imagem ao lado mostra os Gabinetes de Curiosidades que mostravam coleções de artigos exóticos conseguidos durante as Grandes Navegações. A ideia de Museus, como conhecemos hoje, surgiu através do colecionismo. As Funções da Arte Como você já deve ter inferido, a arte possui várias funções. As funções da arte, ou seja, para que serve o objeto artístico, variam, de acordo com o período histórico, a região geográfica e os aspectos culturais de cada povo. Muitos pesquisadores, para facilitar o entendimento, procuram dividir as funções da arte em três: pragmática ou utilitária, naturalista e formalista. Uma obra de arte possui diversas funções. Muitas vezes, essas três funções citadas aparecem em uma mesma obra de arte, em maior ou menor grau. Função Pragmática: uma pessoa pragmática é uma pessoa prática, no sentido de uma pessoa objetiva, que procura soluções simples e práticas para sua vida. Sendo assim, a arte com função pragmática é aquela em que arte em si não é o objetivo e sim o meio. O objeto artístico é bom, quando ele consegue alcançar um objeto prático; a arte cumpre sua função, enquanto um objeto utilitário. Baseado nessa ideia, a arte pode servir a fins religiosos, políticos ou práticos, mas sua qualidade estética não é questionada. Ela é boa, quando atende a um fim determinado: divulgar uma ideia, ou uma propaganda, ou um vaso de planta que cumpre a função de acolher a planta. Porém o Design, em suas diversas categorias, possui uma função pragmática, mas também se interessa intensamente pelo aspecto estético e formal.

4 A cerâmica Marajoara das tribos indígenas que habitavam a ilha brasileira de Marajó (estado do Pará), na foz do rio Amazonas, durante o período pré-colonial, de 400 a 1400, é um ótimo exemplo de arte com função pragmática. Nas sociedades tradicionais, geralmente, o entendimento da arte se atém ao fim utilitário. Não se realiza um objeto artístico pensando na sua beleza estética, mas sim na sua função prática. Um vaso utilizado para armazenar água ou comida pode ser bastante apreciado em seus aspectos formais, mas o artista não é o constrói pensando nessa finalidade. Cerâmica Marajoara Função Naturalista: o objetivo dessa função é apresentar a arte de modo mais próximo possível à realidade para que a apreciação seja mais simples para o observador. O que interessa é a representação da realidade e da imaginação, de maneira que o espectador não tenha dificuldades em compreender o seu significado. Dessa forma, o modo de representação tem que auxiliar o conteúdo e seu entendimento. É muito fácil compreender isso, quando pensamos em uma pintura sacra, onde as imagens bastante realistas servem para expressar os dogmas e a história da religião cristã. A pintura ao lado mostra como a Arte pode ter uma função naturalista, servindo aos propósitos de um governo. Utilizando a estética clássica, onde a pintura é pintura de forma realista e idealizada, ou seja, tornando a realidade mais bem apresentada, o artista apresenta o seu líder político como um grande herói. As pinturas clássicas buscam a perfeição estética, mas seu entendimento é bastante claro, assim como sua função. Napoleão cruzando os Alpes , por Jacques-Louis David, 1800

5 Função Formalista: a função refere-se à forma e aos elementos básicos da representação, como cor, textura e formato. Avalia-se, neste sentido, sua qualidade como algo baseado em aspectos internos e externos da obra de arte. A arte preocupa-se, então, com aspectos estéticos e como a obra se organiza, do ponto de vista formal. A abstração é um tipo de arte bastante formalista, pois exclui o tema e preocupa-se apenas com a forma. No entanto todas as formas de arte podem ser analisadas do ponto de vista formal. A função pragmática é a arte que cumpre o papel de ser arte. A expressão arte pela arte é usada pelos que entendem que a Arte não necessita de nenhuma função prática, que a arte tem um fim em si mesma. Nesse sentido, a verdadeira arte é aquela produzida para ser apresentada em museus, galerias e espaços, onde será apreciada e analisada do ponto de vista estético, formal e conceitual. Essa ideia de Arte (com a maiúsculo mesmo) enquanto um objeto sem um objetivo utilitário surge no século 20, com os artistas modernos. O Cubismo de Pablo Picasso e Juan é um movimento que pensa a forma como principio para a construção de uma obra de arte. Arlequim com Violão, 1917 Juan Gris Política versus Arte Você acha que a arte pode ter uma função política ou ideológica? Muitos artistas se interessam por política e isso reflete em sua arte. Um exemplo muito claro disso são os artistas brasileiros no período da Ditadura Brasileira ( ), que transmitiam, em suas obras, ideias de resistência ao regime. Por outro lado, a arte também pode ser utilizada como propaganda política de um estado ou um regime político, como é o caso dos Pintores Muralistas Mexicanos, que defendiam o Comunismo em seus murais e os famosos cartazes do regime soviético- socialista. Alguns artistas defendem ideias consideradas radicais e são alvos de muitas críticas, como a banda de rap Planet Hemp, que foi, muitas vezes, acusada de fazer apologia ao uso da maconha, uma droga proibida no Brasil. No entanto muitos artistas defendem direitos importantes em suas obras de arte, como apoio aos movimentos sociais, o movimento negro ou dos direitos das mulheres e crianças. Tradicionalmente o teatro trata de temas muito delicados e que precisam ser refletidos e questionados. Quando falamos de arte política, não estamos falando necessariamente de partidos políticos. A política é uma instância importante da vida em sociedade e temos muitos artistas politizados que são apartidários.

6 Em 2013, várias pessoas foram às ruas protestar. Este movimento, muitas vezes, denominado como o Gigante Acordou, faz referência ao Hino Nacional Brasileiro (Trecho: gigante pela própria natureza... ). O movimento apartidário e popular nasceu nas ruas e cresceu bastante, sendo reprimido pelo poder público, muitas vezes de forma violenta. As manifestações tiveram início em São Paulo, com o protesto de combate ao aumento do bilhete do transporte coletivo urbano. Dentre muitas coisas, os manifestantes pediam uma reforma do sistema político brasileiro, que sempre esteve envolvido em escândalos de corrupção. Motivados e desejosos de dar sua opinião de forma artística, diversos artistas criaram poemas sobre o assunto, o que gerou um e-book. Leia a matéria do jornal O Povo < e veja a opinião de grandes estudiosos sobre a relação entre Arte e Política. A reportagem nos traz diversos questionamentos: Qual o limite da arte? É possível hoje uma arte engajada? Qual o papel dos artistas na transformação da dura realidade brasileira? Uma corrente de pensamento acredita que fazer arte é fazer política. E você? Acredita que a arte pode mudar o mundo? Exercitando Assista ao vídeo Fotos Sebastião Salgado < zq> e complete o exercício abaixo sobre a função da arte: Sebastião Salgado um dos mais consagrados fotógrafos do mundo Pequena Biografia de Sebastião Salgado (Esse exercício é importante para compreendermos o contexto da obra do artista)

7 Qual tema norteia a maioria de suas obras? (Quais as motivações do artista) Que funções possuem as obras do artista? (Pra serve a obra, qual o objetivo do artista com seu trabalho) Qual a relação das obras com a política? (Qual a preocupação do artista com os temas atuais) Como a música Queremos Saber, de Gilberto Gil, trilha do vídeo, se relaciona com as obras do fotógrafo? (Análise comparativa)

1. Primeiros conceitos

1. Primeiros conceitos CORE CURRÍCULO - ARTES E SUAS LINGUAGENS (1) Profa. Maria Bernardete Toneto 1. Primeiros conceitos O que você pensa ao ver um por do sol? O que sente ao ouvir uma música como Bolero, de Maurice Ravel?

Leia mais

ARTE: Conceito, Origem e Função

ARTE: Conceito, Origem e Função ARTE: Conceito, Origem e Função Irama Sonary de Oliveira Ferreira Lívia Freire de Oliveira INTRODUÇÃO Arte é conhecimento, e partindo deste princípio, pode-se dizer que é uma das primeiras manifestações

Leia mais

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. Maria Lúcia Santaella Braga (Catanduva, 13 de agosto de 1944). Pesquisadora brasileira e professora titular

Leia mais

Quem faz arte? O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de

Quem faz arte? O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de ROTULAÇÃO Rotulação na arte A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um

Leia mais

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 UFU Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual 2015-2 Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 HISTÓRIA Eixo Temático 1 O Processo Histórico (p. 36) Conhecer e interpretar fontes de informações sobre o passado,

Leia mais

2º Bimestre 2018 Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

2º Bimestre 2018 Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO AFRICANOS ORIGENS DA CULTURA BRASILEIRA INDÍGENAS EUROPEUS 1. A arte brasileira em suas raízes: portugueses, índios e africanos. 2. Tribos indígenas pré-cabralianas e contemporâneas. 3. O papel dos escravos

Leia mais

Eixos/temas Noções / Conceitos Competências e Habilidades UNIDADE 1 SOU UM SER HUMANO COM NOME E IDENTIDADE UNIDADE 2 EU VIVO UNIDADE 3 MEU CORPO

Eixos/temas Noções / Conceitos Competências e Habilidades UNIDADE 1 SOU UM SER HUMANO COM NOME E IDENTIDADE UNIDADE 2 EU VIVO UNIDADE 3 MEU CORPO AMNT ND 1 O AL F NSINO RLIGIOSO 1 ANO 2 VIVO u vivo u vivo com os outros u cuido do outro 3 u tenho um nome que me identifica. u gosto de... u desejo e sonho com... SO M SR HMANO COM NOM IDNTIDAD M CORPO

Leia mais

PRINCIPAIS MONUMENTOS

PRINCIPAIS MONUMENTOS ARTE CHINESA ARQUITETURA Grandes construções da engenharia e arquitetura chinesa de caráter civil e militar foram feitas com pedras e escavadas em rocha viva, tais como A Grande Muralha e os templos budistas

Leia mais

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique:

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique: Atividade extra Artes: Princípios e Linguagens Questão 1 As cores são capazes de nos transmitir diversas sensações, criar espaços, dar volume a um objeto, aproximá-lo ou distanciá-lo. Nas telas de artistas

Leia mais

EXPRESSIONISMO ABSTRATO

EXPRESSIONISMO ABSTRATO EXPRESSIONISMO ABSTRATO O Expressionismo Abstrato foi o primeiro movimento de arte legitimamente norteamericana a ganhar destaque internacional na década de 1940. O movimento de arte privilegia a produção

Leia mais

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique:

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique: Atividade extra Módulo 1 Fascículo 1 Artes Unidade 1 Artes: Princípios e Linguagens Questão 1 As cores são capazes de nos transmitir diversas sensações, criar espaços, dar volume a um objeto, aproximá-lo

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL:

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, 2017. LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: CUBISMO O Cubismo é um movimento artístico do século que utilizou as formas geométricas principalmente

Leia mais

Conferências e palestras sobre diferentes escultura, literatura, poesia e música.

Conferências e palestras sobre diferentes escultura, literatura, poesia e música. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram

Leia mais

RETROSPECTIVA Rumos da Arte

RETROSPECTIVA Rumos da Arte RETROSPECTIVA 2017 Rumos da Arte Na realidade, o artista é o próprio pincel Paulo Sayeg O Horizonte do Ofício Artístico A profissão "artista" vai muito além das qualificações usuais, como artista plástico,

Leia mais

Surge nos Estados Unidos e na Inglaterra em 1955 e se converte em estilo característico nos anos 60. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição

Surge nos Estados Unidos e na Inglaterra em 1955 e se converte em estilo característico nos anos 60. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição Surge nos Estados Unidos e na Inglaterra em 1955 e se converte em estilo característico nos anos 60. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética

Leia mais

Grupo 01. I) Ambas as concepções mantêm um discurso no qual é alimentado pela expansão política e econômica das sociedades industrializadas;

Grupo 01. I) Ambas as concepções mantêm um discurso no qual é alimentado pela expansão política e econômica das sociedades industrializadas; Grupo 01 QUESTÃO 01 - Segundo José Luiz dos Santos, ao abordar o tema O Que se Entende por Cultura ele afirma que não há por que nos confundirmos com tanta variação de significado. O que importa é que

Leia mais

História e Sistema de Arte

História e Sistema de Arte História e Sistema de Arte Professor Isaac Antonio Camargo.Licenciado em Desenho e Plástica UNAERP/SP.Mestre em Educação UEL/PR.Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP www.artevis.blogspot.com Ementa

Leia mais

COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO BIBLIOTECA JUVENIL MAPA DE LOCALIZAÇÃO DAS ESTANTES

COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO BIBLIOTECA JUVENIL MAPA DE LOCALIZAÇÃO DAS ESTANTES COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO BIBLIOTECA JUVENIL MAPA DE LOCALIZAÇÃO DAS ESTANTES VER MAPA E S T A N T E 5 E S T A N T E 4 B E S T A N T E 4 A E S T A N T E 3 B E S T A N T E 3 A E S T A N T E 2 B E S T

Leia mais

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC CONCEITOS Blog é uma abreviação do termo inglês: Web (página da internet) + log

Leia mais

PORTUGUÊS - 3 o ANO MÓDULO 30 ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA: A CRASE

PORTUGUÊS - 3 o ANO MÓDULO 30 ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA: A CRASE PORTUGUÊS - 3 o ANO MÓDULO 30 ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA: A CRASE Fixação 1) (ITA) Antes de começar a aula matéria e exercícios no quadro, como muita gente entende, o mestre sempre declamava

Leia mais

Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque

Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque dado ao design na arquitetura e nas artes plásticas.

Leia mais

Observe a imagem e o lead de uma notícia que foi publicada na revista Carta Capital online.

Observe a imagem e o lead de uma notícia que foi publicada na revista Carta Capital online. UNIDADE: O corpo perfeito /Brasil SITUAÇÃO DE USO Posicionamento sobre formas de emagrecimento. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Articular leituras de textos diferentes. - Expressar opinião, oralmente e

Leia mais

PIXO / GRAFITE - SÃO PAULO

PIXO / GRAFITE - SÃO PAULO O QUE É ARTE? O que é arte? Sabemos que a arte se manifesta por uma variedade de linguagens (música, teatro, cinema, arquitetura, escultura, intervenção urbana, performance, pintura etc), mas com frequência

Leia mais

5 Dicas sobre como divulgar seu Projeto através do Facebook Orgânico. A P R E N D A J Á!

5 Dicas sobre como divulgar seu Projeto através do Facebook Orgânico. A P R E N D A J Á! 5 Dicas sobre como divulgar seu Projeto através do Facebook Orgânico. A P R E N D A J Á! Apresentação Índice Introdução Dica nº 1- Crie uma página no Facebook. Dica nº 2 Faça publicações. Dica nº 3 Faça

Leia mais

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922.

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram a arte

Leia mais

Pichação e grafite: qual o limite entre arte e vandalismo?

Pichação e grafite: qual o limite entre arte e vandalismo? Pichação e grafite: qual o limite entre arte e vandalismo? Para pensar... O que é arte? O que seria arte de rua? O que é pichação? O que é grafite? Qual a motivação para as pichações? E para o grafite?

Leia mais

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Temas

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Temas Nome Nº Ano Ensino Turma 8 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/2016 05/08/2016 Temas 8. Expressão musical início da manifestação musical no Brasil.

Leia mais

GRAFITE, ALÉM DO NOSSO ENTENDIMENTO. Arte de Rua

GRAFITE, ALÉM DO NOSSO ENTENDIMENTO. Arte de Rua GRAFITE, ALÉM DO NOSSO ENTENDIMENTO Arte de Rua O tipo de intervenção urbana conhecida como arte de rua, caracterizada normalmente pelo bom-humor, provocação e irreverência, ocupa as ruas preocupandose

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS ARTES CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade I Tecnologia - Corpo, movimento e linguagem na

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

coleção Conversas #5 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #5 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #5 Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar diálogos que muitas vezes podem

Leia mais

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO O Cubismo Surgiu no século XX, sendo que o marco inicial foi em 1907 com a obra Les Demoiselles d Avignon de Picasso. Principais fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque,

Leia mais

DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA (Daniele Canedo)

DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA (Daniele Canedo) DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA (Daniele Canedo) A definição de cultura evoluiu com o passar dos anos e as mudanças econômicas e sociais enfrentadas pelas nações. Da mesma forma, a incidência de uma ou outra

Leia mais

AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA

AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA PINTURA CUSQUENHA MAIAS ASTECAS INCAS AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA ARTE X ARTESANATO MODELAGEM EQUILÍBRIO FÍSICO E VISUAL 1. Finalização do projeto Vozes da Paz com maquete. 2. A arte Pré- Colombiana como manifestação

Leia mais

1º Bimestre 2018 História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Revolução Francesa

1º Bimestre 2018 História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Revolução Francesa 1º Bimestre 2018 História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Revolução Francesa ILUMINISMO (revisão) Chegada da Família Real Período Napoleônico

Leia mais

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Capítulos:

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Capítulos: Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/2016 03/08/2016 Capítulos: 4 - A Arte na Hélade Grécia Antiga 5 - A Arte na Roma

Leia mais

Aula 5 _ A historicidade do Fenômeno Museal: do surgimento dos museus e do colecionismo.

Aula 5 _ A historicidade do Fenômeno Museal: do surgimento dos museus e do colecionismo. Aula 5 _ A historicidade do Fenômeno Museal: do surgimento dos museus e do colecionismo. BIBLIOGRAFIA: SUANO Marlene. O que é Museus. São Paulo: Ed. Brasiliense da coleção, 1986. (Col. Primeiros Passos).

Leia mais

Catálogo de moda Una Trendsetters: A expressão dos sentidos através da arte 1

Catálogo de moda Una Trendsetters: A expressão dos sentidos através da arte 1 Catálogo de moda Una Trendsetters: A expressão dos sentidos através da arte 1 Thales Rocha Cavalcanti de Albuquerque 2 Pedro Cardoso Coutinho 3 Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, MG Resumo O presente

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano Construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando percepção, memória, imaginação, sensibilidade e reflexão. Desenvolver relação de autoconfiança

Leia mais

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR. interação e inter-relação que esperamos potencializar.

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR. interação e inter-relação que esperamos potencializar. BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR interação e inter-relação que esperamos potencializar. Tendo como ponto de partida algumas obras expostas na 29ª Bienal, pretendemos tecer uma rede de ideias enquanto refletimos

Leia mais

A Editora CARAS. *Fonte: IVC de Ipsos Marplan (Consolidado 2015) - 12 mercados

A Editora CARAS. *Fonte: IVC de Ipsos Marplan (Consolidado 2015) - 12 mercados A Editora CARAS Lançada em 1993, CARAS é a maior revista de entretenimento da América Latina. Com qualidade gráfica e jornalismo fotográfico incomparável, a revista foi pioneira em criar eventos com sua

Leia mais

História da arte e sua influência no processo de liderar pessoas

História da arte e sua influência no processo de liderar pessoas História da arte e sua influência no processo de liderar pessoas Irama Sonary de Oliveira Ferreira Lívia Freire de Oliveira INTRODUÇÃO Arte é conhecimento, e partindo deste princípio, pode-se dizer que

Leia mais

Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária. Core Curriculum: Arte e suas Linguagens

Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária. Core Curriculum: Arte e suas Linguagens Universidade Cidade de São Paulo UNICID Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária Core Curriculum: Arte e suas Linguagens Pesquisa e Análise de Obra de Arte Nome Completo CA Priscila Nakayama

Leia mais

Artefatos culturais e educação...

Artefatos culturais e educação... Artefatos culturais e educação... USO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROFª. JOICE ARAÚJO ESPERANÇA Vídeos: artefatos culturais? Vídeos Filmes Desenhos animados documentários Propagandas Telenovelas

Leia mais

Como as imagens podem ser manipuladas?

Como as imagens podem ser manipuladas? 1 Como as imagens podem ser manipuladas? As imagens finais que você vê na mídia profissional são o resultado de diversas decisões tomadas por produtores antes e depois da fotografia ser tirada. Assista

Leia mais

Introdução à Estética

Introdução à Estética Profa. Consuelo Holanda @consueloholanda consueloholanda2010@hotmail.com Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda Estética cotidiana O uso comum da palavra estética se dá no sentido de beleza

Leia mais

Fonte imagem:

Fonte imagem: Atividade extra As Artes Visuais Questão 1 Fonte imagem: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura06.jpg Fonte imagem: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/tvmultimidia/imagens/2sociologia/2arteurbana.jpg

Leia mais

Foto Publicitária Puc 1

Foto Publicitária Puc 1 Foto Publicitária Puc 1 Gabriela de Almeida FELICIO 2 Angélica FRANKENBERGER 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI - Indaial, SC RESUMO A fotografia publicitária é

Leia mais

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Movimentos vanguardistas

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ SP Área de conhecimento: LINGUAGENS Componente Curricular: ARTES Série:1º C. H.

Leia mais

Campanha Conscientização da Água 1. Maikon Thiago Gebauer SCHULZ 2 Deivi Eduardo OLIARI 3 Felipe Colvara TEIXEIRA 4 Márcia Regian ANNUSECK 5

Campanha Conscientização da Água 1. Maikon Thiago Gebauer SCHULZ 2 Deivi Eduardo OLIARI 3 Felipe Colvara TEIXEIRA 4 Márcia Regian ANNUSECK 5 Campanha Conscientização da Água 1 Maikon Thiago Gebauer SCHULZ 2 Deivi Eduardo OLIARI 3 Felipe Colvara TEIXEIRA 4 Márcia Regian ANNUSECK 5 Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, Indaial,

Leia mais

Surge de uma ideia. Festival de Publicidade do Amazonas. Igor José Oliveira da SILVA 3. Larissa Pompeu da Silva BRITO 4. Marie Jane Neves EONEZAVA 5

Surge de uma ideia. Festival de Publicidade do Amazonas. Igor José Oliveira da SILVA 3. Larissa Pompeu da Silva BRITO 4. Marie Jane Neves EONEZAVA 5 1 Surge de uma ideia. Festival de Publicidade do Amazonas 2 Igor José Oliveira da SILVA 3 Larissa Pompeu da Silva BRITO 4 Marie Jane Neves EONEZAVA 5 Nathalya Rodrigues BRANDÃO 6 Márcio Alexandre dos Santos

Leia mais

PEB II - ARTES PROFESSOR EM EDUCAÇÃO BÁSICA II DE ARTES

PEB II - ARTES PROFESSOR EM EDUCAÇÃO BÁSICA II DE ARTES PEB II - ARTES PROFESSOR EM EDUCAÇÃO BÁSICA II DE ARTES 01. A arte na contemporaneidade (e seu ensino) busca ser conectada à cultura e sua diversidade. Nesse sentido, para uma educação multicultural, é

Leia mais

VANGUARDAS DO SÉCULO XX FUTURISMO

VANGUARDAS DO SÉCULO XX FUTURISMO VANGUARDAS DO SÉCULO XX FUTURISMO ARTE MODERNA No século XX a arte passa por grandes mudanças: A arte se concentra menos na realidade visual externa e mais na visão interna; Retrata a vida contemporânea

Leia mais

MÓDULO 17 FILOSOFIA DA LINGUAGEM

MÓDULO 17 FILOSOFIA DA LINGUAGEM MÓDULO 17 FILOSOFIA DA LINGUAGEM O que é linguagem? CAPÍTULO 1 LINGUAGEM É toda estrutura alternativa que serve de comunicação entre dois ou mais indivíduos. LINGUAGEM É um importante sistema de signos

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

POEMA. Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação

POEMA. Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação POEMA Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação Conhecendo o gênero No dia-a-dia, quando pretendemos transmitir nossas ideias, desejos, opiniões e emoções, normalmente combinamos palavras pela sua

Leia mais

A cultura durante a ditadura militar

A cultura durante a ditadura militar A cultura durante a ditadura militar Introdução da ditadura no Brasil De 1964 a 1985, o Brasil viveu a Ditadura Militar, uma época em que os militares passaram a governar o país. Esse regime de governo

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN TEORIA DA FORMA 3 Prof. Dr. Isaac A. Camargo O conceito de forma e seus conteúdos.

Leia mais

Como o criador do Orkut quer reconquistar os brasileiros

Como o criador do Orkut quer reconquistar os brasileiros Como o criador do Orkut quer reconquistar os brasileiros Como o criador do Orkut quer reconquistar os brasileiros Orkut Buyukkokten, criador do Orkut e, agora, do Hello (Foto: Divulgação) Há alguns anos,

Leia mais

Ícones do Ecletismo ao Art Déco

Ícones do Ecletismo ao Art Déco Ícones do Ecletismo ao Art Déco Resumo Através da disciplina Análise da Forma, foi analisado qual o intuito da utilização de ícones na Arquitetura e quais as mensagens estéticas que eles transmitem. Tomando

Leia mais

E-book Círculo do Desempenho

E-book Círculo do Desempenho E-book Círculo do Desempenho Os números da internet no Brasil 102 milhões de brasileiros compartilham seus momentos no Facebook todos os meses. Desse total, 93 milhões acessam via dispositivos móveis.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos CERTIFICAÇÃO EM HABILIDADES ESPECÍFICAS 2013-2 24 de novembro

Leia mais

Santuários. Arte, Cultura, Peregrinações, Paisagens e Pessoas

Santuários. Arte, Cultura, Peregrinações, Paisagens e Pessoas Santuários Arte, Cultura, Peregrinações, Paisagens e Pessoas O Turismo ou as Peregrinações a Santuários começaram ainda na Pré-História, caso da Gruta de Chovet, com datações de cerca de 31000 BP. Vale

Leia mais

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando sua história e depois de apresentar o seu autorretrato,

Leia mais

Apresentação de empresa: qual conteúdo utilizar

Apresentação de empresa: qual conteúdo utilizar Apresentação de empresa: qual conteúdo utilizar Quando estamos falando sobre apresentação de empresa em power point, podem surgir algumas dúvidas sobre qual é o conteúdo ideal para se colocar nos slides

Leia mais

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 1º - 2017 04/04/2017 Temas 1. A arte na Pré-História 2. A Pré-História sul-americana

Leia mais

Não é o fim da história, diz filósofa sobre ensino de gênero nas escolas

Não é o fim da história, diz filósofa sobre ensino de gênero nas escolas Não é o fim da história, diz filósofa sobre ensino de gênero nas escolas (G1, 10/09/2015) Judith Butler, pensadora da teoria queer, deu palestra em SP nesta quarta. Em entrevista, ela falou sobre exclusão

Leia mais

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo.

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. Capítulo 01 - A Arte na Pré-História 01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. R Na pág. 09, na caixa de texto. 02. Os artefatos

Leia mais

julianaroitman Junho/2013

julianaroitman Junho/2013 julianaroitman Junho/2013 Instituto Europeu di Design O Art Nouveau de Alphonse Mucha: Um conceito de moda adolescente julianaroitman Junho/2013 Dedicatória Dedico este trabalho à todos que de alguma forma

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Arte Prof.: Paula Caroline de Souza Turmas: 61 e 62 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR

Leia mais

Assinala a única opção correta Éticos Estéticos Religiosos Lógicos Úteis Vitais X X X X X X X

Assinala a única opção correta Éticos Estéticos Religiosos Lógicos Úteis Vitais X X X X X X X O pão é um alimento sagrado. Há harmonia e elegância na arquitetura da antiguidade Todos os seres humanos nascem livre s e iguais A beleza dos lugares religiosos é inigualável Todos os espaços religiosos

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula 2 Prof. Carlos Café Dias REFORÇANDO REPOSITÓRIO docente.ifrn.edu.br/carlosdias O QUE É CRIATIVIDADE? Criatividade é uma forma de loucura. Platão Inspiração

Leia mais

Aula 4.1 Conteúdo: Arte Barroca Europeia Arte Barroca Brasileira Neoclássica Europeia e Brasileira. CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Aula 4.1 Conteúdo: Arte Barroca Europeia Arte Barroca Brasileira Neoclássica Europeia e Brasileira. CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 4.1 Conteúdo: Arte Barroca Europeia Arte Barroca Brasileira Neoclássica Europeia e Brasileira. 1 Habilidades: Reconhecer características e produções artísticas dos períodos denominados: Barroca Europeia

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 4º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30,0 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Unidade 1 a 3 Manual de instrução Texto

Leia mais

MARTA REGINA PAULO DA SILVA

MARTA REGINA PAULO DA SILVA MARTA REGINA PAULO DA SILVA ENTREVISTA Por Fernando Passarelli Se a desculpa era a falta de conteúdo para professores, então não existe mais motivo para os quadrinhos ficarem restritos aos primeiros anos

Leia mais

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria.

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria. ARTE Objetivas 01 Em relação ao que aprendemos sobre o que é ARTE, marque (V) para citações verdadeiras e (F) para as falsas: a) ( ) A arte sobrevive sem a interferência do Homem. b) ( ) Atualmente, de

Leia mais

A introdução é o 'cartão de visitas' da sua redação. Logo, além de apresentar a tese a ser defendida, ela deverá conter um toque a mais de

A introdução é o 'cartão de visitas' da sua redação. Logo, além de apresentar a tese a ser defendida, ela deverá conter um toque a mais de A introdução é o 'cartão de visitas' da sua redação. Logo, além de apresentar a tese a ser defendida, ela deverá conter um toque a mais de criatividade, pois é essa criatividade que irá prender a atenção

Leia mais

Exemplo de registro. O que é o diário de Bordo?

Exemplo de registro. O que é o diário de Bordo? Você já teve a chance de contemplar um lindo jardim? Aposto que nesse jardim em que você está pensando há flores de várias cores, tamanhos e formas, não é? Não consigo pensar em um lindo jardim que não

Leia mais

4.3 A solução de problemas segundo Pozo

4.3 A solução de problemas segundo Pozo 39 4.3 A solução de problemas segundo Pozo Na década de noventa, a publicação organizada por Pozo [19] nos dá uma visão mais atual da resolução de problemas. A obra sai um pouco do universo Matemático

Leia mais

Escola Secundária e Artística António Arroio HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES

Escola Secundária e Artística António Arroio HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES Escola Secundária e Artística António Arroio Prova 824 / 8 Páginas Prova de Equivalência à Frequência de HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES 12º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei Nº 74/2004) Duração da Prova

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018

SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018 LOCAL HORÁRIO CATEGORIA TÍTULO DESCRIÇÃO ATIVIDADE Hall da biblioteca 10h-12h; 14h- 16h; 19h-21h Oficina SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018 PROGRAMAÇÃO: 19 de setembro de 2018 FORMAS E SOBRAS II Oferecimento

Leia mais

Professor Roberson Calegaro

Professor Roberson Calegaro Elevar? Libertar? O que é arte? Do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio

Leia mais

CONSTRUTIVISMO SANDRA MIKA MAGNA PATRÍCIA ALAN MOURA JACKSON HELBERT

CONSTRUTIVISMO SANDRA MIKA MAGNA PATRÍCIA ALAN MOURA JACKSON HELBERT CONSTRUTIVISMO SANDRA MIKA ALAN MOURA MAGNA PATRÍCIA JACKSON HELBERT Linha construtiva A ideia sobre o construtivismo, com a linha construtiva idealizada pelo suíço Jean Piaget, o seu método procura instigar

Leia mais

02- Leia a legenda e escreva três profissões em cada um dos conjuntos abaixo.

02- Leia a legenda e escreva três profissões em cada um dos conjuntos abaixo. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O PINTOR O

Leia mais

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Leia mais

Viver de Contrabaixo

Viver de Contrabaixo Viver de Contrabaixo Encare o desafio e realize o seu sonho. Olá, Tudo bem? Você é daqueles baixistas que tem dúvidas sobre o seu futuro profissional? Fica sempre na corda bamba quando o assunto é viver

Leia mais

[newsletter titulo = Assine nossa newsletter texto = Receba ferramentas de gestão gratuitas toda semana! desconto = 10% ] 1.

[newsletter titulo = Assine nossa newsletter texto = Receba ferramentas de gestão gratuitas toda semana! desconto = 10% ] 1. Hoje é feriado, portanto o post é light e fará bem aos olhos e mente. Nada de complexas definições ou discussões sobre o futuro da sociedade! Hoje é dia de GUERRILHA! O Marketing de Guerrilha é, como Lean

Leia mais

Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli

Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli No caso brasileiro, onde se vivenciou longos períodos de autoritarismo, a Constituição Federal de 1988 surgiu com a promessa firme de não apenas reverter tal situação como assegurar, de modo forte e perene,

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 3 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

FAZENDO A R T E COM TARSILA

FAZENDO A R T E COM TARSILA FAZENDO A R T E COM TARSILA Prefeitura Municipal de Santos ESTÂNCIA BALNEÁRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Subsídios para implementação do Plano de Curso de Educação Artística Ensino

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS É COISA DE JOVEM, SIM!

GESTÃO DE PESSOAS É COISA DE JOVEM, SIM! Verônica Stivanim GESTÃO DE PESSOAS É COISA DE JOVEM, SIM! A arte de administrar tempo, conflitos e resultados. Stivanim, Verônica. Gestão de pessoas é coisa de jovem, sim! Primeira Edição - São Paulo

Leia mais

PIC. Componentes da PIC 2. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo

PIC. Componentes da PIC 2. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo PIC Produção Integrada ao Conteúdo 9. o ano Ensino Fundamental Componentes da PIC 2. o bimestre Arte A nota da PIC é a média entre as atividades e as tarefas vinculadas ao caderno de Arte. Ciências Geografia

Leia mais

Elementos Básicos da Linguagem Visual

Elementos Básicos da Linguagem Visual Composição e Projeto Gráfico aula 2 Elementos Básicos da Linguagem Visual 1 Há elementos básicos que podem ser apreendidos e compreendidos por todos os estudiosos dos meios de comunicação visual e que

Leia mais

Arte - 9º ano do EF Responda

Arte - 9º ano do EF Responda Arte - 9º ano do EF- 2017 Conteúdos: Performance e happening Arte efêmera e arte híbrida Vanguardas européias Responda 1- Defina o termo vanguarda e contextualize o período na arte apontando características

Leia mais

SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018

SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018 SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018 PROGRAMAÇÃO: 19 de setembro de 2018 LOCAL HORÁRIO CATEGORIA TÍTULO DESCRIÇÃO ATIVIDADE Saguão do I1 12h Musical Abertura e CORAL UNATI EACH O Coral da UNATI é um eixo de trabalho

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES - 2016 ESCOLA REFERENCIA Aluno: Série Ano Data: Matéria: _Artes Turno: tarde Valor: Nota: Professora: Ana Carolina Supervisoras:

Leia mais