Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I"

Transcrição

1 Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias Programação I

2 Aula 04 Algoritmos Sintaxe e Semântica Notações para representação de algoritmos. Elementos básicos de programação. Tipos de dados Constantes Variáveis Identificadores Palavras reservadas Comentários

3 Algoritmos De forma breve, foi visto que um algoritmo especifica um conjunto de ações e a ordem que elas devem ser executadas para que se tenha a realização de uma tarefa. Normalmente, algoritmos não podem ser executados pelos computadores. Mas então para que escrevê-los?

4 Algoritmos A programação envolve a compreensão de um problema e a especificação de uma solução. A experiência tem mostrado que a parte mais difícil de se resolver um problema em um computador é desenvolver o algoritmo para a solução. Mesmo depois que você aprender uma linguagem de programação, a etapa de entendimento do problema e esboço de uma solução poderão ser melhor realizadas se você utilizar algoritmos em vez de partir direto para a escrita de código em alguma linguagem de programação.

5 Algoritmos Problema (1) Fase de resolução do problema Solução na forma de algoritmo Solução na forma de programa de computador (2) Fase de implementação

6 Algoritmos O uso de algoritmos pode facilitar o processo de desenvolvimento da solução, já que estes não precisam incorporar detalhes técnicos e de sintaxe das linguagens de programação. Tanto os algoritmos quanto os programas são especificados usando alguma notação ou linguagem.

7 Aula 04 Algoritmos Sintaxe e Semântica Notações para representação de algoritmos. Elementos básicos de programação. Tipos de dados Constantes Variáveis Identificadores Palavras reservadas Comentários

8 Sintaxe e Semântica A definição de qualquer linguagem comporta dois aspectos: a forma da linguagem e o significado associado a essa forma. A estes aspectos damos respectivamente o nome de sintaxe e semântica da linguagem, e estes estarão presente tanto no estudo de algoritmos quanto de linguagens de programação.

9 Sintaxe e Semântica Sintaxe Conjunto de regras formais para a composição de um texto em uma linguagem a partir do agrupamento de letras, dígitos e/ou outros símbolos/caracteres (alfabeto da linguagem). Forma das expressões, instruções e das unidades de programa. Analisando a sintaxe de um fragmento de linguagem, busca-se verificar se sua formação é correta ou não. Semântica Significado lógico das expressões, instruções e unidades de uma linguagem/algoritmo/programa. Analisando a semântica de uma expressão escrita de forma sintaticamente correta em alguma linguagem, busca-se verificar se a sua (o seu) ideia/interpretação/significado/objetivo estão de acordo com a intenção pretendida. Apesar de serem frequentemente estudadas separadamente, a semântica e a sintaxe estão estreitamente ligadas: Uma deve ser o que a outra quer realizar.

10 Sintaxe e Semântica Exemplos Sintaxe A brilho do sol bonita muito ficar em xuvosos dias. O brilho do sol fica muito bonito em dias chuvosos. Semântica O fogo apaga a água. (erros sintáticos???) A água apaga o fogo. Coisas semelhantes a estes exemplos podem acontecer ao escrevermos algoritmos e programas: Escrevemos instruções usando uma forma errada e/ou instruções cujos resultados não são aqueles que realmente queríamos.

11 Aula 04 Algoritmos Sintaxe e Semântica Notações para representação de algoritmos. Elementos básicos de programação. Tipos de dados Constantes Variáveis Identificadores Palavras reservadas Comentários

12 Representação de algoritmos Aponte seu Lápis Eu tinha um programador que faria um serviço para mim, mas ele não está atendendo o telefone. Ele desapareceu! Você acha que pode me ajudar? Para estudar o desenvolvimento de algoritmos, vamos começar com um problema bem simples. O diretor de uma escola lhe pediu para escrever um algoritmo para cálculo da média entre duas notas dos alunos.

13 Representação de algoritmos A entrada deste algoritmo serão dois valores numéricos (notas) e a saída será a média aritmética destes números. Naturalmente qualquer pessoa que saiba somar e dividir números é capaz de executar este algoritmo dispondo apenas de lápis e papel.

14 Representação de algoritmos O algoritmo poderia ser especificado por meio de linguagem coloquial. Entretanto, nem sempre esse tipo de linguagem é eficiente para se escreverem as instruções. Imagine um algoritmo para determinação das raízes de uma equação do segundo grau especificado em linguagem coloquial. Provavelmente, o algoritmo teria uma instrução difícil de escrever e difícil de compreender como: n. Subtraia do quadrado do segundo coeficiente o produto do número quatro pelo produto dos dois outros coeficientes.

15 Representação de algoritmos Em vez de usar a linguagem coloquial, a especificação de algoritmos pode ser feita mais adequadamente utilizando outros instrumentos de linguagem. Tratam-se das notações para especificação de algoritmos. Posteriormente, os algoritmos podem ser traduzidos sem dificuldade para programas de computador.

16 Representação de algoritmos Entre as notações mais utilizadas para a especificação de algoritmos tem-se: Descrição narrativa Pseudo-linguagens (ex.: Português estruturado ou Portugol) Representações pictóricas Fluxogramas (Diagrama de blocos, Diagramas de atividades (UML) )

17 Descrição narrativa Especificação verbal dos passos em linguagem natural, ou seja, faz-se uso do português para descrever algoritmos. Uma estratégia que pode facilitar a escrita de algoritmos utilizando uma descrição narrativa é o uso da abordagem descendente com refinamentos sucessivos.

18 Abordagem descendente com refinamentos sucessivos Esta estratégia é essencial para desenvolver programas bem estruturados. Você começa com uma representação do algoritmo no nível mais alto de abstração possível daquilo que seria a solução para o problema (algoritmo TOPO) uma única ação capaz de transmitir a funcionalidade geral do programa.

19 Descrição narrativa Determinar e exibir a média do aluno Para o problema do cálculo da média de alunos você poderia escrever o algoritmo TOPO como: O TOPO é, consequentemente, uma representação completa de um programa. Infelizmente, ele raramente fornece detalhes suficientes para você convertê-lo facilmente em um programa. Assim, deve-se iniciar um processo de refinamentos que consiste em dividir o algoritmo TOPO em uma série de tarefas menores e listá-las na ordem em que elas serão executadas.

20 Descrição narrativa Isto resulta no seguinte primeiro refinamento: Realizar as entradas Calcular e exibir a média Cada refinamento, assim como o próprio algoritmo TOPO, é uma especificação completa do algoritmo que resolve o problema apenas o nível de detalhe é que varia.

21 Descrição narrativa Pode-se acrescentar mais detalhes ao algoritmo atual, seguindo para o próximo nível de refinamento, isto é, o segundo refinamento: A instrução: Realizar as entradas Pode ser refinada como: Solicitar ao usuário a entrada do valor da nota 1 Obter o valor da nota 1 Solicitar ao usuário a entrada do valor da nota 2 Obter o valor da nota 2

22 Descrição narrativa Pode-se acrescentar mais detalhes ao algoritmo atual, seguindo para o próximo nível de refinamento, isto é, o segundo refinamento: A instrução: Calcular e exibir a média Pode ser refinada como: Calcular a soma da nota 1 com a nota 2 Calcular a média como a soma dividida por 2 Exibir a média

23 Descrição narrativa Assim, a versão completa do algoritmo após o segundo refinamento seria: Solicitar ao usuário a entrada do valor da nota 1 Obter o valor da nota 1 Solicitar ao usuário a entrada do valor da nota 2 Obter o valor da nota 2 Calcular a soma da nota 1 com a nota 2 Calcular a média como a soma dividida por 2 Exibir a média

24 Descrição narrativa Vantagens: O português é bastante conhecido por nós; Desvantagens: A linguagem natural é prolixa (normalmente, escreve-se muito para dizer pouca coisa) e imprecisa e frequentemente pouco confiável como um veículo de transferir informação. Sua utilização pode ser adotada, entretanto, para a apresentação de comentários sobre o algoritmo (ou parte dele), esclarecendo ou realçando pontos específicos.

25 Aponte seu Lápis Descrição narrativa Muito bom, você já tem uma noção da notação descrição narrativa. Precisamos agora que o algoritmo seja especificado usando uma notação de Pseudo-Linguagem, pode ser em Portugol. Já ouviu falar sobre isto?

26 Pseudo-linguagem linguagem especial para expressão de algoritmos; funciona como uma linguagem simplificada de programação, utilizando expressões concisas e prédefinidas para representar as ações e o fluxo de execução.

27 Pseudo-linguagem É uma descrição textual, estruturada e regida por regras que descrevem os passos executados no algoritmo. Utiliza-se palavras-chaves, indentação, apenas um passo por linha, onde normalmente usa-se um símbolo para indicar o fim de um passo (como por exemplo o ponto-e-vírgula ; ), etc.

28 Portugol Neste curso, será utilizada uma pseudolinguagem denominada Portugol, pois ela possui uma estrutura similar à linguagem de programação Pascal, que também será adotada posteriormente.

29 Portugol Em Portugol, o algoritmo para cálculo da média das notas poderia ser: {Calcular a média de um aluno.} Algoritmo CALCULA_MEDIA; var P1, P2, MEDIA: real; { variáveis com as notas e a média } Inicio leia (P1); { leitura da nota da prova 1 } leia (P2); { leitura da nota da prova 2 } MEDIA (P1 + P2) / 2; { cálculo da média } escreva (MEDIA); { mostrar a média } Fim. Não se preocupe com as instruções agora, elas serão explicadas em mais detalhes posteriormente.

30 Portugol Vantagens: Usa o português como base; Pode-se definir quais e como os dados vão estar estruturados; Passagem quase imediata do algoritmo para uma linguagem de programação qualquer. Desvantagens: Exige a definição de uma linguagem não real para trabalho; Não padronizado.

31 Aponte seu Lápis Portugol Algumas pessoas aqui da escola não compreendem muito bem como seria o fluxo das ações apenas lendo os algoritmos em notações textuais. Teria como você apresentar esse algoritmo por meio de um fluxograma?

32 Diagrama de blocos Representação gráfica de algoritmos onde formas geométricas diferentes implicam ações (instruções, comandos) distintos. Tal propriedade facilita o entendimento das ideias contidas nos algoritmos e justifica sua popularidade.

33 Diagrama de blocos Exemplo: Calcular a média de um aluno. início Nota1, Nota2 Média = (Nota1 + Nota2) / 2 Média Fim

34 Diagrama de blocos Vantagens: Uma das ferramentas mais conhecidas; Figuras dizem muito mais que palavras; Padrão mundial Desvantagens: Pouca atenção aos dados, não oferecendo recursos para descrevê-los ou representá-los; Complica-se à medida que o algoritmo cresce.

35 Aula 04 Algoritmos Sintaxe e Semântica Notações para representação de algoritmos. Elementos básicos de programação. Tipos de dados Constantes Variáveis Identificadores Palavras reservadas Comentários

36 Elementos básicos de programação Antes de aprofundar nas regras sintáticas ( além da semântica relacionada a cada uma) do Portugol e conhecer os elementos da notação de diagramas de blocos, é importante assimilar alguns conceitos fundamentais de programação: Tipos de dados Constantes Variáveis Identificadores Comentários

37 Aula 04 Algoritmos Sintaxe e Semântica Notações para representação de algoritmos. Elementos básicos de programação. Tipos de dados Constantes Variáveis Identificadores Palavras reservadas Comentários

38 Tipos de dados Em programação, um tipo define um padrão de comportamento para os dados que serão processados durante a execução do programa.

39 Tipos de dados Fazendo uma analogia entre tipos de dados e tipos de objetos que estamos acostumados a ver e manipular algumas ações podem ser convenientemente realizadas com objetos de certos tipos mas não com objetos de outros tipos. Por exemplo, objetos do tipo fruta podem ser descascados, objetos do tipo carro não.

40 Tipos de dados Um tipo de dado consiste em: Um conjunto de valores (domínio) Um conjunto de operações Exemplo de Tipo: Conjunto dos inteiros: Domínio:...-3, -2, -1, 0, 1, 2, 3... Operações: adição, subtração, multiplicação, divisão inteira, resto da divisão, etc.

41 Tipos de dados Deve-se representar características do contexto do problema a ser resolvido por meio de alguma abstração codificada na memória do computador. Os dados do problema que serão processados para a geração de saídas (as soluções para o problema) devem ser convenientemente representados no sistema computacional.

42 Tipos de dados Como os tipos de dados podem apresentar diferentes características quanto a quantidade e ao tipo de valores que constituem o conjunto, diferentes tipos de dados serão representados na linguagem de máquina de forma distinta. A quantidade de bits utilizada e a maneira que se interpretará uma cadeia de bits será específica para cada tipo de dado assim como as operações aplicáveis a esses valores. Em resumo, certas operações podem não ser possíveis quando os dados envolvidos são de tipos diferentes!

43 Tipos de dados Podemos dividir os tipos de dados em: Elementares (ou primitivos) Estruturados Os tipos de dados elementares são definidos de forma que não existe uma estrutura sobre seus valores. Nos tipos de dados estruturados existe uma relação estrutural entre seus valores. Esta relação estrutural entre os valores será estudada posteriormente e podem ser classificadas como linear e não linear.

44 Tipos de dados elementares Podem representar basicamente três conjuntos de valores: Numéricos, Caracteres e lógicos. Numéricos Específicos para representação de números que poderão ser utilizados em cálculos. Podem ser ainda classificados como Inteiros ou Reais. Valores típicos: 1, 1.01, , 0.0, 999, etc. Operações comuns: Adição, subtração, multiplicação, divisão, etc.

45 Tipos de dados elementares Numéricos Valores numéricos podem ser divididos em conjuntos como: Inteiros -1, 3, 4, etc. reais , 0.003, 2.09, etc.

46 Tipos de dados elementares Caracteres Específicos para representar dados que representam letras, dígitos e outros símbolos. Exemplos: a, A, B, z, &, *,!, (, >, #, 9, 0, 3, etc.

47 Tipos de dados elementares Caracteres É importante destacar que quando se representa um dígito como um caractere, operações aritméticas não são possíveis e, em alguns casos, os resultados produzidos podem ser diferentes do esperado não resulta 5, mas sim 14, conforme será discutido em breve.

48 Tipos de dados elementares Caracteres O tipo de dado caractere é a base do tipo estruturado chamado Cadeia. Os valores desse tipo são sequências de um ou mais caracteres. Exemplos: limão e jambo, (32) , Rua couve, 54, beltr@no!, etc. Em linguagens de programação, o a estrutura cadeia é implementada pelo tipo estruturado String. Todo valor do tipo caractere ou cadeia será expresso entre um par de apóstrofes, como nos exemplos acima.

49 Tipos de dados elementares Caracteres Operações comuns: converter a caixa de um caractere (caixa alta para caixa baixa ou o contrário); Cadeias acessar o caractere de determinada posição em uma cadeia; obter número de caracteres de uma cadeia; concatenar duas cadeias ( fulano + de + tal = fulano de tal ); substituir uma subcadeia de caracteres dentro de uma cadeia; apagar determinada subcadeia em uma outra cadeia, etc.

50 Tipos de dados elementares Lógicos O tipo de dado lógico ou booleano, consiste de um conjunto em que há somente dois valores: Verdadeiro Falso Operações operações lógicas como conjunção, disjunção, negação;

51 Aula 04 Algoritmos Sintaxe e Semântica Notações para representação de algoritmos. Elementos básicos de programação. Tipos de dados Constantes Variáveis Identificadores Palavras reservadas Comentários

52 Constantes e variáveis Variáveis e constantes são os elementos básicos que um programa manipula. Devem estar associadas à algum tipo (elementar ou estruturado) e constituem um dos meios de representação dos dados que, de alguma forma, serão utilizados durante a execução do programa.

53 Constantes Constante (ou literal) É um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Conforme o seu tipo, a constante é classificada como sendo numérica, lógica e literal. Exemplo de constantes: M = N1+N2+N3 3 Na expressão acima, o denominador é uma constante numérica (3).

54 Constantes Constante No algoritmo de cálculo da média das notas, o valor 2 (linha 8) é uma constante numérica (inteira).

55 Constantes Exemplos de constantes: Olá mundo. (cadeia) B (caractere) (real) 2 (inteiro) TRUE (lógico)

56 Aula 04 Algoritmos Sintaxe e Semântica Notações para representação de algoritmos. Elementos básicos de programação. Tipos de dados Constantes Variáveis Identificadores Palavras reservadas Comentários

57 Variáveis Variável Em um programa, as variáveis servem para acompanhar (armazenar) os dados que estão na memória do computador. Cada variável corresponde a uma posição de memória, cujo conteúdo pode se alterado ao longo do tempo durante a execução do programa. 75 No algoritmo de cálculo da média de notas (Portugol), P1, P2 e MEDIA são as variáveis usadas guardar os dados necessários ao algoritmo.

58 Variáveis Variável Algumas vezes um valor constante inicial deve ser definido para certas variáveis (inicialização). As expressões combinam variáveis e constantes para calcular novos valores. Uma variável é composta de dois elementos básicos: Conteúdo valor atual da variável; Identificador nome dado à variável para possibilitar sua manipulação;

59 Variáveis Variável Analogia variável x memória do computador: Endereço = posição na memória 75 Identificador = nome da variável Conteúdo = informação armazenada Conteúdo = valor da variável

60 Variáveis Variável Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante. Resumidamente, variáveis são como nomes para os valores: sempre que for usado um nome de variável, o algoritmo (ou computador) irá considerar na realidade o valor que ela armazena.

61 Aula 04 Algoritmos Sintaxe e Semântica Notações para representação de algoritmos. Elementos básicos de programação. Tipos de dados Constantes Variáveis Identificadores Palavras reservadas Comentários

62 Identificadores Em linguagens de programação, identificadores são tokens de texto que nomeiam entidades da linguagem, sendo também chamados "símbolos". Entidades nomeadas incluem constantes, variáveis, tipos, sub-rotinas, unidades, programas e campos de um registro. Na maioria das linguagens, algumas cadeias de caracteres possuem a forma léxica de um identificador, mas são conhecidas como palavras chave ou palavras reservadas.

63 Identificadores Um dos objetivos dos identificadores é tornar a programação mais flexível e prática. Em vez de trabalhar com endereços de memória préestabelecidos, o uso de identificadores possibilita o programador especificar os elementos de um programa por meio de nomes mais intuitivos. Em linguagens compiladas, os identificadores são utilizados somente em tempo de compilação: conversão do código-fonte do programa em linguagem de máquina (binária). Em tempo de execução, o programa possui somente referências à memória.

64 Identificadores Identificadores podem ser associados a valores constantes quando for interessante armazenar tais valores na memória. A esse tipo de construção dá-se o nome de constante nomeada. Uma constante nomeada terá seu identificador declarado juntamente com seu valor.

65 Identificadores Exemplos de Identificadores: Identificadores Total = Produto x Quantidade Total deve ser um identificador de variável (pois está armazenando o resultado de um cálculo. Os identificadores Produto e Quantidade também poderiam representar constantes nomeadas do programa, sem invalidar a expressão acima em que participam.

66 Identificadores O processo de definição de identificadores para constantes e variáveis é denominado declaração de constantes e declaração de variáveis respectivamente. Para tornar mais simples a comunicação de ideias neste curso, podemos fazer referências aos elementos de um programa diretamente como a variável (ou a constante) em vez de especificar o termo identificador todas as vezes.

67 Aula 04 Algoritmos Sintaxe e Semântica Notações para representação de algoritmos. Elementos básicos de programação. Tipos de dados Constantes Variáveis Identificadores Palavras reservadas Comentários

68 Palavras Reservadas São palavras que fazem parte da estrutura da linguagem e têm significados pré-determinados. Elas não podem ser redefinidas e não podem ser utilizadas como identificadores. Exemplos de palavras reservadas da notação português estruturado (Portugol): inicio, fim, var, const, etc.

69 Aula 04 Algoritmos Sintaxe e Semântica Notações para representação de algoritmos. Elementos básicos de programação. Tipos de dados Constantes Variáveis Identificadores Palavras reservadas Comentários

70 Comentários Os comentários representam qualquer texto que explique uma ação ou um dado usado no algoritmo: descrevem a finalidade de variáveis, sub-rotinas, formas de uso do algoritmo, etc. proporcionam maior clareza ao algoritmo (explicando verbalmente o raciocínio utilizado ou detalhes importantes de trechos do algoritmo). Documentam decisões tomadas e suas justificativas. Não interferem na lógica de execução do algoritmo.

71 Comentários Podem ser colocados em qualquer ponto do algoritmo, utilizando símbolos especiais, como pares de chaves { e }, duas barras seguidas //, etc. cada linguagem de programação pode ter suas próprias regras para a escrita de comentários. Exemplo de comentário usando { e } : {...comentários... } Uma chave esquerda (ou chave de abertura ), {, abre um comentário. Uma chave direita ( ou chave de fechamento), }, encerra um comentário.

72 Comentários Outros exemplos: informando detalhes de um algoritmo: { ALGORITMO PARA CALCULAR A MEDIA DE ALUNOS } {Autor: Fulano de tal. } { Data de criação: 21/08/2007 Ultima atualização: 30/08/2007 } Variáveis { coeficientes da equação de segundo grau} a, { coeficiente do termo dominante } b, { coeficiente do termo de grau 1 } c: inteiras; { coeficiente independente } Dica de programação: Instruções grandes podem ser divididas em muitas linhas. Entretanto você não pode dividir uma instrução no meio de um identificador ou de uma string. Neste exemplo, temos uma lista separada por vírgulas.

73 Comentários Na linguagem C, por exemplo, comentários que ocupam apenas uma linha podem ser especificados de uma maneira enquanto que para se fazer comentários em mais de uma linha a regra é outra, como apresentado abaixo: // PROGRAMA PARA CALCULAR A MEDIA DE ALUNOS // Autor: Fulano de tal. /* Data de criação: 21/08/2007 Ultima atualização: 30/08/2007 */

74 Exercícios 1) Defina algoritmo com suas palavras. 2) Cite 3 exemplos de algoritmos que você costuma utilizar no seu dia-a-dia. 3) Um algoritmo não pode conter um comando como Escreva todos os números inteiros positivos. Por quê? 4) Escreva um algoritmo usando descrição narrativa que receba como entrada um número e exiba seu sucessor. 5) Faça um algoritmo que aceite como entrada dois valores numéricos, calcule e forneça como saída: a) A soma destes valores b) O produto deles c) O quociente entre eles

75 Exercícios 6) Elaborar um algoritmo que calcule o quociente inteiro e o resto de uma divisão, dados o dividendo e o divisor, com a restrição de que as únicas operações aritméticas disponíveis são: adição, subtração e multiplicação. Dividendo Resto Divisor 30 3 Quociente

76 Referências BORLAND. Turbo Pascal, versão 7.0. [S.L.] : Borland International, Inc.,1992. DEITEL, P. J.; DEITEL, H.M.; Java: How to program, 9th ed, Ed. Prentice-Hall, ISBN: FARRER, H.; BECKER, C. G.; FARIA, E. C.; MATOS, H. F.; et al. Algoritmos estruturados. 3ed, Ed. LTC, ISBN: FARRER, H.; BECKER, C. G.; FARIA, E. C.; MATOS, H. F.; et al. Pascal estruturado. 3ed, Ed. LTC, ISBN: GUIMARÃES, A. M.; LAGES, N. A. C.; Algoritmos e estruturas de dados. 1ed, Ed. LTC, ISBN: GRIFFITHS,D., BARRY,P., Head First Programming A learner's guide to programming using the Python language, O Reilly, 2009, 406p. Velloso, F. C.; Informática: Conceitos Básicos. 7ed, Ed. Campus, ISBN:

Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I

Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias Programação I Técnicas de verificação de algoritmos Um tipo de teste de algoritmo, denominado Teste de Mesa (ou Teste Exaustivo) pode ser feito

Leia mais

Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I

Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias Programação I Variáveis compostas Os arrays também são conhecidos como variáveis compostas. Variáveis compostas Correspondem a um certo número

Leia mais

Programação Estruturada Aula VisualG

Programação Estruturada Aula VisualG Programação Estruturada Aula VisualG Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br 2 CRIANDO ALGORITMO CRIANDO ALGORITMO Passos para construir Algoritmos Ler enunciado do problema, compreendendo-o

Leia mais

Algoritmo e Programação Matemática

Algoritmo e Programação Matemática Algoritmo e Programação Matemática Fundamentos de Algoritmos Parte 1 Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais Dados A funcionalidade principal de um computador

Leia mais

Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I

Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias Programação I Variáveis compostas homogêneas Multidimensionais (o uso de arrays para a representação de matrizes e outras abstrações) Matrizes

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Algoritmos Computacionais. Sérgio Carlos Portari Júnior

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Algoritmos Computacionais. Sérgio Carlos Portari Júnior LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Algoritmos Computacionais Sérgio Carlos Portari Júnior portari.uemgfrutal@gmail.com Tópicos abordados Algoritmos Computacionais Estrutura de Dados Tipos Primitivos Constantes Variáveis

Leia mais

Noções de algoritmos - Aula 1

Noções de algoritmos - Aula 1 Noções de algoritmos - Aula 1 Departamento de Física UFPel Definição de algoritmo Sequência ordenada e finita de operações para a realização de uma tarefa. Tarefa: Experimento de Física I. Passo 1: Reunir

Leia mais

Capítulo 1 Conceitos Básicos

Capítulo 1 Conceitos Básicos Capítulo 1 Conceitos Básicos Licenciatura em Computação Fundamentos de Lógica para Programação Prof. Nícolas Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br http://professor.ifsertao-pe.edu.br/nicolas.trigo Introdução

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Conceitos Lógica de Programação técnica de encadear pensamentos

Leia mais

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Algoritmos - 1 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Conceitos básicos Computador: conceito clássico (até quando????) HARDWARE (partes físicas) SOFTWARE (programas) SCEF 2 Conceitos básicos Computador:

Leia mais

Linguagem de Programação I Prof. Tiago Eugenio de Melo.

Linguagem de Programação I Prof. Tiago Eugenio de Melo. Linguagem de Programação I Prof. Tiago Eugenio de Melo tmelo@uea.edu.br www.tiagodemelo.info 1 Sumário Introdução Conceitos preliminares Introdução Variáveis Comandos Condicionais 2 Por que aprender a

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

Portugol. Tiago Alves de Oliveira

Portugol. Tiago Alves de Oliveira Portugol Tiago Alves de Oliveira Revisando Algoritmo: Sequência finita de passos que levam à execução de uma tarefa Claro e preciso. Ex. somar dois números Algoritmo precisa seguir uma sequência lógica

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 06 - Introdução a algoritmos Roteiro Algoritmos Formas

Leia mais

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados 3. Introdução Segundo alguns especialistas, qualquer programa de computador pode ser escrito utilizando apenas três estruturas básicas: Seqüência, Condição e Repetição. Isto significa que, na construção

Leia mais

Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I

Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias Programação I Tipos pré-definidos Unidades Funções pré-definidas Tipos do Turbo Pascal Inteiros (Integer) Representam o conjunto dos números

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 3: Algoritmos computacionais Representação de Algoritmos Sintaxe Tipos de dados Expressões

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 3: Algoritmos computacionais Representação de Algoritmos Sintaxe Tipos de dados Expressões Processamento de Dados aplicado à Geociências 1 AULA 3: Algoritmos computacionais Representação de Algoritmos Sintaxe Tipos de dados Expressões UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação Créditos Introdução à Ciência da Computação Tópicos Preliminares em Programação Exceto por adaptações e complementos menores, o material a seguir é composto de slides gentilmente cedidos por: Prof. Rudinei

Leia mais

Aula 4B. Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany

Aula 4B. Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany Fundamentos de Programação 1 Aula 4B Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany Lógica A lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Sequência Lógica São passos

Leia mais

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Algoritmos Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Conceitos Linhas de Código de um Algoritmo ou Programa escrita do programa linha a linha, ou seja, a sintaxe do programa, podendo-se

Leia mais

Introdução a programação Visão geral

Introdução a programação Visão geral Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Introdução a programação Visão geral Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Conceitos lógica/algoritmo A lógica é usada no dia a dia das pessoas para

Leia mais

Sintática: como é escrito cada elemento da linguagem de programação.

Sintática: como é escrito cada elemento da linguagem de programação. 4ª. AULA Sintaxe e Semântica Para que uma linguagem de programação atenda aos requisitos especificados de forma eficiente, ela deve ser escrita de forma única (não ambígua). Isso envolve a definição: Sintática:

Leia mais

4) Defina o que vem a ser um algoritmo, e porque, o mesmo depende do processo.

4) Defina o que vem a ser um algoritmo, e porque, o mesmo depende do processo. Lista de Exercício 1 Algoritmo e Programação 29/08/2018 (Solução) 1) Escreva conforme a premissas computacionais, o que vem a ser, lógica. R: São as premissas básicas para se executar instruções, alocadas

Leia mais

Introdução aos Algoritmos

Introdução aos Algoritmos Introdução aos Algoritmos Aula 05 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa http://www2.ufersa.edu.br/portal/professor/diogopedrosa diogopedrosa@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semiárido Bacharelado

Leia mais

PORTUGUÊS ESTRUTURADO: INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA

PORTUGUÊS ESTRUTURADO: INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA PORTUGUÊS ESTRUTURADO: INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA SUMÁRIO Introdução Conceitos básicos Formato básico Tipos primitivos Variáveis Constantes Operadores Operações

Leia mais

Conceitos Básicos de Algoritmos

Conceitos Básicos de Algoritmos Conceitos Básicos de Algoritmos 35 TIPOS PRIMITIVOS Palavra-reservada: inteiro - define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais Palavra-reservada: real - define variáveis numéricas

Leia mais

Fundamentos de Algoritmos (5175/31)

Fundamentos de Algoritmos (5175/31) UEM/CTC Departamento de Informática Curso: Ciência da Computação Professor: Flávio Rogério Uber Fundamentos de Algoritmos (5175/31) Material Original: Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa (UEM/DIN)

Leia mais

I - CONCEITOS INICIAIS

I - CONCEITOS INICIAIS Sumário I - CONCEITOS INICIAIS... 2 Lógica de programação... 2 Algoritmo... 2 Instrução... 3 Programa de Computador... 3 Fases... 4 Diagrama de Blocos... 4 II - VARIÁVEIS... 5 Numéricas... 5 Cadeia ou

Leia mais

Introdução aos Algoritmos

Introdução aos Algoritmos Introdução aos Algoritmos Aula 05 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa http://www2.ufersa.edu.br/portal/professor/diogopedrosa diogopedrosa@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semiárido Bacharelado

Leia mais

Noções de Algoritmos

Noções de Algoritmos Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Noções de Algoritmos DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Tópicos da aula Algoritmos

Leia mais

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Linguagem de Programação Para que o computador consiga ler um programa e entender o que fazer, este programa deve ser escrito

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo ALGORITMOS Um algoritmo é uma sequência de instruções

Leia mais

AEDI Fundamentos Revisão 1

AEDI Fundamentos Revisão 1 exatasfepi.com.br AEDI Fundamentos Revisão 1 André Luís Duarte Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; Provérbios 3:13 Conceitos em Programação Técnicas de algoritmos Descrição

Leia mais

Informática Fundamentos em C++ Revisão 1

Informática Fundamentos em C++ Revisão 1 exatasfepi.com.br Informática Fundamentos em C++ Revisão 1 André Luís Duarte Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; Provérbios 3:13 Conceitos em Programação Técnicas de

Leia mais

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Programa em Linguagem Algorítmica Nesse curso nós vamos utilizar a linguagem algorítmica para

Leia mais

Lógica de Programação e Algoritmos. Prof. André Y. Kusumoto

Lógica de Programação e Algoritmos. Prof. André Y. Kusumoto Lógica de Programação e Algoritmos Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com 2 Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Constantes, Variáveis e Tipos de Dados Variáveis e constantes

Leia mais

Prof. Jorge Cavalcanti

Prof. Jorge Cavalcanti Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia de Computação Introdução a Algoritmos Parte 02 (baseado no material do prof. Marcelo Linder) Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br

Leia mais

ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS

ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS Algoritmos Tipos de Dados Prof. André Peixoto - Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação dos dados/informações contidas em sua memória. Podemos

Leia mais

BCC Introdu c ao ` a Programa c ao Portugol Guillermo C amara-ch avez UFOP 1/35

BCC Introdu c ao ` a Programa c ao Portugol Guillermo C amara-ch avez UFOP 1/35 BCC 201 - Introdução à Programação Portugol Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/35 Introdução I Lógica A lógica é usada no dia a dia das pessoas que trabalham com computação para solucionar problemas de forma

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@gmail.com

Leia mais

FACULDADE BATISTA MINEIRA - CST Banco de Dados Estruturas de Dados - Variáveis

FACULDADE BATISTA MINEIRA - CST Banco de Dados Estruturas de Dados - Variáveis Variável, na Matemática, é um termo utilizado em substituição de outro, normalmente, desconhecido. É utilizado para representar um número ou um conjunto. No contexto da programação de computadores, uma

Leia mais

Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos. Prof. Elyssandro Piffer

Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos. Prof. Elyssandro Piffer Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos Prof. Elyssandro Piffer CONCEITO DE ALGORITMO O computador pode auxiliar em muitas tarefas, contudo ele não possui independência, não é inteligente,

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação

Algoritmos e Técnicas de Programação Algoritmos e Técnicas de Programação Estrutura, Visualg e Variáveis filipe.raulino@ifrn.edu.br Programação Estruturada A programação estruturada (Top-Down) estabelece uma disciplina de desenvolvimento

Leia mais

01/08/2011. Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos. Numéricos. Tipos de dados. Dados Numéricos Inteiros. Dados Numéricos Reais.

01/08/2011. Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos. Numéricos. Tipos de dados. Dados Numéricos Inteiros. Dados Numéricos Reais. Engenharia de Controle e Automação Programação I Prof. Ricardo Sobjak ricardo.sobjak@ifsc.edu.br Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos Tipos de dados Os tipos de dados primitivos ou básicos são

Leia mais

Apresentação da ferramenta de programação. Comandos de entrada e saída. Prof. Alex Camargo

Apresentação da ferramenta de programação. Comandos de entrada e saída. Prof. Alex Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Apresentação da ferramenta de programação. Comandos de entrada e saída Prof. Alex Camargo alexcamargoweb@gmail.com Linguagem C A linguagem

Leia mais

Introdução a Lógica de Programação

Introdução a Lógica de Programação Introdução a Lógica de Programação O processo de programação é uma conversa controlada entre um ser humano (tecnicamente preparado) e um computador Linguagem Linguagem de baixo nível Grande dificuldade,

Leia mais

Fábio Rodrigues / Israel Lucania

Fábio Rodrigues / Israel Lucania Fábio Rodrigues / Israel Lucania Variável é um local na memória principal, isto é, um endereço que armazena um conteúdo. Em linguagem de alto nível nos é permitido dar nomes a esse endereço, facilitando

Leia mais

Introdução à Programação. 2ª aula. Prof. José Honorato F. Nunes

Introdução à Programação. 2ª aula. Prof. José Honorato F. Nunes Introdução à Programação 2ª aula Resumo da aula Representação de algoritmos Atividades de revisão de algoritmos Variáveis Tipos de dados Constantes Atividades Formas de Representação de Algoritmos As principais

Leia mais

Técnicas de Programação

Técnicas de Programação Técnicas de Programação Algoritmos Anderson Gomes Eleutério Lógica A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 E-books PCNA. Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 APRESENTANDO A LINGUAGEM C. Página 1

1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 E-books PCNA. Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 APRESENTANDO A LINGUAGEM C. Página 1 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 E-books PCNA Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 APRESENTANDO A LINGUAGEM C Página 1 2 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 SUMÁRIO Apresentação -----------------------------------------------------------

Leia mais

Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I

Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias. Programação I Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias Programação I Elementos da programação Estruturada Estruturas sequenciais Estruturas de seleção Estruturas de iteração (repetições) Instruções

Leia mais

08/05/2012. Tipos de dados. Tipos de dados. Elementos Básicos. Tipos de dados. Elementos Básicos Tipos de dados. Dados e seus tipos:

08/05/2012. Tipos de dados. Tipos de dados. Elementos Básicos. Tipos de dados. Elementos Básicos Tipos de dados. Dados e seus tipos: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 Elementos Básicos Tipos de dados Dados e seus tipos: Computadores lidam com diversos tipos de dados: numéricos,

Leia mais

Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção

Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção Fernanda Passos Universidade Federal Fluminense Programação de Computadores IV Fernanda Passos (UFF) Algoritmos: Formalização e Pseudo-Código Programação de

Leia mais

AULA 02. OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

AULA 02. OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO AULA 02 OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO A lógica é a ciência do pensamento correto. Esta declaração não implica, contudo em afirmar que ela seja a ciência da verdade.

Leia mais

Variáveis, Expressões Aritméticas e Entrada e Saída de Dados

Variáveis, Expressões Aritméticas e Entrada e Saída de Dados Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Variáveis, Expressões Aritméticas e Entrada e Saída de Dados ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso quando estiver em

Leia mais

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS 782 - Programação em C/C++ - estrutura básica e conceitos fundamentais Linguagens de programação Linguagem de programação são conjuntos de palavras formais, utilizadas na escrita de programas, para enunciar

Leia mais

TIPOS DE DADOS E VARIÁVEIS

TIPOS DE DADOS E VARIÁVEIS AULA 3 TIPOS DE DADOS E VARIÁVEIS 3.1 Tipos de dados Os dados manipulados por um algoritmo podem possuir natureza distinta, isto é, podem ser números, letras, frases, etc. Dependendo da natureza de um

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções

Leia mais

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Programação em C Variáveis e Expressões DCA0800 Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas de Repetição Aula Tópico 4 (while, for) 1 Problema 10 Suponha que soma (+) e subtração (-) são as únicas operações disponíveis em C. Dados dois números

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Introdução à Lógica de Programação 1 Resolução de problemas usando computador Computador: ferramenta para processamento automático de dados Processamento

Leia mais

Algoritmos - 2. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Algoritmos - 2. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Algoritmos - 2 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Pseudocódigo Também chamada de de linguagem estruturada, reune um conjunto de de ações (ou comandos), usando uma linguagem simples e genérica,

Leia mais

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves.

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves. Conceitos Básicos Professor: Juliano Lucas Gonçalves juliano.goncalves@ifsc.edu.br Agenda Revisão Algoritmos Memória, variáveis e constantes Estrutura básica de um algoritmo em pseudocódigo 2 O que já

Leia mais

Conceitos básicos de algoritmos

Conceitos básicos de algoritmos Conceitos básicos de algoritmos Operadores Aritméticos Unários: +, - Exemplos: +1-5.9... var a: inteiro... a

Leia mais

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1 AULA 15 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1 15.1 O comando enquanto-faca- Considere o problema de escrever um algoritmo para ler um número inteiro positivo, n, e escrever todos os números inteiros de 1 a

Leia mais

INF1005: Programação I. Capítulo 2. Ivan Mathias Filho Algoritmo

INF1005: Programação I. Capítulo 2. Ivan Mathias Filho Algoritmo INF1005: Programação I Capítulo 2 Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br 1 Algoritmo Devido às características da CPU, a solução de um problema tem a forma de uma seqüência finita de instruções elementares;

Leia mais

A única diferença entre o difícil e o impossível é que o último demora um pouco mais de tempo para ser alcançado..

A única diferença entre o difícil e o impossível é que o último demora um pouco mais de tempo para ser alcançado.. Técnicas de Programação em Engenharia Elétrica I - Engenharia de Sistemas Embarcados - Introdução aos Algoritmos A única diferença entre o difícil e o impossível é que o último demora um pouco mais de

Leia mais

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo Programação Básica Estrutura de um algoritmo Código-fonte Como vimos na aula anterior um algoritmo pode ser representado usando um fluxograma Um algoritmo pode também ser representado usando texto Esse

Leia mais

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores ! Variáveis, Tipos de Dados e Operadores Engenharias Informática Aplicada 2.o sem/2013 Profa Suely (e-mail: smaoki@yahoo.com) VARIÁVEL VARIÁVEL É um local lógico, ligado a um endereço físico da memória

Leia mais

Pseudocódigo e Visualg

Pseudocódigo e Visualg Pseudocódigo e Visualg Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br Agenda Revisão Algoritmos Estrutura de dados Estrutura básica de um algoritmo em pseudocódigo Teste de mesa Operadores

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Conceitos básicos de algoritmos Prof. Renato Pimentel. Computação

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Conceitos básicos de algoritmos Prof. Renato Pimentel. Computação Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Conceitos básicos de algoritmos Prof. Renato Pimentel 1 Computação Dados Informações vindas de usuários ou de outras máquinas; Processamento transformação

Leia mais

Programação I Apresentação

Programação I Apresentação Programação I Apresentação Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br Referências JUNIOR, D. P.; NAKAMITI, G. S.; ENGELBRECHT, A. de M. E.; BIANCHI, F. Algoritmos e Programação

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Edirlei Soares de Lima Introdução a Computação Aula 02 Lógica de Programação Lógica de Programação Lógica de Programação é a técnica de criar sequências lógicas de ações para atingir

Leia mais

- Aula 01, 02, 03 e 04 Apresentação da disciplina.

- Aula 01, 02, 03 e 04 Apresentação da disciplina. 1 - Aula 01, 02, 03 e 04 Apresentação da disciplina. Disciplina: Algoritmos (Disciplina é pré-requisito para outras disciplinas). Plano de Ensino: Estrutura Sequencial, Estrutura de Decisão (Desvio Condicional

Leia mais

Aula 6: Entrada e Saída

Aula 6: Entrada e Saída Aula 6: Entrada e Saída Fernanda Passos Universidade Federal Fluminense Programação de Computadores IV Fernanda Passos (UFF) Entrada e Saída Programação de Computadores IV 1 / 29 Agenda 1 Revisão e Contexto

Leia mais

É neste ponto que entra o conceito de lógica de programação.

É neste ponto que entra o conceito de lógica de programação. AULA 01 OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO A lógica é a ciência do pensamento correto. Esta declaração não implica, contudo, em afirmar que ela seja a ciência da verdade.

Leia mais

Introdução a Algoritmos - Revisão

Introdução a Algoritmos - Revisão Introdução a Algoritmos - Revisão O computador é uma máquina capaz de seguir uma certa espécie de algoritmos, chamados programas Ele possui uma memória, capaz de armazenar dados, e uma unidade aritmética,

Leia mais

Programação: Vetores

Programação: Vetores Programação de Computadores I Aula 09 Programação: Vetores José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011-1 1/62 Motivação Problema Faça um programa que leia

Leia mais

ALGORITMOS AULA 2. Profª Amanda Gondim

ALGORITMOS AULA 2. Profª Amanda Gondim ALGORITMOS AULA 2 Profª Amanda Gondim LINEARIZAÇÃO DE EXPRESSÕES Para a construção de algoritmos que realizam cálculo matemáticos, todas as expressões aritméticas devem ser linearizadas, ou seja, colocadas

Leia mais

Métodos de Representação de Algoritmos

Métodos de Representação de Algoritmos Métodos de Representação de Algoritmos Contudo, quando falamos em algoritmo sob o enfoque computacional, como já foi mencionado, não podemos utilizar uma descrição narrativa para representar um algoritmo.

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 03 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 03 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 03 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo LINEARIZAÇÃO DE EXPRESSÕES Para a construção de algoritmos

Leia mais

Algoritmos e Linguagem de Programação I

Algoritmos e Linguagem de Programação I Algoritmos e Linguagem de Programação I Roberto Ferreira roberto.ferreira@lapa.ifbaiano.edu.br 2014.1 Módulo I Aula 3 Algoritmos Computacionais Na aula anterior vimos... Quais são os passos para solucionar

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 2 Elementos fundamentais de Algoritmos, Conceitos de Variáveis Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 21/03/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Aula de Hoje

Leia mais

Linguagem Computacional

Linguagem Computacional Informática II Linguagem Computacional Algoritmos e Programação Parte 2 Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves 1 Sumário Tipos de Dados Variáveis Modelo esquemático Características e Regras

Leia mais

CURSO de NIVELAMENTO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

CURSO de NIVELAMENTO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO CURSO de NIVELAMENTO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Lógica de Programação Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos (instruções) para atingir determinado objetivo. Instruções Instruções são regras

Leia mais

Algoritmos: tipos de dados, variáveis e expressões

Algoritmos: tipos de dados, variáveis e expressões Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Algoritmos: tipos de dados, variáveis e expressões DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 03 Introdução a Linguagem C Edirlei Soares de Lima Estrutura de um Programa C Inclusão de bibliotecas auxiliares: #include Definição

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Expressando a lógica em programação Ferramentas gráficas: diagramas e fluxogramas; Ferramentas textuais: pseudocódigos ou metalinguagens (Português

Leia mais

Linguagem de Descrição de algoritmos

Linguagem de Descrição de algoritmos FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Linguagem de Descrição de algoritmos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br Definição - Algoritmo Diariamente, executamos uma série

Leia mais

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Algoritmos - 1 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Conceitos básicos Computador: conceito clássico (até quando????) HARDWARE (partes físicas) SOFTWARE (programas) PCF2017 2 Conceitos básicos

Leia mais

Algoritmos Estrutura Condicional

Algoritmos Estrutura Condicional Algoritmos Estrutura Condicional Aula 06 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa http://www2.ufersa.edu.br/portal/professor/diogopedrosa diogopedrosa@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semiárido Bacharelado

Leia mais

Lógica de Programação I. Gilson de Souza Carvalho

Lógica de Programação I. Gilson de Souza Carvalho Gilson de Souza Carvalho gaucho.gilson@hotmail.com 1. Estruturas básicas Apresentaremos um resumo com os comandos estudados para criação de algoritmos. Para utilizar estes comandos, usaremos uma sintaxe

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Programação com sequência Prof. M.Sc.: João Paulo Q. dos Santos E-mail: joao.queiroz@ifrn.edu.br Página: http://docente.ifrn.edu.br/joaoqueiroz/ Etapas de ação de um computador

Leia mais

O que é Sintaxe e Semântica? Sintaxe e Semântica. O que é Sintaxe e Semântica? Sintaxe e Semântica. Instruções Primitivas

O que é Sintaxe e Semântica? Sintaxe e Semântica. O que é Sintaxe e Semântica? Sintaxe e Semântica. Instruções Primitivas Construção de Algoritmos Algoritmos e Lógica de Programação Estrutura seqüencial Dicas para escrever bons algoritmos Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br O que é? Sintaxe diz respeito a forma de como as

Leia mais

Introdução a Programação. Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin

Introdução a Programação. Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin Introdução a Programação Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin Programas Programas são instruções para o computador executar uma tarefa Estas instruções seguem uma lógica Lógica: modo

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

Introdução. Lógica e Algoritmo. Lógica e Algoritmo. Lógica e Algoritmo. Lógica e Algoritmo. Lógica e programação Aula 02

Introdução. Lógica e Algoritmo. Lógica e Algoritmo. Lógica e Algoritmo. Lógica e Algoritmo. Lógica e programação Aula 02 Introdução Lógica e programação Aula 02 Lógica na resolução de problemas computacionais Algortimos aplicados à solução de problemas computacionais Formalização de algoritmos Exercícios Sky Informática

Leia mais