INFLUÊNCIAS DO REGIME INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO NA NORMATIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFLUÊNCIAS DO REGIME INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO NA NORMATIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO"

Transcrição

1 INFLUÊNCIAS DO REGIME INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO NA NORMATIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO Gisele Lúcio da Costa Petrillo 1 Hugo Tomazeti Neto 2 João Pedro Tavares Damasceno 3 RESUMO: O artigo propõe verificar como diretrizes, orientações e compromissos acordados no regime internacional para a educação coordenado pela UNESCO -, influenciam a formulação de normas, políticas, planos e programas nacionais na condução do Ensino Superior no Brasil, a partir da década de Para tanto, a pesquisa bibliográfica e documental possibilitou constatar como os temas acesso, expansão, qualidade da educação, cooperação internacional, internacionalização, discutidos nas principais Conferências Mundiais realizadas durante o período, estão expressos na legislação doméstica para a educação superior. PALAVRAS-CHAVE: Ensino Superior; Legislação Educacional; Regime Internacional. INTRODUÇÃO Na sociedade contemporânea, importante vantagem comparativa dos países é determinada pela sua capacidade de uso do conhecimento e das inovações tecnológicas para alcance de seus interesses. Assim, a educação 4, nos diferentes níveis, adquire, cada vez mais, papel estratégico para o desenvolvimento econômico, político e social dos Estados e para sua inserção no cenário internacional. Essa centralidade faz do conhecimento um pilar da riqueza e do poder das nações (BERNHEIM, 2008, p.7). Ao mesmo tempo, lembra o autor que 1 Mestranda em Ciência Política: Universidade Federal de Goiás, petrillo.gisele@gmail.com, especialista em Educação, graduada em Relações Internacionais. 2 Mestrando em Ciência Política: Universidade Federal de Goiás, tomazeti@outlook.com, graduado em Relações Internacionais. 3 Mestrando em Ciência Política: Universidade Federal de Goiás, tavaresgyn@gmail.com, graduado em Relações Internacionais. 4 Para entender o estado da arte da educação na sociedade do conhecimento, vide Silva (2011, p.16-29).

2 Os estados têm fronteiras, o conhecimento, horizontes. (...) A emergência do conhecimento sem fronteiras confronta a educação superior contemporânea com desafios sem precedentes. (BERNHEIM, 2008, p.17). Em todo o mundo, o ensino é a chave para o crescimento econômico. O ensino é visto como um elemento central para o crescimento e renovação econômica, e também para o bem-estar e a coesão social. Para Schwartz (2012, p.85) o Brasil, como uma das novas economias emergentes e objetivando tornar-se um importante ator no cenário internacional, precisa de boas instituições universitárias capazes de produzir cientistas e engenheiros e de políticas claras para melhorar o nível das instituições de ensino superior. Segundo o autor, a economia brasileira, cada vez mais complexa e sofisticada, exige uma população mais qualificada e pesquisas mais relevantes. Para atender a essa demanda é necessário conhecer (e alterar) as prioridades do ensino superior no país e traçar estratégias para e educação, ciência, tecnologia e inovação. A partir desses pontos preliminares, o objetivo proposto neste trabalho consiste em discutir o regime internacional para a educação existente no cenário externo e seus impactos nos ordenamentos legais de alcance nacional no sistema de ensino superior no Brasil. Com o intuito de compreender como a questão da educação superior é abordada, no âmbito multilateral conduzida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), buscou-se verificar como as discussões na pauta internacional, durante as Conferências Mundiais sobre o tema e os compromissos assumidos pelos Estados por meio das Declarações 5, são expressos na elaboração das normas educacionais brasileiras e na formulação de políticas, planos e programas nacionais para o ensino superior. O levantamento bibliográfico e a pesquisa documental adotados como procedimentos metodológicos da investigação permitiram reflexões acerca da configuração do regime internacional para a educação e sua alcance no âmbito doméstico como elementos fundamentais para a compreensão dos atos governamentais, estabelecidos em leis e políticas, planos e programas nacionais. O artigo parte da premissa da existência de um regime internacional para a educação, coordenado pela UNESCO e integrado por 193 Estados-membros, além da 5 Documentos finais formalizando as intenções das Conferências a serem ratificados pelos Estados.

3 cooperação de outras agências 6 da Organização das Nações Unidas (ONU). Empregamse algumas definições conceituais para fundamentar a posição. Não se pretende, entretanto, avançar no debate teórico sobre regimes. A revisão de literatura sobre teoria dos regimes concentrou-se nos estudos de Lucena (2012) e as fontes primárias (Declarações, legislação, planos e programas) foram localizadas na rede mundial de comunicação. A abordagem do trabalho pretende apresentar de forma descritiva e normativa a legislação doméstica, ressaltando alguns elementos que caracterizam a influência do regime internacional na regulamentação do sistema de ensino superior brasileiro. O REGIME INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DA UNESCO Existem diferentes concepções acerca do termo regime e não há exatamente um consenso entre os estudiosos a respeito do conceito. Lucena (2012) aponta três importantes autores sobre o tema: Krasner, Youg e Keohane. Segundo Krasner (1983) apud Lucena (2012), o termo pode ser definido como princípios, normas, regras e processos decisórios, implícitos ou explícitos, para os quais as expectativas dos atores afluem em determinados domínios das relações internacionais. Ela explica que essa perspectiva enfatiza os componentes do regime: princípios que são crenças, normas que são padrões de comportamento criados de acordo com direitos e obrigações, regras que são prescrições para a ação, e processos decisórios que são práticas preponderantes que guiam a ação coletiva. A perspectiva de Young, que procura avançar para além da formalização legal do conceito, considera que regimes são instituições sociais que direcionam as atividades daqueles que estão interessados em uma determinada área (YOUNG, 1983 apud LUCENA, 2012). Já Keohane define regimes como instituições que possuem regras explícitas aceitas por governos e que fazem parte de um conjunto particular de questões em relações internacionais (KEOHANE, 1989 apud LUCENA, 2012). Na abordagem da 6 Dentre as principais agências multilaterais destacam-se: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Fundo de População das Nações Unido (UNFPA) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), além da parceria do Banco Mundial.

4 pesquisa defende-se que esses conceitos não são incompatíveis entre si e que a aplicação desses pode explicar empiricamente o regime internacional de educação institucionalizado pela UNESCO. A UNESCO foi criada logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros na busca de soluções para os problemas que desafiam as sociedades. A instituição apresenta como prioridades: a defesa de uma educação de qualidade para todos e a promoção do desenvolvimento humano e social. A UNESCO no Brasil desenvolve projetos de cooperação técnica em parceria com o governo União, estados e municípios, a sociedade civil e a iniciativa privada, além de auxiliar na formulação de políticas públicas que estejam em sintonia com as metas acordadas, conforme informa a Organização das Nações Unidas (ONU) (ONU, 2013). Aplicando-se o conceito de Young, nota-se, então a experiência do regime: a UNESCO é uma instituição social que direciona as atividades daqueles interessados na área de Educação (YOUNG, 1983 apud LUCENA, 2012). Segundo a ONU: No setor de Educação, a principal diretriz da UNESCO é auxiliar os países membros a atingir as metas de Educação para Todos, promovendo o acesso e a qualidade da educação em todos os níveis e modalidades, incluindo a educação de jovens e adultos. Para isso, a Organização desenvolve ações direcionadas ao fortalecimento das capacidades nacionais, além de prover acompanhamento técnico e apoio à implementação de políticas nacionais de educação, tendo sempre como foco a relevância da educação como valor estratégico para o desenvolvimento social e econômico dos países. (ONU, 2013). No que tange à Educação Superior, a UNESCO (2013) procura incentivar a formação de professores, a mobilidade, qualidade, mudanças e inovações que surgem na sociedade. Para tanto, a organização busca articular redes internacionais e regionais de informação e de conhecimentos; reunir dirigentes e pesquisadores; incentivar o intercâmbio entre os países e as instituições; apoiar programas inovadores da educação superior, tanto do poder público, como no caso dos Programas em Educação Superior promovidos pelo Ministério da Educação, como de universidades, instituições privadas e entidades da sociedade civil; disponibilizar às universidades e outras instituições informações e documentos de referência considerados indispensáveis ao processo de mudança e renovação da educação superior.

5 Considerando os principais componentes do regime, segundo Krasner (1983) apud Lucena (2012), a saber: princípios, normas, regras e processos decisórios, é importante destacar a década de 1990 e início de 2000 para a consolidação do regime. A UNESCO promoveu eventos, estudos, declarações e normatizações, estimulando o debate entre especialistas da área e representantes da sociedade civil, a fim de alcançar consenso e legitimar diretrizes e orientações. Dentre essas se destacam, conforme assinalam Werthein e Cunha (2001): A Reunião Internacional de Educação para Todos realizada em Jomtien, Tailândia, em 1990, onde foi aprovada a Declaração Mundial para o atendimento das necessidades mínimas de aprendizagem, dando inicio a um amplo movimento mundial de educação de qualidade para todos. Em 1991, foi criada a Comissão Mundial sobre Cultura e Desenvolvimento que produziu um importante relatório - Nossa Diversidade Criadora documento de referência para uma visão mais completa dos processos de desenvolvimento. Em 1993, foi criada a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI que após três anos de estudos e debates produziu o relatório Educação um Tesouro a Descobrir, quando foram estabelecidos os pilares e aprendizagens fundamentais para o Século XXI. Posteriormente, em 1994, em Salamanca, Espanha, foi realizada a Conferência Mundial sobre Necessidades Especiais de Educação, oportunidade em que foram estabelecidos importantes compromissos no setor. Em 1998, em Hamburgo, Alemanha, foi realizada a V Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA). Nesse evento foi aprovada a Declaração de Hamburgo e instituída a Década Paulo Freire de Alfabetização. No mesmo ano, em Paris, aconteceu a Conferência Mundial sobre o Ensino Superior para o Século XXI, sendo aprovada a Declaração Mundial que estabeleceu uma nova política para o setor. Esse evento destaca-se como o grande marco para a reestruturação do ensino superior no Brasil e em grande parte dos países. Realizou-se em 1999, a Conferência Mundial sobre a Educação Técnica e Profissional. Nesse evento foram aprovadas as Recomendações de Seul, lançando a política de educação profissional para todos.

6 Em 1999, em Budapeste, Hungria, realizou-se a Conferência Mundial sobre Ciência e Desenvolvimento. Posteriormente, foi aprovada a Declaração sobre a Ciência para o Século XXI, fixando diretrizes e bases para uma nova ética do desenvolvimento científico e tecnológico. No ano 2000, em Dakar, Senegal, aconteceu o Fórum Mundial de Educação para Todos, onde se deu a formalização e aprovação de novos compromissos de educação para todos o Marco de Ação de Dakar. Vale ainda destacar no âmbito mundial, a realização, no ano de 2009, em Paris, da Segunda Conferência Mundial de Educação Superior. Na oportunidade, as discussões apontaram para um novo papel das universidades, comprometidas com o desenvolvimento econômico, social e humano, para a importância da formação de professores, da promoção da cooperação entre os países e a defesa do ensino superior como bem público. Essa conferência foi particularmente importante porque ajudou a chegar a um entendimento comum e global acerca da definição de ensino superior e os principais desafios a serem enfrentados pelos governos e stakeholders 7. Verger e Maldonado- Maldonado (2010), dois dos 20 observadores oficiais do evento, contam que por trás da aparente calma, nos bastidores da Conferência, aconteceram calorosos debates e tensas negociações. Os maiores embates políticos concentraram-se, não exclusivamente, na definição de ensino superior. Os representantes dos países latino-americanos defendiam a educação superior como um bem público social e um direito humano, enquanto os representantes norteamericanos relutavam em aceitá-la como categoria de bem público. Representantes do Brasil e da Índia ajustaram com os Estados Unidos a aceitar educação superior como e não sendo um bem público. Outros dois pontos de difícil consenso foram: tratamento do ensino superior como serviço dentro da Organização Mundial de Comércio e estabelecimento de ranking universitário em todo o mundo. Em ambos os casos, foi preferível a omissão dessas questões na declaração final a correr o risco do fracasso da Conferência. 7 Empreendedores. Nesse caso são as agências de governo, grupos interessados, competidores.

7 Ao mesmo tempo aconteceu nesse período uma série de outros eventos, no âmbito regional, para o debate acerca da educação, coordenada pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) 8. Dentre os mais recentes está a XX Cúpula Ibero-americana, realizada na Argentina, em 2010, com o tema Educação para Inclusão Social. Na ocasião foi aprovado o documento Metas 2021: a educação que queremos para a geração dos Bicentenários que apresenta objetivos bastante ambiciosos como: melhorar a qualidade e a igualdade na educação para fazer frente à pobreza e à desigualdade e, desta forma, favorecer a inclusão social (UNESCO, 2010). A partir desse quadro, percebe-se que a cada evento, privilegiavam-se as orientações para um tema educacional específico, seja incluso no nível da educação básica, técnica-profissional, superior ou pós-graduação. Ao mesmo tempo, as questões referentes a acesso, expansão e qualidade da educação são recorrentes em todos eles. Nessa perspectiva, Krasner (2012, p.94) explica que os regimes precisam ser entendidos como algo mais do que arranjos temporários que mudam com cada alteração de poder ou interesses dos Estados. Assim, ao mesmo tempo em havia a inclusão de novos temas durante as subsequentes conferências, aprofundava-se o debate acerca dos temas anteriores e ampliava-se, também, a compreensão de educação e de sua relevância como um dos meios de desenvolvimento social e humano. A característica da metodologia de trabalho da UNESCO, consolidada por meio da negociação e aprovação posterior de vários documentos e dos compromissos assumidos pelos Estados-membros ao longo de quase trinta anos, demonstra a instituição do regime internacional para a educação e, ao mesmo tempo evidencia sua resistência. A resistência de um regime pode ser confirmada sempre que as escolhas institucionais feitas por seus membros, em um período anterior, possam levar a decisões e comportamentos coletivos em um momento posterior. (HASENCLEVER; MAYER; RITTBERGER, 1997 apud LUCENA, 2012, p.21). Lucena (2012) lembra que, conforme Young (2000), um regime resistente é aquele que, apesar das mudanças ocorridas, continua existindo adequadamente, seja 8 No período, informam Werthein e Cunha (2001) acontecem paralelamente as Cúpulas de Chefes de Estado e de Governo sobre a educação: Madrid (1992), Bariloche (1995), Panamá (2000), Bávaro (2002), Santa Cruz de la Sierra (2003), San José de Costa Rica, (2004), Salamanca (2005), Santiago do Chile (2007), El Salvador 2008.

8 permanecendo tão estável como outrora, seja fazendo adaptações para continuar existindo. Conforme Young (2000) apud Lucena (2012), a eficácia de um regime varia diretamente com a capacidade de os governos implementarem domesticamente suas normas. De acordo com a autora, um regime começa a funcionar quando os governos o implantam no interior de suas próprias fronteiras. A partir do material pesquisado, entende-se que o Estado brasileiro reconhece os desafios inerentes à sociedade do conhecimento e a relevância da educação superior como estratégia para seu desenvolvimento a partir da década de Ao analisar a relação do crescimento econômico do Brasil nos ciclos dos anos 1930, após a 2ª Guerra, nos anos 1970 e depois de com as políticas de educação superior, Schwartzman (2010) não percebe um elo causal entre o crescimento econômico e os investimentos na educação, na ciência e na tecnologia. Ainda que o ensino superior não pudesse ter crescido na ausência do desenvolvimento econômico, para o autor, o contrário não é verdadeiro (SCHWARTZMAN, 2010, p.86). Desde a década de 1990, passando por um período de transição, no país, tem-se alterado e criado uma série de normas internas com a finalidade de atualizar, desenvolver e consolidar o sistema de educação no país. Trata-se de um grande desafio: encarar a educação não só como uma política de governo, mas também e, sobretudo, uma política de Estado, além da eminente participação brasileira em várias conferências internacionais sobre o tema do discurso à ação. IMPLICAÇÕES DO REGIME INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO O Brasil enfrenta, há três décadas, uma problemática complexa: a formulação e a implementação de uma política ampla para o setor educacional, capaz de harmonizar os diferentes interesses, enfoques e atores, contando com instrumentos normativos internacionais ratificados internamente, e que, comprometida com o desenvolvimento social, atenda às demandas brasileiras para o setor. Para apreensão das iniciativas públicas na condução da área do ensino superior tema deste trabalho -, tendo em vista a adesão do país ao regime internacional para a educação, é necessário destacar as principais conferências para a educação superior,

9 abordando as respectivas orientações. A partir disso, são demonstradas as implicações do regime em estudo para a regulamentação do sistema de ensino superior brasileiro. Um grande marco para o debate mundial acerca da educação é a Conferência Internacional de Educação para Todos, realizada na Tailândia, em 1990, resultando posteriormente a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (EPT): Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem. O documento reafirma o direito de todos à educação, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Quanto aos temas prioritários abordados nas metas a serem alcançadas pelas partes, ao logo da década de 1990, encontram-se: expansão da educação, acesso universal e melhoria da qualidade do ensino. Apesar de o documento se referir de forma restrita ao ensino superior, depreende-se que essas três metas incluíam igualmente o ensino superior. Segundo Silva (2011), após seis anos da Declaração EPT, como muitas das metas traçadas não tinham sido alcançadas, a sociedade civil e Organizações Governamentais (ONGs), professores e agências de desenvolvimento pressionaram governos e organismos internacionais para que o acordo fosse concretizado. Devido a necessidade de sua revisão e avaliação, foi programada outra Conferência para Educação para Todos em Dakar, no ano de Mais uma vez, constata-se na Conferência que a educação é um tema de relevância e caminho para a realização de outros objetivos essenciais para uma vida de qualidade, sendo o esteio para o desenvolvimento social e econômico de todos os países (SILVA, 2011). A autora lembra o exposto no art. 6º da Declaração de Dakar: A educação enquanto um direito humano fundamental é a chave para um desenvolvimento sustentável, assim como para assegurar a paz e a estabilidade dentro e entre países e, portanto, um meio indispensável para alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias do século XXI. Não se pode mais postergar esforços para atingir as metas de EPT. As necessidades básicas da aprendizagem podem e devem ser alcançadas com urgência. (UNESCO, 2000, art. 6º apud SILVA, 2011). A Declaração de Dakar reafirma as metas da Declaração Mundial (Jomtien, 1990) e incentiva o comprometimento dos governos dos países participantes para o alcance das metas, segundo disposições das declarações, e em cooperação com agências e

10 instituições regionais e internacionais, como OEI, PNUD, UNFPA, UNICEF e também com o apoio do Banco Mundial, além da sociedade civil e do setor privado 9. Especificamente para o ensino superior, o principal documento que estabelece as diretrizes, metas, prioridades, prazos estabelecidos como compromissos a serem cumpridos pelos Estados participantes foi a Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação (1998), realizada em Paris 10. O artigo 1 da Declaração afirma a necessidade de p reservar, reforçar e fomentar ainda mais as missões fundamentais e os valores da educação superior, em particular a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável e o aperfeiçoamento da sociedade como um todo (BERNHEIM; CHAUÍ, 2008, p.16). 9 Bull (1977) apud Krasner (2012) versa que as instituições no regime ajudam a assegurar adesão às regras por meio da formulação, da comunicação, da administração, da imposição, da interpretação, da legitimação e da adaptação das regras que são prescrições ou proscrições específicas para a ação. 10 Conforme Bernheim e Chauí (2008), as principais orientações da Declaração Mundial (1998) são: (a) Desenvolver uma educação superior acessível igualmente a todos, na base do mérito. (b) Reconfirmar as missões fundamentais dos sistemas nacionais de educação superior (educar, capacitar, realizar pesquisa, contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a promoção da sociedade como um todo). (c) Oferecer oportunidades para a educação superior e para a educação permanente. (d) Reforçar a função crítica e prospectiva da educação superior. (e) Oferecer essas atividades com o devido respeito dos padrões éticos. (f) Promover a liberdade acadêmica e a autonomia das instituições de educação superior, mantendo, ao mesmo tempo, sua responsabilidade para com a sociedade. (g) Promover um sistema de educação superior que seja relevante e adaptado às necessidades da sociedade. (h) Fortalecer os laços com o mundo do trabalho e basear sua orientação de longo prazo nos objetivos e necessidades sociais, incluindo o respeito pelas culturas e a proteção ambiental. (i) Promover a contribuição da educação superior ao sistema educacional como um todo. (j) Diversificar os modelos de educação superior e os métodos de formação de estudantes para atender à demanda sem prejudicar a qualidade. (k) Fortalecer a função de pesquisa na educação superior. (l) Promover uma cultura de avaliação. (m) Promover a formação e a experiência do pessoal, de acordo com as Recomendações de 1997 relativas à Condição do Pessoal Docente da Educação Superior. (n) Promover a participação dos estudantes como principais parceiros e participantes responsáveis na renovação da educação superior. (o) Garantir a participação da mulher na educação superior, especialmente no que diz respeito à tomada de decisões. (p) Aproveitar o potencial disponível das novas tecnologias de informação e comunicação para a renovação da educação superior, ampliando e diversificando a circulação e a construção do conhecimento e da informação tendo em vista um público mais amplo. (q) Reafirmar o estatuto de serviço público da educação superior, ainda que em alguns casos a participação do setor privado possa ser necessária. (r) Reafirmar a dimensão internacional da educação superior como elemento inerente à sua essência. (s) Reafirmar a importância da aplicação de normas regionais e internacionais para o reconhecimento de estudos e diplomas. (t) Promover nos participantes um sentido pertencimento a um empreendimento comum processo de formulação de políticas nacionais.

11 No documento internacional, conforme relata Borges (2011), a educação superior é compreendida como o nível educacional responsável pelos estudos, pelo treinamento e pela formação para a pesquisa, oferecido por universidades ou outras instituições de nível pós-secundário aprovadas pelo Estado. Nessa ótica, a educação superior é compreendida como o lócus de formação de indivíduos críticos, qualificados e cultos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de um país (BORGES, 2011). Ainda que brevemente expostas, as principais diretrizes da Declaração Mundial EPT de Dakar e a Declaração Mundial sobre Educação no Século XXI se constituem em documentos internacionais relevantes, os quais vão influenciar a regulamentação e planejamento da educação, inclusive a superior, no Brasil, desde a década de 1990 até os dias atuais. Temas como acesso universal, expansão, qualidade da educação, avaliação, internacionalização e cooperação internacional, cooperação entre a educação superior e o setor produtivo fazem parte da agenda do Estado brasileiro, sendo atravessada pelas tendências globais e impactando a regulamentação do setor educacional no país. A influência do regime internacional está explícita tanto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB n.9394/96) 11, que tem como objetivo definir e regularizar o sistema nacional de educação, bem como no Plano Nacional de Educação (PNE n /2001) e a proposta do Plano Nacional de Educação O texto da Lei aprovada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1996, tendo como Ministro da Educação Paulo Renato Souza, expõe no Artigo 87, 1º: 11 A primeira LDB foi elaborada no ano de 1961, sendo seguida por uma versão em 1971, a qual vigorou até o ano de 1996, quando então foi elaborada a Lei n.º 9.394, promulgada em 20 de dezembro de A proposta do PNE do Ministério da Educação continua seguindo a orientação internacional. Inclui entre suas metas a expansão da oferta da educação superior, sobretudo, a pública por meio da ampliação do acesso e permanência na instituição educacional. Em atendimento a Meta 12 constante no PNE (a ser aprovado), que pretende levar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta, o Governo Federal aprovou recentemente no Congresso Nacional, o Projeto de Lei de criação de quatro novas universidades federais, a saber: Universidade Federal Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal da Região do Cariri (UFCA), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA), vide CÂMARA (2013).

12 A União, no prazo de um ano a partir da publicação desta Lei, encaminhará ao Congresso Nacional, o Plano Nacional de Educação, com diretrizes e metas para os dez anos seguintes, em sintonia com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos. (BRASIL, 1996). O texto do PNE 2001, por seu turno, menciona, diretamente, por duas vezes, a Declaração Mundial de Educação para Todos. A primeira referência afirma que essa é o mais importante documento internacional de educação daquele século e a segunda enfatiza a importância da universalização da oferta de uma educação de qualidade e satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, nos termos da declaração (BRASIL, 2001). Demonstrando a influência direta do regime internacional na elaboração da política para o setor educacional do país, Silva (2011) aponta que: O PNE se consubstancia num plano de Estado em regime de colaboração, atuando em sua prática os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, o qual deve ser desdobrado pelos Estados, Distrito Federal e Municípios em planos decenais correspondentes. Nestes moldes, o documento Plano Nacional de Educação, elaborado conjuntamente pelo Senado Federal e pela UNESCO. (SILVA, 2011, p. 50). Para se adaptar às orientações internacionais, a LDB n.9394/96 sofre uma série de reformas visando cumprir os postulados da Declaração Mundial sobre Educação para Todos. As alterações na principal norma sobre o sistema nacional de educação se deram, sobretudo, com a finalidade de assegurar o acesso e a permanência de todos na escola, como demonstram os exemplos: a obrigatoriedade de matrícula; a idade de ingresso; a duração dos níveis de ensino; os processos nacionais de avaliação do rendimento escolar; as diretrizes curriculares nacionais; o calendário escolar; as definições para o aluno com necessidades especiais, entre outros. Entretanto, conforme comenta Castro (2007), a LDB de 1996 pouco alterou a educação superior devido, em grande parte, aos fortes e conservadores lobbies ligado ao setor. Manteve-se o caráter indissociável entre ensino e pesquisa, acrescentando-se extensão como terceira atividade da universidade. Quanto às inovações para o ensino superior na referida Lei se destacam o fim da obrigatoriedade do vestibular como único acesso aos cursos de graduação, embora continue a ser o mecanismo mais adotado, e a criação dos cursos sequenciais, de duração mais breve, com menor grau de exigência em sua admissão e sem direito a diplomas ou ao exercício de profissões reconhecidas.

13 Experiências alternativas para acesso aos cursos de graduação são o processo seriado de avaliação, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998 e o Sistema de Seleção Unificado, criado em 2010 pela Portaria Normativa n.º2 de 26 de janeiro de Para atender aos interesses imediatos do mercado de trabalho e a expansão do ensino tem-se o Decreto nº 2.208, de 1997, que permite a multiplicação dos cursos de educação profissional no Brasil. Referente às orientações de acesso universal, no entendimento de Castro (2007), durante a tramitação da LDB, não se levantou a questão acerca de ações afirmativas em favor dos grupos sociais historicamente discriminados, particularmente os afrodescendestes, os indígenas e os estudantes oriundos de escolas públicas de nível médio. Segundo o autor, o tema ainda não havia adquirido projeção no país, embora já fizesse parte de discussões acadêmicas e mobilizasse grupos de defesa dos direitos dos negros, a partir do estudo das iniciativas tomadas em outros países, principalmente nos Estados Unidos (CASTRO, 2007, p.14). Passados mais de quinze anos, a mais recente inovação no que tange ao acesso nas universidades federais foi regulamentada pela Lei n.º /12: Art. 1 o As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Parágrafo único. No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita. (BRASIL, 2012). A expansão do setor privado pela oferta de vagas no ensino superior foi favorecida tanto no governo FHC quanto no governo Lula. Foram flexibilizados os processos de autorização de funcionamento de novas instituições de ensino particulares e de novos cursos nos estabelecimentos já existentes. Isso foi possível devido a criação, em 1999, do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e, em 2004, do Programa Universidade para Todos (PROUNI). No âmbito do setor público, a instituição do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das

14 Universidades Federais (REUNI), em 2007, também atende à orientação internacional para o tema de expansão da educação 13. No âmbito do setor público do sistema federal de ensino, o Decreto n de maio de 2006 regulamenta esse nível de educação ao dispor sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores. Essa norma acolhe os dispositivos internacionais no que se refere ao tema qualidade da educação. Quanto às diretrizes internacionais orientadas para a cooperação internacional e internacionalização da educação superior, em atendimento às prerrogativas do Plano Nacional de Educação (2001), tem-se o Projeto de Capacitação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), segundo o qual cabe às universidades o desafio de desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para a superação desigualdades sociais e regionais, qualidade e cooperação internacional. Segundo Miura (2006) o conceito de internacionalização vem se aprimorando nas últimas décadas. Para comprovar sua posição, a autora compara os estudos de Arum e Van de Water (1997) e Knigt (1994). Os primeiros propõem uma definição do termo com foco nas atividades: internacionalização refere-se às múltiplas atividades, programas e serviços relacionados aos estudos internacionais, cooperação técnica e intercâmbios educacionais internacionais (MIURA, 2006, p. 30). A segunda autora descreve a internacionalização das IES 13 Dados relevantes acerca do crescimento do sistema de ensino superior estão registrados em CASTRO (2007). Nos cursos de graduação, as matrículas aumentaram, entre 1997 e 2005, 129% de 1,9 milhões para 4,5 milhões. É interessante observar que, nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, o aumento de matrículas superou a média nacional, com os registros de crescimento de, respectivamente, 235%, 172% e 155%. O crescimento de matrículas no País, bem como em todas as regiões, concentrou-se no setor privado, que se expandiu com base em cursos de baixo custo, pouco voltados para a área tecnológica e praticamente dissociados de qualquer atividade de pesquisa. Se, em 1997, os estabelecimentos particulares eram responsáveis por 61% das matrículas de graduação do País, em 2005, respondiam por 73,2% delas. Especificamente na rede federal, as matrículas cresceram 46,4%, elevando-se de cerca de 396 mil estudantes para quase 580 mil. Entretanto, a participação dos alunos de graduação das instituições federais de educação superior no total de matrículas caiu de 20,3% para 13%. O total de estabelecimentos de educação superior cresceu de 900 para (aumento de 140,5%). A expansão também foi maior no segmento privado: 180,7% de 689 estabelecimentos para Essa expansão é evidenciada ainda mais pelo crescimento do número de cursos: eram 6.132, em 1997, e , em 2005 aumento de 232,8%. Também aqui a predominância é do setor privado, com crescimento de 314% de cursos para (CASTRO, 2007, p.11-12).

15 como um processo no qual se integra uma dimensão internacional/intercultural ao ensino, pesquisa e aos serviços de uma instituição (Knight, 1994 apud Miura, 2006, p. 30). Essa última definição concebe a internacionalização como um processo dinâmico, indo além das atividades isoladas propostas na perspectiva dos primeiros autores. Nessa perspectiva, cabe mencionar o Programa Ciência sem Fronteiras, instituído pelo Decreto 7.642, de dezembro de Esse programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pósgraduação e da mobilidade internacional. Pretende ainda contribuir para o aumento da competitividade das empresas brasileiras. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. Segundo comunicado oficial, a iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento CNPq e Capes, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. Mesmo recente, não sendo ainda possível uma análise mais profunda, o programa já é alvo de críticas. Segundo Knobel (2012, p. 20), dentre essas estariam: 1) as metas muito ambiciosas - enviar 75 mil estudantes brasileiros aos Estados Unidos, sendo que hoje esse número está em torno 8,8 mil; 2) os recursos públicos brasileiros na ordem de dois bilhões de dólares em quatro anos um esforço grande para o envio de estudantes de graduação (35% das bolsas) e de doutorado (46% das bolsas), ao passo que o argumento da administração de Barack Obama é que o apoio financeiro para o aumento de seus estudantes no exterior deve vir de fontes privadas; 3) o financiamento público do programa criticado pelo governo britânico que recentemente cortou 200 milhões de libras do ensino superior; 4) o caráter unilateral do programa quando deveria ser um programa real de intercâmbio com reciprocidade das partes e de apoio e incentivo de estudantes a continuar seus estudos acadêmicos no Brasil; 5) deficiência de estudantes brasileiros qualificados, principalmente no domínio do idioma inglês para estudar em universidades de alto nível; e 6) o programa concentrado nas áreas das ciências da saúde e da vida, e nos campos, principalmente da ciência, tecnologia, engenharia e matemática e deveria se estender a outras áreas de conhecimento. Enfim, é preciso uma análise mais detalhada da realidade da educação superior no Brasil e do

16 setor globalizado da educação superior e entender as metas e prioridades brasileiras na área para se compreender a problemática. Referente à questão do domínio de língua estrangeira, foi publicada em dezembro de 2012 a Portaria do MEC n que institui o Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), ainda em fase de construção. O artigo 1º da portaria descreve o objetivo de propiciar a formação e capacitação de alunos de graduação das IES para os exames de línguas como o TOEFL, FCE ou CAE exigidos para ingresso em universidades anglófonas por meio do programa. Além disso, objetiva-se ampliar a participação e mobilidade internacional de estudantes e contribuir para o processo de internacionalização das IES e centros de pesquisa. Operacionalmente, isso se dá por meio do curso de inglês on line de iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) My English On line (MEO) destinado a alunos de graduação e pósgraduação de IES públicas e privadas 14. A Capes, fundação do MEC, como agência governamental de fomento, desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e está a frente de vários programas de cooperação internacional por meio de acordos bilaterais e parcerias universitárias binacionais. No que tange à cooperação multilateral, a Capes coordenada vários programas como: Programa Capes/IESALC - Programa Educação Superior na América Latina e Caribe; Programa Leitorado; Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC- PG); Programa Professor Visitante do Exterior (PVE); Escola de Altos Estudos; Pró- Mobilidade Internacional (Capes/AULP) - Programas de Graduação, Pesquisa e Pós- Graduação das universidades integrantes da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), além de outros no contexto do MERCOSUL. Por meio do Decreto de janeiro de 2010 o Brasil ratifica norma do acordo internacional do MERCOSUL permitindo que alunos do ensino fundamental e médio do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile se matriculem em séries equivalentes em qualquer desses países, sem prejuízo da continuidade dos estudos Mais informações disponíveis nos sites: e 15 Fonte:Comunicação/MEChttp://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id= ).

17 Em agosto de 2005 é sancionada a lei Lei nº , que dispõe sobre o ensino da língua espanhola no Brasil. Em seu artigo 1º, ela estabelece a obrigatoriedade da oferta da língua espanhola pelas escolas, a matrícula facultativa para o aluno e a implantação gradativa nos currículos plenos do ensino médio, num prazo de 5 anos (ANDRÉS, 2010, p.12). Quanto à cooperação universitária, o Brasil integra o Setor Educacional do MERCOSUL e firma, desde 1992, protocolos de intenções que traça Planos Trienais para a Educação Superior, priorizando três áreas: acreditação de cursos/carreiras; mobilidade estudantil, sistemas de transferências de créditos e intercâmbio de docentes e pesquisadores; e cooperação interinstitucional (ANDRÉS, 2010). Para tanto, existem o Mecanismo Experimental de Credenciamento de Cursos para Reconhecimento de Títulos de Graduação Universitária nos Países do MERCOSUL (MEXA) aplicado nos os cursos de Agronomia, Engenharia e Medicina; Programa de Mobilidade Acadêmica de Cursos Credenciados (MARCA), incluindo quatro novos cursos a serem credenciados, a saber, Enfermagem, Odontologia, Veterinária e Arquitetura; Programa de Mobilidade Docente de Curta Duração e o Projeto de Apoio ao Programa de Mobilidade MERCOSUL/União Europeia. Em 2005 o Decreto promulgou o acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários para Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados Partes do MERCOSUL, que não outorga em si o direito ao exercício da profissão nos demais países. Assim, o país tem exercido no sistema de ensino superior atividade normativa e regulatória institucional, ao colocar em prática um conjunto de ações de regulamentação, regulação, coordenação e controle influenciado pelas diretrizes e orientações do regime internacional para a educação. CONSIDERAÇÕES FINAIS O artigo procurou demonstrar, a partir da perspectiva da existência do regime internacional para a educação coordenado pela UNESCO, a influência das diretrizes e

18 compromissos assumidos pelo país nas Declarações Mundiais na normatização e regulamentação do sistema de ensino superior brasileiro. A resistência desse regime pode ser empiricamente observada a partir das negociações e posterior aprovações, por parte dos Estados-membros, das Declarações Mundiais resultantes dos eventos. Com foco na relevância da educação como valor estratégico para o desenvolvimento social e econômico dos países, as Conferências Mundiais preparadas pela UNESCO, como a Conferência Internacional de Educação para Todos, realizada na Tailândia, em 1990, explicitam seus objetivos e metas de expansão, acesso e qualidade, os quais também foram reafirmados na Declaração de Dakar, em A Conferência Mundial sobre o Ensino Superior para o Século XXI, realizada em Paris no ano de 1998 e a Segunda Conferência Mundial de Educação Superior, também em Paris, em 2009, corroboram a importância estratégica da educação com ênfase para a de nível superior. Ambas focam no papel das universidades, comprometidas com o desenvolvimento econômico, social e humano, e na importância da formação de professores, da promoção da cooperação entre os países e a defesa do ensino superior como bem público. A eficácia do regime internacional para a educação foi comprovada pela disposição do governo brasileiro em implementar domesticamente as normas internacionais concordadas. A LBD (96) e o PNE (2001), por exemplo, trazem clara a perspectiva de estarem em sintonia com objetivos e metas da Declaração Educação para Todos EPT. Os temas de acesso universal e expansão da educação estão contemplados nas normas brasileiras como no PDE (2007), PROUNI (2004), REUNI (2007), Lei de Cotas (2012). A qualidade da educação recomendada internacionalmente está operacionalizada na legislação nacional como o Decreto 5.773/ 2006 que dispõe sobre a regulação, supervisão e avaliação dos cursos de ensino superior. A cooperação universitária e internacionalização das IES são efetivadas por meio dos programas internacionais e regionais nos quais o Brasil apoia e financia, como o Programa Ciência sem Fronteiras e MARCA do MERCOSUL.

19 Frente ao desafio de uma nova visão de educação superior, processo em construção desde 1990, comprovou-se que o Brasil, buscando atender às demandas nacionais, também contempla as recomendações internacionais para a educação na elaboração das normas para estruturação do sistema de ensino superior. Essa tendência está fundamentada na igualdade de acesso, na facilitação do acesso de grupos menos favorecidos, no desenvolvimento da pesquisa de longo prazo e com um maior equilíbrio entre pesquisa fundamental e aplicada; na cooperação com o mundo do trabalho e outros setores sociais, diversificação da educação superior como alternativa para ampliar o acesso de grupos excluídos, na cooperação internacional. Enfim, para ratificar a educação como elemento estratégico para desenvolvimento econômico, político e social do país, também é preciso uma percepção mais crítica e reflexiva das prioridades, objetivos e metas da educação superior, precipuamente diante da crescente influência internacional na área da educação. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRÉS, Aparecida. A educação superior no setor educacional do MERCOSUL. Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, Brasília, Disponível em: < pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 jan BORGES, Maria Creusa de Araújo. A UNESCO e o direito à educação superior. Disponível em: < trabalhoscompletos/comunicacoesrelatos/0344.pdf>. Acesso em: 25 jan BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em:< Acesso em: 30 jan BRASIL, MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº Brasília, Disponível em: < Acesso em 22 jan BRASIL, MEC. Plano Nacional de Educação Lei nº Ministério da Educação, Disponível m:< Acesso em: 23 jan BRASIL. Ciência sem Fronteiras. Disponível em: < Acesso em: 30 jan BRASIL, Lei nº de 29 de agosto de Disponível em: Acesso em: 23 jan.2013.

20 BERNHEIM, Carlos Tünnermann; CHAUÍ, Marilena de Souza. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da Conferência Mundial sobre educação superior. Brasília: UNESCO, Disponível em: < Acesso em: 8 dez CÂMARA, Plano Nacional de Educação Projeto de Lei 8035/2010.Disponível em:< 4CA3FE DE2BCB9.node1?codteor=831421&filename=Tramitacao- PL+8035/2010>. Acesso em 15 abr CASTRO, Marcelo Ottoni. A Educação Brasileira nos dez anos da LDB. Consultoria Legislativa do Senado Federal, Brasília, Disponível em: < MarceloOttoniCastro.pdf>. Acesso em: 23 jan KNOBEL, Marcelo. Brasil busca mejoramiento académico eviando estudiantes al extranjero. International Higher Education, Center of International Higher Education, Boston College, n.66, p.18-20, Disponível em: < Acesso em 12 abr KRASNER, Stephen D. Causas estruturais e consequências dos regimes internacionais: regimes como variáveis intervenientes. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v.20, n.42, jun. 2012, p Disponível em: < Acesso em: 17 set LUCENA, Andréa Freire. Teorias de regimes internacionais. In: Lucena, A. F. (coord.). Regimes internacionais: temas contemporâneos. Curitiba: Juruá, p , MIURA, Irene Kazumi. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo de três áreas de conhecimento f. Tese (Professor Livre Docente) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto Disponível em: < / livredocencia/96/tde /pt-br.php>, acesso em 20 de abril de OEI. Declaração de Mar del Plata. Disponível em: < Acesso em: 30 jan SILVA, Carolina Senra Nogueira da. A importância dos regimes internacionais para a educação brasileira: a UNESCO e o Plano Nacional de Educação de f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. PUC-MG, Belo Horizonte. Disponível em: < Acesso em: 15 jan

Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007

Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007 Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007 1 Do programa e objetivo 1.1 O Programa CAFP/BA (Centros Associados para o Fortalecimento

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

Desenvolvimento da Agenda da Educação Pós-2015

Desenvolvimento da Agenda da Educação Pós-2015 Desenvolvimento da Agenda da Educação Pós-2015 Histórico Educação para Todos (Dakar, Senegal, Abril de 2000) Seis objetivos de EPT: Expandir e melhorar a educação e os cuidados na primeira infância Universalizar

Leia mais

Programa UNIBRAL Edital CGCI n. 014 /2007

Programa UNIBRAL Edital CGCI n. 014 /2007 Programa UNIBRAL Edital CGCI n. 014 /2007 1 Do programa e objetivo 1.1 O Programa UNIBRAL, apoiado no acordo de cooperação assinado entre Brasil e Alemanha em 31 de outubro de 2000, tem como objetivo estimular

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL: A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA NACIONAL E O SISTEMA ESTADUAL

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL: A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA NACIONAL E O SISTEMA ESTADUAL AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL: A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA NACIONAL E O SISTEMA ESTADUAL Resumo Marianne Pereira Souza - UFGD marianne-souza@hotmail.com Giselle Cristina Martins Real

Leia mais

XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME

XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME Os desafios da Educação Infantil nos Planos de Educação Porto de Galinhas/PE Outubro/2015 Secretaria de Educação Básica CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL É direito dos trabalhadores

Leia mais

Mesa Redonda: PNE pra Valer!

Mesa Redonda: PNE pra Valer! Mesa Redonda: PNE pra Valer! Construindo o futuro ou reeditando o passado? Um esboço comparativo entre a Lei 10.172/2001 e o PL 8035/2010 Idevaldo da Silva Bodião Faculdade de Educação da UFC Comitê Ceará

Leia mais

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 Ação Educativa Organização não governamental fundada por um

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS EIXO III - CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da

Leia mais

META NACIONAL 20- ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto

META NACIONAL 20- ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto META NACIONAL 20- ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto - PIB do País no 5 o (quinto) ano de vigência

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

V - promover a cooperação internacional na área de ciência, tecnologia e inovação;

V - promover a cooperação internacional na área de ciência, tecnologia e inovação; DECRETO Nº 7.642, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 * Programa Ciência sem Fronteiras. * Institui o Programa Ciência sem Fronteiras. A Presidenta da República, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84,

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica Francisco Aparecido Cordão Conselheiro da Câmara de Educação Básica do CNE facordao@uol.com.br 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Leia mais

NORMAS PARA PROGRAMAS DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE FORMAÇÃO, DE PESQUISA E TECNOLÓGICA - FAPEG-I

NORMAS PARA PROGRAMAS DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE FORMAÇÃO, DE PESQUISA E TECNOLÓGICA - FAPEG-I RESOLUÇÃO N. 001/2007 ANEXO NORMAS PARA PROGRAMAS DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE FORMAÇÃO, DE PESQUISA E TECNOLÓGICA - FAPEG-I 1. Conceituação As normas relativas à concessão de Bolsas de Formação, de Pesquisa

Leia mais

Luiz Roberto Liza Curi. Sociólogo / Doutor em Economia. Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com

Luiz Roberto Liza Curi. Sociólogo / Doutor em Economia. Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com Luiz Roberto Liza Curi Sociólogo / Doutor em Economia Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com 1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 Art. 8 A União, os Estados

Leia mais

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos Texto adotado pela Cúpula Mundial de Educação Dakar, Senegal - 26 a 28 de abril de 2000. 1. Reunidos em Dakar em Abril

Leia mais

Planejando a Próxima Década. Alinhando os Planos de Educação

Planejando a Próxima Década. Alinhando os Planos de Educação Planejando a Próxima Década Alinhando os Planos de Educação EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 59, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 Art. 4º O caput do art. 214 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação,

Leia mais

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto TÍTULO DO PROJETO: Fortalecimento da capacidade institucional com vistas a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação dos programas de fomento voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS MARCOS LÓGICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

LEVANTAMENTO DOS MARCOS LÓGICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA LEVANTAMENTO DOS MARCOS LÓGICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 1. Marcos Lógicos Publicação/Origem NORMATIVAS INTERNACIONAIS Convenção Relativa à Luta contra a Discriminação no Campo do Ensino Convenção

Leia mais

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I 1. Plano de Ação A seguir apresenta-se uma estrutura geral de Plano de Ação a ser adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 Objeto da contratação Consultor sênior Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 04 meses Data limite para envio

Leia mais

Consultoria para avaliar a atividade de monitoramento e implementação do Programa Brasil Quilombola

Consultoria para avaliar a atividade de monitoramento e implementação do Programa Brasil Quilombola Consultoria para avaliar a atividade de monitoramento e implementação do Programa Brasil Quilombola 1. Programa: Atividade do Programa Interagencial para a Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia.

Leia mais

Programa CAPES/BRAFITEC. Brasil/França Ingénieur Technologie. Edital CGCI n. 022/2007

Programa CAPES/BRAFITEC. Brasil/França Ingénieur Technologie. Edital CGCI n. 022/2007 Programa CAPES/ Brasil/França Ingénieur Technologie Edital CGCI n. 022/2007 1 Do programa O Programa (Brasil/França Ingénieur Technologie) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

Sistema de Educación Superior en Brasil: Panorama, perspectivas y desafíos.

Sistema de Educación Superior en Brasil: Panorama, perspectivas y desafíos. Sistema de Educación Superior en Brasil: Panorama, perspectivas y desafíos. CLAUDIA MAFFINI GRIBOSKI Directora de Evaluación del INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquizas Educacionais Ainísio Teixeria

Leia mais

Setor Educacional do MERCOSUL - SEM

Setor Educacional do MERCOSUL - SEM MERCOSUL Setor Educacional do MERCOSUL - SEM Os Ministros de Educação do MERCOSUL se reúnem duas vezes por ano há 22 anos para elaborar, coordenar e executar políticas públicas em Educação entre países

Leia mais

BR/2001/PI/H/3. Declaração das ONGs Educação para Todos Consulta Internacional de ONGS (CCNGO), Dakar, 25 de Abril de 2000

BR/2001/PI/H/3. Declaração das ONGs Educação para Todos Consulta Internacional de ONGS (CCNGO), Dakar, 25 de Abril de 2000 BR/2001/PI/H/3 Declaração das ONGs Educação para Todos Consulta Internacional de ONGS (CCNGO), Dakar, 25 de Abril de 2000 2001 Declaração das ONGs Educação para Todos Consulta Internacional de ONGS (CCNGO),

Leia mais

PDI 2012-2016 Implementação da Instituição e Organização Acadêmica

PDI 2012-2016 Implementação da Instituição e Organização Acadêmica PDI 2012-2016 Implementação da Instituição e Organização Acadêmica Pró-Reitoria de Ensino do IFG Gilda Guimarães Dulcinéia de Castro Santana Goiânia_ 2012/1 1- PARÂMETROS LEGAIS LEI Nº 11.892, DE 29 DE

Leia mais

EIXO IV QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM

EIXO IV QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM EIXO IV QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS 1.2. Universalização do ensino fundamental de nove anos

Leia mais

8. Excelência no Ensino Superior

8. Excelência no Ensino Superior 8. Excelência no Ensino Superior PROGRAMA: 08 Órgão Responsável: Contextualização: Excelência no Ensino Superior Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI O Programa busca,

Leia mais

Gestão pública empreendedora e ciclo do Governo Federal

Gestão pública empreendedora e ciclo do Governo Federal Gestão pública empreendedora e ciclo do Governo Federal Gestão pública empreendedora Gustavo Justino de Oliveira* Consoante documento 1 elaborado pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento,

Leia mais

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Elaborada pela Diretoria de Assuntos Estudantis 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão nos dias

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1.

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1. INTRODUÇÃO Este estudo tem como objeto de análise o processo de

Leia mais

ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL

ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. N o 02/01 ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Resolução N o 38/95 do Grupo Mercado Comum e a Recomendação

Leia mais

Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018. L RECyT, 8.11.13

Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018. L RECyT, 8.11.13 Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018 L RECyT, 8.11.13 Delineamento do Programa - Quadro Fundamentação Geral Programa público, plurianual, voltado para o fortalecimento

Leia mais

Ensino Superior e novas tecnologias: caminhos e desafios

Ensino Superior e novas tecnologias: caminhos e desafios Ensino Superior e novas tecnologias: caminhos e desafios Henrique Paim Ministro de Estado da Educação Maceió, abril de 2014 Plano Nacional de Educação PNE balizador de todas as ações do MEC. Desafios:

Leia mais

Linha 2- Desenvolvimento e Conflitos Sociais:

Linha 2- Desenvolvimento e Conflitos Sociais: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL Edital 01/2014 CREDENCIAMENTO DE DOCENTES 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa

Leia mais

Resumo de Editais Abertos Capes

Resumo de Editais Abertos Capes Resumo de Editais Abertos Capes www.capes.gov.br/editais/abertos Programa Capes/MINCyT O objetivo do Programa Capes/MINCyT é estimular, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, o intercâmbio de docentes

Leia mais

Cenários contemporâneos em Educação. Prof.ª Dr.ª Cíntia Bueno Marques

Cenários contemporâneos em Educação. Prof.ª Dr.ª Cíntia Bueno Marques Cenários contemporâneos em Educação Prof.ª Dr.ª Cíntia Bueno Marques Composição de cenários Avaliação e Regulação da Educação Ações planejadas de reposicionamento Reflexos e movimentos culturais Educação

Leia mais

Acordo-Quadro de Associação entre o MERCOSUL e a República do Suriname

Acordo-Quadro de Associação entre o MERCOSUL e a República do Suriname Acordo-Quadro de Associação entre o MERCOSUL e a República do Suriname A República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai, a República Oriental do Uruguai, a República Bolivariana

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ESTUDO DE INDICADORES

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ESTUDO DE INDICADORES DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ESTUDO DE INDICADORES Maria Helena Machado de Moraes - FURG 1 Danilo Giroldo - FURG 2 Resumo: É visível a necessidade de expansão da Pós-Graduação no Brasil, assim

Leia mais

REFORMA UNIVERSITÁRIA: contribuições da FENAJ, FNPJ e SBPJor. Brasília, outubro de 2004

REFORMA UNIVERSITÁRIA: contribuições da FENAJ, FNPJ e SBPJor. Brasília, outubro de 2004 REFORMA UNIVERSITÁRIA: contribuições da FENAJ, FNPJ e SBPJor Brasília, outubro de 2004 FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS FENAJ http://www.fenaj.org.br FÓRUM NACIONAL DOS PROFESSORES DE JORNALISMO - FNPJ

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

Audiência Pública no Senado Federal

Audiência Pública no Senado Federal Audiência Pública no Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte Brasília DF, 7 de maio de 2008 1 Audiência Pública Instruir o PLS n o 026 de 2007, que Altera a Lei n o 7.498, de 25 de junho

Leia mais

COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA

COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA PROJETO DE LEI N o 560, DE 2015 Dispõe sobre critério para a concessão de bolsas pelas agências federais de fomento à pesquisa. Autor: Deputado

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 Reunidos na cidade de Quebec de 18 a 22 de setembro de 1997, na Conferência Parlamentar das Américas, nós, parlamentares das Américas, Considerando que o

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

PL 8035/2010 UMA POLÍTICA DE ESTADO. Plano Nacional de Educação 2011/2020. Maria de Fátima Bezerra. Deputada Federal PT/RN

PL 8035/2010 UMA POLÍTICA DE ESTADO. Plano Nacional de Educação 2011/2020. Maria de Fátima Bezerra. Deputada Federal PT/RN PL 8035/2010 Plano Nacional de Educação 2011/2020 UMA POLÍTICA DE ESTADO Maria de Fátima Bezerra Deputada Federal PT/RN Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal O PNE foi construído

Leia mais

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES Principais aspectos

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES Principais aspectos INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES Principais aspectos XIX SEMINÁRIO

Leia mais

META NACIONAL 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais

Leia mais

REFERENCIAIS ESTRATÉGICOS. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2011-2020: metas que envolvem a Educação Profissional

REFERENCIAIS ESTRATÉGICOS. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2011-2020: metas que envolvem a Educação Profissional REFERENCIAIS ESTRATÉGICOS Projeto de Lei nº 8.035, de 2010 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2011-2020: metas que envolvem a Educação Profissional O PNE é formado por: 10 diretrizes; 20 metas com estratégias

Leia mais

Programa Binacional Centros Associados de Pós-graduação Brasil/Argentina - (CAPG/BA) Edital CGCI n. /2008

Programa Binacional Centros Associados de Pós-graduação Brasil/Argentina - (CAPG/BA) Edital CGCI n. /2008 Programa Binacional Centros Associados de Pós-graduação Brasil/Argentina - (CAPG/BA) Edital CGCI n. /2008 1 Do programa e objetivo 1.1 O Programa CAPG/BA (Programa de Centros Associados de Pós-Graduação),

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL 4ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO SUB-GRUPO DE TRABALHO DE TRATADOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL 4ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO SUB-GRUPO DE TRABALHO DE TRATADOS INTERNACIONAIS FORMULÁRIO DESCRITIVO DA NORMA INTERNACIONAL Norma Internacional: Acordo-Quadro sobre Meio-Ambiente do Mercosul Assunto: Agenda comum de meio-ambiente no âmbito do Mercosul Decreto: 5208 Entrada em vigor:

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional SISAN com vistas em assegurar

Leia mais

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE PARA A ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE PARA A ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE PARA A ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS Versão 1.1 Setembro 2013 1. Critérios (mínimos) de referência quanto à qualificação do corpo docente para a acreditação

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA PARECER COREN/SC Nº 013/CT/2013 Assunto: Solicitação de Parecer Técnico acerca de critérios para abertura e funcionamento de Curso de Instrumentação Cirúrgica. I - Do Fato Solicitado Parecer Técnico ao

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: A QUALIDADE DA OFERTA A DISTÂNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DA LDB DE 1996

A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: A QUALIDADE DA OFERTA A DISTÂNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DA LDB DE 1996 A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: A QUALIDADE DA OFERTA A DISTÂNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DA LDB DE 1996 RESUMO Aila Catori Gurgel Rocha 1 Rosana de Sousa Pereira Lopes 2 O problema proposto

Leia mais

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE IV. CÂMARA TEMÁTICA DA EDUCACÃO, CULTURA E DESPORTOS Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE Meta 1 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2 Até 2010, 80% e,

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) N.º e Título do Projeto BRA 06/005 A Educação Como Fator de Coesão Social Natureza do Serviço Modalidade Localidade de Trabalho Consultoria Produto Brasília/DF Objetivo da Contratação

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Licitação RH/2012/032

UNICEF BRASIL Edital de Licitação RH/2012/032 UNICEF BRASIL Edital de Licitação RH/2012/032 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida empresas e consultores

Leia mais

NCE/11/01396 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01396 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01396 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: E.I.A. - Ensino, Investigação

Leia mais

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) -

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) - CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as atividades inerentes ao processo

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Esperidião Amin Helou Filho

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Esperidião Amin Helou Filho PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Esperidião Amin Helou Filho 1 PROJETO DE LEI Nº 8.035, DE 2010. Ementa: Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 e dá outras providências. 2 PROJETO DE LEI

Leia mais

A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO A indissociabilidade entre ensino/produção/difusão do conhecimento

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014 Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização Levantamento das questões de interesse Perfil dos alunos, suas necessidades e expectativas; Condições de trabalho e expectativas dos professores;

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Educação Superior

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Educação Superior Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará Eixo Temático Educação Superior Ceará, 2015 1 Socioeconômico Diagnóstico Para compreender a situação da educação no estado do Ceará é necessário também

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO: I FORUM DA GRADUAÇÃO da UENF: Educação Contemporânea Desafios e Perspectivas

TÍTULO DO PROJETO: I FORUM DA GRADUAÇÃO da UENF: Educação Contemporânea Desafios e Perspectivas TÍTULO DO PROJETO: I FORUM DA GRADUAÇÃO da UENF: Educação Contemporânea Desafios e Perspectivas I-Introdução A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF é uma Instituição Estadual de

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.707, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2517 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO DATA DE CRIAÇÃO: 29/07/2013

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2517 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO DATA DE CRIAÇÃO: 29/07/2013 Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 07/08/2013-18:06:16 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2517 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO DATA

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA: EDUCAÇÃO BÁSICA: 1. Definir os padrões mínimos de qualidade estabelecidos pela LDB, considerando as especificidades

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

DECRETO Nº. III - criação de estrutura de financiamento pública e transparente para a extensão universitária;

DECRETO Nº. III - criação de estrutura de financiamento pública e transparente para a extensão universitária; DECRETO Nº. Institui o Plano Nacional de Extensão Universitária PNExt Art. 1º Fica instituído o Plano Nacional de Extensão Universitária PNExt constante deste Decreto, com o objetivo de promover a política

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005 Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito

Leia mais

V Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

V Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares V Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: uma política de apoio à gestão educacional Clélia Mara Santos Coordenadora-Geral

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

OS PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL QUE INCIDEM SOBRE A AGENDA INSTITUINTE DO SNE

OS PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL QUE INCIDEM SOBRE A AGENDA INSTITUINTE DO SNE OS PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL QUE INCIDEM SOBRE A AGENDA INSTITUINTE DO SNE Suely Melo de Castro Menezes Maria Beatriz Mandelert Padovani Projetos de Lei em trâmite para a criação

Leia mais

ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO ESCOLAR

ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO ESCOLAR ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO ESCOLAR É É importante que as pessoas se sintam parte de um processo de melhoria para todos Luiz Fábio Mesquita PROEN 2011 Luiz Alberto Rezende / Tânia Mára Souza / Patrícia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica.

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. ENSINO FUNDAMENTAL De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. Art. 32 "o Ensino Fundamental, com duração mínima de oito

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais