Segunda Série de 2015 [out + nov + dez]

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Segunda Série de 2015 [out + nov + dez]"

Transcrição

1 Segunda Série de 2015 [out + nov + dez] Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base no livro A Sabedoria e a Prática da Ioga, de BKS Iyengar, publicado São Paulo, pela Publifolha, em Postura do Camelo (Ustrasana) 1 a) Sente-se na Postura do Diamante. Coloque as mãos no chão ao lado dos quadris. Alinhe a coluna e alongue-se para cima. Erga o esterno a abra o peito; b) Ajoelhe-se, com os joelhos e os quadris afastados e as coxas perpendiculares ao chão. Coloque as mãos nos quadris. Contraia as nádegas, estenda a coluna e abra o peito; c) Expire e curve o tronco para trás. Mantenha as coxas perpendiculares ao chão e o peito bem erguido; d) Leve os braços até os pés e alcance os dedos. Pressione as mãos nos calcanhares ou na planta dos pés, para levar as escápulas mais para dentro. Mantenha o pescoço alongado. Leve a cabeça para trás e olhe para trás. Mantenha por segundos, respirando normalmente. Mantenha por segundos, respirando normalmente. Solte as mãos, erga a cabeça e o tronco sente-se na Postura do Diamante. 2. Postura da Guirlanda I (Malasana I) 2 a) Agache-se, apoiando os quadris nos calcanhares e mantendo os dedos dos pés juntos, mas os joelhos separados. Se os calcanhares não tocarem o chão, coloque uma cunha de madeira ou toalha 1 O esterno é conhecido com uma área seca, onde a energia recua. Mas, com uma prática determinada, pode-se erradicar essa secura e encolhimento. (p.56/57) 2 (p. 166/167)

2 enrolada à mão. Estique os braços para a frente, alinhados com os ombros, com as palmas das mãos voltadas para baixo; b) Aumente o vão entre as coxas e os joelhos e traga o tronco para a frente, até que as axilas estejam na frente dos joelhos; c) Expire, abrace as pernas dobradas e apoie as mãos no chão, próximo dos calcanhares. Leve as mãos atrás costas, uma de cada vez, e entrelace os dedos. Se você não consegue entrelaçar os dedos, segure uma corda; d) Estenda as costas e o pescoço para cima, expire e leve a cabeça até o chão. Se você não consegue alcançar o chão, apoie-se em blocos. Permaneça nesta posição por segundos. 3. Halasana a Paschimottanasana (Sequência de Ássanas) 3 a) Sente-se na Postura do Bastão. Alongue os braços por cima da cabeça até que estejam perpendiculares ao chão e paralelos com as palmas das mãos voltadas para dentro; b) Expire e comece a rolar o corpo para trás, erguendo as pernas e os quadris para acima da cabeça até que pés e braços toquem o chão atrás da cabeça; c) Pressione os dedos dos pés contra o chão, ou eventualmente sobre um bloquinho, mantendo os joelhos esticados. Ao mesmo tempo, o tronco deverá ser erguido e os braços deverão estar esticados no chão com as palmas das mãos voltadas para cima. Permaneça por um momento nessa posição, que é uma variação do Postura do Arado; d) Expire, erga pés e pernas, e comece a rolar o corpo para a frente, permitindo que o próprio movimento eleve os braços e o torso; e) Continue rolando para a frente, mantendo braços, pernas e coluna alongados; f) Quando as pernas e os calcanhares encostarem no chão, alongue a coluna e os braços por sobre as pernas montando a Postura da Pinça. Permaneça por um momento, expire e comece a rolar para trás, visando montar novamente a Postura do Arado, e depois, mais uma vez para a frente, montando a Postura da Pinça. E assim sucessivamente, até se sentir revigorado. 4. Postura do Arco Elevado (Urdhva Dhanurasana) 4 3 Os movimentos repetidos de Halasana a Pashimottanasana banham o cérebro com fornecimento adequado de sangue oxigenado e aguçam cérebro e mente de forma considerável. Essa sequência revigora rapidamente a memória. (p. 234/235) 4 Nesta postura, expressa-se o alongamento ao se estender o corpo e expandir o peito. A coisa mais interessante que acontece neste asana é que, apesar de o corpo se alongar e expandir, a mente move-se para dentro dele. (p. 202/203)

3 a) Deite-se de costas com os joelhos dobrados e os pés afastados à altura dos quadris. Traga os calcanhares para perto dos glúteos; b) Dobre os cotovelos e coloque as palmas das mãos no chão, ao lado das orelhas, com os dedos apontados para os ombros; c) Expire, pressione os pés para baixo e erga os glúteos. Deixe os pés paralelos. Pressione as palmas das mãos para baixo, erga o tronco e repouse o cocuruto no chão. Erga o cóccix, os glúteos, os ombros e a parte de trás do peito. Alinhe os cotovelos e joelhos; d) Expire, pressione mãos e pés e erga o tronco e a cabeça. Estique os braços, puxe as coxas para cima e arqueie as costas. Movimente a cabeça para trás sem forçar a garganta. Não deve haver dor na lombar. Erga os calcanhares e alongue a parte inferior da coluna em direção às pernas e o peito em direção à cabeça, andando para dentro; e) Mantendo a extensão da coluna, abaixe os calcanhares. Permaneça por segundos. Expire, dobre cotovelos e joelhos e abaixe o cocuruto até o chão. Abaixe também as costas e os glúteos. Descanse. 5. Postura do Alongamento Anterior (Purvottanasana) 5 a) Sente-se na Postura do Bastão; b) Leve as mãos para trás e mova a coluna para dentro; c) Expire, pressione as mãos e os pés para baixo e erga o corpo, com os joelhos dobrados. Estique os braços e as pernas, erga os quadris e pressione os dedos dos pés contra o chão. Estique a cabeça e o pescoço para baixo. Permaneça por 1 minuto. Expire, dobre os cotovelos e os joelhos e abaixe-se para voltar à Postura do Bastão. 6. Postura Invertida sobre a Cabeça (Salamba Sirsasana) (p. 44/45) 6 Se desenharmos uma linha que vá do centro da cabeça ao centro do pé, esses dois pontos devem estar em um único fio da cabeça aos arcos dos pés. Este único fio de conexão é a inteligência. Os dois pontos o cocuruto e o meio dos arcos dos pés são como o polo Norte e o polo Sul, que precisam sem equilibrados no Sirsasana. Esta é a raiz espiritual ou mística dos Sirsasana. (p ) 7 A sequência Sirsasana, Sarvangasana e Halasana é considerada por Iyengar como preparatório para as contrações. Antes de se pensar em pranayama, é essencial aprender as Posturas Invertida sobre a Cabeça, Invertida sobre os Ombros e do Arado. Em Sirsasana, o Uddiyana Bandha ocorre de modo automático. Já o Sarvangasana e o Halasana criam uma contração natural de garganta. Esses bandhas são essenciais nos pranayamas. Eles libertam o cérebro do stress e protegem o coração e os vasos sanguíneos. (p. 148)

4 a) Dobre o tapetinho em quatro e ajoelhe-se à sua frente. Coloque os cotovelos sobre ele, com a ponta de frente para os joelhos e afastados à altura dos ombros ou à distância equivalente dos antebraços superpostos. Entrelace firmemente os dedos para as palmas formem uma concha, colocando os antebraços e os pulsos sobre o tapetinho; b) Coloque o cocuruto no tapetinho tocando a parte de trás da cabeça nas palmas em concha. Apenas o cocuruto deve estar sobre o tapetinho, idealmente milimetricamente separado do contato com o tapetinho; c) Pressione os braços para baixo, erga os ombros, eleve os joelhos e estenda as pernas, alongando a coluna para cima. Erga-se na ponta dos pés, depois caminhe em direção à cabeça até que a parte de trás do corpo esteja na vertical, da cabeça à cintura. Continue elevando os ombros, para que a coluna não caia; d) Expire e, dobrando os joelhos, levante os dois pés do chão, em um movimento suave de arqueiro; e) Devagar, erga os joelhos até que eles apontem diretamente para cima. Tente manter os calcanhares próximos das nádegas. Depois que as coxas estiverem na vertical, mantenha a postura por algumas respirações; f) Estenda as pernas, alongando os dedos dos pés e os calcanhares para cima a fim de formar uma linha vertical que vai das orelhas aos calcanhares. Continue erguendo desde os braços até as pernas apontando para cima enquanto mantém a postura por 1-5 minutos. Sente-se sobre as panturrilhas e pouse a testa no chão, com os braços para a frente, por alguns segundos antes de se sentar ereto; 7. Postura Invertida sobre os Ombros (Salamba Sarvangasana) 8 a) Disponha um cobertor e posicione um tapetinho sobre o mesmo. Deite-se sobre o tapetinho colocando a parte superior dos ombros a 5 cm da beirada. Dobre os joelhos e traga os pés para perto das nádegas, afastados à largura dos quadris. Deite os braços ao longo do corpo, com as mãos palmas das mãos voltadas para cima. Gire os ossos do ombro para trás e para baixo e erga o peito; b) Vire as palmas das mãos para baixo, pressione-as contra o chão, expirando, e lance as pernas acima da cabeça, erguendo o quadril e o tronco e sustentando as costas com as mãos; c) Deixe os pés caírem e alongue as pernas, pressionando os dedos dos pés contra o chão; 8 (p. 128/129)

5 d) Entrelace os dedos das mãos, estique os braços e erga o peito e o quadril, deixando o tronco na posição vertical; e) Coloque a palma das mãos nas costas e levante a perna direita ou esquerda alinhada com o tronco. Assim que ela estiver perpendicular ao chão, faça o mesmo com a outra perna, mantendo ambas retas, até que estejam unidas; f) Estique os calcanhares e alongue os dedos dos pés para cima, firmando os joelhos e alinhando os cotovelos com os ombros. Mantenha a postura por até 5 minutos, respirando normalmente. Expire, dobre os joelhos, traga as coxas até o peito e abaixe as nádegas e as costas, soltando as mãos. Descanse sobre o suporte, com os pés no chão e os joelhos dobrados. 8. Postura do Arado (Halasana) 9 a) Comece na Postura Invertida sobre os Ombros. Pressione as palmas das mãos contra o meio das costas enquanto passa para a etapa seguinte; b) Expire e abaixe as pernas, levando o peito e o quadril um pouco para trás, até que os dedos dos pés encostem no chão. Caso você não consiga, apoie num bloco. Estique os braços e entrelace os dedos das mãos. Segure a postura por 1-5 minutos. Na metade do tempo, varie os dedos entrelaçados. Solte as mãos e inverta as etapas para retornar à Postura Invertida sobre os Ombros. Deslize aos poucos a coluna até o chão, deite-se e relaxe. 9. Postura do Cadáver (com apoio) (Savasana) 10 Técnica A: a) Para se preparar para o pranaiama, coloque um cobertor dobrado em uma extremidade do tapetinho e uma almofada na horizontal com espaço para encaixe dos braços e ombros; 9 Você não sente serenidade quando está bem descansado em Sarvangasana e Halasana? Isso é porque você está meditando, embora esteja no asana. Você está conectado com o corpo e ao mesmo tempo desprendido dele. Da forma como é geralmente ensinada, a meditação conduz ao vazio. Há uma desconexão entre o corpo e a alma, e no meio disso existe o vazio. Mas, quando executamos a Postura do Arado, a mente não se separa do corpo ou da alma e isso chamamos plenitude. (p. 124) 10 Os iniciantes precisam abrir fisicamente o peito, em particular o esterno e as costelas. Existem vários modos de trabalhar com almofadas posicionadas embaixo do tronco para abrir as partes diferentes do peito. Por exemplo, deitar-se sobre uma almofada na horizontal suaviza o abdome, enquanto deitar-se sobre uma almofada na longitudinal ajuda o esterno e o peito a alongarem-se e abrirem bem. Dessa maneira, o indivíduo pode aprender a ajustar a almofada para obter a sensação desejada, o que aprimora não apenas o corpo fisiológico, mas também o mental. (p. 144/145)

6 b) Deite-se sobre a almofada de modo que o cobertor apoie o pescoço e a cabeça, e a almofada sustente a coluna torácica; c) Abra os braços na altura dos ombros, com as palmas das mãos voltadas para cima, e separe as pernas, deixando os dedos dos pés virarem para fora; d) Atente ao apoio do peito e das clavículas, isso auxilia a inspiração; e) Permaneça pelo menos 5 minutos; f) Role para um lado e depois para o outro para descansar, antes de se levantar. Técnica B (complementar): a) Repita o processo com a almofada na vertical, apoiando a parte final do tronco sem tocar na cintura, deixando as nádegas no chão; b) Apoie os braços afastados, com as palmas das mãos para cima, e separe as pernas, deixando os dedos dos pés para fora; c) Observe como o apoio vertical sustenta a coluna e auxilia a expiração, aprimorando o relaxamento; d) Permaneça pelo menos 5 minutos; e) Role para um lado e depois para o outro para descansar, antes de se levantar. f) Permaneça nessa posição por 5 ou 10 minutos; Nota Final: a) Iniciar a prática, sempre que possível diária, no mesmo local e ao mesmo horário, passando alguns minutos em silêncio, apenas observando a respiração, para invocar OM de forma presente e consciente, prestando homenagem ao patrono e a todos os mestres do Yoga; b) Em seguida, proceder a estudo de um trecho do Bhagavadgita, tradução e comentários de Gloria Arieira. Meditar alguns instantes sobre os ensinamentos; c) Após a leitura, realizar três ciclos da Saudação ao Sol A e B [Surya Namaskara ou Suryanamaskar]; d) Sequencialmente à série de Asanas descritos acima, as quais devem ser executados observando o Uddiyana Bandha e o Ujjayi Pranayama, realizar o respiratório Nadi Shodhona Pranayama, e a concentração/meditação, Dharana/Dhyana; e) Em seguida, receitar um mantra sagrado, adotando um mudra com as mãos; f) Finalizar com invocação final OM, dedicando os méritos da prática em benefício de todos os seres; g) Durante toda a prática mantenha uma vela e/ou um incenso acessos [evitar incensos não artesanais, especialmente os compostos com pólvora].

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do ombro. Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

Primeira Série de 2017 (jan+fev+mar+abr) 1

Primeira Série de 2017 (jan+fev+mar+abr) 1 Primeira Série de 2017 (jan+fev+mar+abr) 1 Nota Introdutória: Nesta série adotarei os chamados exercícios ou ritos tibetanos. São cinco exercícios que objetivam harmonizar o funcionamento das glândulas

Leia mais

Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto]

Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto] Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto] 1. Postura da Palmeira [Tadasana]. 1 Nota: Sarvananda Deva a) Fique de pé com os pés unidos ou

Leia mais

Terceira Série de 2013 [set + out + nov + dez] 1

Terceira Série de 2013 [set + out + nov + dez] 1 Nota de Esclarecimento: Terceira Série de 2013 [set + out + nov + dez] 1 Esta série é a mesma adotada para o período anterior, à exceção da Postura da Roda [Urdhva Dhanurasana], que esta forma ordinária

Leia mais

Segunda Série de 2017 (mai+jun+jul+ago) 1

Segunda Série de 2017 (mai+jun+jul+ago) 1 Segunda Série de 2017 (mai+jun+jul+ago) 1 Nota Introdutória: Nesta série foram mantidos os chamados exercícios ou ritos tibetanos adotados na Primeira Série de 2017 (jan+fev+mar+abr). 2 Ficam, portanto,

Leia mais

Terceira Série de 2014 [jul + ago + set]

Terceira Série de 2014 [jul + ago + set] Terceira Série de 2014 [jul + ago + set] Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base nos livros Yoga: anatomia ilustrada, de Abigail Ellsworth, publicado em Barueri, SP, pela Manole,

Leia mais

Segunda Série de 2016 [mai + jun + jul + ago] 1

Segunda Série de 2016 [mai + jun + jul + ago] 1 Segunda Série de 2016 [mai + jun + jul + ago] 1 1. Percepção do Espaço Interior [Akashi Mudra] Execução: a) Sente-se em um Asana de meditação que seja confortável; b) Feche os olhos e relaxe todo o corpo

Leia mais

Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento

Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento Lombar e Quadril E - Abraçar um joelho - Alongamento Deitado, segure embaixo de um joelho e puxe-o em direção ao peito até sentir o alongamento. Com 5 segundo(s) de descanso. Lombar e Quadril D - Abraçar

Leia mais

Quarta Série de 2014 [out + nov + dez]

Quarta Série de 2014 [out + nov + dez] Quarta Série de 2014 [out + nov + dez] Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base nos livros Yoga: anatomia ilustrada, de Abigail Ellsworth, publicado em Barueri, SP, pela Manole,

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Paraná 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

Manual de fisioterapia

Manual de fisioterapia Manual de fisioterapia unidades de internação e terapia intensiva Cruz Azul de São Paulo 2 Índice Orientações gerais...4 Coluna cervical...5 Coluna lombar...6 Tornozelo...7 Ombros...8 Joelhos...9 Mãos

Leia mais

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE 1 CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de

Leia mais

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS Prescrições sobre os extensores Ao realizar um exercício não exceda a elasticidade prescrita na descrição do produto, o elástico atinge o dobro de seu tamanho

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Lombar - Abdômen - Alongamento Em decúbito ventral coloque as mãos ao lado e empurre seu corpo para cima até sentir o alongamento. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Deitado

Leia mais

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a).

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). http://www.cataflampro.com.br Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios de alongamento,

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão Mobilização da Coluna (fase 1) - ADM Ativa Deitado, pés no chão. Junte as palmas das mãos a frente com o braço esticado e mova para um lado, mantenha e mova para o outro. Alongamento da Coluna - Pernas

Leia mais

Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar] 1

Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar] 1 Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar] 1 1. Postura da Atitude de União Psíquica [Yoga Mudra] Execução: a) Sente-se em Padmasana; b) Segure um dos punhos atrás das costas c) Feche os olhos e relaxe todo

Leia mais

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa Exercícios para Perder Barriga em Casa OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa A construção de uma barriga tanquinho é um sonho para todos. Ele é um dos objetivos principais entre os homens e mulheres.

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Campo Mourão 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

Série de Ásanas para o Terceiro Período de 2010 [jul + ago + set] 1

Série de Ásanas para o Terceiro Período de 2010 [jul + ago + set] 1 Série de Ásanas para o Terceiro Período de 2010 [jul + ago + set] 1 1. Virabhadrasana II [Pose do Guerreiro II] a) Fique em Tadasana; b) Inspire profundamente e, com um salto, abra as pernas a 1,50 metros

Leia mais

Meu trabalho exige de mim fisicamente.

Meu trabalho exige de mim fisicamente. Meu trabalho exige de mim fisicamente http://www.cataflampro.com.br Meu trabalho exige de mim fisicamente Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios menos intensos, alongue

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA A ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. Curiosidade! O termo ergonomia tem origem

Leia mais

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL Pensando em aumentar a qualidade de vida de seus clientes e incluir hábitos saudáveis na sua rotina, a Unimed Porto Alegre separou uma série de exercícios para ajudar a cuidar

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

Treino para Prevenção de Quedas. O que é e como fazer

Treino para Prevenção de Quedas. O que é e como fazer Treino para Prevenção de Quedas O que é e como fazer Orientações Treino Prevenção de Quedas Com este treino você terá melhora no seu equilíbrio, força muscular e bem estar geral, reduzindo seu risco de

Leia mais

Quarta Série de 2011 [out + nov + dez] 1

Quarta Série de 2011 [out + nov + dez] 1 Quarta Série de 2011 [out + nov + dez] 1 1. Postura Preparatória para a Postura de Shiva [Saral Natarajasana] a) Fique de pé com os pés unidos e foque o olhar em um ponto fixo à altura dos olhos. Flexione

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão. Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão. Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento Lombar - Ponte - Fortalecimento Deitado, vagarosamente eleve os quadris o mais alto possível e mantenha. Dica: Contraia os glúteos e tente diminuir a lordose lombar. Faça 3 série(s) de 25 segundo(s) Lombar

Leia mais

Estou um pouco acima do peso.

Estou um pouco acima do peso. Estou um pouco acima do peso. http://www.cataflampro.com.br Estou um pouco acima do peso. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mantenha a sua mobilidade, faça algo para sua força e coordenação

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: quarto mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo

Clínica Deckers. Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo Clínica Deckers Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo O QUE É. Estes são alguns exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do tornozelo. Eles foram compilados para dar a

Leia mais

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO Primeira Sequência Aquecimento O Kihon inicia-se com o paciente em decúbito ventral e o terapeuta começa na linha do sutiã. (Para os exemplos abaixo o terapeuta começa no lado esquerdo do paciente). -

Leia mais

Ginásticas de flexão e ativação

Ginásticas de flexão e ativação Ginásticas de flexão e ativação GINÁSTICAS DE FLEXÃO E ATIVAÇÃO 1 Introdução Este trabalho e uma revisão da vida segundo sua relação energia/movimento. Objetiva compreendê-la tal como é, e obter recursos

Leia mais

Yôga. #LiveOutside #YA

Yôga. #LiveOutside #YA Yôga Adventure #LiveOutside #YA Apoiar seu pé em uma agarra de 1 cm para alavancar a sua mão a um reglete de 1 falange requer absoluta consciência presente no momento exato da ação. Y A: método d e s e

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com maior freqüência para a terapia da coluna lombar, Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo.

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. http://www.cataflampro.com.br Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mova-se

Leia mais

MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA

MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM Por quê fazer exercícios? Porquê você recebeu um medicamento que age nos músculos, tornando-os mais relaxados, no entanto, se não houver a prática de exercícios físicos

Leia mais

C. Guia de Treino ------------------------------------------------

C. Guia de Treino ------------------------------------------------ C. Guia de Treino ------------------------------------------------ A FORÇA / RESISTÊNCIA ( FUNÇÃO MOVIMENTO OSCILAÇÃO ) A01 Joelhos inclinados Com os pés afastados na plataforma, segure a barra de apoio

Leia mais

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI SIMPLESMENTEYOGA2019 PROFESSOR LUIGI luigiturisco@hotmail.com QUIZ QUAL É O PRIMEIRO ÓRGÃO QUE DA ORIGEM A TODOS OS OUTROS? O CORAÇÃO ABRA O SEU CORAÇĀO O CÉREBRO ALINHANDO CORPO E MENTE INTRODUÇÃO Para

Leia mais

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres torres@waltertorres.com.br Música finalidade da bateria/percussão Resumo Este artigo tem como objetivo melhorar a absorção de exercícios,

Leia mais

Q Manual do proprietário Q-50

Q Manual do proprietário Q-50 Q-50 1 Manual do proprietário Q-50 2 Queens Fitness & Health ÍNDICE 1. DIAGRAMA... 6 2. LISTA DE PEÇAS... 7 3. CAIXA A (DIMENSÕES: 2030 X 255 X 250)... 9 4. CAIXA B (DIMENSÕES: 1250 X 905 X 180)... 10

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: terceiro mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA adastre-se no lube Gigantes ercedes-benz e tenha novidades sempre perto de você. Global Training. The finest automotive learning www.clubegigantesmb.com.br Fique por dentro de treinamentos, concursos,

Leia mais

Eu aproveito a minha aposentadoria.

Eu aproveito a minha aposentadoria. Eu aproveito a minha aposentadoria. http://www.cataflampro.com.br Eu aproveito a minha aposentadoria. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mantenha a sua mobilidade, melhore a força das

Leia mais

Exercícios para a cervicalgia

Exercícios para a cervicalgia Exercícios para a cervicalgia Pode efetuar este conjunto de exercícios em casa, se tal for indicado pelo seu médico. É aconselhável realizá-los pelo menos 3 dias por semana. FORTALECIMENTO Para fortalecer

Leia mais

Segunda Série de 2011 [abr + mai + jun] 1

Segunda Série de 2011 [abr + mai + jun] 1 1. Massagem Abdominal [Nauli] Segunda Série de 2011 [abr + mai + jun] 1 Estágio 1: Contração Central do Abdômen [Madhyama Nauli] Execução: a) Fique de pé e separe os pés aproximadamente um metro; b) Faça

Leia mais

Primeira Série de 2013 [jan + fev + mar + abr] 1

Primeira Série de 2013 [jan + fev + mar + abr] 1 Primeira Série de 2013 [jan + fev + mar + abr] 1 1. Postura Triangular [Trikonasana] Variação 1: a) Fique de pé com os pés separados aproximadamente um metro de distância; b) Vire o pé direito para o lado

Leia mais

Primeira Série de 2015 [jan até set] 1

Primeira Série de 2015 [jan até set] 1 Primeira Série de 2015 [jan até set] 1 Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base no livro Asana Pranayama Mudra Bandha, de Swami Satyananda Saraswati, editado por Satyananda Yoga

Leia mais

Terceira Série de 2017 (set+out+nov+dez) 1

Terceira Série de 2017 (set+out+nov+dez) 1 Terceira Série de 2017 (set+out+nov+dez) 1 Nota Introdutória: Nesta série foram mantidos os chamados exercícios ou ritos tibetanos adotados desde a Primeira Série de 2017 (jan+fev+mar+abr). Ficam, portanto,

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos*

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* Heinz Liesen** UNITERMOS: Ginástica especial. Cardiopatas. Os exercícios sâo organizados de maneira a trabalhar as diversas

Leia mais

R E S I S T A N C E TRAINER. ESSENTIALS by S T R E N G T H S T R E N G T H. ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1

R E S I S T A N C E TRAINER. ESSENTIALS by S T R E N G T H S T R E N G T H. ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1 S T R E N G T H ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1 R E S I S T A N C E TRAINER INSTRUÇÕES ESSENTIALS by S T R E N G T H Tipo de Exercício Este programa foi desenvolvido para exercícios diversos e

Leia mais

Primeira Série de 2012 [jan + fev + mar + abr] 1

Primeira Série de 2012 [jan + fev + mar + abr] 1 Primeira Série de 2012 [jan + fev + mar + abr] 1 1. Postura de Anteflexão em Meio Lótus [Ardha Baddha Padmottanasana] a) Fique em pé com os pés unidos; b) Foque o olhar em um ponto fixo, na altura dos

Leia mais

Terceira Série de 2016 [set + out + nov + dez] 1

Terceira Série de 2016 [set + out + nov + dez] 1 Terceira Série de 2016 [set + out + nov + dez] 1 1. Fechamento das Sete Portas [Shanmukhi Mudra] Execução: a) Sente-se em Siddhasana ou outro Asana de meditação mais confortável, colocando uma pequena

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS www.mulheres.fitness AGACHAMENTO COM MOVIMENTO CURTO EMBAIXO 1 - Fique em pé com os pés posicionados

Leia mais

Bem vindo ao GRASP Programa de Exercício para o Braço e a Mão! Os exercícios que você receberá foram desenvolvidos especificamente para você.

Bem vindo ao GRASP Programa de Exercício para o Braço e a Mão! Os exercícios que você receberá foram desenvolvidos especificamente para você. Bem vindo ao GRASP Programa de Exercício para o Braço e a Mão! Os exercícios que você receberá foram desenvolvidos especificamente para você. Há muitos benefícios em fazer estes exercícios. Pesquisas mostraram

Leia mais

HMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / /

HMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Plano de treino Meta Data de início Instruções Força Poder e de nição Hora 5 HMAD - 1 Data de m Alunos homens com mais de 3 anos de experiencia Dia 1 Data / / / / / / / Cruci xo, Halter Peito Coloque-se

Leia mais

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Preparativos Para a massagem você vai precisar de: - um produto emoliente (como óleo), de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado pode ser óleo

Leia mais

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA SETEMBRO/2016

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA SETEMBRO/2016 PREMAYOGA.COM.BR Rua Maria Figueiredo, 189 Tel.3283-0884 SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA SETEMBRO/2016 EVENTOS NO PREMA YOGATERAPIA SETEMBRO Dias 8, 15 e 22 - quinta-feira - das 12h15 às 13h15 Tema do mês: INSÔNIA

Leia mais

Terceira Série de 2012 [set + out + nov + dez] 1

Terceira Série de 2012 [set + out + nov + dez] 1 Terceira Série de 2012 [set + out + nov + dez] 1 1. Postura de Palmeira [Tadasana] a) Fique de pé com os pés unidos ou separados cerca de 10 cm e os braços ao lado do corpo; b) Torne a posição estável

Leia mais

ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE. Rui Silva. Novembro 2009

ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE. Rui Silva. Novembro 2009 ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE Novembro 2009 Rui Silva ALONGAMENTOS NO BASQUETEBOL Na generalidade, os alongamentos devem ser feitos durante 20-30 segundos. De seguida, apresentam-se uma série de exercícios

Leia mais

Verifique o estado de consciência

Verifique o estado de consciência Verifique o estado de consciência A vítima responde Avalie sinais/sintomas presentes; Inicie cuidados de emergência; Se necessário, recorra ao serviço de urgência. A vítima não responde Desobstrua as vias

Leia mais

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Dica: Para que a massagem seja eficaz tudo vai depender da pressão dos dedos e dos movimentos feitos de forma correta. Primeiro vamos falar

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA DOR NO JOELHO

EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA DOR NO JOELHO Núcleo de Atividade Física Adaptada e Saúde-NAFAS Escola de Postura - CEPEUSP Luzimar Teixeira e Milena Dutra EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA DOR NO JOELHO A execução dos exercícios deste manual irá levar

Leia mais

Primeira Série de 2015 [jan até set] 1

Primeira Série de 2015 [jan até set] 1 Primeira Série de 2015 [jan até set] 1 Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base no livro Asana Pranayama Mudra Bandha, de Swami Satyananda Saraswati, editado por Satyananda Yoga

Leia mais

Técnicas de Relaxamento

Técnicas de Relaxamento www.young-dementia-guide.pt Cuidar de Si Técnicas de Relaxamento Portugal 2017 2/6 Indíce 1 -...3 2 - Exercícios para os ombros e pescoço...3 3 - Viagem imaginária para um lugar de relaxamento...4 3/6

Leia mais

HMIN1 Hipertro a muscular - 1

HMIN1 Hipertro a muscular - 1 Plano de treino Meta Data de início Instruções Força Poder e de nição HMIN1 Hipertro a muscular - 1 Hora 10 Masculino,Iniciante, Hipertro a muscular Data de m Dia 1 Data / / / / / / / Pulley Frente Grande

Leia mais

Série de Ásanas para o Terceiro Período de 2010 [jul + ago + set] 1

Série de Ásanas para o Terceiro Período de 2010 [jul + ago + set] 1 Série de Ásanas para o Terceiro Período de 2010 [jul + ago + set] 1 1. Virabhadrasana II [Pose do Guerreiro II] Técnica: a) Fique em Tadasana; b) Inspire profundamente e, com um salto, abra as pernas a

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Anexo III Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude da mobilização dos ombros e parte superior Modo de execução: na posição

Leia mais

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças 1º ENCONTRO DOS DOCENTES APOSENTADOS ADUFSJ 18/10/2018 Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças Lúcia T. Silva Mairot Professora Pediatria / PIC Medicina Tradicional Chinesa Mestre Ensino em

Leia mais

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar?

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar? A manipulação é, em muitos casos, a causa de fadiga física e lesões. Algumas ocorrem imediatamente; outras devido à acumulação de pequenos traumatismos aparentemente sem importância. De qualquer modo,

Leia mais

Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto]

Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto] Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto] 1. Postura da Palmeira [Tadasana]. 1 Nota: Sarvananda Deva a) Fique de pé com os pés unidos ou

Leia mais

Segunda Série de 2011 [jul + ago + set] 1

Segunda Série de 2011 [jul + ago + set] 1 Segunda Série de 2011 [jul + ago + set] 1 1. Postura de Equilíbrio segurando o dedo grande do pé [Utthita Hasta Padangusthasana] Execução: a) Fique de pé com os pés unidos e relaxe todo o corpo; b) Foque

Leia mais

Capítulo 10 Exercícios Resistidos

Capítulo 10 Exercícios Resistidos Capítulo 10 Exercícios Resistidos Objetivos de aprendizagem: 1. Descrever como os exercícios resistidos podem ajudá-lo 2. Saber como é feito o programa de exercício resistido 3. Descrever como avançar

Leia mais

Segunda Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de novembro de 2010 e primeira quinzena de fevereiro de 2011]

Segunda Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de novembro de 2010 e primeira quinzena de fevereiro de 2011] Segunda Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de novembro de 2010 e primeira quinzena de fevereiro de 2011] Sarvananda Deva 1. Meia Postura da Árvore [Ardha-Vrikhásana] 1 : Efeitos

Leia mais

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Exercícios para Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Este manual foi elaborado com a colaboração de: prof. Antônio Cardoso dos Santos, Marcio Roberto Martini, Rosane Maria Nery e

Leia mais

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 1 -CRISTO REDENTOR (abraço universal) 2- SAUDAÇÃO ORIENTAL (respeito e humildade) 3 -MEDITAÇÃO TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 PARTE I - ALONGAMENTO 4 -ROT AÇÃO DO TRONCO 1. Abrir mãos alternadas (acompanhar

Leia mais

7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA

7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA bellapilatesemcasa.com By ISABELLA CARVALHO 7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA Isabella Carvalho Fisioterapeuta, instrutora de Pilates e proprietária do Bella Pilates no RJ Nesse

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DE PARKINSON SERVIÇO DE FISIOTERAPIA EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 Regras Básicas: Encontrar um local tranquilo para o treino. Não se esqueça que o alongamento

Leia mais

Como identificar as LER/DORT

Como identificar as LER/DORT O que são as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)? São doenças graves originadas do uso excessivo ou inadequado do sistema que agrupa nervos,

Leia mais

Categoria Classic Games

Categoria Classic Games Categoria Classic Games Nova categoria criada em 2016 pelo Conselho Executivo da IFBB e pelo Congresso da IFBB em 04 de novembro de 2016 (Benidorm, Espanha). Destina-se a homens menos musculosos, com limites

Leia mais

The Hundred. MANUAL PoCKet MOVIMENTO RESPIRAÇÃO NOTAS

The Hundred. MANUAL PoCKet MOVIMENTO RESPIRAÇÃO NOTAS MANUAL PoCKet 1 The Hundred básico intermediário avançado Subir e descer os braços em um movimento rápido e coordenado com a respiração; e Contar mentalmente 5 inspirações e 5 expirações fracionadas até

Leia mais

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA MARÇO E ABRIL/2014

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA MARÇO E ABRIL/2014 Rua Maria Figueiredo 189 tel 3283-0884 SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA MARÇO E ABRIL/2014 EVENTOS NO PREMA EM MARÇO E ABRIL YOGATERAPIA Yoga em Dupla Dias 7, 14 e 21 de março (sextas-feiras, das 19h30 às 21h)

Leia mais

Mirra Chair. Manual de Ajustes.

Mirra Chair. Manual de Ajustes. Mirra Chair Manual de Ajustes www.securit.com.br Leia este manual enquanto ajusta a sua cadeira Mirra. Altura do assento Alavanca próxima ao botão de inclinação à direita do usuário sentado na cadeira.

Leia mais

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 3

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 3 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL Volume 3 SET/2012 2 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL l Volume 3 Í Índice Capítulo 1 Dicas de Trânsito...3 Capítulo 2 Dicas de Alongamento...5 Capítulo 3 Saúde e Bem-estar...7 Capítulo 4

Leia mais

Unidade V. Técnica do Nado Borboleta

Unidade V. Técnica do Nado Borboleta Posicionamento do corpo O corpo permanece na horizontal em decubito ventral, e caracteriza-se por ações simultâneas de braços e pernas. Posicionamento da cabeça O rosto fica em contato com a água, mantendo-se

Leia mais

sequência de hatha yoga Setembro/2012 PREMA - Yoga e Restaurante Natural Rua Maria Figueiredo, 189s. Tel.3283-0884 e 2528-1373

sequência de hatha yoga Setembro/2012 PREMA - Yoga e Restaurante Natural Rua Maria Figueiredo, 189s. Tel.3283-0884 e 2528-1373 sequência de hatha yoga Setembro/2012 PREMA - Yoga e Restaurante Natural Rua Maria Figueiredo, 189s. Tel.3283-0884 e 2528-1373 EVENTOS NO PREMA EM SETEMBRO Aulas de Yogaterapia com o tema: Asanas e Mantras

Leia mais

HFAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / /

HFAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Plano de treino Meta Data de início Instruções Força Poder e de nição Hora 4 HFAD - 1 Data de m Dia 1 Data / / / / / / / Agachamento, barra 20 x kg 10 x kg 8 x kg 8 x kg Quadríceps, Glúteos - Lombar, Pernas

Leia mais

EMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto Set 1 1 x Set 2 2 x Set 3 3 x Set 4 Set 5 Observação

EMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto Set 1 1 x Set 2 2 x Set 3 3 x Set 4 Set 5 Observação Plano de treino Meta Data de início Instruções Forma Perder peso e modelar Hora 5 EMAD - 1 Data de m Treino ABC, 5x para redução da % de gordura Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto 1 x 2 x 3 x

Leia mais

Manual de Exercícios para o Doente com Parkinson

Manual de Exercícios para o Doente com Parkinson Manual de Exercícios para o Doente com Parkinson 1 Índice Exercícios de Marcha 05 Exercícios de Movimento 06 1. Rotação de Pescoço 06 2. Rotação do tronco com rotação do pescoço 06 3. Rotação de um lado

Leia mais

PREVENIR PARA NÃO CAIR

PREVENIR PARA NÃO CAIR PREVENIR PARA NÃO CAIR Guia de exercícios Autores: Beatriz Fernandes H&TRC, ESTeSL Escola Superior de Tecnologia da Saúde, Instituto Politécnico de Lisboa Marisa Cebola H&TRC, ESTeSL Escola Superior de

Leia mais

Hatha Yoga Março - Abril/2012 Apostila de Prática

Hatha Yoga Março - Abril/2012 Apostila de Prática Hatha Yoga Março - Abril/2012 Apostila de Prática O ontem é história. O amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente. ॐ ॐ Purnamadah Mantra O absoluto é aquilo, o absoluto

Leia mais

A importância da postura

A importância da postura Postura A importância da postura Uma das recomendações mais ouvidas na infância é olha a postura!. A advertência serve para homens e mulheres e é muito mais séria do que apenas um cuidado com a boa aparência.

Leia mais

Primeira Série de 2014 [jan + fev + mar]

Primeira Série de 2014 [jan + fev + mar] Primeira Série de 2014 [jan + fev + mar] Nota Inicial: Elaboração baseada nos livros Gheranda Samhita, de Carlos Alberto Tinoco, e A Essência do Hatha Yoga, de Alicia Souto. O primeiro foi publicado em

Leia mais

Categorias: A competição de fisiculturismo nos campeonatos mundiais está aberta nas sete seguintes categorias:

Categorias: A competição de fisiculturismo nos campeonatos mundiais está aberta nas sete seguintes categorias: Bodybuilding O Bodybuilding masculino foi oficialmente reconhecido como disciplina esportiva na versão moderna pelo congresso internacional da IFBB no ano de 1970 em Belgrado, na Iugoslávia. Categorias:

Leia mais

Primeira Série de 2011 [jan + fev + mar] 1

Primeira Série de 2011 [jan + fev + mar] 1 Primeira Série de 2011 [jan + fev + mar] 1 Sarvananda Deva 1. Postura do Triângulo Estendido [Utthita Trikonasana]: Utthita significa estendido, esticado. Trikona [tri = três; kona = ângulo] é um triângulo.

Leia mais

Como ter um bumbum que TODO MUNDO Vai Notar! Você já quis melhorar o visual do seu bumbum? Você já quis ter um bumbum bonito, tonificado e atraente como o das modelos? Eu já, então eu desenvolvi uma forma

Leia mais

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906 Exercícios com Elástico Os Exercícios com elástico irão trabalhar Resistência Muscular Localizada (RML). Em cada exercício, procure fazer a execução de maneira lenta e com a postura correta. Evitar o SOLAVANCO

Leia mais

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais.

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais. A categoria Women's Physique foi oficialmente reconhecida como uma nova disciplina esportiva pelo Conselho Executivo da IFBB e o Congresso da IFBB em 11 de novembro de 2012 (Guayaquil-Equador). A categoria

Leia mais

Treinamento Esportivo.com

Treinamento Esportivo.com Treinamento Esportivo.com 2009 w w w. t r e i n a m e n t o e s p o r t i v o. c o m Página 0 APRESENTAÇÃO Este circuito de peso corporal surgiu anos atrás quando comecei a trabalhar com atletas de tênis

Leia mais