CLIENTE INTERNO E EXTERNO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CLIENTE INTERNO E EXTERNO"

Transcrição

1 ATENDIMENTO AO CLIENTE INTERNO E EXTERNO

2 MENTES SÃO COMO PARAQUEDAS... SÓ FUNCIONAM QUANDO ABERTAS!

3 O QUE GOSTO E FAÇO?

4 O QUE NÃO GOSTO E FAÇO?

5 O QUE GOSTO MAS NÃO FAÇO, OU NÃO FAÇO TANTO QUANTO GOSTARIA DE FAZER?

6 O QUE NÃO GOSTO E NÃO FAÇO?

7 1 - O QUE GOSTO E FAÇO? 2 - O QUE NÃO GOSTO E FAÇO? 3 - O QUE GOSTO MAS NÃO FAÇO, OU NÃO FAÇO TANTO QUANTO GOSTARIA DE FAZER? 4 - O QUE NÃO GOSTO O E NÃO FAÇO?

8 CURTIGRAMA Não Gosto Gosto Não Faço O.K.? FRUSTRAÇÃO Faço TENSÃO REALIZAÇÃO

9 BASICAMENTE SÃO TRÊS OS TIPOS DE MOTIVAÇÃO: 1) Pelo MEDO; 2) Pelos INCENTIVOS; 3) Por MUDANÇAS DE ATITUDES.

10 AUTO-ESTIMA DISTORÇÕES AGONIA EGOTRIP

11 PERSONALIDADE HARDY

12 ACREDITAR QUE PARA TUDO EXISTE UMA SAÍDA

13 ÁREAS MEDOS 1- IMPORTÂNCIA IGNORADO (Inclusão) 2 COMPETÊNCIA (Controle) HUMILHADO 3 ABERTURA (Afeição) REJEITADO

14 HÁ PESSOAS QUE TRANSFORMAM O SOL NUMA SIMPLES MANCHA AMARELA, MAS HÁ TAMBÉM AQUELES QUE FAZEM DE UMA SIMPLES MANCHA AMARELA O PRÓPRIO SOL. PABLO PICASSO

15 Controle Emocional

16 As emoções ensinam mais do que processos racionais Daniel Goleman

17 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL M E D O A LEGRIA R AIVA A EMOÇÕES BÁSICAS T RISTEZA A MOR

18 1) CONHECER AS PRÓPRIAS EMOÇÕES 2) LIDAR COM AS EMOÇÕES 3) MOTIVAR-SE 4) RECONHECER AS EMOÇÕES NOS OUTROS 5) LIDAR COM RELACIONAMENTOS

19 Qualidade começa em VOCÊ

20 QUALIDADE PESSOAL O QUE HÁ NELA PARA VOCÊ? - AS OUTRAS PESSOAS CONFIAM EM VOCÊ E O RESPEITAM - SUAS CHANCES DE SER ESCOLHIDO PARA FUNÇÕES MAIS DESAFIANTES AUMENTAM - VOCÊ COMETE MENOS ENGANOS E NÃO TEM QUE FAZER AS COISAS DE NOVO - AS OUTRAS PESSOAS NÃO PRECISAM VERIFICAR O SEU TRABALHO - VOCÊ É PONTUAL, NÃO PRECISA SER COBRADO

21 - VOCÊ PRODUZ MAIS - AS PESSOAS NÃO O CRITICAM - VOCÊ SE TORNA MAIS APTO PARA EDUCAR SEUS FILHOS - VOCÊ É UM EXEMPLO MELHOR PARA OS JOVENS - VOCÊ FORTALECE SUA AUTO-ESTIMA - SUA VIDA TEM MAIS SIGNIFICADO E PROPÓSITO - A QUALIDADE DA SUA VIDA PESSOAL MELHORA

22 ESCUTA ATIVA Mantenha o contato t visual; Sorria; Não interrompa; Sonde por informações adicionais; Repita os pontos importantes; Balance a cabeça em concordância (se pessoalmente); Repita a última palavra ou diga hum!hum! (se por telefone); Tome nota.

23

24 Quem ri é mais produtivo, mais criativo, mais comunicativo, toma as decisões mais rápido, fica menos doente e até comete menos acidentes. Hunter Patch pai da terapia do riso.

25 POR QUÊ? ENDORFINA * CONTROLA PRESSÃO SANGUÍNEA; * MELHORA AS DEFESAS DO ORGANISMO; * SONO; * CIRCULAÇÃO; * PROTEGE O CORAÇÃO; * ALIVIA O ESTRESSE.

26

27 Evite o estilo Gabriela

28 FLEXIBILIDADE

29 Como anda a sua imagem?

30 POSTURA PROFISSIONAL - Saber ouvir, entender as necessidades dos clientes, saber o que eles realmente precisam, pesquisar, para poder encaminhá-los corretamente - Ser atencioso, otimista e prestativo - Ser honesto saber dizer não quando necessário - Conhecer o produto, o serviço, a empresa - Perceber o estado emocional do cliente

31 POSTURA PROFISSIONAL - Apresentar-se bem boa aparência e tranqüilidade d - Saber comunicar-se, sendo claro, simples e objetivo. Forneça informações completas, faça perguntas pertinentes, use as palavras corretamente e utilize criteriosamente i comunicados por escrito - Ser comprometido orgulhar-se do que faz - Avaliar a qualidade do seu trabalho constantemente, não deixe que o stress comprometa seu trabalho - Respeitar todos, clientes, colegas, fornecedores - Ser ÉTICO

32 PRINCÍPIOS BÁSICOS Um cumprimento agradável e simpático. Uma atitude positiva e prestativa. Uma transação comercial profissional e correta. Um pedido de desculpas por qualquer atraso. Uma solução rápida para os problemas. Um agradecimento sincero pelo contato.

33 UM BOM ATENDIMENTO COMPREENDE 1. CUMPRIMENTAR O CLIENTE 2. SEMPRE QUE POSSÍVEL, CHAMAR O CLIENTE PELO NOME 3. ATENDER A QUALQUER NECESSIDADE 4. FALAR CLARAMENTE, SEM USAR GÍRIAS OU EXPRESSÕES TÉCNICAS 5. QUANDO TIVER DÚVIDAS, PERGUNTE 6. OFEREÇA AJUDA ADICIONAL

34 QUEM É O CLIENTE? O Cliente é a pessoa mais importante em nosso negócio. O Cliente não depende d de nós. Nós é que dependemos dele. O Cliente não interrompe o nosso trabalho. Ele é o propósito do nosso trabalho.

35 O Cliente nos faz um favor quando entra ou telefona. Nós não estamos lhe fazendo nenhum favor esperando por Ele. O Cliente é a parte essencial O Cliente é a parte essencial do nosso negócio. Não é uma parte descartável.

36 O Cliente não significa dinheiro nos cofres. É um ser humano com sentimentos, que precisa ser tratado com todo o respeito.

37 O Cliente merece toda atenção e cortesia possível. Ele é o sangue do nosso negócio, é o patrão do nosso patrão. É Ele quem paga o nosso salário. Sem o Cliente nós fecharíamos as portas. Não podemos nos esquecer disso.

38 POR QUÊ SE PERDE CLIENTES? 1% por falecimento. 3% mudaram de endereço. 5% optaram por relacionamentos com outras pessoas. 9% mudaram por razões competitivas. 14% ficaram insatisfeitos com o produto. 68% atribuíram a troca a uma atitude de indiferença da parte do proprietário, o, gerente e ou outro o funcionário. o

39 VISÃO DE SERVIÇOS AO CLIENTE Serviço é um conjunto de atitudes, benefícios ou satisfações que são postos à venda e consumidos. Serviço é qualquer trabalho que uma pessoa ou empresa presta ao cliente. Serviço é tudo que uma empresa ou pessoa pode fazer para satisfazer a necessidade do cliente. Serviço é uma atividade que não resulta na compra de mercadoria.

40 SE VOCÊ NÃO ESTÁ SERVINDO O CLIENTE, SUA FUNÇÃO É SERVIR ALGUÉM QUE ESTEJA.

41 COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO Objetivos: Compreender mensagens verbais e não-verbais. Usar a linguagem corporal e o tom de voz de maneira positiva. Usar uma linguagem que seus clientes entendam. Escutar ativamente seus clientes. Comunicar-se com eficácia ao telefone.

42 Comunicação verbal: A comunicação verbal oral é mais do que simples palavras faladas. O mais importante não é tanto o que se diz, quanto a maneira como se fala. Especialistas concordam que apenas 7% da mensagem são comunicados face a face através de palavras; 38% são comunicados através das qualidades do tom e da inflexão da voz. O restante da mensagem, 55% é transmitido através da linguagem corporal ou comunicação não-verbal.

43 Comunicação não-verbal: Quando as pessoas não estão conscientes de que alguém as observa ficam relaxadas e reveladoras. Olhe ao seu redor durante o dia e observe a maneira como as pessoas se sentam ou ficam em pé, como usam as mãos e expressões faciais. Cada faceta da linguagem corporal de uma pessoa é uma pista sobre o que ela está pensando ou sentindo e isso pode ser muito diferente do que ela estiver dizendo.

44 Leia estas descrições de gestos, posições ou expressões faciais e pense o que acha que cada um comunica. 1. Braços cruzados 2. Queixo apoiado na mão 3. Tamborilar os dedos na mesa 4. Andar de um lado para outro 5. Cenho franzido 6. Recostar-se se na cadeira 7. Balançar a cabeça de um lado para o outro 8. Virar os olhos 9. Balançar a cabeça para cima e para baixo 10. Dar de ombros

45 RECURSOS PESSOAIS NA COMUNICAÇÃO VOZ VOCABULÁRIO SORRISO OLHAR GESTOS CLAREZA E PRECISÃO RAPIDEZ APTIDÃO VERBAL

46 Sorriso sincero. POSTURAS POSITIVAS POSTURAS NEGATIVAS Cara amarrada, mau humor. Aperto de mão firme. Relaxado, com os braços abertos. Manter contato visual. Inclinar-se para frente para ouvir atentamente. Balançar a cabeça em concordância ou encorajamento Aperto de mão sem firmeza, fraco. Mão mole. Braços cruzados ou mãos no bolso. Olhar para cima, para baixo, para longe do cliente. Tamborilar com os dedos. Olhar freqüentemente para o relógio.

47 ATENDIMENTO À RECLAMAÇÕES Empresas inteligentes e de sucesso convidam os clientes a apontarem suas falhas. 96% dos clientes que têm reclamações nunca as levam ao conhecimento da empresa. Clientes insatisfeitos e calados, além de voltarem apenas por necessidade, irão falar mal da sua empresa para um número bastante elevado de outras pessoas, o que fere a imagem da empresa.

48 ATENDIMENTO À RECLAMAÇÕES Lembre-se, ouvir as reclamações de clientes pode: Criar um melhor relacionamento com os clientes. Manter os clientes existentes satisfeitos. Reduzir o custo de conquista do mercado. Melhorar a qualidade do seu produto ou serviço.

49 ATENDIMENTO À RECLAMAÇÕES FATORES A CONSIDERAR: Todo homem julga-se com razões para reclamar seus direitos. Além disso, é comum nessa situação as pessoas perderem a calma, vindo a alterar-se. Portanto, se atender um cliente que traz problemas exigindo solução, o profissional deve:

50 ATENDIMENTO À RECLAMAÇÕES - Mostrar-se disposto a resolver o problema. Deve afirmar isto categoricamente. - Escutar tudo o que esse cliente tem a dizer. Não querer argumentar com ele, pois isso pode provocar uma discussão. - Analisar a situação com calma e frieza, verificando se a reclamação procede. Caso o cliente tenha razão buscar uma solução - Caso o cliente tenha razão, buscar uma solução rápida e eficaz. Você não deve tirar o corpo fora.

51 ATENDIMENTO À RECLAMAÇÕES - Caso o cliente não tenha razão, mostrar-lhe que ele não a tem. Uma boa maneira de fazê-lo é lembrar que: O cliente sempre tem razão, E... (os seus motivos, argumentos e provas). - Agradecer ao cliente por ele ter trazido ao seu conhecimento a reclamação, fazendo-o solucionar o problema e ajudando a empresa a eliminar determinadas falhas que podem, mas não devem ocorrer.

52 LEMBRETES AO TELEFONE - COLOQUE UM SORRISO NA VOZ - O CLIENTE É A PESSOA MAIS IMPORTANTE - TENHA DISPONÍVEL MATERIAL NECESSÁRIO - PERGUNTE O NOME DO USUÁRIO, ANOTE-O E CHAME-O PELO NOME - OUÇA O USUÁRIO - NUNCA DIGA O QUE NÃO PODE FAZER MAS SIM O QUE PODE FAZER - INTERESSAR-SE REALMENTE PELO USUÁRIO

53 OS DEZ MANDAMENTOS DA LIGAÇÃO TELEFÔNICA 1. Não diga alô - diga o nome da instituição e cumprimente. 02. Não diga um minuto, por favor veja quem é, e o que quer, primeiro. 03. Não deixe ninguém esperar por mais de 30 segundos - volte à linha e veja se a pessoa prefere esperar, se deixa recado ou se liga mais tarde;

54 OS DEZ MANDAMENTOS DA LIGAÇÃO TELEFÔNICA 04. Não diga você terá que... é você quem tem que agir. 05. Não diga não posso fazer nada procure resolver o problema. 06. Anote o nome da pessoa, da empresa e o número do telefone de quem liga. 07. Evite excesso de bom humor.

55 OS DEZ MANDAMENTOS DA LIGAÇÃO TELEFÔNICA 08. Não transmita seu mau humor. 09. Seja simpático sem parecer íntimo. 10. Não deixe de atender ao último telefonema do dia - quando você já estava com um pé fora da empresa - a ligação pode ser a mais importante do dia.

56 PARA FALAR BEM AO TELEFONE USE O VOLUME CERTO DE VOZ USE A VELOCIDADE CORRETA PARA FALAR USE RIQUEZA DE VARIAÇÃO NA SUA VOZ BOA DICÇÃO USE AS PALAVRAS CERTAS CRIE UMA BOA IMAGEM FALE DE MANEIRA ORDENADA

57 PARA OUVIR BEM AO TELEFONE NÃO INTERROMPA O INTERLOCUTOR FIQUE ATENTO ENTENDA TUDO QUE ESTÁ SENDO DITO OUÇA TOME NOTAS

58 PECADOS CAPITAIS Evite condutas indesejáveis como: Fazer comentários paralelos ao atender o cliente Mascar chicletes, balas ou semelhante Não fumar durante o atendimento Deixar o cliente esperando para ser atendido Utilizar gírias, palavrões e/ou expressões que denotem intimidade Ser indelicado Não ouvir o que o cliente tem a dizer Fazer interrupções inadequadas Desculpar-se só para se livrar do problema

59 OS SETE PECADOS DO ATENDIMENTO AO CLIENTE 1. Apatia não demonstra que se importa com o cliente. 2. Má vontade tenta se livrar do cliente. 3. Frieza o cliente é tratado de forma distante. 4. Desdém o cliente é tratado como se não soubesse nada e fosse uma criança. 5. Robotismo o funcionário sempre fala e repete a mesma coisa. 6. Rigidez o funcionário não busca soluções para o cliente. 7. Jogo de Reponsabilidade síndrome do vai-para-lá-evai-para-cá; manda o cliente de um lugar para o outro.

60 É TUDO UMA QUESTÃO DE...

61 A TODO MOMENTO É POSSÍVEL FAZER COM QUE, AS PESSOAS SE SINTAM ESPECIAIS. TRATÁ-LAS COM EDUCAÇÃO, RESPEITO E ELEGÂNCIA, SEMPRE DÁ ÓTIMOS RESULTADOS. SOMOS RESPONSÁVEIS PELA SATISFAÇÃO DO CLIENTE!

62 Que tal deixar uma BOA IMPRESSÃO nas pessoas para ser lembrado pelo seu BOM ATENDIMENTO? VOCÊ É ESPECIAL! FAÇA COM QUE O OUTRO TAMBÉM SINTA-SE SE ESPECIAL!

63 NÓS CONFIAMOS MUITO EM VOCÊ!!!

64 EM 1 MINUTO POSSO MUDAR MINHA ATITUDE, E NESSE MINUTO POSSO MUDAR TODO O MEU DIA. QUANTO MAIS CUIDO BEM DE MIM MESMO, MENOS RESSENTIMENTOS E RAIVA SINTO, E MAIS CARINHOSO ME TORNO COMIGO MESMO E COM OS DEMAIS. UMA DAS MELHORES MANEIRAS DE AJUDAR OUTRAS PESSOAS, CONSISTE EM ESTIMULÁ-LAS A CUIDAREM MELHOR DE SI MESMAS. PODEMOS TER UM RELACIONAMENTO MARAVILHOSO JUNTOS. QUANDO EU O TIVER COMIGO E VOCÊ O TIVER CONSIGO. (SPENCER JOHNSON )

65

66 OBRIGADA PELA PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO! masepinheiro@websapiens.com.br br (41) ou

Gestão de Associados

Gestão de Associados Gestão de Associados A By Pass & Associados exige profissionais com: Desejo; Talento; Combatividade; Comprometimento Capital sócio-profissional Competências para o futuro: Concentração criativa. Fazer

Leia mais

13 soluções para melhorar a comunicação

13 soluções para melhorar a comunicação 13 soluções para melhorar a comunicação Anna Carolina Rodrigues Você S/A A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre profissionais e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam

Leia mais

É o ato de satisfazer as necessidades, anseios, e desejos do cliente. É fazer tudo o que estiver ao alcance, para solucionar problemas, resolver

É o ato de satisfazer as necessidades, anseios, e desejos do cliente. É fazer tudo o que estiver ao alcance, para solucionar problemas, resolver É o ato de satisfazer as necessidades, anseios, e desejos do cliente. É fazer tudo o que estiver ao alcance, para solucionar problemas, resolver questões inusitadas ou rotineiras, ajudar o cliente, acolhê-lo,

Leia mais

Q UA N TO CUSTA? VALORIZE e APROVEITE.

Q UA N TO CUSTA? VALORIZE e APROVEITE. Q UA N TO CUSTA? VALORIZE e APROVEITE. QUAIS AS DICAS COMO ATINGIR O SUCESSO Defina objetivos qualificados para a sua participação na Feira e escreva-os. Motive sua EQUIPE a atingi-los Exemplo: número

Leia mais

# VENDAS PROFESSOR GUALBER CALADO

# VENDAS PROFESSOR GUALBER CALADO O MUNDO MUDOU... E VOCÊ? Globalização Concorrência maior e mais acirrada Novas Tecnologias Novo perfil do consumidor O Cliente manda! Novas necessidades e desejos Vamos rever nossos métodos, estratégias,

Leia mais

FRUSTAÇÕES SÃO CONSEQUENCIAS DE: FALTA DE CRIATIVIDADE FALTA DE OTIMISMO FALTA DE TRABALHO DURO

FRUSTAÇÕES SÃO CONSEQUENCIAS DE: FALTA DE CRIATIVIDADE FALTA DE OTIMISMO FALTA DE TRABALHO DURO A ARTE DE OUVIR NÃO! FAZ PARTE DA ROTINA DE QUALQUER VENDEDOR LEVAR VÁRIOS NÃOS PRECISAMOS CONTORNAR UMA OBJEÇÃO ANTES DO SIM CONHECIMENTO E TÉCNICAS MOTIVAÇÃO E BRILHO NOS OLHOS VOCÊ SERÁ IMBATÍVEL!!!!

Leia mais

EXCELÊNCIA NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

EXCELÊNCIA NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES FUNDAMENTOS DO ATENDIMENTO DE QUALIDADE Quem, na atualidade não foi obrigado a enfrentar fila no banco, ou em uma repartição pública...? Viver e trabalhar em uma sociedade global é um grande desafio para

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

Formas de Vendas e Inícios

Formas de Vendas e Inícios Formas de Vendas e Inícios O sucesso é matemático: 1) Volume de pessoas (Walan Biss) 2)Lei das Médias 3) Melhore suas médias: domine seus números e aumente seus volumes Como saber seu desempenho? Fazendo

Leia mais

Qualidade no Atendimento ao Cliente

Qualidade no Atendimento ao Cliente Qualidade no Atendimento ao Cliente Contexto Histórico Mudanças no Modelo de Relacionamento e Comportamento do Cliente Antes Agora Futuro Desinformado Desamparado Buscava preço Informado Amparo legal Busca

Leia mais

Fortalecendo a sua Liderança Aula On-Line: Entrevista de Sucesso Áreas Nacionais Juliana Santos e Andrea Fernandes

Fortalecendo a sua Liderança Aula On-Line: Entrevista de Sucesso Áreas Nacionais Juliana Santos e Andrea Fernandes MK Office Fortalecendo a sua Liderança Aula On-Line: Entrevista de Sucesso Áreas Nacionais Juliana Santos e Andrea Fernandes Encontro 1 E-mails Cartas Telefonemas Palavras de motivação, entusiasmo, apoio

Leia mais

Atenção aos sinais PODEROSO RELAXADO

Atenção aos sinais PODEROSO RELAXADO 1 Atenção aos sinais Você tem como antecipar a reação do chefe à sua proposta de um novo projeto ou saber se seu colega gosta de trabalhar ao seu lado. É só ler as mensagens que o corpo envia A maneira

Leia mais

Comunicação e Imagem do Assistente Técnico no Atendimento

Comunicação e Imagem do Assistente Técnico no Atendimento Comunicação e Imagem do Assistente Técnico no Atendimento Claudia Nogueira Rodrigues 28 de Maio de 2011 Centro Hospitalar do Porto Papel do Assistente Técnico de Saúde Visão Melhor Hospital para cuidar

Leia mais

Comunicação Interpessoal. Profa. Marcia Portazio

Comunicação Interpessoal. Profa. Marcia Portazio 1 Comunicação Interpessoal Profa. Marcia Portazio mportazio@espm.br 2 Comunicação Comunicação é a base da interação humana. Desperta um significado comum ou compartilhado entre as pessoas 3 Comunicação

Leia mais

Estágio: por onde começar?

Estágio: por onde começar? ENG09046 Terça-feira, das 16h30 às 18h10 Agosto de 2012 Estágio: por onde começar? Internamente: buscar entender como funciona a empresa, o setor/ departamento Externamente: ter uma visão macro sobre a

Leia mais

ATENDIMENTO EM SUPERMERCADOS. Ivanete Pantoja Psicóloga CRP 10ª/03987.

ATENDIMENTO EM SUPERMERCADOS. Ivanete Pantoja Psicóloga CRP 10ª/03987. ATENDIMENTO EM SUPERMERCADOS Ivanete Pantoja Psicóloga CRP 10ª/03987. ATENDENDO A SI MESMO PARA ATENDER O OUTRO Autoconhecimento Capacidade de reconhecer e compreender emoções, bem como o efeito sobre

Leia mais

ESTÁGIOS QUE O CONSUMIDOR DEVE ATRAVESSAR ANTES DA COMPRA GOSTAR DE VOCÊ ESCUTAR VOCÊ ACREDITAR EM VOCÊ COMPRAR PERSPECTIVA DO CLIENTE 1 - Abertura 2 - Investigação 3 - Declaração de benefício 4 - Fechamento

Leia mais

FERRAMENTAS PRÁTICAS EM VENDAS E ATENDIMENTO AO CLIENTE

FERRAMENTAS PRÁTICAS EM VENDAS E ATENDIMENTO AO CLIENTE FERRAMENTAS PRÁTICAS EM VENDAS E ATENDIMENTO AO CLIENTE QUAL O NOSSO OBJETIVO? EXISTE ALGUMA RELAÇÃO COMPORTAMENTAL QUE INFLUENCIA O ATENDIMENTO OU UMA BOA VENDA? MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS QUAIS RESULTADOS

Leia mais

Curso de Comunicação Oratória Básico. Começar falando para uma audiência. Identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam melhorar.

Curso de Comunicação Oratória Básico. Começar falando para uma audiência. Identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam melhorar. LIDERANÇA Caminho do Sucesso www.lideranca.blog.br Curso de Comunicação Oratória Básico Módulo 1 Quebra-gelo Neste primeiro módulo, você terá como objetivos: Começar falando para uma audiência. Identificar

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!!

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! 10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! Internamente usamos a expressão entrevista de início. Não use esta expressão com as potenciais iniciadas, porque elas não sabem o que é isso!! Para suas potenciais

Leia mais

24/04/2016. Dicas Práticas Comunicação Oral e Corporal Como falar com a Imprensa. Workshop Nacional Preparatório para a Intel ISEF.

24/04/2016. Dicas Práticas Comunicação Oral e Corporal Como falar com a Imprensa. Workshop Nacional Preparatório para a Intel ISEF. Workshop Nacional Preparatório para a Intel ISEF Dicas Práticas Comunicação Oral e Corporal Como falar com a Imprensa Roseli Lopes Elena Saggio Qual a importância? Convencer as pessoas das idéias e propostas

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

TÉCNICAS PARA ABORDAR E VENDER MAIS! Líder Alécia Rocha - BH

TÉCNICAS PARA ABORDAR E VENDER MAIS! Líder Alécia Rocha - BH TÉCNICAS PARA ABORDAR E VENDER MAIS! Líder Alécia Rocha - BH 31 99739-3169 Uma homenagem para a Thais Plaza, que esta semana perdeu seu querido pai. Nosso carinho e a certeza de que ele vai encontrar um

Leia mais

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano)

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) a) Manter uma identidade pessoal e uma identidade para o casamento > Dependência exagerada - A identidade do cônjuge é um reflexo do seu

Leia mais

O que é Comunicação?

O que é Comunicação? A Importância da O que é Comunicação? É transmitir ideias, sentimentos ou experiências de uma ou mais pessoas para outra, ou outras. A comunicação se estabelece quando o emissor leva a mensagem até o receptor

Leia mais

APRESENTAÇÃO ORAL. Prof. Sérgio Crisóstomo dos Reis

APRESENTAÇÃO ORAL. Prof. Sérgio Crisóstomo dos Reis APRESENTAÇÃO ORAL Prof. Sérgio Crisóstomo dos Reis Portal Jurídico O portal dos portais - A informação jurídica que você precisa http://portaljuridico.wix.com/site Constitui de três fases: Preparação,

Leia mais

VENDAS. O coração do seu negócio. Cassandra Pacces Dir. Executiva

VENDAS. O coração do seu negócio. Cassandra Pacces Dir. Executiva VENDAS O coração do seu negócio Cassandra Pacces Dir. Executiva PERGUNTAS PODEROSAS DE SABEDORIA Você está satisfeita com sua situação financeira? Gostaria de muda-la? Gostaria de ter um trabalho que te

Leia mais

COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA DE GRUPO?

COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA DE GRUPO? ACERTE NO CURRICULO E NAS ENTREVISTAS Como Elaborar o Currículo Ideal? O Que é Preciso Mostrar Para Ficar Com a Vaga? Que Tipo de Perguntas São Feitas Numa Entrevista? COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA

Leia mais

TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional

TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional Inteligência Emocional TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional Do que se trata? Utilizar a mente racional (consciente) para lidar melhor com as situações em que a mente emocional (inconsciente) nem sempre

Leia mais

Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história:

Você já ouviu a história de uma tal garota legal? Bem, se não, deixeme contar uma história: Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história: Uma garota legal é alguém que se dedica de alma e coração em um relacionamento. Ela é alguém que poderia esperar

Leia mais

Apresentações Orais - Dicas para melhorar -

Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Prof. Armando Albertazzi Gonçalves Júnior Outubro de 2015 O Discurso do Rei (George VI) 2 Tópicos da Apresentação Comunicação verbal e não verbal Recursos audiovisuais

Leia mais

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR. Palestrante: Alessandra Teixeira

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR. Palestrante: Alessandra Teixeira Palestrante: Alessandra Teixeira ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR NOME DO CURSO ATENDIMENTO / PALESTRA / AO APRESENTAÇÃO CONSUMIDOR Mercado altamente competitivo. Consumidores mais maduros e exigentes. Profissional

Leia mais

Qualidade no Atendimento aos Clientes

Qualidade no Atendimento aos Clientes Qualidade no Atendimento aos Clientes Por Carolina Lopes Araujo Local:Hotel Fazenda Mata Tio João 19 de junho de 2004 www.senhoradosol senhoradosol.com..com.br Os desafios para o profissional do terceiro

Leia mais

GUIA PARA HOMENS ALIADOS A FAVOR DA IGUALDADE DE GÊNERO

GUIA PARA HOMENS ALIADOS A FAVOR DA IGUALDADE DE GÊNERO GUIA PARA HOMENS ALIADOS A FAVOR DA IGUALDADE DE GÊNERO DICAS PARA ENTENDER E ADMINISTRAR SUAS EMOÇÕES INTRODUÇÃO Este guia fornece ações concretas para entender e administrar emoções que nos sufocam.

Leia mais

Dicas do livro Como gerenciar s, David Brake

Dicas do livro Como gerenciar  s, David Brake Dicas do livro Como gerenciar e-mails, David Brake Etiqueta na rede O e-mail é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão

Leia mais

RINDO À TOA Falamansa

RINDO À TOA Falamansa RINDO À TOA Falamansa TÔ NUMA BOA TÔ AQUI DE NOVO DAQUI NÃO SAIO DAQUI NÃO ME MOVO TENHO CERTEZA ESSE É O MEU LUGAR AAH AHA TÔ NUMA BOA TÔ FICANDO ESPERTO JÁ NÃO PERGUNTO SE ISSO TUDO É CERTO USO ESSE

Leia mais

Como Iniciar com Sucesso! Kalinca Paolla Diretora Sênior de Vendas Mary Kay,

Como Iniciar com Sucesso! Kalinca Paolla Diretora Sênior de Vendas Mary Kay, Como Iniciar com Sucesso! Kalinca Paolla Diretora Sênior de Vendas Mary Kay, Analise sua situação hoje e responda: Você compraria numa sessão feita por você mesma? Você iniciaria com alguém que aborda

Leia mais

O homem para produzir e sobreviver necessita de comunicação

O homem para produzir e sobreviver necessita de comunicação COMUNICAÇÃO Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma arte esquecida Doris Drucker * COMUNICAÇÃO: Impacto

Leia mais

Suplemento de Aula Material Extra: Não faz parte da apostila

Suplemento de Aula Material Extra: Não faz parte da apostila Suplemento de Aula Material Extra: Não faz parte da apostila Linguagem Corporal Prof. Murillo Dias, MSc 1 Tipos de Linguagem Verbal Palavra Falada ou Escrita. Não-Verbal Gesto, Movimento, Imagem, Proximidade

Leia mais

ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE

ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE DIFERENÇA CONSULTORA / VENDEDORA Consultoras de Beleza MK: somos prestadoras de serviços, orientamos, acompanhamos os resultados na cliente, fazemos com que ela se

Leia mais

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda Nome: Vera Nogueira Professor: João Mesquita Disciplina: Comercializar e Vender Módulo: 8- Atendimento e Venda Ano/Turma: 11ºI Ano Letivo: 2012/2013 Escola Secundária Serafim Leite Índice Atendimento e

Leia mais

20/03/2013 DICAS PARA APRESENTAÇÃO. Falar em Público. Organização das Idéias. Um dos maiores medos do ser humano; Medo de errar, do ridículo;

20/03/2013 DICAS PARA APRESENTAÇÃO. Falar em Público. Organização das Idéias. Um dos maiores medos do ser humano; Medo de errar, do ridículo; Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Agronômicas DICAS PARA APRESENTAÇÃO Profª Magali Ribeiro da Silva Disciplina: Seminários Curso de Pós-graduação em Ciência Florestal Falar em Público

Leia mais

Lista Exercícios O Poder da Gratidão

Lista Exercícios O Poder da Gratidão Lista Exercícios O Poder da Gratidão Segunda Feira Exercício: Traçe suas metas/sonhos, liste elas. Metas para: Saúde e corpo Carreira e trabalho Finanças Relacionamento Desejos pessoais Materiais Espirituais

Leia mais

Por: Adm. Antonio Pereira Júnior pereirajunior@uern.br apereirajunior@hotmail.com

Por: Adm. Antonio Pereira Júnior pereirajunior@uern.br apereirajunior@hotmail.com Por: Adm. Antonio Pereira Júnior pereirajunior@uern.br apereirajunior@hotmail.com O Atendimento O que é Atendimento? Atendimento, corresponde ao ato de atender, ou seja, o ato de cuidar, de prestar atenção

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Forma de interagir com outras pessoas RELACIONAMENTO Estabelecimento de um processo de comunicação onde o emissor e receptor tenham claro suas reais atribuições. Para existir

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO. TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS prof. André Aparecido da Silva

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO. TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS prof. André Aparecido da Silva TEORIAS DA COMUNICAÇÃO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS prof. André Aparecido da Silva 1 COMUNICAR COMUNICAR TORNAR COMUM TORNAR COMUM 2 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A B EMISSOR RECEPTOR 3 A comunicação sempre

Leia mais

Indicado para professores, alunos e f uncionários.

Indicado para professores, alunos e f uncionários. Indicado para professores, alunos e f uncionários. Caro leitor, O objetivo deste manual é sensibilizar a comunidade acadêmica para as questões relacionadas à inclusão, assim como, esclarecer algumas dúvidas

Leia mais

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Sumário Conceito de Feedback Escuta ativa Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Recomendações para eficácia de sua sessão de feedback Conceito de Feedback Feedback é o retorno que alguém obtém

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Trabalhos em Open Space Regras Básicas. SST Novembro de 2018

12 Meses 12 Temas. Trabalhos em Open Space Regras Básicas. SST Novembro de 2018 12 Meses 12 Temas Trabalhos em Open Space Regras Básicas SST Novembro de 2018 Trabalhos em OPEN SPACE Trabalhar em open space pode ser uma situação agradável e produtiva ou ser um verdadeiro desafio. Múltiplas

Leia mais

COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO DE TCC

COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO DE TCC COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO DE TCC # Para apresentar o trabalho com mais segurança, é muito importante elaborar um roteiro que enfatize os pontos principais do seu TCC. # Dessa forma, ficará muito mais

Leia mais

ESTE INSTRUMENTO NAO DEVE SER APLICADO INDIVIDUALMENTE, MAS SIM EM CONJUNTO COM O INSTRUMENTO WHOQOL-BREF

ESTE INSTRUMENTO NAO DEVE SER APLICADO INDIVIDUALMENTE, MAS SIM EM CONJUNTO COM O INSTRUMENTO WHOQOL-BREF WHOQOL-OLD Instruções ESTE INSTRUMENTO NAO DEVE SER APLICADO INDIVIDUALMENTE, MAS SIM EM CONJUNTO COM O INSTRUMENTO WHOQOL-BREF Este questionário pergunta a respeito dos seus pensamentos, sentimentos e

Leia mais

Manual de Atendimento ao Público ANOREG/SP

Manual de Atendimento ao Público ANOREG/SP Manual de Atendimento ao Público ANOREG/SP Expediente A cartilha Manual de Atendimento ao Público é uma publicação da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) voltada

Leia mais

Toda a comunicação que a sua empresa precisa em um só lugar.

Toda a comunicação que a sua empresa precisa em um só lugar. Toda a comunicação que a sua empresa precisa em um só lugar. Qualidade no Atendimento ao Cliente Como e porque integrar o cliente à estratégia do negócio Conteúdos Por que atender com qualidade? Por que

Leia mais

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA 2ª FEIRA 11 de março NA ORAÇÃO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O tema que nos vai guiar nos próximos dias é o da oração. A quaresma é um tempo indicado para nos focarmos na oração. Começamos por

Leia mais

O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo

O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo Conhecimento Psicologia Por Resiliência Humana Nunca é tarde demais para prestar atenção nas emoções não expressadas que arquivamos no corpo,

Leia mais

Atendimento e Comunicação

Atendimento e Comunicação Formação Secretárias e secretários paroquiais da Arquidiocese de Montes Claros/MG Janaína Gonçalves: Jornalista ANIMA PUC Minas Analista de Comunicação RENSE/Arquidiocese de BH Especialista em Gestão de

Leia mais

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay Nós temos a missão de compartilhar nosso amor, nossa energia, nossa esperança, nossos sonhos, nossos produtos de qualidade,

Leia mais

Afinando os instrumentos da comunicação do líder nas organizações.

Afinando os instrumentos da comunicação do líder nas organizações. Afinando os instrumentos da comunicação do líder nas organizações Mirieli Colombo, Fga Fga. Especialista em Voz Especialista em Dinâmica dos Grupos Master em PNL Personal e Profissional Coaching EUA, 70

Leia mais

HABILIDADE COM AS PESSOAS

HABILIDADE COM AS PESSOAS HABILIDADE COM AS PESSOAS 5ª AULA INTRODUÇÃO A oportunidade única de crescimento interior que nos proporciona o trabalho voluntário em uma Casa Espírita de grande porte como a nossa, estimula-nos ao constante

Leia mais

Atendimento e Vendas

Atendimento e Vendas Atendimento e Vendas Introdução: No âmbito da disciplina comercializar e vender foi proposto pelo professor um trabalho acerca do novo módulo que estamos a trabalhar, o módulo é relacionado com o Atendimento

Leia mais

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO RAPPORT

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO RAPPORT RAPPORT Criar uma relação ou trazer de volta. É um processo em que se busca aperfeiçoar o relacionamento com o cliente por meio da otimização na comunicação, valendo-se de ferramentas não materiais, mas

Leia mais

Seminários Como falar em público

Seminários Como falar em público Universidade Federal do Pampa Curso de Nutrição Seminários Como falar em público 05/04/2017 Marina Couto Pereira marinacoutopereiraa@gmail.com Sucesso de um seminário 2º planejar a forma de apresentação

Leia mais

Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível

Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível Para ser confiante e credível, o que realmente sabemos conta menos do que aquilo que o público pensa que tu sabes. Como mostrar ao nosso

Leia mais

A COMUNICAÇÃO HUMANA

A COMUNICAÇÃO HUMANA A COMUNICAÇÃO HUMANA 2 DEFINIÇÃO É uma série dinâmica e contínua de eventos nos quais uma intenção é criada e transmitida. Para que a comunicação seja efetiva, o significado aprendido pela pessoa que houve,

Leia mais

A imagem pessoal é construída normalmente em três momentos distintos: A Primeira Impressão que é formada nos três primeiros segundos;

A imagem pessoal é construída normalmente em três momentos distintos: A Primeira Impressão que é formada nos três primeiros segundos; Resumo Este trabalho tem como principal objectivo demonstrar o papel do colaborador de uma empresa enquanto transmissor da imagem da mesma, ou seja, os cuidados que este deve ter desde a sua apresentação,

Leia mais

História. Nosso atendimento ao cliente surgiu em 1995, comandado pela Luiza Helena.

História. Nosso atendimento ao cliente surgiu em 1995, comandado pela Luiza Helena. História Nosso atendimento ao cliente surgiu em 1995, comandado pela Luiza Helena. Tratar bem o cliente é um valor básico que os fundadores sempre ensinaram. Dicas de Bom Atendimento Tenha disposição para

Leia mais

Oficina de. Expressividade. Orientação: Fga. Millena Vieira. Apresentação: Ana Júlia Passos Bárbara Camilo

Oficina de. Expressividade. Orientação: Fga. Millena Vieira. Apresentação: Ana Júlia Passos Bárbara Camilo Oficina de Orientação: Fga. Millena Vieira Expressividade Apresentação: Ana Júlia Passos Bárbara Camilo Como a voz é produzida? A voz... Expressa nossas emoções Sentimentos e personalidade Enriquece o

Leia mais

4 maneiras para treinar sua mente para o sucesso 1. Planeje o seu dia A melhor maneira de treinar o seu cérebro para todas as atividades que ele deve cumprir é planejar seus dias com antecedência. Assim,

Leia mais

OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO. Por Paula Quintão

OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO. Por Paula Quintão OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO Por Paula Quintão Por... Paula Quintão Escritora, publicitária, montanhista-viajante, mestre em Ciência da Informação, paraquedista, professora, mãe da

Leia mais

Como está sua vida financeira hoje??? ou?

Como está sua vida financeira hoje??? ou? Aula sobre Finanças Como está sua vida financeira hoje??? ou? Muitas pessoas fracassam em suas carreiras de propósito. Em geral elas chegam a um ponto de suas vidas em que se sentem muito mal com seu trabalho

Leia mais

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus DICAS DE POSES Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus Expressões faciais também são partes das poses Para se mover verdadeiramente e sem inibição

Leia mais

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Lidando com o inesperado O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Para começar bem Olá! Sejam todos muito bem-vindos!

Leia mais

Comunicando-se com a imprensa

Comunicando-se com a imprensa Comunicando-se com a imprensa Como obter o melhor resultado em entrevistas com os jornalistas Destaques Pontos Básicos de uma entrevista bem sucedida Sugestões para o Relacionamento com a imprensa Entrevista

Leia mais

Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho

Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho 1 1.É uma pessoa expressiva e comunicativa; 2.Gesticula bastante com as mãos; 3.Demonstra carinho pelos seus colegas do trabalho; 4.Não faz os serviços domésticos

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO O SUCESSO DA SUA FUTURA UNIDADE COMEÇA EM RECRUTAR AS PESSOAS CERTAS INTRODUÇÃO A entrevista não é uma prova de força ou um exercício para o ego. É uma chance para que você encontre

Leia mais

VOCÊ SABE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES?

VOCÊ SABE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES? SAÚDE EMOCIONAL VOCÊ SABE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES? A sabedoria bíblica chama de Fruto do espírito. O que a ciência hoje chama de inteligência emocional. Mansidão, domínio próprio e temperança são alguns

Leia mais

ENCONTRO DE SECRETÁRIAS A CONSCIÊNCIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO 26/09/2009

ENCONTRO DE SECRETÁRIAS A CONSCIÊNCIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO 26/09/2009 ENCONTRO DE SECRETÁRIAS UNIMED JOÃO MONLEVADE A CONSCIÊNCIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO 26/09/2009 OS SETE PECADOS CAPITAIS DE UMA SECRETÁRIA A vida racional é o que distingue os homens

Leia mais

Refletir sobre o que desejamos em nossas vidas Estimular o desenvolvimento pessoal e profissional Compreender alternativas para direcionar nossas

Refletir sobre o que desejamos em nossas vidas Estimular o desenvolvimento pessoal e profissional Compreender alternativas para direcionar nossas Refletir sobre o que desejamos em nossas vidas Estimular o desenvolvimento pessoal e profissional Compreender alternativas para direcionar nossas vidas MARKETING PESSOAL não é divulgar imagem melhor de

Leia mais

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas.

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. #coachiaralins A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? DEFINIÇÃO, CONCEITO E PRÁTICA. Inteligência emocional é a habilidade que uma pessoa tem de perceber,

Leia mais

Dicas Crie um estilo pessoal

Dicas Crie um estilo pessoal Introdução Esse mini ebook foi feito especialmente para você que deseja conquistar lindas mulheres. Nas próximas páginas será compartilhado dicas práticas para que você conquiste mulheres de forma mais

Leia mais

E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena??

E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena?? E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena?? E mais: terá acesso em treinamentos especiais realizados pela companhia e sua Diretora!! Acredito

Leia mais

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC Gustavo Carvalho Orientações: 1- As questões apresentadas neste teste não representam aquilo que você acredita que é o ideal de possuir ou mesmo o que

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE.

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. SEMANA DA ENGENHARIA 2015 Instituto de Engenharia do Paraná SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. Rogério Mainardes 11 de dezembro de 2015 PREMISSAS BÁSICAS DAS MARCAS As pessoas devem confiar

Leia mais

A Arte de Falar em Público Professor PHD Eduardo Marostica

A Arte de Falar em Público Professor PHD Eduardo Marostica A Arte de Falar em Público Professor PHD Eduardo Marostica Benefícios de Falar em Público Respeito e Confiança Maior auto-estima e autoconfiança Maior capacidade de liderança Mais responsabilidade Maior

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROTAGONISMO

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROTAGONISMO INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROTAGONISMO Qualquer um pode zangar-se isso é fácil. Mas zangar-se, com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo, e da maneira certa não é fácil. Aristóteles

Leia mais

Suicídio. Saber, agir e prevenir.

Suicídio. Saber, agir e prevenir. Suicídio. Saber, agir e prevenir. ENTENDENDO O SUICÍDIO PEDINDO AJUDA VERDADES E MITOS SOBRE O SUICÍDIO VERDADES MITOS O suicídio é um fenômeno Pensamentos e sentimentos de Em geral, os suicídios são A

Leia mais

TESTE DIAGNÓSTICO DE PRODUTIVIDADE para gestão de tempo e de vida

TESTE DIAGNÓSTICO DE PRODUTIVIDADE para gestão de tempo e de vida Olá, seja bem-vinda! Esse teste é parte integrante do Programa de life coaching Produtividade Em Ação. Faça o teste de diagnóstico de produtividade e depois de terminar o programa e colocar em prática

Leia mais

AGENDAMENTO E CONTATO FRIO

AGENDAMENTO E CONTATO FRIO AGENDAMENTO E CONTATO FRIO ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DE CLIENTES!!! Meios de transportes: trem, metro, ônibus (entregar amostras) Atitude: deve ser a melhor possível!!! Relacionamentos é a base do negócio:

Leia mais

TESTE DAS 5 LINGUAGENS DE AMOR

TESTE DAS 5 LINGUAGENS DE AMOR TESTE DAS 5 LINGUAGENS DE AMOR Livro 5 Linguagens do Amor Prepare o perfil quando estiver relaxado e sem pressão de tempo. Depois de fazer suas escolhas, volte e conte o número de vezes que marcou cada

Leia mais

O que é Telemarketing?

O que é Telemarketing? O que é Telemarketing? Podemos dizer que é a soma das palavras telefone + marketing. Dessa forma, telefone representa o meio e, marketing, representa como o telefone será utilizado. Trata-se, portanto,

Leia mais

Comunicação Definição: A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este f

Comunicação Definição: A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este f Comunicação em Cuidados Paliativos Ana Valeria de Melo Mendes Comunicação Definição: A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte

Leia mais

Atendimento. As competências do atendedor

Atendimento. As competências do atendedor Atendimento O atendimento é uma relação estabelecida entre dois ou mais interlocutores e que consiste, de uma forma simplista, em receber ou prestar atenção a alguém. Este ato reveste-se da maior importância

Leia mais

Métodos de vendas. Ana Maria Pereira

Métodos de vendas. Ana Maria Pereira Métodos de vendas Ana Maria Pereira Elementos de Desempenho Profissional de Vendas C H 2 C - Conhecimento É o saber, a experiência, a informação: conhecer os clientes, os produtos, a empresa, a concorrência,

Leia mais

Manual de Atendimento Faça a Diferença

Manual de Atendimento Faça a Diferença Manual de Atendimento Faça a Diferença Sempre consigo, a cuidar de si Apresentação e Imagem 1 - Regras de Apresentação Pessoal 1.1 - Higiene Pessoal: Cumprimento de regras básicas de higiene; Cabelo limpo

Leia mais

COMO ESTA SE PREPARANDO PARA VENDER MUITO?

COMO ESTA SE PREPARANDO PARA VENDER MUITO? SUPERANDO OBJEÇÕES COMO ESTA SE PREPARANDO PARA VENDER MUITO? Sorria: Um sorriso irradia energia positiva, e você deve ser um doador de energia. Enquanto você fala: Olhe as pessoas nos olhos, controle

Leia mais

Janela de Johari: Autoconhecimento

Janela de Johari: Autoconhecimento Objetivo Conhecer a si próprio e reconhecer como estamos tratando as pessoas e sendo tratadas por elas, dando dicas de como podemos melhorar o relacionamento interpessoal e administrar os conflitos que

Leia mais

O telefone como instrumento da imagem. Camila Jardim

O telefone como instrumento da imagem. Camila Jardim O telefone como instrumento da imagem O telefone como instrumento da imagem Objectivos específicos: Identificar a importância do sorriso no atendimento telefónico O telefone como instrumento da imagem

Leia mais