Sorriso. Metálico. Ponto de Vista. A Saúde bucal infantil. Entrevista. Fique Ligado Moda entre jovens, aparelhos falsos fazem mal à saúde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sorriso. Metálico. Ponto de Vista. A Saúde bucal infantil. Entrevista. Fique Ligado Moda entre jovens, aparelhos falsos fazem mal à saúde"

Transcrição

1 Sorriso Metálico Entrevista Dr Alisson explica as vantagens dos aparelhos Autoligados Fique Ligado Moda entre jovens, aparelhos falsos fazem mal à saúde Escova de dentes A maior invenção do século XX Ponto de Vista A Saúde bucal infantil

2 Como fazer a higiene bucal do meu lho? O primeiro dentinho apareceu. E agora? As mamães de primeira viagem têm uma série de dúvidas sobre esta questão. Já devo usar escova de dentes? Com ou se creme dental? Veja abaixo as dicas que podem ajudar na correta higiente bucal do seu pequeno Assim que os primeiros dentinhos chegarem: os primeiros dentinhos apontaram? É hora de aposentar a dedeira (ou outro apetrecho usado para a higiene) e começar a escovar os dentinhos do bebê com escovinhas de dente e com creme dental. Sim, com creme dental também, próprio para bebês e crianças. pro ssional ajude o bebê a passar por essa fase com menos sofrimento). Depois, para garantir a saúde bucal do pequeno, e evitar as terríveis e temidas cáries, além de vários outros problemas, o indicado é que as consultas com o odontopediatra aconteçam a cada três meses. Quando o bebê deve começar a frequentar um odontopediatra? E de quanto em quanto tempo devem ser a consultas? O ideal é os pais levarem o bebê a um odontopediatra assim que o primeiro dentinho aparecer (ou, até antes, quando os primeiros sintomas surgirem, para que esse

3 Além das visitas ao odontopediatra, que outros cuidados são essenciais? A partir do momento que o bebê tem dentes, não tem mais jeito: tem que escová-los, e muito bem! Esse é o principal cuidado, sem sombra de dúvidas. Os dentes do bebê/criança devem ser escovados ao acordar, antes de dormir e após as principais refeições e a escova utilizada deve ser adequada para a idade. Além disso, a escovação deve acontecer com creme dental livre de úor. Por que escovar os dentes com creme dental livre de úor? Porque 80% das crianças engolem creme dental até quatro/cinco anos de idade (primeiro porque o sabor é gostoso, depois porque porque as crianças, até quatro anos de idade, não tem maturidade neurológica para cuspir, ou pelo menos, cuspir direitinho) e porque essa ingestão, em alta quantidade, justamente durante o período em que os dentes permanentes estão se formando, pode causar uma doença chamada uorose, que causa manchas brancas opacas, visíveis e permanentes nesses dentes bem como pode levar a problemas de má formação dos mesmos. Um dado importante: Estudos indicam que o uso de creme dental com alto teor de úor antes dos dois anos de idade é responsável por 72% dos casos de uorose. U m d a d o c u r i o s o e u m t a n t o assustador: A uorose não tem cura. Somente tratamento estético (faceta) para fazer as tais horrorosas manchas brancas sumirem, coisa que não se faz em crianças. E essa demora na cura do problema acaba causando danos emocionais e sociais na criança atingida pelo problema.

4 Até que idade os pais devem escovar os dentes dos lhos? Até pelo menos a criança ter 10 anos de idade, pelo menos UMA das escovações do dia deve ser feita pelos pais (ou por um adulto responsável). Isso porque, até essa idade, a criança não tem coordenação perfeita do pulso e das mãos (vide a caligra a das crianças) e, assim, o movimento de escovação acaba prejudicado.

5 Existe algum macete que ajude na hora da escovação? Uma alternativa é começar a acostumar o bebê com o hábito da escovação através do uso das d e d e i r a s d e s i l i c o n e. A l g u n s pro ssionais da área acreditam que usar dedeiras, mais do que limpar, server para massagear a gengiva e acostumar o bebê com o ato da escovação. Outra alternativa é dar escovas de dente para o bebê brincar. Ou seja, dar para o bebê uma escovinha para car junto dos seus brinquedos (diferente da escova para higiene) e para ele manuseá-la e acotumar-se com a textura, formato, etc... (só que sempre com supervisão, para evitar acidentes). A higiene dessa escova deve acontecer na mesma frequência da higiene dos demais brinquedos que vão à boca. Ja a troca deverá acontecer a cada três meses (PS: isso vale para a escovinha de brincadeira/treinamento do bebê. A escova de verdade, para escovação,. deve ser trocada sempre que as serdas começarem a "abrir"). Uma dica também é, no caso de bebês, escovar seus dentinhos e n q u a n t o e l e s a i n d a e s t ã o sentadinhos no cadeirão. Ou seja, logo após a refeição, parar-se atrás d e l e s, l e v a n t a r l e v e m e n t e a cabecinha colocando a mão sob o queixo (virando o rostinho um pouco para cima) e aí começar a escovação. Isso ajuda? Sim! Nessa posição, com o pescocinho mais esticado, é mais natural o bebê abrir a boca e deixar o adulto escovar seus dentinhos. Mas se nada disso der certo, a última alternativa é escovar e pronto. Mesmo que isso gere reclamação, choro, gritaria, corpo ao chão e outras estratégias de guerra. A grande maioria dos bebês ou crianças não gosta mesmo de escovar os dentes e vai brigar toda vez que tiver que fazer, mas cabe aos pais insistir e concluir a tarefa de forma e ciente.

6 Seu sorriso é nosso maior orgulho

7 Moda entre jovens, aparelhos falsos trazem riscos à saúde Aparelhos dentários falsos viraram uma moda perigosa entre os adolescentes. Com elásticos coloridos e trançados, são chamados''diferenciados e vendidos por camelôs nas ruas e também nas redes sociais. Os ferrinhos nos dentes custam de R$ 30,00 a R$ 100,00 e crianças e adolescentes estãousando sem sequer terem passado por pro ssionais especializado, ignorando os riscos de se contrarir doenças e outros problemas que acarretam. O conjunto de peças coladas e unidas por um elástico ou o provoca uma movimentação nos dentes e isso pode causar, entre outras coisas, retração na gengiva e perda óssea dos dentes. A notícia está correndo de boca em boca e infelizmente virando modado momento. O CRO já informou às autoridades sobre a venda ilegal e entrou com um ofício à Vigilância Sanitária e à Polícia Civil para coibir o crime. Segundo relatos de quem adquiriu o falso aparelho de dentes, eles disseram que não sabiam se quem os vendeu eram de fato dentistas ou não, pois eram atendidos por pessoas com a roupa toda branca. Além dessa venda ser criminosa, existiem pessoas se passando por falsos dentistas. Veja abaixo os cuidados que você precisa ter antes de colocar um aparelho ortodôntico real, segundo o CRO: 1º - É examinada a oclusão (forma de morder) do paciente para o diagnóstico. 2º - É realizada uma avaliação clínica por um pro ssional. 3º - O paciente deve receber a prescrição para fazer um exame radiológico completo. 4º - Após os exames, volta-se ao consultório para a colocação do aparelho. 5º - A manutenção do aparelho deve ser feita de três em três semanas. Cuidado, para colocar aparelhos, procure sempre seu denista!

8 Entrevista: Dr. Álisson D Afonseca Tratamento inovador com aparelhos autoligados é sucesso em Pirapora e em Montes Claros A reportagem do Jornal Gazeta esteve presente entrevistando dois grandes dentistas licenciados da Euro Orto Brasil: Dr. Alisson D Afonseca proprietário da clínica Sorriso Metálico em Pirapora e Dra. Carla Nogueira, proprietária da clínica Euro Orto Montes Claros. O assunto abordado foi sobre a nova tecnologia na área de Ortodontia: Autoligados. Dr. Alisson iniciou explicando um pouco sobre o que é a tecnologia e quais as principais vantagens comparando com os tratamentos utilizando aparelhos dentários comuns. Explicou que o maior ganho é biológico pois, com o uso de aparelhos autoligáveis, consegue-se movimentos menos agressivos para o organismo e tem se tornado a nova geração do tratamento ortodôntico. Dra. Carla complementou explicando na prática como o tratamento funciona. Explicou que pode ser usado em qualquer fase da vida, em qualquer idade e por qualquer paciente, sendo adultos ou crianças. Os autoligados teve origem em 1935, sendo descoberto há muito tempo atrás. Dr. Alisson curiosamente nos mostrou que o avanço se deu nos EUA através de os com tecnologia mais avançada, que faz com que o tratamento ua melhor e de forma mais adequada ao paciente e mais rápida. A tecnologia chegou ao Brasil em meados de 2006 através de vários pro ssionais que zeram cursos no exterior e trouxeram para o Brasil. Essa tecnologia é conhecida também de bioadaptação transversal dos maxilares, através de um novo avanço trazendo mais benefícios, entre eles o principal é a rapidez no tratamento. Em Montes Claros, os cursos estão integrando os autoligados no currículo dos especializandos, embora seja ainda um tratamento novo aqui no Norte de Minas, a rma Dr. Alisson. A entrevista completa você confere no site do Jornal Gazeta:

9 Entrevista: Dr. Álisson D Afonseca Dra Carla Nogueira explicou que um dos grandes benefícios é que o tratamento pode ser feito sem extração de dentes. Dr. Alisson D'Afonseca tem curso em Dallas,é professor no curso de especialização em ortodontia e nos contou de forma clara e simpática um pouco do seu dia a dia no consultório em Pirapora, na clínica Sorriso Metálico. Mostrou que pacientes que anteriormente eram indicados à cirurgia para diminuição do tamanho do queixo, podem ser tratados atualmente com os aparelhos autoligados, sem necessidade de cirurgia. Atualmente,mais de casos já foram tratados dessa forma e ele ainda faz um convite para que conheçam esse procedimento, pois está cada vez mais acessível estando presente em Pirapora e em Montes Claros. A Clínica Sorriso Metálico é ainda pioneira em trabalhar com autoligados na região e em todo o estado de Minas Gerais já que acompanhou essa tecnologia desde que chegou ao Brasil. A entrevista completa você confereno site do Jornal Gazeta: Dr. Alisson D Afonseca nomeado presidente da ABOA- Montes Claros A Associação Brasileira de Ortodontia Autoligável( ABOA) tem como nalidade o desenvolvimento clínico e cientí co do tratamento ortodôntico com todos os sistemas de braquetes autoligáveis existentes no mercado atual.com muita honra, Dr.AlissonD Afonseca proprietário da Sorriso Metálico Euro Orto Pirapora foi eleito presidente da Aboa - Montes Claros.

10 Sorriso Metálico R. Otávio Carneiro, 575, Santo Antônio - Pirapora MG Fone: (38)

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Como cuidar do sorriso de seus filhos A criança que aprende a tratar dos dentes (e da boca) desde cedo, vai manter este hábito por toda a vida. Para fazer o jovem levar

Leia mais

Entrevista Dra Carla explica as vantagens dos aparelhos. Autoligados. Gengivite. Saiba toda a verdade. Autoligados. Orotdontia do momento

Entrevista Dra Carla explica as vantagens dos aparelhos. Autoligados. Gengivite. Saiba toda a verdade. Autoligados. Orotdontia do momento Entrevista Dra Carla explica as vantagens dos aparelhos Autoligados Gengivite Saiba toda a verdade Autoligados Orotdontia do momento Autoligados:estátodomundofalandonele O que é e como surgiu Os autoligados

Leia mais

EBOOK ODONTOPEDIATRIA

EBOOK ODONTOPEDIATRIA EBOOK ODONTOPEDIATRIA A odontopediatria é área da odontologia que estuda e trata da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. O odontopediatra tem a importante função de acompanhar o desenvolvimento

Leia mais

- ORTODONTIA - O que é Ortodontia?

- ORTODONTIA - O que é Ortodontia? - ORTODONTIA - O que é Ortodontia? Ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente

Leia mais

OdontoPrev. Sorria: você está sendo bem cuidado.

OdontoPrev. Sorria: você está sendo bem cuidado. OdontoPrev Sorria: você está sendo bem cuidado. Dicas OdontoPrev para um sorriso perfeito INTRODUÇÃO Por um sorriso mais saudável e bonito! É A OdontoPrev quer ver você saindo por aí com um sorrisão estampado

Leia mais

IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O

IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O IMPLANTES O que são implantes dentários? Por Edina Melo Imagem. google sem direitos autorais. Os implantes são pequenos pinos de metal

Leia mais

Seja bem vindo ao e-book sobre aparelhos ortodônticos.

Seja bem vindo ao e-book sobre aparelhos ortodônticos. e-book ORTODONTIA Seja bem vindo ao e-book sobre aparelhos ortodônticos. Seja bem vindo ao e-book sobre aparelhos ortodônticos. Nosso objetivo é orientar sobre indicações e tipos de aparelhos ortodônticos,

Leia mais

Guia da Família para a Saúde Bucal

Guia da Família para a Saúde Bucal Guia da Família para a Saúde Bucal Você pode prevenir doenças bucais. Seguindo a informação deste guia, você e sua família podem ter dentes e gengivas saudáveis por toda a vida. 4 Passos para um Sorriso

Leia mais

Mude seu sorriso sem mudar sua vida. O que você precisa saber sobre o sistema Invisalign

Mude seu sorriso sem mudar sua vida. O que você precisa saber sobre o sistema Invisalign Mude seu sorriso sem mudar sua vida O que você precisa saber sobre o sistema Invisalign E-BOOK O que você precisa saber sobre o Sistema Invisalign Descubra como funciona, os benefícios, como é o processo

Leia mais

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL Por que a saúde bucal é tão importante? A falta de cuidados vai além da perda dos dentes. Ao longo dos anos, a higiene bucal vem sendo entendida como de importância

Leia mais

Sorria, mostre o que você tem de melhor!

Sorria, mostre o que você tem de melhor! Sorria, mostre o que você tem de melhor! Caro(a) beneficiário(a), a Interodonto apresenta a você algumas orientações sobre saúde bucal, higiene oral e prevenção de doenças bucais. Este guia tem caráter

Leia mais

Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Veja como tratar Beber bastante água e investir em uma alimentação fibrosa ajuda a evitar o problema

Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Veja como tratar Beber bastante água e investir em uma alimentação fibrosa ajuda a evitar o problema Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Veja como tratar Beber bastante água e investir em uma alimentação fibrosa ajuda a evitar o problema Matéria publicada em 27 de Abril de 2014 Mau hálito,

Leia mais

Sorriso. Metálico. Ponto de Vista. A Saúde bucal infantil. Entrevista. Comportamento

Sorriso. Metálico. Ponto de Vista. A Saúde bucal infantil. Entrevista. Comportamento Sorriso Entrevista Dr Alisson explica as vantagens dos aparelhos Autoligados Comportamento O que te faz feliz? Fique Ligado Participe, curta, compartilhe e ganhe brindes especiais Escova de dentes: A maior

Leia mais

ORTODONTIA P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O

ORTODONTIA P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O ORTODONTIA P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O Ortodontia Autologáveis: Tecnologia e menos tempo de tratamento... O Q U E É O R T O D O N T I A? O r t o d o n t i a é u m r a m o d a o d o n

Leia mais

PREVENIR REMEDIAR. O que você escolhe?

PREVENIR REMEDIAR. O que você escolhe? PREVENIR REMEDIAR OU O que você escolhe? Dicas para uma boa higiene higiene bucal! bucal! Escovação 01 Segure a escova em ângulo de 45 graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes.

Leia mais

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas SAÚDE BUCAL Cuidados Problemas Tratamento Dicas A saúde começa pela boca A saúde literalmente começa pela boca. Seja pelo alimento que comemos ou pela forma que cuidamos da higiene bucal. A falta de atenção

Leia mais

Cobertura Odontológica

Cobertura Odontológica Uso consciente do plano de saúde AMS Papo de hoje: Cobertura Odontológica A Assistência Médica Supletiva (AMS) contempla plano médico, hospitalar, odontológico e de farmácia, de autogestão criado pela

Leia mais

Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO

Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO Cap. 01 Biomecânica com Braquetes Autoligados 24 Cap. 02 Uso da Eficiência nos Braquetes Autoligados 70 Cap.

Leia mais

- Suas gengivas sangram quando você passa o fio dental, escova os dentes ou quando você mastiga alimentos duros?

- Suas gengivas sangram quando você passa o fio dental, escova os dentes ou quando você mastiga alimentos duros? TESTE Descubra se você tem problemas de gengiva Responda a algumas questões neste teste interativo e descubra se você pode ter algum problema gengival. Em alguns instantes, você irá descobrir se precisa

Leia mais

Informações de utilização e cuidados

Informações de utilização e cuidados Informações de utilização e cuidados 2 Cara utilizadora do OPTISLEEP, caro utilizador do OPTISLEEP, Com certeza que reconhecem estes sintomas: Fadiga e cansaço durante todo o dia. O diagnóstico clínico

Leia mais

GUIA COMPLETO SOBRE CLAREAMENTO DENTAL

GUIA COMPLETO SOBRE CLAREAMENTO DENTAL GUIA COMPLETO SOBRE DENTAL PORQUÊ FAZER O DENTAL? PORQUÊ FAZER O DENTAL? Você sempre quis ter aquele belo sorriso branco, mas os dentes amarelaram com o passar do tempo. Também existem aquelas indesejadas

Leia mais

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários Nosso consultório odontológico está equipado para oferecer ao produtor rural todos os tratamentos odontológicos disponíveis na atualidade. Segue abaixo uma discriminação detalhada de cada tratamento oferecido

Leia mais

Corretor, faça o seu Plano Odontológico

Corretor, faça o seu Plano Odontológico Corretor, faça o seu Plano Odontológico Solidez institucional Líder global em seguros de pessoas 147 anos de existência 90 milhões de clientes Maior empresa administradora de benefícios odontológicos nos

Leia mais

Tabela de Vendas Pessoa Física. Válida a partir de 2 de abril de 2019.

Tabela de Vendas Pessoa Física. Válida a partir de 2 de abril de 2019. Tabela de Vendas Pessoa Física Válida a partir de 2 de abril de 2019. 1 Novas linhas de produto Os produtos da linha clássica destinam-se às pessoas que buscam um plano odontológico que cubra todas as

Leia mais

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA. Saúde Bucal

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA. Saúde Bucal PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA Saúde Bucal É muito importante manter sua saúde em dia. Um belo sorriso é o único capaz de fazer a diferença em qualquer situação. A saúde bucal não se reflete somente na

Leia mais

INFORMAÇÃO AO PACIENTE QUANDO OS IMPLANTES SE TORNAM VISÍVEIS. Enxerto ósseo menor

INFORMAÇÃO AO PACIENTE QUANDO OS IMPLANTES SE TORNAM VISÍVEIS. Enxerto ósseo menor INFORMAÇÃO AO PACIENTE QUANDO OS IMPLANTES SE TORNAM VISÍVEIS Enxerto ósseo menor OS TRATAMENTOS DENTÁRIOS SÃO UMA QUESTÃO DE CONFIANÇA NOSSA EXPERIÊNCIA E COMPE- TÊNCIA SÃO ALGO EM QUE VOCÊ PODE CONFIAR

Leia mais

O GRUPO BIOTECH DENTAL, O PARCEIRO DO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO 2.0.

O GRUPO BIOTECH DENTAL, O PARCEIRO DO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO 2.0. FOLHETO O GRUPO BIOTECH DENTAL, O PARCEIRO DO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO 2.0. Desde a sua criação em 1987, a Biotech Dental está empenhada em desenvolver uma forte relação de confiança com os cirurgiões-dentistas

Leia mais

Sumário. O que Você encontrará neste e-book? Por quais motivos os nossos dentes escurecem? Tipos de Clareamentos Dentais.

Sumário. O que Você encontrará neste e-book? Por quais motivos os nossos dentes escurecem? Tipos de Clareamentos Dentais. 1 Sumário 3 O que Você encontrará neste e-book? 5 Por quais motivos os nossos dentes escurecem? 7 Tipos de Clareamentos Dentais 9 Recomendações 11 Quem pode realizar o tratamento? 13 Indicações finais

Leia mais

Tabela de Preços. Rio de Janeiro Vigência: Julho/2011

Tabela de Preços. Rio de Janeiro Vigência: Julho/2011 Tabela de Preços Rio de Janeiro Vigência: Julho/2011 Área de atuação G1 (Grande Rio) e G5 (Grande Rio, Litoral, Serrana e Interior) PME de 02 a 29 vidas Faixa Etária MAX 300 MAX 400 MAX 400 Plus 00 a

Leia mais

Implantes. dentários.... A con ança que você precisa.

Implantes. dentários.... A con ança que você precisa. Implantes dentários....................................... A con ança que você precisa. E-Book Implantes Dentários Este guia foi criado para que você conheça um pouco mais sobre o tratamento com implantes

Leia mais

Tabela de Vendas Pessoa Física e PME. Válida a partir de 2 de abril de 2019.

Tabela de Vendas Pessoa Física e PME. Válida a partir de 2 de abril de 2019. Tabela de Vendas Pessoa Física e PME Válida a partir de 2 de abril de 2019. 1 Novas linhas de produto Os produtos da linha clássica destinam-se às pessoas que buscam um plano odontológico que cubra todas

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL E SAÚDE:UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR 1 EDUCATION CHILDLIKE AND CHEERS : AN ANALYZES INTERDISCIPLINAY

EDUCAÇÃO INFANTIL E SAÚDE:UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR 1 EDUCATION CHILDLIKE AND CHEERS : AN ANALYZES INTERDISCIPLINAY EDUCAÇÃO INFANTIL E SAÚDE:UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR 1 EDUCATION CHILDLIKE AND CHEERS : AN ANALYZES INTERDISCIPLINAY Caroline Sampaio Corrêa 2, Sabrina Dos Santos Wildner 3, Carine Meggolaro 4, Iasmine

Leia mais

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: AJUDANDO A INCLUSÃO SOCIAL.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: AJUDANDO A INCLUSÃO SOCIAL. ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: AJUDANDO A INCLUSÃO SOCIAL. Bruna Diniz Nastrini, Deusa Maria Mendes Furtado, Ivana Márcia Alves Diniz, Vera Lúcia Silva Resende, Lia Silva

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇAO INFANTIL QS KIDS SORRISO SAUDÁVEL PRA VIDA INTEIRA

PROGRAMA DE PREVENÇAO INFANTIL QS KIDS SORRISO SAUDÁVEL PRA VIDA INTEIRA PROGRAMA DE PREVENÇAO INFANTIL QS KIDS SORRISO SAUDÁVEL PRA VIDA INTEIRA Sorriso saudável pra vida inteira O Programa de Prevenção Infantil QS Kids é uma maneira fácil e inteligente de manter as crianças

Leia mais

COMO DEVO FAZER A MINHA HIGIENE BUCAL? Um guia simples de como limpar seus dentes com escovação e fio dental.

COMO DEVO FAZER A MINHA HIGIENE BUCAL? Um guia simples de como limpar seus dentes com escovação e fio dental. COMO DEVO FAZER A MINHA HIGIENE BUCAL? Um guia simples de como limpar seus dentes com escovação e fio dental. Muitas pessoas se preocupam com a higiene bucal e escovam seus dentes várias vezes ao dia.

Leia mais

E-book: Tudo sobre Aparelhos Ortodônticos

E-book: Tudo sobre Aparelhos Ortodônticos E-book: Tudo sobre Aparelhos Ortodônticos Índice Introdução O que é Ortodontia e Ortopedia funcional dos maxilares? O que gera problemas ortodônticos? Tipos de Aparelhos Ortodônticos Quanto tempo dura

Leia mais

Saiba a seguir o que é preciso fazer para ter um sorriso saudável!

Saiba a seguir o que é preciso fazer para ter um sorriso saudável! Sorriso saudável Um sorr iso significa Vamos descobrir Quem sorri vive melhor e faz com que todo mundo se saúde e felicidade porque sorriso é coisa séria! Você sabia que não é difícil nem complicado ter

Leia mais

APRESENTAÇÃO INTERODONTO JANEIRO/2019

APRESENTAÇÃO INTERODONTO JANEIRO/2019 APRESENTAÇÃO INTERODONTO JANEIRO/2019 GRUPO NOTREDAME INTERMÉDICA QUEM SOMOS Fundado em 1968 e sediado em São Paulo (SP), o Grupo NotreDame Intermédica é composto pela NotreDame Intermédica (Saúde) e Interodonto

Leia mais

A SAúde bucal dos brasileiros

A SAúde bucal dos brasileiros A Saúde bucal dos brasileiros A saúde bucal dos brasileiros tem sido estudada e analisada desde 1986 pelo Ministério da Saúde, por meio de levantamento epidemiológico. Dessas pesquisas resultou o projeto

Leia mais

GUIA DE HIGIENE BUCAL PARA TER UM SORRISO MAIS BONITO

GUIA DE HIGIENE BUCAL PARA TER UM SORRISO MAIS BONITO GUIA DE HIGIENE BUCAL PARA TER UM SORRISO MAIS BONITO Introdução... 3 Saiba quais são as doenças bucais mais comuns... 5 Entenda como evitar doenças bucais... 8 Halitose: saiba como combater o vilão da

Leia mais

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária.

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária. Resumo de especialidades: Plano PLUS, Prótese parcial fixa em metalo cerâmica As coroas e próteses em metalocerâmica são uma opção para pessoas que perderam um ou mais dentes. Prótese parcial fixa em metalo

Leia mais

Questionário: Saúde oral na gravidez: Conhecer para optimizar!

Questionário: Saúde oral na gravidez: Conhecer para optimizar! ANEXO I UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA Faculdade Ciências da Saúde Licenciatura em Medicina Dentária Questionário: Saúde oral na gravidez: Conhecer para optimizar! Pesquisador: Rafael Cardoso de Andrade

Leia mais

CURSOS ICMDS SISTEMA AUTOLIGÁVEL

CURSOS ICMDS SISTEMA AUTOLIGÁVEL CURSOS ICMDS SISTEMA AUTOLIGÁVEL OBJECTIVOS Graduado em Odontologia, Mestre em Ortodontia e com uma experiência de 21 anos, o prof. Mauro Macedo traz até ao ICMDS um curso os Ortodontistas que desejam

Leia mais

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I OBJECTIVOS Gerais: Proporcionar ao Ortodontista meios para tratar casos complexos de maneira simples, objectiva e racional; Aplicar esta filosofia

Leia mais

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I OBJECTIVOS Gerais: Proporcionar ao Ortodontista meios para tratar casos complexos de maneira simples, objectiva e racional; Aplicar esta filosofia

Leia mais

Textos para Discussão nº

Textos para Discussão nº Textos para Discussão nº 66-2017 Comparação de qualidade de saúde bucal de beneficiários com planos exclusivamente odontológico e não beneficiários no Brasil, segundo o banco de dados da Pesquisa Nacional

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face. ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Dores na mandíbula e na face. O que é ATM? ATM significa articulação temporomandibular, que é a articulação entre a mandíbula e o crânio. Portanto, temos duas ATM, cada

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

ESTUDO DE CASO CLÍNICO

ESTUDO DE CASO CLÍNICO Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia Disciplina de Semiologia Bucal e Radiológica ESTUDO DE CASO CLÍNICO DISCIPLINA

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

Odontologia Bacharelado

Odontologia Bacharelado Página 0001 de 0004 12:00:19 Não 1º Período 6401-04S-20 - Anatomia Humana Aplicada à 80 - - 066,67 6403-02S-20 - Biologia Bucal I 40 - - 033,33 6402-01S-20 - Bioquímica do Meio Bucal 20 - - 016,67 8545-04S-20

Leia mais

MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL

MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL INÍCIO Nos últimos anos, a busca pela qualidade de vida e os cuidados com a saúde aumentaram significativamente. O acesso mais fácil e rápido à informação foi um dos responsáveis

Leia mais

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes.

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. A Clínica O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. Localizada nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Pentecoste,

Leia mais

Técnicas em Higiene Dental

Técnicas em Higiene Dental Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Técnicas em Higiene Dental Professor: Bruno Aleixo Venturi Aulas práticas Lista de materiais Aulas práticas - Lista de materiais Roupa

Leia mais

GUIA COMPLETO PARA CRIANÇA SUPERAR O MEDO DO DENTISTA

GUIA COMPLETO PARA CRIANÇA SUPERAR O MEDO DO DENTISTA GUIA COMPLETO PARA CRIANÇA SUPERAR O MEDO DO DENTISTA INTRODUÇÃO 3 MEDO DO DENTISTA 5 PROFISSIONAL ESPECIALIZADO 8 AMBIENTE LÚDICO 12 ACOMPANHAMENTO EM CASA 15 CONCLUSÃO 18 SOBRE A TEPE 20 INTRODUÇÃO Os

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE DISCIPLINAS DO CURSO, CARGA HORÁRIA E PROFESSOR RESPONSÁVEL 1º SEMESTRE: Total = 348h Disciplina Carga Horária Créditos Docente Responsável Ortodontia Básica 48h

Leia mais

Porque é que os dentes são tão importantes? Eu sou o João!

Porque é que os dentes são tão importantes? Eu sou o João! Índice Porque é que os dentes são tão importantes?...9 Linha do tempo dos dentes...10 Constituição de um dente...12 Dentes de leite...14 Tipos de dentes e para que servem...16 Dentes do siso: os rebeldes

Leia mais

Tabela de Vendas Pessoa Física e PME

Tabela de Vendas Pessoa Física e PME Tabela de Vendas Pessoa Física e PME Válida a partir de 5 de novembro de 2018 1 Novas linhas de produto 2 Linha Kids Os produtos da linha clássica destinam-se às pessoas que buscam um plano odontológico

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DENTAL CARE

MANUAL DO USUÁRIO DENTAL CARE MANUAL DO USUÁRIO DENTAL CARE Prezado Cliente, seja bem-vindo! A DENTAL CARE lhe recebe com grande satisfação. A partir de agora, você e sua família têm à disposição uma empresa dedicada à assistência

Leia mais

GUIA PÓS-OPERATÓRIO A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA A MARCA DE IMPLANTES DENTÁRIOS MAIS UTILIZADA PELOS DENTISTAS NO BRASIL

GUIA PÓS-OPERATÓRIO A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA A MARCA DE IMPLANTES DENTÁRIOS MAIS UTILIZADA PELOS DENTISTAS NO BRASIL GUIA PÓS-OPERATÓRIO A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA A MARCA DE IMPLANTES DENTÁRIOS MAIS UTILIZADA PELOS DENTISTAS NO BRASIL GUIA DE CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIO. 2 COLOQUEI MEU IMPLANTE,

Leia mais

Projeto de Extensão: Atendimento Odontológico a Pacientes com Traumatismos na Dentição Decídua

Projeto de Extensão: Atendimento Odontológico a Pacientes com Traumatismos na Dentição Decídua Guia de Prevencão para Traumatismos ~ em Dentes de Leite Projeto de Extensão: Atendimento Odontológico a Pacientes com Traumatismos na Dentição Decídua Organizadoras Profa. Dra. Patricia Maria Zarzar Profa.

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Periodontite. Sua saúde começa pela boca!

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Periodontite. Sua saúde começa pela boca! ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Periodontite. Sua saúde começa pela boca! O que é doença periodontal ou periodontite? ESMALTE DENTINA GENGIVAS POLPA PERIODONTITE OSSO ALVEOLAR CEMENTO NERVOS E VASOS

Leia mais

MANUAL DE SAÚDE BUCAL PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

MANUAL DE SAÚDE BUCAL PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) MANUAL DE SAÚDE BUCAL PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ REITOR Carlos Edilson de Almeida Maneschy VICE-REITOR Horacio Scheneider PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO Fernando Arthur

Leia mais

Confiabilidade em saúde bucal

Confiabilidade em saúde bucal Planos Odontológicos Assistência odontológica empresarial PLANOS PME - A partir de 05 vidas Dental Confiabilidade em saúde bucal Confiabilidade A MetLife é a empresa Top of Mind Estadão de RH 2010. Planos

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde 1ª Edição 1ª Reimpressão

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde  1ª Edição 1ª Reimpressão MINISTÉRIO DA SAÚDE Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/bvs 1ª Edição 1ª Reimpressão Brasília DF 2013 MINISTÉRIO DA SAÚDE SAÚDE BUCAL Para ter um sorriso bonito e saudável,

Leia mais

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE Fernando Pedrin Carvalho Ferreira Colaboradores: Renata Rodrigues de Almeida Pedrin Bolivar Pimenta Junior 01. Aparelho Ortodôntico Fixo 02. O Tratamento Ortodôntico

Leia mais

Fantasía dental Fantasía dental

Fantasía dental Fantasía dental Fantasía dental Fantasía Dental R Nos últimos anos, no mundo da odontopediatria, tornou-se prática comum usar diferentes ferramentas (presentes, decoração clínica ou jogos) para distrair a criança e ajudá-lo

Leia mais

saúde bucal no estado de São Paulo

saúde bucal no estado de São Paulo O retrato da saúde bucal no estado de São Paulo Estudo feito com 17.560 pessoas em 162 municípios revela indicadores surpreendentes sobre as condições bucais da população paulista em 2015 24 REVISTA do

Leia mais

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Algumas mulheres podem ter problemas durante a gravidez, e reconhecer os sinais que indicam perigo na gravidez para procurar

Leia mais

ODONTOLOGIA ESTÉTICA

ODONTOLOGIA ESTÉTICA ODONTOLOGIA ESTÉTICA O sorriso enaltece os dentes que podem assim como outros elementos da face denunciar a idade cronológica do ser humano por meio de desgastes ou mesmo pela alteração da cor. Nesse contexto,

Leia mais

E L R A C B U B O E D S Ú R AS LA S FAOM VA

E L R A C B U B O E D S Ú R AS LA S FAOM VA VAMOS FALAR SOBRE SAÚDE BUCAL Como manter uma boa saúde Saúde bucal bucal na terceira idade? É sempre importante manter Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas saúde periódicas com seu dentista,

Leia mais

GUI.CLIE.001/00-06/15. Guia de Orientações. Odonto Unimed

GUI.CLIE.001/00-06/15. Guia de Orientações. Odonto Unimed GUI.CLIE.001/00-06/15 Guia de Orientações Odonto Unimed ÍNDICE BEM-VINDO... 3 CARTÃO DO BENEFICIÁRIO...4 SAIBA COMO UTILIZAR SEU PLANO...5 ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA 24 H...6 REALIZAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DE

Leia mais

REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS ODONTOCLÍNICA UNIDADES Caxias- Av. Rio Branco, 209 Caxias- Pinheiro Machado, 2569 S 21-22 Garibaldi- Rua Borges de Medeiros, 129 Farroupilha - Rua Marechal Floriano Peixoto,

Leia mais

Sistema de. ImplanteDentário. Catálogo 2014 / 2015

Sistema de. ImplanteDentário. Catálogo 2014 / 2015 Sistema de ImplanteDentário Catálogo 2014 / 2015 Implantes 6 7 Implante Cilíndrico com encaixe Hexagonal Externo 01710 01751 11,5 mm 01823 00970 01878 1 01900 01906 01919 11,5 mm 01937 01963 01986 1 02021

Leia mais

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia MORDIDAS CRUZADAS Mordida Cruzada é uma alteração da oclusão dentária normal, no sentido ântero-posterior para os dentes anteriores, ou no sentido transversal para os dentes posteriores. Etiologia Baseia-se

Leia mais

PRÉ- NATAL ODONTOLÓGICO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO GRUPO QS- RS MARÇO 2016

PRÉ- NATAL ODONTOLÓGICO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO GRUPO QS- RS MARÇO 2016 PRÉ- NATAL ODONTOLÓGICO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO GRUPO QS- RS MARÇO 2016 Objetivo principal Possibilitar um atendimento odontológico de excelência no período gestacional pautado pela literatura científica

Leia mais

MANUAL DE TRATAMENTO ORTODÔNTICO. Parabéns por dar o primeiro passo na conquista do sorriso perfeito.

MANUAL DE TRATAMENTO ORTODÔNTICO. Parabéns por dar o primeiro passo na conquista do sorriso perfeito. MANUAL DE TRATAMENTO ORTODÔNTICO Parabéns por dar o primeiro passo na conquista do sorriso perfeito. Você precisa usar aparelho? Bem-vindo à Clifame! Agora você faz parte da nossa família e junta-se a

Leia mais

Guia de Cuidados Imediatos para Traumatismos em Dentes de Leite

Guia de Cuidados Imediatos para Traumatismos em Dentes de Leite Guia de Cuidados Imediatos para Traumatismos em Dentes de Leite Projeto de Extensão: Atendimento Odontológico a Pacientes com Traumatismos na Dentição Decídua Organizadoras Profa. Dra. Patricia Maria Zarzar

Leia mais

06/07/12 OBJETIVOS DE TRATAMENTO. Saúde periodontal. Segundo TWEED, deve-se realizar uma retração anterior de 2,8mm. Robert C.

06/07/12 OBJETIVOS DE TRATAMENTO. Saúde periodontal. Segundo TWEED, deve-se realizar uma retração anterior de 2,8mm. Robert C. Segundo TWEED, deve-se realizar uma retração anterior de 2,8mm Saúde periodontal 1 ATMs funcionais Oclusão Funcional Estética Facial Estabilidade Auto-ligado O conceito de Auto-ligado não é Novo Dr. Jacob

Leia mais

IV Curso Especialização em Ortodontia Clínica

IV Curso Especialização em Ortodontia Clínica IV Curso Especialização em Ortodontia Clínica Outubro 2017 Quinta-feira 12 1.Apresentação do programa/material/regras nas aulas teóricas/práticas / 2.Avaliação 3.Evolução da ortodontia 1.Terminologia em

Leia mais

GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS

GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS 3 Introdução 20 A importância da prevenção em saúde bucal 5 Como são feitos os implantes dentários 22 Conclusão 12 Cuidados com o pós-operatório

Leia mais

INFORMAÇÃO AO PACIENTE QUANDO TEMOS AUSÊNCIA DE MOLARES SUPERIORES. Elevação do seio maxiliar

INFORMAÇÃO AO PACIENTE QUANDO TEMOS AUSÊNCIA DE MOLARES SUPERIORES. Elevação do seio maxiliar INFORMAÇÃO AO PACIENTE QUANDO TEMOS AUSÊNCIA DE MOLARES SUPERIORES Elevação do seio maxiliar OS TRATAMENTOS DENTÁRIOS SÃO UMA QUESTÃO DE CONFIANÇA NOSSA EXPERIÊNCIA E COMPE- TÊNCIA SÃO ALGO EM QUE VOCÊ

Leia mais

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Dr. Luiz Carlos de Souza Drª Elisabete Rodrigues Soares Câncer Bucal Alta Incidência na População

Leia mais

Lembre-se que ações preventivas sempre trarão melhores resultados na sua qualidade de vida.

Lembre-se que ações preventivas sempre trarão melhores resultados na sua qualidade de vida. Esta cartilha foi elaborada para orientar os pacientes com câncer, bem como seus cuidadores, sobre a importância da manutenção da saúde bucal durante todas as fases do tratamento oncológico. Lembre-se

Leia mais

VOCÊ ESTÁ SENDO ADMIRADO

VOCÊ ESTÁ SENDO ADMIRADO Sorria! VOCÊ ESTÁ SENDO ADMIRADO A BOCA O cuidado com a saúde de nossa boca é fundamental para a saúde de todo o nosso organismo. Cuidar dos dentes não é apenas questão de estética. Se não cuidarmos adequadamente

Leia mais

Seminário. Saúde na escola. Saúde na escola

Seminário. Saúde na escola. Saúde na escola Seminário Saúde na escola Saúde na escola Saúde na escola, sorriso de todos! Saúde e educação Andam de mãos dadas; Alunos mais presentes na sala de aula; Melhor qualidade de vida; O alicerce de uma grande

Leia mais

Há 10 anos Cuidando da Saúde Bucal da sua Família

Há 10 anos Cuidando da Saúde Bucal da sua Família Há 10 anos Cuidando da Saúde Bucal da sua Família E-Book Clínica Odontológica Dra. Sandra Brandão Há 10 Anos Cuidando da Saúde Bucal da sua Família 2016 Clínica Odontológica Dra. Sandra Brandão. Todos

Leia mais

Dr. Fauze Ramez Badreddine

Dr. Fauze Ramez Badreddine Dr. Fauze Ramez Badreddine CROSP - 64311 Rua Hannemann, 66 coj.1. Canindé : São Paulo/SP Tels: (11) 33264571 / 33266391 Cel/Whatsapp: (11) 965472436 Site: www.drfauzerb.com.br Facebook: www.facebook.com/dr.fauze.ortodontia

Leia mais

ODONTOLOGIA I. Projeto Sorriso - Higiene bucal

ODONTOLOGIA I. Projeto Sorriso - Higiene bucal ODONTOLOGIA I Projeto Sorriso - Higiene bucal ÍNDICE Apresentação... 04 Conhecendo o dente... 06 Placa Bacteriana... 06 Tártaro... 07 Cáries... 07 Canal... 08 Extração... 08 Cuidados com a saúde bucal

Leia mais

3 - O que faço se o dentista demorar a marcar o início do meu tratamento?

3 - O que faço se o dentista demorar a marcar o início do meu tratamento? 1 - Como faço para utilizar o meu Plano Odontológico? Escolha na Rede Credenciada um dentista de fácil acesso para você, ligue e marque uma hora para ser atendido. Não se esqueça de levar sua carteirinha

Leia mais

UNIDADE ELETROCIRÚRGICA. Maria da Conceição Muniz Ribeiro

UNIDADE ELETROCIRÚRGICA. Maria da Conceição Muniz Ribeiro UNIDADE ELETROCIRÚRGICA Maria da Conceição Muniz Ribeiro É uma unidade elétrica de alta freqüência, que tem a finalidade de promover a Eletrocoagulação, Eletrodissecção e Fulguração. ELETROCOAGULAÇÃO Consiste

Leia mais

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro!

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Í ndice Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Conceito de Beleza Beleza: essência de perfeição Bases da Odontologia

Leia mais

ESTUDO DE CASO CLÍNICO

ESTUDO DE CASO CLÍNICO Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia Disciplina de Semiologia Bucal e Radiológica ESTUDO DE CASO CLÍNICO DISCIPLINA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde Bucal O coração é uma bomba eficiente que bate 60 a 80

Leia mais

15 dicas rápidas para aumentar sua criatividade (garantido) VIVER DE BLOG Página 1

15 dicas rápidas para aumentar sua criatividade (garantido) VIVER DE BLOG Página 1 15 dicas rápidas para aumentar sua criatividade (garantido) VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO A criatividade é uma das características que nos tornam humanos, assim como a habilidade de pensar logicamente

Leia mais

Mini ebook CUIDADOS COM A VISÃO ALERTAS E

Mini ebook CUIDADOS COM A VISÃO ALERTAS E Mini ebook CUIDADOS COM A VISÃO ALERTAS E Conheça lesões e doenças que podem comprometer o sistema visual. São informações rápidas para melhor entendimento do que pode ser feito para preservar a sua visão.

Leia mais

Entrevista Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva

Entrevista Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva Entrevista Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva Este mês temos o prazer de entrevistar o Ilmo Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas Orlando José Mendes Monteiro da Silva.

Leia mais

GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA 2 3 CARO BENEFICIÁRIO GUIA RÁPIDO PARA SABER A ESPECIALIDADE QUE VOCÊ PRECISA Consulta de diagnóstico - CLÍNICA GERAL Tratamento de gengiva - PERIODONTIA Tratamento de

Leia mais

O PODER DO SORRISO. Os aparelhos ortodônticos invisíveis para correção de mau posicionamento dentário

O PODER DO SORRISO. Os aparelhos ortodônticos invisíveis para correção de mau posicionamento dentário O PODER DO SORRISO Os aparelhos ortodônticos invisíveis para correção de mau posicionamento dentário 1 ÍNDICE 1 O que são os Smilers? p. 3 2 3 4 5 6 7 8 Como funcionam? Para que tratamentos? Porquê escolher

Leia mais