ILUSTRE PREGOEIRO GUSTAVO HENRIQUE C SANTOS DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO SEPLAG DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ILUSTRE PREGOEIRO GUSTAVO HENRIQUE C SANTOS DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO SEPLAG DO ESTADO DE MINAS GERAIS."

Transcrição

1 ILUSTRE PREGOEIRO GUSTAVO HENRIQUE C SANTOS DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO SEPLAG DO ESTADO DE MINAS GERAIS. NET SERVICE S.A., estabelecida na Rua Padre Rolim 491, Santa Efigênia, Belo Horizonte Minas Gerais, inscrita no CNPJ sob o no / e I.E nº , neste ato representada pelo seu representante legal, Sr. José Moreira de Araújo Neto, portador do RG de n M SSP/MG, inscrito no CPF sob o n , vem, oferecer a presente IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS N. 171/2013, nos termos e fundamentos expostos nas razões a seguir. Posto isto requer o acolhimento e o provimento da presente impugnação a fim de que se corrijam os vícios detectados, requerendo ainda a suspensão imediata da licitação. Termos nos quais, Pede e espera deferimento. Belo Horizonte, 16 de setembro de JOSÉ MOREIRA DE ARAUJO NETO CPF:

2 DA TEMPESTIVIDADE DA PRESENTE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL A Lei nº /2002 instituiu no âmbito da União, Estados e Municípios a modalidade licitatória do Pregão, não estabeleceu de forma exaustiva todos os pormenores procedimentais relativos à matéria, sendo necessária a confecção de um Decreto para regulamentar o procedimento administrativo. Sendo assim tal regulamentação foi feita pelo Decreto nº /2005, aplicável quando da ocorrência do pregão na modalidade eletrônica, caso do presente edital. O Decreto regulamentador prevê em seu Art. 18 que: Art. 18. Até dois dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório do pregão, na forma eletrônica. 1 o Caberá ao pregoeiro, auxiliado pelo setor responsável pela elaboração do edital, decidir sobre a impugnação no prazo de até vinte e quatro horas. 2 o Acolhida a impugnação contra o ato convocatório, será definida e publicada nova data para realização do certame. Conferindo o mesmo prazo para a impugnação à Edital de Pregão Eletrônico decidiu também o TCU em seu acórdão de nº 2167/2011 Plenário, vejamos: 3.5 Preliminarmente, é conveniente delinear as diversas disposições normativas que regem a matéria. A Lei 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, estabelece que: (...) Art. 41. (...). (...) 2o Decairá do direito de impugnar os termos do edital de licitação perante a administração o licitante que não o fizer até o segundo dia útil que anteceder a abertura dos envelopes de habilitação em concorrência, a abertura dos envelopes com as propostas em convite, tomada de preços ou concurso, ou a realização de leilão, as falhas ou irregularidades que viciariam esse edital, hipótese em que tal comunicação não terá efeito de recurso. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994) (...) Art Na contagem dos prazos estabelecidos nesta Lei, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento, e considerar-se-ão os dias consecutivos, exceto quando for explicitamente disposto em contrário. Parágrafo único. Só se iniciam e vencem os prazos referidos neste artigo em dia de expediente no órgão ou na entidade.

3 3.6 Por sua vez, o Decreto 3.555/2000, que regulamenta a modalidade de licitação denominada pregão, prescreve que: Art. 12. Até dois dias úteis antes da data fixada para recebimento das propostas, qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o ato convocatório do pregão. 3.7 Por fim, o Decreto 5.450/2005, que disciplina a realização de pregões eletrônicos, define que: Art. 18. Até dois dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório do pregão, na forma eletrônica. 1o Caberá ao pregoeiro, auxiliado pelo setor responsável pela elaboração do edital, decidir sobre a impugnação no prazo de até vinte e quatro horas. 3.8 Assim, observa-se que tanto a lei quanto os decretos definem que a impugnação pode ser intentada até dois dias úteis antes da realização da licitação. D a interpretação das referidas normas, que utilizam a expressão "até", pode-se concluir que o segundo dia útil anterior ao certame também deverá estar incluído no prazo (ou seja, a impugnação poderá ser apresentada inclusive no segundo dia útil que antecede a disputa). 3.9 Tal entendimento é corroborado pelo Acórdão TCU n. 1/ Plenário e pelo Acórdão TCU n. 539/ Plenário, que pode ser adotado como paradigma de método a ser utilizado na contagem do prazo do caso que ora se analisa: (...) 8. Ressalto, quanto à contagem de prazo para impugnações, que, (...), devese excluir, e não incluir, o dia marcado para o recebimento das propostas (23/03/2006). Esse ponto, entretanto, não altera o mérito da análise, uma vez que o prazo para apresentação das impugnações era o dia 21/03/2006 (dois dias antes da data fixada para o recebimento das propostas), de acordo com o subitem 11.2 do ato convocatório (fl. 47), sendo a impugnação tempestiva. (...) (grifos não são do original) 3.10 Nessa linha de raciocínio, considerando que a licitação ocorreria no dia 18 /7 / 2011 (segundafeira), o primeiro dia útil anterior à licitação seria o dia 15 /7 / 2011 (sexta-feira), e o segundo seria odia 14 /7 / 2011 (quinta-feira), no decorrer do qual ainda poderiam ser recebidas impugnações ao edital. No entanto, em que pese a exaustiva disciplina legal acerca dos prazos para a impugnação de editais, o Edital ora impugnado estabeleceu em seu Item 3.3 que Qualquer pessoa, inclusive licitante, poderá impugnar os termos do presente Edital até o 5º (quinto) dia após a publicação do aviso do mesmo, cabendo ao (a) Pregoeiro (a) decidir sobre a impugnação no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. Se analisarmos o fato de que o Art. 17, 4º do Decreto dispõe que o prazo entre a publicação do edital e a apresentação das propostas não poderá ser inferior a oito dias úteis, temos que a regra imposta no Edital restringe, em todas as hipóteses possíveis, o prazo conferido legalmente ao impugnante para exercer seu direito de impugnar o edital quando forem detectadas ilegalidades em sua confecção.

4 Ora, não é conferido ao edital, ato administrativo unilateral buscando a realização do interesse público na contratação com particulares, a possibilidade de restringir prazos e direitos estabelecidos pelos diplomas normativos que regulam as licitações, sendo completamente ilegal a redução dos prazos para a impugnação por ele determinada. Desta feita, deve ser desconsiderado o prazo estabelecido no edital, levando-se em conta o disposto nas leis e decretos apontados no Acórdão supracitado. Sendo assim, como a data de apresentação das propostas é o dia 19/09/2013, quinta-feira, o segundo dia útil anterior será o dia 17/07/2013, terça-feira, no decorrer do qual poderão ser recebidas as impugnações ao edital. RAZÕES DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL N. 171 /2013 A presente licitação tem por objeto a Contratação de empresa prestadora de serviços de suporte técnico aos usuários de microinformática, reprografia, telefonia e rede local, por meio de Central de Serviços (Service Desk), incluindo o fornecimento de todos os equipamentos, softwares, licenças e demais insumos e serviços necessários à sua operação, e manutenção de hardware (microcomputadores e notebooks) com fornecimento de peças. Ocorre que o Edital ora impugnado não se encontra de acordo com as determinações da Lei nº 8666/93, em especial em relação aos requisitos para comprovação da qualificação técnica da solução informatizada a ser utilizada no desenvolvimento do objeto do edital, senão vejamos. I PRINCÍPIO DA COMPETITIVIDADE: IMPOSSIBILIDADE DE SE EXIGIR A CERTIFICAÇÃO PINKVERIFY 3.1 TOOLSETS DA SOLUÇÃO INFORMATIZADA Em primeiro lugar cumpre apontar que o procedimento licitatório, pelo qual a Administração Pública é obrigada a contratar, tem como principal corolário o princípio da competitividade. Isto ocorre por uma questão lógica, uma vez que a própria licitação é um procedimento administrativo que busca atingir, por meio de uma competição, a melhor proposta para o contratante, sendo crucial para a administração que participem desta

5 competição o maior número possível de licitantes aptos a satisfazer o interesse público a partir de sua contratação. É justamente por sua grande importância que o princípio da competitividade ganhou guarida Constitucional, estando propositalmente junto à determinação constitucional para que a Administração realize seus contratos por meio de um certame, vejamos: Art. 37, XXI, CR/88: ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações. Igual tratamento foi dado pela Lei 8666/93, que em seu Art. 3º, I, assim determinou: É vedado aos agentes públicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o objeto do contrato, ressalvadas exceções 5º a 12 do artigo e art. 3º da Lei n /91, que dizem respeito a produtos manufaturados, serviços e informática É cediço que todas as licitações terão cláusulas que restrinjam o universo de participantes, uma vez que as particularidades dos objetos contratados, bem como a necessidade de um futuro cumprimento idôneo do contrato, determinam que alguns requisitos mínimos sejam impostos para a eficácia do certame. É justamente neste sentido, buscando regular as limitações ao universo de contratantes, que apresenta-se o Art. 30 da Lei 8.666/93, pelo qual as exigências de qualificação técnica deverão limitar-se a: I - registro ou inscrição na entidade profissional competente; II - comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a

6 realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos; III - comprovação, fornecida pelo órgão licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informações e das condições locais para o cumprimento das obrigações objeto da licitação; IV - prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso. Ocorre que, em que pese a importância que deve ser dada ao princípio da competitividade, o Edital ora impugnado estabeleceu que em seu item 1.13 que a solução informatizada de atendimento apresentada pelos licitantes deverá ser Certificada pela PinkElephant em diversos processos contemplados no projeto, in verbis: A Solução Informatizada deve ser certificada pela Pink Elephant (PinkVERIFY 3.1 Toolsets) empresa reconhecida internacionalmente pelo mercado de avaliação de qualidade de ferramentas ITIL, nos seguintes processos contemplados nesse projeto: 1. Incidente: IM = Incident Management 2. Problema: PM = Problem Management 3. Mudança: CHG = Change Management 4. Liberação: REL = Release & Deployment Management 5. Catálogo de Serviços: SCM = Service Catalog Management 6. Execução de Requisições: RF = Request Fulfillment 7. Conhecimento: KM = Knowledge Management 8. Configuração: SACM = Service Asset & Configuration Management 9. Níveis de Serviço: SLM = Service Level Management Tal exigência, quando combinada com o disposto no Item do Edital, torna impossível a participação de empresas que não possuem todas as certificações citadas no edital aqui impugnado, restringindo sobremaneira o caráter competitivo da licitação, de modo que o certame fica restrito a poucas empresas do ramo de Tecnologia da Informação. Soma-se a isto o fato de que os procedimentos de certificação realizados pela PinkVerify envolverem grande investimento financeiro por parte das empresas a serem certificadas, fato que pode impedir que diversas licitantes participem do certame por não terem provisionado recursos suficientes para arcar com os valores cobrados pela certificadora. Vê-se que o edital, do modo com disposto, beneficia aquelas empresas que possuem a certificação prévia ou possuem recursos financeiros para adquiri-la, sendo uma verdadeira cláusula de barreira para a participação daquelas que não os possui.

7 Cumpre também apontar que a certificação PinkVerify das Soluções Informatizadas de Atendimento não ocorre de forma rápida, sendo impossível para aqueles que não possuem a certificação prévia adquiri-las no curto tempo entre a publicação do Edital em que consta sua exigência e a data de apresentação das propostas e verificação das condições de habilitação. De modo que tal exigência, mais uma vez direciona o certame para aqueles que por alguma razão já haviam sido certificados, excluindo automaticamente grande parte das empresas do ramo. Ressalta-se que o que a Administração Pública deve levar em conta para a verificação da regularidade e funcionalidade das Soluções das Licitantes devem ser critérios e requisitos estabelecidos no edital para a efetiva satisfação das necessidades da Administração Pública, não exigência de uma certificação formal, que abarca muitos requisitos que são completamente alheios ao objeto contratual. Neste sentido já se manifestou o Egrégio TCE-MG em caso que apresentava exigências de certificação ISO para a compra de pneus na denúncia , vejamos: Denúncia. Exigência de certificação ISO. Risco de vício. A matéria encontra guarida na melhor doutrina, destacando-se os comentários do Prof. Marçal Justen Filho ao art. 30 da Lei de Licitações: Tem se cogitado da exigência da certificação ISO (em suas diversas variantes) como requisito de habilitação. O tema envolve grande risco de vício. A certificação ISO retrata uma certa concepção acerca de excelência no cumprimento de rotinas e técnicas. Isso não significa que tal concepção seja necessária ou adequada à execução de um certo contrato administrativo. Ou seja, muitos dos requisitos indispensáveis à aludida certificação podem ser desnecessários à execução satisfatória do objeto contratual. (...) Em outras palavras, o essencial não é a certificação formal, mas o preenchimento dos requisitos necessários à satisfação dos interesses colocados sob tutela do Estado. Se o sujeito preenche os requisitos, mas não dispõe da certificação, não pode ser impedido de participar do certame. E continua: Nessa linha, o TCU tem jurisprudência no sentido

8 de que a Administração deve abster-se de exigir Certificados da série ISO 9000, por frustrar o caráter competitivo da licitação (Decisão n.º 152/2000 Plenário, rel. Min. José Antônio B. de Macedo). (...) Para concluir, nada impede que o ato convocatório preveja o certificado ISO como evidência de habilitação. O que não se admite é a vedação de participação das empresas não certificadas. Nesses termos, não encontra resguardo na norma o item do edital sob análise, visto que a exigência da Certificação ISO 9001, como documento obrigatório para a qualificação técnica dos licitantes, apresenta-se como exigência restritiva à ampla participação de licitantes. (Relator: Conselheiro Antônio Carlos Andrada, sessão de julgamento em 25/03/2008). A impossibilidade de se estabelecer como requisito a certificação por uma empresa particular que coloca diversos quesitos para a certificação que muitas vezes não são afetos às necessidades da Administração Pública inclusive foi sumulada pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais: SÚMULA 117 (PUBLICADA NO D.O.C DE 12/12/11 - PÁG. 2) Nos atos convocatórios de licitação, as Administrações Públicas Estadual e Municipais não poderão exigir apresentação de certificado de qualidade ISO ou outro que apresente as mesmas especificidades como requisito para habilitação de interessados e classificação de propostas. Ademais, deve-se ressaltar que a PinkVerify é uma empresa particular, que fornece não apenas serviços de certificação, mas também cursos e consultorias, cobrando valores altos por tais serviços, possuindo invariavelmente interesses empresariais e comerciais na certificação ou não dos produtos, em que pese seu reconhecimento internacional. Desta feita, não pode a Administração Pública condicionar a participação do particular licitante ao aval de uma empresa também particular, cuja certificação não apresenta critérios transparentes e acessíveis a todos.

9 Aliás, caso sejam observáveis e definíveis tais critérios não há razão para a Administração Pública não estabelecê-los como requisitos no edital de licitação, ao invés de terceirizar esta verificação para uma empresa particular, deixando os ônus do alto custo da verificação e do atendimento de requisitos desnecessários para a consecução do objeto contratual para os licitantes. Sendo assim, diante do exposto tem-se que a certificação PinkVerify não pode ser exigida das licitantes, por restringir o caráter competitivo da licitação, uma vez que só poderão participar aqueles que já a possuem tendo em vista a demora e o grande investimento financeiro para adquiri-la, além de submeter os licitantes a requisitos que a Administração não necessita para o regular fornecimento do objeto. III - CONCLUSÃO Pelo exposto, espera o acolhimento e provimento da presente impugnação, a fim de que se corrijam os vícios do Edital que foram detectados, na forma da lei, requerendo ainda a suspensão imediata da licitação. Termos em que pede e espera deferimento. Belo Horizonte, 16 de Setembro de NOME: JOSÉ MOREIRA DE ARAUJO NETO CPF:

DECISÃO ADMINISTRATIVA

DECISÃO ADMINISTRATIVA DECISÃO ADMINISTRATIVA PREGÃO PRESENCIAL N 008/2018 OBJETO: LAMPADAS DE LED IMPUGNANTE: TRÓPICO EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS I DO CONHECIMENTO DA IMPUGNAÇÃO TEMPESTIVIDADE. A impugnante protocolizou petição

Leia mais

Felipe Pinheiro Prates Advogado OAB/RJ

Felipe Pinheiro Prates Advogado OAB/RJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI MINAS GERAIS COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES ILMO. PREGOEIRO PROCESSO LICITATÓRIO 23122101425/2014-68 PREGÃO ELETRÔNICO 042/2014 OBJETO: RECEPÇÃO SESSÃO: 04 DE

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG PREGÃO ELETRÔNICO Nº 25/2017 ABERTURA: 20 de Novembro de 2017 às 09:40 OBJETO: AQUISIÇÃO DE 2 (DOIS)

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Pertinência entre condições de participação e a fase de habilitação Juliana Kellen Batista* Analisa a importância da exigência de algumas condições de participação para uma possível

Leia mais

IMPUGNAÇÃO PRESENCIAL Nº 46/2018

IMPUGNAÇÃO PRESENCIAL Nº 46/2018 Exmo. Sr. Prefeito Municipal Município de Gaspar - SC Setor de Licitações PREGÃO PRESENCIAL Nº 46/2018 LUIS CÉSAR REIS - ME, pessoa jurídica, inscrita no CNPJ sob o nº 93.920.361/0001-37, localizada na

Leia mais

ILMO. SR. PRESIDENTE JORGE MACEDO MESSEDER E EQUIPE DE APOIO DO CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA 3 REGIÃO RIO DE JANEIRO.

ILMO. SR. PRESIDENTE JORGE MACEDO MESSEDER E EQUIPE DE APOIO DO CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA 3 REGIÃO RIO DE JANEIRO. ILMO. SR. PRESIDENTE JORGE MACEDO MESSEDER E EQUIPE DE APOIO DO CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA 3 REGIÃO RIO DE JANEIRO. TOMADA DE PREÇOS CRQIII N 002/2015. PROCESSO ADMINISTRATIVO N 049/2015 TIPO DE LICITAÇÃO:

Leia mais

IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA

IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA COBRA TECNOLOGIA S.A Sr. Pregoeiro e demais membros da Comissão de Licitação. Referência: PREGÃO ELETRÔNICO- 20-2016-03-04 OBJETO: Registro de preços para aquisição de gaveteiros, armários, e mesas de

Leia mais

MANIFESTAÇÃO Nº 012/2018/CPL/SENAR-AR/MT

MANIFESTAÇÃO Nº 012/2018/CPL/SENAR-AR/MT MANIFESTAÇÃO Nº 012/2018/CPL/SENAR-AR/MT Assunto: Resposta à Impugnação. Referente: Pregão Presencial n : 068/2018/SENAR-AR Recorrente: JEFFERSON DE OLIVEIRA SILVA ME Trata-se de impugnação aos termos

Leia mais

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO PROCESSO Nº 909/2014 EDITAL Nº 12 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 06 DATA DO PREGÃO: 02/03/2015 ÁS

Leia mais

ASSESSORIA JURÍDICA PARECER JURÍDICO N 061/2017

ASSESSORIA JURÍDICA PARECER JURÍDICO N 061/2017 ASSESSORIA JURÍDICA PARECER JURÍDICO N 061/2017 ADMINISTRATIVO. IMPUGNAÇÃO EDITAL LICITAÇÃO, SOLICITANDO QUE O MESMO SEJA ABERTO NA MODALIDADE DE JULGAMENTO DE MENOR PREÇO POR ITEM. OPNA-SE PELA PROCEDÊNCIA

Leia mais

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA/SP.

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA/SP. AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA/SP. 1 Ref.: PREGÃO PRESENCIAL N 057/2017 PROCESSO N 118/2017 GE HEALTHCARE DO BRASIL COMÉRCIO E SERVIÇOS PARA EQUIPAMENTOS

Leia mais

Jorge Resende Junior

Jorge Resende Junior EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO Referente: RDC ELETRÔNICO 001/2017 MARCIO G. SILVA EIRELI, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n. 26.255.387/0001-10, nome

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO ATO CONVOCATÓRIO EDITAL 004/2017

IMPUGNAÇÃO AO ATO CONVOCATÓRIO EDITAL 004/2017 Ao Senhor Pregoeiro, Referência: Edital Pregão Eletrônico n. 004/2017 Processo Administrativo nº 011/2017 IMPUGNAÇÃO AO ATO CONVOCATÓRIO EDITAL 004/2017 ÍCONE VIAGENS E EVENTOS LTDA. ME, pessoa jurídica

Leia mais

ILUSTRÍSSIMOS SENHORES MEMBROS DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA 7ª REGIÃO

ILUSTRÍSSIMOS SENHORES MEMBROS DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA 7ª REGIÃO ILUSTRÍSSIMOS SENHORES MEMBROS DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA 7ª REGIÃO Tomada de preços nº 02/2019 FACTO TURISMO EIRELI - ME, devidamente inscrita no CNPJ nº 14.807.420/0001-99,

Leia mais

SR. PREGOEIRO, 1. DA LICITAÇÃO

SR. PREGOEIRO, 1. DA LICITAÇÃO À FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES PROCESSO LICITATÓRIO N.º 125/2017 PREGÃO PRESENCIAL Nº 064/2017 SR. PREGOEIRO, MEDICALWAY EQUIPAMENTOS MÉDICOS LTDA, pessoa

Leia mais

Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB

Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB Ao Exmo. Sr. Zenaldo Coutinho DD. Prefeito de Belém do Pará - PA Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB A empresa KOWAL ENGENHARIA AMBIENTAL ME, inscrita no CNPJ 27.409.076/0001-21,

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS.

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS. ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS. Ref.: IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Pregão Eletrônico n. 094/SGAF/2018 AUBICON INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, pessoa jurídica inscrita no CNPJ nº.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações Públicas Conceitos Introdutórios & Princípios da Licitação 1) Previsão

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aratuípe publica:

Prefeitura Municipal de Aratuípe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 1685 Prefeitura Municipal de publica: Resposta ao Pedido de Impugnação Processo Administrativo Nº. 493/2018 Pregão Presencial N O. 013/2018 - Objeto: Locação de estruturas

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PREGOEIRO(A) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA/PR

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PREGOEIRO(A) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA/PR ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PREGOEIRO(A) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA/PR PREGÃO PRESENCIAL: N 19/2018 ABERTURA: 01/02/2018 às 09:00 OBJETO: REGISTRO DE PREÇO PARA EVENTUAL AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS PARA

Leia mais

AO ILMO. SR. PREGOEIRO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ DO PARANÁ

AO ILMO. SR. PREGOEIRO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ DO PARANÁ AO ILMO. SR. PREGOEIRO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ DO PARANÁ Assunto: impugnação ao edital. EDITAL DE PREGÃO ELETRONICO Nº 004/2014 DIXTAL BIOMÉDICA IND. E COM. LTDA, situada à Av. Torquato

Leia mais

Salvador, 16 de março de Prezados Senhores,

Salvador, 16 de março de Prezados Senhores, Salvador, 16 de março de 2015. Prezados Senhores, A Comissão Especial de Licitação, relacionado ao SRP (Pregão eletrônico) n.º 0009/2015 153038 vêm pelo presente instrumento informar o 2º. Aviso de IMPUGNAÇÃO

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL/RS

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL/RS ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL/RS PREGÃO ELETRÔNICO: N 335/2017 ABERTURA: 08/11/2017 às 08:55 OBJETO: AQUISIÇÃO DE VEÍCULO ZERO KM, TIPO SEDAN PARA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica:

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2402 Prefeitura Municipal de publica: Pedido de Impugnação edital do Pregão Presencial N 13/2018. Impugnante: (Templus Corporação Ltda Epp). Manifestação a Impugnação -

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Processo Administrativo nº 1804060061 Assunto: Impugnação ao edital do Pregão Presencial nº 016/2018 Impugnante: SERIDÓ REFRIGERAÇÃO LTDA-ME I DA TEMPESTIVIDADE O art. 18

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2017

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2017 RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2017 Processo nº 281/2017, Pregão Presencial nº 069/2017, referente ao objeto da presente licitação de CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA AQUISIÇÃO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Araci publica:

Prefeitura Municipal de Araci publica: Prefeitura Municipal de Araci 1 Quinta-feira Ano Nº 2537 Prefeitura Municipal de Araci publica: Resposta à Impugnação da Concorrência Nº 002/2017 Assunto: Impugnação aos Termos do Edital Resposta à Impugnação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica:

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: 1 Ano Nº 5013 Prefeitura Municipal de publica: Resposta a Pedidos de Esclarecimentos Tomada de Preços nº 010/2018 do Processo Administrativo nº 5987/2018 - Objeto: Contratação de empresa para a elaboração

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cotegipe publica:

Prefeitura Municipal de Cotegipe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 898 Prefeitura Municipal de publica: Resposta a Impugnação de Edital Pregão Presencial nº006/2018.(tn Locadora e Serviços Ltda ME). Gestor - Mã?rcia Da Silva Sã? Teles

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO CODESP SR. PEDRO HENRIQUE DE MELO BACCI.

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO CODESP SR. PEDRO HENRIQUE DE MELO BACCI. ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO CODESP SR. PEDRO HENRIQUE DE MELO BACCI. DTA ENGENHARIA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF n 02.385.674/0001-87,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ipecaeta-BA

Prefeitura Municipal de Ipecaeta-BA ANO. 2016 DO MUNICÍPIO DE IPECAETA- BAHIA PODER EXECUTIVO ANO. VI - EDIÇÃO Nº 00782 DE SETEMBRO DE 2016 1 A Prefeitura Municipal de Ipecaeta, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Ref.: Pedido de Recurso pela inabilitação técnica no Pregão Eletrônico n o 70/2012 Autor: 3A Marques e Nunes Comércio e Serviço de Instalações e Projetos Ltda. Em: 19/12/2012 Do Recurso ao Pregão: 1. Amparada

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Prefeitura Municipal de Amargosa 1 Sexta-feira Ano V Nº 1983 Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Decisão Impugnação ao Edital Pregão Presencial nº 036/2017/SRP - Impugnante: ALS Desinsetizadora e

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica:

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: 1 Quarta-feira Ano Nº 5020 Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: Resposta a Pedidos de Esclarecimentos Tomada de Preços nº010/2018-iasmim Carvalho. Resposta a Pedidos de Esclarecimentos

Leia mais

PREGÃO Eletrônico Nº. 06/19. Tipo: Menor Preço PI: Nº 25/19 DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

PREGÃO Eletrônico Nº. 06/19. Tipo: Menor Preço PI: Nº 25/19 DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL PREGÃO Eletrônico Nº. 06/19 Tipo: Menor Preço PI: Nº 25/19 DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Objeto: Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de cercamento das áreas do Cassino Museu

Leia mais

Ilma Sra Fernanda Prates Lopes Cançado - Pregoeira

Ilma Sra Fernanda Prates Lopes Cançado - Pregoeira Ilma Sra Fernanda Prates Lopes Cançado - Pregoeira REF.: PREGÃO PRESENCIAL N 01/2018 CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MAIOR OFERTA Procedimento formal significa que a licitação está vinculada às prescrições legais

Leia mais

ANEXOS: 1 - Fluxo dos Subprocessos da Impugnação e Esclarecimentos 2 - Divulgação 3 - Regras da Impugnação e Esclarecimentos

ANEXOS: 1 - Fluxo dos Subprocessos da Impugnação e Esclarecimentos 2 - Divulgação 3 - Regras da Impugnação e Esclarecimentos VIG: 22.01.2018 1 MÓDULO 5: CONTRATAÇÕES POR LICITAÇÃO CAPÍTULO 3: IMPUGNAÇÃO E ESCLARECIMENTOS ANEXOS: 1 - Fluxo dos Subprocessos da Impugnação e Esclarecimentos 2 - Divulgação 3 - Regras da Impugnação

Leia mais

IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

IMPUGNAÇÃO DO EDITAL A: Prefeitura Municipal de Oeiras do Pará/PA Att. Pregoeiro Ref.: PREGÃO PRESENCIAL Nº 9/2018-00009 - CPL/PMOP Objeto: Contratação de empresa fornecedora de gêneros alimentícios para a manutenção do programa

Leia mais

CONCURSO Nº 02/ PROCESSO INTERNO Nº 482/16

CONCURSO Nº 02/ PROCESSO INTERNO Nº 482/16 CONCURSO Nº 02/2016 - PROCESSO INTERNO Nº 482/16 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS DE LONGA-METRAGEM PARA CINEMA E SÉRIES PARA TELEVISÃO. No processo licitatório

Leia mais

4. DO CONTEÚDO DOS ENVELOPES GARANTIA DA PROPOSTA E PROPOSTA COMERCIAL 4.1 Envelope nº 01 Garantia da Proposta:

4. DO CONTEÚDO DOS ENVELOPES GARANTIA DA PROPOSTA E PROPOSTA COMERCIAL 4.1 Envelope nº 01 Garantia da Proposta: Prezada Comissão, Segue considerações referente à Tomada de Preços nº 01/2016, solicitamos diante do que será exposto que o edital seja reformulado conforme a lei de licitações nº 8666/13, para que o processo

Leia mais

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I 2 Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I 3 Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

Leia mais

À Comissão de Licitação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Campos Belos - GO

À Comissão de Licitação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Campos Belos - GO Goiânia, 13 de novembro de 2018. À Comissão de Licitação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Campos Belos - GO Dados CONCORRÊNCIA Nº 01/2018 Processo Licitatório (Processo

Leia mais

É o relatório. Decido.

É o relatório. Decido. Trata-se de impugnação do Edital do Pregão Eletrônico n. 4-004-12, cujo objeto é a contratação de empresa especializada na prestação de serviços para fornecimento de vale alimentação/refeição, através

Leia mais

ATHAYDE -- ADVOGADOS -- AO ILMO. SR. LEANDRO ORLANDINI FRANCISCO PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA - PARANÁ

ATHAYDE -- ADVOGADOS -- AO ILMO. SR. LEANDRO ORLANDINI FRANCISCO PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA - PARANÁ AO ILMO. SR. LEANDRO ORLANDINI FRANCISCO PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA PARANÁ OFICIAL Ref.: PREGÃO PRESENCIAL N 007/2016 PROCESSO N 0010/2016 '. ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA EPP, sociedade

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE DESPACHO Em resposta ao pedido de impugnação efetuado pelo Sr. Walter Petrônio Silveira Leiros, representante da empresa Audaz Segurança, que através do email recebido no dia 12 de setembro de 2011, contestando

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CAPÍTULO II - Modalidades da Licitação. CAPÍTULO III Critérios para o Julgamento das Propostas CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA ANEXOS

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CAPÍTULO II - Modalidades da Licitação. CAPÍTULO III Critérios para o Julgamento das Propostas CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA ANEXOS SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I - Princípios da Licitação 1.1. Princípio da Legalidade 1.2. Princípio da Impessoalidade 1.3. Princípio da Igualdade 1.4. Princípio da Publicidade 1.5. Princípio da Moralidade

Leia mais

Ref.: Recurso - PREGÃO ELETRÔNICO CNPq nº 017/2006 MEMORIAIS RECURSO

Ref.: Recurso - PREGÃO ELETRÔNICO CNPq nº 017/2006 MEMORIAIS RECURSO ILMO. SR. JOAQUIM EDUARDO MIRANDA GOMES PREGOEIRO OFICIAL PREGÃO ELETRÔNICO CNPq nº 017/2006 MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CNPq DIRETORIA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACI Estado da Bahia

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACI Estado da Bahia Processo Administrativo: 0649/2018 Modalidade de Licitação: Pregão Presencial nº 023/2018. Trata-se de RECURSO ADMINISTRATIVO interposto pela JACUIPE VEÍCULOS LTDA, referente ao Pregão Presencial nº 023/2018,

Leia mais

CONCORRÊNCIA BRDE Nº 2016/077 REP 01 RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO 02

CONCORRÊNCIA BRDE Nº 2016/077 REP 01 RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO 02 CONCORRÊNCIA BRDE Nº 2016/077 REP 01 RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO 02 Objeto: contratação de serviços técnicos de auditoria contábil independente, de acordo com as especificações constantes no Anexo I do Edital

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE LICITAÇÃO N.º 008/2018

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE LICITAÇÃO N.º 008/2018 RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE LICITAÇÃO N.º 008/2018 Processo Licitatório n.º: 4085/2018 Referência: Pregão Eletrônico n.º 008/2018 1. Relatório. Trata-se de impugnação apresentada pela empresa Brasil

Leia mais

Resposta à Impugnação da Interessada: Referente: Edital Pregão Presencial nº CRESS-MG/6ªR./003/2016

Resposta à Impugnação da Interessada: Referente: Edital Pregão Presencial nº CRESS-MG/6ªR./003/2016 Resposta à Impugnação da Interessada: Empresa: Otimisa Marketing e Eventos Ltda Referente: Edital Pregão Presencial nº CRESS-MG/6ªR./003/2016 Prezado Senhor, Em resposta à Impugnação ao edital tenho os

Leia mais

Prefeitura Municipal de Planalto publica:

Prefeitura Municipal de Planalto publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 547 Prefeitura Municipal de publica: Deliberação Acerca da Impugnação Ao Edital do Processo Licitatório Pregão Presencial Nº 012/2019 - Impugnação do instrumento editalicio

Leia mais

Em resumo o Peticionante informa que analisando os requisitos de habilitação constante do edital, identificou que não constam algumas exigências e

Em resumo o Peticionante informa que analisando os requisitos de habilitação constante do edital, identificou que não constam algumas exigências e 1 PROCESSO Nº PREGÃO PRESENCIAL Nº TIPO: OBJETO: SOLICITANTE: PETICIONANTE: 639/2018-PMM 009/2018-CPL/PMM Menor Preço Por Lote Registro de preço para eventual prestação de serviço de instalação e desinstalação

Leia mais

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS CAPA ARIAL BLACK 23 COR CLARA NO FUNDO Facilita a leitura e não aparece na impressão em preto e branco USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS Contexto Comprasnet TAHOMA NEGRITO 40 Cristiano Rocha Heckert

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO Pregão Presencial nº: 003/2011 - UNEMAT. Processo Administrativo SAD Nº 617.851/2011. Referência: Pregão Presencial para a Contratação de empresa especializada em desenvolvimento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA. Segunda-feira 21 de Janeiro de 2019 Ano III Edição n 12 Caderno 03

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA. Segunda-feira 21 de Janeiro de 2019 Ano III Edição n 12 Caderno 03 Ano III Edição n 12 Caderno 03 Prefeitura Municipal de Entre Rios publica: RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO/ RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO QUANTO/ AO EDITAL TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2019 Tv. Sen. Eduardo Veloso, Entre

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO ASSUNTO: IMPUGNAÇÃO AO EDITAL MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº 008/2018 IMPUGNANTE: LOC-MAQ LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA. A empresa LOC-MAQ LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica:

Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica: 1 Ano X Nº 2053 Prefeitura Municipal de publica: Parecer Nº 031/2017 PGM Pregão Presencial Nº 011/2017. Gestor - Giuliano De Andrade Martinelli / Secretário - Governo / Editor - Ass. Comunicação Praça

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2016

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2016 RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2016 Processo nº 010/2016, referente ao Edital do Pregão Presencial nº 010/2016, referente a Contratação de empresa para FORNECIMENTO DE CENTRAIS

Leia mais

À COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - CRCRJ

À COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - CRCRJ À COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - CRCRJ REF. TOMADA DE PREÇOS N 001/2015 NELSON WILIANS & ADVOGADOS ASSOCIADOS, Pessoa Jurídica de direito privado,

Leia mais

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO UniCEUB Centro Universitário de Brasília FAJS Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Curso de Direito Turno: Vespertino Disciplina: Direito Administrativo I Professor: Hédel Torres PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

Leia mais

Presencial. Praça Henrique P. Donato, 90 Centro Guanambi - Bahia

Presencial. Praça Henrique P. Donato, 90 Centro Guanambi - Bahia ANO X N º 1577 PODER EXECUTIVO BAHIA Presencial Telefone Horário Praça Henrique P. Donato, 90 Centro Guanambi - Bahia (77) 3452-4306 Segunda a Sexta-feira, das 07:00 às 12:00 h 2 RESUMO LICITAÇÕES RESPOSTA

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL.. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS E LUBRIFICANTES PARA VEÍCULOS,

Leia mais

AO Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais

AO Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais AO Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais REF.: EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 005/2018 OBJETO: DO OBJETO 1.1 - Prestação de serviço gráfico para impressão do Jornal do CROMG Notícias de acordo

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA COMISSÃO DE LICITAÇÕES DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO.

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA COMISSÃO DE LICITAÇÕES DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO. ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA COMISSÃO DE LICITAÇÕES DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO. Pregão Eletrônico n. 083/2012 CONNECTCOM TELEINFORMATICA COMERCIO E SERVICOS LTDA., sediada na Avenida

Leia mais

RESPOSTA À 2ª IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO PRESENCIAL Nº002/2019- CRM/PA

RESPOSTA À 2ª IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO PRESENCIAL Nº002/2019- CRM/PA RESPOSTA À 2ª IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO PRESENCIAL Nº002/2019- CRM/PA AS EMPRESAS Telefônica Brasil S/A. e CLARO S.A. apresentaram pedido de Impugnação ao Edital do Pregão Presencial n.002/2019-crm/pa.

Leia mais

Sobre Certidões de Capacitação Técnica. Lei nº de 18 de Junho de Artigo 24.

Sobre Certidões de Capacitação Técnica. Lei nº de 18 de Junho de Artigo 24. Sobre Certidões de Capacitação Técnica Lei nº 2.800 de 18 de Junho de 1956 - Artigo 24. Cria os Conselhos Federal e Regionais de Química, dispõe sôbre o exercício da profissão de químico, e dá outras providências.

Leia mais

A SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA E SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

A SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA E SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL A SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA E SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 011/2018 RECURSO ESPAÇO DO SABER LTDA ME, pessoa jurídica de direito privado, com sede à Rua Joaquim Nabuco,

Leia mais

RESPOSTA IMPUGNAÇÃO II DO PEDIDO DA IMPUGNANTE:

RESPOSTA IMPUGNAÇÃO II DO PEDIDO DA IMPUGNANTE: 1 RESPOSTA IMPUGNAÇÃO PROCESSO Nº. 23125.006454/2017-30 REFERÊNCIA: Pregão Eletrônico nº 06/2018 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADO DE VIGILÂNCIA PATRIMONIAL

Leia mais

ILUSTRISSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DA COMPAGAS - PR

ILUSTRISSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DA COMPAGAS - PR 1/6 ILUSTRISSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DA COMPAGAS - PR EDITAL DE CONCORRÊNCIA nº. 009/2016 NAVE DRILL Construções e Incorporações LTDA, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Processo nº 23505.000084/2017-52 Pregão Eletrônico nº 03/2017. Resposta à Impugnação apresentada pela empresa: SERVICE FERNANDES LTDA, CNPJ: 10.999.443/0001-91 1. DAS PRELIMINARES Trata-se de impugnação

Leia mais

À COMISSÃO DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/RS REF.: PREGÃO PRESENCIAL Nº 02/2016

À COMISSÃO DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/RS REF.: PREGÃO PRESENCIAL Nº 02/2016 À COMISSÃO DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/RS REF.: PREGÃO PRESENCIAL Nº 02/2016 IMPUGNAÇÃO 001/2016 RODA BRASIL COMÉRCIO DE PEÇAS PARA VEÍCULOS LTDA, inscrita no CNPJ sob

Leia mais

Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. Sr.(a) Representante,

Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. Sr.(a) Representante, Dinop/Difix 2013/1080 Brasília, 29 de agosto de 2013 À Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. Sr.(a) Representante, RDC Presencial 2013/10406 (9600) Impugnação Referimo-nos à Impugnação ao Edital em epígrafe,

Leia mais

RESPOSTA IMPUGNAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2017 INTERESSADO: INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PESQUISA SABER LTDA - EPP

RESPOSTA IMPUGNAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2017 INTERESSADO: INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PESQUISA SABER LTDA - EPP RESPOSTA IMPUGNAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2017 INTERESSADO: INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PESQUISA SABER LTDA - EPP PROCESSO: 007/2017 ASSUNTO: Impugnação Edital Pregão Presencial nº

Leia mais

A LEI Nº INSTITUIU O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ALTEROU A LEI DE LICITAÇ

A LEI Nº INSTITUIU O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ALTEROU A LEI DE LICITAÇ * Drª Helena Zoia As agências de propaganda, devido à determinação da Lei nº 13.146/15, que criou o Estatuto das Pessoas Deficientes, e contém determinações que alteram a Lei das Licitações (Lei n.º 8.666/93),

Leia mais

Ilustríssimo Senhor Pregoeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Ilustríssimo Senhor Pregoeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Ilustríssimo Senhor Pregoeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Pregão Eletrônico para Registro de Preços nº 07/2015 Processo administrativo nº 23137.038253.2015-09

Leia mais

ILMO. SR. (A) PREGOEIRO (A) DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA

ILMO. SR. (A) PREGOEIRO (A) DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA ILMO. SR. (A) PREGOEIRO (A) DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA Ref.: PREGÃO PRESENCIAL Nº 064/2017 Prezados, PROCESSO N 125/2017 A empresa AURION EQUIPAMENTOS

Leia mais

Procuradoria Municipal. Objeto: Impugnação ao Edital Processo de Licitação Nº 40/2013, Pregão Presencial Nº 26/2013

Procuradoria Municipal. Objeto: Impugnação ao Edital Processo de Licitação Nº 40/2013, Pregão Presencial Nº 26/2013 1 PARECER JURÍDICO Parecer nº. 6/2013 Requerente: Prefeito Municipal Objeto: Impugnação ao Edital Processo de Licitação Nº 40/2013, Pregão Presencial Nº 26/2013 Impugnante(a): Sociedade Desenvolvimento

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Rio de Janeiro, 22 de Setembro de 2018. IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Ilustríssimo Senhor, Pregoeiro da Licitação do SESC, Departamento de Compras e Licitações. EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL SESC N.º 18/0050 Thalis

Leia mais

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Apresentação na ABINEE TEC 2011, São Paulo, 31 de março de 2011 ABDI ABDI A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial foi instituída

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO Referência: Pregão Presencial nº. 001/2018 Objeto: O objeto da presente licitação consiste na contratação de empresa especializada para a ampliação e atualização tecnológica do ambiente

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174244 Atuação de construtoras estrangeiras no Brasil Ercio Thomaz Mesa Redonda 02 no CONGRESSO DE MATERIAIS, TECNOLOGIA E ESUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO, 15., 2016, Belo Horizonte.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS ESCLARECIMENTO 1 RDC Nº 04/2017 Processo nº: 23343.002253/2017-99

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE EUNÁPOLIS - ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS. Decisão

PREFEITURA MUNICIPAL DE EUNÁPOLIS - ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS. Decisão Decisão Processo Administrativo nº. 212/2017 Concorrência Pública nº. 003/2017 Objeto: Contratação de empresa para construção de colégio municipal com quadra poliesportiva coberta no bairro Moisés Reis.

Leia mais

RESPOSTA À SOLICITAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO Nº 014/ PROCESSO Nº 086/2015.

RESPOSTA À SOLICITAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO Nº 014/ PROCESSO Nº 086/2015. RESPOSTA À SOLICITAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO Nº 014/2015 - PROCESSO Nº 086/2015. 1. Trata-se de pedido de impugnação ao Edital do Pregão Presencial nº 014/2015, que tem por objeto a contratação

Leia mais

O Decreto nº 3555/00, em seu art. 12, assim disciplinou: Essa mesma redação está prevista no item 19, do edital impugnado, que

O Decreto nº 3555/00, em seu art. 12, assim disciplinou: Essa mesma redação está prevista no item 19, do edital impugnado, que DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 012/2016 Impugnação ao edital da licitação em epígrafe, proposta por ELEVADORES ATLAS SCHINDLER S/A, mediante protocolo nº 2016/005544, datado de 31/10/2016,

Leia mais

I M P U G N A R. Os termos do Edital em referência, pelos motivos de fato e direito que se seguem:

I M P U G N A R. Os termos do Edital em referência, pelos motivos de fato e direito que se seguem: São Paulo, 19 de Outubro de 2018. Ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Comissão de Licitação Ref.: Pregão Eletrônico nº. 004/2018 E-LABORE SERVIÇOS & TECNOLOGIA SOCIAL LTDA ME, pessoa jurídica de

Leia mais

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA Maikon Jhonata Eugenio RESUMO :De forma objetiva o presente Resumo busca demonstrar de forma eficiente e objetiva os princípios basilares das licitações,

Leia mais

À Comissão de Licitação permanente da UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS MS

À Comissão de Licitação permanente da UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS MS Goiânia, 15 de outubro de 2018. À Comissão de Licitação permanente da UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS MS Att. Recurso Administrativo Dados Concorrência Pública nº 06/2018 Processo Licitatório UFGD

Leia mais

ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM

ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM REF.: PREGÃO ELETRÔNICO 011/2015 POLICARD SYSTEMS E SERVIÇOS S.A., pessoa jurídica de direito privado inscrita sob o CNPJ nº

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO RIO DE JANEIRO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO RIO DE JANEIRO 21ª Vara Federal do Rio de Janeiro Processo nº 0128086-24.2017.4.02.5101 (2017.51.01.128086-2) Autor: MEGAWORK CONSULTORIA E SISTEMAS LTDA Réu: DIRETOR JURÍDICO E DE GESTÃO CORPORATIVA DAS CENTRAIS ELETRICAS

Leia mais

I M P U G N A Ç Ã O D O E D I T A L

I M P U G N A Ç Ã O D O E D I T A L Federação das Indústrias do Estado da Bahia FIEB REF.: Pregão Eletrônico nº 33/2008 A Empresa DATEN TECNOLOGIA LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 04.602.789/0001-01, estabelecida na Av. Siridião Durval,

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2017

IMPUGNAÇÃO AO PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2017 1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL SENAR-AR/PB Administração Regional da Paraíba ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) Pregoeiro(a) do SENAR-PB IMPUGNAÇÃO AO PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2017 A ÁLAMO SEGURANÇA ELETRÔNICA

Leia mais

PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017

PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017 PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017 ASSEMBLÉIA GERAL. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. PUBLICAÇÃO DE EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ACIONISTAS PARA REALIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA. IMPRENSA OFICIAL.

Leia mais

Indústria e Comércio de Artigos Plásticos Ltda. CNPJ / IE

Indústria e Comércio de Artigos Plásticos Ltda. CNPJ / IE 1 Página ESTADO DE SANTA CATARINA - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE COCAL DO SUL DIRETORIA DE LICITAÇÕES SENHOR PREGOEIRO E EQUIPE DE APOIO PROCESSO ADMINISTATIVO Nº 291/PMCS/2018 PREGÃO PRESENCIAL Nº 86/PMCS/2018

Leia mais

Terça-feira, 23 de Abril de 2019 Edição N Caderno II

Terça-feira, 23 de Abril de 2019 Edição N Caderno II 1 2 2 3 DESPACHO ADMINISTRATIVO REFERENTE AO PROCESSO LICITATÓRIO- PREGÃO PRESENCIAL Nº 014-2019 -PP. Versam os autos sobre o Processo Licitatório-Pregão Presencial nº 014/2019, cujo objeto se refere sobre

Leia mais

À COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES DA AGB PEIXE VIVO. Ref.: ATO CONVOCATÓRIO 27/2016

À COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES DA AGB PEIXE VIVO. Ref.: ATO CONVOCATÓRIO 27/2016 À COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES DA AGB PEIXE VIVO Ref.: ATO CONVOCATÓRIO 27/2016 B&B ENGENHARIA LTDA, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas sob nº 07.140.111/0001-42, com sede na Rua Guararapes,

Leia mais

Ao ILMO. SR. PREGOEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

Ao ILMO. SR. PREGOEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RIO DE JANEIRO Ao ILMO. SR. PREGOEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RIO DE JANEIRO REF: EDITAL PREGÃO ELETRÔNICO Nº 11/2017 CLARO S.A., sociedade por ações com nova Sede Social localizada à Rua Henri Dunant,

Leia mais