Título da apresentação. Lisboa, Fevereiro 2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Título da apresentação. Lisboa, Fevereiro 2009"

Transcrição

1 Título da apresentação Lisboa, Fevereiro 2009

2 Principais castas portuguesas

3 Espadeiro Tintas Trincadeira Touriga Nacional Jaen Castelão Touriga Franca Baga Alfroncheiro Moreto Tinta Negra Tinta Barroca Aragonez Moscatel Galego Roxo Borraçal Tinto Cão Rufete Tinta Caiada Vinhão Ramisco

4 Brancas Alvarinho Bical Fernão Pires Antão Vaz Malvasia Fina Verdelho Trajadura Azal Avesso Viosinho Síria Fonte Cal Moscatel Rabo de Ovelha Gouveio Arinto Encruzado Terrantez Loureiro Cercial

5 Castelão: Outras denominações: Castelão Francês, João de Santarém, Periquita É uma das castas mais representativas em Portugal Continental e uma das mais cultivadas no sul do país Desenvolve-se melhor em climas quentes e solos secos e arenosos Produz vinhos concentrados, aromáticos (framboesa e groselha) e com boas condições para envelhecer

6 Fernão Pires: Outras denominações: Maria Gomes É uma das castas brancas mais plantadas em Portugal - é mais cultivada nas zonas da Bairrada, Estremadura, Ribatejo e Setúbal Desenvolve-se melhor em solos férteis de clima temperado ou quente É uma casta com bom teor alcoólico e uma acidez baixa ou média pelo que os vinhos produzidos ou misturados com Fernão Pires têm intensos aromas florais

7 Touriga Franca: Outras denominações: Touriga Francesa É uma das castas mais plantadas na zona do Douro e Trás-os-Montes, mas o seu cultivo já foi alargado às regiões da Bairrada, Ribatejo, Estremadura e Setúbal. É considerada uma das melhores castas para a produção de vinho do Porto. Produz vinhos de cor intensa e bastante frutados.

8 Aragonez: Outras denominações: Aragonês e Tinta Roriz É uma das castas mais conhecidas da Península Ibérica. É originária de Espanha onde é conhecida por Tempranillo É muito adaptável a diferentes climas e solos pelo que o seu cultivo se tem expandido também para o Dão, Ribatejo e Estremadura. Produz vinhos de alto teor alcoólico, de baixa acidez e indicados para envelhecer, sendo muito resistentes à oxidação.

9 Trincadeira: Outras denominações: Tinta Amarela É cultivada sobretudo no Alentejo e no Douro Desenvolve-se melhor em climas secos e muito quentes. Produz vinhos ricos em aromas, especialmente frutados e vegetais, ligeiramente alcoólicos e com boas condições para o enevelhecimento..

10 Síria: Outras denominações: Alvadurão, Côdega, Crato Branco, Roupeiro É cultivada nas regiões do interior. Já foi a casta branca mais plantada no Alentejo, mas verificou-se que as temperaturas demasiado elevadas não lhe eram benéficas. Assim desenvolveu-se o seu cultivo em terras mais altas e frescas da Beira Interior e do Dão. Produz vinhos delicados, frescos e elegantes.

11 Baga: Casta tinta predominante na Bairrada, é também cultivada nalgumas zonas da Estremadura, Ribatejo e Dão. Em solos argilosos com boa exposição solar, produz vinhos muito escuros, concentrados de aroma e que podem envelhecer em garrafa durante muitos anos.

12 Vinhão: Outras denominações: Sousão É a casta tinta mais cultivada na região dos Vinhos Verdes e é, também, cultivada no Douro. A casta é apreciada pelas suas qualidades corantes: origina vinhos de cor vermelha intensa e opacos à luz. Produz vinhos com elevada acidez. No Douro é utilizada sobretudo para conferir boa cor ao vinho, incluindo o Vinho do Porto.

13 Alfroncheiro: Outras denominações: Alfroncheiro Preto É na região do Douro que a casta tem maior expressão presente em muitos dos vinhos da região, é considerada uma casta de elevada qualidade por muitos enólogos. O seu cultivo estendeu-se com sucesso às regiões do Alentejo, Ribatejo e à zona de Palmela. Produz vinhos de cor muito intensa, com aromas que recordam flores silvestres, amoras maduras e especiarias.

14 Alvarinho: É uma das mais notáveis castas brancas portuguesas. É uma casta muito antiga que é plantada, sobretudo, na zona de Melgaço e Monção. É responsável pelo sucesso dos primeiros vinhos portugueses monovarietais. A casta Alvarinho produz vinhos bastante aromáticos, que atingem graduações alcoólicas elevadas conservando uma acidez muito equilibrada.

15 Borraçal: Outras denominações: Bogalhal, Esfarrapa É uma das castas tintas mais cultivadas na região dos Vinhos Verdes. Os vinhos elaborados a partir desta casta apresentam cor rubi e um elevado grau de acidez.

16 Espadeiro: Outras denominações: Espadal, Espadão É cultivado na região dos Vinhos Verdes e produz vinho muito apreciado na região. Os vinhos produzidos com esta casta são acídulos e de cor rosada clara ou rubi muito aberta. Algumas adegas produzem vinho rosé a partir da casta Espadeiro

17 Moreto: É uma casta característica do Alentejo onde terá sido introduzida por volta do século XIX. Os vinhos produzidos com a casta Moreto são pouco encorpados e apresentam pouca cor, por isso é utilizada em vinhos de lote. Normalmente é lotada com as castas Trincadeira, Aragonez e Tinta Caiada.

18 Jaen: É cultivada em Portugal desde a 2ª metade do Século XIX. É uma casta muito comum no Dão. Os vinhos produzidos a partir de Jaen são caracterizados pela sua cor intensa, baixa acidez e aromas intensos a frutos vermelhos.

19 Bical: Outras denominações: Borrado das Moscas. A casta Bical é típica das Beiras, nomeadamente da zona da Bairrada onde é muito utilizada para a produção de espumante - e do Dão. Os vinhos produzidos com esta casta são muito aromáticos, frescos e bem estruturados.

20 Tinta Barroca: É plantada quase exclusivamente na região do Douro e muito utilizada na produção de vinhos de lote. É uma das castas que compõem o Vinho do Porto, contudo os seus monovarietais não são muito célebres. Os vinhos produzidos a partir desta casta são fáceis de beber, de taninos suaves e elevada concentração alcoólica. Contudo, a maior parte das vezes, não são muito equilibrados.

21 Tinta Caiada: Encontra-se em várias regiões vitícolas portuguesas e tem uma baixa qualidade vitícola e enológica, por isso não tem sido uma aposta nos novos encepamentos. Produz vinhos mais interessantes no Alentejo, devido ao clima quente e elevado número de horas de sol, com cor intensa, boa acidez e aromas agradáveis a fruta madura e vegetais.

22 Rufete: Outras denominações: Tinta Pinheira É essencialmente cultivada nas zonas do Douro e do Dão. Raramente produz vinhos de elevada qualidade, no entanto, se atingir o tempo de maturação ideal consegue produzir vinhos encorpados, aromáticos e capazes de permanecer muitos anos em garrafa. Como só produz bons vinhos em microclimas específicos (por exemplo, em Pinhel), é utilizada frequentemente na produção de vinhos de lote.

23 Ramisco: É característica da zona de Colares. O seu cultivo é muito trabalhoso, uma vez que é plantada em chão de areia e sem porta-enxertos. As vinhas situam-se muito próximo do mar e numa zona próxima das grandes cidades a pressão urbanística, a fraca rentabilidade do cultivo e a falta de mãode-obra quase extinguiram esta casta. Os vinhos têm uma gradação alcoólica relativamente baixa (cerca de 11º), acidez elevada e taninos intensos. Depois de envelhecerem em garrafa, tornam-se mais suaves e muito aromáticos.

24 Moscatel Galego Roxo: Outras denominações: Moscatel Roxo Existe em pequena quantidade na Península de Setúbal. Produz um vinho generoso, semelhante ao Moscatel de Setúbal, contudo de aromas e sabores mais complexos. Os vinhos produzidos por esta casta apresentam um elevado grau de doçura, são muito aromáticos e de sabor persistente.

25 Tinta Negra: Outras denominações: Negra Mole É a variedade tinta mais plantada na ilha da Madeira. Também é cultivada no Algarve, embora não atinja as qualidades da plantada na Madeira devido ás condições climáticas. Produz um vinho tinto muito doce e foi muito utilizada para produzir vinho da Madeira. Todavia os vinhos generosos elaborados com Tinta Negra são inferiores aos elaborados a partir das castas Boal, Sercial e Malvasia.

26 Tinto Cão: É cultivada na zona do Douro desde o século XVIII: nos anos 80 descobriu-se que tem óptimas características para a produção de vinho do Porto. O cultivo alargou-se a outras regiões como o Dão, a Estremadura e a Península de Setúbal onde existe em pequenas quantidades. É frequentemente lotada com as castas Touriga Nacional, Aragonez, entre outras. Produz vinhos de cor forte e de aromas delicados e florais.

27 Touriga Nacional: É uma casta nobre muito apreciada em Portugal. Inicialmente cultivada na região do Dão, rapidamente foi alargada ao Douro para ser utilizada na produção de vinho do Porto. Recentemente foi descoberto o valor da casta na produção de vinhos de mesa tintos e o seu cultivo foi alargado para outras regiões como o Alentejo. Os vinhos produzidos ou misturados com a casta Touriga Nacional são bastante equilibrados, alcoólicos e com boa capacidade de envelhecimento.

28 Antão Vaz: É uma casta oriunda da Vidigueira e uma das mais importantes da zona do Alentejo. Os vinhos produzidos por esta casta são bastante aromáticos (predominam os aromas a frutos tropicais) e têm, geralmente, cor citrina

29 Loureiro: Existe em quase toda a região dos Vinhos Verdes, mas é originária do vale do Rio Lima. É uma casta muito produtiva e fértil, mas só recentemente foi considerada uma casta nobre. Produz vinhos de elevada acidez e com aromas florais e frutados muito acentuados. Apesar de produzir vinhos monovarietais, é frequentemente utilizada em vinhos de lote, onde é normalmente combinada com as castas Trajadura e Arinto

30 Avesso: É cultivada na região dos Vinhos Verdes, contudo a sua plantação concentra-se próxima da região do Douro - Baião, Resende e Cinfães - com condições favoráveis, uma vez que prefere solos mais secos e menos férteis do que os que existem na região dos Vinhos Verdes. Origina vinhos aromáticos, bastante saborosos e harmoniosos. As qualidades da casta são verdadeiramente apreciadas quando as condições de maturação permitem elaborar vinhos com, pelo menos, 11º de álcool.

31 Azal: É uma casta de qualidade cultivada na região dos Vinhos Verdes, principalmente nas zonas de Penafiel, Amarante e Basto. No início do século XX era a principal casta para produção do vinho branco da região. Os vinhos que possuem a casta Azal Branco na sua composição apresentam aromas frutados pouco intensos. São vinhos bastante acidulados, por isso são raros os monovarietais de Azal Branco.

32 Trajadura: É oriunda da região dos Vinhos Verdes, particularmente da sub-região de Monção. Actualmente é cultivada em quase toda a região dos vinhos Verdes. Produz vinhos com aromas pouco intensos e por norma, um pouco desequilibrados. É comum lotar a casta com a Alvarinho para atribuir aos vinhos maior grau alcoólico e melhor equilíbrio.

33 Cercial: Outras denominações: Cerceal, Esgana Cão, Sercial Pode apresentar características ligeiramente diferentes de região para região - são conhecidas a Cercial do Douro e do Dão, a Cerceal da Bairrada e a Sercial da Madeira, conhecida como Esgana Cão no Douro. As suas principais características são a elevada produção e boa acidez. Produz o famoso vinho generoso Sercial da Madeira, um vinho seco que depois de envelhecer adquire características excepcionais. Os vinhos monovarietais são geralmente um pouco desequilibrados, por isso é costume lotear a Cercial com outras castas: Bical, Fernão Pires, Malvasia Fina. Nestes vinhos, a característica herdada da Cercial são a acidez elevada e os aromas delicados.

34 Encruzado: O cultivo da casta Encruzado é praticamente exclusivo da zona do Dão, sendo provavelmente a melhor casta branca plantada na região. É utilizada na produção da maioria dos vinhos brancos através de vinhos de lote ou de vinhos monovarietais. Os vinhos compostos por esta casta são muito aromáticos e de sabor acentuado. Apresentam uma longevidade fora do comum, uma vez que podem conservar-se em garrafa durante muitos anos.

35 Fonte Cal: É oriunda da Beira Interior, sendo essencialmente aí plantada, particularmente na zona de Pinhel. Nos vinhos produzidos a partir desta casta dominam os aromas florais e frutados, a boa acidez e um sabor agradável e bem estruturado. Todavia, a casta Fonte Cal é mais utilizada como casta de lote, especialmente com a casta Arinto

36 Terrantez: Outras denominações: Folgasão A Terrantez é uma casta rara e, actualmente, quase extinta. É originária do Dão, onde é conhecida como Folgasão. É também cultivada na zona do Pico nos Açores, e Biscoitos na Madeira, onde é considerada uma casta nobre para produção de vinho generoso. Produz vinhos bastante perfumados, encorpados e de sabor persistente.

37 Arinto: Outras designações: Arinto de Bucelas, Pedernã É uma casta muito versátil, por isso é cultivada em quase todas as regiões vinícolas. Na região dos Vinhos Verdes é conhecida por Pedernã, mas é na região de Bucelas que ganha notoriedade, sendo considerada a casta rainha da região. É frequentemente utilizada na produção de vinhos de lote e também de vinho espumante. Na região de Bucelas, produz vinhos monovarietais de elevada acidez, cor citrina e marcadamente florais e frutados quando jovens.

38 Malvasia Fina: Outras denominações: Arinto galego, Assario Branco, Boal, Boal Branco. É essencialmente plantada no interior norte, na região do Douro e na sub-região Távora- Varosa, mas é também cultivada na zona de Portalegre (onde se denomina Arinto galego), Dão (conhecida por Assario Branco) e na Madeira (Boal). Não tolera temperaturas muito altas e produz vinhos de acidez moderada e de aromas e sabores delicados e pouco complexos.

39 Moscatel: Outras denominações: Moscatel de Setúbal, Moscatel Galego A casta é originária do Médio Oriente e terá sido introduzida no território na época do império romano. Sofreu muitas transformações ao longo dos séculos e hoje, existem 3 variedades de Moscatel em Portugal. A Moscatel de Setúbal é a mais plantada e a sua produção concentra-se na Península de Setúbal. É imprescindível na elaboração do vinho generoso Moscatel de Setúbal, mas é também utilizada para enriquecer aromaticamente outros vinhos brancos da região. No Douro, na zona de Favaios e Alijó, a variedade branca Moscatel Galego é utilizada na produção de vinho licoroso.

40 Rabo de Ovelha: Outras denominações: Rabigato É cultivada na região do Douro, especialmente no Douro Superior. É plantada em pequenas quantidades na região dos Vinhos Verdes sob o nome de Rabigato e na Estremadura, Ribatejo e Alentejo. O vinho elaborado a partir desta casta é mais utilizado para produzir vinho de lote. As principais qualidades desta casta nos vinhos são o alto teor alcoólico, boa longevidade e elevada acidez. Os vinhos que incluem esta casta na sua composição apresentam aromas discretos, com notas florais, vegetais e até minerais.

41 Gouveio: É cultivada em na região do Douro, onde também é conhecida por Verdelho (sendo por isso confundida, por vezes, com a casta Verdelho cultivada nos Açores e na Madeira). Os vinhos produzidos com Gouveio apresentam um excelente equilíbrio entre acidez e açúcar, caracterizando-se pela sua elevada graduação, boa estrutura e aromas intensos. Além disso, são vinhos que possuem excelentes condições para envelhecimento em garrafa.

42 Verdelho: Outras denominações: Gouveio A casta ficou famosa por ser uma das utilizadas na produção do vinho generosos da Madeira. Depois da época da filoxera o seu cultivo decresceu na ilha, no entanto ainda hoje continua a ser utilizado na produção de vinhos de mesa generosos. A casta é também cultivada nos Açores. Produz vinhos bastante aromáticos e equilibrados. Os vinhos da madeira produzidos a partir desta casta são meio secos e de aromas delicados

43 Viosinho: É apenas cultivada nas regiões do Douro e Trás-os- Montes, onde já é utilizada desde o século XIX. É uma casta de boa qualidade e indicada para a produção de vinho tranquilo e de vinho do Porto, todavia apresenta ma produção fraca e por isso é pouco cultivada. Desenvolve-se melhor em solos pouco secos. Produz vinhos bem estruturados, frescos e de aromas florais complexos. Por norma são alcoólicos e capazes de permanecer em garrafa durante alguns anos.

44

Castas. Castas. Noção de Terroir. O aroma varietal da casta. As castas representam diferentes variedades de videiras das quais o vinho é produzido.

Castas. Castas. Noção de Terroir. O aroma varietal da casta. As castas representam diferentes variedades de videiras das quais o vinho é produzido. Castas As castas representam diferentes variedades de videiras das quais o vinho é produzido. O termo casta tem a sua origem no latim significando pura, sem misturas. A casta é uma característica comum

Leia mais

REGIME DE APOIO À RECONVERSÃO E REESTRUTURAÇÃO DAS VINHAS

REGIME DE APOIO À RECONVERSÃO E REESTRUTURAÇÃO DAS VINHAS Castas por Ordem Decrescente de na Minho Agronómica 9,92 7 Loureiro 1.211,05 1.116 Alvarelhão 11,55 16 Alvarinho 657,80 1.055 Alvarinho 657,80 1.055 Arinto 631,98 875 Amaral 8,61 29 Trajadura 375,07 584

Leia mais

REGIME DE APOIO À RECONVERSÃO E REESTRUTURAÇÃO DAS VINHAS

REGIME DE APOIO À RECONVERSÃO E REESTRUTURAÇÃO DAS VINHAS Castas por Ordem Alfabética na Castas por Ordem Decrescente de na Minho Alfrocheiro 0,62 2 Vinhão 515,59 656 Alicante Bouschet 2,53 2 Arinto 448,18 531 Alvarelhão 0,32 4 Loureiro 404,18 316 Alvarinho 245,00

Leia mais

ESPUMANTES sparkling wine

ESPUMANTES sparkling wine ESPUMANTES sparkling wine QUINTA DAS BÁGEIRAS Bruto Natural Rosé... 19.00 Casta: Baga. Alc: 12,5%. Muito equilibrado, encorpado e fresco. CARTUXA Brut (R. Parker 87)... 42.00 Casta: Arinto. Alc: 13%. Cítrico,

Leia mais

Somos uma parceria, uma ideia, uma ligação entre a produção e o prazer de saborear um copo de vinho. Somos o conceito de homenagem e gratidão.

Somos uma parceria, uma ideia, uma ligação entre a produção e o prazer de saborear um copo de vinho. Somos o conceito de homenagem e gratidão. A W4U Wine Concept S.A. nasce de um sonho empreendedor, de uma paixão pela natureza e por aquilo que ela nos oferece livremente, pelo eterno gosto do mundo dos vinhos e pelo árduo foco no mercado patente

Leia mais

Região Vitivinícola do Algarve

Região Vitivinícola do Algarve Região Vitivinícola do Algarve Região Vitivinícola do Algarve 1 Índice 1. Introdução pág. 3 2. Caracterização da região pág. 3 3. Castas pág. 4 4. Tipos de vinhos pág. 4 5. Rótulos premiados pág. 5 6.

Leia mais

REGIÕES VITÍCOLAS PORTUGUESAS E PRINCIPAIS VARIEDADES. Nuno Magalhães

REGIÕES VITÍCOLAS PORTUGUESAS E PRINCIPAIS VARIEDADES. Nuno Magalhães REGIÕES VITÍCOLAS PORTUGUESAS E PRINCIPAIS VARIEDADES Nuno Magalhães 01.03.2012 REGIÕES VITIVINÍCOLAS MINHO,TRANSMONTANO, DURIENSE BEIRAS (DO DÃO e DO LAFÕES) TEJO, LISBOA,ALENTEJANO PENINSULA DE SETUBAL,

Leia mais

Bem-vindo ao Restaurante Serenata!

Bem-vindo ao Restaurante Serenata! Carta de Vinhos Bem-vindo ao Restaurante Serenata! Para lhe proporcionar uma experiência única, preparámos uma carta de vinhos onde reunimos algumas das melhores variedades de brancos, verdes, tintos e

Leia mais

Vertice Reserva Bruto 10 Trás-Os-Montes 25,00

Vertice Reserva Bruto 10 Trás-Os-Montes 25,00 GRANDES ESCOLHAS VINHO BRANCO Soalheiro Reserva Alvarinho 13 Minho 45,00 Redoma Rabigato, Códega, Viosinho, Donzelinho & Gouveio 14 Douro 31,00 Campolargo Cerceal 14 Bairrada 40,00 Qta dos Carvalhais Reserva

Leia mais

Bem-vindo ao Restaurante Serenata!

Bem-vindo ao Restaurante Serenata! Carta de Vinhos Bem-vindo ao Restaurante Serenata! Para lhe proporcionar uma experiência única, preparámos uma carta de vinhos onde reunimos algumas das melhores variedades de brancos, verdes, tintos e

Leia mais

Versátil (0,375 l) 5,00 (Arinto, Antão Vaz e Viosinho) Versátil (0,750 l) 8,00 (Arinto, Antão Vaz e Viosinho)

Versátil (0,375 l) 5,00 (Arinto, Antão Vaz e Viosinho) Versátil (0,750 l) 8,00 (Arinto, Antão Vaz e Viosinho) Sta. Vitória Brancos Versátil (0,375 l) 5,00 (Arinto, Antão Vaz e Viosinho) Versátil (0,750 l) 8,00 (Arinto, Antão Vaz e Viosinho) Santa Vitória (0,750 l) 12,00 (Arinto e Verdalho) Santa Vitória Grande

Leia mais

Alvarinho Reserva Alvarinho

Alvarinho Reserva Alvarinho Dona Paterna Alvarinho e Trajadura Alvarinho e Trajadura Dona Paterna Alvarinho Alvarinho Dona Paterna Alvarinho Reserva Alvarinho Aguardente Dona Paterna Alvarinho Aguardente Dona Paterna Alvarinho Velhíssima

Leia mais

As mais-valias actuais e potenciais para as empresas resultantes da utilização da diversidade intravarietal da videira

As mais-valias actuais e potenciais para as empresas resultantes da utilização da diversidade intravarietal da videira Workshop Viticultura com futuro Auditório do Solar do IVDP - Régua, 06/03/2015 As mais-valias actuais e potenciais para as empresas resultantes da utilização da diversidade intravarietal da videira Elsa

Leia mais

Uma carta de vinhos de excelência A wine list of excellence

Uma carta de vinhos de excelência A wine list of excellence Uma carta de vinhos de excelência A wine list of excellence Sugestão de Vinhos para o Menu Degustação Wine Suggestion for your Tasting Menu M&M Espumante Sparkling Wine AutocarroNº27 Vinho Tinto Red Wine

Leia mais

Manual em caixas de 15 Kg Vinificação. cubas de aço inox. Estágio Maturação em cubas de aço inox durante 3 meses.

Manual em caixas de 15 Kg Vinificação. cubas de aço inox. Estágio Maturação em cubas de aço inox durante 3 meses. A Serenada Enoturismo integra duas parcelas de vinha: a vinha velha, plantada em 1961 e a nova em 2008. Os vinhos são frescos, minerais, complexos e elegantes. As vinhas situam-se a cerca de 10 km da orla

Leia mais

VINHOS DE LISBOA. Luís Lima

VINHOS DE LISBOA. Luís Lima VINHOS DE LISBOA Luís Lima VINHOS DE LISBOA Anteriormente conhecida por Estremadura, situa-se a noroeste de Lisboa numa área de cerca de 40 km. VINHOS DE LISBOA Nesta região é produzida uma enorme variedade

Leia mais

Forum Anual dos Vinhos de Portugal A BIODIVERSIDADE NAS CULTURAS-BASE DA CADEIA ALIMENTAR (CASTAS E CLONES)

Forum Anual dos Vinhos de Portugal A BIODIVERSIDADE NAS CULTURAS-BASE DA CADEIA ALIMENTAR (CASTAS E CLONES) Forum Anual dos Vinhos de Portugal Palácio da Bolsa, Porto A BIODIVERSIDADE NAS CULTURAS-BASE DA CADEIA ALIMENTAR (CASTAS E CLONES) J.E. Eiras Dias, A. Graça, A. Martins 28 de Novembro de 2012 Variedades

Leia mais

Espumantes. Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor.

Espumantes. Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor. Espumantes & Vinhos Espumantes Argentina Tamari Brut Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor. Alta Vista

Leia mais

CONSELHO DIRETIVO. Seguro Vitícola de Colheitas Continente

CONSELHO DIRETIVO. Seguro Vitícola de Colheitas Continente CONSELHO DIRETIVO C ARTA C IRCULAR CLASSIFICAÇÃO-N.º NSP 00001/2013 DATA DE EMISSÃO: 29-05-2013 ENTRADA EM VIGOR: 03-06-2013 Âmbito: Continente A Portaria n.º 42/2012, de 10 de fevereiro, que estabelece

Leia mais

rebelo afonso é sinónimo de vinhos de exceção, concentrados e que sabem envelhecer bem. Comprove...

rebelo afonso é sinónimo de vinhos de exceção, concentrados e que sabem envelhecer bem. Comprove... A história dos nossos vinhos remonta ao início do século XX, altura em que já se produzia azeite e vinho nas terras da atual família Rebelo Afonso. A visão empreendedora de várias gerações tornou possível

Leia mais

o m e l h o r v i n h o p o s s í v e l a o m e n o r p r e ç o p o s s í v e l

o m e l h o r v i n h o p o s s í v e l a o m e n o r p r e ç o p o s s í v e l o m e l h o r v i n h o p o s s í v e l a o m e n o r p r e ç o p o s s í v e l Visconte i m p o r t a ç ã o, e x p o r t a ç ã o e d i s t r i b u i ç ã o d e v i n h o s t e l : ( + 5 5 6 1 ) 3 3 4 0

Leia mais

Ribeiro Santo Branco Encruzado e Malvasia Fina. Jardim da Estrela Tinto. Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro

Ribeiro Santo Branco Encruzado e Malvasia Fina. Jardim da Estrela Tinto. Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro Jardim da Estrela Tinto Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro Ribeiro Santo Branco Encruzado e Malvasia Fina Jardim da Estrela Branco Malvasia Fina, Bical e Encruzado Ribeiro Santo Tinto Reserva

Leia mais

Alicante Bouschet, Aragonez and Cabernet Sauvignon 2013 Tinto 90.5 Alentejo

Alicante Bouschet, Aragonez and Cabernet Sauvignon 2013 Tinto 90.5 Alentejo MEDALHA DE OURO Vinho Castas Ano Cor / Tipo Pontuação Região Sottal Moscatel, Arinto, Vital 2015 Branco 90.8 Lisboa Monólogo Arinto P24 Arinto 2015 Branco 90.5 Vinhos Verdes Touriga Nacional Touriga Franca,

Leia mais

!!!! Grande Escolha Herdade Fonte Paredes 2012 Regional Alentejano Vinho Branco! Região: Alentejo. Colheita: Castas: 100% Chardonnay.

!!!! Grande Escolha Herdade Fonte Paredes 2012 Regional Alentejano Vinho Branco! Região: Alentejo. Colheita: Castas: 100% Chardonnay. Grande Escolha Herdade Fonte Paredes 2012 Regional Alentejano Vinho Branco Colheita: 2012 Castas: 100% Chardonnay. Prova organoléptica: Cor citrina. Excelente intensidade e complexidade aromática lembrando

Leia mais

Vinhos. Brancos / White. Algarve. Alentejo. Odelouca Quinta do Francês % vol. álcool / Viognier

Vinhos. Brancos / White. Algarve. Alentejo. Odelouca Quinta do Francês % vol. álcool / Viognier Vinhos Brancos / White Algarve Odelouca Quinta do Francês 10.00 13 % vol. álcool / Viognier Barranco Longo remexido 32.00 13% vol. álcool / Arinto, Chardonnay, Viognier Barranco longo Chardonnay 2014 13.00

Leia mais

PATO FRIO SELECTION. 37,5 cl: ,0 cl: 13.00

PATO FRIO SELECTION. 37,5 cl: ,0 cl: 13.00 PATO FRIO SELECTION Tipo: Branco Colheita: 2012 Região: Vidigueira Alentejo Portugal Castas: Antão Vaz, Arinto, Síria Enólogo: Paulo Laureano Produtor: Ribafreixo Engarrafado em : 2013 Produção: 40.000

Leia mais

BRANCO VINHO BRANCO FERNÃO DE MAGALHÃES 2015 DOURO DOC. CELESTE MARQUES Gouveio, Viosinho, Rabigato e Fernão Pires Citrina. Floral e Frutos tropicais

BRANCO VINHO BRANCO FERNÃO DE MAGALHÃES 2015 DOURO DOC. CELESTE MARQUES Gouveio, Viosinho, Rabigato e Fernão Pires Citrina. Floral e Frutos tropicais V i nh os BRANCO VINHO BRANCO 2015 DOC 12,5% VOL. Gouveio, Viosinho, Rabigato e Fernão Pires Citrina Floral e Frutos tropicais Beber frio entre 7ºC e 10ºC Acompanham pratos de peixe e marisco ROSÉ 2015

Leia mais

CATÁLOGO DAS CASTAS REGIONAIS DA BAIRRADA

CATÁLOGO DAS CASTAS REGIONAIS DA BAIRRADA CATÁLOGO DAS CASTAS REGIONAIS DA BAIRRADA INTRODUÇÃO Este catálogo das castas regionais da Bairrada tem por finalidade, de uma forma simples mas objectiva, possibilitar a identificação e caracterização

Leia mais

REGIONAL. Cor Aroma Boca Longevidade Aditivos. Garrafa Tipo Capacidade Dimensão Peso Código de Barras

REGIONAL. Cor Aroma Boca Longevidade Aditivos. Garrafa Tipo Capacidade Dimensão Peso Código de Barras Mestre Franco O terroir desta região é caracterizado por temperaturas altas, solos xistosos baixas produções e grande aptidão para elaborar grandes vinhos. Mestre Franco provém das castas regionais Moreto,

Leia mais

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pesca, o seguinte:

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pesca, o seguinte: A Portaria n.º 370/99, de 20 de Maio, e a Portaria n.º 424/2001, de 19 de Abril, reconheceram aos vinhos de mesa tinto, branco e rosado ou rosé da região do Ribatejo a possibilidade de usarem a menção

Leia mais

As vinhas estendem-se por uma área de 20 ha, o que nos permite obter uma produção de garrafas ano.

As vinhas estendem-se por uma área de 20 ha, o que nos permite obter uma produção de garrafas ano. A Quinta de Carapeços, Lda., produtora de Vinho Verde, é uma empresa familiar estabelecida apenas em 2003, apesar da produção de uvas de altíssima qualidade se verificar na propriedade há mais de 200 anos.

Leia mais

11 TRÁS-OS-MONTES 13 PORTO E DOURO 32 BAIRRADA/BEIRAS 42 LISBOA/BUCELAS/COLARES 49 PENÍNSULA DE SETÚBAL

11 TRÁS-OS-MONTES 13 PORTO E DOURO 32 BAIRRADA/BEIRAS 42 LISBOA/BUCELAS/COLARES 49 PENÍNSULA DE SETÚBAL 5 VINHO VERDE 11 TRÁS-OS-MONTES 13 PORTO E DOURO 22 DÃO E LAFÕES 32 BAIRRADA/BEIRAS 39 TEJO 42 LISBOA/BUCELAS/COLARES 49 PENÍNSULA DE SETÚBAL 52 ALENTEJO VINHO VERDE Arinto Vinho Verde Astronauta Arinto

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Região: Douro. Sub-Região: Douro Superior Ano: Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.

FICHA TÉCNICA. Região: Douro. Sub-Região: Douro Superior Ano: Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. CASTELL US TINTO DOC Da congregação das diversas castas desta região, nasce um vinho de cor intensa com um aroma a frutos vermelhos, verdadeiro néctar de alta qualidade. Região: Douro FICHA TÉCNICA Sub-Região:

Leia mais

Tejo Wine Region. Região Tejo

Tejo Wine Region. Região Tejo Conheça o Team Tejo "Somos o «Team Tejo», a única comunidade vitivinícola situada junto a este grande Rio Português. A Região Vitivinícola do Tejo possui óptimas condições naturais para o cultivo da vinha

Leia mais

QUINTA DE CARAPEÇOS VINHO VERDE ESPUMANTE ROSÉ RESERVA BRUTO VINHO VERDE ESPUMANTE

QUINTA DE CARAPEÇOS VINHO VERDE ESPUMANTE ROSÉ RESERVA BRUTO VINHO VERDE ESPUMANTE /TRAJADURA REGIONAL MINHO Cor citrina, tonalidades esverdeadas brilhantes, 12,5% vol. álcool, aroma expressivo, fino e vivo, com juventude, frutado. Na boca é fino, delicado, equilibrado de acidez e 2007

Leia mais

LITEL LITOGRAFIA E EMBALAGENS, LDA.

LITEL LITOGRAFIA E EMBALAGENS, LDA. www.ribadouro.pt LITEL LITOGRAFIA E EMBALAGENS, LDA. A continuidade da tradição A Cooperativa Ribadouro situa-se na região de Trás-os-Montes, próxima da cidade de Miranda do Douro na Vila de Sendim. Com

Leia mais

Carta de Vinhos. Brancos / White. Algarve. Alentejo. Odelouca Quinta do Francês % vol. álcool / Viognier

Carta de Vinhos. Brancos / White. Algarve. Alentejo. Odelouca Quinta do Francês % vol. álcool / Viognier Carta de Vinhos Brancos / White Algarve Odelouca Quinta do Francês 10.00 13 % vol. álcool / Viognier Al-Ria 10.00 13% vol. álcool / Arinto, Crato Branco Barranco longo Chardonnay 2014 13.00 12,5% vol.

Leia mais

Monte do Pintor. Vinho Regional Alentejano. O rótulo é da autoria do Escultor Português João Cutileiro.

Monte do Pintor. Vinho Regional Alentejano. O rótulo é da autoria do Escultor Português João Cutileiro. Monte do Pintor Vinho Regional Alentejano Reserva A vinha está instalada em encostas suaves expostas a Sul. No encepamento predominam as tradicionais castas Alentejanas - Trincadeira e Aragonez, conjugadas

Leia mais

Herdade da Figueirinha

Herdade da Figueirinha Pinot Noir 2009 O Pinot Noir 2009 é um Vinho Regional Alentejano produzido a partir da casta Pinot Noir, de uvas provenientes da, situada na região de Beja. Apresenta cor rubi intensa, aroma frutado, menta,

Leia mais

CVRVV A REGIÃO DEMARCADA DOS VINHOS VERDES UM SÉCULO DE HISTÓRIA 48/72

CVRVV A REGIÃO DEMARCADA DOS VINHOS VERDES UM SÉCULO DE HISTÓRIA 48/72 CVRVV A REGIÃO DEMARCADA DOS VINHOS VERDES UM SÉCULO DE HISTÓRIA 48/72 À custa da sua antiguidade nesta Região e pelo facto de serem apenas cultivadas no NW ibérico, são consideradas autóctones. Por um

Leia mais

PATO FRIO SELECTION. 37,5 cl: ,0 cl: 13.50

PATO FRIO SELECTION. 37,5 cl: ,0 cl: 13.50 PATO FRIO SELECTION Tipo: Branco Colheita: 2014 Região: Vidigueira Alentejo Portugal Castas: Antão Vaz, Arinto, Síria Enólogo: Paulo Laureano Produtor: Ribafreixo Engarrafado em : 2015 Produção: 40.000

Leia mais

Vale Pereiro Branco 2013

Vale Pereiro Branco 2013 TERRAS DO SUL TINTO EMBALAGEM: Bag in Box (5 e 15 Lt) Vinho de Mesa CARACTERÍSTICAS DO VINHO: Grau Álcool: 12 % vol. Vinificação: Em auto-vinificadores com remontagens programadas. Estágio: Vinho do ano.

Leia mais

Como servir: Ideal para acompanhar pratos de carne, grelhados, queijos e pastas. Deve ser servido a uma temperatura de 14ºC a 16º C.

Como servir: Ideal para acompanhar pratos de carne, grelhados, queijos e pastas. Deve ser servido a uma temperatura de 14ºC a 16º C. Alentejo-pt sãopaulo-br ALENTEJO Syrah, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional e Alicante Bouschet Grau de Teor Alcoólico: 13,5% Vinificação em depósitos de aço inox com controle da temperatura. Todas as

Leia mais

VINHO BRANCO - WHITE WINE

VINHO BRANCO - WHITE WINE A VINHO BRANCO - WHITE WINE SEOSO, ENCORPAO com aromas distintos SILKY, FULL-BOIE with distinguished aromas TRÊS BAGOS Sauvignon Blanc [ ouro ] REOMA.O.C. Rabigato, Códega do Larinho, Viosinho, onzelinho,

Leia mais

PONTVAL Vinhos. PONTVAL Vinhos

PONTVAL Vinhos. PONTVAL Vinhos PONTVAL Vinhos PONTVAL Vinhos Índice 1. A Companhia de Vinhos do Alandroal 3 2. Produção Vinícola 6 3. Vinhos 8 2 1. PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal A PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal A PLC

Leia mais

Vallado Douro Branco. Aroma: Floral e fruta bem madura com algumas notas de melão.

Vallado Douro Branco. Aroma: Floral e fruta bem madura com algumas notas de melão. Vallado Douro Branco Aroma: Floral e fruta bem madura com algumas notas de melão. Sabor: Vinho muito mineral e fresco, com sabor equilibrado e persistente com notas cítricas. Vinificação: As uvas, provenientes

Leia mais

Potencial enológico e cultural de CASTAS AUTORIZADAS para a produção de Vinho Verde

Potencial enológico e cultural de CASTAS AUTORIZADAS para a produção de Vinho Verde Potencial enológico e cultural de CASTAS AUTORIZADAS para a produção de Vinho Verde Por: TERESA MOTA / EVAG - CVRVV IX Jornadas Vitivinícolas QUINTA CAMPOS DE LIMA, 18 de Novembro de 2011 Portaria nº 668/2010,

Leia mais

Prospecção das castas antigas na região da Beira Interior

Prospecção das castas antigas na região da Beira Interior Prospecção das castas antigas na região da Beira Interior BEIRA INTERIOR Prospeção e conservação em larga escala da diversidade das castas antigas de videira em Portugal BEIRA INTERIOR AREA DE INFLUÊNCIA

Leia mais

Vinhos de Setúbal DICAS & HARMONIZAÇÕES

Vinhos de Setúbal DICAS & HARMONIZAÇÕES Vinhos de Setúbal DICAS & HARMONIZAÇÕES ÍNDICE A História 3 Principais Castas 7 A Venâncio Costa Lima 10 Dicas 15 Características e Harmonizações 18 Sobre Nós 21 Praça Jornalista Odylo Costa Filho, 13

Leia mais

maria saudade verde branco verde rosé 3,65 3,65 Tipo: Rosé Tipo: Branco Ano: 2016 Castas: Vinhão e Alvarelhão

maria saudade verde branco verde rosé 3,65 3,65 Tipo: Rosé Tipo: Branco Ano: 2016 Castas: Vinhão e Alvarelhão Catálogo 2017 2 maria saudade 3,65 verde branco Ano: 2016 Castas:Alvarinho, Loureiro e Trajadura Região: Vinhos Verdes Enólogo: Nelson Carvalho/Jorge Sousa Pinto Teor de Álcool: 10,50% 3,65 verde rosé

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS 3248-(2) Diário da República, 1.ª série N.º 115 16 de Junho de 2011 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS Portaria n.º 238-A/2011 de 16 de Junho A Portaria n.º 166/2005, de 11

Leia mais

O Vinho do Porto. Eduardo Abade. Wine - Karen Kauffman. Simple. Wine. Centro de Estudos Vitivinícolas do Douro. Anadia 07Set06

O Vinho do Porto. Eduardo Abade. Wine - Karen Kauffman. Simple. Wine. Centro de Estudos Vitivinícolas do Douro. Anadia 07Set06 O Vinho do Porto Eduardo Abade Centro de Estudos Vitivinícolas do Douro Simple Wine Wine - Karen Kauffman Anadia 07Set06 Região Demarcada do Douro 1ª REGIÃO DEMARCADA E REGULAMENTADA DO MUNDO 1ª REGIÃO

Leia mais

Importância da utilização de plantas de qualidade

Importância da utilização de plantas de qualidade DIREÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO CENTRO Importância da utilização de plantas de qualidade Anabela Andrade DAAP, Divisão de Apoio à Agricultura e Pescas, 2014 Com uma área total de 240.000 hectares

Leia mais

PATO FRIO SELECTION Notas de Prova : 9,

PATO FRIO SELECTION Notas de Prova : 9, PATO FRIO SELECTION Tipo: Branco Colheita: 2015 Região: Vidigueira Alentejo Portugal Castas: Antão Vaz, Arinto, Síria Enólogo: Paulo Laureano Produtor: Ribafreixo Engarrafado em : 2015 Produção: 40.000

Leia mais

JP Azeitão. Bacalhôa. Tinto. 14 a 16ºC. Regional. Península de Setúbal. 13,0% vol. Castelão, Aragonez e Syrah

JP Azeitão. Bacalhôa. Tinto. 14 a 16ºC. Regional. Península de Setúbal. 13,0% vol. Castelão, Aragonez e Syrah JP Azeitão 14 a 16ºC 13,0% vol Castelão, Aragonez e Syrah Medalha de Bronze, International Wine Challege, 2013; Medalha de Ouro, Selections Mondiales des Canada, 2012. Granada profundo. Aroma frutado com

Leia mais

Tel Fax

Tel Fax WINE PORTFOLIO PREMIUM VINHO DO PORTO ADEGA DE COLARES A SERENADA HERDADE DA AJUDA QUINTA PENEDO DO SALTO QUINTA DO SOBREIRÓ DE CIMA QUINTA DA FIRMIDÃO HERDADE DA AMENDOEIRA ALENTEJO & DOURO PORTO SINTRA

Leia mais

Quinta da Bacalhôa. Bacalhôa. Tinto. Regional. Peninsula de Setúbal. 16 a 18ºC. Cabernet Sauvignon e Merlot. 14,5% vol

Quinta da Bacalhôa. Bacalhôa. Tinto. Regional. Peninsula de Setúbal. 16 a 18ºC. Cabernet Sauvignon e Merlot. 14,5% vol Quinta da Bacalhôa Peninsula 16 a 18ºC 14,5% vol Cabernet Sauvignon e Merlot Medalha de Bronze, Decanter World Wine Awards, 2013; Medalha de Bronze, International Wine Challenge, 2012; Medalha de Bronze,

Leia mais

ADEGA DE BORBA BRANCO

ADEGA DE BORBA BRANCO ADEGA DE BORBA BRANCO Especificações Técnicas Região:Borba Alentejo Portugal Classificação:D.O.C. Alentejo Tipo:Branco Colheita:2014 Castas: Roupeiro, Arinto e Antão Vaz Solos:Argilo-calcários e xistosos

Leia mais

Redescubra Portugal. Viva os sabores deste país pelos vinhos da GRK. Onde comprar: GRK Products

Redescubra Portugal. Viva os sabores deste país pelos vinhos da GRK. Onde comprar: GRK Products Redescubra Portugal. Viva os sabores deste país pelos vinhos da GRK. Intimista Branco Riqueza de sabor com a tipicidade da região. Ótimo para os dias quentes de verão. Adega de Penalva Dão Franco-arenoso

Leia mais

III. CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES: Estatuto: Em anexo Nome do processo: CVRLisboa -Caderno Especificações IG Lisboa final.pdf

III. CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES: Estatuto: Em anexo Nome do processo: CVRLisboa -Caderno Especificações IG Lisboa final.pdf I. NOMES(S) A REGISTAR: Lisboa II. DADOS RELATIVOS AO REQUERENTE Nome e título do requerente: Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. Estatuto jurídico: Instituto Público Nacionalidade: Portugal Endereço:

Leia mais

maria saudade vinho verde rosé vinho verde branco Tipo: Rosé Tipo: Branco Ano: 2015 Castas: Vinhão e Alvarelhão

maria saudade vinho verde rosé vinho verde branco Tipo: Rosé Tipo: Branco Ano: 2015 Castas: Vinhão e Alvarelhão Catálogo 2017 2 maria saudade vinho verde branco Castas:Alvarinho, Loureiro e Trajadura Região: Vinhos Verdes Enólogo: Nelson Carvalho/Jorge Sousa Pinto Teor de Álcool: 10,50% vinho verde rosé Tipo: Rosé

Leia mais

Estratégias necessárias para a utilização e conservação da diversidade das videiras autóctones

Estratégias necessárias para a utilização e conservação da diversidade das videiras autóctones FNA Instrumentos de adição de valor para o sector vitivinícola Santarém, 13.06.2019 Estratégias necessárias para a utilização e conservação da diversidade das videiras autóctones Antero Martins LEAF-Instituto

Leia mais

Tipos de Vinho. Vinhos Tranquilos. Conheça os vários tipos de vinho e as suas características.

Tipos de Vinho. Vinhos Tranquilos. Conheça os vários tipos de vinho e as suas características. Tipos de Vinho Conheça os vários tipos de vinho e as suas características. Vinhos Tranquilos São vinhos com ausência total de gás, ao contrário dos vinhos espumantes. Podem ser brancos, tintos, ou ainda

Leia mais

Espumantes. Frisante. Champagne. Brancos. Grand Reale (Doce) (Alc.9,5%) Asso (Doce) (Alc.7%) Raposeira ( Bruto / Meio Seco) (Alc.

Espumantes. Frisante. Champagne. Brancos. Grand Reale (Doce) (Alc.9,5%) Asso (Doce) (Alc.7%) Raposeira ( Bruto / Meio Seco) (Alc. Espumantes Grand Reale (Doce) (Alc.9,5%) Asso (Doce) (Alc.7%) Raposeira ( Bruto / Meio Seco) (Alc.12%) Adega Mãe (Bruto) (Alc.12%) Frisante Lambrusco Branco (Alc.8%) Lambrusco Rosé (Alc.8%) Champagne Piper-Heidsieck

Leia mais

PATO FRIO SELECTION Notas de Prova : 9,7,

PATO FRIO SELECTION Notas de Prova : 9,7, PATO FRIO SELECTION Tipo: Branco Colheita: 2015 Região: Vidigueira Alentejo Portugal Castas: Antão Vaz, Arinto, Síria Enólogo: Paulo Laureano Produtor: Ribafreixo Produção: 40.000 garrafas Grau alcoólico:

Leia mais

CATÁLOGO vinhos COMÉRCIO DE BEBIDAS

CATÁLOGO vinhos COMÉRCIO DE BEBIDAS CATÁLOGO vinhos COMÉRCIO DE BEBIDAS Harmonia perfeita BEM VINDO de Grandes Vinhos PRODUCT OF PORTUGAL COMÉRCIO DE BEBIDAS DESDE 1985. Não há vinho verde em mais nenhum país O que caracteriza e transmite

Leia mais

AVINHEZ. Tipo: Vinho Branco 5 L Graduação: 9 % Vol. Observações Exame Visual: Exame Olfativo: Exame Gustativo:

AVINHEZ. Tipo: Vinho Branco 5 L Graduação: 9 % Vol. Observações Exame Visual: Exame Olfativo: Exame Gustativo: AVINHEZ Tipo: Vinho Branco 5 L Graduação: 9 % Vol. Engarrafador: JDA Jarros D`Alegria Vinhos Lda. Castas: Brancas Tradicionais Portuguesas. Vinificação: Vinificado partir das castas brancas tradicionais

Leia mais

Workshop Viticultura com Futuro. Régua Antero Martins

Workshop Viticultura com Futuro. Régua Antero Martins Workshop Viticultura com Futuro. Régua 06.03.2015 Antero Martins Do título: Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira, o actor institucional das acções alvo deste worshop Associação dos Viticultores

Leia mais

CONHECER O VINHO. Aníbal Coutinho. Enólogo Online Continente.

CONHECER O VINHO. Aníbal Coutinho. Enólogo Online Continente. CONHECER O VINHO Aníbal Coutinho Enólogo Online Continente http://enologoonline.continente.pt/conhecer/historia-do-vinho 2 ÍNDICE História do Vinho 3 Produzir o Vinho 11 Castas 17 Castas Brancas 17 Castas

Leia mais

III. CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES: Estatuto: Em anexo Nome do processo: CVR Lisboa-Caderno Especificações DO ÓBIDOS final.pdf

III. CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES: Estatuto: Em anexo Nome do processo: CVR Lisboa-Caderno Especificações DO ÓBIDOS final.pdf I. NOME(S) A REGISTAR: Óbidos II. DADOS RELATIVOS AO REQUERENTE Nome e título do requerente: Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. Estatuto jurídico: Instituto Público Nacionalidade: Endereço: 5, Rua Mouzinho

Leia mais

POTENCIAL AGRONÓMICO DA CASTA TOURIGA NACIONAL

POTENCIAL AGRONÓMICO DA CASTA TOURIGA NACIONAL POTENCIAL AGRONÓMICO DA CASTA TOURIGA NACIONAL NUNO MAGALHÃES ANA ALEXANDRA OLIVEIRA UTAD AS REFERÊNCIAS AO CULTIVO DA CASTA TOURIGA NACIONAL SURGEM A PARTIR DO SEC. XVIII Lacerda Lobo (1790) faz referência

Leia mais

Champagne. Dom Pérignon Vintage ,75l. Drappier Brut Nature 0,75l. Drappier D or 0,75l. Louis Roederer Cristal 09 0,75l. Moët & Chandon 0,75l

Champagne. Dom Pérignon Vintage ,75l. Drappier Brut Nature 0,75l. Drappier D or 0,75l. Louis Roederer Cristal 09 0,75l. Moët & Chandon 0,75l BEBIDAS Champagne Dom Pérignon Vintage 2006 0,75l CASTA GRAPE - Chardonay e Pinot Noir Drappier Brut Nature 0,75l CASTA GRAPE - Pinot Noir Drappier D or 0,75l CASTA GRAPE - Pinot Noir, Chardonnay e Meunier

Leia mais

Menus de Harmonização

Menus de Harmonização LOCO Menus de Harmonização Pairing Menus 3 A copo By Glass 4 Carta de Vinhos Wine List 7 Champagne 8 Espumantes Sparkling Wines 8 Vinho Branco White Wines 9 Região do Vinho Verde 9 Região do Douro 10 Região

Leia mais

Menus de Harmonização

Menus de Harmonização LOCO Menus de Harmonização Pairing Menus... 3 A Copo By Glass... 4 Espumantes Sparkling Wines... 7 Champagne... 7 Vinho Branco White Wines... 8 Região de Trás-os-Montes... 8 Região do Vinho Verde... 8

Leia mais

Menus de Harmonização

Menus de Harmonização 1 LOCO Menus de Harmonização Pairing Menus 4 A copo By Glass 5 Carta de Vinhos Wine List 8 Champagne 9 Espumantes Sparkling Wines 9 Vinho Branco White Wines 10 Região do Vinho Verde 10 Região do Douro

Leia mais

Branco Adamado Vinho Verde DOC Espumante Vértice Cuvée Reserva Branco Bruto Douro DOC

Branco Adamado Vinho Verde DOC Espumante Vértice Cuvée Reserva Branco Bruto Douro DOC PRÉMIOS EXCELÊNCIA Vinho Cor / Tipo Denominação Morgado de Sta. Catherina Reserva Arinto Branco 2015 Bucelas Contemporal Branco 2015 Douro Vinha do Bispado Branco 2015 Douro Vila Ruiva Reserva Branco 2015

Leia mais

PREÇÁRIO. Vinhos Brancos. JMF (Península de Setúbal) Solto (Minho) Quinta de Curvos Superior ( Minho) Grandes Quintas (Douro)

PREÇÁRIO. Vinhos Brancos. JMF (Península de Setúbal) Solto (Minho) Quinta de Curvos Superior ( Minho) Grandes Quintas (Douro) Vinhos Brancos JMF (Península de Setúbal) 2,5 8 10 13 13 3,50 13 3,50 13 3,50 3,50 (Fernão Pires e Moscatel Setúbal) Frutos tropicais, lima. Solto (Minho) (Alvarinho, Arinto, Loureiro e Trajadura) Aromas

Leia mais

Vinho Verde Quinta de Gomariz Trás-os-Montes Encostas do Trogão Douro Vinilourenço Quinta de Cottas. Vinhos de Quinta

Vinho Verde Quinta de Gomariz Trás-os-Montes Encostas do Trogão Douro Vinilourenço Quinta de Cottas. Vinhos de Quinta Catálogo 2013 Projectos Pessoais Vinho Verde Astronauta Maria Saudade Sonhador Dão Quinta da Giesta Lisboa Escondido Fonte das Moças Astronauta Alentejo Vinhos de Quinta Vinho Verde Quinta de Gomariz Trás-os-Montes

Leia mais

Menus de Harmonização

Menus de Harmonização 1 LOCO Menus de Harmonização Pairing Menus 4 A copo By Glass 5 Carta de Vinhos Wine List 8 Champagne 9 Espumantes Sparkling Wines 9 Vinho Branco White Wines 10 Região do Vinho Verde 10 Região do Douro

Leia mais

Menus de Harmonização

Menus de Harmonização LOCO Menus de Harmonização Pairing Menus 3 A copo By Glass 4 Carta de Vinhos Wine List 7 Champagne 8 Espumantes Sparkling Wines 8 Vinho Branco White Wines 9 Região do Vinho Verde 9 Região do Douro 10 Região

Leia mais

A PENÍNSULA DE SETÚBAL. A região é conhecida pelos vinhos tintos secos da variedade Castelão e por seus vinhos fortificados Moscatel de Setúbal.

A PENÍNSULA DE SETÚBAL. A região é conhecida pelos vinhos tintos secos da variedade Castelão e por seus vinhos fortificados Moscatel de Setúbal. A PENÍNSULA DE SETÚBAL A região é conhecida pelos vinhos tintos secos da variedade Castelão e por seus vinhos fortificados Moscatel de Setúbal. OUTUBRO 2018 A PENÍNSULA DE SETÚBAL A Península de Setúbal

Leia mais

Tiragem: Pág: 10. Cores: Cor. País: Portugal. Área: 26,16 x 33,81 cm². Period.: Semanal. Corte: 1 de 8. Âmbito: Informação Geral.

Tiragem: Pág: 10. Cores: Cor. País: Portugal. Área: 26,16 x 33,81 cm². Period.: Semanal. Corte: 1 de 8. Âmbito: Informação Geral. Pág: 10 Área: 26,16 x 33,81 cm² Corte: 1 de 8 Tendências Pág: 11 Área: 26,21 x 33,81 cm² Corte: 2 de 8 ADRIANO MIRANDA Brancos do nosso contentamento De vinhos simples condenados a acompanhar um peixinho

Leia mais

CARTA DE VINHOS WINE LIST

CARTA DE VINHOS WINE LIST O vinho é muito mais do que aquilo que uma garrafa consegue conter. É a sua história, é uma cultura, é o conhecimento sobre tudo aquilo que o rodeia e define: gentes, solos, climas e castas. Nesta selecção

Leia mais

Quinta da Bacalhôa. Bacalhôa. Tinto. Regional. Peninsula de Setúbal. 16 a 18ºC. Cabernet Sauvignon e Merlot. 14,5% vol

Quinta da Bacalhôa. Bacalhôa. Tinto. Regional. Peninsula de Setúbal. 16 a 18ºC. Cabernet Sauvignon e Merlot. 14,5% vol Quinta da Bacalhôa Peninsula 16 a 18ºC 14,5% vol Cabernet Sauvignon e Merlot Medalha de Bronze, Decanter World Wine Awards, 2013; Medalha de Bronze, International Wine Challenge, 2012; Medalha de Bronze,

Leia mais

Menus de Harmonização

Menus de Harmonização LOCO Menus de Harmonização Pairing Menus... 3 A Copo By Glass... 4 Espumantes Sparkling Wines... 7 Champagne... 7 Vinho Branco White Wines... 8 Região de Trás-os-Montes... 8 Região do Vinho Verde... 8

Leia mais

ALENTEJO. PORTUGAL

ALENTEJO. PORTUGAL ALENTEJO. PORTUGAL 2012-2013 estimado cliente É com o maior prazer que a Francisco B. Fino Sociedade Agrícola, Lda apresenta os seus vinhos Monte da Penha e as suas embalagens especiais para oferta. Temos

Leia mais

CASTAS PORTUGUESAS um património único!

CASTAS PORTUGUESAS um património único! CASTAS PORTUGUESAS um património único! UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Vila Real I 19 de abril de 2012 Paulo Costa I paulo.costa@advid.pt Sumário: A ADVID, breves referências Evolução

Leia mais

MONTE AMARELO BRANCO VINHO BRANCO 2013

MONTE AMARELO BRANCO VINHO BRANCO 2013 FICHAS TÉCNICAS MONTE AMARELO BRANCO VINHO BRANCO 2013 Tipo: Branco Castas: Antão Vaz e Arinto Prova: apresenta cor amarelo citrino aroma citrino e frutos tropicais,com toque mineral, suave e fresco, com

Leia mais

Champanhe Champgne. Armand de Brignac Brut Gold Bruto. Casta Grape Pinot Meunier, Pinot Noir e Chardonnay. Cattier Brut Antique Bruto

Champanhe Champgne. Armand de Brignac Brut Gold Bruto. Casta Grape Pinot Meunier, Pinot Noir e Chardonnay. Cattier Brut Antique Bruto BEBIDAS Champanhe Champgne Armand de Brignac Brut Gold Bruto Casta Grape Pinot Meunier, Pinot Noir e Chardonnay Cattier Brut Antique Bruto Casta Grape Pinot Meunier, Pinot Noir e Chardonnay Cattier Rose

Leia mais

VINHOS WINES / VINOS / VINS

VINHOS WINES / VINOS / VINS VINHOS WINES / VINOS / VINS Os preços incluem IVA à taxa em vigor Prices include vat Los precios incluyen iva al tipo legal vigente Les prix indiqués comprennet la tva au taux en vigueur A COPO WINE BY

Leia mais

Índice. Index. Conceito 02. O Vinho 03. Vinho do Mês 04. Vinhos a Copo 05. Espumantes e Champagnes 07. Vinhos Biológicos 08

Índice. Index. Conceito 02. O Vinho 03. Vinho do Mês 04. Vinhos a Copo 05. Espumantes e Champagnes 07. Vinhos Biológicos 08 CARTA DE VINHOS Índice. Index Conceito 02 Concept O Vinho 03 The Wine Vinho do Mês 04 Wine of the month Vinhos a Copo 05 Wine by Glass Espumantes e Champagnes 07 Sparkling Wine and Champagnes Vinhos Biológicos

Leia mais

CHAMPANHE & ESPUMANTE CHAMPAGNE & SPARKLING WINE

CHAMPANHE & ESPUMANTE CHAMPAGNE & SPARKLING WINE CHAMPANHE & ESPUMANTE CHAMPAGNE & SPARKLING WINE ALEGRES FESTIVOS OCASIONAIS ALEGRES FESTIVOS OCASIONAIS Quinta Poço do Lobo Arinto e Chardonnay 6,50 26,00 2015-Bairrada Espumante Joaquim Arnaud 9,50 38,00

Leia mais

DONA PATERNA ALVARINHO

DONA PATERNA ALVARINHO DONA PATERNA ALVARINHO Este Alvarinho Dona Paterna é um clássico, vinho cheio de delicadeza, frescura e mineralidade. Fruta branca delicada, citrinos, tons salinos e flores. Tipo: Branco Região: Monção

Leia mais

CASTRUS LOUREIRO. Tipo: Tranquilo Cor: Branco Designação de Origem: DOC Vinho Verde Região: Vinhos Verdes

CASTRUS LOUREIRO. Tipo: Tranquilo Cor: Branco Designação de Origem: DOC Vinho Verde Região: Vinhos Verdes CASTRUS LOUREIRO Tipo: Tranquilo Cor: Branco Designação de Origem: DOC Vinho Verde Região: Vinhos Verdes O Vinho: Castrus Loureiro é um vinho elaborado exclusivamente com uvas da casta Loureiro. Notas

Leia mais

www.valebarqueiros.pt A HERDADE DE VALE BARQUEIROS [VALE BARQUEIROS] Novembro de 2015 A Herdade de Vale Barqueiros com cerca de 800 ha, fundada em 1853 e situada a poucos quilómetros de Alter do Chão,

Leia mais

VINHOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL

VINHOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL CATÁLOGO DE PRODUTOS 2018-2019 VINHOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL A Adega Camolas é uma empresa familiar, junto ao Parque Natural da Arrábida, com ligações profundas à vinha e ao vinho desde a década de 70.

Leia mais

Caderno de Especificações IG AÇORES PGI-PT- A1447. I. NOME(S) A REGISTAR: Açores

Caderno de Especificações IG AÇORES PGI-PT- A1447. I. NOME(S) A REGISTAR: Açores I. NOME(S) A REGISTAR: Açores II. DADOS RELATIVOS AO REQUERENTE: Nome e título do requerente: Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. Estatuto jurídico: Instituto Público Nacionalidade: Endereço: 5, Rua Mouzinho

Leia mais

Espumantes Sparkling Wine. Champagnes

Espumantes Sparkling Wine. Champagnes Rei das Praias Rosé Filipa Pato Brut 3B Soalheiro Brut Rei das Praias Magnum Brut Espumantes Sparkling Wine Paul Bara Grand Rosé de Bouzy Paul Bara Spécial Club 2004 Paul Bara Spécial Club Rosé 2009 Champagnes

Leia mais