AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE TRANSMISSÃO DE MULTIMÍDIA SOBRE G.SHDSL.BIS EFM EM COMPARAÇÃO A OUTRAS TECNOLOGIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE TRANSMISSÃO DE MULTIMÍDIA SOBRE G.SHDSL.BIS EFM EM COMPARAÇÃO A OUTRAS TECNOLOGIAS"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE TRANSMISSÃO DE MULTIMÍDIA SOBRE G.SHDSL.BIS EFM EM COMPARAÇÃO A OUTRAS TECNOLOGIAS Adriane Wahast Salvador 1 Rafael Bohrer Ávila 2 Resumo: As operadoras de telecomunicação buscam continuamente diversificar a gama de serviços oferecidos a seus clientes, bem como, melhorar a qualidade destes serviços a custo razoável. Para atingir tais objetivos, estas empresas investem em pesquisa, procurando novas tecnologias que atendam às necessidades de seus clientes e agreguem valor aos serviços oferecidos. A cada dia os clientes exigem serviços melhores e com taxas de transmissão mais elevadas, com isso o meio de fornecê-los pode tornar-se o maior obstáculo para essas empresas. O tema central desse projeto é analisar os benefícios da tecnologia EFM (Ethernet in the First Mile) sobre cobre em conjunto com os benefícios da tecnologia G.SHDSL.bis (Single-Pair High-Speed Digital Subscriber Line-Extension), além de compreender o modo pelo qual estas tecnologias contribuem para solucionar possíveis obstáculos na transmissão de dados. Palavras-chave: EFM. G.SHDSL.bis. Multimídia. 1 INTRODUÇÃO As operadoras de telefonia possuem hoje uma extensa planta de pares metálicos instalados (MEF, 2005a). Conforme indicadores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão regulador da telefonia no Brasil, no segundo trimestre de 2013 o número de acessos STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado de Comunicação Multimídia) ativos chegou a mais de 44 milhões e mais de 68 milhões instalados. Conforme pesquisas realizadas pela Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), 65% das empresas entrevistadas utilizam a conexão via linha telefônica DSL (Digital Subscriber Line). A Tabela 1 traz os tipos de conexões mais utilizadas pelas empresas. 1 Adriane Wahast Salvador, aluna do curso de Ciência da Computação, adriwsalvador@gmail.com. 2 Rafael Bohrer Ávila, professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, rbavila@unisinos.br.

2 2 Tabela 1 - Tipo de conexões utilizadas pelas Empresas Conexões % de empresas que utilizam Via linha telefônica DSL Via cabo Via rádio Via modem 3G Via acesso discado Via satélite Outras conexões Não sabiam/não responderam Fonte: Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação CETIC (2012, 2011, 2010, 2009). Com a crescente demanda por serviços de Internet, bem como a necessidade por bandas com taxas maiores, o meio físico continua sendo um obstáculo para a entrega de um serviço de qualidade ao usuário final. Até recentemente, a fibra óptica era a única forma de proporcionar ao cliente serviços com taxas elevadas de transmissão (MEF, 2005b). Neste sentido a tecnologia G.SHDSL.bis EFM (IEEE, 2004) surge como uma alternativa interessante, pois permite um melhor aproveitamento da rede de cobre já instalada, podendo chegar a 5,69 Mbps em um único par de cobre. Dois grupos trabalharam concomitantemente para criar e promover um padrão global para garantir total interoperabilidade do EFM com outros fabricantes, o Institute of Electrical e Electronics Engineers, Inc. (IEEE) e o Metro Ethernet Forum (MEF). Enquanto o IEEE trabalhou no desenvolvimento do padrão EFM, o Metro Ethernet Fórum trabalhou na conscientização de mercado, dirigindo um consenso e preparando demonstrações de interoperabilidade (MEF, 2005a). O padrão EFM não melhora ou substitui a padrão Ethernet existente, mas consiste em um conjunto de especificações adicionais que permite aos usuários o uso do protocolo Ethernet através de meios antes não suportados. Como pares metálicos, sem a necessidade de protocolos adicionais, pois a Ethernet chega de forma direta ao site do cliente. Estas características tornam o EFM adequado para uso em redes de acesso de assinante.

3 3 O baixo custo e alta largura de banda tornam o EFM adequado para serviços adicionais, como o Triple Play, que fornece em um único meio de comunicação, serviços de dados, voz e multimídia. Serviços multimídia estão se tornando cada vez mais populares e são cada vez mais procurados, tanto por usuários empresariais, quanto por usuários residenciais. Alguns desses serviços como VoIP - voz sobre IP, IPTV - TV sobre IP e VoD - Vídeo on Demand possibilitam a interação dos usuários, exigindo assim maiores taxas, não só de recepção, mas também de transmissão. Para garantir a qualidade do serviço - QoS, alguns parâmetros como perda de pacotes, Jitter e atraso devem ser observados para que se obtenha sucesso no fornecimento desse tipo de serviços (CHANGBIN; LEI; BIN, 2007). Com isso, essa tecnologia torna-se uma boa alternativa em várias áreas. Nas instituições de ensinos, por exemplo, alunos podem fazer Upload de conteúdos para pesquisas escolares, professores podem realizar uma capacitação online, bem como transmitir aulas ministradas a distância. Esse tipo de uso já vem sendo adotado pelo Governo Federal, através do Programa Banda Larga nas Escolas, lançado em Este programa tem como objetivo conectar todas as escolas públicas urbanas à Internet (BRASIL, 2012). Na área da saúde pode-se pensar em consultas online, pois algumas cidades por questão de distância ou dificuldade de acesso, não dispõem de especialista em determinadas áreas, podendo assim fazer um pré-diagnóstico do problema do paciente. As empresas, por sua vez, visam cada vez mais reduções de custo e tempo. Com o uso desta tecnologia uma empresa pode realizar reuniões com os associados de suas filiais que podem estar em cidades, estados ou até mesmo países diferentes. Sem que haja a necessidade de deslocamento dos participantes, reduzindo assim os custos de transporte, estadias e perda de tempo com pontes aéreas. Todas essas aplicações são suportadas pela tecnologia G.SHDSL.bis EFM, que garante taxa de transmissão simétrica para Download e Upload. O objetivo central do trabalho é realizar uma avaliação do desempenho na transmissão de dados multimídia sobre G.SHDSL.bis EFM, descrevendo o funcionamento desta tecnologia e visando identificar suas vantagens e desvantagens em relação a outras tecnologias utilizadas atualmente.

4 4 Alguns dos objetivos específicos a serem realizados nesse trabalho são: comparar tecnicamente a tecnologia G.SHDSL.bis EFM com as tecnologias que são utilizadas atualmente pelas operadoras de telecomunicações, como ADSL2+ (Asymmetric Digital Subscriber Line 2 plus) e o VDSL2 (Very-High-Bit-Rate Digital Subscriber Line 2); comparar o comportamento e o desempenho na transmissão de dados multimídia da tecnologia G.SHDSL.bis EFM com as demais tecnologias; comprovar o comportamento e desempenho das tecnologias, através de experimentos práticos. O estudo realizado nesse trabalho, poderá servir como apoio técnico às empresas que desejam conhecer os detalhes de funcionamento da tecnologia G.SHDSL.bis EFM, sejam elas operadoras, fabricantes de equipamentos ou potenciais usuários desta tecnologia. Ele mostrará as limitações, vantagens e desvantagem da utilização dessa tecnologia e ajudará a entender melhor a adequabilidade dessa nova tecnologia de transmissão para aplicações multimídia. 2 ETHERNET NA PRIMEIRA MILHA (EFM) O meio físico que interliga o usuário final e a rede pública é fundamental para a entrega de banda larga a assinantes comerciais e residenciais. Até pouco tempo, as tecnologias existentes de acesso de primeira milha vinham causando um gargalo na largura de banda (MEF, 2005a). Para atender essa necessidade, o IEEE ratificou em 2004 a norma EFM 802.3ah. O EFM foi desenvolvido para contribuir na solução destes problemas, vindo para mudar o cenário, usando a infraestrutura física existente, sejam linhas telefônicas ou links de fibra ótica. Com a tecnologia de acesso, a Ethernet tem três vantagens sobre as tecnologias de primeira milha já existentes (MEF, 2005a): Um padrão simples e globalmente aceito que garante interoperabilidade; Uma prova de conceito para futuras aplicações com uso de dados, vídeo e voz; A infraestrutura é mais eficaz para os serviços de dados.

5 5 O padrão EFM também define funções OAM (operação, administração e manutenção), que simplificam o monitoramento da rede Ethernet. Através dessas funções as operadoras podem monitorar, gerenciar e solucionar problemas da rede de acesso e os mesmos protocolos de gerenciamento funcionam em todas as topologias EFM (MEF, 2005c). Considerando que a primeira milha pode ser dentro de um bairro, um parque empresarial, um campus ou um único edifício, o padrão EFM oferece suporte a todas essas situações, alem de fornecer uma abordagem única para transmitir tráfego Ethernet através de três topologias diferentes (MEF, 2005a): Redes de cabeamento de cobre ponto a ponto: o cabeamento de cobre e par trançado também conhecido como linha telefônica domina a primeira milha, sendo assim o EFM Cobre (EFMC) se torna ideal para explorar essa infraestrutura existente (MEF, 2005a). O padrão EFMC pode chegar a taxas de 10 Mbps em curtas distâncias ou 2 Mbps para distâncias mais longas, tornando-se uma solução de acesso atraente para usuários e operadoras, pois utiliza meios que já existem hoje em grande parte das localidades e são compatíveis espectralmente com outros serviços como o E1/T1, serviços DSL, para que eles possam coexistir em um mesmo cabo (MEF, 2005a). Redes de fibra óptica ponto a ponto: No padrão EFM Fibra(EFMF) o transporte para a rede de acesso é feito através de uma conexão ponto a ponto entre a operadora e o endereço do assinante. Neste modo são suportadas as opções de fibra monomodo full-duplex, que chega a 1 Gbps e multi modo para acesso ponto a ponto a 100 Mbps (MEF, 2005a). Redes de fibra óptica ponto a multiponto: uma rede Óptica Passiva (PON), é uma única fibra compartilhada entre diversas fibras individuais. Aqui, cada fibra individual alimenta um cliente e o processo de separação do sinal da fibra compartilhada é feito através de divisores ópticos. Consequentemente, essa técnica necessita de muito menos fibra, provendo taxas de 1 Gbps e distâncias de até metros (MEF, 2005a).

6 6 As operadoras de rede têm a liberdade de escolher e misturar as três topologias EFM, baseado nos seus modelos de negócio, arquiteturas de rede e necessidades do assinante. Elas podem criar ou atualizar suas redes de acesso com várias topologias EFM e gerenciá-las com uma única ferramenta de gerência (MEF, 2005a). 2.1 IEEE 802.3AH EFM COBRE (EFMC) A procura por serviços de Ethernet cresce diariamente acompanhada por exigências de maiores taxas, porém as limitações na conexão entre operadoras e clientes continuam sendo um obstáculo significativo para a entrega destes serviços. Até recentemente, a fibra era a única forma de prover serviços sobre Ethernet de altas taxas, no entanto a cobertura limitada da rede de fibra necessitaria de uma solução alternativa para complementá-la, a fim de atender a demanda distribuída por serviços Ethernet. O par trançado de cobre é a infraestrutura predominante hoje, e que abrange a maior área entre clientes e operadoras. Com isso, a disponibilização de uma rede Ethernet sobre estes cabos de cobre é conveniente pelo fato de explorar uma estrutura já existente em lugares como bairros residenciais e centros empresariais (MEF, 2005b). Para atender essa demanda o IEEE padronizou o EFMC. O processo de normalização é o 802.3ah EFM sobre cobre ou EFMC. O padrão estabelece taxas de pelo menos 10 Mbps para uma opção de curto alcance, de até 750 metros. Há também uma opção de longo alcance, com 2 Mbps para uma distância de metros, podendo chegar a taxas mais elevadas (MEF, 2005b). O EFMC usa mecanismos adicionais para a ligação de múltiplos pares de cobre que permitem um rendimento ainda mais elevado, podendo agregar até 32 pares e chegar a mais de 100 Mbps (MEF, 2009). Contudo, conforme as pesquisas realizadas a maioria dos CPEs (Customer Premises Equipment) existentes no mercado suporta a ligação de no máximo 4 pares, com poucos modelos suportando 8 ou 16 pares.

7 7 Figura 1 - Opções de curto e longo alcance do EFMC Fonte: Metro Ethernet Forum (2005b). 2.2 TIPOS DE EFMC Existem dois tipos de EFM sobre cobre, o 10PASS-TS e 2BASE-TL. O primeiro foi desenvolvido para atender curtas distâncias com taxas simétricas e assimétricas e o segundo para atender longas distâncias com taxas simétricas (EFM, 2005), conforme ilustrado na a Figura PASS-TS Desenvolvido para curto alcance, trabalha com taxas simétricas e assimétricas de no mínimo 10 Mbps e distância de pelo menos 750 metros. Para atingir tais taxas e distâncias sobre um único par de cobre, o EFM usa a tecnologia VDSL (MEF, 2005b) BASE-TL Criado para longo alcance, proporciona taxas simétricas entre 2 Mbps e 5,69 Mbps em um único par de cobre, e a distância de pelo menos metros. Para atingir essa métrica o EFM faz uso da tecnologia G.SHDSL.bis (MEF, 2009). Outra característica desse tipo de EFM é a agregação de pares, o que possibilita fornecer

8 8 taxas simétricas de 22 Mbps a 45 Mbps ou mais. O EFM 2BASE-TL é indicado para empresas, bem como a instituições educacionais e governamentais. 2.3 VANTAGENS A seguir serão analisadas algumas das vantagens da tecnologia EFM Melhorias EFMC em relação ao DSL A EFMC PHYsical (referência ao meio físico) aproveitou anos de trabalho de desenvolvimento da DSL adotando as mesmas técnicas de modulação desta, o que garante a compatibilidade espectral entre suas modulações. Além disso, a EFMC em conjunto com outras tecnologias pode chegar a distâncias maiores usando apenas um par metálico (MEF, 2005b). Já o padrão DSL trabalha com uma pilha de protocolos, além de suporte PPP (Point-to-Point Protocol) e subcamadas ATM (Asynchronous Transfer Mode), as quais foram desenvolvidas para acomodar serviços ainda não implantados, o que resulta em custos adicionais para prover serviços desnecessários Redução do Overhead Uma das características mais importantes do EFM é a redução de overhead em comparação com outros métodos de conexão, como os conhecidos ADSL, T1 e outras soluções de acesso à internet que adotam quadros Ethernet encapsulados em células ATM para o transporte através da rede de telecomunicações. Além disso, é comum a adição de outras camadas de encapsulamento, como PPPoE (Point-to- Point Protocol over Ethernet) e PPPoA (Point-to-Point Protocol over ATM), o que favorece o aumento do overhead nesses links. Tal sobrecarga pode levar a uma ineficácia entre 20-50% no transporte de tráfego Ethernet, reduzindo a taxa de transferência disponível para o usuário (MEF, 2005b). A Figura 2 mostra a diferença entre o tráfego Ethernet entregue no padrão ATM baseado em DSL versus o tráfego entregue no padrão EFM (HATTERAS NETWORKS, 2005).

9 9 Figura 2 - Atual pilha de protocolo de entrega IP/Ethernet x Novo padrão IEEE802.3ah Fonte: HATTERAS NETWORKS (2005) Arquitetura do EFMC Na arquitetura EFMC, as novas subcamadas de ligação de dados mais próximas da camada física são definidas por padrões já existentes no DSL, conforme Figura 3. Mais acima se encontram as novas subcamadas, Rate Matching e Loop Aggrregation e logo acima há a camada Ethernet existente. A camada de agregação do EFMC recebe pacotes de Ethernet através da interface MII (Media Independent Interface - Interface Independente do Meio) após a remoção dos Inter-Packet Gap e Preamble, quebra o pacote em fragmentos de comprimento variável. Logo após esses fragmentos são enviados para uma subcamada de convergência de transmissão em um modem específico, onde são encapsulado com fragmentação 64B/65B e transmitidos através das camadas PMA/PMD (Physical Medium Dependent - Dependente do Meio Físico) para o cabo. Do lado receptor não há encapsulamento desses fragmentos, mas sim um reagrupamento dos quadros Ethernet originais e restauração do Inter-Packet Gap e do Preamble. Com isso, o overhead do EFM é de aproximadamente 5%, dependendo do tamanho do pacote e do algoritmo de fragmentação utilizado (MEF, 2005b).

10 10 Figura 3 - Arquitetura EFMC Fonte: Metro Ethernet Forum (2005b). Duas novas camadas foram criadas com o padrão EFMC, a Rate Matching e Loop Aggregation, que permitem combinar vários pares de cobre na camada física (PHY) em um link lógico ethernet. Essa característica é um dos maiores benefícios do EFM, com isso a largura de banda disponível é muito maior. O método Loop Aggregation atua abaixo da camada MAC, quebrando os quadros Ethernet em pequenos fragmentos e marcando-os com um Header Fragment (FH) Fragmento de Cabeçalho. Estes fragmentos marcados são distribuídos entre todos os loops - pares de cobre agregados. Uma vez que esses fragmentos cheguem à outra extremidade da ligação, são reagrupados utilizando os dados presentes no FH e colocados sobre a rede Ethernet do assinante (MEF, 2005b). A técnica de agregação é transparente para os aplicativos em camada superior. Os quadros são fragmentados usando a codificação 64B/65B (1 de cada 65 Bytes é overhead) e distribuídos para cada linha, conforme Figura 4, o que resulta em maior eficiência.

11 11 Figura 4 - Enquadramento e Fragmentação do EFM Fonte: Metro Ethernet Forum (2005b). 2.4 PROBLEMAS E SOLUÇÕES DO LOOP DE COBRE Uma das limitações na transmissão quando se utiliza essa arquitetura é a atenuação, pois o aumento da frequência é acompanhado de aumento na perda. Outra preocupação constante devido às limitações na planta de pares metálicos é o Crosstalk interferência, pois pode tornar-se comum a presença de interferência, tanto de mesmo tipo de serviço em outros pares no cabo (auto-crosstalk), quanto de outros tipos de serviços (alien-crosstalk). Finalmente, existe a questão da sobreposição de outros serviços como POTS e o ISDN, pois estes, respectivamente com frequências entre 0-25 KHz e KHz, podem operar no mesmo par. Para auxiliar no suporte ao funcionamento de diferentes serviços na mesma rede e atenuar o impacto de suas limitações, os administradores e reguladores definiram um conjunto de plano de definições de banda, conforme mostra a Figura 5.

12 12 Figura 5 - Definições de plano de banda Fonte: Metro Ethernet Forum (2005b). Figura 6 - Tipos de Problemas de Interferência Fonte: Metro Ethernet Forum (2005b). Como mostra a Figura 6, existem dois tipos de problemas de Interferência: o Far End Crosstalk (FEXT) interferência longe da extremidade do receptor e o Near End Crosstalk (NEXT) interferência perto da extremidade do receptor. O primeiro é causado por outro cabo na extremidade oposta do receptor, suavizando o nível de Interferência pela atenuação da linha, já o segundo é causado por outro par de cabos, porém na extremidade do receptor. No Near End Crosstalk não há atenuação na linha, o que faz com que o nível de Interferência seja mais elevado. Os problemas causados pelos NEXT e FEXT sobre a transmissão depende do tipo de sinal transmitido. Nos sistemas VDSL os sinais de transmissão e recepção utilizam bandas de frequência diferentes, tendo o sinal de transmissão adjacente um impacto muito baixo sobre um sinal recebido, neste caso o FEXT é fator perturbador.

13 13 Por outro lado, com sistemas G.SHDSL que utilizam as mesmas frequências para transmitir e receber, o NEXT é o principal fator que limita a capacidade de transmissão (MEF, 2005b). 2.5 G.SHDSL O padrão G.SHDSL (Single-Pair High-speed Digital Subscriber Line) foi padronizado em 2001 pela norma ITU-T G.991.2, anexos A e B. Com o avanço das tecnologias e o aumento da taxa de dados em cabos de cobre o padrão ITU G foi criado para aumentar as taxas de dados e permitir a interoperabilidade entre diferentes fabricantes. O G.SHDSL é uma ótima opção para pequenas e médias empresas, podendo também ser usado em residências. A norma ainda estabelece métodos para adaptar as taxas conforme as condições da linha e trafegar dados com taxas simétricas ao longo de um único par de cobre. Com a utilização deste padrão as taxas de transmissão podem chegar a 2,3 Mbps com distâncias de até 3000 metros ou até 192 Kbps com distância de até metros. Ao se utilizar dois pares essas taxas podem dobrar, chegando a 4,6 Mbps (BROADBAND, 2002). O G.SHDSL usa codificação 16-TCPAM (Trellis Coded Pulse Amplitude Modulation) esta modulação reduz a potência e melhora o desempenho, ela codifica mais os dados dentro do espectro de frequência, usando cancelamento de eco ou multiplexação por divisão de frequência (FDM). Usando a codificação TC-PAM, o G.SHDSL atinge maiores taxas e distâncias, pois consome menos potência, e consequentemente gera menor sinal-ruído ou Difonia (BROADBAND, 2002). O TC-PAM usa 16 níveis de codificação, pois isso permite aumentar o tráfego de dados, o que faz com que melhore a eficiência espectral, pois permite um trafego maior de dados, podendo transportar até 36 timeslotes de 64 Kbps podendo chegar a 2,3 Mbps em um único par (DATACOM, 2010). O G.SHDSL substitui com êxito os antigos sistemas E1/T1 que fornecem respectivamente máximas de 2 Mbps e 1,5 Mbps, precisando de vários repetidores para atingir maiores distâncias (BROADBAND, 2002).

14 G.SHDSL.BIS O padrão G.SHDSL.bis é uma extensão do padrão G.SHDSL, e foi definida pela recomendação ITU-T G.991.2, anexos F e G, ficando conhecida como Bis ou Extended. Este padrão foi desenvolvido para garantir uma transmissão robusta de voz e dados sobre uma infraestrutura utilizando pares metálicos. O G.SHDSL.bis usa codificação 16TC-PAM ou 32-TCPAM, permitindo transportar até 89 timeslotes de 64 Kbps, atingindo taxas simétricas de 5,7 Mbps em um único par (DATACOM, 2010) podendo chegar a 22,8 Mbps agrupando até quatro pares. Caso um cliente necessite de taxas de transmissão superior ao limite atingido em uma única linha, os dados podem ser divididos em taxas mais baixas e transportados em linhas separadas. Nas extremidades de recepção, os dados dessas várias linhas são recombinados de volta para o fluxo de dados original (LOOP TELECOM, 2008). Uma característica importante deste padrão é a adaptação automática em caso de degradação ou falha de uma das linhas utilizadas na instalação, voltando então à taxa original quando a linha onde ocorreu a falha for restaurada. Por exemplo, se quatro linhas de 5.6 Mbps G.SHDSL são usadas para atingir uma taxa de dados de 22,4 Mbps, e uma delas falhar, as três linhas restantes continuam a trafegar dados, cada uma com sua taxa de transmissão original. O resultado da adaptação é um tráfego total de 16,8 Mbps. Quando a linha que falhou tem o seu funcionamento restaurado, o tráfego volta à taxa original de 22,4 Mbps. (LOOP TELECOM, 2008). 3 METODOLOGIA O objetivo do trabalho é comprovar a qualidade da tecnologia G.SHDSL.bis EFM, para isso foram escolhidas duas tecnologias usadas pelas operadoras para fornecer serviços de internet para fazer a comparação.

15 TECNOLOGIAS ESCOLHIDAS Conforme já mencionado (vide Tabela 1 - Tipo de conexões utilizadas pelas empresas), as conexões DSL ainda são as mais utilizadas pelas empresas, sendo assim para realizar os testes comparativos com o G.SDHDSL.bis EFM, escolheu-se as duas tecnologia mais recentes desse padrão. As tecnologias escolhidas foram o ADSL2+, e o VDSL2. A tecnologia ADSL2+ foi padronizada em 2003, através da recomendação ITU G Dependendo das condições da linha telefônica o ADSL2+ pode chega a 20 Mbps de Download e em torno de 1 Mbps de Upload a uma distâncias de até metros (CHLAMTAC; GUMASTE; SZABÓ, 2005). O ADSL2+ é uma tecnologia amplamente conhecida e domina a planta de banda larga no Brasil (TELETIME, 2010). O VDSL2 foi padronizado pela ITU G em maio de A tecnologia VDSL2 pode fornecer taxas de até 100 Mbps a curtas distâncias ou chegar a metros com taxas mais baixas. Por fornecer altas taxas, é uma boa opção para as operadoras fornecerem serviços avançados sobre pares de cobre (ERIKSSON; ODENHAMMAR, 2006). As operadoras tem adotado essa solução para atender condomínios, chegando com fibra até a entrada do condomínio e par de cobre até o cliente final. 3.2 CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO Para comparar as tecnologias algumas características foram levadas em consideração, são elas a vazão e as distâncias alcançadas por cada tecnologia. A distância atingida por uma tecnologia tem uma importância especial para as operadoras, pois quanto maior for a distância alcançada pela tecnologia, mais clientes serão atendidos com uma mesma estrutura. Já a vazão, corresponde à taxa de transmissão de dados suportada, e quanto maior esta taxa, mais serviços a operadora poderá fornecer a seus clientes. Para fazer o comparativo entre as tecnologias foram definidas algumas métricas relevantes na entrega de serviços multimídia, são elas, a Perda de Pacotes e o Jitter (CHANGBIN; LEI; BIN, 2007).

16 16 Perda de pacotes: a perda de pacotes em uma comunicação multimídia pode ser grave se atingir um determinado limite de pacotes perdidos, e pode afetar a qualidade do serviço. Passando desse limite e imagem pode começar a ficar com pausas e a voz pode sofrer interrupções. Jitter: Jitter é a variação não prevista no atraso (FOROUZAN, 2007). Para uma transmissão que não é sensível ao tempo, como por exemplo, o envio de um e- mail, esta variação no atraso não causa maiores impactos. Já para transmissões sensíveis ao tempo, como multimídia, esse fator é muito importante, já que ao transmitir pacotes de dados com imagem e áudio os pacotes devem chegar juntos. O problema surge quando os buffers de recepção de dados são esvaziados antes que tenham sido recebidos novos pacotes com conteúdo a ser reproduzido. Isso também causa uma impressão negativa na qualidade do serviço. 3.3 ANÁLISE ESTATÍSTICA Para identificar se houve diferença significativa entre as tecnologias, foi feita a analise da variância, que encontra a média das amostras e as compara, para identificar se as médias encontradas são significativamente distintas ou não. Para verificar se houve uma diferença significativa foi determinada a probabilidade de erro de até 5%. Com base na probabilidade de erro e na variância das amostras coletadas, encontra-se o Valor P Padrão de Comparação, que determina se existe uma diferença significativa ou não entre as tecnologias, portanto, se o valor P encontrado for menor ou igual a 5%, existe diferença significativa entre as tecnologias, caso o valor encontrado for maior que 5%, a diferença encontrada no estudo não foi significativa, ou seja, os valores encontrados podem ter ocorrido por acaso. Durante as simulações conclui-se que estatisticamente 5 amostras eram suficientes para comprovar a confiabilidade dos testes. 4 DESCRIÇÃO DOS EXPERIMENTOS Neste capítulo será descrito como foram realizados os experimentos e as características levadas em consideração para definir os cenários de testes.

17 MULTIMÍDIA Como o objetivo é simular serviços multimídia, e nesse tipo de comunicação os fluxos de dados são altos e constantes, os testes foram realizados levando em consideração o tamanho máximo para o Payload de um quadro Ethernet, que são Bytes. O Payload refere-se apenas aos dados reais transmitidos em uma comunicação. Como as tecnologias são full duplex, os fluxos foram gerados simultaneamente no sentido de Download e Upload. Para uma comunicação Multimídia consideram-se duas modalidades de transmissão a Unicast e Multicast. Unicast: na transmissão Unicast é estabelecida uma conexão ponto a ponto, entre o usuário origem e o destino. Multicast: na transmissão Multicast os usuários dividem a mesma comunicação, possui um usuário transmitindo e vários recebendo. Nos experimentos foi usada uma transmissão Unicast, ou seja, uma máquina recebendo e gerando fluxo, o que é suficiente para avaliar as tecnologias em uma comunicação multimídia. 4.2 DESCRIÇÃO DOS EXPERIMENTOS Para comparar o desempenho das tecnologias propostas, optou-se por cenários de testes reais e para obter resultados mais próximos da realidade os cenários foram realizados em uma plataforma de testes de uma grande operadora do Brasil. Para avaliar as três tecnologias foram montados cenários que reproduziam exatamente, um dos cenários usados em campo pela operadora. Os cenários dos testes foram compostos por DSLAM, Roteadores, Modem, Gerador de Tráfego e Simulador de Linha, conforme a Figura 7.

18 18 Figura 7 - Cenário de Teste Fonte: Elaborado pela autora. Baseado no cenário proposto pela operadora, testes de sincronismo de linha e coleta de dados foram realizados em 10 cenários com distâncias distintas. Como o simulador de cabos da tecnologia G.SHDSL é limitado em metros, a distância máxima dos testes dessa tecnologia e do ADSL2+ ficou limitada a esse valor, com intervalos de 500 metros aproximadamente. Já o VDSL2 os testes foram realizados até metros, a distância máxima atingida pelo seu simulador. Para os testes, algumas variáveis do simulador de linha foram configuradas, como o tipo de cabo e o tipo de ruído inserido, em ambos os parâmetros seguiu-se os padrões usados pela operadora. O cabo usado em todos os cenários de testes foi do tipo 26 AWG (American Wire Gauge - Escala Americana Normalizada) que simula cabo de 0.4mm, por ter maior resistência representa o pior caso. O ruído usado foi do tipo Crosstalk - Interferência, que segundo a operadora é tipo de ruído que mais interfere nas tecnologias fornecidas sobre cobre. Para os testes do EFM G.SHDSL.bis foi usado no lado do Central Office um DSLAM da Huaway modelo MA5600 e um Roteador Cisco 3925, para simular o ponto remoto que representa o ambiente do cliente foi usado um Roteador da HP modelo MSR920 e um Modem EFM da Digistar. Para gerar tráfego foi usado o Gerador e Medidor de Tráfego N2x Agilent, que foi configurado para gerar fluxo nos dois sentidos, ele também é o responsável pela coleta dos dados específicos para geração das medidas de desempenho.

19 19 Para simular a rede externa foi usado o simulador de cabos DSL1100 da Spirent que simula até pés que equivale a metros. O ruído usado foi do tipo Crosstalk interferência, com ruído padrão dbm no lado do Central Office e dbm no lado do Ponto Remoto, que é o sugerido pelo fabricante do simulador para testes dessa tecnologia. Para os testes da tecnologia ADSL2+, no lado do Ponto Remoto foi usado o Modem ADSL2+ SpeedTouch da Thomson. Para simular a linha foi utilizado o simulador de cabos da Spirent modelo DSL410A, que simula linhas de até metros. Para gerar ruído foi usado o gerador de ruído DSL5500 da Spirent. O tipo de ruído inserido para testes do ADSL2+ segue a norma brasileira padrão Telebrás de abril de 1997, que propõe dois tipos de ruídos para testes de ADSL, os ruídos ETSI-A e B, para os testes foi usado o tipo ETSI-B simulando o efeito da Diafonia, com potência de -43 dbm no ponto remoto e no lado da operadora. Para os testes do VDSL2, no lado da operadora foi usado o mesmo DSLAM mudando apenas o tipo de interface, no ponto remoto foi usado o modem do fabricante ASTORIA Networks modelo ARCADYAN. Para simular as linhas foi usado o DSL8130 da Spirent que simula até metros, para gerar ruído foi usado o gerador de ruídos DLS5500 da Spirent, gerando ruído do tipo Crosstalk Interferência com níveis de -11,1 dbm no lado do Central Office e -13,9 dbm no lado do Ponto Remoto, que segundo a operadora são os níveis padrões de testes do VDSL2. 5 RESULTADO DA SIMULAÇÃO Ao todo foram feitas 300 medições, 5 medições para cada distância, repetidas para cada tecnologia, com ruído (C/R) e sem ruído (S/R). Utilizando os cenários descritos, a cada distância proposta foram gerados e coletados dados através do Gerador e Medidor de Tráfego, os dados coletados foram Taxas de Transmissão de Download e Upload, Perda de Pacotes no Download e Upload, Jitter no Download e Upload.

20 AVALIANDO AS TAXAS DE DOWNLOAD E UPLOAD Conforme demonstrado na Figura 8, as taxas de Download atingidas pelo VDSL2 em ambos os ambientes são superiores as demais tecnologias, porém em curtas distâncias elas caem abruptamente. Figura 8 - Taxas de Download e Upload, G.SHDSL com 1 linha 100,0 Taxas Download G.SHDSL.bis C/R G.SHDSL.bis S/R Taxas (Mbps) *escala log. 10,0 1,0 ADSL2+ C/R ADSL2+ S/R VDSL2 C/R VDSL2 S/R 0, Distância (m) Banda Mín. SD H.264 Banda Mín. HD H ,0 Taxas Upload G.SHDSL.bis C/R G.SHDSL.bis S/R Taxas (Mbps) *escala log. 10,0 1,0 ADSL2+ C/R ADSL2+ S/R VDSL2 C/R VDSL2 S/R 0, Distâncias (m) Banda Mínima SD H.264 Banda Mínima HD H.264 Fonte: Elaborado pela autora 3. * Para permitir melhor visualização das curvas em distâncias curtas as taxas foram apresentadas em escala logarítmica. 3 Como o simulador trabalha com distâncias em pés, ao converter pés para metros os valores ficaram quebrados.

1 Introduc ao 1.1 Hist orico

1 Introduc ao 1.1 Hist orico 1 Introdução 1.1 Histórico Nos últimos 100 anos, o setor de telecomunicações vem passando por diversas transformações. Até os anos 80, cada novo serviço demandava a instalação de uma nova rede. Foi assim

Leia mais

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani Redes de Dados e Comunicações Prof.: Fernando Ascani Redes Wireless / Wi-Fi / IEEE 802.11 Em uma rede wireless, os adaptadores de rede em cada computador convertem os dados digitais para sinais de rádio,

Leia mais

ADSL. Esta tecnologia é utilizada pelo Speedy da Telefonica, Turbo da Brasil Telecom, Velox da Telemar e Turbonet da GVT.

ADSL. Esta tecnologia é utilizada pelo Speedy da Telefonica, Turbo da Brasil Telecom, Velox da Telemar e Turbonet da GVT. ADSL Este tutorial apresenta a tecnologia ADSL (Asymetric Digital Subscriber Line) desenvolvida para prover acesso de dados banda larga a assinantes residenciais ou escritórios através da rede de pares

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ADRIANE WAHAST SALVADOR

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ADRIANE WAHAST SALVADOR UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ADRIANE WAHAST SALVADOR AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE TRANSMISSÃO DE MULTIMÍDIA SOBRE G.SHDSL.BIS

Leia mais

MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão

MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão Os meios físicos de transmissão são compostos pelos cabos coaxiais, par trançado, fibra óptica, transmissão a rádio, transmissão via satélite e são divididos em duas

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 6 Redes xdsl Sumário Introdução; Taxas de transmissão DSL e qualidade

Leia mais

1 INTRODUÇÃO Internet Engineering Task Force (IETF) Mobile IP

1 INTRODUÇÃO Internet Engineering Task Force (IETF) Mobile IP 1 INTRODUÇÃO Devido ao crescimento da Internet, tanto do ponto de vista do número de usuários como o de serviços oferecidos, e o rápido progresso da tecnologia de comunicação sem fio (wireless), tem se

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Tecnologias de Banda Larga

Tecnologias de Banda Larga Banda Larga Banda larga é uma comunicação de dados em alta velocidade. Possui diversas tecnologia associadas a ela. Entre essas tecnologias as mais conhecidas são a ADSL, ISDN, e o Cable Modem. Essas tecnologias

Leia mais

:: Telefonia pela Internet

:: Telefonia pela Internet :: Telefonia pela Internet http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_telefonia_pela_internet.php José Mauricio Santos Pinheiro em 13/03/2005 O uso da internet para comunicações de voz vem crescendo

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Cabeamento Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br Os cabos são usados como meio de comunicação há mais de 150 anos. A primeira implantação em larga escala de comunicações via

Leia mais

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa Introdução Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais

Leia mais

3 Qualidade de serviço na Internet

3 Qualidade de serviço na Internet 3 Qualidade de serviço na Internet 25 3 Qualidade de serviço na Internet Além do aumento do tráfego gerado nos ambientes corporativos e na Internet, está havendo uma mudança nas características das aplicações

Leia mais

Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012

Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012 Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012 As redes de computadores possibilitam que indivíduos possam trabalhar em equipes, compartilhando informações,

Leia mais

Guia Técnico Inatel Guia das Cidades Digitais

Guia Técnico Inatel Guia das Cidades Digitais Guia Técnico Inatel Guia das Cidades Digitais Módulo 1: Etapas de Projeto e Dimensionamento do Sistema INATEL Competence Center treinamento@inatel.br Tel: (35) 3471-9330 Etapas de projeto e dimensionamento

Leia mais

UNIDADE II. Fonte: SGC Estácio e Marco Filippetti

UNIDADE II. Fonte: SGC Estácio e Marco Filippetti UNIDADE II Metro Ethernet Fonte: SGC Estácio e Marco Filippetti Metro Ethernet é um modo de utilizar redes Ethernet em áreas Metropolitanas e geograficamente distribuídas. Esse conceito surgiu pois, de

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

(Versão revista e atualizada do tutorial original publicado em 11/11/2002).

(Versão revista e atualizada do tutorial original publicado em 11/11/2002). ADSL (Speedy, Velox, Turbo) Este tutorial apresenta a tecnologia ADSL (Asymetric Digital Subscriber Line) desenvolvida para prover acesso de dados banda larga a assinantes residenciais ou escritórios através

Leia mais

ser alcançada através de diferentes tecnologias, sendo as principais listadas abaixo: DSL (Digital Subscriber Line) Transmissão de dados no mesmo

ser alcançada através de diferentes tecnologias, sendo as principais listadas abaixo: DSL (Digital Subscriber Line) Transmissão de dados no mesmo 1 Introdução Em 2009, o Brasil criou o Plano Nacional de Banda Larga, visando reverter o cenário de defasagem perante os principais países do mundo no setor de telecomunicações. Segundo Ministério das

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet:

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet: Comunicação em uma rede Ethernet A comunicação em uma rede local comutada ocorre de três formas: unicast, broadcast e multicast: -Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Dr. Rogério Galante Negri

Redes de Computadores. Prof. Dr. Rogério Galante Negri Redes de Computadores Prof. Dr. Rogério Galante Negri Rede É uma combinação de hardware e software Envia dados de um local para outro Hardware: transporta sinais Software: instruções que regem os serviços

Leia mais

Introdução. ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como:

Introdução. ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como: Introdução ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como: Correio Eletrônico; Hospedagem de sites; Blogs; DNS; Voip. Introdução

Leia mais

Introdução. ISP Local

Introdução. ISP Local Introdução ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como: Correio Eletrônico; Hospedagem de sites; Blogs; DNS; Voip. Introdução

Leia mais

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose)

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) 1. Quais são os tipos de redes de computadores e qual a motivação para estudá-las separadamente? Lan (Local Area Networks) MANs(Metropolitan Area Networks) WANs(Wide

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES TECNOLOGIA ETHERNET

REDE DE COMPUTADORES TECNOLOGIA ETHERNET SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES TECNOLOGIA ETHERNET Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com ARQUITETURA ISDN (Integrated Services Digital Network)

Leia mais

4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através desta Tecnologia? 6. O Adaptador PLC causa um aumento no consumo de Energia Elétrica?

4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através desta Tecnologia? 6. O Adaptador PLC causa um aumento no consumo de Energia Elétrica? 1. O que significa PLC - PowerLine Communications? 2. Quais são as características técnicas do PLC? 3. Quais são as vantagens da Tecnologia PLC? 4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através

Leia mais

H.323: Visual telephone systems and equipment for local area networks which provide a nonguaranteed

H.323: Visual telephone systems and equipment for local area networks which provide a nonguaranteed UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ H.323: Visual telephone systems and equipment for local area networks which provide a nonguaranteed quality of service Resumo para a disciplina de Processamento Digital de

Leia mais

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Arquitetura Token Ring Arquitetura FDDI IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Usada em redes que possuem computadores de grande porte da IBM Opera nas camadas 1 e 2 do

Leia mais

D R A F T. Irregularidades praticadas pela Telemar na comercialização do serviço de acesso a Internet denominado Velox.

D R A F T. Irregularidades praticadas pela Telemar na comercialização do serviço de acesso a Internet denominado Velox. D R A F T Irregularidades praticadas pela Telemar na comercialização do serviço de acesso a Internet denominado Velox. 1. O que é o serviço Velox da Telemar? O Velox é um serviço de acesso a Internet de

Leia mais

TECNOLOGIAS xdsl para pares de cobre

TECNOLOGIAS xdsl para pares de cobre TECNOLOGIAS xdsl para pares de cobre ESTV 2002/03 Paulo Coelho Redes e Serviços em Banda Larga 1 Tecnologias para a rede de cobre Evolução da transmissão de dados sobre pares de cobre: Rede s/ elementos

Leia mais

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Protocolo TCP/IP É um padrão de comunicação entre diferentes computadores e diferentes sistemas operativos. Cada computador deve

Leia mais

ERRATA. 3. Item 7.9.2.2 e 7.9.2.2.1 do ANEXO I - Minuta do Termo de Referência;

ERRATA. 3. Item 7.9.2.2 e 7.9.2.2.1 do ANEXO I - Minuta do Termo de Referência; ERRATA Este documento tem por objetivo retificar: 1. Item 4.1.1 do ANEXO I - Minuta do Termo de Referência; 2. Item 7.9.2.1 do ANEXO I - Minuta do Termo de Referência; 3. Item 7.9.2.2 e 7.9.2.2.1 do ANEXO

Leia mais

VOIP A REVOLUÇÃO NA TELEFONIA

VOIP A REVOLUÇÃO NA TELEFONIA VOIP A REVOLUÇÃO NA TELEFONIA Introdução Saiba como muitas empresas em todo mundo estão conseguindo economizar nas tarifas de ligações interurbanas e internacionais. A História do telefone Banda Larga

Leia mais

ADSL BÁSICO ADSL. A sigla ADSL refere-se a: Linha Digital Assimétrica para Assinante.

ADSL BÁSICO ADSL. A sigla ADSL refere-se a: Linha Digital Assimétrica para Assinante. ADSL ADSL A sigla ADSL refere-se a: Linha Digital Assimétrica para Assinante. Trata-se de uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade por meio da linha telefônica. É

Leia mais

Assunto: Redes Com Menos Gastos

Assunto: Redes Com Menos Gastos Assunto: Redes Com Menos Gastos Christian Luiz Galafassi 09132064 Resumo: Novos modos de Redes estão sendo implantadas e em testes. No artigo vou falar sobre duas delas que são Power of Ethernet (PoE),

Leia mais

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO:

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: CABEAMENTO DE REDE QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: MEIO FÍSICO: CABOS COAXIAIS, FIBRA ÓPTICA, PAR TRANÇADO MEIO NÃO-FÍSICO:

Leia mais

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas MÓDULO 5 Tipos de Redes 5.1 LAN s (Local Area Network) Redes Locais As LAN s são pequenas redes, a maioria de uso privado, que interligam nós dentro de pequenas distâncias, variando entre 1 a 30 km. São

Leia mais

REDES DE TELECOMUNICAÇÕES

REDES DE TELECOMUNICAÇÕES REDES DE TELECOMUNICAÇÕES Transmissão digital no lacete do assinante Engª de Sistemas e Informática UALG/FCT/ADEEC 2004/2005 Redes de Telecomunicações 1 xdsl Sumário Conceitos Gerais Implementação Redes

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br - Aula Complementar - EQUIPAMENTOS DE REDE 1. Repetidor (Regenerador do sinal transmitido) É mais usado nas topologias estrela e barramento. Permite aumentar a extensão do cabo e atua na camada física

Leia mais

TÉCNICAS DE ACESSO MÚLTIPLO NO DOMINIO ÓPTICO. José Valdemir dos Reis Junior

TÉCNICAS DE ACESSO MÚLTIPLO NO DOMINIO ÓPTICO. José Valdemir dos Reis Junior TÉCNICAS DE ACESSO MÚLTIPLO NO DOMINIO ÓPTICO José Valdemir dos Reis Junior ROTEIRO Gerações das redes PON Componentes das Redes Ópticas Passivas Técnicas de acesso múltiplo nas redes PON: - Acesso Multiplo

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Metro-Ethernet (Carrier Ethernet) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Ethernet na LAN www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique

Leia mais

Centro Tecnológico de Eletroeletrônica César Rodrigues. Atividade Avaliativa

Centro Tecnológico de Eletroeletrônica César Rodrigues. Atividade Avaliativa 1ª Exercícios - REDES LAN/WAN INSTRUTOR: MODALIDADE: TÉCNICO APRENDIZAGEM DATA: Turma: VALOR (em pontos): NOTA: ALUNO (A): 1. Utilize 1 para assinalar os protocolos que são da CAMADA DE REDE e 2 para os

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme Profª: Luciana Balieiro Cosme Revisão dos conceitos gerais Classificação de redes de computadores Visão geral sobre topologias Topologias Barramento Anel Estrela Hibridas Árvore Introdução aos protocolos

Leia mais

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS 1 III.2. CABLE MODEMS III.2.1. DEFINIÇÃO Cable modems são dispositivos que permitem o acesso em alta velocidade à Internet, através de um cabo de distribuição de sinais de TV, num sistema de TV a cabo.

Leia mais

REPLICACÃO DE BASE DE DADOS

REPLICACÃO DE BASE DE DADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FANESE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO - NPGE REPLICACÃO DE BASE DE DADOS BRUNO VIEIRA DE MENEZES ARACAJU Março, 2011 2 FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E

Leia mais

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE 1/5 PROTOCOLOS DE O Modelo OSI O OSI é um modelo usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization)

Leia mais

Convergência óptica de redes

Convergência óptica de redes Convergência óptica de redes Motivação: Em 1837 Samuel Morse inventou o telégrafo. No ano de 1844 transmitiu a primeira mensagem telegráfica pública e demonstrou como ele seria capaz de enviar sinais rapidamente

Leia mais

Meios Físicos de Comunicação

Meios Físicos de Comunicação Meios Físicos de Comunicação Aula 4 Cabeamento Estruturado Meios Físicos de Comunicação - Cabeamento Estruturado 1 Conteúdo Cabeamento Não Estruturado Normas Meios Físicos de Comunicação - Cabeamento Estruturado

Leia mais

Rede Wireless Para LAN e WAN

Rede Wireless Para LAN e WAN Rede Wireless Para LAN e WAN Marcos Macoto Iwashita CERNET Tecnologia e Sistemas macoto@cernet.com.br www.cernet.com.br INTRODUÇÃO Toda a tecnologia wireless não é nova, porém, em nossos dias apresenta

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

Topologias e abrangência das redes de computadores. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com

Topologias e abrangência das redes de computadores. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Topologias e abrangência das redes de computadores Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Tornar os alunos capazes de reconhecer os tipos de topologias de redes de computadores assim como

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE V: Telecomunicações, Internet e Tecnologia Sem Fio. Tendências em Redes e Comunicações No passado, haviam dois tipos de redes: telefônicas e redes

Leia mais

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Desenvolvimento de Sistemas Cliente Servidor Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Ciclo de Vida Clássico Aonde estamos? Page 2 Análise O que fizemos

Leia mais

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS.

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS. INTRODUÇÃO BARRAMENTO EXPRESS. O processador se comunica com os outros periféricos do micro através de um caminho de dados chamado barramento. Desde o lançamento do primeiro PC em 1981 até os dias de hoje,

Leia mais

REDES FÍSICAS DE ACESSO EM BANDA LARGA

REDES FÍSICAS DE ACESSO EM BANDA LARGA REDES FÍSICAS DE ACESSO EM BANDA LARGA Foi inventada em 1989 por um engenheiro da Bell Labs. O seu uso começou no final da década de 1990 como forma de acesso à internet de banda larga. TECNOLOGIAS DSL

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 5-1. A CAMADA DE TRANSPORTE Parte 1 Responsável pela movimentação de dados, de forma eficiente e confiável, entre processos em execução nos equipamentos conectados a uma rede de computadores, independentemente

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TELECOMUNICAÇÕES As telecomunicações referem -se à transmissão eletrônica de sinais para as comunicações, incluindo meios como telefone, rádio e televisão. As telecomunicações

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

Voltar. Placas de rede

Voltar. Placas de rede Voltar Placas de rede A placa de rede é o dispositivo de hardware responsável por envio e recebimento de pacotes de dados e pela comunicação do computador com a rede. Existem placas de rede on-board(que

Leia mais

Primeiro Técnico TIPOS DE CONEXÃO, BANDA ESTREITA E BANDA LARGA

Primeiro Técnico TIPOS DE CONEXÃO, BANDA ESTREITA E BANDA LARGA Primeiro Técnico TIPOS DE CONEXÃO, BANDA ESTREITA E BANDA LARGA 1 Banda Estreita A conexão de banda estreita ou conhecida como linha discada disponibiliza ao usuário acesso a internet a baixas velocidades,

Leia mais

Módulo 8 Ethernet Switching

Módulo 8 Ethernet Switching CCNA 1 Conceitos Básicos de Redes Módulo 8 Ethernet Switching Comutação Ethernet 2 Segmentação de Redes Numa Ethernet o meio de transmissão é compartilhado Só um nó pode transmitir de cada vez. O aumento

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva Tecnologia da Informação e Comunicação Euber Chaia Cotta e Silva Redes e a Internet Conceitos Básicos 01 Para que você possa entender o que é e como funciona a Internet é necessário primeiro compreender...

Leia mais

Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Tema da Aula: Características Roteamento

Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Tema da Aula: Características Roteamento Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Tema da Aula: Características Roteamento Professor Rene - UNIP 1 Roteamento Dinâmico Perspectiva e histórico Os protocolos de roteamento dinâmico são usados

Leia mais

PASSIVE OPTICAL NETWORK - PON

PASSIVE OPTICAL NETWORK - PON PASSIVE OPTICAL NETWORK - PON É uma solução para a rede de acesso, busca eliminar o gargalo das atuais conexões entre as redes dos usuários e as redes MAN e WAN. A solução PON não inclui equipamentos ativos

Leia mais

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Organização Diego M. Rodrigues (diego@drsolutions.com.br) 1. Introdução Com o intuito de auxiliar clientes da drsolutions na compra de equipamentos

Leia mais

Figura 1 Taxas de transmissão entre as redes

Figura 1 Taxas de transmissão entre as redes Conceitos de Redes Locais A função básica de uma rede local (LAN) é permitir a distribuição da informação e a automatização das funções de negócio de uma organização. As principais aplicações que requerem

Leia mais

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Introdução O que é Protocolo? - Para que os pacotes de dados trafeguem de uma origem até um destino, através de uma rede, é importante

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas EQUIPAMENTOS PASSIVOS DE REDES Ficha de Trabalho nº2 José Vitor Nogueira Santos FT13-0832 Mealhada, 2009 1.Diga

Leia mais

Índice. TIPO DE DOCUMENTO Nota Técnica. Designação VERSÃO 3.0. 30 de Julho de 2009. TÍTULO ADSL sobre ISDN - Interface Utilizador-Rede 1/10 3.

Índice. TIPO DE DOCUMENTO Nota Técnica. Designação VERSÃO 3.0. 30 de Julho de 2009. TÍTULO ADSL sobre ISDN - Interface Utilizador-Rede 1/10 3. 1/10 TIPO DE DOCUMENTO Nota Técnica Designação VERSÃO 30 de Julho de 2009 Índice 1 ÂMBITO... 3 2 MODELOS DE REFERÊNCIA... 4 3 INTERFACE UNI USER TO NETWORK... 5 2/10 3.1 PONTO DE TERMINAÇÃO DA REDE......

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Introdução a Microinformática Turma H Redes e Internet Giordane Lima Porque ligar computadores em Rede? Compartilhamento de arquivos; Compartilhamento de periféricos; Mensagens

Leia mais

Evolução na Comunicação de

Evolução na Comunicação de Evolução na Comunicação de Dados Invenção do telégrafo em 1838 Código Morse. 1º Telégrafo Código Morse Evolução na Comunicação de Dados A evolução da comunicação através de sinais elétricos deu origem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Técnico de Teresina CTT. Professor: José Valdemir dos Reis Junior. Disciplina: Redes de Computadores II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Técnico de Teresina CTT. Professor: José Valdemir dos Reis Junior. Disciplina: Redes de Computadores II UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Técnico de Teresina CTT Professor: José Valdemir dos Reis Junior Disciplina: Redes de Computadores II 2 3 Dispositivo que opera apenas na camada física recebendo

Leia mais

Equipamentos de Redes. Professor Leonardo Larback

Equipamentos de Redes. Professor Leonardo Larback Equipamentos de Redes Professor Leonardo Larback Componentes de Expansão e Segmentação Pontos de rede localizados à distâncias maiores que o limite estabelecido pela mídia utilizada, o aumento no número

Leia mais

Cartilha Informativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão

Cartilha Informativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão Cartilha Informativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão Draft para avaliação 1 de 1 SOFTWARE DE MEDIÇÃO DA QUALIDADE DE CONEXÂO Em cumprimento às obrigações previstas no Regulamento de

Leia mais

GT-VOIP Relatório I.9: Avaliação do Ambiente Sphericall da Marconi. Setembro de 2002

GT-VOIP Relatório I.9: Avaliação do Ambiente Sphericall da Marconi. Setembro de 2002 GT-VOIP Relatório I.9: Avaliação do Ambiente Sphericall da Marconi Setembro de 2002 Objetivo deste estudo é realizar testes de análise de performance, funcionalidade, confiabilidade e sinalização com o

Leia mais

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar?

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar? 1 Conheça o sistema de Voz sobre IP (ou VOIP) O que é Voz sobre IP / Voz sobre Internet Protocolo? R. Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando uma rede de computadores, como a

Leia mais

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes Tecnologia e Infraestrutura Conceitos de Redes Agenda Introdução às Tecnologias de Redes: a) Conceitos de redes (LAN, MAN e WAN); b) Dispositivos (Hub, Switch e Roteador). Conceitos e tipos de Mídias de

Leia mais

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay Márcio Leandro Moraes Rodrigues Frame Relay Introdução O frame relay é uma tecnologia de chaveamento baseada em pacotes que foi desenvolvida visando exclusivamente a velocidade. Embora não confiável, principalmente

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE SOCKETS E THREADS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CLIENTE / SERVIDOR: UM ESTUDO EM VB.NET

IMPLEMENTAÇÃO DE SOCKETS E THREADS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CLIENTE / SERVIDOR: UM ESTUDO EM VB.NET 1 IMPLEMENTAÇÃO DE SOCKETS E THREADS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CLIENTE / SERVIDOR: UM ESTUDO EM VB.NET Daniel da Silva Carla E. de Castro Franco Diogo Florenzano Avelino daniel.silva1@ext.mpsa.com

Leia mais

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto Introdução Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 1. Introdução i. Conceitos e Definições ii. Tipos de Rede a. Peer To Peer b. Client/Server iii. Topologias

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Switch na Camada 2: Comutação www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução A conexão entre duas portas de entrada e saída, bem como a transferência de

Leia mais

Advanced Wireless Networks Overview & Configuration. Workshop by Nicola Sanchez

Advanced Wireless Networks Overview & Configuration. Workshop by Nicola Sanchez Advanced Wireless Networks Overview & Configuration Workshop by Nicola Sanchez Microwave Wireless Telecom - Brasil Distribuidor Mikrotik no Brasil Fornecedor de Soluções em Redes Wireless Consultoria e

Leia mais

Visão geral das redes sem fio

Visão geral das redes sem fio Visão geral das redes sem fio 1 - Introdução O termo redes de dados sem fio pode ser utilizado para referenciar desde dispositivos de curto alcance como o Bluetooth à sistemas de altas taxas de transmissão

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

4 Arquitetura básica de um analisador de elementos de redes

4 Arquitetura básica de um analisador de elementos de redes 4 Arquitetura básica de um analisador de elementos de redes Neste capítulo é apresentado o desenvolvimento de um dispositivo analisador de redes e de elementos de redes, utilizando tecnologia FPGA. Conforme

Leia mais

Gerencia de Rede (Desempenho) Professor: Guerra (Aloivo B. Guerra Jr.)

Gerencia de Rede (Desempenho) Professor: Guerra (Aloivo B. Guerra Jr.) Gerencia de Rede (Desempenho) Professor: Guerra (Aloivo B. Guerra Jr.) Tópicos Gerencia de Rede Motivação da Gerência Desafios Principais Organismos Padronizadores Modelo Amplamente Adotado As Gerências

Leia mais

19/07/2013. Camadas. Camadas de Enlace e Física. Camadas de Enlace e Física. Topologias de Rede NOÇÕES DE REDE: CAMADAS DE ENLACE E FÍSICA

19/07/2013. Camadas. Camadas de Enlace e Física. Camadas de Enlace e Física. Topologias de Rede NOÇÕES DE REDE: CAMADAS DE ENLACE E FÍSICA 2 Camadas NOÇÕES DE REDE: CAMADAS DE ENLACE E FÍSICA Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Estatística e Informática Aplicação Transporte

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA UniFOA Curso Tecnológico de Redes de Computadores Disciplina: Redes Convergentes II Professor: José Maurício S. Pinheiro

Leia mais

Padrões de Rede 15/02/2014. Padrões de rede. Padrão Ethernet IEEE 802.3 802.3

Padrões de Rede 15/02/2014. Padrões de rede. Padrão Ethernet IEEE 802.3 802.3 Padrões de Rede Fundamentos de Redes de Computadores Prof. Marcel Santos Silva Padrões de rede Existem diversos padrões Ethernet, que são utilizados pela maioria das tecnologias de rede local em uso. Definem

Leia mais

Como medir a velocidade da Internet?

Como medir a velocidade da Internet? Link Original: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/como-medir-velocidade-da-suainternet.html Como medir a velocidade da Internet? Pedro Pisa Para o TechTudo O Velocímetro TechTudo é uma

Leia mais

Redes de computadores

Redes de computadores Redes de computadores Eletrônica IV Redes de Computadores Aula 01 Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos 3 Modulo Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina Cora Coralina O que é uma rede

Leia mais