8º Encontro da ABCP 01 a 04/08/2012, Gramado, RS. Área Temática: Política, Direito e Judiciário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "8º Encontro da ABCP 01 a 04/08/2012, Gramado, RS. Área Temática: Política, Direito e Judiciário"

Transcrição

1 1 8º Encontro da ABCP 01 a 04/08/2012, Gramado, RS Área Temática: Política, Direito e Judiciário POR QUE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL É TÃO PODEROSO? UMA ANÁLISE SOBRE A AGENDA EXECUTIVO-LEGISLATIVO Leon Victor de Queiroz Barbosa (UFPE e CEL/UFMG) André Regis (UFPE)

2 2 POR QUE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL É TÃO PODEROSO? UMA ANÁLISE SOBRE A AGENDA EXECUTIVO-LEGISLATIVO Por que o STF ganhou tanto poder uma vez que isso não estava previsto na Constituição de 1988? Naquele ano a Constituição concedeu ao STF apenas o poder de declarar o que não era constitucional. Entretanto, desde 1993 a 3ª emenda constitucional e outras leis deram à mais alta Corte do país o poder de não apenas declarar a inconstitucionalidade mas o de vincular todo o Judiciário às suas decisões. Em nossa hipótese geral o Executivo e o STF estão em um clássico jogo da Teoria dos Jogos: jogo cooperativo com simetria informacional. Em nossa hipótese específica o Executivo procura estabelecer estratégias de cooperação com o STF. Metodologicamente utilizamos o neoinstitucionalismo histórico, teoria da escolha racional e path dependence para mostrar que o aumento de poder do STF está ligado aos payoffs que o Executivo procura obter para implementar e manter suas reformas institucionais. Introdução Nos últimos vinte anos a literatura vem apontando para um aumento significativo de poder das Supremas Cortes nas democracias. O presente trabalho procura contribuir para os estudos sobre o Judiciário brasileiro mostrando como, quando e por quê o Supremo Tribunal Federal ficou tão poderoso, já que tais poderes não foram previstos pela Constituição de Para explicarmos como se deu a expansão do poder do Supremo Tribunal Federal. Na seção um fizemos uma descrição histórica sobre desenho constitucional do Judiciário brasileiro a partir da Constituição Republicana de 1891, comparando suas prerrogativas com as constituições seguintes, incluindo as discussões durante a Assembleia Constituinte entre 1986 e Na seção dois, operacionalizamos conceitos da Teoria dos Jogos para evidenciar um cenário no qual a única estratégia onde ambos os jogadores ganhariam seria através da cooperação mútua. Para isso mostramos conjunturas críticas que possibilitaram o aumento de poder do STF. Ao final através da ideia de path dependence mostramos que essa estratégia de cooperação se mostrou robusta por conta de sua manutenção através do tempo.

3 3 1 A EVOLUÇÃO HISTÓRICO-INSTITUCIONAL DOS PODERES DO SUMPREMO TRIBUNAL FEDERAL O atual leque de competências e poderes do Supremo Tribunal Federal não foram dados pela Constituição de Fazendo uma análise histórica da mais alta Corte brasileira verifica-se que houve períodos de maior e menor poder inclusive proibições expressas proibindo apreciar questões exclusivamente políticas. O que mostraremos a seguir é uma análise históricoinstitucional dos poderes do STF dividido em três etapas: de 1891 a 1969, durante os debates da constituinte e a Constituição de 1988 com emendas e legislação específica posteriores. 1.1 O desenho institucional no período pré-1988 Em 1891 a primeira Constituição após a proclamação da República em 15 de novembro de 1889 chamou a mais alta Corte brasileira de Supremo Tribunal Federal. Era composto por 15 juízes nomeados pelo Presidente da República, sendo vitalícios e com vencimentos regulados por lei. A revisão judicial era exercida apenas de forma difusa 1 e não havia qualquer menção ao Senado como foro adequado para julgar os membros do STF. As competências eram poucas, (totalizando 9 alíneas) e elencavam os poderes que a Suprema Corte teria dali por diante. A Constituição de 1934 mudou a nomenclatura do STF que passou a se chamar Corte Suprema e reduziu o número de membros para 11 podendo ser elevado até 16 por deliberação do próprio Tribunal, vedada a redução. Foi nela também que os juízes passaram a ser chamados de Ministro. Os crimes de responsabilidade dos membros da Corte Suprema eram julgados por um Tribunal Especial composto por 3 senadores, 3 deputados federais, 3 ministros da Corte Suprema e presidido pelo Presidente desta. O papel do Senado se restringia apenas a aprovar ou não a indicação presidencial e as competências somavam 19 alíneas. Um ponto importante é que em seu artigo 68 havia vedação expressa de o Judiciário conhecer de questões exclusivamente políticas 2 1 Art. 59, 1º. b, da Constituição Federal de Art. 68 da Constituição Federal de 1934.

4 4 Apenas três anos após a promulgação da Constituição de 1934 houve uma nova Ordem Constitucional, a de Novamente a mais alta Corte do país voltaria a ser chamada de Supremo Tribunal Federal, composto por 11 ministros podendo chegar a 16 por proposição da própria Corte sendo vedada a redução. O dispositivo que proibia a Suprema Corte de conhecer questões exclusivamente políticas foi mantido no artigo 94. Além de o número de competências terem sido reduzidos para 15 alíneas, a Lei Maior de 1937 criou um quorum de maioria absoluta para declaração de inconstitucionalidade de Lei ou de ato do Presidente da República. A aprovação dos indicados ao STF e o julgamento de seus membros em casos de crime de responsabilidade eram de competência do Conselho Federal 3. A Carta Magna de 1946 fixava o número de ministros do STF em 11, mas admitia sua elevação por lei, sem mencionar ser possível sua redução. Com o retorno do Senado Federal cabia a ele o julgamento por crimes de responsabilidade e a aprovação dos nomes escolhidos pelo Presidente da República que integrariam a Suprema Corte. Suas competências foram ampliadas em relação as da Constituição anterior, contabilizando 18 alíneas, uma a menos que a Constituição de Não havia menção a quorum mínimo para declaração de inconstitucionalidade. Já durante o regime ditatorial, na Constituição de 1967 o número de ministros do STF foi elevado para 16, sendo a maior composição em toda a história republicana. O quorum de maioria absoluta para declaração de inconstitucionalidade retornava ao âmbito constitucional através do artigo 111, e esta estava condicionada à representação do Procurador-Geral da República que podia atacar tanto lei federal quanto estadual, sendo este último tipo legal uma inovação dentro do controle constitucional concentrado. As competências estavam descritas em 20 alíneas, dentre as quais pela primeira vez havia a de julgar a suspensão de direitos políticos O Ato Institucional nº6 de 1969 arbitrou modificações profundas à Carta de 67, sendo a mais importante delas a redução de 16 para 11 ministros no 3 O Conselho Federal na Constituição de 1937 era formado por um representante de cada Estado da Federação, escolhido por sua respectiva Assembleia Legislativa, podendo o Governador vetar a escolha, e mais dez membros nomeados pelo Presidente da República. Esse Conselho substituiu o Senado Federal, à época dissolvido por força do art. 178 da mesma Constituição.

5 5 STF. O quorum para declaração de inconstitucionalidade continuava o de maioria absoluta e o podia ser alvo do controle concentrado lei ou ato do Poder Público. Note-se que não se falou em ato do Presidente da República, mas do Poder Público, ampliando assim o campo de atuação do STF. O controle externo continuava a cardo do Senado Federal que também aprovava os nomes indicados pelo Presidente da República pra compor o Tribunal. O julgamento da suspensão de direitos políticos também estava presente dentre as 20 alíneas que esmiuçavam as competências da Suprema Corte em O desenho institucional durante a Constituinte A partir de 1986 os constituintes iniciaram diversos debates sobre o desenho institucional que a Suprema Corte do país deveria ter. O primeiro debate ficou registrado no Anteprojeto do Relator APR. Nele a mais alta corte do país passaria a se chamar Tribunal Constitucional e seria composto de nove membros sendo três escolhidos pelo Presidente da República, três pelo Congresso Nacional e três pelo Tribunal Superior de Justiça 4. Como requisitos formais de investidura havia o limite mínimo de 20 anos de exercício profissional e o bacharelado em Direito. Pela primeira vez surgia uma limitação temporal, o mandato de doze anos (vedada recondução) e o dispositivo de renovação do Tribunal à razão de um terço a cada quatro anos. Havia previsão do controle concentrado de constitucionalidade, mas não restringia os legitimados, havendo menção ao Promotor-Geral Federal que deveria ser ouvido nos casos de representação por inconstitucionalidade. Além da perda da vitaliciedade com o instituto do mandato, outra modificação significativa foi a redução de competência para apenas 10 alíneas, uma a mais que a Constituição de 1891 que significa o menor número na história. Pela primeira vez surgiu um rol de legitimados para questionar a constitucionalidade das leis: Presidente da República; Mesa do Senado Federal; Mesa da Câmara dos Deputados; Mesa das Assembleias Legislativas; Mesa das Câmaras Municipais; o Conselho Federal da OAB; Partidos Políticos devidamente registrados e o Promotor-Geral Federal. O total era de 8 legitimados o que 4 Equivalente hoje ao Superior Tribunal de Justiça STJ.

6 6 evidencia a inclusão de outros atores institucionais no Controle de Constitucionalidade. No Anteprojeto da Subcomissão do Judiciário APS, volta-se a usar a nomenclatura de Supremo Tribunal Federal STF cuja composição seria a de dezenove ministros (a maior da história, caso tivesse sido aprovada) dos quais onze vitalícios e oito com mandatos de 12 anos. Deveriam ter reputação ilibada, bacharelado em direito e mais de 20 anos de atuação profissional, além do notório saber jurídico, sendo os vitalícios nomeados pelo Presidente da República (reservada quatro vagas para membros da magistratura)e os mandatários sendo quatro indicados pelo Congresso Nacional e quatro pelo Poder Executivo Federal. Os indicados pelo Presidente deveriam ainda ser aprovados pelo Congresso Nacional. A metade dos que possuíssem mandatos seria renovada a cada 6 anos, sem direito à recondução. Ainda de acordo com o anteprojeto da subcomissão o STF seria dividido em dois órgãos: a Seção Especial, composta pelos onze ministros vitalícios, podendo ainda ser subdividida em turmas e a Seção Constitucional composta pelos oito ministros mandatários mais quatro vitalícios indicados pela Seção Especial. Os membros da Seção Constitucional não poderiam atuar mais do que seis anos e suas competências eram apenas duas: o controle difuso de constitucionalidade através do Recurso Extraordinário e o controle concentrado de constitucionalidade pela via da Representação cujos legitimados seriam: Presidente da República; Mesa do Senado Federal; Mesa da Câmara dos Deputados; Mesa das Assembleias Estaduais; Mesa das Câmaras Municipais; Tribunais Superiores; Tribunais de Justiça; Conselho Federal da OAB; Conselhos Seccionais da OAB; Partidos Políticos devidamente registrados e os Promotores Gerais. O total de onze legitimados, havendo, portanto, um aumento significativo da participação institucional. Segundo o Anteprojeto da Comissão de Poderes e Sistema de Governo ACP, o Supremo Tribunal Federal seria composto de 16 Ministros entre 35 e 60 anos de idade com notório saber jurídico e conduta ilibada. Todos deveriam ser aprovados pelo Senado Federal por dois terços de seus membros sendo cinco indicados pelo Presidente da República, seis indicados pela Câmara dos Deputados por voto secreto da maioria absoluta de seus membros, e cinco indicados pelo Presidente da República dentre as listas tríplices formadas pelo

7 7 STF a cada vacância. Entre os legitimados para atuar no controle de constitucionalidade figuravam o Presidente da República, Mesa do Senado, Mesa da Câmara, Mesa das Assembleias, Governador de Estado, Conselho Federal da OAB, Partidos Políticos com representação no Congresso, Procurador Geral da República, Confederações Sindicais e o Primeiro-Ministro. Este último fora incluído devido ao sistema parlamentarista delineado nessa fase da Constituinte. Um ponto interessante que surgiu a partir dessa fase foi a inclusão de o STF ter a última palavra, via Recurso Ordinário, sobre julgamento de crimes políticos, o que permaneceria até a redação final do texto constitucional. O Anteprojeto da Constituição APC manteve o número de 16 Ministros para o STF e os requisitos formais de investidura para o cargo. A aprovação senatorial das indicações por dois terços de seus membros fora mantida bem como o modelo de indicação onde atuam o Presidente da República indicando cinco, a Câmara seis e cinco pelo Presidente da República dentre uma listra tríplice formulada pelo próprio STF. As competências permaneceram as mesmas 22 desde o anteprojeto da comissão de poderes e sistema de governo. O rol de legitimados para atuar no controle de constitucionalidade permanece inalterado. O Projeto da Constituição APCon manteve a composição em 16 Ministros e os procedimentos de indicação e aprovação do anteprojeto da comissão de poderes e sistema de governo. As competências permaneceram as mesas elencadas em 22 alíneas. O rol de legitimados a propor ações de inconstitucionalidade permanece o mesmo do ACP. A Redação Final do texto constitucional reduziu o número de ministros para onze, sendo maiores de 30 e menores de sessenta e cinco anos de idade, com notável saber jurídico e reputação ilibada, todos indicados pelo Presidente da República e aprovados pela maioria absoluta do Senado Federal. Pela primeira vez há a figura processual da Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI, podendo ser impetrada pelos mesmos legitimados do ACP com exceção do Primeiro Ministro 5 e a necessidade de as confederações sindicais e entidades de classe serem de âmbito nacional. Além da ADI, outra novidade no 5 O Projeto de Constituição era parlamentarista. Mas com os debates e emendas posteriores, a Redação Final optou pelo Presidencialismo.

8 8 processo constitucional é o instituto da Arguição por Descumprimento de Preceito Fundamental ADPF e o Mandado de Injunção. 1.3 O desenho institucional após a Constituição de 1988 Com o texto constitucional de 1988 o Supremo Tribunal Federal, em sede de controle concentrado de constitucionalidade poderia apreciar apenas a Ação Direta de Inconstitucionalidade. Para a nossa análise sobre a expansão do poder do STF dois eventos após 1988 são importantes: a previsão da Ação Declaratória de Constitucionalidade pela Emenda Constitucional nº 3 de 1993, sua regulamentação pela Lei de 1999 e a Súmula Vinculante prevista pela Emenda Constitucional nº 45 de 2004 e regulamentada pela Lei de 2006, cujas análises estão na seção a seguir. 2 ELEMENTOS DA EXPANSÃO DO PODER JUDICIAL BRASILEIRO Para Tate e Vallinder (1995) a expansão do poder judicial surgiu nos Estados Unidos. Segundo eles muitos fatores, como conjunturas internacionais, influenciaram no aumento do poder do Judiciário, como a queda do comunismo totalitarista no leste europeu e o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas URSS, o que deixou os Estados Unidos como a única superpotência no mundo. Na América Latina, a democratização não implicou necessariamente no aumento do poder judicial, mas dependendo das circunstâncias de como se deu o processo de (re)democratização, o aumento do poder dos juízes pôde ser inevitável. Outro ponto que os autores reputam como fator internacional é a influência da jurisprudência e Ciência Política norte-americana. No plano interno, conjunturas locais como o caso Watergate, deixaram o Executivo e o Legislativo bastante abalados perante a opinião pública, ao passo em que a imagem do Judiciário sofreu bem menos do que a dos demais poderes. A desconfiança em primeiros-ministros e parlamentares são maiores que em juízes. Na Suécia, a necessidade de o país ser protagonista internacional na promoção e concretização dos Direitos Humanos o fez dotar os Tribunais locais com mais poderes para atingir esse objetivo. (TATE & VALLINDER, 1995, p. 2-3).

9 9 Em suma, os autores se baseiam em três vieses para explicar a expansão do poder judicial: conjuntura política internacional, índice de confiança nas instituições políticas e circunstâncias locais críticas. Para analisar o Brasil utilizaremos dois vieses: índice de confiança institucional e conjunturas. Pelo viés do índice de confiança institucional responderemos à pergunta: A confiança nas instituições importa para entender o aumento de poder do STF? Para isso analisaremos se o índice contribuiu para o aumento de Poder dado pelo Executivo (com ajuda do Legislativo) ao Judiciário. Pelo viés das circunstâncias críticas demonstraremos quais os fatores e quais momentos foram determinantes para que o Supremo Tribunal Federal fosse dotado de um poder que a Constituinte de 1988 não previu. 2.1Confiança institucional e o Judiciário Central A hipótese inicial é a de que após diversos momentos de instabilidade política durante o período ditatorial e de fracassos na política macro econômica no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, a confiança no Congresso Nacional, Partidos Políticos e Presidência da República teria sido profundamente abalada, principalmente após o impeachment do Presidente Collor em Assim, a confiança no Judiciário teria criado um ambiente favorável a dotá-lo de poderes não elencados na Constituição de O Barômetro da Confiança, criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros AMB juntamente com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas IPESPE, mostrou que o Judiciário ainda figura acima dos demais poderes no quesito confiança. Segundo dados da pesquisa, dos entrevistados, 56% responderam que confiam no Judiciário. Em seguida vieram o Governo Federal (52%), Senado (33%), Câmara dos Deputados (24%) e em último lugar os Partidos Políticos (22%). Os dados são de 2008, após o Judiciário ter sido exposto à opinião pública principalmente no que antecedeu à sua reforma através da Emenda Constitucional 45/2004 que criou o Conselho Nacional de Justiça CNJ para atuar como controle externo da magistratura nacional. Situando o debate entre culturalistas e não culturalistas para explicar se confiança realmente importa para qualidade democrática, Manoel Santos e Enivaldo Rocha (2011) fizeram uma série de análises estatísticas buscando

10 10 mensurar a correlação entre confiança institucional e os índices da Freedom House e EIU (Economic Inteligence Unit 2007). Segundo os autores, [...] nos países mais democráticos é possível apontar uma erosão na confiança dos indivíduos nas instituições. Entretanto o estudo aponta numa inversão na correlação para a justiça, a polícia e o sistema de saúde. Ou seja, no caso dessas instituições, quanto mais democrático o país, mais confiantes são seus cidadãos em relação e elas (SANTOS e ROCHA, 2011, p. 52). Essa análise torna mais robusto o nosso argumento de que, nas circunstâncias político econômicas de 1993, com uma nova política marco-econômica sendo implementada, não seria difícil para o Executivo conseguir a aprovação de mais Poderes para o Supremo Tribunal Federal no Congresso Nacional. 2.2 Conjuntura Crítica, Escolha Racional e Path Dependence No mesmo ano de 1993 o Executivo conseguiu aprovar no Congresso Nacional a Emenda Constitucional de nº 3, onde estaria prevista a Ação Declaratória de Constitucionalidade ADC, que inicialmente só poderia ser proposta pelo Presidente da República, Mesa do Senado, Mesa da Câmara e Procurador-Geral da República 6. Naquele ano em que se iniciou o Plano Real, iniciou-se também uma estratégia de dar mais poder ao Supremo Tribunal Federal, poderes estes que não estavam originalmente previstos pelo legislador constituinte de A primeira parte da estratégia era a de não aguardar que fossem impetradas ações diretas de inconstitucionalidade contra as reformas pretendidas pelo Executivo e nem ações ordinárias na Justiça Federal. Pela dinâmica institucional, sempre que há ato do Executivo, seja ele através de lei ou de emenda à constituição, estes podem ser submetidos ao controle de constitucionalidade. Como partidos políticos com representatividade no Congresso Nacional eram (e ainda são) legítimos para propor ADI, o PT (principal força opositora à época) seria um obstáculo político na implementação das políticas públicas pretendidas pelo Executivo e isso precisaria ser, no mínimo, minorado. 6 O rol de legitimados foi expandido pela Emenda Constitucional 45/2004, aumentando para os mesmos nove que podem impetrar a Ação Direta de Inconstitucionalidade.

11 11 A partir de 1995, o Executivo implementou diversas reformas de natureza institucional 7 que necessitaram de modificações na legislação e na Constituição. O problema maior não era, entretanto, as ADIs que poderiam ser impetradas pela Oposição, mas diversas outras ações ordinárias pela via do controle difuso de constitucionalidade que por ventura obtivessem sucesso em liminares na Justiça Federal, desestabilizando as reformas institucionais e trazendo certa insegurança jurídica. Para tanto, em 1999 é aprovada a Lei 9.868/99 que regulamentou a Ação Declaratória de Constitucionalidade ADC. Com ela, o Presidente da República não mais precisava esperar as enxurradas de ações nos tribunais inferiores e mobilizar toda a Advocacia da União na defesa dos interesses do Executivo. Pela ADC, o Presidente requeria que fosse declarada a constitucionalidade de norma específica ficando suspensas as discussões nos demais órgãos do Judiciário. Com isso, o Executivo conseguiu a centralização da disputa política em torno de um único órgão: O Supremo Tribunal Federal, a quem o Executivo dotou de mais poder. Assim, o STF poupou o Governo Federal de grandes questões econômicas. A Emenda Constitucional 3 no ano de 1993 é o primeiro evento crítico que inicia a estratégia de cooperação entre o Executivo e o Judiciário com a permissão do Legislativo. Esse evento chamaremos de C E1, onde o Executivo cooperou com o Judiciário pois este seria atraído mais cedo ou mais tarde para a arena decisória de questões sensíveis ao sucesso do próprio Executivo. Esse evento se encaixa na ideia básica da Teoria da Escolha Racional onde um ator escolhe o curso de uma ação que maximize uma esperada utilidade, ou seja, a soma de todas as possíveis consequências (positivas ou negativas) do curso da ação, ponderada pela probabilidade de sua ocorrência (CHWASZCZA, 2008, p. 140). Essa maximização esperada é a cooperação do Judiciário poupando o Executivo de julgamentos contrários às suas políticas macro-econômicas. A esse evento chamaremos de C J1. Para que os eventos C E1 e C J1 possam funcionar de forma cooperada é necessário o conhecimento prévio de como ambos os agentes podem atuar parar construir uma função de utilidade. A teoria dos jogos se preocupa com a decisão racional em situações onde as consequências de um curso da ação 7 PROER, PROES, refinanciamento das dívidas dos Estados, privatizações, etc.

12 12 são parcialmente determinadas por uma decisão própria, e outra parte pela decisão de atores com os quais irá interagir (CHWASZCZA, 2008, p. 144). Entretanto, a dependência mútua de escolhas surge do perigo de os agentes acabarem em uma regressão infinita ou num círculo de expectativas sobre expectativas. Para evitar esse círculo é necessário um ponto de convergência onde o desafio da racionalidade não é a maximização, mas a estabilidade do arranjo. Portanto, podemos ilustrar a relação Executivo-Judiciário como um jogo cooperativo (ver Tabela 1), onde 1 é o sucesso e 0 o fracasso. Tabela 1: Jogo Cooperativo Executivo-Judiciário Executivo, Judiciário Não Coopera Coopera [C J1] Não Coopera 0,0 1,0 Coopera [C E1] 0,1 1,1 Elaboração dos autores com base em CHWASZCZA, 2008, p. 146 A cooperação do Judiciário logo após a EC 3/93 ficou evidente devido a um detalhe importante: Tanto a ADPF que teve previsão constitucional em 1988, mas apenas só foi regulamentada onze anos depois, quanto a ADC, prevista pela Emenda Constitucional 3 de 1993, só sendo regulamentada seis anos depois, foram ambas regulamentadas em 1999 (ver Tabela 2). Mas diferente da ADPF, que durante esse período o Supremo Tribunal Federal rejeitou todas as ações de arguição de descumprimento de preceito fundamental intentadas (AGRA, 2009, p. 612), as ADCs foram aceitas e processadas mesmo antes de sua regulamentação pela Lei 9.868/99 (ver tabela 3). Esse tratamento diferenciado para ambos os mecanismos de controle de constitucionalidade, porém com efeitos práticos diversos, evidencia a cooperação entre o STF e o Executivo.

13 13 Tabela 2 Perfil institucional do STF entre 1891 e 2011 CF CF CF CF CF AI APR APS APCP APC PCon Red. EC Lei Lei EC 45/ /69 88 Final 3/ / /99 Membros Vitaliciedade S S S S S S N N S S S S S S S S Inamovibilidade N S S S S S S S S S S S S S S S Irredutibilidade S S S S S S S S S S S S S S S S Auto N N N N N S S S S S S S S S S S Financiamento Julgados pelo S N S S S S S S S S S S S S S S Senado Controle CNJ Externo Revisão D D C/D D C/D C/D C/D C/D C/D C/D C/D C/D C/D C/D C/D C/D Judicial Mandado de N N N N N N N N N N N S S S S S Injunção AI S S S S S S S S S S S N N N N N ADI N N N N N N N N N N N S S S S S ADPF N N N N N N N N N N N P P N S S ADC N N N N N N N N N N N N P S S S Súmula N N N N N N N N N N N N N N N S Vinculante Número de Competências Vedações Elaboração dos autores. Fonte: Constituições Federais de 1891 a 1988 e Anais da Assembleia Nacional Constituinte. Todas disponíveis em APR Anteprojeto do Relator. APS Anteprojeto da Subcomissão. APCP Anteprojeto da Comissão de Poderes. APC Anteprojeto da Constituição. PCon Projeto da Constituição. EC Emenda Constitucional. 8 A Suprema Corte nesse momento estava dividida em dois órgãos. O que interessa para a análise, a Seção Constitucional tinha apenas duas competências: o controle constitucional concentrado e o difuso através de recurso extraordinário. 9 Proibição de conhecer questões políticas 10 Proibição de conhecer questões políticas

14 14 Tabela 3: Ações Declaratórias de Constitucionalidade Processo Data da Distribuição Relator Indicado pelo Presidente Vigente ADC 1 03/08/93 Moreira Não Alves ADC 3 21/08/97 Nelson Jobim ADC 4 27/11/97 Sidney Sanches ADC 5 08/09/98 Nelson Jobim ADC8 09/06/99 Celso de Mello ADC 9 11/06/2001 Néri da Silveira ADC 12 02/02/2006 Ayres Britto Partes Decisão por Declaração de Constitucionalidade PR, MSF, MCD Efeitos pela Constitucionalidade Unanimidade Parcial Da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social e aumento da alíquota da CSLL Sim PGR Maioria Total Do FUNDEF Não PR, MSF, Maioria Parcial (liminar) Da Suspensão da Concessão Tutela MCD Antecipada Contra Fazenda Pública Sim PGR 11 Maioria Total Gratuidade Registro Civil Não PR Unanimidade Total Constitucionalidade da contribuição para o custeio da previdência social dos servidores públicos inativos e dos pensionistas Não PR Maioria Total Aumento de Tarifa da Energia Elétrica frente o racionamento Concessão de bônus a quem poupa energia Sim AMB Maioria Total Constitucionalidade da Resolução 7/2005 do CNJ que proíbe o nepotismo no âmbito do Judiciário Sim Gov. DF Maioria Total A inadimplência do contratado não transfere à ADC 16 07/03/2007 Cézar Peluso União a sua responsabilidade ADC 18 10/10/2007 Celso Sim PR Maioria Total (liminar) Exclusão do valor do ICMS da base de de Mello cálculo do PIS/PASEP ADC 29 19/04/2011 Luiz Fux Sim PPS Maioria Total Constitucionalidade LC 135 (Lei Ficha Limpa) ADC 30 03/05/2011 Luiz Fux Sim OAB Maioria Total Constitucionalidade LC 135 (Lei Ficha Limpa) Elaboração dos autores. Fonte: PR Presidente da República; MSF Mesa do Senado Federal; MCD Mesa da Câmara dos Deputados; PGR Procurador Geral da República; AMB Associação dos Magistrados Brasileiros; Gov.DF Governador do Distrito Federal; PPS Partido Popular Socialista; OAB Ordem dos Advogados do Brasil 11 Quando atender a pedido do Ministro da Justiça e do Secretário Nacional de Direitos Humanos

15 15 Seis anos após o momento crítico de 1993, com a regulamentação da ADPF em 1999, o Executivo novamente dota o Judiciário com mais poder em três pontos: Primeiro com a ADPF o STF pode exercer o controle de constitucionalidade sobre ato ou lei municipal (desde que ofendam preceitos fundamentais). O objetivo dessa inovação foi impedir que os vários Tribunais de Justiça tivessem um posicionamento discrepante em relação a uma mesma matéria (AGRA, 2009, p. 615). Ou seja, maior centralidade jurisdicional em torno da Suprema Corte. Segundo pela via da ADPF é possível o controle concentrado de constitucionalidade de atos anteriores à Constituição de 1988 (desde que ofendam preceitos fundamentais), o que até então só era possível pela via difusa e terceiro análise de caso concreto pela via concentrada com o benefício dos efeitos erga omnes. O ano de 1999 é,portanto, o segundo evento crítico que chamaremos de C E2. Em 2004, ocorre outro evento crítico (C E3 ) na cooperação Executivo- Judiciário: A Emenda Constitucional nº45/2004 que entre outros pontos instituiu o Controle Externo através do Conselho Nacional de Justiça CNJ e a Súmula Vinculante que só foi regulamentada em Esse instrumento centralizou ainda mais as decisões jurídicas em torno do Supremo Tribunal Federal, o que gerou diversos debates entre os juristas. Na defesa do instituto argumentaram a celeridade da prestação jurisdicional. Os que se opuseram à centralidade argumentaram que houve a quebra do livre convencimento do magistrado, impedindo a renovação da jurisprudência e hierarquizando as decisões (AGRA, 2009, p. 521). De fato, se antes um processo tinha de percorrer quatro instâncias 12 para que a última palavra fosse dada, após a súmula vinculante isso se daria de maneira muito mais rápida, pois o processo poderia terminar já na segunda instância. A diferença entre a centralidade da ADC e da súmula vinculante é que a primeira incide sobre o ato ou lei que necessita ser declarado constitucional, suspendendo todas as ações em curso envolvidas com a temática, já a segunda incide sobre a divergência jurisprudencial dando um entendimento único e definitivo que deverá ser cumprido da mesma maneira por todo o judiciário do país, inclusive os estaduais. 12 As duas do Duplo Grau de Jurisdição mais a instância especial e a extraordinária.

16 16 Outro aspecto importante foi a ampliação dos atores legitimados a provocar o STF a sumular e vincular suas decisões (ver tabela 4). Enquanto que na ADI há nove legitimados e na ADC foram previstos inicialmente apenas quatro, na súmula vinculante 109 atores 13 podem provocar o STF em questões que caibam decisão por este mecanismo. Esse aumento ampliou substantivamente a participação de outros atores no processo decisório do Judiciário (ver Gráfico 1). Tabela 4: Controle de Constitucionalidade Momento Mecanismo Quorum Legitimados Institucional Processual Universal Pertinência Total Temática CF 1891 Difuso Maioria Simples Senado 0 1 CF 1934 Difuso* Maioria Absoluta PGR 0 1 CF 1937 Difuso* Maioria Absoluta PGR 0 1 CF 1946 Difuso Maioria Absoluta PGR 0 1 CF 1967 D+C Maioria Absoluta PGR 0 1 EC 1969 D+C Maioria Absoluta PGR 0 1 CF 1988 ADI Maioria Absoluta ADPF** Maioria Absoluta EC 3/93 ADC** Maioria Absoluta Lei 9868/99 ADC Maioria Absoluta Lei 9882/99 ADPF Maioria Absoluta EC 45/2004 ADC Maioria Absoluta EC 45/2004 Súmula Dois Terços Vinculante** Lei 11417/06 Súmula Dois Terços Vinculante Elaboração dos autores. Fonte: Constituições Federais e Legislação disponíveis em * Proibição expressa de apreciar questões políticas ** Prevista (depende de regulamentação) D/C Difuso e Concentrado PGR Procurador Geral da República ADC Ação Declaratória de Constitucionalidade ADI Ação Declaratória de Inconstitucionalidade Assim, verifica-se que a partir de 1988 há uma mudança institucional no sentido de aumentar o poder do Judiciário, principalmente dando a oportunidade de decidir sobre questões políticas. Porém o evento crítico que inicia o período de análise se dá em A partir daí formou-se um ciclo com intervalos de tempo aproximados onde o Executivo só aumentou o poder 13 Presidente da República, Mesa do Senado Federal, Mesa da Câmara dos Deputados, Mesa de Assembleia Legislativa, Governador de Estado, Procurador-Geral da República, Conselho Federal da OAB, Partido Político com Representação no Congresso Nacional, Confederação Sindical ou Entidade de Classe de Âmbito Nacional, Defensor Público-Geral da União, 4 Tribunais Superiores, 5 Tribunais Regionais Federais, 27 Tribunais de Estado, 24 Tribunais Regionais do Trabalho, 27 Tribunais Regionais Eleitorais e 6 Tribunais Militares.

17 17 decisório do Judiciário bem como a participação de atores políticos e judiciais no controle abstrato das leis. Esse desenho institucional encaixa-se no que Alec Stone Sweet (2002, p. 113) chamou de modelo de julgamento no qual desenvolvimento institucional e processo decisório estão ligados através de um contexto de escolha altamente organizado (SWEET, 2002, p. 113). Esse ciclo nós analisamos sob uma abordagem de path dependence, no sentido de explicar como efeitos e resultados, que são operados e observados em nível macro sistemático, estão conectados com o tempo, efeitos e resultados que operam e são observados no domínio de decision-makers individuais (SWEET, 2002, p. 113). Gráfico 1: Evolução de Poder do STF Mecanismos Atores Fonte: Constituições Federais Segundo Sweet, instituições jurídicas são, acima de tudo, padrões de comportamento em que juízes escolhem, compelem e revisam. O processo decisório judicial sendo mais ou menos competente deveria funcionar no sentido de reduzir incertezas. Por exemplo, North (1990) argumenta que os tribunais ao cumprir direitos de propriedade privada e adaptar a lei a circunstâncias em movimento, reduzem o custo de transação associado com trocas interpessoais, ajudando a sociedade a expandir os mercados. Em 1988 os deputados constituintes não tinham como imaginar as circunstâncias econômicas e as crises que se seguiriam nos anos após a

18 18 Constituição. A mudança da política macro-econômica em 1993 e 1994 associada a um ambiente de insegurança jurídica criou condições de cooperação entre o Executivo e o Judiciário, pois o Governo dependeria do Supremo Tribunal Federal para assegurar a constitucionalidade de suas ações, gerando portanto, relações de dependência no tempo associada a um comportamento cooperativo entre Governo e Judiciário, que tem sido mantido no tempo mesmo com a rotatividade de poder no Governo Federal. Conclusões Em 1988 o Legislador Constituinte não previu o Supremo Tribunal Federal com tantos poderes e tão atuante na arena política como se percebe hoje. Essa expansão do poder judicial foi percebida em diversas democracias e se deveu a conjunturas internacionais, locais e ao nível de confiança depositado em instituições judiciais, principalmente após crises políticas severas. No Brasil o aumento do poder judicial contou com a leniência do Congresso Nacional, que aprovou todos os diplomas legais que deram mais poder ao STF. Isso ocorreu devido à coalizão do governo que foi capaz de garantir o apoio da maioria necessária para implementar as reformas, não havendo nenhum transtorno em aumentar o poder do Judiciário, pois este sempre gozou de uma boa imagem perante a opinião pública. Assim, o Executivo não encontrou obstáculos em cooperar para o aumento de poder ao STF. Entretanto, havia uma expectativa de dotá-lo de poder para dele se beneficiar durante o período seguinte por conta das inúmeras ações judiciais que contestariam as políticas macro-econômicas cujas liminares poderiam criar um ambiente de severa insegurança jurídica. Essa cooperação em termos de feed back surtiu o efeito esperado e iniciou um ciclo de dependência entre o Executivo e Judiciário em intervalos de tempo bastante próximos. Hoje o Supremo Tribunal Federal está definitivamente inserido na arena política e dificilmente perderá esse espaço por conta de um comportamento sempre cooperativo em relação ao Executivo.

19 19 Referências AGRA, Walber de Moura. Curso de Direito Constitucional. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense, CHWASZCZA, Christine. Game Theory In: DELLA PORTA, Donatella e KEATING, Michael. Aproaches and Methodologies in the Social Sciences: New York, Cambridge University Press, NORTH, Douglas. Institutions, Institutional Change, and Economic Performance. Cambridge: Cambridge University Press, SANTOS, Manoel Leonardo, ROCHA, Enivaldo. Capital Social e Democracia: A Confiança Realmente Importa? Revista de Sociologia e Política, v. 19, n. 38, p , fev SWEET, Alec Stone. Path Dependence, Precedent and Judicial Power. In: SHAPIRO, Martin, SWEET, Alec Stone. On Law, Politics and Judicialization: New York, Oxford University Press, TATE, C. Neal, VALLINDER, Torbjörn. The Global Expansion of Judicial Power: New York, NYU Press, Legislação Anais da Assembleia Nacional Constituinte. Disponível em: Constituições da República Federativa do Brasil, de 1891 a Disponíveis em: Emendas Constitucionais 3 de 1993 e 45 de Disponíveis em: Leis de 1999, de 1999 e de Disponíveis em Outras Referências Barômetro AMB de Confiança nas Instituições Brasileiras, Disponível em:

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:

Leia mais

CONTROLE CONCENTRADO

CONTROLE CONCENTRADO Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 11 Professor: Marcelo L. Tavares Monitora: Carolina Meireles CONTROLE CONCENTRADO Ação Direta de Inconstitucionalidade

Leia mais

Controlar a constitucionalidade de lei ou ato normativo significa:

Controlar a constitucionalidade de lei ou ato normativo significa: Conceito Controlar a constitucionalidade de lei ou ato normativo significa: a) impedir a subsistência da eficácia de norma contrária à Constituição (incompatibilidade vertical) b) conferir eficácia plena

Leia mais

AULA 10 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL

AULA 10 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL Faculdade do Vale do Ipojuca - FAVIP Bacharelado em Direito Autorizado pela Portaria nº 4.018 de 23.12.2003 publicada no D.O.U. no dia 24.12.2003 Curso reconhecido pela Portaria Normativa do MEC nº 40,

Leia mais

Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will

Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will 1) Mudanças que se sujeitam ao princípio da anualidade: a) mudança na lei partidária (filiação, convenção, coligações, número de candidatos etc). b) mudança

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes CONCEITO: É o procedimento de verificar se uma lei ou ato normativo (norma infraconstitucional) está formalmente e materialmente de acordo com a Constituição. Controlar significa

Leia mais

12. Assinale a opção correta a respeito da composição e do funcionamento das juntas eleitorais.

12. Assinale a opção correta a respeito da composição e do funcionamento das juntas eleitorais. TRE-MT ANALIS. JUD. ADM CESPE 9. Assinale a opção correta com relação aos órgãos da justiça eleitoral. a) A justiça eleitoral é composta pelo Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), pelo TRE, na capital de

Leia mais

ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL

ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 13 Professor: Marcelo L. Tavares Monitora: Carolina Meireles ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL Lei 9.882/99

Leia mais

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de constitucionalidade Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: há diversas modalidades de controle de constitucionalidade previstas no direito brasileiro.

Leia mais

A legitimidade da CNseg

A legitimidade da CNseg 18 A legitimidade da CNseg Para provocar o controle abstrato de constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal FELIPE MONNERAT 19 A Constituição Federal de 1988 prevê mecanismos de controle da compatibilidade

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

CONSTITUIÇÃO FEDERAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida,

Leia mais

OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 4 Cristiano Lopes

OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 4 Cristiano Lopes OAB ª Fase Direito Constitucional Meta Cristiano Lopes 0 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. META LEITURA OBRIGATÓRIA Legislação: CF, arts. ; Doutrina: Poder legislativo

Leia mais

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Legitimidade ativa (Pessoas relacionadas no art. 103 da

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos)

Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos) O que muda Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos) 1. Por que é necessário criar a Fundação de Previdência Complementar do Servidor

Leia mais

Maratona Fiscal ISS Direito tributário

Maratona Fiscal ISS Direito tributário Maratona Fiscal ISS Direito tributário 1. São tributos de competência municipal: (A) imposto sobre a transmissão causa mortis de bens imóveis, imposto sobre a prestação de serviço de comunicação e imposto

Leia mais

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação:

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação: O NOVO AGRAVO CONTRA DESPACHO DENEGATÓRIO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL 2011-06-15 Alexandre Poletti A Lei nº 12.322/2010, que alterou os artigos 544 e 545 do CPC, acabou com o tão conhecido e utilizado

Leia mais

Poder Judiciário. Tabela 1 Poder Judiciário Primeira Instância Segunda Instância

Poder Judiciário. Tabela 1 Poder Judiciário Primeira Instância Segunda Instância O é a instituição encarregada de administrar justiça por meio dos tribunais. Sua função é assegurar o amparo, proteção ou tutela dos direitos dispostos nas leis. A Suprema Corte de Justiça é a máxima autoridade

Leia mais

Regulamento para Inscrições no X Prêmio Innovare. Nota de Esclarecimento do Instituto Innovare

Regulamento para Inscrições no X Prêmio Innovare. Nota de Esclarecimento do Instituto Innovare Regulamento para Inscrições no X Prêmio Innovare Nota de Esclarecimento do Instituto Innovare Em razão da recente resolução do CNJ sobre o tema, o Instituto Innovare decidiu que não distribuirá mais premiação

Leia mais

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 17. INTRODUÇÃO... 21 A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 17. INTRODUÇÃO... 21 A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 STF00094362 SUMÁRIO NOTA DO AUTOR... 15 AGRADECIMENTOS... 17 LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 19 INTRODUÇÃO... 21 A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 CAPÍTULO 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

Supreme Court. Courts of Appeals. Federal Circuit. District Courts. Court of Int l Trade, Claims Court, and Court of Veterans Appeals

Supreme Court. Courts of Appeals. Federal Circuit. District Courts. Court of Int l Trade, Claims Court, and Court of Veterans Appeals SI STEMA JURÍ DI CO DOS EUA: Um a Breve Descrição Federal Judicial Center Histórico A Constituição dos Estados Unidos estabelece um sistema federal de governo. A Constituição dá poderes específicos ao

Leia mais

FIXAÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES PELOS MUNICÍPIOS MÁRCIO SILVA FERNANDES

FIXAÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES PELOS MUNICÍPIOS MÁRCIO SILVA FERNANDES FIXAÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES PELOS MUNICÍPIOS MÁRCIO SILVA FERNANDES Consultor Legislativo da Área I Direito Constitucional, Eleitoral, Municipal, Administrativo, Processo Legislativo e Poder Judiciário

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA PREVENTIVO E CPI ESTADUAL É cabível autorização para quebra de sigilo anteriormente ao ato?

MANDADO DE SEGURANÇA PREVENTIVO E CPI ESTADUAL É cabível autorização para quebra de sigilo anteriormente ao ato? MANDADO DE SEGURANÇA PREVENTIVO E CPI ESTADUAL É cabível autorização para quebra de sigilo anteriormente ao ato? * por Bruno Barata Magalhães (Advogado especializado em Direito Administrativo, Direito

Leia mais

Administração de Macau pelas suas Gentes e Alto Grau de Autonomia

Administração de Macau pelas suas Gentes e Alto Grau de Autonomia Sistema Político Administração de Macau pelas suas Gentes e Alto Grau de Autonomia A 20 de Dezembro de 1999 Macau passa a Região Administrativa Especial da República Popular da China, sendo simultaneamente

Leia mais

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL:

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: Nos termos do art. 20 do Regulamento do Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público, na correção da prova escrita levar-se-á em conta o saber

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Competência da Justiça Militar Paulo Tadeu Rodrigues Rosa* A Justiça Militar é um dos órgãos do Poder Judiciário, com previsão constitucional e Lei de Organização Judiciária que

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PODER LEGISLATIVO

DIREITO CONSTITUCIONAL PODER LEGISLATIVO DIREITO CONSTITUCIONAL PODER LEGISLATIVO Atualizado em 03/11/2015 PODER LEGISLATIVO No plano federal temos o Congresso Nacional composto por duas casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal). No âmbito

Leia mais

SABER DIREITO FORMULÁRIO

SABER DIREITO FORMULÁRIO Programa Saber Direito TV Justiça Outubro de 2010 Curso: Poder Constituinte Professor: André Alencar SABER DIREITO FORMULÁRIO TÍTULO DO CURSO PODER CONSTITUINTE PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR TÍTULO Máximo de

Leia mais

Dilma sanciona novo Código de Processo Civil

Dilma sanciona novo Código de Processo Civil ilma sanciona novo Código de Processo Civil - 16/03/2015 - Poder -... de 6 17/03/2015 10:03 Dilma sanciona novo Código de Processo Civil Pedro Ladeira/Folhapress A presidente Dilma Rousseff com o ex-presidente

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares que lhes são atribuídos pelo artigo 241.º, da Lei Constitucional, devem os municípios

Leia mais

Ensino Fundamental com 9 anos de duração - Idade de Ingresso

Ensino Fundamental com 9 anos de duração - Idade de Ingresso Ensino Fundamental com 9 anos de duração - Idade de Ingresso A respeito da idade de ingresso das crianças, no ensino fundamental de 9 anos de duração, ocorreram acaloradas discussões na esfera educacional

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR A INFLUÊNCIA DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA FORMULÇÃO DA LEI nº 11.096/2005 PROUNI

Leia mais

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 1 Eficácia é o poder que tem as normas e os atos jurídicos para a conseqüente produção de seus efeitos jurídicos próprios. No sábio entendimento do mestre

Leia mais

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador LUIZ HENRIQUE

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador LUIZ HENRIQUE PARECER Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 244, de 2011, do Senador Armando Monteiro, que acrescenta os arts. 15-A, 15-B e 15-C à Lei nº 6.830, de 22 de

Leia mais

Identificação e recuperação de créditos

Identificação e recuperação de créditos www.pwc.com Identificação e recuperação de créditos Outubro/ 2014 Conteúdo Descrição Pág. Posicionamentos nos Tribunais Superiores quanto à não incidência de contribuição previdenciária sobre determinados

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Quinto constitucional Antonio Pessoa Cardoso* Quinto constitucional é o mecanismo que confere vinte por cento dos assentos existentes nos tribunais aos advogados e promotores; portanto,

Leia mais

Controle da constitucionalidade: França e Brasil

Controle da constitucionalidade: França e Brasil Fonte: Dr. Carlos Roberto Siqueira Castro Seção: Artigo Versão: Online Controle da constitucionalidade: França e Brasil Publicado 3 horas atrás Crédito @fotolia/jotajornalismo Por Maria Augusta Carvalho

Leia mais

número 4 junho de 2005 A autonomia do Banco Central

número 4 junho de 2005 A autonomia do Banco Central número 4 junho de 2005 A autonomia do Banco Central A autonomia do Banco Central Amanutenção da política de elevadas taxas de juros reais conduzida pelo Copom - Comitê de Política Monetária - reacendeu

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MILITAR DIREITO PENAL MILITAR PARTE ESPECIAL MARCELO VITUZZO PERCIANI A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO Marcelo Vituzzo Perciani

Leia mais

REFORMA SINDICAL QUADRO COMPARATIVO

REFORMA SINDICAL QUADRO COMPARATIVO REFORMA SINDICAL QUADRO COMPARATIVO Substitutivo do deputado Tarcísio Zimmerman (PT/RS), relator dos projetos que tratam da reforma sindical na Comissão de Trabalho, e o anteprojeto de relações sindicais

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DA COMUNIDADE DO ACES ALENTEJO CENTRAL 2

REGULAMENTO DO CONSELHO DA COMUNIDADE DO ACES ALENTEJO CENTRAL 2 REGULAMENTO DO CONSELHO DA COMUNIDADE DO ACES ALENTEJO CENTRAL 2 O Decreto-Lei n.º 28/2008 publicado em Diário da República, 1ª série, Nº 38, de 22 de Fevereiro de 2008, que criou os agrupamentos de Centros

Leia mais

3. A autonomia político-administrativa regional não afecta a integridade da soberania do Estado e exerce-se no quadro da Constituição.

3. A autonomia político-administrativa regional não afecta a integridade da soberania do Estado e exerce-se no quadro da Constituição. TÍTULO VII - Regiões autónomas Artigo 225.º (Regime político-administrativo dos Açores e da Madeira) 1. O regime político-administrativo próprio dos arquipélagos dos Açores e da Madeira fundamenta-se nas

Leia mais

Outrossim, ficou assim formatado o dispositivo do voto do Mn. Fux:

Outrossim, ficou assim formatado o dispositivo do voto do Mn. Fux: QUESTÃO DE ORDEM Nos termos do art. 131 e seguintes do Regimento do Congresso Nacional, venho propor a presente QUESTÃO DE ORDEM, consoante fatos e fundamentos a seguir expostos: O Congresso Nacional (CN)

Leia mais

Nota sobre o objeto e o objetivo do livro. Nota sobre a forma de utilização do livro

Nota sobre o objeto e o objetivo do livro. Nota sobre a forma de utilização do livro Nota sobre o objeto e o objetivo do livro Nota sobre a forma de utilização do livro 1 Leitura ativa, xxv 2 Ensino participativo, xxvii 3 Utilização da bibliografia, xxviii Introdução - O que é "processo

Leia mais

CONSELHO TUTELAR E AS MODIFICAÇÕES PROPORCIONADAS PELA LEI n. 12.696/2012.

CONSELHO TUTELAR E AS MODIFICAÇÕES PROPORCIONADAS PELA LEI n. 12.696/2012. CONSELHO TUTELAR E AS MODIFICAÇÕES PROPORCIONADAS PELA LEI n. 12.696/2012. Luiz Antonio Miguel Ferreira 1 Promotor de Justiça da Infância e da Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo. Mestre

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal )1( oãdróca atneme86242 DE-SM Diário da Justiça de 09/06/2006 03/05/2006 TRIBUNAL PLENO RELATOR : MIN. GILMAR MENDES EMBARGANTE(S) : UNIÃO ADVOGADO(A/S) : ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO EMBARGADO(A/S) : FERNANDA

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

NA IMPORTAÇÃO POR NÃO CONTRIBUINTE DO IMPOSTO ESTADUAL APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL N. 33 DE 11.12.01, CONTINUA NÃO INCIDINDO O ICMS.

NA IMPORTAÇÃO POR NÃO CONTRIBUINTE DO IMPOSTO ESTADUAL APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL N. 33 DE 11.12.01, CONTINUA NÃO INCIDINDO O ICMS. NA IMPORTAÇÃO POR NÃO CONTRIBUINTE DO IMPOSTO ESTADUAL APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL N. 33 DE 11.12.01, CONTINUA NÃO INCIDINDO O ICMS. Elaborado em 07/2008 Gerson Tarosso Advogado. Sócio fundador do escritório

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br A isenção da contribuição previdenciária dos servidores públicos (abono de permanência) Luís Carlos Lomba Júnior* O presente estudo tem como objetivo traçar breves considerações

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO O ESTADO VEIO TENDO, NO DECORRER DO SÉCULO XX, ACENTUADO PAPEL NO RELACIONAMENTO ENTRE DOMÍNIO JURÍDICO E O ECONÔMICO. HOJE, TAL RELAÇÃO JÁ SOFRERA PROFUNDAS

Leia mais

Juros - Aspectos Econômicos e Jurídicos

Juros - Aspectos Econômicos e Jurídicos 128 Juros - Aspectos Econômicos e Jurídicos Marcelo Mondego de Carvalho Lima 1 Não se pode iniciar este trabalho sem fazer alusão aos d. palestrantes que, em várias semanas, tornaram simples uma matéria,

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

RESPOSTA A QUESTÃO DE ORDEM SOBRE A INCLUSÃO DE MATÉRIA ESTRANHA À MEDIDA PROVISÓRIA EM PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO ENVIADO À APRECIAÇÃO DO SENADO

RESPOSTA A QUESTÃO DE ORDEM SOBRE A INCLUSÃO DE MATÉRIA ESTRANHA À MEDIDA PROVISÓRIA EM PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO ENVIADO À APRECIAÇÃO DO SENADO RESPOSTA A QUESTÃO DE ORDEM SOBRE A INCLUSÃO DE MATÉRIA ESTRANHA À MEDIDA PROVISÓRIA EM PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO ENVIADO À APRECIAÇÃO DO SENADO Em resposta à questão de ordem apresentada pelo Senador

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013 COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013 (Apenso: Projeto de Lei nº 4.865, de 2012) Altera o art. 20 da Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, para instituir

Leia mais

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador BENEDITO DE LIRA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador BENEDITO DE LIRA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 82, de 2008, que estabelece que a taxa de juros cobrada no cheque especial não pode superar a taxa cobrada em

Leia mais

CNJ REDUZ PRESSÃO SOBRE TRIBUNAIS E JUÍZES EM 2.011

CNJ REDUZ PRESSÃO SOBRE TRIBUNAIS E JUÍZES EM 2.011 CNJ REDUZ PRESSÃO SOBRE TRIBUNAIS E JUÍZES EM 2.011 Mariana Ghirello Todo ano, o Conselho Nacional de Justiça se reúne com os presidentes dos Tribunais de Justiça para identificar as necessidades do Poder

Leia mais

Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei:

Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei: LEI Nº 1512/2009 SÚMULA: Cria o Conselho Municipal da Educação. Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte

Leia mais

Direito Constitucional Dra. Vânia Hack de Ameida

Direito Constitucional Dra. Vânia Hack de Ameida 1 Controle da Constitucionalidade 1. Sobre o sistema brasileiro de controle de constitucionalidade, é correto afirmar que: a) compete a qualquer juiz ou tribunal, no primeiro caso desde que inexista pronunciamento

Leia mais

Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo de São Paulo. mauxixo.piragino@uol.com.br

Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo de São Paulo. mauxixo.piragino@uol.com.br Democracia Participativa e Direta: conselhos temáticos e territoriais (Conselhos Participativos nas Subprefeituras); Iniciativa Popular, Plebiscitos e Referendo" Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo

Leia mais

ESCOLA DE FORMAÇÃO 2007 ESTUDO DIRIGIDO. Liberdade de profissão

ESCOLA DE FORMAÇÃO 2007 ESTUDO DIRIGIDO. Liberdade de profissão ESCOLA DE FORMAÇÃO 2007 ESTUDO DIRIGIDO Liberdade de profissão Preparado por Carolina Cutrupi Ferreira (Escola de Formação, 2007) MATERIAL DE LEITURA PRÉVIA: 1) Opinião Consultiva n. 5/85 da Corte Interamericana

Leia mais

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO GEORGE DE CERQUEIRA LEITE ZARUR Consultor Legislativo da Área XV Educação, Desporto, Bens Culturais,

Leia mais

DESTAQUE DOS PONTOS MAIS RELEVANTES DA REFORMA DO JUDICIÁRIO PEC Nº 358, DE 2005

DESTAQUE DOS PONTOS MAIS RELEVANTES DA REFORMA DO JUDICIÁRIO PEC Nº 358, DE 2005 DESTAQUE DOS PONTOS MAIS RELEVANTES DA REFORMA DO JUDICIÁRIO PEC Nº 358, DE 2005 REGINA MARIA GROBA BANDEIRA Consultora Legislativa da Área I Direito Constitucional, Eleitoral, Municipal, Direito Administrativo,

Leia mais

CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013

CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013 CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013 LEGISLAÇÃO E NORMA LEGISLAÇÃO GENERALIDADE PRINCÍPIOS; NORMA ESPECIFICIDADE REGRAS; CONSELHO DE EDUCAÇÃO: - CONTROLE SOBRE O CUMPRIMENTO DA LEI; - NORMATIZADOR

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2014 (Do Sr. Moreira Mendes e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2014 (Do Sr. Moreira Mendes e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2014 (Do Sr. Moreira Mendes e outros) Altera o artigo 93, o artigo 129 e o artigo 144, da Constituição Federal, para exigir do bacharel em Direito, cumulativamente,

Leia mais

A partir desta posição compromissória da Constituição de 1988, a efetividade dos direitos sociais fica submetida a uma miríade de obstáculos, a saber:

A partir desta posição compromissória da Constituição de 1988, a efetividade dos direitos sociais fica submetida a uma miríade de obstáculos, a saber: Posição Compromissória da CRFB e a Doutrina da Efetividade A partir desta posição compromissória da Constituição de 1988, a efetividade dos direitos sociais fica submetida a uma miríade de obstáculos,

Leia mais

Art. 1º O Art. 2º da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo único:

Art. 1º O Art. 2º da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo único: PROJETO DE LEI N o, DE 2010 (Do Sr. Pedro Chaves) Altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para regulamentar a EC nº 63/10, instituir o piso salarial profissional nacional, as Diretrizes do Plano

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL O Estado KWY editou norma determinando a gratuidade dos estacionamentos privados vinculados a estabelecimentos comerciais, como supermercados, hipermercados, shopping

Leia mais

EDUARDO RAFAEL WICHINHEVSKI A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA UNIVERSALIDADE E DA PRECEDÊNCIA DA FONTE DE CUSTEIO NA SEGURIDADE SOCIAL

EDUARDO RAFAEL WICHINHEVSKI A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA UNIVERSALIDADE E DA PRECEDÊNCIA DA FONTE DE CUSTEIO NA SEGURIDADE SOCIAL EDUARDO RAFAEL WICHINHEVSKI A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA UNIVERSALIDADE E DA PRECEDÊNCIA DA FONTE DE CUSTEIO NA SEGURIDADE SOCIAL CURITIBA 2013 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2UNIVERSALIDADE DE COBERTURA

Leia mais

Remédio constitucional ou remédio jurídico, são meios postos à disposição dos indivíduos e cidadão para provocar a intervenção das autoridades

Remédio constitucional ou remédio jurídico, são meios postos à disposição dos indivíduos e cidadão para provocar a intervenção das autoridades Remédio constitucional ou remédio jurídico, são meios postos à disposição dos indivíduos e cidadão para provocar a intervenção das autoridades competentes, visando sanar ilegalidades ou abuso de poder

Leia mais

Planejamento e Gestão para Cumprimento da Meta 02. *Cristiane Pederzolli Rentzsch*

Planejamento e Gestão para Cumprimento da Meta 02. *Cristiane Pederzolli Rentzsch* Planejamento e Gestão para Cumprimento da Meta 02 *Cristiane Pederzolli Rentzsch* I - Introdução II - A Meta 02 III - Experiência da 17ª Vara da SJDF IV - Conclusão V - Agradecimentos I. Introdução O Conselho

Leia mais

Gestão Democrática da Educação

Gestão Democrática da Educação Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino Coordenação Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de

Leia mais

PAINEL 2 Ações de Nulidade e Infrações e seu Cabimento: Estratégias no Cenário Brasileiro. Guilherme Bollorini Pereira 19 de agosto de 2013

PAINEL 2 Ações de Nulidade e Infrações e seu Cabimento: Estratégias no Cenário Brasileiro. Guilherme Bollorini Pereira 19 de agosto de 2013 PAINEL 2 Ações de Nulidade e Infrações e seu Cabimento: Estratégias no Cenário Brasileiro Guilherme Bollorini Pereira 19 de agosto de 2013 Esse pequeno ensaio tem por objetivo elaborar um estudo a respeito

Leia mais

TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LEIRIA

TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LEIRIA REGULAMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO DA COMARCA DE LEIRIA (Aprovado na reunião de 12 de Dezembro de 2014) Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento estabelece as regras de funcionamento interno do conselho

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Marcel Brasil F. Capiberibe. Subprocurador do Ministério Público Especial Junto ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul

Marcel Brasil F. Capiberibe. Subprocurador do Ministério Público Especial Junto ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul Critérios institucionais diferençados entre as funções do Ministério Público junto à justiça ordinária e as atribuições funcionais do Ministério Público especial junto ao Tribunal de Contas Marcel Brasil

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO

INFORMATIVO JURÍDICO 1 ROSENTHAL E SARFATIS METTA ADVOGADOS INFORMATIVO JURÍDICO NÚMERO 05, ANO V MAIO DE 2013 1 IMPORTADORES ESTÃO DESOBRIGADOS DE INFORMAR VALOR DE COMPRA NAS NOTAS Obrigação, vigente desde o começo do ano,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A alteração do controle prévio dos procedimentos licitatórios pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Análise do acórdão do Recurso Extraordinário nº 547.063-6/RJ e

Leia mais

Pacto Gaúcho pelo Fim do Racismo Institucional

Pacto Gaúcho pelo Fim do Racismo Institucional Pacto Gaúcho pelo Fim do Racismo Institucional Aos 21 de março de 2014, dia em que o mundo comemora o Dia Internacional contra a Discriminação Racial instituído pela ONU em 1966, adotamos o presente Pacto

Leia mais

INSTRUMENTOS DE TRATAMENTO DE CONFLITOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL

INSTRUMENTOS DE TRATAMENTO DE CONFLITOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 INSTRUMENTOS DE TRATAMENTO DE CONFLITOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Marcela Tapajós e Silva Painel

Leia mais

INTERVENÇÃO FEDERAL ARTIGO 34 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

INTERVENÇÃO FEDERAL ARTIGO 34 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL INTERVENÇÃO FEDERAL ARTIGO 34 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL É o ato de intervir (tomar parte), toda vez que a ação de um Estado- Membro perturbe o sistema constitucional federativo ou provoque grave anormalidade

Leia mais

CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: STF REVOLUCIONOU NOSSA PIRÂMIDE JURÍDICA

CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: STF REVOLUCIONOU NOSSA PIRÂMIDE JURÍDICA CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: STF REVOLUCIONOU NOSSA PIRÂMIDE JURÍDICA Elaborado em 01.2009 Luiz Flávio Gomes Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, mestre

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. Dispõe sobre a divulgação de dados processuais eletrônicos na rede mundial de computadores, expedição de certidões judiciais e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

A perspectiva de reforma política no Governo Dilma Rousseff

A perspectiva de reforma política no Governo Dilma Rousseff A perspectiva de reforma política no Governo Dilma Rousseff Homero de Oliveira Costa Revista Jurídica Consulex, Ano XV n. 335, 01/Janeiro/2011 Brasília DF A reforma política, entendida como o conjunto

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) Regulamenta o inciso XVI do art. 22 da Constituição Federal que trata da organização do sistema nacional de emprego, para a adoção de políticas

Leia mais

Espelho Constitucional Peça

Espelho Constitucional Peça Espelho Constitucional Peça Em caso de denegação da ordem, o recurso cabível é o ordinário (CRFB, art. 105, II, b) de competência do Superior Tribunal de Justiça, uma vez que a competência originária do

Leia mais

Título A terceirização sob a perspectiva do interesse público Veículo Congresso em Foco Data 23 dezembro 2014 Autores Claudio J. D.

Título A terceirização sob a perspectiva do interesse público Veículo Congresso em Foco Data 23 dezembro 2014 Autores Claudio J. D. Título A terceirização sob a perspectiva do interesse público Veículo Congresso em Foco Data 23 dezembro 2014 Autores Claudio J. D. Sales e Richard Lee Hochstetler Este ano o Supremo Tribunal Federal

Leia mais

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO A CUT e as centrais sindicais negociaram com o governo

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL INCONSTITUCIONALIDADE DECLARADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO RE Nº 363.852/MG.

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL INCONSTITUCIONALIDADE DECLARADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO RE Nº 363.852/MG. CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL INCONSTITUCIONALIDADE DECLARADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO RE Nº 363.852/MG. Como amplamente noticiado nestes últimos dias, o Supremo Tribunal Federal, em decisão

Leia mais

O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA

O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA 1. INTRODUÇÃO A previdência social no Brasil pode ser divida em dois grandes segmentos, a saber: Regime Geral de Previdência Social (RGPS):

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 3.405, DE 1997 (apensados os de nºs 2.204/1999, 3.503/2008 e 5.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 3.405, DE 1997 (apensados os de nºs 2.204/1999, 3.503/2008 e 5. Autor: Dep. Celso Russomanno Relator: Dep. Ricardo Tripoli COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO EM SEPARADO Li, com bastante atenção, o bem elaborado voto do Relator, Dep. RICARDO TRÍPOLI, que buscou dar ao tema tratado

Leia mais

Subseção I Disposição Geral

Subseção I Disposição Geral Subseção I Disposição Geral Art. 59. O processo legislativo compreende a elaboração de: I - emendas à Constituição; II - leis complementares; III - leis ordinárias; IV - leis delegadas; V - medidas provisórias;

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS INDICAÇÃO Nº de 2007 (Da Senhora Andreia Zito) Sugere o encaminhamento ao Congresso Nacional de Projeto de Lei que disponha sobre a jornada de trabalho dos servidores público federais ocupantes de cargos

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais