Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, o equívoco na alternativa indicada no gabarito oficial, ou seja, a letra C.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, o equívoco na alternativa indicada no gabarito oficial, ou seja, a letra C."

Transcrição

1 1 C 41 C 41 C 61 C Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, o equívoco na alternativa indicada no gabarito oficial, ou seja, a letra C. Os argumentos formulados não procedem, em síntese, porque (a) tratava-se de pergunta de Teoria Geral, conforme consta no item 3 do Programa, e não necessariamente do vigente regime constitucional positivo pátrio, (b) é sim procedente a aplicação na redação da letra indicada no gabarito oficial ao aplicar a conjunção alternativa ou, e não a aditiva e, porque nem todos os limites tem de estar concomitantemente presentes para que se caracterize a sua ocorrência e (c) data venia a eventuais entendimentos contrários e isolados os aspectos formais/processuais não são limites e nem estão assim afirmados/considerados pela franca maioria da doutrina pátria, inclusive a mais tradicional mas sim requisitos/condições de exercício.

2 2 D 42 D 42 D 62 D O candidato recorrente traz, em síntese, argumento em torno a que o contido na letra C das alternativas da questão seria correto em face do quanto articulado no Parecer PGFN/CRJ/Nº 492/2010. O recurso não apresenta pertinência material com a questão recorrida, que não versa em geral e/ou especificamente na letra acima mencionada sobre qualquer aspecto relacionado à temática desenvolvida no referido Parecer da PGFN.

3 3 B 43 B 43 B 63 B Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, por um lado que haveria uma outra alternativa correta (ou seja, a letra A ) além daquela alternativa indicada no gabarito oficial, ou seja, a letra B, e por outro lado que a alternativa indicada no gabarito oficial (ou seja, repita-se, a letra B ) seria incorreta. Os argumentos formulados não procedem, em síntese, porque: (a) a letra A não é correta porque no sistema brasileiro de controle difuso de constitucionalidade o juiz não se limita pela existência de pronunciamento pelo respectivo tribunal ou tribunal superior, salvo se for o caso de (a.1) pronunciamento meritório do STF em ADI, ADC ou por meio de Súmula Vinculante ou, ainda, (a.2) de pronunciamento pelo respectivo tribunal mediante regular processamento de incidente de inconstitucionalidade (na forma do art. 97 da CF-88 c/c arts. 480/482 do CPC); e (b) a letra B, apontada no gabarito oficial, sim é correta porque ressaltava em seu texto, expressamente, que a questão se fazia nos termos expressos da Constituição de 1988 (grifei), e nesta o art. 52, inciso X, é inequívoco no particular do quanto ali demandado (a interpretação do STF, ou de alguns de seus membros, para fins do pronunciamento exarado em ADI e/ou ADC e, em parte e relativamente, para outros pronunciamentos, não se confunde como sabe qualquer intérprete qualificado não se confunde com os termos expressos da Constituição ): aliás, aqui não se trata de boa-fé objetiva, mas de literalidade dos termos da questão (a situação é idêntica àquela onde a questão indique, expressamente, o apontamento da alternativa de resposta conforme a jurisprudência do STF, porém haja eventual divergência doutrinária ainda que não jurisprudencial perante a Corte Máxima em torno do mesmo ponto)!

4 4 D 44 D 44 D 64 D NÃO FOI APRESENTADO RECURSO PARA ESTAS QUESTÔES.

5 5 E 45 E 45 E 65 E Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, que haveria uma outra alternativa correta (ora a letra A, ora a letra C ) além daquela alternativa indicada no gabarito oficial, ou seja, a letra E. Os argumentos formulados não procedem, em síntese, porque (a) a letra A não é correta porque ali se fala em união dissolúvel (grifei) e (b) para a letra C a União não tem dupla personalidade, uma interna e outra externa, ainda que eventualmente a República, que com aquela juridicamente não se confunde, possa eventualmente tê-la.

6 6 A 46 A 46 A 66 A O candidato recorrente alega, em síntese, que ademais da alternativa indicada como incorreta (e, portanto, adequada à questão) pelo gabarito oficial ou seja, a letra A também haveria outra alternativa igualmente adequada ( incorreta ) consubstanciada na letra E. O argumento formulado não procede, em síntese, porque a letra E contempla, precisamente, a orientação jurisprudencial assentada pelo STF em torno da matéria, conforme aliás, assim expressamente solicitado no enunciado da questão.

7 8 D 48 D 48 D 68 D Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, que haveria uma outra alternativa correta (ora a letra B, ora a letra E ) além daquela alternativa indicada no gabarito oficial, ou seja, a letra D. Os argumentos formulados não procedem, em síntese, porque: (a) a letra B não é correta porque analfabeto funcional é conceito mais amplo que analfabeto ou, ainda, mesmo se aquele fosse tomado em seu sentido literal como articulado em alguns recursos ter-se-ia, então, afirmativa mais restritiva da cidadania que o contemplado na CF-88, resultando, de qualquer forma, na incorreção da alternativa; e (b) a letra E não é correta porque limita apenas à hipótese ali contemplada ( só se dará, grifei) quando pelo art. 15 da CF-88 há outras hipóteses e, ainda, a partir do quanto articulado em alguns recursos, verifique-se que a expressão enquanto durarem os seus efeitos é adendo separado por vírgula frente ao restante do texto, e apenas assim pode ser adequadamente lido e compreendido.

8 9 A 49 A 49 A 69 A Os candidatos recorrentes alegam, em síntese: (I) ou que o enunciado da questão que solicitava o apontamento da alternativa incorreta de um lado não seria atendido pela letra apontada no gabarito oficial (ou seja, a letra A ), pois esta seria correta porque o princípio da legalidade, em todas as suas manifestações constitucionais, se consubstanciaria como reserva de lei ou estrita legalidade ; ou (II) que a letra D sim seria ( exclusivamente ou também ) incorreta porque (a) não apenas a lei, em sentido estrito/formal, atenderia ao suprimento do princípio da legalidade em matéria tributária, mas também a medida provisória, e/ou (b) a excepcionalidade constitucional ao princípio da legalidade tributária (b.1) por um lado, e mesmo para os impostos da União de caráter econômico-regulatório, estaria excepcionalizado pelo 1º do art. 153 apenas para fins da alteração de sua alíquota e não para qualquer outra forma de majoração (conforme referido, em caráter aparentemente amplo, na redação da letra aqui em análise), e (b.2) por outro lado também estaria constitucionalmente contemplada para a CIDE-Combustíveis na forma do art. 177, 4º, I, b da mesma CF-88 (não se limitando, pois, e conforme constou no enunciado da redação da letra aqui em análise, aos impostos ), e/ou (c) também o denominado ICMS-Monofásico, ao menos na hipótese referida no art. 155, 4º, IV, da CF- 88, também compreenderia exceção ao princípio da legalidade, mediante lei, na matéria tributária, por contemplar fixação de alíquota tributária mediante convênio entre os Estados da Federação. Os argumentos formulados em torno à correção e, portanto, à sua inadequação ao comando da questão da letra A, conquanto muito bem apresentados e contundentes, não procedem, em síntese, porque é absolutamente pacífico na doutrina e na jurisprudência que o princípio da legalidade, em suas várias manifestações constitucionais, tanto pode ora se apresentar como legalidade geral ou lato sensu como francamente ocorre com sua expressão enquanto direito fundamental individual, pois se assim não fosse (v.g.) todas as pactuações de natureza contratual não expressamente autorizadas e/ou disciplinadas em lei formal seriam inválidas! ou então como reserva de lei ou estrita legalidade como ocorre, por exemplo, na matéria penal e, com algumas exceções admitidas na própria CF- 88, na matéria tributária. Por outro lado, os argumentos formulados em torno à incorreção e, portanto, à sua adequação ao comando da questão da letra D efetivamente procedem, nos mesmos termos em que acima sumariados. Com estes fundamentos, e à vista dos critérios corretivos indicados pela ESAF, proponho a anulação da questão.

9

10 10 D 50 D 50 D 70 D Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, ou que o enunciado da questão que solicitava o apontamento da alternativa correta de um lado não seria atendido pela letra apontada no gabarito oficial (ou seja, a letra D ) pois esta seria incorreta seja porque ela representaria apenas uma excepcionalidade (e não a regra geral ) de tratamento da matéria pela CF-88, e especialmente por seu art. 5º, seja ainda porque não apenas a própria CF quanto também as leis podem distinguir homens e mulheres em obrigações e/ou direitos, e, por outro lado, que a letra E sim seria ( exclusivamente ou também ) correta especialmente em face do disposto nos arts. 150, II, e 145, 1º, ambos da CF-88 atendendo, pois, alternativa ou concomitantemente, ao solicitado na questão. Os argumentos formulados em torno à incorreção e, portanto, à sua inadequação ao comando da questão da letra D, conquanto muito bem apresentados e contundentes, não procedem, em síntese, porque (a) a afirmativa ali consignada, conquanto em construção redacional negativa, expressamente precisamente o mesmo conteúdo extraível em particular do caput e do inciso I do art. 5º da CF-88, e (b) conforme pacífico na doutrina e na jurisprudência somente é lícito à legislação infraconstitucional promover distinções de gênero, na fixação apartada/diferenciada de direitos e/ou obrigações, ou quando assim expressamente já consignado na própria CF-88, ou quando assim seja ajuizado pelo legislador como meio à implementação de distinções, proposições ou franquias por igual diretamente reconhecidas na própria CF-88. Por outro lado, os argumentos formulados em torno à correção e, portanto, à sua adequação ao comando da questão da letra E efetivamente procedem, nos mesmos termos em que acima sumariados. Com estes fundamentos, e à vista dos critérios corretivos indicados pela ESAF, proponho a anulação da questão.

11 11 B 51 B 51 B 71 B Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, que o enunciado da questão que solicitava o apontamento da alternativa incorreta tanto seria atendido pela letra apontada no gabarito oficial (ou seja, a letra B ) quanto, ainda e por igual, pela letra E, o que imporia a anulação da questão. Os argumentos formulados, conquanto muito bem apresentados e contundentes, não procedem, em síntese, porque também a forma de pagamento pela indenização de imóvel urbano na hipótese referida pelo art. 182, 4º, III, da CF-88 é prévia ou seja, primeiramente se dá o pagamento pelo Poder Público Municipal ao titular do imóvel por sua posse e/ou propriedade (ainda que sob a forma de títulos públicos municipais), e apenas posteriormente ocorre a assunção pelo mesmo Poder Público Municipal da legítima titularidade da área em foco, conforme inclusive ressalta a exigência, expressamente contemplada no mesmo dispositivo constitucional, no sentido que a emissão dos referidos títulos seja previamente aprovada pelo Senado Federal. Assim, a assertiva contemplada na letra E da questão estava correta, e consequentemente não atendia ao enunciado da mesma questão.

12 12 C 52 C 52 C 72 C Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, que o enunciado da questão que solicitava o apontamento da alternativa correta de um lado não seria atendido pela letra apontada no gabarito oficial (ou seja, a letra C ), pois esta seria incorreta, e, por outro lado, que ou a letra A, ou a letra B ou a letra D sim seriam (exclusivamente ou também) corretas atendendo, pois, alternativa ou concomitantemente, ao solicitado na questão. Os argumentos formulados, conquanto muito bem apresentados e contundentes, não procedem, em síntese, porque: (a) a letra C, apontada no gabarito oficial, é realmente correta, conforme solicitado no enunciado da questão, porque fala na legitimidade dos partidos políticos para a impetração de mandado de segurança coletivo em favor de pessoas e/ou coletividades independentemente (...) da condição da(s) pessoa(s) beneficiada(s) pela impetração como sua(s) filiada(s), o que: (a.1) nunca foi negado pela jurisprudência do STF, destacadamente o pronunciado no RE nº (rel. Min. Ellen Gracie, 1ª Turma), pois neste precedente analisou-se exclusivamente a legitimidade do partido político para mandado de segurança coletivo em matéria de impugnação à constitucionalidade/validade de exigência tributária, tratando-se, pois de questão afeta à natureza dos interesses tuteláveis pelo remédio constitucional, e não propriamente como referido na letra C da questão à legitimidade, ou não, de atuação do partido político em favor, inclusive, de seus não-filiados; (a.2) sim foi negado por alguma jurisprudência muito antiga do STJ (p.e, e por todos, MS nº 197, publicado na RSTJ 12/215 e julgado ainda em 1990), já superada na própria Corte em favor de um entendimento análogo ao acima referido e adotado pelo STF (vide, em referência, RMS10.131, rel. Min. Peçanha Martins, 2ª Turma, julg ); e (a.3) por igual não foi negado/contrariado pelo advento da nova/vigente Lei do Mandado de Segurança, Lei nº /2009, que em seu art. 21 expressamente distingue, para fins do mandado de segurança coletivo, entre, por um lado, a legitimidade subjetiva tutelável por iniciativa de organização sindical, entidade de classe ou associação ( em defesa de direitos líquidos e certos da totalidade, ou de parte, dos seus membros ou associados, na forma dos seus estatutos e desde que pertinentes às suas finalidades grifei), e, por outro lado, a legitimidade subjetiva tutelável por iniciativa de partido político ( na defesa de seus interesses legítimos relativos a seus integrantes ou à finalidade partidária grifei e negritei), ou seja, inexigindo, quanto a estes últimos (partidos políticos) a afetação entre a legitimidade de iniciativa para o writ e a afiliação que era, afinal e como já acima destacado, a questão propriamente contemplada na letra C da questão;

13 (b) a letra A é realmente incorreta, desatendendo pois ao quanto solicitado no enunciado da questão, porque o habeas corpus não se presta à tutela da liberdade de manifestação, mas apenas à liberdade de locomoção ( direito de ir-e-vir ); (c) a letra B é realmente incorreta, desatendendo pois ao quanto solicitado no enunciado da questão, porque (c.1) afirma, inicialmente, ser cabível mandado de segurança individual, nas situações ali genericamente referidas, quando o correspondente direito líquido e certo não for amparado por habeas corpus sem, contudo, fazer referência igualmente excludente ao campo próprio do habeas data, o que por si só representa que a alternativa deixa campo ao mandamus mais amplo que aquele a ele efetivamente contemplado pela CF-88, e (c.2) independentemente da questão supra afirma, dentre outros aspectos, ser o mandado de segurança individual o remédio constitucional adequado ao ataque à ilegalidade ou ao abuso de poder, que afete a direito líquido e certo de sujeito de direito, quando a aquelas impropriedades forem perpetradas por titular de banco de dados de caráter público, o que não procede porque sendo este um sujeito de direito privado não exercente de poder público não confundir, aqui, com a situação dos titulares de bancos de dados públicos! ou seus atos de natureza propriamente informacional são acionáveis mediante habeas data, ou seus atos de natureza não propriamente informacional são acionáveis mediante ações ordinárias ou cautelares comuns, e não por meio dos remédios constitucionais; e (d) a letra D é realmente incorreta, desatendendo pois ao quanto solicitado no enunciado da questão, porque o mandado de injunção é cabível, apenas, quando a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício de direitos fundamentais, e não como descrito na letra aqui em análise quando aquela omissão normativa justamente torne viável o exercício dos direitos fundamentais.

14 13 D 53 D 53 D 73 D Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, ou que o enunciado da questão que solicitava o apontamento da alternativa incorreta não seria atendido pela letra apontada no gabarito oficial (ou seja, a letra D ), ou que tanto aquela alternativa quanto, ainda e por igual, as letras B e/ou E atenderiam ao solicitado na questão. Os argumentos formulados, conquanto muito bem apresentados e contundentes, não procedem, em síntese, porque: (a) a redação contida na letra D sim está incorreta, conforme solicitado na questão, porque a expressão do comando verbal central ali contido exercerão (...) para configura limitação/vinculação entre a premissa posta (ausência de norma geral federal) e a consequência admitida (possibilidade de legislação pelos Estados para dispor sobre situações urgentes e transitórias de suas peculiaridades administrativas ), resultando pois na assertiva de realidade normativa à matéria francamente distinta àquela no caso, mais ampla admitida pelo art. 24 da CF-88; (b) a letra B está correta, desatendendo pois o solicitada na questão, porque (b.1) seu enunciado não limita a competência material comum aos Estados, Municípios e ao DF (supostamente, como argumentado, excluindo a União), mas apenas apresenta proposição correta em si referida àquela parcela da competência material comum exercível pelos Estados, Municípios e DF, e (b.2) a letra em foco tem redação negativa ( não está atribuída ) e, assim, está materialmente correta frente ao art. 23 da CF-88; e (c) a letra E também está correta, por igual desatendendo pois o solicitado na questão, porque data venia a redação da assertiva é perfeitamente simples, direta e compreensível, conforme inclusive demonstra a existência de um único recurso questionando este aspecto.

15 14 E 54 E 54 E 74 E NÃO FOI APRESENTADO RECURSO PARA ESTAS QUESTÔES.

16 15 A 55 A 55 A 75 A Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, ou que o enunciado da questão que solicitava o apontamento da alternativa incorreta de um lado não seria atendido pela letra apontada no gabarito oficial (ou seja, a letra A ) pois esta seria correta especialmente em face do inciso I do art. 26 da CF-88, e, por outro lado, que a letra E sim seria ( exclusivamente ou também ) incorreta especialmente por fazer referência a recursos naturais, e não a recursos minerais como proclamado pelo 1º do art. 20 da CF em conceito que seria mais específico/restrito que aquele constante na alternativa ora em foco atendendo, pois, alternativa ou concomitantemente, ao solicitado na questão. Os argumentos formulados em torno à correção e, portanto, à sua inadequação ao comando da questão da letra A, conquanto muito bem apresentados e contundentes, não procedem, em síntese, porque deixando de contemplar a assertiva em questão a ressalva que expressamente consigna no inciso I do art. 26 da CF-88 em favor da União e que, portanto, reduz o alcance do comando normativo da primeira parte daquele mesmo dispositivo ela se faz, necessariamente, incorreta. Por outro lado, os argumentos formulados em torno à incorreção e, portanto, à sua adequação ao comando da questão da letra E efetivamente procedem, nos mesmos termos em que acima sumariados. Com estes fundamentos, e à vista dos critérios corretivos indicados pela ESAF, proponho a anulação da questão.

17 16 B 56 B 56 B 76 B Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, ou que o enunciado da questão que solicitava o apontamento da alternativa correta não seria atendido pela letra apontada no gabarito oficial (ou seja, a letra B ), ou que tanto aquela alternativa quanto, ainda e por igual, a letra A atenderiam ao solicitado na questão. Os argumentos formulados, conquanto muito bem apresentados e contundentes, não procedem, em síntese, porque: (a) a redação contida na letra A configura limitação/vinculação da acessibilidade aos cargos e empregos públicos aos brasileiros natos, exigência que a CF-88 não contempla para os cargos e empregos públicos em geral isto é, ressalvados aqueles por ela mesma distinguidos para este fim; e (b) a redação contida na letra B sim está correta, conforme solicitado na questão, porque a expressão ali contida desde que exclusivamente configura realidade normativa à matéria francamente distinta àquela no caso, mais ampla admitida pelo inciso IX do art. 37 da CF-88.

18 17 A 57 A 57 A 77 A Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, ou que o enunciado da questão que solicitava o apontamento da alternativa incorreta não seria atendido pela letra apontada no gabarito oficial (ou seja, a letra A ) pois esta seria correta, e/ou que, por outro lado, ou a letra C, ou a letra D ou a letra E sim seriam (exclusivamente ou também) incorretas atendendo, pois, alternativa ou concomitantemente, ao solicitado na questão. Os argumentos formulados não procedem, em síntese, porque: (a) a letra A é realmente incorreta, conforme solicitado no enunciado da questão, porque fala em maioria absoluta, que não é o critério do art. 47 da CF-88; (b) a letra C está correta não atendendo, assim, ao enunciado da questão porque (b.1) ao falar sobre a CD em nada limita ou exclui (expressamente ou pelo seu contexto) qualquer competência do CN, do SF e/ou de suas Comissões, e (b.2) porque a questão contém duas assertivas, perfeitamente separadas pela passagem, ou, ainda,, de forma que a sanção expressa na parte final da alternativa aqui analisada claramente se refere apenas à segunda passagem, que está ancorada não no art. 58, 2º, III, da CF-88, mas sim no seu art. 50, 2º; (c) a letra D também está correta não atendendo, assim e mais uma vez, ao enunciado da questão porque fala em crime de responsabilidade (art. 52, III, da CF-88), e não em crime comum (art. 103, I, b, da CF-88); e (d) a letra E por igual está correta não atendendo, novamente, ao enunciado da questão porque o quanto ali descrito está compreendido no art. 54, I, a, da CF-88, e o enunciado desta alternativa em nada limita ou exclui (expressamente ou pelo seu contexto) qualquer outro eventual impedimento por igual existente aos ali referidos agentes políticos.

19 18 C 58 C 58 C 78 C O candidato recorrente alega, em síntese, que a alternativa indicada como correta pelo gabarito oficial ou seja, a letra C seria, na verdade, incorreta. O argumento formulado não procede, em síntese, porque a alternativa em tela, ao afirmar a competência que ali consta, absolutamente não excluiu outras, pois não empregou em seu enunciado nenhuma expressão direta, conotativa ou denotativa de exclusividade. Prova Objetiva 19 E 59 E 59 E 79 E Os candidatos recorrentes alegam, em síntese, que o enunciado da questão que solicitava o apontamento da alternativa incorreta tanto seria atendido pela letra apontada no gabarito oficial (ou seja, a letra E ) quanto, ainda e por igual, pela letra C. Os argumentos formulados, conquanto muito bem apresentados e contundentes, não procedem, em síntese, porque também o pagamento devido aos precatórios alimentares far-se-ão, exclusivamente, na ordem cronológica de sua apresentação ainda que correspondendo a ordenação cronológica própria, o que não é negado/contraditado, expressamente ou pelo seu contexto, pelo texto contido na letra E, de forma que a mesma sim se apresentava como correta e consequentemente não atendia ao enunciado da mesma questão.

Remédio constitucional ou remédio jurídico, são meios postos à disposição dos indivíduos e cidadão para provocar a intervenção das autoridades

Remédio constitucional ou remédio jurídico, são meios postos à disposição dos indivíduos e cidadão para provocar a intervenção das autoridades Remédio constitucional ou remédio jurídico, são meios postos à disposição dos indivíduos e cidadão para provocar a intervenção das autoridades competentes, visando sanar ilegalidades ou abuso de poder

Leia mais

CONTROLE CONCENTRADO

CONTROLE CONCENTRADO Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 11 Professor: Marcelo L. Tavares Monitora: Carolina Meireles CONTROLE CONCENTRADO Ação Direta de Inconstitucionalidade

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes CONCEITO: É o procedimento de verificar se uma lei ou ato normativo (norma infraconstitucional) está formalmente e materialmente de acordo com a Constituição. Controlar significa

Leia mais

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador LUIZ HENRIQUE

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador LUIZ HENRIQUE PARECER Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 244, de 2011, do Senador Armando Monteiro, que acrescenta os arts. 15-A, 15-B e 15-C à Lei nº 6.830, de 22 de

Leia mais

Gabarito 1 Gabarito 2 Gabarito 3 Gabarito 4 11 1 51 21 E E E E PARECER

Gabarito 1 Gabarito 2 Gabarito 3 Gabarito 4 11 1 51 21 E E E E PARECER 11 1 51 21 E E E E Houve interposição de recursos em que os recorrentes, resumidamente, aduziram que a questão deveria ser anulada ou ter o gabarito modificado em virtude de que haveria duas opções com

Leia mais

RESPOSTA A QUESTÃO DE ORDEM SOBRE A INCLUSÃO DE MATÉRIA ESTRANHA À MEDIDA PROVISÓRIA EM PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO ENVIADO À APRECIAÇÃO DO SENADO

RESPOSTA A QUESTÃO DE ORDEM SOBRE A INCLUSÃO DE MATÉRIA ESTRANHA À MEDIDA PROVISÓRIA EM PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO ENVIADO À APRECIAÇÃO DO SENADO RESPOSTA A QUESTÃO DE ORDEM SOBRE A INCLUSÃO DE MATÉRIA ESTRANHA À MEDIDA PROVISÓRIA EM PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO ENVIADO À APRECIAÇÃO DO SENADO Em resposta à questão de ordem apresentada pelo Senador

Leia mais

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil ALT. C GAB. 1 GAB. 2 GAB. 3 GAB. 4 QUESTÃO 68 81 16 8 Alegam os recorrentes que a questão comporta várias alternativas erradas, pois contraria dispositivo constitucional (art. 5 o., inciso XXXI) e infraconstitucional,

Leia mais

Direito Constitucional Dra. Vânia Hack de Ameida

Direito Constitucional Dra. Vânia Hack de Ameida 1 Controle da Constitucionalidade 1. Sobre o sistema brasileiro de controle de constitucionalidade, é correto afirmar que: a) compete a qualquer juiz ou tribunal, no primeiro caso desde que inexista pronunciamento

Leia mais

AULA 10 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL

AULA 10 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL Faculdade do Vale do Ipojuca - FAVIP Bacharelado em Direito Autorizado pela Portaria nº 4.018 de 23.12.2003 publicada no D.O.U. no dia 24.12.2003 Curso reconhecido pela Portaria Normativa do MEC nº 40,

Leia mais

Maratona Fiscal ISS Direito tributário

Maratona Fiscal ISS Direito tributário Maratona Fiscal ISS Direito tributário 1. São tributos de competência municipal: (A) imposto sobre a transmissão causa mortis de bens imóveis, imposto sobre a prestação de serviço de comunicação e imposto

Leia mais

RECURSOS DIREITO TRIBUTÁRIO- ALEXANDRE LUGON PROVA 2 ATRFB (ÁREA GERAL) -DIREITO TRIBUTÁRIO

RECURSOS DIREITO TRIBUTÁRIO- ALEXANDRE LUGON PROVA 2 ATRFB (ÁREA GERAL) -DIREITO TRIBUTÁRIO RECURSOS DIREITO TRIBUTÁRIO- ALEXANDRE LUGON QUESTÃO 1 1 - Responda às perguntas abaixo e em seguida assinale a opção correta. I. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar

Leia mais

PROVA ORAL PONTO I DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÃO 1

PROVA ORAL PONTO I DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÃO 1 DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÃO 1 Identifique as três fases básicas do processo legislativo ordinário ou comum, explicitando as diversas etapas em que se desdobram e o significado de cada uma

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 5.423, DE 2009 Acrescenta dispositivo à Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, estabelecendo

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL Agravo de Instrumento nº 0052654-08.2013.8.19.0000 Agravante: Município de Armação de Búzios Agravado: Lidiany da Silva Mello

Leia mais

A legitimidade da CNseg

A legitimidade da CNseg 18 A legitimidade da CNseg Para provocar o controle abstrato de constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal FELIPE MONNERAT 19 A Constituição Federal de 1988 prevê mecanismos de controle da compatibilidade

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Atualizado até 13/10/2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Quando se fala em responsabilidade, quer-se dizer que alguém deverá

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº201070510020004/PR RELATORA : Juíza Andréia Castro Dias RECORRENTE : LAURO GOMES GARCIA RECORRIDO : UNIÃO FAZENDA NACIONAL V O T O Dispensado o relatório, nos termos

Leia mais

Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público:

Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público: Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público: Venho à presença de Vossa Excelência, nos termos do Regimento Interno deste Conselho, apresentar

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB PADRÃO DE RESPOSTAS PEÇA PROFISSIONAL : Fábio é universitário, domiciliado no Estado K e pretende ingressar no ensino superior através de nota obtida pelo Exame Nacional, organizado pelo Ministério da

Leia mais

Competência dos Entes Federativos na Legislação Ambiental

Competência dos Entes Federativos na Legislação Ambiental Competência dos Entes Federativos na Legislação Ambiental Abril 2009 Prof. Dr. Roger Stiefelmann Leal nas Constituições Anteriores Constituição de 1946 Art 5º - Compete à União: XV - legislar sobre: l)

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 03/2015-EBSERH/HU-UFJF PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA RETIFICADO

CONCURSO PÚBLICO 03/2015-EBSERH/HU-UFJF PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA RETIFICADO O Instituto AOCP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 12.16 do Edital de Abertura n 04/2015 EBSERH/HU-UFJF, interpostos contra

Leia mais

Pº C.Co.36/2012 SJC-CT

Pº C.Co.36/2012 SJC-CT Pº C.Co.36/2012 SJC-CT Consulente: Registo Nacional de Pessoas Coletivas. Sumário: Publicação das alterações de estatutos das fundações com natureza de Instituições Particulares de Solidariedade Social(IPSS)

Leia mais

Controlar a constitucionalidade de lei ou ato normativo significa:

Controlar a constitucionalidade de lei ou ato normativo significa: Conceito Controlar a constitucionalidade de lei ou ato normativo significa: a) impedir a subsistência da eficácia de norma contrária à Constituição (incompatibilidade vertical) b) conferir eficácia plena

Leia mais

TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL LOA: AUMENTO DA DESPESA TOTAL FIXADA PELO EXECUTIVO

TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL LOA: AUMENTO DA DESPESA TOTAL FIXADA PELO EXECUTIVO TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL LOA: AUMENTO DA DESPESA TOTAL FIXADA PELO EXECUTIVO Prezados amigos concursandos! Desejo a todos que estão se preparando para o concurso do TCU um

Leia mais

PIS/COFINS: o ato cooperativo pelo prisma constitucional. Marco Túlio de Rose

PIS/COFINS: o ato cooperativo pelo prisma constitucional. Marco Túlio de Rose MARCO TÚLIO DE ROSE GRADUADO EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS ; MESTRADO EM DIREITO, COM ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO ESTADO, DA FACULDADE DE DIREITO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Decisão sobre Repercussão Geral Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 9 19/09/2013 PLENÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 759.244 SÃO PAULO RELATOR RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES)

Leia mais

Antonio Henrique Lindemberg. 1 - Assinale a assertiva correta:

Antonio Henrique Lindemberg. 1 - Assinale a assertiva correta: Antonio Henrique Lindemberg 1 - Assinale a assertiva correta: a. Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, pode-se invocar validamente o princípio do direito adquirido em face das leis de ordem

Leia mais

1. Do conjunto normativo que disciplina a criação de sindicatos e a filiação dos servidores públicos

1. Do conjunto normativo que disciplina a criação de sindicatos e a filiação dos servidores públicos Nota Técnica nº 07/2008 SINASEFE. Dispositivo do Estatuto que permite a incorporação de outros sindicatos à entidade, na condição de seções sindicais. Análise da legalidade da disposição à luz da Constituição

Leia mais

AMVER Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes

AMVER Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes RESPOSTA AO RECURSO Nº 001 RECORRENTE: MARCELO LAGÔA LOPES INSCRIÇÃO Nº. 0507 CANDIDATO AO EMPREGO: ASSISTENTE JURÍDICO I QUESTÃO: 03 MATÉRIA: ESPECÍFICA REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da

Leia mais

Quanto ao órgão controlador

Quanto ao órgão controlador Prof. Ms. Cristian Wittmann Aborda os instrumentos jurídicos de fiscalização sobre a atuação dos Agentes públicos; Órgãos públicos; Entidades integradas na Administração Pública; Tem como objetivos fundamentais

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 5.731, DE 2009 Altera as Leis n.ºs 8.218, de 29 de agosto de 1991, e 10.406, de 10 de janeiro de 2002 Código Civil, para permitir a

Leia mais

Proposição: Projeto de Lei e Diretrizes Orçamentárias. a) O Excelentíssimo Relator da Lei de Diretrizes

Proposição: Projeto de Lei e Diretrizes Orçamentárias. a) O Excelentíssimo Relator da Lei de Diretrizes NOTA TÉCNICA CONJUNTA Associação Nacional dos Procuradores da República Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Associação Nacional

Leia mais

PARECER Nº 13238. São formulados objetivamente os seguintes questionamentos: Relatei.

PARECER Nº 13238. São formulados objetivamente os seguintes questionamentos: Relatei. PARECER Nº 13238 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL PELO REGIME DA CLT. ARTIGO 37, IX, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 C/C ARTIGO 443 DA CLT. Vem a esta Procuradoria-Geral

Leia mais

02579887423 MI 4208 MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

02579887423 MI 4208 MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL A UNIÃO DOS ADVOGADOS PÚBLICOS FEDERAIS DO BRASIL UNAFE, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, associação civil

Leia mais

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de constitucionalidade Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: há diversas modalidades de controle de constitucionalidade previstas no direito brasileiro.

Leia mais

FLÁVIO ALENCAR DIREITO CONSTITUCIONAL

FLÁVIO ALENCAR DIREITO CONSTITUCIONAL FLÁVIO ALENCAR DIREITO CONSTITUCIONAL 78 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. Seleção das Questões: Prof. Flávio Alencar Coordenação

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO PENAL

DISCIPLINA: DIREITO PENAL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DISCIPLINA: DIREITO PENAL QUESTÃO Nº 109 Protocolo: 11913003657-0 Não existe qualquer erro material na questão. Nada a ser alterado. O recorrente

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL SENTENÇA Nº 1038 -A/2014 (TIPO A) PROCESSO Nº 40206-85.2014.4.01.3400 CLASSE: 2100 MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL IMPETRANTE: CLÍNICA MEDICA W LTDA IMPETRADO: PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

Leia mais

NOTA TÉCNICA JURÍDICA

NOTA TÉCNICA JURÍDICA 1 NOTA TÉCNICA JURÍDICA Obrigatoriedade de dispensa motivada. Decisão STF RE 589998 Repercussão geral. Aplicação para as sociedades de economia mista e empresas Públicas. Caso do BANCO DO BRASIL e CAIXA

Leia mais

PARECER N, DE 2009. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO

PARECER N, DE 2009. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO PARECER N, DE 2009 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, em decisão terminativa, sobre o PLS n 260, de 2003, de autoria do Senador Arthur Virgílio, que altera art. 13 da Lei nº 8.620, de 5

Leia mais

EMENTA ACÓRDÃO. LUÍSA HICKEL GAMBA Relatora

EMENTA ACÓRDÃO. LUÍSA HICKEL GAMBA Relatora INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO JEF Nº 2005.70.53.001322-8/PR RELATOR : Juiz D.E. Publicado em 20/02/2009 EMENTA ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PUBLICO. ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO. ANUÊNIOS SUBSTITUÍDOS POR QÜINQÜÊNIOS.

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA

LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA C O N T E Ú D O : N O Ç Õ E S D E D I R E I T O : I N T R O D U Ç Ã O A O E S T U D O D O D I R E I T O A M B I E N T A L C A R A C T E R Í S T I C A S D A L E G I S L

Leia mais

O controle de renúncia de receitas

O controle de renúncia de receitas Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul Escola Superior de Controle Externo O controle de renúncia de receitas Apresentação J.R. Caldas Furtado Junho2015 1 O controle externo na Constituição

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA PREVENTIVO E CPI ESTADUAL É cabível autorização para quebra de sigilo anteriormente ao ato?

MANDADO DE SEGURANÇA PREVENTIVO E CPI ESTADUAL É cabível autorização para quebra de sigilo anteriormente ao ato? MANDADO DE SEGURANÇA PREVENTIVO E CPI ESTADUAL É cabível autorização para quebra de sigilo anteriormente ao ato? * por Bruno Barata Magalhães (Advogado especializado em Direito Administrativo, Direito

Leia mais

1 (FCC/MPE-AP/Técnico/2009) É característica das fundações públicas de direito público, dentre outras:

1 (FCC/MPE-AP/Técnico/2009) É característica das fundações públicas de direito público, dentre outras: 1 (FCC/MPE-AP/Técnico/2009) É característica das fundações públicas de direito público, dentre outras: a) Penhorabilidade dos seus bens. b) Necessidade de inscrição dos seus atos constitutivos no Registro

Leia mais

14. TRIBUTOS EM ESPÉCIE Impostos sobre a Transmissão ITBI e ITCMD

14. TRIBUTOS EM ESPÉCIE Impostos sobre a Transmissão ITBI e ITCMD 14. TRIBUTOS EM ESPÉCIE Impostos sobre a Transmissão ITBI e ITCMD 1 - Imposto sobre transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos (ITCMD) Compete privativamente aos Estados a instituição

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Curso: DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Data: /0/0 Unid. V Estudo de Casos Rubrica do Professor: Disciplina: PRÁTICA JURÍDICA CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVA Valor: pontos Pontos obtidos: Professora:

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal )1( oãdróca atneme86242 DE-SM Diário da Justiça de 09/06/2006 03/05/2006 TRIBUNAL PLENO RELATOR : MIN. GILMAR MENDES EMBARGANTE(S) : UNIÃO ADVOGADO(A/S) : ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO EMBARGADO(A/S) : FERNANDA

Leia mais

Os argumentos expostos pela banca foram: Não cabe mandado de segurança pelas seguintes razões: 1) É inviável a postulação de perdas e danos.

Os argumentos expostos pela banca foram: Não cabe mandado de segurança pelas seguintes razões: 1) É inviável a postulação de perdas e danos. FUNDAMENTOS PARA O CABIMENTO DE MANDADO DE SEGURANÇA NA PROVA DE 2º FASE DE DIREITO CONSTITUCIONAL DO IX EXAME DA OAB. A sempre justa banca de Direito Constitucional cometeu, ao meu ver, um grande equivoco

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 (Do Sr. Arthur Oliveira Maia) Altera a redação do art. 3º da Lei nº 8.650, de 20 de abril de 1993, para suprimir qualquer restrição ou preferência legal na contratação de treinador

Leia mais

Nº 108771/2015 ASJCIV/SAJ/PGR

Nº 108771/2015 ASJCIV/SAJ/PGR Nº 108771/2015 ASJCIV/SAJ/PGR Relatora: Ministra Rosa Weber Impetrante: Airton Galvão Impetrados: Presidente da República e outros MANDADO DE INJUNÇÃO. APOSENTADORIA ESPE- CIAL. SERVIDOR PÚBLICO COM DEFICIÊNCIA.

Leia mais

Direito Tributário. Aula 05. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 05. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 05 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Legislação e tributação comercial

Legislação e tributação comercial 6. CRÉDITO TRIBUTÁRIO 6.1 Conceito Na terminologia adotada pelo CTN, crédito tributário e obrigação tributária não se confundem. O crédito decorre da obrigação e tem a mesma natureza desta (CTN, 139).

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Determinado partido político, que possui dois deputados federais e dois senadores em seus quadros, preocupado com a efetiva regulamentação das normas constitucionais,

Leia mais

CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: STF REVOLUCIONOU NOSSA PIRÂMIDE JURÍDICA

CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: STF REVOLUCIONOU NOSSA PIRÂMIDE JURÍDICA CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: STF REVOLUCIONOU NOSSA PIRÂMIDE JURÍDICA Elaborado em 01.2009 Luiz Flávio Gomes Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, mestre

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO FICHA DE RESPOSTA AO RECURSO CARGO: TÉCNICO DA FAZENDA MUNICIPAL

CONCURSO PÚBLICO FICHA DE RESPOSTA AO RECURSO CARGO: TÉCNICO DA FAZENDA MUNICIPAL CARGO: TÉCNICO DA FAZENDA MUNICIPAL QUESTÃO Nº 13 Gabarito divulgado: D Mantemos o gabarito apresentado na alternativa D. A candidata indicou a alternativa correta, ou seja a alternativa D. Recurso improcedente.

Leia mais

DECISÃO. Relatório. 2. A decisão impugnada tem o teor seguinte:

DECISÃO. Relatório. 2. A decisão impugnada tem o teor seguinte: DECISÃO RECLAMAÇÃO. CONSTITUCIONAL. ALEGADO DESCUMPRIMENTO DA SÚMULA VINCULANTE N. 10 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. RECLAMAÇÃO PROCEDENTE. Relatório 1. Reclamação, com pedido de antecipação de tutela, ajuizada

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ - 2010

QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ - 2010 QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ - 2010 01 A respeito da validade dos atos administrativos, assinale a alternativa correta. a) A Administração Pública do Estado do Rio de Janeiro pode convalidar

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO/PONTO ELETRÔNICO

JORNADA DE TRABALHO/PONTO ELETRÔNICO JORNADA DE TRABALHO/PONTO ELETRÔNICO 1 O art. 19 da Lei nº 8.112/90, com a redação dada pela Lei nº 8.270/91, estabelece que os servidores públicos deverão cumprir jornada de trabalho fixada em razão das

Leia mais

MED. CAUT. EM AÇÃO CAUTELAR 1.406-9 SÃO PAULO RELATOR

MED. CAUT. EM AÇÃO CAUTELAR 1.406-9 SÃO PAULO RELATOR MED. CAUT. EM AÇÃO CAUTELAR 1.406-9 SÃO PAULO RELATOR : MIN. GILMAR MENDES REQUERENTE(S) : PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA REQUERIDO(A/S) : UNIÃO ADVOGADO(A/S) : ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO REQUERIDO(A/S) :

Leia mais

EMENDA AO PROJETO DE QUALIDADE/AGILIDADE DO CONTROLE EXTERNO

EMENDA AO PROJETO DE QUALIDADE/AGILIDADE DO CONTROLE EXTERNO EMENDA AO PROJETO DE QUALIDADE/AGILIDADE DO CONTROLE EXTERNO Referência - Of. Circular nº 21-SSA/2014/ATRICON, de 16/06/2014 - Of. nº 325-SSA/2014/ATRICON, de 02/07/2014 Em atenção aos oficios em referência,

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal )1( oãdróca atneme97404 RgA-ER Diário da Justiça de 06/11/2006 10/10/2006 SEGUNDA TURMA RELATOR : MIN. CEZAR PELUSO AGRAVANTE(S) : AXA SEGUROS BRASIL S/A ADVOGADO(A/S) : FRANCISCO CARLOS ROSAS GIARDINA

Leia mais

AÇÕES DE MELHORIA NA COBRANÇA DO IPTU E DO ITBI

AÇÕES DE MELHORIA NA COBRANÇA DO IPTU E DO ITBI AÇÕES DE MELHORIA NA COBRANÇA DO IPTU E DO ITBI SEGUNDO SEMINÁRIO DE GESTÃO E ARRECADAÇÃO MUNICIPAL AMM - 2014 PROFESSOR FRANCISCO RAMOS MANGIERI PALESTRANTE DA EMPRESA TRIBUTO MUNICIPAL WWW.TRIBUTOMUNICIPAL.COM.BR

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO 12 PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO QUESTÃO 41 NÃO está correta a seguinte definição: a) DIREITO POSITIVO: o ordenamento ideal, correspondente a uma justiça superior e intrinsecamente boa e legítima. b) DIREITO

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. RESOLUÇÃO Nº 12, de 11 de março de 2015

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. RESOLUÇÃO Nº 12, de 11 de março de 2015 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA RESOLUÇÃO Nº 12, de 11 de março de 2015 Disciplina o procedimento de consulta previsto nos 4º e 5º do art. 9º da Lei n. 12.529/2011. O

Leia mais

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação:

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação: O NOVO AGRAVO CONTRA DESPACHO DENEGATÓRIO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL 2011-06-15 Alexandre Poletti A Lei nº 12.322/2010, que alterou os artigos 544 e 545 do CPC, acabou com o tão conhecido e utilizado

Leia mais

Título A terceirização sob a perspectiva do interesse público Veículo Congresso em Foco Data 23 dezembro 2014 Autores Claudio J. D.

Título A terceirização sob a perspectiva do interesse público Veículo Congresso em Foco Data 23 dezembro 2014 Autores Claudio J. D. Título A terceirização sob a perspectiva do interesse público Veículo Congresso em Foco Data 23 dezembro 2014 Autores Claudio J. D. Sales e Richard Lee Hochstetler Este ano o Supremo Tribunal Federal

Leia mais

O professor Luciano Rosa postará o restante dos recursos.

O professor Luciano Rosa postará o restante dos recursos. Olá, amigos. Como estão? A seguir uma sugestão de recurso para a questão 24 (gabarito 1 Prova 2), da prova de Contabilidade para Auditor Fiscal da Receita Federal, concurso realizado pela Escola de Administração

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 41.796 - MS (2013/0100701-0) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : MARGARETH DE MIRANDA VIDUANI ADVOGADO : PATRÍCIA CONTAR DE ANDRADE RECORRIDO : ESTADO DE

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br (In)competência da Justiça do Trabalho para execuções fiscais de créditos oriundos de penalidades administrativas impostas aos empregadores pela fiscalização do trabalho Carlos Eduardo

Leia mais

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual.

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual. Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 22 Professor: Edward Carlyle Monitora: Carolina Meireles (continuação) Exceções No Direito Romano, exceção era no sentido amplo

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Com fundamento na recente Lei n. 1.234, do Estado Y, que exclui as entidades de direito privado da Administração Pública do dever de licitar, o banco X (empresa pública

Leia mais

Decisão de Pregoeiro n 0032/2009-SLC/ANEEL. Em 14 de julho de 2009.

Decisão de Pregoeiro n 0032/2009-SLC/ANEEL. Em 14 de julho de 2009. Decisão de Pregoeiro n 0032/2009-SLC/ANEEL Em 14 de julho de 2009. Processo nº: 48500.003047/2009-67 Licitação: Pregão Eletrônico nº 45/2009 Assunto: Análise da IMPUGNAÇÃO AO EDITAL apresentada pela empresa

Leia mais

0emâe>6Ín& ;^- racámtfstfrúíe-jfcis6táijp&

0emâe>6Ín& ;^- racámtfstfrúíe-jfcis6táijp& r. 0emâe>6Ín& ;^- racámtfstfrúíe-jfcis6táijp& NOTA TÉCNICA N 15/2013 Assunto: Projeto de Lei n 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014). O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

Brasília, 4 de dezembro de 2015. NOTA JURÍDICA. Assunto: Direito constitucional de greve. Lançamento de faltas injustificadas. Impossibilidade.

Brasília, 4 de dezembro de 2015. NOTA JURÍDICA. Assunto: Direito constitucional de greve. Lançamento de faltas injustificadas. Impossibilidade. Brasília, 4 de dezembro de 2015. NOTA JURÍDICA Assunto: Direito constitucional de greve. Lançamento de faltas injustificadas. Impossibilidade. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS PERITOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL,

Leia mais

Em face do acórdão (fls. 1685/1710), a CNTU opõe embargos de declaração (fls. 1719/1746). Vistos, em mesa. É o relatório.

Em face do acórdão (fls. 1685/1710), a CNTU opõe embargos de declaração (fls. 1719/1746). Vistos, em mesa. É o relatório. A C Ó R D Ã O 7ª Turma CMB/fsp EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO DE REVISTA. Embargos acolhidos apenas para prestar esclarecimentos, sem efeito modificativo. Vistos, relatados e discutidos estes autos

Leia mais

* por Bruno Barata Magalhães (advogado)

* por Bruno Barata Magalhães (advogado) * por Bruno Barata Magalhães (advogado) A efetivação de servidores sem concurso público e o Recurso em Mandado de Segurança nº 25.652-PB O poderoso precedente inaugurado pelo Superior Tribunal de Justiça

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO I. EMPREGADOR 1. Conceito A definição celetista de empregador é a seguinte: CLT, art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL DO SERVIDOR PÚBLICO

APOSENTADORIA ESPECIAL DO SERVIDOR PÚBLICO Direito Previdenciário APOSENTADORIA ESPECIAL DO SERVIDOR PÚBLICO Rafael Gabarra www.gabarra.adv.br ROTEIRO I. RGPS x RPPS II. Aposentadoria Especial III. Servidor Público - RPPS IV. Omissão MI s Súmula

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL O Estado KWY editou norma determinando a gratuidade dos estacionamentos privados vinculados a estabelecimentos comerciais, como supermercados, hipermercados, shopping

Leia mais

Incidência ou não do ITBI sobre o valor do bem excedente ao do capital integralizado

Incidência ou não do ITBI sobre o valor do bem excedente ao do capital integralizado Incidência ou não do ITBI sobre o valor do bem excedente ao do capital integralizado Kiyoshi Harada* Grassa séria controvérsia doutrinária e jurisprudencial quanto à questão de saber se incide ou não o

Leia mais

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado Conceito Responsabilidade Civil do Estado é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual

Leia mais

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Legitimidade ativa (Pessoas relacionadas no art. 103 da

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 2.123, DE 2003 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PROJETO DE LEI N o 2.123, DE 2003 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N o 2.123, DE 2003 Acrescenta expressão ao parágrafo único do art. 2º da Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965. Autor: Deputado

Leia mais

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador ALVARO DIAS RELATOR AD HOC: Senador ANTONIO CARLOS JÚNIOR

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador ALVARO DIAS RELATOR AD HOC: Senador ANTONIO CARLOS JÚNIOR PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 95, de 2003, primeiro signatário o Senador Paulo Paim, que dá nova redação ao inciso III,

Leia mais

Responsável (CPF): Nelson Monteiro da Rocha (549.133.147-34)

Responsável (CPF): Nelson Monteiro da Rocha (549.133.147-34) Tribunal de Contas da União Data DOU: 19/07/2004 Colegiado: Segunda Câmara Número da Ata: 25/2004 Texto do Documento: RELAÇÃO Nº 58/2004 - Segunda Câmara - TCU Gabinete do Ministro Benjamin Zymler Relação

Leia mais

TERMO DE AUDIÊNCIA SENTENÇA

TERMO DE AUDIÊNCIA SENTENÇA Autos nº MS 16992/2010 TERMO DE AUDIÊNCIA Aos vinte dias de agosto de 2010, às 17h31min, na sala de audiência desta Vara do Trabalho, a MMª Juíza do Trabalho Dra. CLÁUDIA CRISTINA PEREIRA, procedeu ao

Leia mais

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR 1 - A autorização para que crianças e adolescentes passem as festas de final de

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL

ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 13 Professor: Marcelo L. Tavares Monitora: Carolina Meireles ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL Lei 9.882/99

Leia mais

O que é uma administração transparente?

O que é uma administração transparente? O que é uma administração transparente? Uma prefeitura transparente É quela que respeita o cidadão Expõe as suas contas para toda a população Uma prefeitura transparente É aquela que publica seus atos

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 4.481, DE 2012 VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO ROBERTO SANTIAGO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 4.481, DE 2012 VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO ROBERTO SANTIAGO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 4.481, DE 2012 Dispõe sobre o exercício domiciliar de profissão liberal (home office). Autor: SENADO FEDERAL Relatora: Deputada

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 9ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 9ª REGIÃO 301 1 Opoente: Opostos: SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE FOZ DO IGUAÇU SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE FOZ DO IGUAÇU E REGIÃO, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE

Leia mais

COMO ENVIAR AS CONTRIBUIÇÕES?

COMO ENVIAR AS CONTRIBUIÇÕES? FORMULÁRIO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÃO AO APERFEIÇOAMENTO DO TEXTO DA PROPOSTA DE PROJETO DE LEI QUE ALTERA, REVOGA E ACRESCE DISPOSITIVOS DÀ LEI Nº 8.159, DE 1991, QUE DISPÕE SOBRE A POLÍTICA NACIONAL

Leia mais

DESCAMINHO E CONTRABANDO. Lei nº 13.008, de 26.06.2014. Colaboração: Domingos de Torre 02.07.2014

DESCAMINHO E CONTRABANDO. Lei nº 13.008, de 26.06.2014. Colaboração: Domingos de Torre 02.07.2014 DESCAMINHO E CONTRABANDO Lei nº 13.008, de 26.06.2014. Colaboração: Domingos de Torre 02.07.2014 A lei em destaque alterou o artigo 334 do Decreto-lei nº 2.848, de 07.11.194 (Código Penal). O caput do

Leia mais

APRECIAÇÃO DOS RECURSOS DAS QUESTÕES DO EXIN 2013.2 (NATAL - ROBERTO FREIRE E FLORIANO PEIXOTO)

APRECIAÇÃO DOS RECURSOS DAS QUESTÕES DO EXIN 2013.2 (NATAL - ROBERTO FREIRE E FLORIANO PEIXOTO) APRECIAÇÃO DOS RECURSOS DAS QUESTÕES DO EXIN 2013.2 (NATAL - ROBERTO FREIRE E FLORIANO PEIXOTO) 3ª SÉRIE I 17 RECURSO IMPROVIDO. ART. 7º, INCISO I DO CÓDIGO PENAL. I 19 RECURSO IMPROVIDO. A MEDIDA PROVISÓRIA,

Leia mais

A fim de determinar o nome empresarial torna-se necessário entender as seguintes conceituações:

A fim de determinar o nome empresarial torna-se necessário entender as seguintes conceituações: FORMAÇÃO DO NOME EMPRESARIAL - Regras Aplicáveis A matéria foi elaborada com base na legislação vigente em: 18/07/2011. Sumário: 1 - INTRODUÇÃO 2 - CONCEITUAÇÕES DE NOME, FIRMA E DENOMINAÇÃO 3 - PRINCÍPIOS

Leia mais

: MIN. ROBERTO BARROSO TRABALHO DA 11ª REGIÃO - AMAZONAS E RORAIMA - SITRAAM

: MIN. ROBERTO BARROSO TRABALHO DA 11ª REGIÃO - AMAZONAS E RORAIMA - SITRAAM MANDADO DE INJUNÇÃO 3.750 DISTRITO FEDERAL RELATOR IMPTE.(S) ADV.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. ROBERTO BARROSO :SINDICATO DOS SERVIDORES DA JUSTIÇA DO TRABALHO DA 11ª REGIÃO - AMAZONAS E RORAIMA - SITRAAM : JANNE

Leia mais

Ambos os recursos de estrito direito têm a sua causa de pedir prevista na Constituição Federal

Ambos os recursos de estrito direito têm a sua causa de pedir prevista na Constituição Federal Interposição: perante o órgão prolator da decisão Recurso Especial Nomenclatura: REsp Competência: Superior Tribunal de Justiça STJ Prazo para interposição 15 dias; Recurso Extraordinário Nomenclatura:

Leia mais