Apostila completa de Excel Autor(a): CAROLINE SIERVO INTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apostila completa de Excel Autor(a): CAROLINE SIERVO INTO"

Transcrição

1 Apostila completa de Excel Autor(a): CAROLINE SIERVO INTO

2 Sumário Apostila completa de Excel...1 O que é Microsoft Excel...3 Inicialização do Excel XP...3 Ambiente de trabalho...4 Elementos da tela de abertura...4 Intervalo de Células...8 Inserindo dados na planilha...8 Renomear planilhas...9 Fórmulas...27 Fórmula para somar...28 Função SOMA...28 Fórmula para Subtração...28 Fórmula para Multiplicação...29 Fórmula para Divisão...29 Fórmula para Porcentagem...29 Função Máximo...30 Função Mínimo...30 Função Média...30 Função Data...31 Copia fórmulas absolutas e relativas...31 Função Se...32 Comentário em células...37

3 O que é Microsoft Excel O Microsoft Excel é, sem dúvida, o melhor e mais fácil programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Em sua versão 2002 (XP), o programa trás uma interface mais leve, com tons de cores mais suáveis, ficando mais flexível e intuitivo, com mudanças voltadas pra novos usuários e atendendo pedidos de usuários fieis do programa. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas de gráficos indicadores de valores. O usuário pode utilizar formulas e funções que facilitaram operações específicas ao trabalhar com diversos valores. O aprimoramento do produto faz do Excel uma excelente ferramenta para desenvolver planilhas profissionais, pois o programa ao ser carregado exibe um painel de tarefas facilitando a abertura e pesquisa de trabalhos salvos. Inicialização do Excel XP O pressuposto será que o item Microsoft Excel XP esteja presente dentro da opção Programas no Menu Iniciar, que fica localizado na parte inferior esquerda da janela principal do Windows. Execute os passos a seguir: Figura

4 Ambiente de trabalho Quando o Excel é iniciado é exibido uma nova pasta de trabalho em branco. Nesta pasta você poderá inserir seus dados dentro das planilhas denominadas Plan1, Plan2, Plan3. Do lado direito, está o painel de tarefas. Um eficiente painel para tarefas corriqueiras como abrir pasta de trabalho ou criar uma nova pasta de trabalho baseado em modelos. Para fechar o Painel de tarefas, basta clicar no botão( ) fechar do próprio painel. Elementos da tela de abertura Após a inicialização do programa, o computador mostra a tela de abertura do Excel XP e seus respectivos elementos, que como já se conhece, possui os mesmos elementos encontrados nos programas da Microsoft, mudando apenas, os elementos específicos para o trabalho com planilhas eletrônicas. Observe a figura exibindo a tela de abertura padrão do Excel:

5 Barra de Título esta barra exibe o nome do aplicativo, no caso, Microsoft Excel, e em seguida é mostrada inicialmente a informação Pasta1, até que se salve a planilha e dê um nome a ela. Botão Minimizar Botão Maximizar Botão Restaurar Botão Fechar Barra de Menu esta barra exibe os nomes dos menus de aplicações permitindo utilizar os vários recursos que o Excel XP oferece. Barra de Ferramentas Padrão é um conjunto de botões que permite agilizar as operações mais utilizadas do Excel XP evitando-se percorrer pelo interior dos menus. Verifique os botões presentes na barra de ferramentas padrão do Excel XP na figura: Barra de Ferramentas Formatação esta barra permite a utilização da maioria dos recursos de formatação encontrados no Excel XP. Veja a figura:

6 Caixa de Nomes esta área exibe a localização da célula ativa, o nome da célula ou objetos selecionados e o tamanho de uma seleção. Barra de Fórmulas é usada para inserir ou editar dados em células de planilhas ou gráficos. - Para incluir dados, selecione uma célula, digite os dados e selecione com o mouse a caixa de entrada da barra de fórmula ( ) ou pressione ENTER. - Para editar dados, selecione a barra de fórmula com o mouse ou pressione F2. Em seguida, digite as alterações e selecione com o mouse a caixa de entrada, ou pressione ENTER. - Para cancelar as alterações, pressione o botão do mouse sobre a caixa de cancelamento da barra de fórmula( ) ou pressione ESC. A seguir são mostradas a Caixa de Nomes e a Barra de Fórmulas com seus respectivos botões para que se possa conhecer o ponto onde deve ser clicado o mouse para a devida operação desejada. Caixa de Confirmar Nomes Cancelar Barra de Fórmulas Barra de Status Com ela é possível, por exemplo, efetuar cálculos simples e rápidos, que não exijam fórmulas Complexas. Se você digitar estes números e selecioná-los, é possível calcular a soma.

7 Clicando com o botão direito sobre a expressão Soma = 1500 será exibido um menu com opções de fórmulas. Escolhendo, por exemplo, Média,... O Excel calculará a média das células selecionadas. Linha, Coluna e Célula Na área de trabalho do Excel XP existe uma janela de planilha onde é apresentado o nome Pasta1 na barra de título, uma planilha vazia, onde se encontram linhas e colunas dispostas de tal forma que as informações possam ser inseridas dentro de grade formada com o cruzamento desses dois elementos. Linha dentro da janela da planilha as linhas são identificadas por números no canto esquerdo da tela que vai de 1 á Coluna as colunas são identificadas com letras de A á Z e combinações de letras até totalizarem 256 colunas. A largura padrão da coluna em uma nova planilha é de 8,43 e pode-se tornar uma coluna tão larga quanto à janela da planilha(255caracteres) ou tão estreita quanto à fração de um caracter. Célula é a unidade de uma planilha na qual se insere e armazena os dados. A interseção de cada linha e coluna em uma planilha forma uma célula. É possível inserir um valor constante ou uma fórmula em cada célula, onde um valor constante é normalmente um número (incluindo uma data ou hora) ou texto, mas pode também ser um valor lógico ou valor de erro. Célula Ativa É a célula exibida com uma borda em negrito indicando que ela está selecionada e onde os próximos dados digitados serão inseridos ou o próximo comando escolhido será aplicado. Se for selecionada mais de uma célula ao

8 mesmo tempo, a primeira será a célula ativa e as outras serão destacadas na cor escura. Observe a figura: Intervalo de Células Quando se trabalha com uma planilha, muitas vezes depara-se com a necessidade de tratar um trecho ou uma determinada região de maneira diferente do restante da planilha. Um intervalo de células é uma região da planilha selecionada a fim de permitir que se trabalhe, edite, formate e modifique mais de uma célula ao mesmo tempo. O intervalo de células é reconhecido como o conjunto de células que fica entre a célula do canto superior esquerdo e a do canto inferior direito. Observe a figura: Inserindo dados na planilha Para inserir dados na planilha, proceda da seguinte maneira. 1. Clique na célula que você desejar iniciar o texto ou numérico. 2. Pressione a tecla ENTRE e o cursor irá para a próxima célula.

9 Apagar dados na planilha Basta selecionar uma ou mais células e pressionar a tecla DEL. Para alterar o conteúdo da célula pressione F2 com a célula já selecionada e digite o novo conteúdo. Renomear planilhas 1. Clique como botão direito do mouse em Plan1, por exemplo. 2. Digite o nome e pressione a tecla ENTRE. Salvar uma pasta de trabalho Clique no botão ( ) Salvar na barra de ferramentas Padrão. A caixa de diálogo Salvar como se abrirá.

10 Abrindo uma pasta de trabalho Clique no botão ( ) Abrir na barra de ferramentas Padrão. Editando uma planilha Os dados digitados nas células das planilhas do Excel servem como referência para as fórmulas e funções existentes. Através da manipulação desses dados podemos editar a planilha por meio de operações simples. O funcionamento de uma planilha Excel é bem simples. 1. Insira os valores para as células. Por exemplo, valores para entrada e saída de um produto.

11 2. Posicione o cursor do mouse no local onde deseja realizar a operação. 3. Digite o sinal de igualdade (=). Visualize os valores das células. 4. Você pode utilizar como base o cruzamento de linhas com as colunas. Sendo os números no canto esquerdo correspondendo às linhas e as letras no topo da planilha as colunas. Coluna Linha 5. Digite A letra da coluna e o número da linha correspondente ao valor necessário para a operação. Exemplo D3. 6. Na maior parte das vezes o resultado final de uma operação é gerado pela soma ou subtração de valores, portanto, digite o sinal de operação correspondente à operação desejada. 7. Digite a letra e o número da célula onde se encontra o próximo valor que fará parte da operação. Digite o operador correspondente.

12 8. Digite a letra e o número de célula correspondente ao valor que fará parte da operação. 9. Pressione a tecla ENTER, o valor será exibido na célula correspondente. Pastas de Trabalho As pastas de trabalho proporcionam um meio de organizar muitas planilhas em um mesmo arquivo. Uma pasta de trabalho é uma coleção de várias páginas de planilha que possuem o mesmo número de colunas e linhas que a primeira, e opcionalmente, podese criar planilhas exclusivas para gráficos. Cada página de planilha é uma grade formada por colunas e linhas distribuídas na tela de maneira tal que se possam relacionar informações horizontal e verticalmente. Cada pasta de trabalho é gravada como se fosse um arquivo, sendo que, o nome de arquivo padrão para a primeira pasta de trabalho é Pasta1. Há três utilizações principais para fazer uso da pasta de trabalho: Dividir uma planilha grande em partes menores, ou seja, em páginas separadas. Reunir dados relacionados logicamente no mesmo arquivo. Consolidar planilhas de formato semelhante em um mesmo arquivo.

13 Pastas de trabalho Divisão de Planilha Se estiver trabalhando com uma planilha que possua uma grande quantidade de dados no Excel XP, pode-se tornar o trabalho muito mais fácil se a planilha for dividida em partes separadas em cada página da pasta de trabalho. Para chegar a uma página específica, deve-se clicar na planilha(isto se torna mais fácil do que movimentar-se entre as diversas partes de uma única planilha de tamanho maior), que fica na parte inferior da tela. E também, quando se escreve uma fórmula que faz referência a células de outra página, o nome da planilha aparece na fórmula, ficando fácil se perceber que se está fazendo uma referência. Hiperlink São atalhos que permitem que você salte para outros arquivos de maneira fácil e rápida. Você pode criar hiperlink em uma célula ou em objetos gráficos com formas e figuras. Ao criar um hiperlink, você pode pular para outra localização como um arquivo em seu próprio computador, para outros computadores da rede, ou para um arquivo de qualquer outro computador do planeta que esteja conectado á Internet. Hiperlink para o mesmo arquivo O hiperlink dentro de um mesmo arquivo é útil quando você trabalha com arquivos extensos e deseja localizar informações rapidamente. Para criar o Hiperlink: 1. Mantenha a pasta de trabalho aberta 2. Ative a planilha 3. Clique sobre uma célula qualquer em branco

14 4. No menu Inserir, clique no comando Hiperlink. A caixa de diálogo será apresentada como na figura abaixo: 5. Clique no botão Examinar e encontre o arquivo 6. Clique no botão OK. O Hiperlink é criado na planilha. Hiperlink para outros arquivos

15 1. Clique com o botão direito do mouse na célula ou no elemento gráfico que você deseja que represente o hiperlink e, em seguida, clique em Hiperlink no menu de atalho. 2. Em Vincular a, no lado esquerdo da caixa de diálogo, clique em criar novo documento. 3. Digite um nome para o novo arquivo na caixa Nome do novo documento. Para especificar um local diferente daquele mostrado em Caminho completo, digite o novo local na caixa Nome do novo documento ou clique em Alterar e selecione o local desejado. Clique em OK. 4. Em Quando editar, clique em uma opção para especificar se deseja abrir o novo arquivo para edição agora ou mais tarde. 5. Para atribuir uma dica a ser exibida quando você posicionar o ponteiro sobre o hiperlink, clique em Dica de tela, digite o texto desejado na caixa Texto de dica de tela e clique em OK.

16 Hiperlink para a Internet 1. Clique com o botão direito do mouse no texto ou no elemento gráfico que você deseja que represente o hiperlink e, em seguida, clique em Hiperlink no menu de atalho. 2. Em Vincular a no lado esquerdo da caixa de diálogo, clique em Página da Web ou arquivo existente. 3. Siga um destes procedimentos: a) Para selecionar um arquivo da pasta atual, clique em Pasta atual e, em seguida, clique no arquivo ao qual você deseja vincular. b) Para selecionar a página da Web a partir de uma lista de páginas navegadas, clique em Páginas navegadas e, em seguida, clique em página da web à qual deseja vincular o hiperlink. c) Para selecionar um arquivo em uma lista dos arquivos que você usou recentemente, clique em Arquivos recentes e, em seguida, clique no arquivo ao qual deseja vincular o hiperlink. d) Se souber o nome e local do arquivo ou página da web à qual deseja vincular o hiperlink, você poderá digitar essa informação na caixa Endereço. a b 4

17 c d 4. Para atribuir uma dica a ser exibida quando você posicionar o ponteiro sobre o hiperlink, clique em Dica de tela, digite o texto desejado na caixa Texto de dica de tela. Clique em OK. Movendo e copiando células Selecione as células que você deseja mover ou copiar. Para selecionar Siga este procedimento Se a edição em uma célula estiver ativada,

18 selecione a célula, clique nela duas vezes e Texto em uma célula selecione o texto na célula. Se a edição em uma célula estiver desativada, selecione a célula e, em seguida, selecione o texto na barra de fórmulas. Uma única célula Um intervalo de células Um intervalo de células grande Células ou intervalos de células não adjacentes Uma linha ou coluna inteira Linhas ou colunas adjacentes Linhas ou colunas não-adjacentes Um número maior ou menor de célula do que a seleção ativa Cancelar uma seleção de célula Clique na célula ou pressione as teclas de direção para ir para a célula. Clique na primeira célula do intervalo e arraste até a última célula. Clique na primeira célula do intervalo, mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique na última célula do intervalo. Você pode rolar para tornar a última célula visível. Selecione a primeira célula ou o primeiro intervalo de células, mantenha pressionada a tecla CTRL e selecione as outras células ou os outros intervalos. Clique no cabeçalho da linhas ou colunas. Arraste o cursor pelos cabeçalhos de linhas ou colunas. Você também pode selecionar a primeira linha ou coluna, manter pressionada a tecla SHIFT e selecionar a última linha ou coluna. Selecione a primeira linha ou coluna, mantenha pressionada a tecla CTRL e selecione as outras linhas ou colunas. Mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique na última célula que você deseja incluir na nova seleção. O intervalo retangular entre a célula ativa e a célula em que você clicar passará a ser a nova seleção. Clique em qualquer célula da planilha. Formatação de Planilha Formatar texto e caracteres individuais: Para destacar o texto, você pode formatar todo o texto em uma célula ou caracteres selecionados. Selecione os

19 caracteres que deseja formatar e clique em um botão na barra de ferramentas Formatação. Girar texto e bordas: Os dados em uma coluna são geralmente muito estreitos enquanto o rótulo da coluna é muito mais largo. Em vez de criar colunas largas ou rótulos abreviados desnecessariamente, você pode girar o texto e aplicar bordas que são giradas no mesmo ângulo do texto. Adicionar bordas, cores e padrões: Para diferenciar os vários tipo de informação em uma planilha, você pode aplicar bordas a células, sombrear células com uma cor de plano de fundo ou sombrear células com um padrão de cor. Mover linhas ou colunas 1. Selecione a linha ou coluna que você deseja mover e clique em Recortar. 2. Selecione uma linha ou coluna abaixo ou à direita do local em que você deseja mover a seleção. 3. No menu Inserir, clique em células recortadas. Alterar a largura da coluna e a altura da linha

20 Alterar a largura: De uma única coluna: Arraste a borda à direita do cabeçalho da coluna até que a coluna fique com a largura desejada. A largura da coluna exibida é o número médio de dígitos de 0 a 9 da fonte padrão ajustados em uma célula. De várias colunas: Selecione as colunas a serem alteradas e arraste para a direita um limite de cabeçalho de uma coluna selecionada. Para fazer o mesmo para todas as colunas na planilha, selecione toda a planilha e arraste o limite de qualquer cabeçalho de coluna. Alterar a altura: De uma única linha: Arraste o limite embaixo do cabeçalho da linha até que a linha fique da altura desejada.

21 De diversas linhas: Selecione as linhas que você desejar alterar, arraste um limite embaixo do cabeçalho de uma linha selecionada. Para alterar a altura de todas as linhas na planilha, selecione toda a planilha e arraste o limite embaixo de qualquer cabeçalho de linha. Gráficos A criação de um gráfico: Certifique-se de que os dados na planilha estão organizados de forma adequada ao tipo de gráfico que você deseja usar. Selecione as células que contém os dados que você deseja usar no gráfico.

22 Clique em Assistente de gráfico. Siga as instruções do Assistente de gráfico. Tipos de gráficos e Subtipos de gráficos

23

24 Impressão Imprimir uma área selecionada de uma planilha: 1. No menu Exibir clique em Visualizar quebra de página. 2. Selecione a área que você deseja imprimir. 3. No menu Arquivo, aponte para Área de impressão e clique em Definir área de impressão.

25 Configurar um gráfico para impressão: Um gráfico incorporado: Você pode ajustar o local onde o gráfico será impresso na página dimensionando e movendo o gráfico com o mouse no modo de exibição de quebra de página. 1. Clique na planilha fora da área do gráfico. 2. Clique em Visualizar quebra de página no menu Exibir.

26 Uma planilha de gráfico Você pode dimensionar e ajustar a área do gráfico, especificar como ele deve ser colocado na página impressa e, em seguida, visualizá-lo na janela de visualização. 1. Clique na guia da planilha de gráfico. 2. Clique em Configurar página no menu Arquivo. 3. Selecione as opções desejadas na guia Gráfico.

27 Observação: Para mover e dimensionar a área de gráfico de uma planilha de gráfico usando o mouse, você deve clicar em Personalizar na guia Gráfico e, em seguida, clicar em OK para retornar a essa planilha. Fórmulas 1. Sinais de operações 2. Sinais para Condição Sinal Função Sinal Função + SOMA > MAIOR QUE - SUBTRAÇÂO < MENOR QUE * MULTIPLICAÇÂO <> DIFERENTE QUE / DIVISÂO >= MAIOR E IGUAL A % PORCENTAGEM <= MENOR E IGUAL A = IGUALDADE = IGUAL A Lembrete: Toda fórmula que você for criar deverá começar como sinal de igualdade, caso contrário, a fórmula não funcionará. Ao final da fórmula pressione a tecla ENTER. Para montar uma fórmula deve-se observar a regra matemática para as prioridades das operações. Se na fórmula não colocarmos parênteses( ) o Excel irá aplicar a regra matemática. Primeiro será considerado a potenciação, depois a multiplicação, divisão, soma e subtração. Observe o exemplo a seguir que usaremos as mesmas operações, mas podem-se obter resultados diferentes. = * 5 O resultado será 12.

28 =(2 + 2) * 5 O resultado será 20. Quando usamos parênteses, este passa a ter prioridade sobre as demais operações. Fórmula para somar = A1+B1+C1+D25+A25 Função SOMA Esta opção é a mais básica do Excel, pois usamos para somar valores. =SOMA(A1:A10) soma os valores das células de A1 até A10. =SOMA(A1:A10;B1:B10) soma os valores das células A1 até A10 e B1 até B10. Para obter a soma das células A1 até A10 poderiamos também usar uma forma simples como: =A1+A2+A3+A4+A5+A6+A7+A8+A9+A10 Mas se o intervalo das células for do A1 até A500 fica mais fácil usando =SOMA(A1:A500). =SOMA(A1:B25) Este é o botão da AutoSoma. Para trabalhar com o botão da AutoSoma você deve fazer o seguinte: 1. Selecionar os valores que deseja somar. 2. Depois clicar no Botão da AutoSoma e ele mostrará o resultado. Veja mais um exemplo de soma Agora você deseja somar todos os valores dispostos nesta planilha usando uma única fórmula, desta vez você terá que digitar a fórmula. Para fazer isto, só basta digitar o endereço inicial(em destaque) e o endereço final(em destaque). Fórmula para Subtração. =B2-C2

29 Fórmula para Multiplicação =B2*C2 Fórmula para Divisão =A2/B2 Fórmula para Porcentagem =B2*5/100 =((B2*5%)-B2) =B2*0,95 Todas as fórmulas acima são idênticas na resposta. O cálculo se realiza da mesma maneira como numa máquina de calcular, a diferença é que você adicionará endereços na fórmula. Veja o exemplo. Um aluno fez uma compra no valor de R$1.500,00 e você deseja dar a ele um desconto de 5% em cima do valor da compra. Veja como ficaria a fórmula no campo Desct.

30 Onde: B2 - se refere ao endereço do valor da compra * - sinal de multiplicação 5/100 é o valor do desconto dividido por 100 Ou seja, você está multiplicando o endereço do valor da compra por 5 e dividindo por 100, gerando assim o valor do desconto. Se preferir pode fazer o seguinte exemplo: Onde: B2 endereço do valor da compra * - sinal de multiplicação 5% - o valor da porcentagem. Função Máximo =MÁXIMO(A2:A5) Mostra o valor máximo de uma faixa de células. Função Mínimo =MÍNIMO(A2:A5) Mostra o valor mínimo de uma faixa de células. Função Média =MÉDIA(A2:A5) Calcula a média de uma faixa de valores.

31 Função Data =HOJE( ) Esta fórmula insere a data automática em uma planilha. Copia fórmulas absolutas e relativas Quando copiamos uma fórmula =A1*B1 para as linhas abaixo do Excel entendese que as fórmulas devem ser relativas, ou seja, mudam de acordo com as linhas. No exemplo usado =A1*B1 sendo relativas, mudam para =A2*B2, =A3*B3 e assim por diante. Mas quando um determinado endereço deve permanecer absoluto, antes de copiar deve-se usar o símbolo $ na fórmula que queremos copiar. Ex.: Na fórmula =A1*B1 queremos que quando copiar para as linhas abaixo o endereço B1 permaneça absoluto, ou fixo. =A1*B$1 Notem que o símbolo $ está antes do número 1 que identifica a linha. Depois de copiado, as fórmulas ficam assim: =A2*B$1 =A3*B$1 =A4*B$1 =A5*B$1 Quando copiamos uma fórmula para outras colunas, a regra é a mesma, ou seja devemos colocar o símbolo $ na fórmula na frente da letra que identifica a coluna que deve permanecer fixa. Usando o exemplo =A1*A2, quando copiamos para as outras colunas, ficam assim: =B1*B2 =C1*C2 =D1*D2

32 Colocando o símbolo $ antes do A1, =$A1*A2, depois de copiado, fica assim: =$A1*B2 =$A1*C2 =$A1*D2 Para fixar a coluna e a linha usa-se =$A$1*A2, pois assim, quando copiamos esta fórmula para baixo ou para o lado na planilha, o endereço $A$1 sempre ficará fixo. Função Se Esta função é usada para testar condições como, por exemplo: =SE(A1>=1000; Salário maior que Mil ; Salário menor que Mil ) ( ) Indica a ordem de execução. Exemplo: (((A1+1)-2)*5) No caso acima a ordem de execução seria 1º Soma, 2º Subtração e 3º Multiplicação. Suponhamos que desejasse criar um Controle de Notas de Aluno, onde ao se calcular a média, ele automaticamente especificasse se o aluno fora aprovado ou não. Então veja o exemplo abaixo. No campo situação deve aparecer Aprovado somente se o aluno tirar uma nota Maior ou igual a 7 na média, caso contrário ele deverá escrever Reprovado, já que o aluno não atingiu a condição para passar. Onde: Aprovado refere-se a resposta verdadeira, ou seja, se a condição for verdadeira(a nota for maior ou igual a 7) então ele escreverá aprovado. Por isso você deve colocar entre aspas, já o que se refere a Texto. ; este outro ponto e vírgula subentendem-se senão faça, ou seja, caso contrário, fará outra coisa. Reprovado refere-se a resposta falso, ou seja, caso ele não tenha média maior ou igual a 7, então escreva Reprovado. Ou Pagaremos comissão de 10% a um vendedor se as vendas ultrapassarem R$10.000,00, caso contrário pagaremos somente 5%. Na célula A1 consta o total das vendas e em A2 vamos incluir a fórmula para calcular o valor da comissão.

33 =Se(A1>10000;A1*0,10;A1*0,05) ou =SE(A1>10000;A1*10%;A1*5%) Primeiro testa SE A1 for maior que Logo após vem o primeiro ponto e virgula(;) onde consta a ação que deve tomar caso o teste seja verdadeiro. Após o segundo ponto e virgula(;) de constar à ação caso o teste seja falso. Para verdadeiro ou falso podem ser usadas fórmulas, palavras e até mesmo outra condição, que chamamos de condição encadeada. =SE(A1>10000; Legal ; Que pena ) Observe que as palavras devem estar entre aspas( ). Neste exemplo deve aparecer a palavra Legal se o teste for verdadeiro, caso contrário, se falso deve aparecer a palavra Que pena. Observe atentamente a regra seguinte: =SE( teste ; ação para verdadeiro ; ação para falso ) Outro exemplo, se a região das vendas for SUL a comissão será 10%, caso contrário será 5%. Na célula A1 está a região e B2 está o valor. =SE(A1= SUL ;B2*0,10;B2*0,05) Usando OU e E junto com o SE Se a região for SUL ou NORTE ou LESTE a comissão será de 10%, caso contrário será de 5%. =SE(OU(A= SUL ;A1= NORTE ;A1= LESTE );B2*0,10;B2*0,05) Observe bem a colocação dos parênteses e o ponto e vírgula. No ponto destacado em Negrito estão várias condições que estamos perguntando, separados por ponto e virgula. Para a condição ser verdadeira, qualquer uma das opções serve, SUL, NORTE ou LESTE. A opção OU na fórmula está isolado por parêntese. OU(A= SUL ;A1= NORTE ;A1= LESTE ). Somente depois é que vem o primeiro ponto e virgula onde constará a opção verdadeira e logo após, no segundo ponto e virgula, a opção falsa. Exemplo para o E junto com o SE.

34 Se o total das vendas for entre R$10.000,00 e R$20.000,00, a comissão será de 10%, caso contrário será de 5%. =SE(E(A1>=10000;A1<=20000);A1*0,10;A1*0,05) Para a condição ser verdadeira, as opções destacadas em vermelho devem ser necessariamente verdadeiras, ou seja o valor deve ser entre R$10.000,00 e R$20.000,00. Diferente do OU onde qualquer opção poderia ser verdadeira. Usando condição encadeada Usamos quando houver mais que uma condição para testar. No cálculo do INSS deverá ser respeitada uma tabela divulgada pelo governo. Salário até R$100,00 o desconto será de 8%. Salário de R$101,00 até R$300,00 o desconto será de 9%. Salário de R$301,00 até 500,00 o desconto será de 10%. Salário acima de R$500,00 o desconto será de R$80,00 Na célula A1 está o valor do salário que vamos testar. =SE(A1<=100;A1*8%;SE(A1<=300;A1*9%;SE(A1<=500;A1*10%;80))) Pode-se colocar até sete(7) condições encadeadas. Os operadores lógicos são: 1. >maior 2. <menor 3. >=maior ou igual 4. <=menor ou igual 5. =igual 6. <>diferente Banco de dados O banco de dados do Excel não é nenhuma função especifica e sim se trata das informações constantes organizadas por colunas, sendo a primeira linha o nome dos campos do banco de dados.

35 Com as informações digitadas no banco de dados, podemos usá-las para vários fins, como uma mala direta, tabela dinâmica, pesquisa, etc. Vínculos com outras planilhas ou arquivos Podemos vincular uma célula a uma outra célula localizada em outra planilha ou arquivo. EX: Na planilha montada para obter o resultado final do desempenho da empresa, podemos buscar de outras planilhas os dados específicos, como por exemplo, o total de faturamento da planilha de vendas, o estoque final da planilha de controle de estoque, etc. Para vincular uma célula a outra o procedimento é bem simples. Para isto, basta que posicionemos o cursor na planilha atual em A1, digitar = e com o mouse clicar em Janela, selecionar o arquivo Faturamento, e clicar na célula que consta o valor que queremos buscar, e por fim basta dar um ENTER. Pronto, neste momento a na planilha atual aparece o valor constante lá na planilha de Faturamento. Sempre que for alterado o valor de faturamento, automaticamente será atualizado na planilha que criamos, criando assim um vinculo. Observe a fórmula que deverá ser parecido com o exemplo abaixo: =[Faturamento.xls]Plan1!$a$4 No arquivo Faturamento.xls, na planilha Plan1, na célula A4, consta o valor que queremos buscar. Pode-se digitar diretamente a fórmula caso saibamos antes o endereço completo, mas deve-se tomar cuidado para respeitar as regras que o Excel exige. Por exemplo, deve-se começar com o sinal de =, o nome do arquivo deve estar entre colchetes [ ], e logo após o nome da planilha e antes da célula, deve constar o sinal de exclamação!. PROCV A função PROCV é usada para pesquisar no banco de dados uma informação baseada em uma chave de pesquisa. Por exemplo, qual o preço de um determinado produto identificado por uma referência ou modelo. Em primeiro lugar, devemos identificar a base de dados definindo um nome.

36 Por exemplo, em um arquivo temos duas planilhas, uma com os dados e a outra onde vamos colocar a fórmula PROCV. Na Plan2 temos as seguintes informações: Estas informações estão no intervalo A2 até D7, pois o título não contamos como informações. Para definir um nome para este intervalo deve-se selecionar o menu Inserir/Nome/Definir. Defina o nome TABELA para esta região. Agora sempre que nos referirmos ao nome TABELA, o Excel entende que são as informações constantes em plan2!a2:d7. Na planilha plan1 estamos montando um cadastro de pedidos onde digitaremos o modelo e automaticamente deverá buscar a descrição, cor e valor, ficando apenas o campo Qtd para digitar. =PROCV(CHAVE;TABELA;COLUNA;0 OU 1) Chave é a informação em comum nas duas planilhas, sendo que na tabela necessariamente deve ser a primeira coluna para que o Excel possa pesquisar. Tabela é o nome que definimos para o nosso banco de dados de informações. Coluna é a coluna onde está a informação que queremos buscar. Por exemplo, se queremos o valor, encontra-se na nossa tabela na coluna 4. 0 (exato) ou 1 (parecido) serve para que o Excel busque informações exatas ou parecidas. Por exemplo, se buscarmos por Josué e consta 0 (exato) na fórmula, somente será válido Josué. Se na fórmula consta 1 ( parecido), poderá ser José que é parecido com Josué. Outra curiosidade, se optarmos por 0 (exato) Josué e Josue são diferentes para o Excel, pois um tem o assento e o outro não. No exemplo que vamos montar, queremos buscar a descrição do produto. Na nossa planilha a chave é o Modelo que consta na célula A2.

37 =PROCV(A2;TABELA;2;0) Comentário em células Recurso muito útil onde colocamos comentários em um determinada célula ou grupo de células, afim de sabermos como chegamos a um resultado. Por exemplo, usamos em uma célula um percentual de impostos de 28%. Colocamos um comentário para saber o que compõe os 28%. Um indicador em vermelho aparece na célula indicando que existe um comentário. Podemos definir se este comentário ficará sempre visível ou se apenas aparecerá o indicador. Esta definição está disponível no menu Ferramentas/opções botão exibir.

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO 01-) Barra de Ferramentas do Excel... 2 02-) Planilha... 3 a-) Linha... 3 b-) Coluna... 3 c-) Célula... 4 d-) Movimentando-se pela planilha... 4 e-) Tamanho da

Leia mais

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas.

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. INICIANDO Vamos iniciar o BrOffice.org Planilha utilizando o caminho: Aplicações/ Escritório/ Planilhas (oocalc). A

Leia mais

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior O Excel é um programa que nos permite criar planilhas inteligentes. Ele reconhece as informações digitadas e com elas realiza

Leia mais

Planilha Eletrônica - Microsoft Excel -

Planilha Eletrônica - Microsoft Excel - Planilha Eletrônica - Microsoft Excel - Aula do dia 20 de junho de 2012 Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa valeria-lessa@uergs.edu.br Sobre Planilhas Eletrônicas São usadas para: Trabalhar com lista de

Leia mais

Excel. Profª Leticia Lopes Leite

Excel. Profª Leticia Lopes Leite Excel Profª Leticia Lopes Leite 1 Introdução A planilha eletrônica consiste em uma poderosa ferramenta de apoio à gestão e ao processo de tomada de decisão, dentro de uma empresa ou na vida particular.

Leia mais

MREditor Editor de Impressos

MREditor Editor de Impressos MEDSYSTEM S/V Departamento de Desenvolvimento MREditor Editor de Impressos Poços de Caldas LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 Tela Principal... 7 FIGURA 2 Barra de Ferramentas... 8 FIGURA 3 Botão Novo... 8 FIGURA

Leia mais

Utilizando a guia Inserir

Utilizando a guia Inserir Utilizando a guia Inserir Inserir um clip-art... 2 Inserir uma imagem a partir de um arquivo... 3 Inserir uma imagem a partir de uma página da Web... 3 Formatando uma imagem ou clip-art... 4 Posicionar

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Excel. Professor: Enir da Silva Fonseca

INFORMÁTICA BÁSICA. Excel. Professor: Enir da Silva Fonseca INFORMÁTICA BÁSICA Excel Professor: Enir da Silva Fonseca Índice O que é o Excel... 03 Iniciando o Excel... 03 O que é uma Célula... 03 Tela Inicial do Excel... 03 Operadores... 04 Ícones mais utilizados...

Leia mais

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes.

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes. O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentarde vez o velho MS-DOS. Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

Apresentação do Microsoft Excel

Apresentação do Microsoft Excel Aula 03 Apresentação do Microsoft Excel Microsoft Excel é um programa desenvolvido para trabalhar com cálculos feitos em planilhas eletrônicas, desenvolvimento de gráficos e controlador de banco de dados.

Leia mais

COLÉGIO NETWORK TÉCNICO EM INFORMÁTICA Técnicas de Suporte ao Usuário Material II Modelo 02 Cadastro de Clientes

COLÉGIO NETWORK TÉCNICO EM INFORMÁTICA Técnicas de Suporte ao Usuário Material II Modelo 02 Cadastro de Clientes Modelo 02 Cadastro de Clientes 1 Na aba Plan1 será desenvolvida a planilha abaixo: Formatar a coluna A como texto para que possa receber 00 anterior ao código do cliente. Classificando a planilha por Cidade

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2003

Microsoft Powerpoint 2003 Microsoft Powerpoint 2003 O Microsoft PowerPoint é um programa que integra o pacote Office da Microsoft e é utilizado para efetuar apresentações gráficas atrativas e eficazes, no sistema operacional Windows.

Leia mais

Realizando seu primeiro pedido de vendas

Realizando seu primeiro pedido de vendas 1 Requisitos mínimos: Conhecimentos básicos de informática. Produtos e condições de pagamentos já cadastrados previamente. 1. Pedido de vendas: O pedido de vendas é realizado através do PDV. Para efetuar

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 1

Microsoft Excel Ficha prática n. 1 1. Inicie o Microsoft Excel e selecione um livro em branco. Procure pelo programa de Excel no computador e selecione-o: Escolha o livro: 2. Grave o livro que vai trabalhar com o nome Ficha1. Menu FICHEIRO

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS Elaboração de gráficos Os gráficos são visualmente atraentes e constituem uma fantástica ajuda para a apresentação e interpretação de dados armazenados numa folha de cálculo. Numa

Leia mais

Microsoft Excel. Introdução

Microsoft Excel. Introdução Microsoft Excel Microsoft Excel Área de Trabalho do Ms Excel Prof. Ruy Alexandre Generoso O Microsoft Excel atualmente é o programa de folha de cálculo mais popular do mercado. As planilhas eletrônicas

Leia mais

Usando o painel do operador

Usando o painel do operador Esta seção contém informações sobre o painel do operador, sobre a alteração das definições da impressora e sobre os menus do painel do operador. 1 É possível mudar a maioria das definições da impressora

Leia mais

EXCEL BÁSICO. Universidade de Brasília Disciplina de Informação e Informática em Saúde Maria Paula Zaitune

EXCEL BÁSICO. Universidade de Brasília Disciplina de Informação e Informática em Saúde Maria Paula Zaitune EXCEL BÁSICO Universidade de Brasília Disciplina de Informação e Informática em Saúde Maria Paula Zaitune Acesso ao site do DATASUS www.datasus.gov.br Informações de saúde (Tabnet) Estatísticas vitais

Leia mais

Formatar parágrafos no Word 2007/2010

Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Na aba Início em parágrafo contém um grupo de atalhos da configuração dos parágrafos, mas se precisar de algo mais avançado, como escolher as configurações de forma

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO VAMOS APRENDER

FOLHA DE CÁLCULO VAMOS APRENDER VAMOS APRENDER Operações elementares numa folha de cálculo: Movimentação na folha de trabalho Inserção de dados numa célula Inserção de Comentários numa célula Eliminar o conteúdo de uma célula Formatação

Leia mais

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows Disciplina de Informática Fundamentos de Windows FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1 O Windows Mais do que um simples pano de fundo, a Área de Trabalho (desktop, em inglês) é um elemento

Leia mais

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO A instalação do aplicativo deve ser solicitada via Central de Serviços de TI (tel. 2107-8666). Após a instalação um ícone do Bizagi ficará

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDUC COLÉGIO DE APLICAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CURSO DE LINUX:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDUC COLÉGIO DE APLICAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CURSO DE LINUX: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDUC COLÉGIO DE APLICAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CURSO DE LINUX: *Nível Básico para Professores* *Calc* PLANILHA ELETRÔNICA Teresa Kátia Alves de

Leia mais

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador.

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador. Manual Notícias 1 Primeiro passo, redimensionar a imagem da notícia usando o programa GIMP. Abra o programa de edição de imagem chamado GIMP em seu computador. Obs.: Caso seu computador não tenha o GIMP

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29 Como Criar um Venda? - FS72 Pedido de Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2016.08.29 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint Olá caro estudante! Nessa aula estudaremos os aspectos relacionados a apresentações do Microsoft PowerPoint. Esse item é muito importante e

Leia mais

PROJETO SOCIAL INCLUSÃO DIGITAL

PROJETO SOCIAL INCLUSÃO DIGITAL EXCEL 2003 INTRODUÇÃO É um programa para trabalharmos com planilhas (criando tabelas, gráficos, etc) Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office Para acessar: Menu Iniciar Todos os Programas

Leia mais

UM POUCO MAIS DE FORMATAÇÃO

UM POUCO MAIS DE FORMATAÇÃO UM POUCO MAIS DE FORMATAÇÃO Ao digitar os dados na planilha abaixo, observamos que o conteúdo da célula B5 ultrapassa seus limites invadindo os campos das células C5 e D5. Observe que na barra de fórmulas

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias.

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias. 1 Cópias rápidas.................................. 2 Exemplos de trabalhos típicos..................... 3 Trabalho 1: página única............................ 3 Trabalho 2: conteúdo misto..........................

Leia mais

Prof Rafael Guem Murakami

Prof Rafael Guem Murakami Prof Rafael Guem Murakami São Paulo 2006 Sumário: Definição:... 4 Conceitos básicos:... 4 Barra de Formatação:... 5 Formatação da célula:... 5 Configuração de número:... 6 Configurando o alinhamento na

Leia mais

Manual do Usuário. Quiz Online

Manual do Usuário. Quiz Online Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INFORMÁTICA APLICADA PARA ADMINISTRAÇÃO PROF. CELIO CONRADO ASPOTILA DE EXCEL

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INFORMÁTICA APLICADA PARA ADMINISTRAÇÃO PROF. CELIO CONRADO ASPOTILA DE EXCEL CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INFORMÁTICA APLICADA PARA ADMINISTRAÇÃO PROF. CELIO CONRADO ASPOTILA DE EXCEL MICROSOFT EXCEL O Excel é um software da classe planilha eletrônica,

Leia mais

Como utilizar o Paint

Como utilizar o Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Paint Editor gráfico simples que permite editar imagens em diversos formatos. PASSO 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade...

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade... Graphics Suite INTRODUÇÃO O CorelDraw X7 é um programa desenvolvido originalmente para a criação de desenhos vetoriais, que proporciona aos designers uma experiência de trabalho agradável. O programa foi

Leia mais

Manual aplicativo webprint.apk

Manual aplicativo webprint.apk Manual aplicativo webprint.apk SÃO PAULO JULHO /2010 Sumário Instalando a aplicação no Cartão de memória:... 3 COMO CONECTAR O APLICATIVO MOTOROLA WEB PRINT E IMPRESSORA PENTAX POCKET JET 3.... 7 Aprendendo

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

ACD Loteca Chaves e Filtro PRO 1.0 Dicas

ACD Loteca Chaves e Filtro PRO 1.0 Dicas ACD Loteca Chaves e Filtro PRO 1.0 Dicas Antes de fazer a sua jogada, atualize os resultados e a programação de jogos, clicando nos botões Atualiza. É necessário estar conectado à Internet. Faça muitos

Leia mais

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br Agenda LibreOffice Impress Exercício Formatação Ajustando layout Ajustando o modelo Exercício

Leia mais

Noções Básicas. Capítulo 2: Noções Básicas. Funções básicas. Familiarizando com o software

Noções Básicas. Capítulo 2: Noções Básicas. Funções básicas. Familiarizando com o software Capítulo 2: Noções Básicas Noções Básicas Familiarizando com o software Funções básicas Vamos aprender a acessar as principais ferramentas do software através da Barra de Ferramentas do CAMPO DE ENTRADA.

Leia mais

Migrando para o Excel

Migrando para o Excel Neste guia Microsoft O Microsoft Excel 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes essenciais da nova

Leia mais

KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente

KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente P/N 4J1534_pt-br Índice Otimização de lentes Visão Geral...5-31 Selecionando o Método de Otimização de Lentes...5-32

Leia mais

Localizando e substituindo dados

Localizando e substituindo dados Localizando e substituindo dados Quando se trabalha com planilhas de médio e grande porte, gerenciar as informações pode ser meio complicado. Pelo menos se você não conhecer as ferramentas certas. Filtros,

Leia mais

GUIA BÁSICO CROQUI DIASI

GUIA BÁSICO CROQUI DIASI GUIA BÁSICO CROQUI DIASI Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO DA INTERFACE GRÁFICA Painel de Desenho: área na qual os elementos serão desenhados. Barra de Ferramentas Inferior: composta de três barras: Primeira:

Leia mais

Apresentação do Power Point; Exercícios.

Apresentação do Power Point; Exercícios. 1 Apresentação do Power Point; Exercícios. 2 3 O PowerPoint é um programa para apresentações. Que podem ser visualizadas através: Tela do computador Retroprojetor Dispositivos óticos (slides) (transparências)

Leia mais

Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes

Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes Abaixo está um passo a passo explicando como se cria uma palavra cruzada utilizando o Hot Potatoes. Vejam: Passo 1: Com o Hot Potatoes instalado no seu micro,

Leia mais

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação Aula Extra Depurador Code::Blocks Monitoria de Introdução à Programação Depurador - Definição Um depurador (em inglês: debugger) é um programa de computador usado para testar outros programas e fazer sua

Leia mais

ANEXO EXCEL 2007 AVAÇADO

ANEXO EXCEL 2007 AVAÇADO ANEXO EXCEL 2007 AVAÇADO Funções Lógicas: Fórmula SE 1 Agora vamos conhecer uma das funções mais utilizadas todas as funções para um iniciante em Excel. É a função SE, que Retorna um valor se uma condição

Leia mais

Tutorial para uso em rede do PEC Produção

Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção OBJETIVO: PÚBLICO-ALVO: Esse tutorial demonstra as configurações necessárias para utilização do PEC Produção em rede

Leia mais

Tutorial - Módulo de Biblioteca

Tutorial - Módulo de Biblioteca Tutorial - Módulo de Biblioteca Conteúdo 1. Cadastrando Biblioteca... 2 2. Cadastros Auxiliares... 4 3. Cadastro do Acervo... 5 4. Como enviar sugestão de compra... 7 5. Como consultar o acervo... 8 6.

Leia mais

CRIANDO MAPAS TEMÁTICOS COM SETORES CENSITÁRIOS DE SÃO PAULO

CRIANDO MAPAS TEMÁTICOS COM SETORES CENSITÁRIOS DE SÃO PAULO CRIANDO MAPAS TEMÁTICOS COM SETORES CENSITÁRIOS DE SÃO PAULO 1. Unificar as informações de interesse em uma única planilha Neste exemplo, temos os seguintes dados da Capital de São Paulo: Coluna A Código

Leia mais

Procedimentos para realização de backup

Procedimentos para realização de backup Procedimentos para realização de backup Este guia objetiva orientar o usuário sobre como proceder com a cópia dos arquivos considerados importantes e que estão gravados no(s) disco(s) rígido(s) de sua

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

2. Inicialização do Excel 2000

2. Inicialização do Excel 2000 2. Inicialização do Excel 2000 Para se trabalhar com a planilha eletrônica Excel 2000 é muito fácil, basta que o programa esteja instalado e rodando no computador. Após o programa ter sido instalado, será

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

SEMANA 2 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 2 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 2 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 2 Unidade 3 Sistema operacional Windows 7 Unidade 4 - Editor de Texto Word 2007 Unidade 5 - Internet Explorer SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda Quaresma

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

Curso Básico de PowerPoint 2010

Curso Básico de PowerPoint 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

FUNÇÕES MATEMÁTICAS NÚMERO : PI() SENO E COSSENO: SEN() E COS()

FUNÇÕES MATEMÁTICAS NÚMERO : PI() SENO E COSSENO: SEN() E COS() FUNÇÕES MATEMÁTICAS FUNÇÕES MATEMÁTICAS O Excel possui uma série de funções matemáticas em sua biblioteca. Para utilizar uma função, sempre devem ser utilizados os parêntesis, mesmo que estes fiquem vazios.

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 2

Microsoft Excel Ficha prática n. 2 1. Inicie o Microsoft Excel e abra o livro c2001_edificiosgrandeporto.xlsx. 2. Grave o livro com o nome Ficha2. 3. Faça uma cópia da folha c2001_alojamento no mesmo livro. A nova folha deve chamar-se Habitação.

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

Sistema Salas - (MRBS¹)

Sistema Salas - (MRBS¹) Sistema Salas - (MRBS¹) Manual de utilização Versão 1.1 Rua Princesa Isabel Feliz RS 95770-000 T. (51) 3637-4424 sti@feliz.ifrs.edu.br http://salas.feliz.ifrs.edu.br 1 - MRBS MEETING ROOM BOOKING SYSTEM

Leia mais

Conhecimentos Básicos de Computação e Microinformática

Conhecimentos Básicos de Computação e Microinformática Conhecimentos Básicos de Computação e Microinformática Sempre que nos referimos a computadores, temos em mente o que vamos usar para manipular os dados e através do que vamos executá-los para chegar ao

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre Cadastro e documentos.

Bem-vindo ao tópico sobre Cadastro e documentos. Bem-vindo ao tópico sobre Cadastro e documentos. Neste tópico, vamos analisar dados de cadastro no SAP Business One. Após essa sessão, você estará apto a visualizar um registro de cliente para explicar

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 8

Microsoft Excel Ficha prática n. 8 1. Inicie o Microsoft Excel e abra o livro apoio_ficha8.xlsx. 2. Grave o livro com o nome Ficha8. 3. Crie uma macro, usando o gravador de macros, que formate a vermelho as notas finais negativas duma pauta

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador.

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador. 1 Baixando o Player 4YouSee O programa de instalação do Player 4YouSee para Windows está disponível para download na página: http://www.4yousee.com.br/instalar_player_4yousee_-_v2.0.4425.exe 2 Instalando

Leia mais

Aplicativo da Cultura

Aplicativo da Cultura Aplicativo da Cultura Instruções de Uso 1. Como definir um usuário administrador. É considerado um usuário administrador aquele que possui algumas permissões especiais. Apesar disso, ele não poderá incluir

Leia mais

Folha de cálculo (Iniciação)

Folha de cálculo (Iniciação) Folha de cálculo (Iniciação) Sessões Presenciais (12h): 7, 8 e 9 de Setembro de 2011 das 9:00 às 13:00 Sessões de trabalho autónomo (13h): 7, 8 e 9 de Setembro de 2011 Prof. Vítor Barros 1-A Interface

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 Para informar os dados de programação da(s) sua(s) ação(ões) para o ano de 2013, você deve seguir os seguintes passos: 1. Acesse

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Gerenciamento de dispositivos móveis

Gerenciamento de dispositivos móveis Gerenciamento de dispositivos móveis A ferramenta Mobility management é um add-on do LANDesk Management Suite que permite a descoberta de dispositivos móveis que acessam as caixas de e-mail do Microsoft

Leia mais

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky www.gismaps.com.br Tutorial Georreferenciamento de Imagens Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para georreferenciar

Leia mais

IFRN\CAMPUS IPANGUAÇU DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA PROFESSOR: CLAYTON MACIEL COSTA 2ª AVALIAÇÃO DE INFORMÁTICA BÁSICA TRABALHO FINAL EXCEL 2010

IFRN\CAMPUS IPANGUAÇU DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA PROFESSOR: CLAYTON MACIEL COSTA 2ª AVALIAÇÃO DE INFORMÁTICA BÁSICA TRABALHO FINAL EXCEL 2010 IFRN\CAMPUS IPANGUAÇU DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA PROFESSOR: CLAYTON MACIEL COSTA 2ª AVALIAÇÃO DE INFORMÁTICA BÁSICA TRABALHO FINAL EXCEL 2010 1. Abra a planilha no Microsoft Excel e salve a planilha

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Informática. Aula: 04/06. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Informática. Aula: 04/06. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Aula: 04/06 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO PARA ALUNOS

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

Passos. Capturar a Tela no Windows (Screenshot) Tutorial retirado do site: WikHow.

Passos. Capturar a Tela no Windows (Screenshot) Tutorial retirado do site: WikHow. Tutorial retirado do site: WikHow. Quando você se depara com vários problemas em um programa do Windows, é muito útil e prático mostrar os erros que você está recebendo da outra pessoa. Felizmente isso

Leia mais

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados 1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador

Leia mais

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário Soluções Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário 1-1 Adicionar um campo definido pelo usuário com uma lista de valores O cliente quer adicionar um novo campo

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto PGA SIGSIF Registro de Produto Versão 1.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 20/06/2016 1.0 Criação do manual Juan Nunez 22/06/2016 1.1 Revisão do manual Vinícius Sales 27/06/2016 1.2 Revisão

Leia mais

Word 2010 para o Office 365 para empresas

Word 2010 para o Office 365 para empresas Word 2010 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e das

Leia mais

Calculadora Virtual HP Prime

Calculadora Virtual HP Prime Calculadora Virtual HP Prime Windows é uma marca comercial do grupo de empresas Microsoft. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias para

Leia mais

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM Manual de Software CAPÍTULO 4 da coleta CPXSIAP: Software de Inventário Patrimonial V 1.1.0 Elaboração:

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT

APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. SOBRE O PAINT... 3 2. USANDO O PAINT... 3 2.1.

Leia mais

CARTILHA UTILIZAÇÃO DE PEN DRIVES NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO DO TJPE NOVAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO

CARTILHA UTILIZAÇÃO DE PEN DRIVES NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO DO TJPE NOVAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO CARTILHA UTILIZAÇÃO DE PEN DRIVES NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO DO TJPE NOVAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO Cartilha para utilização de pen drives nas estações de trabalho do TJPE Novas regras de utilização 1º Edição

Leia mais