CONCORDÂNCIA NOMINAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCORDÂNCIA NOMINAL"

Transcrição

1 CONCORDÂNCIA NOMINAL

2 PRINCIPAIS CASOS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 Se eu disser que comprei abacate e melão maduro, estarei certo? Estará absolutamente certo! Quando o adjetivo modifica dois ou mais substantivos do mesmo número (abacate e melão estão no singular), independentemente do gênero de ambos, pode concordar com o substantivo mais próximo.

3 2 Mas não posso usar o adjetivo no plural? Sim! Comprei abacate e melão maduros.

4 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE Quando os substantivos são de gêneros diferentes, o masculino prevalece. Comprou no supermercado melão e pêra estragados. Sendo assim, numa turma onde haja cem alunas e apenas um aluno, o professor deverá dizer: Vocês estão dispensados.

5 CUIDADO! Se o adjetivo só puder referir-se ao último substantivo, porque o sentido assim exige, só com ele se fará a concordância. Comprei livros e pêra madura. (livros jamais amadurecerão.)

6 3 E se o adjetivo vem antes dos substantivos? Nesse caso a concordância obrigatória é com o substantivo mais próximo. Comprei maduro abacate e melão.

7 6 A concordância: O rapaz e a garota eram argentina está correta? Não! Argentina, nesse caso, é um adjetivo predicativo e deve concordar normalmente com o termo a que se refere, no exemplo acima, um sujeito composto. O rapaz e a garota eram argentinos. (Eles eram argentinos). Eram argentinos o rapaz e a garota. Eram argentinos a garota e o rapaz.

8 7 Uma garota dizer - Eu mesmo não sei disso está certo? Não. Mesmo e próprio variam normalmente quando possuem caráter reforçativo. 8 Posso dizer: Suas filhas sempre chegam da escola junto? Não. A palavra junto só não varia quando faz parte de locução prepositiva (junto com, junto de, junto a).

9 9 Dizer Já vi bastante novidades, mas essa eu não sabia. está correto? Não, pois nesse caso bastante modifica o substantivo novidades sendo, portanto, um adjetivo, variando normalmente. Bastante só fica invariável quando é um advérbio Conheci bastantes pessoas na festa. Comprei bastantes maçãs na feira. Comemos e dormimos bastante. Ficamos bastante machucados.

10 10 Posso dizer: Seguem anexo minhas fotos.? NÃO. As palavras ANEXO, INCLUSO E OBRIGADO devem concordar com o substantivo a que se referem. As fotos seguem anexas. As despesas de registro postal estão inclusas no preço das revistas. As provas estão inclusas ao processo.

11 11 É correto dizer: Hoje ela veio com menas roupa.? De forma alguma. A palavra menas não existe. Devemos, então, em todas as situações usar menos. Agora eu estou menos preocupada.

12 12 E como usar as expressões é preciso, é bom e é necessário? Tais expressões são sempre invariáveis quando ocultam, após o adjetivo, um verbo. É preciso muita atenção. É preciso (ter) muita atenção. Água é bom. É necessário muitos exercícios para aprender isso. A obediência às leis é necessária.

13 CUIDADO! O adjetivo da expressão é proibido ou é permitido só varia quando o substantivo a ele ligado aparece com determinante no feminino. É proibido entrar. É proibida esta entrada. Entrada de menores é proibido. Não é permitida a permanência de pessoas neste local.

14 Concordância Verbal Prof. Flávia Lêda

15 Concordância Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois helicópteros sobrevoaram a região. O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. artigo fem. plural pronome fem. plural numeral fem. plural substantivo fem./plural adjetivo fem. plural

16 Concordância Verbal A concordância pode ser verbal e nominal. É verbal quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Ex.: O homem não é um dos mamíferos mais dorminhocos. sujeito na 3ª pessoa do singular Verbo na 3ª pessoa do singular

17 Concordância do verbo com o sujeito simples a) Regra Geral O verbo concordará com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª), mesmo que este venha deslocado. Ex 1.: Nós nunca discordamos de você. sujeito na 1ª pessoa do plural verbo na 1ª pessoa do plural

18 Ex 2 : Sumia na estrada poeirenta a última boiada da fazenda. Verbo na 3ª pessoa do singular sujeito na 3ª pessoa do singular (=ela) Não importa a posição do verbo (antes ou depois do sujeito simples): a concordância é sempre feita com o núcleo dele.

19 Concordância do verbo com o sujeito composto I. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo, este ficará no plural. Ex.: O ônibus e o caminhão sujeito composto antes do verbo deslizaram na pista. verbo no plural Sujeito composto é aquele que apresenta dois ou mais núcleos. Observação: O verbo pode ficar no singular principalmente em dois casos: quando os núcleos são sinônimos e quando formam uma enumeração gradativa. Ex. 1 : A paz e a tranqüilidade reinava (reinavam) naquele lugar. Ex. 2 : A angústia, a inquietação, o desespero o dominou (dominaram).

20 II. Quando o sujeito composto estiver depois do verbo, este poderá concordar com o mais próximo, ou ficará no plural. Ex.: Foi ao parque de diversão o filho, a mãe e o pai. Verbo na 3ª pessoa do singular, concordando com o filho sujeito composto depois do verbo Foram ao parque de diversão o filho, a mãe e o pai. verbo na 3ª pessoa do plural sujeito composto depois do verbo

21 III. Quando o verbo for constituído por pessoas gramaticais diferentes, ele ficará no plural. Se a 1ª pessoa (eu, nós) faz parte do sujeito, o verbo ficará na 1ª pessoa do plural (nós). Ex.: Você, sua prima e eu iremos ao cinema. sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes, com a presença da 1ª pessoa (eu) verbo na 1ª pessoa do plural (nós)

22 Quando os núcleos do sujeito vierem ligados pela conjunção "ou", o verbo ficará no singular se houver idéia de exclusão. Se houver idéia de inclusão o verbo irá para o plural. Pedro ou Antônio será o presidente do clube. (Exclusão) Laranja ou mamão fazem bem a saúde. (Inclusão) Quando o sujeito for formado por um pronome de tratamento o verbo irá sempre para 3º pessoa. Vossa Excelência leu meus relatórios?

23 Concordância dos verbos Impessoais a) Verbo Haver É impessoal quando empregado com o sentido de existir ou acontecer. Ex.1: Havia muitos alunos na sala de aula. 3ª pessoa do singular Não é sujeito, é objeto direto Ex.2: Aqui nunca houve brigas antes. Em locuções verbais, o verbo haver transmite a impessoalidade para o outro verbo (verbo auxiliar), que também fica no singular. Ex.: Deve haver vinte pessoas na sala. 3ª pessoa do singular Não é sujeito, é objeto direto

24 Observações: O verbo haver com sentido de existir é impessoal, entretanto o verbo existir, não é impessoal, ele concorda normalmente com o sujeito ao qual se refere. Ex.: Antigamente havia poucas escolas particulares. 3ª pessoa do singular Não é sujeito, é objeto direto Antigamente existiam poucas escolas particulares. 3ª pessoa do plural Antigamente deviam existir sujeito plural poucas escolas particulares. 3ª pessoa do plural sujeito plural

25 Verbo haver como auxiliar de outro verbo Quando haver funciona como auxiliar de outro verbo, deve concordar normalmente com seu sujeito. Ex.: Os professores já haviam entrado, quando ele chegou Sujeito 3ªpessoa do plural Verbo na 3ª pessoa do plural

26 b) Verbo Fazer O verbo fazer é impessoal quando empregado na indicação de tempo transcorrido (ou a transcorrer). Nesses casos, como ele não tem sujeito fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Já faz muitos anos que não a vejo. 3ª pessoa do singular Observação: Não é sujeito, é objeto direto Nas locuções verbais, o verbo fazer, como todo verbo impessoal, transmite o singular para o auxiliar. Ex.: Já deve fazer muitos anos que não a vejo. 3ª pessoa do singular Não é sujeito, é objeto direto.

27 c) Verbo Ser indicando horas e distância Quando indicar horas, distância e datas, o verbo ser concordará com o predicativo. Nesse caso ele é impessoal, ou seja, não apresenta sujeito. Ex.: É uma hora. São três horas. Daqui até a fazenda é um quilômetro. Daqui até o sítio são dez quilômetros. Observação: Nas indicações referentes a dia do mês, o verbo admite duas construções. Ex.: Hoje é dia dez de julho. Hoje são dez de julho.

28 Verbo + pronome se 1. Os verbos transitivos diretos ou os transitivos diretos e indiretos, quando apassivados pelo pronome se, concordam com o sujeito. pronome apassivador Ex.1: Vendem-se carros e terrenos a prazo. verbo transitivo sujeito no plural direto Observe que, se passarmos essa frase para a voz passiva analítica, a concordância do verbo com o sujeito ficará bem clara, veja: Carros e terrenos são vendidos a prazo. Sujeito no plural Verbo na 3ª pessoa do plural

29 Ex.: Divulgaram-se os planos. Os planos foram divulgados. verbo transitivo sujeito sujeito locução verbal direto + pronome se Compare essas duas construções e observe que: 1º.) Elas são equivalentes quanto ao sentido; 2º.) Em ambas o sujeito é o mesmo; 3º.) Em ambas o verbo concorda com o sujeito.

30 2. Os demais verbos de ligação, intransitivo e transitivo indireto -, quando seguidos do pronome se (índice de indeterminação do sujeito), ficam na 3ª pessoa do singular. índice de indeterminação do sujeito Ex.: Precisa-se de serventes de pedreiro.

31 Não se deve confundir se pronome apassivador com se índice de indeterminação do sujeito. As orações que possuem sujeito indeterminado são formadas por verbo de ligação, verbo transitivo indireto ou verbo intransitivo + se. Nesses casos o verbo fica na 3ª pessoa do singular Ex.: Não se confiava nos planos. Nos planos não eram confiados. 3ª pessoa do singular Não é o sujeito, é o objeto indireto. construção inexistente no idioma Observações: 1ª) Convém lembrar que o núcleo do sujeito nunca é regido de preposição. 2ª) Na maioria dos casos, o que impossibilita a transformação é a presença da preposição exigida pelo verbo (no exemplo: confiar em).

32 Concordância do verbo com o sujeito composto I. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo, este ficará no plural. Ex.: O ônibus e o caminhão sujeito composto antes do verbo deslizaram na pista. verbo no plural Sujeito composto é aquele que apresenta dois ou mais núcleos. Observação: O verbo pode ficar no singular principalmente em dois casos: quando os núcleos são sinônimos e quando formam uma enumeração gradativa. Ex. 1 : A paz e a tranqüilidade reinava (reinavam) naquele lugar. Ex. 2 : A angústia, a inquietação, o desespero o dominou (dominaram).

33 II. Quando o sujeito composto estiver depois do verbo, este poderá concordar com o mais próximo, ou ficará no plural. Ex.: Foi ao parque de diversão o filho, a mãe e o pai. Verbo na 3ª pessoa do singular, concordando com o filho sujeito composto depois do verbo Foram ao parque de diversão o filho, a mãe e o pai. verbo na 3ª pessoa do plural sujeito composto depois do verbo

34 III. Quando o verbo for constituído por pessoas gramaticais diferentes, ele ficará no plural. Se a 1ª pessoa (eu, nós) faz parte do sujeito, o verbo ficará na 1ª pessoa do plural (nós). Ex.: Você, sua prima e eu iremos ao cinema. sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes, com a presença da 1ª pessoa (eu) verbo na 1ª pessoa do plural (nós) Se a 1ª pessoa (eu, nós) não faz parte do sujeito, o verbo ficará na 2ª pessoa do plural (vós) ou na 3ª pessoa do plural (vocês). Ex.: Tu e teu amigo ficareis aqui em casa. Tu e teu amigo ficarão aqui em casa.

35 Concordância dos verbos Impessoais a) Verbo Haver É impessoal quando empregado com o sentido de existir ou acontecer. Ex.1: Havia muitos alunos na sala de aula. 3ª pessoa do singular Não é sujeito, é objeto direto Ex.2: Aqui nunca houve brigas antes. 3ª pessoa do singular Não é sujeito, é objeto direto Em locuções verbais, o verbo haver transmite a impessoalidade para o outro verbo (verbo auxiliar), que também fica no singular. Ex.: Deve haver vinte pessoas na sala.

36 Observações: O verbo haver com sentido de existir é impessoal, entretanto o verbo existir, não é impessoal, ele concorda normalmente com o sujeito ao qual se refere. Ex.: Antigamente havia poucas escolas particulares. 3ª pessoa do singular Não é sujeito, é objeto direto Antigamente existiam poucas escolas particulares. 3ª pessoa do plural Antigamente deviam existir sujeito plural poucas escolas particulares. 3ª pessoa do plural sujeito plural

37 b) Verbo Fazer O verbo fazer é impessoal quando empregado na indicação de tempo transcorrido (ou a transcorrer). Nesses casos, como ele não tem sujeito fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Já faz muitos anos que não a vejo. 3ª pessoa do singular Não é sujeito, é objeto direto Observação: Nas locuções verbais, o verbo fazer, como todo verbo impessoal, transmite o singular para o auxiliar. Ex.: Já deve fazer muitos anos que não a vejo. 3ª pessoa do singular Não é sujeito, é objeto direto.

38 Concordância do verbo Ser O verbo Ser pode, às vezes concordar com o sujeito da oração e, às vezes, com o predicativo. a) Quando o sujeito e o predicativo são nomes de coisas O verbo ser pode concordar com o sujeito ou com o predicativo, indiferentemente. Essa dupla possibilidade permite ao falante estabelecer a concordância com o elemento ao qual pretenda dar maior destaque. Ex.: Nossas vidas eram uma verdadeira festa. predicativo sujeito plural Verbo no plural singular concordando com o sujeito Nossas vidas era uma verdadeira festa. sujeito plural Verbo no singular concordando com o predicativo predicativo singular

39 b) Quando o sujeito e o predicativo designam pessoas Nesse caso, a concordância é feita obrigatoriamente com a palavra que designa pessoa. Ex.: Os amigos eram sua grande alegria. predicativo no singular sujeito plural verbo na 3ª pessoa do plural,concordando com o sujeito O problema da empresa são os funcionários desmotivados. sujeito no singular verbo na 3ª pessoa do plural, concordando com o predicativo predicativo no plural

40 c) Verbo Ser indicando horas e distância Quando indicar horas, distância e datas, o verbo ser concordará com o predicativo. Nesse caso ele é impessoal, ou seja, não apresenta sujeito. Ex.: É uma hora. São três horas. Daqui até a fazenda é um quilômetro. Daqui até o sítio são dez quilômetros. Observação: Nas indicações referentes a dia do mês, o verbo admite duas construções. Ex.: Hoje é (dia) dez de julho. Hoje são dez (dias) de julho.

41 REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto.

42 VEJA:

43 Nota: Na regência verbal, o termo regido pode ser ou não preposicionado: na regência nominal, ele é obrigatoriamente preposicionado. A palavra REGÊNCIA vem do verbo reger (reger = -ência), e este do latim Regere = dirigir, guiar, conduzir, governar. Dessa forma, regente é aquele que DIRIGE, CONDUZ, GOVERNA, e regido é aquele que é DIRIGIDO, CONDUZIDO, GOVERNADO.

44

45 REGÊNCIA DE ALGUNS NOMES Acessível a Acostumado a ou com Alheio a Alusão a Ansioso por Atenção a ou para Atento a ou em Benéfico a Compatível com Cuidadoso com Desacostumado a ou com Desatento a Desfavorável a Desrespeito a Estranho a Favorável a Fiel a Grato a Hábil em Habituado a Inacessível a Indeciso em Invasão de Junto a ou de Leal a Maior de Preferência a ou por Preferível a Prejudicial a Próprio de ou para Próximo a ou de Querido de ou por Respeito a ou por Sensível a Simpatia por Simpático a Útil a ou para

46 Verbo Classificação Significado Exemplo Aspirar VTD VTI sorver, respirar pretender, desejar Os atletas aspiravam com prazer o ar das montanhas. O vereador recémeleito aspirava a um alto cargo.

47 Verbo Classificação Significado Exemplo VTI estar presente, presenciar Ontem assisti a um filme iraniano. Assistir VTD ou VTI acompanhar, prestar assistência O médico assiste o doente (ou ao doente). VI morar, residir (rege adjunto adverbial com a preposição "em") Minha comadre assiste em Santos. VTI CABER, COMPETIR Assiste aos consumidores reclamar por seus direitos. VI Estar, permanecer Que a paz assista em vocês, filhos.

48 Verbo Classificação Significado Exemplo VTD Convocar, fazer vir Chamem a polícia! Chamar VTI Invocar (exige a preposição "por") O pai chamava desesperadamente pela filha. VTD ou VTI (transobjetivo) Cognominar, qualificar, denominar + predicativo do objeto Chamava-o irresponsável. Chamava-lhe (de) irresponsável.

49 Verbo Classificação Significado Exemplo Chegar e ir VI (exige a preposição "a" quando indica lugar) Cheguei ao cinema 20 minutos atrasado. Vou ao cinema duas vezes por semana.

50 VTI Realizar; dar início a algo. (exige a preposição "a") Os apuradores procederam à contagem dos votos. Proceder VTI Ter origem ; originar-se. (exige a preposição de") A Língua Portuguesa procede do Latim. VI Ter fundamento Suas acusações não procedem.

51 Verbo Classificação Significado Exemplo VTD (quando não pronominais) Que chateação! Esqueci o nome dele. Esquecer, lembrar e recordar VTI (quando pronominais exigem a preposição "de") Esqueci-me do livro. VTI cair no esquecimento / vir à lembrança Esqueceram-me das chaves em casa.

52 Verbo Classificação Significado Exemplo Informar, certificar, cientificar, prevenir, avisar, notificar, advertir, comunicar, lembrar, noticiar. VTD VTDI (informar) dar notícias, esclarecer Pedem objeto direto de coisa e objeto indireto de pessoas ou viceversa. Os jornais informaram o público consumidor. A secretária informou a nota ao aluno ou A secretária informou o aluno sobre a nota.

53 Verbo Classificação Significado Exemplo Morar e Residir VI (exigem adjuntos adverbiais com a preposição em) Moro em São Paulo. Resido em Jundiaí. Obedecer e Desobedecer VTI (exigem a preposição "a") O bom motorista obedece às leis do trânsito.

54 Verbo Classificação Significado Exemplo VTI (exige a preposição com") = perturbar O mestre implicou com os alunos. Implicar VTD Acarretar, pressupor, resultar. O amor implica responsabilidade mútua. VTI (exige a preposição a") = em relação a quem se responde. Respondemos ao amigo. Responder VTDI Respondeu ao amigo que iria. VTD Em relação à coisa respondida. Ele respondeu que iria.

55 Verbo Classificação Significado Exemplo VTD (quando o objeto é coisa) Paguei a conta. Pagar, agradecer e Perdoar VTI VTDI (quando o objeto é pessoa) (OD coisa / OI pessoa) Perdoei aos inimigos. Paguei a conta ao feirante.

56 Verbo Classificação Significado Exemplo VTDI querer antes, escolher Prefiro o amor à guerra. Preferir VTD dar primazia a, determinar-se por Preferimos a alegria, não aceitamos a dor. Segundo a Norma Culta da língua: Ex.: Prefiro mais ler do que escrever : (Errado!) Prefiro ler a escrever. (CERTO)

57 Verbo Classificação Significado Exemplo VTD desejar Ela queria o disco da Gal, mas não o quer mais. Querer VTI estimar, querer bem (exige a preposição "a"). Eu quero a meus amigos e sempre lhes quis. Transobjetivo Querer é VTD ou VTI com seus respectivos predicativos (dos objetos) A mãe a queria advogada, mas o pai lhe queria médica.

58 Verbo Classificação Significado Exemplo Simpatizar e Antipatizar VTI (exigem a preposição "com"; não são pronominais) Simpatizava com a idéia. Simpatizei com ele. VTD mirar, pôr visto Visou o alvo e atirou. Visar VTI ter em vista, pretender (exige a preposição "a") Homem sem escrúpulos que era, só visava a uma posição de destaque. Namorar VTD Namorar alguém.

59 FIQUE LIGADO!!! 1. Os verbos transitivos indiretos, com raras exceções, não admitem voz passiva. Ex: Nós assistimos ao filme. (Errado: O filme foi assistido por nós.) 2. Não se deve usar um único complemento a verbos de regências diferentes. Ex: Assisti ao filme e gostei dele. (Errado: assisti e gostei do filme.) 3. Havendo pronome relativo, a preposição, quando exigida pelo verbo, deve deslocar se para antes do pronome relativo. Ex: Estes são os filmes a que assisti. Este é o autor de cuja obra gosto.

60 4. Os pronomes "eu" e "tu" não podem vir regidos de preposição. Ex: Sandra sentou se entre mim e minha prima. (coloquialismo...entre eu e...) Atenção! Toda vez que eu e tu forem sujeito podem vir acompanhados de preposição. Mim e ti não são usados porque pronomes oblíquos não podem ser sujeito. Ex: Você entregou os textos para eu corrigir.

61 Foi difícil para mim chegar até aqui. Chegar até aqui foi difícil para mim. Foi muito fácil para mim compreender esta situação. Compreender esta situação foi muito fácil para mim.

62 Agora, alguns verbos da língua portuguesa em cuja regência encontramos problemas freqüentes: CONSTRUÇÃO INADEQUADA CONSTRUÇÃO ADEQUADA estar de (greve) namorar com arrasar com repetir de (ano) estar em (greve) namorar arrasar repetir o(ano) ATENÇÃO: ASPIRAR, VISAR, ASSISTIR (no sentido de ver), ALUDIR, REFERIR SE, ANUIR são alguns dos principais verbos explorados em provas. Quando transitivos indiretos, não aceitam os pronomes LHE/LHES como complementos, estando em seu lugar A ELE(S) OU A ELA(S).

63 Profª.: Flávia Lêda RASE

64 Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo a, além dos relativos à(s) qual(is). A crase é indicada pelo acento grave (`). Condições para ocorrência de crase 1. O termo regente deve exigir a preposição a. 2. O termo regido tem que ser uma palavra feminina que admita artigo a(s). Ex.: Ele foi a à a fazenda ontem depois do almoço.

65 Regra prática Para você saber se há crase antes de uma palavra feminina, troque essa palavra por uma masculina correspondente e observe: 1. Se antes da palavra masculina aparecer ao(s), use crase antes da feminina. Ex.: Ela foi à feira ontem. Ela foi ao mercado ontem. 2. Se antes da palavra masculina aparecer apenas a(s) ou o(s) não use crase. Ex.: Os jogadores visitaram a cidade. Os jogadores visitaram o museu.

66 Casos em que ocorre crase Nas locuções adverbiais femininas. Ex.: O rapaz saiu à tarde e chegou à noite. (locução adverbial de tempo) Ex.: Ele foi à feira e depois à lavanderia. (locução adverbial de lugar) Ex.: O governador viajou às pressas. (locução adverbial de modo) Observação: Com as locuções adverbiais femininas de instrumento a crase é facultativa. Ex.: O pai saiu sem fechar a porta à chave. O pai saiu sem fechar a porta a chave. Ex.: O soldado foi ferido à baioneta. O soldado foi ferido a baioneta.

67 Nas locuções prepositivas (formadas por a + palavra feminina + de) Ex.: Meu amigo conseguiu ser aprovado à custa de muito esforço. Ele saiu à procura de ajuda. Nas locuções conjuntivas (formada por a + palavra feminina + que). Ex.: A cidade se acalma, à medida que escurece. À proporção que chovia, aumentavam os buracos na rua. Observação: Nas expressões à moda de, à maneira de, a palavra principal pode ficar oculta. Então o à poderá ficar diante de palavra masculina, como no exemplo: Ex: Usava cabelos à Luís XV. (à moda de Luís XV)

68 Casos em que a crase é facultativa Antes de pronomes possessivos femininos (porque antes desse tipo de pronome o artigo é facultativo). Ex.: Ele se refere à minha mãe. Ele se refere a minha mãe. Antes de nomes de mulheres Ex.: Eu me referi à Maria. Eu me referi a Maria. Depois da palavra até. Ex.: Todos os alunos foram até à escola. Todos os alunos foram até a escola.

69 Casos em que não ocorre crase Antes de nomes masculinos (porque essas palavras não admitem o artigo a. Ex.: Ele adora andar a cavalo, ela prefere andar a pé. Antes de verbos (porque antes de verbos não aparece artigo) Ex.: Assim que saíram, começaram a correr. Antes de pronomes que não admitem artigo. a) Pronomes pessoais (porque antes deles não se usa artigo) Ex.: Todos se dirigiram a ela. b) Pronomes de tratamento (porque antes deles não se usa artigo) Ex.: Dirigi-me a Vossa Excelência para despedir-me. Observação: Os pronomes de tratamento dona, senhora e senhorita, pelo fato de admitirem o artigo, admitem também a crase. Ex.: Nada disse à senhora.

70 c) Pronomes demonstrativos, indefinidos e relativos Ex.: É hora de dar um basta a essa barbárie. Não demonstrava sua tristeza a ninguém. Aquela é a senhora a quem dirigi meus votos de felicidade. Observação: Pode ocorrer a crase entre a preposição a e os pronomes relativos a qual e as quais. Ex.: Estas são as finalidades às quais se destina o projeto. Seria aquela a jovem à qual você se referia? Quando o a (sem s) aparece antes de uma palavra no plural. Ex.: Ele se dirigia a pessoas estranhas.

71 Em expressões com palavras repetidas Ex.: O tanque se encheu gota a gota. Antes de nomes de cidades (que não admitem o artigo feminino a), sem especificativos Ex.: Eles pretendem ir a Paris. Observação: Quando o nome da cidade apresenta um especificativo, ele passa a admitir artigo e, nesse caso, pode ocorrer a crase, desde que o termo regente exija a preposição a. Ex.: Eles pretendem ir à fascinante Paris. Antes da palavra casa, no sentido de lar, residência própria da pessoa, se não vier determinada. Se vier determinada aceita a crase. Ex.: Voltei a casa cedo. Voltei à casa de meus pais cedo.

72 Antes da palavra terra, no sentido de chão firme, tomada em oposição a mar ou ar, se não vier determinada, não aceita o artigo e não ocorre a crase. Se vier determinada, aceita o artigo e ocorre a crase. Ex.: Os marinheiros já voltaram a terra. Os marinheiros voltaram à terra de seus sonhos. Observação: Quando a palavra terra for usada no sentido de terra natal ou planeta, a palavra terra admite artigo, por isso, ocorrerá crase, se o termo regente exigir preposição. Ex.: A espaçonave voltara à Terra, no ano Antes de numerais cardinais porque repelem artigo Ex.: Estou propenso as duas propostas de emprego. Não sei qual escolher. Antes de artigos indefinidos. Ex.: Referi-me a uma situação complexa.

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais.

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. REGÊNCIA VERBAL Regência Verbal É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração de sentido do verbo. A seguir,

Leia mais

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência:

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: REGÊNCIA A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos

Leia mais

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho.

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois

Leia mais

Língua Portuguesa Mara Rúbia

Língua Portuguesa Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Determina se os seus complementos são acompanhados

Leia mais

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia LÍNGUA PORTUGUESA Regência Nominal Relação entre um adjetivo, advérbio ou substantivo abstrato transitivo e seu complemento, por meio de preposição. 1. Os cursos do Ponto têm sido úteis a muitos candidatos.

Leia mais

Português 3º ano João J. Concordância Verbal

Português 3º ano João J. Concordância Verbal Português 3º ano João J. Concordância Verbal Concordância Verbal Concordância do verbo com o sujeito composto I. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo, este ficará no plural. Ex.:

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto. VEJA: AGORA NOTE: Quando um termo REGENTE é

Leia mais

Colégio Social Madre Clélia

Colégio Social Madre Clélia Colégio Social Madre Clélia Professora ANA PAULA Língua Portuguesa / 2ºEM / 2º trimestre 2012 REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA CRASE

LÍNGUA PORTUGUESA CRASE LÍNGUA PORTUGUESA CRASE Professora Sônia Aparecida de Souza Cotrim Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia www.professorasonia.com.br professorasonia.com.br 1 CRASE = FUSÃO/ MISTURA Fenômeno marcado com

Leia mais

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação Colégio Magno Gramática 2.o ano Regência verbal e regência nominal Meditação Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Quem acreditou No amor, no sorriso, na flor Então sonhou, sonhou E perdeu

Leia mais

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo a. A crase

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com TUDO SOBRE CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento. ( a + o ) Não há crase, pois o encontro

Leia mais

Crase. Condições para ocorrência de crase

Crase. Condições para ocorrência de crase Profº FCO Holanda Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

Crase. Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`).

Crase. Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`). 1 Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`). Princípios básicos para o emprego da crase: a) Antes de palavra feminina, clara ou subentendida; Dirijo-me

Leia mais

Gramática Eletrônica. Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais:

Gramática Eletrônica. Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais: Lição 12 Crase Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais: a + a = à preposição artigo ou pronome demonstrativo a + aquele

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL

CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCEITUAÇÃO Concordância nominal é a concordância de nomes entre si; estudaremos aqui a concordância do adjetivo com o substantivo. PRINCIPAIS CASOS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 Se eu

Leia mais

PROFESSORA: VERBENE LIMA

PROFESSORA: VERBENE LIMA PROFESSORA: VERBENE LIMA É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.

REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. Vamos estudar os principais casos de concordância nominal

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira.

REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira. REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira. Como se classificam os verbos tem e executar quanto à transitividade? Resposta: São transitivos diretos. Que termos funcionam como complemento desses verbos? Resposta:

Leia mais

CRASE. Prof. Flaverlei A. Silva

CRASE. Prof. Flaverlei A. Silva CRASE Prof. Flaverlei A. Silva Crase é a fusão da preposição a com o artigo definido feminino a, ou com determinados pronomes iniciados pela vogal a. Na escrita, é marcada pelo acento grave (à). Casos

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Regência Verbal Dá-se o nome de regência verbal à relação de subordinação que ocorre entre um verbo e seus complementos. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração

Leia mais

Português 3º ano João J. Concordância Verbal II

Português 3º ano João J. Concordância Verbal II Português 3º ano João J. Concordância Verbal II CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito. Caso geral: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Ela não acredita em Deus.

Leia mais

Crase. Casos proibitivos

Crase. Casos proibitivos Crase Crase não é acento, e sim superposição de dois as. O primeiro é uma preposição, o segundo, pode ser um artigo definido, um pronome demonstrativo a(as) ou aquele(a/s), e aquilo. O acento que marca

Leia mais

Prevenir a) Transitivo direto (= evitar dano, mal, etc): A prudência previne as desgraças.

Prevenir a) Transitivo direto (= evitar dano, mal, etc): A prudência previne as desgraças. Prevenir a) Transitivo direto (= evitar dano, mal, etc): A prudência previne as desgraças. b) Transitivo direto e indireto (= avisar com antecedência) Vou prevenir minha irmã de que Teresa de Jesus irá

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL APOIO PEDAGÍGICO AO NÚCLEO COMUM CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL Tutora: Ariana de Carvalho CONCORDÂNCIA NOMINAL Ocorre entre o núcleo (normalmente um substantivo ou um

Leia mais

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição a e não pela preposição em. Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte. 2- Morar/ residir normalmente vêm introduzidos

Leia mais

Português. Crase. Professor Carlos Zazmbeli.

Português. Crase. Professor Carlos Zazmbeli. Português Crase Professor Carlos Zazmbeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português CRASE Eles foram à praia no fim de semana (A prep. + A artigo) A aluna à qual me refiro é estudiosa (A prep. + A do pronome

Leia mais

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. Estudante: Educador: Suzana Borges 8ºAno/Turma: C.Curricular: Português A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

PORTUGUÊS OBJETIVO EMPREGO DA CRASE PROFESSOR: MARCIO COELHO. À = ao / Às = aos. 1. Sou contrário métodos adotados. 11. Dirigi-me Senhor Paulo.

PORTUGUÊS OBJETIVO EMPREGO DA CRASE PROFESSOR: MARCIO COELHO. À = ao / Às = aos. 1. Sou contrário métodos adotados. 11. Dirigi-me Senhor Paulo. 1º CASO À = ao / Às = aos Avaliação teórica 01 Na 1ª frase, coloque ao (s), a (s), o (s) Na 2ª frase, coloque a, as, com ou sem acento. 1. Sou contrário métodos adotados. 11. Dirigi-me Senhor Paulo. Sou

Leia mais

Gramática Eletrônica. Os mercados brasileiro e argentino anseiam por taxas de juros mais baixas.

Gramática Eletrônica. Os mercados brasileiro e argentino anseiam por taxas de juros mais baixas. Lição 15 Concordância nominal A concordância nominal consiste também na adequação harmônica das palavras na frase. O artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concordam em gênero e número com

Leia mais

SINTAXE CONCORDÂNCIA VERBAL

SINTAXE CONCORDÂNCIA VERBAL SINTAXE CONCORDÂNCIA VERBAL CONCEITO Mecanismo gramatical em que, por meio de desinências, as palavras se flexionam indicando que estão relacionadas e combinadas. QUANTO AO TIPO: VERBAL : a forma verbal

Leia mais

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito...

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito... Sumário Capítulo 1 Ortografia.... 1 1. Regras de acentuação gráfica...1 1.1. Acentuação dos vocábulos monossilábicos...1 1.2. Acentuação dos vocábulos oxítonos...1 1.3. Acentuação dos vocábulos paroxítonos...2

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016

ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO OSORIO PROFESSORA: REGINA CÉLIA DA SILVA ANDRADE ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016 TEXTO TEATRAL Características: Texto escrito para ser representado Escrito

Leia mais

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade) CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL Para se entender a regência verbal ou nominal é necessário conhecer as preposições. Por isso complete: 1. a) Preposição é uma palavra invariável

Leia mais

MARIA TEREZA E ZAMBELI

MARIA TEREZA E ZAMBELI MARIA TEREZA E ZAMBELI TRANSITIVIDADE VERBAL VERBOS Intransitivos Transitivos sem complemento A gente sabe viver Conviver, tanto prazer Anoitecer, amanhecer Eu e você, eu e você com complemento VTI com

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Regência A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. Regência nominal Estuda as relações em que

Leia mais

Prof. Jorge Viana de Moraes

Prof. Jorge Viana de Moraes Prof. Jorge Viana de Moraes Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência

Leia mais

Para que saber? Conhecer o papel desempenhados pelos relativos é importante porque:

Para que saber? Conhecer o papel desempenhados pelos relativos é importante porque: Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo será no domingo. O jogo decidirá o campeonato. Reunindo

Leia mais

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo Regência Verbal Dentre os estudos linguísticos inerentes à sintaxe, encontra-se a sintaxe de regência. Ela é responsável pelo estudo das relações de dependência que se estabelecem entre os termos da oração

Leia mais

Vou a Fortaleza - Voltei de Fortaleza Vou àfortaleza bela - Voltei da Fortaleza bela

Vou a Fortaleza - Voltei de Fortaleza Vou àfortaleza bela - Voltei da Fortaleza bela Todos iriam à reunião. Todos iriam ao encontro. Vou àbahia - Voltei dabahia Vou a Fortaleza - Voltei de Fortaleza Vou àfortaleza bela - Voltei da Fortaleza bela 1-Em locuções prepositivas, adverbiais ou

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Regência verbal Regência verbal é a relação que existe entre os verbos e

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova...

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio

Leia mais

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: 1. Introdução. 2.

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: 1. Introdução. 2. EXPRESSÃO ESCRITA Sejam bem-vindos à quarta videoaula de Expressão Escrita. Sou a Maj Anna Luiza professora de Português da Seção de Idiomas da ECEME. Esta aula se destina a você, aluno do CP/ECEME e aos

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos regidos). Em termos

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência 1 Definição de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos

Leia mais

Língua. Portuguesa. Regência

Língua. Portuguesa. Regência Língua Portuguesa Regência A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam(objetos diretos e Objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais).

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. & Nominal

REGÊNCIA VERBAL. & Nominal REGÊNCIA VERBAL & Nominal REGÊNCIA Regência é a parte da Gramática Normativa que estuda as relações entre os termos da oração, verificando se um termo serve de complemento a outro. O termo que exige complemento

Leia mais

Crase. Regra geral à = a (preposição) + a (artigo) Termo regente exige preposição a e termo regido exige artigo a.

Crase. Regra geral à = a (preposição) + a (artigo) Termo regente exige preposição a e termo regido exige artigo a. Crase Regra geral à = a (preposição) + a (artigo) Termo regente exige preposição a e termo regido exige artigo a. Dirigiam-se à cidade. artigo a Agradecemos à moça. artigo a Obedeceram às leis. artigo

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL www.monsterconcursos.com.br pág. 1 REGÊNCIA NOMINAL É aquela em que o nome (substantivo ou adjetivo) pede um complemento nominal com preposição adequada. Esta preposição que introduz

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 4 1 Regência Verbal e Nominal A REGÊNCIA VERBAL estuda

Leia mais

CRASE. É a fusão da preposição A com um próximo a, que pode ser : (2) pronome

CRASE. É a fusão da preposição A com um próximo a, que pode ser : (2) pronome CRASE CRASE É a fusão da preposição A com um próximo a, que pode ser : (1) artigo A + a = à; A + as = às (2) pronome A + aquele, a(s) = àquele, a(s) CRASE Para haver CRASE é necessário que existam dois

Leia mais

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE CASOS EM QUE OCORRE A CRASE A crase ocorre, obrigatoriamente, em três casos: 1º) O termo regente deve exigir complemento regido da preposição a, e o termo regido deve admitir o artigo feminino a(s): Pedi

Leia mais

quarta-feira, 29 de agosto de

quarta-feira, 29 de agosto de quarta-feira, 29 de agosto de 2012 1 CRASE Conceito: crase é a fusão de a (preposição) + a (artigo). Ex.: Ele vai a + o teatro = Ele vai ao teatro. Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja. Regra prática:

Leia mais

c) O complemento nominal também se confunde com o adjunto adnominal. As diferenças serão explicitadas quando falarmos de desse termo acessório.

c) O complemento nominal também se confunde com o adjunto adnominal. As diferenças serão explicitadas quando falarmos de desse termo acessório. b) Os estudantes inexperientes podem confundir o complemento nominal o objeto indireto. Essa dúvida é facilmente resolvida. O OI completa o sentido de um verbo e o CN, o de um nome. Ex.: Necessito de ajuda.

Leia mais

Português 3º ano João J. Regência

Português 3º ano João J. Regência Português 3º ano João J. Regência Regência Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que admite outro) e o termo regido ou subordinado (termo exigido pelo

Leia mais

SINTAXE PERÍODO SIMPLES

SINTAXE PERÍODO SIMPLES SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES A N Á L I S E S I N T Á T I C A Sujeito: é o termo da oração com o qual o verbo concorda em pessoa (1ª, 2ª, 3ª) e número (singular, plural). O sujeito comanda a concordância

Leia mais

Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e

Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e Vocativo Tipos de predicado COMPLEMENTO NOMINAL OU ADJUNTO

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento ( a + o ) Não há crase, pois o encontro ocorreu entre

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo 1 de 17 CONCORDÂNCIA NOMINAL 1) É bom, é proibido, é permitido, é necessário...:se o substantivo não vier determinado, o adjetivo fica invariável. Ex.: Entrada é proibido.

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores indefinidos: referem uma pessoa, coisa ou fenómeno de uma forma imprecisa ou indeterminada, indicando quantidade ou diferença.

Leia mais

NÃO OCORRE CRASE CASOS FACULTATIVOS

NÃO OCORRE CRASE CASOS FACULTATIVOS NÃO OCORRE CRASE *ANTES DE VERBOS *ANTES DE PALAVRAS MASCULINAS *ANTES DE PRONOMES DE TRATAMENTO *ANTES DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS (ESTA, ESSA) *ANTES DE PRONOMES E ARTIGOS INDEFINIDOS *ENTRE PALAVRAS

Leia mais

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli.

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli. Português Regência Nominal e Verbal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

SINTAXE Termos integrantes 1) Objeto direto: o complemento de um verbo transitivo direto. Ex.: Perdi os documentos. Encontrei-os.

SINTAXE Termos integrantes 1) Objeto direto: o complemento de um verbo transitivo direto. Ex.: Perdi os documentos. Encontrei-os. SINTAXE Termos integrantes 1) Objeto direto: o complemento de um verbo transitivo direto. Ex.: Perdi os documentos. Encontrei-os. * Objeto direto preposicionado: aquele cuja preposição não é exigência

Leia mais

W W W. P R O F E S S O R S A B B A G. C O M. B R

W W W. P R O F E S S O R S A B B A G. C O M. B R CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. O técnico escalou o time. Os técnicos escalaram os times. CASOS ESPECIAIS Sujeito Composto anteposto: verbo no plural.

Leia mais

Fui ao cinema no domingo.

Fui ao cinema no domingo. VERBOS INTRANSITIVOS Os verbos CHEGAR e IR são acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. De acordo com a norma culta, as preposições usadas para indicar direção são A e PARA. A preposição EM deve ser

Leia mais

AGENTE DA PASSIVA. É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição.

AGENTE DA PASSIVA. É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição. AGENTE DA PASSIVA AGENTE DA PASSIVA É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição. As terras foram desapropriadas pelo governo. Sujeito (paciente) Verbo

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa.

REGÊNCIA VERBAL. Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa. REGÊNCIA VERBAL Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa. Exemplo de regência verbal: Ele não se lembrou do nosso acordo. vti O verbo é o termo regente.

Leia mais

Palavra 2- A duas empresas foi

Palavra 2- A duas empresas foi Analise as frases: Palavra A 2- A duas empresas foi oferecida a mesma proposta. 1- A mulher recorreu a uma estratégia correta: a de buscar igualdades. 3- A pedido dos pais, a criança poderá faltar a todas

Leia mais

Professora Kalyne Varela

Professora Kalyne Varela Professora Kalyne Varela 1. Fui eu que fiz o casamento. 4. Fui eu que fez o casamento. 8. Foste tu que fizeste o casamento. 16. Foste tu quem fez o casamento. 32. Fostes vós que fez o casamento. 64. Fostes

Leia mais

SUMÁRIO PERÍODO SIMPLES............................. 01

SUMÁRIO PERÍODO SIMPLES............................. 01 SUMÁRIO Capítulo 1 PERÍODO SIMPLES... 01 Frase... 02 Oração... 02 Oração coordenada... 03 Oração justaposta... 03 Oração principal... 03 Oração reduzida... 03 Oração relativa... 03 Oração subordinada...

Leia mais

I- CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCEITO

I- CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCEITO I- CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCEITO Imagine, agora, a seguinte manchete de jornal: Times paulistas disputam duas vagas preciosas no campeonato. Vamos considerar algumas palavras, observando suas respectivas

Leia mais

Classes Gramaticais: Pronomes

Classes Gramaticais: Pronomes Classes Gramaticais: Pronomes Aula ao Vivo Demonstrativos São pronomes utilizados para indicar a posição de alguma coisa (no espaço, no tempo ou no discurso) em relação às pessoas do discurso. Ex.: Este

Leia mais

Crase. Professora Raysa

Crase. Professora Raysa Crase Professora Raysa Conceito Processo de contração entre a preposição a e o artigo definido feminino a. Exemplo: Vou à festa. Casos Obrigatórios 1. Em locuções adverbiais femininas: O culto ecumênico

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA A REGÊNCIA PODE SER DIRETA, QUANDO A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA É REALIZADA POR JUSTAPOSIÇÃO DE TERMOS, OU INDIRETA,

Leia mais

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas.

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas. Língua Portuguesa Polícia DIREITO Militar SP Prof. Pablo Alex L. Gomes CONSTITUCIONAL Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Preposição + Artigo A + A = À Irei a cidade. - Irei a

Leia mais

Crase. Manoel Francisco Guaranha

Crase. Manoel Francisco Guaranha Crase Manoel Francisco Guaranha Crase: fusão da preposição mais: Refiro-me à mulher de azul Artigo feminino a Aquele(s) Refiro-me àquele(s) senhor(es). Refiro-me àquela(s) senhora(s) Aquela(s) Aquilo Refiro-me

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE Oficina de Leitura e Produção de Textos Orientadora: Ana Cristina Fricke Matte Orientanda : Karlla Andrea Leal Cruz Crase A crase é a

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS Parte 1

CLASSES GRAMATICAIS Parte 1 CLASSES GRAMATICAIS Parte 1 Professora Idilvânia 1 Existem 10 Classes Gramaticais Artigo Substantivo Adjetivo Advérbio Preposição Pronomes Verbo Conjunção Numeral Interjeição 2 ARTIGO Qualifica ou determina

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III Bárbara da Silva Português Aula 48 Transitividade verbal III Mudança de Transitividade versus Mudança de Significado Há verbos que, de acordo com a mudança de transitividade, apresentam mudança de significado.

Leia mais

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios SUMÁRIO CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1. Diferença entre acento tônico e acento gráfico 2. Palavras tônicas e palavras átonas 3. Classificação da palavra pela posição da vogal tônica 4. Timbre da vogal

Leia mais

TER 3º Bimestre- 7º ano - Português. Verbo Intransitivo e Verbo Transitivo

TER 3º Bimestre- 7º ano - Português. Verbo Intransitivo e Verbo Transitivo TER 3º Bimestre- 7º ano - Português Verbo Intransitivo e Verbo Transitivo Leia as frases a seguir: A- Durante a aula, a garotinha chorou. B- Durante a aula, a garotinha quebrou. Na frase 1, o verbo tem

Leia mais

Orações Subordinadas. Apostila 3, Capítulo 8 Unidades 35 a 38 (pág. 313 a 321)

Orações Subordinadas. Apostila 3, Capítulo 8 Unidades 35 a 38 (pág. 313 a 321) Orações Subordinadas d Apostila 3, Capítulo 8 Unidades 35 a 38 (pág. 313 a 321) Professora Simone 2 Período Composto por Subordinação É aquele formado por uma oração principal e uma ou mais orações subordinadas;

Leia mais

Regência. O estabelecimento de relações de sentido

Regência. O estabelecimento de relações de sentido Regência O estabelecimento de relações de sentido Leia: Ele é acostumado a roubar. acostumado= adjetivo(a) Ele está acostumado com a pobreza. acostumado= adjetivo(com) verbo aspirar No sentido sorver,

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº DATA 14/06/2016 DISCIPLINA Português - Gramática PROFESSOR Ricardo Erse MONITOR Paula Moura AULA 01/07 Ementa 1 Concordância... 2 a) Concordância nominal:...

Leia mais

Revisão sujeito e predicado. Prof.ª Lucimar

Revisão sujeito e predicado. Prof.ª Lucimar Revisão sujeito e predicado Prof.ª Lucimar Tipos de sujeito Sujeito Simples: possui apenas um núcleo e este vem escrito. Exemplos: - Deus é perfeito! Sujeito simples Deus Núcleo do sujeito simples Deus

Leia mais

9 ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL

9 ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL Aula ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL META Explicar a função adjetiva do adjunto adnominal, um acessório do núcleo do sujeito e de outros núcleos, mostrando as classes adjuntas. Apresentar a importância

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL

CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCORDÂNCIA NOMINAL 1. Na oração Um sorriso iluminava o rosto moreno (Graciliano Ramos), encontramos a seguinte estrutura: Um sorriso lento (sujeito) iluminava o roso moreno (predicado) Nessa relação,

Leia mais

Emprego da crase. Cheirar à gasolina (feder a) Cheirar a gasolina (aspirar)

Emprego da crase. Cheirar à gasolina (feder a) Cheirar a gasolina (aspirar) Emprego da crase A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de grande importância a crase da preposição

Leia mais

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente Aula 16 Termos essenciais da oração Professor Guga Valente Termos essenciais 1. Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. 2. Termos integrantes:

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE A CRASE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE Dizem que a crase não foi inventada para humilhar ninguém. No entanto, sabemos muito bem que seu uso adequado dá um certo trabalho a todos que escrevemos. O primeiro

Leia mais

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico...

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico... Sumário I A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1 A língua portuguesa no ensino superior... 3 POR QUE ESTUDAR PORTUGUÊS NO ENSINO SUPERIOR... 5 Concepções de gramática... 6 O novo acordo ortográfico...

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.

Leia mais

SEGUNDA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEGUNDA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEGUNDA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco I. Estudo da oração sem sujeito: verbo HAVER. II. Outras estruturas de oração sem sujeito: a. verbos que indicam fenômenos da natureza. b.

Leia mais