Microsoft Analysis Service

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Microsoft Analysis Service"

Transcrição

1 Microsoft Analysis Service Neste capítulo você verá: BI Development Studio Analysis Services e Cubos Microsoft Analysis Services é um conjunto de serviços que são usados para gerenciar os dados que são armazenados em um data warehouse ou data mart. Analysis Services organiza dados de um data warehouse em cubos multidimensionais, com agregados para permitir a execução de relatórios sofisticados e consultas complexas. As principais características do Analysis Services são : Facilidade de uso Modelo de dados flexível Diversidade de APIs suportadas Analysis Services oferecem assistentes para quase todas as tarefas que são executadas durante a concepção e implementação de um data warehouse. Por exemplo, o Assistente de Fonte de Dados permite que você especifique uma ou mais fontes de dados, enquanto Assistente de cubo é usado para criar um cubo multidimensional, onde os dados são armazenados de forma agregada. Facilidade de uso é garantida pela Business Intelligence (BI) Development Studio. Você pode usar esta ferramenta para desenvolver bases de dados e outros objetos de armazenamento de dados. Isso significa que o BI Development Studio oferece uma interface para o desenvolvimento de ambos os projetos do Analysis Services e SQL Server Integration Services e Reporting projetos Services. Em contraste com a maioria dos outros sistemas de armazenamento de dados, o Analysis Services permite que você use a arquitetura que seja mais adequada para um sistema de armazenamento de dados específico. Você pode escolher entre as três arquiteturas (MOLAP, ROLAP e HOLAP). BI Development Studio O principal componente do Analysis Services é Business Intelligence Development Studio, uma ferramenta de gestão que fornece uma plataforma de desenvolvimento para Integration Services, Reporting Services mineração de dados e Analysis Services. Construído sobre Visual Studio, BI Development Studio suporta uma plataforma de desenvolvimento integrado para desenvolvedores de sistemas na área de inteligência de negócios. Depuração, controle de origem e desenvolvimento de código estão disponíveis para todos os componentes da aplicação de BI. Você pode usar o BI Development Studio não só para criar e gerenciar cubos, mas também para projetar capacidades para SQL Server Reporting Services e SQL Server Integration Services.

2 Nota: A interface de usuário de BI Development Studio é muito semelhante à interface do SQL Server Management Studio. No entanto, essas duas ferramentas diferem na sua implantação: você deve usar o BI Development Studio para desenvolver projetos de BI, enquanto você deve usar principalmente SQL Server Management Studio para operar e manter os objetos de banco de dados de BI. Neste artigo, BI Development Studio é usado para criar um cubo com base no banco de dados AdventureWorksDW e processá-la. Para iniciar o BI Development Studio, clique em Iniciar, Todos os Programas, Microsoft SQL Server 2008 e, finalmente, o SQL Server Business Intelligence Development Studio. Criando um novo projeto O primeiro passo na construção de uma aplicação analítica é criar um novo projeto. Para construir um clique de arquivo de projeto, selecione Novo e escolha Project. Na caixa de diálogo New Project (veja a Figura 1), clique na pasta Projetos de Business Intelligence no painel Project Types. No painel Modelos, selecione Analysis Project Services. Digite o nome do projeto e sua localização nas caixas Nome e Localização de texto, respectivamente. Para os fins deste exemplo, nomeie o projeto Projeto1, como mostrado na Figura 1. O novo projeto será criado depois de clicar em OK. Figura 1 Interface de criação de novo projeto. O novo projeto é sempre criado em uma nova solução. Assim, a solução é a maior unidade de gestão em BI Development Studio, e sempre compreende um ou mais projetos. (Se o painel Solution Explorer, que permite visualizar e gerenciar os objetos em uma solução ou um projeto, não é visível, você pode exibi-lo clicando em Visualizar na barra de menu e selecionando Solution Explorer.) Dê uma olhada no Solution Explorer painel com o projeto recém-criado. No nó do projeto, existem as seguintes pastas, entre outros:

3 Fontes de dados: armazena as informações para conexão com o banco de dados de origem. Fonte de Visualização de dados: Contém informações sobre o subconjunto de tabelas em um banco de dados de origem. Cubos: Engloba todos os cubos que fazem parte do projeto. Dimensões: Contém todas as dimensões. Analysis Services oferece suporte a três tipos de dimensões. Dimensões compartilhadas (também chamados de dimensões conformadas) são dimensões que são compartilhados entre dois ou mais cubos no banco de dados. Dimensões típicas são compartilhados Tempo, Produto e Cliente. Dimensões particulares são criadas para um cubo individual. A dimensão ligada baseia-se em uma dimensão que é armazenada em outro banco de dados do Analysis Services. O banco de dados de origem para uma dimensão vinculada pode estar no mesmo servidor ou em um servidor diferente. Mining Estrutures: Permite criar um modelo de mineração de dados usando o Assistente de Mineração de Dados. Estes modelos baseiam-se nas informações de cubo existente. Além dessas pastas, existem várias outras pastas (Roles, montagens e diversas). A descrição dessas pastas podem ser encontradas no Books Online. Uma vez que o projeto é criado, você deve criar uma fonte de dados. Criando uma fonte de dados Para criar um fonte de dados, clique com botão direito na pasta Fontes de dados no painel Solution Explorer e selecione New Data Source. O Assistente de origem de dados, que o guiará através do processo de criação de uma fonte de dados. (Este exemplo usa o banco de dados SQL Server exemplo chamado AdventureWorksDW como fonte de dados.) Em primeiro lugar, sobre o Select como definir a página de conexão, certifique-se de que o Criar uma fonte de dados com base em um botão de conexão existente ou novo é escolhido e clique novo. Na caixa de diálogo Gerenciador de conexão, selecione Native OLE DB / SQL Server Native Client 10.0 e selecione o nome do seu servidor de banco de dados como o nome do servidor. No mesmo passo, escolha Usar Autenticação do Windows e, a partir Selecione ou digite uma lista drop-down nome do banco de dados, selecione o banco de dados AdventureWorksDW. Antes de clicar em OK, clique no botão Test Connection para testar a conexão com o banco de dados.

4 Figura 2 Interface do Solution Explorer relacionado a uma nova fonte de dados. Finalmente, na página Concluindo o Assistente, nomeie a nova fonte de dados um nome (para este exemplo, chamá-lo Source1) e clique em Concluir. A nova fonte de dados é exibida no painel Solution Explorer na pasta Fontes de dados, veja a Figura 2. O próximo passo é criar uma visão que corresponde à fonte de dados selecionada. A exibição da fonte de dados é usada para definir as informações de esquema que pretende utilizar em sua solução. Em outras palavras, uma exibição da fonte de dados contém informações sobre o subconjunto de tabelas do banco de dados de origem especificado. (Você deve criar uma exibição da fonte de dados quando o banco de dados é composto por centenas de tabelas, dos quais apenas alguns são úteis em uma aplicação de BI.) Para criar esse ponto de vista, clique com o botão direito do mouse no Data Source Views pasta no painel Solution Explorer e selecione nova Data View Source. A exibição da fonte de Assistente de dados o guia através dos passos que são necessários para criar uma exibição da fonte de dados. (Este exemplo cria uma exibição chamada View1, que é baseado no cliente e tabelas de projeto, bem como suas tabelas relacionadas.) Em primeiro lugar, na página Selecionar uma Fonte de Dados, selecione uma fonte de dados relacional existente (para este exemplo, selecione Source1) e clique em Avançar. Nas próximas tabelas de página Select e Views- você selecionar tabelas que pertencem ao seu cubo seja como tabelas de dimensões ou tabelas de fatos. (Para selecionar uma tabela, marcar o seu nome e clique no botão> no meio da janela. Novamente, clique em Concluir. Depois disso, a tabela aparece no painel de objetos incluídos.) Para este exemplo, selecione os clientes e produtos tabelas de a base de dados AdventureWorksDW. Estas tabelas são chamadas DimCustomer e DimProduct, respectivamente, e serão usados para construir as dimensões do cubo. Além disso, ao clicar no botão Adicionar tabelas relacionadas, você instrui o sistema para encontrar tabelas que estão relacionadas com as duas tabelas selecionadas. Para encontrar tabelas relacionadas, o sistema procura todos os principais / relações de chave estrangeira primárias que existem no banco de dados.

5 Figura 3 Interface do Completing the Wizard. Além disso, adicione a tabela de DimTime, porque a dimensão do tempo é (quase) sempre uma parte de um cubo. Depois disso, clique em Avançar. Na página Concluindo o Assistente, o sistema mostra as tabelas, que você pode ver na Figura 3: DimCustomer DimProduct FactResellerSales DimProductSubcategory FactInternetSales DimTime Clique em Concluir. Após as tabelas são selecionados, o assistente for concluído e Fonte de Dados Designer mostra as tabelas selecionadas, veja a Figura 4. Fonte de Dados Designer é uma ferramenta que é usada para mostrar uma representação gráfica do esquema de dados que você definiu. Fonte de Dados Designer oferece várias funções úteis. Para inspecionar os objetos que você tem em sua exibição da fonte, mova o ponteiro do mouse para o ícone cross-seta no canto inferior direito. Quando o ponteiro muda para um ícone de cross-flecha, clique no ícone. Será exibida a janela de navegação. Agora você pode navegar de uma parte do diagrama para outra parte. Se você quiser encontrar uma tabela específica, use a função Fonte de Dados na da barra de menu e selecione Localizar Tabela. Para visualizar os dados em uma tabela, clique com o botão direito do mouse na tabela e clique em Explorar Dados.

6 Figura 4 Designer Data Source View comas tabelas selecionadas. Você também pode criar consultas nomeadas, que são consultas que são armazenadas permanentemente e, portanto, podem ser acessados como qualquer mesa. Para criar tal consulta, clique na função Fonte de Dados na barra de menu e, em seguida, selecione o ícone New consulta nomeada. A caixa de diálogo Criar Consulta Nomeada permite que você crie qualquer dúvida em relação às tabelas selecionadas. Analysis Services e Cubos Um cubo é uma estrutura multidimensional que contém a totalidade ou uma parte dos dados de um data warehouse. Cada cubo contém os seguintes componentes: Dimensions Members Hierarchies Cells Levels (Níveis) Properties Uma dimensão é um conjunto de atributos relacionados logicamente (armazenados juntos em uma tabela dimensional), que descreve as medidas de perto (armazenado na tabela de fatos). Embora o termo "cubo" implica três dimensões, um cubo geralmente multidimensional pode ter muitas outras dimensões. Por exemplo, Tempo, Produto e Cliente são as dimensões típicas que fazem parte de muitos modelos.

7 Nota: Uma dimensão importante de um cubo é a dimensão de medidas, que inclui todas as medidas definidas na tabela de fatos. Cada valor discreto em uma dimensão é chamada de um membro. Por exemplo, os membros de uma dimensão do produto poderia ser Computadores, discos e CPUs. Cada membro pode ser calculado, o que significa que seu valor é calculado em tempo de execução usando uma expressão que é especificado durante a definição do membro. Como os membros calculados não são armazenadas no disco, eles permitem que você adicionar novos membros sem aumentar o tamanho de um cubo correspondente. Hierarquias especificam agrupamentos de vários membros dentro de cada dimensão. Eles são usados para refinar consultas em matéria de análise de dados. As células são partes de um cubo multidimensional que são identificados através de coordenadas (x, y, e z coordenadas, se o cubo é tridimensional). Isto significa que é uma célula de um conjunto contendo os membros de cada dimensão. Por exemplo, considere o cubo tridimensional da Figura 3, que representa as vendas de automóveis para uma única região dentro de um quarto. As células com as seguintes coordenadas pertencem, entre outros, para o cubo: Primeiro trimestre: América do Sul, Falcon Terceiro trimestre: Ásia, Águia Ao definir hierarquias, você defini-los em termos de seus níveis. Em outras palavras, os níveis da hierarquia de descrever mais alto (mais resumida) nível para o nível mais baixo mais detalhada de dados. A lista a seguir mostra os possíveis níveis de hierarquia para a dimensão de tempo: Quarter (Q1, Q2, Q3, Q4) Month (Janeiro, Fevereiro,...) Day (Day1, Day2,...) Criando um Cubo Antes de criar um Cubo você precisa especificar um ou mais data sources e criar uma visualização de fonte de dados, como falado anteriormente neste arquivo. Depois dito, você pode utilizar o wizard para criar o Cubo. Para criar um Cubo, utilize o botão direito do mouse na pasta do projeto desejado no painel do Solution Explorer, selecionando a opção de novo Cubo que fará o wizard de criação de Cubos aparecer. Depois disto, selecione a opção Use existing tables na página Select Creation Method e clique Next. Na página Select Measure roup Table, selecione selecione a vista de fonte de dados, clique o botão Suggest e depois clique no botão Next. Na página Select Measure,selecione as seguintes medidas: SalesAmount (Tabela de fatos FactResselerSales) e TotalProductCost (Na tabela de fatos FactInternetSales). Clique Next. Na página Select New Dimension, selecione todas as 3 dimensões (DimTime, DimProduct and DimConsumer) para serem criadas baseadas nas tabelas

8 disponíveis. A página final Completind the Wizard mostra um sumário de todas as medidas e dimensões selecionadas. Clique Finish para encerrar. Desenhando o Armazenamento da Agregação e Processando um Cubo Como você já sabe, dados básicos da tabela de fatos podem ser sumarizadas antecipadamente e armazenadas em tabelas. Este processo é conhecido como agregação e pode melhorar em muito o tempo de resposta de consultas porque realizá-las em milhares de registros para calcular uma agregação pode levar um tempo muito longo. Figura 5 Página de finalização do Wizard. Por outro lado, calcular todas as agregações possíveis em um cubo e armazenar no disco resulta no menor tempo de resposta para todas as consultas possíveis, porque a reposta de todas as consultas é praticamente imediata. Mas existe uma desvantagem, pois o armazenamento e o processamento necessário para a criação pode ser substancial. Para nos ajudar a balancear as vantagens de consultas imediatas e o alto uso e armazenamento, existe o Aggregation Design Wizard para nos ajudar a otimizar o design das agregações. Para iniciar o wizard, clique na aba Partitions no dsigner dos Cubos. A figura 6 mostra a aba de partição para a FactInternetSales da tabela de fatos. Na tabela FactInternetSales que aparece no Cube Designer, clique no valor abaixo da coluna Aggregations e depois clique no mesmo campo que fará o wizard de design de agregação ser iniciado. No primeiro passo do wizard, você poderá rever a configuração do uso da agregação em uma janela de mesmo nome permitindo que você inclua ou exclua atributos que aparecem na página. O próximo passo depois de selecionar a estrutura de armazenamento é especificar o número de membros de cada atributo. Você pode fazer isto na página Specify Objects Count. Para cada objeto selecionado no cubo, você deverá especificar o valor de contagem

9 estimado ou o valor de contagem de partições, antes e iniciar o wizard clicando no botão Count que conta e mostra o resultado obtido. Figura 6 Tab Partitions da tabela de fatos FactInternetSale. Figura 7 Seleção das opções de agregação. Na página Set Aggregatiom Options mostrada na figura 7 selecione uma das 4 opções para especificar até qual ponto as agregações deverão ser desenhadas. Veja abaixo detalhes das opções. Estimated storage reaches: Especifica o valor máximo de área de armazenamento em disco a ser utilizada para agregações do cubo. Quanto maior o valor, maior a quantidade de agregações pré-calculadas você terá. Performance gains reaches: Especifica o ganho de performance que você deseja obter. Quanto maior o percentual de agregações pré-calculadas, melhor sua performance. I click stop: Permite a você decidir quando o desing deve parar. Do not design aggregation: Especifica que nenhuma agregação deve ser précalculada. Depois de clicar o botão Start e o botão Next, a página Completing the Wizard aparece, permitindo a você definir se deseja iniciar o processo imediatamente ou mais tarde.

10 A janela de progresso de processamento mostrada na figura 8 aparece e mostra o progresso do processamento do Cubo. Figura 8 Janela que mostra o progresso do processamento. Navegando no Cubo Para navegar em um cubo, utilize o botão direito do mouse no nome do Cubo e selecione navegar (browse). A visão navegação aparece. Você pode adicionar qualquer uma das dimensões com o botão direito no nome da dimensão no painel da esquerda e selecionando Add to Column Area ou Add to Row Area. Você também pode adicionar uma medida para o mesmo painel se você utilizar o botão direito no nome da medida e selecionar Add to Data Area. A figura 9 mostra o total de vendas relacionada às vendas pela Internet para diferentes clientes e produtos. Para mostrar estes valores, utilize o botão direito a tabela DimProduct e selecione Add to Collumn Area. Clique com o botão direito na tabela DimCostumer e selecione Add to Row Area.

11 Figura 9 CrossTable com o total de vendas para as vendas pela Internet. Nota: Com ALT-SHIFT-ENTER você pode aumentar a visualização do Designer do Cubo.

Analysis Services. Manual Básico

Analysis Services. Manual Básico Analysis Services Manual Básico Construindo um Banco de Dados OLAP... 2 Criando a origem de dados... 3 Definindo as dimensões... 5 Níveis de dimensão e membros... 8 Construindo o cubo... 11 Tabela de fatos...12

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

O Primeiro Programa em Visual Studio.net

O Primeiro Programa em Visual Studio.net O Primeiro Programa em Visual Studio.net Já examinamos o primeiro programa escrito em C que servirá de ponto de partida para todos os demais exemplos e exercícios do curso. Agora, aprenderemos como utilizar

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo. Acessando e manipulando Cubos OLAP Utilizando o MS Excel 2000/XP

Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo. Acessando e manipulando Cubos OLAP Utilizando o MS Excel 2000/XP Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo Acessando e manipulando Cubos OLAP Utilizando o MS Excel 2000/XP Setembro/2003 Para acessar e manipular os dados existentes nos denominados

Leia mais

MySQL Query Browser. Professor Victor Sotero SGD

MySQL Query Browser. Professor Victor Sotero SGD MySQL Query Browser Professor Victor Sotero SGD 1 DEFINIÇÃO O MySQL Query Browser é uma ferramenta gráfica fornecida pela MySQL AB para criar, executar e otimizar solicitações SQL em um ambiente gráfico.

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o Objeto DataGridView O controle DataGridView é um dos objetos utilizados para exibir dados de tabelas de um banco de dados. Ele está disponível na guia de objetos Data na janela de objetos do vb.net. Será

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: O produto final Lição: Inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Visão

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. CONFIGURANDO O SISTEMA OFFLINE DR.MICRO IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. 1- Ao acessar a plataforma online a opção Minha Escola

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Configuração do Servidor DHCP no Windows Server 2003

Configuração do Servidor DHCP no Windows Server 2003 Configuração do Servidor DHCP no Windows Server 2003 Como instalar o Serviço DHCP Antes de poder configurar o serviço DHCP, é necessário instalá lo no servidor. O DHCP não é instalado por padrão durante

Leia mais

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Restauração do Exchange Server.

Restauração do Exchange Server. Restauração do Exchange Server. Considerações Iniciais Como visto anteriormente, não há maiores dificuldades na configuração de backups de um banco Exchange. Reservam-se à restauração as operações mais

Leia mais

Introdução ao Tableau Server 7.0

Introdução ao Tableau Server 7.0 Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE LEILÃO ELETRÔNICO DA CONAB

PROCEDIMENTOS PARA A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE LEILÃO ELETRÔNICO DA CONAB PROCEDIMENTOS PARA A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE LEILÃO ELETRÔNICO DA CONAB Sumep Julho/2006 PROCEDIMENTOS PARA A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE LEILÃO ELETRÔNICO DA CONAB Objetivo

Leia mais

CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion

CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion Os componentes ColdFusion (CFC) permitem ao usuário encapsular lógicas de aplicação e de negócios (business logic) em unidades auto-controladas reutilizáveis.

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Planejando o aplicativo

Planejando o aplicativo Um aplicativo do Visual FoxPro geralmente inclui um ou mais bancos de dados, um programa principal que configura o ambiente de sistema do aplicativo, além de uma interface com os usuários composta por

Leia mais

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br Série ArcGIS Online I Aprenda em 20 Módulo 4 Configure pop-ups Junho/2015 academiagis@img.com.br www.academiagis.com.br 1 Configure pop-ups No módulo 3, você trabalhou com várias propriedades diferentes

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Iniciando o MySQL Query Brower

Iniciando o MySQL Query Brower MySQL Query Brower O MySQL Query Browser é uma ferramenta gráfica fornecida pela MySQL AB para criar, executar e otimizar solicitações SQL em um ambiente gráfico. Assim como o MySQL Administrator foi criado

Leia mais

Upload e Download de Arquivos. Ao programador Morfik, cabe implementar em sua aplicação os mecanismos gerenciem todo o processo acima.

Upload e Download de Arquivos. Ao programador Morfik, cabe implementar em sua aplicação os mecanismos gerenciem todo o processo acima. Upload e Download de Arquivos Considerações gerais. As aplicações Web 2 tem como uma de suas características principais, o fato de permitirem aos usuários, que eles mesmo criem conteúdo, sem depender de

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

Importação dos arquivos de dados

Importação dos arquivos de dados Importação dos arquivos de dados Ícone de importação de dados. Outra função que recebeu um avanço bastante grande foi a importação e exportação de dados. A Earthworks, empresa que atua em parceria com

Leia mais

PowerPivot FÁBIO ÁVILA / THIAGO CARVALHO

PowerPivot FÁBIO ÁVILA / THIAGO CARVALHO PowerPivot FÁBIO ÁVILA / THIAGO CARVALHO Definição 2 O PowerPivot é um suplemento do Microsoft Excel que permite importar milhões de linhas de dados de várias fontes para uma única pasta de trabalho do

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

Permissão de Usuários

Permissão de Usuários Permissão de Usuários 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Permissão de Usuários PrefGest 4 3. Permissão de Usuário para PrefCad 10 2 1. Propósito Este documento destina-se a explicar a ação para liberar permissões

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

AULA 4 Sistemas Operacionais

AULA 4 Sistemas Operacionais AULA 4 Sistemas Operacionais Disciplina: Introdução à Informática Professor: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Sistemas Operacionais Conteúdo: Continuação S.O Funções Básicas Sistema de

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: relações são essenciais Lição: inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Cartão

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição

PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição A CNP desenvolveu o programa Pré-Inscrição que objetiva registrar as informações da Ficha de Inscrição dos professores cursistas que participarão do Proformação II. As instruções

Leia mais

5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista

5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista IT Essentials 5.0 5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas

Leia mais

Módulo 4. Construindo uma solução OLAP

Módulo 4. Construindo uma solução OLAP Módulo 4. Construindo uma solução OLAP Objetivos Diferenciar as diversas formas de armazenamento Compreender o que é e como definir a porcentagem de agregação Conhecer a possibilidade da utilização de

Leia mais

Leia-me do Licenciamento em Rede

Leia-me do Licenciamento em Rede Leia-me do Licenciamento em Rede Trimble Navigation Limited Divisão de Engenharia e da Construção 935 Stewart Drive Sunnyvale, California 94085 EUA Fone: +1-408-481-8000 Ligação gratuita (nos EUA): +1-800-874-6253

Leia mais

Índice. Business Intelligence Pentaho

Índice. Business Intelligence Pentaho Manual de Sistema Índice Introdução:... 3 Conceito:... 3 1 - Acessando o Sistema... 4 1.1 - Tela inicial... 5 2 - Analisando um Cubo... 6 2.1 Acessando o Cubo... 6 2.2 - Montando Uma Visão... 7 3 - Navegando

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Introdução... 1. Instalação... 2

Introdução... 1. Instalação... 2 ONTE DO Introdução... 1 O que é IPP?... 1 Qual é a função de um software Samsung IPP?... 1 Instalação... 2 Requisitos do sistema... 2 Instalar o software Samsung IPP... 2 Desinstalar o software Samsung

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

Rational Requirements Composer Treinamento aos Analistas de Qualidade e Gestor das Áreas de Projeto

Rational Requirements Composer Treinamento aos Analistas de Qualidade e Gestor das Áreas de Projeto Rational Requirements Composer Treinamento aos Analistas de Qualidade e Gestor das Áreas de Projeto Objetivos do Treinamento Apresentar as principais funcionalidades do Rational Requirements Composer relacionadas

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

Capítulo 7. Sequenciamento das Tarefas

Capítulo 7. Sequenciamento das Tarefas Capítulo 7 Sequenciamento das Tarefas 125 5.1 RELACIONAMENTO ENTRE TAREFAS Para que o cronograma do projeto seja executado corretamente e as mudanças inseridas seja calculadas de forma correta é importante

Leia mais

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos.

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos. Histórico de Alterações Versão Data Autor Função Descrição 1 14/09/2012 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Criação inicial 2 19/11/2013 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Atualização A partir de

Leia mais

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 1 Levante e ande - Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Ano: 02/2011 Nesta Edição

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO Serviços de impressão Os serviços de impressão permitem compartilhar impressoras em uma rede, bem como centralizar as tarefas de gerenciamento

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

Procedimentos de Implantação ireport x Protheus

Procedimentos de Implantação ireport x Protheus Índice 1. INTRODUÇÃO... 2 2. CONFIGURAÇÃO... 2 1.1 Configurando o Protheus... 2 2.2 Configurando o ireports no Protheus... 2 2.3 Incluindo relatórios no Protheus... 4 3. CONFIGURANDO E UTILIZANDO O IREPORT

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Sistemas Operacionais de Rede INTRODUÇÃO AO ACTIVE DIRECTORY

Sistemas Operacionais de Rede INTRODUÇÃO AO ACTIVE DIRECTORY Sistemas Operacionais de Rede INTRODUÇÃO AO ACTIVE DIRECTORY Conteúdo Programático! Introdução ao Active Directory (AD)! Definições! Estrutura Lógica! Estrutura Física! Instalação do Active Directory (AD)!

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza O Sql Server possui um recurso extremamente poderoso que é muito pouco utilizado pelos administradores e programadores. Com certeza, sendo

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Construção Páginas de Internet

Construção Páginas de Internet Construção Páginas de Internet Definir um Site no Frontpage Objectivos da sessão: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Saber o que são os metadados do Frontpage; Distinguir entre Sites

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET Neste STK mostraremos como instalar e configurar o driver Genérico Somente Texto com a impressora DR700 Ethernet, no

Leia mais

CONSULTAS AO SQL SERVER 2005 ATRAVÉS DOS OBJETOS VISICONX

CONSULTAS AO SQL SERVER 2005 ATRAVÉS DOS OBJETOS VISICONX CONSULTAS AO SQL SERVER 2005 ATRAVÉS DOS OBJETOS VISICONX Dando continuidade ao tema do nosso último faça-fácil (Boletim Aquarius Automação Industrial Ed.9), nessa edição falaremos sobre os controles VisiconX

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

TUTORIAL III: ADICIONANDO AJUDA. Adicionando Ajuda

TUTORIAL III: ADICIONANDO AJUDA. Adicionando Ajuda Adicionando Ajuda Para construir arquivos de ajuda do Windows, é necessário saber quais são os componentes de um arquivo de ajuda. Você tem três arquivos básicos que são parte de cada arquivo de ajuda:

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados e Cenários, Tabelas e Gráficos Dinâmicos, Macros e Programação VBA - Através de Exemplos

Leia mais

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar.

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar. , *+!!!!& Um comentário é uma anotação que você anexa a uma célula, separado do restante do conteúdo da célula. Os comentários são úteis como lembretes para você mesmo, como anotar como funciona uma fórmula,

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 IT Essentials 5.0 5.3.3. - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas para

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans)

Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans) Programação Servidor para Sistemas Web 1 Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans) Objetivo: Capacitar o aluno para criar bancos de dados usando Java

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica Sumário Atualizando a tabela dinâmica Exibição de páginas em planilhas separadas Detalhando / ocultando os dados da planilha Gráfico dinâmico Gráfico dinâmico (cont.) Alterando a formatação do gráfico

Leia mais