CONHECENDO A INFORMÁTICA. Marcus Henrique Soares Mendes Antônio de Pádua Martins. e-tec Brasil Informática Básica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONHECENDO A INFORMÁTICA. Marcus Henrique Soares Mendes Antônio de Pádua Martins. e-tec Brasil Informática Básica"

Transcrição

1 1 CONHECENDO A INFORMÁTICA Marcus Henrique Soares Mendes Antônio de Pádua Martins e-tec Brasil Informática Básica

2 Meta Discutir a importância da Informática e do uso de computadores. Objetivos Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: 1. descrever a seqüência de avanços tecnológicos que permitiram o surgimento do computador; 2. identificar inovações que caracterizaram cada geração de computadores; 3. descrever o surgimento da informática, seus exemplos e suas aplicações cotidianas.

3 A história dos computadores 7 AULA 1 Conhecendo a informática Desde os tempos mais remotos, o homem procura e desenvolve meios de facilitar sua vida. Criou a roda para facilitar o transporte de cargas e seu deslocamento, armas para caçar e se defender, entre outras incontáveis invenções. Você, todos os dias, lida com uma invenção genial que surgiu há mais de anos e que ainda é usada até hoje. Mas que invenção é essa? Que tipo de aparato, bugiganga ou mecanismo é esse que usamos a todo instante, no mundo em que vivemos, em constante evolução? Para descobrir, temos que retornar no tempo, há cerca de anos. No início de nossa sociedade, o homem precisou criar mecanismos para armazenar informações sobre o seu dia-a-dia. Uma invenção que trouxe grandes benefícios foi a criação de rebanhos de animais, pois gerou fartura de comida. Mas como saber quantos animais determinada pessoa possuía? Como saber se um animal havia fugido, ou se o seu rebanho havia ganho um intruso do vizinho ao lado? E quanto à troca de animais por outros bens?

4 8 e-tec Brasil Informática Básica O homem começou, então, a usar pedras, conchas ou gravetos para representar as unidades. Assim, ele podia atribuir uma pedra, por exemplo, para cada animal do rebanho. À medida que se adicionava ou subtraía um animal, bastava fazer o mesmo com a quantidade de pedras, gerando, assim, um sistema de controle. Veja como é muito mais prático! Os animais eram contados uma única vez e representados pelas pedras. A partir daí, bastava fazer os ajustes no sistema de controle. Mais tarde, o sistema evoluiu e tornou-se ainda mais prático, ao surgirem os símbolos numéricos e os sistemas de numerações. Dessa forma, não era mais necessário acumular pedras ou conchas, mas sim, conhecer o símbolo numérico que representava dada quantidade de animais do rebanho. Surgiu, também, o sistema de escrita baseado nos antigos ideogramas e hieróglifos. Logo, os homens puderam armazenar os dados de forma mais correta e duradoura.

5 Esse sistema de controle tão refi nado permitiu avanços sociais, como fazer trocas de bens mais precisas entre as comunidades e levou o homem a criar mecanismos para facilitar o cálculo de contas complexas e o armazenamento de dados. Lidar com números, letras e seus signifi cados, passou, então, a ser tarefa cada vez mais importante. Ao longo do tempo, foram inventados dispositivos que aprimoravam os dados, o que facilitou a tarefa de armazenar e lidar com eles. 9 AULA 1 Conhecendo a informática ATENÇÃO! Opa! O que são dados? Há uma diferença importante entre dados e informações. O tema sobre informações será abordado com mais profundidade na próxima aula. Por enquanto, entenda dados como valores, códigos ou símbolos capazes de gerar uma informação. O ábaco foi o primeiro dispositivo criado para realizar operações aritméticas e é considerado o marco inicial da Informática. Para transformar o ábaco nos modernos supercomputadores, foi necessário esperar pelo aprimoramento de outras tecnologias anteriores à Informática, como, por exemplo, ferramentas capazes de criar engrenagens e peças mecânicas, imprescindíveis ao funcionamento das primeiras máquinas de calcular.

6 10 e-tec Brasil Informática Básica SAIBA MAIS... Importância do ábaco, na origem dos computadores... A invenção do ábaco, que marcou a origem dos computadores, ocorreu por volta de a.c., na Mesopotâmia. Ele foi usado também pelas civilizações grega, romana, chinesa e egípcia, dentre outras. Apesar do formato e do funcionamento serem muito parecidos, o ábaco, ao longo do tempo, teve nomes diferentes e foi construído com materiais diversos. A palavra COMPUTADOR significa, ao pé da letra, aquele que exerce a função de computar. Mas o que significa computar? Computar significa fazer o cômputo de, que expressa simplesmente calcular, contar ou avaliar. Desde a criação das primeiras máquinas de calcular, de Charles Babbage, no século XIX, até a primeira geração de computadores na década de 1950, o grande objetivo era agilizar os cálculos e automatizar as tarefas rotineiras. Com o surgimento do papel, aliado aos sistemas de escrita e de numeração, o homem passou, então, a registrar dados na forma escrita e a manipulá-los. Criou números, letras, manuais, além da primeira prensa, com o objetivo de reproduzir textos. Depois, veio a máquina de escrever, que reinou absoluta desde o século XIX até o início da década de 80 do século XX, quando foi definitivamente substituída pelos COMPUTADORES e seus programas processadores de texto. Isso significa que, entre outras funções, o computador modificou a forma de escrever, facilitando a correção de erros e melhorando a aparência do texto. Apesar de ter nascido da necessidade de calcular, o computador não faz apenas contas e, tampouco, só processa textos. O desenvolvimento acelerado da eletrônica tornou possível a criação de dispositivos controlados por processadores, que passaram a automatizar tarefas do ser humano. Acumulando cada vez mais avanços tecnológicos, o computador permitiu a realização de afazeres antes inconcebíveis de serem realizados pelo homem. A aplicação atual dos computadores em áreas como a de telecomunicações deu nova força ao desenvolvimento da Informática e sua utilização em todas as áreas do conhecimento humano.

7 MULTIMÍDIA 11 Os fatos mais marcantes do histórico do desenvolvimento dos computadores, desde os ábacos até nossos mais modernos PCs, podem ser encontrados no site brasileiro Para quem conhece inglês, há também o site norte-americano do Museu da História do Computador, AULA 1 Conhecendo a informática Mas o que motivou a criação do primeiro computador? Três estudiosos do assunto Alan Turing, Kurt Godel e Alonzo Church pesquisaram os tipos de problemas que seres humanos poderiam resolver, apenas seguindo um conjunto de instruções simples, independentemente do tempo requerido para isso. O que os motivava nestas pesquisas era a idéia de que o avanço ocorrido durante a Revolução Industrial criaria uma interessante possibilidade: se as máquinas fossem capazes de seguir estas informações simples, conseguiriam resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Assim, surgiram os algoritmos, que foram criados para que, um dia, uma máquina pudesse manipular dados. Desse modo, nasceu a Informática. SAIBA MAIS... Algoritmo, mais simples do que parece... Um algoritmo é a descrição de um padrão de comportamento expresso em termos de uma seqüência de instruções finitas, bem definidas e capazes de ser executadas. Será que o que acabamos de explicar é complicado mesmo? Exemplos cotidianos de algoritmos são: receitas de cozinha, indicações de montagem de equipamentos e instruções de uso de objetos em geral.

8 12 e-tec Brasil Informática Básica ATIVIDADE 1 ATENDE AO OBJETIVO 1 De posse de todo esse conhecimento sobre a origem dos computadores, você facilmente conseguirá ordenar os seguintes fatos, conforme eles foram acontecendo. Vamos começar? ( ) O primeiro computador é inventado e aprimora a criação de textos. ( ) O computador passa a integrar praticamente todos os aspectos da vida moderna. ( ) A codificação utilizada para contar objetos evolui para a numeração e para o alfabeto. ( ) As necessidades de computar são ampliadas. ( ) Surge a necessidade de contar coisas. ( ) Surge o ábaco. ATIVIDADE 2 ATENDE AO OBJETIVO 1 Em sua opinião, o que o ábaco e um computador atual têm em comum? Pense na origem e na evolução do computador mostradas na Introdução desta aula. Será que o ábaco e o computador moderno compartilham alguma função fundamental?

9 13 ATIVIDADE 3 ATENDE AO OBJETIVO 1 A frase a seguir pode ser tomada, erradamente, como verdadeira por pessoas que não tenham estudado Informática básica. A partir do que você acabou de ler, porém, é possível corrigi-la. Vamos tentar? Os algoritmos foram inventados para dar instruções somente aos computadores. Eles geram instruções simples que levam à resolução de problemas. AULA 1 Conhecendo a informática De geração em geração: a evolução dos computadores A resposta para a Pergunta Fundamental sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais é Pensador Profundo SAIBA MAIS... Pensador Profundo, personagem do filme e da série de livros O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams, é o segundo computador mais poderoso já criado. Ele levou 7,5 milhões de anos para calcular a Resposta para a Pergunta Fundamental. Este computador inspirou o nome do computador Deep Thought, da vida real, feito para jogar xadrez. O Deep Thought perdeu feio para Garry Kasparov, o famoso ex-campeão mundial, em No entanto, em 1996, o computador Deep Blue conseguiu ganhar uma partida e empatar outras duas com Kasparov, mas perdeu três e, portanto, o torneio. Em 1997, uma versão avançada do Deep Blue conseguiu vencer o torneio contra Kasparov.

10 14 Quando os computadores se tornaram capazes de realizar as funções que e-tec Brasil Informática Básica têm atualmente, eles passaram por diversas gerações, cada uma marcada por significativos avanços tecnológicos. Vale ressaltar que foi uma evolução rápida, pois, ao longo de quase setenta anos, existiram cinco gerações de computadores. O principal marco tecnológico que define a fronteira entre as gerações foi a invenção de dispositivos, que modificaram sensivelmente a natureza dos computadores: a válvula a vácuo, o transistor e o circuito integrado. Primeira Geração ( ) É constituída por todos os computadores construídos à base de válvulas a vácuo (válvulas eletrônicas do tamanho de lâmpadas elétricas, usadas como componentes internos do computador) e cuja aplicação fundamental se deu nos campos científico e militar. Segunda Geração ( ) É o início da computação comercial; ano em que o primeiro computador comercial (UNIVAC UNIversal Automatic Computer Computador Automático Universal) foi entregue a um cliente. Nessa geração, ainda se utilizava a válvula a vácuo. O grande problema disso é que eram necessárias milhares de válvulas para que um computador pudesse funcionar. Além do mais, essas válvulas freqüentemente queimavam e geravam excesso de calor, o que fazia com que o computador necessitasse de reparos constantes. Terceira Geração ( ) A válvula a vácuo é substituída pelo transistor, um dispositivo pequeno que transfere sinais eletrônicos através de um resistor. O transistor revolucionou a Informática, bem como toda a Eletrônica, e seus criadores receberam o prêmio Nobel de Física. Com o transistor, as máquinas ganharam mais potência e confiabilidade, redução de tamanho e consumo de energia, o que as tornava muito mais práticas. As áreas de aplicação dessa época foram, além da científica e militar, a administrativa e gerencial, que, no entanto, não chegou ao público em geral. Quarta Geração ( ) Nesta geração, o elemento mais significativo é o circuito integrado, que consiste em um circuito eletrônico completo em um pequeno chip de silício. Os circuitos integrados são feitos de silício, pois esse é um semicondutor, ou seja, quando induzido, é capaz de conduzir corrente elétrica. Os chips apresentaram confiabilidade, tamanho reduzido e baixo custo. Quinta Geração (1971 até os dias atuais) Em 1971, aparece o processador, que consiste na inclusão de vários chips especializados de um computador num único circuito integrado. Também é nessa época que se começa a utilizar o disquete (floppy disk) como unidade de armazenamento.

11 A próxima geração Em meados da década de 1990, os japoneses queriam construir potentes computadores inteligentes. Seriam os primórdios de uma nova geração, cujas principais características residiam na utilização de Inteligência Artificial (IA). A IA é o campo do conhecimento que estuda como os computadores podem resolver problemas que necessitem de características humanas, como inteligência, intuição e imaginação. A grande questão é: será que um computador pode pensar? É na resposta a essa pergunta que muitos cientistas estão trabalhando. Uma história mais próxima de nós, usuários finais, seria a dos computadores pessoais, mais acessíveis ao usuário comum; história que se inicia com o primeiro computador pessoal chamado MITS ALTAIR, construído em 1975, e que evolui até os computadores pessoais que compramos atualmente nas lojas de Informática. 15 AULA 1 Conhecendo a informática MULTIMÍDIA Para que você possa mergulhar na história dos computadores pessoais e conhecer sobre a vida de Bill Gates (Microsoft) e Steve Jobs (Apple), faça o seguinte: compre muita pipoca e combine com seus amigos de alugar o filme Piratas do vale do silício (Pirates of silicon valley). Esse filme retrata como Bill Gates e Steve Jobs fundaram as respectivas Microsoft e Apple e a concorrência entre os dois, para ver quem chegaria na frente, no promissor mercado da Informática, bem como as estratégias que utilizaram para criar suas empresas. Site oficial do filme (em inglês): pirates/frame_index.htm Classificação dos computadores Deixe-me colocar desta maneira, Sr. Amor. A série 9000 são os computadores mais confiáveis já construídos. Nenhum computador da série 9000 cometeu um erro ou distorceu informação. Nós somos, por qualquer definição prática de palavras, à prova de falhas e incapazes de errar. Hal 9000, o famoso computador do filme 2001, Uma odisséia no espaço.

12 16 e-tec Brasil Informática Básica Figura 1.1: O olho de Hal Na verdade, tratava-se de uma câmera que o permitia enxergar. Para se realizar uma classificação, é necessário adotar determinados critérios classificatórios. Em relação a computadores, esses critérios podem ser: finalidade de uso, tamanho, poder de processamento, entre outros. No entanto, não há um critério padronizado para tal, e tampouco podemos estabelecer categorias de computadores claramente distintas, uma vez que a Informática é muito dinâmica. Dessa forma, optamos por descrever conjuntos de computadores que têm sido utilizados atualmente. Computadores Pessoais (Personal Computers PCs) É o conhecido microcomputador. Um computador feito para usuários domésticos em todos os aspectos: tamanho, preço, poder de processamento, facilidade de uso, entre outros. Não é necessário ser um expert em Informática para operá-lo. É evidente que existem PCs com preços variados, além daqueles mais ou menos potentes em capacidade. A escolha sobre qual tipo comprar depende da finalidade e do poder aquisitivo de cada usuário. Em geral, os PCs mais baratos, e conseqüentemente menos potentes, são utilizados para aplicações que envolvem processamento de textos, finanças pessoais, organização de documentos eletrônicos, jogos simples e acesso à internet. Já os PCs mais caros e potentes, em geral, são utilizados para aplicações gráficas, cálculos complexos, programação e jogos elaborados.

13 17 AULA 1 Conhecendo a informática Computadores Laptops ou Notebooks Suas principais características são as dimensões e pesos reduzidos e, é claro, sua portabilidade, ou seja, a facilidade de o usuário se deslocar com o equipamento. Esses computadores possuem autonomia de algumas horas de uso, sem precisarem estar conectados à rede elétrica. Isso é possível graças ao uso de baterias. Por essas razões, esse tipo de computador é muito utilizado por empresários que necessitam viajar bastante, bem como por consultores e vendedores e outros tipos de profissionais que realizam a maior parte de seus trabalhos fora do ambiente de trabalho. Os notebooks podem competir com os recursos dos computadores pessoais.

14 18 e-tec Brasil Informática Básica Computadores de mão (do inglês handheld, que significa segurar com a mão ) A principal característica dos computadores de mão é o tamanho bem reduzido. São computadores que cabem na palma da mão. Nesse conjunto de computadores entram o assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant PDA), Ipods, câmeras digitais e filmadoras digitais portáteis, telefones celulares, minigames, tocador de mp3, entre outros dispositivos portáteis. O PDA é um handheld utilizado para controlar agenda de atividades e informações sobre transações comerciais, como nomes de clientes e pedidos. Desse modo, é freqüentemente utilizado por vendedores para a realização de pedidos de compra. Mainframe (computadores de grande porte) São computadores de grandes dimensões, que requerem um ambiente totalmente específico, além de recursos humanos bastante técnicos e especializados. Por isso, são máquinas de altíssimo custo e também de manutenção e operacionalidade bastante caras, o que faz com que sejam utilizados somente pelas grandes corporações. Têm um processamento extremamente rápido e a alta capacidade para manipulação das informações. autor desconhecido Fonte: Figura 1.2: Servidor com diversos mainframes. Cada caixa branca é um mainframe.

15 19 VAI ENCARAR? AULA 1 Conhecendo a informática Todo este avanço da parte física da computação potência, tamanho e aplicabilidade das máquinas deu suporte à área do conhecimento denominada Informática. A seguir, explicaremos sua origem e os desdobramentos necessários para a compreensão de um mundo altamente informatizado, como o que vivemos, mas, antes, faça as Atividades 4 e 5. ATIVIDADE 4 ATENDE AO OBJETIVO 2 Numere a primeira coluna de acordo com a segunda, considerando a característica mais aparente de cada geração. ( ) transistor (1) primeira geração ( ) microprocessador (2) segunda geração ( ) inteligência artificial (3) terceira geração ( ) circuitos integrados (4) quarta geração ( ) válvula a vácuo (5) quinta geração ( ) somente uso científico e militar (6) futura geração

16 20 e-tec Brasil Informática Básica ATIVIDADE 5 ATENDE AO OBJETIVO 2 Para cada item a seguir, pesquise na internet e verifique, pelas suas características, em qual classificação podemos enquadrá-lo. Considere: 1. computador pessoal; ( ) Cassiopeia 2. notebook; ( ) z990 (T-Rex) 3. handheld; ( ) Toshiba Satellite 4. mainframe. ( ) PocketPc ( ) Sony vaio ( ) Positivo Plus A Informática O conceito de Informática pode ser entendido como a automatização da informação, ou seja, chamamos de Informática tudo o que utiliza a informação de modo automático, mas nem sempre a Informática está associada ao uso de computadores convencionais. Existem, no dia-a-dia, vários exemplos de uso da Informática, sem a utilização do computador convencional. Imagine uma porta automática de um shopping ou de um hotel. Quando você se aproxima, a porta se abre (através de sensores eletrônicos) e permite que você entre. Nesse caso, após a coleta dos dados pelo sensor fixado à porta, gerou-se a informação de que alguém estava desejando entrar. A informação foi tratada de forma automática, isto é, informática. O termo informática tem suas origens no ano de 1957, quando Karl Steinbuch publicou um artigo chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung (Informática: Processamento Automático de Informação). É interessante notar que, na língua portuguesa, a palavra informática pode ser obtida pela contração das palavras INFORmação + automática.

17 SAIBA MAIS O termo informática, dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, assume, em Portugal, o sentido sinônimo de Ciência da Computação, enquanto que, no Brasil, é habitualmente usado para se referir especificamente ao processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores. AULA 1 Conhecendo a informática Principais usos da Informática É praticamente impossível imaginar como seria o mundo atual sem o uso da Informática. Sua presença na sociedade moderna é cada vez mais importante e imprescindível em praticamente todos os campos da atividade humana. Seu uso pode ser observado diretamente nas transações bancárias, no controle contábil, na comercialização de bens, no gerenciamento de empresas e instituições, em hospitais e escolas, bem como em atividades de pesquisa e desenvolvimento, uma vez que, nessas atividades, as pessoas interagem, visivelmente, com um equipamento eletrônico. Você, em seu cotidiano, usa a Informática indiretamente, ou seja, sem perceber que realmente está lidando com ela. Que tal um exemplo bem comum? Quando quer atravessar uma rua, você observa se o semáforo está fechado para os veículos. Caso isso ocorra, pode atravessar pela faixa de pedestres sem problemas. Nessa hora, você usou a Informática ao visualizar e utilizar a informação fornecida pelo semáforo para tomar sua decisão. Outro exemplo também comum é quando você olha para o painel do carro e verifica que a luz de combustível está piscando, indicando que o combustível está no fim. Dessa forma, você faz um planejamento para abastecer o veículo. Essa informação (nível baixo de combustível) é fornecida por circuitos eletrônicos existentes no carro, isto é, pelas ferramentas da Informática, cujo uso indireto é, assim, assimilado inconscientemente, sem que você necessite de treinamento intenso. A seguir, apresentamos como a Informática e suas ferramentas podem ser utilizadas em diversas áreas: No comércio, o uso da Informática abrange as áreas de gestão de estoques, de catalogação de produtos, de gestão automática de terminais

18 22 e-tec Brasil Informática Básica de venda e pagamento, tudo isso facilitado pelos códigos de barras presentes na maioria dos produtos, entre outras. Na pesquisa científica utiliza-se a Informática como suporte para cálculos complexos e demorados, para leitura e processamento automático de dados, para simulação de ambientes, entre outros itens. Na atividade bancária, a Informática é utilizada para fazer projeções financeiras, gestão de contas e controle de terminais automáticos para atualização de informações, homebank (acesso à informação em casa, via internet), transações com cartão de débito e crédito e outros serviços. Na agricultura, a Informática pode contribuir com um aumento significativo na produtividade, calcular o custo por hectare, balancear rações, rastrear animais, diagnosticar doenças, controlar irrigação, verificar preços de insumos, obter melhor gerenciamento da empresa rural e maior agilidade e facilidade na obtenção de informações.

19 23 AULA 1 Conhecendo a informática No setor de transportes, a Informática auxilia no monitoramento de tráfego aéreo, rastreamento de vagões ferroviários, controle de semáforos nas cidades, entre outros. Na educação, os educadores utilizam recursos computacionais, como apresentações e animações, para tornar as aulas mais interessantes, além de fazerem uso de aplicativos específicos, de modo a estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes. Utilizam, ainda, ferramentas como ambientes virtuais de ensino, fóruns de discussão online, entre outras. O setor público utiliza a Informática no controle de impostos, na emissão de declarações, no atendimento aos cidadãos sobre a prestação de serviços públicos, nas eleições, entre outras atividades.

20 24 No turismo, utiliza-se a Informática para reserva de carros, gerenciamento e-tec Brasil Informática Básica de hotéis e agência de viagens, planejamento de eventos, informações sobre roteiros turísticos, credenciamento e controle de acesso em eventos, entre outros itens. Na saúde, a Informática é usada para monitorar a saúde de pacientes, realizar diagnósticos de doenças, fazer o controle dos prontuários médicos, realizar mapeamento da estrutura de vírus, entre outros exemplos.

21 No lar, aplica-se a Informática na segurança das residências, para escrever cartas eletrônicas, realizar orçamentos domésticos e também para o lazer e para a educação. 25 AULA 1 Conhecendo a informática Como você pode perceber, hoje a Informática e os computadores estão espalhados por todos os lugares. Você será levado, portanto, de forma direta ou indireta, a interagir com a Informática, seja na hora de atravessar uma rua, seja no momento de comprar um produto qualquer. Logo, é muito importante que você aprenda a lidar com a Informática e com os computadores. Afinal, tudo leva a crer que ela será tão importante em um futuro próximo quanto saber ler e escrever, se já não o for. ATIVIDADE PRÁTICA 1 ATENDE AO OBJETIVO 3 Pense no trabalho do seu pai, da sua mãe, de algum outro parente ou amigo ou mesmo em seu ambiente de trabalho. Reflita como os computadores e a Informática poderiam auxiliar essa pessoa na sua área de atuação. Discuta essa atividade com o tutor no pólo.

22 26 e-tec Brasil Informática Básica RESUMINDO... O homem precisou criar mecanismos para armazenar informações sobre o seu dia-a-dia. Surge a necessidade de se realizar cômputos e o homem cria um sistema de controle rudimentar. Surge o ábaco para facilitar a realização das operações matemáticas. O desenvolvimento da eletrônica torna possível a criação de dispositivos capazes de automatizar tarefas realizadas pelo ser humano. Os computadores passaram por significativos avanços tecnológicos, propiciados principalmente pelos seguintes dispositivos: válvula a vácuo, transistores, circuitos integrados e microprocessadores. Computadores podem ser classificados em pessoais, notebooks ou laptops, handheld ou computadores de mão e mainframes. A Informática é definida como a utilização de informação, de forma automática. Em praticamente todos os campos da atividade humana, há o uso da Informática, seja de forma direta ou indireta. Agora que você sabe como surgiu a Informática e tem consciência da sua importância na sociedade atual, já está preparado para utilizar uma ferramenta fundamental do computador na próxima aula, quando falaremos de s. Até lá.

23 RESPOSTAS DAS ATIVIDADES 27 Atividade 1 (5) O primeiro computador é inventado e aprimora a criação de textos. (6) O computador passa a integrar praticamente todos os aspectos da vida moderna. (3) A codificação utilizada para contar objetos evolui para a numeração e para o alfabeto. (2)As necessidades de computar são ampliadas. (1) Surge a necessidade de contar coisas. (4) Surge o ábaco. AULA 1 Conhecendo a informática Atividade 2 Como explicado no verbete, a palavra computador significa aquele que conta. Por isso, é correto dizer que o ábaco também é um computador. Todo computador atual utiliza contas e numeração para todas as funções que executa. Portanto, a função básica, que une o ábaco ao computador moderno, é sua capacidade de computar dados. Além dos dados numéricos, os computadores modernos podem computar outros tipos de dados, como, por exemplo, textos. Atividade 3 Os algoritmos foram inventados para dar instruções aos seres humanos. Na época, as máquinas estavam ganhando muita importância, devido à Revolução Industrial, o que levou à crença de que, no futuro, as máquinas conseguiriam aproveitar os algoritmos para resolver problemas de maneira muito mais ágil e rápida do que os seres humanos, o que realmente acabou ocorrendo. Atividade 4 (3) transistor (5) microprocessador

24 28 e-tec Brasil Informática Básica (6) inteligência artificial (4) circuitos integrados (2) válvula a vácuo (1) somente uso científico e militar Atividade 5 (3) Cassiopeia (4) z990 (T-Rex) (2) Toshiba Satellite (3) PocketPc (2) Sony vaio (1) Positivo Plus Referências bibliográficas CAPRON, H. L., JOHNSON, J.A. Introdução à Informática. 8ed. São Paulo: Prentice Hall, RAMALHO, J. A. Introdução à Informática: teoria e prática. 4ed. São Paulo: Futura, CHANDLER, A. D. Século eletrônico: A história da evolução da indústria eletrônica e de Informática. São Paulo: Campus, 2002.

1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA

1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA 1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA Relembrando a nossa matéria de Arquitetura de Computadores, a arquitetura de Computadores se divide em vários níveis como já estudamos anteriormente. Ou seja: o Nível 0

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE

AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE Curso: TÉCNICO EM INFORMÁTICA com Habilitação em Programação e Desenvolvimento de Sistemas. AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE NOTA DE AULA 01 Assunto: Introdução a informática. Histórico do computador. Conceitos

Leia mais

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo;

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo; Conceitos Comunicação; Formas de escritas; Bacharel Rosélio Marcos Santana Processo de contagem primitivo; roseliomarcos@yahoo.com.br Inicio do primitivo processamento de dados do homem. ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO I

INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO I CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Surgimento da Informática INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO I Unidade I Prof Célio Conrado www.celioconrado.com celio.conrado@gmail.com Já nos

Leia mais

Fundamentos de Informática 1ºSemestre

Fundamentos de Informática 1ºSemestre Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 1 Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Uma abordagem inicial... o

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais Aula 3 Sistema de Informação Conceito, Componentes e Evolução Professora: Cintia Caetano INTRODUÇÃO Conceito: Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

O Inventor. - Devido à extensão desse Projeto, ficarão a cargo de cada professor adequar as sugestões dadas à sua realidade escolar.

O Inventor. - Devido à extensão desse Projeto, ficarão a cargo de cada professor adequar as sugestões dadas à sua realidade escolar. O Inventor 1) Introdução Quem é um inventor? Aquela pessoa que cria ou descobre fórmulas diferentes ou objetos novos para a solução de problemas? Ou pessoas comuns, como eu e você, que conseguem viver

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

Elisa Maria Pivetta Cantarelli. PDF created with pdffactory Pro trial version www.pdffactory.com

Elisa Maria Pivetta Cantarelli. PDF created with pdffactory Pro trial version www.pdffactory.com Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Conceitos básicos Elisa Maria Pivetta Cantarelli A informática, que torna a INFORmação automática, não deve intimidar. Computador

Leia mais

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015.

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. Isso nos permite afirmar que todas as pessoas nascidas após 1995 são consideradas NATIVAS DIGITAIS, ou seja, quando chegaram ao mundo, a internet já existia.

Leia mais

1.1. Organização de um Sistema Computacional

1.1. Organização de um Sistema Computacional 1. INTRODUÇÃO 1.1. Organização de um Sistema Computacional Desde a antiguidade, o homem vem desenvolvendo dispositivos elétricoeletrônicos (hardware) que funciona com base em instruções e que são capazes

Leia mais

SAP Customer Success Story Turismo Hotel Urbano. Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One

SAP Customer Success Story Turismo Hotel Urbano. Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One Geral Executiva Nome da Hotel Urbano Indústria Turismo Produtos e Serviços Comercialização online de pacotes

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA

Leia mais

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Introdução O computador como ferramenta indispensável: Faz parte das nossas vidas; Por si só não faz nada de útil; Grande capacidade de resolução

Leia mais

2. Representação Numérica

2. Representação Numérica 2. Representação Numérica 2.1 Introdução A fim se realizarmos de maneira prática qualquer operação com números, nós precisamos representa-los em uma determinada base numérica. O que isso significa? Vamos

Leia mais

Introdução à Organização e Arquitetura de Computadores. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Introdução à Organização e Arquitetura de Computadores. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Introdução à Organização e Arquitetura de Computadores Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Evolução dos Computadores; Considerações da Arquitetura de von Neumann; Execução de uma instrução

Leia mais

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados.

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. 2/20 Tópicos 1Introdução...3 2O que é Gestão à Vista?...3 3Como é a Gestão à Vista

Leia mais

Fundamentos da Informática. História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br

Fundamentos da Informática. História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br Fundamentos da Informática História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br História da Computação Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista

Leia mais

Na época dos nossos bisavós os computadores já existiam, apesar de extremamente rudimentares. Eram os computadores mecânicos, que realizavam cálculos

Na época dos nossos bisavós os computadores já existiam, apesar de extremamente rudimentares. Eram os computadores mecânicos, que realizavam cálculos Na época dos nossos bisavós os computadores já existiam, apesar de extremamente rudimentares. Eram os computadores mecânicos, que realizavam cálculos através de um sistema de engrenagens, accionado por

Leia mais

Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com

Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Introdução a Banco de Dados Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 12/06/2013 Sumário Motivação da Disciplina

Leia mais

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda.

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda. COMÉRCIO ELETRÔNICO Introdução O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

ALGORITMOS PARTE 01. Fabricio de Sousa Pinto

ALGORITMOS PARTE 01. Fabricio de Sousa Pinto ALGORITMOS PARTE 01 Fabricio de Sousa Pinto Algoritmos: Definição 2 É uma sequência de instruções finita e ordenada de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema. Algoritmos 3

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos. Requisitos

APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos. Requisitos + APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos Requisitos Requisitos 2 n Segundo Larman: n São capacidades e condições às quais o sistema e em termos mais amplos, o projeto deve atender n Não são apenas

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá.

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá. INTRODUÇÃO A lógica de programação é extremamente necessária para as pessoas que queiram trabalhar na área de programação, seja em qualquer linguagem de programação, como por exemplo: Pascal, Visual Basic,

Leia mais

Introdução à Informática HISTÓRICO E TIPOS DE COMPUTADORES

Introdução à Informática HISTÓRICO E TIPOS DE COMPUTADORES Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Engenharia Civil Prof.: Maico Petry Introdução à Informática HISTÓRICO E TIPOS DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Informática Aplicada para Engenharia História

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - CONCEITUAL

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - CONCEITUAL Aula 01 04/08/2008 Universidade do Contestado UnC Sistemas de Informação Arquitetura de Computadores 2ª Fase Prof. Carlos Guerber ARQUITETURA DE COMPUTADORES - CONCEITUAL O QUE É O COMPUTADOR? Um computador

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Conceito de Computador Um computador digital é

Leia mais

IA: Introdução. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

IA: Introdução. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br IA: Introdução Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário O que é Inteligência Artificial? IA forte e IA fraca Métodos fortes e Métodos fracos De Aristóteles a Babbage Alan Turing e

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES CAPÍTULO 1 Gestão da produção: história, papel estratégico e objetivos Prof. Glauber Santos 1 GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 1.1 Gestão da produção: apresentação Produção

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundação Getúlio Vargas Estudantes na Escola de Administração da FGV utilizam seu laboratório de informática, onde os microcomputadores estão em rede

Leia mais

15 Computador, projeto e manufatura

15 Computador, projeto e manufatura A U A UL LA Computador, projeto e manufatura Um problema Depois de pronto o desenho de uma peça ou objeto, de que maneira ele é utilizado na fabricação? Parte da resposta está na Aula 2, que aborda as

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Fonte de Consulta: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet James A. O Brien NOTAS DE AULA

Fonte de Consulta: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet James A. O Brien NOTAS DE AULA NOTAS DE AULA 1. TENDÊNCIAS EM SISTEMAS DE MICROCOMPUTADORES Existem várias categorias principais de sistemas de computadores com uma diversidade de características e capacidades. Consequentemente, os

Leia mais

Excel Planilhas Eletrônicas

Excel Planilhas Eletrônicas Excel Planilhas Eletrônicas Capitulo 1 O Excel é um programa de cálculos muito utilizado em empresas para controle administrativo, será utilizado também por pessoas que gostam de organizar suas contas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Fundamentos de Automação

Fundamentos de Automação Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Conceito,

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Matemática Financeira II

Matemática Financeira II Módulo 3 Unidade 28 Matemática Financeira II Para início de conversa... Notícias como essas são encontradas em jornais com bastante frequência atualmente. Essas situações de aumentos e outras como financiamentos

Leia mais

AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA

AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA CURIOSIDADE 2 O COMPUTADOR O homem sempre procurou máquinas que o auxiliassem em seu trabalho.

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Informática, Internet e Multimídia

Informática, Internet e Multimídia Informática, Internet e Multimídia 1 TIPOS DE COMPUTADOR Netbook Notebook Computador Pessoal 2 Palmtop / Handheld Mainframe TIPOS DE COMPUTADOR Computador Pessoal O Computador Pessoal (PC Personal Computer),

Leia mais

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25 Informática Prof. Macêdo Firmino Introdução a Informática Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25 O Que é um Computador? É uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e

Leia mais

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL O que é Tecnologia? O que é Tecnologia Educacional? Tecnologia e Tecnologia Educacional Histórico da Evolução da Tecnologia O homem foi utilizando

Leia mais

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME Java para Dispositivos Móveis Desenvolvendo Aplicações com J2ME Thienne M. Johnson Novatec Capítulo 1 Introdução à computação móvel 1.1 Computação móvel definições Computação móvel está na moda. Operadoras

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955)

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Sumário M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com www.professorluizalberto.com.br Organização de Computadores Módulo 3 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação 1.1. 1.2. Segunda Geração Transistores

Leia mais

Definição : Num mundo altamente competitivo como o de hoje, quem estiver mais bem informado está em vantagem.

Definição : Num mundo altamente competitivo como o de hoje, quem estiver mais bem informado está em vantagem. Definição : Processos de tratamento, controlo e comunicação da informação, através de meios informáticos (computador). Vivemos na era da informação ou sociedade do conhecimento. Num mundo altamente competitivo

Leia mais

Introdução ao GED Simone de Abreu

Introdução ao GED Simone de Abreu Introdução ao GED Simone de Abreu GED O que é isso? O conhecimento teve, ao longo da história, diferentes significados e funções. No tempo das cavernas nossos antepassados transmitiam aos seus descendentes

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Curso de Informática Básica O e-mail Primeiros Cliques 1 Curso de Informática Básica Índice Introdução...3 Receber, enviar e responder mensagens...3 Anexando arquivos...9 Cuidado com vírus...11 2 Outlook

Leia mais

Para existência de um sistema de informação, fazem-se necessários três componentes, são eles:

Para existência de um sistema de informação, fazem-se necessários três componentes, são eles: RESUMO Um sistema de informação é composto de três componentes, Hardware, Software e Peopleware. Para quantificar a memória do equipamento é utilizado um sistema de medida, ou seja, o byte, que significa

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE.

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE. CURSOS OFERECIDOS Access 2007 Aproximadamente 20 horas O aluno aprenderá criar Banco de Dados de forma inteligente, trabalhar com estoques, número de funcionários, clientes etc. Conhecerá ferramentas aprimoradas

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Mergulhando na Função Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Mergulhando na Função Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Mergulhando na Função Guia do Professor Página 1 de 5 Caro(a) professor(a) Guia do Professor A utilização de jogos digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente

Leia mais

Prof.Msc Jocênio Marquios Epaminondas. http://www.twitter.com/jocenio

Prof.Msc Jocênio Marquios Epaminondas. http://www.twitter.com/jocenio Prof.Msc Jocênio Marquios Epaminondas http://www.jocenio.pro.br email:prof.jocenio@jocenio.pro.br http://www.twitter.com/jocenio A escrita, os primeiros registos: Os primeiros registos gráficos feitos

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software O que é a engenharia de software É um conjunto integrado de métodos e ferramentas utilizadas para especificar, projetar, implementar e manter um sistema. Método É uma prescrição

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO?

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? Engajar funcionários é conseguir envolver as pessoas em um mesmo propósito que a empresa

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS

MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS Quando falamos em arquitetura, normalmente utilizamos esse termo para referenciar a forma como os aplicativos computacionais são estruturados e os hardwares

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Visão Geral dos Sistemas de Informação

Visão Geral dos Sistemas de Informação Visão Geral dos Sistemas de Informação Existem muitos tipos de sistemas de informação no mundo real. Todos eles utilizam recursos de hardware, software, rede e pessoas para transformar os recursos de dados

Leia mais

PO 19: ENSINO DE ÂNGULOS: O AUXÍLIO DA LOUSA DIGITAL COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA

PO 19: ENSINO DE ÂNGULOS: O AUXÍLIO DA LOUSA DIGITAL COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA PO 19: ENSINO DE ÂNGULOS: O AUXÍLIO DA LOUSA DIGITAL COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA José Erildo Lopes Júnior 1 juniormat2003@yahoo.com.br RESUMO Neste trabalho, vamos apresentar o conteúdo de ângulos, através

Leia mais

Descubra aqui os benefícios de possuir um sistema de NF-e integrado com o software de gestão de empresas da Indústria da Construção.

Descubra aqui os benefícios de possuir um sistema de NF-e integrado com o software de gestão de empresas da Indústria da Construção. Descubra aqui os benefícios de possuir um sistema de NF-e integrado com o software de gestão de empresas da Indústria da Construção. 2 ÍNDICE SOBRE O SIENGE INTRODUÇÃO 01 OS IMPACTOS GERADOS COM A IMPLANTAÇÃO

Leia mais

Memórias Prof. Galvez Gonçalves

Memórias Prof. Galvez Gonçalves Arquitetura e Organização de Computadores 1 s Prof. Galvez Gonçalves Objetivo: Compreender os tipos de memória e como elas são acionadas nos sistemas computacionais modernos. INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores

Leia mais

Unidade 13: Paralelismo:

Unidade 13: Paralelismo: Arquitetura e Organização de Computadores 1 Unidade 13: Paralelismo: SMP e Processamento Vetorial Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar os conceitos fundamentais da arquitetura SMP e alguns detalhes

Leia mais

Figura 1 - Processo de transformação de dados em informação. Fonte: (STAIR e REYNOLDS, 2008, p. 6, adaptado).

Figura 1 - Processo de transformação de dados em informação. Fonte: (STAIR e REYNOLDS, 2008, p. 6, adaptado). Tecnologia da Informação (TI) A tecnologia é o meio, o modo pelo qual os dados são transformados e organizados para a sua utilização (LAUDON; LAUDON, 1999). Os dados podem ser considerados como fatos básicos,

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof. Esp. Lucas Cruz

Tecnologia da Informação. Prof. Esp. Lucas Cruz Tecnologia da Informação Prof. Esp. Lucas Cruz Composição da nota Serão 3 notas. Trabalho apresentado. Prova conteúdo Prova livro e trabalhos www.proflucas.com www.facebook.com/prof.lucascruz Livro Sistema

Leia mais

CATEGORIAS E TIPOS DE TI

CATEGORIAS E TIPOS DE TI CATEGORIAS E TIPOS DE TI 1 SISTEMAS INFORMÁTICOS 1.1 MAINFRAMES Um mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. Os mainframes são

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

CC Montagem e manutenção de hardware Docente: Nataniel Vieira 1 sem Técnico em Informática Roteiro 06: Atividade sobre o Documentário RevolutionOS

CC Montagem e manutenção de hardware Docente: Nataniel Vieira 1 sem Técnico em Informática Roteiro 06: Atividade sobre o Documentário RevolutionOS SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CC Montagem e manutenção de hardware Docente: Nataniel Vieira 1 sem Técnico em Informática Roteiro 06: Atividade sobre o

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda Curso: Técnico de Informática Sistemas (EFA-S4A)-NS Trabalho Realizado Por: Igor_Saraiva nº 7 Com

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais