3ª edição Projeto Timóteo Presídio e Fazer uma Visita Como Chegar ao Hospital ou Apostila do Orientador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3ª edição Projeto Timóteo Presídio e Fazer uma Visita Como Chegar ao Hospital ou Apostila do Orientador"

Transcrição

1 Como Chegar ao Hospital ou Presídio e Fazer uma Visita Projeto Timóteo Apostila do Orientador

2 Projeto Timóteo Como Chegar ao Hospital ou Presídio e Fazer uma Visita Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros Claudeci Costa Nobre Leonardo Araújo Apostila preparada pela Profª Claudeci Costa Nobre

3 Data: / / Aula No 01: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: O QUE É DOENÇA? 1. Levar ao aluno as definições das doenças como o objetivo principal. 2. Fazer com que o aluno seja capaz de identificar elementos necessários para uma visita no hospital. 3. O aluno também deverá aprender que no leito da dor, alguns cuidados precisam ser seguidos. 1. Algumas definições de doenças. 2. O comportamento do evangelista Conversar com os alunos sobre o homem, feito à imagem e semelhança de Deus e criado para ser sadio, integro (físico, psico, social e espiritual) isto é, viver em harmonia com Deus. 2. Apresentar aos alunos que separado de Deus, sua vida torna-se vazia, imperfeita, sem significado, pois o pecado traz seqüelas calamitosas. 3. Mostrar aos alunos que apesar da QUEDA, Deus não se distancia do homem, prometendo redimi-lo. 4. Pedir aos alunos que respondam exercício da apostila. Exercício em apostila. Reflexão. 1. Em sua opinião quais são os vários problemas que enfrentamos quando evangelizamos em hospitais? 2. De acordo com Efésios 2:1-3 cite quatro características de uma pessoa que vive em pecado. 3. Cite como deve ser o comportamento do evangelista na visita ao hospital. 4. Reflexão.

4 Data: / / Aula N 02: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: CAPELANIA HOSPITALAR Objetivos Específicos Conteúdos Nº de 1. Mostrar aos alunos que conhecer a palavra de Deus é a chave para experimentar o seu amor. 2. Levar os alunos a compreensão de que este é o ministério da compaixão. 3. Mostrar aos alunos que o Deus que representamos é um Deus justo, santo. 1. Cada um pode trazer conforto para os que estão no leito da dor. 2. Alguns exemplos bíblicos. 3. Muitos podem interceder pelos que estão enfermos Levar ao aluno a compreensão na transmissão de cuidados aos enfermos. 2. Compartilhar com os alunos que e fundamental conhecer o que a Bíblia evidencia. 3. Levar os alunos a compreender que as condições básicas. 4. Explicar aos alunos que a doença pode intensificar o medo, emoção dolorosa. Testemunho (Alguém que passou por uma doença grave). Exercício individual na lição 02 (extraído do livro, "Cuidado Espiritual do Paciente").

5 Data: / / Aula N 03: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: O VISITADOR 1. Mostrar aos alunos que a visita deve ser para consolar alguém que sofre. 2. Expor aos alunos, que a visita tem como objetivo transmitir a palavra de Deus. 3. Refletir com os alunos que a compaixão é algo a ser exercido diariamente. 1. Assim, seremos úteis àqueles que sofrem e realizaremos um bom trabalho. 2. Muitas vezes, o visitador pode ajudar em oração com muitos dos seus problemas Levar os alunos a compreender que precisamos respeitar rigorosamente os horários estabelecidos pelo hospital. 2. Levar o aluno a compreender que o que for confidenciado pelo médico deve ser guardado. 3. Levar o aluno a entender que a pessoa mais importante do hospital é o doente. Vídeos. (Sugestão: No leito da dor). Exercício em apostila. Avaliação: 1. Baseado nos seus conhecimentos faça um relato sobre as atitudes do paciente e como o visitador pode ajudálo.

6 U Data: / / Aula N 04: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: MÉTODO DE ABORDAGEM 1. Levar ao aluno a compreender o quanto é ser difícil para o enfermo perceber o amor de Deus e entender a Sua vontade. 2. Mostrar aos alunos que atitude de compreensão é a base para esses casos. 3. Identificar com os alunos alguns sintomas nos pacientes enfermos. 1. Os familiares que mais precisam de assistência espiritual. 2. Faz-se necessária uma atitude de muita compreensão e também muita habilidade. 3. Confiança em Deus é o remédio Conversar com os alunos sobre quando uma criança fica doente. 2. Conscientizar os alunos que para o jovem a enfermidade para ele é basicamente traumática porque é versus o que ele espera da vida. 3. Mostrar aos alunos que a enfermidade na velhice é igual a solidão. 4. Fazer os alunos entenderem que Deus está vivo e que tem o controle de tudo, pode dar esperança e coragem para enfrentar todos os acontecimentos da vida. Dramatização Exercício em apostila. 1. Desenvolva um Método de Abordagem baseado no que você aprendeu.

7 Data: / / Aula N 05: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: A IMPORTÂNCIA DOS CULTOS 1. Mostrar ao aluno que o que o incentivo é um aliado na hora da angustia. 2. Levar o aluno a compreender que a fé na graça e no poder de Deus anima o cristão a suplantar as barreiras das enfermidades. 1. Relatar a alegria de viver uma vida com Cristo. 2.. Mostrar como cada pessoa pode ser um adorador, mesmo em meio a angustia Conversar com os alunos sobre a visão ampla do reino de Deus e que isso deve ser transmitido ao enfermo. 2. Demonstrar aos alunos a importância da mensagem que sai da Palavra de Deus, essa deve sempre terminar com ponto positivo. Data Show. Exercício em apostila. 1. Como deve ser o culto realizado em hospitais? 2. Psiquiatra Elisabeth Kübler Ross esquematizou as etapas pelas quais as pessoas passam antes de morrer. Depois de estudá-las monte o seu próprio esquema.

8 Data: / / Aula N 06: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: EVANGELIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL EM PRESÍDIOS 1. Mostrar aos alunos 1. Muitas vidas Explicar aos alunos objetivando o valor da são marcadas a honra e a glória de Deus com a evangelização nos indelevelmente expansão do seu reino, independente presídios. por uma condenação das circunstâncias. na justiça. 2. Levar aos alunos a compreensão de que nada é mais degradante e desumano do que a privação da liberdade. 2. É necessário que se fale para eles que Jesus tem um lugar preparado onde não haverá mais separações e nem prisões. 2. Explicar aos alunos que isso é possível, quando priorizamos Jesus como Senhor e Salvador. (Testemunho) Se possível de alguém que já esteve preso. 1. Se na equipe de evangelismo tiver pessoas do sexo feminino como ela deve se portar na hora da visita? 2. Qual o procedimento que o evangelista deve seguir em ralação a levar materiais ou embrulhos de terceiros? 3. Qual a primeira providência para realizar-se qualquer atividade nas dependências de uma instituição penal? 4. Quais os locais onde as reuniões podem ser realizadas?

9 Data: / / Aula N 07: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: A MENSAGEM E O MÉTODO 1. Mostrar aos alunos algumas como o evangelismo pessoal, pode ser um bálsamo para aqueles que sofrem. 2. Levar os alunos a compreender que a mensagem de salvação, abrange a todo pecador. 1. Agir com humildade. 2. Preparar se espiritualmente para lhe dar com as diversas realidades. 3. Mostra-se apto para toda boa obra Mostrar aos alunos como a transmissão da mensagem é de vital importância para quem perde a esperança, por causa das prisões. 2. Ensinar aos alunos que o perdão e a reconciliação com Deus podem transformar a vida do presidiário. 3. Explicar aos alunos que a fé genuína pode ser exercida mesmo para quem está no cárcere. Vídeo 1. Explique qual o método que deve ser usado no evangelismo pessoal para quem está no cárcere. 2. Cite quais os fatores devem ser utilizados na abordagem individual ou coletiva. 3. Cite como o teatro evangélico pode ajudar na evangelização nos presídios. Duas questões estão na lição 07 e podem ser incorporadas nesta avaliação.

10 Data: / / Aula N 08: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: AUXÍLIO NA EVANGELIZAÇÃO NOS ESTABELECIMENTOS PENAIS 1. Mostrar ao aluno como que cada alma resgatada é uma vitória alcançada. 2. Despertar no aluno o desejo de pregar o evangelho para essas pessoas que estão à margem da sociedade. 1. A oportunidade que Deus nos concede na propagação do evangelho. 2. Deus não faz acepção de pessoas Levar o aluno a refletir sobre a importância da assistência social. 2. Mostrar aos alunos por que esse ministério precisa de regras básicas para que a visita seja bem sucedida. Vídeos. Relato das experiências de todos os evangelistas. SUGESTÃO: PROJETO DOANDO LIÇÕES. Está na última lição da apostila.

1ª edição Projeto Timóteo Como Preparar e Realizar Cultos Apostila do Orientador

1ª edição Projeto Timóteo Como Preparar e Realizar Cultos Apostila do Orientador Como Preparar e Realizar Cultos www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Preparar e Realizar Cultos www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Coordenador do

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 O Tribunal de Cristo Lição 16 (volte para as páginas 4, e 5) Quem será julgado no dia do julgamento? Como isto tomará lugar, e o que envolverá? A vida cristã é uma série de verdades imprevisíveis. A

Leia mais

1ª edição Como Administrar a Igreja de Deus Projeto Timóteo Apostila do Orientador

1ª edição Como Administrar a Igreja de Deus Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Administrar a Igreja de Deus www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Administrar a Igreja de Deus www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Coordenador

Leia mais

Projeto Timóteo. Como Falar de Jesus. Apostila do Aluno

Projeto Timóteo. Como Falar de Jesus. Apostila do Aluno Projeto Timóteo Como Falar de Jesus Apostila do Aluno Projeto Timóteo Como Falar de Jesus Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros Claudeci

Leia mais

Inicie a aula assim: Receba os alunos com a sala sem iluminação. Se tiver condições faça-a ficar escura mesmo.

Inicie a aula assim: Receba os alunos com a sala sem iluminação. Se tiver condições faça-a ficar escura mesmo. Lição 9 Bênçãos sem medida Texto Bíblico: Romanos 8.31-39 Plano de aula Sugestão Didática 1- OBJETIVO DA LIÇÃO: a- Identificar o quanto o cristão depende da graça de Deus. b-descrever porque pode se afirmar

Leia mais

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker A Minha Bíblia Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA

Leia mais

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza

Leia mais

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva Um chamado à oração Um chamado à oração j. c. RyLE Tradução Rodrigo Silva Editora Letras Título Original: A Call to Prayer por J. C. Ryle Copyright Editora Letras 1ª edição em português: outubro de 2012

Leia mais

MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS

MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS Por W. Ernest Pettry LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA

Leia mais

Conhecendo Deus pessoalmente

Conhecendo Deus pessoalmente Conhecendo Deus pessoalmente O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para

Leia mais

A Arte de fazer Apelos

A Arte de fazer Apelos A Arte de fazer Apelos Não despedirá a congregação sem apresentar-lhe a Jesus Cristo, único refúgio do pecador, fazendo veementes apelos que cheguem ao coração dos ouvintes. E.V. 280 Como levar pessoas

Leia mais

Revista da Escola Bíblica de Crianças Deus é tudo pra mim. Apresentação. A Deus toda a glória.

Revista da Escola Bíblica de Crianças Deus é tudo pra mim. Apresentação. A Deus toda a glória. Apresentação A Deus toda a glória. É com muita satisfação que apresentamos a todas professoras e professores da Escola Bílica Infantil, esta maravilhosa revista. Com o intuíto de provermos nossas crianças

Leia mais

COMO PREPARAR UMA AULA PARA ESCOLA DOMINICAL 2013 Igreja Presbiteriana Metropolitana de Guarulhos Rev. Laércio Rios Guimarães

COMO PREPARAR UMA AULA PARA ESCOLA DOMINICAL 2013 Igreja Presbiteriana Metropolitana de Guarulhos Rev. Laércio Rios Guimarães 1º Passo: O que vou ensinar aos meus alunos? Pesquise sobre o tema (livros evangélicos, livros seculares, jornais, revistas, filmes, etc.) Leia e releia várias vezes o texto bíblico que servirá como base

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 O meu Trabalho e o meu Patrão Lição 14 (volte para as páginas 4, e 5) Qual deve ser a minha atitude para com o meu serviço e o meu patrão? Desde que a Bíblia é a autoridade final em tudo o que se encontra

Leia mais

ORAÇÃO E ADORAÇÃO. por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO

ORAÇÃO E ADORAÇÃO. por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO ORAÇÃO E ADORAÇÃO por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA O Instituto

Leia mais

Deus espera algo de nós

Deus espera algo de nós Deus espera algo de nós 2) Compartilhar o Evangelho deve se tornar um estilo de vida de todo cristão. Deus planejou que cada um de nós, vivendo seu dia-a-dia, fosse uma testemunha de Jesus. Mas o diabo,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta. A fé e conduta dos crentes

Leia mais

Conhecimento da Bíblia:

Conhecimento da Bíblia: Conhecimento da Bíblia: A Bíblia é de vital importância para a vida do crente Afinal, a Bíblia reúne informações acerca da revelação de Deus na História e seus ensinamentos para a vida humana Sem este

Leia mais

L Í D ERES de aliança

L Í D ERES de aliança w w w. l i d e r e s d e a l i a n c a. p r o. b r L Í D ERES de aliança 2 ª e d i ç ã o CAPÍTULOS AVULSOS PARA DOWNLOAD V O C A B U L Á R I O das células de aliança Sandro José Hayakawa Cunha Brasília

Leia mais

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14.

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14. Qual a Paz que vivemos, que sonhamos? Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14.27) (Encontro realizado na

Leia mais

O CASAMENTO E O LAR Por Rex Jackson

O CASAMENTO E O LAR Por Rex Jackson O CASAMENTO E O LAR O CASAMENTO E O LAR Por Rex Jackson Universidade Global (UG) Instituto de Correspondência Internacional (ICI) 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA Endereço do

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Oração Lição 6 (volte para as páginas 4 e 5) Como é importante a oração na minha vida Alguém uma vez disse que um cristão é apenas tão forte na sua vida de oração. Está uma grande relação da verdade

Leia mais

SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma

SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma CEPMTA / ISCAL Londrina 27/11/2012 Capelania Hospitalar / Pastoral da Saúde Assessor: Pe. Audinei Carreira da Silva SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma INTRODUÇÃO A Igreja, ao cuidar

Leia mais

LIÇÃO 4 Preparação do Estudo Bíblico

LIÇÃO 4 Preparação do Estudo Bíblico LIÇÃO 4 Preparação do Estudo Bíblico Agora que descrevemos sucintamente a Bíblia e apresentámos razões para o seu estudo, precisamos de saber como estudá-la. Nesta lição, iremos falar dos preparativos

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de Lucas Este evangelho tem 24 capítulos 1 - O Autor Lucas, que também escreveu o Livro de Atos dos Apóstolos comparar Lucas 1.1-4 com Atos 1.1 - era gentio convertido, erudito nas letras,

Leia mais

MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS

MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS IGREJA BATISTA CIDADE UNIVERSITÁRIA MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ NÚCLEO DE ENSINO BÁSICO MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS ABDÊNAGO LISBOA JUNIOR MARCELO FELTRIM HENRIQUE BLANDY 2 SUMÁRIO LIÇÃO ASSUNTO PÁGINA

Leia mais

De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010

De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010 De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010 RESUMO: SKIT escrita para adolescentes e estudantes de idade universitária. 6 Atores ao mínimo 3 Personagens Principais com várias falas.

Leia mais

4.2.2 Filtrando Macro filtro

4.2.2 Filtrando Macro filtro MACRO FILTRO A: A história O exercício de Macro Filtro é um exercício curto, mas constitui um passo muito importante que liga a geração da idéia de projeto à decisão final sobre a idéia de negócio mais

Leia mais

Programa Sugestivo de 13º Sábado

Programa Sugestivo de 13º Sábado Programa Sugestivo de 13º Sábado Objetivos 1. Fortalecer o programa de 13º Sábado na Igreja. 2. Valorizar o estudo da Lição da Escola Sabatina. 3. Mostrar as necessidades da Divisão, que está sendo ajudada.

Leia mais

LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO. 29 de novembro

LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO. 29 de novembro LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO 29 de novembro Vivendo o tempo do ADVENTO É urgente atualizar hoje o Advento de Cristo. Estar vigilante é entender os sinais dos tempos. A perspetiva de uma

Leia mais

Estatuto Ministério Infantil Comunidade Gólgota

Estatuto Ministério Infantil Comunidade Gólgota Estatuto Ministério Infantil Comunidade Gólgota No caminho do perverso há espinhos e armadilhas; quem quer proteger a própria vida mantém-se longe dele. Instrua a criança segundo os objetivos que você

Leia mais

PALAVRA DE DEUS CATEQUESE

PALAVRA DE DEUS CATEQUESE PALAVRA DE DEUS NA CATEQUESE Para muitos, também entre os cristãos, a Palavra de Deus é, hoje, apenas mais uma «palavra» e, não raro, nem sequer tão pertinente como outras que disputam a atenção, o compromisso

Leia mais

Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia?

Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia? Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia? 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. Encontro 06 Aconselhamos que você professor, estude e pratique o método de estudo da Bíblia

Leia mais

EXÉQUIAS DOS ADULTOS EXÉQUIAS EXÉQUIAS DOS ADULTOS

EXÉQUIAS DOS ADULTOS EXÉQUIAS EXÉQUIAS DOS ADULTOS 357 EXÉQUAS rmãos e irmãs Elevemos a nossa oração a Deus Pai todo-poderoso, que ressuscitou a Jesus Cristo, seu Filho, e imploremos a paz e a salvação dos vivos e dos mortos, dizendo (ou: cantando): Ou:

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: O passe e a água fluidificada

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: O passe e a água fluidificada Plano de Aula 16 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim Educadora: Priscila e Camila Dia: 08/06/2015 Horário: 20h as 21h Título: O passe e a água

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 A Palavra De Deus Lição 5 ( volte para as páginas 4, 5 e 6) Como a Blíblia é importante Uma coisa que separa o cristão de qualquer religião no mundo é clamar uma absoluta autoridade escrita de Deus.

Leia mais

Entendendo a série...

Entendendo a série... Entendendo a série... Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

3ª edição Projeto Timóteo Como Implantar Uma Igreja Apostila do Orientador

3ª edição Projeto Timóteo Como Implantar Uma Igreja Apostila do Orientador Como Implantar Uma Igreja Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Implantar Uma Igreja Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus

Leia mais

O Dom da Cura no Grupo de Oração Qua, 18 de Janeiro de 2012 20:13

O Dom da Cura no Grupo de Oração Qua, 18 de Janeiro de 2012 20:13 Um Grupo de Oração que se reúne semanalmente para encontrar com Deus, lhe prestar culto de louvor e ação de graças, certamente será visitado pelo Senhor da vida. As curas que ocorrem durante as reuniões

Leia mais

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato.

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato. Romanos 6:1-11. Na semana passada falamos sobre a Graça de Deus. Pode parecer algo simples, mas a má compreensão desse tema tem gerado muitos problemas no meio evangélico. Pois alguns entendem a graça

Leia mais

A Justificação pela Fé: Privilégio e Responsabilidade ROMANOS 3.21-26

A Justificação pela Fé: Privilégio e Responsabilidade ROMANOS 3.21-26 A Justificação pela Fé: Privilégio e Responsabilidade ROMANOS 3.21-26 Romanos 3:21-26 21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; 22 justiça de Deus mediante

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA - 1) Oração Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o

Leia mais

O QUE É DESENVOLVIMENTO CURRICULAR? Tradicionalistas vs Progressistas

O QUE É DESENVOLVIMENTO CURRICULAR? Tradicionalistas vs Progressistas O QUE É DESENVOLVIMENTO CURRICULAR? Tradicionalistas vs Progressistas O PROGRAMA SILABICO E O CURRÍCULO O que você acha que é a diferença? Definição de Silabos Um plano geral do conteúdo que a escola deve

Leia mais

Liderança Cristã SEFO 2013

Liderança Cristã SEFO 2013 Liderança Cristã SEFO 2013 3ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Conteúdo Programático

Leia mais

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus tinha um plano para Moisés. Ensinar a cada aluno que Deus tem um plano para sua vida e ele pode confiar em Deus para guia-lo. 2. Lição Bíblica:

Leia mais

ÉTICA MATERIAL PARTICULAR. Profª. Ms. Ana Laura Arruda

ÉTICA MATERIAL PARTICULAR. Profª. Ms. Ana Laura Arruda ÉTICA MATERIAL OU PARTICULAR Profª. Ms. Ana Laura Arruda ÉTICA MATERIAL OU PARTICULAR Enquanto a Ética Geral procura conceituar O que é DEVER; O que é DIREITO; e suas características e conseqüências, A

Leia mais

Passos Para a Salvação em Cristo Jesus

Passos Para a Salvação em Cristo Jesus Passos Para a Salvação em Cristo Jesus Em certa ocasião um jovem perguntou a Jesus: Bom Mestre que hei de fazer para ser salvo? Esta pergunta está registrada em Mateus. Este jovem desejava que Jesus lhes

Leia mais

Escola Bíblica Dominical Igreja Apostólica Verdade e Vida

Escola Bíblica Dominical Igreja Apostólica Verdade e Vida INTRODUÇÃO Escola Bíblica Dominical Igreja Apostólica Verdade e Vida Esboço n 004 OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO Até a lição passada estudamos sobre as origens e as bases da justificação. Na lição de hoje

Leia mais

Quando Pecadores Dizem SIM

Quando Pecadores Dizem SIM Quando Pecadores Dizem SIM Objetivos do Curso: 1. Descobrir à luz das Escrituras, como a natureza pecaminosa pode minar, enfraquecer e até destruir o relacionamento conjugal; 2. Entender a indispensabilidade

Leia mais

Descobrindo a Vontade de Deus

Descobrindo a Vontade de Deus Livrinho 2 Pàgina 44 Lição Seis Descobrindo a Vontade de Deus Além de encontrar a Cristo como Salvador, não há coisa mais importante na sua vida do que o poder de determinar a vontade de Deus. A lição

Leia mais

COMUNICAÇÃO. É a capacidade de transmitir uma informação com certeza de que o outro lado entenda a mensagem.

COMUNICAÇÃO. É a capacidade de transmitir uma informação com certeza de que o outro lado entenda a mensagem. NÚCLEO COMUM DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL (DPP) AULA 08 E 09: COMUNICAÇÃO, ELABORAÇÃO E ACEITAÇÃO DE CRÍTICAS Disciplina do Curso Superior em Design de Interiores da UNAES/Anhanguera Educacional

Leia mais

Saúde www.teachingforafrica.com página 1

Saúde www.teachingforafrica.com página 1 Saúde www.teachingforafrica.com página 1. Trazido por Every Child Ministries Uma ONG cristã trazendo esperança as crianças esquecidas da Africa Porque as crianças são os grandes recursos de qualquer nação

Leia mais

Programação da Rádio Mensagem Com a Mãe Aparecida Meia Noite

Programação da Rádio Mensagem Com a Mãe Aparecida Meia Noite Programação da Rádio Mensagem Com a Mãe Aparecida Meia Noite Um programa para os devotos de Nossa Senhora Aparecida, com quadros de informação, formação e evangelização. Traz ainda músicas de mensagem

Leia mais

O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo. (Eclesiastes 5.

O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo. (Eclesiastes 5. Deus é o Dono do Universo O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo. (Eclesiastes 5.15)... nada trouxemos para este mundo e dele

Leia mais

INTEGRAR ESCOLA E MATEMÁTICA

INTEGRAR ESCOLA E MATEMÁTICA INTEGRAR ESCOLA E MATEMÁTICA BONFIM, Isabela Prado 1 NETTO, Geisson Fernandes 2 SILVA, Élida Alves da 3 CUNHA, Juliana Bernardes Borges da 4 PALAVRAS-CHAVE: Educação, Matemática, Oficinas, Laboratório.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA GRUPO DE ESTUDOS - 2009 CRONOGRAMA II ORIENTAÇÕES GERAIS

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA GRUPO DE ESTUDOS - 2009 CRONOGRAMA II ORIENTAÇÕES GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA GRUPO DE ESTUDOS - 2009 CRONOGRAMA II ORIENTAÇÕES GERAIS Grupo de Estudo Salas de Apoio à Aprendizagem- Matemática - 2009 Prezado (a) Professor(a):

Leia mais

Aprenda a multiplicar suas finanças mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas biblicamente prósperas

Aprenda a multiplicar suas finanças mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas biblicamente prósperas Aprenda a multiplicar suas finanças mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas biblicamente prósperas Ministério Família Positiva Como Deus multiplica suas finanças 1 Paulo

Leia mais

«Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara» EVANGELHO Mt 9,36-10,8

«Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara» EVANGELHO Mt 9,36-10,8 Ambiente: Costuma-se chamar ao texto que vai dos v.9,36 a 11,1, o discurso da missão : nele, Jesus envia os discípulos e define a missão desses discípulos anunciar a chegada do Reino. Este discurso da

Leia mais

O Sacramento do Matrimônio - II Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:16 - Última atualização Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:17

O Sacramento do Matrimônio - II Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:16 - Última atualização Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:17 O matrimônio - IV Pe. Henrique Soares da Costa Nos artigo passados, sobre o matrimônio, vimos que o casal cristão, no sacramento, recebe a graça do Espírito Santo do Cristo Jesus para viverem sua vida

Leia mais

ENCONTRO VOCACIONAL PARA CATEQUESE

ENCONTRO VOCACIONAL PARA CATEQUESE ENCONTRO VOCACIONAL PARA CATEQUESE 1. OBJETIVO DO ENCONTRO Este encontro tem por objetivo despertar as crianças para a realidade da VOCAÇÃO como o chamado de Deus e a necessidade da resposta humana. 2.

Leia mais

a) Abraão intercedeu pela família do seu sobrinho Ló (Gn 18,22-33); b) Moisés intercedeu a favor do povo de Israel (Êxodo 32,9-14; Dt 9,18);

a) Abraão intercedeu pela família do seu sobrinho Ló (Gn 18,22-33); b) Moisés intercedeu a favor do povo de Israel (Êxodo 32,9-14; Dt 9,18); Algumas pessoas creem que Deus está no controle de tudo. Mas se Deus está no controle de tudo, porque temos fome, miséria, doenças cada vez piores, violências até contra crianças inocentes, estupros, pedofilia,

Leia mais

Nome: Sexo: ( )F ( )M. 1. Você cursou ou cursa Inglês em uma escola de idiomas ou com professor particular? Sim ( ) Não ( )

Nome: Sexo: ( )F ( )M. 1. Você cursou ou cursa Inglês em uma escola de idiomas ou com professor particular? Sim ( ) Não ( ) 1º Questionário para coleta de dados Nome: Sexo: ( )F ( )M 1. Você cursou ou cursa Inglês em uma escola de idiomas ou com professor particular? Sim ( ) Não ( ) 2. Por quanto tempo? Menos de 1 ano ( ) Entre

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 A Vontade de Deus Lição 7 (volte para as páginas 4 e 5) Como saber a vontade de Deus para munha vida? Um pregador famoso uma vez disse que o sucesso do homem é um homem que descobre o que Deus quer para

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou à Unidade 3 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 5 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

EVANGELHO Lc 17,11-19

EVANGELHO Lc 17,11-19 1 Ambiente: O leproso é, no tempo de Jesus, o protótipo do marginalizado Além de causar naturalmente repugnância pela sua aparência e de infundir medo de contágio, o leproso é um impuro ritual (Lev 13-14),

Leia mais

Serviço Religioso Espírita em Hospitais

Serviço Religioso Espírita em Hospitais Serviço Religioso Espírita em Hospitais { carol_bassi@hotmail.com Carolina Bassi Figuinha Objetivo O Evangelho (...) é a construção de um mundo novo pela edificação moral do novo Homem. Ave Cristo - Emmanuel

Leia mais

Postura do Obreiro nos Cultos

Postura do Obreiro nos Cultos Postura do Obreiro nos Cultos Nossos cultos e reuniões são importantes e solenes, exigindo de nós a mesma postura tanto em um culto de domingo a noite cheio de visitantes quanto em uma madrugada só com

Leia mais

Lição Sete. Servindo a Deus. O Propósito da Vida. nos leva a considerar a razão porque a raça humana foi criada. O propósito da vida humana é

Lição Sete. Servindo a Deus. O Propósito da Vida. nos leva a considerar a razão porque a raça humana foi criada. O propósito da vida humana é Livrinho 2 Pàgina 53 Lição Sete Servindo a Deus O Propósito da Vida A maioria das nossas lições trataram do que Deus quer fazer por nós. Nesta queremos considerar o que nós podemos fazer para Deus. Quando

Leia mais

EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais. Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR

EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais. Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR EDUCAÇÃO prática social NÃO-ESCOLAR - fábrica - igreja - mídia - partido político - ONGs -

Leia mais

Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão) MATEMÁTICA. Regente da unidade curricular: Manuel Arménio Almeida (Eng. Civil )

Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão) MATEMÁTICA. Regente da unidade curricular: Manuel Arménio Almeida (Eng. Civil ) Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão) Faculdade de Arquitectura e Artes Licenciatura em Arquitectura MATEMÁTICA Regente da unidade curricular: Manuel Arménio Almeida (Eng. Civil ) Unidade curricular

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO TÓPICOS 1º PERÍODO OBJECTIVOS ORAÇÕES / DOUTRINA CRISTÃ ACTIVIDADES CELEBRAÇÕES AVALIAÇÃO A criação Deus é grande e poderoso Tudo nos fala de Deus Deus

Leia mais

Desperta Débora Oração e Ação

Desperta Débora Oração e Ação Desperta Débora Oração e Ação Em 1995 cerca de 5 mil líderes evangélicos representando aproximadamente duzentas nações foram reunidos pelo movimento AD 2000 em Seul, Coréia do Sul. O propósito era encorajar

Leia mais

AS NARRATIVAS BÍBLICAS FERRAMENTAS ÚTEIS PARA O MINISTÉRIO

AS NARRATIVAS BÍBLICAS FERRAMENTAS ÚTEIS PARA O MINISTÉRIO AS NARRATIVAS BÍBLICAS FERRAMENTAS ÚTEIS PARA O MINISTÉRIO 1- O Que são as Narrativas? A. OS BENEFÍCIOS E AS VANTAGENS Narrativas são histórias. Na narrativa somos introduzidos a um cenário onde pessoas

Leia mais

LIÇÃO 6 Estudo Tópico

LIÇÃO 6 Estudo Tópico LIÇÃO 6 Estudo Tópico Na sua epístola aos Colossenses, Paulo falou sobre a oração. Perseverai em oração, velando nela com acção de graças (Colossenses 4:2). Depois, pediu que orassem por ele e pelos seus

Leia mais

Escrito por Administrator Qui, 12 de Junho de 2008 17:32 - Última atualização Qui, 12 de Junho de 2008 17:40

Escrito por Administrator Qui, 12 de Junho de 2008 17:32 - Última atualização Qui, 12 de Junho de 2008 17:40 Peixes com Áries Se os parceiros souberem lidar com carinho e paciência com o espírito sonhador e romântico de um, unido a ânsia pelo lado prático, direto e objetivo da vida, esta dupla poderá trazer bastante

Leia mais

PLANEJAMENTO ACADÊMICO. Carga Horária: Presencial Distância Total PROFESSOR (A): MAT. SIAPE

PLANEJAMENTO ACADÊMICO. Carga Horária: Presencial Distância Total PROFESSOR (A): MAT. SIAPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUDO DE EDUCAÇÃO, MATEMATICA E CIENTÍFICA LICENCIATURA INTEGRADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E LINGUAGENS PLANEJAMENTO ACADÊMICO TEMA: CÓDIGO: Carga Horária: Presencial

Leia mais

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8).

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8). Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8). 1. Compreender que toda mensagem de Deus envolve reforma interna

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

I FÓRUM DE PEDIATRIA DO CFM

I FÓRUM DE PEDIATRIA DO CFM I FÓRUM DE PEDIATRIA DO CFM O currículo atual é suficiente? Christianne Martins Coordenadora da RM de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas/UERJ Membro do Comitê de Ensino da SOPERJ RESOLUÇÃO CNRM

Leia mais

Plano de Aula Integrado com Hipermídia

Plano de Aula Integrado com Hipermídia Plano de Aula Integrado com Hipermídia Sumário Estrutura Curricular Dados da Aula Duração das atividades Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Estratégias e recursos da aula Recursos

Leia mais

O DISCIPULADO VERDADEIRO

O DISCIPULADO VERDADEIRO O DISCIPULADO VERDADEIRO GUIA DE ESTUDO Anthony N. Payne Sumário Prefácio 5 Lição 1: As condições do discipulado 7 Lição 2: Renunciando a tudo 9 Lição 3: Obstáculos ao discipulado 11 Lição 4: Discípulos

Leia mais

O quê. você deseja. para a tua vida?

O quê. você deseja. para a tua vida? O quê você deseja para a tua vida? Esta é uma boa pergunta. Muitas vezes andamos sem saber para onde. Desejamos algo... e não sabemos o quê. Mas há alguém que nos ama e deseja o melhor para nós. Sabe quem

Leia mais

2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11)

2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11) Vivendo a Liturgia 2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11) Dezembro/2011 (João Batista) A cor litúrgica para esta celebração é a roxa. Poderia ser feito um mural específico para esta celebração

Leia mais

www.teatroevangelico.com.br Evangelismo de Impacto.

www.teatroevangelico.com.br Evangelismo de Impacto. www.teatroevangelico.com.br Evangelismo de Impacto. $$UWH7HDWUDO$6HUYLoR'R0HVWUH Script UMA FÉ PRÁTICA Tomé um dos doze UMA FÉ PRÁTICA Tomé um dos doze PEÇA IDEAL PARA: CULTO JOVEM CULTO DOMINICAL RETIRO

Leia mais

Mãe do Amor Misericordioso Catequese para crianças

Mãe do Amor Misericordioso Catequese para crianças Mãe do Amor Misericordioso Catequese para crianças Estudos www.fatima.pt/documentacao Em VAZ, Carla Abreu, coord. Envolvidos no amor de Deus pelo mundo: Itinerário Temático do Centenário das Aparições

Leia mais

9 MARCAS DE UMA. Mark dever. Estudos de Quarta - IBRVN

9 MARCAS DE UMA. Mark dever. Estudos de Quarta - IBRVN 9 MARCAS DE UMA IGREJA SAUDÁVEL Mark dever Estudos de Quarta - IBRVN 9 Marcas 1. Pregação Expositiva 2. Teologia Bíblica 3. Evangelho 4. Conversão 5. Evangelização 6. Membresia 7. Disciplina 8. Discipulado

Leia mais

Mesa Redonda. Editora. Resgate. Conflitos de Uma Geração Por João Cruz

Mesa Redonda. Editora. Resgate. Conflitos de Uma Geração Por João Cruz Mesa Redonda Conflitos de Uma Geração Por João Cruz Resgate Editora Mesa Redonda - Copyright 2014 João Cruz 1ª Edição em Português - 2014 Todos os direitos reservados a João Cruz Capa: Ranieri Vieira -

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno COOEPE COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORES E ESPECIALISTAS MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno 1 SUMÁRIO 1 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA COOEPE...

Leia mais

GUIA DO PROFESSOR SHOW DA QUÍMICA

GUIA DO PROFESSOR SHOW DA QUÍMICA Conteúdos: Tempo: Objetivos: Descrição: Produções Relacionadas: Estudo dos gases Uma aula de 50 minutos SHOW DA QUÍMICA Testar o conhecimento do aluno quanto à teoria dos gases. Os alunos de um colégio

Leia mais

VIDa PESSOaL Meu relacionamento com Deus VIDa FamILIar O relacionamento de Deus com minha família

VIDa PESSOaL Meu relacionamento com Deus VIDa FamILIar O relacionamento de Deus com minha família Vida pessoal Meu relacionamento com Deus Jesus não desiste de amar você...11 Triunfando sobre a tristeza...19 Como transformar fracassos em vitórias...27 Esperanças renovadas...35 Vida Familiar O relacionamento

Leia mais

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS AULA 12 1 Professora Ms Karen Reis 2012 JOGOS DIGITAIS Simuladores de Empresas HISTÓRICO DE DADOS Front End (Input) Resultado Fontes Primárias Catálogos Transacionais

Leia mais

TERMO DE PARCERIA 2013

TERMO DE PARCERIA 2013 TERMO DE PARCERIA 2013 INFORMAÇÕES IMPORTANTES Sobre nossa VISÃO, MISSÃO E VALORES 1. Visão Multiplicar Discipuladores (2 Tm 2.2). 2. Missão Servir a Igreja Local com um ministério dinâmico de Treinamento,

Leia mais

www.teatroevangelico.com.br Evangelismo de Impacto.

www.teatroevangelico.com.br Evangelismo de Impacto. www.teatroevangelico.com.br Evangelismo de Impacto. $$UWH7HDWUDO$6HUYLoR'R0HVWUH Script Dia dos Pais UM PAI ROBÔ Teatro Evangélico A arte teatral a serviço do mestre. www.teatroevangelico.com.br 2 UM PAI

Leia mais

Resultado Geral 02/02/2016 17:30:46. Etec Profª. Drª. Doroti Quiomi K. Toyohara - São Paulo. Resultado Geral

Resultado Geral 02/02/2016 17:30:46. Etec Profª. Drª. Doroti Quiomi K. Toyohara - São Paulo. Resultado Geral 2/2/16 17:3:46 Resultado Geral 4 86,67 75,27 75,71 Parecer da Supervisão Regional A figura do observador no momento da visita de consenso do Observatório Escolar, deve ter o olhar externo que o leve ao

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 4: Negociação financeira

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 4: Negociação financeira Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 4: Negociação financeira Objetivo Conscientizar nossos clientes sobre a importância da negociação financeira como alicerce de conforto, segurança e bem-estar

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 12- O Sucesso que faz bem Texto Bíblico- Provérbios 3.2 Objetivos

Leia mais

2ª edição Projeto Timóteo Como Falar de Jesus Apostila do Orientador

2ª edição Projeto Timóteo Como Falar de Jesus Apostila do Orientador Como Falar de Jesus www.projeto-timoteo.org 2ª edição Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Falar de Jesus www.projeto-timoteo.org 2ª edição Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry

Leia mais