CONTRATOS BANCÁRIOS EM JUÍZO Forense, 2ª Edição, CAMBIAL INCOMPLETA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTRATOS BANCÁRIOS EM JUÍZO Forense, 2ª Edição, 1999 3.2. CAMBIAL INCOMPLETA."

Transcrição

1 CONTRATOS BANCÁRIOS EM JUÍZO Forense, 2ª Edição, CAMBIAL INCOMPLETA. Não importa se a execução é movida por particular ou por banco. A nota promissória, segundo a Convenção de Genebra, tem requisitos acidentais e essenciais (arts.75 e 76 ). Dentre os requisitos essenciais acham-se a data de emissão e o nome do credor. Ainda que a orientação não seja uniforme, dado que existem acórdãos mais liberais, certo é que, segundo forte corrente jurisprudencial, é nula a nota promissória a que faltam o nome do credor e/ou a data de emissão. meramente exemplificativa: Nesse sentido domina a jurisprudência, cuja citação é Nota promissória- Data de emissão Ausência Execução extinta Recurso provido. Na linha de precedentes de ambas as Turmas componentes da Corte, não se apresenta hábil à via executiva a promissória que não conta com data de emissão até o momento do ajuizamento da ação ( R.Esp , j , rel.min. Sálvio de Figueiredo Teixeira, DJU ). No mesmo sentido: R.Esp MG, j , rel. Min. Cláudio Santos, DJU ( Código Comercial e Legislação Empresarial, Sílvio de Salvo Venosa, Malheiros, 1ª Ed., pág ). E, tratando-se de vício de forma, esses requisitos podem ser conhecidos pelo Juiz até mesmo de ofício e, nessa seara, não ocorre preclusão, como ensina HUMBERTO THEODORO JÚNIOR:

2 A nulidade é vício fundamental e, assim, priva o processo de toda e qualquer eficácia. Sua declaração, no curso da execução, não exige forma ou procedimento especial. A todo momento o Juiz poderá declarar a nulidade do feito tanto a requerimento da parte como ex-officio. Não é preciso, portanto, que o devedor utilize dos embargos à execução. Poderá arguir a nulidade em simples petição, nos próprios autos da execução ( Curso de Direito Processual Civil, Forense, vol. II, 18ª Ed. Pág. 146). A emissão da cambial incompleta, contudo, não impede o credor de preenchê-la, desde que o faça de acordo com o que foi pactuado entre as partes e antes da cobrança ou do protesto. Estatui a Súmula nº 387 do STF: A cambial emitida ou aceita com omissões ou em branco, pode ser completada pelo credor de boa-fé, antes da cobrança ou do protesto. Nesse sentido decisão do 6ª Câmara Cível do Tribunal de Alçada de Minas Gerais, cuja ementa é, a seguir, parcialmente transcrita: É perfeitamente válida como título executivo extrajudicial a nota promissória emitida em branco, pois em tal hipótese prevalece a presunção de que o emitente tenha outorgado a seu portador a faculdade de preenchê-la. (Apelação Cível nº , Rel. Juiz Maciel Pereira, em , Julgados, vol. 64/231).

3 A faculdade do credor de preencher o título em branco, no entanto, não o exonera de seguir o que foi avençado. Pode o devedor, em embargos, demonstrar a abusividade no preenchimento. Resta indagar se a cambial pode ser emitida em moeda estrangeira. Em princípio a resposta é negativa, nas relações de direito interno. A matéria é regida, no entanto, pelo Decreto-lei nº 857/69 que regula o curso da moeda nacional e estrangeira no país e que, em seu art. 1º, impõe o curso da moeda nacional em títulos e contratos, sob pena de nulidade e, em seu art. 2º, prevê situações de adoção de moeda estrangeira, o que ocorre, lato senso, em contratos internacionais. Com a globalização, a ampliação do comércio internacional e o MERCOSUL, impõe-se seja ajustada a questão a essa nova realidade mundial, flexibilizando-se a emissão de títulos em moeda estrangeira. não seja nulo: A regra geral, no entanto, ainda é proibitiva, embora o título Nota Promissória emitida em dólares americanos Nulidade inexistente- Execução possível convertido o valor em moeda nacional, com correção desde o vencimento- Recurso improvido. (Ap , 8ª Câm.,1º TACiv.-SP, j , rel.juiz Alexandre Germano, v.u) (Sílvio Salvo Venosa, ob. cit., pág ). Anota com síntese e segurança o Professor CÉZAR FIÚZA: Na prática, porém, só é defeituosa a moeda, sendo a obrigação convertida em moeda nacional. (Direito Civil, Curso Completo, Del Rey, 1ª Ed., pág. 145). O art. 6º da Lei nº 8.880, de 27 de maio de 1994, dispõe:

4 "É nula de pleno direito a contratação de reajuste vinculado à variação cambial, exceto quando expressamente autorizado por lei federal e nos contratos de arrendamento mercantil celebrados entre pessoas residentes e domiciliadas no país, com base na captação de recursos provenientes do exterior". art. 1º, 1º, a, da MP nº A regra é reafirmada pelo art. 2º, 1º, I, da Lei nº 9.069/95 e O Superior Tribunal de Justiça já proferiu decisão admitindo a validade de cláusula de correção monetária atrelada à variação cambial: "Processo Civil. Cláusula contratual que atrela a correção monetária à variação cambial de moeda estrangeira. Pagamento efetuado em moeda nacional, com base na cotação do câmbio. Legalidade. Decreto-Lei nº 857/69, art. 1º. Precedentes. Recurso desacolhido. Distinguem-se, por sua natureza, o pagamento efetuado em moeda estrangeira e a utilização dessa moeda como fator de atualização monetária. O art. 1º do Decreto-Lei nº 857/69 veda o curso legal de moeda estrangeira no território nacional, o que significa que o pagamento não pode ser efetuado nessa moeda"(recurso Especial nº RS, Rel. Min. Sálvio de Figueiredo Teixeira, DJU de , apud DJ-MG de ). Recentemente a Lei nº 9.492/97, que dispõe sobre o protesto de títulos e outros documentos de dívida, disciplina o protesto de títulos e documentos em moeda estrangeira, caso em que o Tabelião de Protesto deverá verificar as disposições do Decreto-Lei nº 857/69, em se tratando de obrigação contraída no Brasil. Na letra de câmbio constitui requisito essencial o seu aceite. Nada impede que o credor, nos termos da legislação cambiária, saque a letra de

5 câmbio contra o devedor. Se esse, contudo, não aceita o título, não pode o credor pretender recebê-lo. Não há cambial válida para a execução, devendo a cobrança processar-se como dívida comum. Não há previsão de suprimento de aceite, na letra de câmbio, como existe na duplicata. Ainda que se admita, em tese, o protesto da letra de câmbio, por falta de aceite (o que não é o nosso ponto-de-vista, dados os prejuízos que, em nossa economia, tem o protesto causado, ainda que fruto de uma interpretação equivocada de sua finalidade), certo é que não constitui a letra de câmbio sem aceite título executivo. Decidiu o 1º Tribunal de Alçada Cível de São Paulo, em caráter que se menciona para efeito meramente exemplificativo: Letra de câmbio sem aceite, mesmo protestada, não confere ação cambiária contra o sacado. (1ª Câmara, ap. nº , Rel. Juiz Tito Hesketh, v.u., j , RT 548/128, apud Títulos de Crédito, Wilson de Souza Campos Batalha, Forense, Ed. 1989, pág. 628). Na duplicata, no entanto, o aceite não é essencial, se o credor dispuser do comprovante de entrega da mercadoria ou da prestação de serviço e efetivar o protesto, nos termos da Lei nº 5.474/68. Também não haverá necessidade do aceite na ação regressiva do banco contra o endossador, embora, nesses casos, seja indispensável o protesto, como veremos em capítulo próprio. É preciso, assim, distinguir desde já uma dívida comercial de uma dívida cambiária. Uma pessoa pode ter uma dívida, fundada na relação comercial mas que, por falta de título de crédito regular, não assume as características de dívida cambiária. É exemplo uma compra a prazo sem que o comprador tenha assinado o comprovante de entrega da mercadoria que adquiriu. Deve, mas não cambiariamente.

6 NOTA PROMISSÓRIA VINCULADA A CONTRATO. Sabe-se que um dos princípios fundamentais do direito cambiário é o da autonomia das relações cambiárias. Ou seja, cada assinatura aposta no título gera uma relação cambiária autônoma em relação às demais. Assim, ao portador de boa-fé, não são, em princípio, oponíveis as exceções que o devedor tinha em relação ao credor. Diferente é a situação contratual. No contrato existem direitos e obrigações, vinculados entre si. Quanto a cambial se acha vinculada a um contrato perde a sua autonomia e permite a discussão da causa da dívida. Não há dúvidas de que todos os coobrigados no título respondem pela dívida. Segundo a Súmula nº 26 do STJ: O avalista de título de crédito vinculado a contrato de mútuo também responde pelas obrigações pactuadas, quando no contrato figurar como devedor solidário. Assim, embora a cambial seja, em princípio, exequível, o devedor pode invocar o descumprimento do contrato para eximir-se do pagamento. Decidiu o Superior Tribunal de Justiça: Nota Promissória- Título vinculado a contrato Endossatário de boa fé que fica sujeito às exceções de que dispunha o emitente com base no ajuste subjacente Hipótese em que o título perde a natureza abstrata sendo oponível ao portador mesmo que tenha havido circulação por endosso- Recusa fundada em vicissitude ou desconstituição da causa debendi.

7 - Ementa oficial: Ainda que de boa fé, o endossatário de notas promissórias, das quais conste expressa vinculação a contrato, fica sujeito às exceções de que disponha o emitente com base no ajuste subjacente. - Os títulos, em hipótese tais, perdem a natureza abstrata que lhes é peculiar, sendo oponível ao portador, mesmo nos casos em que tenha havido circulação por endosso. Recusa fundada em vicissitude ou desconstituição da causa debendi. ( R. Especial nº RJ, 4ª Turma, j , Rel.Min. Sálvio de Figueiredo Teixeira, DJU de , RT., vol. 701/171). No caso de título vinculado a contrato pode o devedor embargar a execução sob o fundamento de que não ocorreu a condição ou verificou o termo (CPC, art.614, III) ou, ainda, se o credor não provar que adimpliu a contraprestação, que lhe corresponde, ou que lhe assegura o cumprimento, se o executado não for obrigado a satisfazer a sua prestação senão mediante a contraprestação do credor PERDA DO DIREITO DE REGRESSO. Segundo o disposto no art.32 da Lei Uniforme sobre letras de câmbio e notas promissórias, art. 47,II, da Lei do Cheque e art. 13, 4º, da Lei de Duplicatas, perde o direito de regresso contra o endossante e seus avalistas o portador que não promover a apresentação ou protesto do título no prazo previsto em lei. Merecem ser transcritas as referidas disposições legais: Art.32. O portador que não tira, em tempo útil e forma regular, o instrumento de protesto da letra, perde o direito de regresso contra o sacador, endossadores e avalistas.

8 Art. 47, II- Pode o portador promover a execução do cheque contra os endossantes e seus avalistas, se o cheque apresentado em tempo hábil e a recusa de pagamento é comprovada pelo protesto ou por declaração do sacado, escrita e datada sobre o cheque, com indicação do dia de apresentação, ou, ainda, por declaração escrita e datada por câmara de compensação. Art.13, 4º- O portador que não tira o protesto da duplicata, em forma regular e dentro do prazo de 30(trinta) dias, contado da data do seu vencimento, perderá o direito de regresso contra os endossantes e respectivos avalistas. Logo, da análise conjunta de todos esses dispositivos, vê-se que o protesto necessário foi instituído, apenas, para o exercício do direito de regresso, não para a cobrança daqueles que se obrigaram originariamente na cártula, como é o caso do devedor e seus avalistas. Nesse sentido a orientação segura da doutrina e da jurisprudência. No tocante ao cheque dispõe a Súmula nº 600 do STF: Cabe ação executiva contra o emitente e seus avalistas ainda que não apresentado o cheque ao sacado no prazo legal, desde que não prescrita a ação cambiária. Com relação à Nota Promissória a lição do STJ: Nota promissória- Protesto- Cambial Execução. Desnecessário é o protesto por falta de pagamento da nota promissória, para o exercício do direito de ação do credor contra o seu subscritor e respectivo avalista. (R.Esp SC,

9 j , Rel.Min. Fontes de Alencar, v.u. DJU , Sílvio de Salvo Venosa, ob.cit., pág.1031). Não é outra a segura orientação de RUBENS REQUIÃO: Para o credor exigir judicialmente do aceitante ou de seu avalista a dívida cambiária, não é necessário o prévio protesto do título. O protesto é exigido só para os casos de ação regressiva do portador contra o sacador, endossador, e avalista. (STF, 1ª Turma, Rec. Extr. Nº PE, Rel. Min. Aliomar Baleeiro, in RTJ, 57/469, ibidem, Rec. Extr. Nº SP, in DJU de , pág. 4332) Rubens Requião, ob. cit., pág. 365, vol. II). O protesto necessário existe, no direito brasileiro, para garantia do direito de regresso, nos casos mencionados e, ainda, para efeito de falimentar. Fora essas situações o protesto objetiva a comprovação da mora e tem caráter facultativo. O protesto por falta de aceite deve ser tirado sempre antes do vencimento do título.

CAPÍTULO 8 NOTA PROMISSÓRIA

CAPÍTULO 8 NOTA PROMISSÓRIA CAPÍTULO 8 NOTA PROMISSÓRIA 1. CONCEITO A nota promissória é uma promessa de pagamento por meio da qual o emitente assume o compromisso puro e simples de pagar certa quantia ao beneficiário ou à sua ordem.

Leia mais

PRESCRIÇÃO NOTA PROMISÓRIA. Decr. nº 2.044/1908 Lei Interna (LI) VENCIMENTO A DIA CERTO

PRESCRIÇÃO NOTA PROMISÓRIA. Decr. nº 2.044/1908 Lei Interna (LI) VENCIMENTO A DIA CERTO PRESCRIÇÃO NOTA PROMISÓRIA Legislação aplicável: Decr. nº 57.663/1966 Lei Uniforme de Genebra (LU) Decr. nº 2.044/1908 Lei Interna (LI) SUBSCRITOR (EMITENTE) 1. O TÍTULO NÃO FOI PROTESTADO A prescrição

Leia mais

Direito de empresa Títulos de Crédito

Direito de empresa Títulos de Crédito Direito de empresa Títulos de Crédito Prof. Cristiano Erse www.erse.com.br Conceito Cesare Vivante: documentos necessários para o exercício de direito literal e autônomo, nele mencionado. Art.887 CC: documento

Leia mais

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB.

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. Trata-se de uma habilitação de crédito retardatária.

Leia mais

AULA 7 30/03/11 A NOTA PROMISSÓRIA E O CHEQUE

AULA 7 30/03/11 A NOTA PROMISSÓRIA E O CHEQUE AULA 7 30/03/11 A NOTA PROMISSÓRIA E O CHEQUE 1 A NOTA PROMISSÓRIA 1.1 O CONCEITO É uma promessa solene, direta e unilateral de pagamento, à vista ou a prazo, efetuada pelo promitente-devedor ao promissário-credor,

Leia mais

Direito aplicado à logística

Direito aplicado à logística 6. TÍTULOS DE CRÉDITO 6.1 Caracterização Para Vivante, título de crédito é o documento necessário ao exercício de um direito literal e autônomo nele mencionado. O Código Civil de 2002 o definiu no artigo

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br MSN: armindocastro1@hotmail.com Homepage: www.armindo.com.br Cel: 8405-7311 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução de títulos de crédito.

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO EMPRESARIAL

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL O examinando deverá elaborar uma petição simples cuja nomenclatura e/ou conteúdo deve remeter à ideia de refutação à contestação, sendo, contudo, consideradas

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Estabelecimentos empresarial, Registro de Empresa e Títulos de Crédito

DIREITO EMPRESARIAL. Estabelecimentos empresarial, Registro de Empresa e Títulos de Crédito Estabelecimentos empresarial, Registro de Empresa e Títulos de Crédito 1. A respeito do registro público de empresas, assinale a opção correta. a) As juntas comerciais estão subordinadas, relativamente

Leia mais

CONCEITO IMPORTÂNCIA PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS CARTULARIDADE

CONCEITO IMPORTÂNCIA PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS CARTULARIDADE EDIÇÃO DE 02 A 04 DE MARçO DE 2009 O INFORMATIVO RKL dessa edição aborda as principais características do TÍTULO DE CRÉDITO: conceito, importância, cartularidade, autonomia, literalidade e modalidades.

Leia mais

Agravo de Instrumento N. 2007.002.12900 - C

Agravo de Instrumento N. 2007.002.12900 - C TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA NONA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº.: 2007.002.08034 AGRAVANTE: ESTADO DO RIO DE JANEIRO AGRAVADO: ICOLUB INDÚSTRIA DE LUBRIFICANTES S/A RELATOR:

Leia mais

HISTÓRIA Origem provável: Século XII Templários SEC. XII - Feira de Champagne

HISTÓRIA Origem provável: Século XII Templários SEC. XII - Feira de Champagne LETRA DE CÂMBIO CONCEITO Letra de Câmbio é o título de crédito que representa uma ordem de pagamento de alguém (sacador) contra outrem (sacado) a favor de um terceiro (tomador). HISTÓRIA Origem provável:

Leia mais

Por força das inovações introduzidas no art. 114 da Constituição Federal pela

Por força das inovações introduzidas no art. 114 da Constituição Federal pela COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO PARA PROMOVER AÇÃO DE EXECUÇÃO FUNDADA EM TÍTULO DE CRÉDITO - DUPLICATA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Roberto de A lm eida M esquita' Por força das inovações introduzidas

Leia mais

OS LIMITES DA CLÁUSULA AD JUDICIA NA PROCURAÇÃO

OS LIMITES DA CLÁUSULA AD JUDICIA NA PROCURAÇÃO OS LIMITES DA CLÁUSULA AD JUDICIA NA PROCURAÇÃO coletânea Inacio de Carvalho Neto OS LIMITES DA CLÁUSULA AD JUDICIA NA PROCURAÇÃO Inacio de Carvalho Neto 1 Determina o art. 38 do Código de Processo Civil

Leia mais

RELATÓRIO. 3. Sem contrarrazões. 4. É o relatório.

RELATÓRIO. 3. Sem contrarrazões. 4. É o relatório. PROCESSO Nº: 0806625-97.2014.4.05.8100 - APELAÇÃO RELATÓRIO 1. Trata-se de apelação interposto pela Caixa Econômica Federal - CEF, contra sentença do Juízo da 8ª Vara Federal Seção Judiciária do Ceará,

Leia mais

SUMÁRIO 1 - OS TITULOS DE CRÉDITO>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 04 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 04

SUMÁRIO 1 - OS TITULOS DE CRÉDITO>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 04 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 04 SUMÁRIO 1 - OS TITULOS DE CRÉDITO>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 04 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 04 1.2. CONCEITO E ESPÉCIES DE TÍTULOS DE CRÉDITO>>>>>>>>>>>>>>> 04

Leia mais

RELATORA : Des. Federal MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE APELANTE : UNIÃO - FAZENDA NACIONAL APELADO : GABRIEL KNIJNIK EMENTA ACÓRDÃO

RELATORA : Des. Federal MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE APELANTE : UNIÃO - FAZENDA NACIONAL APELADO : GABRIEL KNIJNIK EMENTA ACÓRDÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 5017062-73.2011.404.7100/RS RELATORA : Des. Federal MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈRE APELANTE : UNIÃO - FAZENDA NACIONAL APELADO : GABRIEL KNIJNIK EMENTA TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL

Leia mais

RIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL

RIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL 1 RIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL Nº 0009273-60.2013.8.19.0028 APELANTE: DUNAS SOLUÇÕES FINANCEIRAS LTDA APELADO: NILBERTO ALVES SIQUEIRA FILHO

Leia mais

EMPRESARIAL III. Aula 3- Classificação dos Títulos de Crédito

EMPRESARIAL III. Aula 3- Classificação dos Títulos de Crédito EMPRESARIAL III Aula 3- Classificação dos Títulos de Crédito EMPRESARIAL III Conteúdo Programático desta aula Títulos de Crédito quanto à essência do crédito. Títulos de Crédito quanto à emissão. Títulos

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 450Y ACÓRDÃO APELAÇÃO CÍVEL N o 200.2003.023977-2 Capital Relator : Exmo. Des. José Rodrigues de Ataíde Apelante : Colégio Nossa Senhora das Neves (Adv. Maria Nivaldete de Lima O Marinho) Apelado :José

Leia mais

Espécies de título de crédito: Letra de Câmbio e Nota Promissória. Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você capaz de:

Espécies de título de crédito: Letra de Câmbio e Nota Promissória. Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você capaz de: Espécies de título de crédito: Letra de Câmbio e Nota Promissória A U L A Meta da aula Apresentar as espécies de título de crédito, a Letra de Câmbio e a Nota Promissória. objetivos 1 2 Esperamos que,

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 700.228 RIO GRANDE DO SUL RELATOR : MIN. LUIZ FUX RECTE.(S) : ALDAIR SCHINDLER E OUTRO(A/S) ADV.(A/S) :TATIANA MEZZOMO CASTELI RECDO.(A/S) :ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Leia mais

COBRANÇA DE CHEQUES PRESCRITOS

COBRANÇA DE CHEQUES PRESCRITOS COBRANÇA DE CHEQUES PRESCRITOS Armindo de Castro Júnior INTRODUÇÃO O objetivo do presente artigo é tentar esclarecer quais são as medidas judiciais para cobrança de cheques prescritos, abordando o prazo

Leia mais

Taxa de comissão de permanência

Taxa de comissão de permanência Taxa de comissão de permanência Contribuição de Dr. Rodrigo Vieira 03 de setembro de 2008 Última Atualização 30 de outubro de 2008 Taxa de comissão de permanência Diante dos vários encargos financeiros,

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS

PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS 1- Como proceder com relação aos Mandados de Segurança?... 2 2- É possível distribuir um feito sem recolher custas iniciais?... 2 3- É necessário recolher custas referentes

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Exceções à vedação de convenções de pagamento em moeda estrangeira Sandro Alexander Ferreira* INTRODUÇÃO No Brasil, a regra geral é de que são nulas as convenções de pagamento em

Leia mais

LETRA DE CÂMBIO E NOTA PROMISSÓRIA - X. I - Letra de Câmbio: a) Aspectos gerais e históricos:

LETRA DE CÂMBIO E NOTA PROMISSÓRIA - X. I - Letra de Câmbio: a) Aspectos gerais e históricos: LETRA DE CÂMBIO E NOTA PROMISSÓRIA - X I - Letra de Câmbio: a) Aspectos gerais e históricos: - Muito pouco se utiliza neste país a letra de câmbio, porque com a criação da duplicata mercantil, largamente

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial ATOS CAMBIÁRIOS ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial PROTESTO ato extrajudicial pelo qual o credor prova a falta de aceite

Leia mais

Novély Vilanova da Silva Reis. Juiz Federal em Brasília. novely@df.trf1.gov.br

Novély Vilanova da Silva Reis. Juiz Federal em Brasília. novely@df.trf1.gov.br JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA DECORRENTES DE SENTENÇA Novély Vilanova da Silva Reis. Juiz Federal em Brasília. novely@df.trf1.gov.br JUROS Qualquer débito decorrente de decisão judicial, incidem juros ainda

Leia mais

PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso. Estudo Dirigido Execução

PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso. Estudo Dirigido Execução PROFESSOR AO VIVO Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução Ação de conhecimento ou execução? Documento é título executivo? Qual o tipo de título? Qual a obrigação? Documento é título executivo?

Leia mais

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Empresarial II Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Títulos de Crédito Aula 27 04/11/2015 Conceito: Cheque é a ordem de pagamento à vista, emitida contra um banco, em razão

Leia mais

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO ATOS COMUNS PAGAMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ACEITE ENDOSSO AVAL VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação

Leia mais

Direito Empresarial

Direito Empresarial www.uniestudos.com.br Direito Empresarial Helder Goes Professor de Direito Empresarial do Universo de Estudos Advogado e Consultor Jurídico Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes Especialista

Leia mais

RELATOR(A): DESEMBARGADOR(A) FEDERAL MANOEL DE OLIVEIRA ERHARDT - 1º TURMA

RELATOR(A): DESEMBARGADOR(A) FEDERAL MANOEL DE OLIVEIRA ERHARDT - 1º TURMA PROCESSO Nº: 0801892-63.2015.4.05.8000 - APELAÇÃO APELADO: CAIXA ECONOMICA FEDERAL - CEF (e outro) RELATÓRIO 1. Cuidam-se apelações interpostas por Roberto Grison e Caixa Econômica Federal - CEF contra

Leia mais

AÇÃO CAUTELAR N º 873.281-0/7 São Paulo Requerente: Maurício Martins Cardoso Requerida: Ford Leasing S. A. Arrendamento Mercantil

AÇÃO CAUTELAR N º 873.281-0/7 São Paulo Requerente: Maurício Martins Cardoso Requerida: Ford Leasing S. A. Arrendamento Mercantil AÇÃO CAUTELAR N º 873.281-0/7 São Paulo Requerente: Maurício Martins Cardoso Requerida: Ford Leasing S. A. Arrendamento Mercantil MEDIDA CAUTELAR INCIDENTAL. ARRENDAMENTO MERCANTIL. AÇÃO DECLARATÓRIA DE

Leia mais

Nº 70048476428 COMARCA DE PORTO ALEGRE A C Ó R D Ã O

Nº 70048476428 COMARCA DE PORTO ALEGRE A C Ó R D Ã O EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. FALÊNCIA E CONCORDATA. HABILITAÇÃO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. ATRIBUÍDOS EFEITOS INFRINGENTES AO ARESTO EMBARGADO. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. NATUREZA ALIMENTAR. PRIVILÉGIO SIMILAR AOS

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal AGRAVO DE INSTRUMENTO 624.951 SÃO PAULO RELATORA AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :MARBOR MÁQUINAS DE COSTURA LTDA : JOSÉ ROBERTO CAMASMIE ASSAD E OUTRO(A/S) :VALMOR RODRIGUES

Leia mais

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 285, de 2011 Complementar, do Senador Ciro Nogueira, que altera o art. 191-A da Lei nº 5.172, de 25 de outubro

Leia mais

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL SEGUNDA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL Nº 0131509-37.2009.8.19.0001 12ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital APELANTE: ÁKYZO ASSESSORIA & NEGÓCIOS LTDA APELADO: MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO RELATORA:

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VIGÉSIMA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL Nº: 032547-47.2003.8.19. MAURO PEREIRA MARTINS APELAÇÃO.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VIGÉSIMA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL Nº: 032547-47.2003.8.19. MAURO PEREIRA MARTINS APELAÇÃO. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VIGÉSIMA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL Nº: 032547-47.2003.8.19.0014 APELANTE: MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES APELADOS: GILDA AUXILIADORA COSTA CARNEIRO

Leia mais

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda DUPLICATA Lei n. 5.474/68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda Estrutura Clássica SACADOR SACADO Emitido pelo credor ou

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23. As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23. As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.024.691 - PR (2008/0015183-5) RECORRENTE RECORRIDO : PAWLOWSKI E PAWLOWSKI LTDA E OUTROS : JOSÉ CARLOS DEL GROSSI : PETROBRÁS DISTRIBUIDORA S/A : KENNEDY MACHADO E OUTRO(S) RELATÓRIO

Leia mais

DIREITO COMERCIAL 1 BIMESTRE Prof. Ruy Coppola Junior

DIREITO COMERCIAL 1 BIMESTRE Prof. Ruy Coppola Junior DIREITO COMERCIAL 1 BIMESTRE Prof. Ruy Coppola Junior 1. Direito Cambiário estudo dos títulos de crédito 2. Direito concursal tem uma subdivisão: a) Recuperação de Empresas: a lei que criou a Recuperação

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1031148-08.2015.8.26.0577, da Comarca de São José dos Campos, em que é

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1031148-08.2015.8.26.0577, da Comarca de São José dos Campos, em que é Registro: 2016.0000325765 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1031148-08.2015.8.26.0577, da Comarca de São José dos Campos, em que é apelante EDVALDO DA SILVA OLIVEIRA, é

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Venda para Entrega Futura por Nota

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Venda para Entrega Futura por Nota Venda 11/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. Convênio CONFAZ... 4 3.2. Estado do Rio Grande do Sul... 5 3.3.

Leia mais

PROCESSO Nº: 0800019-28.2015.4.05.8000 - APELAÇÃO / REEXAME NECESSÁRIO APELANTE: FAZENDA NACIONAL APELADO: EDIFICIO BARCELONA

PROCESSO Nº: 0800019-28.2015.4.05.8000 - APELAÇÃO / REEXAME NECESSÁRIO APELANTE: FAZENDA NACIONAL APELADO: EDIFICIO BARCELONA Poder Judiciário RELATÓRIO Trata-se de apelação da União (Fazenda Nacional) e remessa oficial em adversidade à sentença, proferida pelo MM Juiz Federal Sebastião José Vasques de Moraes, que concedeu a

Leia mais

CONCESSÃO PARA AMPLIAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPLORAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO/GALEÃO

CONCESSÃO PARA AMPLIAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPLORAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO/GALEÃO CONCESSÃO PARA AMPLIAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPLORAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO ANEXO 6 DO CONTRATO DE CONCESSÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO ANTÔNIO CARLOS JOBIM MODELOS E CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000169677 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1060628-07.2015.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante JOSÉ RICARDO SANTANA RODRIGUES, são apelados EVEN

Leia mais

Ação de Exigir Contas

Ação de Exigir Contas Ação de Exigir Contas Previsão legal e Observações! No NCPC está disciplinado nos arts. 550/553! Possuía previsão no CPC/73 estava disciplinado no art. 914/919.! Obs. No CPC73 o nome de tal ação era de

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 3ª Série Direito Civil III Direito A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas

Leia mais

A EXECUTIVIDADE DO BOLETO BANCÁRIO THE ENFORCEABILITY OF BANKING BOLETO

A EXECUTIVIDADE DO BOLETO BANCÁRIO THE ENFORCEABILITY OF BANKING BOLETO Ana Paula da Silveira; advogada; Pós-Graduação pela Faculdade Cândido Mendes (RJ); Mestranda pela Faculdade Milton Campos; Currículo Lattes: . A EXECUTIVIDADE DO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO JOSÉ ARNALDO DA FONSECA RECORRENTE : UNIÃO RECORRIDO : ARLINDO BARROS DE AGUIAR JÚNIOR E OUTROS ADVOGADO : SELENE WANDERLEY EMERENCIANO EMENTA PROCESSUAL CIVIL. PROCURAÇÃO. PRÁTICA DE

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO CAPÍTULO 3

TÍTULOS DE CRÉDITO CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 3 TÍTULOS DE CRÉDITO 91 GUSTAVO FARIA PEREIRA 5. (DEFENSORIA PÚBLICA- DPE/RJ ANO 2012 BANCA FUNDEPERJ) Qual o alcance da responsabilidade civil do endossatário do título de crédito nas hipóteses

Leia mais

ANEXO 6 MODELOS E CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA GARANTIA CONTRATUAL

ANEXO 6 MODELOS E CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA GARANTIA CONTRATUAL ANEXO 6 MODELOS E CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA GARANTIA CONTRATUAL Condições Mínimas Para Contratos de Seguros e Prestação de Garantias Termos e Condições Mínimas do Seguro-Garantia 1 Tomador 1.1 Concessionária

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 Noção de Crédito VENDA A PRAZO:

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EDcl no RECURSO ESPECIAL Nº 894.571 - PE (2006/0218845-8) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS EMBARGANTE : USINA TRAPICHE S/A EMBARGADO : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS EMENTA TRIBUTÁRIO AÇÃO

Leia mais

DIREITO COMERCIAL II. Professor LUIZ GONZAGA MODESTO DE PAULA DIREITO COMERCIAL II TÍTULOS DE CRÉDITO

DIREITO COMERCIAL II. Professor LUIZ GONZAGA MODESTO DE PAULA DIREITO COMERCIAL II TÍTULOS DE CRÉDITO 1 DIREITO COMERCIAL II Professor LUIZ GONZAGA MODESTO DE PAULA modesto@pucsp.br 2 TÍTULOS DE CRÉDITO 3 P R O G R A M A 4 AULA 1 CONCEITO DE CRÉDITO CONCEITO TRADICIONAL DE TÍTULO DE CRÉDITO NOVO CONCEITO

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Nº 2658/2014 - PGGB MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA RECLAMAÇÃO Nº 12.072 - SP RECLTE. : COMPANHIA PAULISTA DE OBRAS E SERVIÇOS ADV.(A/S) : ROBERTA ARANTES LANHOSO RECLDO. : JUÍZA

Leia mais

Caio de Oliveira Desiderio

Caio de Oliveira Desiderio Caio de Oliveira Desiderio Fatura Documento descritivo da compra e venda mercantil ou da prestação de serviços que contém a indicação da quantidade, qualidade e preço do produto ou serviço. É obrigatória

Leia mais

Literalidade: a obrigação representada pelo título de crédito restringe-se àquilo que estiver nele escrito (não valem convenções em apartado);

Literalidade: a obrigação representada pelo título de crédito restringe-se àquilo que estiver nele escrito (não valem convenções em apartado); Resumo Aula-tema 04: Títulos de crédito Título de crédito é um documento necessário ao exercício de direito literal e autônomo nele contido. Trata-se de conceito inspirado na clássica concepção do italiano

Leia mais

CONCEITO O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE)

CONCEITO O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE) O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE) CARACTERÍSTICAS CARTULARIDADE a necessidade de exibição LITERALIDADE vale pelo

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI :COMERCIAL CABO TV SÃO PAULO LTDA : LUÍS EDUARDO SCHOUERI E OUTRO(A/S) :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

: MIN. DIAS TOFFOLI :COMERCIAL CABO TV SÃO PAULO LTDA : LUÍS EDUARDO SCHOUERI E OUTRO(A/S) :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO AGRAVO DE INSTRUMENTO 812.997 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. DIAS TOFFOLI :COMERCIAL CABO TV SÃO PAULO LTDA : LUÍS EDUARDO SCHOUERI E OUTRO(A/S) :ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA CONSELHO DA MAGISTRATURA

TRIBUNAL DE JUSTIÇA CONSELHO DA MAGISTRATURA TRIBUNAL DE JUSTIÇA CONSELHO DA MAGISTRATURA Processo nº: 0082797-74.2013.8.19.0001 Suscitante: CARTÓRIO DO 8 OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS Interessado: REBECA PEREIRA DA SILVA GIBRAIL Relatora: Desembargadora

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Extinção dos Contratos Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 INTRODUÇÃO As obrigações, direitos pessoais, têm como característica fundamental seu caráter transitório. A obrigação

Leia mais

Teoria Geral dos Títulos de Crédito. Aula 6 Os títulos de crédito no Código Civil

Teoria Geral dos Títulos de Crédito. Aula 6 Os títulos de crédito no Código Civil Teoria Geral dos Títulos de Crédito Aula 6 Os títulos de crédito no Código Civil Uniformização do direito cambiário (conveções de Genebra) Direito uniforme princípios gerais Unificação cooperação internacional

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 724.157 SÃO PAULO RELATORA RECTE.(S) RECDO.(A/S) RECDO.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :BANCO BRADESCO S/A : MATILDE DUARTE GONÇALVES E OUTRO(A/S) : ÉZIO PEDRO FULAN E OUTRO(A/S) : MÔNICA

Leia mais

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador PEDRO TAQUES

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador PEDRO TAQUES SENADO FEDERAL Gabinete do Senador Pedro Taques PARECER Nº, DE 2012 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, sobre a Proposta de Fiscalização e Controle nº 1, de 2008,

Leia mais

PROVIMENTO CGJ Nº 09 / 2015

PROVIMENTO CGJ Nº 09 / 2015 PROVIMENTO CGJ Nº 09 / 2015 Dispõe sobre a atualização da Consolidação Normativa da Corregedoria Geral da Justiça - Parte Judicial, ante a vigência do novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015).

Leia mais

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO DUPLICATA HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO CÓDIGO COMERCIAL DE 1850 (art. 219) = exigia a emissão de fatura na venda mercantil a prazo 1914 - Lei Orçamentária n. 1919 criou o imposto sobre vendas

Leia mais

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO DUPLICATA HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO CÓDIGO COMERCIAL DE 1850 (art. 219) = exigia a emissão de FATURA na venda mercantil a prazo que era emitida em 2 vias: uma ficava com o vendedor e outra

Leia mais

2. AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

2. AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 2. AÇÃO DE 2.1 O direito de pagar - É um dever ou um direito? - A mora do credor exclui a do devedor? 2.2 A liberação natural e a liberação forçada do devedor - Liberação natural: pagamento por acordo

Leia mais

Nº 70036409662 COMARCA DE CAPÃO DA CANOA MIGUEL JORDÃO MILANI A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos.

Nº 70036409662 COMARCA DE CAPÃO DA CANOA MIGUEL JORDÃO MILANI A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos. APELAÇÃO CÍVEL. PROMESSA DE COMPRA E VENDA. EMBARGOS À EXECUÇÃO. NOTA PROMISSÓRIA. REQUISITOS. A eventual ausência de um dos requisitos elencados pelo art. 75, do Decreto nº 57.663/66, não tem o condão

Leia mais

Estágios da Despesa Pública

Estágios da Despesa Pública Professor Luiz Antonio de Carvalho Estágios da Despesa Pública lac.consultoria@gmail.com CONCEITO: A despesa pública consiste na realização de gastos, isto é, na aplicação de recursos financeiros de forma

Leia mais

EXECUÇÃO FISCAL. PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE. SÓCIO QUOTISTA. CONCEITO EXECUÇÃO FISCAL. PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE. SÓCIO QUOTISTA.

EXECUÇÃO FISCAL. PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE. SÓCIO QUOTISTA. CONCEITO EXECUÇÃO FISCAL. PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE. SÓCIO QUOTISTA. EDIÇÃO DE 01 A 05 DE STEMBRO DE 2.010 NESSA EDIÇÃO: REPERCUSSÃO GERAL. ICMS NA IMPORTAÇÃO VIA LEASING ERRO MÉDICO. QUELOIDES. ISENÇÃO DE CULPA CONCEITO PROCESSO FALTA DE CITAÇÃO JURISPRUDÊNCIA FALÊNCIA.

Leia mais

: RENATA COSTA BOMFIM E OUTRO(A/S)

: RENATA COSTA BOMFIM E OUTRO(A/S) RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 702.642 SÃO PAULO RELATOR : MIN. DIAS TOFFOLI RECTE.(S) :ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DOS HOSPITAIS SOROCABANA ADV.(A/S) :JOSÉ MARCELO BRAGA NASCIMENTO E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S)

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 5. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 5. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 5 Profª. Estefânia Rossignoli - Para que se possam exercer os direitos inerentes ao título de crédito, será preciso que se comprove

Leia mais

RELATÓRIO. 4. É o que havia de relevante para relatar. VOTO

RELATÓRIO. 4. É o que havia de relevante para relatar. VOTO Processo no. 0800470-58.2012.4.05.8000 RELATÓRIO 1. Trata-se de apelação cível interposta por JOSÉ KOTSCHEY REIS QUEIROZ contra sentença do douto Juízo Federal da SJ/AL que, nos autos da ação originária,

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.743, DE 2008 Acrescenta parágrafo único ao art. 201 da Lei n.º 5.869, de 11 de janeiro de 1973, que institui o Código de Processo

Leia mais

O que é porte de remessa e retorno dos autos e quando é devido? Quando há isenção do pagamento do porte de remessa e retorno dos autos?

O que é porte de remessa e retorno dos autos e quando é devido? Quando há isenção do pagamento do porte de remessa e retorno dos autos? Perguntas Frequentes Custas Processuais 1. O que é preparo? Preparo é o recolhimento das custas judiciais e do porte de remessa e retorno dos autos para o ajuizamento de uma ação ou a interposição de um

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores DONEGÁ MORANDINI (Presidente sem voto), BERETTA DA SILVEIRA E EGIDIO GIACOIA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores DONEGÁ MORANDINI (Presidente sem voto), BERETTA DA SILVEIRA E EGIDIO GIACOIA. Registro: 2015.000094XXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1062XXX- XX.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ADILSON J. R., é apelado MAC HOLANDA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

OITAVA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Agravo de instrumento nº 0058638-70.2013.8.19.0000

OITAVA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Agravo de instrumento nº 0058638-70.2013.8.19.0000 OITAVA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Agravo de instrumento nº 0058638-70.2013.8.19.0000 Agravante: Lobo e Ibeas Advogados Agravado: Cintia Moreira Fonseca Modas - ME Relatora:

Leia mais

Decisão Monocrática V O T O Nº 20917

Decisão Monocrática V O T O Nº 20917 fls. 1 1 Decisão Monocrática COMARCA : SÃO PAULO - 2ª VARA CÍVEL DO F. R. DE JABAQUARA AGRAVANTES : MARCIA CECILIA LEITE ZAMBOTTO; MARCOS ZAMBOTTO AGRAVADA : LARGO XIII EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO LTDA.

Leia mais

Brasília DF. 25 de abril de 2000 (data do julgamento).

Brasília DF. 25 de abril de 2000 (data do julgamento). Recurso Especial nº 234.809 Rio de Janeiro (1999/0093874-7) EMENTA Ação declaratória. Falsidade de assinatura. Título executivo. Execução. Embargos de devedor (inexistência). O devedor pode promover, depois

Leia mais

DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil)

DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil) DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil) A denunciação da lide chama o denunciado que mantém vínculo de direito com o denunciante, a fim de responder a garantia do negócio jurídico,

Leia mais

ANTÔNIO JOSÉ PASCOAL ARAÚJO CÁSSIA MARIA BRASIL DE ARAÚJO

ANTÔNIO JOSÉ PASCOAL ARAÚJO CÁSSIA MARIA BRASIL DE ARAÚJO Tribunal de Justiça Décima Segunda Câmara Cível Apelação Cível nº 0243543-18.2010.8.19.0001 Apelantes: ANTÔNIO JOSÉ PASCOAL ARAÚJO CÁSSIA MARIA BRASIL DE ARAÚJO Apelado: BANCO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.347.272 - MS (2012/0207015-4) RELATOR RECORRENTE PROCURADOR RECORRIDO INTERES. : MINISTRO HERMAN BENJAMIN : ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL : SARAH F MONTE ALEGRE DE ANDRADE SILVA E

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL (enquadramento tempo de serviço)

APOSENTADORIA ESPECIAL (enquadramento tempo de serviço) (enquadramento tempo de serviço) LEI 9.032 28/04/95 MP 1523/96 (Dec. 2172, 05/03/97) 01/01/2004 * ATIVIDADE: (penosa, perigosa ou insalubre) formulário SB-40 * AGENTE NOCIVO: formulário SB-40 + laudo (ruído)

Leia mais

Guarda e suas implicações sobre os regimes previdenciários

Guarda e suas implicações sobre os regimes previdenciários Guarda e suas implicações sobre os regimes previdenciários Adalgisa Wiedemann Chaves Promotora de Justiça Promotoria de Justiça de Família e Sucessões Duas análises possíveis: 1. Guarda no Eixo Parental

Leia mais

GUIA PRÁTICO ENTIDADES CONTRATANTES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO ENTIDADES CONTRATANTES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO ENTIDADES CONTRATANTES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P TÍTULO Guia Prático Entidades Contratantes (2034 v1.05) PROPRIEDADE Instituto da Segurança Social, I.P. AUTOR Departamento de Prestações

Leia mais

A Copa e as Olimpíadas. O poder imunizante da isenção e o bem de todos (ou de alguns) Valter Nilton Felix

A Copa e as Olimpíadas. O poder imunizante da isenção e o bem de todos (ou de alguns) Valter Nilton Felix A Copa e as Olimpíadas. O poder imunizante da isenção e o bem de todos (ou de alguns) Valter Nilton Felix A imunidade tributária tem sua origem e eficácia asseguradas pelo Texto Constitucional. Incidência

Leia mais

DECISÃO AG 0008696-69-2013.8.19.0000 F 1

DECISÃO AG 0008696-69-2013.8.19.0000 F 1 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA TERCEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0008696-69.2013.8.19.0000 AGRAVANTE: MZ2 CONFECÇÕES E COMÉRCIO DE ROUPAS LTDA AGRAVANTE: MARA TEIXEIRA

Leia mais

AULA 1 09/02/11 TÍTULOS DE CRÉDITO

AULA 1 09/02/11 TÍTULOS DE CRÉDITO AULA 1 09/02/11 TÍTULOS DE CRÉDITO 1 A TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO O título de crédito pode ser caracterizado, em sentido genérico, como um documento que se destina a representar um crédito, facilitando

Leia mais

QUESTÕES RELACIONADAS À DECLARAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EM MOEDA ESTRANGEIRA DECORRENTES DO RECEBIMENTO DE EXPORTAÇÕES (DEREX) (IN-SRF

QUESTÕES RELACIONADAS À DECLARAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EM MOEDA ESTRANGEIRA DECORRENTES DO RECEBIMENTO DE EXPORTAÇÕES (DEREX) (IN-SRF Coordenação-Geral de Fiscalização QUESTÕES RELACIONADAS À DECLARAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EM MOEDA ESTRANGEIRA DECORRENTES DO RECEBIMENTO DE EXPORTAÇÕES (DEREX) (IN-SRF nº 726/2007) 1. Quem está

Leia mais

AÇÃO CIVIL EX DELICTO

AÇÃO CIVIL EX DELICTO CONCEITO é a ação ajuizada pelo ofendido na esfera cível para obter indenização pelo dano causado pelo crime. LOCAL DA PROPOSITURA: ação pode ser proposta no foro do domicílio da vítima, do local dos fatos,

Leia mais

Direito Empresarial III Prof Eduardo Goulart Pimenta

Direito Empresarial III Prof Eduardo Goulart Pimenta Direito Empresarial III Prof Eduardo Goulart Pimenta Conteúdo programático Legislação de referência a) Dec. 57.663/1966 lei uniforme de Genebra (LUG). Ela disciplina a letra de câmbio e a nota promissória.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO: AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO: AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO: AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS Trabalho 1 análise de acórdãos. Constitui elemento de avaliação na disciplina Teoria Geral do

Leia mais

Apresentação para pagamento da letra à vista sem designação de prazo (art. 21 do

Apresentação para pagamento da letra à vista sem designação de prazo (art. 21 do PRINCIPAIS PRAZOS NOS DECRETOS N os 2.044, DE 31-12-1908 (Lei da Letra de Câmbio e da Nota Promissória) E 57.663, DE 24-1-1966 (Lei Uniforme em Matéria de Letras de Câmbio e Notas Promissórias) Ação por

Leia mais