Uma Visão Geral sobre Aplicativos de Computador Destinados à Utilização na Música

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uma Visão Geral sobre Aplicativos de Computador Destinados à Utilização na Música"

Transcrição

1 Uma Visão Geral sobre Aplicativos de Computador Destinados à Utilização na Música João Antonio Fogliatto 1 1 Curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Santa Maria RS Brazil jaf@inf.ufsm.br Resumo. Este artigo traz aspectos gerais sobre os aplicativos de computador destinados às diversas utilizações na área de Música. Inclui um apanhado geral sobre as categorias principais de software empregado na Música, citando as características e propósitos básicos e exemplos típicos de aplicativos. 1. Introdução Desde que surgiram as primeiras ferramentas computacionais para utilização na área de Música, esse mercado tem cada vez mais evoluído e sido aprimorado. Atualmente existem disponíveis para uso milhares de aplicativos musicais na forma de software livre ou proprietário e para diversas plataformas. A Música é uma área que tem muitas das suas necessidades de facilidade ou de praticidade atendidas computacionalmente. De acordo com as funcionalidades de um software, ele pode ser categorizado e, dessa forma, tem se uma espécie de diferenciação entre os diversos aplicativos que fazem parte do conceito maior de software musical. Essa categorização vem a facilitar a escolha de um aplicativo musical pelo usuário, que tem um interesse específico e precisa de um aplicativo que atenda aos seus requerimentos. Seguindo essa linha de pensamento, serão apresentados, na seção que segue, as principais categorias de software musical, destacando se seus propósitos gerais, suas características básicas e exemplos de aplicativos. Como os aplicativos destinados ao uso na Música têm se mostrado cada vez mais robustos e ricos em funcionalidades, alguns se enquadram em mais de uma categoria, o que também poderá ser observado no que segue. 2. Categorias de Aplicativos Musicais Diante da vasta quantidade e variedade de aplicativos musicais disponíveis atualmente, é um pouco complicado para o usuário escolher um que melhor corresponda às suas expectativas. Com isso, a partir das funcionalidades dos aplicativos musicais, uma categorização deles torna se muito adequada. Tendo em mente os objetivos do trabalho musical a ser desenvolvido, o usuário de software, fazendo uso da categorização, pode realizar uma melhor escolha do software, com o qual seu trabalho provavelmente será mais bem sucedido.

2 2.1. Acompanhamento Musical O músico muitas vezes necessita de algo que lhe facilite a realização de composições e arranjos e a solução mais comum é o uso de um acompanhamento. Para isso, podem ser utilizados aplicativos para criação de acompanhamento musical, que funcionam similarmente aos teclados que proporcionam opção de acompanhamento automático via MIDI. Geralmente a criação de um acompanhamento pelo software, dá se a partir da passagem de determinados parâmetros para o mesmo, tais como, por exemplo, ritmo, tempo e número de compassos. Como exemplos, têm se os aplicativos Band in a box, Arranger s Tool, Jammin Keys e Winchime Instrução/Educação Musical Fazer uso do computador para aprendizado de Música também é possível. Existem algumas áreas da Música como teoria e percepção que podem ser exploradas com a utilização de software. Os aplicativos de percepção musical podem colaborar para o treinamento do ouvido para reconhecimento de notas e sons de um estudante de Música ou qualquer outro usuário com esse objetivo. Alguns exemplos de aplicativos para instrução musical: Elements of Music, Keyboard Intervals, Ear Master, Personal Ear Training (PET), Listen, Ear Training, Theory Training e Musique Edição de Partitura Com o surgimento da tecnologia digital, o trabalho de criação e edição de partituras foi facilitado. Deixou se de perder tempo fazendo, corrigindo e alterando todas as partituras manualmente e passou se a se fazer uso de aplicativos para esse fim. Os aplicativos editores de partitura permitem ao usuário criação e edição de partituras de forma muito prática e, usualmente, posterior impressão na formatação desejada. Essas funcionalidades são requisitos básicos para compositores e préprodutores e por isso tais aplicativos são bastante usados por estes. Os aplicativos para edição de partitura mais famosos e utilizados são o Encore, o Finale e o Sibelius Síntese Sonora A partir da Computação Musical, área em crescente desenvolvimento, foi possível a síntese de novos sons, inéditos, assim como a modificação de sons já existentes produzidos por instrumentos reais, que são feitos utilizando se aplicativos de síntese sonora, geralmente contendo linguagens de programação de alto nível próprias deles. Com a síntese sonora, montam se bancos de sons que podem ser reutilizados para diversos trabalhos. Exemplos desse tipo de aplicativo musical são o VAZ, o Csound, o Max/MSP e o Reaktor.

3 2.5. Gravação, Edição e Masterização Toda a indústria do áudio atualmente se utiliza da tecnologia digital. Os instrumentos são gravados, editados e a produção toda se dá através de aplicativos para gravação, edição e masterização (acabamento dos trabalhos). Existe uma quantidade imensa de aplicativos desta categoria, junto com os de seqüenciamento, a serem vistos na próxima subseção, são os mais utilizados no domínio musical. O processo de gravação acontece para que o áudio analógico, usualmente microfonado, seja convertido para áudio digital e salvo, em discos magnéticos de computadores. O processo de edição age sobre o áudio digital capturado na gravação e modifica aspectos do som usando de efeitos como, por exemplo, compressão, equalização, reverberação, ecos, afinação, etc. A masterização é basicamente uma edição sobre tudo que já foi editado, como forma de finalização dos trabalhos de produção de um conjunto de músicas. Os aplicativos para esse fim geralmente são dotados de muitos recursos e ferramentas para o melhor resultado possível ser atingido e também contam com o sistema multicanal, para trabalho com diversas faixas de sons ao mesmo tempo. Se o hardware permitir, é possível, inclusive, gravar diversas faixas de áudio ao mesmo tempo. Os principais exemplos dos aplicativos desta categoria são o Pro Tools, o Acoustica Mixcraft, o Adobe Audition, o Multitrack Studio, o Audacity, o Steinberg Cubase, o RML Labs SAWStudio e o Sony Sound Forge Seqüenciamento Musical Assim como se trabalha com gravação e edição de áudio digital, também é possível se trabalhar com gravação e edição de arquivos MIDI, que guardam informações sobre principalmente notas de um arranjo musical. A manipulação desses arquivos é extremamente utilizada e importante na área de composição, pré produção e produção final. Os arquivos MIDI podem ser gerados a partir de teclado ou controladores MIDI, assim como também de forma manual em editores de partitura. Já que os arquivos guardam informações sobre notas e, usualmente, outros aspectos relacionados a elas, como intensidade e dinâmica, e não o áudio em si, é possível tocar um arquivo MIDI utilizando instrumentos diferentes. A utilização desses instrumentos dá se por meio de VSTi s (Virtual Studio Tecnology Instruments), DXi s (DirectX Instruments) e SoundFont s. Alguns dos aplicativos mais comuns para este fim: Steinberg Cubase, Steinberg Nuendo, Sonar, Magic Score, FL Studio e Reason Processamento de Áudio em Tempo Real A Música faz se também presente em tempo real apresentações ao vivo. Apesar de mais exigência de processamento e otimização, existem ferramentas computacionais para manipulação de áudio em tempo real.

4 Algoritmos otimizados para aplicação em áudio são responsáveis por garantir um processamento praticamente instantâneo do áudio proveniente da captação imediata de, por exemplo, uma apresentação ao vivo. Dessa forma, o áudio capturado é ligeiramente editado e devolvido para execução. GuitarFX e Guitar Rig são os dois aplicativos mais famosos para processamento de áudio em tempo real. Foram feitos para guitarras, mas são usados também para contrabaixos e vozes VSTi s, DXi's e plug ins Além de aplicativos completos, que funcionam independentemente, existem também outros menores, servindo de complementos para aplicativos maiores, chamados de plugins. Também existem aplicativos ou plug ins que contêm amostra de áudio real na forma de banco de sons e que podem ser utilizados para timbragem de notas em arquivos MIDI, se aproximando da qualidade de instrumentos reais. Estes se dividem em dois tipos básicos: VSTi s (Virtual Studio Tecnology Instruments) e DXi s (DirectX Instruments). O uso de plug ins é um grande facilitador para os aplicativos musicais e datam desde o surgimento destes. Se os aplicativos fossem sempre bastante completos, demorariam muito para serem finalizados e poderiam ser muito estáticos. A instalação de um plug in dá uma nova funcionalidade para um aplicativo ou simplesmente oferece mais uma opção para uma funcionalidade já existente. Já o caso dos VSTi s e DXi s é mais atual, mas não menos importante e interessante. O crescente desenvolvimento de instrumentos virtuais tem proporcionado resultados finais de trabalhos que os utilizam cada vez melhores e com uma qualidade admirável. Em uma entrevista feita com Silvio Fortes, acadêmico de Música Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria, foi colocada em questionamento a possibilidade de substituição de instrumentos reais por virtuais, a partir do qual concluiu se que isso é certamente impossível, já que a arte da Música compreende muito mais que uma simples execução, mas também interpretação e sentimento. Exemplos clássicos de instrumentos virtuais são Akoustik Piano, Miroslav Philharmonik, EZdrummer e Virtual Guitarrist. Dois exemplos de linhas de plug ins são a proprietária Sonic Foundry e a livre BlueLine. 3. Conclusão É notável a variedade de recursos computacionais à disposição da área de Música. Existem milhares de aplicativos destinados ao fim musical, podendo ser este fim o mais específico possível, dentro do domínio da Música. A classificação dos diversos aplicativos musicais torna se altamente adequada e útil ao ponto em que facilita a escolha do usuário por um aplicativo diante da diversidade existente. A gama de opções é imensa e o número tende a crescer muito mais, tendo em vista a também crescente indústria digital de áudio, além das necessidades oriundas do próprio meio musical.

5 4. Referências Bibliográficas Miletto, E. M., Costalonga, L. L., Flores, L. V., Fritsch, E. F., Pimenta, M. S. e Vicari, R. M. (2004) Minicurso: Introdução à Computação Musical, In: CBComp Congresso Brasileiro de Computação, 4.ed., Itajaí, Santa Catarina, Brasil. Miletto, E. M. (200?) CMP 523 SOFTWARE MUSICAL (Uma visão geral). Disponível em: Acesso em: 24 de setembro de Informações sobre Sound Fonts e Instrumentos DXis. Disponível em: Acesso em: 8 de outubro de Tudo sobre instrumentos virtuais, In: Gravação e Home Studio Fóruns Cifra Club. Disponível em: Acesso em: 25 de setembro de 2007.

CMP 530 SOFTWARE MUSICAL

CMP 530 SOFTWARE MUSICAL CMP 530 SOFTWARE MUSICAL Evandro Manara Miletto www.evandromanara.net resumo introdução categorias de software musical exemplos jam palavras finais introdução software musical todo o software utilizado

Leia mais

OMiD Academia de Áudio

OMiD Academia de Áudio OMiD Academia de Áudio OMiD Academia de Áudio apresenta os procedimentos de trabalho dos estúdios de gravação de Los Angeles, considerados os melhores do mundo. A diferença destes estúdios é a valorização

Leia mais

CMP 523 SOFTWARE MUSICAL

CMP 523 SOFTWARE MUSICAL CMP 523 SOFTWARE MUSICAL ( Uma visão geral ) Evandro Manara Miletto resumo Introdução categorias de software musical software musical do LCM exemplos jam Conclusão Networked music introdução Software musical

Leia mais

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas; IFGW Instituto de Física Gleb Watagin; Relatório Final de F 809, Instrumentação para ensino: Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton André de Ávila Acquaviva,

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação 8º período Disciplina: Tópicos Especiais Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-1

Curso de Sistemas de Informação 8º período Disciplina: Tópicos Especiais Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-1 Curso de Sistemas de Informação 8º período Disciplina: Tópicos Especiais Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-1 Aula 5 Sistemas Biométricos 1. Sistema Biométrico Típico Qualquer que seja a característica

Leia mais

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto;

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto; Módulo 7 UML Na disciplina de Estrutura de Sistemas de Informação, fizemos uma rápida passagem sobre a UML onde falamos da sua importância na modelagem dos sistemas de informação. Neste capítulo, nos aprofundaremos

Leia mais

Backup. O que é um backup?

Backup. O que é um backup? Backup O que é um backup? No capítulo sobre software conhecemos o conceito de dados, agora chegou o momento de observarmos um procedimento para preservarmos nossos dados. A este procedimento damos o nome

Leia mais

APRESENTAÇÃO O CURSO

APRESENTAÇÃO O CURSO APRESENTAÇÃO A cena de música eletrônica tem crescido muito. Se apresentar-se como DJ já era considerada uma forma de expressão artística, ainda que desvalorizada, com o passar do tempo isto está mudando.

Leia mais

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS O Google Docs é um recurso do Google que funciona como um HD virtual permitindo criar e compartilhar trabalhos on-line. Ele é uma ferramenta com características da nova tendência

Leia mais

Introdução a Banco de Dados. INTRODUÇÃO

Introdução a Banco de Dados. INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O termo banco de dados é bastante popular em diversas áreas de atuação. Com o aumento da utilização de computadores na manipulação de dados que envolvem diversas aplicações, os bancos de dados

Leia mais

1.1. Definição do Problema

1.1. Definição do Problema 13 1 Introdução Uma das principais preocupações de área de engenharia de software diz respeito à reutilização [1]. Isso porque a reutilização no contexto de desenvolvimetno de software pode contribuir

Leia mais

Placas de Som. Prof. Alexandre Beletti Ferreira

Placas de Som. Prof. Alexandre Beletti Ferreira Placas de Som Prof. Alexandre Beletti Ferreira Introdução Placa de som é o dispositivo responsável por reproduzir o som de arquivos que contenham áudio nas caixas de som do computador ou outro dispositivo

Leia mais

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO 78 6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Neste capítulo serão apresentados: o sistema proposto, o procedimento de solução para utilização do sistema e a interface gráfica, onde é ilustrada a

Leia mais

1.2.1 Modelo de referência para as tecnologias multimédia 12

1.2.1 Modelo de referência para as tecnologias multimédia 12 EXTRATEXTO: FIGURAS A CORES XVII AGRADECIMENTOS XXV NOTA DO AUTOR XXVII PREFÁCIO À 5.ª EDIÇÃO XXXI 1- INTRODUÇÃO 1 1.1 Multimédia: o que é? 2 1.1.1 Contextualização do conceito multimédia 3 1.1.2 Tipos

Leia mais

Introdução à Ciência da Informação

Introdução à Ciência da Informação Introdução à Ciência da Informação Prof. Edberto Ferneda Software 1 Software Níveis de Software Hardware Software Aplicativos Software Tipos de Software Softwares Aplicativos de Sistema (Utilitários) Finalidades

Leia mais

O SOFTWARE R EM AULAS DE MATEMÁTICA

O SOFTWARE R EM AULAS DE MATEMÁTICA O SOFTWARE R EM AULAS DE MATEMÁTICA Renata Teófilo de Sousa (autora) Graduanda - Curso de Matemática UVA Arlécia Albuquerque Melo (co-autora) Graduanda - Curso de Matemática UVA Nilton José Neves Cordeiro

Leia mais

INTEGRAÇÃO JAVA COM ARDUINO

INTEGRAÇÃO JAVA COM ARDUINO INTEGRAÇÃO JAVA COM ARDUINO Alessandro A. M. De Oliveira 3, Alexandre O. Zamberlan 3, Reiner F Perozzo 3, Rafael O. Gomes 1 ;Sergio R. H Righi 2,PecilcesP. Feltrin 2 RESUMO A integração de Linguagem de

Leia mais

O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO

O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO 1 O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO Denise Ester Fonseca de Brito Jefferson Willian Gouveia Monteiro Mariana Vieira Siqueira de Arantes Mateus Palhares Cordeiro Paulo Alfredo Frota Rezeck Thiago

Leia mais

Oficina de Informática e Telemática

Oficina de Informática e Telemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC) Criada pela Lei 6.344, de 05.12.1991, e reorganizada pela Lei 6.898, de 18.08.1995 e pela Lei 7.176, de 10.09.1997 Oficina de Informática e Telemática Prof. Dr.

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 2 Pontos importantes de um sistema de arquivos Vários problemas importantes devem

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B. 1. Introdução. Ensino Secundário. Ano letivo de 2011/12

Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B. 1. Introdução. Ensino Secundário. Ano letivo de 2011/12 Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B Ensino Secundário Ano letivo de 2011/12 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame

Leia mais

Protótipo de um túnel de vento com Controle de Vazão e Temperatura em ambiente LabVIEW

Protótipo de um túnel de vento com Controle de Vazão e Temperatura em ambiente LabVIEW Protótipo de um túnel de vento com Controle de Vazão e Temperatura em ambiente LabVIEW "O kit de desenvolvimento do LabVIEW mostrou-se uma excelente alternativa em relação às outras ferramenta de desenvolvimento

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

BIBLIOTECA PARA CAPTURA DE PACOTES VISANDO ANÁLISE DO NÍVEL DE APLICAÇÃO

BIBLIOTECA PARA CAPTURA DE PACOTES VISANDO ANÁLISE DO NÍVEL DE APLICAÇÃO BIBLIOTECA PARA CAPTURA DE PACOTES VISANDO ANÁLISE DO NÍVEL DE APLICAÇÃO Jhonatan Ríchard Raphael¹; Fabrício Sérgio de Paula² ¹Estudante do Curso de Ciência da Computação da UEMS; e-mail: 017362@comp.uems.br

Leia mais

de rede são comumente utilizadas nos dias de hoje. Um dos grandes desafios para a tecnologia de redes sem fio no momento é o handoff vertical, onde

de rede são comumente utilizadas nos dias de hoje. Um dos grandes desafios para a tecnologia de redes sem fio no momento é o handoff vertical, onde 15 1 Introdução A utilização e a popularidade dos dispositivos móveis crescem a cada dia. Mobilidade, flexibilidade, facilidade de comunicação e entretenimento proporcionado por dispositivos, como laptops,

Leia mais

ESTUDOSONS APLICATIVO PARA SISTEMA ANDROID. UMA CONTRIBUIÇÃO À ÁREA DA EDUCAÇÃO MUSICAL. SEVERO, A. L. F.; MARCUS R.

ESTUDOSONS APLICATIVO PARA SISTEMA ANDROID. UMA CONTRIBUIÇÃO À ÁREA DA EDUCAÇÃO MUSICAL. SEVERO, A. L. F.; MARCUS R. ESTUDOSONS APLICATIVO PARA SISTEMA ANDROID. UMA CONTRIBUIÇÃO À ÁREA DA EDUCAÇÃO MUSICAL. SEVERO, A. L. F.; MARCUS R. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao departamento de Ciências de Administração

Leia mais

TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE

TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE Atualizado em: 06/2013 Atualizado por: Amilton José dos Santos Junior Versão: 1.0 1 Sistema desenvolvimento para auxiliar as Comissárias de Despacho, Agentes de Carga e

Leia mais

Curso Básico de Fotografia Científica

Curso Básico de Fotografia Científica Curso Básico de Fotografia Científica INTRODUÇÃO -A palavra fotografia vem do Grego e significa escrever com a luz. -A luz é o elemento mais importante, aliada a outros elementos como: o assunto, a câmera,

Leia mais

Blue Print Para Criar Area de Membros

Blue Print Para Criar Area de Membros 1 Ricardo Santos Blue Print Para Criar Area de Membros Conheça As 5 Ferramenas Essenciais Seja bem vindo! Meu nome é Ricardo Santos, e criei este guia "Blue Print Para Criar Área de Membros" para te orientar

Leia mais

Relatório Técnico: Descrição do algoritmo para pesquisa automática dos egressos do curso de Ciência da Computação

Relatório Técnico: Descrição do algoritmo para pesquisa automática dos egressos do curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Departamento de Ciências da Computação Laboratório de Engenharia de Software Relatório Técnico: Descrição do algoritmo

Leia mais

Processo de Desenvolvimento de Software

Processo de Desenvolvimento de Software Processo de Desenvolvimento de Software Programação Orientada a Objetos Prof. Francisco de Assis S. Santos, Dr. São José, 2015. Processo de Desenvolvimento de Software O desenvolvimento de software é uma

Leia mais

OpenPDV: Sistema aberto para gerenciamento de restaurantes

OpenPDV: Sistema aberto para gerenciamento de restaurantes Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Informática e Estatística INE5638 Introdução a Projetos Orientador: José Eduardo de Lucca OpenPDV: Sistema aberto para gerenciamento de restaurantes

Leia mais

O Colegiado do Curso de Música, modalidade bacharelado, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, no uso de suas atribuições,

O Colegiado do Curso de Música, modalidade bacharelado, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO CCGM N 01/2013. Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Música, modalidade Bacharelado, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, do Centro de Humanidades, do Câmpus de Campina

Leia mais

INE 5323 Banco de Dados I

INE 5323 Banco de Dados I UFSC-CTC-INE Curso de Ciências de Computação INE 5323 Banco de Dados I Ronaldo S. Mello 2006/1 http://www.inf.ufsc.br/~ronaldo/ine5323 Horário Atendimento: Quintas-feiras, das 17h30 às 19h Programa da

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PROFIJ II T2 Ano letivo 2015 / 2016

PLANIFICAÇÃO ANUAL PROFIJ II T2 Ano letivo 2015 / 2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL PROFIJ II T2 Ano letivo 2015 / 2016 CURSO: INSTALAÇÃO e Operação de Sistemas Informáticos ANO: 1.º DISCIPLINA: APLICAÇÕES INFORMÁTICAS DE ESCRITÓRIO DOCENTE: MARIANA VIEIRA COMPETÊNCIAS

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA A NÍVEL DE ESCOLA DE INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (PROVA 24)

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA A NÍVEL DE ESCOLA DE INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (PROVA 24) MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA A NÍVEL DE ESCOLA DE INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (PROVA 24) 2011 9º Ano de Escolaridade 1. INTRODUÇÃO O exame desta disciplina

Leia mais

Sistemas de Tempo Real

Sistemas de Tempo Real Escola de Computação 2000 - IME-USP Sistemas de Tempo Real Jean-Marie Farines Joni da Silva Fraga Rômulo Silva de Oliveira LCMI - Laboratório de Controle e Microinformática DAS - Departamento de Automação

Leia mais

CURSO DE PROGRAMAÇÃO BÁSICA PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA EM DOURADOS

CURSO DE PROGRAMAÇÃO BÁSICA PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA EM DOURADOS CURSO DE PROGRAMAÇÃO BÁSICA PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA EM DOURADOS Jong Wan Silva 1 ; Gláucia Gabriel Sass 2 ; Discente do Curso de Ciência da Computação da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário

Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário INFORMAÇÃO EXAME DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B 2016 12º ANO DE ESCOLARIDADE (DECRETO-LEI N.º 139/ 2012, DE 5 DE JULHO) Prova 163 Escrita e Prática

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8 ASSUNTO: ANÁLISE DE IMAGENS DE SATÉLITE Objetivos: I. Visualização e interpretação de imagens II. Geração de mapas temáticos com dados de interpretação

Leia mais

Mestrado Profissional em Data Science

Mestrado Profissional em Data Science Mestrado Profissional em Data Science Visão Geral Estrutura Oportunidades EMAp Eduardo F. Mendes Renato Rocha Visão Geral Objetivos Formar profissionais capacitados para atuar nas áreas de análise estatística

Leia mais

3 Informações para Coordenação da Execução de Testes

3 Informações para Coordenação da Execução de Testes Informações para Coordenação da Execução de Testes 32 3 Informações para Coordenação da Execução de Testes Diversas ferramentas oferecidas na literatura têm auxiliado na coordenação da execução dos testes

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

EMENTA. Curso de Projetos Microcontrolados utilizando Linguagem C.

EMENTA. Curso de Projetos Microcontrolados utilizando Linguagem C. EMENTA Curso de Projetos Microcontrolados utilizando Linguagem C. Descrição dos Cursos A Hit Soluções Tecnológicas vem através deste documento apresentar a proposta de dois cursos de projetos baseados

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

4 Um processo para a elaboração de perguntas de questionários para a elicitação de requisitos de software

4 Um processo para a elaboração de perguntas de questionários para a elicitação de requisitos de software 4 Um processo para a elaboração de perguntas de questionários para a elicitação de requisitos de software Esse capítulo tem por objetivo apresentar um método que foi criado com objetivo de prover ao Engenheiro

Leia mais

LÓGICA E ROBÓTICA PRIMEIRAS IMPRESSÕES

LÓGICA E ROBÓTICA PRIMEIRAS IMPRESSÕES LÓGICA E ROBÓTICA PRIMEIRAS IMPRESSÕES LUCENA, José Henrique Blenke de Almeida¹; Frozza, Angelo Augusto 2 Instituto Federal Catarinense - IFC, Camboriú/SC INTRODUÇÃO O ensino de Algoritmos, ou Lógica de

Leia mais

Introdução. Uma das principais dúvidas de quem está iniciando no mundo do desenvolvimento de jogos digitais é quais softwares utilizar.

Introdução. Uma das principais dúvidas de quem está iniciando no mundo do desenvolvimento de jogos digitais é quais softwares utilizar. Introdução Uma das principais dúvidas de quem está iniciando no mundo do desenvolvimento de jogos digitais é quais softwares utilizar. Em especial, muitas pessoas têm dificuldade em decidir qual o motor

Leia mais

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária AUTODECLARAÇÃO Visão Requerente SISVISA Sistema de Controle de Vigilância Sanitária Versão 2.0 1 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Autor Comentário 1.0 19/11/2015 Equipe IVIG_COPPE_UFRJ SISVISA versão 1.0.0

Leia mais

Regulamento Interno Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado

Regulamento Interno Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado Regulamento Interno Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado atualizado em 03/2013 1. Apresentação Este regulamento normatiza as atividades de elaboração do Trabalho

Leia mais

Motivação Este trabalho apresenta o desenvolvimento do controle da interatividade num sistema para a área de computação gráfica, mais especificamente

Motivação Este trabalho apresenta o desenvolvimento do controle da interatividade num sistema para a área de computação gráfica, mais especificamente Viabilização da Análise de Interação em um Software Colaborativo para Modelagem de Objetos 3D Eduardo Barrére, Ana Luiza Dias e Claudio Esperança Motivação Este trabalho apresenta o desenvolvimento do

Leia mais

Documento de Requisitos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0

Documento de Requisitos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0 SISFOTO Sistema de Gerenciamento de Eventos Fotográficos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0 Histórico de Alterações Data Versão Descrição Autor 17/10/2014 1.0

Leia mais

Aula Demonstrativa Pulo do Gato para o MP-RJ

Aula Demonstrativa Pulo do Gato para o MP-RJ Aula Demonstrativa Pulo do Gato para o MP-RJ MP-RJ - Noções de Informática teoria e exercícios da FGV Professor: Paulo França www.pontodosconcursos.com.br 1 Pulo do Gato MP-RJ FGV-2016 Resumo + Exercícios/provas

Leia mais

Zorelha - Guia do Professor

Zorelha - Guia do Professor Zorelha - Guia do Professor Introdução Para o desenvolvimento do potencial musical da criança é necessário que esta tenha contato com materiais sonoros diversos, que possa experimentá-los e então desenvolver

Leia mais

RELATÓRIO PROJETO DE ENSINO À DISTÂNCIA MÚSICA & TECNOLOGIA II

RELATÓRIO PROJETO DE ENSINO À DISTÂNCIA MÚSICA & TECNOLOGIA II RELATÓRIO PROJETO DE ENSINO À DISTÂNCIA MÚSICA & TECNOLOGIA II Equipe do projeto Coordenador: Prof. Dr. Eloi F. Fritsch Bolsistas: Alexandre A. Morales e Bernardo Grings. Introdução O projeto Música e

Leia mais

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

Produção de Vídeo Didático: Cuba de Ondas

Produção de Vídeo Didático: Cuba de Ondas UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas IFGW - Instituto de Física Gleb Watagin F 809 Instrumentação para Ensino Relatório Final (17) Produção de Vídeo Didático: Cuba de Ondas Fábio Colaneri Marin,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Programação de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS POWER POINT

LISTA DE EXERCÍCIOS POWER POINT 1 LISTA DE EXERCÍCIOS POWER POINT UnB / CESPE ANATEL Aplicação: 12/9/2004 Cargo 2: Analista Administrativo Área: Comunicação Social Considerando a figura ao lado, que ilustra parte da janela do menu APRESENTAÇÕES

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência Ensino Secundário 2015/2016 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Decreto -Lei nº 17/2016, de 4 de abril Aprovado em Conselho

Leia mais

CONCURSO NOVAS #3 Edital de Seleção de composições para violão solo 2016

CONCURSO NOVAS #3 Edital de Seleção de composições para violão solo 2016 CONCURSO NOVAS #3 Edital de Seleção de composições para violão solo 2016 Objetivos do concurso. O concurso tem abrangência nacional e busca incentivar, valorizar e divulgar a produção de obras para violão

Leia mais

Esteice Janaina Santos Batista, Joyce dos Santos Batista, Robson Soares de Souza, Willians Magalhães Primo

Esteice Janaina Santos Batista, Joyce dos Santos Batista, Robson Soares de Souza, Willians Magalhães Primo Desenvolvimento de um aplicativo para Android com questões do POSCOMP como um objeto de aprendizagem para o auxílio no ingresso a programas de pós-graduação Esteice Janaina Santos Batista, Joyce dos Santos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PAOLA RATOLA DE AZEVEDO. Plano de aula

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PAOLA RATOLA DE AZEVEDO. Plano de aula UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PAOLA RATOLA DE AZEVEDO Plano de aula Setembro 2012 PAOLA RATOLA DE AZEVEDO Plano de aula Plano de aula apresentado à Faculdade de Educação da Universidade

Leia mais

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos O presente documento tem como objetivo apresentar as diretrizes e orientar no preenchimento do formulário de inscrição

Leia mais

Software livre: por que usar?

Software livre: por que usar? Software livre: por que usar? Alice Carvalho Lascasas Luísa Vieira França Nayara de Almeida Pereira Thaís Bastos Miranda Os softwares livres, apesar de apresentarem muitas vantagens, não são devidamente

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Representações Gráficas Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Representações Gráficas Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Representações Gráficas Guia do Professor Página 1 de 6 Caro(a) professor(a) Guia do Professor A utilização de jogos e simulações digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida

Leia mais

Manual do Usuário. Quiz Online

Manual do Usuário. Quiz Online Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

4.2.2 Filtrando Macro filtro

4.2.2 Filtrando Macro filtro MACRO FILTRO A: A história O exercício de Macro Filtro é um exercício curto, mas constitui um passo muito importante que liga a geração da idéia de projeto à decisão final sobre a idéia de negócio mais

Leia mais

WINDOWS XP. Autor: Amarildo Correia de Melo

WINDOWS XP. Autor: Amarildo Correia de Melo WINDOWS XP Autor: Amarildo Correia de Melo COLEÇÃO NAVEGANDO NO WINDOWS XP INFORMÁTICA Editora Melo LTDA 1ª EDIÇÃO 2015 DEDICATÓRIA: À minha família, pelo o incentivo e companheirismo. " O Senhor é meu

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Dispositivos de Armazenamento Preparativos Criar sistemas de arquivos para que os arquivos possam

Leia mais

Conhecendo a Plataforma Elgg

Conhecendo a Plataforma Elgg Conhecendo a Plataforma Elgg Fevereiro - 2012 1 1- INTRODUÇÃO Os princípios da Web 2.0 ampliaram os horizontes das redes sociais propiciando o surgimento das chamadas redes sociais na Internet (RSI). Estas

Leia mais

Software Livre e o Ensino Público: limites e perspectivas

Software Livre e o Ensino Público: limites e perspectivas Software Livre e o Ensino Público: limites e perspectivas Laura Bittencourt Paiva Valquíria Lopes Rabelo RESUMO Este artigo pretende analisar quais as perspectivas da adoção do sistema e da filosofia de

Leia mais

Documento de Processo

Documento de Processo Documento de Processo versão 1.0 Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Documentos Doc Manager Cliente: São José Agroindustrial Representante do cliente: Paulo José de Souza 2 Histórico de Alterações

Leia mais

Apresentação do Power Point; Exercícios.

Apresentação do Power Point; Exercícios. 1 Apresentação do Power Point; Exercícios. 2 3 O PowerPoint é um programa para apresentações. Que podem ser visualizadas através: Tela do computador Retroprojetor Dispositivos óticos (slides) (transparências)

Leia mais

Programa Competências Transversais

Programa Competências Transversais Programa Competências Transversais o Consumo Consciente de Energia o Desenho Arquitetônico o Educação Ambiental o Empreendedorismo o Fundamentos de Logística o Finanças Pessoais o Legislação Trabalhista

Leia mais

1. Estrutura de Dados

1. Estrutura de Dados 1. Estrutura de Dados Não existe vitória sem sacrifício! Filme Transformers Um computador é uma máquina que manipula informações. O estudo da ciência da computação inclui o exame da organização, manipulação

Leia mais

3º Trabalho de GI Análise DFD

3º Trabalho de GI Análise DFD 3º Trabalho de GI Análise DFD Problemas típicos da organização Diálogo com o exterior Mestrado de Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação 2000/2001 Cadeira : Prof.: GI-Gestão da Informação Luis Manuel

Leia mais

TUTORIAL MÓDULO DE FREQUÊNCIA: Atualização SIGRH (V4.15.8.s_67)

TUTORIAL MÓDULO DE FREQUÊNCIA: Atualização SIGRH (V4.15.8.s_67) TUTORIAL MÓDULO DE FREQUÊNCIA: Atualização SIGRH (V4.15.8.s_67) No intuito de atender às solicitações dos gestores de pontos da UFLA, foram adicionadas novas funcionalidades ao módulo de frequência do

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

ORIENTAÇÕES TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho em Equipe. Negociação

ORIENTAÇÕES TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho em Equipe. Negociação 2015 Trabalho em Equipe Negociação Caros alunos, A seguir colocamos as orientações para a realização do trabalho em equipe. Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é uma atividade que deverá ser desenvolvida

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 11.º/12.º Anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 703/8 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 2.ª FASE PROVA PRÁTICA DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS

Leia mais

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085)

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) O objetivo deste pacote é gerar o recibo provisório de serviço (RPS), efetuar o envio para o provedor dos serviços de nota eletrônica de cada município

Leia mais

CURRICULUM WEB PARA O LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA: EM BUSCA DE NOVOS DOMÍNIOS E NOVOS PÚBLICOS ATRAVÉS DA EAD.

CURRICULUM WEB PARA O LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA: EM BUSCA DE NOVOS DOMÍNIOS E NOVOS PÚBLICOS ATRAVÉS DA EAD. 1 CURRICULUM WEB PARA O LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA: EM BUSCA DE NOVOS DOMÍNIOS E NOVOS PÚBLICOS ATRAVÉS DA EAD Maio de 2007 Eveline Katia de Souza Pontual Cavalcante Universidade Santa

Leia mais

Curso Básico de PowerPoint 2010

Curso Básico de PowerPoint 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Sustentabilidade Contexto Aumento no número de pessoas Maior quantidade de recursos explorados Produção e consumo: compras

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ARQUITETURA EM CAMADAS BASEADA NO MODEL VIEW CONTROLLER, EM APLICAÇÕES WEB

UTILIZAÇÃO DE ARQUITETURA EM CAMADAS BASEADA NO MODEL VIEW CONTROLLER, EM APLICAÇÕES WEB UTILIZAÇÃO DE ARQUITETURA EM CAMADAS BASEADA NO MODEL VIEW CONTROLLER, EM APLICAÇÕES WEB Viviani Priscila Piloni VILHEGAS 1 RESUMO: Este trabalho procura mostrar a importância da utilização de um modelo

Leia mais

CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS

CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS Manual do Utilizador DA-71814 Introdução Agradecemos por estar a utilizar esta câmara sem fios de nova geração. Pode ser utilizada assim que for inserida. É o produto ideal

Leia mais

2 MATERIAL E MÉTODOS

2 MATERIAL E MÉTODOS ANÁLISE COMPARATIVA DE DOIS FIREWALLS GRATUITOS E SUAS APLICAÇÕES EM UM AMBIENTE DE REDE VIRTUALIZADO Gilmar Maikon Ferreira Silva 1, Marcos Paulo Vigiassi 2 1 Discente em Informática Para Negócios, Faculdade

Leia mais

Curso de Formação Continuada Faculdade de Educação

Curso de Formação Continuada Faculdade de Educação 1 Projeto: Curso de Formação Continuada Faculdade de Educação Autores: Cliente: Eng. Cecilio Cosac Fraguas Eng. Leandro Camara Ledel Faculdade de Educação FE Unicamp. Campinas, 06 de maio de 2002. 2 Projeto

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

RELATÓRIO ENAC. Exame Nacional de Avaliação para Capacitação dos Profissionais Gráficos

RELATÓRIO ENAC. Exame Nacional de Avaliação para Capacitação dos Profissionais Gráficos Data de emissão: 29/05/2013 À Empresa Gráfica Prezados Senhores, A ABTG, Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica, apresenta os resultados do Enac - Exame Nacional de Avaliação para Capacitação Técnica

Leia mais

Introdução à Programação. Funções e Procedimentos. Prof. José Honorato F. Nunes honoratonunes@gmail.com

Introdução à Programação. Funções e Procedimentos. Prof. José Honorato F. Nunes honoratonunes@gmail.com Introdução à Programação Funções e Procedimentos Prof. José Honorato F. Nunes honoratonunes@gmail.com RESUMO DA AULA SUB-ROTINAS: Procedimentos Funções Escopo de variáveis Parâmetros Prof. José Honorato

Leia mais