MATRÍCULA PARA ALUNO ESPECIAL 2012/II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATRÍCULA PARA ALUNO ESPECIAL 2012/II"

Transcrição

1 Ministério da Educação Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Sinop Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - PPGZ Mestrado EDITAL MATRÍCULA PARA ALUNO ESPECIAL 2012/II (Publicado em 27/07/2012) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, nível de mestrado, comunica a abertura de inscrições para candidatura a Aluno Especial nas seguintes disciplinas oferecidas no segundo semestre de Disciplina/Ementa Professores Carga Horária (horas aula) Dia/Horário Vagas* Avaliação química e biológica de alimentos Ementa: Nivelamento em análise de alimentos, métodos in vivo e alternativas para determinação do conteúdo energético dos alimentos para animais, métodos in situ para avaliação de alimentos para animais, método in vitro de produção de gases para avaliação de alimentos para animais, método gravimétrico in vitro para determinação da cinética de digestão da FDN Biotécnicas da reprodução animal Ementa: Anestro, puberdade e ciclo estral. Biotecnologias da reprodução da fêmea: Inseminação Artificial, Inseminação Artificial em Tempo Fixo, Transferência de Embriões, Produção de Embriões in vitro, Clonagem e Transgenia. Seminário Ementa: Técnicas de Oratória. Apresentação de seminários de tema livre. Douglas dos Santos Pina Lilian Martins Rigatto Kamila Andreatta Kling de Moraes 60 horas Terça-feira 14:00 às 18:00 hs Dias 05, 06, 07, de novembro (das 7:30 às 11:30 hs e horário e das 14:00 às 17:30 hs). Dia 10 de novembro (das 7:30 às 11:00 hs) 15 horas Terça-feira 14:00 às 15:00 hs Até 03 (três) * Até atingir o limite de 50% do total de alunos regulares matriculados

2 Disciplina/Ementa Professores Carga Horária (horas aula) Dia/Horário Vagas* Crescimento e Produção de Peixes Ementa: Aspectos gerais da criação de peixes. Espécies próprias para piscicultura. Instalações e equipamentos. Manejos reprodutivos. Técnicas de cultivo em piscicultura. Manejo profilático e sanitário. Melhoramento genético de peixes. Seleção, engorda, alevinagem e larvicultura. Crescimento celular de peixes. Introdução a limnologia. Ictiologia. Morfologia. Fisiologia. Sistemática. Características de espécies cultivares e de sistemas de cultivo. Noções de gerenciamento de fazendas de cultivo. Principais grupos animais com potencial para cultivo. Conhecimento sobre controle e aumento da produção aquícola, produtividade natural e total de viveiros. Carcinicultura. Legislação Laboratório de bioquímica e biologia molecular Ementa: Cuidados em prática de laboratório de bioquímica e biologia molecular. Técnicas básicas de extração de DNA de células vegetais. Técnicas básicas de extração de DNA de células animal e de microorganismos.enzimas de restrição.sistemas de Eletroforese horizontal e vertical em géis de agarose e poliacrilamida.reação de polimerização em cadeia (PCR). Técnicas básicas de quantificação de DNA e proteínas.clonagem e transformação de bactérias. Minipreps de DNA.Sequenciamento de DNA. Edição de seqüências de DNA em programas de bioinformática. Marcadores moleculares e suas aplicações Manejo pré-abate e abate de suínos e aves Ementa: Cuidados em prática de laboratório de bioquímica e biologia molecular. Técnicas básicas de extração de DNA de células vegetais. Técnicas básicas de extração de DNA de células animal e de microorganismos.enzimas de restrição.sistemas de Eletroforese horizontal e vertical em géis de agarose e poliacrilamida.reação de polimerização em cadeia (PCR). Técnicas básicas de quantificação de DNA e proteínas.clonagem e transformação de bactérias. Minipreps de DNA.Sequenciamento de DNA. Edição de seqüências de DNA em programas de bioinformática. Marcadores moleculares e suas aplicações Danilo Henrique Aguiar e Paula Sueli Andrade Moreira Márcia Rodrigues Carvalho Oliveira Cláudia Marie Komiyama 30 horas Quinta-feira 14:00 às 17:00 hs Segunda-feira 14:00 às 17:00 hs Sexta-feira 07:30 às 10:30 hs Até 02 (duas)

3 Métodos estatísticos aplicado à Zootecnia Ementa: Modelos de posto completo e posto incompleto; Modelos de regressão não linear aplicado a modelos de crescimento; modelos de regressão linear múltipla aplicados à zootecnia (modelos de superfície de resposta); modelos de regressão logística aplicado a dados categóricos, modelos lineares e não lineares mistos aplicados à zootecnia. Cláudio Vieira de Araújo Terça-feira 15:00 às 18:00 hs Morfofisiologia aplicada ao melhoramento Ementa: Importância do conhencimento da morfologia tecido muscular esquelético. Tipos de fibras musculares. Uso da histoenzimologia para avaliação de crescimento muscular. Fisiologia de crescimento do tecido muscular esquelético. Avaliação do crescimento do tecido muscular. Alterações pós-morte durante a conversão de músculo em carne. Uso da ultrasonografia para avaliação de carcaça e qualidade de carne. Nutrição e Alimentação de Ruminantes Ementa: Histórico. Classificação dos ruminantes. Impacto ambiental da criação de ruminantes. Aspectos da fisiologia da digestão de ruminantes. Microbiolgia do rúmen. Manipulação do ecossistema ruminal. Determinação do valor protéico e energético de alimentos. Sistemas de avaliação de alimentos. Teorias de regulação e fatores que afetam o consumo. Mensuração da digestibilidade total e parcial. Mensuração do consumo de animais em pastejo. Mensuração do Balanço de nutrientes. Metabolismo e utilização de carboidratos. Metabolismo e utilização de compostos nitrogenados. Metabolismo e utilização de lipídeos. Exigências nutricionais de ruminantes. Aditivos alimentares. Alimentos volumosos e concentrados. Formulação de dietas. Avaliação de dietas. Modelagem matemática aplicada à nutrição de ruminantes. Nutrição de Bovinos em Pastejo Ementa: Aspectos nutricionais de ruminantes em pastejo. Relação valor nutritivo e características histo-anatômicas de gramíneas forrageiras. Interação estrutura do pasto, seletividade e consumo voluntário. Limitações nutricionais de forrageiras tropicais. Sistemas sustentáveis de produção de bovinos em pastejo na região de Transição Cerrado Amazônia. Princípios nutricionais e de manejo da suplementação. Manejo nutricional de Paulo Sérgio Andrade Moreira e Angelo Polizel Neto André Soares de Oliveira e Eduardo Henrique Bevitori Kling de Moares Eduardo Henrique Bevitori Kling de Moares Terça-feira 07:30 às 10:30 hs Quarta-feira 14:00 às 17:00 hs Quarta-feira 07:30 às 10:30 hs Até 02 (duas) Até 03 (três) Até 03 (três)

4 machos no sistema pasto-suplemento. Manejo nutricional de fêmeas no sistema pasto suplemento. Suplementação como estratégia de manejo sustentável do pastejo. Produção animal em sistemas integrados na transição cerrado amazônia Ementa: Fundamentos do sistema de integração lavoura-pecuária. Fundamentos do sistema agrossilvipastoril. Estabelecimento e manejo de pastagem em sistemas integrados. Produção e qualidade de plantas forrageiras em sistemas integrados. Principais forrageiras utilizadas em sistemas integrados na transição Cerrado Amazônia. Particularidades da produção animal em sistemas integrados. Análise econômica da produção animal em sistemas integrados. Tópicos especial em produção de suínos Ementa: Sistemas de planejamento e controle técnico e econômico de rebanhos suínos. Aspectos de biosseguridade e legislação aplicados a diferentes sistemas de produção de suínos. Fundamentos da sustentabilidade aplicados a produção de suínos. Tecnologias utilizadas na produção de suínos e aves visando aumentar a eficiência produtiva. Temas atuais e emergentes relacionados á suinocultura brasileira e mundial. Dalton Henrique Pereira, Bruno Carneiro e Pedreira, e Roberta Aparecida Carnevalli Anderson Corassa * Até atingir o limite de 50% do total de alunos regulares matriculados Sexta-feira 7:30 às 10:30 hs Quinta-feira 7:30 às 10:30 hs Até 02 (duas) Até 01 (uma) O candidato a aluno especial deverá apresentar, junto com o Requerimento de Inscrição, devidamente preenchido, os seguintes documentos: 1. Cópia autenticada em cartório do diploma ou atestado de curso superior com graduação plena (licenciatura plena ou bacharelado); 2. Cópia autenticada em cartório do Histórico Escolar do curso de graduação plena (licenciatura plena ou bacharelado); 3. Currículo documentado; 4. Justificativa para a realização da disciplina; 5. Cópia autenticada em cartório do RG e do CPF; O requerimento e os respectivos documentos serão recebidos pela Secretaria do Programa de Pós- Graduação em Zootecnia (Bloco das Coordenações do Campus de Sinop da UFMT), nos dias 30 e 31 de julho de 2012, entre às 08:00 e 11:00 e entre às 14:00 e 17:00. O Colegiado de Curso, em concordância com os docentes responsáveis pelas disciplinas, fará a análise e homologação das inscrições. O resultado será divulgado no dia 01 de agosto de 2012, no sítio da UFMT na página do PPGZ e no mural da Secretaria do Programa.

5 Critérios para aprovação da inscrição: afinidades entre áreas de conhecimento apresentadas no currículo e a(s) disciplina(s) indicada(s). A justificativa (item d dos documentos exigidos) deverá endossar tais afinidades, o interesse e o compromisso em cursar a disciplina. O candidato cujo requerimento for aprovado deverá efetivar sua matrícula de Aluno Especial nos dias 02 e 03 de agosto de 2012 na Secretaria do Programa, mediante apresentação de comprovante de pagamento da Taxa Matrícula de R$ 100,00 (CEM REAIS) por disciplina, através de boleto emitido pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação UNISELVA) na página eletrônica Caberá recurso em relação ao processo de inscrição no prazo de 24 horas a contar da data de publicação do resultado. A solicitação deverá ser dirigida à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, por meio de processo instruído e protocolado junto ao Setor de Protocolo Central do Campus Universitário de Sinop / UFMT.O pedido deverá ser justificado, e indicar com precisão o ponto sobre o qual versa a reclamação. O recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo juntar os documentos que julgar convenientes. O Aluno Especial poderá cursar no máximo duas disciplinas optativas no Programa, que totalizem 120h, e poderá frequentar unicamente as aulas das disciplinas nas quais estiver matriculado. Para a aprovação em cada disciplina, deverá submeter-se a todas as avaliações aplicadas aos alunos regulares, assim como alcançar a frequência mínima exigida de 75%. As atividades realizadas por aluno especial não lhe conferem qualquer direito a uma como aluno regular do programa de Pós-Graduação. As para aluno regular somente poderão ser preenchidas por candidatos aprovados no processo seletivo específico. Em caso de aprovação em processo seletivo futuro para o PPGZ/UFMT Campus Sinop, o aluno poderá solicitar a incorporação dos créditos realizados, no Programa, como Aluno Especial desde que a solicitação de aproveitamento da disciplina aconteça até dois anos após a conclusão da mesma. Atenção: - Não haverá devolução de taxa de inscrição em caso de desistência.

6 Cronograma: Descrição Data Inscrição 30 a 31 de julho de 2012 Divulgação das Inscrições Deferidas 01 de agosto de 2012 Recursos das Inscrições 02 de agosto de 2012 Matrícula Aluno Especial 02 a 03 de agosto de 2012 Início das aulas na Pós-Graduação 06 de agosto de 2012 Sinop-MT, 20 de Julho de 2012 Prof. Dr. André Soares de Oliveira Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Campus Universitário de Sinop/UFMT

EDITAL. Publicado em 04 de março de 2015 MATRÍCULA PARA ALUNOS ESPECIAIS 2015/1

EDITAL. Publicado em 04 de março de 2015 MATRÍCULA PARA ALUNOS ESPECIAIS 2015/1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL EDITAL Publicado em 04 de março de 2015 MATRÍCULA

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES VAGAS REMANESCENTES (Publicado em 17/12/2013)

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES VAGAS REMANESCENTES (Publicado em 17/12/2013) Ministério da Educação Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Sinop Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Programa de Pós-graduação em Zootecnia- PPGZ Mestrado EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL Período 2015/2 (Publicado em 06/08/2015)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS 1 MATRÍCULA DE ALUNOS ESPECIAIS 2012/2 O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, abre vagas para candidatura a Aluno Especial

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO

EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO 1 de 7 EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO A Coordenação do (PPGZ) da UFPR comunica a abertura de processo seletivo para preenchimento de 13 vagas para o curso de doutorado stricto sensu e 26 vagas

Leia mais

O agronegócio representa o principal setor econômico do estado, e coloca o Mato Grosso em destaque no cenário nacional. Segundo dados do IBGE, no ano

O agronegócio representa o principal setor econômico do estado, e coloca o Mato Grosso em destaque no cenário nacional. Segundo dados do IBGE, no ano 1. Apresentação 1.1 Resumo Denominação: Programa de Pós-Graduação em Zootecnia na Transição Cerrado Amazônia (PPGZTCA) Nível: Mestrado Acadêmico Área de Concentração: Zootecnia Linhas de Pesquisa: Produção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA - MESTRADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA - MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA - MESTRADO EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA ALUNOS ESPECIAIS 2014/2 O Programa

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS PERÍODO: 2015/2 Publicado em 24/07/2015

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS PERÍODO: 2015/2 Publicado em 24/07/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONEGÓCIOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - MESTRADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS

Leia mais

EDITAL N. 8/PROPP, DE 9 DE MAIO DE 2014.

EDITAL N. 8/PROPP, DE 9 DE MAIO DE 2014. EDITAL N. 8/PROPP, DE 9 DE MAIO DE 2014. O Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Prof. Dr. Cláudio Alves de Vasconcelos, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO

EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO 1 de 6 EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO A Coordenação do (PPGZ) da UFPR comunica a abertura de processo seletivo para preenchimento de 13 vagas para o curso de Doutorado stricto sensu e 26 vagas

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES DOS PPGZ/PDIZ AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO INGRESSO 2015.2 EDITAL EXTRA PRPPG/UFRPE

NORMAS COMPLEMENTARES DOS PPGZ/PDIZ AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO INGRESSO 2015.2 EDITAL EXTRA PRPPG/UFRPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG COORDENADORIA GERAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ZOOTECNIA. PRÉ-REQUISITO e/ou CO-REQUISITO (CR)

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ZOOTECNIA. PRÉ-REQUISITO e/ou CO-REQUISITO (CR) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ZOOTECNIA Quadro 1- Matriz curricular do curso de zootecnia DISCIPLINA 1º Período Introdução à Zootecnia Nenhum 24 08 32 NC OB Exercício da Profissão de Zootecnista Nenhum

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade EDITAL SELEÇÃO DE MESTRADO TURMA 2014 (Publicado em 19/08/2013) A Coordenação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM.BIOLOGIA MOLECULAR E GENÉTICA EDITAL Nº 0013/2014. A e a Coordenação do Curso de Especialização em Biologia Molecular e Genética, na modalidade a distância, tendo em vista a

Leia mais

EDITAL 002/2012: SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA MESTRADO

EDITAL 002/2012: SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA MESTRADO Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Campus do Pici Bloco 907 Telefone +5585 3366 9783 FAX +5585 3366

Leia mais

Linhas de Investigação do PPGAMGP. Mestrado Doutorado Genética Molecular Vegetal Citogenética 2 1 Olericultura 1 - Melhoramento Vegetal

Linhas de Investigação do PPGAMGP. Mestrado Doutorado Genética Molecular Vegetal Citogenética 2 1 Olericultura 1 - Melhoramento Vegetal SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA - MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales - SP EE: Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Habilitação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO EDITAL N. 002/SELEÇÃO/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO EDITAL N. 002/SELEÇÃO/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO EDITAL N. 002/SELEÇÃO/2015 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS 2015.2

EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS 2015.2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 03-2015

EDITAL DE SELEÇÃO 03-2015 EDITAL DE SELEÇÃO 03-2015 Estabelece as normas e condições para o Processo Seletivo nos Cursos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas da UFRB, para ingresso no semestre

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA EDITAL 01/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM QUÍMICA

Leia mais

Edital AE nº 03/2015 PPGZ/UFGD, de 04 de novembro de 2015.

Edital AE nº 03/2015 PPGZ/UFGD, de 04 de novembro de 2015. Edital AE nº 03/2015 PPGZ/UFGD, 04 novembro 2015. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ZOOTECNIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL A Coornação do Programa Pós-Graduação Stricto-Sensu em Zootecnia,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL PPGEEA/FAET/UFMT EDITAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL PPGEEA/FAET/UFMT EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL PPGEEA/FAET/UFMT EDITAL INSCRIÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL - PERÍODO 2016/1 Publicado em 04//2016 O Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

EDITAL Nº 001/2011/PGMP Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética e Melhoramento de Plantas Turma 2012.

EDITAL Nº 001/2011/PGMP Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética e Melhoramento de Plantas Turma 2012. EDITAL Nº 001/2011/PGMP Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética e Melhoramento de Plantas Turma 2012. A Coordenação do (PGMP), no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL PRPG 044/2013 CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA

EDITAL PRPG 044/2013 CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Rua: Aprígio Veloso, 882 - Bloco BQ Bodocongó 58.429-140 Campina Grande PB EDITAL PRPG 044/2013 CENTRO DE SAÚDE

Leia mais

ZOOTECNIA - SEQUÊNCIA IDEAL DO CURSO E PRÉ-REQUISITOS

ZOOTECNIA - SEQUÊNCIA IDEAL DO CURSO E PRÉ-REQUISITOS ZOOTECNIA - SEQUÊNCIA IDEAL DO CURSO E PRÉ-REQUISITOS 1º PERÍODO Obrigatória ou Carga Horária Anatomia dos Animais Domésticos Obrigatória 60 - Biologia geral animal Obrigatória 60 - Biologia geral vegetal

Leia mais

EDITAL PARA ALUNO ESPECIAL 2015/2 (Publicado em /08/2015)

EDITAL PARA ALUNO ESPECIAL 2015/2 (Publicado em /08/2015) EDITAL PARA ALUNO ESPECIAL 2015/2 (Publicado em /08/2015) 1) O do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário Cuiabá, abre vagas para candidatura a aluno especial

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO, SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL. (MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO) SELEÇÃO TURMA 2014/2015

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO, SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL. (MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO) SELEÇÃO TURMA 2014/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO, SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL. (MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO) SELEÇÃO TURMA 2014/2015 EDITAL DPPG N. 09/2013 A DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM ASSISTÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE

Leia mais

Edital de Ingresso de Alunos Especiais ao. Mestrado em Recursos Hídricos 2012/2

Edital de Ingresso de Alunos Especiais ao. Mestrado em Recursos Hídricos 2012/2 Edital de Ingresso de Alunos Especiais ao Mestrado em Recursos 2012/2 A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Recursos (UFMT) oficializa por meio deste edital a abertura do processo seletivo de ingresso

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 7 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NAS DOENÇAS CRÔNICAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ECONOMIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ECONOMIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ECONOMIA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL EM MERCADOS FINANCEIROS E DE

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Reprodução Humana Assistida

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Reprodução Humana Assistida Rua Vieira Maciel, 62 Jd. Paulista, São Paulo, SP CEP 04503-040. Tel: 0**11 3018-3488. HOME PAGE: http://www.sapientiae.org.br E-Mail: cursos@sapientiae.org.br EDITAL Nº 014/2013 - SPG/AIS A (AIS) e a

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Software

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Software Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Software A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis informa a abertura de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR EDITAL nº 18/2015 PPGA/UNICENTRO ABERTURA DE INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS À MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

Leia mais

EDITAL N. 001/2015 FAEL/SINOP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS / EJA

EDITAL N. 001/2015 FAEL/SINOP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS / EJA EDITAL N. 001/2015 FAEL/SINOP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA / EJA A Faculdade de Educação e Linguagem/FAEL da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, Campus Universitário de Sinop, torna público

Leia mais

Edital 09/2011. 1. Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/2011. 1. Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2011 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

EDITAL Nº 005/2012 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL

EDITAL Nº 005/2012 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL Nº 005/2012 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL A Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOLOGIA EDITAL Nº 02/2015 SELEÇÃO DE MESTRADO TURMA 2016/1 VAGAS REMANESCENTES (Publicado em 14/12/2015) A Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE DISCENTES INTERESSADOS EM REALIZAR TREINAMENTO TÉCNICO E ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES DE PESQUISAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ/PR O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2015

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2015 1. ABERTURA A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis e SENAI em Tubarão EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis e SENAI em Tubarão EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis e SENAI em Tubarão EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis em parceria

Leia mais

EDITAL nº 136/2006. Programa de Pós-Graduação stricto sensu MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO / PPGA

EDITAL nº 136/2006. Programa de Pós-Graduação stricto sensu MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO / PPGA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Av. Castelo Branco, 170 -CEP 88.509-900 - Lages - SC - Cx. P. 525 - Fone (0XX49) 251-1022 Fax 251-1051 EDITAL nº 136/2006 Programa de Pós-Graduação stricto sensu MESTRADO

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC

Leia mais

COMUNICADO DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO DE ALUNO ESPECIAL NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - ANO ACADÊMICO 2015B.

COMUNICADO DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO DE ALUNO ESPECIAL NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - ANO ACADÊMICO 2015B. COMUNICADO DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO DE ALUNO ESPECIAL NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - ANO ACADÊMICO 2015B. O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade

Leia mais

Dispõe sobre o ingresso no Curso de Pós Graduação em Higiene Ocupacional, conforme Resolução nº 136/2015 do Conselho Superior IFPB.

Dispõe sobre o ingresso no Curso de Pós Graduação em Higiene Ocupacional, conforme Resolução nº 136/2015 do Conselho Superior IFPB. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL (PPGHO). EDITAL Nº 31/201 Dispõe sobre

Leia mais

EDITAL Nº02, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2015. PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIA: VOLUNTÁRIA

EDITAL Nº02, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2015. PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIA: VOLUNTÁRIA EDITAL Nº0, DE 09 DE FEVEREIRO DE 05. PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIA: VOLUNTÁRIA O DIRETOR DO CÂMPUS DO PANTANAL da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,

Leia mais

FUNDAÇÃO CULTURAL E DE FOMENTO À PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO.

FUNDAÇÃO CULTURAL E DE FOMENTO À PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO. EDITAL FADEX, DE 02 DE JULHO DE 2015. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE EXTENSÃO ACADÊMICA EM MEDICINA VETERINÁRIA A Coordenação do Projeto I Ciclo de Estudos em Medicina Veterinária (Contrato

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTÁBEIS EDITAL DE INSCRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTÁBEIS EDITAL DE INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTÁBEIS EDITAL DE INSCRIÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: 6.02.00.00-6 - ADMINISTRAÇÃO A coordenação

Leia mais

As vagas serão distribuídas conforme a disponibilidade dos orientadores, conforme informado abaixo:

As vagas serão distribuídas conforme a disponibilidade dos orientadores, conforme informado abaixo: 1 FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG XX/2016/FMVZ/USP A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo comunica que, na secretaria

Leia mais

MESTRADO EM FISIOLOGIA MOLECULAR DE PLANTAS 4ª EDIÇÃO

MESTRADO EM FISIOLOGIA MOLECULAR DE PLANTAS 4ª EDIÇÃO Escola de Ciências MESTRADO EM FISIOLOGIA MOLECULAR DE PLANTAS 4ª EDIÇÃO UNIVERSIDADE DO PORTO UNIVERSIDADE DO MINHO FACULDADE DE CIÊNCIAS ESCOLA DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA DE BIOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CURSO DE MESTRADO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EDITAL EXAME DE SELEÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CURSO DE MESTRADO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EDITAL EXAME DE SELEÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CURSO DE MESTRADO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EDITAL EXAME DE SELEÇÃO turma 2011 (Publicado em 12/08/2010) A Coordenação do

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde torna público o presente Edital, para a abertura de inscrições, visando

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL 001/ 2014 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em 13/02/2014) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DESPORTO PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL DE SELEÇÃO Nº 1 /2015 A Comissão de Seleção de Monitores, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL N 01/2013-PROEG -AGENDAMENTO

EDITAL N 01/2013-PROEG -AGENDAMENTO EDITAL N 01/2013-PROEG -AGENDAMENTO A Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação torna público aos interessados que está aberto o agendamento p a r a r e a l

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL - PPGBI

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL - PPGBI ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL - PPGBI EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO Encontram-se abertas na EEL-USP as inscrições

Leia mais

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) MODALIDADE PRESENCIAL

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) MODALIDADE PRESENCIAL CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) MODALIDADE PRESENCIAL 1. CURSOS E VAGAS OFERECIDAS CURSO PSICOLOGIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO Assistência Especializada ao Paciente Internado em Unidade de Terapia Intensiva

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO REITORIA. EDITAL N.º 001/2015 de 07/01/2015 PROCESSO SELETIVO 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO REITORIA. EDITAL N.º 001/2015 de 07/01/2015 PROCESSO SELETIVO 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO REITORIA EDITAL N.º 001/2015 de 07/01/2015 PROCESSO SELETIVO 2015 O reitor em exercício da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso

Leia mais

Departamento de Zootecnia

Departamento de Zootecnia EDITAL PARA TESTE SELETIVO Nº. 004/2007 Zootecnia A Universidade do Estado de Mato Grosso, através do Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas e do, torna público o processo de Abertura de Inscrição

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA CAMPUS DE ARARAS

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA CAMPUS DE ARARAS GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA CAMPUS DE ARARAS PERFIL 1 215090 Física para 1 04 220612 Tópicos em Matemática I 04 220663 Introdução a 04 220671 Fundamentos de Química 04 220680

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO E CONSERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS NATURAIS E AGRÁRIOS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2013/II

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO E CONSERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS NATURAIS E AGRÁRIOS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2013/II MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS FLORESTAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Campus Universitário Florestal, MG - 35690-000 Telefone

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI Edital Nº 04, de 29 de setembro de 2015 O Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Edital 01/2016 Seleção do Programa de Recursos Genéticos Vegetais UFRB/Embrapa Mandioca e Fruticultura

Edital 01/2016 Seleção do Programa de Recursos Genéticos Vegetais UFRB/Embrapa Mandioca e Fruticultura Edital 01/2016 Seleção do Programa de UFRB/ Estabelece as normas e condições para o Processo Seletivo com vistas ao ingresso no Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais (Mestrado Acadêmico)

Leia mais

O acesso ao curso será mediante processo seletivo de Análise Curricular e entrevista.

O acesso ao curso será mediante processo seletivo de Análise Curricular e entrevista. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 26/2013 - PPG/UEMA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA APLICADA AS CIÊNCIAS

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNA E INTERNA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UENF (Aprovado pela Câmara de Graduação em 15 de setembro de 2015)

EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNA E INTERNA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UENF (Aprovado pela Câmara de Graduação em 15 de setembro de 2015) EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNA E INTERNA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UENF (Aprovado pela Câmara de Graduação em 15 de setembro de 2015) A Pró-Reitoria de Graduação da torna público aos interessados que

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu em Sistemas Web e Dispositivos Móveis

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu em Sistemas Web e Dispositivos Móveis Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu em Sistemas Web e Dispositivos Móveis A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis informa

Leia mais

(Publicado em 02/02/2015)

(Publicado em 02/02/2015) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL N 01 / 2015 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em 02/02/2015) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 01-2016

EDITAL DE SELEÇÃO 01-2016 EDITAL DE SELEÇÃO 01-2016 Estabelece as normas e condições para o Processo Seletivo nos Cursos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em da UFRB, para ingresso no semestre acadêmico 2016.1. A Universidade

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CONSELHO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU EM GENÉTICA E MELHORAMENTO DE LANTAS Aprova o edital 001/2014 PGMP do processo seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR EDITAL N O 08/2015 PPGBM PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO

Leia mais

CURSO DE ZOOTECNIA CARACTERIZAÇÃO DOS DOCENTES 1º.

CURSO DE ZOOTECNIA CARACTERIZAÇÃO DOS DOCENTES 1º. 1º. Período Introdução ao Cálculo 60 Luciana Alvarenga Santos Graduação em Engenharia Civil, Mestrado em Estruturas de Concreto. Química Geral 60 Nayara Penoni Graduação em Química e Mestrado em Agroquímica.

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau

Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO CURSO: Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Águas e Efluentes A Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau informa

Leia mais

EDITAL Nº 007/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL 2ª Edição

EDITAL Nº 007/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL 2ª Edição UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL Nº 007/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL 2ª Edição A Faculdade

Leia mais

EDITAL Nº 01, DE 22 DE OUTUBRO DE 2012 PROCESSO SELETIVO PARA 2013.1

EDITAL Nº 01, DE 22 DE OUTUBRO DE 2012 PROCESSO SELETIVO PARA 2013.1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 01, DE 22 DE OUTUBRO DE 2012 PROCESSO SELETIVO PARA 2013.1 A Coordenadora do Programa

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Enfermagem em Reprodução Humana Assistida

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Enfermagem em Reprodução Humana Assistida Rua Vieira Maciel, 62 Jd. Paulista, São Paulo, SP CEP 04503-040. Tel: 0**11 3018-3488. HOME PAGE: http://www.sapientiae.org.br E-Mail: cursos@sapientiae.org.br EDITAL Nº 019/2014 - SPG/AIS A (AIS) torna

Leia mais

As vagas serão distribuídas conforme a disponibilidade dos orientadores, conforme informado abaixo:

As vagas serão distribuídas conforme a disponibilidade dos orientadores, conforme informado abaixo: 1 FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG 08/2015/FMVZ/USP A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo comunica que, na Secretaria

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA

EDITAL Nº 02/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO EM ECONOMIA Universidade Católica de Brasília - UCB, torna público o presente edital de abertura de vagas para ALUNO ESPECIAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 25/2013 - PPG/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 25/2013 - PPG/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 25/2013 - PPG/UEMA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO PONTOS PARA CONCURSO PROFESSOR EFETIVO EDITAL 16/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO PONTOS PARA CONCURSO PROFESSOR EFETIVO EDITAL 16/2010 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO PONTOS PARA CONCURSO PROFESSOR EFETIVO EDITAL 16/2010 Quadro 1 Demonstrativo dos pontos e respectivas áreas, para o Campus UFRA/Belém.

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 009/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 009/2014 A Pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Anhanguera-Uniderp, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós- Graduação Stricto

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Automação

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Automação Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Automação A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa a abertura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA Edital de Abertura de Inscrição para o Processo de Seleção de Candidatos ao Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias Níveis: mestrado e doutorado SELEÇÃO PARA ANO LETIVO 2014 (Publicado em 22/08/2013)

Leia mais

EDITAL Nº 9/2010 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA EM CURSOS SUPERIORES

EDITAL Nº 9/2010 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA EM CURSOS SUPERIORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 9/2010 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL nº 01/ 2013 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em11/11/2013) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC EDITAL DE SELEÇÃO Lages, SC - 2011 EDITAL Nº 042/2011/CAV O Diretor Geral do Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV, atendendo ao que dispõe o Regimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOCENTE Nº 05/2015

EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOCENTE Nº 05/2015 EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOCENTE Nº 05/2015 A ULBRA Manaus torna público o presente Edital de Abertura de Inscrição para provimento de cargo de professor horista, mediante SELEÇÃO PÚBLICA, de acordo com

Leia mais