Arquitetura de APIs Gráficas do JavaDTV LWUIT e DTV-UI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Arquitetura de APIs Gráficas do JavaDTV LWUIT e DTV-UI"

Transcrição

1 Erisvaldo Gadelha Saraiva Júnior Arquitetura de APIs Gráficas do JavaDTV LWUIT e DTV-UI Erisvaldo Gadelha Saraiva Júnior Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital Departamento de Informática - UFPB Contato: erisvaldojunior@gmail.com

2 Organize with Sections Objetivo Expor a arquitetura de APIs Gráficas do JavaDTV: LWUIT e DTV-UI. Imagens de telas confeccionadas com o LWUIT rodando em dispositivos móveis.

3 Roteiro de Apresentação APIs Gráficas do JavaDTV A API Gráfica LWUIT A API Gráfica DTV-UI Arquitetura de APIs Gráficas do JavaDTV: LWUIT e DTV-UI

4 APIs Gráficas do JavaDTV Descrição arquitetural das APIs Gráficas do JavaDTV

5 Arquitetura da plataforma Java (destacando o JavaME)

6 Arquitetura da plataforma JavaME

7 Arquitetura do Ginga-J Cenário A do Ginga-J Inicialmente, pensou-se em adotar o GEM, especificação européia composta pelas APIs JavaTV, DAVIC, HAVi e DVB.

8 Arquitetura do Ginga-J Cenário B do Ginga-J Posteriormente, substituiu-se o GEM pelo JavaDTV, especificação da Sun (em parceria com o Fórum brasileiro de TV Digital) composta pelas APIs JavaTV, Transport, LWUIT e App.

9 Arquitetura do Ginga-J APIs do JavaDTV

10 Arquitetura do Ginga-J Pacotes do JavaDTV 1.2.1

11 Arquitetura do Ginga-J Extensões do Ginga-J Os pacotes do JavaDTV permitem acesso genérico aos planos (exceto o plano de subtítulos) oferecidos pela plataforma para exibir conteúdo.

12 A API Gráfica LWUIT Descrição arquitetural da API Gráfica LWUIT, parte integrante do JavaDTV

13 A API Gráfica LCDUI

14 Introdução ao LWUIT LWUIT é uma biblioteca baseada no Swing que permite criar GUIs bastante atraentes em dispositivos que rodam as seguintes plataformas: JavaME (CLDC 1.1, MIDP 2.0 / CDC, FP e PBP) ou JavaSE. LWUIT oferece, entre outros recursos: suporte a Touch Screen, animações, botões, fontes, transições de telas, temas, layouts, abas, caixas de diálogo, integração 3D, etc.

15 Introdução ao LWUIT Cada componente visual do LWUIT possui uma série de propriedades, tais como: focusable, navigable e able to receive user inputs. Além disso, cada componente visual do LWUIT está associado a dois componentes: um relacionado a presentation (look) e outro relacionado a behavior (feel). Dessa forma, separa-se funcionalidade de visão.

16 LWUIT e a Arquitetura MVC LWUIT tem uma clara separação entre model, view e controller; Por ser inspirado no Swing, é fácil de aprender e adotar; LWUIT foi construído do zero e não depende do AWT. No LWUIT, tudo é customizável e extensível. Caso não exista um recurso ou componente, pode-se criá-lo e facilmente integrá-lo ao LWUIT.

17 Pacote com.sun.dtv.lwuit

18 Container Container é um Component responsável por armazenar vários componentes através do método addcomponent( ). Cada Container tem o seu próprio layout.

19 Form Form é um Container que serve como raiz para a interface do usuário. O Form é composto por Title, ContentPane e MenuBar.

20 Dialog Dialog é um Form que ocupa uma parte da tela; Dialog é, também, um Top Component ; Um Dialog pode ser modal ou modeless; Possui os métodos show() e dispose(); Pode ser criado de duas formas: Tipos de Dialog ALARM; CONFIRMATION; ERROR; INFO; WARNING. // Fábrica (método estático) Dialog.show( ); // Criar um novo objeto Dialog d = new Dialog(); d.show();

21 Dialog (Exemplo)

22 Dialog (Exemplo)

23 TabbedPane TabbedPane é um container de abas com títulos. Imagens também pode ser usadas como abas. As abas podem ser dispostas em qualquer lado: cabeçalho, rodapé, esquerda ou direita. Passa-se um componente para o método addtab() e especifica-se o título da aba ou imagem.

24 Pacote com.sun.dtv.lwuit

25 Label Um Label pode conter: Texto; Imagem; Texto e Imagem; Alinhamento Horizontal; Alinhamento Vertical.

26 Button Características de um Button: Herda de Label; Pode receber foco (focusable); Usa-se a tecla de seleção ou ponteiro para clicá-lo; Usa-se um ActionListener para descobrir quando o botão foi clicado.

27 RadioButton Características de um RadioButton: Herda de Button; Possui um estado booleano; Não faz muito por si só, deve ser agrupado com ButtonGroup.

28 CheckBox Características de um CheckBox: Herda de Button; Possui um estado booleano; Verifica-se a seleção do mesmo através do método isselected().

29 TextArea Características de um TextArea: Especifica linhas e colunas; Mostra o texto na tela; TextArea de múltiplas linhas podem aumentar de tamanho caso seja necessário; Constraints: ANY, DECIMAL, ADDR, INITIAL_CAPS_SENTENCE, INITIAL_CAPS_WORD, NON_PREDICTIVE, NUMERIC, PASSWORD, PHONENUMBER, SENSITIVE, UNEDITABLE, URL.

30 TextField Características de um TextField: Herda de TextArea; Representa um campo de texto (uma única linha).

31 List Crucial para aplicações interativas; Modelo de separação MVC (ListModel, ListCellRenderer e ListEvents, respectivamente); Repleto de modos úteis: FIXED_NONE; FIXED_NONE_CYCLIC; FIXED_NONE_ONE_ELEM_ MARGIN_FROM_EDGE; FIXED_LEAD; FIXED_TRAIL; FIXED_CENTER.

32 ListModel Representa a estrutura de dados de um List. Crie a sua própria classe de modelo implementando a interface ListModel; Lance eventos de mudança de dados para a visão; O modelo permite que a lista mostre uma quantidade ilimitada de dados; List tem um modelo padrão, o DefaultModel.

33 ListCellRenderer Interface responsável por exibir os dados do modelo. List tem um modelo padrão, o DefaultListCellRenderer.

34 ListEvents Quanto aos EVENTOS de List, podem ser de três tipos: Action Events; Selection Events; Data Events.

35 ComboBox Características de um ComboBox: É um tipo de List Tem um model; Pode usar um cell renderer customizado. Mostra a seleção atual; Abre uma lista de opções.

36 List (Exemplo)

37 List (Exemplo)

38 1. Coleção de atributos de estilo; 2. Declaros no arquivo.res: 1. Temas; 2. Fontes; 3. Imagens; 4. Animações; 5. Localização (L10N). 3. O tema pode ser substituído em tempo real.

39 Classes do pacote com.sun.dtv.lwuit

40 Pacotes e classes de LWUIT

41 A API Gráfica DTV-UI Descrição arquitetural da API Gráfica DTV-UI, parte integrante do JavaDTV

42 Introdução a DTV-UI DTV-UI, representada pelo pacote com.sun.dtv.ui, como o próprio nome diz, traz funcionalidades específicas para interfaces em TV Digital. DTV-UI oferece acesso a tela e configurações, dispositivos específicos de entrada do usuário e o TextLayout Manager. Além disso, suporta os diversos planos de tela do dispositivo.

43 Graphic Plane Support API DTV-UI (com.sun.dtv.ui) permite acesso genérico aos planos (br.org.sbtvd.ui), oferecidos pela plataforma para exibição de conteúdo. Cinco planos: Video, StillPicture, Switching Plane, Text and Graphics Plane, Subtitle Plane.

44 Graphic Plane Support API A Graphic Plane Support API define três classes adicionais para as APIs de Interface do JavaDTV: ColorCoding, StillPicture e SwitchArea.» ColorCoding possui constantes para enumerar os possíveis modelos de codificação para cada plano;» StillPicture permite que imagens JPEG sejam inseridas no plano estático de imagens;» SwitchArea é um componente que define uma área retangular para o plano de seleção de vídeo/imagem. Cada retângulo pode ser adicionado através do método addcomponent( ) de com.sun.dtv.lwuit.component, no qual o plano de imagens estáticas aparecerá sobre o plano de vídeo ou vice-versa, dependendo do estilo (cor) do componente (preto mostra o vídeo e branco mostra a imagem estática).

45 Modelo Gráfico do JavaDTV

46 Hierarquia de Componentes JavaDTV

47 Exemplo com DTV-UI (Parte 1/4)

48 Exemplo com DTV-UI (Parte 2/4)

49 Exemplo com DTV-UI (Parte 3/4)

50 Exemplo com DTV-UI (Parte 4/4)

51 CONFIGURAÇÕES DE TELA DTV-UI provê caminhos para controlar qualquer camada da sua apresentação visual. Para cada camada, é possível obter: aspect ratio, pixel aspect ratio, screen resolution e screen area. Suporta diferentes ratios e screen sizes, bem como alpha blending e alternância de camadas entre vídeo e imagem. Recomenda-se que a configuração seja obtida como um ScarceResource, sendo usado por uma única aplicação por vez.

52 TRATAMENTO GERAL DE EVENTOS DTV-UI provê acesso a eventos de entradas do usuário antes deles serem processados pelo mecanismo de alto nível de tratamento de eventos do Java. Os eventos de entradas do usuário são agrupados pelo tipo: numerical keys, arrow keys, colored keys. Essas classes definem funcionalidades para o layout dos textos e sua renderização na tela.

53 Classes do pacote com.sun.dtv.ui.event

54 Classes do pacote com.sun.dtv.ui.event

55 LAYOUT MANAGERS DTV-UI possui a interface TextLayoutManager e duas implementações de layout: DefaultTextLayoutManager e SophisticatedTextLayoutManager. Essas classes definem funcionalidades para o layout dos textos e sua renderização na tela. Similar ao Swing. Seis gerenciadores de layout são suportados (com.sun.dtv.lwuit.layouts): BorderLayout; BoxLayout; FlowLayout; GridLayout; CoordinateLayout; GroupLayout.

56 Exemplo de uso de Layout Managers

57

58 Classes do pacote com.sun.dtv.ui

59 Pacote com.sun.dtv.ui

60 Pacote com.sun.dtv.ui

61 Pacote com.sun.dtv.ui

62 Pacotes e classes de DTV-UI

63 Referências

64 ? Dúvidas? Questionamentos sobre LWUIT e DTV-UI

65 What s Your Message? OBRIGADO!

Programação Orientada a Objetos II

Programação Orientada a Objetos II Programação Orientada a Objetos II Interfaces Márcio Alves de Macêdo Baseado no material de: ime.usp Cronograma Pacotes gráficos da linguagem Java Container AWT Component AWT Pacotes gráficos A linguagem

Leia mais

Interface Gráficas Parte I. Bruno Crestani Calegaro

Interface Gráficas Parte I. Bruno Crestani Calegaro Interface Gráficas Parte I Bruno Crestani Calegaro Conteúdo da Aula GUI, Graphical User Interface, é nada mais que a tela que um programa apresenta para um usuário Até o agora nossos programas foram desenvolvidos

Leia mais

Aula 11: Interfaces gráficas (1/2): elementos de interface Swing

Aula 11: Interfaces gráficas (1/2): elementos de interface Swing Aula 11: Interfaces gráficas (1/2): elementos de interface Swing Motivação como fazer programas com interface gráfica em Java? solução: uso de pacotes (listados na API) AWT (java.awt.*) Swing (javax.swing.*)

Leia mais

Técnicas de Programação II

Técnicas de Programação II Técnicas de Programação II Aula 03 GUI e Swing Edirlei Soares de Lima GUI Graphical User Interface A API Java fornece diversas classes destinadas a criação de interfaces gráficas.

Leia mais

Java Foundation Classes Coleção de pacotes para criação de aplicações completas Desktop Interfaces gráficas (GUIs- Graphical User Interface)

Java Foundation Classes Coleção de pacotes para criação de aplicações completas Desktop Interfaces gráficas (GUIs- Graphical User Interface) Interface Gráfica Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br Programação Orientada a Objetos JFC Java Foundation Classes Coleção de pacotes para criação de aplicações completas Desktop Interfaces gráficas

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Estilos de Interação

Estilos de Interação Universidade Federal Fluminense Mestrado em Computação Interação Humano-Computador Prof Ana Cristina Adrielle Aparecida da Silva Linha de Comando Estilos de Interação A interação realizada por linha de

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS ADS 6º Período INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Interface gráfica - gerenciadores de layout No Android, existem diversos tipos de gerenciadores

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Componentes Visuais Gerenciadores de Layouts Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Apresentar os conceitos básicos da programação de interfaces visuais para Android

Leia mais

Programação Orientada a Objetos II

Programação Orientada a Objetos II Programação Orientada a Objetos II Interfaces Gráficas Componentes Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com www.bolinhabolinha.com Ementa Introdução ao Desenvolvimento de Interfaces Gráficas Herança

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. CC 3º Período

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. CC 3º Período PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS CC 3º Período PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br www.diemesleno.com.br PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Unidade VI - Interfaces

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos II Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Servidor de Aplicações WEB Tomcat Servidor Tomcat Foi desenvolvido

Leia mais

Componentes Parte 03

Componentes Parte 03 Componentes Parte 03 Prof. Edwar Saliba Júnior Setembro de 2012 Unidade 05 Componentes Parte 03 1 JTable Componente capaz de mostrar dados na tela de maneira tabular. Partes visuais do JTable: Título:

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Interfaces Gráficas parte 3

Interfaces Gráficas parte 3 parte 3 (Listview, AlertDialog e ActionBar) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática ( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento Instalação

Leia mais

Disciplina-POO-III- 3º Anos(Inf) (Lista de Exercícios III - Bimestre) 19/08/2015

Disciplina-POO-III- 3º Anos(Inf) (Lista de Exercícios III - Bimestre) 19/08/2015 Disciplina-POO-III- 3º Anos(Inf) (Lista de Exercícios III - Bimestre) 19/08/2015 1) Escrever um programa usando o pacote (awt). Que mostre no video um formulário com um botão de comandos ao sul uma caixa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar conteúdo autor: Fábio Roberto Teodoro 25 de março de 2010 Sumário 1 Definições 3 2 Interface Administrativa 4 3 Conteúdo 6 3.1 Notícias............................................

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -INTERFACES GRÁFICAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -INTERFACES GRÁFICAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -INTERFACES GRÁFICAS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br ROTEIRO 2. Programação visual com a IDE Netbeans Projetos Tipos de projetos Desenvolvimento

Leia mais

Programação de Interfaces Gráficas. Aula 1. Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardoxpto@gmail.com) http://carloseduardoxp.wordpress.

Programação de Interfaces Gráficas. Aula 1. Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardoxpto@gmail.com) http://carloseduardoxp.wordpress. Programação de Interfaces Gráficas Aula 1 Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardoxpto@gmail.com) http://carloseduardoxp.wordpress.com "Use o seu tempo para melhorar a si mesmo através dos escritos

Leia mais

SUMÁRIO. Cursos STE SUMÁRIO... 1

SUMÁRIO. Cursos STE SUMÁRIO... 1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 STEGEM - INTERFACE... 2 1 Introdução... 2 2 A interface... 2 2.1 Painel de Navegação... 3 2.2 Barra de Menus em forma de Ribbon... 4 2.3 Painel de Trabalho... 5 2.4 Barra de Status...

Leia mais

Desenvolvendo aplicações Java para TV Digital Ginga-J. Carlos Fernando Gonçalves César Augusto Fusca Thiago G. Vespa

Desenvolvendo aplicações Java para TV Digital Ginga-J. Carlos Fernando Gonçalves César Augusto Fusca Thiago G. Vespa Desenvolvendo aplicações Java para TV Digital Ginga-J Carlos Fernando Gonçalves César Augusto Fusca Thiago G. Vespa Agenda Motivação Introdução Interatividade nas emissoras de TV Middleware Ginga Ginga

Leia mais

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar a iniciação ao OneNote 1 O MICROSOFT OFFICE ONENOTE 2003 OPTIMIZA A PRODUTIVIDADE AO PERMITIR QUE OS UTILIZADORES CAPTEM, ORGANIZEM

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE

Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE 1 Índice Estrutura Viewlets 21 Portlets 26 2 Estrutura Intermediário Depois de conhecer a estrutura principal do Plone e realizar as configurações

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2007

Microsoft Powerpoint 2007 Apostila de informática Breno Damasceno Microsoft Powerpoint 2007 É um software de apresentação multimídia da Microsoft. Com o PowerPoint podemos criar apresentações utilizando recursos de imagem, som

Leia mais

Scalable Vector Graphics. Kadu Neves Rafael Rocha

Scalable Vector Graphics. Kadu Neves Rafael Rocha Scalable Vector Graphics Kadu Neves Rafael Rocha Roteiro Introdução Vantagens do Uso do SVG Perfis SVG A especificaçào JSR-226 Exemplos Introdução Scalable Vector Graphics é um padrão aberto para descrever

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Cadastrar Categorias e Produtos

Cadastrar Categorias e Produtos Cadastrar Categorias e Produtos 1- Introdução Bom, agora que você conseguiu configurar a sua loja com sucesso, incluindo as informações do PagSeguro, precisamos cadastrar o principal: Os Produtos, afinal,

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Programação Orientada a Objetos em Java. GUI Graphical User Interface

Programação Orientada a Objetos em Java. GUI Graphical User Interface Universidade Federal do Amazonas Departamento de Ciência da Computação IEC481 Projeto de Programas Programação Orientada a Objetos em Java GUI Graphical User Interface Professor: César Melo Slides baseados

Leia mais

Interface com o Usuário (UI) UIs Desacopladas (2/3) BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos

Interface com o Usuário (UI) UIs Desacopladas (2/3) BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Interface com o Usuário (UI) BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Humberto Mossri de Almeida hmossri_cursos@yahoo.com.br Marcelo Nassau Malta nassau_cursos@yahoo.com.br

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Swing. Page 1. Swing. Prof. Anderson Augustinho Uniandrade

Swing. Page 1. Swing. Prof. Anderson Augustinho Uniandrade Page 1 API A API renderiza/desenha por conta própria todos os componentes visuais, ao invés de delegar essa tarefa ao sistema operacional, como a maioria das outras APIs de interface gráfica trabalham.

Leia mais

Programação Java. Construção de Interfaces com Swing (I)

Programação Java. Construção de Interfaces com Swing (I) Programação Java Construção de Interfaces com Swing (I) Grupo de Linguagens de Programação Departamento de Informática PUC-Rio Abstract Window Toolkit (AWT) Peer-based Delega ao toolkit nativo a criação

Leia mais

B ringing Al l U sers to the Television

B ringing Al l U sers to the Television PUC Minas Campus de Poços de Caldas Departamento de Ciência da Computação Laboratório de Televisão Digital Interativa B ringing Al l U sers to the Television Prof. Dr. João Benedito dos Santos Junior Coordenador

Leia mais

Introdução ao Android

Introdução ao Android Introdução ao Android André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Parte 1 Conhecendo o Sistema e Primeiro Programa Roteiro Pré-requisitos Conceitos Básicos Configurando o Ambiente

Leia mais

Programação para Celular com Java

Programação para Celular com Java 1/13 Programação para Celular com Java Objetivo: Capacitar o aluno a desenvolver aplicações com o Sun Java Wireless Toolkit for CLDC. Sumário 1. Introdução:... 2 2. Como criar um novo Projeto?... 2 3.

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

Entender princípios de projeto. Capacitação para construir GUIs. Entender os pacotes que contém componentes de GUI, e as classes e interfaces de

Entender princípios de projeto. Capacitação para construir GUIs. Entender os pacotes que contém componentes de GUI, e as classes e interfaces de Parte I Entender princípios de projeto. Capacitação para construir GUIs. Entender os pacotes que contém componentes de GUI, e as classes e interfaces de tratamentos de eventos. Criar e manipular botões,

Leia mais

Tema 3 Ferramentas e Funcionalidades do Moodle

Tema 3 Ferramentas e Funcionalidades do Moodle Tema 3 Ferramentas e Funcionalidades do Moodle O Moodle dispõe de uma variedade de ferramentas que podem aumentar a eficácia de um curso online. É possível facilmente compartilhar materiais de estudo,

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Desenvolvimento para Android Prá9ca 2. Prof. Markus Endler

Desenvolvimento para Android Prá9ca 2. Prof. Markus Endler Desenvolvimento para Android Prá9ca 2 Prof. Markus Endler Criando o primeiro projeto Android Com o ambiente de desenvolvimento preparado, vá em File - > New - > Project... Na janela que abrir, selecione

Leia mais

Tutorial Sistema de Administração de Sites - SAS

Tutorial Sistema de Administração de Sites - SAS Tutorial Sistema de Administração de Sites - SAS Este tutorial visa esclarecer dúvidas quanto ao sistema desenvolvido na DATI para o gerenciamento de conteúdos dos sites da instituição. Antes de conhecer

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Aula 3 Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Microsoft Word Tema da aula: Criando um Papel Timbrado Características do Papel Timbrado 1. Nome da empresa no cabeçalho 2. Design

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 Índice 1 - Objetivo 2 - Descrição do ambiente 2.1. Tecnologias utilizadas 2.2. Estrutura de pastas 2.3. Bibliotecas já incluídas 3 - Características gerais 4 - Criando

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

LOJAS ESPECIAIS 2014

LOJAS ESPECIAIS 2014 LOJAS ESPECIAIS 2014 LOJAS ESPECIAIS 2014 ÍNDICE Personalização da Página 3 Dúvidas Frequentes 6 LOJAS ESPECIAIS 2014 PERSONALIZAÇÃO DA PÁGINA Para iniciar a personalização acesse Catalogo Gerenciar Categorias

Leia mais

Identidade Digital Padrão de Governo

Identidade Digital Padrão de Governo Identidade Digital Padrão de Governo Participantes do Projeto Presidência da República Secretaria de Comunicação SECOM Diretoria de Tecnologia DITEC Ministério do Planejamento Secretaria de Logística e

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Quebra cabeça com Recorte Para a produção deste

Leia mais

Prof. Kleber R. Rovai

Prof. Kleber R. Rovai Msn: klrovai@hotmail.com E-mail: Skype: klrovai 2 1 - Programa destinado a criação e exibição de apresentações no computador - No Power Point é possível criar: - Apresentações - Conjunto de slides, folhetos,

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

Tema 1 Configurar a sala de aula de uma disciplina

Tema 1 Configurar a sala de aula de uma disciplina Tema 1 Configurar a sala de aula de uma disciplina Neste tutorial são apresentados os elementos mais utilizados na configuração de uma disciplina na plataforma Moodle. É uma área de acesso restrito, apenas

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

Na página que se abre, o usuário informa os seguintes campos (todos obrigatórios):

Na página que se abre, o usuário informa os seguintes campos (todos obrigatórios): WebPlan MVC Manual de Operação Ouvidoria O módulo de ouvidoria fornece acesso a beneficiários, prestadores e outras entidades (inclusive que não se relacionam com a operadora) de forma que possam abrir

Leia mais

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário

Leia mais

Manual de Publicação Wordpress

Manual de Publicação Wordpress Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual de Publicação Wordpress Núcleo de Tecnologia da Informação - UFMS Maurílio Mussi Montanha 2014 Sumário 1 Introdução... 3 2 ACESSO À INTERFACE

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Informática. Aula: 04/06. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Informática. Aula: 04/06. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Informática Aula: 04/06 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

MICROSOFT POWER POINT

MICROSOFT POWER POINT MICROSOFT POWER POINT Programa destinado a criação e exibição de apresentações em seu computador. Através de ferramentas poderosas, você poderá preparar apresentações profissionais de forma simples e rápida.

Leia mais

Manual de Uso. Intranet

Manual de Uso. Intranet Manual de Uso Intranet última atualização: setembro de 2013 1 2 Sumário 1- Acesso 04 2- Gerenciamento de páginas 04 3- Gerenciamento de layout e aparência das páginas 3.1- Layout 3.3- Aparência 07 07 08

Leia mais

A Internet 7 Criação de Páginas Web

A Internet 7 Criação de Páginas Web 7 - Criação de Páginas Web A Internet A Internet Empresas, instituições e pessoas individuais estão cada vez mais interessadas não só em aceder ao imenso manancial de informação disponibilizado pela Internet

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2014.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Android Android é um sistema operacional para dispositivos móveis Kernel Linux, drivers e bibliotecas do

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU 1 1. Como logar no sistema como usuário autenticado Para logar no sistema como usuário autenticado é necessário digitar /user na frente

Leia mais

Manual do Blogilo. Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama

Manual do Blogilo. Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o Blogilo 6 2.1 Iniciando........................................... 6 2.2 Configurar um blog....................................

Leia mais

Minicurso introdutório de desenvolvimento para dispositivos Android. Cristiano Costa

Minicurso introdutório de desenvolvimento para dispositivos Android. Cristiano Costa Minicurso introdutório de desenvolvimento para dispositivos Android Cristiano Costa Desenvolvimento da interface estática Sobre mim Graduando em Engenharia Eletrônica - UNIFEI Trabalhou em desenvolvimento

Leia mais

mkdir /srv/www/default/html/calculadora/imagens mkdir /srv/www/default/html/calculadora/blocos

mkdir /srv/www/default/html/calculadora/imagens mkdir /srv/www/default/html/calculadora/blocos Programando em PHP www.guilhermepontes.eti.br lgapontes@gmail.com Criando uma Calculadora Primeiramente deve se criar uma estrutura para armazenar os arquivos necessários para o funcionamento da calculadora.

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos)

Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos) Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos) Para a gerência de conteúdo no site do Campus Online, é utilizado um componente do Joomla, o K2. Este componente permite que o conteúdo seja gerenciado

Leia mais

Gerenciadores de Layout Parte 1

Gerenciadores de Layout Parte 1 Gerenciadores de Layout Parte 1 1. Objetivos Os gerenciadores de layout têm a função de definir o layout a ser usado num componente gráfico, com um painel ou um frame, isto é, o gerenciador permite dividir

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Prof. Msc Elvis Pontes. Unidade IV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Prof. Msc Elvis Pontes. Unidade IV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Msc Elvis Pontes Unidade IV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Formatação de planilhas Configuração de páginas; Layout da página; Margens Formatação de planilhas Definir todas as margens, com medidas personalizadas;

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

1 2 3 W O R K S H O P 4 5 6 W O R K S H O P 7 W O R K S H O P 8 9 10 Instruções gerais para a realização das Propostas de Actividades Para conhecer em pormenor o INTERFACE DO FRONTPAGE clique aqui 11 CONSTRUÇÃO

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

DSS 09/10 DSS 09/10 DSS 09/10. Aplicações Multi-camada. Construção de interfaces em Java/Swing. Aula 2

DSS 09/10 DSS 09/10 DSS 09/10. Aplicações Multi-camada. Construção de interfaces em Java/Swing. Aula 2 Universidade do Minho Departamento de Informática Aplicações Multi-camada Construção de interfaces em Java/Swing Aula 2 Contribuições de: António Nestor Ribeiro José Creissac Campos 2 Programação Orientada

Leia mais

SMS Corporativo Manual do Usuário

SMS Corporativo Manual do Usuário NEXTEL SMS Corporativo Manual do Usuário Conteúdo 2 CAPÍTU LO 1 Introdução 3 CAPÍTU LO 2 Funcionalidades 1 Copyright Curupira S/A TakeNET INTRODUÇÃO A FERRAMENTA O SMS Corporativo é um serviço criado para

Leia mais

DWEB. Design para Web. HTML5 - Marcação de formulário. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico

DWEB. Design para Web. HTML5 - Marcação de formulário. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico DWEB Design para Web Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico HTML5 - Marcação de formulário E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis

Leia mais

Microsoft Office FrontPage 2003

Microsoft Office FrontPage 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office FrontPage 2003 1 Microsoft Office FrontPage 2003 O Microsoft

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Erisvaldo Gadelha Saraiva Júnior Ginga-J Emulator: Uma Ferramenta de Execução de Aplicações Imperativas para o Middleware Ginga

Erisvaldo Gadelha Saraiva Júnior Ginga-J Emulator: Uma Ferramenta de Execução de Aplicações Imperativas para o Middleware Ginga UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Erisvaldo Gadelha Saraiva Júnior Ginga-J Emulator: Uma Ferramenta de Execução de Aplicações Imperativas

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Digifort Mobile Manual Version 1.0 Rev. A

Digifort Mobile Manual Version 1.0 Rev. A Digifort Mobile Manual Version 1.0 Rev. A 2 Digifort Mobile - Versão 1.0 Índice Parte I Bem vindo ao Manual do Digifort Mobile 1.0 5 1 Screen... Shots 5 2 A quem... se destina este manual 5 3 Como utilizar...

Leia mais