Arquitetura de APIs Gráficas do JavaDTV LWUIT e DTV-UI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Arquitetura de APIs Gráficas do JavaDTV LWUIT e DTV-UI"

Transcrição

1 Erisvaldo Gadelha Saraiva Júnior Arquitetura de APIs Gráficas do JavaDTV LWUIT e DTV-UI Erisvaldo Gadelha Saraiva Júnior Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital Departamento de Informática - UFPB Contato:

2 Organize with Sections Objetivo Expor a arquitetura de APIs Gráficas do JavaDTV: LWUIT e DTV-UI. Imagens de telas confeccionadas com o LWUIT rodando em dispositivos móveis.

3 Roteiro de Apresentação APIs Gráficas do JavaDTV A API Gráfica LWUIT A API Gráfica DTV-UI Arquitetura de APIs Gráficas do JavaDTV: LWUIT e DTV-UI

4 APIs Gráficas do JavaDTV Descrição arquitetural das APIs Gráficas do JavaDTV

5 Arquitetura da plataforma Java (destacando o JavaME)

6 Arquitetura da plataforma JavaME

7 Arquitetura do Ginga-J Cenário A do Ginga-J Inicialmente, pensou-se em adotar o GEM, especificação européia composta pelas APIs JavaTV, DAVIC, HAVi e DVB.

8 Arquitetura do Ginga-J Cenário B do Ginga-J Posteriormente, substituiu-se o GEM pelo JavaDTV, especificação da Sun (em parceria com o Fórum brasileiro de TV Digital) composta pelas APIs JavaTV, Transport, LWUIT e App.

9 Arquitetura do Ginga-J APIs do JavaDTV

10 Arquitetura do Ginga-J Pacotes do JavaDTV 1.2.1

11 Arquitetura do Ginga-J Extensões do Ginga-J Os pacotes do JavaDTV permitem acesso genérico aos planos (exceto o plano de subtítulos) oferecidos pela plataforma para exibir conteúdo.

12 A API Gráfica LWUIT Descrição arquitetural da API Gráfica LWUIT, parte integrante do JavaDTV

13 A API Gráfica LCDUI

14 Introdução ao LWUIT LWUIT é uma biblioteca baseada no Swing que permite criar GUIs bastante atraentes em dispositivos que rodam as seguintes plataformas: JavaME (CLDC 1.1, MIDP 2.0 / CDC, FP e PBP) ou JavaSE. LWUIT oferece, entre outros recursos: suporte a Touch Screen, animações, botões, fontes, transições de telas, temas, layouts, abas, caixas de diálogo, integração 3D, etc.

15 Introdução ao LWUIT Cada componente visual do LWUIT possui uma série de propriedades, tais como: focusable, navigable e able to receive user inputs. Além disso, cada componente visual do LWUIT está associado a dois componentes: um relacionado a presentation (look) e outro relacionado a behavior (feel). Dessa forma, separa-se funcionalidade de visão.

16 LWUIT e a Arquitetura MVC LWUIT tem uma clara separação entre model, view e controller; Por ser inspirado no Swing, é fácil de aprender e adotar; LWUIT foi construído do zero e não depende do AWT. No LWUIT, tudo é customizável e extensível. Caso não exista um recurso ou componente, pode-se criá-lo e facilmente integrá-lo ao LWUIT.

17 Pacote com.sun.dtv.lwuit

18 Container Container é um Component responsável por armazenar vários componentes através do método addcomponent( ). Cada Container tem o seu próprio layout.

19 Form Form é um Container que serve como raiz para a interface do usuário. O Form é composto por Title, ContentPane e MenuBar.

20 Dialog Dialog é um Form que ocupa uma parte da tela; Dialog é, também, um Top Component ; Um Dialog pode ser modal ou modeless; Possui os métodos show() e dispose(); Pode ser criado de duas formas: Tipos de Dialog ALARM; CONFIRMATION; ERROR; INFO; WARNING. // Fábrica (método estático) Dialog.show( ); // Criar um novo objeto Dialog d = new Dialog(); d.show();

21 Dialog (Exemplo)

22 Dialog (Exemplo)

23 TabbedPane TabbedPane é um container de abas com títulos. Imagens também pode ser usadas como abas. As abas podem ser dispostas em qualquer lado: cabeçalho, rodapé, esquerda ou direita. Passa-se um componente para o método addtab() e especifica-se o título da aba ou imagem.

24 Pacote com.sun.dtv.lwuit

25 Label Um Label pode conter: Texto; Imagem; Texto e Imagem; Alinhamento Horizontal; Alinhamento Vertical.

26 Button Características de um Button: Herda de Label; Pode receber foco (focusable); Usa-se a tecla de seleção ou ponteiro para clicá-lo; Usa-se um ActionListener para descobrir quando o botão foi clicado.

27 RadioButton Características de um RadioButton: Herda de Button; Possui um estado booleano; Não faz muito por si só, deve ser agrupado com ButtonGroup.

28 CheckBox Características de um CheckBox: Herda de Button; Possui um estado booleano; Verifica-se a seleção do mesmo através do método isselected().

29 TextArea Características de um TextArea: Especifica linhas e colunas; Mostra o texto na tela; TextArea de múltiplas linhas podem aumentar de tamanho caso seja necessário; Constraints: ANY, DECIMAL, ADDR, INITIAL_CAPS_SENTENCE, INITIAL_CAPS_WORD, NON_PREDICTIVE, NUMERIC, PASSWORD, PHONENUMBER, SENSITIVE, UNEDITABLE, URL.

30 TextField Características de um TextField: Herda de TextArea; Representa um campo de texto (uma única linha).

31 List Crucial para aplicações interativas; Modelo de separação MVC (ListModel, ListCellRenderer e ListEvents, respectivamente); Repleto de modos úteis: FIXED_NONE; FIXED_NONE_CYCLIC; FIXED_NONE_ONE_ELEM_ MARGIN_FROM_EDGE; FIXED_LEAD; FIXED_TRAIL; FIXED_CENTER.

32 ListModel Representa a estrutura de dados de um List. Crie a sua própria classe de modelo implementando a interface ListModel; Lance eventos de mudança de dados para a visão; O modelo permite que a lista mostre uma quantidade ilimitada de dados; List tem um modelo padrão, o DefaultModel.

33 ListCellRenderer Interface responsável por exibir os dados do modelo. List tem um modelo padrão, o DefaultListCellRenderer.

34 ListEvents Quanto aos EVENTOS de List, podem ser de três tipos: Action Events; Selection Events; Data Events.

35 ComboBox Características de um ComboBox: É um tipo de List Tem um model; Pode usar um cell renderer customizado. Mostra a seleção atual; Abre uma lista de opções.

36 List (Exemplo)

37 List (Exemplo)

38 1. Coleção de atributos de estilo; 2. Declaros no arquivo.res: 1. Temas; 2. Fontes; 3. Imagens; 4. Animações; 5. Localização (L10N). 3. O tema pode ser substituído em tempo real.

39 Classes do pacote com.sun.dtv.lwuit

40 Pacotes e classes de LWUIT

41 A API Gráfica DTV-UI Descrição arquitetural da API Gráfica DTV-UI, parte integrante do JavaDTV

42 Introdução a DTV-UI DTV-UI, representada pelo pacote com.sun.dtv.ui, como o próprio nome diz, traz funcionalidades específicas para interfaces em TV Digital. DTV-UI oferece acesso a tela e configurações, dispositivos específicos de entrada do usuário e o TextLayout Manager. Além disso, suporta os diversos planos de tela do dispositivo.

43 Graphic Plane Support API DTV-UI (com.sun.dtv.ui) permite acesso genérico aos planos (br.org.sbtvd.ui), oferecidos pela plataforma para exibição de conteúdo. Cinco planos: Video, StillPicture, Switching Plane, Text and Graphics Plane, Subtitle Plane.

44 Graphic Plane Support API A Graphic Plane Support API define três classes adicionais para as APIs de Interface do JavaDTV: ColorCoding, StillPicture e SwitchArea.» ColorCoding possui constantes para enumerar os possíveis modelos de codificação para cada plano;» StillPicture permite que imagens JPEG sejam inseridas no plano estático de imagens;» SwitchArea é um componente que define uma área retangular para o plano de seleção de vídeo/imagem. Cada retângulo pode ser adicionado através do método addcomponent( ) de com.sun.dtv.lwuit.component, no qual o plano de imagens estáticas aparecerá sobre o plano de vídeo ou vice-versa, dependendo do estilo (cor) do componente (preto mostra o vídeo e branco mostra a imagem estática).

45 Modelo Gráfico do JavaDTV

46 Hierarquia de Componentes JavaDTV

47 Exemplo com DTV-UI (Parte 1/4)

48 Exemplo com DTV-UI (Parte 2/4)

49 Exemplo com DTV-UI (Parte 3/4)

50 Exemplo com DTV-UI (Parte 4/4)

51 CONFIGURAÇÕES DE TELA DTV-UI provê caminhos para controlar qualquer camada da sua apresentação visual. Para cada camada, é possível obter: aspect ratio, pixel aspect ratio, screen resolution e screen area. Suporta diferentes ratios e screen sizes, bem como alpha blending e alternância de camadas entre vídeo e imagem. Recomenda-se que a configuração seja obtida como um ScarceResource, sendo usado por uma única aplicação por vez.

52 TRATAMENTO GERAL DE EVENTOS DTV-UI provê acesso a eventos de entradas do usuário antes deles serem processados pelo mecanismo de alto nível de tratamento de eventos do Java. Os eventos de entradas do usuário são agrupados pelo tipo: numerical keys, arrow keys, colored keys. Essas classes definem funcionalidades para o layout dos textos e sua renderização na tela.

53 Classes do pacote com.sun.dtv.ui.event

54 Classes do pacote com.sun.dtv.ui.event

55 LAYOUT MANAGERS DTV-UI possui a interface TextLayoutManager e duas implementações de layout: DefaultTextLayoutManager e SophisticatedTextLayoutManager. Essas classes definem funcionalidades para o layout dos textos e sua renderização na tela. Similar ao Swing. Seis gerenciadores de layout são suportados (com.sun.dtv.lwuit.layouts): BorderLayout; BoxLayout; FlowLayout; GridLayout; CoordinateLayout; GroupLayout.

56 Exemplo de uso de Layout Managers

57

58 Classes do pacote com.sun.dtv.ui

59 Pacote com.sun.dtv.ui

60 Pacote com.sun.dtv.ui

61 Pacote com.sun.dtv.ui

62 Pacotes e classes de DTV-UI

63 Referências

64 ? Dúvidas? Questionamentos sobre LWUIT e DTV-UI

65 What s Your Message? OBRIGADO!

Java Foundation Classes Coleção de pacotes para criação de aplicações completas Desktop Interfaces gráficas (GUIs- Graphical User Interface)

Java Foundation Classes Coleção de pacotes para criação de aplicações completas Desktop Interfaces gráficas (GUIs- Graphical User Interface) Interface Gráfica Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br Programação Orientada a Objetos JFC Java Foundation Classes Coleção de pacotes para criação de aplicações completas Desktop Interfaces gráficas

Leia mais

Programação Orientada a Objetos II

Programação Orientada a Objetos II Programação Orientada a Objetos II Interfaces Márcio Alves de Macêdo Baseado no material de: ime.usp Cronograma Pacotes gráficos da linguagem Java Container AWT Component AWT Pacotes gráficos A linguagem

Leia mais

Aula 11: Interfaces gráficas (1/2): elementos de interface Swing

Aula 11: Interfaces gráficas (1/2): elementos de interface Swing Aula 11: Interfaces gráficas (1/2): elementos de interface Swing Motivação como fazer programas com interface gráfica em Java? solução: uso de pacotes (listados na API) AWT (java.awt.*) Swing (javax.swing.*)

Leia mais

Interface Gráficas Parte I. Bruno Crestani Calegaro

Interface Gráficas Parte I. Bruno Crestani Calegaro Interface Gráficas Parte I Bruno Crestani Calegaro Conteúdo da Aula GUI, Graphical User Interface, é nada mais que a tela que um programa apresenta para um usuário Até o agora nossos programas foram desenvolvidos

Leia mais

Técnicas de Programação II

Técnicas de Programação II Técnicas de Programação II Aula 03 GUI e Swing Edirlei Soares de Lima GUI Graphical User Interface A API Java fornece diversas classes destinadas a criação de interfaces gráficas.

Leia mais

Desenvolvendo aplicações Java para TV Digital Ginga-J. Carlos Fernando Gonçalves César Augusto Fusca Thiago G. Vespa

Desenvolvendo aplicações Java para TV Digital Ginga-J. Carlos Fernando Gonçalves César Augusto Fusca Thiago G. Vespa Desenvolvendo aplicações Java para TV Digital Ginga-J Carlos Fernando Gonçalves César Augusto Fusca Thiago G. Vespa Agenda Motivação Introdução Interatividade nas emissoras de TV Middleware Ginga Ginga

Leia mais

Programação Orientada a Objetos II

Programação Orientada a Objetos II Programação Orientada a Objetos II Interfaces Gráficas Componentes Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com www.bolinhabolinha.com Ementa Introdução ao Desenvolvimento de Interfaces Gráficas Herança

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. CC 3º Período

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. CC 3º Período PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS CC 3º Período PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br www.diemesleno.com.br PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Unidade VI - Interfaces

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -INTERFACES GRÁFICAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -INTERFACES GRÁFICAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -INTERFACES GRÁFICAS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br ROTEIRO 2. Programação visual com a IDE Netbeans Projetos Tipos de projetos Desenvolvimento

Leia mais

DSS 09/10 DSS 09/10 DSS 09/10. Aplicações Multi-camada. Construção de interfaces em Java/Swing. Aula 2

DSS 09/10 DSS 09/10 DSS 09/10. Aplicações Multi-camada. Construção de interfaces em Java/Swing. Aula 2 Universidade do Minho Departamento de Informática Aplicações Multi-camada Construção de interfaces em Java/Swing Aula 2 Contribuições de: António Nestor Ribeiro José Creissac Campos 2 Programação Orientada

Leia mais

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento Instalação

Leia mais

Erisvaldo Gadelha Saraiva Júnior Ginga-J Emulator: Uma Ferramenta de Execução de Aplicações Imperativas para o Middleware Ginga

Erisvaldo Gadelha Saraiva Júnior Ginga-J Emulator: Uma Ferramenta de Execução de Aplicações Imperativas para o Middleware Ginga UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Erisvaldo Gadelha Saraiva Júnior Ginga-J Emulator: Uma Ferramenta de Execução de Aplicações Imperativas

Leia mais

Swing. Page 1. Swing. Prof. Anderson Augustinho Uniandrade

Swing. Page 1. Swing. Prof. Anderson Augustinho Uniandrade Page 1 API A API renderiza/desenha por conta própria todos os componentes visuais, ao invés de delegar essa tarefa ao sistema operacional, como a maioria das outras APIs de interface gráfica trabalham.

Leia mais

Programação Orientada a Objetos em Java. GUI Graphical User Interface

Programação Orientada a Objetos em Java. GUI Graphical User Interface Universidade Federal do Amazonas Departamento de Ciência da Computação IEC481 Projeto de Programas Programação Orientada a Objetos em Java GUI Graphical User Interface Professor: César Melo Slides baseados

Leia mais

Componentes Parte 03

Componentes Parte 03 Componentes Parte 03 Prof. Edwar Saliba Júnior Setembro de 2012 Unidade 05 Componentes Parte 03 1 JTable Componente capaz de mostrar dados na tela de maneira tabular. Partes visuais do JTable: Título:

Leia mais

AWT Versus Swing. Java Deployment Course: Aula 5. por Jorge H C Fernandes (jhcf@di.ufpe.br) CESAR-DI-UFPE Recife, 1999

AWT Versus Swing. Java Deployment Course: Aula 5. por Jorge H C Fernandes (jhcf@di.ufpe.br) CESAR-DI-UFPE Recife, 1999 AWT Versus Swing Java Deployment Course: Aula 5 por Jorge H C Fernandes (jhcf@di.ufpe.br) CESAR-DI-UFPE Recife, 1999 AWT Versus Swing Java TM is a trademark of Sun Microsystems. Swing images where taken

Leia mais

Interface com o Usuário (UI) UIs Desacopladas (2/3) BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos

Interface com o Usuário (UI) UIs Desacopladas (2/3) BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Interface com o Usuário (UI) BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Humberto Mossri de Almeida hmossri_cursos@yahoo.com.br Marcelo Nassau Malta nassau_cursos@yahoo.com.br

Leia mais

Programação III. Interface Gráfica - Swing. Interface Gráfica Swing Jocélio Passos joceliodpassos@bol.com.br. Interface Gráfica - Swing

Programação III. Interface Gráfica - Swing. Interface Gráfica Swing Jocélio Passos joceliodpassos@bol.com.br. Interface Gráfica - Swing Programação III Interface Gráfica Swing Jocélio Passos joceliodpassos@bol.com.br Deitel Capítulo 11 : Imagens gráficas e Java 2D Capítulo 12 : Componentes Básicos Capítulo 13 : Componentes Avançados GUI

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Componentes Visuais Gerenciadores de Layouts Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Apresentar os conceitos básicos da programação de interfaces visuais para Android

Leia mais

Programação de Interfaces Gráficas. Aula 1. Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardoxpto@gmail.com) http://carloseduardoxp.wordpress.

Programação de Interfaces Gráficas. Aula 1. Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardoxpto@gmail.com) http://carloseduardoxp.wordpress. Programação de Interfaces Gráficas Aula 1 Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardoxpto@gmail.com) http://carloseduardoxp.wordpress.com "Use o seu tempo para melhorar a si mesmo através dos escritos

Leia mais

Programação Java. Construção de Interfaces com Swing (I)

Programação Java. Construção de Interfaces com Swing (I) Programação Java Construção de Interfaces com Swing (I) Grupo de Linguagens de Programação Departamento de Informática PUC-Rio Abstract Window Toolkit (AWT) Peer-based Delega ao toolkit nativo a criação

Leia mais

Estilos de Interação

Estilos de Interação Universidade Federal Fluminense Mestrado em Computação Interação Humano-Computador Prof Ana Cristina Adrielle Aparecida da Silva Linha de Comando Estilos de Interação A interação realizada por linha de

Leia mais

Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE

Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE 1 Índice Estrutura Viewlets 21 Portlets 26 2 Estrutura Intermediário Depois de conhecer a estrutura principal do Plone e realizar as configurações

Leia mais

Interfaces Gráficas parte 3

Interfaces Gráficas parte 3 parte 3 (Listview, AlertDialog e ActionBar) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação

Leia mais

Entender princípios de projeto. Capacitação para construir GUIs. Entender os pacotes que contém componentes de GUI, e as classes e interfaces de

Entender princípios de projeto. Capacitação para construir GUIs. Entender os pacotes que contém componentes de GUI, e as classes e interfaces de Parte I Entender princípios de projeto. Capacitação para construir GUIs. Entender os pacotes que contém componentes de GUI, e as classes e interfaces de tratamentos de eventos. Criar e manipular botões,

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS ADS 6º Período INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Interface gráfica - gerenciadores de layout No Android, existem diversos tipos de gerenciadores

Leia mais

JAVA. Marcio de Carvalho Victorino. Interface Gráfica em Java (GUI)

JAVA. Marcio de Carvalho Victorino. Interface Gráfica em Java (GUI) JAVA Marcio de Carvalho Victorino 1 Interface Gráfica em Java (GUI) 1 2 Introdução Java fornece um forte suporte para a construção de interfaces gráficas através do pacote java.awt GUI inicial do Java:

Leia mais

B ringing Al l U sers to the Television

B ringing Al l U sers to the Television PUC Minas Campus de Poços de Caldas Departamento de Ciência da Computação Laboratório de Televisão Digital Interativa B ringing Al l U sers to the Television Prof. Dr. João Benedito dos Santos Junior Coordenador

Leia mais

Criação de Applets com o JBuilder Professor Sérgio Furgeri

Criação de Applets com o JBuilder Professor Sérgio Furgeri OBJETIVOS DA AULA: Apresentar o processo de criação em uma interface gráfica para a Internet; Fornecer subsídios para que o aluno possa compreender onde aplicar Applets; Demonstrar a criação de uma Applet

Leia mais

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar conteúdo autor: Fábio Roberto Teodoro 25 de março de 2010 Sumário 1 Definições 3 2 Interface Administrativa 4 3 Conteúdo 6 3.1 Notícias............................................

Leia mais

LOJAS ESPECIAIS 2014

LOJAS ESPECIAIS 2014 LOJAS ESPECIAIS 2014 LOJAS ESPECIAIS 2014 ÍNDICE Personalização da Página 3 Dúvidas Frequentes 6 LOJAS ESPECIAIS 2014 PERSONALIZAÇÃO DA PÁGINA Para iniciar a personalização acesse Catalogo Gerenciar Categorias

Leia mais

Disciplina-POO-III- 3º Anos(Inf) (Lista de Exercícios III - Bimestre) 19/08/2015

Disciplina-POO-III- 3º Anos(Inf) (Lista de Exercícios III - Bimestre) 19/08/2015 Disciplina-POO-III- 3º Anos(Inf) (Lista de Exercícios III - Bimestre) 19/08/2015 1) Escrever um programa usando o pacote (awt). Que mostre no video um formulário com um botão de comandos ao sul uma caixa

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2014.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Android Android é um sistema operacional para dispositivos móveis Kernel Linux, drivers e bibliotecas do

Leia mais

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos II Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Servidor de Aplicações WEB Tomcat Servidor Tomcat Foi desenvolvido

Leia mais

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática ( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO

Leia mais

PERES JULIAO CORGOSINHO BRUNO BORGES LEMOS DE OLIVEIRA RAFAEL REIS GOMES

PERES JULIAO CORGOSINHO BRUNO BORGES LEMOS DE OLIVEIRA RAFAEL REIS GOMES PERES JULIAO CORGOSINHO BRUNO BORGES LEMOS DE OLIVEIRA RAFAEL REIS GOMES NETBEANS & SWING TRABALHO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO IV Netbeans Nos primórdios da plataforma Java, a Sun fornecia um ambiente

Leia mais

Minicurso introdutório de desenvolvimento para dispositivos Android. Cristiano Costa

Minicurso introdutório de desenvolvimento para dispositivos Android. Cristiano Costa Minicurso introdutório de desenvolvimento para dispositivos Android Cristiano Costa Desenvolvimento da interface estática Sobre mim Graduando em Engenharia Eletrônica - UNIFEI Trabalhou em desenvolvimento

Leia mais

Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE

Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE 1 Índice Customização Acionar modo debug 3 Propriedades Básicas 10 Arquivos de Customização 15 2 Customização Intermediário Com a definição do posicionamento

Leia mais

Parte I. Demoiselle Vaadin

Parte I. Demoiselle Vaadin Parte I. Demoiselle Vaadin O Vaadin é um framework para construção de interfaces web que aplica ideias inovadoras. Apesar de usar o GWT como mecanismo para a exibição de seus componentes, eles tem características

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Digifort Mobile Manual Version 1.0 Rev. A

Digifort Mobile Manual Version 1.0 Rev. A Digifort Mobile Manual Version 1.0 Rev. A 2 Digifort Mobile - Versão 1.0 Índice Parte I Bem vindo ao Manual do Digifort Mobile 1.0 5 1 Screen... Shots 5 2 A quem... se destina este manual 5 3 Como utilizar...

Leia mais

O que há de novo no QuarkXPress 2015

O que há de novo no QuarkXPress 2015 O que há de novo no QuarkXPress 2015 CONTEÚDO Conteúdo Novidades do QuarkXPress 2015...3 Novos recursos...4 Aplicativo de 64 bits...4 Variáveis de conteúdo...4 Tabelas alinhadas...5 Notas de rodapé e notas

Leia mais

Centro Universitário do Triângulo Introdução ao Ambiente Delphi

Centro Universitário do Triângulo Introdução ao Ambiente Delphi Centro Universitário do Triângulo Introdução ao Ambiente Delphi A figura abaixo mostra a tela inicial do Delphi 7 e nos dá uma visão geral de seu ambiente de desenvolvimento, composto de múltiplas janelas

Leia mais

Interface Gráfica com o Usuário (GUI) Profa. Isabel Harb Manssour (Material adaptado das aulas da Profa. Luciana Nedel e do Prof.

Interface Gráfica com o Usuário (GUI) Profa. Isabel Harb Manssour (Material adaptado das aulas da Profa. Luciana Nedel e do Prof. Interface Gráfica com o Usuário (GUI) Profa. Isabel Harb Manssour (Material adaptado das aulas da Profa. Luciana Nedel e do Prof. Julio Machado) GUI (Graphical User Interface) Containers e Componentes

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Cadastrar Categorias e Produtos

Cadastrar Categorias e Produtos Cadastrar Categorias e Produtos 1- Introdução Bom, agora que você conseguiu configurar a sua loja com sucesso, incluindo as informações do PagSeguro, precisamos cadastrar o principal: Os Produtos, afinal,

Leia mais

8VDQGR5HSRUW0DQDJHUFRP&ODULRQH3RVWJUH64/ -XOLR&HVDU3HGURVR $,'(GR5HSRUW0DQDJHU

8VDQGR5HSRUW0DQDJHUFRP&ODULRQH3RVWJUH64/ -XOLR&HVDU3HGURVR $,'(GR5HSRUW0DQDJHU $,'(GR5HSRUW0DQDJHU Neste capítulo vamos abordar o ambiente de desenvolvimento do Report Manager e como usar os seus recursos. $FHVVDQGRRSURJUDPD Depois de instalado o Report Manager estará no Grupo de

Leia mais

Scalable Vector Graphics. Kadu Neves Rafael Rocha

Scalable Vector Graphics. Kadu Neves Rafael Rocha Scalable Vector Graphics Kadu Neves Rafael Rocha Roteiro Introdução Vantagens do Uso do SVG Perfis SVG A especificaçào JSR-226 Exemplos Introdução Scalable Vector Graphics é um padrão aberto para descrever

Leia mais

Arquitetura de Tratamento de Eventos em Programas com GUI - Graphical User Interface

Arquitetura de Tratamento de Eventos em Programas com GUI - Graphical User Interface Arquitetura de Tratamento de Eventos em Programas com GUI - Graphical User Interface Jorge H. C. Fernandes (jorge@dimap.ufrn.br) UFRN Abril de 2002 Programas com GUI Separação De Abstrações Arquitetura

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Sumário. HTML CSS JQuery Referências IHC AULA 6 5-09-2011 1

Sumário. HTML CSS JQuery Referências IHC AULA 6 5-09-2011 1 Sumário HTML CSS JQuery Referências IHC AULA 6 5-09-2011 1 Linguagem HTML HTML é a abreviação de HyperText Markup Language, que pode ser traduzido como Linguagem de Marcação de Hipertexto. Não é uma linguagem

Leia mais

Ginga e a TV Digital Interativa no Brasil

Ginga e a TV Digital Interativa no Brasil Ginga e a TV Digital Interativa no Brasil Bruno Ghisi Engenheiro de Software weblogs.java.net/brunogh Alexandre Lemos Engenheiro de Software Objetivo Introduzir o conceito do cenário brasileiro de TV Digital,

Leia mais

Programação para Celular com Java

Programação para Celular com Java 1/13 Programação para Celular com Java Objetivo: Capacitar o aluno a desenvolver aplicações com o Sun Java Wireless Toolkit for CLDC. Sumário 1. Introdução:... 2 2. Como criar um novo Projeto?... 2 3.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

J2ME, Uma Platarfoma de programação para Dispositivos Móveis

J2ME, Uma Platarfoma de programação para Dispositivos Móveis J2ME, Uma Platarfoma de programação para Dispositivos Móveis Jesseildo F. Gonçalves 07/10/2010 Jesseildo F. Gonçalves () 07/10/2010 1 / 50 1 Introdução ao J2ME História Arquitetura do J2ME MIDLets 2 RMS:

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um pôster para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Prof. Msc Elvis Pontes. Unidade IV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Prof. Msc Elvis Pontes. Unidade IV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Msc Elvis Pontes Unidade IV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Formatação de planilhas Configuração de páginas; Layout da página; Margens Formatação de planilhas Definir todas as margens, com medidas personalizadas;

Leia mais

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler Desenvolvimento para Android Prá9ca 1 Prof. Markus Endler Pré- requisitos Para desenvolver para plataforma Android, é necessário fazer o download e instalar: Android SDK Tools: necessário para gerenciamento

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

1. Instalando o Java 7 JavaFX e o Netbeans

1. Instalando o Java 7 JavaFX e o Netbeans 1. Instalando o Java 7 JavaFX e o Netbeans Faça o download do Java 7 que inclui JavaFX no site do Oracle: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase /downloads/index.html. Clique no License Agreement

Leia mais

Eclipse IDE Dá-se importância aos antepassados quando já não temos nenhum. Francois Chateaubriand

Eclipse IDE Dá-se importância aos antepassados quando já não temos nenhum. Francois Chateaubriand Eclipse IDE Dá-se importância aos antepassados quando já não temos nenhum. Francois Chateaubriand O Eclipse O Eclipse (www.eclipse.org) e uma IDE (integrated development environment). Diferente de uma

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

Treinamento Plone. Unirio

Treinamento Plone. Unirio Treinamento Plone Unirio Autenticando no Site Ao abrir o site Plone, no canto superior direito você verá a aba acessar. Clique nela. Autenticando no Site Autenticando no Site Ao clicá-la, abrirá uma janela

Leia mais

Desenvolvimento para Android Prá9ca 2. Prof. Markus Endler

Desenvolvimento para Android Prá9ca 2. Prof. Markus Endler Desenvolvimento para Android Prá9ca 2 Prof. Markus Endler Criando o primeiro projeto Android Com o ambiente de desenvolvimento preparado, vá em File - > New - > Project... Na janela que abrir, selecione

Leia mais

GASweb - Usabilidade Parte 1-3

GASweb - Usabilidade Parte 1-3 GASweb - Usabilidade Parte 1-3 Nível Básico Por: Lucas Bruno O GASweb - Application Generator é um produto que oferece aos seus usuários o grande aumento de produtividade. Entretanto, assim como as demais

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Quebra cabeça com Recorte Para a produção deste

Leia mais

Interfaces Dinâmicas e Adaptativas para Celulares

Interfaces Dinâmicas e Adaptativas para Celulares Interfaces Dinâmicas e Adaptativas para Celulares Flavio Henrique Cardoso de Freitas, Silvano Maneck Malfatti Faculdade Católica do Tocantins (FACTO) Palmas TO Brasil {flaviohcf,silvanomalfatti}@hotmail.com

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S. Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick

MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S. Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS -INTRODUÇÃO A JQUERY MOBILE. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS -INTRODUÇÃO A JQUERY MOBILE. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS -INTRODUÇÃO A JQUERY MOBILE Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO Introdução Principais características Página dentro de página Transições

Leia mais

Programação Visual em Java

Programação Visual em Java Programação Visual em Java 1 Sumário Introdução Contentores Componentes Layouts Eventos Exemplos 2 Introdução Interfaces gráficas são compostas por: Contentores Janelas, painéis Componentes botões, menus,

Leia mais

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 13/AGO/2012 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

Informática. Aula: 04/06. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Informática. Aula: 04/06. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Informática Aula: 04/06 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

INSERIR DOCUMENTOS DE MIDÍAS (imagem, vídeos, planilhas, textos, etc...)

INSERIR DOCUMENTOS DE MIDÍAS (imagem, vídeos, planilhas, textos, etc...) INSERIR DOCUMENTOS DE MIDÍAS (imagem, vídeos, planilhas, textos, etc...) Dependendo do tipo de arquivo a ser inserido, o a tela pode ser diferente. Ex. 1 Ex. 2 Vamos falar primeiro do exemplo 1. Ao clicar

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

5 Detalhes da Implementação

5 Detalhes da Implementação Detalhes da Implementação 101 5 Detalhes da Implementação Neste capítulo descreveremos detalhes da implementação do Explorator que foi desenvolvido usando o paradigma MVC 45 e o paradigma de CoC 46 (Convention

Leia mais

Microsoft Office Word 2007

Microsoft Office Word 2007 Microsoft Office Word 2007 Criando ou editando um documento no MS-Word 1 O Microsoft Word É o processador de textos mais conhecido e utilizado do mundo. A nova interface é agradável, com comandos e funções

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

Slide 1 Deitel/Deitel, 8e. Java Como programar Copyright 2010 Pearson Education

Slide 1 Deitel/Deitel, 8e. Java Como programar Copyright 2010 Pearson Education Java Como Programar, 8/E Slide 1 Slide 2 (C) 2010 Pearson Education, Inc. Todos os direitos reservados. Slide 3 Slide 4 Neste capítulo, discutimos: Componentes e gerenciadores de layout adicionais e projetamos

Leia mais

Fazendo uma tabela no Excel

Fazendo uma tabela no Excel Fazendo uma tabela no Excel A grosso modo, o Excel é uma matriz (67 mil linhas por 256 colunas na versão 2003 e de 1 milhão de linhas por 16 mil colunas na versão 2007) e mais um monte de ferramentas para

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático PowerPoint 2013 16 horas Objetivo Capacitar o participante a criar apresentações utilizando recursos de comunicação visual aprimorados da versão 2013 do PowerPoint, criar gráficos, smartarts, trabalhar

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

Prof. Edwar Saliba Júnior Como fazer uma apresentação utilizando o software Microsoft Power Point

Prof. Edwar Saliba Júnior Como fazer uma apresentação utilizando o software Microsoft Power Point Prof. Edwar Saliba Júnior Como fazer uma apresentação utilizando o software Microsoft Power Point - Conceitos Básicos - Faculdade de Tecnologia INED Julho de 2007 Responsável pela obra: Prof. Edwar Saliba

Leia mais

Plano de Aula - Dreamweaver CS6 - cód.5232 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Dreamweaver CS6 - cód.5232 24 Horas/Aula Plano de Aula - Dreamweaver CS6 - cód.5232 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Dreamweaver CS6 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Dreamweaver CS6 Aula 3 Capítulo 2 - Site do Dreamweaver

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2007

Microsoft Powerpoint 2007 Apostila de informática Breno Damasceno Microsoft Powerpoint 2007 É um software de apresentação multimídia da Microsoft. Com o PowerPoint podemos criar apresentações utilizando recursos de imagem, som

Leia mais

1- Aprender e técnicas mais sofisticadas de fazer apresentações usando recursos

1- Aprender e técnicas mais sofisticadas de fazer apresentações usando recursos PowerPoint Objetivo 1- Aprender e técnicas mais sofisticadas de fazer apresentações usando recursos multimídia no ambiente do software. É um curso indicado para profissionais ou estudantes ligados à criação

Leia mais

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Aula 3 Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Microsoft Word Tema da aula: Criando um Papel Timbrado Características do Papel Timbrado 1. Nome da empresa no cabeçalho 2. Design

Leia mais