Ricardo da Silva Ogliari Robison Cris Brito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ricardo da Silva Ogliari Robison Cris Brito"

Transcrição

1 Ricardo da Silva Ogliari Robison Cris Brito

2 Android - Do Básico ao Avançado Copyright Editora Ciência Moderna Ltda., 2014 Todos os direitos para a língua portuguesa reservados pela EDITORA CIÊNCIA MODERNA LTDA. De acordo com a Lei 9.610, de 19/2/1998, nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida, transmitida e gravada, por qualquer meio eletrônico, mecânico, por fotocópia e outros, sem a prévia autorização, por escrito, da Editora. Editor: Paulo André P. Marques Produção Editorial: Aline Vieira Marques Assistente Editorial: Amanda Lima da Costa Capa: Equipe Ciência Moderna Diagramação: Tatiana Neves Várias Marcas Registradas aparecem no decorrer deste livro. Mais do que simplesmente listar esses nomes e informar quem possui seus direitos de exploração, ou ainda imprimir os logotipos das mesmas, o editor declara estar utilizando tais nomes apenas para fins editoriais, em benefício exclusivo do dono da Marca Registrada, sem intenção de infringir as regras de sua utilização. Qualquer semelhança em nomes próprios e acontecimentos será mera coincidência. FICHA CATALOGRÁFICA OGLIARI, Ricardo da Silva; BRITO, Robison Cris. Android - Do Básico ao Avançado Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., Informática; 2. Linguagem de programação. I Título ISBN: CDD ISBN: CDD Editora Ciência Moderna Ltda. R. Alice Figueiredo, 46 Riachuelo Rio de Janeiro, RJ Brasil CEP: Tel: (21) / Fax: (21) /14

3 Dedicatória Dedicamos este livro a todos os nossos amigos programadores, em especial, aos que se identificam com a plataforma Android, essa plataforma magnífica que nos motivou registrar parte do nosso conhecimento neste material.

4 Agradecimentos Queremos aproveitar este espaço para agradecer a um grande conjunto de pessoas que nos auxiliaram na escrita deste livro. Iniciamos com um agradecimento muito especial às nossas respectivas companheiras, Scheila e Jaqueliny, que sempre estiveram ao nosso lado, apoiando e orientando, e que muitas vezes abriram mão das nossas companhias para as nossas infindáveis horas ausentes para ministrar palestras, cursos, escrever artigos, e tutoriais. Não poderíamos esquecer de agradecer às nossas famílias, ao seu Paulo e Dona Marilde, ao seu Antônio e Dona Marly, por terem esforçado-se tanto para nos dar uma educação de qualidade. Muitas vezes, abrindo mão de seu conforto para nos fornecer recursos na batalha pela vida, tudo isso pelo amor que tinham por seus filhos. Gostaríamos de dizer que sempre seremos gratos, aos nossos heróis que amamos muito. Agradecemos também à Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco pelas oportunidades ofertadas, à empresa GlobalCode, à Universidade de Passo Fundo Campus Passo Fundo. Além de agradecer a todos os organizadores de evento que nos convidaram para palestras, ministrar minicursos e afins, assim como as editoras e revistas que abriram as portas para divulgarmos nossos materiais à comunidade. Por fim, agradecemos aos amigos Eduardo Malherbi Martins e Geison Adriano Biazus, acadêmicos do II Curso de Especialização em Tecnologia Java da UTFPR Campus Pato Branco, por suas contribuições nos capítulos 15 e 16 deste livro.

5 Sobre os autores Ricardo da Silva Ogliari é especialista em Web: Sistemas de Inovação e Tecnologia pelo Senac São Paulo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo. Ministra treinamentos na Globalcode, além de ser sócio da StillRocker Digit all. Escreveu artigos para diversas revistas e atualmente escreve regularmente para a Mobile Magazine e Espírito Livre. Palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais, tais como, FISL, TDC, WebDays, Just Java, WebMobile Tech Weeks e Campus Party. Ao todo, é autor de mais de 200 publicações. Criador e mantenedor do Mobilidade é Tudo. Participante do Things Hacker Team. Robison Cris Brito é mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde ministra aulas sobre tecnologia Java e Computação Móvel nos cursos de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação. Escreve artigos para a revista Mobile Magazine do grupo Devmedia. Foi palestrante de eventos, tais como, JavaOne, M3DDLA, FISL, WebMobile Tech Week, Webdays, TDC e JustJava. Evangelista da tecnologia, procura ministrar palestras e minicursos em universidades e eventos.

6 Prefácio O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, além de fascinante, é uma excelente oportunidade de negócio. Hoje, muitas empresas de desenvolvimento de software possuem setores especializados nessa plataforma, desenvolvendo aplicações específicas que trabalham sozinhas ou integradas com os sistemas já existentes, tais como, aplicativos da Web e desktop, agregando valores e facilitando o compartilhamento de informações. Ao longo de vários anos, algumas linguagens para plataforma móvel surgiram e desapareceram. Todas foram linguagens que se destacaram em seus segmentos e perduraram por muitos anos, mas acabaram sendo substituídas, na grande maioria das vezes, pela descontinuidade dos aparelhos que as suportavam. Entretanto, com o Android é diferente. Muito mais do que uma linguagem, ele é uma plataforma de desenvolvimento, formado inclusive por um sistema operacional. O que chama a atenção é o grande impacto e a adoção dessa plataforma nos smartphones e nos tablets hoje. Em 2009, por exemplo, menos de 1% dos smartphones possuía suporte ao Android; hoje, em 2013, esse número ultrapassa 60%. Outra grande vantagem é o fato de inúmeros fabricantes apostarem nessa tecnologia, o que provavelmente aumentará a vida da plataforma, pois, ao contrário das tecnologias que surgiram e desapareceram por não possuírem mais dispositivos que a suportassem, o Android possui suporte nos mais diversos fabricantes, como, por exemplo, Motorola, Samsung, LG, entre muitos outros. Com certeza, os fabricantes que ainda não a suportam, um dia a suportarão. Neste contexto, o presente livro apresenta a plataforma Android, fugindo um pouco do tradicional passo a passo básico, sendo mais focado no how-to-do (como fazer), podendo, desta forma, ser aproveitado por usuários leigos na tecnologia, uma vez que os capítulos iniciais são básicos, e também por usuários avançados, já que os capítulos finais apresentam estudos de casos bastante avançados.

7 X Android - Do Básico ao Avançado Assim, dividimos a presente obra em capítulos, sendo os dois primeiros destinados à preparação do ambiente de desenvolvimento e à programação de um aplicativo básico, sendo útil aos leitores que não conhecem a plataforma e precisam de orientação sobre como começar. Para todos os estudos de caso, foi optada a utilização da IDE Eclipse, esta a mais popular entre os programadores Android, destacando-se por ser livre e multiplataforma. O terceiro, quarto e quinto capítulos do livro apresentam os componentes visuais básicos da plataforma Android, permitindo o desenvolvimento de aplicações ricas visualmente, além de apresentar modelos de interação entre a aplicação e o usuário, utilizando eventos. O sexto e o sétimo capítulos apresentam formas de persistência de dados, permitindo o armazenamento de dados em aplicações Android utilizando o tradicional SQLite e também técnicas alternativas, tais como, a utilização de arquivos de preferência e o cartão de memória. O capítulo oito apresenta a nova forma de utilizar mapas em aplicações Android, esta já utilizando a Google Maps for Android 2.0, lançada em março de Os dois capítulos seguintes apresentam a utilização de dados multimídias na plataforma, sendo através de imagens ou sons. Por fim, os seis últimos capítulos apresentam aplicabilidades distintas e avançadas da plataforma Android, como, por exemplo, a criação de widgets, utilização de notificação, acesso a dados de servidores RSS utilizando o protocolo http, utilização de sensores, recepção de mensagens SMS e, por fim, um capítulo dedicado à utilização da realidade aumentada nas aplicações Android. Utilizando esta estrutura, o presente livro torna-se um material de referência extremamente útil aos programadores iniciantes e avançados, sejam acadêmicos, professores, profissionais da área, sejam amantes da tecnologia, que desejam explorar novos horizontes, fugindo do tradicional desenvolvimento para desktop e Web. Uma boa leitura a todos.

8 Sumário XI Sumário Capítulo 1 Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android para dispositivos móveis... 1 Um pouco da história... 2 Infraestrutura do Software... 3 Ambiente de Desenvolvimento... 4 Instalando o Android SDK e o ADT Bundle... 6 Atualizando o Android SDK... 7 Criando um AVD Android Virtual Device Instalando e Preparando a IDE Eclipse Outras Opções de IDEs de Desenvolvimento para Android Concluindo Capítulo 2 Desenvolvimento do aplicativo HelloWorld para a plataforma Android Criando a primeira aplicação Android Concluindo Capítulo 3 Componentes Visuais Básicos da Plataforma Android Desenvolvimento de Interfaces Visuais Gerenciadores de Layout LinearLayout AbsoluteLayout TableLayout Outros Gerenciadores de Layout... 46

9 XII Android - Do Básico ao Avançado Utilizando Vários Gerenciadores de Layout em uma Única Tela Componentes Visuais Componente TextView Componente Button Componente ImageButton Componente EditText Componente CheckBox Componentes RadioGroup e RadioButton Componente ToogleButton Concluindo Capítulo 4 Tratando eventos de componentes visuais na plataforma Android Criando a Interface Gráfica do Estudo de Caso Eventos de Clique e Mudança de Tela Evento de Clique Longo Adicionando o Menu de Contexto Evento de Toque Mudança de Foco nos Componentes Eventos de Tecla Evento de Item Selecionado Concluindo Capítulo 5 Componentes visuais avançados no Android Componente AutoCompleteTextView Componente ProgressBar Componente Spinner Componente PickerViews Componente ListViews Concluindo

10 Sumário XIII Capítulo 6 Desenvolvendo um programa de cadastro usando SQLite e Adapters O projeto Construindo a aplicação sem o banco de dados Classe utilitária Artigo Layouts das telas Activities O banco de dados Criando o Adapter para ListActivity Integrando o Adapter e o Banco de Dados Transações em SQLite Concluindo Capítulo 7 Persistência de dados com Android: Muito além do SQLite Utilizando Shared Preferences Utilizando PreferenceActivity Utilizando o Armazenamento Interno (Internal Storage) Armazenando Dados Temporários em Aplicações Android Utilizando o Armazenamento Externo (External Storage) Concluindo Capítulo 8 Trabalhando com o Google Maps for Android 2.0 e Location API Preparando o Ambiente para a Google Maps Android API v Criando o Projeto e Importando a Biblioteca Gerando a API Key Adicionando a Chave à Aplicação e Mostrando o Mapa Tornando o Mapa Profissional e Adicionando Pontos de Interesse POIs Seguindo o Usuário

11 XIV Android - Do Básico ao Avançado Concluindo Capítulo 9 Tirando o máximo de vantagem das classes para o uso de imagens no Android 193 Usando os Componentes Gallery e ImageView Apresentando uma Imagem Selecionada no Centro da Tela Utilizando o Componente ImageSwitcher Utilizando GridView para a Apresentação de Imagens Concluindo Capítulo 10 Utilizando sons e fotos em aplicações Android Estudos de Caso Primeiro Aplicativo - Rádio Player de Mídia como Serviço Segundo Aplicativo Álbum de Fotos Concluindo Capítulo11 Criando widgets na plataforma Android Aplicativo Começando a Construção º Passo: Criar AppWidgetProviderInfo º Passo: Criar o Arquivo de Layout º Passo: Criar o Activity de Configuração º Passo: Criar a Classe AppWidgetProvider º Passo: Criar AlarmManager para Atualizar o Widget Concluindo Capítulo 12 Utilização de sensores na plataforma Android Aplicativo Pacote Hardware Primeiro Passo: Sensor Manager

12 Sumário XV Segundo Passo: Conhecendo os sensores Terceiro Passo: Trabalhando com sensores Trabalhando com o Sensor de Luz Trabalhando com o Sensor de Proximidade Trabalhando com o Text to Speech Concluindo Capítulo 13 Trabalhando com notificações no Android Projeto Interface Gráfica Activity Notificação Finalizando o Aplicativo Concluindo Capítulo 14 Utilizando a conectividade Android para criar um leitor de RSS Projeto Download da Imagem Um Pouco Sobre findviewbyid Download e Parser dos Feeds Visualização de Post Concluindo Capítulo 15 Utilizando recursos nativos de SMS em aplicações Android Recebendo Mensagens SMS na Plataforma Android Apresentação do Sistema Proposto Criação do Projeto Estrutura do Projeto Criação de Pacotes Criação de Classes

13 XVI Android - Do Básico ao Avançado Criação de Activities Entendendo o Android Manifest Criação de Layout Codificação dosactivities Criação das Controladoras Criação dos Modelos (Objetos) Criação de Adaptadores Criação da Classe SQL Pacote Util Criação dos Serviços SMS Receiving Simulação da APP Desenvolvida Concluindo Capítulo 16 Utilizando recursos de realidade aumentada em aplicações Android O Que é Realidade Aumentada e Qual a sua Origem? Realidade Aumentada e Dispositivos Móveis Realidade Aumentada no Android Estudo de Caso Desenvolvido Instalando o Android SDK e o Android NDK Instalação e Configuração do Vuforia SDK Funcionamento do Vuforia SDK Como Gerar um Dataset Renderização dos Objetos Virtuais Reprodução de Vídeos do YouTube Aplicativo Desenvolvido Concluindo

14 Capítulo 1 Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android para dispositivos móveis Aprenda a montar um ambiente de desenvolvimento livre para Android usando as IDEs de desenvolvimento mais utilizadas no mercado. O Android é uma plataforma para desenvolvimento e execução de programas para dispositivos móveis, robusta e de fácil utilização/aprendizagem. Foi construída inicialmente por uma pequena empresa de Palo Alto (Califórnia - EUA), chamada Android Inc. A mesma foi adquirida pela Google em A plataforma, que hoje é desenvolvida por um consórcio de empresas chamado Open Handset Alliance, é vista como uma ótima alternativa para o desenvolvimento de aplicações. Aos programadores que conhecem outras linguagens de programação, tais como, Java ME, Windows Mobile, Windows Phone, ios, entre outras, aprender a programar com o Android é uma tarefa simples, uma vez que essa tecnologia utiliza a linguagem de programação Java, com algumas semelhanças com o Java ME, e para o desenvolvimento da interface visual, podem-se utilizar arquivos XML, o que simplifica consideravelmente o processo de desenvolvimento. A grande aposta do Android são os novos aparelhos celulares, mais conhecidos como smartphones, que podem ser resumidos a celulares com grande poder de processamento e que integram vários recursos, como alta conectividade com a Internet, GPS, sensores, telas sensíveis a toque e muito mais. Para otimizar a execução de aplicações mobile desenvolvidas em Android, este utiliza uma máquina virtual chamada Dalvik, que foi projetada para otimizar a memória e os recursos de hardware em um ambiente que pode ser bastante limitado. Por este motivo, os programas desenvolvidos com a plataforma Android possuem a extensão.dex, que significa Dalvik Executable, fazendo uma referência à máquina virtual Dalvik.

15 2 Android - Do Básico ao Avançado Um pouco da história O Android é um projeto de código aberto e por este motivo, surgem novas versões em um ritmo acelerado. Embora muitos achem que o Android foi desenvolvido exclusivamente pela Google, na verdade, o mesmo foi desenvolvido pela Android Inc., adquirida em Hoje, é de responsabilidade da Open Handset Alliance (OHA), uma aliança fundada em 2007, onde, além da Google, outras empresas do setor, como Intel, Acer, Motorola, Asus, DoCoMo, HTC, Huawei, Sprint, Kyocera, T-Mobile, LG, Samsung, Vodafone, SonyEricsson, Qualcomm e NVidia se uniram para fomentar o crescimento da plataforma Android. Na sequência, foi lançado o primeiro dispositivo móvel Android Enabled, o HTC T-Mobile, lançado em Figura 1, sendo, em seguida, lançados inúmeros outros aparelhos com suporte a esta nova plataforma, tais como, sistemas de navegação veicular, um Netbook e até mesmo automóveis com painéis eletrônicos inteligentes. Figura 1. HTC T-Mobile, primeiro aparelho com Android. Uma das características mais importantes do Android é a prioridade igualitária para aplicativos nativos e de terceiros. As aplicações desenvolvidas por terceiros dispõem de toda a infraestrutura de hardware e software, assim como os aplicativos nativos, como, por exemplo, acesso ao Google Maps, Calendário, Agenda, entre outros. Talvez seja umas das plataformas com a ligação mais forte entre a plataforma de desenvolvimento e o sistema operacional.

16 Capítulo 1 - Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android... 3 Para completar a lista de vantagens, destaca-se seu design sofisticado e o fato de ter o nome associado ao Google, completando a força que a plataforma precisa para impulsionar seu avanço no mercado. Infraestrutura do Software No que diz respeito à infraestrutura de software, o Android consiste de uma pilha que engloba um sistema operacional baseado em Linux, conjunto de bibliotecas, API chamada Android Runtime, aplicações preexistentes no Android e aplicações diversas, conforme apresentado na Figura 2. Figura 2. Arquitetura em camadas dos softwares no Android. O sistema operacional Android conta com um kernel Linux, versão 2.6 e versão 3.0 (Android API Level 11 e posteriores), sendo este responsável pelas tarefas de gerenciamento de memória, acesso à rede, gerenciamento de processos etc. É responsabilidade do sistema operacional fazer a comunicação entre o software desenvolvido e o hardware do dispositivo. As bibliotecas, ou libraries, consistem em um conjunto de bibliotecas C/C++ usadas por diversos componentes do Android e possuem funções específicas. Para o

17 4 Android - Do Básico ao Avançado desenvolvedor, o acesso a esta acontece por meio do Android Application Framework. Entre as bibliotecas, destacam-se: - SQLite: implementação de um banco de dados relacional disponível para todos os aplicativos. - 3D Libraries: biblioteca baseada no OpenGL ES 1.0 APIs. Ela usa a aceleração 3D em hardware (se estiver presente) para o processamento de imagens gráficas. - Media Libraries: baseada no PacketVideo s OpenCORE, suporta a gravação e o playback de vários formatos de mídia. Também trabalha com imagens estáticas. - LibWebCore: um motor de browser da Web usado nos browsers do sistema. - Surface Manager: gerencia o acesso ao subsistema de display. - FreeType: renderização de fontes bitmap e vetorial. O Android Runtime, resumidamente, compreende as bibliotecas básicas do Android (core libraries) que são utilizadas pelas bibliotecas mencionadas anteriormente. Já as Application Frameworks são bibliotecas de mais alto nível, responsáveis por funções específicas no aparelho, como, por exemplo, o gerenciamento de janelas, recursos dos dispositivos móveis, notificações etc. Essas são as bibliotecas costumeiramente acessadas pelos desenvolvedores Android para interagir com o dispositivo móvel. Por fim, os aplicativos são ferramentas comuns a todos os usuários de celulares e smartphones. Uma característica do Android, como já foi informado, é que estes aplicativos nativos não possuem prioridade sobre outros instalados por terceiros, como acontecia com o Java Micro Edition. Inclusive, qualquer programa instalado no aparelho pode compartilhar informações ou módulos para outros programas utilizarem. Além disso, um aplicativo de terceiros pode executar aplicativos nativos. Ambiente de Desenvolvimento Para o desenvolvimento Android, duas IDEs se destacam: Eclipse e Netbeans, com predominância da primeira. Porém, recentemente o Google anunciou o IntelliJ IDEA como base para o Android Studio, uma nova IDE para os desenvolvedores dessa plataforma.

18 Capítulo 1 - Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android... 5 A IDE Netbeans se destaca pela facilidade de uso e também por ser pioneira na implementação de ambientes visuais de desenvolvimento mobile, lembrando que já na versão 4.1, a IDE integrou o plugin Mobility Pack, o qual permitia desenvolver aplicações visuais (clicando e arrastando componentes) para a linguagem Java ME. Já a grande vantagem do Eclipse é a facilidade de gerenciamento de plugins, o que torna seu ambiente configurável para um número muito grande de funcionalidades, além de possuir um excelente editor de código. Soma-se a isso o fato do próprio Google e do principal site de desenvolvedores Android (developer.android.com) apoiarem o uso dessa IDE. Em um primeiro momento, independentemente da IDE de desenvolvimento escolhida, é necessário montar um ambiente padrão, este formado pelo JDK (Java Developtment Kit), o kit de desenvolvimento Java padrão, e pelo Android SDK, o kit de desenvolvimento Android padrão. Após instalar o JDK e o Android SDK, é necessário atualizar as plataformas de desenvolvimento no Android SDK. Somente após estes passos o ambiente está pronto para receber a IDE Netbeans ou Eclipse. Para instalar o Java SDK, deve-se acessar a url technetwork/java/javase/downloads/index.html, clicando no link referente ao Kit de Desenvolvimento Java Padrão (JDK), conforme a Figura 3. Após o download do arquivo, é só proceder com a instalação padrão, de acordo com o sistema operacional utilizado. Figura 3. Página para download do Java SDK.

19 6 Android - Do Básico ao Avançado Dica: Ambiente de Desenvolvimento Android e Sistemas Operacionais O ambiente de desenvolvimento Android é multiplataforma, ou seja, além de gratuito (o que é um ótimo diferencial para programadores e empresas que estão iniciando na plataforma), é possível baixar o ambiente para diferentes sistemas operacionais, tais como, Windows, Linux ou MacOS, sendo que o processo de desenvolvimento é praticamente o mesmo, independentemente do sistema operacional. Instalando o Android SDK e o ADT Bundle Até algum tempo atrás, o processo de configuração do ambiente de desenvolvimento Android era um processo um pouco penoso e suscetível a falhas. Porém, este problema foi resolvido com o ADT Bundle. Este pacote já traz uma estrutura de pastas pronta para uso, incluindo o Android SDK e o Eclipse. Até o momento da escrita deste livro, ainda não existia a versão desse bundle com a nova IDE, a Android Studio. Para baixar a ferramenta, basta entrar neste link: Você verá uma interface como a mostrada na Figura 4. Figura 4. Página para download do ADT Bundle.

20 Capítulo 1 - Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android... 7 Ao clicar no botão de download, será baixado para sua máquina um arquivo.zip. Basta descompactá-lo na pasta que desejar. Dentro do pacote, será possível encontrar duas pastas (eclipse e sdk) e um arquivo (SDKManager). De uma forma muito mais rápida e simples, você já terá o ambiente de desenvolvimento Android instalado e configurado. Atualizando o Android SDK Após a instalação, deve-se executar o SDKManager.exe, que abrirá o aplicativo Gerenciador do Android SDK, conforme a Figura 5. Figura 5. Tela do Android SDK Manager. No Android SDK Manager, devem-se escolher os pacotes necessários para o desenvolvimento. O pacote tools traz as ferramentas para fazer testes com o emulador de dispositivo Android e os outros pacotes trazem as versões do Android. Para instalar o Android 2.1, também chamado de API 7, este deve ser marcado na Figura 5, clicando, na sequência, no botão Install.

21 8 Android - Do Básico ao Avançado Devido ao tamanho de cada plataforma, que pode ultrapassar tranquilamente 100 MB, não é aconselhável a instalação de todas as plataformas disponíveis, a não ser, claro, que o programador precise testar sua aplicação em todas as plataformas Android existentes no mercado. Hoje, bastaria ter as versões 2.3 (com maior market share) e a 4.2 (por ser a última). Dica: Versões das plataformas Android O Android, ao contrário de outros ambientes de desenvolvimento móvel, como o Java ME, possui constantes atualizações, sendo lançados novas versões com poucos meses de intervalo. Para uma melhor organização das versões do Android, as mesmas costumam ser chamadas de API ou plataforma. A primeira versão do Android foi chamada de Plataforma 1 ou API 1 e assim, as versões foram evoluindo e sua numeração seguiu uma numeração sequencial e crescente. Entretanto, para o usuário, é mais comum conhecer a versão do Android pela sua numeração. A primeira versão do Android (a API 1) foi 1.0, a segunda versão do Android (API 2) foi a versão 1.1 e assim seguiu conforme a figura abaixo.

22 Capítulo 1 - Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android... 9 Após a instalação do Android SDK e da atualização das suas plataformas/ ferramentas, o diretório onde este foi instalado fica como o apresentado na Figura 6. Na figura, o ambiente ainda está do modo como foi descompactado, sendo assim, perceba que temos somente diretórios com a nomenclatura contendo API Level 17 ou Android Figura 6. Estrutura de pastas após a instalação do Android SDK. O diretório plataforms possui todas as plataformas baixadas no Android SDK Manager, nomeadas pelo número de sua API/Plataforma. Já a pasta tools, possui alguns dos principais executáveis utilizados pela plataforma Android. A pasta Sample pode

23 10 Android - Do Básico ao Avançado ser utilizada pelos programadores mais experientes, já que traz uma série de exemplos envolvendo inúmeros recursos, tais como, componentes visuais, comunicação bluetooth, entre outros. Criando um AVD Android Virtual Device Android Virtual Device (AVD) é um emulador para um aparelho Android. Através dele, é possível simular um dispositivo Android real, definindo opções de hardware e software. A Figura 7 apresenta um AVD do Android em execução. Figura 7. AVD do Android em execução. Ao criar um AVD, devem-se definir os recursos de hardware do dispositivo virtual, o qual simulará o dispositivo real, definindo, por exemplo, o tipo de teclado, memória do dispositivo, configurar a plataforma/versão do Android, especificar para o emulador as dimensões da tela, aparência, tamanho do cartão SD, entre outros. Podem-se também criar vários AVDs para testar em diferentes plataformas o dispositivo desenvolvido.

24 Capítulo 1 - Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android A criação do AVD é possível escolhendo o executável AVDManager.exe presente na pasta onde foi instalado o Android SDK ou como um dos ícones na barra superior da IDE Eclipse. A tela Android Virtual Device Manager (Figura 8) é aberta e através dela, podem-se criar emuladores. Figura 8. Tela do Android Virtual Device Manager. Na tela apresentada, para criar um AVD, clica-se no botão New, onde é apresentada uma tela para informar as características do Android Virtual Device. A Figura 9 apresenta os dados do AVD utilizado para testar o aplicativo.

25 12 Android - Do Básico ao Avançado Figura 9. Tela para a criação de um AVD. Nesta tela, destacam-se os seguintes campos: - AVD Name: nome do AVD, podendo ser referenciado posteriormente na execução da aplicação Android. - Device: informações de alguns devices pré-configurados, existentes no mercado ou genéricos, contendo especificação de tela e resolução do dispositivo que será emulado. Por exemplo: Nexus 4 (4,7", 768 x 1280: xhdpi). - Target: versão do Android para a emulação no AVD. - CPU/ABI: a escolha de qual CPU será emulada. Hoje, sabemos que não existem somente chips ARM no mercado, apesar de sua dominância ainda ativa (isso no momento da escrita deste livro, em 2013). - Keyboard: informa se existirá um teclado físico no dispositivo Android. Muitas vezes, o teclado do computador simulará o teclado físico do dispositivo.

26 Capítulo 1 - Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android Skin: informa se as teclas de hardware (Voltar, Home e Menu) serão apresentadas no emulador. - Front Camera e Back Camera: permite simular os recursos de câmeras frontais e atrás do aparelho. - Memory Option: informa os valores referentes às memórias RAM e Head do emulador. - Internal Storage: simula o tamanho de armazenamento interno do dispositivo emulado - SD Card: informação sobre um suposto cartão de memória que esteja conectado ao emulador. Após criado o emulador, o mesmo pode ser iniciado selecionando-o na tela da Figura 8 e clicando no botão Start, sendo apresentada uma tela do sistema operacional Android bloqueada, como se você tivesse iniciado um dispositivo Android. Assim, você tem acesso a todas as aplicações do sistema operacional, bem como às aplicações instaladas ou executadas no AVD. Na tela principal, o usuário também tem acesso a alguns aplicativos, tais como, discador, agenda de contatos, browser, aplicativo de mensagens, entre outros. Após os passos apresentados anteriormente, o ambiente de desenvolvimento está pronto, com um AVD criado e pronto para executar. O próximo passo é preparar o ambiente para receber a IDE de desenvolvimento, procedimento este apresentado na sequência. Instalando e Preparando a IDE Eclipse Como vimos anteriormente, o Android disponibiliza o ADT Bundle, que já contém toda a estrutura de diretório e arquivos para o Android SDK e Eclipse. Porém, o desenvolvedor pode desejar não usar este pacote, baixar e usar o Eclipse em separado. Sendo assim, veja como funciona. Para baixar a IDE de desenvolvimento Eclipse, deve-se acessar a página do projeto em Como existem várias versões da IDE Eclipse, devese baixar alguma que seja compatível com o desenvolvimento Java. Aconselha-se a versão Classic ou for Java Developers, conforme apresentado na Figura 10.

Android. Marcelo Quinta @mrquinta

Android. Marcelo Quinta @mrquinta Android Marcelo Quinta @mrquinta Oi, eu sou o Marcelo Quinta Pública Público-privada Privada Próprio negócio Voluntariado Parabéns à organização do GO-GTUG Tablets 160% de aumento em 2011 Smartphones

Leia mais

Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento

Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento Olá, seja bem-vindo à primeira aula do curso para desenvolvedor de Android, neste curso você irá aprender a criar aplicativos para dispositivos

Leia mais

Programação para Android

Programação para Android Programação para Android Aula 01: Visão geral do android, instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento, estrutura básica de uma aplicação para Android Objetivos Configurar o ambiente de trabalho

Leia mais

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler Desenvolvimento para Android Prá9ca 1 Prof. Markus Endler Pré- requisitos Para desenvolver para plataforma Android, é necessário fazer o download e instalar: Android SDK Tools: necessário para gerenciamento

Leia mais

A plataforma Android: Uma Introdução

A plataforma Android: Uma Introdução A plataforma Android: Uma Introdução Android Iniciativa da Google de prover uma plataforma aberta para Web móvel Open Handset Alliance Associação de um grupo bastante heterogêneo de empresas (operadoras,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Introdução Professor: Danilo Giacobo UM POUCO DE HISTÓRIA 1888: Transmissão de códigos sonoros pelo ar pelo físico alemão Heinrich. 1914: Primeira ligação telefônica

Leia mais

Visão geral Estrutura do sistema Ferramentas de desenvolvimento Uma aplicação. Android. Universidade Federal de Santa Catarina. 17 de dezembro de 2008

Visão geral Estrutura do sistema Ferramentas de desenvolvimento Uma aplicação. Android. Universidade Federal de Santa Catarina. 17 de dezembro de 2008 Android José João Junior Universidade Federal de Santa Catarina 17 de dezembro de 2008 Agenda 1 Visão geral 2 Estrutura do sistema 3 Ferramentas de desenvolvimento 4 Uma aplicação Visão geral Histórico

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Organização do Ambiente) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus

Leia mais

Desenvolvimento Android. http://www.larback.com.br

Desenvolvimento Android. http://www.larback.com.br Desenvolvimento Android http://www.larback.com.br Introdução ao Android O Android é a resposta da Google ao mercado crescente de dispositivos móveis. É uma nova plataforma de desenvolvimento baseado no

Leia mais

O que é o Android? O que é o Android

O que é o Android? O que é o Android O que é o Android? O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis, baseado em uma plataforma de código aberta sob a licença apache, permitindo que os fabricantes possam modificar seu código

Leia mais

Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura

Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura Dispositivos móveis e o mercado Mercado cresce a cada ano Muitos recursos Múltiplas plataforma Symbian

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações. Android. Rick Rogers, John Lombardo, Zigurd Mednieks e Blake Meike. Novatec

Desenvolvimento de Aplicações. Android. Rick Rogers, John Lombardo, Zigurd Mednieks e Blake Meike. Novatec Desenvolvimento de Aplicações Android Rick Rogers, John Lombardo, Zigurd Mednieks e Blake Meike Novatec Sumário Prefácio... xi Público-alvo...xi Organização do livro...xii Convenções adotadas neste livro...xiii

Leia mais

Android Básico Hello World!

Android Básico Hello World! Android Básico Hello World! Instrutor Programador desde 2000 Aluno de doutorado Mestre em informática pelo ICOMP/UFAM Especialista em aplicações WEB FUCAPI marcio.palheta@gmail.com sites.google.com/site/marcio

Leia mais

OFICINA ANDROID COMO COMEÇAR A DESENVOLVER!

OFICINA ANDROID COMO COMEÇAR A DESENVOLVER! OFICINA ANDROID COMO COMEÇAR A DESENVOLVER! QUEM SOU EU? REGILAN MEIRA SILVA Professor de Informática do Campus Ilhéus Formação em Ciência da Computação com Especialização em Sistemas de Informação e Mestrado

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX. Vinícius Barreto de Sousa Neto

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX. Vinícius Barreto de Sousa Neto INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX Vinícius Barreto de Sousa Neto Libgdx é um framework multi plataforma de visualização e desenvolvimento de jogos. Atualmente ele suporta Windows, Linux,

Leia mais

Introdução ao Android

Introdução ao Android Introdução ao Android André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Parte 1 Conhecendo o Sistema e Primeiro Programa Roteiro Pré-requisitos Conceitos Básicos Configurando o Ambiente

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS 1 de 5 PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS BURITREINAMENTOS MANAUS-AM DEZEMBRO / 2014 2 de 5 PACOTES DE TREINAMENTOS BURITECH A Buritech desenvolveu um grupo de pacotes de treinamentos, aqui chamados de BuriPacks,

Leia mais

Tutorial 1.0. Instalação

Tutorial 1.0. Instalação Tutorial 1.0 Instalação Índice Requisitos Instalando Android SDK Instalando Eclipse Instalando Plugin ADT no Eclipse Requisitos Para a instalação do SDK é necessário ter no minímo versão Java 6 (Standard

Leia mais

Introdução ao Android SDK. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução ao Android SDK. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução ao Android SDK Prof. Me. Hélio Esperidião Android SDK O Android SDK permite que os desenvolvedores elaborem as aplicações a partir de um dispositivo virtual para os aparelhos de celular e tablet,

Leia mais

Google. Ricardo R. Lecheta. Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. Novatec

Google. Ricardo R. Lecheta. Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. Novatec Google Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK Ricardo R. Lecheta Novatec Sumário Agradecimentos... 15 Sobre o autor... 16 Prefácio... 17 Capítulo1 Introdução ao Android...

Leia mais

EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo

EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo 1 Introdução Livros adotados (e-books) Learning Android, Marco Gargenta, O Reilly Media (livro texto) Professional Android Application, Reto Meier, Wrox Abordagem

Leia mais

Desenvolvimento de aplicações na plataforma Google Android

Desenvolvimento de aplicações na plataforma Google Android Desenvolvimento de aplicações na plataforma Google Android Rafael M. Lins Manoel Taenan Prof. Dr. Fábio Gomes Design by Rafael M. Lins Autores Rafael Madureira Lins de Araújo Bla bla bla Manoel Taenan

Leia mais

Introdução ao Android. Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br)

Introdução ao Android. Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Introdução ao Android Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Conteúdo Introdução Mercado Versões Ambiente de Desenvolvimento Configuração das Máquinas Virtuais Referências Introdução Android

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Depurando aplicações Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender dicas e técnicas para encontrar erros em aplicações Android. Conhecer os recursos que auxiliam

Leia mais

Introdução a Computação Móvel

Introdução a Computação Móvel Introdução a Computação Móvel Computação Móvel Prof. Me. Adauto Mendes adauto.inatel@gmail.com Histórico Em 1947 alguns engenheiros resolveram mudar o rumo da história da telefonia. Pensando em uma maneira

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Objetivos Desenvolver software baseados na plataforma de dispositivos móveis com ênfase na Android SDK, abrangendo desde princípios

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android

Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android Laboratório de Processamento de Sinais Laboratório de Sistemas Embarcados Universidade Federal do Pará 24 de fevereiro de 2012 Sumário 1 Introdução 2

Leia mais

2ª Edição Ricardo R. Lecheta

2ª Edição Ricardo R. Lecheta Google Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK 2ª Edição Ricardo R. Lecheta Novatec capítulo 1 Introdução ao Android 1.1 Introdução O mercado de celulares está crescendo cada

Leia mais

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento Instalação

Leia mais

PLATAFORMA ANDROID. Ariel Soares Teles arielsoaresteles@gmail.com

PLATAFORMA ANDROID. Ariel Soares Teles arielsoaresteles@gmail.com Universidade Federal do Maranhão UFMA Programa de Pós-graduação em Engenharia de Eletricidade PPGEE Área de Concentração: Ciência da Computação Disciplina: Introdução a Computação Móvel Professor: Dr.

Leia mais

Pré-Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso Tiago Garcia Pereira 1. INTRODUÇÃO

Pré-Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso Tiago Garcia Pereira 1. INTRODUÇÃO UM PADRÃO ABERTO DE SOFTWARE PARA COMPUTAÇÃO MÓVEL: UM ESTUDO SOBRE GOOGLE ANDROID 1. INTRODUÇÃO O aumento do número usuários de dispositivos móveis atrai cada vez os desenvolvedores a produzir aplicações

Leia mais

CURSOS ANDROID. Prof: Igor Portela

CURSOS ANDROID. Prof: Igor Portela CURSOS ANDROID Prof: Igor Portela O que é Android? Sistema operacional para dispositivos móveis baseado em Linux. Desenvolvido pela Android Inc, comprado pelo Google em 2005 É open source sob licença Apache.

Leia mais

Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião Windows Mobile O Windows Mobile é um sistema operacional compacto, desenvolvido para rodar em dispositivos móveis como Pocket

Leia mais

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Trabalho de Programação para Dispositivos Móveis Turma: 1011 Camila Botelho camilacunhabotelho@gmail.com Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Introdução O Android é uma ferramenta

Leia mais

PROGRAMANDO ANDROID NA IDE ECLIPSE GABRIEL NUNES, JEAN CARVALHO TURMA TI7

PROGRAMANDO ANDROID NA IDE ECLIPSE GABRIEL NUNES, JEAN CARVALHO TURMA TI7 Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação: Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Programação Android na IDE Eclipse PROGRAMANDO ANDROID

Leia mais

Android. 10 vantagens do sistema Android em relação ao iphone

Android. 10 vantagens do sistema Android em relação ao iphone Android Android é um sistema operacional do Google para smartphones, TVs e tablets. Baseado em Linux e de código aberto, o sistema móvel é utilizado em aparelhos da Samsung, LG, Sony, HTC, Motorola, Positivo,

Leia mais

Desenvolvendo para. Windows 8. Aprenda a desenvolver aplicativos para Windows Phone 8 e Windows 8. Ricardo R. Lecheta. Novatec

Desenvolvendo para. Windows 8. Aprenda a desenvolver aplicativos para Windows Phone 8 e Windows 8. Ricardo R. Lecheta. Novatec Desenvolvendo para Windows 8 Aprenda a desenvolver aplicativos para Windows Phone 8 e Windows 8 Ricardo R. Lecheta Novatec Copyright 2013 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos

Leia mais

Marco Polo Monteiro Viana. Sistemas Comerciais. Conceitos, modelagem e projeto

Marco Polo Monteiro Viana. Sistemas Comerciais. Conceitos, modelagem e projeto Marco Polo Monteiro Viana Sistemas Comerciais Conceitos, modelagem e projeto Sistemas Comerciais - Conceitos, modelagem e projeto Copyright Editora Ciência Moderna Ltda., 2013 Todos os direitos para a

Leia mais

Fundamentos da Computação Móvel

Fundamentos da Computação Móvel Fundamentos da Computação Móvel (Plataformas Sistemas Operacionais e Desenvolvimento) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus

Leia mais

FRWTC-400 DESENVOLVIMENTO MÓVEL PARA ANDROID MÓDULO 1

FRWTC-400 DESENVOLVIMENTO MÓVEL PARA ANDROID MÓDULO 1 FRWTC-400 DESENVOLVIMENTO MÓVEL PARA ANDROID MÓDULO 1 SOBRE A FRAMEWORK A Framework (www.frwtc.com) atua diretamente com profissionais do segmento de tecnologia em busca de capacitação, atualização e certificação,

Leia mais

Java ME na Prática Fundamentos da plataforma passo a passo

Java ME na Prática Fundamentos da plataforma passo a passo Robison Cris Brito Java ME na Prática Fundamentos da plataforma passo a passo Java ME na Prática Fundamentos da plataforma passo a passo Copyright Editora Ciência Moderna Ltda., 2014 Todos os direitos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA CELULAR JAVA 2 MICRO EDITION

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA CELULAR JAVA 2 MICRO EDITION DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA CELULAR JAVA 2 MICRO EDITION Robison Cris Brito Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná Unidade de Pato Branco robison@pb.cefetpr.br RESUMO Engana-se quem acha

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Links importantes http://www.android.com/ Site oficial de toda a documentação, downloads e informações sobre a plataforma. http://developer.android.com/

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Fatec Ipiranga Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aula 02 História do desenvolvimento de software para dispositivos móveis Dalton Martins dmartins@gmail.com São

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Fatec Ipiranga Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aula 03 Introdução ao ambiente de desenvolvimento: Eclipse e Android SDK Dalton Martins dmartins@gmail.com São

Leia mais

IV SEMANA DE INFORMÁTICA. Prof. Rafael Hens Ribas (rafael.r@ienh.com.br)

IV SEMANA DE INFORMÁTICA. Prof. Rafael Hens Ribas (rafael.r@ienh.com.br) IV SEMANA DE INFORMÁTICA Prof. Rafael Hens Ribas (rafael.r@ienh.com.br) O que é; ROTEIRO Quais versões existem e suas principais funcionalidades; O que preciso para começar a desenvolver; Como é o ambiente

Leia mais

Nelson Glauber de Vasconcelos Leal

Nelson Glauber de Vasconcelos Leal Nelson Glauber de Vasconcelos Leal Novatec Copyright 2015 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial,

Leia mais

Introdução ao Android. Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ

Introdução ao Android. Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ Introdução ao Android Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ O que é o Android? Sistema operacional móvel, baseado numa versão modificada do Linux. Código aberto: qualquer pessoa pode

Leia mais

Conceitos Básicos e Práticos do Android

Conceitos Básicos e Práticos do Android Pílula de Conhecimento Android Página: 1 Pílula 1 Conceitos Básicos e Práticos do Android I OBJETIVOS! Conhecer o Sistema Operacional Móvel Android.! Entender a composição do Android diferenciando suas

Leia mais

Sistemas Embarcados Android

Sistemas Embarcados Android Engenharia Elétrica UFPR 7 de março de 2013 Outline Desenvolvido para sistemas móveis pelo Google: Android Open Source Project (AOSP) Grande sucesso, devido a combinação de: open source licensing aggressive

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID Maik Olher CHAVES 1 ; Daniela Costa Terra 2. 1 Graduado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Nextel Cloud... 4 2 Nextel Cloud Web... 5 2.1 Página Inicial... 6 2.1.1 Meu Perfil... 7 2.1.2 Meu Dispositivo...

Leia mais

Desenvolvimento para Android

Desenvolvimento para Android Desenvolvimento para Android Instruções de Instalação Prof. Markus Endler Pré- requisitos Para desenvolver para plataforma Android, é necessário fazer o download e instalar: Android SDK Tools: necessário

Leia mais

DESENVOLVIMENTO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO BANCO DE DADOS

DESENVOLVIMENTO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO BANCO DE DADOS DESENVOLVIMENTO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO BANCO DE DADOS Leandro Guilherme Gouvea 1, João Paulo Rodrigues 1, Wyllian Fressatti 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil leandrog.gouvea@gmail.com,

Leia mais

Sistemas Embarcados Android

Sistemas Embarcados Android Engenharia Elétrica UFPR 13 de novembro de 2014 Desenvolvido para sistemas móveis pelo Google: Android Open Source Project (AOSP) Grande sucesso, devido a combinação de: open source licensing aggressive

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. Seu primeiro aplicativo para Android Programe seu andróide

PROGRAMAÇÃO. Seu primeiro aplicativo para Android Programe seu andróide Seu primeiro aplicativo para Android Programe seu andróide A plataforma Android, do Google, vai equipar com tecnologia de ponta diversos aparelhos celulares. Veja como é fácil começar a programar aplicativos

Leia mais

Sobre o Colméia: Grupo de pesquisa em Software e Hardware Livre. Software Livre não é só Linux!

Sobre o Colméia: Grupo de pesquisa em Software e Hardware Livre. Software Livre não é só Linux! Sobre o Colméia: Grupo de pesquisa em Software e Hardware Livre. Software Livre não é só Linux! Assuntos que serão abordados Android é Software Livre? Arquitetura Android Maquina Virtual Dalvik Evolução

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2014.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Android Android é um sistema operacional para dispositivos móveis Kernel Linux, drivers e bibliotecas do

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS MÓVEIS - ANDROID X IOS

SISTEMAS OPERACIONAIS MÓVEIS - ANDROID X IOS SISTEMAS OPERACIONAIS MÓVEIS - ANDROID X IOS Danielle Dias Simões¹, Júlio César Pereira². Universidade Paranaense - Unipar Paranavaí PR - Brasil dannesimoes@hotmail.com juliocesarp@unipar.br Resumo. O

Leia mais

OBJETIVO Criação e execução de um projeto Android dentro da IDE IntelliJ.

OBJETIVO Criação e execução de um projeto Android dentro da IDE IntelliJ. Técnico em Informática Turma 10 Programação para Dispositivos Móveis Roteiro Parcial de Projeto Guilherme Cruz OBJETIVO Criação e execução de um projeto Android dentro da IDE IntelliJ. FERRAMENTA IntelliJ

Leia mais

Introdução ao Android. SECAP 2014 Prof. Rone Ilídio - UFSJ

Introdução ao Android. SECAP 2014 Prof. Rone Ilídio - UFSJ Introdução ao Android SECAP 2014 Prof. Rone Ilídio - UFSJ O que é o Android? Sistema operacional móvel, baseado numa versão modificada do Linux. Código aberto: qualquer pessoa pode baixar e modificar Máquina

Leia mais

Mapas e Localização. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva

Mapas e Localização. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos

Leia mais

Minicurso - Android Fábio Silva / João Paulo Ribeiro

Minicurso - Android Fábio Silva / João Paulo Ribeiro Minicurso - Android Fábio Silva / João Paulo Ribeiro Quem somos? :D Graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Campina Grande @ffosilva www.fabiosilva.org Quem somos? :D Graduando em

Leia mais

Nome N Série: Ferramentas

Nome N Série: Ferramentas Nome N Série: Ferramentas Competências: Identificar e utilizar técnicas de modelagem de dados; Habilidades: Utilizar ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software; Bases Tecnológicas: Metodologias

Leia mais

CONTEÚDO (técnico) COMPLETO DO TREINAMENTO INTENSIVO PARA ANDROID Universidade Android

CONTEÚDO (técnico) COMPLETO DO TREINAMENTO INTENSIVO PARA ANDROID Universidade Android Conteúdo detalhado CONTEÚDO (técnico) COMPLETO DO TREINAMENTO INTENSIVO PARA ANDROID Universidade Android Android Básico 1. Dispositivos Android 2. Instalação do Android 3. Emuladores de Android 4. Exercício:

Leia mais

Adobe Flex. Cainã Fuck dos Santos Thiago Vieira Puluceno Jonathan Kuntz Fornari Gustavo Nascimento Costa

Adobe Flex. Cainã Fuck dos Santos Thiago Vieira Puluceno Jonathan Kuntz Fornari Gustavo Nascimento Costa Adobe Flex Cainã Fuck dos Santos Thiago Vieira Puluceno Jonathan Kuntz Fornari Gustavo Nascimento Costa O que é Flex? Estrutura de Código aberto para a criação de aplicativos Web Utiliza o runtime do Adobe

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO CONFIGURAÇÃO IDE ECLIPSE

MANUAL DE INSTALAÇÃO CONFIGURAÇÃO IDE ECLIPSE MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO IDE ECLIPSE T1011 GUILHERME RODRIGUES Ano 2015 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IDE ECLIPSE. Neste documento aborda como instalar e configurar a IDE eclipse para

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Google Web Toolkit* Clério Damasceno Soares, Daniel da Silva Filgueiras e Fábio Figueiredo da Silva

Google Web Toolkit* Clério Damasceno Soares, Daniel da Silva Filgueiras e Fábio Figueiredo da Silva Google Web Toolkit* Clério Damasceno Soares, Daniel da Silva Filgueiras e Fábio Figueiredo da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF-MG Campo Universitário Bairro Marmelos Juiz de Fora MG Brasil

Leia mais

Introdução à Programação Android

Introdução à Programação Android Introdução à Programação Android Guilherme Antonio Borges guilhermeborges.pf@gmail.com Apresentação Graduado em 2012 no Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet no IFSUL campus Passo Fundo. Atualmente,

Leia mais

ANDROID APPLICATION PROJECT

ANDROID APPLICATION PROJECT Criando um programa Abrindo o programa Eclipse, clique na opção [FILE], depois em [NEW], selecione a opção [PROJECT], uma janela de opção do tipo de projeto irá se abrir, escolha [ANDROID] logo depois

Leia mais

Linguagem de Programação Visual

Linguagem de Programação Visual Linguagem de Programação Visual Unidade 1 Ambiente de desenvolvimento Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 SOBRE O JAVA... 3 AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO... 5 RECURSOS DA FERRAMENTA NETBEANS...

Leia mais

Escrito por Neri Neitzke Qua, 12 de Outubro de 2011 21:40 - Última atualização Seg, 26 de Março de 2012 03:50

Escrito por Neri Neitzke Qua, 12 de Outubro de 2011 21:40 - Última atualização Seg, 26 de Março de 2012 03:50 Preço R$ 129.00 Compre aqui Finalmente um ótimo curso de Android no Brasil - Clique aqui para ver o cronograma das aulas - Clique aqui para ver as imagens deste curso - Clique aqui para ver algumas videoaulas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Internacionalização e Literais Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender as vantagens do uso de literais e da internacionalização em aplicativos Android.

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

O conjunto é composto por duas seções: o App Inventor Designer e o App Inventor Blocks Editor, cada uma com uma função específica.

O conjunto é composto por duas seções: o App Inventor Designer e o App Inventor Blocks Editor, cada uma com uma função específica. Google App Inventor: o criador de apps para Android para quem não sabe programar Por Alexandre Guiss Fonte: www.tecmundo.com.br/11458-google-app-inventor-o-criador-de-apps-para-android-para-quem-naosabe-programar.htm

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Persistência de dados com Android Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Apresentar novas técnicas de persistência em Android. Utilizar a classe SharedPreferences.

Leia mais

OMT-G Design. Instalação por pacotes

OMT-G Design. Instalação por pacotes OMT-G Design A plataforma Eclipse OMT-G Design não é um software independente, é um plug-in que se utiliza dos mecanismos de extensão do Eclipse que por sua vez é um ambiente de desenvolvimento de software.

Leia mais

MONOGRAFIA: PLATAFORMAS DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

MONOGRAFIA: PLATAFORMAS DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO PUC-RIO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA - DI PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA INF2541 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO MÓVEL PROF. MARKUS ENDLER MONOGRAFIA:

Leia mais

Google Android para Tablets

Google Android para Tablets Google Android para Tablets Aprenda a desenvolver aplicações para o Android De smartphones a tablets Ricardo R. Lecheta Novatec Copyright 2012 Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos

Leia mais

Introdução Dalvik Linux 2.6. Android. Diogo de Campos, João Paulo Pizani Flor, Maurício Oliveira Haensch, Pedro Covolan Bachiega

Introdução Dalvik Linux 2.6. Android. Diogo de Campos, João Paulo Pizani Flor, Maurício Oliveira Haensch, Pedro Covolan Bachiega Android Diogo de Campos, João Paulo Pizani Flor, Maurício Oliveira Haensch, Pedro Covolan Bachiega Universidade Federal de Santa Catarina November 18, 2008 Agenda 1 Introdução 2 Dalvik 3 Linux 2.6 Introdução

Leia mais

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática ( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Minicurso introdutório de desenvolvimento para dispositivos Android. Cristiano Costa

Minicurso introdutório de desenvolvimento para dispositivos Android. Cristiano Costa Minicurso introdutório de desenvolvimento para dispositivos Android Cristiano Costa Desenvolvimento da interface estática Sobre mim Graduando em Engenharia Eletrônica - UNIFEI Trabalhou em desenvolvimento

Leia mais

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: APLICATIVO ANDROID PARA DEFICIENTES VISUAIS REDIGIREM MENSAGENS DE TEXTO NAS TELAS TOUCHSCREEN

Leia mais

Aula: BrOffice Impress primeira parte

Aula: BrOffice Impress primeira parte Aula: BrOffice Impress primeira parte Objetivos Conhecer as características de um software de apresentação; Saber criar uma apresentação rápida com os recursos de imagem e texto; Saber salvar a apresentação;

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Uso do SQLite no Android Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender a persistir dados utilizando o banco de dados SQLite. Conhecer e utilizar a classe SQLiteOpenHelper.

Leia mais

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader Sistemas operacionais em concursos públicos Antes de tudo é importante relembrarmos que o sistema operacional é um tipo de software com a

Leia mais

Desenvolver Jogos para celular virou brincadeira com o Game Builder do Netbeans

Desenvolver Jogos para celular virou brincadeira com o Game Builder do Netbeans Desenvolver Jogos para celular virou brincadeira com o Game Builder do Netbeans I BOOT Xanxerê - SC por Robison Cris Brito robison@utfpr.edu.br Mini Bio Professor da UTFPR desde 2001 Mestrado em engenharia

Leia mais

Linguagem de Programação JAVA. Professora Michelle Nery Nomeclaturas

Linguagem de Programação JAVA. Professora Michelle Nery Nomeclaturas Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas Conteúdo Programático Nomeclaturas JDK JRE JEE JSE JME JVM Toolkits Swing AWT/SWT JDBC EJB JNI JSP Conteúdo Programático Nomenclatures

Leia mais

Módulo I - Introdução. Faculdade Christus Sistemas de Informação 17/09/2010. Carlos Eugênio Torres Engenheiro de Informática http://cetorres.

Módulo I - Introdução. Faculdade Christus Sistemas de Informação 17/09/2010. Carlos Eugênio Torres Engenheiro de Informática http://cetorres. Módulo I - Introdução Aula 2 Carlos Eugênio Torres Engenheiro de Informática http://cetorres.com Faculdade Christus Sistemas de Informação 17/09/2010 Graduado em Ciência da Computação pela UFC, Brasil

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Ponta Grossa ANDRÉ LUIS CORDEIRO DE FARIA RELATÓRIO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Ponta Grossa ANDRÉ LUIS CORDEIRO DE FARIA RELATÓRIO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Ponta Grossa ANDRÉ LUIS CORDEIRO DE FARIA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Ponta Grossa 2012 ANDRÉ LUIS CORDEIRO DE FARIA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Trabalho elaborado pelo

Leia mais

Relatório do GPES. Descrição dos Programas e Plugins Utilizados. Programas Utilizados:

Relatório do GPES. Descrição dos Programas e Plugins Utilizados. Programas Utilizados: Relatório do GPES Relatório referente à instalação dos programas e plugins que estarão sendo utilizados durante o desenvolvimento dos exemplos e exercícios, sendo esses demonstrados nos próximos relatórios.

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciências da Computação. Raphael Ottoni Santiago Machado de Faria

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciências da Computação. Raphael Ottoni Santiago Machado de Faria Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciências da Computação Raphael Ottoni Santiago Machado de Faria MONOGRAFIA DE PROJETO ORIENTADO EM COMPUTAÇÃO I Rastreamento

Leia mais

Desenvolvendo para. Windows 8. Aprenda a desenvolver aplicativos para Windows Phone 8 e Windows 8. Ricardo R. Lecheta. Novatec

Desenvolvendo para. Windows 8. Aprenda a desenvolver aplicativos para Windows Phone 8 e Windows 8. Ricardo R. Lecheta. Novatec Desenvolvendo para Windows 8 Aprenda a desenvolver aplicativos para Windows Phone 8 e Windows 8 Ricardo R. Lecheta Novatec Copyright 2013 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos

Leia mais

Dominando Action Script 3

Dominando Action Script 3 Dominando Action Script 3 Segunda Edição (2014) Daniel Schmitz Esse livro está à venda em http://leanpub.com/dominandoactionscript3 Essa versão foi publicada em 2014-05-02 This is a Leanpub book. Leanpub

Leia mais

Desenvolvimento para Android Prá9ca 2. Prof. Markus Endler

Desenvolvimento para Android Prá9ca 2. Prof. Markus Endler Desenvolvimento para Android Prá9ca 2 Prof. Markus Endler Criando o primeiro projeto Android Com o ambiente de desenvolvimento preparado, vá em File - > New - > Project... Na janela que abrir, selecione

Leia mais

Mobile Command. Diego Armando Gusava. Orientador: Mauro Marcelo Mattos

Mobile Command. Diego Armando Gusava. Orientador: Mauro Marcelo Mattos Mobile Command Diego Armando Gusava Orientador: Mauro Marcelo Mattos Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento Implementação Conclusão Extensões Introdução O que me motivou? Solução

Leia mais

Curso: Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android

Curso: Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android Curso: Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android Duração: 66h Área formativa: Programação Web & Mobile Sobre o curso Desde o lançamento dos smartphones no mercado, é crescente a procura

Leia mais

MAPEAMENTO E LOCALIZAÇÃO DE REGIÕES DE INTERESSE UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS COM PLATAFORMA ANDROID

MAPEAMENTO E LOCALIZAÇÃO DE REGIÕES DE INTERESSE UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS COM PLATAFORMA ANDROID MAPEAMENTO E LOCALIZAÇÃO DE REGIÕES DE INTERESSE UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS COM PLATAFORMA ANDROID Alessandro Teixeira de Andrade¹; Geazy Menezes² UFGD/FACET Caixa Postal 533,

Leia mais

Google Android para Tablets

Google Android para Tablets Google Android para Tablets Aprenda a desenvolver aplicações para o Android De smartphones a tablets Ricardo R. Lecheta Novatec Copyright 2012 Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos

Leia mais