Ricardo da Silva Ogliari Robison Cris Brito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ricardo da Silva Ogliari Robison Cris Brito"

Transcrição

1 Ricardo da Silva Ogliari Robison Cris Brito

2 Android - Do Básico ao Avançado Copyright Editora Ciência Moderna Ltda., 2014 Todos os direitos para a língua portuguesa reservados pela EDITORA CIÊNCIA MODERNA LTDA. De acordo com a Lei 9.610, de 19/2/1998, nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida, transmitida e gravada, por qualquer meio eletrônico, mecânico, por fotocópia e outros, sem a prévia autorização, por escrito, da Editora. Editor: Paulo André P. Marques Produção Editorial: Aline Vieira Marques Assistente Editorial: Amanda Lima da Costa Capa: Equipe Ciência Moderna Diagramação: Tatiana Neves Várias Marcas Registradas aparecem no decorrer deste livro. Mais do que simplesmente listar esses nomes e informar quem possui seus direitos de exploração, ou ainda imprimir os logotipos das mesmas, o editor declara estar utilizando tais nomes apenas para fins editoriais, em benefício exclusivo do dono da Marca Registrada, sem intenção de infringir as regras de sua utilização. Qualquer semelhança em nomes próprios e acontecimentos será mera coincidência. FICHA CATALOGRÁFICA OGLIARI, Ricardo da Silva; BRITO, Robison Cris. Android - Do Básico ao Avançado Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., Informática; 2. Linguagem de programação. I Título ISBN: CDD ISBN: CDD Editora Ciência Moderna Ltda. R. Alice Figueiredo, 46 Riachuelo Rio de Janeiro, RJ Brasil CEP: Tel: (21) / Fax: (21) LCM@LCM.COM.BR 01/14

3 Dedicatória Dedicamos este livro a todos os nossos amigos programadores, em especial, aos que se identificam com a plataforma Android, essa plataforma magnífica que nos motivou registrar parte do nosso conhecimento neste material.

4 Agradecimentos Queremos aproveitar este espaço para agradecer a um grande conjunto de pessoas que nos auxiliaram na escrita deste livro. Iniciamos com um agradecimento muito especial às nossas respectivas companheiras, Scheila e Jaqueliny, que sempre estiveram ao nosso lado, apoiando e orientando, e que muitas vezes abriram mão das nossas companhias para as nossas infindáveis horas ausentes para ministrar palestras, cursos, escrever artigos, e tutoriais. Não poderíamos esquecer de agradecer às nossas famílias, ao seu Paulo e Dona Marilde, ao seu Antônio e Dona Marly, por terem esforçado-se tanto para nos dar uma educação de qualidade. Muitas vezes, abrindo mão de seu conforto para nos fornecer recursos na batalha pela vida, tudo isso pelo amor que tinham por seus filhos. Gostaríamos de dizer que sempre seremos gratos, aos nossos heróis que amamos muito. Agradecemos também à Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco pelas oportunidades ofertadas, à empresa GlobalCode, à Universidade de Passo Fundo Campus Passo Fundo. Além de agradecer a todos os organizadores de evento que nos convidaram para palestras, ministrar minicursos e afins, assim como as editoras e revistas que abriram as portas para divulgarmos nossos materiais à comunidade. Por fim, agradecemos aos amigos Eduardo Malherbi Martins e Geison Adriano Biazus, acadêmicos do II Curso de Especialização em Tecnologia Java da UTFPR Campus Pato Branco, por suas contribuições nos capítulos 15 e 16 deste livro.

5 Sobre os autores Ricardo da Silva Ogliari é especialista em Web: Sistemas de Inovação e Tecnologia pelo Senac São Paulo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo. Ministra treinamentos na Globalcode, além de ser sócio da StillRocker Digit all. Escreveu artigos para diversas revistas e atualmente escreve regularmente para a Mobile Magazine e Espírito Livre. Palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais, tais como, FISL, TDC, WebDays, Just Java, WebMobile Tech Weeks e Campus Party. Ao todo, é autor de mais de 200 publicações. Criador e mantenedor do Mobilidade é Tudo. Participante do Things Hacker Team. Robison Cris Brito é mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde ministra aulas sobre tecnologia Java e Computação Móvel nos cursos de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação. Escreve artigos para a revista Mobile Magazine do grupo Devmedia. Foi palestrante de eventos, tais como, JavaOne, M3DDLA, FISL, WebMobile Tech Week, Webdays, TDC e JustJava. Evangelista da tecnologia, procura ministrar palestras e minicursos em universidades e eventos.

6 Prefácio O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, além de fascinante, é uma excelente oportunidade de negócio. Hoje, muitas empresas de desenvolvimento de software possuem setores especializados nessa plataforma, desenvolvendo aplicações específicas que trabalham sozinhas ou integradas com os sistemas já existentes, tais como, aplicativos da Web e desktop, agregando valores e facilitando o compartilhamento de informações. Ao longo de vários anos, algumas linguagens para plataforma móvel surgiram e desapareceram. Todas foram linguagens que se destacaram em seus segmentos e perduraram por muitos anos, mas acabaram sendo substituídas, na grande maioria das vezes, pela descontinuidade dos aparelhos que as suportavam. Entretanto, com o Android é diferente. Muito mais do que uma linguagem, ele é uma plataforma de desenvolvimento, formado inclusive por um sistema operacional. O que chama a atenção é o grande impacto e a adoção dessa plataforma nos smartphones e nos tablets hoje. Em 2009, por exemplo, menos de 1% dos smartphones possuía suporte ao Android; hoje, em 2013, esse número ultrapassa 60%. Outra grande vantagem é o fato de inúmeros fabricantes apostarem nessa tecnologia, o que provavelmente aumentará a vida da plataforma, pois, ao contrário das tecnologias que surgiram e desapareceram por não possuírem mais dispositivos que a suportassem, o Android possui suporte nos mais diversos fabricantes, como, por exemplo, Motorola, Samsung, LG, entre muitos outros. Com certeza, os fabricantes que ainda não a suportam, um dia a suportarão. Neste contexto, o presente livro apresenta a plataforma Android, fugindo um pouco do tradicional passo a passo básico, sendo mais focado no how-to-do (como fazer), podendo, desta forma, ser aproveitado por usuários leigos na tecnologia, uma vez que os capítulos iniciais são básicos, e também por usuários avançados, já que os capítulos finais apresentam estudos de casos bastante avançados.

7 X Android - Do Básico ao Avançado Assim, dividimos a presente obra em capítulos, sendo os dois primeiros destinados à preparação do ambiente de desenvolvimento e à programação de um aplicativo básico, sendo útil aos leitores que não conhecem a plataforma e precisam de orientação sobre como começar. Para todos os estudos de caso, foi optada a utilização da IDE Eclipse, esta a mais popular entre os programadores Android, destacando-se por ser livre e multiplataforma. O terceiro, quarto e quinto capítulos do livro apresentam os componentes visuais básicos da plataforma Android, permitindo o desenvolvimento de aplicações ricas visualmente, além de apresentar modelos de interação entre a aplicação e o usuário, utilizando eventos. O sexto e o sétimo capítulos apresentam formas de persistência de dados, permitindo o armazenamento de dados em aplicações Android utilizando o tradicional SQLite e também técnicas alternativas, tais como, a utilização de arquivos de preferência e o cartão de memória. O capítulo oito apresenta a nova forma de utilizar mapas em aplicações Android, esta já utilizando a Google Maps for Android 2.0, lançada em março de Os dois capítulos seguintes apresentam a utilização de dados multimídias na plataforma, sendo através de imagens ou sons. Por fim, os seis últimos capítulos apresentam aplicabilidades distintas e avançadas da plataforma Android, como, por exemplo, a criação de widgets, utilização de notificação, acesso a dados de servidores RSS utilizando o protocolo http, utilização de sensores, recepção de mensagens SMS e, por fim, um capítulo dedicado à utilização da realidade aumentada nas aplicações Android. Utilizando esta estrutura, o presente livro torna-se um material de referência extremamente útil aos programadores iniciantes e avançados, sejam acadêmicos, professores, profissionais da área, sejam amantes da tecnologia, que desejam explorar novos horizontes, fugindo do tradicional desenvolvimento para desktop e Web. Uma boa leitura a todos.

8 Sumário XI Sumário Capítulo 1 Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android para dispositivos móveis... 1 Um pouco da história... 2 Infraestrutura do Software... 3 Ambiente de Desenvolvimento... 4 Instalando o Android SDK e o ADT Bundle... 6 Atualizando o Android SDK... 7 Criando um AVD Android Virtual Device Instalando e Preparando a IDE Eclipse Outras Opções de IDEs de Desenvolvimento para Android Concluindo Capítulo 2 Desenvolvimento do aplicativo HelloWorld para a plataforma Android Criando a primeira aplicação Android Concluindo Capítulo 3 Componentes Visuais Básicos da Plataforma Android Desenvolvimento de Interfaces Visuais Gerenciadores de Layout LinearLayout AbsoluteLayout TableLayout Outros Gerenciadores de Layout... 46

9 XII Android - Do Básico ao Avançado Utilizando Vários Gerenciadores de Layout em uma Única Tela Componentes Visuais Componente TextView Componente Button Componente ImageButton Componente EditText Componente CheckBox Componentes RadioGroup e RadioButton Componente ToogleButton Concluindo Capítulo 4 Tratando eventos de componentes visuais na plataforma Android Criando a Interface Gráfica do Estudo de Caso Eventos de Clique e Mudança de Tela Evento de Clique Longo Adicionando o Menu de Contexto Evento de Toque Mudança de Foco nos Componentes Eventos de Tecla Evento de Item Selecionado Concluindo Capítulo 5 Componentes visuais avançados no Android Componente AutoCompleteTextView Componente ProgressBar Componente Spinner Componente PickerViews Componente ListViews Concluindo

10 Sumário XIII Capítulo 6 Desenvolvendo um programa de cadastro usando SQLite e Adapters O projeto Construindo a aplicação sem o banco de dados Classe utilitária Artigo Layouts das telas Activities O banco de dados Criando o Adapter para ListActivity Integrando o Adapter e o Banco de Dados Transações em SQLite Concluindo Capítulo 7 Persistência de dados com Android: Muito além do SQLite Utilizando Shared Preferences Utilizando PreferenceActivity Utilizando o Armazenamento Interno (Internal Storage) Armazenando Dados Temporários em Aplicações Android Utilizando o Armazenamento Externo (External Storage) Concluindo Capítulo 8 Trabalhando com o Google Maps for Android 2.0 e Location API Preparando o Ambiente para a Google Maps Android API v Criando o Projeto e Importando a Biblioteca Gerando a API Key Adicionando a Chave à Aplicação e Mostrando o Mapa Tornando o Mapa Profissional e Adicionando Pontos de Interesse POIs Seguindo o Usuário

11 XIV Android - Do Básico ao Avançado Concluindo Capítulo 9 Tirando o máximo de vantagem das classes para o uso de imagens no Android 193 Usando os Componentes Gallery e ImageView Apresentando uma Imagem Selecionada no Centro da Tela Utilizando o Componente ImageSwitcher Utilizando GridView para a Apresentação de Imagens Concluindo Capítulo 10 Utilizando sons e fotos em aplicações Android Estudos de Caso Primeiro Aplicativo - Rádio Player de Mídia como Serviço Segundo Aplicativo Álbum de Fotos Concluindo Capítulo11 Criando widgets na plataforma Android Aplicativo Começando a Construção º Passo: Criar AppWidgetProviderInfo º Passo: Criar o Arquivo de Layout º Passo: Criar o Activity de Configuração º Passo: Criar a Classe AppWidgetProvider º Passo: Criar AlarmManager para Atualizar o Widget Concluindo Capítulo 12 Utilização de sensores na plataforma Android Aplicativo Pacote Hardware Primeiro Passo: Sensor Manager

12 Sumário XV Segundo Passo: Conhecendo os sensores Terceiro Passo: Trabalhando com sensores Trabalhando com o Sensor de Luz Trabalhando com o Sensor de Proximidade Trabalhando com o Text to Speech Concluindo Capítulo 13 Trabalhando com notificações no Android Projeto Interface Gráfica Activity Notificação Finalizando o Aplicativo Concluindo Capítulo 14 Utilizando a conectividade Android para criar um leitor de RSS Projeto Download da Imagem Um Pouco Sobre findviewbyid Download e Parser dos Feeds Visualização de Post Concluindo Capítulo 15 Utilizando recursos nativos de SMS em aplicações Android Recebendo Mensagens SMS na Plataforma Android Apresentação do Sistema Proposto Criação do Projeto Estrutura do Projeto Criação de Pacotes Criação de Classes

13 XVI Android - Do Básico ao Avançado Criação de Activities Entendendo o Android Manifest Criação de Layout Codificação dosactivities Criação das Controladoras Criação dos Modelos (Objetos) Criação de Adaptadores Criação da Classe SQL Pacote Util Criação dos Serviços SMS Receiving Simulação da APP Desenvolvida Concluindo Capítulo 16 Utilizando recursos de realidade aumentada em aplicações Android O Que é Realidade Aumentada e Qual a sua Origem? Realidade Aumentada e Dispositivos Móveis Realidade Aumentada no Android Estudo de Caso Desenvolvido Instalando o Android SDK e o Android NDK Instalação e Configuração do Vuforia SDK Funcionamento do Vuforia SDK Como Gerar um Dataset Renderização dos Objetos Virtuais Reprodução de Vídeos do YouTube Aplicativo Desenvolvido Concluindo

14 Capítulo 1 Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android para dispositivos móveis Aprenda a montar um ambiente de desenvolvimento livre para Android usando as IDEs de desenvolvimento mais utilizadas no mercado. O Android é uma plataforma para desenvolvimento e execução de programas para dispositivos móveis, robusta e de fácil utilização/aprendizagem. Foi construída inicialmente por uma pequena empresa de Palo Alto (Califórnia - EUA), chamada Android Inc. A mesma foi adquirida pela Google em A plataforma, que hoje é desenvolvida por um consórcio de empresas chamado Open Handset Alliance, é vista como uma ótima alternativa para o desenvolvimento de aplicações. Aos programadores que conhecem outras linguagens de programação, tais como, Java ME, Windows Mobile, Windows Phone, ios, entre outras, aprender a programar com o Android é uma tarefa simples, uma vez que essa tecnologia utiliza a linguagem de programação Java, com algumas semelhanças com o Java ME, e para o desenvolvimento da interface visual, podem-se utilizar arquivos XML, o que simplifica consideravelmente o processo de desenvolvimento. A grande aposta do Android são os novos aparelhos celulares, mais conhecidos como smartphones, que podem ser resumidos a celulares com grande poder de processamento e que integram vários recursos, como alta conectividade com a Internet, GPS, sensores, telas sensíveis a toque e muito mais. Para otimizar a execução de aplicações mobile desenvolvidas em Android, este utiliza uma máquina virtual chamada Dalvik, que foi projetada para otimizar a memória e os recursos de hardware em um ambiente que pode ser bastante limitado. Por este motivo, os programas desenvolvidos com a plataforma Android possuem a extensão.dex, que significa Dalvik Executable, fazendo uma referência à máquina virtual Dalvik.

15 2 Android - Do Básico ao Avançado Um pouco da história O Android é um projeto de código aberto e por este motivo, surgem novas versões em um ritmo acelerado. Embora muitos achem que o Android foi desenvolvido exclusivamente pela Google, na verdade, o mesmo foi desenvolvido pela Android Inc., adquirida em Hoje, é de responsabilidade da Open Handset Alliance (OHA), uma aliança fundada em 2007, onde, além da Google, outras empresas do setor, como Intel, Acer, Motorola, Asus, DoCoMo, HTC, Huawei, Sprint, Kyocera, T-Mobile, LG, Samsung, Vodafone, SonyEricsson, Qualcomm e NVidia se uniram para fomentar o crescimento da plataforma Android. Na sequência, foi lançado o primeiro dispositivo móvel Android Enabled, o HTC T-Mobile, lançado em Figura 1, sendo, em seguida, lançados inúmeros outros aparelhos com suporte a esta nova plataforma, tais como, sistemas de navegação veicular, um Netbook e até mesmo automóveis com painéis eletrônicos inteligentes. Figura 1. HTC T-Mobile, primeiro aparelho com Android. Uma das características mais importantes do Android é a prioridade igualitária para aplicativos nativos e de terceiros. As aplicações desenvolvidas por terceiros dispõem de toda a infraestrutura de hardware e software, assim como os aplicativos nativos, como, por exemplo, acesso ao Google Maps, Calendário, Agenda, entre outros. Talvez seja umas das plataformas com a ligação mais forte entre a plataforma de desenvolvimento e o sistema operacional.

16 Capítulo 1 - Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android... 3 Para completar a lista de vantagens, destaca-se seu design sofisticado e o fato de ter o nome associado ao Google, completando a força que a plataforma precisa para impulsionar seu avanço no mercado. Infraestrutura do Software No que diz respeito à infraestrutura de software, o Android consiste de uma pilha que engloba um sistema operacional baseado em Linux, conjunto de bibliotecas, API chamada Android Runtime, aplicações preexistentes no Android e aplicações diversas, conforme apresentado na Figura 2. Figura 2. Arquitetura em camadas dos softwares no Android. O sistema operacional Android conta com um kernel Linux, versão 2.6 e versão 3.0 (Android API Level 11 e posteriores), sendo este responsável pelas tarefas de gerenciamento de memória, acesso à rede, gerenciamento de processos etc. É responsabilidade do sistema operacional fazer a comunicação entre o software desenvolvido e o hardware do dispositivo. As bibliotecas, ou libraries, consistem em um conjunto de bibliotecas C/C++ usadas por diversos componentes do Android e possuem funções específicas. Para o

17 4 Android - Do Básico ao Avançado desenvolvedor, o acesso a esta acontece por meio do Android Application Framework. Entre as bibliotecas, destacam-se: - SQLite: implementação de um banco de dados relacional disponível para todos os aplicativos. - 3D Libraries: biblioteca baseada no OpenGL ES 1.0 APIs. Ela usa a aceleração 3D em hardware (se estiver presente) para o processamento de imagens gráficas. - Media Libraries: baseada no PacketVideo s OpenCORE, suporta a gravação e o playback de vários formatos de mídia. Também trabalha com imagens estáticas. - LibWebCore: um motor de browser da Web usado nos browsers do sistema. - Surface Manager: gerencia o acesso ao subsistema de display. - FreeType: renderização de fontes bitmap e vetorial. O Android Runtime, resumidamente, compreende as bibliotecas básicas do Android (core libraries) que são utilizadas pelas bibliotecas mencionadas anteriormente. Já as Application Frameworks são bibliotecas de mais alto nível, responsáveis por funções específicas no aparelho, como, por exemplo, o gerenciamento de janelas, recursos dos dispositivos móveis, notificações etc. Essas são as bibliotecas costumeiramente acessadas pelos desenvolvedores Android para interagir com o dispositivo móvel. Por fim, os aplicativos são ferramentas comuns a todos os usuários de celulares e smartphones. Uma característica do Android, como já foi informado, é que estes aplicativos nativos não possuem prioridade sobre outros instalados por terceiros, como acontecia com o Java Micro Edition. Inclusive, qualquer programa instalado no aparelho pode compartilhar informações ou módulos para outros programas utilizarem. Além disso, um aplicativo de terceiros pode executar aplicativos nativos. Ambiente de Desenvolvimento Para o desenvolvimento Android, duas IDEs se destacam: Eclipse e Netbeans, com predominância da primeira. Porém, recentemente o Google anunciou o IntelliJ IDEA como base para o Android Studio, uma nova IDE para os desenvolvedores dessa plataforma.

18 Capítulo 1 - Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android... 5 A IDE Netbeans se destaca pela facilidade de uso e também por ser pioneira na implementação de ambientes visuais de desenvolvimento mobile, lembrando que já na versão 4.1, a IDE integrou o plugin Mobility Pack, o qual permitia desenvolver aplicações visuais (clicando e arrastando componentes) para a linguagem Java ME. Já a grande vantagem do Eclipse é a facilidade de gerenciamento de plugins, o que torna seu ambiente configurável para um número muito grande de funcionalidades, além de possuir um excelente editor de código. Soma-se a isso o fato do próprio Google e do principal site de desenvolvedores Android (developer.android.com) apoiarem o uso dessa IDE. Em um primeiro momento, independentemente da IDE de desenvolvimento escolhida, é necessário montar um ambiente padrão, este formado pelo JDK (Java Developtment Kit), o kit de desenvolvimento Java padrão, e pelo Android SDK, o kit de desenvolvimento Android padrão. Após instalar o JDK e o Android SDK, é necessário atualizar as plataformas de desenvolvimento no Android SDK. Somente após estes passos o ambiente está pronto para receber a IDE Netbeans ou Eclipse. Para instalar o Java SDK, deve-se acessar a url technetwork/java/javase/downloads/index.html, clicando no link referente ao Kit de Desenvolvimento Java Padrão (JDK), conforme a Figura 3. Após o download do arquivo, é só proceder com a instalação padrão, de acordo com o sistema operacional utilizado. Figura 3. Página para download do Java SDK.

19 6 Android - Do Básico ao Avançado Dica: Ambiente de Desenvolvimento Android e Sistemas Operacionais O ambiente de desenvolvimento Android é multiplataforma, ou seja, além de gratuito (o que é um ótimo diferencial para programadores e empresas que estão iniciando na plataforma), é possível baixar o ambiente para diferentes sistemas operacionais, tais como, Windows, Linux ou MacOS, sendo que o processo de desenvolvimento é praticamente o mesmo, independentemente do sistema operacional. Instalando o Android SDK e o ADT Bundle Até algum tempo atrás, o processo de configuração do ambiente de desenvolvimento Android era um processo um pouco penoso e suscetível a falhas. Porém, este problema foi resolvido com o ADT Bundle. Este pacote já traz uma estrutura de pastas pronta para uso, incluindo o Android SDK e o Eclipse. Até o momento da escrita deste livro, ainda não existia a versão desse bundle com a nova IDE, a Android Studio. Para baixar a ferramenta, basta entrar neste link: Você verá uma interface como a mostrada na Figura 4. Figura 4. Página para download do ADT Bundle.

20 Capítulo 1 - Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android... 7 Ao clicar no botão de download, será baixado para sua máquina um arquivo.zip. Basta descompactá-lo na pasta que desejar. Dentro do pacote, será possível encontrar duas pastas (eclipse e sdk) e um arquivo (SDKManager). De uma forma muito mais rápida e simples, você já terá o ambiente de desenvolvimento Android instalado e configurado. Atualizando o Android SDK Após a instalação, deve-se executar o SDKManager.exe, que abrirá o aplicativo Gerenciador do Android SDK, conforme a Figura 5. Figura 5. Tela do Android SDK Manager. No Android SDK Manager, devem-se escolher os pacotes necessários para o desenvolvimento. O pacote tools traz as ferramentas para fazer testes com o emulador de dispositivo Android e os outros pacotes trazem as versões do Android. Para instalar o Android 2.1, também chamado de API 7, este deve ser marcado na Figura 5, clicando, na sequência, no botão Install.

21 8 Android - Do Básico ao Avançado Devido ao tamanho de cada plataforma, que pode ultrapassar tranquilamente 100 MB, não é aconselhável a instalação de todas as plataformas disponíveis, a não ser, claro, que o programador precise testar sua aplicação em todas as plataformas Android existentes no mercado. Hoje, bastaria ter as versões 2.3 (com maior market share) e a 4.2 (por ser a última). Dica: Versões das plataformas Android O Android, ao contrário de outros ambientes de desenvolvimento móvel, como o Java ME, possui constantes atualizações, sendo lançados novas versões com poucos meses de intervalo. Para uma melhor organização das versões do Android, as mesmas costumam ser chamadas de API ou plataforma. A primeira versão do Android foi chamada de Plataforma 1 ou API 1 e assim, as versões foram evoluindo e sua numeração seguiu uma numeração sequencial e crescente. Entretanto, para o usuário, é mais comum conhecer a versão do Android pela sua numeração. A primeira versão do Android (a API 1) foi 1.0, a segunda versão do Android (API 2) foi a versão 1.1 e assim seguiu conforme a figura abaixo.

22 Capítulo 1 - Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android... 9 Após a instalação do Android SDK e da atualização das suas plataformas/ ferramentas, o diretório onde este foi instalado fica como o apresentado na Figura 6. Na figura, o ambiente ainda está do modo como foi descompactado, sendo assim, perceba que temos somente diretórios com a nomenclatura contendo API Level 17 ou Android Figura 6. Estrutura de pastas após a instalação do Android SDK. O diretório plataforms possui todas as plataformas baixadas no Android SDK Manager, nomeadas pelo número de sua API/Plataforma. Já a pasta tools, possui alguns dos principais executáveis utilizados pela plataforma Android. A pasta Sample pode

23 10 Android - Do Básico ao Avançado ser utilizada pelos programadores mais experientes, já que traz uma série de exemplos envolvendo inúmeros recursos, tais como, componentes visuais, comunicação bluetooth, entre outros. Criando um AVD Android Virtual Device Android Virtual Device (AVD) é um emulador para um aparelho Android. Através dele, é possível simular um dispositivo Android real, definindo opções de hardware e software. A Figura 7 apresenta um AVD do Android em execução. Figura 7. AVD do Android em execução. Ao criar um AVD, devem-se definir os recursos de hardware do dispositivo virtual, o qual simulará o dispositivo real, definindo, por exemplo, o tipo de teclado, memória do dispositivo, configurar a plataforma/versão do Android, especificar para o emulador as dimensões da tela, aparência, tamanho do cartão SD, entre outros. Podem-se também criar vários AVDs para testar em diferentes plataformas o dispositivo desenvolvido.

24 Capítulo 1 - Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android A criação do AVD é possível escolhendo o executável AVDManager.exe presente na pasta onde foi instalado o Android SDK ou como um dos ícones na barra superior da IDE Eclipse. A tela Android Virtual Device Manager (Figura 8) é aberta e através dela, podem-se criar emuladores. Figura 8. Tela do Android Virtual Device Manager. Na tela apresentada, para criar um AVD, clica-se no botão New, onde é apresentada uma tela para informar as características do Android Virtual Device. A Figura 9 apresenta os dados do AVD utilizado para testar o aplicativo.

25 12 Android - Do Básico ao Avançado Figura 9. Tela para a criação de um AVD. Nesta tela, destacam-se os seguintes campos: - AVD Name: nome do AVD, podendo ser referenciado posteriormente na execução da aplicação Android. - Device: informações de alguns devices pré-configurados, existentes no mercado ou genéricos, contendo especificação de tela e resolução do dispositivo que será emulado. Por exemplo: Nexus 4 (4,7", 768 x 1280: xhdpi). - Target: versão do Android para a emulação no AVD. - CPU/ABI: a escolha de qual CPU será emulada. Hoje, sabemos que não existem somente chips ARM no mercado, apesar de sua dominância ainda ativa (isso no momento da escrita deste livro, em 2013). - Keyboard: informa se existirá um teclado físico no dispositivo Android. Muitas vezes, o teclado do computador simulará o teclado físico do dispositivo.

26 Capítulo 1 - Introdução ao desenvolvimento de Aplicações Android Skin: informa se as teclas de hardware (Voltar, Home e Menu) serão apresentadas no emulador. - Front Camera e Back Camera: permite simular os recursos de câmeras frontais e atrás do aparelho. - Memory Option: informa os valores referentes às memórias RAM e Head do emulador. - Internal Storage: simula o tamanho de armazenamento interno do dispositivo emulado - SD Card: informação sobre um suposto cartão de memória que esteja conectado ao emulador. Após criado o emulador, o mesmo pode ser iniciado selecionando-o na tela da Figura 8 e clicando no botão Start, sendo apresentada uma tela do sistema operacional Android bloqueada, como se você tivesse iniciado um dispositivo Android. Assim, você tem acesso a todas as aplicações do sistema operacional, bem como às aplicações instaladas ou executadas no AVD. Na tela principal, o usuário também tem acesso a alguns aplicativos, tais como, discador, agenda de contatos, browser, aplicativo de mensagens, entre outros. Após os passos apresentados anteriormente, o ambiente de desenvolvimento está pronto, com um AVD criado e pronto para executar. O próximo passo é preparar o ambiente para receber a IDE de desenvolvimento, procedimento este apresentado na sequência. Instalando e Preparando a IDE Eclipse Como vimos anteriormente, o Android disponibiliza o ADT Bundle, que já contém toda a estrutura de diretório e arquivos para o Android SDK e Eclipse. Porém, o desenvolvedor pode desejar não usar este pacote, baixar e usar o Eclipse em separado. Sendo assim, veja como funciona. Para baixar a IDE de desenvolvimento Eclipse, deve-se acessar a página do projeto em Como existem várias versões da IDE Eclipse, devese baixar alguma que seja compatível com o desenvolvimento Java. Aconselha-se a versão Classic ou for Java Developers, conforme apresentado na Figura 10.

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Organização do Ambiente) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus

Leia mais

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler Desenvolvimento para Android Prá9ca 1 Prof. Markus Endler Pré- requisitos Para desenvolver para plataforma Android, é necessário fazer o download e instalar: Android SDK Tools: necessário para gerenciamento

Leia mais

Introdução ao Android

Introdução ao Android Introdução ao Android André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Parte 1 Conhecendo o Sistema e Primeiro Programa Roteiro Pré-requisitos Conceitos Básicos Configurando o Ambiente

Leia mais

Android. Marcelo Quinta @mrquinta

Android. Marcelo Quinta @mrquinta Android Marcelo Quinta @mrquinta Oi, eu sou o Marcelo Quinta Pública Público-privada Privada Próprio negócio Voluntariado Parabéns à organização do GO-GTUG Tablets 160% de aumento em 2011 Smartphones

Leia mais

Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento

Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento Olá, seja bem-vindo à primeira aula do curso para desenvolvedor de Android, neste curso você irá aprender a criar aplicativos para dispositivos

Leia mais

Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura

Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura Dispositivos móveis e o mercado Mercado cresce a cada ano Muitos recursos Múltiplas plataforma Symbian

Leia mais

O que é o Android? O que é o Android

O que é o Android? O que é o Android O que é o Android? O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis, baseado em uma plataforma de código aberta sob a licença apache, permitindo que os fabricantes possam modificar seu código

Leia mais

Visão geral Estrutura do sistema Ferramentas de desenvolvimento Uma aplicação. Android. Universidade Federal de Santa Catarina. 17 de dezembro de 2008

Visão geral Estrutura do sistema Ferramentas de desenvolvimento Uma aplicação. Android. Universidade Federal de Santa Catarina. 17 de dezembro de 2008 Android José João Junior Universidade Federal de Santa Catarina 17 de dezembro de 2008 Agenda 1 Visão geral 2 Estrutura do sistema 3 Ferramentas de desenvolvimento 4 Uma aplicação Visão geral Histórico

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Links importantes http://www.android.com/ Site oficial de toda a documentação, downloads e informações sobre a plataforma. http://developer.android.com/

Leia mais

Introdução ao Android SDK. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução ao Android SDK. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução ao Android SDK Prof. Me. Hélio Esperidião Android SDK O Android SDK permite que os desenvolvedores elaborem as aplicações a partir de um dispositivo virtual para os aparelhos de celular e tablet,

Leia mais

Introdução a Computação Móvel

Introdução a Computação Móvel Introdução a Computação Móvel Computação Móvel Prof. Me. Adauto Mendes adauto.inatel@gmail.com Histórico Em 1947 alguns engenheiros resolveram mudar o rumo da história da telefonia. Pensando em uma maneira

Leia mais

Marco Polo Monteiro Viana. Sistemas Comerciais. Conceitos, modelagem e projeto

Marco Polo Monteiro Viana. Sistemas Comerciais. Conceitos, modelagem e projeto Marco Polo Monteiro Viana Sistemas Comerciais Conceitos, modelagem e projeto Sistemas Comerciais - Conceitos, modelagem e projeto Copyright Editora Ciência Moderna Ltda., 2013 Todos os direitos para a

Leia mais

A plataforma Android: Uma Introdução

A plataforma Android: Uma Introdução A plataforma Android: Uma Introdução Android Iniciativa da Google de prover uma plataforma aberta para Web móvel Open Handset Alliance Associação de um grupo bastante heterogêneo de empresas (operadoras,

Leia mais

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Trabalho de Programação para Dispositivos Móveis Turma: 1011 Camila Botelho camilacunhabotelho@gmail.com Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Introdução O Android é uma ferramenta

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Programação para Android

Programação para Android Programação para Android Aula 01: Visão geral do android, instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento, estrutura básica de uma aplicação para Android Objetivos Configurar o ambiente de trabalho

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Fatec Ipiranga Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aula 03 Introdução ao ambiente de desenvolvimento: Eclipse e Android SDK Dalton Martins dmartins@gmail.com São

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID Maik Olher CHAVES 1 ; Daniela Costa Terra 2. 1 Graduado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Mapas e Localização. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva

Mapas e Localização. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Internacionalização e Literais Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender as vantagens do uso de literais e da internacionalização em aplicativos Android.

Leia mais

Tutorial 1.0. Instalação

Tutorial 1.0. Instalação Tutorial 1.0 Instalação Índice Requisitos Instalando Android SDK Instalando Eclipse Instalando Plugin ADT no Eclipse Requisitos Para a instalação do SDK é necessário ter no minímo versão Java 6 (Standard

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Uso do SQLite no Android Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender a persistir dados utilizando o banco de dados SQLite. Conhecer e utilizar a classe SQLiteOpenHelper.

Leia mais

Android Básico Hello World!

Android Básico Hello World! Android Básico Hello World! Instrutor Programador desde 2000 Aluno de doutorado Mestre em informática pelo ICOMP/UFAM Especialista em aplicações WEB FUCAPI marcio.palheta@gmail.com sites.google.com/site/marcio

Leia mais

FRWTC-400 DESENVOLVIMENTO MÓVEL PARA ANDROID MÓDULO 1

FRWTC-400 DESENVOLVIMENTO MÓVEL PARA ANDROID MÓDULO 1 FRWTC-400 DESENVOLVIMENTO MÓVEL PARA ANDROID MÓDULO 1 SOBRE A FRAMEWORK A Framework (www.frwtc.com) atua diretamente com profissionais do segmento de tecnologia em busca de capacitação, atualização e certificação,

Leia mais

ANDROID APPLICATION PROJECT

ANDROID APPLICATION PROJECT Criando um programa Abrindo o programa Eclipse, clique na opção [FILE], depois em [NEW], selecione a opção [PROJECT], uma janela de opção do tipo de projeto irá se abrir, escolha [ANDROID] logo depois

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO CONFIGURAÇÃO IDE ECLIPSE

MANUAL DE INSTALAÇÃO CONFIGURAÇÃO IDE ECLIPSE MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO IDE ECLIPSE T1011 GUILHERME RODRIGUES Ano 2015 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IDE ECLIPSE. Neste documento aborda como instalar e configurar a IDE eclipse para

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

OBJETIVO Criação e execução de um projeto Android dentro da IDE IntelliJ.

OBJETIVO Criação e execução de um projeto Android dentro da IDE IntelliJ. Técnico em Informática Turma 10 Programação para Dispositivos Móveis Roteiro Parcial de Projeto Guilherme Cruz OBJETIVO Criação e execução de um projeto Android dentro da IDE IntelliJ. FERRAMENTA IntelliJ

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Nextel Cloud... 4 2 Nextel Cloud Web... 5 2.1 Página Inicial... 6 2.1.1 Meu Perfil... 7 2.1.2 Meu Dispositivo...

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 1.00

MANUAL DO SISTEMA. Versão 1.00 MANUAL DO SISTEMA Versão 1.00 Considerações Gerais...2 Aquisição MOBILE...3 Ativação do Adicion...3 Entendendo o Integrador WebPav/Mobile...4 Controle de Integração...4 Configurando Mobile no Sistema Adicion...6

Leia mais

Google Android para Tablets

Google Android para Tablets Google Android para Tablets Aprenda a desenvolver aplicações para o Android De smartphones a tablets Ricardo R. Lecheta Novatec Copyright 2012 Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo!

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo! O construtor de sites mais rápido do mundo! DIFERENÇAS ENTRE PÁGINA DO FACEBOOK (FANPAGE) E PERFIL Página no Facebook (Fanpage) Fanpage é uma página no facebook própria para empresas; Vantagens: Pode ser

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Introdução ao Android. Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br)

Introdução ao Android. Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Introdução ao Android Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Conteúdo Introdução Mercado Versões Ambiente de Desenvolvimento Configuração das Máquinas Virtuais Referências Introdução Android

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Persistência de dados com Android Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Apresentar novas técnicas de persistência em Android. Utilizar a classe SharedPreferences.

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0 1 pág. PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO SGCOM ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO UMA CONEXÃO COM A INTERNET PARA EXECUTAR A INSTALAÇÃO DO SGCOM. Após o Download do instalador do SGCOM versão Server e Client no site www.sgcom.inf.br

Leia mais

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 03 Sistema Operacional Linux Objetivos Entender

Leia mais

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 FileMaker Pro 13 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 2007-2013 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

Desenvolvimento para Android

Desenvolvimento para Android Desenvolvimento para Android Instruções de Instalação Prof. Markus Endler Pré- requisitos Para desenvolver para plataforma Android, é necessário fazer o download e instalar: Android SDK Tools: necessário

Leia mais

Entenda as vantagens dos chips de quatro núcleos

Entenda as vantagens dos chips de quatro núcleos Entenda as vantagens dos chips de quatro núcleos Novos processadores começam a aparecer em celulares e tablets Nos próximos meses começam a chegar ao Brasil os primeiros smartphones e tablets com processadores

Leia mais

DOWNLOAD DO APLICATIVO: INSTALAÇÃO DO APLICATIVO

DOWNLOAD DO APLICATIVO: INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOWNLOAD DO APLICATIVO: O aplicativo deve ser baixado pelo endereço: http://www.estudeadistancia.com/avamobile/ A partir do dia 03/06 será disponibilizado dois links para download: 1 download do aplicativo

Leia mais

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/ Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013 http://timprotect.com.br/ 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM PROTECT BACKUP...Erro! Indicador não definido. 3 TIM PROTECT BACKUP Web... 6 3.1

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático Virtual Box Instalação do Virtual Box Instalação do Extension Pack Criando uma Máquina Virtual Instalando o Windows

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio,

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio, INTRODUÇÃO Para que o Guia Médico de seu Plano de Saúde esteja disponível em seu celular, antes de mais nada, sua OPERADORA DE SAÚDE terá de aderir ao projeto. Após a adesão, você será autorizado a instalar

Leia mais

APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE

APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE MARCOS LEÃO 1, DAVID PRATA 2 1 Aluno do Curso de Ciência da Computação; Campus de Palmas; e-mail: leão@uft.edu.br PIBIC/UFT

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android

Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android Laboratório de Processamento de Sinais Laboratório de Sistemas Embarcados Universidade Federal do Pará 24 de fevereiro de 2012 Sumário 1 Introdução 2

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3)

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em caso de dúvida ou dificuldade

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos de Minas.

Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos de Minas. PALAVRA DO COORDENADOR Estimado, aluno(a): Seja muito bem-vindo aos Cursos Livres do UNIPAM. Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos

Leia mais

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 FileMaker Pro 14 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 2007-2015 FileMaker, Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes 3 MÁQUINAS VIRTUAIS Em nossa aula anterior, fizemos uma breve introdução com uso de máquinas virtuais para emularmos um computador novo

Leia mais

Qlik Sense Desktop. Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Desktop. Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Desktop Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 1 Nextel Cloud... 3 2 Instalação do Nextel Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Nextel Cloud... 7 3.1

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento Instalação

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Aula Au 3 la 3 Windows-Internet

Aula Au 3 la 3 Windows-Internet Aula 33 Aula O QUE É INFORMÁTICA? O meio mais comum da utilização da informática são os computadores que tratam informações de maneira automática. Informática Informação Automática TIPOS DE SOFTWARES Parte

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Softblue Logic IDE Guia de Instalação www.softblue.com.br Sumário 1 O Ensino da Lógica de Programação... 1 2 A Ferramenta... 1 3 Funcionalidades... 2 4 Instalação... 3 4.1 Windows...

Leia mais

Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile

Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile Março de 2015 Introdução O acesso móvel ao site do Novell Vibe pode ser desativado por seu administrador do Vibe. Se não conseguir acessar a interface móvel do

Leia mais

Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião Windows Mobile O Windows Mobile é um sistema operacional compacto, desenvolvido para rodar em dispositivos móveis como Pocket

Leia mais

Sistemas Embarcados Android

Sistemas Embarcados Android Engenharia Elétrica UFPR 7 de março de 2013 Outline Desenvolvido para sistemas móveis pelo Google: Android Open Source Project (AOSP) Grande sucesso, devido a combinação de: open source licensing aggressive

Leia mais

Nome N Série: Ferramentas

Nome N Série: Ferramentas Nome N Série: Ferramentas Competências: Identificar e utilizar técnicas de modelagem de dados; Habilidades: Utilizar ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software; Bases Tecnológicas: Metodologias

Leia mais

IV SEMANA DE INFORMÁTICA. Prof. Rafael Hens Ribas (rafael.r@ienh.com.br)

IV SEMANA DE INFORMÁTICA. Prof. Rafael Hens Ribas (rafael.r@ienh.com.br) IV SEMANA DE INFORMÁTICA Prof. Rafael Hens Ribas (rafael.r@ienh.com.br) O que é; ROTEIRO Quais versões existem e suas principais funcionalidades; O que preciso para começar a desenvolver; Como é o ambiente

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Manual de Instalação, Configuração e Utilização do MG-Soft Web

Manual de Instalação, Configuração e Utilização do MG-Soft Web Manual de Instalação, Configuração e Utilização do MG-Soft Web V 1.7 www.pinaculo.com.br (51) 3541-0700 Sumário 1. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MG-SOFT WEB... 3 1.1. INSTALAÇÃO... 3 1.1.1. IIS Express para

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Desenvolvimento Android. http://www.larback.com.br

Desenvolvimento Android. http://www.larback.com.br Desenvolvimento Android http://www.larback.com.br Introdução ao Android O Android é a resposta da Google ao mercado crescente de dispositivos móveis. É uma nova plataforma de desenvolvimento baseado no

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo

EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo 1 Introdução Livros adotados (e-books) Learning Android, Marco Gargenta, O Reilly Media (livro texto) Professional Android Application, Reto Meier, Wrox Abordagem

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.1. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.1. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual do Usuário Backup Online Versão 1.0.1 Copyright GVT 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 1 Backup Online... Erro! Indicador não definido. 2 Instalação do Backup Online... 4 3 Configuração e uso

Leia mais

Tecnologia e Informática

Tecnologia e Informática Tecnologia e Informática Centro Para Juventude - 2014 Capitulo 1 O que define um computador? O computador será sempre definido pelo modelo de sua CPU, sendo que cada CPU terá um desempenho diferente. Para

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Instalação do TOTVS ESB. Guia de Instalação do TOTVS ESB

Instalação do TOTVS ESB. Guia de Instalação do TOTVS ESB Guia de Instalação do TOTVS ESB Copyright 2011 TOTVS S.A. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida, traduzida ou transmitida por qualquer meio eletrônico

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Visão geral do conteúdo Sobre o PrintMe Mobile Requisitos do sistema Impressão Solução de problemas Sobre o PrintMe Mobile O PrintMe Mobile é uma solução empresarial

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF Guilherme Macedo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil guilhermemacedo28@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações. Android. Rick Rogers, John Lombardo, Zigurd Mednieks e Blake Meike. Novatec

Desenvolvimento de Aplicações. Android. Rick Rogers, John Lombardo, Zigurd Mednieks e Blake Meike. Novatec Desenvolvimento de Aplicações Android Rick Rogers, John Lombardo, Zigurd Mednieks e Blake Meike Novatec Sumário Prefácio... xi Público-alvo...xi Organização do livro...xii Convenções adotadas neste livro...xiii

Leia mais

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet Ebook Como configurar e-mails no seu celular Este e-book irá mostrar como configurar e-mails, no seu celular. Sistemas operacionais: Android, Apple, BlackBerry, Nokia e Windows Phone Há muitos modelos

Leia mais

Hyper-V e Intel HAXM. Ativando a virtualização

Hyper-V e Intel HAXM. Ativando a virtualização Hyper-V e Intel HAXM Neste texto iremos tratar de dois softwares utilizados para virtualização, o Hyper-V da Microsoft e o Intel HAXM (Intel Hardware Accelerated Execution Manager). O Hyper-V é utilizado

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais