1 O que é o Excel Aceder ao Excel O ecrã de Abertura Folha de Cálculo Funcionamento do teclado... 6

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 O que é o Excel...3 2 Aceder ao Excel...3 3 O ecrã de Abertura...4 4 Folha de Cálculo...5 4.1 Funcionamento do teclado... 6"

Transcrição

1 Índice Departamento de Matemática e Engenharias 1 O que é o Excel Aceder ao Excel O ecrã de Abertura Folha de Cálculo Funcionamento do teclado Criação de uma Folha de Cálculo Os Books Operações com ficheiros Introdução de dados Preenchimento Automático de Células Edição de uma célula Apagar o conteúdo de uma célula Inserir linhas e colunas Apagar Linhas e Colunas Copiar e Mover Células Criação de Fórmulas Operadores Aritméticos Operadores de Texto Operadores de Comparação Operadores de Endereço Fórmulas com referências relativas Fórmulas com referências absolutas Funções Visualização automática do resultado de funções Inserir comentários nas células Formatação e apresentação da Folha de Cálculo Alinhamentos Centrar texto numa célula Centrar texto em relação a um intervalo Unir Células Orientação do texto... 18

2 6.4 Avanços de texto Tipos de letra e atributos Formatação numérica Limites Cores Ordenação dos dados Elaboração de gráficos Elementos de um gráfico Tipos de Gráficos no Excel Criação de um gráfico Formatação de gráficos Seleccionar elementos de um gráfico Exemplos de formatações Mudar o tipo de gráfico Apagar um gráfico Impressão Visualização e configuração da impressão Transferência de Informação entre o Excel e o Word Inserir um objecto do Excel no Word Ligar um gráfico de Excel a um documento de Word Embeber uma folha de cálculo no Word... 49

3 1 O que é o Excel O Microsoft Excel é uma Folha de Cálculo que tem como principais características: Concepção de fórmulas, criadas pelos utilizadores; Utilização de funções estatísticas, financeiras e matemáticas; Formatação numérica; Elaboração de quadros e mapas com cálculos; Criação de gráficos e mapas. 2 Aceder ao Excel Para aceder ao Excel faça clique no botão Start (Iniciar) e seleccione Programs (Programas) Microsoft Excel como mostra a figura:

4 Fig.2.1 Aceder ao Excel Existem outras formas de aceder ao programa, tal como nos casos do Word e PowerPoint, isto é, através da barra de ferramentas do Office ou clicando em Start (Iniciar) e seleccionando New Office Document (Novo Documento do Office). 3 O ecrã de Abertura Ao começar uma sessão de trabalho no Excel, o utilizador começa por ter visível o ecrã de abertura do programa:

5 Fig.3.1 Ecrã de Abertura Os conceitos de Janela de Aplicação, Barra de Botões, Barra de Menus, etc., são idênticos aos do Word pelo que não serão mencionados. 4 Folha de Cálculo A folha de cálculo é uma área quadriculada, constituída por linhas e colunas. A intersecção de uma linha com uma coluna é uma célula. É no interior da célula que se digitam os valores, as fórmulas, as funções ou o texto. O Excel 2000 permite a introdução de até caracteres por célula. Quando criamos fórmulas, torna-se necessário identificar as células que contêm os valores, textos ou outras fórmulas. A identificação de uma células é feita através de um sistema de coordenadas em relação à coluna e à linha, surgindo assim um endereço (A1, B3,...) Uma folha de cálculo no Excel 2000 permite 256 colunas (de A a IV) e linhas (de 1 a 65536). Para se movimentar ao longo da folha de cálculo pode-se utilizar o teclado ou o rato.

6 4.1 Funcionamento do teclado Departamento de Matemática e Engenharias Teclas PG UP PG DOWN ALT + PG UP ALT + PG DOWN CTRL + PG UP/ PG DOWN HOME CTRL + HOME END + seta do cursor F5 Movimento do cursor Um ecrã para cima Um ecrã para baixo Um ecrã para a esquerda Um ecrã para a direita Transição entre as várias folhas Inicio da linha corrente Põe o cursor no início da folha Início/fim da linha/coluna corrente Posiciona o cursor directamente na célula a indicar 5 Criação de uma Folha de Cálculo 5.1 Os Books Um novo ficheiro é representado sob a forma de um Book (Livro). Cada Book (Livro) é constituído por 3 folhas (Sheet 1, 2 e 3). Esta característica torna-se extremamente útil, pois permite reunir num mesmo ficheiro, várias folhas de cálculo relacionadas, mas em documentos independentes. Na zona inferior do ecrã, por cima da barra de estado, podem ser utilizadas as setas direccionais para transitar de folha para folha. Com o rato pode seleccionar a folha pretendida directamente no botão correspondente.

7 5.2 Operações com ficheiros As operações com ficheiros podem ser realizadas através da barra de botões, dos menus ou do teclado: Operação Barras de Comandos dos Teclado Botões Menus Novo Ficheiro Ficheiro New Ctrl + N (O) Abrir Ficheiro Ficheiro - Open Ctrl + O (A) Gravar Ficheiro File - Save Ctrl + S (G) 5.3 Introdução de dados A inserção de dados nas células é, por predefinição, realizada na vertical. Ao digitar o texto e pressionar a tecla Enter, o cursor desloca-se para a célula imediatamente abaixo. A inserção de dados pode também ser realizada através da selecção de uma área. Com o apontador do rato, seleccionar um conjunto de células contíguas (ou afastadas pressionando em simultâneo a tecla Ctrl). À medida que digitamos os dados e pressionamos Enter, o cursor deslocase automaticamente, de cima para baixo e da esquerda para a direita Preenchimento Automático de Células Ao digitar as primeiras letras de uma introdução já realizada na mesma coluna, é feito o preenchimento automático da célula, sendo esta acção designada por AutoComplete (Conclusão Automática). Se, eventualmente, existirem várias células com vários conteúdos semelhantes, o utilizador tem ainda ao seu dispor um menu de atalho para seleccionar os dados pretendidos. Neste menu pode ser seleccionado um dos dados já introduzido na mesma coluna. Para aceder a este menu de atalho posicione o apontador do rato sobre a célula onde vai introduzir os dados e carregue no botão direito do rato. Seleccione a opção Pick from list (Escolher da lista) e escolha o conteúdo desejado.

8 Fig. 5.1 Menu de Atalho Edição de uma célula Para alterar o conteúdo de uma célula, posicionar o cursor na célula e clicar duas vezes ou fazer F2. Proceder à alterações e premir Enter ou fazer clique no botão Apagar o conteúdo de uma célula No Excel, tal como no Word, grande parte das acções de eliminação de dados, implicam a pré-selecção dos dados, ou seja, das células que contêm os dados a eliminar. Uma vez seleccionadas as células, basta premir Delete para apagar o seu conteúdo. Se preferir, pode também aceder ao menu Edit (Editar) e seleccionar o comando Clear- Contents (Limpar - Conteúdo).

9 Fig. 5.2 Opções de eliminação Inserir linhas e colunas Para inserir uma linha tem três alternativas: Posicione o cursor na linha acima da qual pretende inserir. Depois, aceda ao menu Insert (Inserir) e seleccione o comando Rows (Linhas); Posicione o apontador do rato sobre a linha, faça clique no botão direito, acedendo ao menu de atalho e seleccione a opção Insert (Inserir); Também pode usar as teclas Ctrl +. Para inserir uma coluna tem também três alternativas: Posicione o cursor na coluna à esquerda da qual pretende inserir. Depois, aceda ao menu Insert (Inserir) e seleccione o comando Columns (Colunas); Posicione o apontador do rato sobre a coluna, pressione o botão direito, acedendo ao menu de atalho e seleccione a opção Insert (Inserir); Também pode usar as teclas Ctrl +.

10 5.3.5 Apagar Linhas e Colunas Para apagar uma ou várias linhas, seleccione as linhas pretendidas, aceda ao menu Edit (Editar) e seleccione o comando Delete (Eliminar). Para apagar uma ou várias colunas, seleccione as colunas pretendidas, aceda ao menu Edit (Editar) e seleccione o comando Delete (Eliminar) Copiar e Mover Células Tal como em todas as outras aplicações Windows, também no Excel é possível utilizar a operação de Copy & Paste (Copiar e Colar). No entanto, existe uma outra possibilidade. Seleccione as células que quer copiar ou mover pressionando o botão esquerdo do rato. Depois com a seta do rato arraste as células para a zona pretendida. 5.4 Criação de Fórmulas As fórmulas no Excel têm como objectivo efectuar um, ou vários, conjuntos de cálculos sobre os dados. Esses cálculos, que podem ser simples (adição, multiplicação, etc.) ou complexos (como por exemplo equações matemáticas), são inseridos numa célula, sendo visualizado apenas o seu resultado. As fórmulas do Excel são sempre iniciadas pelo sinal de =. Os elementos mais usuais numa fórmula são: operadores, endereços e valores constantes: = B5 * 11% Constante Operador Endereço Início de fórmula Operadores Aritméticos Numa fórmula, os operadores indicam qual, ou quais, as operações que pretendemos efectuar:

11 Operador Departamento de Matemática e Engenharias Descrição + Adição - Subtracção * Multiplicação / Divisão ^ Exponenciação % Percentagem Operadores de Texto Este tipo de operador une duas ou mais informações de texto num único valor de texto combinado (útil no uso de funções que produzem texto) ou manipula os dados de células que se encontram em folhas diferentes. & - junta dois valores de texto para produzir um valor de texto contínuo; se um operando for uma referência de células e a célula referenciada contiver uma fórmula, este operador juntará o valor produzido pela fórmula na célula referenciada como valor texto.! - este operador une informações entre folhas diferentes Operadores de Comparação Este tipo de operadores compara dois valores e produz o valor lógico verdadeiro ou falso. Operador Descrição = Igual a > Maior que < Menor que

12 >= Maior ou igual a <= Menor ou igual a <> Diferente Operadores de Endereço Este tipo de operadores combina duas células compreendidas entre dois endereços. Operador Descrição : Define um intervalo de células (da primeira até a última incluindo as intermediárias) ; Define a alternação de referências de células e separação de argumentos de funções O Excel primeiro calcula as expressões entre parênteses e, em seguida, utiliza estes resultados para calcular o restante da fórmula Fórmulas com referências relativas A utilização de endereços nas fórmulas, em vez de valores constantes, permite que sempre que exista alteração nos valores que influenciam a fórmula, o resultado apresentado seja automaticamente actualizado. Vamos supor, por exemplo, que a célula E7 irá conter uma fórmula para somar os valores das células C7 e D7. Se digitássemos a fórmula = , embora o total fosse correcto (1175), qualquer alteração nesses valores não o influenciaria. Deste modo, a fórmula correcta será =C7+D7. Algumas das formas para inserir a fórmula: Utilizando o teclado: 1. Posicionar o cursor na célula pretendida (E7); 2. Digitar a fórmula. Utilizando o rato:

13 1. Posicionar o cursor na célula pretendida; 2. Digitar = ; 3. Fazer um clique na tecla C7; 4. Digitar + ; 5. Fazer um clique na célula D7; 6. Teclar Enter. Ao inserir a fórmula irá verificar que o resultado é imediatamente apresentado na célula. Não esqueça que esse valor não é o conteúdo da célula, sendo este apresentado na barra de fórmulas. Embora fosse possível digitar fórmulas idênticas para os cálculos das linhas seguintes, é mais fácil copiar a fórmula da célula E7 para as células E8 a E12. Dizemos, então, que a fórmula =C7+D7 possui referências relativas, porque ao ser copiada para as linhas seguintes, os seus endereços alteram-se, adaptando-se às novas coordenadas e fazendo com que o utilizador não tenha que digitar fórmulas idênticas Fórmulas com referências absolutas Nem sempre é possível utilizar a cópia das fórmulas e sua consequente adaptação a novas coordenadas de forma tão directa. Se utilizar fórmulas que contenham valores fixos de algumas células, como por exemplo a percentagem, tem que utilizar o símbolo $ como mostra a figura seguinte: Fig.5.3 Fórmula com Referência Absoluta 5.5 Funções

14 O Excel possui um conjunto bastante vasto de fórmulas com aplicação específica, designadas por funções. As funções são muito vantajosas para o utilizador, pois permitem diminuir o tempo gasto na elaboração de fórmulas, assim como os eventuais erros na sua concepção. Existem funções estatísticas, financeiras, matemáticas, trigonométricas, etc., num total de 320. Para construir uma função no Excel pode optar por duas alternativas: Digitar toda a sintaxe da função na célula onde a pretende inserir; Utilizar as respectivas caixas de diálogo das funções, estas ajudam o utilizador a construir a função. Posicionar o cursor na célula onde pretende inserir a função; Fazer clique no botão categorias das funções:, surgindo a seguinte caixa de diálogo das Fig. 5.4 Caixa de diálogo de Funções Seleccione uma das funções e, de seguida, faça um clique no botão Ok. Ao surgir a segunda caixa de diálogo, podem ser seleccionados os valores pretendidos. Como pode verificar, o resultado da operação é imediatamente apresentado na própria caixa de diálogo, mesmo antes de fazer clique no botão Ok.

15 Fig Caixa de diálogo de funções Visualização automática do resultado de funções É possível visualizar o cálculo automático de um conjunto de valores resultantes de funções matemáticas e estatísticas, sem que para isso o utilizador tenha de inserir a respectiva função numa célula. Por exemplo, de desejarmos saber o resultado da soma de um determinado conjunto de valores, seleccionam-se todos os valores respeitantes e será visualizado na barra de estado o total da soma: Fig. 5.6 Soma automática Embora a função Sum (Soma) seja assumida por defeito, se fizer um clique com o botão direito do rato sobre a barra de estado, será apresentado um menu de atalho. Neste pode escolher a função que pretende: Fig. 5.7 Selecção da Função para Cálculo Automático

16 A função seleccionada passa a ser assumida pelo Excel para os cálculos seguintes Inserir comentários nas células Para realçar um conjunto de informação de uma célula, é possível associarlhe um comentário. Para inserir um comentário deve: Fazer um clique sobre a célula onde pretende inserir o comentário; Aceder ao menu Insert (Inserir), comando Comment (Comentário) ou carregue no botão direito do rato e seleccione a opção Insert Comment (Inserir Comentário); Na caixa que surgir no ecrã, digite o texto que pretende associar à célula. 6 Formatação e apresentação da Folha de Cálculo 6.1 Alinhamentos Tal como no Word, os alinhamentos podem ser feitos através da barra de formatação ou do menu Format (Formatar). Como cada célula é considerada um Universo à parte, podem existir numa folha de cálculo todas as formatações pretendidas pelo utilizador Centrar texto numa célula Seleccionar as células; Aceder ao menu Format (Formatar), comando Cells (Células), separador Alignment (Alinhamento), surgindo a seguinte caixa de diálogo:

17 Fig Caixa de Diálogo de formatar das Células Torna-se, porém, muito mais simples para o utilizador fazer apenas um clique no botão. Deste modo, só se deve recorrer ao Format - Cells (Formatar - Células) para formatações complexas ou que não existam na barra de formatação Centrar texto em relação a um intervalo A opção Merge and Center (Intercalar e Centrar) é extremamente útil para centrar títulos numa folha de cálculo. O texto deve ser digitado na primeira célula do range em que pretende centrar. Seleccionar as células (todo o range em relação ao qual pretende centrar); Fazer clique no botão ; 6.2 Unir Células A possibilidade de unir duas ou mais células adjacentes permite agora eliminar as restrições impostas pela grelha da própria folha de cálculo. As células

18 unidas são transformadas numa única célula e podem ser trabalhadas como tal, quer a nível de formatações, quer a nível da sua utilização nas fórmulas. Para proceder à união de células: Seleccionar as células a unir; Aceder ao menu Format (Formatar), comando Cells (Células), separador Alignment (Alinhamento), opção Merge Cells (Unir células): Fig. 6.2 Opção de União de Células 6.3 Orientação do texto No Excel 2000 pode fazer a rotação do texto dentro das células no ângulo que quiser, desta forma pode poupar espaço horizontalmente. Para aplicar a rotação ao texto: Seleccione as células que irão ser afectadas; Aceda ao menu Format (Formatar), comando Cells (Células), separador Alignment (Alinhamento), opção Orientation (Orientação):

19 Fig. 6.3 Caixa de Diálogo de Formatação de Células Orientação

20 6.4 Avanços de texto É possível aplicar avanços de texto nas células sem necessidade de fazer alterações à largura das colunas adjacentes para tentar produzir este efeito. Tal como acontece no Word, a aplicação dos avanços de texto pode ser feita através dos respectivos botões na barra de botões de formatação:. 6.5 Tipos de letra e atributos Na barra de formatação encontramos os botões de controlo dos tipos de letra, dimensão dos caracteres e atributos, sendo o seu funcionamento exactamente igual ao do Word. 6.6 Formatação numérica Depois de inserir os valores e criar as fórmulas e funções, utilizamos a formatação numérica para dar a apresentação pretendida. Existem várias categorias de formatação disponíveis no Excel, que podem ser visualizadas acedendo ao menu Format (Formatar), seleccionando o comando Cells (Células), separador Number (Número): Fig. 6.4 Formatação numérica

21

22 6.7 Limites Os limites colocados em relação a uma célula ou a um conjunto de células podem ser aplicados da seguinte forma: Seleccionar a célula ou as células a enquadrar; Aceder ao menu Format (Formatar), comando Cells (Células), separador Border (Limite): Fig. 6.5 Caixa de Diálogo Border Na caixa de diálogo representada, seleccionar o tipo de linha a aplicar (Style) e a sua posição (Border). Como alternativa, pode utilizar o botão dos limites: Fig. 6.6 Aplicação dos limites através da barra de ferramentas

23

24 6.8 Cores Para aplicar cores seleccione as células pretendidas, aceda ao menu Format (Formatar), comando Cells (Células), opção Patterns (Padrões): Fig. 6.7 Alteração da cor do conteúdo das células 6.9 Ordenação dos dados O Excel permite a execução de ordenações de forma ascendente ou descendente, sendo considerado em primeiro lugar os valores e depois as letras. Para além disso, permite também ordenar os dados da folha de cálculo, até 3 chaves de ordenação em simultâneo. Para tal: Seleccionar as linhas pretendidas; Aceder ao menu Data (Dados) e seleccionar o comando Sort (Ordenar), surgindo uma caixa de diálogo onde deverá indicar quais as chaves de ordenação (por colunas):

25 Fig. 6.8 Caixa de Diálogo Ordenação Se pretender uma ordenação simples (apenas para uma coluna), pode utilizar os botões respectivos:. 7 Elaboração de gráficos Os gráficos representam os dados numéricos nas Folhas de Cálculo. Normalmente são criados para facilitar a compreensão e avaliação dos dados, assim como para efectuar vários tipos de comparações entre valores. Ao criar um gráfico de Excel, estabelece-se uma ligação entre um conjunto de dados da folha de cálculo e o gráfico. Deste modo, existe sempre uma ligação entre os dois objectos, pelo que qualquer alteração nos dados da folha de cálculo implica a sua actualização nos gráficos a ela ligados. 7.1 Elementos de um gráfico X Axis (Eixo do X)

26 Identifica as categorias dos dados seleccionados na folha de cálculo. Y Axis (Eixo do Y) Representa os valores da folha de cálculo que estão associados ao gráfico. Em gráficos tridimensionais (3D) surge um terceiro eixo (Z) que passa a ocupar a posição vertical, sendo ambos os eixos X e Y colocados na horizontal. Data Series (Série de Dados) Representa um conjunto de valores da folha de cálculo, em coluna ou em linha. Titles (Títulos) São conjuntos de texto que ocupam posições predeterminadas no gráfico, sendo centrados em relação ao próprio gráfico ou em relação aos eixos que representam. Legend (Legenda) É um conjunto de texto que ajuda a identificar uma série de dados e está associada a uma chave que representa a cor, o padrão ou os símbolos de uma determinada série. Data Labels (Rótulos de Dados) Representam um ou vários data points (pontos de dados) através de valores, texto ou ambos. Gridlines (Grelhas) Linhas verticais e/ou horizontais que permitem analisar mais correctamente os valores das séries. Text Box (Caixa de Texto) Podem ser inseridas em qualquer ponto do gráfico, sendo utilizados como complemento informativo. Arrows (Setas) Existem vários tipos de linhas e setas possíveis de inserir num gráfico e são normalmente utilizadas em conjunto com as caixas de texto, com a mesma finalidade.

27 7.2 Tipos de Gráficos no Excel Departamento de Matemática e Engenharias No Excel existem vários tipos de gráficos, tendo grande parte deles formatações para gráficos bidimensionais e tridimensionais. Os gráficos disponíveis permitem fazer vários tipos de análise aos dados. Fig. 7.1 Tipos de Gráficos 7.3 Criação de um gráfico Para criar um gráfico no Excel, é necessário seleccionar, inicialmente, quais os dados da folha de cálculo que vão ser representados, dando depois a ordem de criação do gráfico através do comando Chart (Gráfico) do menu Insert (Inserir), ou através do respectivo botão na barra de botões Standard (Padrão):. Surge o Chart Wizard (Assistente de Gráficos) do Excel, que permite construir o gráfico e fazer a introdução de todos os seus elementos: A primeira caixa de diálogo do Assistente de Gráficos mostra os diferentes tipos de gráficos:

28 Fig. 7.2 Passo 1 do Assistente de Gráficos Escolher o tipo de gráfico pretendido. Pode ver o exemplo do gráfico se fizer um clique com o rato e continuar a pressionar o seu botão esquerdo sobre a opção Press and Hold to View Sample (Manter Pressionado para Ver Exemplo). Em seguida, faça um clique sobre o botão Next (Seguinte), para passar ao passo seguinte.

29 Fig. 7.3 Passo 2 do Assistente de Gráficos No passo 2 são visualizadas as coordenadas dos dados seleccionados, para confirmação. É dada a possibilidade de seleccionar a sua análise por Rows (Linhas) ou por Columns (Colunas). No passo 3, tem acesso a uma caixa de diálogo com vários separadores. Através das opções destes pode optar pelos elementos que pretende inserir no seu gráfico.

30 Fig. 7.4 Passo 3 do Assistente Automático Titles (Títulos) Tal como demonstrado na figura anterior, no separador Titles (títulos), poderá digitar os títulos que quer que surjam no gráfico. No separador Axis (eixos) pode adicionar ou remover eixos ao gráfico: Fig. 7.5 Passo 3 do Assistente Automático Axis (Eixos) O separador Gridlines (Grelha) permite inserir linhas de grelha, que são bastante úteis para facilitar a leitura dos valores apresentados pelo gráfico.

31 Fig. 7.6 Passo 3 do Assistente Automático Gridlines (Grelha) No separador Legend (Legenda), pode indicar se pretende a visualização da legenda ou não, assim como o seu posicionamento: Fig. 7.7 Passo 3 do Assistente Automático Legend (Legenda) O separador Data Labels (Rótulos de Dados) permite introduzir rótulos em relação às séries de dados seleccionadas para serem representadas no gráfico:

32 Fig. 7.8 Passo 3 do Assistente Automático Data Labels (Rótulos de Dados) Finalmente, o separador Data Table (Tabela de Dados), uma funcionalidade que permite facilitar a leitura do gráfico: Fig. 7.9 Passo 3 do Assistente Automático Data Table (Tabela de Dados) No último passo do Assistente, pode indicar se pretende que o gráfico seja construído numa nova folha ou como um objecto inserido na folha de cálculo.

33 Fig Passo 4 do Assistente Automático O processo Chart Wizard (Assistente Automático) termina ao fazer clique no botão Finish (Concluir). A partir deste momento, o gráfico ocupa uma folha específica dentro do Book (Livro). Fig Gráfico concluído Para criar o gráfico, pode ainda utilizar o botão Chart Wizard (Assistente de Gráficos):. 7.4 Formatação de gráficos

34 Para formatar um gráfico, é necessário seleccioná-lo fazendo um clique sobre o mesmo. Só assim terá acesso aos comandos de formatação aplicáveis aos vários limites do gráfico Seleccionar elementos de um gráfico Depois de seleccionar o gráfico, a selecção de um qualquer elemento (por exemplo, um título) é feita apenas com um clique sobre ele. Para retirar a selecção, basta teclar Esc. Pode, ainda, apagar qualquer elemento do gráfico. Para tal, basta seleccioná-lo e pressionar a tecla Delete (Apagar) Exemplos de formatações Legendas Como definimos o gráfico com uma legenda, pode ser necessário alterar o seu texto: Aceder ao menu Chart (Gráfico) e seleccionar o comando Source Data (Dados de Origem); Na caixa de diálogo que surge no ecrã, seleccionar o separador Series (Série) e indicar qual o Name (Nome) que pretendemos para a legenda da série:

35 Fig Alteração da legenda (nome da série) Se não existir legenda no gráfico, esta pode ser criada fazendo um clique no botão da barra de ferramentas dos gráficos: Cores Pode alterar a cor de qualquer elemento do gráfico, seja ele texto, séries, eixos, etc. Para tal, basta seleccionar o elemento pretendido, aceder ao menu Format (Formatar) e seleccionar o comando Selected... (... Seleccionado). Na caixa de diálogo que surge no ecrã, seleccionar o separador Patterns (Padrões) e escolher uma cor.

36 Fig Alteração da cor de um elemento Opções Se existir um elemento que se esqueceu de inserir no gráfico e que verifique que este permite facilitar a sua leitura, poderá fazê-lo através do menu Chart (Gráfico), comando Chart Options (Opções do Gráfico) Caixas de texto Enquanto os títulos são inseridos numa posição específica em relação ao gráfico e aos eixos a que correspondem, as caixas de texto podem ser colocadas em qualquer posição do gráfico. Este elemento é sempre colocado à posteriori e, para tal, deverá: Seleccionar o gráfico, mas sem qualquer elemento seleccionado; Digitar o texto pretendido, que vai sendo visualizado na barra de edição. Ao teclar Enter, o texto é inserido no centro do gráfico.

37 Fig Inserção de caixas de texto Como a caixa ainda se encontra seleccionada, basta utilizar o rato para a colocar na posição pretendida. Fig Movimentação do texto com o rato

38 Limites Para aplicar limites a um determinado elemento de um gráfico, ou ao próprio gráfico, basta seleccioná-lo, aceder ao menu Format (Formatar) e seleccionar o comando Selected... (...seleccionado), surgindo a seguinte caixa de diálogo: Fig Caixa de diálogo de formatação do gráfico Em relação à caixa de texto, as opções de formatação dos limites encontram-se no separador Colors and Lines (Cores e Linhas) da caixa de diálogo de formatação das caixas de texto:

39 Fig Inserção de limites Escala Para alterar a escala de um dos eixos do gráfico, seleccione-o, aceda ao menu Format (Formatar), comando Selected Axis (Eixo Seleccionado) e escolha o separador Scale (Escala):

40 Fig Alteração da Escala 7.5 Mudar o tipo de gráfico Antes de um gráfico ser impresso, é muito comum fazerem-se várias experiências com os tipos disponíveis. Trata-se de uma operação bastante aconselhável, já que, muitas vezes, podemos encontrar representações gráficas que projectam os nossos dados de forma mais fácil de compreender e relacionar. Se o gráfico estiver activo, o seu tipo pode ser alterado directamente através da barra de botões dos gráficos: Fig Alteração do tipo de gráfico

41 Fig Gráfico alterado Pode ainda recorrer ao menu Chart (Gráfico), seleccionar Chart Type (Tipo de Gráfico), separador Custom Types (Tipos Personalizados) e seleccionar um tipo de gráfico mais elaborado: Fig Gráfico de cones

42 7.6 Apagar um gráfico O método de eliminação de um gráfico varia consoante esse gráfico esteja embebido numa folha de cálculo ou ocupe uma folha individual. Gráfico Embebido: na folha de cálculo, fazer um clique sobre o gráfico, de forma a seleccioná-lo e pressionar a tecla Delete (Apagar); Gráfico numa folha individual: na zona inferior do ecrã, seleccionar a folha que contém o gráfico, aceder ao menu Edit (Editar) e seleccionar o comando Delete Sheet (Apagar Folha). 8 Impressão 8.1 Visualização e configuração da impressão Antes de imprimir qualquer documento em Excel, deverá fazer um Print Preview (Ver Antes).

43 Fig. 8.1 Print Preview Os detalhes de impressão podem ser aperfeiçoados através da opção Setup (Configurar) no topo do ecrã do Print Preview. Separador Page (Página)

44 Fig. 8.2 Configurar Página Orientation (Orientação) indica se a impressão é feita na horizontal ou na vertical. Scaling (Escala) é importante quando a informação a imprimir não cabe na página (com a escala normal, 100%). Ao seleccionar Fit to 1 (Ajustar a 1), indica-se ao Excel que deve reduzir automaticamente, até conseguir colocar toda a informação numa só página. Separador Margins (Margens) Fig. 8.3 Configurar Margens

45 Separador Header/Footer (Cabeçalho/Rodapé) Fig. 8.4 Configurar Cabeçalho/Rodapé Fazer um clique no botão Custom Header (Personalizar Cabeçalho), para criar um cabeçalho. Fig.8.5 Personalizar cabeçalho Fazer um clique no botão Custom Footer (Personalizar Rodapé), para criar um Rodapé. Fig. 8.5 Personalizar rodapé

46 Ao terminar a configuração, fazendo um clique no botão Ok, regressa-se ao modo de visualização Print Preview (Ver Antes) Quanto aos botões Margins (Margens) e Zoom, são utilizados para uma alteração rápida das margens ou para aproximar/afastar a folha, de forma a visualizar se a informação será impressa correctamente. Inicie a impressão fazendo clique no botão Print (Imprimir). Fig. 8.6 Caixa de diálogo de impressão 9 Transferência de Informação entre o Excel e o Word 9.1 Inserir um objecto do Excel no Word Se o que se pretende fazer é apenas inserir um gráfico ou um conjunto de células num documento de Word como um objecto estático em que não existe qualquer ligação entre eles e a aplicação em que foram criados, pode fazer uma operação simples de Copy (Copiar) Paste (Colar): No Excel, seleccionar as células ou gráfico que pretende copiar; Aceder ao menu Edit (Editar) e seleccionar o comando Copy (Copiar); Transitar para o Word e posicionar o cursor no local onde quer inserir o objecto;

47 Aceder ao menu Edit (Editar) e seleccionar o comando Paste (Colar);

48 9.2 Ligar um gráfico de Excel a um documento de Word Devemos fazer uma ligação quando desejamos que, ao alterar a informação na aplicação onde a criámos, ela seja imediatamente actualizada no documento onde foi inserida. Por exemplo, se pretendermos inserir um gráfico de Excel num documento de Word, sempre que os dados da folha de cálculo sejam alterados no Excel, o gráfico inserido no documento será imediatamente actualizado. Para tal: No Excel, seleccionar o gráfico ou células pretendidos; Aceder ao menu Editar (Editar) e seleccionar o comando Copy (Copiar); Transitar para o Word e posicionar o cursor no local onde quer inserir o objecto; Aceder ao menu Edit (Editar) e seleccionar o comando Past Special (Colar Especial); Na caixa de diálogo que surge no ecrã, seleccione a opção Paste Link (Colar Ligação). Fig. 9.1 Caixa de diálogo Past Special Paste Link A partir deste momento, o gráfico inserido no Word está ligado ao do Excel, sendo automaticamente actualizado cada vez que houver uma alteração na folha de cálculo.

49 9.3 Embeber uma folha de cálculo no Word Departamento de Matemática e Engenharias O Embedding (Embeber) deve ser utilizado quando pretendemos formatar os dados dentro do próprio Word: No Excel, seleccionar o gráfico ou células pretendidos; Aceder ao menu Editar (Editar) e seleccionar o comando Copy (Copiar); Transitar para o Word e posicionar o cursor no local onde quer inserir o objecto; Aceder ao menu Edit (Editar) e seleccionar o comando Past Special (Colar Especial); Na caixa de diálogo que surge no ecrã, seleccione a opção Paste (Colar). Fig Caixa de diálogo Past Special Paste Agora, ao fazer um duplo clique sobre o objecto, surge um enquadramento à sua volta, são activados os cabeçalhos das linhas e colunas do Excel, assim como, as sua barras de botões e menus específicos.

50 Fig. 9.3 Tabela de Excel activada no Word

Microsoft Excel Ficha Informativa

Microsoft Excel Ficha Informativa Curso Profissional Assistente Dentário Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa Tecnologias de Informação e Comunicação Prof. Teresa Pereira Microsoft Excel Ficha Informativa Tal como o

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO VAMOS APRENDER

FOLHA DE CÁLCULO VAMOS APRENDER VAMOS APRENDER Operações elementares numa folha de cálculo: Movimentação na folha de trabalho Inserção de dados numa célula Inserção de Comentários numa célula Eliminar o conteúdo de uma célula Formatação

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS Elaboração de gráficos Os gráficos são visualmente atraentes e constituem uma fantástica ajuda para a apresentação e interpretação de dados armazenados numa folha de cálculo. Numa

Leia mais

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas.

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. INICIANDO Vamos iniciar o BrOffice.org Planilha utilizando o caminho: Aplicações/ Escritório/ Planilhas (oocalc). A

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO 01-) Barra de Ferramentas do Excel... 2 02-) Planilha... 3 a-) Linha... 3 b-) Coluna... 3 c-) Célula... 4 d-) Movimentando-se pela planilha... 4 e-) Tamanho da

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

Excel. Profª Leticia Lopes Leite

Excel. Profª Leticia Lopes Leite Excel Profª Leticia Lopes Leite 1 Introdução A planilha eletrônica consiste em uma poderosa ferramenta de apoio à gestão e ao processo de tomada de decisão, dentro de uma empresa ou na vida particular.

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 2

Microsoft Excel Ficha prática n. 2 1. Inicie o Microsoft Excel e abra o livro c2001_edificiosgrandeporto.xlsx. 2. Grave o livro com o nome Ficha2. 3. Faça uma cópia da folha c2001_alojamento no mesmo livro. A nova folha deve chamar-se Habitação.

Leia mais

Folha de cálculo (Iniciação)

Folha de cálculo (Iniciação) Folha de cálculo (Iniciação) Sessões Presenciais (12h): 7, 8 e 9 de Setembro de 2011 das 9:00 às 13:00 Sessões de trabalho autónomo (13h): 7, 8 e 9 de Setembro de 2011 Prof. Vítor Barros 1-A Interface

Leia mais

Objetivos. Microsoft Office Word 2007. Introdução. Criação de documentos. Edição e formatação de documentos. Funções avançadas

Objetivos. Microsoft Office Word 2007. Introdução. Criação de documentos. Edição e formatação de documentos. Funções avançadas Objetivos Introdução Criação de documentos Edição e formatação de documentos Funções avançadas 2 Introdução O que é O Microsoft Word é um programa que faz parte das aplicações que constituem o Microsoft

Leia mais

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior O Excel é um programa que nos permite criar planilhas inteligentes. Ele reconhece as informações digitadas e com elas realiza

Leia mais

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos 1. Manual Resumido de Gestão de Contratos ÍNDICE 1. MANUAL RESUMIDO DE GESTÃO DE CONTRATOS 1 1.1 MENU GESTÃO DE CONTRATOS... 3 1.1.1 INTRODUÇÃO... 3 1.1.2 APRESENTAR CONTRATOS... 3 1.1.2.1 PASSO 1 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Apresentação do Microsoft Excel

Apresentação do Microsoft Excel Aula 03 Apresentação do Microsoft Excel Microsoft Excel é um programa desenvolvido para trabalhar com cálculos feitos em planilhas eletrônicas, desenvolvimento de gráficos e controlador de banco de dados.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PROFIJ II T2 Ano letivo 2015 / 2016

PLANIFICAÇÃO ANUAL PROFIJ II T2 Ano letivo 2015 / 2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL PROFIJ II T2 Ano letivo 2015 / 2016 CURSO: INSTALAÇÃO e Operação de Sistemas Informáticos ANO: 1.º DISCIPLINA: APLICAÇÕES INFORMÁTICAS DE ESCRITÓRIO DOCENTE: MARIANA VIEIRA COMPETÊNCIAS

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 1

Microsoft Excel Ficha prática n. 1 1. Inicie o Microsoft Excel e selecione um livro em branco. Procure pelo programa de Excel no computador e selecione-o: Escolha o livro: 2. Grave o livro que vai trabalhar com o nome Ficha1. Menu FICHEIRO

Leia mais

Introdução à Programação. Microsoft WINDOWS XP 2005-2006. Eng. Ambiente CA

Introdução à Programação. Microsoft WINDOWS XP 2005-2006. Eng. Ambiente CA Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização do MS-DOS e apresentar

Leia mais

Elaboração e manipulação de gráficos

Elaboração e manipulação de gráficos Elaboração e manipulação de gráficos Os gráficos são visualmente atraentes facilitando uma melhor comparação, de padrões e de tendências dos dados. Por exemplo, em vez de analisar diferentes colunas de

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

MREditor Editor de Impressos

MREditor Editor de Impressos MEDSYSTEM S/V Departamento de Desenvolvimento MREditor Editor de Impressos Poços de Caldas LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 Tela Principal... 7 FIGURA 2 Barra de Ferramentas... 8 FIGURA 3 Botão Novo... 8 FIGURA

Leia mais

Calculadora Virtual HP Prime

Calculadora Virtual HP Prime Calculadora Virtual HP Prime Windows é uma marca comercial do grupo de empresas Microsoft. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias para

Leia mais

1. Como fazer uma pesquisa

1. Como fazer uma pesquisa 1. Como fazer uma pesquisa Formulários Cada formulário possui quatro controlos: o operador lógico, o campo de pesquisa, a caixa de inserção de texto e o botão de termos de pesquisa. Para realizar uma pesquisa

Leia mais

EXCEL BÁSICO. Universidade de Brasília Disciplina de Informação e Informática em Saúde Maria Paula Zaitune

EXCEL BÁSICO. Universidade de Brasília Disciplina de Informação e Informática em Saúde Maria Paula Zaitune EXCEL BÁSICO Universidade de Brasília Disciplina de Informação e Informática em Saúde Maria Paula Zaitune Acesso ao site do DATASUS www.datasus.gov.br Informações de saúde (Tabnet) Estatísticas vitais

Leia mais

Inserir e Manipular Tabelas no Microsoft Word

Inserir e Manipular Tabelas no Microsoft Word Inserir e Manipular Tabelas no Microsoft Word Pré-requisitos: Windows, Word Software utilizado: Windows XP, Word 2003 Uma outra versão de software menos actual ou mais actual pod, contudo, ser utilizada.

Leia mais

Manual de Utilização do Mendeley. Autora: Maria de Lurdes dos Santos Pereira

Manual de Utilização do Mendeley. Autora: Maria de Lurdes dos Santos Pereira Manual de Utilização do Mendeley Autora: Maria de Lurdes dos Santos Pereira 2014 1 Mendeley O Mendeley é uma rede social académica que permite a criação de um perfil online de grupos nas áreas disciplinares

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 8

Microsoft Excel Ficha prática n. 8 1. Inicie o Microsoft Excel e abra o livro apoio_ficha8.xlsx. 2. Grave o livro com o nome Ficha8. 3. Crie uma macro, usando o gravador de macros, que formate a vermelho as notas finais negativas duma pauta

Leia mais

O QUE É O PICTURETEL 550

O QUE É O PICTURETEL 550 O QUE É O PICTURETEL 550 O PictureTel 550 é um conjunto hardware/software que aproveita as potencialidades da linha RDIS e que permite, por exemplo: Estabelecer comunicações telefónicas e de videoconferência

Leia mais

O Microsoft Word 2003 é um dos programas que constituem o Microsoft Office 2003.

O Microsoft Word 2003 é um dos programas que constituem o Microsoft Office 2003. Microsoft Word 2003 Área de Trabalho... 04 Criar documentos... 06 Guardar Documentos... 08 Abrir documentos... 09 Seleccionar texto... 10 Copiar, Cortar e colar texto... 11 Localizar e Substituir... 12

Leia mais

Studio Primary Descrição

Studio Primary Descrição Mostrar Home > Caixas de ferramentas e Barras de ferramentas > Caixas de ferramentas e Barras de ferramentas Esta secção fornece uma descrição geral das ferramentas e funções disponíveis nas caixas de

Leia mais

Introdução ao Kosmo. Janeiro 2011. Formador: Catarina Pinheiro

Introdução ao Kosmo. Janeiro 2011. Formador: Catarina Pinheiro Introdução ao Kosmo Janeiro 2011 Formador: Catarina Pinheiro 1 Índice Introdução...3 Interface...3 Barra de Ferramentas Principal...3 Criar um projecto novo...5 Simbologia...5 Relações...6 Edição...6 Impressão...7

Leia mais

Objectos Gráficos 1. APROG (Civil) Aula 4. Friday, November 2, 12

Objectos Gráficos 1. APROG (Civil) Aula 4. Friday, November 2, 12 Objectos Gráficos 1 APROG () Aula 4 1 Objectos Gráficos Estes objectos são utilizados para construir interfaces gráficas permitindo uma interacção directa do macro com o utilizador. 2 2 Form Uma interface

Leia mais

Migrar para o Word 2010

Migrar para o Word 2010 Neste Guia O aspecto do Microsoft Word 2010 é muito diferente do Word 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as partes essenciais

Leia mais

Área Reservada do Beneficiário da ADM Informação em Tempo Real.

Área Reservada do Beneficiário da ADM Informação em Tempo Real. Área Reservada do Beneficiário da ADM Informação em Tempo Real. Os conteúdos disponíveis na área reservada dos Beneficiários da Assistência na Doença aos Militares (ADM), no portal IASFA/ADM na internet,

Leia mais

Utilizando a guia Inserir

Utilizando a guia Inserir Utilizando a guia Inserir Inserir um clip-art... 2 Inserir uma imagem a partir de um arquivo... 3 Inserir uma imagem a partir de uma página da Web... 3 Formatando uma imagem ou clip-art... 4 Posicionar

Leia mais

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br Agenda LibreOffice Impress Exercício Formatação Ajustando layout Ajustando o modelo Exercício

Leia mais

Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência

Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência Bem-Vindo ao ZoomText Express O ZoomText Express é um programa simples de ampliação para o seu computador.

Leia mais

Guia do Brother ScanViewer para ios/os X

Guia do Brother ScanViewer para ios/os X Guia do Brother ScanViewer para ios/os X Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte estilo de nota: NOTA As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

O PowerPoint na Sala de Aula

O PowerPoint na Sala de Aula Nesse caso, o documento novo, ou seja o diapositivo, não será um documento separado do que já estava a ser feito, mas sim um diapositivo a mais no mesmo documento. Se desejamos começar um trabalho separado

Leia mais

Guia do Controlador Universal de Impressão

Guia do Controlador Universal de Impressão Guia do Controlador Universal de Impressão Brother Universal Printer Driver (BR-Script3) Brother Mono Universal Printer Driver (PCL) Brother Universal Printer Driver (Inkjet) Versão B POR 1 Visão geral

Leia mais

Microsoft Excel. Introdução

Microsoft Excel. Introdução Microsoft Excel Microsoft Excel Área de Trabalho do Ms Excel Prof. Ruy Alexandre Generoso O Microsoft Excel atualmente é o programa de folha de cálculo mais popular do mercado. As planilhas eletrônicas

Leia mais

Manual de Utilizador Portal de Formação RE/MAX v4.0

Manual de Utilizador Portal de Formação RE/MAX v4.0 Manual de Utilizador Portal de Formação RE/MAX v4.0 Índice ACESSO...3 ÁREA CONTA...4 ÁREA DOCUMENTAÇÃO...6 ÁREA DESTAQUE...6 ÁREA VIDEOS...7 ÁREA NOTICIAS...7 ÁREA PERCURSO...8 MENU TOPO...8 HOME...8 CALENDÁRIO

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2003

Microsoft Powerpoint 2003 Microsoft Powerpoint 2003 O Microsoft PowerPoint é um programa que integra o pacote Office da Microsoft e é utilizado para efetuar apresentações gráficas atrativas e eficazes, no sistema operacional Windows.

Leia mais

Planilha Eletrônica - Microsoft Excel -

Planilha Eletrônica - Microsoft Excel - Planilha Eletrônica - Microsoft Excel - Aula do dia 20 de junho de 2012 Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa valeria-lessa@uergs.edu.br Sobre Planilhas Eletrônicas São usadas para: Trabalhar com lista de

Leia mais

Formatar parágrafos no Word 2007/2010

Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Na aba Início em parágrafo contém um grupo de atalhos da configuração dos parágrafos, mas se precisar de algo mais avançado, como escolher as configurações de forma

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Excel

Informática Básica. Microsoft Excel Informática Básica Microsoft Excel Microsoft Excel SENAI 2010 1ª Edição. Elaboração, 2010 Trabalho elaborado pela Escola SENAI de Informática, para cursos de formação inicial e continuada. Coordenação

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

INFORMÁTICA PARA GESTÃO II Curso Superior de Gestão de Marketing

INFORMÁTICA PARA GESTÃO II Curso Superior de Gestão de Marketing INFORMÁTICA PARA GESTÃO II Curso Superior de Gestão de Marketing Docente (Teóricas): Eng.º Vitor M. N. Fernandes Web: http://www.vmnf.net/ipam Mail: vmnf@yahoo.com Aula 10 Sumário Relacionamentos entre

Leia mais

!!!!! Microsoft!EXCEL!!!!!!!!! Tiago&Fernandes& 2012&

!!!!! Microsoft!EXCEL!!!!!!!!! Tiago&Fernandes& 2012& !!!!! Microsoft!EXCEL!!!!!!!!! Tiago&Fernandes& 2012& 2 P á g i n a Manual Prático Microsoft Excel 2007 INDICE APRESENTAÇÃO... 6 AMBIENTE DE TRABALHO... 7 A folha de cálculo... 7 O ambiente de trabalho

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1. Localização dos Ficheiros Normas de Utilização... 3 2. Alteração do ficheiro das Normas de Utilização... 5 3. Inserir Normas de Utilização de um Produto... 7 4. Editor de

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Acesso ao Direito Portal da Ordem dos Advogados Manual de Utilizador: Substituição em escalas Versão 1.0 Julho de 2010 ÍNDICE 1 ESCALAS 1.1 Substituição

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Programa de formaça o de Excel Nível 2 (482)

Programa de formaça o de Excel Nível 2 (482) REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Programa de formaça o de Excel Nível 2 (482) Conteúdo Denominação do curso de formação:... 1 Objetivo Geral... 1 Destinatários... 1 Requisitos... 1 Critérios de seleção dos formandos...

Leia mais

Sistema de Recuperação da Senha nos Sistemas Informáticos da FEUP

Sistema de Recuperação da Senha nos Sistemas Informáticos da FEUP Sistema de Recuperação da Senha nos Sistemas Informáticos da FEUP Unidade de Sistemas de Informação Centro de Informática Prof. Correia de Araújo Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Índice

Leia mais

Plataforma Moodle ESTeSL

Plataforma Moodle ESTeSL Plataforma Moodle ESTeSL A plataforma Moodle da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) está disponível a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, no endereço: http://moodle.estesl.ipl.pt

Leia mais

DIF Freedom Web Computador, Tablet e SmartPhone

DIF Freedom Web Computador, Tablet e SmartPhone Pág. 1/14 DIF Freedom Web Simplicidade e rapidez Projetado para ser rápido e tão fácil de usar quanto possível, a nova plataforma DIF Freedom Web da DIF Broker é uma plataforma baseada numa ligação Web,

Leia mais

Manual do SecurDisc Viewer

Manual do SecurDisc Viewer Manual do SecurDisc Nero AG SecurDisc Informações sobre direitos de autor e marcas comerciais Este manual e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG.

Leia mais

ACD Loteca Chaves e Filtro PRO 1.0 Dicas

ACD Loteca Chaves e Filtro PRO 1.0 Dicas ACD Loteca Chaves e Filtro PRO 1.0 Dicas Antes de fazer a sua jogada, atualize os resultados e a programação de jogos, clicando nos botões Atualiza. É necessário estar conectado à Internet. Faça muitos

Leia mais

1 - Enviar e-mail dinâmico

1 - Enviar e-mail dinâmico 1 - Enviar e-mail dinâmico O email dinâmico é um módulo que lhe permite enviar uma mensagem de correio electrónico para vários destinatários em simultâneo de uma forma simples. A primeira etapa do módulo

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO...

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO... INTRODUÇÃO... 2 Noção de processador de texto... 2 O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 Área de trabalho... 3 Barra de menus... 3 Barras de ferramentas... 4 Réguas... 5 Botões de visualização... 5 Barra de estados...

Leia mais

Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word. Gabinete para a Inclusão (GPI)

Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word. Gabinete para a Inclusão (GPI) Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word Gabinete para a Inclusão (GPI) 2013 Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word Com este tutorial pretendemos orientá-lo na produção de documentos

Leia mais

Conhecimentos Básicos de Computação e Microinformática

Conhecimentos Básicos de Computação e Microinformática Conhecimentos Básicos de Computação e Microinformática Sempre que nos referimos a computadores, temos em mente o que vamos usar para manipular os dados e através do que vamos executá-los para chegar ao

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Excel. Professor: Enir da Silva Fonseca

INFORMÁTICA BÁSICA. Excel. Professor: Enir da Silva Fonseca INFORMÁTICA BÁSICA Excel Professor: Enir da Silva Fonseca Índice O que é o Excel... 03 Iniciando o Excel... 03 O que é uma Célula... 03 Tela Inicial do Excel... 03 Operadores... 04 Ícones mais utilizados...

Leia mais

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint Olá caro estudante! Nessa aula estudaremos os aspectos relacionados a apresentações do Microsoft PowerPoint. Esse item é muito importante e

Leia mais

PROJETO SOCIAL INCLUSÃO DIGITAL

PROJETO SOCIAL INCLUSÃO DIGITAL EXCEL 2003 INTRODUÇÃO É um programa para trabalharmos com planilhas (criando tabelas, gráficos, etc) Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office Para acessar: Menu Iniciar Todos os Programas

Leia mais

Migrando para o Excel

Migrando para o Excel Neste guia Microsoft O Microsoft Excel 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes essenciais da nova

Leia mais

Word. Autor: Lindemberg Gerfeson Ribeiro

Word. Autor: Lindemberg Gerfeson Ribeiro Word Autor: Lindemberg Gerfeson Ribeiro APOSTILA (MICROSOFT WORD) Dicas e praticidade Lindemberg Gerfeson Ribeiro 2 AGORA VOCÊ PODERÁ APRENDER ALGUMAS NOÇÕES BASICAS DO PROGRAMA MICROSOFT WORD, O EDITOR

Leia mais

Apresentação do Power Point; Exercícios.

Apresentação do Power Point; Exercícios. 1 Apresentação do Power Point; Exercícios. 2 3 O PowerPoint é um programa para apresentações. Que podem ser visualizadas através: Tela do computador Retroprojetor Dispositivos óticos (slides) (transparências)

Leia mais

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal GS1 Portugal Sumário Plataforma Registo Nacional de Códigos... 3 Enquadramento... 3 Criar Produto... 6 Código Interno... 6 Escolher imagem... 6 Visibilidade na plataforma SyncPT... 7 Guardar e/ou Atribuir...

Leia mais

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO A instalação do aplicativo deve ser solicitada via Central de Serviços de TI (tel. 2107-8666). Após a instalação um ícone do Bizagi ficará

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

ATALHOS DE TECLADO DO INTERNET EXPLORER

ATALHOS DE TECLADO DO INTERNET EXPLORER ATALHOS DE TECLADO DO INTERNET EXPLORER Exibindo e explorando páginas da Web A tabela a seguir descreve os atalhos usados para exibir e explorar páginas da Web. Exibir a Ajuda Alternar entre os modos de

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.)

AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.) AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.) Ø Listas de pesquisa Ø Edição e formatação de tabelas Ø Ordenação de dados Ø Relações entre tabelas Ø Consultas Ø Relatórios Ø Formulários

Leia mais

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1. Oficina da Escrita

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1. Oficina da Escrita COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina da Escrita Índice O Processador de Texto pode ajudar a ser-se criativo? Como?... 1 Interface para a escrita - o teclado... 1 Conhecer o interface do Processador

Leia mais

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos. Resumo das normas da ABNT. Conceição Aparecida de Camargo

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos. Resumo das normas da ABNT. Conceição Aparecida de Camargo 1 Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos Resumo das normas da ABNT Conceição Aparecida de Camargo 2 Resumo das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de trabalhos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDUC COLÉGIO DE APLICAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CURSO DE LINUX:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDUC COLÉGIO DE APLICAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CURSO DE LINUX: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDUC COLÉGIO DE APLICAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CURSO DE LINUX: *Nível Básico para Professores* *Calc* PLANILHA ELETRÔNICA Teresa Kátia Alves de

Leia mais

Microsoft Excel

Microsoft Excel 1 O Microsoft Excel 2003, além de pertencer ao Microsoft Office 2003, tem a particularidade de ser o software desenvolvido para se trabalhar com cálculos, listas de dados, operações matemáticas entre muitas

Leia mais

FORMAÇÃO TIC SÉNIOR - 2011

FORMAÇÃO TIC SÉNIOR - 2011 Agrupamento de Escolas Elias Garcia NUNCA É TARDE PARA APRENDER!!... FORMAÇÃO TIC SÉNIOR - 2011 A Equipa do Plano Tecnológico Informática para Séniores 1 Esta formação em como objectivo proporcionar aos

Leia mais

COLÉGIO NETWORK TÉCNICO EM INFORMÁTICA Técnicas de Suporte ao Usuário Material II Modelo 02 Cadastro de Clientes

COLÉGIO NETWORK TÉCNICO EM INFORMÁTICA Técnicas de Suporte ao Usuário Material II Modelo 02 Cadastro de Clientes Modelo 02 Cadastro de Clientes 1 Na aba Plan1 será desenvolvida a planilha abaixo: Formatar a coluna A como texto para que possa receber 00 anterior ao código do cliente. Classificando a planilha por Cidade

Leia mais

Centro de Competência da Beira Interior Setembro de 2005 João Carlos Antunes

Centro de Competência da Beira Interior Setembro de 2005 João Carlos Antunes WebQuestion 2.0 A concepção de um questionário passo a passo Centro de Competência da Beira Interior Setembro de 2005 João Carlos Antunes 1 Índice de conteúdos A configuração do programa...3 Elaborar um

Leia mais

Ministério Público. Guia de Consulta Rápida

Ministério Público. Guia de Consulta Rápida Ministério Público Ministério Público Guia de Consulta Rápida Versão 2 (Junho de 2009) - 1 - ÍNDICE 1. ACEDER AO CITIUS MINISTÉRIO PÚBLICO... 4 2. BARRA DE TAREFAS:... 4 3. CONFIGURAR O PERFIL DO UTILIZADOR...

Leia mais

O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet.

O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet. O Correio Electrónico internet O Correio Electrónico O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet. Com o Correio Electrónico pode enviar mensagens para pessoas de todo o

Leia mais

X-CONFIG PROGRAMA DE CONFIGURAÇÃO

X-CONFIG PROGRAMA DE CONFIGURAÇÃO X-CONFIG PROGRAMA DE CONFIGURAÇÃO Índice Introdução...2 Como utilizar o XCONFIG...3 A interface da aplicação...3 Ecrã Impressão...5 Ecrã Comunicação...7 Ecrã Sistema Operativo...8 Ecrã Utilizador...9 Ecrã

Leia mais

O Manual do SymbolEditor. Stephen P. Allewell

O Manual do SymbolEditor. Stephen P. Allewell Stephen P. Allewell 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 A Interface do Utilizador 6 2.1 A Janela Principal do SymbolEditor........................... 6 2.1.1 Janela do Editor...................................

Leia mais

GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO

GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO Esta apresentação PowerPoint explica o método a seguir para o preenchimento do plano financeiro do V. projecto.

Leia mais

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias.

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias. 1 Cópias rápidas.................................. 2 Exemplos de trabalhos típicos..................... 3 Trabalho 1: página única............................ 3 Trabalho 2: conteúdo misto..........................

Leia mais

Sobre a KTEC KTEC Escola de Tecnologia

Sobre a KTEC KTEC Escola de Tecnologia Excel Total Sobre a KTEC A KTEC Escola de Tecnologia oferece uma série de cursos, para os que procuram uma base sólida no aprendizado, com foco nas boas práticas que fazem a diferença no mercado de trabalho.

Leia mais

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011 AULA Nº 13 (29/06/2011) MANUAL Criar Tabela em Excel (folha de cálculo) 1ª Regra p/ utilizar o Excel: Por defeito em o Excel encosta à esquerda o texto e os números à direita Iniciar a tabela colocando

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 Para criar um

Leia mais

Escola é. O Diretor é gente, o Coordenador é gente, o Professor é gente, cada funcionário é gente.

Escola é. O Diretor é gente, o Coordenador é gente, o Professor é gente, cada funcionário é gente. Queridos e queridas: Este módulo foi elaborado com o maior carinho e empenho para que possa ser utilizado de forma adequada, por isso, espero que você ao utilizá-lo tenha o maior cuidado, pois servirá

Leia mais

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade...

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade... Graphics Suite INTRODUÇÃO O CorelDraw X7 é um programa desenvolvido originalmente para a criação de desenhos vetoriais, que proporciona aos designers uma experiência de trabalho agradável. O programa foi

Leia mais

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX.

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 17/08/2011

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Abre o através da pesquisa rápida do Windows. Atenção: este guião e o próximo trabalho implicam a utilização de auriculares. Deves trazer de casa este material. Cria um diretório (pasta) na tua pen de

Leia mais

Gestão de Actas Escolares. Manual Utilizador. (Versão 4)

Gestão de Actas Escolares. Manual Utilizador. (Versão 4) inovar TI Gestão de Actas Escolares Manual Utilizador (Versão 4) ÍNDICE: INTRODUÇÃO... 3 FUNCIONALIDADES DO UTILACTAS... 3 1.ENTRAR NO PROGRAMA... 4 2.CONVOCAR UMA REUNIÃO... 5 2.1. CRIAR... 5 2.2. EDITAR...

Leia mais

Excel Intermediário. Facilitador: Clóvis Ferraro. Prefeitura de Diadema Secretaria de Gestão de Pessoas Escola Diadema de Administração Pública

Excel Intermediário. Facilitador: Clóvis Ferraro. Prefeitura de Diadema Secretaria de Gestão de Pessoas Escola Diadema de Administração Pública Excel Intermediário Facilitador: Clóvis Ferraro Prefeitura de Diadema Secretaria de Gestão de Pessoas Escola Diadema de Administração Pública Conteúdo do Curso Fórmulas e Funções Fórmulas e funções avançadas

Leia mais

Manual do Administrador

Manual do Administrador RePe Repositório de e-portefólios Educativos Manual do Administrador Janeiro de 2008 1. O Módulo portefolioaluno O Módulo portefolioaluno, actualmente na versão 1.0, funciona no ambiente Moodle. Utiliza

Leia mais

1 de 8. entrada USB. 1 MENSAGENS

1 de 8. entrada USB. 1 MENSAGENS entrada USB. 1 MENSAGENS O painel pode armazenar até 12 mensagens com no máximo de 250 caracteres (letras ou números) cada uma, que são selecionadas através das teclas F1, F2, F3, F4, F5, F6, F7, F8, F9,

Leia mais