SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ-SEED PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL-PDE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA-UEPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ-SEED PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL-PDE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA-UEPG"

Transcrição

1 1 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ-SEED PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL-PDE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA-UEPG Caderno pedagógico BRINCANDO E APRENDENDO COM O TANGRAM ADILSON BUSETTI

2 2 SANTA MARIANA PARANÁ 2008 APRESENTAÇÃO A matemática não pode ficar desligada da realidade de nossos alunos e sim estar presente em nossas vidas aplicada em nosso cotidiano com situações problemas. Este caderno pedagógico foi elaborado com finalidade didática, e procura apresentar o Tangram como um objeto de ensino de alguns conteúdos como: frações, porcentagens simples, área, perímetro e figuras geométricas planas. Tem como objetivo motivar o aluno e conseqüentemente despertar o interesse, a concentração, o pensamento lúdico, o raciocínio lógico alcançando assim um bom ensino-aprendizagem. O caderno apresenta cinco unidades entre teoria e atividades com o manuseio das peças do Tangram. Boa sorte e bons estudos!

3 3 AGRADECIMENTOS Agradeço em especial, minha orientadora Doutora Marlene Perez que me instruiu e me ajudou não poupando esforços, com muita motivação, dedicação e paciência na execução deste trabalho.

4 4 SUMÁRIO UNIDADE CONCEITUANDO TANGRAM CONFECCIONANDO O TANGRAM...8 UNIDADE CONHECENDO, BRINCANDO E MONTANDO FIGURAS GEOMÉTRICAS COM O TANGRAM ATIVIDADES APRENDENDO FRAÇÕES E DECIMAIS COM O TANGRAM...21 UNIDADE CALCULANDO PERÍMETRO E ÁREA COM O TANGAM ATIVIDADES...29 UNIDADE CALCULANDO PORCENTAGEM SIMPLES COM O USO DO TANGRAM ATIVIDADES...32 ANEXO...37 Aqui estão cerca de 160 figuras que podem ser feitas com as peças do Tangram. Use sua imaginação e boa sorte!!!

5 5 UNIDADE CONCEITUANDO TANGRAM Tangram é um quebra cabeça chinês constituído por sete peças (chamadas de tans), que significa sete tábuas da sabedoria : cinco triângulos (dois grandes, um médio e dois pequenos), um quadrado e um paralelogramo. O objetivo é conseguir montar figuras, usando sempre as sete peças.

6 6

7 7 1.2 UM POUCO DA HISTÓRIA DO TANGRAM Não se conhece ao certo a origem do Tangram, são várias as histórias: uma delas segundo dados coletados na Wikipédia (2008), conta que um jovem chinês, ao despedir-se de seu mestre para uma viagem pelo mundo, recebeu deste um espelho no formato de um quadrado e recebeu a seguinte informação: - Com esse espelho, você registrará tudo o que verá durante a viagem, para mostrar na volta. O discípulo, surpreso, indagou: - Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem? No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse: - Agora, você poderá com essas sete peças construir figuras para ilustrar o que vai ver durante a viagem. E assim o jovem foi ilustrando com asa sete peças do espelho as figuras que foi vendo durante a viagem. A essas sete figuras os chineses chamaram de Tangram. Esse quebra-cabeça foi repassado para todo o mundo e com isso ficou muito famoso. Outra história, segundo ainda a Wikipédia, conta que um serviçal quebrou o vaso mais belo do palácio imperial em sete pedaços e o imperador, ordenou a reposição imediata do vaso ou o serviçal perderia sua cabeça. Desesperado, o serviçal tentou de todo jeito consertar o vaso, tentando colocar os pedaços de varias formas mas, não conseguiu. Mas percebeu, que com os pedaços do vaso poderia construir não apenas vasos, mas, muitas figuras diferentes. Ao ser chamado para dar conta do vaso, o serviçal

8 8 mostrou a variedade de formas que tinha descoberto. O imperador adorou a idéia e poupou a vida do pobre serviçal. Não importa qual é a verdadeira história, o que importa é que o Tangram é um quebra-cabeça maravilhoso, com o qual podemos exercitar nossa criatividade montando milhares de problemas, criando muitas figuras e desenvolvendo a concentração, a percepção espacial e exercitar o raciocinio lógico. 2.3 CONFECCIONANDO O TANGRAM Um Tangram pode ser confeccionado em papel, madeira, plástico, cerâmica e outros materias. O mais simples e fácil de confeccionar é o Tangram de papel sulfite que pode ser confeccionado em sala de aula com o aluno: 1) Pegue um papel sulfite e dobre a largura em cima do comprimento transformando -o em um quadrado.

9 9 b) Dobra o quadrado ao meio e recorta-o de modo a obter dois triângulos (A e B). c) Dobra o triângulo A ao meio para obter dois triângulos menores )1 e d) No triangulo B, marca o meio, dobra o vértice oposto e recorta-o para obter o

10 10 triângulo 3 e) Dobra o trapézio ao meio, volta a dobrar uma das partes e recorta o de modo a obter o triângulo 4 o quadrado 5

11 11 f) Dobra o trapézio e recorta para obter o triângulo 6 e o paralelogramo 7. g) No fim pode voltar e juntar as figuras e tentar construir outras figuras

12 12 O Tangram é formado por sete peças, são elas: 5 triângulos: 2 grandes, 1 médio e 2 pequenos; 1 quadrado; 1 paralelogramo As regras básicas são as seguintes: Sempre utilizar as 7 (sete) peças; As peças têm que estar deitadas; As peças têm que se tocar; Nenhuma peça pode sobrepor-se a outra.

13 13 A B C D

14 14 UNIDADE CONHECENDO, BRINCANDO E MONTANDO FIGURAS GEOMÉTRICAS COM O TANGRAM Nesta unidade o objetivo é brincar um pouquinho para conhecer e aprender o manuseio das peças do Tangram. 2.2 ATIVIDADES 1) Construa seu Tangram com papel sulfíte e pinte as sete peças com cores diferentes:

15 15

16 16 2) Monte as figuras solicitadas com o Tangram e desenhe as soluções dentro dos desenhos solicitados: 3) a) Um gato. b) Uma fábrica.

17 17 c) A letra E d) Um pássaro.

18 18 3) Monte as figuras solicitadas com o Tangram e desenhe as soluções: a)uma árvore. b) Duas aves. c) Um cavalo e cavaleiro d) Uma seta

19 19 4) Agora use sua imaginação e monte cinco figuras diferentes das que ja foram citadas, e a seguir mostre para os colegas de sala darem suas opiniões a respeito do que você montou. a) b) c) d)

20 20 e) 5)Quais são as figuras geometricas formadas pelo seu Tangram?

21 21 UNIDADE APRENDENDO FRAÇÕES E DECIMAIS COM O TANGRAM Esta unidade tem por objetivo o estudo dos números racionais sob a forma de frações e decimais com a utilização do Tangram como recurso didático. Fração é a expressão que designa uma ou mais das partes iguais em que se dividiu uma grandeza considerada como unidade. Número racional é todo o número que pode ser representado por uma razão (ou fração) entre dois entre dois números inteiros. Exemplo: Vamos construir um Tangram partindo de um quadrado de papel:

22 22 Observe que: Um triângulo maior corresponde a ¼ ou 0,25 do inteiro. O triângulo médio corresponde a 1/8 ou 0,125 do inteiro. Um triângulo pequeno corresponde a 1/16 ou 0,625 do inteiro. O quadrado corresponde a 1/8 ou 0,125 do inteiro.

23 23 O paralelogramo corresponde a 1/8 ou 0,125 do inteiro. Logo: ¼ + ¼ + 1/8 + 1/16 + 1/16 + 1/8 + 1/8 = 1 inteiro 0,25 + o,25 + 0, , , , ,125 = 1 inteiro 3.2 ATIVIDADES 1) Os dois triângulos grandes juntos correspondem a que fração do inteiro? 2) O triângulo médio e um triângulo pequeno juntos correspondem a que fração do

24 24 inteiro? 3) O quadrado e o paralelogramo juntos correspondem a que fração do inteiro? 4) Um triângulo pequeno e o paralelogramo juntos correspondem a que fração do inteiro? 5) Qual fração do triângulo grande corresponde o paralelogramo?

25 25 6) Um triângulo grande e um pequeno juntos correspondem a que fração do inteiro? 7) A que fração do quadrado o triângulo pequeno corresponde? 8) A que fração do triângulo grande o paralelogramo corresponde?

26 26 9) Represente o resultado das questões de 1 a 7 em forma de decimais: 10) Some a fração correspondente a um triângulo grande, com a de um triângulo pequeno, e com a do triângulo médio e a represente na forma decimal: 11) Some a fração que represente o quadrado com a fração que representa o paralelogramo e a represente na forma decimal:

27 27 UNIDADE CALCULANDO PERÍMETRO E ÁREA COM O TANGAM Nesta unidade o objetivo é trabalhar as idéias conceituais de área e perímetro entendendo como área a quantidade de espaço bidimensional, ou seja, de superfície e perímetro é a soma dos lados de uma figura plana. Exemplo: Vamos construir um Tangram partindo de um quadrado com 10 cm de lado: Área

28 28 Sabendo que a área de um quadrado é igual: área = l² ou seja, a= l.l Logo a área deste Tangram é mesmo que: Área= 10cm. 10cm = 100cm² Partindo desse principio temos: Como o triângulo grande corresponde a ¼ do total, então sua área é de 25 cm². Como o triângulo médio corresponde a 1/8 do total, então sua área é de 12,5 cm², Como o triângulo pequeno corresponde a 1/16 do total, então sua área é de 6,25 cm². Como o quadrado corresponde a 1/8 do total, então sua área é de 12,5 cm². Como o paralelogramo corresponde a 1/8 do total, então sua área é de 12,5 cm². Perímetro Sabendo que o perímetro do quadrado é igual a soma das medidas de seus lados: Então: P=l+l+l+l ou P=4.l Logo o perímetro desse Tangram é o mesmo que: P= 4.10 cm = 40 cm.

29 29 Observação: Para descobrir os valores dos lados das peças do Tangram podemos sobrepor os lados e se preciso usar uma régua. 4.2 ATIVIDADES 1) Confeccione um Tangram de papel partindo de quadrado com 20 cm de lado. a) Com uma folha de papel A4 obtém-se um quadrado através das seguintes dobragens e recortes, 2) Feito o Tangram, determine: a) A área e o perímetro do Tangram: b) A área e o perímetro do triângulo maior: c) A área e o perímetro do triângulo médio:

30 30 d) A área e o perímetro do triângulo pequeno: e) A área e o perímetro do quadrado: f) A área e o perímetro do paralelogramo: 3) Quais são as peças do Tangram que possuem áreas congruentes? 4) Quais são as peças do Tangram que possuem pelo ao menos um lado congruente?

31 31 UNIDADE CALCULANDO PORCENTAGEM SIMPLES COM O USO DO TANGRAM Esta unidade tem como objetivo conceituar e fazer cálculos de porcentagens simples. Porcentagem é uma razão de denominador 100, ou seja, é um modo de expressar uma proporção ou uma relação entre 2 valores Exemplo: Vamos confeccionar um Tangram partindo de um quadrado com 10 cm de lado: Sua área é igual a: A=10 cm. 10 cm = 100 cm²

32 32 Logo 100 cm² é igual a 100 % do total Observe então que: O triangulo grande corresponde a 25% do total. O triangulo médio corresponde a 12,5 % do total. O triangulo pequeno corresponde a 6,25 % do total. O quadrado corresponde a 12,5 % do total. O paralelogramo corresponde a 12,5 do total. 4.2 ATIVIDADES 1) Confeccione um Tangram de papel partindo de um quadrado com 16 cm de lado:

33 33 2) Feito o Tangram, determine: a) Que porcentagem do Tangram representa juntos os dois triângulos grandes? b) Que porcentagem do Tangram representa juntos os dois triângulos pequenos? c) Que porcentagem do Tangram representa juntos o quadrado e o paralelogramo?

34 34 d) Que porcentagem do Tangram representa juntos o quadrado, o paralelogramo e um triângulo pequeno? e) Que porcentagem do Tangram representa juntos os dois triângulos grandes e os dois triângulos pequenos? f) Que porcentagem do Tangram representa juntos quadrado e um triângulo pequeno? g) Que porcentagem do Tangram representa juntos um triângulo grande, um triângulo pequeno, o quadrado e o paralelogramo?

35 35 h) Qual é a porcentagem do Tangram representa a metade do triângulo pequeno? 3) O que acontecem com as porcentagens das peças do Tangram se mudarmos o valor do lado do quadrado de papel usado para confeccionar o Tangram? Observação: Todas as atividades propostas neste caderno pedagógico, devem ser resolvidas com o auxilio do Tangram.

36 36 REFERÊNCIAS CÂNDIDO, Patrícia. Tangram. Disponível em Acesso em 12/10/2008. DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O jogo e a construção do conhecimento,. Professor da Faculdade de Educação da USP e membro do Labrimp da FUESP. KALEFF, Ana Maria. et. al. Quebra-cabeças geométricos e formas planas. Niterói- RJ: Editora Universidade Federal Fluminense, RACHA Cuca RODRIGUES DA MOTA, Ivani Aparecida. Projeto teia do saber, SANTOS, Marilene Lima. Matemática Lúdica: O uso do Tangram Disponível em Acesso em TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da matemática: Brasília: FTD, GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; TIMM, Ursula Tatiana. Utilizando Curiosidades e Jogos Matemáticos Em Sala de Aula. Disponível em: Acesso em 20 de março WIKIPÉDIA. Tangram

37 ANEXO 37

38 38 Aqui estão cerca de 160 figuras que podem ser feitas com as peças do Tangram. Use sua imaginação e boa sorte!!! Bom trabalho!

39 39

40 40

41 41

42 42

43 43

44 44

45 45

46 46

47 47

48 48

49 49

50 50

51 51

52 52

53 53

O TANGRAM COMO RECURSO DA EXPRESSÃO GRÁFICA NO ENSINO E APRENDIZADO DE ÁREAS

O TANGRAM COMO RECURSO DA EXPRESSÃO GRÁFICA NO ENSINO E APRENDIZADO DE ÁREAS O TANGRAM COMO RECURSO DA EXPRESSÃO GRÁFICA NO ENSINO E APRENDIZADO DE ÁREAS Instituição de Ensino: Bolsistas ID : Supervisor: Coordenador Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli Matheus Willian Duarte

Leia mais

Vitor Amadeu Souza. Material Concreto na Matemática

Vitor Amadeu Souza. Material Concreto na Matemática Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Material Concreto na Matemática 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Tangram...3 3. Ábaco...4 4. Soroban...5 5. Blocos Padrão...6 6. Material Dourado...8 7. Disco Fração...9

Leia mais

ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS COM O USO DO TANGRAM

ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS COM O USO DO TANGRAM ISSN 2316-7785 ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS COM O USO DO TANGRAM Denise Pasternak 1 deni.maninha@gmail.com Thaís Francielli Casadia 1 thaisfrancielly92@hotmail.com Alessandra Querino da

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA Professora: Andréia Bamberg Vieira Disciplina: Matemática AnO7 H Período: Vespertino 1º BIMESTRE NÚMEROS E ÁLGEBRA - Números Naturais: - A sequência dos números

Leia mais

TANGRAM: UMA ALTERNATIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 1

TANGRAM: UMA ALTERNATIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 1 TANGRAM: UMA ALTERNATIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 1 Eula Paula Duarte Da Silva 2, Elisandra Juliane Hauschild 3, Carmo Henrique Kamporst 4, Ana Paula Do Prado Donadel 5, Eliane Miotto Kamports

Leia mais

Razões e proporções. Profa. Dra. Denise Ortigosa Stolf

Razões e proporções. Profa. Dra. Denise Ortigosa Stolf Razões e proporções Profa. Dra. Denise Ortigosa Stolf Sumário Página Razão... 1 Razões inversas... Algumas razões especiais... 5 As razões escritas na forma percentual... 6 Calculando a porcentagem...

Leia mais

RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO E O TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE QUEBRA-CABEÇAS

RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO E O TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE QUEBRA-CABEÇAS 1 RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO E O TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE QUEBRA-CABEÇAS Alex Almeida de Souza- UEFS (alexalmeida2012@live.com) Andréa de Jesus Santos- UFES (andrea20santos@hotmail.com)

Leia mais

1 SOMA DOS ÂNGULOS 2 QUADRILÀTEROS NOTÀVEIS. 2.2 Paralelogramo. 2.1 Trapézio. Matemática 2 Pedro Paulo

1 SOMA DOS ÂNGULOS 2 QUADRILÀTEROS NOTÀVEIS. 2.2 Paralelogramo. 2.1 Trapézio. Matemática 2 Pedro Paulo Matemática 2 Pedro Paulo GEOMETRIA PLANA IX 1 SOMA DOS ÂNGULOS A primeira (e talvez mais importante) relação válida para todo quadrilátero é a seguinte: A soma dos ângulos internos de qualquer quadrilátero

Leia mais

Descobrindo medidas desconhecidas (I)

Descobrindo medidas desconhecidas (I) Descobrindo medidas desconhecidas (I) V ocê é torneiro em uma empresa mecânica. Na rotina de seu trabalho, você recebe ordens de serviço acompanhadas dos desenhos das peças que você tem de tornear. Vamos

Leia mais

O TEOREMA DE PITÁGORAS E AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM MATERIAL EMBORRACHADO

O TEOREMA DE PITÁGORAS E AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM MATERIAL EMBORRACHADO O TEOREMA DE PITÁGORAS E AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM MATERIAL EMBORRACHADO Rita de Cássia Pavani LAMAS 1 Juliana MAURI 2 Resumo: Modelos concretos no ensino fundamental, em particular,

Leia mais

História das Frações

História das Frações 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA Ensino Fundamental 6 Ano Olá pessoal, nesta lista de exercícios vamos verificar quais são os conhecimentos que vocês possuem sobre frações. Lembrem-se

Leia mais

Polígonos e mosaicos

Polígonos e mosaicos A UUL AL A Polígonos e mosaicos A regularidade de formas encontradas na natureza tem chamado a atenção do ser humano há muitos séculos. Ao observar e estudar essas formas, o homem tem aprendido muitas

Leia mais

1º BIMESTRE Encaminhamentos Metodológicos (como?)

1º BIMESTRE Encaminhamentos Metodológicos (como?) NRE - TOLEDO PLANO DE TRABALHO DOCENTE MATEMÁTICA COLÉGIO SENADOR ATILIO FONTANA Ensino Fundamental e Médio SÉRIE: 8º ano B ANO LETIVO: 2014 PROF: TEREZA HENRIQUETTA BENETTI Conjuntos numéricos Números

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 5º Ano

Planificação Anual de Matemática 5º Ano Planificação Anual de Matemática 5º Ano DOMÍNI OS CONTEÚDOS METAS AULA S Números naturais Compreender as propriedades e regras das operações e usá-las no cálculo. Propriedades das operações e regras operatórias:

Leia mais

Lista de Exercícios de Recuperação de MATEMÁTICA 2. NOME Nº SÉRIE: DATA 4 BIMESTRE PROFESSOR : Denis Rocha DISCIPLINA : Matemática 2 VISTO COORDENAÇÃO

Lista de Exercícios de Recuperação de MATEMÁTICA 2. NOME Nº SÉRIE: DATA 4 BIMESTRE PROFESSOR : Denis Rocha DISCIPLINA : Matemática 2 VISTO COORDENAÇÃO Lista de Exercícios de Recuperação de MTEMÁTIC NME Nº SÉRIE: DT 4 IMESTRE RFESSR : Denis Rocha DISCILIN : Matemática VIST CRDENÇÃ EM no ) Na figura abaixo 0 e a distância entre o centro da circunferência

Leia mais

Tangram. Ivany Aparecida Rodrigues da Motta Escola Estadual Professor Luiz Menezes Guaratinguetá SP.

Tangram. Ivany Aparecida Rodrigues da Motta Escola Estadual Professor Luiz Menezes Guaratinguetá SP. Tangram Ivany Aparecida Rodrigues da Motta Escola Estadual Professor Luiz Menezes Guaratinguetá SP ivanymotta@yahoo.com.br Dezembro de 2006 Público Alvo: 6ª e 8ª Séries do Ensino Fundamental Pré-Requisitos

Leia mais

Palavras-chave: tangram; geometria plana; sequência de atividades; questionário.

Palavras-chave: tangram; geometria plana; sequência de atividades; questionário. SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES COM O TANGRAM 27 a 30 de Agosto de 2014. EQUER, Danuza Bermond Universidade Federal do Espírito Santo danuzabermond@gmail.com MARIANO, Jegiane C. Favoreto Universidade Federal do

Leia mais

Escola Superior de Educação de Coimbra GEOMETRIA NO PLANO

Escola Superior de Educação de Coimbra GEOMETRIA NO PLANO GEOMETRIA NO PLANO I Poliminós Um poliminó é uma figura geométrica plana formada por quadrados iguais, ligados entre si de modo que pelo menos um lado de cada quadrado coincida com um lado de outro quadrado.

Leia mais

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2.

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1 1 SOLUÇÕES N2 2015 N2Q1 Solução O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Com um

Leia mais

Recomendada com Ressalvas

Recomendada com Ressalvas MATEMÁTICA Coleção Vitória- Régia - Matemática Maria de Lourdes A. da Cruz Beatriz Alpendre da Silva Editora IBEP Recomendada com Ressalvas Por quê? A coleção apresenta os eixos temáticos habitualmente

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND) Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Os números naturais Sistema de Numeração Decimal (SND). Unidades e dezenas. Unidades,

Leia mais

Consideremos um triângulo de lados a,b e c. Temos duas possibilidades: ou o triângulo é acutângulo ou é obtusângulo. Vejamos:

Consideremos um triângulo de lados a,b e c. Temos duas possibilidades: ou o triângulo é acutângulo ou é obtusângulo. Vejamos: Lei dos Cossenos Consideremos um triângulo de lados a,b e c. Temos duas possibilidades: ou o triângulo é acutângulo ou é obtusângulo. Vejamos: Triângulo Obtusângulo Tomemos um triângulo Obtusângulo qualquer,

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: CONFECÇÃO DE JOGOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS.

UMA PROPOSTA PARA O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: CONFECÇÃO DE JOGOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS. UMA PROPOSTA PARA O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: CONFECÇÃO DE JOGOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS. Elisa Souto Maior LEMAT / UFPE elisasoutomaior@bol.com.br INTRODUÇÃO Para conseguir a atenção dos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINNER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINNER UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINNER Bolsistas: Jacqueline Cristina de Medeiros Supervisora: Patrícia

Leia mais

SUMÁRIO. 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade. 2. CONJUNTOS Introdução. Operações de conjuntos. Conjuntos numéricos

SUMÁRIO. 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade. 2. CONJUNTOS Introdução. Operações de conjuntos. Conjuntos numéricos SUMÁRIO 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade Reconhecimento de número primo Decomposição em fatores primos Aplicação Potência Expressão numérica 2. CONJUNTOS Introdução Representação de um

Leia mais

Prova de Matemática 6º Ano do Ensino Fundamental 2/6

Prova de Matemática 6º Ano do Ensino Fundamental 2/6 Prova de Matemática 6º Ano do Ensino Fundamental 2/6 01. O número decimal 2,385 está compreendido entre ( A ) 2,3905 e 3,0251. ( B ) 2,3754 e 2,3828. ( C ) 2,3805 e 2,3835. ( D ) 2,3799 e 2,3849. ( E )

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das 10 questões de Matemática da prova de Escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Geometria Perímetros e áreas Perímetro de polígonos regulares e irregulares Perímetro do círculo Equivalência de figuras planas Unidades de área Área do triângulo Área do círculo Síntese Perímetro O perímetro

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 5.º ANO DE MATEMÁTICA 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos divisores e efetuar operações com números racionais

Leia mais

Polígonos semelhantes

Polígonos semelhantes Escola Secundária de Lousada Matemática do 8º ano FT nº8 Data: / / 011 Assunto: Semelhança de figuras Lição nº e Figuras semelhantes têm a mesma forma. Duas figuras são semelhantes se são geometricamente

Leia mais

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação 2ª Etapa 2013 Disciplina: Matemática Professora: Valeria Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Geometria do Cotidiano Ciências da Natureza I Matemática Ensino

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos. Números e Operações

Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos. Números e Operações Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos Números e Operações 1. Conjunto dos números naturais 2. Conjunto dos números inteiros 1.0. Conceitos 3 1.1. Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar,

Leia mais

MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DVD

MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DVD MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DVD Tânia Michel Pereira tmichel@gmail.com Juliane Sbaraine Pereira Costa juliane.sbaraine@gmail.com Rudieri Turchiello

Leia mais

1) Mova 6 fósforos nestes copos, de forma a compor uma casinha.

1) Mova 6 fósforos nestes copos, de forma a compor uma casinha. Colégio COC Imperatriz IV Mostra de Ciências 5º Ano A Matemática está em tudo Clube de Descobertas matemáticas: lógica e ação Atividade 1: Desafios Matemáticos com Palitinhos 1) Mova 6 fósforos nestes

Leia mais

Os degraus serão obtidos cortando-se uma peça linear de madeira cujo comprimento mínimo, em cm, deve ser: (D) 225.

Os degraus serão obtidos cortando-se uma peça linear de madeira cujo comprimento mínimo, em cm, deve ser: (D) 225. 1. (ENEM 2000) Um marceneiro deseja construir uma escada trapezoidal com 5 degraus, de forma que o mais baixo e o mais alto tenham larguras respectivamente iguais a 60 cm e a 30 cm, conforme a figura:

Leia mais

Lista de exercícios para a P8 Conteúdo: Pontos notáveis do triângulo, quadriláteros e polígonos. Prof. Rafa, Prof. Bill, Prof. Marcelo C. e Marcelo L.

Lista de exercícios para a P8 Conteúdo: Pontos notáveis do triângulo, quadriláteros e polígonos. Prof. Rafa, Prof. Bill, Prof. Marcelo C. e Marcelo L. Lista de exercícios para a P8 Conteúdo: Pontos notáveis do triângulo, quadriláteros e polígonos. Prof. Rafa, Prof. Bill, Prof. Marcelo C. e Marcelo L. Mas antes de começar, atente para as seguintes dicas:

Leia mais

Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica

Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica PPGECE Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica Contextualização Maria Madalena Dullius Adriana Belmonte Bergmann Fernanda

Leia mais

O uso do Tangram em uma aula de estágio em Matemática

O uso do Tangram em uma aula de estágio em Matemática O uso do Tangram em uma aula de estágio em Matemática Dulcyene Maria Ribeiro 1 1 Colegiado do Curso de Matemática Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus

Leia mais

Prova de Aferição de Matemática

Prova de Aferição de Matemática PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO A PREENCHER PELO ALUNO Rubrica do Professor Aplicador Nome A PREENCHER PELO AGRUPAMENTO Número convencional do Aluno Número convencional do Aluno A PREENCHER PELA U.A.

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA Objetivos Conteúdos Habilidades Reconhecer números inteiros, e as diferentes formas de representá-los e relacioná-los, apropriando-se deles. Números inteiros:

Leia mais

Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série: 8º Turma: 81,82,83 e 84

Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série: 8º Turma: 81,82,83 e 84 COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série:

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos Escola E.B. 2.3 Pedro Santarém Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividas Recursos Avaliação Preparar e organizar o trabalho a realizar com os alunos Distinguir número inteiro número fraccionário. Reconhecer

Leia mais

Matemática. Questão 1. 8 o ano do Ensino Fundamental Turma. 1 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno RESOLUÇÃO:

Matemática. Questão 1. 8 o ano do Ensino Fundamental Turma. 1 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno RESOLUÇÃO: EF AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 8 o ano do Ensino Fundamental Turma GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO o Bimestre de 206 Data / / Escola Aluno Questão O conjunto

Leia mais

Influência dos jogos e desafios na educação matemática

Influência dos jogos e desafios na educação matemática TÍTULO: Influência dos jogos e desafios na educação matemática TEMA Jogos na educação na educação matemática. PROBLEMA Na literatura existente, tem-se que o jogo passa pelo caminho das regras, idéias,

Leia mais

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Ler e buscar informações... Segundo Smole & Diniz, em qualquer área do conhecimento, a leitura deve possibilitar

Leia mais

Aula 8 Segmentos Proporcionais

Aula 8 Segmentos Proporcionais MODULO 1 - UL 8 ula 8 Segmentos Proporcionais Nas aulas anteriores, aprendemos uma formação geométrica básica, através da Geometria Plana de Posição. prendemos que: 1. soma das medidas dos ângulos internos

Leia mais

Plano de Curso. Matemática Ensino Fundamental. Fase final ( 6º a 9º ano )

Plano de Curso. Matemática Ensino Fundamental. Fase final ( 6º a 9º ano ) Plano de Curso Matemática Ensino Fundamental Fase final ( 6º a 9º ano ) 2012 2 APRESENTAÇÃO Caro(a) professor(a), (...) Protege-me das incursões obrigatórias que sufocam o prazer da descoberta e com o

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Projeto Matemática 1 Coordenadora Professora Drª Elisangela Campos. Teorema de Pitágoras

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Projeto Matemática 1 Coordenadora Professora Drª Elisangela Campos. Teorema de Pitágoras Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Projeto Matemática 1 Coordenadora Professora Drª Elisangela Campos Teorema de Pitágoras Curitiba 2014 CONTEÚDO: Teorema de Pitágoras DURAÇAO: 1

Leia mais

7) (F.C.CHAGAS) Determine a área da região hachurada nos casos:

7) (F.C.CHAGAS) Determine a área da região hachurada nos casos: EXERCÍCIOS - PARTE 1 1) (PUC) Se a área do retângulo é de 32 cm 2 e os triângulos formados são isósceles, então o perímetro do pentágono hachurado, em cm, é: 39 a) b) 10+7 2 c) 10 + 12 2 d) 32 e) 70 2

Leia mais

OFICINA. Construindo com tangram. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011

OFICINA. Construindo com tangram. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011 OFICINA Construindo com tangram Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011 Matemática Uma das finalidades de estudar matemática é aprender como se resolvem problemas, indo

Leia mais

NÚMEROS, ÁLGEBRA E FUNÇÕES

NÚMEROS, ÁLGEBRA E FUNÇÕES Colégio Estadual Senador Attílio Fontana - Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante Plano Trabalho Docente 2014 Professora: Silvia Cella Finger Disciplina: Matemática Ano:1º C 1º BIMESTRE NÚMEROS,

Leia mais

A primeira coisa ao ensinar o teorema de Pitágoras é estudar o triângulo retângulo e suas partes. Desta forma:

A primeira coisa ao ensinar o teorema de Pitágoras é estudar o triângulo retângulo e suas partes. Desta forma: As atividades propostas nas aulas a seguir visam proporcionar ao aluno condições de compreender de forma prática o teorema de Pitágoras em sua estrutura geométrica, através do uso de quadrados proporcionais

Leia mais

Lista de Estudo P2 Matemática 2 ano

Lista de Estudo P2 Matemática 2 ano Lista de Estudo P2 Matemática 2 ano 24) Dada a figura a seguir e sabendo-se que os dois quadrados possuem lados iguais a 4cm, sendo O o centro de um deles, quanto vale a área da parte preenchida? a) 100.

Leia mais

Exercícios de Revisão Áreas de figuras Planas 3 o Ano Ensino Médio - Manhã

Exercícios de Revisão Áreas de figuras Planas 3 o Ano Ensino Médio - Manhã Exercícios de Revisão Áreas de figuras Planas 3 o Ano Ensino Médio - Manhã ======================================================== 1) Num retângulo, a base tem cm a mais do que o dobro da altura e a diagonal

Leia mais

TANGRAM: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Edna Cristina Ferreira 1 Poliana de Brito Morais 2 Débora Cristina Santos 3

TANGRAM: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Edna Cristina Ferreira 1 Poliana de Brito Morais 2 Débora Cristina Santos 3 TANGRAM: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Edna Cristina Ferreira 1 Poliana de Brito Morais 2 Débora Cristina Santos 3 Resumo: O trabalho visa relatar as experiências vividas e os resultados oriundos de uma investigação

Leia mais

QUEBRANDO A CABEÇA COM FRAÇÕES

QUEBRANDO A CABEÇA COM FRAÇÕES QUEBRANDO A CABEÇA COM FRAÇÕES Instituição de Ensino Bolsistas ID Supervisor Coordenador Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva Vanessa Coimbra Chott Juliana da Cruz de Melo Prof. Dr. Anderson

Leia mais

Prova Final de Matemática

Prova Final de Matemática Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 19/2012, de 5 de julho Prova 62/1.ª Fase Critérios de Classificação 10 Páginas 2015 Prova 62/1.ª F. CC Página 1/ 10 CRITÉRIOS GERAIS

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE 1-Conjuntos numéricos, regularidades numéricas e/ou geométricas ( conjuntos numéricos; seqüências numéricas e/ou geométricas; termo geral

Leia mais

Versão 1. Identifica, claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes.

Versão 1. Identifica, claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes. Teste Intermédio de Matemática Versão 1 Teste Intermédio Matemática Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 27.04.2010 3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD E PLANEJAMENTO 2011 DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR EVANDRO ORTIZ DA SILVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD 2011 PROFESSOR:

Leia mais

Prática. Exercícios didáticos ( I)

Prática. Exercícios didáticos ( I) 1 Prática Exercício para início de conversa Localize na reta numérica abaixo os pontos P correspondentes aos segmentos de reta OP cujas medidas são os números reais representados por: Exercícios didáticos

Leia mais

Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira, Edilson Araujo do Nascimento, Emerson, Glaucia, Luciene Maria da Silva Oliveira

Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira, Edilson Araujo do Nascimento, Emerson, Glaucia, Luciene Maria da Silva Oliveira 1. NOME OU TÍTULO DO PROJETO: Conhecendo minha cidade 2. DADOS DE IDENTIFICAÇAO Área ou Disciplina de Origem: Matemática Professor coordenador: Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira,

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS COLÉGIO ESTADUAL SANTO ANTONIO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE MATEMÁTICA 1º SEMESTRE /2012 SÉRIE:9 ANO A PROFESSORA: MARIA ANGELA DE LIMA CONTEÚDOS Conteúdos Estruturantes: Números

Leia mais

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática Oficina de Matemática tica 3º ano EM Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEPE para promoção da equidade e melhoria da qualidade da educação dos estudantes pernambucanos. Prof

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Podcast Área Segmento Duração SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Geometria: características de figuras planas presentes em objetos Matemática Ensino Fundamental Programa de Alfabetização

Leia mais

Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014

Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 ABEU COLÉGIOS Disciplina: Matemática Série: 1 ano / Fundamental I (Bimestres) 1 Caderno 1 Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 Módulos Primeiras Noções - Comparação de tamanhos - Noções de

Leia mais

Professores Regentes: Angela Aparecida Bernegozze Marlei Aparecida Lazarin Asoni Marlene Antonia de Araujo

Professores Regentes: Angela Aparecida Bernegozze Marlei Aparecida Lazarin Asoni Marlene Antonia de Araujo 4 1. IDENTIFICAÇÃO Título do Projeto: Trabalhando a tabuada através de jogos on-line Público Alvo: Alunos do 3º e 5º do Ensino Fundamental Turno: Matutino Disciplinas Envolvidas: Matemática Professores

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO ESTUDOS INDENPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO ESTUDOS INDENPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO ESTUDOS INDENPENDENTES Nome Nº Turma 3 EJAS Data / / Nota Disciplina Matemática Prof. Elaine e Naísa Valor 30 Instruções: TRABALHO DE

Leia mais

Gabarito Caderno do Aluno Matemática 5 a série/6 o ano Volume 3

Gabarito Caderno do Aluno Matemática 5 a série/6 o ano Volume 3 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 DEFINIR E CLASSIFICAR EXPERIMENTANDO Páginas 4-7 1. Seguem abaixo cinco características que podem ser listadas, com a respectiva correspondência nas figuras. Note que explicitamos

Leia mais

1-) Transforme os seguintes números decimais em frações decimais: a) 0,5 = b) 0,072. c) 347,28= d) 0,481 =

1-) Transforme os seguintes números decimais em frações decimais: a) 0,5 = b) 0,072. c) 347,28= d) 0,481 = 1-) Transforme os seguintes números decimais em frações decimais: a) 0,5 = b) 0,072 c) 347,28= d) 0,481 = 2-) Transforme as seguintes frações decimais em números decimais: 46 a) 100000 c) 13745 100 b)

Leia mais

Como fazer para deixar firme uma estante de hastes com prateleiras que está balançando para os lados?

Como fazer para deixar firme uma estante de hastes com prateleiras que está balançando para os lados? o triângulo é uma das figuras mais importantes da Geometria, e também uma das mais interessantes. Na nossa vida diária, existem bons exemplos de aplicação de triângulos e de suas propriedades. Quer ver

Leia mais

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas A UU L AL A Vamos supor que você seja dono de uma pequena empresa mecânica e alguém lhe encomende 10.000 peças de fixação, que deverão ser fabricadas

Leia mais

Sumário 1. PROBLEMAS DE RACIOCÍNIO INTUITIVO ESPACIAL, NUMÉRICO E VERBAL...1 2. PROBLEMAS DE ARGUMENTAÇÃO LÓGICA INTUITIVA...55

Sumário 1. PROBLEMAS DE RACIOCÍNIO INTUITIVO ESPACIAL, NUMÉRICO E VERBAL...1 2. PROBLEMAS DE ARGUMENTAÇÃO LÓGICA INTUITIVA...55 IX Sumário 1. PROBLEMAS DE RACIOCÍNIO INTUITIVO ESPACIAL, NUMÉRICO E VERBAL...1 Solução dos exercícios... 29 2. PROBLEMAS DE ARGUMENTAÇÃO LÓGICA INTUITIVA...55 Solução dos exercícios... 64 3. conjuntos...77

Leia mais

PLANO DE AULA I. Escrito por Eliani Pereira de Souza Nascimento. Supervisionado por Rosana Silva Bonfim

PLANO DE AULA I. Escrito por Eliani Pereira de Souza Nascimento. Supervisionado por Rosana Silva Bonfim PLANO DE AULA I Escrito por Eliani Pereira de Souza Nascimento Funções no Geogebra 1 º Série do Ensino Médio (Matemática) Compreender a construção do gráfico de funções de 1o - grau, sabendo caracterizar

Leia mais

22 de junho Auditório

22 de junho Auditório 1ª Semana Acadêmica do Programação 22, 23 e 24 de junho 22 de junho Auditório 19h Apresentação da entrevista com Luiz Carlos de Araújo Luiz Carlos de Araújo nasceu em Montenegro (RS) em 3 de agosto de

Leia mais

De razão a relação: da sala de TV a sala de aula.

De razão a relação: da sala de TV a sala de aula. Reforço escolar M ate mática De razão a relação: da sala de TV a sala de aula. Dinâmica 7 2ª Série 4º Bimestre Aluno DISCIPLINA Série CAMPO CONCEITO Matemática 2a do Ensino Médio Geométrico Teorema de

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano - Nº 24

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano - Nº 24 Escola Secundária com º CEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano - Nº Assunto: Objectivos para o teste de de Março/ Ficha de preparação para o teste Lições nº e Data / 0/ 00 Conteúdos para

Leia mais

Experimento. O experimento. Polígonos e circunferência. Governo Federal. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia

Experimento. O experimento. Polígonos e circunferência. Governo Federal. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia geometria e medidas números e funções O experimento Experimento Polígonos e circunferência Objetivos da unidade 1. Estudar função quadrática tendo como motivação um problema geométrico de otimização de

Leia mais

Lista 3 Figuras planas

Lista 3 Figuras planas Profa. Debora Cristiane arbosa Kirnev Disciplina: Geometria Descritiva I Curso: rquitetura e urbanismo 2º Semestre Nome: 1. Construa o que se pede: Lista 3 Figuras planas a) Semi-reta de origem e que passa

Leia mais

Sugestões de atividades. Unidade 5 Frações MATEMÁTICA

Sugestões de atividades. Unidade 5 Frações MATEMÁTICA Sugestões de atividades Unidade 5 Frações MATEMÁTICA Matemática. Considerando as frações indicadas a seguir, escreva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas. Qual é o resultado da adição?.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática. 6ª Série / 7º ano do Ensino Fundamental Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática. 6ª Série / 7º ano do Ensino Fundamental Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 6ª Série / 7º ano do Ensino Fundamental Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno Questão 1 Das figuras geométricas abaixo, qual delas não apresenta

Leia mais

MEMORIZAR PARA APRENDER: O USO DO JOGO DA MEMORIA NO ENSINO DA QUÍMICA.

MEMORIZAR PARA APRENDER: O USO DO JOGO DA MEMORIA NO ENSINO DA QUÍMICA. 1 MEMORIZAR PARA APRENDER: O USO DO JOGO DA MEMORIA NO ENSINO DA QUÍMICA. CAÔN FILHO, Osmar 1 DEL PINO, Kristiane Fanti 2 OLIVEIRA, Larissa Nayara de 3 BRITO, Tainá Mendonça 4 INTRODUÇÃO A disciplina de

Leia mais

Questões Gerais de Geometria Plana

Questões Gerais de Geometria Plana Aula n ọ 0 Questões Gerais de Geometria Plana 01. Uma empresa produz tampas circulares de alumínio para tanques cilíndricos a partir de chapas quadradas de metros de lado, conforme a figura. Para 1 tampa

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO. Ficha Informativa/Formativa. Poliedros, Duais e Relação de Euler

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO. Ficha Informativa/Formativa. Poliedros, Duais e Relação de Euler ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Ficha Informativa/Formativa MATEMÁTICA - A 10º Ano 2011/2012 Poliedros, Duais e Relação de Euler Poliedro - Um Poliedro é um sólido geométrico limitado por faces que

Leia mais

Material de Apoio de Matemática Básica

Material de Apoio de Matemática Básica Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente Material de Apoio de Matemática Básica Caio Ricardo Faiad da Silva Setembro/11-Novembro/11 Apresentação Este material foi preparado com a intenção

Leia mais

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Tema: Geometria Tópico: Orientação Espacial Posição e localização Mapas, plantas e maquetas Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido

Leia mais

A Área do Círculo: Atividades Experimentais

A Área do Círculo: Atividades Experimentais A Área do Círculo: Atividades Experimentais Resumo Rita de Cássia Pavani Lamas 1 Durante o ano de 2008 foi desenvolvido o Projeto do Núcleo de Ensino da UNESP, Material Concreto para o Ensino de Geometria,

Leia mais

GEOMETRIA DE TRANSFORMAÇÕES. José Carlos Pinto Leivas FURG - ULBRA UFPR 1

GEOMETRIA DE TRANSFORMAÇÕES. José Carlos Pinto Leivas FURG - ULBRA UFPR 1 GEOMETRIA DE TRANSFORMAÇÕES José Carlos Pinto Leivas FURG - ULBRA UFPR 1 1. INTRODUÇÃO Algumas questões se colocam hoje a respeito do ensino de geometria. Porque geometria não é quase ensinada no ensino

Leia mais

Caderno 2: 60 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora)

Caderno 2: 60 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Prova 62/1.ª Fase/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo Documento de identificação Assinatura do Aluno CC

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 95 / 96 QUESTÃO ÚNICA. ESCORES OBTIDOS MÚLTIPLA ESCOLHA

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 95 / 96 QUESTÃO ÚNICA. ESCORES OBTIDOS MÚLTIPLA ESCOLHA QUESTÃO ÚNICA. ESCORES OBTIDOS MÚLTIPLA ESCOLHA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA OS ITENS DE 01 A 06 DEVERÃO SER RESPONDIDOS COM BASE NA TEORIA DOS CONJUNTOS.

Leia mais

JOGO DIDÁTICO PERFIL PERIÓDICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA

JOGO DIDÁTICO PERFIL PERIÓDICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA JOGO DIDÁTICO PERFIL PERIÓDICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA Janelene Freire Diniz 1, Fátima Suely de A. Santos 2, Maria Socorro de Queirós 3, Antonio Nóbrega de Sousa 4. 1 Graduando

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / / Professores: Leandro e Renan Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio

Leia mais

Terceira lista de exercícios.

Terceira lista de exercícios. MA092 Geometria plana e analítica Segundo semestre de 2016 Terceira lista de exercícios. Polígonos. Quadriláteros notáveis. Pontos notáveis do triângulo. 1. (Dolce/Pompeo) Determine o valor de xx nas figuras

Leia mais

Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de forma a que dois países vizinhos não partilhem a mesma cor?

Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de forma a que dois países vizinhos não partilhem a mesma cor? MAPA DAS QUATRO CORES Um dos mais famosos problemas em Matemática, relacionado com gráfico e regiões, é o problema do mapa das quatro cores. Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de

Leia mais

NOTAÇÕES. : distância do ponto P à reta r : segmento de extremidades nos pontos A e B

NOTAÇÕES. : distância do ponto P à reta r : segmento de extremidades nos pontos A e B R C i z Rez) Imz) det A tr A : conjunto dos números reais : conjunto dos números complexos : unidade imaginária: i = 1 : módulo do número z C : parte real do número z C : parte imaginária do número z C

Leia mais

Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1ª série ensino médio. Matemática

Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1ª série ensino médio. Matemática Colégio de Aplicação Universidade Federal do Rio de Janeiro 1ª série ensino médio 1 Matemática 2 PROTESTOS NO BRASIL Mais de 1 milhão de pessoas participaram de protestos em várias cidades do Brasil no

Leia mais

10 FGV. Na figura, a medida x do ângulo associado é

10 FGV. Na figura, a medida x do ângulo associado é urso de linguagem matemática Professor Renato Tião 6. Sabendo que ângulos geométricos têm medidas entre 0º e 180º, ângulos adjacentes têm um lado em comum, ângulos complementares têm a soma de suas medidas

Leia mais