A Grécia Atual País europeu localizado ao sul da Península Balcânica Relevo montanhoso e clima seco somente 1/3 do território pode ser usado na

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Grécia Atual País europeu localizado ao sul da Península Balcânica Relevo montanhoso e clima seco somente 1/3 do território pode ser usado na"

Transcrição

1 A Civilização Grega

2 A Grécia Atual País europeu localizado ao sul da Península Balcânica Relevo montanhoso e clima seco somente 1/3 do território pode ser usado na agricultura (cultivavam tabaco, algodão, figo, maçã, e azeitonas) Nos deixaram uma grande quantidade de cultura material (pinturas, esculturas vasos, templos, entre outros) Língua atual é derivada do grego antigo.

3 Grécia: território favorecido pelo mar Podemos dividir a Grécia em três partes: 1. Sul da Península dos Bálcãs: Grécia Continental (Verde) 2. Península do Peloponeso: Grécia Peninsular (Rosa) 3. Ilhas do Mar Egeu: Grécia insular (Laranja) Século VIII a.c. expansão pra as regiões ao sul da Península Itálica (Magna Grécia), da França até a Península Ibérica e na região do Mar Negro Litoral grego e bastante recortado, com baías e portos naturais Por isso, a pesca e o comércio marítimo vão ser muito importantes.

4 Períodos da História Grega

5 Período o Bronze Pré Homérico Séculos XX-XII a. C.

6 Cultura Cretense ou minóica Entre os séculos XX e XVI a. C. floresceu na ilha de Creta, uma importante civilização, semelhante ao Egito e a Mesopotâmia. Com luxuosos palácios, o mais importante era o de Cnossos, moravam os reis que controlavam grandes extensões de terras, onde trabalhavam muitos camponeses. Tributos pagos em produção Produziam Trigo e cevada, azeite, e vinho Produziam artesanato de vidro, cerâmica e bronze A posição geográfica de Creta facilitava o comércio com o Egito, Oriente Médio e Europa. Controlaram o comércio entre estas regiões Comercializavam marfim, pedras preciosas e metais (ouro, prata, chumbo, cobre e estanho)

7 Religião e sociedade cretense Acreditavam em uma deusa chamada de Grande Mãe ligada à terra e à fertilidade. Acreditavam em deuses menores ligados e animais e consideram o Touro um animal sagrado Alimentação era diversificada: pão, peixes, queijo, cerveja e vinho. Mulheres participam da vida social funções administrativas e religiosas Grande preocupação com o corpo

8

9 Grécia nos primeiros tempos Como o território é montanhoso e com poucas áreas férteis a ocupação era muito trabalhosa. A civilização grega se desenvolveu com diversas cidades independentes (Cidades Estado ou Pólis). Assim, não houve unificação política entre elas. A civilização da Grécia antiga se define pela existência de uma cultura em comum que ligavam as cidades. A agricultura era realizadas nas encostas das montanhas ou em vales dos rios. Eram cultivados oliveiras, vinhas, trigo e cevada. As atividades marítimas eram intensas

10 Formação do povo Grego Primeiros habitantes eram povos pastores seminômades chamados de Pelasgos. Por volta do século XX a.c. povos de origem Indo-Europeia, vindos do norte do Mar Negro invadem a Península Balcânica. Os primeiros a chegar foram os Aqueus, que fundara cidade como Tirinto, Argos e Micenas. o contato entre a cidade de Micenas e os cretenses, fez com que esta cidade absorvesse conhecimentos de cerâmica, artesanato de bronze, ouro, prata e marfim. No século XV a.c. Micenas se desenvolveu muito e passou a se expandir. Em 1400 a.c. Micenas invade Creta conquistando suas principais cidade, inclusive Cnossos. Assim, Micenas toma para si controle do comércio no Mar Egeu, mantendo relações comerciais com o Egito.

11 Ruína de templo em Micenas

12 Sociedade Micênica Sociedade Micênica estava organizada em torno de um palácio, onde o rei e uma aristocracia guerreira mantinha o poder sobre uma população de camponeses. Distribuíam azeite, peles e cerâmica para várias cidades, trazendo produtos que precisavam. Para expandir seu comércio para o Mar Negro as cidades micênicas se uniram para combater tróia que se localizava em importante ponto estratégico, que permitiria o controle do comercio no Mar Negro. Esta guerra está descrita no poema Ilíada, atribuído a Homero a.c os palácios micênicos forma destruídos. Os dórios se estabelecem em Creta e na Grécia peninsular e jônios e Eólios ocupam a Grécia continental

13 Período Homérico Séculos XII IX a.c.

14 Invasão dos Dórios 1100 a.c os Dórios invadem violentamente a Grécia. Possuíam armas de ferro, e destruíram as cidades de Micenas e Tirinto A invasão dos dórios fez com que muitos habitantes do Peloponeso fugissem, dando Origem a Primeira Diáspora Grega. Dirigiram-se para ilhas do Mar Egeu e litoral da Ásia Menor estabelecendo algumas colônias A economia concentrou-se nas atividades agrícolas e na produção para subsistência, havendo um declínio do comércio marítimo. As trocas comerciais tornaram-se escassas. A vida ruralizou-se e a sociedade esteve organizada em pequenas comunidades familiares conhecidas como genos. As comunidades gentílicas funcionavam em unidades de produção autônomas, lideradas por um patriarca o pater-famílias incluindo seus familiares, escravos, parentes, hóspedes,e pessoas que de uma forma ou de outra trabalhavam para ele. A produção era feita coletivamente e seu resultado era distribuído pelo senhor entre seus membros.

15 Do genosà Cidade-Estado A invasão dos dórios provocou o fim do poder dos reis. Aristocracia manteve o controle sobre a população Dentro da aristocracia vários gené buscavam controlar o poder. Genos é uma família aristocrática formada por seus membros e dependentes (escravos ou livres), além da própria propriedade (gado, terras, casas) sob a autoridade do chefe da família. Chefe do genos mais poderoso era o rei da comunidade. Rei governava com a ajuda de uma assembléia de guerreiros, que discutiam assuntos do interesse de toda a comunidade Todos os aristocratas eram considerados iguais. Essa forma de governar deu origem a Pólis PÓLIS: comunidade de cidadãos livres que se auto governam. Possuem assembléias, magistrados e conselhos que preparam os assuntos a serem discutidos

16 Com o passar do tempo, houve um aumento da população dos genos. Entretanto, a produção agrícola não conseguiu acompanhar esse crescimento. Havia carência de terras férteis e as técnicas de produção eram rudimentares. As comunidades gentílicas foram-se desintegrando e as terras, antes coletivas, passaram por um processo de divisão. Muitos ficaram sem terra. As diferenças sociais cresceram. A sociedade reorganizou-se. Várias tribos uniram-se e o poder passou a se concentrar na figura do eupátrida, grande proprietário de terras. Por volta do século VIII a.c., as antigas comunidades deram lugar a pequenos Estados independentes: as cidades-estado.

17 A pólis era formada pelo centro urbano e arredores, incluindo os campos, aldeias e povoados. Seus habitantes eram chamados de cidadãos. O governo de cada cidade-estado, em princípio, era exercido por um rei. Com o passar do tempo, as assembleias formadas por representantes das famílias mais ricas foram ganhando importância e a monarquia foi substituída pela aristocracia ("governo dos melhores"). As diferentes pólis não chegaram a formar um único Estado centralizado, tendo, no entanto, uma cultura em comum: conservavam os mesmos costumes, falavam a mesma a língua e tinham a mesma religião. As atividades econômicas, a partir do desenvolvimento das cidades-estado, se diversificaram. As trocas comerciais ficaram mais intensas. O artesanato, a metalurgia e a produção de vinho e azeite foram impulsionados. Nesse processo não foram poucas as tensões na sociedade. Lembre-se de que transcorria um processo de crescimento populacional e de divisão de terras que produzia muitos descontentamentos. Deve-se considerar também que a diversificação das atividades econômicas deu origem a novos grupos sociais, tornando mais complexa a composição da sociedade grega.

18

19 A expansão Colonial Grega Entre os Séculos IX e VIII a.c. a população cresceu rapidamente e as terras agrícolas tornaram-se insuficientes. Divisão de terras entre os membros da gené (pai para os filhos) foi diminuindo o tamanho das terras Os aristocratas mantinham mais terras que os camponeses que se viam obrigados a trabalhar para eles. Camponeses acabaram endividados, tornando-se em alguns casos, escravos. O que gerou tensões sociais Uma forma de se obter terras foi fundar colônias em outras regiões do Mar Mediterrâneo chamadas de Apoikiai (afastamentos das cidades) Cidades mães forneciam produtos manufaturados (tecidos, azeites, ânforas) e recebiam trigo, ferro e outros produtos. A expansão colonial não resolveu os problemas, pois os a aristocracia de cada cidade enriquecia cada vez mais o que agravou os problemas sociais.

20 Colônias gregas após a segunda diáspora

21 Período Arcaico Séculos IX-V a.c.

22 A vida Política na Grécia Antiga -Atenas De acordo com a lenda, após vencer o Minotauro, Teseu fundou Atenas na Península da Ática. Entretanto, a origem desta cidade esteve, na verdade, relacionada ao agrupamento de diversos povos que viveram na região. Absorvidos pelos jônios, fixaram-se nas proximidades de uma acrópole por volta do século X a.c. Os gregos costumavam dedicar cada cidade a um deus. A deusa Palas Atena seria a escolhida por essa cidade, que dela retirou seu nome Atenas. Até o século VIII a.c., os atenienses dedicaram-se basicamente à agricultura. A partir daí, as atividades comerciais e marítimas passaram a ter mais destaque, ocasionando várias mudanças na vida da cidade, inclusive quanto à sua organização política, ampliando a participação dos cidadãos nas decisões.

23 Originalmente, grandes proprietários rurais, os eupátridas dominavam a política. Em suas terras trabalhavam escravos e homens livres. Havia também pequenos proprietários de terras, os georgoi, que lutavam com dificuldades, tendo, muitas vezes, que se endividar com os eupátridas. Aqueles que não conseguiam pagar suas dívidas tornavam-se escravos. A essa organização social correspondia um governo monárquico, cujo rei era o basileus. A aristocracia eupátrida pouco a pouco conseguiu aumentar seu poder, restringindo o do rei. Atenas passou-se a viver numa oligarquia na qual o poder era exercido pela aristocracia. Assim, o rei deixou de existir e passou a ser apenas um dos 9 Arcondes funcionários dos estado escolhidos anualmente. O movimento de colonização efetuado pela Grécia fora de seu território no século VIII a.c. deu oportunidade a Atenas de expandir o comércio, assim como o artesanato. Novos grupos sociais surgiram, relacionados a essas atividades. Mercadores e artesãos, ao lado dos camponeses, aumentaram o número daqueles que contestavam o poder da aristocracia. Desta crise política, originaram-se reformas que encaminharam a construção de um novo tipo de governo, inédito até então: ademocracia.

24 Democracia ateniense No século VII a.c. a população de Atenas revoltou-se contra a aristocracia. Os eupátridas encarregaram Drácon de fazer reformas para acalmar as camadas populares. Disso resultou a elaboração do código draconiano, que tornou as leis, agora escritas, acessíveis a todos cidadãos. Depois dele Sólon fez reformas um pouco mais profundas. Aboliu a escravidão por dívidas, estabeleceu o voto censitário (pessoas mais pobres puderam votar na Ekklésia assembléia de cidadãos), estimulou o desenvolvimento do comércio e do artesanato, entre outras medidas. Solón também criou a Boulé: um conselho composto por 500 cidadãos escolhidos pela Ekklésia. Este conselho elaborava leis que eram votadas na ekklésia (Assembléia popular) Solon fortalece a Ekklésia e a Boulé com um sorteio para o preenchimento das magistraturas. Ou seja, o cidadão rico ou pobre poderia participar das decisões políticas de Atenas.

25 Coube a Clístenes, reformador de origem aristocrata, encaminhar a implantação definitiva da democracia ateniense. Na reforma que fez (508 a.c. 507 a.c.), além de eliminar a influência das famílias eupátridas, Clístenes procurou estender a participação política a todos os cidadãos. Estabeleceu salário para todos aqueles que exercessem funções públicas. As decisões políticas passaram a ser feitas pela Assembléia dos Cidadãos ou do Povo ( a Ekklésia), que votava as leis preparadas pela Bulé, também chamada de Conselho dos Quinhentos.

26 Sociedade ateniense Em Atenas somente uma pequena parcela do população tinha direto a participar da vida política Somente os homens, adultos folhos de pais atenienses podiam votar nas assembléias e ser magistrados. Os cidadão mais ricos eram os grandes proprietários de terras viviam nas cidades e se dedicavam a política, a filosofia e exercícios físicos. Cidadãos menos ricos possuíam oficinas e poucos escravos ou eram donos de pequenas terras agrícolas. Haviam cidadãos que trabalhavam em troca de salários Estrangeiros, mulheres, crianças e escravos NÃO eram considerados cidadãos

27

28

29 Divisão política em Atenas

Antiguidade Clássica

Antiguidade Clássica Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade européia e ocidental, por isso o adjetivo clássico, dado pelos europeus nos séculos XIV e XV. A Grécia

Leia mais

Grécia: berço da civilização ocidental

Grécia: berço da civilização ocidental Grécia: berço da civilização ocidental Das origens ao período homérico (séculos XX a.c.-ix a.c.) Península Balcânica Chegada de povos indo-europeus por volta de 2500 a.c.: aqueus, jônios, eólios e dórios

Leia mais

História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta Gregos

História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta Gregos História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta Gregos Reno Schmidt junho 2015 schmidt.reno@gmail.com renoschmidt.wordpress.com Onde estamos? Povos da China e da Índia - China: dinastias;

Leia mais

O Período Arcaico e Clássico da Grécia Antiga. Professor Leopoldo Gollner

O Período Arcaico e Clássico da Grécia Antiga. Professor Leopoldo Gollner O Período Arcaico e Clássico da Grécia Antiga Professor Leopoldo Gollner Período Arcaico Séc. VIII a.c VI a.c. O período arcaico caracteriza-se por transformações políticas e sociais e consolidação das

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Mar Mediterrâneo Líbano Síria Montanhas do Líbano A Fenícia localizava-se onde atualmente é o Líbano e parte da Síria, entre o Mar Mediterrâneo e as Montanhas do Líbano Capital atual

Leia mais

A Antiguidade Clássica: Grécia

A Antiguidade Clássica: Grécia A Antiguidade Clássica: Grécia Localização: Península Balcânica - poucas terras férteis, relevo montanhoso e litoral recortado, - os gregos surgiram da miscigenação dos pelasgos, aqueus, eólios, jônios

Leia mais

HISTÓRIA GERAL - HÉLADE

HISTÓRIA GERAL - HÉLADE HISTÓRIA GERAL - HÉLADE 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado e pouco fértil, o que proporcionou: Desenvolvimento do comércio e navegação; Descentralização política (Cidade-Estado); O trabalho

Leia mais

Capítulo 5 O Egito Antigo. Prof.ª Marilia C. Camillo 6.º ano História Colégio Ser! Sorocaba

Capítulo 5 O Egito Antigo. Prof.ª Marilia C. Camillo 6.º ano História Colégio Ser! Sorocaba Capítulo 5 O Egito Antigo Prof.ª Marilia C. Camillo 6.º ano História Colégio Ser! Sorocaba Egito atual O Egito Antigo 5.000 a.c. O Rio Nilo atraiu populações às suas margens em busca de água, vegetação

Leia mais

O CRESCENTE FÉRTIL. Berço das primeiras civilizações; Atualmente engloba do Iraque até Egito; Presença de grandes rios; Terras férteis

O CRESCENTE FÉRTIL. Berço das primeiras civilizações; Atualmente engloba do Iraque até Egito; Presença de grandes rios; Terras férteis LOCALIZAÇÃO O CRESCENTE FÉRTIL Berço das primeiras civilizações; Atualmente engloba do Iraque até Egito; Presença de grandes rios; Terras férteis Características da região O nome, Mesopotâmia, do grego,

Leia mais

As Cidades-Estado na Grécia Antiga. Profª Ms. Ariane Pereira

As Cidades-Estado na Grécia Antiga. Profª Ms. Ariane Pereira As Cidades-Estado na Grécia Antiga Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A cultura grega floresceu na península Balcânica; Cultura grega base da cultura européia; A sociedade grega diferente dos reinos do

Leia mais

IV. GRÉCIA: FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS

IV. GRÉCIA: FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS IV. GRÉCIA: FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS Página 42 à 54. Formação do mundo grego Berço da civilização ocidental; Formou-se na região sul da Península Balcânica; Receberam muitas influências

Leia mais

Grécia: Períodos Pré- Homérico e Homérico. Módulo 7

Grécia: Períodos Pré- Homérico e Homérico. Módulo 7 Grécia: Períodos Pré- Homérico e Homérico Módulo 7 Costuma-se dividir a história da Grécia Antiga em quatro períodos: Pré-Homérico: séculos XX a XII a.c. Homérico: séculos XII a VIII a.c. Arcaico: séculos

Leia mais

O Mundo Grego - I. Prof. Thiago

O Mundo Grego - I. Prof. Thiago O Mundo Grego - I Prof. Thiago Geografia A Hélade Grécia Continental: Península Balcânica Agricultura nos vales e encostas, pecuária e vocação marítima Grécia Insular: Ilhas do Mar Egeu e Jônio Principais:

Leia mais

Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico. Aula 06 História 01 Prof. Thiago

Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico. Aula 06 História 01 Prof. Thiago Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico Aula 06 História 01 Prof. Thiago Características físicas e povoamento da Grécia A Hélade Grécia Continental: Península Balcânica Agricultura nos vales

Leia mais

VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS

VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS Página 28 à 41. Atenas Sul da Península Balcânica; Não foi ocupada pelos dórios, predominavam os eólios e os jônios; Formou-se da união de tribos na planície

Leia mais

Resumos soltos História 7.º ano. Unidade 2: Contributos das civilizações urbanas. As primeiras civilizações

Resumos soltos História 7.º ano. Unidade 2: Contributos das civilizações urbanas. As primeiras civilizações As primeiras civilizações As primeiras civilizações surgiram nas margens dos grandes rios, visto que necessitavam da sua água para utilizar nas principais atividades do seu dia-a-dia. Estas civilizações

Leia mais

"As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos...

As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos... A Grécia Antiga "As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos... " (Péricles, século V a.c.). De fato, a Grécia está

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I CONCEITO DE REGIÃO REGIONALIZAR o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças de paisagens e a organização socioeconômica das diversas

Leia mais

Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. É dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. É dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. O ser humano foi enfrentado as barreiras da natureza e desenvolvendo as soluções do cotidiano. Pré-História É dividido em três fases: Paleolítico,

Leia mais

GRÉCIA ANTIGA. Prof. Júnior Soares

GRÉCIA ANTIGA. Prof. Júnior Soares GRÉCIA ANTIGA Prof. Júnior Soares 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; Desenvolvimento do comércio e navegação; Descentralização política (Cidade Estado); Modo de produção escravista; Contribuições

Leia mais

Grécia Antiga Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande. Prof. Alan Carlos Ghedini

Grécia Antiga Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande. Prof. Alan Carlos Ghedini Grécia Antiga Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O Mundo Grego Localizado ao Sul da Península Balcânica Terreno bastante irregular e montanhoso

Leia mais

FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 14 A DEMOCRACIA GREGA

FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 14 A DEMOCRACIA GREGA FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 14 A DEMOCRACIA GREGA Como pode cair no enem (ENEM) Mirem-se no exemplo Daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos Orgulho e raça de Atenas. (BUARQUE, C.; BOAL, A. Mulheres

Leia mais

De Creta a Micenas. As Origens do Mundo Grego

De Creta a Micenas. As Origens do Mundo Grego De Creta a Micenas As Origens do Mundo Grego 1 O início da História Entre os séculos XX a.c. e XVI a.c., floresceu em Creta, a maior ilha do Mediterrâneo, uma brilhante civilização, que influenciou a desenvolvida

Leia mais

Resumo de Sociologia 2º ano

Resumo de Sociologia 2º ano Resumo elaborado pelos professores do Colégio Odete São Paio: Milra e Jorge. Resumo de Sociologia 2º ano Bens e serviços Bens são todas as coisas materiais colhidas na natureza ou produzidas para satisfazer

Leia mais

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Sócrates A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Prof. Goicochea @goicomagic História O LEGADO GREGO Jogos olímpicos surgem na Grécia antiga como forma

Leia mais

Primeira Guerra Mundial [Questões]

Primeira Guerra Mundial [Questões] Primeira Guerra Mundial [Questões] ::: Fonte Do Saber - Mania de Conhecimento ::: adsense1 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - QUESTIONÁRIO ADSENSE2 1) Dê o significado das expressões abaixo: a- Pan Eslavismo União

Leia mais

Grécia Antiga. Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande. Prof. Alan Carlos Ghedini

Grécia Antiga. Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande. Prof. Alan Carlos Ghedini Grécia Antiga Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande Prof. Alan Carlos Ghedini O Mundo Grego Localizado ao Sul da Península Balcânica Terreno bastante irregular e montanhoso Existência de pequenos vales

Leia mais

O mundo grego / O mundo romano / A Alta Idade Média

O mundo grego / O mundo romano / A Alta Idade Média 1 Os gregos nunca formaram um estado unificado. Organizavam-se em cidades-estados independentes, as chamadas póleis. Apresente três características comuns às cidadesestados gregas. 2 Complete as informações

Leia mais

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente.

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Grécia Antiga A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA, o governo do povo. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Concentrou-se

Leia mais

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde.

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Período a. Durante o século XIX e início do século XX. b. Após a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira.

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira. l COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada. Grécia.

HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada. Grécia. HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada Grécia www.historiaemfoco.com.br Antiguidade Clássica Modo de Produção Escravista Propriedade Privada da Terra Crescimento das Comunidades Familiares Genos Propriedade

Leia mais

Localização. P Ática. P. Peloponeso. Migrações de povos indo-europeus Aqueus Eólicos Jônicos. Península Balcânica: Litoral Recortado relevo Montanhoso

Localização. P Ática. P. Peloponeso. Migrações de povos indo-europeus Aqueus Eólicos Jônicos. Península Balcânica: Litoral Recortado relevo Montanhoso O MUNDO GREGO Localização P Ática Migrações de povos indo-europeus Aqueus Eólicos Jônicos P. Peloponeso Península Balcânica: Litoral Recortado relevo Montanhoso PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO: Séc. XX XII a.c.

Leia mais

Prof. Gabriel Rocha Sede: EBS. Percurso 13 EUA: formação e expansionismo territorial

Prof. Gabriel Rocha Sede: EBS. Percurso 13 EUA: formação e expansionismo territorial Prof. Gabriel Rocha Sede: EBS Percurso 13 EUA: formação e expansionismo territorial América do Norte e América Anglo-Saxônica. Quarto país mais extenso do mundo. Politicamente, os EUA dividem-se em 50

Leia mais

HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA

HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA 1.Origem: Parindo da África De acordo com os estudos mais aceitos acredita-se que nosso planeta formou-se há cerca de 5 bilhões de anos. Milhões e

Leia mais

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO A busca por oportunidades iguais de trabalho e renda entre homens e mulheres é o foco de discussão entre grupos feministas em todos os países. A discriminação no campo de

Leia mais

Contextualização histórica Grécia antiga

Contextualização histórica Grécia antiga Contextualização histórica Grécia antiga Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO OU MICÊNICO PERIODIZAÇÃO Período

Leia mais

A Grécia Antiga - Origem

A Grécia Antiga - Origem A Grécia Antiga - Origem A Grécia antiga é dividida em 3 partes: Continental: Península Balcânica Peninsular: Península do Peloponeso Insular: Ilhas do Mar Egeu A navegação foi a principal fonte de comércio

Leia mais

Grécia Antiga: Prof. Filipe Carota

Grécia Antiga: Prof. Filipe Carota Grécia Antiga: Prof. Filipe Carota 1)Respeitar Regras de Sala 2) Pedir 3) Cumprir Objetivos para aula 1 Exposição do conteúdo pelo professor e realizar as atividades pelos alunos. 2 Perceber a simultaneidade

Leia mais

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre. Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO Teste sumativo de História A 0º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Tolerância: 0 minutos 4 páginas 4.outubro.20 Este teste

Leia mais

Feudalismo. Prof. Tácius Fernandes História

Feudalismo. Prof. Tácius Fernandes História Feudalismo Prof. Tácius Fernandes História O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servis. Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa

Leia mais

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL Ligação entre a América do Norte e a América do Sul, é formada por uma parte continental ou ístmica e por outra insular

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. Paleolítico Pedra Lascada, até cerca de 10 mil a.c.

PRÉ-HISTÓRIA. Paleolítico Pedra Lascada, até cerca de 10 mil a.c. PRÉ-HISTÓRIA Paleolítico Pedra Lascada, até cerca de 10 mil a.c. Coleta/nomadismo Surgimento dos clãs Importância da mulher Arte/magia Controle do fogo 1 Neolítico Pedra Polida, de 10 mil a.c., até cerca

Leia mais

GRÉCIA ANTIGA. 6 ano CENSA 2009 PROF.: Aparecida Pedra

GRÉCIA ANTIGA. 6 ano CENSA 2009 PROF.: Aparecida Pedra GRÉCIA ANTIGA 6 ano CENSA 2009 PROF.: Aparecida Pedra LOCALIZAÇÃO LOCALIZA-SE EM SUA MAIOR PARTE NO SUDESTE DA EUROPA. Abrangia três importantes regiões: na Grécia Continental: situada ao sul da península

Leia mais

História Medieval 476 a 1453

História Medieval 476 a 1453 Idade Antiga 4.000 a. C. a 476 d. C. Código de Ur Nammu Esnunna Código de Hamurabi Código de Manu Lei das XII Tábuas História Medieval 476 a 1453 Carta Magna (1215) História Moderna 1453 a 1789 História

Leia mais

Grécia Antiga: Prof. Filipe Carota

Grécia Antiga: Prof. Filipe Carota Grécia Antiga: Prof. Filipe Carota 1)Respeitar Regras de Sala 2) Pedir 3) Cumprir Objetivos para aula 1 Exposição do conteúdo pelo professor e realizar as atividades pelos alunos. 2 Perceber a simultaneidade

Leia mais

Localiza-se na Planície da Ática. Hoje essa cidade é capital da Grécia. E foi fundada pelos jônios. Por ser muito próxima do litoral favoreceu o

Localiza-se na Planície da Ática. Hoje essa cidade é capital da Grécia. E foi fundada pelos jônios. Por ser muito próxima do litoral favoreceu o Atenas Módulo 9 Localiza-se na Planície da Ática. Hoje essa cidade é capital da Grécia. E foi fundada pelos jônios. Por ser muito próxima do litoral favoreceu o desenvolvimento da navegação marítima. Logo,

Leia mais

A Civilização Egípcia

A Civilização Egípcia A Antiguidade Oriental I. Importância histórica: A Civilização Egípcia 1.1. Medicina: Mumificação dos corpos (conhecimento de anatomia humana); 1.2. Matemática: Geometria e aritmética (diques, canais de

Leia mais

MUNDO GREGO MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA ANTIGUIDADE CLÁSSICA. http://historiaonline.com.br

MUNDO GREGO MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA ANTIGUIDADE CLÁSSICA. http://historiaonline.com.br MUNDO GREGO MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA ANTIGUIDADE CLÁSSICA CARACTERÍSTICAS GERAIS (Modo de Produção Escravista) a) Propriedade privada (fim do coletivismo primitivo e da servidão coletiva). b) Cidades

Leia mais

MÓDULO 01 O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) PROFESSOR IASBECK /

MÓDULO 01 O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) PROFESSOR IASBECK / MÓDULO 01 O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) PROFESSOR IASBECK / Período que antecedeu a colonização. Interesse português:índias. Características: - extração predatória do pau-brasil. - mão de obra indígena

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º B Teste de Avaliação nº 4 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Natureza-Sociedade: questões ambientais. 2 A A Aula 9.2 Conteúdo As Grandes Civilizações Ocidentais Grécia II 3 A A Habilidade Conhecer a respeito

Leia mais

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS Prof. Maurício Felippe Manzalli Antecedentes da globalização Década de 1970 Período de crises e ajustes: Crise da inflação Ajustes monetários e produtivos Economia política

Leia mais

Movimento bandeirante (séc XVII):

Movimento bandeirante (séc XVII): 1. O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem: São Vicente (São Paulo). Tipos de bandeiras

Leia mais

Conteúdo para recuperação do I Semestre

Conteúdo para recuperação do I Semestre Conteúdo para recuperação do I Semestre I Bimestre II Bimestre 8 ANO Antigo Regime; Iluminismo. Ideias Iluministas na América; Revolução Francesa ANTIGO REGIME Conceito foi a denominação atribuída ao período

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º A Teste de Avaliação nº 4 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

(Aberta ao Comércio, Rica, Dinâmica e Democrática) Trabalho realizado por: Jorge Oliveira

(Aberta ao Comércio, Rica, Dinâmica e Democrática) Trabalho realizado por: Jorge Oliveira (Aberta ao Comércio, Rica, Dinâmica e Democrática) Trabalho realizado por: Jorge Oliveira localização A Grécia Antiga localiza-se na Península Balcânica (Grécia Continental), mas também ocupa as costas

Leia mais

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO A EUROPA E BRASIL NO SÉCULO XIX (Resumo apostila 04 ) Tempo e Espaço, são duas coisas importantes para você se localizar

Leia mais

6º ANO UNIDADE I: Os Mesopotâmios e as primeiras cidades... 86 UNIDADE II: Os Egípcios: a civilização do Nilo... 92

6º ANO UNIDADE I: Os Mesopotâmios e as primeiras cidades... 86 UNIDADE II: Os Egípcios: a civilização do Nilo... 92 6º ANO UNIDADE I: Os Mesopotâmios e as primeiras cidades... 86 Das aldeias para as primeiras cidades... 87 A vida nas primeiras cidades... 89 UNIDADE II: Os Egípcios: a civilização do Nilo... 92 A formação

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Teste de Avaliação nº 2 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

GRÉCIA ANTIGA PERIODIZAÇÃO ATENAS E ESPARTA

GRÉCIA ANTIGA PERIODIZAÇÃO ATENAS E ESPARTA GRÉCIA ANTIGA PERIODIZAÇÃO ATENAS E ESPARTA Povos formadores Cretenses civilização minoica Aqueus civilização micênica Jônios fundadores de Atenas Dórios fundadores de Esparta Eólios últimos a chegar ao

Leia mais

URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA

URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA Urbanização Pouco mais de 50% da população do planeta é considerada urbana hoje, segundo a ONU. No Brasil, segundo o Censo 2010 do IBGE, a taxa é de 85%. A ideia do urbano

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS CALENDÁRIOS JUDAICO, CRISTÃO E ISLÂMICO O TEMPO E A HISTÓRIA A TRANSIÇÃO: PRÉ-HISTÓRIA PARA HISTÓRIA... Produção do excedente agrícola; Trocas comerciais; Surgimento

Leia mais

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO D.PEDRO I IMPERADOR DO BRASIL D. PEDRO IV REI DE PORTUGAL - D. Pedro de Alcântara, - primeiro imperador e também o primeiro

Leia mais

GRÉCIA ANTIGA. Profa. Esp. Schirley Pimentel

GRÉCIA ANTIGA. Profa. Esp. Schirley Pimentel GRÉCIA ANTIGA Profa. Esp. Schirley Pimentel GRÉCIA Roteiro: Principal centro cultural do mundo. Arte. Filosofia ocidental. Ciência. Teatro. Jogos olímpicos. Democracia/ cidadania. Língua falada- grego.

Leia mais

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano e outros impérios de sua época Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano Expansão durante quatro séculos: Oriente e ocidente; Oriente: se estendeu do Egito à Mesopotâmia e chegou a Arábia;

Leia mais

MESOPOTÂMIA. Corresponde hoje ao Iraque.

MESOPOTÂMIA. Corresponde hoje ao Iraque. MESOPOTÂMIA Corresponde hoje ao Iraque. 1 Sumérios Primeiros povoadores da Mesopotâmia Organizaram-se em cidades-estados: Ur, Uruk, Lagash e Nipur. Patesi: chefe militar, político e religioso. Atividade

Leia mais

ESPARTA Situada na Lacônia (Peloponeso) planíciefértil(exceçãonagrécia)

ESPARTA Situada na Lacônia (Peloponeso) planíciefértil(exceçãonagrécia) GRÉCIA ANTIGA Localizada na Grécia Continental ou Peninsular está no sul da Europa na Península Balcânica, também era formada por outras porções de terra: Insular ilhasgregasnomaregeu. MagnaGrécia colôniasnosuldaitália.

Leia mais

Formas de expressão: "ARTE

Formas de expressão: ARTE Arte Africana Segundo a arqueologia, o continente africano é o território habitado a mais tempo no planeta. Assim como o Brasil, a história africana é contada pelos colonizadores europeus, os viajantes,

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 6 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

A Expansão Territorial (Séculos XVII e XVIII) A Economia Mineradora (Século XVIII) 1 A Expansão Oficial. 2 Os Tratados de Limites

A Expansão Territorial (Séculos XVII e XVIII) A Economia Mineradora (Século XVIII) 1 A Expansão Oficial. 2 Os Tratados de Limites Aula 11 e 12 A Expansão Territorial (Séculos XVII e XVIII) 1 A Expansão Oficial Setor 1601 2 Os Tratados de Limites 3 A Economia Mineradora do Século XVIII ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Estudar a

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 6º História Rafael Av. Trimestral 07/08/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

História. África: Egípcios e Reino de Cuxe

História. África: Egípcios e Reino de Cuxe História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta África: Egípcios e Reino de Cuxe Reno Schmidt maio 2015 schmidt.reno@gmail.com renoschmidt.wordpress.com Onde estamos? Povos da Mesopotâmia:

Leia mais

Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais

Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais (deslocamentos), que tendem a um equilíbrio demográfico à superfície

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. 1.1. Egito Antigo (3000 a.c): Monopólio do Estado;

DIREITO EMPRESARIAL. 1.1. Egito Antigo (3000 a.c): Monopólio do Estado; 1. Evolução Histórica 1.1. Egito Antigo (3000 a.c): Monopólio do Estado; 1.2. Grécia (Séc. XVI e XV a.c): intensa atividade comercial com a criação de normas costumeiras (costumes comerciais): lex Rhodia.

Leia mais

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações;

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações; 8ª ano PTD de Geografia PROFESSORA: Sandra Riedel 1º BIMESTRE ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico -Dimensão política do espaço geográfico Conceitos e princípios básicos da Geografia

Leia mais

Geografia População (Parte 2)

Geografia População (Parte 2) 1. Estrutura Etária: Geografia População (Parte 2) A Transição Demográfica corresponde à mudança no perfil de idade dos habitantes, engloba proporções de crianças, jovens/adultos, idosos, homens e mulheres.

Leia mais

Imperialismo. Evandro Albuquerque de Andrade

Imperialismo. Evandro Albuquerque de Andrade Imperialismo Evandro Albuquerque de Andrade Conceito Termo empregado para caracterizar a expansão ou tendência de ampliação política e econômica de uma nação. Os meios utilizados para a consecução desses

Leia mais

A Grécia Antiga e o Surgimento da Política: antecedentes históricos

A Grécia Antiga e o Surgimento da Política: antecedentes históricos A Grécia Antiga e o Surgimento da Política: antecedentes históricos Professor: Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 PERIODIZAÇÃO Formação da cultura creto-micênica. Primeira Diáspora grega

Leia mais

CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo

CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo Antes mesmo de ingressar propriamente no trato das questões contemporâneas da ética cumpre justificar o salto da antiguidade clássica 1 para o atual.

Leia mais

Confucionismo As oito virtudes. Respeito aos outros Tolerância Perdão Fidelidade Devoção Confiança Dever Culto aos antepassados.

Confucionismo As oito virtudes. Respeito aos outros Tolerância Perdão Fidelidade Devoção Confiança Dever Culto aos antepassados. China O Território Chinês Formação da China A civilização chinesa surgiu em torno do Rio Amarelo (Huang He), por volta de 5000 a.c. Esses povos foram dominados por outra etnia, a Shang, dando início, em

Leia mais

O FEUDALISMO. FEUDALISMO História 7º ano Colégio Ser! Sorocaba Profª Marilia C. Camillo Coltri

O FEUDALISMO. FEUDALISMO História 7º ano Colégio Ser! Sorocaba Profª Marilia C. Camillo Coltri O FEUDALISMO FEUDALISMO História 7º ano Colégio Ser! Sorocaba Profª Marilia C. Camillo Coltri Rumo ao ano mil Europa Ocidental Tentativas frustradas dos Francos de estabelecer um governo único e reestabelecer

Leia mais

CIVILIZAÇÃO GREGA. Curso: Médio Integrado. Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa

CIVILIZAÇÃO GREGA. Curso: Médio Integrado. Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa CIVILIZAÇÃO GREGA Curso: Médio Integrado Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa ORIGEM DO POVO GREGO GRÉCIA GREGOS HÉLADE HELENOS Geografia Grécia continental Peninsular insular Montanhas Vales férteis

Leia mais

Segurança e Insegurança Alimentar na Amazônia- Desigualdades e desafios

Segurança e Insegurança Alimentar na Amazônia- Desigualdades e desafios Segurança e Insegurança Alimentar na Amazônia- Desigualdades e desafios Ana Maria Segall Corrêa CONSEA Nacional GT de Indicadores e Monitoramento Junho de 2015 Objetivo Descrever a situação atual da SAN

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O QUE É REGIONALIZAR? Regionalizar o espaço terrestre significa dividi-lo em regiões, que devem possuir características comuns: De ordem física ou natural

Leia mais

9 - CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA

9 - CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA 9 - CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA Povos indígenas Também chamados de pré-colombianos Diversidade cultural e de organização Muitos desaparecidos com a conquista Ocupavam de norte a sul do continente

Leia mais

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS Vivian Q. Pretti -Geografia- REGIONALIZAR é dividir, e ao mesmo tempo agrupar, áreas do território que possuem características semelhantes. Para regionalizar é necessário estabelecer

Leia mais

TEXTO BASE: ATENAS - PERÍODO ARCAICO (SEC. VIII-V a.c.)

TEXTO BASE: ATENAS - PERÍODO ARCAICO (SEC. VIII-V a.c.) TEXTO BASE: ATENAS - PERÍODO ARCAICO (SEC. VIII-V a.c.) Localização ao norte da Península Balcânica (Ática) Escassez de terras cultiváveis, favorecendo o comércio marítimo (relativa hegemonia comercial

Leia mais

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla Atividade Agrária no Brasil e no mundo Prof. Andressa Carla Solo- toda camada da litosfera, formada por rochas onde se desenvolve a vida microbriana. Clima- influencia no tipo de cultivo. O uso de tecnologia

Leia mais

Unidade 4 Antiguidade Clássica

Unidade 4 Antiguidade Clássica Sugestões de atividades Unidade 4 Antiguidade Clássica 6 HISTÓRIA 1 Os cretenses Complete o quadro com informações sobre a história de Creta. Cidades importantes em Creta: Lenda famosa que teve sua origem

Leia mais

Nome: Turma: ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

Nome: Turma: ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia Nome: Turma: ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA A arte nasceu da vontade dos seres humanos de representarem o mundo

Leia mais

O MOVIMENTO ESPORTIVO INGLÊS

O MOVIMENTO ESPORTIVO INGLÊS O MOVIMENTO ESPORTIVO INGLÊS A situação política e social Regime parlamentarista estável: enquanto outros países da Europa mantinham as disputas políticas. Formação de um grande império colonial: Ásia,

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou à Unidade 3 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 5 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares O legado dos nossos antepassados Prof. Leonardo Machado Palhares Periodização da Pré- História Paleolítico (2 milhões de anos a, aproximadamente, 12000 a.c.) : nome de origem grega (Palaiós- antigo; lithos=

Leia mais

Aprimoramento. Prof. Osvaldo

Aprimoramento. Prof. Osvaldo Aprimoramento 1 Prof. Osvaldo 01. (UFPR) Estabeleça duas diferenças entre o conceito de democracia vigente em Atenas no período antigo e o conceito de democracia vigente no Brasil atual. O conceito de

Leia mais

Caderno de Aprendizagem

Caderno de Aprendizagem Caderno de Aprendizagem Módulo I Unidade 7 Nome tutor data de entrega / / Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Professor(a) Cursista, Após uma quinzena de estudos e

Leia mais

A Revolução Industrial inaugurou uma nova era, caracterizada pela produção em massa e pela expansão da vida urbana.

A Revolução Industrial inaugurou uma nova era, caracterizada pela produção em massa e pela expansão da vida urbana. A Revolução Industrial inaugurou uma nova era, caracterizada pela produção em massa e pela expansão da vida urbana. O QUE É INDÚSTRIA? Indústria é todo o esforço empreendido pela humanidade para transformar

Leia mais