Universidade Federal Fluminense

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal Fluminense"

Transcrição

1

2 Universidade Federal Fluminense Roda de Conversa: Discutindo os Direitos Sexuais e Reprodutivos na Adolescência

3

4 CAMISINHA Evita que o esperma chegue ao trato reprodutor feminino e que microorganismos causadores de ITGs e outras DSTs sejam transmitidos de um parceiro a outro.

5 CAMISINHA Vantagens: Sem riscos relacionados ao método. m Não existe necessidade de supervisão médica. m Barato. Não existe necessidade de exame pélvico p antes do uso. Pode prolongar a ereção e tempo até a ejaculação. Servem como proteção contra ITG e outras DST (p. ex. HBV, HIV/AIDS).

6 CAMISINHA Desvantagens: As camisinhas precisam estar disponíveis antes do início da relação sexual. Pode reduzir a sensibilidade do pênis. Pode ser difícil manter a ereção.

7

8 DIAFRAGMA Evita que o esperma chegue ao trato reprodutivo superior (útero e trompas de falópio)

9 DIAFRAGMA

10 DIAFRAGMA Vantagens Sem riscos relacionados ao método. m Eficaz imediatamente. Segura o fluxo menstrual quando usado durante a menstruação. Alguma proteção contra ITG e outras DST (p.ex. HBV, HIV/AIDS) especialmente se usado com espermicida.

11 Coloque o espermicida no diafrágma e dobre forma de um oito para o lado interno. Coloque-o 6 horas antes de iniciar a relação sexual Fique numa posição confortável, deita de preferência e comece a introduzi-lo até o colo do útero Depois de sentir que ó diafrágma está no local correto, pode iniciar a ato sexual. Retire o diafrágma 6 horas após o termino da transa.

12

13 Desvantagens: DIAFRAGMA Exame pélvico p necessário para medicação inicial. Necessita estar disponível antes das relações sexuais. Deve ser retirado somente após s 6 horas depois de relações sexuais.

14 ESPERMICIDA Causa ruptura da membrana celular do espermatozóide, que afeta sua mobilidade e a habilidade de fertilizar o óvulo.

15 Vantagens: ESPERMICIDA Eficaz imediatamente,uso simples, disponível sem receita médica,não m apresenta efeitos sistêmicos colaterais, aumenta a umidade (lubrificação) durante as relações sexuais. Alguma proteção contra ITG e outras DST (p. ex. HBV, HIV/AIDS).

16 ESPERMICIDA Desvantagens: Necessita estar disponível antes das relações sexuais. Precisa esperar 7 a 10 minutos após aplicação antes do ato. Efetivo somente por h.

17 COITO INTERROMPIDO O coito interrompido baseia-se na capacidade do homem pressentir a iminência da ejaculação e neste momento retirar o pênis da vagina evitando assim a deposição do esperma.

18 COITO INTERROMPIDO Cuidados: Antes do ato sexual o homem deve urinar e retirar restos de esperma de uma eventual relação anterior; Antes da ejaculação, o pênis deve ser retirado da vagina e o sêmen depositado longe dos genitais femininos

19 COITO INTERROMPIDO Desvantagens: O líquido l pré-ejaculat ejaculatório pode conter espermatozóides vivos o que aumenta o índice de falha Não oferece proteção contra DST/AIDS;

20 TABELA

21 TABELA Como calcular o período fértil: f O período fértil f é,, aproximadamente, no meio do ciclo. Exemplo: Se você menstrua no dia 1 e seu ciclo é de 28 dias, você irá ovular em meados do dia 14.

22 TABELA Vantagens: Pode ser usado para evitar ou alcançar ar uma gravidez; não apresenta efeitos colaterais físicos; f grátis; aumenta o conhecimento da mulher sobre o seu sistema reprodutivo; retorno imediato da fertilidade.

23 TABELA Desvantagens: Alta incidência de falha; difícil para algumas mulheres detectar o período fértil; f não protege contra DST/AIDS.

24 MUCO CERVICAL Pesquisar a presença a do muco todos os dias Interromper a atividade sexual ao menor sinal da presença a do muco, após s o período de secura vaginal que normalmente sucede à menstruação;

25 MUCO CERVICAL Observar o aumento progressivo do muco que atinge o pico durante a ovulação, Reiniciar a atividade sexual no quarto dia.

26

27 LIGADURA TUBÁRIA Bloqueia as trompas de falópio (pela secção, cauterização, anéis ou clips). O espermatozóide é impedido de chegar ao óvulo.

28 LIGADURA TUBÁRIA Vantagens: Eficaz imediatamente; Permanente; Cirurgia simples geralmente sob anestesia local; Sem efeitos colaterais a longo prazo; Não interfere com as relações sexuais ou função sexual.

29 LIGADURA TUBÁRIA Desvantagens: Pode se arrepender mais tarde A reversão requer cirurgia complexa, É cara e frequentemente com disponibilidade limitada); Requer provedor treinado;

30 LIGADURA TUBÁRIA Desvantagens: Riscos e efeitos colaterais da cirurgia; Alto custo inicial (mais do que para vasectomia); Dor/desconforto de curta duração após procedimento; Sem proteção para DST/AIDS.

31

32 VASECTOMIA Pelo bloqueio dos condutos deferentes (ducto ejaculatório) impede a presença a de espermatozóide na ejaculação.

33 VASECTOMIA Vantagens: Pequena cirurgia realizada sob anestesia local Menor risco cirúrgico rgico do que a esterilização feminina; Sem efeitos colaterais a longo prazo Não interfere com as relações sexuais ou função sexual

34 Desvantagens: VASECTOMIA Pode se arrepender mais tarde A reversão é cara e frequentemente com disponibilidade limitada Não é imediatamente efetivo (requer tempo e até 20 ejaculações) Dor/desconforto de curta duração após procedimento Sem proteção para DST/AIDS.

35 ANTICONCEPCIONAIS ORAIS COMBINADOS Suprimem a ovulação. Espessam o muco cervical (que evita a penetração do espermatozóide).

36 ANTICONCEPCIONAIS ORAIS COMBINADOS Modifica o endométrio (tornando a implantação menos provável). vel). Reduz o transporte do esperma ao trato genital superior (trompas de falópio).

37 ANTICONCEPCIONAIS ORAIS Vantagens: COMBINADOS Eficaz imediatamente se iniciado até o dia 7 do ciclo; Poucos riscos à saúde relacionados com o método; não interferem com o relacionamento sexual; Redução da cólica c menstrual; Prevenção de gravidez ectópica;

38 ANTICONCEPCIONAIS ORAIS COMBINADOS Desvantagens: Depende da usuária, requer motivação e uso diário; Esquecimento aumenta índice de falha; Pode postergar o retorno à fertilidade; Sem proteção para ITG e outras DST/AIDS.

39 ANTICONCEPCIONAIS INJETAVEIS Os anticonceptivos injetáveis são aplicados por via intramuscular: mensalmente, a cada 2 meses ou trimestralmente (90 dias) dependendo da sua formulação.

40 ANTICONCEPCIONAIS Vantagens: INJETAVEIS Seguro; Fácil de usar, Não requer rotina diária; Ação prolongada; Reversível; vel; Oferece privacidade.

41 ANTICONCEPCIONAIS Desvantagens: INJETAVEIS Precisa fazer uso da injeção no momento apropriado Sangramento irregular em alguns casos (excessivo/escasso); Demora do retorno à fertilidade.

42

43 DIU Interfere com a capacidade do esperma de passar pela cavidade uterina (DIU s s que liberam cobre) Interfere com o processo reprodutivo antes do ovo chegar à cavidade uterina

44 DIU Vantagens: Não dependente da usuária; Eficaz imediatamente; Proteção a longo prazo (até 10 anos com o DIU T de Cobre 380A); Volta imediata da fertilidade na remoção; Poucos efeitos colaterais relacionados ao método;

45 DIU Vantagens: Não interferem nas relações sexuais; Não afetam a amamentação; Necessidade de somente uma visita de seguimento; Baratos (os que liberam cobre); Redução de cólicas c menstruais(os que liberam progestágeno). geno).

46 DIU Desvantagens: Necessidade de exame pélvicop Pequeno procedimento para inserção e remoção realizados por provedor treinado; A mulher não pode descontinuar no momento que desejar Aumento de sangramento menstrual e cólicas durante os meses iniciais;

47 ANTICONCEPÇÃO DE EMERGENCIA Deve ser administrado dentro de 72 horas após s relações sexuais desprotegidas.

48 ANEL VAGINAL Pode ser inserido e removido com facilidade pela própria pria mulher. Agachada, deitada ou em pép com uma perna levantada).

49 ADESIVO O adesivo deve ser colado na pele (nádega, abdome, etc) uma vez por semana durante três semanas. Não deve ser usado por mulheres com 90kg de peso ou mais.

50

51 SEJA FELIZ!

Conheça as vantagens e eficácia de cada método contraceptivo

Conheça as vantagens e eficácia de cada método contraceptivo DINO - Divulgador de Notícias Conheça as vantagens e eficácia de cada método contraceptivo As dúvidas são comuns quando se trata de escolher um método contraceptivo, mas a informação deve ser uma aliada

Leia mais

Projecto Jovem Maternidade Bissaya Barreto Escola Básica e Secundária de Soure Maio 2016

Projecto Jovem Maternidade Bissaya Barreto Escola Básica e Secundária de Soure Maio 2016 Projecto Jovem Maternidade Bissaya Barreto Escola Básica e Secundária de Soure Maio 2016 Descoberta Prazer Satisfação Intimidade Partilha Relações sexuais DST s Gravidez IVG Insatisfação Frustrações...

Leia mais

Em, Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de estatística, em 10 anos ocorreram 47.178 partos em adolescentes dos 11 aos 17 anos.

Em, Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de estatística, em 10 anos ocorreram 47.178 partos em adolescentes dos 11 aos 17 anos. Contracepção, um modo de evitar uma gravidez não desejada. Será que estou grávida? Será que ela está grávida? SERÁ QUE ESTOU GRÁVIDA? Esqueci-me do usar preservativo RELAÇÕES SEXUAIS DESPROTEGIDAS FALTA

Leia mais

Saiba qual o método contracetivo à sua medida!

Saiba qual o método contracetivo à sua medida! Se não quer correr o risco de uma gravidez não planeada... Saiba qual o método contracetivo à sua medida! Esta mensagem é para si! Apoio: índice MÉTODOS CONTRACETIVOS Contraceção hormonal: Diária (pílula)

Leia mais

BIOLOGIA. aula Métodos contraceptivos

BIOLOGIA. aula Métodos contraceptivos BIOLOGIA aula Métodos contraceptivos Métodos contraceptivos É essencial o conhecimento do funcionamento, sua eficácia, vantagens e desvantagens. O desconhecimento desses fatores leva ao seu uso inadequado,

Leia mais

METODOS CONTRACEPTIVOS

METODOS CONTRACEPTIVOS METODOS CONTRACEPTIVOS METODOS DE BARREIRA Imobilizam os espermatozóides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e de haver fecundação. PRESERVATIVO MASCULINO E FEMININO Utilização: um por cada

Leia mais

Métodos Anticoncepcionais. Profª Leticia Pedroso

Métodos Anticoncepcionais. Profª Leticia Pedroso Métodos Anticoncepcionais Profª Leticia Pedroso O planejamento familiar é um direito das pessoas assegurado na Constituição Federal e deve ser garantido pelo governo. Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de

Leia mais

Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças

Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças Como planejar seu futuro e garantir uma vida sexual saudável. planejamento FaMILIaR É o conjunto de ações que auxilia o casal que deseja ter filho ou prevenir

Leia mais

Protocolo para Utilização do Levonorgestrel na Anticoncepção Hormonal de Emergência

Protocolo para Utilização do Levonorgestrel na Anticoncepção Hormonal de Emergência Protocolo para Utilização do Levonorgestrel na Anticoncepção Hormonal de Emergência A anticoncepção hormonal de emergência é um método que utiliza concentração de hormônios para evitar gravidez após a

Leia mais

A CORRIDA DOS ESPERMATOZÓIDES

A CORRIDA DOS ESPERMATOZÓIDES Jogo A corrida dos espermatozóides. O jogo consta de um tabuleiro em cartolina (Fig. 1); botões de cores variadas representando os espermatozóides, cada um amarrado em um pedaço de linha (Fig. 2); moedas

Leia mais

Abstinência periódica. Métodos tabela de Ojino Knauss (tabelinha ou calendário) método de Billings ou do muco cervical método da temperatura basal

Abstinência periódica. Métodos tabela de Ojino Knauss (tabelinha ou calendário) método de Billings ou do muco cervical método da temperatura basal EO Karin Abstinência periódica Métodos tabela de Ojino Knauss (tabelinha ou calendário) método de Billings ou do muco cervical método da temperatura basal Mariel Hidalgo - Porto Alegre/2007 Métodos

Leia mais

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes;

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Reprodução Humana Reprodução Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Ocorre a reprodução sexuada. Na mulher os órgãos sexuais são os ovários, que produzem os óvulos; no homem, são

Leia mais

Métolos Anticoncepcionais

Métolos Anticoncepcionais Métolos Anticoncepcionais Métodos de barreira: São métodos onde se cria literalmente uma barreira física para a fertilização. Na sociedade atual, o planejamento familiar é muito importante para a qualidade

Leia mais

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS. Profa. Dra. Rosângela F. Garcia

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS. Profa. Dra. Rosângela F. Garcia MÉTODOS CONTRACEPTIVOS Profa. Dra. Rosângela F. Garcia Métodos Comporta mentais Métodos de Barreira Métodos Hormonais Outros Métodos Químicos Métodos Cirúrgicos Tabelinha Camisinha masculina Pílula oral

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo para Utilização do. Levonorgestrel. Brasília DF

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo para Utilização do. Levonorgestrel. Brasília DF MINISTÉRIO DA SAÚDE Protocolo para Utilização do Levonorgestrel Brasília DF 2012 Protocolo para Utilização do Levonorgestrel na Anticoncepção Hormonal de Emergência A Rede Cegonha, instituída em junho

Leia mais

Métodos Anticoncepcionais

Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Na sociedade atual, o planejamento familiar é muito importante para a qualidade de vida, pois só assim para garantir um futuro digno para os descendentes. Para isso, foram criados

Leia mais

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS. Professora Daiana Escola La Salle Águas Claras 8º ano

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS. Professora Daiana Escola La Salle Águas Claras 8º ano MÉTODOS CONTRACEPTIVOS Professora Daiana Escola La Salle Águas Claras 8º ano METODOS DE BARREIRA Imobilizam os espermatozoides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e ocorrer a fecundação. Espermicidas

Leia mais

Comparação de Anticoncepcionais Comparação de Métodos Combinados

Comparação de Anticoncepcionais Comparação de Métodos Combinados Comparação de Anticoncepcionais Comparação de Métodos Combinados Como é utilizado Freqüência do uso Eficácia Padrões de Privacidade Anticoncepcionais Orais combinados Ingestão oral da pílula Diária. Depende

Leia mais

Métodos. ''Anticoncepcionais''

Métodos. ''Anticoncepcionais'' Métodos ''Anticoncepcionais'' Os contraceptivos são as principais ferramentas de planejamento familiar. Para saber qual método adotar a mulher deve seguir as orientações de um médico, que levará em consideração

Leia mais

O HPV é um vírus que ataca homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos diferentes de

O HPV é um vírus que ataca homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV O que é o Papiloma Vírus Humano (HPV)? O HPV é um vírus que ataca homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, dos quais cerca de 40 tipos afetam a área genital. Alguns causam verrugas

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 1. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 1. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Parte 1 Prof. Daniele Duó O que é a contracepção? É todo o método que visa impedir a fertilização de um óvulo. É a realização de uma ou mais ações, dispositivos

Leia mais

Aula 6 Saúde Reprodutiva IV: Métodos. Prof. Ricardo Mattos UNIG,

Aula 6 Saúde Reprodutiva IV: Métodos. Prof. Ricardo Mattos UNIG, Saúde Integral da Mulher Aula 6 Saúde Reprodutiva IV: Métodos Hormonais e Cirúrgicos Prof. Ricardo Mattos UNIG, 2009.1 Anticoncepcional Hormonal Oral Combinado (AHCO) Consiste na utilização por via oral

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 19. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 19. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 19 Profª. Lívia Bahia Métodos Cirúrgicos São métodos contraceptivos definitivos esterilização que podem ser realizados na mulher, por meio da ligadura

Leia mais

Ficheiro de Estudo do Meio - 3º ano. Ficheiro de Estudo do Meio - 3º ano

Ficheiro de Estudo do Meio - 3º ano. Ficheiro de Estudo do Meio - 3º ano 1. Explica o que é a função reprodutora. 2. ssinala a expressão correcta. Os órgãos do sistema reprodutor são iguais no homem e na mulher. Os órgãos do sistema reprodutor são diferentes no homem e na mulher.

Leia mais

A Escolha de um Método de Controle de Natalidade

A Escolha de um Método de Controle de Natalidade A Escolha de um Método de Controle de Natalidade Você é quem decide se quer e quando quer ter filhos. Se você e seu parceiro acreditam que agora não é a época certa para a chegada de um bebê, há várias

Leia mais

Métodos Anticoncepcionais

Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Tabelinha O que é? A tabelinha, também conhecida por método rítmico, é baseada em um cálculo realizado a partir de um calendário, para saber o início e o fim do período fértil.

Leia mais

SEXUALIDADE. SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano

SEXUALIDADE. SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano SEXUALIDADE SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano SISTEMA GENITAL MASCULINO SISTEMA GENITAL MASCULINO Testículos: Espermatozóides Nos testículos existem os túbulos seminíferos, onde são

Leia mais

Bem Estar desta terça-feira (26) recebeu o ginecologista José Bento. Segundo o IBGE, 46% dos nascimentos no país não são planejados.

Bem Estar desta terça-feira (26) recebeu o ginecologista José Bento. Segundo o IBGE, 46% dos nascimentos no país não são planejados. Bem Estar desta terça-feira (26) recebeu o ginecologista José Bento. Segundo o IBGE, 46% dos nascimentos no país não são planejados. Há 50 anos, a pílula anticoncepcional chegava ao mercado para provocar

Leia mais

MODELO DE BULA. Excipientes: dióxido de silício, amido, estearato de magnésio, talco e lactose monoidratada.

MODELO DE BULA. Excipientes: dióxido de silício, amido, estearato de magnésio, talco e lactose monoidratada. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO: POSTINOR-2 levonorgestrel Comprimidos em blíster de 2. USO ADULTO MODELO DE BULA Composição completa: Cada comprimido contém: levonorgestrel... 0,75 mg Excipientes: dióxido de

Leia mais

METODOS CONTRACEPTIVOS ENF. MARIANA P. JUSTINO

METODOS CONTRACEPTIVOS ENF. MARIANA P. JUSTINO METODOS CONTRACEPTIVOS ENF. MARIANA P. JUSTINO METODOS DE BARREIRA Imobilizam os espermatozóides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e de haver fecundação. Espermicidas (sob a forma de óvulos,

Leia mais

Métodos Anticoncepcionais

Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Chamamos de método contraceptivo (ou método anticoncepcional) toda ação cujo objetivo é impedir ou, pelo menos, reduzir substancialmente a chance de

Leia mais

Tipos de Anticoncepcionais

Tipos de Anticoncepcionais Tipos de Anticoncepcionais Dr. Orlando de Castro Neto Métodos anticoncepcionais ou métodos contraceptivos são maneiras, medicamentos e dispositivos usados para evitar a gravidez. Muitas vezes o método

Leia mais

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Ser Humano e Saúde 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 9.2 Conteúdo Métodos Contraceptivos II e planejamento

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Planejamento Familiar Parte 3. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Planejamento Familiar Parte 3. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Planejamento Familiar Parte 3 Profª. Lívia Bahia Métodos de barreira São métodos que colocam obstáculos mecânicos ou químicos à penetração dos espermatozoides no canal cervical.

Leia mais

e-book Os 10 Poderes do POMPOARISMO e casos Práticos onde é Aplicado Olá amiga, tudo bem? Aqui é a Melissa Branier

e-book Os 10 Poderes do POMPOARISMO e casos Práticos onde é Aplicado Olá amiga, tudo bem? Aqui é a Melissa Branier e-book Os 10 Poderes do POMPOARISMO e casos Práticos onde é Aplicado Olá amiga, tudo bem? Aqui é a Melissa Branier Este material foi feito especialmente para você que quer ter uma vida saudável e ativa.

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Planejamento Familiar Parte 2. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Planejamento Familiar Parte 2. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Planejamento Familiar Parte 2 Profª. Lívia Bahia Métodos naturais e comportamentais Tabelinha (Ogino- Knaus); Muco cervical (Billings); Curva térmica basal; Sintotérmico; Método

Leia mais

Reeducação Sexual do Paciente com Lesão Medular Serviço de Enfermagem em Saúde Pública

Reeducação Sexual do Paciente com Lesão Medular Serviço de Enfermagem em Saúde Pública Manual de orientação Reeducação Sexual do Paciente com Lesão Medular Serviço de Enfermagem em Saúde Pública Este manual contou com a colaboração da enfermeira Melânia Maria Jansen. Sumário Apresentação

Leia mais

Unidade II Vida e ambiente Aula 7.1 Conteúdo: Métodos Contraceptivos.

Unidade II Vida e ambiente Aula 7.1 Conteúdo: Métodos Contraceptivos. Unidade II Vida e ambiente Aula 7.1 Conteúdo: Métodos Contraceptivos. 2 Habilidade: Compreender o funcionamento dos principais métodos contraceptivos (comportamentais, químicos, de barreira e definitivos).

Leia mais

Aula 4 Saúde Reprodutiva II: Métodos Comportamentais. Prof. Ricardo Mattos UNIG,

Aula 4 Saúde Reprodutiva II: Métodos Comportamentais. Prof. Ricardo Mattos UNIG, Saúde Integral da Mulher Aula 4 Saúde Reprodutiva II: Planejamento Familiar e os Métodos Comportamentais Prof. Ricardo Mattos UNIG, 2009.1 Planejamento Familiar A Constituição Federal, de 1988, prevê em

Leia mais

Unidade 1. jcmorais 09

Unidade 1. jcmorais 09 Unidade 1 jcmorais 09 Actualmente possuímos conhecimentos e técnicas capazes de controlar a fertilidade, de modo a: Diminuir a fertilidade humana Aumentar a fertilidade humana Contracepção e métodos contraceptivos

Leia mais

Dr. Ruy Emílio Dornelles Dias

Dr. Ruy Emílio Dornelles Dias Colelitíase Pedras na Vesícula Biliar O QUE É A VESÍCULA BILIAR E O QUE ELA FAZ? A vesícula é uma pequena saculação (como uma bexiga murcha) que se encontra junto ao fígado e sua função é armazenar bile,

Leia mais

TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres. INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade

TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres. INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade Todas as pessoas são diferentes, cada um é único, apresentam características que são próprias

Leia mais

Incontinência urinária e estudos urodinâmicos

Incontinência urinária e estudos urodinâmicos Incontinência urinária e estudos urodinâmicos A incontinência urinária de esforço é a perda involuntária de urina que ocorre quando há um aumento da pressão sobre a bexiga durante alguma atividade. A quantidade

Leia mais

Planeamento Familiar 2009

Planeamento Familiar 2009 Planeamento Familiar 2009 Planeamento Familiar: Conjunto de cuidados de saúde que visa ajudar a planear o nascimento dos filhos, a viverem a sexualidade de uma forma gratificante e sem o receio de uma

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 8º ANO

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 8º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 8º ANO 2010 Questão 1 PROVA DE CIÊNCIAS 8 ANO Durante

Leia mais

SISTEMA GENITAL FEMININO

SISTEMA GENITAL FEMININO SISTEMA GENITAL FEMININO PROF STUART - BIOLOGIA Anatomia Feminino PROF STUART - BIOLOGIA 1 Anatomia Feminino PROF STUART - BIOLOGIA 1) Anatomia a) Pequenos e grandes lábios: Delimitam a entrada da vagina

Leia mais

SAÚDE DA MULHER: CÂNCER DO COLO DO ÚTERO. Profª Dra. Ma. Auxiliadora Freire Siza. É a parte inferior do útero que o conecta à vagina.

SAÚDE DA MULHER: CÂNCER DO COLO DO ÚTERO. Profª Dra. Ma. Auxiliadora Freire Siza. É a parte inferior do útero que o conecta à vagina. SAÚDE DA MULHER: CÂNCER DO COLO DO ÚTERO Profª Dra. Ma. Auxiliadora Freire Siza O que é o colo do útero? É a parte inferior do útero que o conecta à vagina. Produz muco que durante uma relação sexual ajuda

Leia mais

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende HPV Vírus Papiloma Humano Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende O HPV (papiloma vírus humano) é o agente causador de uma doença sexualmente transmissível (DST). Condiloma Acuminado vulgarmente conhecida

Leia mais

BIOLOGIA - 12º ANO. Ficha de trabalho n.º 2 - Reprodução humana

BIOLOGIA - 12º ANO. Ficha de trabalho n.º 2 - Reprodução humana BIOLOGIA - 12º ANO Ficha de trabalho n.º 2 - Reprodução humana 1.Em cada uma das questões que se seguem, (1.1 a 1.6) seleccione apenas a opção correcta. 1.1. Os órgãos reprodutores também chamados de gónadas,

Leia mais

M t é o t d o os o Contraceptivos

M t é o t d o os o Contraceptivos Métodos Contraceptivos São meios utilizados para evitar a gravidez quando esta não é desejada, permitindo a vivência da sexualidade de forma responsável. Permitem o planeamento familiar. 2 Como se classificam

Leia mais

Fone: (51) Fone/fax: (51) Cel.: (51)

Fone: (51) Fone/fax: (51) Cel.: (51) Fale c o m Thiag Rua Dr. Mário Totta, 1824 CEP 91920-130 - Porto Alegre/RS E-mail: duharte@terra.com.br Fone: (51) 3220.4305 Fone/fax: (51) 3220.4307 Cel.: (51) 9134.2147 Site: www.drthiagoduarte.com.br

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano/ Relatório de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto:

Leia mais

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1 Reprodução e contracepção RESUMO A reprodução é uma característica dos organismos vivos, que produzem descendentes que contenham os seus genes, fazendo-os semelhantes para perpetuar a vida. Reproduzir

Leia mais

Métodos Contraceptivos Reversíveis

Métodos Contraceptivos Reversíveis Métodos Contraceptivos Reversíveis Estroprogestativos orais Pílula 21 cp + 7 dias pausa existem vários, podendo ser escolhido o que melhor se adapta a cada mulher são muito eficazes, quando se cumprem

Leia mais

TERMÔMETRO DA INTENSIDADE SEXUAL FEMININA INICIAR TESTE

TERMÔMETRO DA INTENSIDADE SEXUAL FEMININA INICIAR TESTE TERMÔMETRO DA INTENSIDADE SEXUAL FEMININA INICIAR TESTE TERMÔMETRO DA INTENSIDADE SEXUAL FEMININA O ciclo da resposta sexual da mulher é composto por três fases: Desejo, excitação e orgasmo. Ao responder

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR EU BIOLOGIA

SISTEMA REPRODUTOR EU BIOLOGIA SISTEMA REPRODUTOR EU BIOLOGIA Sistema Genital Feminino Ovários: produção de óvulos e hormônios (estrógeno e progesterona) Tuba uterina: durante a ovulação, recolhe o óvulo e conduz até o útero Útero:

Leia mais

Norlevo 0,75 mg é um contracetivo oral de emergência.

Norlevo 0,75 mg é um contracetivo oral de emergência. Folheto Informativo: Informação para a utilizadora Norlevo 0,75 mg comprimidos Levonorgestrel Leia com atenção todo este folheto antes de tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

ESCOLA CIDADE DE CASTELO BRANCO

ESCOLA CIDADE DE CASTELO BRANCO ESCOLA CIDADE DE CASTELO BRANCO TRANSMISSÃO DA VIDA APARELHO REPRODUTOR MASCULINO CIÊNCIAS NATURAIS Prof. Teresa Condeixa 08/09 1 9º ANO Morfologia Bexiga Vesícula seminal Glândula de Cowper Testículo

Leia mais

Preservativo Feminino

Preservativo Feminino Preservativo Feminino Há milhares de anos que as mulheres usam os métodos contraceptivos de que dispõem. Na bíblia, há referência ao coito interrompido e nos registos do Egipto antigo existem descrições

Leia mais

Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva

Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva 1.Nome do Projeto 2.Nome da ONG INFORMAÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS 3.Gênero da/o respondente Masculino Feminino Outro 6.Qual o seu

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO Professor: CRISTINO RÊGO Disciplina: CIÊNCIAS Assunto: DIVISÃO CELULAR TECIDOS HUMANOS E SISTEMAS GENITAIS Belém /PA BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO 1. (UFRO) Sobre reprodução humana, todos os itens abaixo

Leia mais

Se não quer correr o risco de uma gravidez não planeada... esta mensagem é para si!

Se não quer correr o risco de uma gravidez não planeada... esta mensagem é para si! Se não quer correr o risco de uma gravidez não planeada... esta mensagem é para si! Saiba qual o método contraceptivo à sua medida! Apoio: índice Métodos Contraceptivos Contracepção durante 5 anos Sistema

Leia mais

MODELO DE BULA. POSTINOR UNO levonorgestrel

MODELO DE BULA. POSTINOR UNO levonorgestrel MODELO DE BULA POSTINOR UNO levonorgestrel FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: Comprimido contendo 1,5 mg de levonorgestrel. Apresentação: embalagem contendo um blíster com 1 comprimido USO VIA ORAL

Leia mais

F1. Quando foi a última vez que a sra fez um exame preventivo para câncer de colo do útero?

F1. Quando foi a última vez que a sra fez um exame preventivo para câncer de colo do útero? Módulo F - Saúde da Mulher (mulheres de 18 anos e mais de idade) Neste módulo, vamos fazer perguntas sobre a sua saúde, exames preventivos, história reprodutiva e planejamento familiar. F1. Quando foi

Leia mais

Norlevo 1,5 mg é um contracetivo oral de emergência.

Norlevo 1,5 mg é um contracetivo oral de emergência. Folheto Informativo: Informação para a utilizadora Norlevo1,5 mg comprimido levonorgestrel Leia com atenção todo este folheto antes de tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

Métodos anticoncepcionais

Métodos anticoncepcionais Métodos anticoncepcionais Métodos anticoncepcionais A partir da puberdade, o organismo dos rapazes e das garotas se torna capaz de gerar filhos. Mas ter filhos é uma decisão muito séria. Cuidar de uma

Leia mais

Órgão copulador. Apresenta grande quantidade de terminações nervosas. Bolsa que recobre e aloja os testículos.

Órgão copulador. Apresenta grande quantidade de terminações nervosas. Bolsa que recobre e aloja os testículos. Prof. TIAGO Pênis Escroto Testículos Ductos deferentes Vesículas seminais Próstata Uretra ÓRGÃOS GENITAIS EXTERNOS Órgão copulador. Apresenta grande quantidade de terminações nervosas. Bolsa que recobre

Leia mais

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes;

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Reprodução Humana Reprodução Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Ocorre a reprodução sexuada. Na mulher os órgãos sexuais são os ovários, que produzem os óvulos; no homem, são

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

R2. Qual o principal motivo da sra nunca ter feito um exame preventivo? 01. Nunca teve relações sexuais 02. Não acha necessário 03.

R2. Qual o principal motivo da sra nunca ter feito um exame preventivo? 01. Nunca teve relações sexuais 02. Não acha necessário 03. Módulo R. Saúde da Mulher (mulheres de 18 anos e mais de idade) Neste módulo, vamos fazer perguntas sobre a sua saúde, exames preventivos, história reprodutiva e planejamento familiar. R1. Quando foi a

Leia mais

O QUE SÃO AS VACINAS?

O QUE SÃO AS VACINAS? VAMOS FALAR VACINAS SOBRE O QUE SÃO AS VACINAS? As vacinas são substâncias que estimulam o corpo a se defender contra os organismos (vírus e bactérias) que provocam doenças. Protegem milhões de crianças

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO Anatomia Genitália externa: pênis e bolsa escrotal; Órgãos reprodutores internos: testículos culos, epidídimos dimos, ductos(deferente, ejaculador e uretra) e as glândulas

Leia mais

Gênero e Planejamento Familiar no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida Campina Grande PB

Gênero e Planejamento Familiar no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida Campina Grande PB Parto e Maternidade: profissionalização, assistência, políticas públicas. ST 26 Márcia Sandra Caiana de Freitas Mônica Barros da Nóbrega Adriana Freire Pereira UEPB Gênero e Planejamento Familiar no Instituto

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS Como pode cair no enem? (UFC) A pílula do dia seguinte é composta de hormônios, os mesmos da pílula anticoncepcional comum, só que em doses mais elevadas.

Leia mais

A DÚVIDA É O INÍCIO DA SABEDORIA. ARISTÓTELES

A DÚVIDA É O INÍCIO DA SABEDORIA. ARISTÓTELES A DÚVIDA É O INÍCIO DA SABEDORIA. ARISTÓTELES Fertilidade Natural: Acupuntura CAPÍTULO 9 Acupuntura A Medicina Tradicional Chinesa tem mais de 3000 anos de história. Tem o objetivo de harmonizar e equilibrar

Leia mais

Guião - Aparelho Reprodutor, Métodos Contracetivos e IST S

Guião - Aparelho Reprodutor, Métodos Contracetivos e IST S Guião - Aparelho Reprodutor, Métodos Contracetivos e IST S 1. Sistema Reprodutor Masculino No que diz respeito aos órgãos genitais externos, fazem parte o escroto (bolsa que contém os testículos e mantém

Leia mais

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA POR: AMANDA REIS NORMANDIA AG.EDUCADOR II SMERJ

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA POR: AMANDA REIS NORMANDIA AG.EDUCADOR II SMERJ GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA POR: AMANDA REIS NORMANDIA AG.EDUCADOR II SMERJ OBJETIVO: DISCUTIR A INCIDÊNCIA DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA ASSUNTOS ABORDADOS: ADOLESCÊNCIA GRAVIDEZ PRECOCE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ

Leia mais

Reprodução e Manipulação da fertilidade

Reprodução e Manipulação da fertilidade Bio12 Unidade 1 Reprodução e Manipulação da fertilidade De que modo os processos reprodutivos interferem na qualidade de vida dos seres humanos? Capítulo 1. Anatomia, gametogénese e controlo hormonal Em

Leia mais

Tabela 1: Classificação dos contraceptivos hormonais quanto à sua composição

Tabela 1: Classificação dos contraceptivos hormonais quanto à sua composição Tabela : Classificação dos contraceptivos hormonais quanto à sua composição Progestagênio isolado Estrogênio associado ao progestagênio (métodos combinados) Oral Oral Injetável trimestral (AMPD) Injetável

Leia mais

Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução. Isabel Dias CEI

Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução. Isabel Dias CEI Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução A reprodução permite a continuidade da vida na Terra. No caso da espécie humana (Homo sapiens) ela é sexuada, envolvendo a fusão de duas células sexuais

Leia mais