Rádios Cognitivos. Proposta ao Prémio PLUG 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rádios Cognitivos. Proposta ao Prémio PLUG 2010"

Transcrição

1 2010 Rádios Cognitivos Proposta ao Prémio PLUG 2010 Nuno Borges Carvalho, José Neto Vieira, Arnaldo Oliveira, Pedro Cruz, Daniel Albuquerque e Nelson Silva Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática Universidade de Aveiro 15/10/2010

2 2 R Á D I O S C O G N I T I V O S SUMÁRIO EXECUTIVO Neste documento apresenta-se uma proposta de sistema de rádio cognitivo que se julga irá revolucionar dentro em breve as comunicações sem fios via rádio frequência. Neste documento apresenta-se inicialmente o conceito deste tipo de rádios e explicamse de forma breve e simplificada a ideia dos investigadores em construir um destes rádios, aproximando a sua construção ao ouvido humano, ou mais especificamente à cóclea humana, que permite de forma biológica detectar sinais com picos de amplitude elevada e picos de amplitude baixa simultaneamente. Este tipo de configuração irá permitir construir de forma eficiente rádios cognitivos e permitir aos operadores de telecomunicações partilhar o espectro de forma mais optimizada e completamente liberalizada, criando uma revolução na componente legal de gestão de espectro e subsequente taxação das comunicações sem fios. Os rádios cognitivos irão ainda permitir a verdadeira interligação de diferentes rádios com normas de operação diferentes e a operar com configurações diferenciadas, permitindo desta forma melhorar as comunicações em situações de congestão do espectro rádio eléctrico ou em situações de emergência. O documento está organizado da seguinte forma, em primeiro lugar é realizada uma breve introdução aos sistemas, seguindo-se uma breve explicação dos sistemas de rádio propostos. Finalmente são apresentados alguns serviços que se espera serão possíveis de implementar com estes rádios.

3 3 INTRODUÇÃO Software Defined Radio, ou Rádios Controlados por Software já iniciaram a sua fase de maturação e conquista das arquitecturas tradicionais de projecto rádio, pelo facto de terem alterado a parte banda base do rádio completamente para o domínio digital primeiro e depois para a sua implementação por software que corre num banal processador. Este facto permite-lhes que o rádio seja optimizado e adaptável automaticamente pela simples mudança de software. No entanto, espera-se que a próxima fronteira seja a implementação de arquitecturas de rádio cognitivas, RC, ou seja rádios com a capacidade de tomar decisões para maximizar a taxa de transmissão e/ou a qualidade do serviço. Este novo paradigma de RC é tão forte que se espera que crie uma revolução equivalente ao que foi anteriormente criado com a passagem do mundo analógico para o mundo digital. Estas configurações permitirão uma optimização real da ocupação espectral, assim como a implementação e construção do rádio universal, aquele que pode comunicar com qualquer outro, tomando decisões sobre o seu funcionamento, independentemente da sua implementação inicial. O conceito futuro está apresentado na Fig.1. Figura 1 Rádio Cognitivo Mas para atingir estas funcionalidades a arquitectura rádio tem de ser completamente repensada, especialmente a necessidade de capacidade de processamento digital é muito elevada, pois o rádio terá de ser capaz de tomar decisões em tempo real para uma comunicação eficiente e optimizada.

4 4 Este processamento deverá ser implementado do ponto de vista digital, mas também do ponto de vista analógico, muitas das vezes negligenciado. De facto na última reunião do SDR Fórum, foi concluído que a grande barreira entre a teoria RC e a implementação está na necessidade e importância de investigação na componente de front ends analógicos adaptáveis, usualmente chamados de rádios ágeis, Agile Radios. Ora a proposta aqui apresentada a prémio visa exactamente estudar e implementar a camada física de um Agile Radio, incluindo a parte analógica, mas também com um conhecimento profundo da parte digital. A maior dificuldade para a implementação destas arquitecturas está relacionada com as não idealidades dos sistemas analógicos, quer em largura de banda quer em fenómenos não lineares devido à amplitude elevada do sinal. Por essa razão o estudo correcto dos modelos comportamentais da parte analógica, assim como o estudo dos sinais que irão ser recebidos e transmitidos, permitirão à parte digital adaptar-se convenientemente, quer na transmissão criando sinais pré-distorcidos e por isso adaptáveis às não linearidades do transmissor, garantindo a máscara espectral pré-determinada, quer na recepção por compensação da interferência criada por jammers ou pela compensação das não idealidades dos componentes analógicos. Além disso em presença de um rádio com estas capacidades vários novos paradigmas serão criados, por exemplo a gestão de espectro poderá tornar-se completamente livre e sem recurso a regras rígidas de pré-alocação de espectro por operador como existem hoje, além disso os serviços que cada rádio poderá disponibilizar podem ser verdadeiramente universais, pois os rádios adaptar-se-ão ao meio e por sua vez à comunicação mais eficiente. Complementando esta proposta, a optimização dos componentes de hardware do rádio permitirá poupanças consideráveis de energia, quer por utilização de receptores e transmissores mais eficientes, quer por utilização de outras formas de transmissão/recepção utilizando valores baixos de energia. A proposta apresentada neste documento permitirá projectar e construir um destes rádios, de forma eficiente, e viabilizar os conceitos mais avançados de gestão de espectro que se têm desenvolvido na última década. SISTEMAS DE RECEPÇÃO E TRANSMISSÃO EFICIENTES Os sistemas actuais de transmissão/recepção de rádio são tipicamente analógicos e projectados para um fim específico, significando que um rádio móvel GSM apenas poderá ser GM, ou um rádio 3G será apenas um rádio 3G. No entanto as mudanças dos protocolos e dos sistemas de rádio têm criado uma panóplia de actualizações de software e de hardware significativo, com custos elevados para os operadores e para os clientes finais. Além disso os rádios actuais usualmente utilizam e operam a uma frequência prédefinida, tipicamente por imposições legais e devido a uma gestão de espectro baseada no aluguer de um determinado espaço espectral.

5 5 O conceito de Software Defined Radio (SDR) foi pela primeira vez referido no artigo [1] de J. Mitola em Neste artigo Mitola propôs-se desenvolver um rádio completamente configurável por software permitindo o máximo de adaptabilidade a diferentes cenários de comunicação. O conceito do receptor SDR é apresentado na figura 2. LNA ADC DSP Figura 2 Conceito do Software Defined Radio Esta solução sofre no entanto de vários problemas que levam a que na prática não se consiga aproveitar todo o potencial da solução. ELEVADA GAMA DINÂMICA Na solução da figura 2 o amplificador de entrada e a ADC terão de ter uma elevada gama dinâmica, muito superior às soluções clássicas em que a sintonia é realizada pelo menos parcialmente no domínio analógico. O aumento da largura de banda do sinal a digitalizar faz com que a relação PAPR se degrade proporcionalmente. Este facto coloca um enorme desafio às ADCs que para além de necessitarem de uma maior frequência de amostragem para fazer face ao aumento da largura de banda do sinal a converter têm ainda de possuir um maior número de bits de conversão de modo a representar correctamente os sinais recebidos [2]. BLOCKING Quando se pretende realizar a desmodulação simultânea de vários sinais modulados segundo diferentes normas, a amplitude com estes chegam ao receptor pode variar de forma considerável. Assim, a presença de um sinal de forte amplitude em simultâneo com um outro, que por o emissor estar mais distanciado é captado com uma amplitude muito reduzida, leva a que quando o ganho do LNA é ajustado para este último, ocorra saturação do LNA ou do ADC. Ocorrerá assim um fenómeno conhecido por blocking e que inpede a correcta desmodulação do sinal de mais fraca amplitude [3]. Estes dois problemas têm sido estudados intensamente e mais recentemente apareceram algumas soluções inovadoras que fazem uso de um andar de entrada que separa o sinal em várias bandas [4]. Esta separação permite resolver os dois problemas anteriores de forma eficaz. Sendo possível utilizar ganhos diferentes para as diferentes bandas levando a que o efeito de blocking seja mitigado. O PAPR em cada uma das bandas é igualmente reduzido levando a que se possa utilizar ADCs com um número de bits reduzido. Além disso, a reduzida largura de banda leva a que as ADCs possam trabalhar a uma frequência de amostragem mais reduzida.

6 6 LNA ADC LNA RF Coclea DSP LNA ADC Figura 3 Nova proposta para o Software Defined Radio NOVAS CONFIGURAÇÕES DE RECEPÇÃO/TRANSMISSÃO As novas soluções apresentadas nesta proposta baseiam-se na utilização da cóclea, ou seja no ouvido humano, que permite de uma forma biológica criar um analisador de espectros de forma eficiente e maximizada para receber sinais com uma gama dinâmica elevada, figura 4. Figura 4 Cóclea humana. Ora o que se pretende com a proposta actual não é mais do que representar de uma forma digital e electrónica este tipo de sistema, figura 5.

7 7 Figura 5 Cóclea digital. Esta configuração conceptual apresentada na figura 5, pode de facto ser construída de uma forma eficiente e altamente optimizada como se pode ver na figura 6, na qual foi implementada com linhas de transmissão. Figura 6 Implementação da cóclea digital. Estes sinais desta cóclea serão posteriormente processados por tecnologia digital utilizando configurações avançadas de sistemas de recepção digitais, figura 7.

8 8 Figura 7 Configuração digital de recepção em que o BPF pode ser implementado por uma cóclea digital. Os sinais digitais serão posteriormente processados por FPGA s disponíveis actualmente, com capacidades equivalentes a milhões de portas lógicas, quer na forma de recursos programáveis, quer fixos, tais como tabelas de verdade, memórias, macrocélulas DSP, processadores de uso geral, controladores para protocolos de comunicação e blocos de entrada/saída configuráveis, possibilitam o projecto rápido e flexível de sistemas digitais complexos integrados num único dispositivo. Esta tecnologia de implementação veio revolucionar o projecto de sistemas digitais, permitindo a construção rápida e a custos razoáveis de sistemas integrados especializados para uma dada aplicação. Devido à sua reconfigurabilidade, elevada capacidade lógica e nível de desempenho, as FPGAs são cada vez mais a plataforma usada no desenvolvimento flexível de sistemas complexos no domínio das telecomunicações, uma vez que, tal como já foi referido, suportam a implementação nos seus recursos programáveis quer de lógica arbitrária, quer de núcleos predefinidos de propriedade intelectual (processadores, controladores, memórias, interfaces, etc.). Numa única FPGA de capacidade lógica adequada pode ser incluído um ou vários núcleos de processadores a executar o software de uma dada aplicação, os módulos de hardware específicos do sistema e toda a lógica e elementos de interligação dos diferentes blocos. Além disso, devido à capacidade de reconfiguração (parcial) dinâmica disponibilizada em algumas FPGAs, a qual consiste na possibilidade de efectuar, em pleno funcionamento, a reprogramação dos seus recursos de hardware e consequentemente da funcionalidade do sistema, as FPGAs podem em muitos casos ser usadas para integrar de forma flexível as unidades de processamento e os controladores de comunicação, permitindo a adaptação do sistema a diferentes cenários de operação e a realização de actualizações sempre que necessário. POTENCIAIS SERVIÇOS BASEADOS EM RÁDIO COGNITIVO A implementação do conceito RC motivará por um lado o surgimento de novos serviços e, por outro, o aparecimento de soluções mais eficientes para serviços já existentes.

9 9 Uma das aplicações mais promissoras deste tipo de tecnologia é o aumento da eficiência de ocupação do espectro usando rádios oportunistas, em que o rádio vai utilizar o espectro que não está a ser usado num dado momento. De modo a ser possível implementar esta solução ideal, o rádio deveria ver (analisar) todo o espectro (ou pelo menos uma banda suficientemente larga) e as respectivas comunicações activas num dado momento. Esta abordagem poderá, entre outras aplicações, ser usada para aumentar a fiabilidade em sistemas de comunicação sem fios de segurança crítica, dos quais as comunicações veiculares são um bom exemplo. Prevê-se que num futuro próximo todos os tipos de veículos motorizados, como carros, autocarros e camiões sejam capazes de operar em rede, partilhando informação entre eles, desde dados sobre o congestionamento de tráfego e estado da via, até sinais de alarme relativos a acidentes ou potenciais situações de perigo. Desta forma será possível efectuar decisões de navegação e segurança com base em mensagens que são enviadas pelos nós vizinhos da rede constituída quer pelos veículos, quer pela infra-estrutura fixa suportada pelo operador ou concessionário da via. Além disso, as comunicações veículoa-veículo e entre veículo e a infra-estrutura abrem novas oportunidades de aplicações em cenários impensáveis até há bem pouco tempo, incluindo a disseminação de informação baseada em localização, social networking e jogos interactivos e distribuídos. Para suportar estes serviços encontram-se neste momento em fase de desenvolvimento e de standardização diversas normas que definem uma pilha protocolar para comunicações veiculares DSRC (Digital Short Range Communications) na gama dos 5.9 GHz. Um dos cenários em que as comunicações veiculares poderão trazer maiores vantagens aos condutores mas onde existem mais problemas por resolver (ao nível do controlo de acesso ao meio) são os ambientes densos em que ocorrem rajadas de eventos resultantes de situações de perigo (e.g. acidentes) em vias altamente movimentadas (e.g. auto-estradas com um número considerável de faixas e níveis elevados de congestionamento). Devido ao mecanismo usado no controlo de acesso ao meio por parte do nós da rede (baseado em CSMA-CA) a eficiência da rede diminui drasticamente com o aumento do número de nós, devido a um número crescente de colisões entre mensagens, subindo a latência das comunicações para valores incompatíveis com os requisitos deste tipo de aplicações de segurança crítica. Se neste tipo de cenários, os nodos forem RC e capazes de usar bandas do espectro que se encontrem livres, o problema é minorado ou mesmo resolvido através do aumento da largura de banda total disponível. A utilização de bandas do espectro pode ser feita ad-hoc pelos nodos com capacidades de RC e através de mecanismos de análise espectral ou, alternativamente moderada por uma entidade (e.g. reguladora ou gestora da via) a qual atribuirá os recursos espectrais em função das necessidades, disponibilidades e optimizados do ponto de vista geográfico. De uma forma mais genérica, a combinação de mecanismos de análise espectral em tempo-real com a alocação dinâmica do espectro (ad-hoc ou regulada) tornará muito mais eficiente a sua utilização, eliminando a pré-locação estática do espectro existente actualmente.

10 10 Finalmente uma das áreas de intervenção deste tipo de sistema baseia-se na possibilidade de interligação de diversos rádios em situações de emergência, caso por exemplo de interligação do sistema TETRA da protecção civil com rádios de comunicações móveis, GSM, 3G etc. Desta forma mesmo sem redes de comunicação existentes, que em caso de catástrofe poderão falhar, será sempre possível manter a comunicação e possivelmente localizar os sistemas de forma imediata utilizando um comutador inteligente de rádio cognitivo. REFERÊNCIAS [1] J. Mitola, "The Software Radio Architecture", IEEE Communications Magazine, Vol.33, N.5, pp.26-38, May [2] P. Cruz, N. Carvalho, K. A. Remley, "Evaluation of Nonlinear Distortion in ADCs Using Multisines", International Microwave Symposium, IEEE, June [3] Hee Seung Han, Jae Hong Lee, "An Overview of Peak-to-Average Power Ratio Reduction Techniques for Multicarrier Transmission", IEEE Wireless Communications, Vol.12, N.2, pp.56-65, April [4] Christopher J. Galbraith, Robert D. White, Lei Cheng, Karl Grosh and Gabriel M. Rebeiz, "Cochlea-Based RF Channelizing Filters", IEEE Transactions on Circuits and Systems-I: Regular Papers, Vol.55, N.4, pp , May 2008 [5] Asemani, Davud and Oksman, Jacques and Duhamel, Pierre, "Subband Architecture for Hybrid Filter Bank A/D Converters", IEEE Journal on Selected Topics in Signal Processing, Vol.2, N.2, pp , April 2008 [6] Asemani, Davud and Oksman, Jacques and Poulton, Daniel, "Digital Estimation of Analog Imperfections Using Blind Equalization", 14th European Signal Processing Conference, Florence, Italy, 2006

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Protocolo TCP/IP É um padrão de comunicação entre diferentes computadores e diferentes sistemas operativos. Cada computador deve

Leia mais

Ao longo do presente capítulo será apresentada uma descrição introdutória da tecnologia FPGA e dos módulos básicos que a constitui.

Ao longo do presente capítulo será apresentada uma descrição introdutória da tecnologia FPGA e dos módulos básicos que a constitui. 3 Tecnologia FPGA Ao longo do presente capítulo será apresentada uma descrição introdutória da tecnologia FPGA e dos módulos básicos que a constitui. 3.1. FPGA: Histórico, linguagens e blocos Muitos dos

Leia mais

Os projectos de Sistemas Cooperativos Comunicação infra-estrutura veículo APCAP - CP3

Os projectos de Sistemas Cooperativos Comunicação infra-estrutura veículo APCAP - CP3 Os projectos de Sistemas Cooperativos Comunicação infra-estrutura veículo APCAP - CP3 APCAP Day, 22 de Outubro 2009 Índice Definição; Objectivos; Benefícios; Projectos em desenvolvimento (3); Definição:

Leia mais

FUNCIONAMENTO, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS DIVERSAS TECNOLOGIAS

FUNCIONAMENTO, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS DIVERSAS TECNOLOGIAS FUNCIONAMENTO, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS DIVERSAS TECNOLOGIAS FUNCIONAMENTO DOS RFID s O Um sistema de RFID é composto, basicamente, por uma antena, que funciona como receptor, faz a leitura do sinal

Leia mais

Redes de Computadores (RCOMP 2014/2015)

Redes de Computadores (RCOMP 2014/2015) Redes de Computadores (RCOMP 2014/2015) Transmissão de Dados Digitais Comunicação em rede 1 Transmissão de dados Objetivo: transportar informação mesmo que fosse usado um meio de transporte clássico seria

Leia mais

:: Telefonia pela Internet

:: Telefonia pela Internet :: Telefonia pela Internet http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_telefonia_pela_internet.php José Mauricio Santos Pinheiro em 13/03/2005 O uso da internet para comunicações de voz vem crescendo

Leia mais

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio Introdução à Internet Nos dias de hoje a Internet encontra-se massificada, e disponível nos quatro cantos do mundo devido às suas

Leia mais

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Introdução O que é Protocolo? - Para que os pacotes de dados trafeguem de uma origem até um destino, através de uma rede, é importante

Leia mais

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Desenvolvimento de Sistemas Cliente Servidor Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Ciclo de Vida Clássico Aonde estamos? Page 2 Análise O que fizemos

Leia mais

1 Introduc ao 1.1 Hist orico

1 Introduc ao 1.1 Hist orico 1 Introdução 1.1 Histórico Nos últimos 100 anos, o setor de telecomunicações vem passando por diversas transformações. Até os anos 80, cada novo serviço demandava a instalação de uma nova rede. Foi assim

Leia mais

Modelo Cascata ou Clássico

Modelo Cascata ou Clássico Modelo Cascata ou Clássico INTRODUÇÃO O modelo clássico ou cascata, que também é conhecido por abordagem top-down, foi proposto por Royce em 1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação

Leia mais

Oficina de Multimédia B. ESEQ 12º i 2009/2010

Oficina de Multimédia B. ESEQ 12º i 2009/2010 Oficina de Multimédia B ESEQ 12º i 2009/2010 Conceitos gerais Multimédia Hipertexto Hipermédia Texto Tipografia Vídeo Áudio Animação Interface Interacção Multimédia: É uma tecnologia digital de comunicação,

Leia mais

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Porque é importante comunicar? - Desde o «início dos tempos» que o progresso e o bem estar das sociedades depende da sua capacidade de comunicar e aceder

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE NUMERAÇÃO GEOGRÁFICA EM REDES PRIVATIVAS MULTI-SITE I ENQUADRAMENTO O ICP-ANACOM ao acompanhar a evolução tecnológica e tendo sido confrontado com um pedido

Leia mais

Comunicações a longas distâncias

Comunicações a longas distâncias Comunicações a longas distâncias Ondas sonoras Ondas electromagnéticas - para se propagarem exigem a presença de um meio material; - propagam-se em sólidos, líquidos e gases embora com diferente velocidade;

Leia mais

Protocolo de comunicação para redes móveis aplicado ao trânsito

Protocolo de comunicação para redes móveis aplicado ao trânsito Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas - ICEB Departamento de Computação - DECOM Protocolo de comunicação para redes móveis aplicado ao trânsito Aluno: Luiz

Leia mais

Adesão ao Serviço de Interruptibilidade Eléctrica

Adesão ao Serviço de Interruptibilidade Eléctrica DIRECÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LIGAÇÃO À REDE TELECOMUNICAÇÕES DE SEGURANÇA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Adesão ao Serviço de Interruptibilidade Eléctrica 2012-03-19 ÍNDICE 1. ÂMBITO... 3 2. ESTRUTURA DO

Leia mais

Estrutura Curricular do 2º Ciclo do Mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (MIEEC)

Estrutura Curricular do 2º Ciclo do Mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (MIEEC) Estrutura Curricular do 2º Ciclo do Mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (MIEEC) No segundo Ciclo do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (MIEEC), i.e, 7º a 10º

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Placas de Rede Modems Hubs e switches Router Prof. Hugo Rosa PLACAS DE REDE As placas de rede são periféricos de entrada e saída e são utilizadas para interligar um computador a uma

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONCEITOS BÁSICOS 1 Necessidade das base de dados Permite guardar dados dos mais variados tipos; Permite

Leia mais

5. Métodos ágeis de desenvolvimento de software

5. Métodos ágeis de desenvolvimento de software Engenharia de Software 5. Métodos ágeis de desenvolvimento de software Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Desenvolver e entregar software o mais rapidamente possível é hoje em dia um dos

Leia mais

Visão geral das redes sem fio

Visão geral das redes sem fio Visão geral das redes sem fio 1 - Introdução O termo redes de dados sem fio pode ser utilizado para referenciar desde dispositivos de curto alcance como o Bluetooth à sistemas de altas taxas de transmissão

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

2- Conceitos Básicos de Telecomunicações

2- Conceitos Básicos de Telecomunicações Introdução às Telecomunicações 2- Conceitos Básicos de Telecomunicações Elementos de um Sistemas de Telecomunicações Capítulo 2 - Conceitos Básicos de Telecomunicações 2 1 A Fonte Equipamento que origina

Leia mais

Gestão dos Níveis de Serviço

Gestão dos Níveis de Serviço A Gestão dos Níveis de Serviço (SLM) Os sistemas e tecnologias de informação e comunicação têm nas empresas um papel cada vez mais importante evoluindo, hoje em dia, para níveis mais elevados de funcionamento

Leia mais

Módulo 8 Ethernet Switching

Módulo 8 Ethernet Switching CCNA 1 Conceitos Básicos de Redes Módulo 8 Ethernet Switching Comutação Ethernet 2 Segmentação de Redes Numa Ethernet o meio de transmissão é compartilhado Só um nó pode transmitir de cada vez. O aumento

Leia mais

Assunto: Redes Com Menos Gastos

Assunto: Redes Com Menos Gastos Assunto: Redes Com Menos Gastos Christian Luiz Galafassi 09132064 Resumo: Novos modos de Redes estão sendo implantadas e em testes. No artigo vou falar sobre duas delas que são Power of Ethernet (PoE),

Leia mais

José Novais (1997), Método sequencial para automatização electro-pneumática, 3ª Edição, Fundação

José Novais (1997), Método sequencial para automatização electro-pneumática, 3ª Edição, Fundação AUTOMAÇÃO (M323/3073) CAPÍTULO I Introdução à Automação 2013/2014 Bibliografia José Novais (1997), Método sequencial para automatização electro-pneumática, 3ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian Curtis

Leia mais

Arquitetura de Computadores II

Arquitetura de Computadores II Universidade Federal do Rio de Janeiro Informática DCC/IM Arquitetura de Computadores II Sistemas de Troca de Mensagens O Sistema de Comunicação provê tipicamente os seguintes serviços para as aplicações:

Leia mais

Relatório Preliminar de. Projecto de Telecomunicações em Contexto Empresarial II. VoIP Desenvolvimento de Aplicações em Plataformas Open Source

Relatório Preliminar de. Projecto de Telecomunicações em Contexto Empresarial II. VoIP Desenvolvimento de Aplicações em Plataformas Open Source Relatório Preliminar de Projecto de Telecomunicações em Contexto Empresarial II VoIP Desenvolvimento de Aplicações em Plataformas Open Source Cândido Silva Av. dos Descobrimentos, 333 4400-103 Santa Marinha

Leia mais

Itinerários de Ônibus Relatório Final

Itinerários de Ônibus Relatório Final CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Itinerários de Ônibus Relatório Final Grupo 5 Caio Roque Daniel Nunes Elise Roese José Caneiro Marcos Grignani São Paulo Junho de 2007 1 ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Desenvolvimento...

Leia mais

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network EXCELLUM Excellum Network DALI Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável O EXCELLUM COMBINA POUPANÇA COM CONFORTO NA ILUMINAÇÃO O Excellum é um sistema de controlo de iluminação

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Sistemas Distribuídos Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Processos- Clientes, Servidores, Migração Capítulo 3 Agenda Clientes Interfaces de usuário em rede Sistema X Window Software do lado cliente para

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Conceito de Computador Um computador digital é

Leia mais

Introdução a computação móvel. Middlewares para Rede de Sensores sem Fio. Uma avaliação na ótica de Adaptação ao Contexto

Introdução a computação móvel. Middlewares para Rede de Sensores sem Fio. Uma avaliação na ótica de Adaptação ao Contexto Introdução a computação móvel Monografia: Middlewares para Rede de Sensores sem Fio Uma avaliação na ótica de Adaptação ao Contexto Adriano Branco Agenda Objetivo do trabalho O que é uma WSN Middlewares

Leia mais

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP)

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP) Hardware (Nível 0) Organização O AS/400 isola os usuários das características do hardware através de uma arquitetura de camadas. Vários modelos da família AS/400 de computadores de médio porte estão disponíveis,

Leia mais

Apresentação de Solução

Apresentação de Solução Apresentação de Solução Solução: Gestão de Altas Hospitalares Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros,

Leia mais

EBS ETAP Central Battery Systems

EBS ETAP Central Battery Systems EBS ETAP Central Battery Systems A gama de EBS da ETAP faculta sistemas de bateria centrais para instalações de iluminação de emergência e os seus diversos produtos podem ser utilizados em grandes e pequenos

Leia mais

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet:

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet: Comunicação em uma rede Ethernet A comunicação em uma rede local comutada ocorre de três formas: unicast, broadcast e multicast: -Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado

Leia mais

WWAN DE BANDA LARGA: VANTAGENS PARA O PROFISSIONAL MÓVEL

WWAN DE BANDA LARGA: VANTAGENS PARA O PROFISSIONAL MÓVEL ARTIGO WWAN DE BANDA LARGA WWAN DE BANDA LARGA: VANTAGENS PARA O PROFISSIONAL MÓVEL Cada vez mais, a conectividade imediata de alta-velocidade é essencial para o sucesso dos negócios bem como para a eficiência

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Redes I Fundamentos - 1º Período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 2: Transmissão de Dados 1.

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

Processadores de telecomunicações

Processadores de telecomunicações 1 Processadores de telecomunicações ƒ Modems (modulação/desmodulação) ƒ Converte sinais entre os formatos analógico e digital. ƒ Multiplexadores ƒ Permitem que um canal de comunicação transporte simultaneamente

Leia mais

Eduardo Bezerra. Editora Campus/Elsevier

Eduardo Bezerra. Editora Campus/Elsevier Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML 2ª edição Eduardo Bezerra Editora Campus/Elsevier Capítulo 11 Arquitetura do sistema Nada que é visto, é visto de uma vez e por completo. --EUCLIDES

Leia mais

1 Problemas de transmissão

1 Problemas de transmissão 1 Problemas de transmissão O sinal recebido pelo receptor pode diferir do sinal transmitido. No caso analógico há degradação da qualidade do sinal. No caso digital ocorrem erros de bit. Essas diferenças

Leia mais

Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt

Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt Agenda A UTAD Virtualização Uma definição Introdução e abrangência

Leia mais

Computação Paralela. Desenvolvimento de Aplicações Paralelas João Luís Ferreira Sobral Departamento do Informática Universidade do Minho.

Computação Paralela. Desenvolvimento de Aplicações Paralelas João Luís Ferreira Sobral Departamento do Informática Universidade do Minho. Computação Paralela Desenvolvimento de Aplicações Paralelas João Luís Ferreira Sobral Departamento do Informática Universidade do Minho Outubro 2005 Desenvolvimento de Aplicações Paralelas Uma Metodologia

Leia mais

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS 1 III.2. CABLE MODEMS III.2.1. DEFINIÇÃO Cable modems são dispositivos que permitem o acesso em alta velocidade à Internet, através de um cabo de distribuição de sinais de TV, num sistema de TV a cabo.

Leia mais

Suporte Técnico de Software HP

Suporte Técnico de Software HP Suporte Técnico de Software HP Serviços Tecnológicos HP - Serviços Contratuais Dados técnicos O Suporte Técnico de Software HP fornece serviços completos de suporte de software remoto para produtos de

Leia mais

Relatório Preliminar de. Projecto em Contexto Empresarial I. VoIP Desenvolvimento de Aplicações em Plataformas Open Source

Relatório Preliminar de. Projecto em Contexto Empresarial I. VoIP Desenvolvimento de Aplicações em Plataformas Open Source Relatório Preliminar de Projecto em Contexto Empresarial I VoIP Desenvolvimento de Aplicações em Plataformas Open Source Cândido Silva Av. dos Descobrimentos, 333 4400-103 Santa Marinha - Vila Nova de

Leia mais

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira Visão Geral A implantação de um sistema integrado de gestão envolve uma grande quantidade de tarefas que são realizadas em períodos que variam de alguns meses a alguns anos, e dependem de diversos fatores,

Leia mais

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto Introdução Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 1. Introdução i. Conceitos e Definições ii. Tipos de Rede a. Peer To Peer b. Client/Server iii. Topologias

Leia mais

Capítulo 2 Sistemas Rádio Móveis

Capítulo 2 Sistemas Rádio Móveis Capítulo 2 Sistemas Rádio Móveis 2.1. Histórico e Evolução dos Sistemas Sem Fio A comunicação rádio móvel teve início no final do século XIX [2], quando o cientista alemão H. G. Hertz demonstrou que as

Leia mais

EXPLICITAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DO SISTEMA

EXPLICITAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DO SISTEMA EXPLICITAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DO SISTEMA NOTA INTRODUTÓRIA... 2 SISTEMA - INTRODUÇÃO... 3 I LEITURA DO CAUDAL... 3 II AUTÓMATO... 4 III TECNOLOGIA GSM... 5 IV BASE DE DADOS... 6 V SINÓPTICO... 7 Especificação

Leia mais

5 SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA WDM DE DOIS CANAIS COM O SOFTWARE VPI

5 SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA WDM DE DOIS CANAIS COM O SOFTWARE VPI 68 5 SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA WDM DE DOIS CANAIS COM O SOFTWARE VPI O software VPI foi originalmente introduzido em 1998 e era conhecido como PDA (Photonic Design Automation). O VPI atualmente agrega os

Leia mais

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO Intranets FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO As intranets são redes internas às organizações que usam as tecnologias utilizadas na rede mundial

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA DESTAQUES A infraestrutura do RSA Security Analytics Arquitetura modular para coleta distribuída Baseada em metadados para indexação, armazenamento

Leia mais

Mobile Business. Your sales on the move.

Mobile Business. Your sales on the move. Pág/02 O PRIMAVERA é um produto destinado a empresas que utilizem processos de auto-venda e/ou pré-venda com Equipas de Vendas que necessitem de um conjunto de informação e funcionalidades avançadas, disponíveis

Leia mais

GUIA DELL PARA A MOBILIDADE

GUIA DELL PARA A MOBILIDADE GUIA DELL PARA A MOBILIDADE COMO OS COMPUTADORES PORTÁTEIS DEVERIAM SER Quer um computador portátil sem compromissos. Quer reduzir o tempo de interrupção com sistemas que resistem até às mais duras condições

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE ELECTRÓNICA. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Electrónica Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE ELECTRÓNICA. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Electrónica Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6 PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE ELECTRÓNICA PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Electrónica Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6 ÁREA DE ACTIVIDADE - ELECTRÓNICA E AUTOMAÇÃO OBJECTIVO GLOBAL -

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE ELECTRÓNICA. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Electrónica Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/10

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE ELECTRÓNICA. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Electrónica Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/10 PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE ELECTRÓNICA PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Electrónica Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/10 ÁREA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO GLOBAL SAÍDA(S) PROFISSIONAL(IS) -

Leia mais

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA Muitas organizações terceirizam o transporte das chamadas em seus call-centers, dependendo inteiramente

Leia mais

Tecnologias de Banda Larga

Tecnologias de Banda Larga Banda Larga Banda larga é uma comunicação de dados em alta velocidade. Possui diversas tecnologia associadas a ela. Entre essas tecnologias as mais conhecidas são a ADSL, ISDN, e o Cable Modem. Essas tecnologias

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Programação de Sistemas

Programação de Sistemas Programação de Sistemas Introdução à gestão de memória Programação de Sistemas Gestão de memória : 1/16 Introdução (1) A memória central de um computador é escassa. [1981] IBM PC lançado com 64KB na motherboard,

Leia mais

Topologias e abrangência das redes de computadores. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com

Topologias e abrangência das redes de computadores. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Topologias e abrangência das redes de computadores Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Tornar os alunos capazes de reconhecer os tipos de topologias de redes de computadores assim como

Leia mais

Redes de Telecomunicações. Redes de acesso 2006-2007

Redes de Telecomunicações. Redes de acesso 2006-2007 Redes de Telecomunicações Redes de acesso 2006-2007 Arquitectura da rede: Estrutura geral Central Local de Comutação concentra toda a comutação numa central de comutação telefónica ligando cada assinante

Leia mais

STC 5. Redes de Informação e Comunicação. Data: 18 de Agosto de 2010 Morada: Rua de São Marcos, 7 C Tel: 266519410 Fax: 266519410 Tlm: 927051540

STC 5. Redes de Informação e Comunicação. Data: 18 de Agosto de 2010 Morada: Rua de São Marcos, 7 C Tel: 266519410 Fax: 266519410 Tlm: 927051540 STC 5 Redes de Informação e Comunicação Data: 18 de Agosto de 2010 Morada: Rua de São Marcos, 7 C Tel: 266519410 Fax: 266519410 Tlm: 927051540 STC 5 Redes de Informação e comunicação STC 5 Redes de informação

Leia mais

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay Márcio Leandro Moraes Rodrigues Frame Relay Introdução O frame relay é uma tecnologia de chaveamento baseada em pacotes que foi desenvolvida visando exclusivamente a velocidade. Embora não confiável, principalmente

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas Apresentação da Solução Solução: Gestão de Camas Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros, 82-A, 1500-060

Leia mais

Espectro da Voz e Conversão A/D

Espectro da Voz e Conversão A/D INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES GUIA DO 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES I Espectro da Voz e Conversão A/D Ano Lectivo de

Leia mais

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº7

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº7 Redes de Computadores Curso de Eng. Informática Curso de Eng. de Electrónica e Computadores Trabalho de Laboratório Nº7 Análise do tráfego na rede Protocolos TCP e UDP Objectivo Usar o Ethereal para visualizar

Leia mais

O protocolo MODBUS define também o tipo diálogo entre os equipamentos, define por exemplo quem pode enviar dados e em que altura.

O protocolo MODBUS define também o tipo diálogo entre os equipamentos, define por exemplo quem pode enviar dados e em que altura. Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Informática Industrial 2010/2011 5 PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO MODBUS 5.1 Protocolo de comunicação MODBUS Este protocolo foi proposto em 1979 pela

Leia mais

PHC Serviços CS. A gestão de processos de prestação de serviços

PHC Serviços CS. A gestão de processos de prestação de serviços PHC Serviços CS A gestão de processos de prestação de serviços A solução que permite controlar diferentes áreas de uma empresa: reclamações e respectivo tratamento; controlo de processos e respectivos

Leia mais

Como medir a velocidade da Internet?

Como medir a velocidade da Internet? Link Original: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/como-medir-velocidade-da-suainternet.html Como medir a velocidade da Internet? Pedro Pisa Para o TechTudo O Velocímetro TechTudo é uma

Leia mais

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes Noções de Redes: Estrutura básica; Tipos de transmissão; Meios de transmissão; Topologia de redes;

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TELECOMUNICAÇÕES As telecomunicações referem -se à transmissão eletrônica de sinais para as comunicações, incluindo meios como telefone, rádio e televisão. As telecomunicações

Leia mais

Introdução aos Computadores

Introdução aos Computadores Os Computadores revolucionaram as formas de processamento de Informação pela sua capacidade de tratar grandes quantidades de dados em curto espaço de tempo. Nos anos 60-80 os computadores eram máquinas

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operativos

Introdução aos Sistemas Operativos Introdução aos Sistemas Operativos Computadores e Redes de Comunicação Mestrado em Gestão de Informação, FEUP 06/07 Sérgio Sobral Nunes mail: sergio.nunes@fe.up.pt web: www.fe.up.pt/~ssn Sumário Definição

Leia mais

Interrupções. As interrupções são casos especiais de chamadas de procedimentos.

Interrupções. As interrupções são casos especiais de chamadas de procedimentos. Interrupções Uma interrupção é equivalente a uma chamada de procedimento. A chamada é equivalente a um CALL gerado pela execução de uma instrução. As interrupções são casos especiais de chamadas de procedimentos.

Leia mais

Negócios à Sua dimensão

Negócios à Sua dimensão Negócios à Sua dimensão O seu Software de Gestão acompanha-o? O ArtSOFT pode ser a solução de gestão da sua empresa. O ArtSOFT Profissional permite o controlo total sobre a gestão da sua empresa, assegura

Leia mais

Porta Série. Trabalhos Práticos AM 2007/2008. Porta Série. Objectivos

Porta Série. Trabalhos Práticos AM 2007/2008. Porta Série. Objectivos 3 Objectivos - Configurar os parâmetros associados à comunicação série assíncrona. - Saber implementar um mecanismo de menus para efectuar a entrada e saída de dados, utilizando como interface um terminal

Leia mais

Air 4420 300 Mbps 2.4/5GHz Servidor Media/Router para transmissão de conteúdos multimédia sem fios

Air 4420 300 Mbps 2.4/5GHz Servidor Media/Router para transmissão de conteúdos multimédia sem fios Air 4420 300 Mbps 2.4/5GHz Servidor Media/Router para transmissão de conteúdos multimédia sem fios O Media Server Air 4420 permite visualizar conteúdos multimédia digitais, música, vídeo e fotos, no televisor,

Leia mais

Referenciais da Qualidade

Referenciais da Qualidade 2008 Universidade da Madeira Grupo de Trabalho nº 4 Controlo da Qualidade Referenciais da Qualidade Raquel Sousa Vânia Joaquim Daniel Teixeira António Pedro Nunes 1 Índice 2 Introdução... 3 3 Referenciais

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Cabeamento Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br Os cabos são usados como meio de comunicação há mais de 150 anos. A primeira implantação em larga escala de comunicações via

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais