REMat. REVISTA ELETRÔNICA DE MATEMÁTICA www2.jatai.ufg.br/ojs/index.php/matematica contato: ISSN n o

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REMat. REVISTA ELETRÔNICA DE MATEMÁTICA www2.jatai.ufg.br/ojs/index.php/matematica contato: remat.ufg@gmail.com. ISSN 2177-5095 n o 2-2010"

Transcrição

1 ISSN n o - 00 O número pi Sandro Marcos Guzzo Professor da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. smguzzo@hotmail.com Resumo O número sempre ocupou papel central na história da matemática, deste os primórdios da geometria, onde imaginava-se que este número fosse um número racional, até a atualidade onde computadores calculam exaustivamente suas casas decimais. Neste texto, apresentamos algumas expressões que podem ser usadas para calcular tantas casas decimais deste número, quantas forem desejadas (ou conseguidas. Em particular, exploramos as fórmulas envolvendo séries de potências da função arco tangente. Palavras chaves: Número. Fórmulas para. Séries de potências para. The number pi Abstract The number has always occupied a central role in the history of mathematics, since the beginnings of geometry, where was thought to be a rational number, until today where computers hardly calculate its decimal places. In this paper, we present some expressions which can be used to calculate as many decimal places for this number, as desired (or achieved. In particular, we explore the formulas derived from power series of the arc tangent function. Keywords: Number. Formulas for. Power series for. O número O número pi, cou conhecido da humanidade ainda antes de Cristo. É difícil dizer com precisão quando foi concebido, mas desde muito cedo, o homem percebeu que dividindo o comprimento de uma circunferência qualquer pelo seu diâmetro, resultava sempre um mesmo valor. A primeira menção deste fato é feita por volta do ano 000 a.c. Isto é o que revela o papiro Rhind, um documento egípcio descoberto em 8. O símbolo atual que designa o número pi é a letra grega, que foi utilizada pela primeira vez em 707 por Willian Jones, mas só foi amplamente aceita quando usada por Euler em 737. Fato este que não nos impedirá de usar a notação atual, mesmo para citações mais antigas. Guzzo, S.M. - - O número "pi"

2 ISSN n o - 00 Um dos grandes problemas da antiguidade era a chamada quadratura do círculo. Este problema consiste em construir (apenas com régua e compasso um quadrado de área igual à área de um círculo dado. As inscrições contidas no papiro Rhind indicam a regra um-nono: Se d é o diâmetro de um círculo, então subtraindo-se de d, um-nono de d, obtemos o lado do quadrado desejado. Isto signica que ( d ( = 8d 9, o que nos leva a = ( 6 9 3, 60. O primeiro matemático a investigar o número foi Arquimedes (87- a.c.. Arquimedes construiu polígonos regulares inscritos e circunscritos em uma circunferência e calculou o perímetro destes polígonos, obtendo limites superior e inferior para. Em verdade o método de Arquimedes parte de um polígono regular de 6 lados e com argumentos algébricos dobra-se o número de lados a cada iteração. Usando polígonos regulares de 96 = 6 4 lados, Arquimedes calculou que < < , é uma das mais famosas aproximações para. Entretanto, ou seja, 3 < <. A fração um artifício do cálculo diferencial e integral nos mostra que 7 0 < ˆ 0 x 4 ( x 4 + x dx = 7. Mais precisamente, Em 76 o alemão Johann Lambert, usando frações continuadas, provou que é um número irracional. Legendre, sem conhecer o trabalho de Lambert, chegou à mesma conclusão em 794. Isto signica que este número, assim como todos os números irracionais, não pode ser representado por uma fração de números inteiros. Em outras palavras, o número tem innitas casas decimais que não apresentam comportamento periódico. Uma prova de que é irracional pode ser encontrada em (FIGUEIREDO-00. Devido a este fato, vários matemáticos caram ocupados durante algum tempo para calcular o valor de com mais precisão do que se conhecia, isto é, com mais casas decimais. A cada nova tentativa os cálculos se tornavam mais elaborados e extensos. Depois da construção do primeiro computador, o ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer, o trabalho de calcular coloca computadores para trabalhar durante horas ou até dias para calcular mais casas decimais de. O próprio ENIAC foi usado por Reitwiersner, em 949 para calcular 037 casas decimais corretas para, trabalhando durante 70 horas. Em abril de 009, Daisuke Takahashi e sua equipe do Centro de Ciências Computacionais da Universidade de Tsukuba, calcularam,7 trilhões de casas decimais, usando o supercomputador TK-Tsukuba System, com 640 processadores em paralelo, que trabalhou por 73 horas e 36 minutos (incluindo a vericação, à velocidade de 9Top/s (9 trilhões de operações por segundo. Guzzo, S.M. - - O número "pi"

3 ISSN n o - 00 O nosso objetivo aqui, é apresentar uma maneira de se calcular o número com a precisão que se desejar (ou conseguir. Para iniciarmos, faremos uma rápida apresentação de séries geométricas e séries alternadas. É recomendado ao leitor alguma habilidade sobre sequências e séries. Denição. Dada uma sequência geométrica innita {ar n } n 0, a soma dos termos desta sequência é chamada de série geométrica. É uma expressão da forma ar n = a + a r + a r + a r a r n +. Quando esta soma innita resultar em um valor nito S, então a série é dita convergente para S, e caso contrário, a série é dita divergente. Teorema. Uma série geométrica, ar n, é convergente, se e somente se, r <. No caso de convergir, o valor desta soma é precisamente o número S = Denição 3. Se {a n } n 0 é uma sequência innita de termos positivos, então uma série alternada é uma soma da forma, a r. ( n a n = a 0 a + a a ( n a n + Teorema 4. Uma série alternada ( n a n é convergente se os termos a n formam uma sequência positiva, decrescente, e que tende a zero. O leitor interessado nas demonstrações dos dois últimos teoremas, ou em alguns exemplos de séries alternadas e geométricas, pode consultar (LEITHOLD-994. Neste ponto temos condições de construir a série de que precisamos. Consideremos que x seja uma variável real que assume valores no intervalo (,. Então x [0,. Podemos assim, construir uma série geométrica com primeiro termo igual a e razão r = x, que pelo que vimos, é convergente para o número S = =, já que r = x <. Temos r +x então que, + x = ( n (x n = x + x 4 x ( n x n +, ( para qualquer x (,. Observe que esta é uma série geométrica, mas também é uma série alternada. Podemos ainda dizer que é uma série de potências de x, uma vez que seus termos são potências da variável x. Guzzo, S.M O número "pi"

4 ISSN n o - 00 Lembremos agora que a fração +x, vista como função de x, é a derivada da função arco tangente, y = arctan(x = tg (x. Em outras palavras, d d (arctan x = dx dx (tg x = + x. Integrando esta igualdade e usando a identidade, ˆ arctan x = + x dx = ˆ ( ( n x n dx. Recorremos agora ao teorema que garante a integração de uma série de potências. A demonstração deste resultado também pode ser encontrada em (LEITHOLD-994. Teorema. Se uma função f(x possui representação em série de potência de x, isto é, f(x = a n x n, e esta série for convergente para x ( c, c R, então ˆ ˆ ( f(xdx = a n x n dx = (ˆ a n x n dx, para todox ( c, c. A convergência da nova série obtida pela integração dos termos, pode ser alterada para x = ±c. Este teorema nos permite então determinar, por integração, a série da função arco tangente. Temos assim, ˆ arctan x = = donde obtemos a igualdade, + x dx = ( n x n+ n + ˆ ( ( n x n dx = (ˆ ( n x n dx = x x3 3 + x x ( n x n+ + n + arctan(x = x x3 3 + x x7 7 + x9 9 x + + ( n x n+ +. ( n + Guzzo, S.M O número "pi"

5 ISSN n o - 00 Esta igualdade é válida para todo x no intervalo (,. Lembremos que a convergência da série, obtida por integração, pode ser alterada nos extremos do intervalo (,. Precisamos de investigação particular para x = ±. Se x =, a série torna-se, = ( n n + que é uma série alternada que satisfaz as condições do teorema 4 e portanto é convergente. Da mesma forma para x =. Segue que a igualdade é válida para todo x [, ]. Além disso, como arctan( =, então temos a fórmula, 4 ou ainda, 4 = arctan( = = ( n n +, = = ( n 4 n +. (3 Esta expressão, obtida por volta de 670, é conhecida como fórmula de Gregory-Leibniz. Calcular, signica agora calcular a soma do último membro, se isto fosse possível. Quanto mais parcelas da soma innita conseguirmos adicionar, mais precisa será a estimativa para. O problema desta fórmula é que a convergência se dá de forma muito lenta. Não queremos discutir aqui os chamados níveis de convergência e então convergência rápida, para nós, signica obter mais casas decimais corretas com menos termos da série adicionados. Vamos utilizar a fórmula 3, e calcular uma aproximação para, com as 30 primeiras parcelas da soma. Guzzo, S.M. - - O número "pi"

6 ISSN n o - 00 Tabela : Aproximação de pela série de Gregory-Leibniz. n ( n 4 n + 0 4, , , , , , ,7486, , , , , , , , , ,394 3, ,063 3, , ,337-0, , , , ,4848 3, , ,0886-0,9033 3, , 3, ,487 3, ,0808 3, ,064 3, , , , , , , , , , ,8766-0, , , , , , , , , ,08684 Note pela Tabela, que a primeira casa decimal de, somente estabiliza-se quando já foram somados termos. Serão necessários 300 termos da série para que a segunda casa decimal seja igual a 4, e 000 termos para obtermos a terceira casa decimal. Apesar disto, esta fórmula está longe de ser considerada inútil. Guzzo, S.M O número "pi"

7 ISSN n o - 00 De fato, algum tempo mais tarde, John Machin descobriu que a fórmula poderia ser usada com valores de x menores do que, obtendo assim, convergências mais rápidas. Isto porque a igualdade é válida para todo x [, ], e valores de x mais próximos do centro deste intervalo, tornam a convergência mais rápida. O problema é que não podemos simplesmente substituir x =, ou x = em pois não 0 conhecemos arctan( ou arctan(. É necessário um argumento mais engenhoso. Machin 0 usou a fórmula da soma de arcos para a tangente e obteve a identidade e com x = 4 arctan(, escreveu tg(u + v = tg ( x 4 tg ( 4 arctan( 4 tg(u + tg(v tg(u tg(v, = tg(x + tg(x, = tg ( 4 arctan( + tg ( 4 arctan(. Usando a fórmula da duplicação de arcos para a tangente, Machin calculou e depois o que o levou a tg ( arctan( = tg ( arctan( tg ( arctan( = =, tg ( 4 arctan( = tg ( arctan( tg ( arctan( = 0 ( = 9, tg ( 4 arctan( 0 = = Aplicando arco tangente em ambos os membros, e reorganizando os termos, temos a fórmula 4 = 4 arctan( arctan(, 39 que em 706 foi usada por Machin para calcular 00 casas decimais para. A ideia de Machin, de reescrever arctan( em somas de arco tangentes com argumentos menores, motivou outros matemáticos. A igualdade arctan( = arctan( + arctan(, (4 z m n com z, m e n inteiros, se mostrou útil nesta abordagem. Note que se [, ], então esta z igualdade fará com que e também estejam no intervalo [, ], porém serão números m n Guzzo, S.M O número "pi"

8 ISSN n o - 00 menores que. Vamos primeiramente estabelecer qual a relação entre z, m e n para que a z identidade 4 tenha sentido. Aplicando tangente em ambos os membros de 4, temos z = tg(arctan( z = tg ( arctan( m + arctan( n. Usando no segundo membro a fórmula da soma de arcos para a tangente temos z = tg ( arctan( m + arctan( n = tg(arctan( + tg(arctan( m n tg(arctan( tg(arctan( = m m m + m n n = n + m mn, e portanto, z = n + m mn. Desta igualdade, organizando os termos e somando z em ambos os membros, vem ou ainda mn nz mz + z = + z, (m z(n z = + z. ( A igualdade estabelece então uma relação entre z, m e n, para que a identidade 4 faça sentido. Como estamos interessados em desmembrar arctan( então faremos z = em 4 e, obtendo (m (n = + =. Basta então considerar (m e (n como sendo dois fatores inteiros do número. Escolhemos os fatores e, obtendo (m = m =, (n = n = 3, e substituindo z =, m = e n = 3 em 4, temos a fórmula 4 = arctan( = arctan( + arctan(, (6 3 que foi obtida por Euler em 738. Observe que podemos novamente repetir esta ideia para modicar as arco tangentes das frações ou por outra soma de arco tangentes com argumentos menores ainda, para fazer 3 Guzzo, S.M O número "pi"

9 ISSN n o - 00 convergências mais rápidas. Este foi um método muito utilizado por matemáticos e várias fórmulas foram obtidas, conhecidas como fórmulas do tipo Machin. Algumas delas são: 4 = arctan( + arctan( + arctan( (Strassnitzky 8 4 = arctan( + arctan( (Huton = 4 arctan( arctan( + arctan( (Euler, = 8 arctan( arctan( 4 arctan( (Klingenstierna 0 39 = arctan( arctan( arctan( (Gauss = 3 arctan( + arctan( + arctan( (Loney, = arctan( + 7 arctan( + 0 arctan( (Sebah 4 4 = 44 arctan( + 7 arctan( arctan( + 4 arctan( (Stormer, = arctan( + 3 arctan( arctan( + arctan( (Takano, A fórmula de Strassnitzky, é obtida a partir da fórmula de Euler, desmembrando o termo arctan(. Vamos ver os detalhes. Considerando =, e portanto z = 3, em 4 e, obtemos 3 z 3 (m 3(n 3 = + 3 = 0. Escolhemos agora dois fatores de 0. Tomemos os fatores e. Então e portanto (m 3 = m =, (n 3 = n = 8, 4 = arctan( + arctan( 3 = arctan( + arctan( + arctan( 8. A fórmula de Huton é obtida, também a partir da fórmula de Euler, desmembrando o termo arctan(. Considerando =, isto é, z =, e substituindo em 4 e, temos z (m (n = + =. Escolhemos agora os fatores, e, de. Então (m = m = 3, (n = n = 7, Guzzo, S.M O número "pi"

10 ISSN n o - 00 gerando 4 = arctan( + arctan( 3 = arctan( 3 + arctan( 7 + arctan( 3 = arctan( 3 + arctan( 7. Levando em conta ainda que podemos considerar que os fatores, (m z e (n z, do número z + sejam inteiros negativos, e usando o fato de que arco tangente é uma função ímpar, isto é, arctan( = arctan(, conseguimos o cancelamento de termos em algumas n n substituições. Mais ainda, z, m e n não precisam ser números inteiros. Podemos vericar que arctan( = arctan( + arctan(, 3 7 e que arctan( = arctan( + arctan( 3, 7 79 e substituindo estas duas igualdades na fórmula de Huton, obtém-se 4 = arctan( + arctan( 3. ( Desta vez, deixamos os detalhes para o leitor. Vamos comparar os resultados obtidos na Tabela, calculando agora uma aproximação de pela série de Euler 6. Fazendo x = e x = em, temos 3 Então, arctan( = ( n n+ (n +, e arctan( = ( n 3 3 n+ (n +. = 4 arctan( + 4 arctan( 3 = ( n 4 n+ (n + + ( n 4 3 n+ (n +. Abaixo segue uma tabela, de convergência para, usando os primeiros termos desta série. Guzzo, S.M O número "pi"

11 ISSN n o - 00 Tabela : Aproximação de pela série de Euler. n S = ( n 4 S n+ (n+ = ( n 4 S 3 n+ (n+ + S 0, &, , , , & -0, , , , & 0, ,0898 3, , & -0, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,49636 Observe que esta série converge muito mais rápido do que a série 3. Com apenas termos adicionados, temos 9 casas decimais corretas de. Note ainda que na terceira coluna, os valores vão para zero mais rápido do que na segunda coluna. Como dissemos antes, isto ocorre pois a terceira coluna representa os valores da série arco tangente de, e está mais 3 3 próximo de 0 do que. Apenas como ilustração, apresentaremos agora outras expressões desenvolvidas para o cálculo de, que não são necessariamente baseadas em arco tangente. Algumas delas não são séries de termos racionais. Mais ainda, algumas destas expressões, não são séries. Em 93, o francês François Viète, desenvolveu a igualdade = Esta é considerada a primeira fórmula innita para. Alguns anos mais tarde, Euler provou que a fórmula de Viète é um caso particular da identidade sen(x x = cos x cos x 4 cos x 8 cos x 6 cos x 3 cos x n, com x =. A identidade obtida por Euler é conseguida substituindo-se recursivamente senx = sen( x cos( x. Viète ainda usou o método de Arquimedes e calculou com 0 casas decimais usando um polígono de 3936 = 6 6 lados. Guzzo, S.M. - - O número "pi"

12 ISSN n o - 00 Em 6 John Wallis provou que = n= 4n 4n = n= (n(n (n (n + = Foi a primeira vez que foi escrito explicitamente em termos de números racionais. Euler generalizou esta fórmula também, mostrando que sen(x = ( x. x n Com x = recupera-se o produto de Wallis. Em 676 Newton usou a série de potências da função arco seno n= arcsin x = x + 6 x x + + que converge para x (, e com x = obteve (n! 3 = 4n (n! n +. (n! n (n! x n+ n Uma série de boa convergência, cuja soma dos 0 primeiros termos, fornece 30 dígitos exatos de. Em 7, Euler descobriu outra expansão para a função arco tangente, n (n! x n+ arctan x = (8 (n +! ( + x n+ válida para todo x real. Usando x =, obtemos a fórmula n+ (n! = (n +!, que fornece 30 dígitos de com os 00 primeiros termos. Euler usou a sua série 8, para as arco tangentes da igualdade 7, e calculou em uma hora, 0 casas decimais para. Algumas outras identidades para o número são devidas a Euler, como por exemplo = n= ( n k= k k = = n = (em 73 n= 6 = p P p p = Guzzo, S.M. - - O número "pi"

13 ISSN n o - 00 onde P = {, 3,, 7,, 3, 7, 9, 3, 9, 3,... } é o conjunto dos números primos, que é um conjunto innito. O indiano Srinivasa Ramanujan, em 94, apresentou sem demonstração a impressionante fórmula = (4n!( n (n! n. Séries deste tipo possuem convergência extraordinária. Esta série fornece 8 casas decimais corretas de a cada termo adicionado. William Gosper usou esta fórmula em 98 para calcular 7 milhões de dígitos de. Ainda a Ramanujan é atribuída a fórmula = ( 3 n 4n + = n n+4 ((n! 3 (n! 6 4n + n+4, dentre muitas outras. As séries do tipo Ramanujan foram melhoradas. Em 987, os irmãos Gregory e David Chudnovsky descobriram = ( n (6n!( n. (n! 3 (3n!( n+ Esta série fornece cerca de 4 casas decimais corretas a cada termo adicionado. Em 988 os irmãos Jonathan e Peter Borwein deram uma demonstração para a fórmula de Ramanujan. Eles ainda generalizaram o método e em 993, obtiveram com os coecientes = ( n (6n!(A + Bn, (n! 3 (3n!(C 3 n+ A = , B = , C = 80( Esta série consegue dígitos de a cada termo adicionado. Ainda em 993 os irmãos Guzzo, S.M O número "pi"

14 ISSN n o - 00 Borwein obtiveram, A = ( B = ( C = ( Com estes coecientes a série fornece 0 dígitos corretos de para cada termo adicionado. Embora estas séries convirjam muito rápido, elas possuem uma desvantagem com relação às séries baseadas em arco tangente. Estas últimas não são séries de números racionais. Nestes casos, supondo que desejamos obter com uma certa precisão decimal, é necessário que se conheça com a mesma precisão os números irracionais que aparecem nas constantes A, B, C e em (C 3 n+. Isto sem falar nos termos envolvendo fatorial que também são de alto custo computacional. Em 00, quando Yasumasa Kanada bateu o recorde calculando,4 trilhão de dígitos de, ao invés de séries do tipo Ramanujan, ele usou a série em arco tangente de Takano para calcular, e a de Stormer para conrmar. Daisuke Takahashi, batendo o recorde de Kanada em 009, usou o algoritmo de Gauss-Legendre para calcular e um algoritmo de Borwein para vericar. Em 997 a fórmula ( 4 = 6 n 8n + 8n + 4 8n + 8n + 6 foi descoberta por Bailey, Borwein e Ploue. Esta série originou outras séries parecidas, que são conhecidas como séries do tipo BBP. Esta série é muito interessante, pois permite calcular em base 6 (e consequentemente em base qualquer um dos dígitos decimais de sem precisar calcular os dígitos precedentes. Uma generalização desta série é = ( 4 + 8k 6 n 8n + 8k 8n +. 4k 8n k 8n k 8n + + k 8n + 6 +,, k, 8n + 7 para qualquer k N. Fazendo k = 0, nesta última série obtemos a primeira. Outras séries Guzzo, S.M O número "pi"

15 ISSN n o - 00 deste tipo são ( ( n = 4 n 4n + + 4n + +, 4n + 3 ( 384 = n 3 n n + 4n + 6 n + n= = n 3 n=, ( 8 (n (4n (4n (4n + 38 n + O número também pode ser representado por frações continuadas (ou frações contínuas. Dentre as várias representações conhecidas, citamos 4 = que é atribuída a Lambert (o que provou a irracionalidade de. Em 006, Ploue ainda encontrou séries interessantes envolvendo, ( 7 = n(e n 96 n(e n + 4, n(e 4n n= ( 0 = n (cosh(n 40 n (cosh(n + 0, n (cosh(4n n= ( = n 3 senh(n 90. n 3 senh(n n= Note que estas fórmulas não podem ser usadas para calcular, uma vez que aparece em ambos os membros da igualdade. Estas fórmulas são úteis em outros ramos da matemática, como o cálculo das chamadas funções zeta. Para uma coleção maior de fórmulas envolvendo recomendamos Sebah (SEBAH-004, (EYMARD-004 e também (WEISSTEIN-009. Comentários e demonstrações sobre várias fórmulas aqui apresentadas podem ser encontrados em (EYMARD-004. Por m, resta ainda uma pergunta: Porque calcular com tantas casas decimais? Talvez apenas curiosidade, talvez desao, talvez porque é possível, talvez... Sabe-se que umas poucas Guzzo, S.M. - - O número "pi".

16 ISSN n o - 00 casas decimais resolvem todos os problemas práticos de engenharia, física ou matemática. Para ser mais preciso, 39 casas decimais permitem calcular a medida da circunferência do universo com erro menor do que o diâmetro de um átomo de hidrogênio. Uma aplicação prática é sem dúvida o teste de microprocessadores. Quando um computador ou um processador numérico é desenvolvido, é necessário saber até que ponto sua eciência numérica é conável, e nestes termos, nada melhor do que testá-lo a calcular um número já conhecido. Calcular dígitos de, já não é mais uma questão de conhecer este número, mas sim de comprovar o poder dos computadores. Mas se este for o objetivo, poderia ser o número e, poderia ser, ou ainda ln, e então: Porque?. Referências [EYMARD-004] EYMARD, P; LAFON, J. The number. Tradução de Stephen S. Wilson, AMS, Providence, Rhode Island, 004. [FIGUEIREDO-00] FIGUEIREDO, Djairo G. de. Números irracionais e transcendentes. 3 a edição revisada, Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matematica, 00. [LEITHOLD-994] LEITHOLD, Louis. O cálculo com geometria analítica. Vol II, 3 a edição, São Paulo: Editora Harbra, 994. [SEBAH-004] SEBAH, Pascal; GOURDON, Xavier. Collection of series for [WEISSTEIN-009] WEISSTEIN, Eric. MathWorld. Wolfram Research. Acesso em 08/0/009. Guzzo, S.M O número "pi"

Notas de Cálculo Numérico

Notas de Cálculo Numérico Notas de Cálculo Numérico Túlio Carvalho 6 de novembro de 2002 2 Cálculo Numérico Capítulo 1 Elementos sobre erros numéricos Neste primeiro capítulo, vamos falar de uma limitação importante do cálculo

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Somatórias e produtórias

Somatórias e produtórias Capítulo 8 Somatórias e produtórias 8. Introdução Muitas quantidades importantes em matemática são definidas como a soma de uma quantidade variável de parcelas também variáveis, por exemplo a soma + +

Leia mais

por séries de potências

por séries de potências Seção 23: Resolução de equações diferenciais por séries de potências Até este ponto, quando resolvemos equações diferenciais ordinárias, nosso objetivo foi sempre encontrar as soluções expressas por meio

Leia mais

Aplicações de Derivadas

Aplicações de Derivadas Aplicações de Derivadas f seja contínua no [a,b] e que f '(x) exista no intervalo aberto a x b. Então, existe pelo menos um valor c entre a eb, tal que f '(c) f (b) f (a) b a. pelo menos um ponto c (a,

Leia mais

Lista de Exercícios - Séries Matemáticas

Lista de Exercícios - Séries Matemáticas Lista de Exercícios - Séries Matemáticas Agosto de 203 Introdução à Programação Orientada a Objetos Usando Java 2 a Edição Exercícios Introdução Cientistas da computação e programadores frequentemente

Leia mais

Resolução de sistemas lineares

Resolução de sistemas lineares Resolução de sistemas lineares J M Martínez A Friedlander 1 Alguns exemplos Comecemos mostrando alguns exemplos de sistemas lineares: 3x + 2y = 5 x 2y = 1 (1) 045x 1 2x 2 + 6x 3 x 4 = 10 x 2 x 5 = 0 (2)

Leia mais

Seqüências, Limite e Continuidade

Seqüências, Limite e Continuidade Módulo Seqüências, Limite e Continuidade A partir deste momento, passaremos a estudar seqüência, ites e continuidade de uma função real. Leia com atenção, caso tenha dúvidas busque indicadas e também junto

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

Equações do segundo grau

Equações do segundo grau Módulo 1 Unidade 4 Equações do segundo grau Para início de conversa... Nesta unidade, vamos avançar um pouco mais nas resoluções de equações. Na unidade anterior, você estudou sobre as equações de primeiro

Leia mais

CÁLCULO DE ZEROS DE FUNÇÕES REAIS

CÁLCULO DE ZEROS DE FUNÇÕES REAIS 15 CÁLCULO DE ZEROS DE FUNÇÕES REAIS Um dos problemas que ocorrem mais frequentemente em trabalhos científicos é calcular as raízes de equações da forma: f() = 0. A função f() pode ser um polinômio em

Leia mais

16 Comprimento e área do círculo

16 Comprimento e área do círculo A UA UL LA Comprimento e área do círculo Introdução Nesta aula vamos aprender um pouco mais sobre o círculo, que começou a ser estudado há aproximadamente 4000 anos. Os círculos fazem parte do seu dia-a-dia.

Leia mais

Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,...

Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,... Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,... 0) O que veremos na aula de hoje? Um fato interessante Produtos notáveis Equação do 2º grau Como fazer a questão 5 da 3ª

Leia mais

2. Representação Numérica

2. Representação Numérica 2. Representação Numérica 2.1 Introdução A fim se realizarmos de maneira prática qualquer operação com números, nós precisamos representa-los em uma determinada base numérica. O que isso significa? Vamos

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Programação Não Linear Aula 25: Programação Não-Linear - Funções de Uma única variável Mínimo; Mínimo Global; Mínimo Local; Optimização Irrestrita; Condições Óptimas; Método da Bissecção; Método de Newton.

Leia mais

Introdução ao estudo de equações diferenciais

Introdução ao estudo de equações diferenciais Matemática (AP) - 2008/09 - Introdução ao estudo de equações diferenciais 77 Introdução ao estudo de equações diferenciais Introdução e de nição de equação diferencial Existe uma grande variedade de situações

Leia mais

Definição. A expressão M(x,y) dx + N(x,y)dy é chamada de diferencial exata se existe uma função f(x,y) tal que f x (x,y)=m(x,y) e f y (x,y)=n(x,y).

Definição. A expressão M(x,y) dx + N(x,y)dy é chamada de diferencial exata se existe uma função f(x,y) tal que f x (x,y)=m(x,y) e f y (x,y)=n(x,y). PUCRS FACULDADE DE ATEÁTICA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PROF. LUIZ EDUARDO OURIQUE EQUAÇÔES EXATAS E FATOR INTEGRANTE Definição. A diferencial de uma função de duas variáveis f(x,) é definida por df = f x (x,)dx

Leia mais

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas?

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas? Recorrências Muitas vezes não é possível resolver problemas de contagem diretamente combinando os princípios aditivo e multiplicativo. Para resolver esses problemas recorremos a outros recursos: as recursões

Leia mais

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel. Matemática Essencial Equações do Segundo grau Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 Introdução

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = =

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = = Energia Potencial Elétrica Física I revisitada 1 Seja um corpo de massa m que se move em linha reta sob ação de uma força F que atua ao longo da linha. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo

Leia mais

FEUSP- SEMINÁRIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA-1º semestre/2008 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ESCOLA BÁSICA: POSSÍVEL E NECESSÁRIO

FEUSP- SEMINÁRIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA-1º semestre/2008 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ESCOLA BÁSICA: POSSÍVEL E NECESSÁRIO 1 FEUSP- SEMINÁRIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA-1º semestre/008 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ESCOLA BÁSICA: POSSÍVEL E NECESSÁRIO Nílson José Machado njmachad@usp.br Sempre que pensamos em grandezas que

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1998/99. Erros

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1998/99. Erros Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Análise Numérica 1998/99 Erros Objectivos: Arredondar um número para n dígitos significativos. Determinar os erros máximos absoluto e relativo

Leia mais

Miguel Abreu. Encontro Nacional do Programa Gulbenkian Novos Talentos em Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 7-8.Setembro.

Miguel Abreu. Encontro Nacional do Programa Gulbenkian Novos Talentos em Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 7-8.Setembro. Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos Instituto Superior Técnico Encontro Nacional do Programa Gulbenkian Novos Talentos em Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 7-8.Setembro.27

Leia mais

Aplicações de Combinatória e Geometria na Teoria dos Números

Aplicações de Combinatória e Geometria na Teoria dos Números Aplicações de Combinatória e Geometria na Teoria dos Números Nesse artigo vamos discutir algumas abordagens diferentes na Teoria dos Números, no sentido de envolverem também outras grandes áreas, como

Leia mais

Resíduos Quadráticos e Fatoração: uma aplicação à criptoanálise do RSA

Resíduos Quadráticos e Fatoração: uma aplicação à criptoanálise do RSA Resíduos Quadráticos e Fatoração: uma aplicação à criptoanálise do RSA Charles F. de Barros 20 de novembro de 2008 Resumo Faremos uma breve introdução ao conceito de resíduos quadráticos, descrevendo em

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano. Prof. Angelo Papa Neto

Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano. Prof. Angelo Papa Neto Material Teórico - Módulo de Divisibilidade MDC e MMC - Parte 1 Sexto Ano Prof. Angelo Papa Neto 1 Máximo divisor comum Nesta aula, definiremos e estudaremos métodos para calcular o máximo divisor comum

Leia mais

Exercícios resolvidos P2

Exercícios resolvidos P2 Exercícios resolvidos P Questão 1 Dena as funções seno hiperbólico e cosseno hiperbólico, respectivamente, por sinh(t) = et e t e cosh(t) = et + e t. (1) 1. Verique que estas funções satisfazem a seguinte

Leia mais

A integral também é conhecida como antiderivada. Uma definição também conhecida para integral indefinida é:

A integral também é conhecida como antiderivada. Uma definição também conhecida para integral indefinida é: Integral Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. No cálculo, a integral de uma função foi criada para originalmente determinar a área sob uma curva no plano cartesiano e também surge naturalmente em dezenas

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

O Problema do Troco Principio da Casa dos Pombos. > Princípios de Contagem e Enumeração Computacional 0/48

O Problema do Troco Principio da Casa dos Pombos. > Princípios de Contagem e Enumeração Computacional 0/48 Conteúdo 1 Princípios de Contagem e Enumeração Computacional Permutações com Repetições Combinações com Repetições O Problema do Troco Principio da Casa dos Pombos > Princípios de Contagem e Enumeração

Leia mais

1 A Integral por Partes

1 A Integral por Partes Métodos de Integração Notas de aula relativas aos dias 14 e 16/01/2004 Já conhecemos as regras de derivação e o Teorema Fundamental do Cálculo. Este diz essencialmente que se f for uma função bem comportada,

Leia mais

a 1 x 1 +... + a n x n = b,

a 1 x 1 +... + a n x n = b, Sistemas Lineares Equações Lineares Vários problemas nas áreas científica, tecnológica e econômica são modelados por sistemas de equações lineares e requerem a solução destes no menor tempo possível Definição

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS POR MÉTODOS NUMÉRICOS.

CADERNO DE ATIVIDADES UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS POR MÉTODOS NUMÉRICOS. 1 CADERNO DE ATIVIDADES UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS POR MÉTODOS NUMÉRICOS. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS

Leia mais

Análise de Arredondamento em Ponto Flutuante

Análise de Arredondamento em Ponto Flutuante Capítulo 2 Análise de Arredondamento em Ponto Flutuante 2.1 Introdução Neste capítulo, chamamos atenção para o fato de que o conjunto dos números representáveis em qualquer máquina é finito, e portanto

Leia mais

A razão dos irracionais. Série Matemática na Escola. Objetivos 1. Apresentar os numeros irracionais. 2. Demonstrar que 2 não é racional com o

A razão dos irracionais. Série Matemática na Escola. Objetivos 1. Apresentar os numeros irracionais. 2. Demonstrar que 2 não é racional com o A razão dos irracionais. Série Matemática na Escola Objetivos 1. Apresentar os numeros irracionais. 2. Demonstrar que 2 não é racional com o argumento do absurdo. A razão dos irracionais Série Matemática

Leia mais

VALE PARA 1, PARA 2, PARA 3,... VALE SEMPRE?

VALE PARA 1, PARA 2, PARA 3,... VALE SEMPRE? VALE PARA 1, PARA 2, PARA 3,.... VALE SEMPRE? Renate Watanabe As afirmações abaio, sobre números naturais, são verdadeiras para os números 1, 2, 3 e muitos outros. Perguntamos: elas são verdadeiras sempre?

Leia mais

TEORIA DOS CONJUNTOS Símbolos

TEORIA DOS CONJUNTOS Símbolos 1 MATERIAL DE APOIO MATEMÁTICA Turmas 1º AS e 1º PD Profº Carlos Roberto da Silva A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar

Leia mais

Cálculo Numérico Aula 1: Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante

Cálculo Numérico Aula 1: Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante Cálculo Numérico Aula : Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante Computação Numérica - O que é Cálculo Numérico? Cálculo numérico é uma metodologia para resolver problemas matemáticos

Leia mais

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES 3.1 - IDENTIFICADORES Os objetos que usamos no nosso algoritmo são uma representação simbólica de um valor de dado. Assim, quando executamos a seguinte instrução:

Leia mais

Uma breve história de π

Uma breve história de π Uma breve história de π José Carlos de Sousa Oliveira Santos Departamento de Matemática Pura Faculdade de Ciências do Porto A educação matemática que se recebe no Ensino Secundário deixa demasiadas vezes

Leia mais

Bases Matemáticas. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. v. 2013-7-31 1/15

Bases Matemáticas. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. v. 2013-7-31 1/15 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2013-7-31 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Organizado Definições Definição: um enunciado que descreve o significado de um termo.

Leia mais

Cálculo do π. Renata Naoko Corrêa 2 o semestre Projeto da disciplina CM141 Tópicos de Matemática II Prof o Dr. Abel Siqueira.

Cálculo do π. Renata Naoko Corrêa 2 o semestre Projeto da disciplina CM141 Tópicos de Matemática II Prof o Dr. Abel Siqueira. Cálculo do π Renata Naoko Corrêa 2 o semestre 206 Projeto da disciplina CM4 Tópicos de Matemática II Prof o Dr Abel Siqueira Sumário Introdução 2 2 Contexto histórico do π 2 2 Relato da existência do número

Leia mais

Problemas Gregos. Série Cultura

Problemas Gregos. Série Cultura Problemas Gregos Série Cultura Objetivos 1. Descrever os três famosos problemas gregos, duplicação do cubo, quadratura do círculo e trissecção de ângulos, e contar um ouço da sua história; Problemas Gregos

Leia mais

Sistemas de numeração

Sistemas de numeração E Sistemas de numeração Aqui estão apenas números ratificados. William Shakespeare A natureza tem algum tipo de sistema de coordenadas geométrico-aritmético, porque a natureza tem todos os tipos de modelos.

Leia mais

2 A Derivada. 2.1 Velocidade Média e Velocidade Instantânea

2 A Derivada. 2.1 Velocidade Média e Velocidade Instantânea 2 O objetivo geral desse curso de Cálculo será o de estudar dois conceitos básicos: a Derivada e a Integral. No decorrer do curso esses dois conceitos, embora motivados de formas distintas, serão por mais

Leia mais

Teoria dos Números. A Teoria dos Números é a área da matemática que lida com os números inteiros, isto é, com o conjunto

Teoria dos Números. A Teoria dos Números é a área da matemática que lida com os números inteiros, isto é, com o conjunto Teoria dos Números 1 Noções Básicas A Teoria dos Números é a área da matemática que lida com os números inteiros, isto é, com o conjunto Z = {..., 4, 3, 2, 1, 0, 1, 2, 3, 4...}. Ela permite resolver de

Leia mais

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A.

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A. CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA C.E.E.P CURITIBA APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A. Modalidades: Integrado Subseqüente Proeja Autor: Ronald Wykrota (wykrota@uol.com.br) Curitiba

Leia mais

APLICAÇÕES DA DERIVADA

APLICAÇÕES DA DERIVADA Notas de Aula: Aplicações das Derivadas APLICAÇÕES DA DERIVADA Vimos, na seção anterior, que a derivada de uma função pode ser interpretada como o coeficiente angular da reta tangente ao seu gráfico. Nesta,

Leia mais

Tópico 2. Conversão de Unidades e Notação Científica

Tópico 2. Conversão de Unidades e Notação Científica Tópico 2. Conversão de Unidades e Notação Científica Toda vez que você se refere a um valor ligado a uma unidade de medir, significa que, de algum modo, você realizou uma medição. O que você expressa é,

Leia mais

Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. n=1

Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. n=1 Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional MA Números e Funções Reais Avaliação - GABARITO 3 de abril de 203. Determine se as afirmações a seguir são verdadeiras

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo I Aula 04 SUPERFÍCIE E ÁREA Medir uma superfície é compará-la com outra, tomada como unidade. O resultado da comparação é um número positivo, ao

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO

CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO 0. Introdução Por método numérico entende-se um método para calcular a solução de um problema realizando apenas uma sequência finita de operações aritméticas. A obtenção

Leia mais

CI202 - Métodos Numéricos

CI202 - Métodos Numéricos CI202 - Métodos Numéricos Lista de Exercícios 2 Zeros de Funções Obs.: as funções sen(x) e cos(x) devem ser calculadas em radianos. 1. Em geral, os métodos numéricos para encontrar zeros de funções possuem

Leia mais

Cálculo Aproximado do número PI utilizando Programação Paralela

Cálculo Aproximado do número PI utilizando Programação Paralela Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Cálculo Aproximado do número PI utilizando Programação Paralela Grupo 17 Raphael Ferras Renan Pagaiane Yule Vaz SSC-0143 Programação

Leia mais

Conceitos e fórmulas

Conceitos e fórmulas 1 Conceitos e fórmulas 1).- Triângulo: definição e elementos principais Definição - Denominamos triângulo (ou trilátero) a toda figura do plano euclidiano formada por três segmentos AB, BC e CA, tais que

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

A abordagem do assunto será feita inicialmente explorando uma curva bastante conhecida: a circunferência. Escolheremos como y

A abordagem do assunto será feita inicialmente explorando uma curva bastante conhecida: a circunferência. Escolheremos como y 5 Taxa de Variação Neste capítulo faremos uso da derivada para resolver certos tipos de problemas relacionados com algumas aplicações físicas e geométricas. Nessas aplicações nem sempre as funções envolvidas

Leia mais

Conhecendo um pouco de matrizes e determinantes

Conhecendo um pouco de matrizes e determinantes Módulo 3 Unidade 29 Conhecendo um pouco de matrizes e determinantes Para início de conversa... Frequentemente em jornais, revistas e também na Internet encontramos informações numéricas organizadas na

Leia mais

QUADRADO MÁGICO - ORDEM 4

QUADRADO MÁGICO - ORDEM 4 CONCEITO Partindo da definição original, os QUADRADOS MÁGICOS devem satisfazer três condições: a) tabela ou matriz quadrada (número de igual ao número de ); b) domínio: com elementos assumindo valores

Leia mais

¹CPTL/UFMS, Três Lagoas, MS,Brasil, oliveiralimarafael@hotmail.com. ²CPTL/UFMS, Três Lagoas, MS, Brasil.

¹CPTL/UFMS, Três Lagoas, MS,Brasil, oliveiralimarafael@hotmail.com. ²CPTL/UFMS, Três Lagoas, MS, Brasil. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 36 INTRODUÇÃO A CRIPTOGRAFIA RSA Rafael Lima Oliveira¹, Prof. Dr. Fernando Pereira de Souza². ¹CPTL/UFMS, Três Lagoas,

Leia mais

O problema do jogo dos discos 1

O problema do jogo dos discos 1 O problema do jogo dos discos 1 1 Introdução Roberto Ribeiro Paterlini Departamento de Matemática da UFSCar Temos aplicado o problema do jogo dos discos em classes de estudantes de Licenciatura em Matemática

Leia mais

Resolução da Prova da Escola Naval 2009. Matemática Prova Azul

Resolução da Prova da Escola Naval 2009. Matemática Prova Azul Resolução da Prova da Escola Naval 29. Matemática Prova Azul GABARITO D A 2 E 2 E B C 4 D 4 C 5 D 5 A 6 E 6 C 7 B 7 B 8 D 8 E 9 A 9 A C 2 B. Os 6 melhores alunos do Colégio Naval submeteram-se a uma prova

Leia mais

Cálculo numérico. ln 1 = 0. Representação numérica. Exemplo. Exemplos. Professor Walter Cunha. ln 1. I s

Cálculo numérico. ln 1 = 0. Representação numérica. Exemplo. Exemplos. Professor Walter Cunha. ln 1. I s Representação numérica Cálculo numérico Professor Walter Cunha Um conjunto de ferramentas ou métodos usados para se obter a solução de problemas matemáticos de forma aproximada. Esses métodos se aplicam

Leia mais

Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z

Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z Rua Oto de Alencar nº 5-9, Maracanã/RJ - tel. 04-98/4-98 Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z Podemos epressar o produto de quatro fatores iguais a.... por meio de uma potência de base e epoente

Leia mais

9. Derivadas de ordem superior

9. Derivadas de ordem superior 9. Derivadas de ordem superior Se uma função f for derivável, então f é chamada a derivada primeira de f (ou de ordem 1). Se a derivada de f eistir, então ela será chamada derivada segunda de f (ou de

Leia mais

Dicas para a 6 a Lista de Álgebra 1 (Conteúdo: Homomorfismos de Grupos e Teorema do Isomorfismo para grupos) Professor: Igor Lima.

Dicas para a 6 a Lista de Álgebra 1 (Conteúdo: Homomorfismos de Grupos e Teorema do Isomorfismo para grupos) Professor: Igor Lima. Dicas para a 6 a Lista de Álgebra 1 (Conteúdo: Homomorfismos de Grupos e Teorema do Isomorfismo para grupos) Professor: Igor Lima. 1 /2013 Para calcular Hom(G 1,G 2 ) ou Aut(G) vocês vão precisar ter em

Leia mais

1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA

1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA 1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA Relembrando a nossa matéria de Arquitetura de Computadores, a arquitetura de Computadores se divide em vários níveis como já estudamos anteriormente. Ou seja: o Nível 0

Leia mais

Aritmética Binária e. Bernardo Nunes Gonçalves

Aritmética Binária e. Bernardo Nunes Gonçalves Aritmética Binária e Complemento a Base Bernardo Nunes Gonçalves Sumário Soma e multiplicação binária Subtração e divisão binária Representação com sinal Sinal e magnitude Complemento a base. Adição binária

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

Sistemas de Numerações.

Sistemas de Numerações. Matemática Profº: Carlos Roberto da Silva; Lourival Pereira Martins. Sistema de numeração: Binário, Octal, Decimal, Hexadecimal; Sistema de numeração: Conversões; Sistemas de Numerações. Nosso sistema

Leia mais

94 (8,97%) 69 (6,58%) 104 (9,92%) 101 (9,64%) 22 (2,10%) 36 (3,44%) 115 (10,97%) 77 (7,35%) 39 (3,72%) 78 (7,44%) 103 (9,83%)

94 (8,97%) 69 (6,58%) 104 (9,92%) 101 (9,64%) 22 (2,10%) 36 (3,44%) 115 (10,97%) 77 (7,35%) 39 (3,72%) 78 (7,44%) 103 (9,83%) Distribuição das 1.048 Questões do I T A 94 (8,97%) 104 (9,92%) 69 (6,58%) Equações Irracionais 09 (0,86%) Equações Exponenciais 23 (2, 101 (9,64%) Geo. Espacial Geo. Analítica Funções Conjuntos 31 (2,96%)

Leia mais

Introdução a Algoritmos Parte 04

Introdução a Algoritmos Parte 04 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia de Computação Introdução a Algoritmos Parte 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

1. Introdução ao uso da calculadora

1. Introdução ao uso da calculadora 1. Introdução ao uso da calculadora O uso da calculadora científica no curso de Estatística é fundamental pois será necessário o cálculo de diversas fórmulas com operações que uma calculadora com apenas

Leia mais

PARTE 2 FUNÇÕES VETORIAIS DE UMA VARIÁVEL REAL

PARTE 2 FUNÇÕES VETORIAIS DE UMA VARIÁVEL REAL PARTE FUNÇÕES VETORIAIS DE UMA VARIÁVEL REAL.1 Funções Vetoriais de Uma Variável Real Vamos agora tratar de um caso particular de funções vetoriais F : Dom(f R n R m, que são as funções vetoriais de uma

Leia mais

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental 1. (alternativa C) Os números 0,01 e 0,119 são menores que 0,12. Por outro lado, 0,1 e 0,7 são maiores que 0,. Finalmente, 0,29 é maior que 0,12 e menor

Leia mais

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções Funções Podemos usar no Excel fórmulas ou funções. Anteriormente já vimos algumas fórmulas. Vamos agora ver o exemplo de algumas funções que podem ser úteis para o trabalho de Excel. Para começar podemos

Leia mais

Integrais Duplas e Coordenadas Polares. 3.1 Coordenadas Polares: Revisão

Integrais Duplas e Coordenadas Polares. 3.1 Coordenadas Polares: Revisão Cálculo III Departamento de Matemática - ICEx - UFMG Marcelo Terra Cunha Integrais Duplas e Coordenadas Polares Nas primeiras aulas discutimos integrais duplas em algumas regiões bem adaptadas às coordenadas

Leia mais

O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Leugim Corteze Romio Universidade Regional Integrada URI Campus Santiago-RS leugimcr@urisantiago.br Prof.

Leia mais

Fundamentos da Matemática Fernando Torres. Números Complexos. Gabriel Tebaldi Santos RA: 160508

Fundamentos da Matemática Fernando Torres. Números Complexos. Gabriel Tebaldi Santos RA: 160508 Fundamentos da Matemática Fernando Torres Números Complexos Gabriel Tebaldi Santos RA: 160508 Sumário 1. História...3 2.Introdução...4 3. A origem de i ao quadrado igual a -1...7 4. Adição, subtração,

Leia mais

Lista 1 para a P2. Operações com subespaços

Lista 1 para a P2. Operações com subespaços Lista 1 para a P2 Observação 1: Estes exercícios são um complemento àqueles apresentados no livro. Eles foram elaborados com o objetivo de oferecer aos alunos exercícios de cunho mais teórico. Nós sugerimos

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO AULA 03 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade

REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO AULA 03 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO AULA 03 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade O conteúdo deste documento é baseado no livro Princípios Básicos de Arquitetura e Organização

Leia mais

Um jogo de preencher casas

Um jogo de preencher casas Um jogo de preencher casas 12 de Janeiro de 2015 Resumo Objetivos principais da aula de hoje: resolver um jogo com a ajuda de problemas de divisibilidade. Descrevemos nestas notas um jogo que estudamos

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Métodos sofisticados de contagem. Princípio das Casas dos Pombos. Segundo Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo de Métodos sofisticados de contagem. Princípio das Casas dos Pombos. Segundo Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo de Métodos sofisticados de contagem Princípio das Casas dos Pombos Segundo Ano do Ensino Médio Prof. Cícero Thiago Bernardino Magalhães Prof. Antonio Caminha Muniz Neto Em Combinatória,

Leia mais

Números Complexos. Capítulo 1. 1.1 Unidade Imaginária. 1.2 Números complexos. 1.3 O Plano Complexo

Números Complexos. Capítulo 1. 1.1 Unidade Imaginária. 1.2 Números complexos. 1.3 O Plano Complexo Capítulo 1 Números Complexos 11 Unidade Imaginária O fato da equação x 2 + 1 = 0 (11) não ser satisfeita por nenhum número real levou à denição dos números complexos Para solucionar (11) denimos a unidade

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Aritmética Computacional Slide 1 Sumário Unidade Lógica e Aritmética Representação de Números Inteiros Aritmética de Números Inteiros Representação de Números

Leia mais

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto.

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto. Discussão sobre Nivelamento Baseado em Fluxo de Caixa. Item aberto na lista E-Plan Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em

Leia mais

Erros. Número Aproximado. Erros Absolutos erelativos. Erro Absoluto

Erros. Número Aproximado. Erros Absolutos erelativos. Erro Absoluto Erros Nenhum resultado obtido através de cálculos eletrônicos ou métodos numéricos tem valor se não tivermos conhecimento e controle sobre os possíveis erros envolvidos no processo. A análise dos resultados

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo

Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo Tema/Subtema Conteúdos Metas Nº de Aulas Previstas Org.Trat.Dados / Planeamento Estatístico Especificação do problema Recolha de dados População

Leia mais

Equações do primeiro grau

Equações do primeiro grau Módulo 1 Unidade 3 Equações do primeiro grau Para início de conversa... Você tem um telefone celular ou conhece alguém que tenha? Você sabia que o telefone celular é um dos meios de comunicação que mais

Leia mais

Aula 13 Técnicas de Integração

Aula 13 Técnicas de Integração Aula 13 Técnicas de Integração Objetivos da Aula Estudar técnicas especiais de integração: integração por substituição e por partes, mostrando que estes processos são ferramentas poderosas para facilitar

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz. Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. Especialização em Matemática. Disciplina: Estruturas Algébricas

Universidade Estadual de Santa Cruz. Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. Especialização em Matemática. Disciplina: Estruturas Algébricas 1 Universidade Estadual de Santa Cruz Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas Especialização em Matemática Disciplina: Estruturas Algébricas Profs.: Elisangela S. Farias e Sérgio Motta Operações

Leia mais

Construção de tabelas verdades

Construção de tabelas verdades Construção de tabelas verdades Compreender a Lógica como instrumento da ciência e como estrutura formal do pensamento, conhecendo e compreendendo as operações com os principais conceitos proposicionais

Leia mais

XXXVI OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (11 de agosto de 2012) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental)

XXXVI OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (11 de agosto de 2012) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental) Instruções: XXXVI OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (11 de agosto de 2012) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental) Folha de Perguntas A duração da prova é de 3h30min. O tempo

Leia mais

Chapter 2. 2.1 Noções Preliminares

Chapter 2. 2.1 Noções Preliminares Chapter 2 Seqüências de Números Reais Na Análise os conceitos e resultados mais importantes se referem a limites, direto ou indiretamente. Daí, num primeiro momento, estudaremos os limites de seqüências

Leia mais

4. Curvas planas. T = κn, N = κt, B = 0.

4. Curvas planas. T = κn, N = κt, B = 0. 4. CURVAS PLANAS 35 4. Curvas planas Nesta secção veremos que no caso planar é possível refinar a definição de curvatura, de modo a dar-lhe uma interpretação geométrica interessante. Provaremos ainda o

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3 Linhas de Força Mencionamos na aula passada que o físico inglês Michael Faraday (79-867) introduziu o conceito de linha de força para visualizar a interação elétrica entre duas cargas. Para Faraday, as

Leia mais

As fases na resolução de um problema real podem, de modo geral, ser colocadas na seguinte ordem:

As fases na resolução de um problema real podem, de modo geral, ser colocadas na seguinte ordem: 1 As notas de aula que se seguem são uma compilação dos textos relacionados na bibliografia e não têm a intenção de substituir o livro-texto, nem qualquer outra bibliografia. Introdução O Cálculo Numérico

Leia mais

Exercícios Adicionais

Exercícios Adicionais Exercícios Adicionais Observação: Estes exercícios são um complemento àqueles apresentados no livro. Eles foram elaborados com o objetivo de oferecer aos alunos exercícios de cunho mais teórico. Nós recomendamos

Leia mais

4.1 Em cada caso use a definição para calcular f 0 (x). (a) f (x) =x 3,x R (b) f (x) =1/x, x 6= 0 (c) f (x) =1/ x, x > 0.

4.1 Em cada caso use a definição para calcular f 0 (x). (a) f (x) =x 3,x R (b) f (x) =1/x, x 6= 0 (c) f (x) =1/ x, x > 0. 4. Em cada caso use a definição para calcular f 0 (). (a) f () = 3, R (b) f () =/, 6= 0 (c) f () =/, > 0. 4.2 Mostre que a função f () = /3, R, não é diferenciável em =0. 4.3 Considere a função f : R R

Leia mais