7.4 Quais são alguns PASSOS PARA O CRESCIMENTO CRISTÃO?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "7.4 Quais são alguns PASSOS PARA O CRESCIMENTO CRISTÃO?"

Transcrição

1 com escritura & explicação) Quais são alguns PASSOS PARA O CRESCIMENTO CRISTÃO? Introduzindo o tópico: Peça a um outro professor para ninar uma boneca. Após um estudante ter confiado Cristo como o Salvador, ele ou ela pode ser comparado com um recémnascido. Na realidade, o novo Cristão É recém-nascido na família de Deus. Assim como um bebé é fraco, limitado e dependente, também é o novo Cristão, no sentido espiritual. Assim como um bebé cresce lentamente, aprende e desenvolve as habilidades com o passar do tempo, o novo crente também tem muito a aprender e muitos hábitos ímpios para mudar. Podemos ajudar os novos crentes gradualmente, lentamente, dando-lhes pequenas porções individuais de ensino. Isso pode ser feito adicionando uma pequena secção especial para a sua lição a cada semana, encontrando-se com alguns deles em outro momento durante a semana, ou com uma reunião com eles em particular em suas casas para dar-lhes essas porções de ensino. Sugerimos um (algumas vezes dois, se estiverem relacionados) tópico por semana. Leia versículos da Bíblia com eles, faça perguntas para ajudá-los a entender e digerir o que os versículos dizem, desafie-os a obedecer e crescer nessa área, e ore com eles sobre cada assunto. Também é aconselhável perguntar sobre o progresso deles em outras áreas que já aprenderam. Algumas sugestões de tópicos. Após os dois primeiros tópicos, eles poderão ser ensinados em qualquer ordem, dependendo das necessidades na vida dos alunos: 1. SALVAÇÃO Compreender completamente o que você fez quando convidou Jesus em sua vida. Em verdade, eu vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24 (NKJV) Quem está falando neste verso? (Jesus) Ele começa com as palavras, Em verdade, eu vos digo. Quais frases podemos usar para enfatizar que estamos absolutamente dizendo a verdade e que o que estamos dizendo é muito importante? Jesus diz que para termos vida devemos fazer duas coisas. Quais são essas coisas? (Ouvir a sua palavra e acreditar Nele que enviou Jesus) Quem enviou Jesus? (Deus, Seu Pai) Quando ouvimos e acreditamos, quais são as três coisas que acontecem? 1. Nós temos a vida eterna, 2. Nós não entraremos em condenação, 3. Passamos da morte para a vida.) Quando ouvimos e acreditamos, TEMOS a vida eterna. O verbo TEMOS está no presente ou futuro? (Presente) O que significa? (Não temos que esperar até morrermos ou até ficarmos melhor. Nós temos a vida eterna no momento que acreditamos). Quando ouvimos e acreditamos, que tipo de vida temos? (Vida eterna) A vida eterna pode ter fim? (Não, dura para sempre). Quando ouvimos e acreditamos em Jesus, temos a certeza de que nada vai acontecer. O que? (Não passaremos pelo julgamento). O que é o julgamento? (Deus nos prova ou nos pune por nossos pecados). Será que os crentes em Jesus vão experimentar o juízo de Deus? (Não, nós não entraremos em condenação).

2 com escritura & explicação) 2 Esse versículo descreve uma grande mudança. Os crentes em Jesus passaram por mudança. O que? (Da morte para a vida). Qual palavra descreve nossas vidas antes de encontrarmos Jesus? (Morte) Qual palavra descreve nossas vidas após encontrarmos Jesus? (Vida) O que esse versículo significa para você? De acordo com esse versículo, qual mudança aconteceu quando você acreditou em Jesus? 17 Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Cor 5:17 (NKJV) Como é acreditar em Jesus de acordo com esse versículo? (Como estar em Cristo) O que fica para trás quando passamos a acreditar em Cristo? (Coisas antigas, isto é, a vida antiga) Quais são as partes da SUA vida antiga que precisam ser deixadas para trás? Quando você acredita em Jesus, o que se torna novo? (Todas as coisas) O que esse versículo significa para você? Quais mudanças aconteceram quando você passou a acreditar em Jesus? 2. GARANTIA Tenha a certeza da sua salvação com base no que diz a Palavra de Deus. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. 1 João 5:13 (NKJV) Para quem João escreveu a carta chamada primeira carta de João? (Para aqueles que acreditam no nome do Filho de Deus) Em qual nome eles acreditam? (do Filho de Deus) Qual, então, é o outro nome de Jesus? (o Filho de Deus) Será que João escreveu para que possamos PENSAR que temos a vida eterna, ou TER A ESPERANÇA da vida eterna, ou SABER que temos a vida eterna? (Para que saibamos que temos a vida eterna) Qual é a diferença entre pensar e ter a esperança e saber (saber - implica certeza) SABER é presente ou futuro? Sabemos agora ou saberemos algum dia, talvez após a nossa morte? (Podemos saber agora, no presente). O que podemos saber? (Que temos a vida eterna). Quais tipos de vida podemos saber que temos? (Vida eterna) João também escreveu para que possamos continuar a fazer algo. O que? (Continuar a acreditar no nome do Filho de Deus). Como esse versículo nos dá segurança da sua salvação se acreditamos em Jesus? (Diz que você pode saber que tem a vida eterna). 3. ORAÇÃO Ore para Deus todos os dias. Peça a Ele ajuda e orientação. Procure a ajuda de Deus por si só, não de outras pessoas sagradas, ancestrais, espíritos, anjos ou santos. "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com acções de graça; 7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente através de Jesus Cristo.

3 com escritura & explicação) 3 Filipenses 4:6-7 (NKJV) Com o que devemos ficar ansiosos? (Nada) Qual é uma outra palavra para ansiedade? (Estar preocupado ou com problemas) Para que oramos? (Tudo, todos os nossos pedidos) Como fazer para que nossos pedidos sejam conhecidos diante de Deus? (Com preces e súplicas) O que é a súplica? (Oração forte para os outros) O que devemos incluir em nossas preces? (Acção de graças) A quem devemos orar? (para Deus) Quando oramos a Deus, o que guardará nossos corações e mentes? (A paz de Deus) Quão grande é a paz de Deus que vai guardar nossos corações? (Muito grande - ultrapassa todo o entendimento) Quando oramos a Deus, A paz DELE guardará nossos corações e o que mais? (Nossas mentes) Como isso vai acontecer? (Através de Jesus Cristo) 12 "No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé Nele." Efésios 3:12 (NKJV) Quem é no qual desse versículo? (Jesus) Quem tem ousadia e acesso a Deus com confiança? (Nós temos fé Nele). Quais são duas coisas que temos em Cristo? (Ousadia e Acesso com confiança) Por que as pessoas fora de Cristo podem ter medo de vir a Deus? (Por causa de seus pecados) Em contraste com os pecadores que vêm a Deus timidamente, como podemos chegar a Deus (corajosamente) O que acesso significa? (Significa que temos portas abertas para Deus. Temos o direito de vir em Sua presença). Não apenas temos acesso. Temos acesso a que? (Acesso com confiança) O que significa confiança? (Significa que não temos medo. Esperamos ser aceitos). Como conseguimos coragem e confiança? (Através da fé em Jesus). O que esse versículo nos diz sobre a prece? (Podemos vir para Deus corajosamente e com confiança quando acreditamos em Jesus. Não precisamos temer). E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás! Pois está escrito: Você deve adorar o Senhor teu Deus, e só a ele servirás. Lucas 4:8 (NKJV) Quem está falando neste verso? (Jesus) A quem Jesus está falando? (A Satã) Jesus aceita o que Satã está dizendo a Ele? (Não, Jesus diz a Satã Vai-te para trás de mim). Jesus diz Pois está escrito. De qual livro é essa citação? (O Velho Testamento, parte da Bíblia) De acordo com a Bíblia, quem é o único que devemos adorar e servir? (O Senhor nosso Deus) Se é para adorarmos apenas a Deus, podemos adorar ídolos? Espíritos? Anjos? Ancestrais? (Não) Por que não? (Porque devemos adorar apenas a Deus, ninguém mais) Quem mais você adorou no passado? O que Deus quer que você faça agora? (Pare de adorá-los, comece a adorar somente a Deus). Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 1 Timóteo 2:5 (NKJV)

4 com escritura & explicação) 4 Quantos Deuses existem? (Um, apenas um). Quantos mediadores existem entre Deus e os homens? (Um, apenas um). O que é um mediador? (Alguém que está entre duas pessoas para reuni-las). Quem precisa ser reunido? (Deus e os homens) Por que precisamos ser reunidos? (Porque nossos pecados nos separaram de Deus ou nos trouxeram problemas com Deus) Quem são os outros que as pessoas usam como mediadores? (Maria, santos, padres, adivinhos, etc.). Por que os cristãos não devem usá-los como mediadores? (Porque existe apenas um mediador) Quem é o único Mediador entre Deus e os homens? (Jesus Cristo) Em João 5:13 vimos que Jesus foi chamado de o filho de Deus. Nesse verso ele é chamado de o Homem. Quem é Ele? (Ambos). Quais outros mediadores você usou no passado? Quais mudanças Deus gostaria que você fizesse agora que acredita em Jesus? 4. A BÍBLIA Leia ou ouça a Bíblia, a Palavra de Deus, todos os dias. Ora, estes de Beréia eram mais nobres do que os de Tessalónica; pois receberam a Palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim. Atos 17:11 (NKJV) O versículo está falando sobre um grupo de crentes de uma cidade chamada Bereia. Compara-os com os crentes de uma outra cidade, Tessalónica. Quais são as boas palavras que o versículo usa para descrever os crentes de Bereia? (mais nobres) Por que eles eram mais nobres? (1. Eles receberam a palavra com toda a avidez, e 2. Examinaram as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim). O que foi bom sobre a maneira como receberam a palavra? (Eles a receberam com toda a avidez). Qual é a diferença entre um coração que está pronto para receber a Palavra e um que não está? (Um se preparou para ouvir e o outro não). Como eles descobriram se o que estavam ouvindo era verdade? (Examinaram as Escrituras). O que são as Escrituras? (A Bíblia cristã). Quantas vezes eles examinam as Escrituras? De quais maneiras podemos examinar as Escrituras? (Lendo a Bíblia, pedindo aos outros que leiam para nós, indo à igreja onde podemos ouvir a leitura da bíblia, prestando muita atenção todas as vezes que estiver sendo lida, ouvindo as fitas cassetes da bíblia, pensando nos versículos da bíblia que já ouvimos). Se o que ouvirem não estiver de acordo com o que a bíblia diz, o que acontece? Então não estava de acordo. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus, mas quem os faz e ensiná-los, este será chamado grande no reino dos céus. Mateus 5:19 (NKJV) Quem está falando neste verso? (Jesus) Quem será chamado menor no reino dos céus? (Aqueles que violarem um dos mandamentos de Deus e ensinar aos homens a fazer o mesmo).

5 com escritura & explicação) 5 Quem será chamado grande no reino dos céus? (Aqueles que seguirem os mandamentos de Deus e ensinar aos homens a fazer o mesmo). Quantos mandamentos de Deus são importantes? (Todos eles). O que esse versículo nos ensina sobre a palavra de Deus? Quais respostas Deus está buscando para a palavra Dele? Mas Jesus lhe respondeu, dizendo: "Está escrito: 'O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra de Deus.' " Lucas 4:4 (NKJV) Quem está falando neste versículo? (Jesus) Jesus diz está escrito. Onde está escrito? (Na bíblia). A bíblia diz que não podemos viver somente de pão. O que mais precisamos? (Da Palavra de Deus). Quantas vezes você precisa de comida? (Todos os dias, várias vezes ao dia). Quantas vezes você precisa da Palavra de Deus? (Todos os dias). O que você vai fazer para ter mais da Palavra de Deus em sua vida? 5. VIDA QUOTIDIANA Faça tudo em sua vida quotidiana com o motivo e objectivo de agradar a Jesus. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Cor 5:15 (NKJV) Este versículo está falando de quem? (Jesus) Por quem Jesus morreu? (Por todos nós) Após a Sua morte, o que de diferente aconteceu? (Ele ressuscitou). Os crentes devem viver para si mesmos, agradando apenas a si mesmos? (Não, eles não devem mais viver para si mesmos). Então, para quem devemos viver? (Devemos viver para Jesus que morreu por nós). O que significa viver para Jesus? Como as pessoas vivem para elas mesmas? Como você tem vivido para você mesmo? O que você vai fazer de agora em diante para viver para Jesus? Nenhuma tentação ultrapassou você, mas como é comum ao homem, e Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que você é capaz, mas com a tentação dará um jeito de escapar também, que você pode ser capaz de suportá-lo. 1 Cor 10:13 (NKJV) Quais tipos de tentações enfrentamos? (Apenas tentações que são comuns aos homens). Em momentos de tentação, em qual fidelidade podemos confiar? A tentação pode parecer muito forte, mas a vontade de Deus nunca permitirá que sejamos tentados além do que somos capazes de suportar? (Não, Ele promete que Ele não fará isso). Quando Deus permite a tentação em nossas vidas, o que mais Ele vai nos permitir? (Um jeito de escapar). Por que ele nos dá um jeito de escapar? (Para que nós possamos suportar a tentação). Se cedermos à tentação, de quem será a culpa de Deus ou nossa? (Nossa única culpa).

6 com escritura & explicação) 6 Por que não escolhemos o caminho de fuga que Deus nos dá? (Talvez nós não o procuramos, talvez queiramos fazer as coisas da maneira errada). Podemos culpar a Deus quando cedemos à tentação? (Não, porque Ele sempre nos proporciona um caminho de fuga). O que você vai se lembrar da próxima vez que enfrentar uma tentação? O que vai procurar? Se você conseguir se lembrar do ensinamento desse versículo, como isso o ajudará a enfrentar uma tentação? Quais são algumas tentações que as pessoas geralmente enfrentam? Quais são algumas tentações que já enfrentou em sua vida? Quais são algumas tentações que está enfrentando neste momento? Como vai enfrentar a tentação de forma diferente a partir de agora? 6. QUANDO VOCÊ COMETE ERROS (PECADO) Quando você perceber que fez algo errado, até mesmo o que parece ser uma coisa muito pequena, você deve entender que isso é pecado e que não agrada a Jesus. Isso rompe a sua comunhão com Ele. Portanto, você deve confessar seu pecado a Deus imediatamente. Peça perdão a Deus. Só Ele pode perdoar e restaurá-lo. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9 (NKJV) O que devemos fazer quando pecamos? (Confessar nossos pecados). Para quem devemos confessar? (Para Deus, porque Ele é o Único que vai nos perdoar). O que significa confessar nossos pecados? (É concordar com deus que fizemos algo de errado). Quem vai nos perdoar e purificar? (Deus). O que significa purificar? (Lavar algo que esteja sujo até que fique limpo). Quais são as duas palavras desse versículo que nos dizem como Deus é? (Ele é fiel e justo). O que significa dizer que Deus é fiel? (Podemos contar com Ele). O que significa dizer que Deus é justo? (Tudo o que Ele faz está correcto e é bom). Qual é a outra palavra para pecado usada nesse versículo? (Injustiça, o oposto da justiça, uma espécie de Muito Bom, em oposição a muito ruim). Quanto pecado ou injustiça Deus vai nos purificar? (Toda injustiça) Podemos pecar em demasia para que Deus nos perdoe? (Não, Ele vai nos perdoar por toda a injustiça). O que precisamos fazer para experimentar o Seu perdão? (Confessar nossos pecados). O que geralmente fazemos ao invés de confessar nossos pecados? (Negamos, damos desculpas). Quais são outras maneiras que as pessoas tentam se livrar dos pecados? (Sacrifícios, ferindo-se, indo a um sacerdote) O que você vai fazer para se livrar de seus pecados? Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. E, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1 (NKJV) Como João chama os crentes a quem ele está escrevendo esta carta? (Meus filhinhos).

7 com escritura & explicação) 7 Por que ele está escrevendo essas coisas a eles? (Para que eles não pequem). O que pode acontecer mesmo com aqueles que ele não quer que pequem? (Porque ele continua, E se alguém pecar... Essas pessoas que podem pecar, são crentes ou não? (João apenas está escrevendo para os crentes). É possível que os crentes pequem após aceitarem Jesus? (Sim, porque João reconhece que essas pessoas podem pecar, e ele está falando para os crentes). O que devemos nos lembrar se cometermos um pecado? (Temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo). O que é um Advogado? (Um advogado, um defensor, alguém que fala em nossa defesa). Quem é o advogado do crente? (Jesus Cristo) Jesus alguma vez pecou? (Não. Ele é chamado Jesus Cristo o justo). Jesus não pode pedir a Deus para ignorar ou desculpar nosso pecado. Como Ele pode argumentar em nossa defesa? (Ele pode dizer o Pai que Ele morreu por nossos pecados e nós aceitamos que o sacrifício como o nosso, por isso o nosso pecado é perdoado). Como esse versículo o motiva? Como esse versículo pode ajudá-lo quando cometer um pecado? Quando Jesus viu a fé deles, disse ao paralítico: "Filho, os teus pecados estão perdoados". 6 E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, 7 Por que diz este assim blasfémias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? Marcos 2:5-7 "Mas, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados" - Ele disse ao paralítico: 11 "Eu vos digo, levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa." Imediatamente ele se levantou, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim! Marcos 2:10-12 (NKJV) O que Jesus fez? (Ele perdoou os pecados de um homem que estava paralisado). Quem O viu fazer isso? (Alguns dos escribas, pessoas que deveriam saber muito sobre a lei do Velho Testamento.) O que eles disseram em seus corações? (Jesus está falando blasfémia porque só Deus pode perdoar pecados.) Eles acham que Jesus está falando blasfémias. O que é uma blasfémia? (Dizer algo ruim ou desrespeitoso contra Deus, zombando de Deus.) Por que eles acham que o que Jesus disse foi desrespeitoso para com Deus? Ele estava dizendo perdoar os pecados, e eles sabiam que só Deus poderia fazer isso.) Novamente Jesus é chamado o Filho do Homem. Ele tem poder para perdoar os pecados? (Sim, e para mostrá-lo, Jesus perdoou os pecados do homem e o curou.) O que mostrou com certeza que os pecados do homem foram realmente perdoados? (No comando de Jesus ele foi curado, levantou-se e caminhou). Como as pessoas reagiram? (Elas ficaram maravilhadas e glorificavam a Deus.) Jesus disse que elas estavam erradas sobre a ideia de que só Deus pode perdoar pecados? (Não, essa ideia veio da Bíblia e é verdadeira). Quando Jesus perdoou o pecado, o que ele mostrou sobre Ele? (Ele mostrou que Ele era Deus). Quem é o único que pode perdoar nossos pecados? (Deus ou Jesus, que é o Filho de Deus). Um padre pode perdoar nossos pecados? (Não, apenas Deus pode perdoar pecados.) Trazer um animal, ou dinheiro, ou sacrifício pode perdoar os nossos pecados? (Não, apenas Deus pode perdoar pecados.)

8 com escritura & explicação) 8 Quando você pecar, o que você vai fazer? 7. BAPTISMO Você deve ser baptizado em água como um sinal que mostre aos outros que você recebeu uma vida nova em Cristo. Fomos, pois, sepultados com ele pelo baptismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4 (NKJV) Com o que o baptismo é comparado? (Ser sepultado com o Cristo e ressuscitar). Como o baptismo mostra isso? Ir para debaixo da água é como um retrato de ser enterrado com Cristo e, ao sair da água é como um retrato de ser ressuscitado com Ele). O que deve acontecer após o baptismo como cristãos? (Nós devemos andar em novidade de vida). O que precisa ser novo em sua vida? Agora, quando iam pela estrada, chegaram a um pouco de água. E o eunuco disse: "Eis aqui água. O que me impede de ser baptizado? " 37 Então Filipe, disse: "Se você acredita de todo o coração, você pode." E, respondendo ele, disse: "Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus." 38 Então, mandou parar o carro. E desceram ambos à água, tanto Felipe como o eunuco, e Felipe o baptizou. Atos 8:36-38 (NKJV) Nestes versos, Felipe está viajado em um carro com um eunuco da Etiópia, um lugar no nordeste da África, ensinando-lhe a respeito de Jesus. O que eles viram enquanto passavam pela estrada? (Água - talvez um rio ou um lago). Que ideia teve o homem da Etiópia? (Ele pensou em ser baptizado como um cristão). O que o homem da Etiópia perguntou? (O que me impede de ser baptizado?) Qual era a única condição que Felipe deu para ele fosse baptizado? (Ele tinha que acreditar em Jesus com todo o seu coração). Qual foi a confissão do homem? ("Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus ). O que Felipe fez? (Ele parou o carro e o baptizou). Onde eles foram para fazer o baptismo? (Para baixo da água). Quando o homem foi baptizado -antes ou depois de acreditar em Jesus? (Depois). Você foi baptizado como cristão depois de acreditar em Jesus? Caso não, por que não? 8. A IGREJA Você deve entrar na comunhão da igreja. Qual igreja? Você deve frequentar uma igreja que creia, ensine e pratique os ensinamentos da Palavra de Deus. Se antes de ser salvo você era membro de um grupo religioso que ensina e pratica coisas contrárias à Palavra de Deus, você deve deixar esse grupo e procurar uma comunhão que creia na Bíblia. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram baptizados; e naquele dia cerca de três mil almas foram adicionados a eles. 42 E perseveravam na doutrina e na comunhão dos apóstolos, na fracção do pão e nas orações. Atos 2:41-42 (NKJV)

9 com escritura & explicação) 9 Depois do baptismo, quais quatro coisas os fiéis fizeram juntos? (1. Eles continuaram na doutrina dos apóstolos 2. e na comunhão 3. e no partir do pão, 4. e nas orações.) Em que livro a doutrina do apóstolo é actualmente escrita para nós? (Na bíblia). Onde ouvimos a bíblia ser lida e ensinada? (Na igreja. Algumas igrejas são mais fortes que outras nisso. Certifique-se de procurar uma igreja onde a bíblia seja lida e ensinada). Eles tinham comunhão. Eles se reuniam uns com os outros. Onde os crentes se reúnem hoje em dia? (Na igreja e às vezes em estudos bíblicos domiciliares.) Eles faziam a partilha do pão. Quando os crentes fazem a partilha do pão hoje em dia? (Na comunhão). Eles oravam juntos. Onde os crentes oram juntos hoje em dia? (Eles podem orar juntos em qualquer lugar, mas igreja é um lugar especialmente conhecido para orações.) Para onde você iria para experimentar essas quatro coisas hoje em dia? (Para uma igreja que ensine a bíblia). Quais igrejas que ensinam a bíblia estão próximas de você? Quais você já tentou? Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Heb 10:25 (NKJV) A Bíblia nos adverte para não deixar, abandonar ou negligenciar ou fugir de alguma coisa. De que? (Congregar-nos) Onde os crentes se reúnem? (Na igreja) Como sabemos que alguns crentes negligenciaram a congregação juntamente com a igreja? (Ele diz que "como é costume de alguns." Deus aprovou negligenciar a igreja? (Não, ele nos adverte para não deixarmos de congregar-nos). Conforme o tempo passa, a necessidade de reunir com outros crentes aumenta ou diminui? (Aumenta e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima De que dia está falando? (O dia da vi da de Jesus). Por que alguns cristãos não vão à igreja? Essas razões são aceitáveis diante de Deus? Por que você algumas vezes não foi à igreja? Você vai se comprometer agora a reunir-se regularmente com outros que amam Jesus? Em qual igreja você irá? Você tem certeza de que é uma igreja que acredita, ensina e pratica os ensinamentos da bíblia? O que você pode fazer para motivar outros crentes a fazerem o mesmo? 9. ESPÍRITOS MAUS qualquer espírito que não seja Deus que procure ou aceite a adoração é um espírito maligno e inimigo de Deus. Você deve recusar e repreender Satanás e todos os seus ajudantes e trabalhos. Remova todos os amuletos, objectos e literatura associados com magia, feitiçaria, santos, espíritos dos antepassados, etc. de sua casa e sua pessoa. Pare com qualquer prática que derive do poder de outros espíritos senão de Deus. Pare de confiar e buscar ajuda de espíritos através de adivinhação, oblação, etc. Comece a confiar somente em Deus e buscar a Sua ajuda para os problemas da vida para que você costumava usar magia. E muitos dos que haviam crido vinham, confessando e contar as suas obras. 19 Além disso, muitos dos que tinham praticado magia trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos. E contaram-se o valor delas, e totalizaram cinquenta mil peças de prata.

10 com escritura & explicação) 10 Atos 19:18-19 (NKJV) As pessoas que confessaram eram crentes envolvidos com magia ou descrentes? (Crentes novos). Será que eles escondiam o fato de que eles tinham se envolvido em magia? (Não, eles confessaram e disseram seus atos, isto é, o que haviam feito.) Além de confessar, o que mais eles fizeram? (Queimaram os livros de magia). A queima ocorreu privadamente, discretamente, em segredo, ou publicamente e abertamente? (Publicamente, abertamente, na vista de todos ). Qual era o valor dos livros? (50 mil peças de prata muito dinheiro). Por que os crentes queimaram os livros de magia? (Talvez porque eles não mais uso para eles, eles não queriam ser tentados por eles, talvez como um testemunho público contra essas práticas.) Após a queima, algum mal aconteceu aos crentes? (Não, nada). Qual é uma boa maneira de se livrar de ídolo ou objectos de fetiche que pertencem a você? (Queime-os publicamente). Quais ídolos ou objectos de fetiche ou magia que você tem devem ser queimados? O que o impede de queimá-los? Você vai queimá-los e colocar a sua total confiança em Deus para ajudá-lo e protegê-lo? 19 O que estou dizendo, então? Que o ídolo é qualquer coisa, ou o que é oferecido aos ídolos é qualquer coisa? 20 Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demónios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demónios. 21 Você não pode beber do cálice do Senhor e do cálice dos demónios; você não pode participar da mesa do Senhor e da mesa dos demónios. 1 Cor 10:19-21 (NKJV) Para quem são os sacrifícios dos gentios? (Para os ídolos). Na realidade, para quem os gentios estão fazendo sacrifícios? (para demónios e não para Deus) O apóstolo Paulo escreveu esse versículo sob a orientação de Deus. Ele queria que os crentes tivessem comunhão com os demónios? (Não, ele disse que eles não podiam beber do cálice do Senhor e do cálice dos demónios; ou participar da mesa do Senhor e da mesa dos demónios). Quando as pessoas adoram ídolos, quem na verdade elas estão adorando? (Demónios e espíritos) Você acha que as pessoas sabem que estão adorando a demónios? (Não, elas nem sempre se dão conta disso). Você já pediu a Deus para perdoá-lo por qualquer participação que teve em adoração de ídolos? O que você ainda precisa se livrar que está ou que foi relacionado à adoração de ídolos? O que você vai fazer para se livrar disso? Quando? Quem vai ajudá-lo? 10. PERDÃO Perdoe os outros que o magoaram e o injustiçaram como Cristo vos perdoou os seus pecados. "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. 15 Entretanto, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:14-15 (NKJV) Se quisermos o perdão de Deus, o que precisamos fazer para os outros? Perdoá-los). O que são ofensas? (Pecados ou coisas que os outros fizeram contra nós e que nos machucaram). Precisamos do perdão de Deus? (Sim, muito, a todo o momento).

11 com escritura & explicação) 11 Os outros precisam do nosso perdão? (Sim, os outros nos magoaram e nós já magoamos os outros). Qual é a condição para receber o perdão de Deus? (Perdoar os outros). Quem são algumas pessoas que já o magoaram? Como elas o magoaram? Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Romanos 12:19 (NKJV) O apóstolo Paulo está a escrever. O que ele chama de crentes em Roma? (Amados). Qual instrução ele dá a eles - O que não fazer? (Não vos vingueis). Quem vai retribuir o ímpio? (Deus). Perdoar alguém não significa ignorar o fato de que eles te machucaram ou fingir que não aconteceu ou não doeu. É simplesmente não se vingar e deixar nas mãos de Deus. É escolher não manter a raiva em seu coração contra eles, mas deixá-los nas mãos de Deus. A quem machuca a raiva em seu coração: você ou eles? (Machuca mais você). Você pode deixar aqueles que o magoaram nas mãos de Deus, sabendo que Ele vai retribuí-los, assim, deixando de fora de seu coração a raiva e o desejo de vingança? (Isso é chamado perdão). Quais as vantagens que isso lhe traz? (Você não se fere, você é capaz de seguir em frente com sua vida, você se sentir melhor, a sua saúde melhora.) Você vai escolher por perdoar aqueles que o magoaram? Você gostaria de orar por isso? 11. AMOR Ame as pessoas assim como Cristo o ama. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus a qualquer momento. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e seu amor é aperfeiçoado em nós. 1 João 4:11-12 (NKJV) O apóstolo João está a escrever aos crentes aqui. Como ele os chama? (Amados). O que isso mostra? (João amava os crentes). Você se lembra de outro apóstolo que também chamava os crentes de amados? (Sim, Paulo). O que isso mostra? (Paulo também amava os crentes). Por que devemos amar uns aos outros? (Porque Deus também nos ama). Pense no amor de Deus por nós. Será que Ele nos ama porque nós somos maravilhosos, limpos, obedientes? (Não, Ele nos ama apesar de nossos pecados). Como devemos amar uns aos outros? (Da mesma maneira que Deus nos ama - apesar de nossos pecados, da maneira que somos). Alguém já viu Deus, o Pai? (Não). O que o nosso amor mostra? (Que Deus vive em nós, e seu amor é aperfeiçoado em nós. Quem você precisa amar? O que você pode fazer esta semana para mostrar o seu amor? 12. DIGA AOS OUTROS O QUE CRISTO FEZ POR VOCÊ Diga aos outros sobre sua decisão de seguir a Cristo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue?

12 com escritura & explicação) 12 Romanos 10:14 (NKJV) Trabalhando de trás para frente neste versículo, o que deve acontecer para que uma pessoa venha a Cristo? Você consegue encontrar quatro passos? (1. Tem que haver um pregador. 2. Eles ouvem a mensagem. 3. Eles acreditam em Cristo. 4. (Eles O chamam). Um pregador não significa necessariamente um pastor. Significa qualquer um que diga a mensagem. Se ninguém diz a mensagem, como as pessoas podem ouvir a mensagem? (Não podem). Se elas não ouvem a mensagem, como podem acreditar? (Não podem). Primeiro alguém tem que dizer a eles). Se elas não ouvem a mensagem, como podem pedir que Jesus as salve? (Não podem). Tudo começa com alguém contando a mensagem a elas. Quem lhe contou sobre a mensagem do Cristo? Você é grato a essas pessoas? Quem são algumas pessoas que você conhece que precisam ouvir a mensagem de Cristo? Para quem você poderia contar o que sabe sobre Cristo e o que já experienciou com Ele? Como e quando você vai começar a contar a eles? 13. CANTE LOUVORES A DEUS Cante canções cristãs que honrem Jesus Cristo. Falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, Efésios 5:19 (NKJV) O que os cristãos são orientados a fazer nesse versículo? (Encorajar e ensinar uns aos outros cantando cânticos cristãos). Três tipos de cânticos são mencionados. Você conhece diferentes tipos de canções que louvem a Deus? (Sim, há muitos tipos de canções. Elas podem ter sons diferentes mas o mais importante é que louva a Jesus). Devemos usar duas partes do nosso corpo ao cantar nossas bocas e o que mais? (Nossos corações) É possível cantar uma canção com a boca mas não com o coração? (Sim, mas ao cantar para o Senhor devemos usar nossas bocas e nossos corações). Para quem devemos cantar? Dê duas respostas. (Uns para os outros e para o Senhor). Quais tipos de canções você cantava antes de vir para Cristo? Quais tipos de canções você deve cantar agora? Quais canções você conhece que louvam Jesus? Como você pode aprender novas canções que louvem Jesus? Quando, nesta semana, você poderá cantar essas canções? (A qualquer momento, quando você estiver trabalhando, caminhando, em casa e na igreja). 14. ALEGRAI-VOS E DÊ GRAÇAS - Alegre-se e dê graças a Deus por suas bênçãos todos os dias. Alegrai-vos sempre no Senhor. Novamente eu digo, alegrai-vos Filipenses 4:4(NKJV) O que os cristãos são orientados a fazer nesse versículo? (Alegrai-vos sempre no Senhor). Por que é repetido duas vezes em um versículo tão curto? (Para enfatizar o quão importante é).

13 com escritura & explicação) 13 Podemos não ser capazes de nos alegrar em nossas circunstâncias neste mundo. Mas em que os crentes podem sempre se alegrar? (No Senhor). (O que significa se alegrar no Senhor? (Alegrar-se por pertencer a Ele, porque Ele te ama, Ele te salvou, por todas as coisas boas que Ele tem feito por você.) Mesmo nos momentos mais difíceis, quais são as coisas que você tem para alegrar-se no Senhor? Você se alegrou no Senhor esta semana? Você vai se alegrar na próxima semana? Hoje? Dando sempre graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Efésios 5:20 (NKJV) O que os cristãos são orientados a fazer nesse versículo? (Dar graças a Deus por todas as coisas em nome de Jesus) Como podemos nos alegrar em todas as coisas? (Não importa o quão difícil sejam as circunstâncias, sempre podemos regozijar que Deus está conosco.) Para quem devemos dar graças? (Deus, em nome de Jesus). Faça uma lista de coisas que você deve dar graças. Faça um concurso para ver quanto tempo você pode fazer a lista. Verifique a lista. Você incluiu o ar que respira? Você incluiu o ar que respira? Você incluiu a luz do sol e a chuva? Você incluiu a vida? Você incluiu a oportunidade de ser salvo? Comece a ter o hábito de agradecer a deus todas as manhãs por todas as bênçãos, grandes e pequenas. 15. APRENDA A CONTROLAR SEUS PENSAMENTOS Permita que Jesus governe seus pensamentos para que as coisas que você pensa tragam honra para Ele. Finalmente, irmão, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor - meditar sobre estas coisas. Filipenses 4:8 (NKJV) O apóstolo Paulo escreveu esses versículos aos crentes na cidade de Filipos. Como ele os chama? (Irmãos. Esse termo também inclui as irmãs. Quer dizer que ele os considera uma família). O que significa meditar? (Pensar em algo por algum tempo, meditar sobre isso na mente.) Quais os tipos de coisas que os crentes devem pensar? (Coisas que são verdadeiras, nobres, justas, puras, de boa fama, virtuosas e de louvor). Quais os tipos de coisas que são opostas a isso? (As coisas que são falsas, maldosas, injustas, impuras, sujas, fofocas, dignas de repreensão. Os cristãos NÃO devem pensar sobre essas coisas). Os maus pensamentos vêm para todos. Satanás atira maus pensamentos até mesmo em Jesus. Nem sempre podemos controlar os pensamentos que vêm à mente, mas podemos controlar as coisas que permitimos ficar, os pensamentos que pensamos a longo prazo, as ideias que cultivamos, os vídeos que fazemos em nossas mentes, as imaginações que temos. Quais os tipos de maus pensamentos mais o incomoda? A maneira de se livrar de maus pensamentos é meditar sobre os bons pensamentos. Quais bons pensamentos você deve nutrir esta semana? 16. SERVIÇO Procure maneiras de ajudar ou servir a igreja. Assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros de um corpo, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

14 com escritura & explicação) 14 1 Cor 12:12 (NKJV) Neste versículo, a que crentes são comparados? (Membros ou partes do corpo). Você tem um corpo. Quais são esses membros ou partes? (Eles podem mencionar qualquer parte do corpo). A que são comparados a igreja ou o grupo de crentes? (Com o corpo de Cristo). Como podemos ser o corpo de Cristo? (Cada um de nós é um membro e juntos formamos um corpo). As partes do seu corpo precisam umas das outras? Você precisa de suas orelhas? Seus pés? Seu estômago? (Sim, precisamos de todas as partes). Os crentes precisam uns dos outros? (Sim, somos todos diferentes, e precisamos uns dos outros). Com o que você pode contribuir para o corpo de Cristo? (Eles podem dar várias respostas. Eles encorajam outros, eles podem orar pelos outros, eles podem mostrar que aceitam os recémchegados, etc.) Tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, vamos usá-los: Romanos 12:6 (NKJV) O que foi dado a cada crente? (Dons que diferem segundo a graça que nos é dada) O que devemos fazer com esses dons? (Devemos usá-los). Quais dons lhe foram dados? (As respostas podem variar, mas não esquecer de dons como encorajamento, ajudas e serviço). De quantas maneiras você pode pensar que pode ser uma ajuda e uma bênção na igreja de Deus? O que você vai começar a fazer esta semana para ajudar e servir à igreja? 17. OFERENDAS Dê oferendas generosas para ajudar a sua igreja e para espalhar a palavra de Deus. Dê o que você puder, incluindo seu tempo, esforço e oração. Se você não tem nenhum dinheiro, dê ao seu pastor o presente de tempo e amor, fazendo um serviço para ele. Dê-lhe o presente do incentivo, mostrando a ele que você o aprecia. Dê dinheiro apenas quando puder. Tenho-vos mostrado em todos os sentidos, trabalhando assim, que você tem de suportar os fracos. E lembre-se das palavras do Senhor Jesus, que Ele disse: "Há mais felicidade em dar do que receber. Atos 20:35 (NKJV) Deus quer que ajudemos a quem? (os fracos) Como podemos ajudá-los? (Com trabalho) Você pode pensar que é fraco, mas você consegue pensar em alguém que você sabe quem é mais fraco do que você mesmo? Quem? O que você poderia fazer para ajudar essa pessoa? Jesus disse que há mais felicidade em dar ou receber? (Em dar) O que você pode contribuir para ajudar a sua igreja? O que você vai contribuir esta semana? Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

15 com escritura & explicação) 15 2 Cor 9:7 (NKJV) Como Deus quer que os crentes contribuam? (Com o propósito em nosso coração, alegremente). Quais são as duas maneiras que Ele não quer que contribuamos? (Má vontade ou porque somos forçados a fazê-lo) O que Deus ama? (Quem contribui com alegria). Esse versículo fala sobre planejar a contribuição. Você pensou em um plano para contribuir? Você vai começar a pensar e rezar esta semana sobre como você pode honrar a Deus contribuindo? 18. SUA BOCA Permita que Deus governe a sua boca em todas as ocasiões. Pare de usar a boca para amaldiçoar a Deus ou aos outros, ou para colocar os outros para baixo. Comece a usar sua boca para abençoar e fazer o bem.... nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos; 4 nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes acções de graças. Efésios 5:3-4 (NKJV) O que não deve ser nomeado entre nós? (Baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes) O que é para ser nomeado entre nós, em vez de conversa tola? (Dar graças). O que os cristãos são chamados nesse versículo? (Santos) O que é uma conversa obscena? O que é um gracejo indecente? (Gracejar é brincar e zombar). Você já ouviu esse tipo de conversa? Você algumas vezes já participou disso? Você vai pedir a Deus esta semana para usar a sua boca para o bem e não para o mal? Com ela (a língua) bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, que foram feitos à semelhança de Deus. 10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, estas coisas não deveriam ser assim. Tiago 3: 9-10 (NVI) Quais são as duas coisas que as pessoas podem fazer com a língua? (Bendizer e amaldiçoar) É certo bendizer a Deus e amaldiçoar os homens? Não, essas coisas não devem acontecer. Por que não? (Porque os homens foram feitos à semelhança da imagem de Deus). Para qual propósito Deus quer que usemos nossas bocas? (Para bendizer) Para o que ele não quer que usemos nossas bocas? (Para amaldiçoar) Você já ouviu pessoas amaldiçoando as outras? Você algumas vezes já amaldiçoou alguém? Você vai pedir perdão a Deus? Você vai pedir a Deus que o ajude a usar a sua boca para bendizer? Qual é o maior problema você enfrenta com a sua boca? Você vai pedir a Deus que o ajude com isso? 19. CASAMENTO Honre o casamento, reserve o sexo apenas para o casamento e recuse a infidelidade de todas as maneiras.

16 com escritura & explicação) 16 Venerado seja entre todos o matrimónio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Heb 13:4 (NKJV) O que é venerado entre todos? (Casamento) Como é que Deus olha para o leito conjugal, ou seja, o sexo no casamento? (É imaculado. É bom). O que é fornicação? (Sexo ou actividade sexual de qualquer tipo antes do casamento). O que é adultério? Sexo ou actividade sexual de qualquer tipo depois do casamento ou fora do casamento). Quem Deus julgará? (Fornicadores e adúlteros. Em outras palavras, todos os que praticam sexo ou qualquer tipo de actividade sexual fora do casamento.) Quais são os limites em que Deus abençoa o sexo? (Apenas dentro do casamento) Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Efésios 5:33 (NKJV) Como os maridos são ordenados a tratar suas esposas? (Amá-las como amam a si mesmos). Como as mulheres devem tratar seus maridos? (Com respeito). Como o marido pode demonstrar amor à esposa? Como a esposa pode demonstrar respeito ao marido? Se você é casado, em qual área você precisa crescer e melhorar? 20. CONTINUE - Continue (não pare) de fazer cada uma dessas coisas. Então Jesus disse aos judeus que haviam crido nele: "Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos. João 8:31 (NKJV) Quem está falando aqui? (Jesus) O que Jesus diz - é importante ou não tão importante? (Muito importante) Com qual tipo de judeus ele está falando? (Naqueles que acreditam Nele) O que Jesus diz que eles precisam fazer para serem seus discípulos, na verdade? (Permanecei em Sua Palavra) Qual é uma outra palavra para permanecer? (Continuar. Se permanecerdes, você não faz apenas por um tempo, mas você continua a fazer). Você começou a seguir Jesus. Ele tem muito mais para ensiná-lo. Você vai continuar aprendendo e continuar procurando fazer o que você aprende? (Se você vai, você realmente será o discípulo de Jesus). Esta é uma pequena lista de alguns dos mais importantes ensinamentos bíblicos. Nenhuma lista pode incluir tudo, e Deus tem muito mais para ensinar à medida que você ouvir a palavra Deus. À medida que continue na Palavra de Deus, o Espírito de deus o guiará continuamente em toda a verdade. VAMOS REVISAR Quantos passos para o crescimento cristão você consegue recordar (em qualquer ordem)? Nas 20 linhas abaixo, escreva, de memória, o quanto puder. Em seguida, verifique o capítulo e complete o restante.

17 com escritura & explicação) 17 VAMOS COLOCAR EM PRÁTICA Escolha três tópicos para começar a ajudar os novos cristãos em sua classe. Memorize os versículos. Escreva-os aqui de memória, em seguida, verifique na Bíblia para confirmar a exactidão. Agora pense sobre a aplicação dessas ideias em sua cultura e na sua classe. O que você vai dizer a eles sobre cada ideia? Peça ideias a Deus e escreva aqui o que Ele lhe mostrou.

18 com escritura & explicação) 18 Quais outros ensinamentos práticos (ensinamentos de vida em oposição à doutrina) você acha que podem ser importantes para a sua classe? À medida que encontre esses ensinamentos nas Escrituras, tente resumir o ensinamento em uma ou duas frases simples e escreva-os aqui. Inclua as referências da Escritura. Quais são os passos mais básicos de continuidade do crescimento cristão? (Essas lições de nível 2 são para aqueles que tenham completado os 20 primeiros passos e estão crescendo neles.) 21. DEIXE A CONFIANÇA substituir o medo Deixe a confiança em Deus substituir qualquer tipo de medo de sua vida. Peça a Deus para lidar com todos os seus problemas e tenha confiança de que Ele vai ajudá-lo. Ele mesmo disse: "Eu nunca te deixarei, nem te desampararei." 6 Assim, podemos falar com ousadia: "O Senhor é o meu ajudador, nada temerei. O que o homem pode fazer para mim? " Hebreus 13:5-6 (NKJV) Quem está falando neste verso? (No contexto, vemos que é o Senhor Jesus). O que Jesus prometeu aos crentes? (Ele prometeu nunca nos deixar ou nos abandonar). Essa promessa ainda será válida se que fizemos algo de errado? (Sim, nenhuma condição é dada. Ele não disse que apenas não nos deixaria se fizéssemos tudo certo. Ele disse que NUNCA nos deixaria). Por causa dessa promessa, o que podemos dizer com ousadia? (O Senhor é o meu ajudador, nada temerei). Por que é que nós nunca precisamos temer? (O Senhor nunca nos deixará ou nos abandonará, e Ele é o nosso ajudante.) Pense na frase, O que o homem pode fazer para mim? " O que isso significa para você? (Por um lado, isso significa que ninguém pode fazer nada para nós a menos que Deus permite para os bons propósitos de Deus. Estamos seguros nas mãos Dele. Pensando nisso a partir de outro ponto de vista, o pior que alguém poderia fazer para nós seria nos matar. No entanto, para o crente, isto é a melhor coisa pois, em seguida, vamos estar com o Senhor em um mundo que não tem nenhuma dor ou sofrimento.) Quais são algumas das coisas de que as pessoas estão comumente com medo? Quais são algumas coisas que você teve medo no passado? Pense sobre o medo de circunstâncias ruins acontecendo, medo da dor, do sofrimento e da morte, o medo das pessoas, medo de espíritos malignos ou maldições. Como você pode se livrar desses medos?

19 com escritura & explicação) MORTE-Substitua o medo da morte, com alegre expectativa de ir para estar com o Senhor na Sua momento perfeito para você. Por isso, estamos sempre confiantes, sabendo que, enquanto estamos em casa, no corpo, estamos ausentes do Senhor. 7 Porque andamos por fé, não pela vista. 8 Estamos confiantes, sim, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor. 2 Coríntias 5:6-8 (NKJV) "Não se perturbe o coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3 "E se eu for e vos preparar lugar para você, eu voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também. João 14:1-3 (NKJV) E Deus enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto. Não haverá mais dor, porque as primeiras coisas passaram." Apocalipse 21:4 (NKJV) 23. VERDADE-Substitua as falsidades ou mentiras com sempre falar a verdade. Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas aqueles que lidam com verdade são o seu deleite. Prov 12:22 (NKJV) Portanto, colocando a mentira, "Que cada um de vocês fale a verdade com o seu próximo," pois somos membros uns dos outros Efésios 4:25 (NKJV)

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 O Tribunal de Cristo Lição 16 (volte para as páginas 4, e 5) Quem será julgado no dia do julgamento? Como isto tomará lugar, e o que envolverá? A vida cristã é uma série de verdades imprevisíveis. A

Leia mais

Conhecendo Deus pessoalmente

Conhecendo Deus pessoalmente Conhecendo Deus pessoalmente O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para

Leia mais

OS MANDAMENTOS DE CRISTO

OS MANDAMENTOS DE CRISTO OS MANDAMENTOS DE CRISTO Equipando Discípulos para fazerem discípulos, ensinando-os a obedecer, todas as coisas que Jesus ordenou Uma adaptação de George Patterson 7 Comandos de Cristo (Readaptação de

Leia mais

2.4. Como ensinar às crianças a orar?

2.4. Como ensinar às crianças a orar? TREINADOR MASTER - Nível Internacional www.teachingforafrica.com 1 Por quê é importante orar e ensinar às crianças a orar na escola dominical? É importante orar na escola dominical para trazer a bênção

Leia mais

O quê. você deseja. para a tua vida?

O quê. você deseja. para a tua vida? O quê você deseja para a tua vida? Esta é uma boa pergunta. Muitas vezes andamos sem saber para onde. Desejamos algo... e não sabemos o quê. Mas há alguém que nos ama e deseja o melhor para nós. Sabe quem

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 O meu Trabalho e o meu Patrão Lição 14 (volte para as páginas 4, e 5) Qual deve ser a minha atitude para com o meu serviço e o meu patrão? Desde que a Bíblia é a autoridade final em tudo o que se encontra

Leia mais

Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano)

Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano) Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano) Na catequese encontramos essencialmente uma Pessoa: Jesus, Filho único do Deus, que sofreu e morreu por nós e que agora, ressuscitado, vive connosco

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA - 1) Oração Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o

Leia mais

Lição 4 Pode Ser um Obreiro

Lição 4 Pode Ser um Obreiro Lição 4 Pode Ser um Obreiro Agora o António sabe mais sobre a Igreja e os diferentes dons que Deus deu aos seus membros. Ao observar a Igreja, repara que nem todos os membros têm o mesmo ministério. Há

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta JESUS E

Bíblia para crianças. apresenta JESUS E Bíblia para crianças apresenta JESUS E LÁZARO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Oração Lição 6 (volte para as páginas 4 e 5) Como é importante a oração na minha vida Alguém uma vez disse que um cristão é apenas tão forte na sua vida de oração. Está uma grande relação da verdade

Leia mais

Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças

Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças Textos e melodias ORAÇÃO EUCARÍSTICA I v. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. v. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. v.

Leia mais

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato.

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato. Romanos 6:1-11. Na semana passada falamos sobre a Graça de Deus. Pode parecer algo simples, mas a má compreensão desse tema tem gerado muitos problemas no meio evangélico. Pois alguns entendem a graça

Leia mais

LIÇÃO 6 Estudo Tópico

LIÇÃO 6 Estudo Tópico LIÇÃO 6 Estudo Tópico Na sua epístola aos Colossenses, Paulo falou sobre a oração. Perseverai em oração, velando nela com acção de graças (Colossenses 4:2). Depois, pediu que orassem por ele e pelos seus

Leia mais

Estudos na Palavra de Deus

Estudos na Palavra de Deus Estudos na Palavra de Deus ORAÇÃO COMO MEIO DE GRAÇA Lucas 18:1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: (...) 2 Reis 2 1 Timóteo 2.8 Quero, portanto, que os varões

Leia mais

ORAÇÃO E ADORAÇÃO. por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO

ORAÇÃO E ADORAÇÃO. por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO ORAÇÃO E ADORAÇÃO por Morris Williams LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA O Instituto

Leia mais

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva Um chamado à oração Um chamado à oração j. c. RyLE Tradução Rodrigo Silva Editora Letras Título Original: A Call to Prayer por J. C. Ryle Copyright Editora Letras 1ª edição em português: outubro de 2012

Leia mais

COMO VENCER O MUNDO. O meu desejo é que nesta hora vocês recebam o poder para vencer o mundo e vivam como filhos de Deus, separados do mundo.

COMO VENCER O MUNDO. O meu desejo é que nesta hora vocês recebam o poder para vencer o mundo e vivam como filhos de Deus, separados do mundo. COMO VENCER O MUNDO Muitas pessoas depois de terem um encontro com Deus, sentem um forte desejo em seguir o Senhor e em serem radicais em todas as áreas das suas vidas. Declaram que nunca mais vão pecar

Leia mais

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus tinha um plano para Moisés. Ensinar a cada aluno que Deus tem um plano para sua vida e ele pode confiar em Deus para guia-lo. 2. Lição Bíblica:

Leia mais

Inicie a aula assim: Receba os alunos com a sala sem iluminação. Se tiver condições faça-a ficar escura mesmo.

Inicie a aula assim: Receba os alunos com a sala sem iluminação. Se tiver condições faça-a ficar escura mesmo. Lição 9 Bênçãos sem medida Texto Bíblico: Romanos 8.31-39 Plano de aula Sugestão Didática 1- OBJETIVO DA LIÇÃO: a- Identificar o quanto o cristão depende da graça de Deus. b-descrever porque pode se afirmar

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus

Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO TÓPICOS 1º PERÍODO OBJECTIVOS ORAÇÕES / DOUTRINA CRISTÃ ACTIVIDADES CELEBRAÇÕES AVALIAÇÃO A criação Deus é grande e poderoso Tudo nos fala de Deus Deus

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 1ª Semana da Quaresma Dai-nos,

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTO DE ENTRADA: E B7 E B7 E B7 E B7 E Jesus meu amigo, estou aqui, estou aqui para celebrar, para agradecer e A B7 partilhar o pão e a Fé. A B G#m C#m A F# B7 Celebrar o

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 A Palavra De Deus Lição 5 ( volte para as páginas 4, 5 e 6) Como a Blíblia é importante Uma coisa que separa o cristão de qualquer religião no mundo é clamar uma absoluta autoridade escrita de Deus.

Leia mais

Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia?

Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia? Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia? 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. Encontro 06 Aconselhamos que você professor, estude e pratique o método de estudo da Bíblia

Leia mais

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker A Minha Bíblia Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA

Leia mais

Nº 31 C 13ºDomingo do Tempo Comum-26.6.2016

Nº 31 C 13ºDomingo do Tempo Comum-26.6.2016 Nº 31 C 13ºDomingo do Tempo Comum-26.6.2016 Vamos de Férias Com Jesus Que bom! Começaram as férias! Não há aulas, vamos para a praia, para o campo, para o estrangeiro... mas vamos com Jesus. Ouvimos no

Leia mais

DEUS PROVA O AMOR DE ABRAÃO

DEUS PROVA O AMOR DE ABRAÃO Bíblia para crianças apresenta DEUS PROVA O AMOR DE ABRAÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M Maillot; Tammy S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por:

Leia mais

Descobrindo a Vontade de Deus

Descobrindo a Vontade de Deus Livrinho 2 Pàgina 44 Lição Seis Descobrindo a Vontade de Deus Além de encontrar a Cristo como Salvador, não há coisa mais importante na sua vida do que o poder de determinar a vontade de Deus. A lição

Leia mais

PERGUNTA 1 - Qual é o fim principal do homem? RESPOSTA - O fim principal do homem é glorificar a Deus, e encontrar prazer nele para sempre.

PERGUNTA 1 - Qual é o fim principal do homem? RESPOSTA - O fim principal do homem é glorificar a Deus, e encontrar prazer nele para sempre. A finalidade do homem e as obras vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Breve Catecismo de Westminster, na pergunta número um, diz: PERGUNTA 1 - Qual é o fim principal do homem? RESPOSTA - O fim

Leia mais

De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010

De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010 De Capa a Capa (Cover 2 Cover) Por Sharon Kay Chatwell, Março 2010 RESUMO: SKIT escrita para adolescentes e estudantes de idade universitária. 6 Atores ao mínimo 3 Personagens Principais com várias falas.

Leia mais

Entendendo a série...

Entendendo a série... Entendendo a série... Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Leia mais

Deus espera algo de nós

Deus espera algo de nós Deus espera algo de nós 2) Compartilhar o Evangelho deve se tornar um estilo de vida de todo cristão. Deus planejou que cada um de nós, vivendo seu dia-a-dia, fosse uma testemunha de Jesus. Mas o diabo,

Leia mais

Passos Para a Salvação em Cristo Jesus

Passos Para a Salvação em Cristo Jesus Passos Para a Salvação em Cristo Jesus Em certa ocasião um jovem perguntou a Jesus: Bom Mestre que hei de fazer para ser salvo? Esta pergunta está registrada em Mateus. Este jovem desejava que Jesus lhes

Leia mais

Lição Sete. Servindo a Deus. O Propósito da Vida. nos leva a considerar a razão porque a raça humana foi criada. O propósito da vida humana é

Lição Sete. Servindo a Deus. O Propósito da Vida. nos leva a considerar a razão porque a raça humana foi criada. O propósito da vida humana é Livrinho 2 Pàgina 53 Lição Sete Servindo a Deus O Propósito da Vida A maioria das nossas lições trataram do que Deus quer fazer por nós. Nesta queremos considerar o que nós podemos fazer para Deus. Quando

Leia mais

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Mordomia ESTUDOS

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Mordomia ESTUDOS ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA Mordomia ESTUDOS 11. Mordomos fiéis 12. A raiz de todos os males 13. Comprados por alto preço 14. Remindo o tempo 15. A mente de Cristo ESTUDO 11 TEXTO BÍBLICO: Lucas

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 A Vontade de Deus Lição 7 (volte para as páginas 4 e 5) Como saber a vontade de Deus para munha vida? Um pregador famoso uma vez disse que o sucesso do homem é um homem que descobre o que Deus quer para

Leia mais

A ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL Lição 39

A ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL Lição 39 A ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL Lição 39 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus fez uma aliança divina com os israelitas porque Ele os amava. Ensinar que Deus nos promete um lar no céu se obedecermos a seus mandamentos.

Leia mais

A IGREJA ENCONTRA PROBLEMAS

A IGREJA ENCONTRA PROBLEMAS Bíblia para crianças apresenta A IGREJA ENCONTRA PROBLEMAS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

JEREMIAS O PROFETA CHORÃO

JEREMIAS O PROFETA CHORÃO Bíblia para crianças apresenta JEREMIAS O PROFETA CHORÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Jonathan Hay Adaptado por: Mary-Anne S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

OS ESTADOS DE CRISTO A EXALTAÇÃO. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

OS ESTADOS DE CRISTO A EXALTAÇÃO. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente OS ESTADOS DE CRISTO A EXALTAÇÃO vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Os estados de Cristo podem ser considerados como a sua relação com a lei de Deus e a condição de sua pessoa resultante deste

Leia mais

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós!

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós! 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles! Mt 18,20 -O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de Nós! Desenha o

Leia mais

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa.

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Feliz o empregado cujo Senhor o encontrar fazendo assim quando

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta OS MILAGRES DE JESUS

Bíblia para crianças. apresenta OS MILAGRES DE JESUS Bíblia para crianças apresenta OS MILAGRES DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado

Leia mais

A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito,

A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito, Música ou Louvor? Isaías 6.1-7 A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito, confiar, reconhecer

Leia mais

LIÇÃO 2 Deus Quer que Conheça os Seus Dons

LIÇÃO 2 Deus Quer que Conheça os Seus Dons LIÇÃO 2 Deus Quer que Conheça os Seus Dons Na primeira lição, aprendemos que Deus tem dons espirituais para todos os crentes. Também descobrimos que Deus espera que cada crente seja fiel ao usar o seu

Leia mais

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis)

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) 01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Comunidade Católica Shalom Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai Todo-poderoso Nós

Leia mais

Agora Que Sou Um Cristão Por David Batty

Agora Que Sou Um Cristão Por David Batty Agora Que Sou Um Cristão Por David Batty Lição 106 Primeira Edição Nome do Aluno Data do Início Data da conclusão 2 Agora Que Sou Um Cristão Lição 106 David Batty 1ª Edição Brasil As referências Bíblicas

Leia mais

Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30

Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30 Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30 Nesta lição, estudaremos sobre três palavras muito relacionadas à comunhão pessoal de cada crente. Desejamos que todos se fortaleçam

Leia mais

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas 5.17 Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu

Leia mais

Meninos e Meninas Brincando

Meninos e Meninas Brincando Meninos e Meninas Brincando J. C. Ryle "As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão." (Zc.8:5) Queridas crianças, o texto acima fala de coisas que acontecerão. Deus está nos

Leia mais

Não permitais que as coisas do mundo vos afastem do Senhor!

Não permitais que as coisas do mundo vos afastem do Senhor! Não permitais que as coisas do mundo vos afastem do Senhor! www.facebook.com/mensageiros deanguera Estamos no capítulo 2, do livro de Jeremias. Podemos ver claramente que Israel abandona o Senhor. Isso

Leia mais

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela.

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela. BATALHA ESPIRITUAL Mateus 6:13, Efésios 6:11, Romanos 8:37 Em nossos últimos encontros, estivemos falando sobre oração e sobre as duas áreas críticas o ser perdoado, e o perdoar outras pessoas. Agora,

Leia mais

Por que devo orar se não sei orar como convém?

Por que devo orar se não sei orar como convém? Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 23 de novembro de 2008 igrejabatistaagape.org.br (26) Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo

Leia mais

O CASAMENTO E O LAR Por Rex Jackson

O CASAMENTO E O LAR Por Rex Jackson O CASAMENTO E O LAR O CASAMENTO E O LAR Por Rex Jackson Universidade Global (UG) Instituto de Correspondência Internacional (ICI) 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA Endereço do

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta. A fé e conduta dos crentes

Leia mais

Conhecimento da Bíblia:

Conhecimento da Bíblia: Conhecimento da Bíblia: A Bíblia é de vital importância para a vida do crente Afinal, a Bíblia reúne informações acerca da revelação de Deus na História e seus ensinamentos para a vida humana Sem este

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

A IGREJA ENCONTRA PROBLEMAS

A IGREJA ENCONTRA PROBLEMAS Bíblia para crianças apresenta A IGREJA ENCONTRA PROBLEMAS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998

Leia mais

DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Hi n o. Sa l m o d i a: Antífonas, salmos e cântico como no Domingo da Ressurreição.

DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Hi n o. Sa l m o d i a: Antífonas, salmos e cântico como no Domingo da Ressurreição. DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Le i t u r a b r e v e 1 Pedro 2, 9-10 Vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus, para anunciar os louvores

Leia mais

AS CHUVAS DA PRIMAVERA

AS CHUVAS DA PRIMAVERA 1 AS CHUVAS DA PRIMAVERA Zc 10 1 Peça ao SENHOR chuva de primavera, pois é o SENHOR quem faz o trovão, quem envia a chuva aos homens e lhes dá as plantas do campo. INTRODUÇÃO 1. A figura que sucede as

Leia mais

a) Abraão intercedeu pela família do seu sobrinho Ló (Gn 18,22-33); b) Moisés intercedeu a favor do povo de Israel (Êxodo 32,9-14; Dt 9,18);

a) Abraão intercedeu pela família do seu sobrinho Ló (Gn 18,22-33); b) Moisés intercedeu a favor do povo de Israel (Êxodo 32,9-14; Dt 9,18); Algumas pessoas creem que Deus está no controle de tudo. Mas se Deus está no controle de tudo, porque temos fome, miséria, doenças cada vez piores, violências até contra crianças inocentes, estupros, pedofilia,

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles»

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles» ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 «Elevou-Se à vista deles» Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde

Leia mais

O CAMINHO PARA A VIDA ETERNA

O CAMINHO PARA A VIDA ETERNA O CAMINHO PARA A VIDA ETERNA 1. Todo o homem é Pecador ROMANOS [3]: 23 Todos pecaram. I JOÃO [1]: 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. ECLESIASTES

Leia mais

Deus nos convocou para o seu time. Jogar ofensivamente Não descuide da defesa Hebreus 12.1 nos encoraja a jogarmos com perseverança a partida que nos

Deus nos convocou para o seu time. Jogar ofensivamente Não descuide da defesa Hebreus 12.1 nos encoraja a jogarmos com perseverança a partida que nos Deus nos convocou para o seu time. Jogar ofensivamente Não descuide da defesa Hebreus 12.1 nos encoraja a jogarmos com perseverança a partida que nos foi proposta. Temos diante de nós a oportunidade de

Leia mais

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU 1 2 1. Dou Viva a Deus Nas Alturas waltz Dou viva a Deus nas alturas E a Virgem Mãe nosso amor Viva todo Ser Divino E Jesus Cristo Redentor Eu peço a Deus nas alturas Para

Leia mais

Harmonia sexual entre o casal

Harmonia sexual entre o casal Harmonia sexual entre o casal O ato sexual, para o casal, é a mais intensa manifestação do seu amor O bom relacionamento sexual na vida do casal é de fundamental importância para a sua harmonia. A primeira

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta JESUS CURA UM CEGO

Bíblia para crianças. apresenta JESUS CURA UM CEGO Bíblia para crianças apresenta JESUS CURA UM CEGO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Mateus 4,4: Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

Mateus 4,4: Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTAS 104 A 107 PERGUNTA 104: Pelo que oramos na quarta petição? RESPOSTA: Na quarta petição, que é O pão nosso de cada dia nos dá hoje - pedimos que da livre dádiva

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS

Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Byron Unger; Lazarus Adaptado por: Bob Davies; Tammy S. O texto bíblico desta história é extraído

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta ASSUME O COMANDO

Bíblia para crianças. apresenta ASSUME O COMANDO Bíblia para crianças apresenta JOSUÉ ASSUME O COMANDO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta DANIEL O PRISIONEIRO

Bíblia para crianças. apresenta DANIEL O PRISIONEIRO Bíblia para crianças apresenta DANIEL O PRISIONEIRO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Jonathan Hay Adaptado por: Mary-Anne S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS A LITERATURA DE PROTESTO A controvérsia a respeito da circuncisão obrigatória

Leia mais

A Salvação vêm dos Judeus

A Salvação vêm dos Judeus A Salvação vêm dos Judeus Este estudo elucida as raízes da fé cristã em sua essência. A história mostra a "Lei" dada aos judeus e mais tarde, com a vinda de Jesus Cristo, também dada aos gentios para que

Leia mais

Nº 25 B - 6º Domingo da Páscoa-10.5.2015

Nº 25 B - 6º Domingo da Páscoa-10.5.2015 Nº 25 B - 6º Domingo da Páscoa-10.5.2015 Qual é o assunto das leituras de hoje? Isso mesmo: o amor. Jesus no Evangelho, e São João na Epístola, falam-nos do amor: de como Deus gosta tanto de nós que mandou

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA PARÓQUIA DE SÃO VICTOR Acolhimento (O acolhimento será feito à medida que as crianças vão chegando. Começaremos por ensaiar os cânticos a cantar durante a celebração.) CELEBRAÇÃO

Leia mais

9. LIÇÃO Como estudar a Palavra

9. LIÇÃO Como estudar a Palavra Nesta lição você vai aprender: 9. LIÇÃO Como estudar a Palavra A importância de ouvir a Palavra de Deus. Como estudar e memorizar a Palavra. Como meditar na Palavra para receber as suas riquezas. As pessoas

Leia mais

O HOMEM RICO E O HOMEM POBRE

O HOMEM RICO E O HOMEM POBRE Bíblia para crianças apresenta O HOMEM RICO E O HOMEM POBRE Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por:

Leia mais

COMO CHAMAR A ATENÇÃO DE DEUS. Você Decide Salvação/Condenação

COMO CHAMAR A ATENÇÃO DE DEUS. Você Decide Salvação/Condenação COMO CHAMAR A ATENÇÃO DE DEUS Você Decide Salvação/Condenação REVISÃO: PRISCILA ALVES CAPA: MÁRCIA J IMAGEM: Wikipédia Foundation MÁRCIA J. ALVES 1ª Edição COMO CHAMAR A ATENÇÃO DE DEUS Você Decide Salvação/Condenação

Leia mais

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11 Ascensão do Senhor Perdão Senhor Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 1, 1-11 No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao

Leia mais

LIÇÃO 4 Todos Precisam de Ser Ensinados

LIÇÃO 4 Todos Precisam de Ser Ensinados LIÇÃO 4 Todos Precisam de Ser Ensinados Já viu uma ave mãe empurrar as suas crias para fora do ninho? Ela está a iniciar um processo de ensino que continuará até eles aprenderem a cuidar de si mesmos.

Leia mais

1- A alegria A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus. A verdadeira paz só tem aquele Que já conhece a Jesus O sentimento mais precioso

1- A alegria A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus. A verdadeira paz só tem aquele Que já conhece a Jesus O sentimento mais precioso 1- A alegria A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus. A verdadeira paz só tem aquele Que já conhece a Jesus O sentimento mais precioso Que vem do nosso Senhor É o amor que só tem Quem já conhece

Leia mais

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida?

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? A vontade específica de Deus para minha vida: [ ] É um mistério, só saberei quando acontecer. [ ] É algo revelado, que posso conhecer. 2 Eu quero SABER qual é

Leia mais

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 JESUS ME AMA Compreender que Deus nos ama e deseja o melhor para cada um de Seus filhos. Reconhecer que Deus se revela por Sua

Leia mais

O Deus que tudo vê. Lc 12:1-5

O Deus que tudo vê. Lc 12:1-5 O Deus que tudo vê Lc 12:1-5 Pare e pense: será que podemos esconder algo de Deus? Será que tudo aquilo que fazemos não está diante de um Deus onipresente (presente em todos os lugares ao mesmo tempo)

Leia mais

1Jo 1:4 Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.

1Jo 1:4 Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. Capítulo 1 Prefácio e saudação 1Jo 1:1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida 1Jo 1:2 (Porque

Leia mais

Amigo de Deus (Tg2.23)

Amigo de Deus (Tg2.23) Amigo de Deus (Tg2.23) Introdução: A Bíblia esta recheada de exemplos de verdadeiras amizades, destacamos as mais importantes e tiramos lições para escolhermos nossas amizades. 20 de julho dia do amigo.

Leia mais

Antes de citar as palavras que completam o verso chave da mensagem do #PãoDoDia de

Antes de citar as palavras que completam o verso chave da mensagem do #PãoDoDia de COMO ESTÃO SUAS MÃOS E O SEU CORAÇÃO? 27 de Janeiro de 2012 Ministério Loucura da Pregação Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a Tua face, ó DEUS de Jacó. (Salmos 24:6) Antes de citar

Leia mais

PRA TE LOUVAR. Como é precioso viver o seu amor Sentir a alegria que vem do Senhor É maravilhoso poder te louvar E saber que ao meu lado sempre está

PRA TE LOUVAR. Como é precioso viver o seu amor Sentir a alegria que vem do Senhor É maravilhoso poder te louvar E saber que ao meu lado sempre está PRA TE LOUVAR Como é precioso viver o seu amor Sentir a alegria que vem do Senhor É maravilhoso poder te louvar E saber que ao meu lado sempre está Tudo que eu preciso é estar bem junto a ti Viver a alegria

Leia mais

THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM

THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM CAMPINAS SP 2010 SUMÁRIO Prólogo Um homem extraordinário...1 Capítulo 1 Ele nasceu em Belém...5 Capítulo 2 Pastores e magos...9 Capítulo 3 Fugindo a Herodes...13

Leia mais

Já estudamos que, assim como Abrão, podemos temer:

Já estudamos que, assim como Abrão, podemos temer: Temores naturais do nosso tempo que afetam os servos de Deus (Parte 3) Gênesis 15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 28/02/2010 Abrão, pai exaltado, servo de Deus fiel e temente ao Senhor, durante

Leia mais

ENCONTRO VOCACIONAL PARA CATEQUESE

ENCONTRO VOCACIONAL PARA CATEQUESE ENCONTRO VOCACIONAL PARA CATEQUESE 1. OBJETIVO DO ENCONTRO Este encontro tem por objetivo despertar as crianças para a realidade da VOCAÇÃO como o chamado de Deus e a necessidade da resposta humana. 2.

Leia mais

LIÇÃO 5 Estudo de um Livro

LIÇÃO 5 Estudo de um Livro LIÇÃO 5 Estudo de um Livro Pode parecer mais fácil conhecer meia dúzia de versículos favoritos para nos guiarem e nos alimentarem espiritualmente. Mas necessitamos de uma dieta completa da Palavra de Deus

Leia mais

LIÇÃO 4 Preparação do Estudo Bíblico

LIÇÃO 4 Preparação do Estudo Bíblico LIÇÃO 4 Preparação do Estudo Bíblico Agora que descrevemos sucintamente a Bíblia e apresentámos razões para o seu estudo, precisamos de saber como estudá-la. Nesta lição, iremos falar dos preparativos

Leia mais

Cantos Complementares da Missa

Cantos Complementares da Missa Glória, Glória ao Pai Criador D G D G A Bm G Gló ó ria, Gló ó ria Ao Pai o Criador, F#m Bm Em A D Ao Filho Redentor E ao Espírito Glória D G D G A Bm Ao Pai o Criador do mundo, Ao Filho Redentor dos homens

Leia mais

VIDa PESSOaL Meu relacionamento com Deus VIDa FamILIar O relacionamento de Deus com minha família

VIDa PESSOaL Meu relacionamento com Deus VIDa FamILIar O relacionamento de Deus com minha família Vida pessoal Meu relacionamento com Deus Jesus não desiste de amar você...11 Triunfando sobre a tristeza...19 Como transformar fracassos em vitórias...27 Esperanças renovadas...35 Vida Familiar O relacionamento

Leia mais

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14.

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14. Qual a Paz que vivemos, que sonhamos? Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14.27) (Encontro realizado na

Leia mais

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 15 No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação Levíticos 23:24 Esta publicação não é para ser vendida

Leia mais