DIREITO CONSTITUCIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO CONSTITUCIONAL"

Transcrição

1 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Poder Constituinte Originário. PONTO 2: Poder Constituinte Derivado. PONTO 3: Emenda à Constituição. PONTO 4: Mutação Informal da Constituição. 1) PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO: O poder de elaborar uma nova Constituição. Significa inaugurar todo o ordenamento jurídico estatal, inovando-o. Uma nova Constituição traz consigo um novo estado, submetido a nova ordem jurídica constitucional, esse é o aspecto inaugural. Características do poder constituinte: - Inicial: não busca fundamento jurídico em qualquer poder ou ordem jurídica anterior. Não há norma fundamentando e justificando esse poder. - Autônomo: não depende de qualquer ordenamento jurídico anterior. - Incondicionado: não há ordenamento anterior impondo condições ou formas de manifestação. - Ilimitado: não há nenhuma ordem jurídica anterior impondo limites a sua manifestação. -Permanente. Traz consigo uma ideia de ruptura com a ordem jurídica anterior. Essa ruptura ocorre de um movimento revolucionário, porém essa ruptura também ocorre em situações de normalidade democrática, ou seja, quando o próprio povo do estado proclama uma nova CF. A nova ordem jurídica não vai romper totalmente a ordem jurídica anterior, vai ser recepcionado do ordenamento jurídico anterior tudo o que é compatível com a nova CF. O que for incompatível e não recepcionado será revogado, segundo a posição do STF. Em consequência, não há inconstitucionalidade superveniente no nosso ordenamento jurídico, porque para a norma tornar-se inconstitucional precisa ser confrontada com a nova CF. Se essa norma não ingressa no ordenamento jurídico (não recepcionada), não se torna inconstitucional, restando revogada em face da nova CF. Esse é o fundamento do STF por não admitir ADI em razão das normas não recepcionadas.

2 2 A partir da Lei 9882/99 (regulamenta ADPF), por ser uma das possibilidades de propor ADPF é ter como objeto normas anteriores a CF, alguns autores entenderam que há constitucionalidade superveniente. Porém, não é verdadeiro APDF 130 (julgada pelo STF - objeto a lei de imprensa, sua recepção ou não em face da nova CF o STF afirmou que os dispositivos dessa lei não eram compatíveis com a CF. Declarou não ser recepcionada essa lei pela CF/88. - O instituto da desconstitucionalização: Não há essa hipótese na nossa ordem jurídica. Significa que em face de uma nova CF, dispositivos da CF anterior são recepcionados, mas perdem o seu status de norma constitucional e são consideradas como normas de hierárquica inferior de lei ordinária. - Repristinação: Não há no nosso sistema, sendo apenas decorrente da própria Constituição. Uma Constituição anterior aceitava determinada norma e a posterior não aceita, por fim, há outra constituição superveniente a tornaria compatível. Não há repristinação daquela norma anterior, pois revogada não produzirá efeitos novamente numa nova Constituição. A não ser que a própria Constituição mencione de forma expressa que voltará a prevalecer a norma anterior revogada. - Efeito Repristinatório: Por exemplo: Medida Provisória produz eficácia imediata, paralisando a eficácia da lei anterior (não tem força para revogar). Caso seja rejeitada é extraída do ordenamento jurídico, voltando a norma anterior a produzir os seus efeitos. Assim, há um efeito repristinatório.

3 3 Obs: A característica de poder ilimitado gera a consequência de que uma norma constitucional fruto desse poder jamais será inconstitucional. ADI 815 não há distinção de hierarquia entre as normas dentro da Constituição. Outro fundamento: O art. 45 tem origem no legislador jurídico originário por isso, não é possível ser inconstitucional. Titularidade do poder constituinte originário: Numa concepção democrática, esse poder pertence ao povo, sendo ele o seu titular. A forma, mais comum, de sua manifestação é representativa. Pois o povo elege seus representantes populares que terão a missão de elaborar uma nova CF. Através da Assembléia Constituinte, vai se reunir, discutir e votar uma nova Constituição. Ao promulgar uma nova CF, esse poder irá extinguir-se, pois cumpriam sua função. Porém, o poder constituinte originário permanece com o povo, não é extinto, apto a qualquer momento manifestar-se novamente. O povo pode participar de forma direta dessas decisões, os instrumentos são o plebiscito e o referendo são formas de consulta popular. Plebiscito uma consulta prévia, enquanto que o referendo é uma consulta posterior sobre uma decisão política fundamental. Se o povo aprova ou rejeita. Podemos apontar dois vícios no poder constituinte da Constituição Federal: - quanto à representação: pois havia, naquela época, dois senadores biônicos (terceiro senador, surgiu na ditadura militar, que é nomeado pelo presidente da República) cumprindo a segunda legislatura. Apontando um vício no poder originário. - Esse poder foi atribuído ao próprio congresso nacional. Os elaboradores da CF são as pessoas que tem o poder de reformar a CF, além, do poder legislativo de forma originária, regulam as normas que haviam produzido.

4 4 Houve união entre poder constituinte originário e o poder legislativo. Ao invés de, após a elaboração da Constituição, a Assembleia dissolver. CF. Embora haja esses vícios, não descaracteriza uma natureza originária na elaboração da Nota-se que o poder constituinte originário, apesar de ter como característica poder ilimitado, alguns autores mencionam que esse poder é apenas juridicamente ilimitado. Pois há um limite ligado aos valores de uma sociedade, não podendo ser recusado os direitos naturais, inerentes a pessoa, direitos humanos. Considerando que a função é concretizar a dignidade da pessoa humana e a proibição do retrocesso. Outrossim, a própria legitimidade do poder constituinte originário, somente estará presente, se aquela assembleia nacional constituinte entregar ao povo normas constitucionais próximas da realidade daquele povo (realidade social, econômica, ou cultural daquele povo). A força normativa da CF, com imperatividade e com eficácia, só é possível se estiverem de acordo com a realidade do povo. A distância com a realidade, às vezes, é tão grande que a norma constitucional não produz efeito nenhum, colocando em dúvida, a força normativa da Constituição. Ex: dispositivo revogado sem produzir eficácia jurídica art. 192, 3º 1, CF (limite de 12% nos juros legais). ADI nº 4 STF, numa decisão preponderantemente política, referiu que é uma norma que necessita para ter eficácia da lei mencionada no caput do artigo, a qual nunca existiu. Inclusive, foi editada uma Súmula Vinculante dizendo que 3º do art. 192, CF, não era uma norma autoaplicável. Para que haja proximidade com a realidade social, econômica e cultural é preciso rever as normas da CF (revisão ou reforma da CF), sendo estabelecido pelo próprio Constituinte originário, quais as situações e condições que a Constituição pode ser reformada. 1 Art. 192, 3º - As taxas de juros reais, nelas incluídas comissões e quaisquer outras remunerações direta ou indiretamente referidas à concessão de crédito, não poderão ser superiores a doze por cento ao ano; a cobrança acima deste limite será conceituada como crime de usura, punido, em todas as suas modalidades, nos termos que a lei determinar (REVOGADO).

5 5 2) PODER CONSTITUINTE DERIVADO: Poder Constituinte Derivado porque deriva do poder constituinte originário. Alguns autores referem sendo um poder constituído. Características: - derivado; - condicionado; - limitado. A doutrina classifica as ordens/formas de limitações impostas ao legislador constituindo reformador: - Limitações Processuais ou formais: dizem respeito ao processo legislativo de reforma da Constituição. - Limitações Circunstanciais: situações que impedem a reforma da Constituição. - Limitações Temporais: o legislador irá exigir lapso temporal para reformar a Constituição. Na nossa CF não há limite temporal. - Limitações Materiais: vedações de reforma a determinadas matérias/temas constitucionais. Vedações de determinados núcleos temáticos imodificáveis da Constituição. A nossa Constituição é apontada como rígida, sendo que alguns autores a consideram ser super-rígida por possuir essas limitações materiais. As decisões politicas fundamentais de um legislador constituinte originário, porque são elas que irão caracterizar o novo estado, por isso, não se pode formá-las. Reformar esses limites seria retirar a identidade do estado. Através das cláusulas pétreas garantimos a identidade e a continuidade de um determinado sistema constitucional.

6 6 Nota-se que, atualmente, no art. 60, 4º 2, CF, temos as cláusulas pétreas. Não há a possibilidade de um poder constituinte reformador acrescentar novas cláusulas pétreas. Posição Ministro Gilmar Ferreira Mendes - entende não ser possível, uma vez que só o poder constituinte originário tem legitimidade para exigir esse compromisso a gerações futuras. 3) EMENDA À CONSTITUIÇÃO: art. 60 3, CF: Revisão ou emenda constitucional. A revisão constitucional refere-se a uma reforma constitucional com maior amplitude, sendo que emenda se refere a menor extensão/amplitude da revisão, encaixando as emendas constitucionais. No ADCT art. 3º: Art. 3º. A revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral. Após 5 anos de efetiva aplicação das normas constitucionais desde a sua promulgação, essas mereciam uma revisão mais ampla. Pensou-se que o processo legislativo das emendas seria muito longo e das leis ordinária muito simples. Portanto, ficou estabelecido um meio termo, conforme o art. 3º (única sessão, maioria absoluta). Esse dispositivo já produziu todos os efeitos que poderia produzir, sendo realizada uma única vez (Emendas de revisão). Passada essa revisão, todas as reformas do sistema são efetuadas por emendas constitucionais, não servindo mais essa classificação, pois há emendas de menos amplitudes, mas há outras com muita, por exemplo: Emenda Constitucional nº Art. 60, 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. 3 Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da República; III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

7 7 Além disso, o poder constituinte reformador foi atribuído ao poder legislativo (aquele que tem o poder de reformar de forma ordinária, também poderá reformar a Constituição). No caso da reforma da CF, será através de um processo legislativo mais dificultoso, que são as emendas à constituição, de acordo com o art. 60, CF. Há limites ao poder constituinte reformador limites expressos no art. 60, CF. Além desses, há limites implícitos decorrentes do sistema e dos princípios. Por exemplo: o artigo 60, de forma implícita, não pode ser reformado. Classificação dos limites: 1) Limites Processuais ou formais: processo legislativo da Emendas Constitucionais. Compõem-se de três atos: - iniciativa legislativa: instauração do Projeto de Emendas Constitucionais (PEC) - Discussão e votação: após aprovado - Promulgação: o PEC transforma-se em emenda constitucional. Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da República; III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. Nota-se uma maior exigência quando se trata de reformar a constituição. 2º - A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerandose aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros. - a discussão e votação maioria qualificada.

8 8 Obs: Essa maioria qualificada já se encontra relativizada, uma vez que no art. 29 4, CF, exige que para votação de lei orgânica dos municípios, além da maioria qualificada deve respeitar o lapso temporal de 10 dias. Assim, no mínimo a emenda constitucional deveria exigir esse requisito também. 3º - A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem. Diferença entre o processo legislativo das emendas constitucionais e do procedimento legislativo ordinário quanto a interferência do Presidente da República, pois na E.C. ele não irá sancionar ou vetar depois de iniciado o processo Legislativo. A promulgação se dará pelas Mesas diretoras que são os órgãos que dirigem os trabalhos legislativos de cada casa. Compõem-se de Presidente, dois Vice-Presidentes e cinco secretários. Quando promulgados pela mesa serão por todos esses membros. Será promulgado pela mesa da Câmara e pela mesa do Senado. Limitação processual ou formal: Art. 60, 5º - A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. Há discussão quanto essa limitação, pois alguns autores dizem ser de caráter temporal, porém, preponderantemente tratasse de processo legislativo. Assim, trata-se de limitação processual. CF, Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. Esse artigo regulamenta a sessão legislativa. É o único período que se interrompe com dois recessos (período é anual). 4 Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos.

9 9 Caso uma emenda é discuta e votada, resta rejeitada, somente poderá ser objeto de nova proposta a partir de 2 de fevereiro do outro ano, quando se instaura uma nova sessão legislativa. Trata-se de uma limitação também processual. Assim, percebemos que a nossa CF não possui nenhuma restrição de caráter temporal. Art. 1º - A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. Esse parágrafo trata das limitações circunstanciais, não permitem reformar a constituição. Essas situações se dão em razão de decreto presidencial, as quais paralisam qualquer processo legislativo no Congresso Nacional. As limitações Materiais: Art. 60, 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. As limitações materiais não podem ser objeto de reforma legislativa. São as cláusulas Pétreas que garantem a identidade e as características do Estado. O problema dessa cláusula pétrea é o apego do constituinte a um conceito não mais atual de constituição, o qual não mais espelha a realidade. Pois no inciso IV, deste artigo, num conceito atual, deveria estar expresso os direitos e garantias fundamentais em todas as suas dimensões. A leitura desde inciso deve abranger. Portanto, a maneira de interpretar as cláusulas pétreas deve ser sistemática e não literal. Deve ver a Constituição como um sistema harmônico, não apenas como um conjunto de normas, mas como uma unidade.

10 10 Exemplo: O STF, ADI objeto a E.C. nº 3 estatuía um novo tributo que nasceu como imposto IPMF (Imposto provisório sobre movimentação financeira) após transformou-se em CPMF. A CF, art. 150, VI 5 consagra o princípio da imunidade recíproca, porque um ente federal não pode tributar sobre outro ente. A emenda mencionou que o Município deveria pagar tributos. O STF, ao julgar, menciona que o alcance da cláusula pétrea na forma federativa é que o modelo federal não pode ser agredido, Art. 18 6, CF. A autonomia não pode ser restringida. Por isso, julgou parcialmente procedente, julgando inconstitucional a parte do dispositivo a cobrança dos impostos do Município, pois atinge uma cláusula pétrea. Nota-se que o STF julgou inconstitucional uma emenda constitucional que se tornaria uma norma constitucional. Portanto, uma norma constitucional que tem origem no legislador originário jamais será inconstitucional, mas uma norma constitucional. Apenas as normas originadas do poder constituinte derivado poderão se tornar inconstitucionais, podendo ser declarada pelo Poder Judiciário num controle de constitucionalidade concentrado ou difuso. Além disso, atacaram outro dispositivo do imposto entendendo que não se aplicava o art. 150, III, b 7, CF (princípio da anterioridade tributária). Porém, consiste numa garantia fundamental dos cidadãos contribuintes não se verem exigidos de uma hora para outra da exigência de tributos. Essa exigência agrediu o art. 60, 4º, IV. Por isso, o STF, também nesta parte, declarou a inconstitucionalidade da E.C Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: VI - instituir impostos sobre: a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros; b) templos de qualquer culto; c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão. 6 Art. 18. A organização político-administrativo da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. 7 Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: III - cobrar tributos: b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

11 11 Nota-se garantias fundamentais estão em toda a Constituição, devemos identificá-las. Outra situação que se permite a reforma constitucional, porém sem processo legislativo formal constitucional: 4) MUTAÇÃO INFORMAL DA CONSTITUIÇÃO: Altera-se a constituição, mas num processo informal, não haverá processo formal legislativo de emenda constitucional criando uma norma constitucional ou alterando. Salienta-se a distinção de texto e norma. Temos o texto que decorre da lei, e a norma que é o texto interpretado. Porém, o mesmo texto está modificando a norma, fruto da reinterpretação que é dada aquele dispositivo. Esta reinterpretação é provocada pela própria evolução social, revolução da sociedade, seja econômica, social ou cultural, exige essa releitura que vai fazer surgir uma nova norma. Por exemplo, num Habeas Corpus que não admitiu a prisão civil do depositário infiel, sofreu uma mutação constitucional, quanto a evolução dos direitos humanos. O texto permanece o mesmo, mas a norma modificou. Também no voto na Reclamação 4335 do STF. O STF costumava admitir a constitucionalidade do dispositivo dos crimes hediondos que vedava a progressão do regime. Após, reviu sua decisão em um habeas corpus, deduzindo que era inconstitucional (com decisão inter partes). Com essa decisão a maior parte dos membros do Poder Judiciário passou a julgar de acordo com o STF. Porém, alguns juízes se recusaram pela progressão da pena por entender que a decisão do STF teria efeito apenas para aquele caso concreto.

12 12 Os juízes que recusaram a progressão foram objetos de recursos e reclamações (função é impor efeito vinculante). Numa reclamação, o Ministro Gilmar Mendes refere que o art. 52, X 8, CF trata do concreto difuso se reflete no caso concreto. No nosso sistema da civil law, o efeito é apenas ao caso concreto. O mecanismo encontrado para decisão do efeito inter partes passe a ter eficácia contra todos. O STF entendeu que mesmo no caso concreto, a sua decisão produz eficácia contra todos. Referiu que o art. 52, X, CF sofreu uma mutação informal, de forma a mudar o seu alcance, tendo por objetivo, atualmente, apenas dar publicidade àquela decisão. Há situações que permitem ao STF exercer um controle preventivo de constitucionalidade. Havia um Projeto Emenda Constitucional sobre a possibilidade de pena de morte para determinados crimes hediondos. Esse projeto em pauta para votação em primeiro turno na Câmara de Deputados, quando ingressou uma ADI contra esse projeto. Essa foi indeferida porque não era permitido um controle preventivo de constitucionalidade. Portanto, foi impetrada no STF um Mandado de Segurança contra Câmara de Deputados, postulando uma ordem para impedir que a mesa diretora colocasse em discussão e votação aquele PEC que resultaria numa emenda inconstitucional pedido principal. Sob o fundamento: quando o 4º, do art. 60 refere que não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir direitos e garantias individuais. Portanto, a CF atribui direito subjetivo de não votar o projeto de emenda mencionado acima. Passou-se a falar em direito subjetivo a um devido processo legislativo, o qual foi descumprido. Se a Constituição seria ou não comprometida pela E.C., assim, incidentalmente, aquela emenda seria inconstitucional. A partir desse momento, surge a possibilidade de um controle preventivo de constitucionalidade. 8 Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: X - suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal.

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:...

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:... 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente Precedentes: RExt 466.343 RExt 349.703 HC 87.585 1. PODER CONSTITUINTE Poder de elaborar

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PODERES CONSTITUINTES

DIREITO CONSTITUCIONAL PODERES CONSTITUINTES DIREITO CONSTITUCIONAL PODERES CONSTITUINTES Atualizado em 15/10/2015 PODERES CONSTITUINTES O poder constituinte se divide em: Poder Constituinte Originário Poder Constituinte Derivado; a. Decorrente;

Leia mais

UNIC/SUL - CURSO DE DIREITO 3º SEMESTRE - 2º BIMESTRE DISCIPLINA: Direito Constitucional II Profª Maria das Graças Souto 18.05.

UNIC/SUL - CURSO DE DIREITO 3º SEMESTRE - 2º BIMESTRE DISCIPLINA: Direito Constitucional II Profª Maria das Graças Souto 18.05. UNIC/SUL - CURSO DE DIREITO 3º SEMESTRE - 2º BIMESTRE DISCIPLINA: Direito Constitucional II Profª Maria das Graças Souto 18.05.2013 EXERCÍCIOS DE REVISÃO Do Poder Legislativo 1 Quais são os tipos de atos

Leia mais

Oficineira Ludimilla Barbosa Formada em Direito pela Univ. Católica Dom Bosco (MS). Atua de forma autônoma em Bonito e em Campo Grande.

Oficineira Ludimilla Barbosa Formada em Direito pela Univ. Católica Dom Bosco (MS). Atua de forma autônoma em Bonito e em Campo Grande. OS TRÊS PODERES Oficineira Ludimilla Barbosa Formada em Direito pela Univ. Católica Dom Bosco (MS). Atua de forma autônoma em Bonito e em Campo Grande. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio

Leia mais

AULA Nº 8: HIERARQUIA DAS LEIS

AULA Nº 8: HIERARQUIA DAS LEIS AULA Nº 8: HIERARQUIA DAS LEIS Comentarei, hoje, exercícios sobre o assunto hierarquia das leis, importantíssimo para a compreensão da relação de subordinação existente entre as diferentes espécies do

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Poder Constituinte PODER CONSTITUINTE - Poder responsável por criar e modificar uma constituição. - Sempre está latente. - O titular é o povo. PODER CONSTITUINTE PODER

Leia mais

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: PODER CONSTITUINTE PONTO 2: a) ORIGINÁRIO PONTO 3: b) DERIVADO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO: poder diferenciado. Surge um poder organizado. É inicial, autônomo, incondicionado,

Leia mais

Função Fiscalizadora

Função Fiscalizadora Função Fiscalizadora Fiscalização do Município QUEM FISCALIZA? O QUE SE FISCALIZA? COMO SE FISCALIZA? 1 - QUEM FISCALIZA Art. 31, CF. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal,

Leia mais

PODER CONSTITUINTE. Carina Beltramini Advogada Docente do Curso de Direito da UNILAGO

PODER CONSTITUINTE. Carina Beltramini Advogada Docente do Curso de Direito da UNILAGO PODER CONSTITUINTE Carina Beltramini Advogada Docente do Curso de Direito da UNILAGO Daniela Galvão de Araujo Mestre em Teoria do Direito e do Estado pelo UNIVEN-Marília Especialista em Processual Civil,

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL 05-10-1988

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL 05-10-1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL 05-10-1988 É COMPOSTA DE: a) Preâmbulo b) Artigos (250) c) ADCT Atos das Disposições Constitucionais Transitórias) 94 Artigos Observação Geral Em síntese, a atual Constituição

Leia mais

Implementação da progressividade fiscal e extrafiscal do IPTU

Implementação da progressividade fiscal e extrafiscal do IPTU Implementação da progressividade fiscal e extrafiscal do IPTU Competências Sistema Tributário Nacional na Constituição: Do artigo 145 ao 162 estão disposta as previsões constitucionais que regulamentam

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Conceito: verificar a adequação (compatibilidade) de uma lei ou de um ato normativo com a Constituição, segundo seus requisitos formais e materiais, ou, ainda, se a omissão do Poder Público contraria a

Leia mais

AULA 8 31/03/11 O RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL

AULA 8 31/03/11 O RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL AULA 8 31/03/11 O RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL 1 O CONCEITO Alcunha-se de ordinário todo e qualquer recurso que se processa nas vias ordinárias, que são, senão, aquelas que excetuam o Supremo Tribunal

Leia mais

Prof. Helena de Souza Rocha 1

Prof. Helena de Souza Rocha 1 Prof. Helena de Souza Rocha 1 2 Fonte: Pedro Lenza. Direito Constitucional Esquematizado. Originário histórico revolucionário Poder Constituinte Derivado reformador decorrente Difuso revisor Supranacional

Leia mais

Dicas & Macetes de Direito Constitucional

Dicas & Macetes de Direito Constitucional Resumo de Direito Constitucional Assunto: Dicas & Macetes de Direito Constitucional Conteúdo: Dicas e Macetes da matéria Direito Constitucional Objetivo: Mostrar ao concurseiro as pegadinhas que aparecem

Leia mais

PARECER Nº, DE 2016. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2016. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, à Proposta de Emenda à Constituição nº 18, de 2009, do Senador Paulo Paim e outros, que altera o 8º do art. 201 da Constituição Federal,

Leia mais

Direito Previdenciário - Custeio

Direito Previdenciário - Custeio Direito Previdenciário - Custeio Aula 7 Novas fontes - 4º do art. 195 da CF e emendas à Constituição Professora: Zélia Luiza Pierdoná Coordenação: Dr. Wagner Ballera A Constituição Federal de 1988 instituiu

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PREVENTIVO E REPRESSIVO

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PREVENTIVO E REPRESSIVO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PREVENTIVO E REPRESSIVO Jair Brandão Junior RESUMO: Tema dos mais interessantes acerca do controle de Constitucionalidade é a distinção do momento em que tal controle ocorre,

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO... 21 NOTA DO AUTOR À 3ª EDIÇÃO... 23 PREFÁCIO... 25

Sumário APRESENTAÇÃO... 21 NOTA DO AUTOR À 3ª EDIÇÃO... 23 PREFÁCIO... 25 Sumário 11 Sumário APRESENTAÇÃO... 21 NOTA DO AUTOR À 3ª EDIÇÃO... 23 PREFÁCIO... 25 Capítulo I ASPECTOS DE UMA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL: UMA DISPUTA DE PARADIGMAS... 29 1. Estado de Direito e o conceito

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE AULA 10 PROFª KILMA GALINDO

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE AULA 10 PROFª KILMA GALINDO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE AULA 10 PROFª KILMA GALINDO VÍCIO DE INCONSTITUCIONALIDADE VÍCIO FORMAL Lei ou ato normativo com vício em seu processo de formação (processo legislativo ou competência);

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos da União

Perguntas e respostas sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos da União Perguntas e respostas sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos da União 1) O que é o Regime de Previdência Complementar? É um dos regimes que integram o Sistema

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Poder Constituinte Originário, Derivado e Decorrente - Reforma Profª. Liz Rodrigues - Se a Constituição é a norma jurídica fundamental que organiza um Estado,

Leia mais

Fanpage: (clique em seguir para receber informações)

Fanpage:  (clique em seguir para receber informações) Área Administrativa FGV - 2015 - DPE-RO - Técnico da Defensoria Publica - Oficial de Diligência 01. Dois estudantes de Direito travaram intensa discussão a respeito da competência do Supremo Tribunal Federal

Leia mais

TRE/SP ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA PROVA APLICADA EM 21 DE MAIO DE 2006 (PROVA TIPO 1)

TRE/SP ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA PROVA APLICADA EM 21 DE MAIO DE 2006 (PROVA TIPO 1) TRE/SP ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA PROVA APLICADA EM 21 DE MAIO DE 2006 (PROVA TIPO 1) 40- O relatório de gestão fiscal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) conterá,

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador Fernando Bezerra Coelho PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador FERNANDO BEZERRA COELHO

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador Fernando Bezerra Coelho PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador FERNANDO BEZERRA COELHO PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 398, de 2014, da COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA, que dispõe sobre a pesquisa

Leia mais

ESTADO DEMOCRÁTICO Desde 25 de Abril de 1974

ESTADO DEMOCRÁTICO Desde 25 de Abril de 1974 O Sistema Político Português ESTADO DEMOCRÁTICO Desde 25 de Abril de 1974 1. A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA Aprovada em 2 de Abril de 1976 em sessão plenária dos Deputados da Assembleia Constituinte Alterações:

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 233, DE 2008

CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 233, DE 2008 CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 233, DE 2008 Altera o Sistema Tributário Nacional e dá outras providências. Autor: Poder Executivo

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1. Como conceituar os direitos humanos? 2. O que se entende por dignidade da pessoa humana? Existe alguma previsão legal acerca dela? 3. Qual a diferença entre os Direitos Humanos

Leia mais

PODER CONSTITUINTE CF/1824; CF/1937; CF/1967; CF/1891; CF/1934; CF/1946; CF/1988.

PODER CONSTITUINTE CF/1824; CF/1937; CF/1967; CF/1891; CF/1934; CF/1946; CF/1988. Conceito e origem CURSO JURIS DIREITO CONSTITUICONAL PROFESSOR BRUNO PONTES PODER CONSTITUINTE Poder Constituinte é o poder permanente que o povo tem de criar, modificar ou implementar normas de força

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS...

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS... SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 13 Processo X procedimento... 13 Ritos no processo de cognição... 13 Procedimento comum... 14 Procedimento especial... 14 Atividade jurisdicional estrutura...

Leia mais

PAPEL DO VEREADOR. Como Funciona a Câmara Municipal Atribuições. Priscila Lapa Valério Leite

PAPEL DO VEREADOR. Como Funciona a Câmara Municipal Atribuições. Priscila Lapa Valério Leite PAPEL DO VEREADOR Como Funciona a Câmara Municipal Atribuições APRESENTAÇÃO A União dos Vereadores de Pernambuco - UVP, comprometida com o fortalecimento e capacitação do Poder Legislativo Municipal, publica

Leia mais

Questões fundamentadas do PODER LEGISLATIVO. Arts. 44 ao 69 da CF. 300 Questões Fundamentadas do Poder Legislativo Arts.

Questões fundamentadas do PODER LEGISLATIVO. Arts. 44 ao 69 da CF. 300 Questões Fundamentadas do Poder Legislativo Arts. Para adquirir a apostila de 300 Questões Fundamentadas do Poder Legislativo acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br ESSA APOSTILA SERÁ ATUALIZADA ATÉ A DATA DO ENVIO. S U M Á R I O Apresentação......3

Leia mais

Curso de Regimento Interno da Câmara dos Deputados Prof. Gabriel Dezen Junior. Avulso 5

Curso de Regimento Interno da Câmara dos Deputados Prof. Gabriel Dezen Junior. Avulso 5 Curso de Regimento Interno da Câmara dos Deputados Prof. Gabriel Dezen Junior Avulso 5 COMISSÕES Quadro I Tipos de Comissões Permanentes Temporárias Tem caráter técnico-legislativo ou especializado. Integram

Leia mais

Atividade Colaborativa. Aula-tema 3: As Liberdades Públicas A Declaração de 1789

Atividade Colaborativa. Aula-tema 3: As Liberdades Públicas A Declaração de 1789 Atividade Colaborativa Aula-tema 3: As Liberdades Públicas A Declaração de 1789 TAREFA 3 Passo 01: Leia os textos abaixo. Texto 1: Espécies de Regimes Democráticos: Democracia Direta, Semidireta e Indireta

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Breve resumo do poder constituinte originário e derivado frente aos princípios fundamentais Rafael Damaceno de Assis* 1. Introdução A idéia de supremacia da constituição decorre

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Profª. Liz Rodrigues - Fase complementar: - Promulgação é a declaração de existência da lei e sua inserção no ordenamento. Promulga-se a lei, não o PL. - Prazo:

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI MUNICIPAL DE AMERICANA/SP

: MIN. DIAS TOFFOLI MUNICIPAL DE AMERICANA/SP RECLAMAÇÃO 19.246 SÃO PAULO RELATOR RECLTE.(S) ADV.(A/S) RECLDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. DIAS TOFFOLI :PARTIDO SOCIAL CRISTÃO (PSC) - DIRETÓRIO MUNICIPAL DE AMERICANA/SP :CHRISTIANE ARAÚJO DE OLIVEIRA

Leia mais

PARECER Nº, DE 2013. RELATOR: Senador ACIR GURGACZ I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2013. RELATOR: Senador ACIR GURGACZ I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2013 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 19, de 2013, primeiro signatário Senador Vital do Rêgo, que altera o art. 42 da Constituição

Leia mais

Liberdade provisória sem fiança.

Liberdade provisória sem fiança. Liberdade provisória sem fiança. OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO DA LIBERDADE PROVISÓRIA SEM FIANÇA LIBERDADE PROVISÓRIA LIBERDADE PROVISÓRIA A liberdade

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 33.564, DE 09 DE MARÇO DE 2012. Regulamenta as hipóteses de impedimento para a posse e exercício na administração pública direta

Leia mais

2) PROCURADOR MARICÁ - RJ - 2007 - OUTROS (Constitucional, questão 23) Não constitui cláusula pétrea:

2) PROCURADOR MARICÁ - RJ - 2007 - OUTROS (Constitucional, questão 23) Não constitui cláusula pétrea: 2) PROCURADOR MARICÁ - RJ - 2007 - OUTROS (Constitucional, questão 23) Não constitui cláusula pétrea: a) o voto periódico b) o voto universal c) os direitos e garantias coletivas d) os direitos e garantias

Leia mais

VOTO EM SEPARADO. AUTORIA: Senador RANDOLFE RODRIGUES I RELATÓRIO

VOTO EM SEPARADO. AUTORIA: Senador RANDOLFE RODRIGUES I RELATÓRIO VOTO EM SEPARADO Perante a COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 43, de 2013 (nº 349, de 2001, na Câmara dos Deputados), primeiro signatário o Deputado

Leia mais

PARECER N, DE 2012. RELATORA: Senadora VANESSA GRAZZIOTIN. A proposta está estruturada em três artigos.

PARECER N, DE 2012. RELATORA: Senadora VANESSA GRAZZIOTIN. A proposta está estruturada em três artigos. PARECER N, DE 2012 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado n 460, de 2011, do Senador Ciro Nogueira, que altera

Leia mais

A Nação é uma sociedade política e o autor do nosso livro-texto, em sua doutrina, dispõe que a Nação se compõe de dois elementos essenciais:

A Nação é uma sociedade política e o autor do nosso livro-texto, em sua doutrina, dispõe que a Nação se compõe de dois elementos essenciais: Resumo Aula-tema 02: Teoria Geral do Estado. A Teoria do Estado foi construída pela nossa história, é uma disciplina nova, embora já existissem resquícios desde a Antiguidade, mas faz pouco tempo que ela

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

A reforma política em questão

A reforma política em questão A reforma política em questão Proposta de redação: A participação dos brasileiros, de modo efetivo e organizado, é ferramenta tendente a viabilizar a reforma política. Reforma política: As cenas são diferentes,

Leia mais

DECRETO Nº 3739-12/11/2008

DECRETO Nº 3739-12/11/2008 DECRETO Nº 3739-12/11/2008 Publicado no Diário Oficial Nº 7848 de 12/11/2008 Súmula: Dispõe sobre o regulamento da promoção para os servidores ativos, das Carreiras do Quadro Próprio do Poder Executivo-QPPE...

Leia mais

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo II Prof. ª Bruna Vieira 1.4. Espécies normativas (art. 59 da CF) a) emendas à Constituição b) leis complementares c) leis ordinárias d) leis delegadas e) medidas provisórias f) decretos

Leia mais

PODER EXECUTIVO. No caso de morte do Presidente eleito após o 2º turno e antes da expedição do diploma, considera-se como eleito o Vice-presidente.

PODER EXECUTIVO. No caso de morte do Presidente eleito após o 2º turno e antes da expedição do diploma, considera-se como eleito o Vice-presidente. PODER EXECUTIVO O sistema de governo adotado pela CF/88, mantido pelo plebiscito previsto no art. 2.º do ADCT, é o presidencialismo, sendo o Presidente da República a figura principal, ou seja, é ele quem

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE I. CONCEITO É a verificação da compatibilidade de uma lei ou ato normativo com a Constituição, verificando seus requisitos de constitucionalidade.

Leia mais

Toque 11 Isonomia, Capacidade Contributiva e Progressividade

Toque 11 Isonomia, Capacidade Contributiva e Progressividade Olá pessoal! Neste Toque 11 iremos abordar um tema que pode conter algumas armadilhas. Trata se dos princípios da Isonomia, Capacidade Contributiva e Progressividade. Primeiro, faremos uma breve revisão

Leia mais

HIERARQUIA DAS LEIS. UMA ANÁLISE SOBRE A REVOGAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR 70/91 PELA LEI 9430/96

HIERARQUIA DAS LEIS. UMA ANÁLISE SOBRE A REVOGAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR 70/91 PELA LEI 9430/96 HIERARQUIA DAS LEIS. UMA ANÁLISE SOBRE A REVOGAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR 70/91 PELA LEI 9430/96 Rômulo José Martins Júnior Acadêmico do 5º período noturno do Curso de Direito do Centro Universitário Newton

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 422, DE 2011

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 422, DE 2011 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 422, DE 2011 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera os 1º e 2º do art. 2º da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, para determinar cumprimento da pena integralmente

Leia mais

Hugo Nigro Mazzilli. Notas sobre as vedações constitucionais do MP. Procurador de Justiça aposentado Ex-Presidente da Associação Paulista do MP

Hugo Nigro Mazzilli. Notas sobre as vedações constitucionais do MP. Procurador de Justiça aposentado Ex-Presidente da Associação Paulista do MP Notas sobre as vedações constitucionais do MP Hugo Nigro Mazzilli Procurador de Justiça aposentado Ex-Presidente da Associação Paulista do MP Por terem regime jurídico diferenciado, os membros do Ministério

Leia mais

CAPÍTULO I DA COMISSÃO, FINALIDADES E CONSTITUIÇÃO

CAPÍTULO I DA COMISSÃO, FINALIDADES E CONSTITUIÇÃO REGIMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL, DE ESTATUTO, REGIMENTOS E REGULAMENTOS DA SOBED CAPÍTULO I DA COMISSÃO, FINALIDADES E CONSTITUIÇÃO Art. 1º.- A Comissão Eleitoral, de Estatuto, Regimentos e Regulamentos,

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PROF. GIL SANTOS AULA 1 EXERCÍCIOS DEFINIÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PROF. GIL SANTOS AULA 1 EXERCÍCIOS DEFINIÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO AULA 1 EXERCÍCIOS DEFINIÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO 1)Ao tratar das funções essenciais à justiça, estabelece a Constituição Federal, com relação ao Ministério Público, que: A) incumbe-lhe a defesa da ordem

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.743, DE 2008 Acrescenta parágrafo único ao art. 201 da Lei n.º 5.869, de 11 de janeiro de 1973, que institui o Código de Processo

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 572.499-9 SANTA CATARINA EMENTA

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 572.499-9 SANTA CATARINA EMENTA SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 572.499-9 SANTA CATARINA RELATORA: RECORRENTE (S): RECORRIDO (A/S): INTERESSADO (A/S): MIN. CÁRMEN LÚCIA MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004. COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004. Dispõe sobre o contrato de prestação de serviços terceirizados e as relações de trabalho dele decorrentes.

Leia mais

ÍNDICE. CAPÍTULO II DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Conceito 8 2. Naturezajurídica 9 3. Origem 9

ÍNDICE. CAPÍTULO II DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Conceito 8 2. Naturezajurídica 9 3. Origem 9 ÍNDICE CAPÍTULO I NOÇÕES FUNDAMENTAIS 1. Introdução l 2. Estado! " l 3. Formas de Estado 2 4. Formas de governo 4 5. Sistemas de governo 4 6. Regimes políticos 6 7. Esquema 7 CAPÍTULO II DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

Profa. Me. Larissa Castro

Profa. Me. Larissa Castro Profa Me Larissa Castro Elementos das constituições Elementos orgânicos : estão nas normas que regulam a estrutura do Estado e do poder Na atual Constituição, estão dispostos no: Título III (Da Organização

Leia mais

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB.

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. Trata-se de uma habilitação de crédito retardatária.

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 47

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 47 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 47 DATA 08/10/15 DISCIPLINA DIREITO CONSTITUCIONAL (NOITE) PROFESSOR PAULO NASSER MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 03/12 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Victor Barau 1- O Conceito da palavra Democracia Democracia demos = povo, e kratos = autoridade Origem Conceito Moderno: Revoluções Francesa e Americana.

Leia mais

Legislação Pesqueira e Ambiental. Prof.: Thiago Pereira Alves

Legislação Pesqueira e Ambiental. Prof.: Thiago Pereira Alves Técnico em Aquicultura Legislação Pesqueira e Ambiental Prof.: Thiago Pereira Alves IFSC Instituto Federal de Santa Catarina Direito ESTADO NATURAL ESTADO DE DIREITO O Homem necessita se relacionar com

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais

PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL MUNICIPAL Município Município é a unidade territorial e política, componente da ordem federativa que enfeixa a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal. Tem a sua autonomia administrativa,

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL E(M) CRISE: uma análise jurídica das inter-relações entre a crise econômica e os regimes de previdência social

PREVIDÊNCIA SOCIAL E(M) CRISE: uma análise jurídica das inter-relações entre a crise econômica e os regimes de previdência social PREVIDÊNCIA SOCIAL E(M) CRISE: uma análise jurídica das inter-relações entre a crise econômica e os regimes de previdência social LUCIANO MARTINEZ martinezluciano@uol.com.br Fanpage: facebook.com/professorlucianomartinez

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 50

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 50 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 50 DATA 14/10/15 DISCIPLINA DIREITO CONSTITUCIONAL (NOITE) PROFESSOR PAULO NASSER MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 04/12 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

A estrutura administrativa e funcional do Ministério Público do Estado do Estado de São Paulo

A estrutura administrativa e funcional do Ministério Público do Estado do Estado de São Paulo A estrutura administrativa e funcional do Ministério Público do Estado do Estado de São Paulo Normas de regência: 1) Constituição Federal, arts. 21,XIII, 22, XVII, 33, 3º, 37, XI, 48, IX, 52, II, 58, 3º,

Leia mais

O Fenômeno e as Formas de Controle de Constitucionalidade das Leis

O Fenômeno e as Formas de Controle de Constitucionalidade das Leis 168 O Fenômeno e as Formas de Controle de Constitucionalidade das Leis Marcelo Menaged Juiz de Direito do Juizado Especial Criminal de Duque de Caxias I. CONCEITO E PRESSUPOSTOS DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

Leia mais

PONTO 1: Competência. Novas 20 orientações jurisprudenciais da SDI, nº 353 a 373.

PONTO 1: Competência. Novas 20 orientações jurisprudenciais da SDI, nº 353 a 373. 1 PROCESSO DO TRABALHO PONTO 1: Competência Inovações na seara trabalhista: Novas 20 orientações jurisprudenciais da SDI, nº 353 a 373. Lei 11.648/08. Centrais Sindicais sempre existiram no mundo fático,

Leia mais

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE Titular: povo CF/88, art. 1 TEORIA DO PODER CONSTITUINTE (Precursor: Emmanuel Sieyès, em O que é Terceiro Estado? ) Originário ou de 1º grau (poder de fato/político) inicial incondicionado

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DE 05 DE OUTUBRO DE 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DE 05 DE OUTUBRO DE 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DE 05 DE OUTUBRO DE 1988 TÍTULO I Dos Princípios Fundamentais Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios

Leia mais

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONCEITO: O direito democrático de participação do povo no governo, por seus representantes, acabou exigindo a formação de um conjunto de normas legais permanentes, que recebe a denominação de direitos

Leia mais

CURSO DE DIREITO OBS: NÃO SERÃO ACEITAS QUESTÕES RASURADAS, NEM FEITAS À LÁPIS. VALOR DA PROVA 8,0 PONTOS

CURSO DE DIREITO OBS: NÃO SERÃO ACEITAS QUESTÕES RASURADAS, NEM FEITAS À LÁPIS. VALOR DA PROVA 8,0 PONTOS CURSO DE DIREITO SÉRIE: PROFESSOR (A): Nayron Toledo PROVA: NP1 SALA: ALUNO (A): DISCIP.: Tributário TURNO: MATRÍCULA: DATA: TURMA: NOTA: OBS: NÃO SERÃO ACEITAS QUESTÕES RASURADAS, NEM FEITAS À LÁPIS.

Leia mais

Inconstitucionalidade da obrigação de depósito prévio da totalidade das custas de parte

Inconstitucionalidade da obrigação de depósito prévio da totalidade das custas de parte NEWSLETTER Contencioso Inconstitucionalidade da obrigação de depósito prévio da totalidade das custas de parte O acórdão do Tribunal Constitucional n.º 189/2016, de 30 de Março, julgou inconstitucional

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de constitucionalidade Pressupostos Rigidez constitucional Supremacia da constituição Controle da constitucionalidade Inconstitucionalidade das Leis Natureza

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM LICITAÇÕES PÚBLICAS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM LICITAÇÕES PÚBLICAS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM LICITAÇÕES PÚBLICAS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS Constituição Federal: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

Leia mais

HIPÓTESES DE DECRETAÇÃO DO ESTADO DE DEFESA

HIPÓTESES DE DECRETAÇÃO DO ESTADO DE DEFESA ESTADO DE DEFESA HIPÓTESES DE DECRETAÇÃO DO ESTADO DE DEFESA As hipóteses em que se poderá decretar o estado de defesa estão, de forma taxativa, previstas no art. 136, caput, da CF/88, quais sejam: para

Leia mais

Reforma Política e Eleições 2016

Reforma Política e Eleições 2016 Reforma Política e Eleições 2016 Resumo das principais alterações promovidas pela Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015, e seus impactos nas eleições municipais de 2016. Diogo Mendonça Cruvinel Secretário

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO LEI Nº 1735, DE 06 DE JULHO DE 2007. "DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DE SÃO GOTARDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS" Art. 1º. Fica criado o Conselho Municipal da

Leia mais

PARECER Nº, DE 2016. Relator: Senador JOSÉ MARANHÃO I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2016. Relator: Senador JOSÉ MARANHÃO I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 34, de 2016 (Projeto de Lei nº 4.251, de 2015, na Câmara dos Deputados), do Presidente da República,

Leia mais

Poder Executivo: atribuições e responsabilidades do presidente da República

Poder Executivo: atribuições e responsabilidades do presidente da República Poder Executivo: atribuições e responsabilidades do presidente da República O presidente do Brasil só poderá ser um brasileiro nato, tendo a idade mínima de 35 anos no momento da posse (Art. 14, P. 3,

Leia mais

EFEITOS PROCESSUAIS NO CONTROLE JUDICIAL DE CONSTITUCIONALIDADE

EFEITOS PROCESSUAIS NO CONTROLE JUDICIAL DE CONSTITUCIONALIDADE ALESSANDRA APARECIDA CALVOSO GOMES PIGNATARI Doutoranda e mestre em direito processual pela USP Especialista em direito processual civil pela PUC-SP Advogada em São Paulo e professora de direito processual

Leia mais

Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de Santa Cecília Gabinete do Prefeito

Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de Santa Cecília Gabinete do Prefeito Lei Nº 200/2015 REVOGA A LEI Nº 07/1997, DÁ NOVA CONFIGURAÇÃO E ATRIBUIÇÕES AO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE E DE POLÍTICA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO (COMSPASB) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS Art. 1º. Em conformidade

Leia mais

Teoria geral do controle. de constitucionalidade

Teoria geral do controle. de constitucionalidade Teoria geral do controle de constitucionalidade 53 Capítulo II Teoria geral do controle. de constitucionalidade SUMÁRIO 1. Pressupostos do controle de constitucionalidade 2. Espécies de inconstitucionalidade:

Leia mais

O Congresso Nacional decreta:

O Congresso Nacional decreta: Regulamenta os 4º e 5º do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2º da Emenda Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras

Leia mais

300 Questões Comentadas do Processo Legislativo

300 Questões Comentadas do Processo Legislativo 1 APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila de 300 Questões Comentadas ( art. 59 a 69 da CF) acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação...3 Questões...4 Respostas...74 Bibliografia...139

Leia mais

Luiz Flávio Gomes Valerio de Oliveira Mazzuoli. O método dialógico e a magistratura na pós-modernidade

Luiz Flávio Gomes Valerio de Oliveira Mazzuoli. O método dialógico e a magistratura na pós-modernidade Luiz Flávio Gomes Valerio de Oliveira Mazzuoli O JUIZ e o DIREITO O método dialógico e a magistratura na pós-modernidade 01_Mazzuoli - O Juiz e o Direito.indd 3 19/04/2016 16:14:11 Capítulo 7 Controle

Leia mais

ESTADO DE MINAS GERAIS ADVOCACIA-GERAL DO ESTADO. CONCURSO PÚBLICO Edital n 1/2006 PROCURADOR DO ESTADO NÍVEL I GRAU A. Caderno de Questões

ESTADO DE MINAS GERAIS ADVOCACIA-GERAL DO ESTADO. CONCURSO PÚBLICO Edital n 1/2006 PROCURADOR DO ESTADO NÍVEL I GRAU A. Caderno de Questões ESTADO DE MINAS GERAIS ADVOCACIA-GERAL DO ESTADO CONCURSO PÚBLICO Edital n 1/2006 PROCURADOR DO ESTADO NÍVEL I GRAU A Caderno de Questões Prova de Questões Abertas SÁBADO - TARDE ESTADO DE MINAS GERAIS

Leia mais

PAULO ROBERTO GONGORA FERRAZ, MAURÍCIO DE PAULA SOARES GUIMARÃES, RAFAEL MARTINS BORDINHÃO

PAULO ROBERTO GONGORA FERRAZ, MAURÍCIO DE PAULA SOARES GUIMARÃES, RAFAEL MARTINS BORDINHÃO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - FORO CENTRAL DE CURITIBA 5ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE CURITIBA - PROJUDI Rua Padre Anchieta, 1287 - Bigorrilho - Curitiba/PR

Leia mais

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador GEOVANI BORGES I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador GEOVANI BORGES I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em caráter terminativo, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 512, de 2007, do Senador Paulo Paim, que acrescenta parágrafo ao art. 764 da Consolidação

Leia mais

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL Julival Silva Rocha Auditor do TCEPA ESPÍRITO Rui Barbosa (O Justo e a Justiça Política) Julgamento de Jesus Cristo; O Direito daquela época já não se contentava com a mera

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licitações Lei 8.666/93 Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES LEI 8.666/93 Conceito: Licitação é um procedimento administrativo

Leia mais

PROCURADORIA A GERAL DO ESTA T DO DE SÃO PA P ULO

PROCURADORIA A GERAL DO ESTA T DO DE SÃO PA P ULO PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO V Curso de Aperfeiçoamento e Prática Forense dos Estagiários da Procuradoria Judicial da Capital 06/11/2014 PREVIDENCIÁRIO DE PENSÃO POR MORTE CONCEDIDO EM DESCONFOMIDADE

Leia mais

PARECER Nº, DE 2007. RELATOR: Senador EXPEDITO JÚNIOR I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2007. RELATOR: Senador EXPEDITO JÚNIOR I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2007 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, em decisão terminativa, ao Projeto de Lei do Senado nº 143, de 2006, que acrescenta parágrafo ao art. 3º

Leia mais

Procedimentos formais e informais para votação de proposições em regime de urgência nas Casas Legislativas

Procedimentos formais e informais para votação de proposições em regime de urgência nas Casas Legislativas Procedimentos formais e informais para votação de proposições em regime de urgência nas Casas Legislativas Introdução O presente artigo apresenta aos colegas e demais interessados dois tipos de urgência

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 526, DE 2009

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 526, DE 2009 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 526, DE 2009 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Dá nova redação ao art. 2º, caput, e 1º e 4º, da Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004, com a redação que lhe foi dada

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE O INSTITUTO DA TUTELA DE URGÊNCIA EM FACE DA FAZENDA

CONSIDERAÇÕES SOBRE O INSTITUTO DA TUTELA DE URGÊNCIA EM FACE DA FAZENDA CONSIDERAÇÕES SOBRE O INSTITUTO DA TUTELA DE URGÊNCIA EM FACE DA FAZENDA Alexandre Moura de Souza Muito já foi dito sobre a possibilidade de concessão de tutela de urgência (liminares, cautelares e tutela

Leia mais