PAC EPON (ONU 8 PORTAS PoE REVERSO) PAC-SWITCH (8 PORTAS PoE REVERSO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PAC EPON (ONU 8 PORTAS PoE REVERSO) PAC-SWITCH (8 PORTAS PoE REVERSO)"

Transcrição

1

2 PAC EPON (ONU 8 PORTAS PoE REVERSO) com bandeja O Pac-Epon, de padrão GEPON, é uma ONU de 8 portas com PoE reverso integrado, sendo a solução mais completa do mercado, onde o provedor tem toda a sua necessidade suprida em um único equipamento sem necessidade de montar outros equipamentos para o mesmo resultado. Produto perfeito para empresas que pretendem iniciar um atendimento FTTC mas já prevendo uma futura ampliação e expansão com atendimento FTTH. A grande vantagem na utilização desta tecnologia é a qualidade e estabilidade que uma rede de fibra óptica proporciona, podendo ofertar maiores velocidades em comparação a redes menos evoluídas (HPNA, ADSL e UTP básico.) e trazendo assim o baixíssimo custo de atendimento final do cliente com o cabo UTP. Solução compatível com vários fabricantes de OLT s. Todas as portas PoE do equipamento tem proteção individual de surto protegendo a entrada de cada cliente. Não causando assim influencia por algum possível cliente defeituoso. PAC-SWITCH (8 PORTAS PoE REVERSO) sem bandeja O PAC-SWITCH Think Technology é um switch gerenciável composto por 8 portas Fast Ethernet, sendo que as portas de 1 à 7 recebem alimentação através da fonte PoE de 48V e são utilizadas para o atendimento ao cliente, a oitava porta que é de Uplink envia ao mesmo tempo dados e alimentação para o próximo ativo, podendo ser mais um PACSWITCH ou um PAC-EPON. Essa alimentação e a comunicação com outros ativos é feita através de cabo UTP. *Imagem meramente ilustrativa

3 CTO THINK A CTO (Caixa de Terminação Óptica) Think 01 foi desenvolvida em policarbonato com proteção UV, possui vedação nas saídas dos cabos e na tampa. É possível entrar com até três cabos de fibra óptica de no máximo 13 mm. Possui as ferragens para ancoragem e acomodação dos cabos, tornando possível fazer a sangria para atendimento a um PAC-EPON ou uma ONU. Na bandeja de atendimento é possível acomodar ativos(equipamentos) e também os passivos( adaptadores ópticos, splitter e tubetes de emenda), tornando possível a realização do atendimento FTTH e FTTC. Acompanha bandeja de emenda óptica, tornando possível fazer até 12 fusões e 8 adaptadores ópticos SC/UPC ou SC/APC. CAIXA DE INSTALAÇÃO THINK 01 bandeja A caixa de instalação Think, pode ser utilizada para atendimento ao cliente e é capaz de acomodar até 24 cabos DROP, sendo que 16 destes compartimentos podem ser utilizados para acomodar cabo UTP. É possível fazer a entrada de até três cabos de fibra óptica de até 13mm. Possui as ferragens para ancoragem e acomodação dos cabos, tornando possível fazer a sangria para atendimento a um PAC-EPON ou uma ONU. Na bandeja de atendimento é possível acomodar ativos (equipamentos) e também os passivos (adaptadores ópticos, splitter e tubetes de emenda), tornando possível a realização do atendimento FTTH e FTTC.

4 COMBO THINK PAC SWITCH 1 SWITCH + 5 FONTES PoE COMBO para atendimento de 5 usuários, composto de um Switch TK080-SP 8 Portas Ethernet 10/100 Base TX R-PoE (Reverse Power over Ethernet ) e cinco fontes. Distribuidor de conteúdo multimídia sobre redes de cabo STP. CTO THINK MODELO 3 A CTO Think Technology modelo 3 é totalmente desenvolvida para o atendimento FTTH, sendo possível acomodar até duas vias de cabo de fibra óptica de até 13mm. Preparada para ambientes externos com membrana de vedação para a entrada dos cabos e produzida em material UV. É possível fazer o atendimento de até 16 clientes, através de cabos DROP e possui bandeja de acomodação de elementos passivos (Splitters, Tubetes e adaptadores ópticos). Acompanha 8 adaptadores ópticos SC/UPC ou SC/APC.

5 CABO DROP FLAT DE 1 FIBRA BOBINA DE 1KM Cabo de fibra óptica do tipo DROP (Low Friction), recomendado para a ativação de clientes finais em redes FTTH, ou para alimentação das ONUs (PAC-EPON e PACGPON) no caso de redes FTTC. Esse tipo de construção chamado de FLAT permite ao cabo suportar menores curvaturas que cabos convencionais, o que gera facilidade e confiabilidade na construção da rede, sendo uma solução de baixo custo e de fácil manutenção. Possui uma fibra óptica monomodo no núcleo do cabo, e esta é protegida por dois elementos de tração. Em sua construção possui uma malha de aço (mensageiro) o que facilita a ancoragem e a suspensão do cabo. BANDEJA DE ATENDIMENTO THINK A Bandeja Think é incorporada a uma CTO, utilizada em meios das redes FTTX para a acomodação de elementos de rede ativos e passivos, possui a capacidade de acomodação de até 8 fusões ópticas, 2 Splitter ópticos, 8 adaptadores ópticos e duas placas de rede sendo elas Pac-Epon ou Pac-Switch. BANDEJA PADRÃO CTO Bandeja para acomodação de fusão, podendo ser acomodado até 12 tubetes de emenda.

6 FONTE PoE Fonte chaveada utilizada na alimentação de equipamentos de telecomunicações (PAC-EPON, PAC-GPON, PAC-Switch) que fazem uso da tecnologia PoE. Possui duas portas no padrão RJ-45 no qual uma delas é utilizada para fornecer alimentação via PoE, a outra é uma porta LAN para comunicação de dados. OLT 1U. 2 PORTAS PON 1U A OLT é o ponto inicial da rede óptica, onde o sinal de luz é transmitido através da fibra óptica e recebido pelas ONUs. A OLT TK HA7110 possui duas portas GEPON que suporta até 128 ONUs/ONTs, com a utilização do PAC-EPON Think Technology chegando a 1024 clientes, com a utilização de PAC-Switch esse número pode superar a 7000 clientes conectados a rede. Possui um software de gerência que permite monitorar e gerenciar a OLT e as ONUs/ONTs conectadas na rede. OLT MINI CHASSI. 2 PORTAS PON A mini OLT permite uma mobilidade maior na rede, pois se trata de um equipamento com dimensões bastante reduzidas, porém com o mesmo desempenho de equipamentos maiores. A OLT TK HA7111 possui duas portas GEPON que suporta até 128 ONUs/ONTs, com a utilização do PAC-EPON Think Technology chegando a 1024 clientes, com a utilização de PAC-Switch esse número pode superar a 7000 clientes conectados a rede. Possui um software de gerência que permite monitorar e gerenciar a OLT e as ONUs/ONTs conectadas na rede.

7 OLT CHASSI. 2 PORTAS PON A OLT é o ponto inicial da rede óptica, onde o sinal de luz é transmitido através da fibra óptica e recebido pelas ONUs/ONTs. O CHASSI Think Technology TK HA7102 possui um cartão de gerenciamento e acompanha um módulo OLT, a expansão deste equipamento é feita de forma modular, pois se houver a necessidade de expansão basta adicionar outros módulos OLT. Cada módulo OLT possui duas portas GEPON que suporta até 128 ONUs/ONTs por módulo. Com a utilização do PAC-EPON Think Technology chegando a 1024 clientes, e com a utilização de PACSwitch esse número pode superar a 7000 clientes conectados a rede por módulo OLT. Possui gerenciamento via SNMP, através de uma ferramenta gráfica. MODULO 2 PON PARA OLT CHASSI Módulo EPON para OLT Chassi que permite conectar até 128 clientes por módulo, 64 por porta PON, possui duas portas SFP/GBIC, duas portas Gigabit Ethernet para Uplink, uma porta console e uma porta serial para gerenciamento. Possui duas portas GEPON que suporta até 128 ONUs/ONTs, com a utilização do PAC-EPON Think Technology chegando a 1024 clientes, com a utilização de PAC-Switch esse número pode superar a 7000 clientes conectados a rede. Possui um software de gerência que permite monitorar e gerenciar a OLT e as ONUs/ONTs conectadas na rede.

8 SPLITTERS ÓPTICOS Os splitters ópticos são responsáveis por dividir o sinal da fibra óptica e dimensionar a sua rede, estes podem ser de dois tipos, por fusão ou por conector e podem ser do tipo PLC (balanceados) ou FBT (desbalanceados). CONECTORES ÓPTICOS Os conectores ópticos conhecidos como conectores de campo, são utilizados nas extremidades da fibra para efetuar a conexão com os equipamentos da rede FTTx. ADAPTADORES ÓPTICOS Os adaptadores (alinhadores ópticos), são utilizados para efetuar uma emenda por conector na fibra ou para conectar o cabo a um splitter conectorizado PROTETOR DE SURTO Para aumentar ainda mais a proteção dos equipamentos, foi desenvolvido um protetor contra surtos elétricos que fica na casa do cliente e em caso de uma sobretensão na rede elétrica ele pode evitar que o equipamento ligado seja danificado.

9

A Think Technology está no mercado disposta a auxiliar os provedores na expansão e lançamentos de suas redes ópticas!

A Think Technology está no mercado disposta a auxiliar os provedores na expansão e lançamentos de suas redes ópticas! THINK. A Think Technology está no mercado disposta a auxiliar os provedores na expansão e lançamentos de suas redes ópticas! Nascida da união de três provedores, a Think oferece know-how e vivência de

Leia mais

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. UNIDADE 4 Práticas de Instalação

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. UNIDADE 4 Práticas de Instalação APRENDIZAGEM INDUSTRIAL UNIDADE 4 Práticas de Instalação Instalação de cabos e hardware metálicos Devem ser instalados de forma que se permita uma inspeção visual. Cabos com capa danificada; Cabos com

Leia mais

Caixa de Terminação Óptica. Manual do Usuário

Caixa de Terminação Óptica. Manual do Usuário Caixa de Terminação Óptica Confidencial Este documento não pode ser reproduzido, distribuído, ou utilizado sem permissão da FIT Networks. Índice 1 Descrição 4 2 Estruturas 5 3 Abertura e Fechamento 6 4

Leia mais

Capítulo 5 - Cabeamento para Redes Locais e WANs. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página

Capítulo 5 - Cabeamento para Redes Locais e WANs. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página Capítulo 5 - Cabeamento para Redes Locais e WANs 1 Camada Física de Rede Local Uma rede de computador pode ser montada utilizando-se vários tipos de meios físicos, representados pelos símbolos abaixo:

Leia mais

FTTH para ISPs: Tendências Tecnológicas e Soluções Furukawa

FTTH para ISPs: Tendências Tecnológicas e Soluções Furukawa FTTH para ISPs: Tendências Tecnológicas e Soluções Furukawa Infraestrutura Óptica que provê disponibilidade de acesso ao usuário final dos serviços multimídia de nova geração em Ultra Banda Larga de maneira

Leia mais

OBJETIVO: APLICAÇÃO:

OBJETIVO: APLICAÇÃO: OBJETIVO: Este manual tem por objetivo sugerir os procedimentos, do ponto de vista técnico, para execução da infra-estrutura interna das unidades usuárias dos serviços em fibra óptica da Copel Telecomunicações.

Leia mais

1) Camada Física. Camada física. Par trançado. Prof. Leandro Pykosz leandro@sulbbs.com.br

1) Camada Física. Camada física. Par trançado. Prof. Leandro Pykosz leandro@sulbbs.com.br 1) Camada Física Prof. Leandro Pykosz leandro@sulbbs.com.br Camada física Camada mais baixa da hierarquia do modelo OSI; O seu objetivo é transmitir um fluxo de bits de uma máquina para outra; Vários meios

Leia mais

Cabeamento Estruturado e Infraestrutura Profº Luiz Cláudio Buzeti. Práticas de Gerenciamento do Cabeamento Instalado

Cabeamento Estruturado e Infraestrutura Profº Luiz Cláudio Buzeti. Práticas de Gerenciamento do Cabeamento Instalado 1 Práticas de Gerenciamento do Cabeamento Instalado Devem ser baseados em normas da indústria Há quatro classes de gerenciamento Essas normas definem: procedimentos e classes de gerenciamento para a manutenção

Leia mais

DISTRIBUIDOR INTERNO ÓPTICO A280 (DIO)

DISTRIBUIDOR INTERNO ÓPTICO A280 (DIO) DISTRIBUIDR INTERN ÓPTIC A280 (DI) Aplicações Sistemas de Cabeamento Estruturado para tráfego de voz, dados e imagens, segundo requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-568A, uso interno e instalação em racks,

Leia mais

Guia de Instalação Terminal Bin VX 520. Bem simples. Bem próximo.

Guia de Instalação Terminal Bin VX 520. Bem simples. Bem próximo. Guia de Instalação Terminal Bin VX 520 Bem simples. Bem próximo. TM TM Índice 1. Kit de instalação 2. Visão frontal do terminal 3. Portas de conexão 4. Estabelecendo a conexão do terminal 5. Instalando

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

SAFETY Tecnologia de Safety Passivo

SAFETY Tecnologia de Safety Passivo SAFETY Tecnologia de Safety Passivo Fiação SAFETY MVK Metálico Cube67 MASI67 / MASI68 02 O MÓDULO SAFETY Combinados de forma inteligente, módulos de rede de campo e saídas seguras de acordo com as exigências

Leia mais

Mini-Colunas 50 Catálogo Geral 2015-2016 155

Mini-Colunas 50 Catálogo Geral 2015-2016 155 Mini-Colunas 50 Catálogo Geral 2015-2016 155 MINI-COLUNAS 50 Mini-Colunas 50 Para a alimentação de postos de trabalho desde o chão, em salas amplas Sistema flexível para a alimentação de postos de trabalho

Leia mais

Baseada na tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), a solução Laserway é uma rede

Baseada na tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), a solução Laserway é uma rede Baseada na tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), a solução Laserway é uma rede baseada em fibras monomodo com topologia ponto-multiponto. A transmissão de dados ocorre entre um equipamento

Leia mais

EXTENSÃO ÓPTICA CONECTORIZADA

EXTENSÃO ÓPTICA CONECTORIZADA EXTENSÃO ÓPTICA CONECTORIZADA Tipo do Produto Extensão Óptica Família do Produto Descrição TeraLan A Extensão Óptica Conectorizada é composta por dois itens principais: Extensão Óptica: cabo óptico monofibra

Leia mais

PLP BRASIL. Seção 8 OPGW

PLP BRASIL. Seção 8 OPGW Transmissão: Seção 8 PLP BRASIL Seção 8 OPGW Índice Página Grampo de Suspensão Fiberlign 4300 8-2 Grampo de Ancoragem Fiberlign GAF 8-3 Reparo Preformado Fiberlign AWLS 8-4 Caixa de Emenda para Cabos de

Leia mais

Solução Conectorizada - Desafios. Talita Ianaguihara Favoreto

Solução Conectorizada - Desafios. Talita Ianaguihara Favoreto Solução Conectorizada - Desafios Talita Ianaguihara Favoreto CIDADES INTELIGENTES ITMAX DATA CENTER REDES METROPOLITANAS REDES DE ACESSO AEROPORTO INDÚSTRIA PON LAN - LASERWAY OPGW UTILITIES FIBER TO THE

Leia mais

Revendedor Oficial. Linha GPON/EPON. OLT FiberHome

Revendedor Oficial. Linha GPON/EPON. OLT FiberHome Revendedor Oficial Linha GPON/EPON OLT FiberHome AN5516-04 OLT (AC Power) GPON OLT 2 slots com placa GC8B - AC A OLT AN5516-04 é um equipamento GPON de alto desempenho e compacto da FiberHome. Possui 2

Leia mais

Estimativa. Unioeste 46999/2015 Cod. Fornecedor Classificação Vlr.Un. Total. Setor Processo Item edital

Estimativa. Unioeste 46999/2015 Cod. Fornecedor Classificação Vlr.Un. Total. Setor Processo Item edital Filtrado por ( : = '' ) E (Imprimir quantidades por setor de consumo = Sim) Página 1 de 1 Fornecedor Classificação Vlr.Un. 10 14143 Adaptador de Energia Power Over Ethernet (POE). Características mínimas

Leia mais

Prof. Daniel Oliveira

Prof. Daniel Oliveira A camada física Prof. Daniel Oliveira Base teórica da comunicação de dados As informações podem ser transmitidas por fios, fazendo-se variar alguma propriedade física: voltagem (tensão elétrica) ou corrente

Leia mais

Figura 1 Figura 2 Figura 3

Figura 1 Figura 2 Figura 3 Para uso em salas de aula comuns, a Activboard possibilita a melhor utilização da sala de aula. As seguintes características são próprias de lousas Activboard 78 : 1. Uma marca proactiv em seu canto superior

Leia mais

Palavras-chave: Internet, FTTH (Fiber to the Home), redes ópticas passivas (PON Passive Optical Network), plataforma multisserviços.

Palavras-chave: Internet, FTTH (Fiber to the Home), redes ópticas passivas (PON Passive Optical Network), plataforma multisserviços. FTTH EM REDES OPTICAS PASSIVAS Gustavo Mariani Gomes Daniel Filgueiras 1, Cláudio Roberto Magalhães Pessoa 2 RESUMO Esse artigo apresenta uma fundamentação teórica para elaboração de um projeto redes ópticas,

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

Trabalho sobre Topologia de Redes

Trabalho sobre Topologia de Redes Trabalho sobre Topologia de Redes Emerson Baptista da Silva 27 de Janeiro de 2013 Topologia das Redes A topologia de rede descreve como o fica a sua situação física através do qual os dados, imagens e

Leia mais

Luzes de sinalização comunicativas

Luzes de sinalização comunicativas Luzes de sinalização comunicativas PHOENIX CONTACT Ind. Com. Ltda. Rua Francisco Corazza, 20 a 100 Pq. Residencial da Lapa São Paulo/SP CEP: 05038-130 (11) 3871-6400 (PABX) 15.08.2016 phoenixcontact.pt

Leia mais

CATÁLOGO FAG COMPLETA. PARA SOLUÇÕES EM ENERGIA e TELECOM SUA LINHA. A nossa solução é a sua energia SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

CATÁLOGO FAG COMPLETA. PARA SOLUÇÕES EM ENERGIA e TELECOM SUA LINHA. A nossa solução é a sua energia SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS CATÁLOGO FAG SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS A nossa solução é a sua energia SUA LINHA COMPLETA PARA SOLUÇÕES EM ENERGIA e TELECOM Fontes Nobreak Fontes Chaveadas Conversores Patch Panel Fibra Ópticas CONFIABILIDADE

Leia mais

Objetivo Geral Compreender a montagem de um DIO ou caixa de emenda e realizar a conectorização do cabeamento óptico.

Objetivo Geral Compreender a montagem de um DIO ou caixa de emenda e realizar a conectorização do cabeamento óptico. ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Botoeira / Acionador Manual Resetável - Acionamento Direto, Controle de Acesso, Combate e Alarme de Incêndio Código: AFAM3AM Os Acionadores Manuais ou Botoeiras de Acionamento Direto Para Combate de Incêndio,

Leia mais

Dispositivos Externos

Dispositivos Externos Dispositivos Externos Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Calhasxxxxxx. em alumínio. Catálogo Geral 2015-2016

Calhasxxxxxx. em alumínio. Catálogo Geral 2015-2016 93 Calhasxxxxxx em alumínio Catálogo Geral 2015-2016 113 CALHAS 93 EM ALUMÍNIO Calhas 93 em alumínio Para instalar mecanismos em ambientes onde se requer acabamentos em alumínio Liberdade de eleição de

Leia mais

Tecnologias e Componentes de Redes

Tecnologias e Componentes de Redes Tecnologias e Componentes de Redes Material de apoio Cabeamento Estruturado Cap.11 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

8-Port Gigabit GREENnet Switch

8-Port Gigabit GREENnet Switch 8-Port Gigabit GREENnet Switch TEG-S80g ŸGuia de Instalação Rápida (1) ŸEspecificações Técnicas (3) Ÿ Troubleshooting (4) 2.02 PORTUGUÊS 1. Antes de Iniciar Conteúdo da Embalagem ŸTEG-S80g ŸGuia Multilínguas

Leia mais

Caixa Terminal Óptica OTE

Caixa Terminal Óptica OTE Caixa Terminal Óptica OTE Manual de Instalação 1- Caixa Terminal Óptica OTE A caixa OTE é uma Caixa Terminal Óptica (CTO) de exterior pré-conectorizada, que proporciona uma estrutura ambientalmente protegida

Leia mais

Questão 1 Questão 2 Questão 3 Questão 4

Questão 1 Questão 2 Questão 3 Questão 4 Questões Questão 1 As redes de comunicação são formadas por uma diversidade de equipamentos interligados, com diferentes arquiteturas e tecnologias. Nas redes de longa distância, os backbones são considerados:

Leia mais

Relatório da Prospecção sobre Chave Óptica CMCOP da ASGA

Relatório da Prospecção sobre Chave Óptica CMCOP da ASGA Relatório da Prospecção sobre Chave Óptica CMCOP da ASGA RNP - Gerência de Engenharia Dezembro 2015 Relatório da Prospecção sobre Chave Óptica CMCOP da ASGA Resultado da Prova de Conceito (PoC) realizado

Leia mais

Introdução. Hardware (Parte III) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu.

Introdução. Hardware (Parte III) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Hardware (Parte III) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br Carga

Leia mais

MODEM ÓPTICO EPON FK-ONU-E200B

MODEM ÓPTICO EPON FK-ONU-E200B ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MODEM ÓPTICO EPON FK-ONU-E200B Tipo de produto Equipamento EPON Descrição A ONU (Optical Network Unit) é um equipamento utilizado em redes FTTx (Fiber To The X) para acesso dos assinantes.

Leia mais

Adaptador PassThru Powerline 500 (XAVB5401) Guia de instalação

Adaptador PassThru Powerline 500 (XAVB5401) Guia de instalação Adaptador PassThru Powerline 500 (XAVB5401) Guia de instalação Conteúdos Conteúdos da embalagem............................... 3 Características do hardware.............................. 4 Descrição do

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES POWER NET FAST

MANUAL DE INSTRUÇÕES POWER NET FAST MANUAL DE INSTRUÇÕES POWER NET FAST DESCRIÇÃO O PD foi desenvolvido com a finalidade de facilitar a execução de redes cabeadas UTP com sistema de PoE reverso - trabalhando da mesma forma que os produtos

Leia mais

Projeto de Cabeamento Estruturado

Projeto de Cabeamento Estruturado Projeto de Cabeamento Estruturado! Levantamento das necessidades e demandas da empresa/organização de acordo com os preceitos do projeto estruturado de redes! Levantamento da situação atual! Especificação

Leia mais

FTTH Fiber-To-The-Home. Equipamentos e acessórios ópticos para atender a demanda de internet e TV de clientes residenciais.

FTTH Fiber-To-The-Home. Equipamentos e acessórios ópticos para atender a demanda de internet e TV de clientes residenciais. Mundialmente aplicada com sucesso, a solução de redes ópticas passivas (PON - Passive Optical Network) permite levar a fibra até o assinante e atende as mais variadas topologias de redes de acesso como

Leia mais

PROVEDORES REGIONAIS ALTER DO CHÃO. Soluções Inteligentes para Redes Ópticas Como valorizar sua Rede

PROVEDORES REGIONAIS ALTER DO CHÃO. Soluções Inteligentes para Redes Ópticas Como valorizar sua Rede PROVEDORES REGIONAIS ALTER DO CHÃO Soluções Inteligentes para Redes Ópticas Como valorizar sua Rede HÁ MAIS DE 130 ANOS A FURUKAWA PARTICIPA ATIVAMENTE NA VIDA DAS PESSOAS, ATRAVÉS DA CONTÍNUA INOVAÇÃO

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DESCRIÇÃO

CARACTERÍSTICAS DESCRIÇÃO caixa de junção CARACTERÍSTICAS Permite conexão fácil e segura em fieldbus (Fo u n d at i o n TM fieldbus, PROFIBUS) HART e na instrumentação convencional 4-20 ma; Ideal para ligações de sensores, atuadores

Leia mais

Aula 2. Modos de Transmissão; Protocolos de Comunicação; Interfaces; Modelo de Referência OSI; Dispositivos de Rede; Camada Física: Introdução.

Aula 2. Modos de Transmissão; Protocolos de Comunicação; Interfaces; Modelo de Referência OSI; Dispositivos de Rede; Camada Física: Introdução. Aula 2 Modos de Transmissão; Protocolos de Comunicação; Interfaces; Modelo de Referência OSI; Dispositivos de Rede; Camada Física: Introdução. Modos de transmissão Eletronicamente falando, existem 3 tipos

Leia mais

Tipos de cabos. cabos de par trançado cabos coaxiais cabos de fibra óptica Sem Fio *

Tipos de cabos. cabos de par trançado cabos coaxiais cabos de fibra óptica Sem Fio * Cabeamento Tipos de cabos cabos de par trançado cabos coaxiais cabos de fibra óptica Sem Fio * Wireless wi-fi Cabo Coaxial Instalação difícil terminador / problemas Custo elevado Cabos de Fibra Óptica

Leia mais

MasterIN System. Novas bases com tecnologia Push-in

MasterIN System. Novas bases com tecnologia Push-in Novas bases com tecnologia Push-in A evolução da conexão a mola para conexão ainda mais rápida com maior resistência a movimentação e vibração. Série 39 - Relé modular de interface com tecnologia Push-in

Leia mais

Canaletas PVC DLP & Acessórios

Canaletas PVC DLP & Acessórios Centro de Suporte Técnico T 0800-11 11-8008 servmercado@piallegrand.com.br Canaletas PVC DLP & Acessórios CONTEÚDOS PÁGINAS 1.Linha 1 a 2 2.Acessórios de acabamento 3 a 5 3.Acessórios complementares 6

Leia mais

Provedores de Internet

Provedores de Internet Fibra Óptica Meio Ideal para Backbones Fibra x Cobre Fibra x Cobre A Taxa de Transmissão no FTTH não é afetada pela distância do cliente até o equipamento da Central l(olt) Tecnologias sobre Cobre como

Leia mais

Soluções Inteligentes para Redes Ópticas FTTx

Soluções Inteligentes para Redes Ópticas FTTx Soluções Inteligentes para Redes Ópticas FTTx 1 O Grupo FURUKAWA Há mais de130 anos a Furukawa participa ativamente na vida das pessoas, através da contínua inovação tecnológica. 1884 FOUNDED 1896 ESTABLISHED

Leia mais

Segurança Industrial Equipamentos SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

Segurança Industrial Equipamentos SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR Telefones para Atmosfera Explosiva, Gás e Poeira - TUC229A1IN Telefone para uso industrial, classificado para uso em atmosferas explosivas no grupos IIC na zona II2GD (Gás e poeira). Carcaça na cor laranja

Leia mais

Gestão de Tecnologia da Informação

Gestão de Tecnologia da Informação Gestão de Tecnologia da Informação Telecomunicações e Redes de Computadores Prof. Gilberto B. Oliveira Conceitos Redes: Cadeias, grupos ou sistemas interconectados. A utilidade de uma rede é igual ao número

Leia mais

BARRAMENTOS DE MICROCOMPUTADORES

BARRAMENTOS DE MICROCOMPUTADORES BARRAMENTOS DE MICROCOMPUTADORES 1. INTRODUÇÃO Um sistema baseado em microcomputador utiliza os barramentos de endereços, dados e controle para efetuar a comunicação entre o microprocessador e os dispositivos

Leia mais

Calhasxxxxxx. em alumínio. Tabela de preços Nº 207

Calhasxxxxxx. em alumínio. Tabela de preços Nº 207 93 Calhasxxxxxx em alumínio Tabela de preços Nº 207 49 CALHAS 93 EM ALUMÍNIO Calhas 93 em alumínio Calhas 93 em alumínio Dimensões calhas (mm) x80 x100 x1 x170 Cor anodizado cinzento 9006 80 100 1 170

Leia mais

Integrou a equipe do Teleco para contribuir na área de Sistemas de Telecomunicações Fotônicos.

Integrou a equipe do Teleco para contribuir na área de Sistemas de Telecomunicações Fotônicos. Conceitos Básicos de Fibra Óptica (Módulo IV) Este tutorial apresenta conceitos básicos sobre Cabos e redes ópticas. É o quarto e último módulo de uma série contendo conceitos básicos de fibra óptica preparada

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores

Organização e Arquitetura de Computadores Organização e Arquitetura de Computadores Placa de Mãe Prof. Luiz Antonio do Nascimento Definição A placa mãe é uma placa plana de circuito impresso localizado dentro do gabinete com um conjunto de chips

Leia mais

FDCIO181-1 Módulo de entrada/saída Manual do Produto

FDCIO181-1 Módulo de entrada/saída Manual do Produto FDCIO181-1 Módulo de entrada/saída Manual do Produto Característica Avaliação de sinal controlada por microprocessador Endereçamento automático, sem necessidade de decodificação ou DIP-Switch 1 entrada

Leia mais

Polycom SoundPoint IP 321 e 331 Telefones IP básicos com recursos de nível corporativo e uma excepcional qualidade de voz

Polycom SoundPoint IP 321 e 331 Telefones IP básicos com recursos de nível corporativo e uma excepcional qualidade de voz Polycom SoundPoint IP Phones A família de telefones SoundPoint IP da Polycom potencializa as capacidades de redes VoIP baseadas em SIP para proporcionar uma revolucionária qualidade de voz e recursos avançados

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados TI. Projeto Sala Digital

Centro de Serviços Compartilhados TI. Projeto Sala Digital / 6 V..3 Pearson Sistemas do Brasil Pearson Centro de Serviços Compartilhados Avenida Presidente Kennedy, 2295 Lagoinha Ribeirão Preto SP Brasil Pág./6 Departamento Service Desk T.E Fone +55 (6) 233.6060

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br Compre sua Câmera IP HD 1080p na Lojamundi e instale você mesmo a partir deste tutorial Modelos LIRDNS200(Teto) e LBN24(Externa) Vamos mostrar como é fácil fazer a instalação de câmeras IP e tudo de maneira

Leia mais

Robson Diego Verbiski dos Santos Engenharia de Aplicações Broadband (EAB) Soluções EZ! Lux FTTx: Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais

Robson Diego Verbiski dos Santos Engenharia de Aplicações Broadband (EAB) Soluções EZ! Lux FTTx: Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais Robson Diego Verbiski dos Santos Engenharia de Aplicações Broadband (EAB) Soluções EZ! Lux FTTx: Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais 1 Há mais de 130 anos ampliando os relacionamentos, encurtando

Leia mais

1.2.2 Patch panel 24 portas cat.5e 1032658

1.2.2 Patch panel 24 portas cat.5e 1032658 Anexo III Material de Consumo 1.2.1 Adaptador para tomada de Telecom RJ45 em caixa sist. X 1129422 Acessórios para canaleta - adaptador para tomada de telecomunicação rj45 para canaleta em pvc encaixe

Leia mais

Funções para limitação de velocidade do veículo

Funções para limitação de velocidade do veículo Informações gerais sobre as funções Informações gerais sobre as funções A Scania oferece três funções para a limitação de velocidade. As funções são usadas para atender a requisitos de clientes e estatutários,

Leia mais

MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL

MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL TRANSMISSÕES FORD 6F50 e GM 6T70 - PARECIDAS PORÉM DIFERENTES As transmissões 6F50 e 6T70 foram desenvolvidas por um esforço conjunto entre FORD e General Motors. Devido ao

Leia mais

Soluções EZ! Lux FTTx: Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais

Soluções EZ! Lux FTTx: Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais Engenharia de Aplicações Broadband (EAB) Soluções EZ! Lux FTTx: Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais Robson Diego Verbiski dos Santos Como reduzir o investimento (CAPEX) da minha rede? Projeto

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PD-PAC VOLT

MANUAL DE INSTRUÇÕES PD-PAC VOLT MANUAL DE INSTRUÇÕES PD-PAC VOLT ÍNDICE DESCRIÇÃO 3 REDE ÓPTICA PASSIVA - PON (PASSINE OPTICAL NETWORK) 3 TECNOLOGIA EPON 4 Rede Óptica Passiva sobre Ethernet - EPON (Ethernet Passive Optical Network)

Leia mais

Comparativo Rede PON x Rede Mista

Comparativo Rede PON x Rede Mista V SRST SEMINÁRIO DE REDES E SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES INATEL ISSN 2358-1913 SETEMBRO DE 2016 Comparativo Rede PON x Rede Mista Eduardo Bernardes Pereira & André

Leia mais

Fundamentos de Transmissão de Dados. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Fundamentos de Transmissão de Dados. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Fundamentos de Transmissão de Dados Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Fundamentos da Transmissão de Dados Tipos de Transmissão Analógica

Leia mais

Soluções Inteligentes para Redes Ópticas FTTx

Soluções Inteligentes para Redes Ópticas FTTx Soluções Inteligentes para Redes Ópticas FTTx Matheus Enomoto 1 FURUKAWA ELECTRIC GROUP MAKING THE WORLD BRIGHTER Há mais de 130 anos ampliando os relacionamentos, encurtando as distâncias e se antecipando

Leia mais

Soluções EZ! Lux FTTx: Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais

Soluções EZ! Lux FTTx: Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais Engenharia de Aplicações Broadband (EAB) Soluções EZ! Lux FTTx: Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais Robson Diego Verbiski dos Santos Como reduzir o investimento (CAPEX) da minha rede? Projeto

Leia mais

10x Zoom Multiple Streams PoE PZ8111/21/11W/21W

10x Zoom Multiple Streams PoE PZ8111/21/11W/21W 10x Zoom Multiple Streams PoE PZ8111/21/11W/21W This guide describes the basic functions of PZ8111/21/11W/21W. All detailed information is described in the user s manual. Aviso antes da instalação Desligue

Leia mais

Bancada de Medidas Elétricas - XE 201 -

Bancada de Medidas Elétricas - XE 201 - T e c n o l o g i a Bancada de Medidas Elétricas - XE 201 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Bancada de Medidas Elétricas - XE201 - INTRODUÇÃO Os conhecimentos

Leia mais

Calhasxxxxxx. cor alumínio U23X. Catálogo Geral 2015-2016

Calhasxxxxxx. cor alumínio U23X. Catálogo Geral 2015-2016 em Calhasxxxxxx 93 cor alumínio Catálogo Geral 2015-2016 97 CALHAS 93 EM COR ALUMÍNIO Calhas 93 em cor alumínio Pensada para o desenho arquitetónico e de interiores mais exigentes Recomendadas Redes individuais

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO MULTIBIO 700

GUIA DE INSTALAÇÃO MULTIBIO 700 GUIA DE INSTALAÇÃO MULTIBIO 700 1. Instalação do equipamento (1)Cole o modelo de montagem na (2) Remova o parafuso na parte (3) Tire a placa traseira. parede, Faça os furos de acordo inferior do dispositivo

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. 1. INTRODUÇÃO O Instituto de Ensino Superior Santo André dispõe atualmente de infraestrutura de Tecnologia

Leia mais

Este manual contém instruções p/ instalação dos adaptadores. Bluetooth X Serial RS232. F8115e (DTE) F8895e (DCE)

Este manual contém instruções p/ instalação dos adaptadores. Bluetooth X Serial RS232. F8115e (DTE) F8895e (DCE) Este manual contém instruções p/ instalação dos adaptadores Bluetooth X Serial RS232 F8115e (DTE) F8895e (DCE) Manual do Usuário Ver. 1.00 Bem Vindo Obrigado por adquirir adaptadores Bluetooth X Serial

Leia mais

SISTEMA DE TREINAMENTO EM SERVO MECANISMO MODELO: ED-4400B

SISTEMA DE TREINAMENTO EM SERVO MECANISMO MODELO: ED-4400B SISTEMA DE TREINAMENTO EM SERVO MECANISMO MODELO: O aprendizado do conceito de um sistema de servo mecanismo é efetuado facilmente com o. A construção modular, com cada módulo representando um função diferente,

Leia mais

Memórias. Barramentos. Prof. Demétrios Coutinho

Memórias. Barramentos. Prof. Demétrios Coutinho Memórias Barramentos Prof. Demétrios Coutinho Barramento Organização Básica de Computadores Um caminho de comunicação entre duas ou mais unidades Compartilhado um usuário por vez A comunicação é do tipo

Leia mais

Tabela de preços Nº 203 Janeiro 2012. Esta tabela anula as anteriores. Investigação como norma. Fabricante especialista desde 1964

Tabela de preços Nº 203 Janeiro 2012. Esta tabela anula as anteriores. Investigação como norma. Fabricante especialista desde 1964 Investigação como norma Fabricante especialista desde 1964 Tabela de preços Nº 203 Janeiro 2012 Unex aparellaje eléctrico, S.L., segundo a norma UNE-EN ISO 14001: 2004 para o desenho e comercialização

Leia mais

3.1 - Topologias de cablagem

3.1 - Topologias de cablagem Capítulo 3 3.1 - Topologias de cablagem Topologias Determinam a forma de implantação das cablagens Topologia Física Decorre do modo como a rede se apresenta instalada no espaço a ser coberto Topologia

Leia mais

Instruções complementares. Conector de encaixe M12 x 1. para sensores de medição contínua. Document ID: 30377

Instruções complementares. Conector de encaixe M12 x 1. para sensores de medição contínua. Document ID: 30377 Instruções complementares Conector de encaixe M2 x para sensores de medição contínua Document ID: 30377 Índice Índice Para sua segurança. Utilização conforme a finalidade... 3.2 Utilização não permitida...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES REDE CABEADA UTP FAST

MANUAL DE INSTRUÇÕES REDE CABEADA UTP FAST MANUAL DE INSTRUÇÕES REDE CABEADA UTP FAST DESCRIÇÃO Desenvolvido com o propósito de inovar o sistema de rede cabeada UTP tradicional, que trabalha com tensão em toda a extensão do Backbone, para uma solução

Leia mais

DISTRIBUIDOR INTERNO ÓPTICO

DISTRIBUIDOR INTERNO ÓPTICO DISTRIBUIDOR INTERNO ÓPTICO PARA ATÉ 16 FIBRAS INSTRUÇÕES DE MONTAGEM E INSTALAÇÃO PP.00260 REV.00 1. DESCRIÇÃO: Produto utilizado para acomodação, distribuição e terminação das fibras ópticas. Para uso

Leia mais

Ponto de acesso para Dados e Voz Guia rápido

Ponto de acesso para Dados e Voz Guia rápido Ponto de acesso para Dados e Voz Guia rápido 1. Introdução O DWG850-4B é um produto para acesso à rede de Dados e Voz e conectividade sem fio, o que possibilida navegação em Banda Larga e telefonia reunidos

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques 06-06-2016

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques 06-06-2016 Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

CHASSI EPON FURUKAWA 16 SLOTS MODELO FK-C32

CHASSI EPON FURUKAWA 16 SLOTS MODELO FK-C32 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CHASSI EPON FURUKAWA 16 SLOTS MODELO FK-C32 Tipo de produto Equipamento EPON Descrição A OLT EPON FK-C32 Furukawa é um chassi de 3Us de altura que possui 16 slots para abrigar cartões

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO DAC Nº. 17/2008.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO DAC Nº. 17/2008. 1 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 17/2008. ANEXO I ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 2 1 ESCOPO DO FORNECIMENTO 1.1 - O objeto deste

Leia mais

M A N U A L. TAP para Redes de Fibra Óp ca Indoor (subs tui os cabos UTP) PATENTE REQUERIDA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

M A N U A L. TAP para Redes de Fibra Óp ca Indoor (subs tui os cabos UTP) PATENTE REQUERIDA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS TAP para Redes de Fibra Óp ca Indoor (subs tui os cabos UTP) Modelos: SC/APC - com conectores verdes SC/UPC - com conectores azuis PATENTE REQUERIDA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Um produto TITANNIUM e

Leia mais

3 Redes de Comunicação 3.1. SDH Hierarquia Digital Síncrona

3 Redes de Comunicação 3.1. SDH Hierarquia Digital Síncrona 3 Redes de Comunicação 3.1. SDH Hierarquia Digital Síncrona A padronização da Hierarquia Digital Síncrona SDH sinaliza o começo da revolução nas redes de comunicações em todo o mundo. A SDH, quando empregada

Leia mais

DDS Cercas Elétricas. Cercas Elétricas

DDS Cercas Elétricas. Cercas Elétricas Cercas Elétricas A utilização de cercas eletrificadas como meio de proteção patrimonial tem aumentado muito, assim como acidentes têm ocorrido, inclusive com morte de pessoas e animais, em consequência

Leia mais

Engenharia de Aplicações Broadband. Soluções EZ! Lux FTTx: Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais

Engenharia de Aplicações Broadband. Soluções EZ! Lux FTTx: Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais Engenharia de Aplicações Broadband Soluções EZ! Lux FTTx: Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais 1 Há mais de 130 anos ampliando os relacionamentos, encurtando as distâncias e se antecipando

Leia mais

BIANCO PRO. é pro em todos os seus ambientes. www.alumbra.com.br

BIANCO PRO. é pro em todos os seus ambientes. www.alumbra.com.br BIANCO PRO é pro em todos os seus ambientes www.alumbra.com.br uma escolha pra quem é pro LANÇAMENTO para ser atual é preciso sempre se reinvetar. Estar ligado às tendências e tecnologia. Encontrar no

Leia mais

Instalação do Job Aid para Avaya VSP 4000 4450GSX

Instalação do Job Aid para Avaya VSP 4000 4450GSX Versão 4.0.50 NN46251-309 Edição 02.01 Outubro de 2014 Instalação do Job Aid para Avaya VSP 4000 4450GSX Para obter ajuda Para conhecer toda a linha de serviços e suporte que a Avaya fornece, acesse www.avaya.com.

Leia mais

Aviso antes da instalação

Aviso antes da instalação Aviso antes da instalação Desligue a Câmara de Rede se vir fumo ou sentir cheiros estranhos. Consulte o manual do utilizador para obter informações sobre a temperatura de funcionamento. Contacte o distribuidor

Leia mais

ELIPSE POWER CONFERE MAIOR CONFIANÇA E SEGURANÇA AO CENTRO DE OPERAÇÃO INTEGRADO DA DISTRIBUIÇÃO NA CEMAR

ELIPSE POWER CONFERE MAIOR CONFIANÇA E SEGURANÇA AO CENTRO DE OPERAÇÃO INTEGRADO DA DISTRIBUIÇÃO NA CEMAR ELIPSE POWER CONFERE MAIOR CONFIANÇA E SEGURANÇA AO CENTRO DE OPERAÇÃO INTEGRADO DA DISTRIBUIÇÃO NA CEMAR Este case apresenta a aplicação da plataforma Elipse Power para automatizar a distribuição de energia

Leia mais

Soluções FTTx On Demand : Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais

Soluções FTTx On Demand : Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais Engenharia de Aplicações Broadband (EAB) Soluções FTTx On Demand : Novas Tecnologias para gastar menos e ganhar mais Engenharia de Aplicações de BroadBand (EAB) Robson Diego Verbiski dos Santos Como reduzir

Leia mais

3ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE FONTES DE ALIMENTAÇÃO MEDIR TENSÕES EM FONTES DE ALIMENTAÇÃO COM O MULTÍMETRO CONETAR A FONTE À PLACA-MÃE E PERIFÉRICOS

3ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE FONTES DE ALIMENTAÇÃO MEDIR TENSÕES EM FONTES DE ALIMENTAÇÃO COM O MULTÍMETRO CONETAR A FONTE À PLACA-MÃE E PERIFÉRICOS HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 3ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE FONTES DE ALIMENTAÇÃO MEDIR TENSÕES EM FONTES DE ALIMENTAÇÃO COM O MULTÍMETRO CONETAR A FONTE

Leia mais