A POBREZA EM NÍVEL MUNICIPAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A POBREZA EM NÍVEL MUNICIPAL"

Transcrição

1 A POBREZA EM NÍVEL MUNICIPAL (Estudo Técnico nº 99) François E. J. de Bremaeker Salvador, fevereiro de 2010

2 2 A ASSOCIAÇÃO TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, tem sede na Rua Fernando Menezes, de Góes, nº 397, sala 203 Edifício empresarial Lucílio Cobas, Pituba, Salvador, Bahia, CEP nº Serviços da Associação Transparência Municipal Serviços de Ensino Execução de cursos de extensão nas mais diversas áreas de interesse da administração pública municipal, especialmente transparência administrativa municipal, contratação direta, licitação, contrato e execução orçamentária; Promoção de palestras, debates, encontros, cursos, seminários, congressos, conferências, fóruns e outros tipos de eventos visando o aprimoramento do servidor público e levando conhecimento ao cidadão. Serviços de Transparência Implantação de projetos de democracia representativa, participação popular e controle social; Criação, implantação e gestão de projeto de transparência administrativa municipal; Criação, reestruturação e gestão de Diários Oficiais de Prefeituras e Câmaras de Vereadores; Revisão de Lei Orgânica municipal e normatização da política pública de transparência administrativa municipal; Orientação a Imprensas Oficiais dos Estados sobre como criar, implantar e operar serviços integrados de publicação de atos oficiais, digitalização e armazenamento de documentos públicos municipais.

3 3 Serviços de Desenvolvimento Institucional Na área de programas estruturantes Implantação de programas estruturantes de gestão documental através da digitalização e do armazenamento on-line de documentos de prestação de contas especificados pelos Tribunais de Contas e documentos de convênios firmados com secretarias e ministérios e de outros órgãos públicos; Implantação de programas de avaliação periódica externa e interna da qualidade dos serviços públicos; Implantação de programa de ouvidoria municipal compartilhada. Na área de tecnologia da informação Suporte de infra-estrutura de tecnologia da informação aplicada à transparência administrativa municipal; Gestão de banco de dados digital de informação de atos oficiais que se sujeitam ao princípio constitucional da publicidade; Gestão de banco de dados digital da documentação de prestação de contas, inclusive de convênios; Locação de sistemas de Diário Oficial, arquivo público digital e ouvidoria municipal; Gestão de banco de dados da legislação municipal; Locação, hospedagem e gerenciamento de sites de Diários Oficiais eletrônicos de Prefeituras e Câmaras de Vereadores com fornecimento de sistema operacional, banco de dados, servidor de aplicação na modalidade ASP (Application Service Provider), serviço de firewall e de backup geral e incremental robotizado; Disponibilização de assinatura digital através de e-cpf e e-cnpj no âmbito da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil.

4 4 Na área de publicação de atos oficiais Publicação de atos oficiais de Prefeituras e Câmaras de Vereadores no Diário Oficial da União, nos Diários Oficiais dos Estados e em jornais diários de grande circulação. Na área de gestão do princípio constitucional da publicidade Gestão do princípio constitucional da publicidade através do Programa da Qualidade Total de Publicação de Atos Oficiais. Na área de gestão de Diários Oficiais Gestão de Diários Oficiais de Prefeituras e Câmaras de Vereadores. Na área de serviço auxiliar de publicação de atos oficiais Edição e diagramação de Diários Oficiais de Prefeituras e Câmaras de Vereadores para neles publicar todos os atos oficiais que a legislação não exige que sejam publicados no Diário Oficial da União, no Diário Oficial do Estado ou em jornal diário de grande circulação no estado. Na área do Programa da Qualidade Total de Publicação de Atos Oficiais Gestão da publicação dos atos oficiais através do PQT, que permite receber, analisar e confrontar o material recebido com o padrão da norma legal, de maneira a identificar os requisitos de legalidade que envolvem a publicação dos atos oficiais; Emissão de relatórios de conformidade ou de não-conformidade, de acordo com o caso, dos prazos de publicação e da quantidade dos anexos dos instrumentos de transparência da gestão fiscal e das contas públicas; Auditoria de publicação dos avisos de licitações, contas públicas, instrumentos de transparência da gestão fiscal, leis, decretos e portarias.

5 5 Na área de monitoramento de informação de risco administrativo, fiscal e judicial Monitoramento estratégico de informação de risco administrativo, fiscal e judicial, através de leitura, busca, clipagem e armazenamento on-line de recortes de avisos administrativos e jurídicos publicados no DOU nas seções do TCU, da CGU e do MPF e no Diário da Justiça da União, que publica os atos judiciais dos Tribunais Superiores (STF, STJ, TSE, TST) e Tribunais da Justiça Federal. Pesquisas e Estudos Promoção de pesquisas e estudos sobre os mais diversos assuntos e interesses da administração pública, com a finalidade de fornecer ao gestor público argumentos e base para tomada de decisão; Elaboração de estudos técnicos que divulguem informações inerentes ao meio público para a sociedade em geral; Promoção, através de divulgação de estudos e pesquisas, da transparência pública.

6 6 A POBREZA EM NÍVEL MUNICIPAL François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Consultor da Associação Transparência Municipal Gestor do Observatório de Informações Municipais Consultor da Escola de Gestão da Associação Brasileira de Municípios Integrante da Rede de Diálogo do Observatório da Equidade do CDES/PR Membro do Conselho de Desenvolvimento das Cidades da FECOMERCIO - SP (francois.bremaeker@tmunicipal.org.br) (/oim) INTRODUÇÃO O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) acaba de publicar o estudo Pobreza, desigualdade e políticas públicas, onde é apontada a possibilidade de que o País venha a ter indicadores próximos aos dos países desenvolvidos, inclusive colocando-se diante da oportunidade de praticamente erradicar a pobreza extrema valor correspondente a uma quarta parte do salário mínimo per capita -- até Para atingir esses resultados, o País precisaria manter o ritmo de melhorias sociais observado nos últimos cinco anos, segundo o Comunicado da Presidência nº 38, cujos resultados alcançados entre 2003 e 2008 foram a queda média anual na taxa nacional de pobreza extrema em 2,1%, enquanto que a queda média anual na taxa de pobreza absoluta (até meio salário mínimo per capita) foi de 3,1%. Caso o desempenho do período seja projetado para 2016, o Brasil chegará ao ano com indicadores sociais próximos aos dos países desenvolvidos, aponta o Comunicado da Presidência.

7 7 Segundo o Presidente do IPEA, se em 2008 a taxa de pobreza absoluta era de 28,8%, em 2016 pode chegar a 4%. Da mesma forma, a pobreza extrema pode ser reduzida a 0%, lembrando que acabar definitivamente com a pobreza é um desafio que nem países altamente desenvolvidos conseguem superar. O Presidente do IPEA declarou que o intervalo de 2003 a 2008 foi o melhor período de redução da pobreza no País. Calculando-se os 28,8% sobre a população estimada para o País em 2008, que corresponde a habitantes, chega-se a um total de habitantes que se posicionariam abaixo da linha de pobreza extrema. Para se alcançar a referida meta, seria necessário que a participação da população em estado de pobreza extrema declinasse em 3,1 pontos percentuais a cada ano. Isto significa dizer que em 2009 a participação de população seja de 25,7%. Sobre uma população estimada de habitantes (para 2009) este percentual representaria a uma população de habitantes. A queda de 3,1 pontos percentuais a cada ano faria com que a população abaixo da linha da pobreza extrema se correspondesse a 22,6% da população total em 2010; a 19,5% da população total em 2011; a 16,4% da população total em 2012; a 13,3% da população total em 2013; a 10,2% da população total em 2014; a 7,1% da população total em 2015; e finalmente a 4,0% da população total em Como o ano de 2009 se viu imerso sob uma forte crise econômica global, com efeitos sobre a economia brasileira, é de se acreditar que as projeções efetuadas devam ser revisadas para pelo menos um a dois anos mais, dentro de um cenário favorável ao longo de todo o período. A procura da identificação do número de habitantes que se situariam abaixo da linha da pobreza em cada Município não poderia se dar pela mesma metodologia adotada pela Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD), realizada periodicamente pelo IBGE, vez que seus dados não são passíveis de desagregação a nível municipal. Uma variável que poderia ser utilizada seria o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Ora, se o IDHM mede o Desenvolvimento Humano do Município, sendo o valor correspondente à unidade (1) o pleno atendimento das necessidades humanas para toda a população, o resíduo entre a unidade e o valor do IDHM representa a mensuração em termos relativos da parcela da população não atendida em suas necessidades.

8 8 Segundo a mesma lógica, para se chegar à população pior atendida em relação à disponibilidade de renda, adotou-se como critério a utilização do resíduo do Índice de Desenvolvimento Humano Renda (IDHR), através da fórmula de cálculo: ((1 - IDHR) * PopMun). Através desta fórmula chegou-se a um resultado relativamente próximo do total encontrado pelo IPEA. Encontrou-se um total de habitantes. Entretanto o valor do IDHR foi estimado para o ano de 2009 a partir do resultado do IDHR apurado para o ano de 2000 e de 2005 para cada um dos Estados. A partir daí estimou-se para todos os Municípios de um mesmo Estado que a evolução do IDHR do Município entre 2000 e 2009 tenha apresentado o mesmo ritmo de crescimento apresentado pelo Estado. Os resultados agregados A população classificada como se encontrando abaixo da linha de pobreza extrema corresponde a 27,46% do total da população nacional em Encontram-se com participações acima da média nacional as regiões Nordeste e Norte. A região Nordeste concentra habitantes com renda abaixo da linha de pobreza extrema. Esta população representa 36,97% da população total regional, que é de habitantes. O Estado com maior participação é o do Maranhão (42,85%) e o de menor participação é o de Pernambuco, com 34,10%. Na região Norte são encontrados habitantes com renda abaixo da linha de pobreza extrema. Esta população representa 33,86% da população total regional, que é de habitantes. O Estado com maior participação é o do Pará (36,13%) e o de menor participação é o de Rondônia, com 28,30%. As demais regiões apresentam participações abaixo da média nacional e relativamente equivalentes. A região Centro-oeste concentra habitantes com renda abaixo da linha de pobreza extrema. Esta população representa 23,55% da população total regional, que é de habitantes. O Estado com maior participação é o de Goiás (26,42%) e o de menor participação é o do Distrito Federal, com 12,95%.

9 9 A região Sul concentra habitantes com renda abaixo da linha da pobreza extrema. Esta população representa 23,25% da população total regional, que é de habitantes. O Estado com maior participação é o do Paraná (23,62%) e o de menor participação é o de Santa Catarina, com 22,02%. A região Sudeste concentra habitantes com renda abaixo da linha da pobreza extrema. Esta população representa a menor de todas as participações: 22,07% da população total regional, que é de habitantes. O Estado com maior participação é o de Minas Gerais (27,63%) e o de menor participação é o de São Paulo, com 19,65%. Os Municípios com maior pobreza São considerados como Municípios com maior pobreza aqueles onde metade ou mais da sua população se encontra abaixo da linha de pobreza extrema. Encontram-se nesta situação 7,71% dos Municípios brasileiros (429 unidades). Destes Municípios, nada menos que 83,68% deles (359 unidades) se encontram na região Nordeste; 11,19% (48 unidades) se localizam na região Norte; e 5,13% (22 unidades) estão na região Sudeste. Todos os Estados da região Nordeste apresentam Municípios onde metade ou mais da sua população se encontram abaixo da linha de pobreza extrema. O Estado com maior número de Municípios é o do Maranhão (108 Municípios que correspondem a 49,77% do total de seus Municípios), seguindo-se em importância os Estados do Piauí (57 Municípios que correspondem a 25,45% do total de seus Municípios) e da Bahia (56 Municípios que correspondem a 13,43% do total de seus Municípios). Os demais Estados nesta situação são: Ceará (45 Municípios que correspondem a 24,46% do total de seus Municípios); Alagoas (29 Municípios que correspondem a 28,43% do total de seus Municípios); Paraíba (26 Municípios que correspondem a 11,66% do total de seus Municípios); Pernambuco (18 Municípios que correspondem a 9,73% do total de seus Municípios); Rio Grande do Norte (14 Municípios que correspondem a 8,38% do total de seus Municípios); e Sergipe (6 Municípios que correspondem a 8,00% do total de seus Municípios).

10 10 Na região Norte em 5 dos 7 Estados são encontrados Municípios onde metade ou mais da sua população se encontra abaixo da linha de pobreza extrema. O Estado com o maior número de casos é o do Pará (16 Municípios que correspondem a 11,19% do total de seus Municípios), seguido pelo Estado do Tocantins (14 Municípios que correspondem a 10,07% do total de seus Municípios); Amazonas (10 Municípios que correspondem a 16,13% do total de seus Municípios); Acre (5 Municípios que correspondem a 22,73% do total de seus Municípios); e Roraima (3 Municípios que correspondem a 20,00% do total de seus Municípios). Na região Sudeste apenas o Estado de Minas Gerais apresenta Municípios onde metade ou mais da sua população se encontra abaixo da linha de pobreza extrema. No Estado de Minas Gerais são encontrados nesta situação 22 Municípios, que correspopndem a A seguir são apresentados os resultados apurados para cada Município. Rondônia Alta Floresta D'Oeste , Alto Alegre dos Parecis , Alto Paraíso , Alvorada D'Oeste , Ariquemes , Buritis , Cabixi , Cacaulândia , Cacoal , Campo Novo de Rondônia , Candeias do Jamari , Castanheiras , Cerejeiras , Chupinguaia , Colorado do Oeste , Corumbiara , Costa Marques , Cujubim , Espigão D'Oeste , Governador Jorge Teixeira , Guajará-Mirim , Itapuã do Oeste , Jaru , Ji-Paraná , Machadinho D'Oeste , Ministro Andreazza , Mirante da Serra , Monte Negro , Nova Brasilândia D'Oeste , Nova Mamoré , Nova União , Novo Horizonte do Oeste ,

11 11 Rondônia (continuação) Ouro Preto do Oeste , Parecis , Pimenta Bueno , Pimenteiras do Oeste , Porto Velho , Presidente Médici , Primavera de Rondônia , Rio Crespo , Rolim de Moura , Santa Luzia D'Oeste , São Felipe D'Oeste , São Francisco do Guaporé , São Miguel do Guaporé , Seringueiras , Teixeirópolis , Theobroma , Urupá , Vale do Anari , Vale do Paraíso , Vilhena , Acre Acrelândia , Assis Brasil , Brasiléia , Bujari , Capixaba , Cruzeiro do Sul , Epitaciolândia , Feijó , Jordão , Mâncio Lima , Manoel Urbano , Marechal Thaumaturgo , Plácido de Castro , Porto Acre , Porto Walter , Rio Branco , Rodrigues Alves , Santa Rosa do Purus , Sena Madureira , Senador Guiomard , Tarauacá , Xapuri , Amazonas Alvarães , Amaturá , Anamã , Anori , Apuí , Atalaia do Norte , Autazes , Barcelos , Barreirinha , Benjamin Constant , Beruri , Boa Vista do Ramos , Boca do Acre ,

12 12 Amazonas (continuação) Borba , Caapiranga , Canutama , Carauari , Careiro , Careiro da Várzea , Coari , Codajás , Eirunepé , Envira , Fonte Boa , Guajará , Humaitá , Ipixuna , Iranduba , Itacoatiara , Itamarati , Itapiranga , Japurá , Juruá , Jutaí , Lábrea , Manacapuru , Manaquiri , Manaus , Manicoré , Maraã , Maués , Nhamundá , Nova Olinda do Norte , Novo Airão , Novo Aripuanã , Parintins , Pauini , Presidente Figueiredo , Rio Preto da Eva , Santa Isabel do Rio Negro , Santo Antônio do Içá , São Gabriel da Cachoeira , São Paulo de Olivença , São Sebastião do Uatumã , Silves , Tabatinga , Tapauá , Tefé , Tonantins , Uarini , Urucará , Urucurituba , Roraima Alto Alegre , Amajari , Boa Vista , Bonfim , Cantá , Caracaraí , Caroebe , Iracema , Mucajaí ,

13 13 Roraima (continuação) Normandia , Pacaraima , Rorainópolis , São João da Baliza , São Luiz , Uiramutã , Pará Abaetetuba , Abel Figueiredo , Acará , Afuá , Água Azul do Norte , Alenquer , Almeirim , Altamira , Anajás , Ananindeua , Anapu , Augusto Corrêa , Aurora do Pará , Aveiro , Bagre , Baião , Bannach , Barcarena , Belém , Belterra , Benevides , Bom Jesus do Tocantins , Bonito , Bragança , Brasil Novo , Brejo Grande do Araguaia , Breu Branco , Breves , Bujaru , Cachoeira do Arari , Cachoeira do Piriá , Cametá , Canaã dos Carajás , Capanema , Capitão Poço , Castanhal , Chaves , Colares , Conceição do Araguaia , Concórdia do Pará , Cumaru do Norte , Curionópolis , Curralinho , Curuá , Curuçá , Dom Eliseu , Eldorado dos Carajás , Faro , Floresta do Araguaia , Garrafão do Norte , Goianésia do Pará , Gurupá ,

14 14 Pará (continuação) Igarapé-Açu , Igarapé-Miri , Inhangapi , Ipixuna do Pará , Irituia , Itaituba , Itupiranga , Jacareacanga , Jacundá , Juruti , Limoeiro do Ajuru , Mãe do Rio , Magalhães Barata , Marabá , Maracanã , Marapanim , Marituba , Medicilândia , Melgaço , Mocajuba , Moju , Monte Alegre , Muaná , Nova Esperança do Piriá , Nova Ipixuna , Nova Timboteua , Novo Progresso , Novo Repartimento , Óbidos , Oeiras do Pará , Oriximiná , Ourém , Ourilândia do Norte , Pacajá , Palestina do Pará , Paragominas , Parauapebas , Pau D'Arco , Peixe-Boi , Piçarra , Placas , Ponta de Pedras , Portel , Porto de Moz , Prainha , Primavera , Quatipuru , Redenção , Rio Maria , Rondon do Pará , Rurópolis , Salinópolis , Salvaterra , Santa Bárbara do Pará , Santa Cruz do Arari , Santa Isabel do Pará , Santa Luzia do Pará , Santa Maria das Barreiras , Santa Maria do Pará , Santana do Araguaia , Santarém ,

15 15 Pará (continuação) Santarém Novo , Santo Antônio do Tauá , São Caetano de Odivelas , São Domingos do Araguaia , São Domingos do Capim , São Félix do Xingu , São Francisco do Pará , São Geraldo do Araguaia , São João da Ponta , São João de Pirabas , São João do Araguaia , São Miguel do Guamá , São Sebastião da Boa Vista , Sapucaia , Senador José Porfírio , Soure , Tailândia , Terra Alta , Terra Santa , Tomé-Açu , Tracuateua , Trairão , Tucumã , Tucuruí , Ulianópolis , Uruará , Vigia , Viseu , Vitória do Xingu , Xinguara , Amapá Amapá , Calçoene , Cutias , Ferreira Gomes , Itaubal , Laranjal do Jari , Macapá , Mazagão , Oiapoque , Pedra Branca do Amapari , Porto Grande , Pracuúba , Santana , Serra do Navio , Tartarugalzinho , Vitória do Jari , Tocantins Abreulândia , Aguiarnópolis , Aliança do Tocantins , Almas , Alvorada , Ananás , Angico , Aparecida do Rio Negro , Aragominas ,

16 16 Tocantins (continuação) Araguacema , Araguaçu , Araguaína , Araguanã , Araguatins , Arapoema , Arraias , Augustinópolis , Aurora do Tocantins , Axixá do Tocantins , Babaçulândia , Bandeirantes do Tocantins , Barra do Ouro , Barrolândia , Bernardo Sayão , Bom Jesus do Tocantins , Brasilândia do Tocantins , Brejinho de Nazaré , Buriti do Tocantins , Cachoeirinha , Campos Lindos , Cariri do Tocantins , Carmolândia , Carrasco Bonito , Caseara , Centenário , Chapada da Natividade , Chapada de Areia , Colinas do Tocantins , Colméia , Combinado , Conceição do Tocantins , Couto de Magalhães , Cristalândia , Crixás do Tocantins , Darcinópolis , Dianópolis , Divinópolis do Tocantins , Dois Irmãos do Tocantins , Dueré , Esperantina , Fátima , Figueirópolis , Filadélfia , Formoso do Araguaia , Fortaleza do Tabocão , Goianorte , Goiatins , Guaraí , Gurupi , Ipueiras , Itacajá , Itaguatins , Itapiratins , Itaporã do Tocantins , Jaú do Tocantins , Juarina , Lagoa da Confusão , Lagoa do Tocantins , Lajeado , Lavandeira , Lizarda , Luzinópolis , Marianópolis do Tocantins , Mateiros ,

17 17 Tocantins (continuação) Maurilândia do Tocantins , Miracema do Tocantins , Miranorte , Monte do Carmo , Monte Santo do Tocantins , Muricilândia , Natividade , Nazaré , Nova Olinda , Nova Rosalândia , Novo Acordo , Novo Alegre , Novo Jardim , Oliveira de Fátima , Palmas , Palmeirante , Palmeiras do Tocantins , Palmeirópolis , Paraíso do Tocantins , Paranã , Pau D'Arco , Pedro Afonso , Peixe , Pequizeiro , Pindorama do Tocantins , Piraquê , Pium , Ponte Alta do Bom Jesus , Ponte Alta do Tocantins , Porto Alegre do Tocantins , Porto Nacional , Praia Norte , Presidente Kennedy , Pugmil , Recursolândia , Riachinho , Rio da Conceição , Rio dos Bois , Rio Sono , Sampaio , Sandolândia , Santa Fé do Araguaia , Santa Maria do Tocantins , Santa Rita do Tocantins , Santa Rosa do Tocantins , Santa Tereza do Tocantins , Santa Terezinha do Tocantins , São Bento do Tocantins , São Félix do Tocantins , São Miguel do Tocantins , São Salvador do Tocantins , São Sebastião do Tocantins , São Valério da Natividade , Silvanópolis , Sítio Novo do Tocantins , Sucupira , Taguatinga , Taipas do Tocantins , Talismã , Tocantínia , Tocantinópolis ,

18 18 Tocantins (continuação) Tupirama , Tupiratins , Wanderlândia , Xambioá , Maranhão Açailândia , Afonso Cunha , Água Doce do Maranhão , Alcântara , Aldeias Altas , Altamira do Maranhão , Alto Alegre do Maranhão , Alto Alegre do Pindaré , Alto Parnaíba , Amapá do Maranhão , Amarante do Maranhão , Anajatuba , Anapurus , Apicum-Açu , Araguanã , Araioses , Arame , Arari , Axixá , Bacabal , Bacabeira , Bacuri , Bacurituba , Balsas , Barão de Grajaú , Barra do Corda , Barreirinhas , Bela Vista do Maranhão , Belágua , Benedito Leite , Bequimão , Bernardo do Mearim , Boa Vista do Gurupi , Bom Jardim , Bom Jesus das Selvas , Bom Lugar , Brejo , Brejo de Areia , Buriti , Buriti Bravo , Buriticupu , Buritirana , Cachoeira Grande , Cajapió , Cajari , Campestre do Maranhão , Cândido Mendes , Cantanhede , Capinzal do Norte , Carolina , Carutapera , Caxias , Cedral , Central do Maranhão ,

19 19 Maranhão (continuação) Centro do Guilherme , Centro Novo do Maranhão , Chapadinha , Cidelândia , Codó , Coelho Neto , Colinas , Conceição do Lago-Açu , Coroatá , Cururupu , Davinópolis , Dom Pedro , Duque Bacelar , Esperantinópolis , Estreito , Feira Nova do Maranhão , Fernando Falcão , Formosa da Serra Negra , Fortaleza dos Nogueiras , Fortuna , Godofredo Viana , Gonçalves Dias , Governador Archer , Governador Edison Lobão , Governador Eugênio Barros , Governador Luiz Rocha , Governador Newton Bello , Governador Nunes Freire , Graça Aranha , Grajaú , Guimarães , Humberto de Campos , Icatu , Igarapé do Meio , Igarapé Grande , Imperatriz , Itaipava do Grajaú , Itapecuru Mirim , Itinga do Maranhão , Jatobá , Jenipapo dos Vieiras , João Lisboa , Joselândia , Junco do Maranhão , Lago da Pedra , Lago do Junco , Lago dos Rodrigues , Lago Verde , Lagoa do Mato , Lagoa Grande do Maranhão , Lajeado Novo , Lima Campos , Loreto , Luís Domingues , Magalhães de Almeida , Maracaçumé , Marajá do Sena , Maranhãozinho , Mata Roma , Matinha , Matões ,

20 20 Maranhão (continuação) Matões do Norte , Milagres do Maranhão , Mirador , Miranda do Norte , Mirinzal , Monção , Montes Altos , Morros , Nina Rodrigues , Nova Colinas , Nova Iorque , Nova Olinda do Maranhão , Olho d'água das Cunhãs , Olinda Nova do Maranhão , Paço do Lumiar , Palmeirândia , Paraibano , Parnarama , Passagem Franca , Pastos Bons , Paulino Neves , Paulo Ramos , Pedreiras , Pedro do Rosário , Penalva , Peri Mirim , Peritoró , Pindaré-Mirim , Pinheiro , Pio XII , Pirapemas , Poção de Pedras , Porto Franco , Porto Rico do Maranhão , Presidente Dutra , Presidente Juscelino , Presidente Médici , Presidente Sarney , Presidente Vargas , Primeira Cruz , Raposa , Riachão , Ribamar Fiquene , Rosário , Sambaíba , Santa Filomena do Maranhão , Santa Helena , Santa Inês , Santa Luzia , Santa Luzia do Paruá , Santa Quitéria do Maranhão , Santa Rita , Santana do Maranhão , Santo Amaro do Maranhão , Santo Antônio dos Lopes , São Benedito do Rio Preto , São Bento , São Bernardo , São Domingos do Azeitão , São Domingos do Maranhão , São Félix de Balsas ,

21 21 Maranhão (continuação) São Francisco do Brejão , São Francisco do Maranhão , São João Batista , São João do Carú , São João do Paraíso , São João do Soter , São João dos Patos , São José de Ribamar , São José dos Basílios , São Luís , São Luís Gonzaga do Maranhão , São Mateus do Maranhão , São Pedro da Água Branca , São Pedro dos Crentes , São Raimundo das Mangabeiras , São Raimundo do Doca Bezerra , São Roberto , São Vicente Ferrer , Satubinha , Senador Alexandre Costa , Senador La Rocque , Serrano do Maranhão , Sítio Novo , Sucupira do Norte , Sucupira do Riachão , Tasso Fragoso , Timbiras , Timon , Trizidela do Vale , Tufilândia , Tuntum , Turiaçu , Turilândia , Tutóia , Urbano Santos , Vargem Grande , Viana , Vila Nova dos Martírios , Vitória do Mearim , Vitorino Freire , Zé Doca , Piauí Acauã , Agricolândia , Água Branca , Alagoinha do Piauí , Alegrete do Piauí , Alto Longá , Altos , Alvorada do Gurguéia , Amarante , Angical do Piauí , Anísio de Abreu , Antônio Almeida , Aroazes , Aroeiras do Itaim , Arraial , Assunção do Piauí , Avelino Lopes ,

22 22 Piauí (colntinuação) Baixa Grande do Ribeiro , Barra D'Alcântara , Barras , Barreiras do Piauí , Barro Duro , Batalha , Bela Vista do Piauí , Belém do Piauí , Beneditinos , Bertolínia , Betânia do Piauí , Boa Hora , Bocaina , Bom Jesus , Bom Princípio do Piauí , Bonfim do Piauí , Boqueirão do Piauí , Brasileira , Brejo do Piauí , Buriti dos Lopes , Buriti dos Montes , Cabeceiras do Piauí , Cajazeiras do Piauí , Cajueiro da Praia , Caldeirão Grande do Piauí , Campinas do Piauí , Campo Alegre do Fidalgo , Campo Grande do Piauí , Campo Largo do Piauí , Campo Maior , Canavieira , Canto do Buriti , Capitão de Campos , Capitão Gervásio Oliveira , Caracol , Caraúbas do Piauí , Caridade do Piauí , Castelo do Piauí , Caxingó , Cocal , Cocal de Telha , Cocal dos Alves , Coivaras , Colônia do Gurguéia , Colônia do Piauí , Conceição do Canindé , Coronel José Dias , Corrente , Cristalândia do Piauí , Cristino Castro , Curimatá , Currais , Curral Novo do Piauí , Curralinhos , Demerval Lobão , Dirceu Arcoverde , Dom Expedito Lopes , Dom Inocêncio , Domingos Mourão , Elesbão Veloso , Eliseu Martins ,

23 23 Piauí (continuação) Esperantina , Fartura do Piauí , Flores do Piauí , Floresta do Piauí , Floriano , Francinópolis , Francisco Ayres , Francisco Macedo , Francisco Santos , Fronteiras , Geminiano , Gilbués , Guadalupe , Guaribas , Hugo Napoleão , Ilha Grande , Inhuma , Ipiranga do Piauí , Isaías Coelho , Itainópolis , Itaueira , Jacobina do Piauí , Jaicós , Jardim do Mulato , Jatobá do Piauí , Jerumenha , João Costa , Joaquim Pires , Joca Marques , José de Freitas , Juazeiro do Piauí , Júlio Borges , Jurema , Lagoa Alegre , Lagoa de São Francisco , Lagoa do Barro do Piauí , Lagoa do Piauí , Lagoa do Sítio , Lagoinha do Piauí , Landri Sales , Luís Correia , Luzilândia , Madeiro , Manoel Emídio , Marcolândia , Marcos Parente , Massapê do Piauí , Matias Olímpio , Miguel Alves , Miguel Leão , Milton Brandão , Monsenhor Gil , Monsenhor Hipólito , Monte Alegre do Piauí , Morro Cabeça no Tempo , Morro do Chapéu do Piauí , Murici dos Portelas , Nazaré do Piauí , Nazária , Nossa Senhora de Nazaré , Nossa Senhora dos Remédios ,

24 24 Piauí (continuação) Nova Santa Rita , Novo Oriente do Piauí , Novo Santo Antônio , Oeiras , Olho D'Água do Piauí , Padre Marcos , Paes Landim , Pajeú do Piauí , Palmeira do Piauí , Palmeirais , Paquetá , Parnaguá , Parnaíba , Passagem Franca do Piauí , Patos do Piauí , Pau D'Arco do Piauí , Paulistana , Pavussu , Pedro II , Pedro Laurentino , Picos , Pimenteiras , Pio IX , Piracuruca , Piripiri , Porto , Porto Alegre do Piauí , Prata do Piauí , Queimada Nova , Redenção do Gurguéia , Regeneração , Riacho Frio , Ribeira do Piauí , Ribeiro Gonçalves , Rio Grande do Piauí , Santa Cruz do Piauí , Santa Cruz dos Milagres , Santa Filomena , Santa Luz , Santa Rosa do Piauí , Santana do Piauí , Santo Antônio de Lisboa , Santo Antônio dos Milagres , Santo Inácio do Piauí , São Braz do Piauí , São Félix do Piauí , São Francisco de Assis do Piauí , São Francisco do Piauí , São Gonçalo do Gurguéia , São Gonçalo do Piauí , São João da Canabrava , São João da Fronteira , São João da Serra , São João da Varjota , São João do Arraial , São João do Piauí , São José do Divino , São José do Peixe , São José do Piauí , São Julião , São Lourenço do Piauí ,

25 25 Piauí (continuação) São Luis do Piauí , São Miguel da Baixa Grande , São Miguel do Fidalgo , São Miguel do Tapuio , São Pedro do Piauí , São Raimundo Nonato , Sebastião Barros , Sebastião Leal , Sigefredo Pacheco , Simões , Simplício Mendes , Socorro do Piauí , Sussuapara , Tamboril do Piauí , Tanque do Piauí , Teresina , União , Uruçuí , Valença do Piauí , Várzea Branca , Várzea Grande , Vera Mendes , Vila Nova do Piauí , Wall Ferraz , Ceará Abaiara , Acarape , Acaraú , Acopiara , Aiuaba , Alcântaras , Altaneira , Alto Santo , Amontada , Antonina do Norte , Apuiarés , Aquiraz , Aracati , Aracoiaba , Ararendá , Araripe , Aratuba , Arneiroz , Assaré , Aurora , Baixio , Banabuiú , Barbalha , Barreira , Barro , Barroquinha , Baturité , Beberibe , Bela Cruz , Boa Viagem , Brejo Santo , Camocim , Campos Sales , Canindé ,

26 26 Ceará (continuação) Capistrano , Caridade , Cariré , Caririaçu , Cariús , Carnaubal , Cascavel , Catarina , Catunda , Caucaia , Cedro , Chaval , Choró , Chorozinho , Coreaú , Crateús , Crato , Croatá , Cruz , Deputado Irapuan Pinheiro , Ererê , Eusébio , Farias Brito , Forquilha , Fortaleza , Fortim , Frecheirinha , General Sampaio , Graça , Granja , Granjeiro , Groaíras , Guaiúba , Guaraciaba do Norte , Guaramiranga , Hidrolândia , Horizonte , Ibaretama , Ibiapina , Ibicuitinga , Icapuí , Icó , Iguatu , Independência , Ipaporanga , Ipaumirim , Ipu , Ipueiras , Iracema , Irauçuba , Itaiçaba , Itaitinga , Itapagé , Itapipoca , Itapiúna , Itarema , Itatira , Jaguaretama , Jaguaribara , Jaguaribe , Jaguaruana ,

27 27 Ceará (continuação) Jardim , Jati , Jijoca de Jericoacoara , Juazeiro do Norte , Jucás , Lavras da Mangabeira , Limoeiro do Norte , Madalena , Maracanaú , Maranguape , Marco , Martinópole , Massapê , Mauriti , Meruoca , Milagres , Milhã , Miraíma , Missão Velha , Mombaça , Monsenhor Tabosa , Morada Nova , Moraújo , Morrinhos , Mucambo , Mulungu , Nova Olinda , Nova Russas , Novo Oriente , Ocara , Orós , Pacajus , Pacatuba , Pacoti , Pacujá , Palhano , Palmácia , Paracuru , Paraipaba , Parambu , Paramoti , Pedra Branca , Penaforte , Pentecoste , Pereiro , Pindoretama , Piquet Carneiro , Pires Ferreira , Poranga , Porteiras , Potengi , Potiretama , Quiterianópolis , Quixadá , Quixelô , Quixeramobim , Quixeré , Redenção , Reriutaba , Russas , Saboeiro ,

28 28 Ceará (continuação) Salitre , Santa Quitéria , Santana do Acaraú , Santana do Cariri , São Benedito , São Gonçalo do Amarante , São João do Jaguaribe , São Luís do Curu , Senador Pompeu , Senador Sá , Sobral , Solonópole , Tabuleiro do Norte , Tamboril , Tarrafas , Tauá , Tejuçuoca , Tianguá , Trairi , Tururu , Ubajara , Umari , Umirim , Uruburetama , Uruoca , Varjota , Várzea Alegre , Viçosa do Ceará , Rio Grande do Norte Acari , Açu , Afonso Bezerra , Água Nova , Alexandria , Almino Afonso , Alto do Rodrigues , Angicos , Antônio Martins , Apodi , Areia Branca , Arês , Augusto Severo , Baía Formosa , Baraúna , Barcelona , Bento Fernandes , Bodó , Bom Jesus , Brejinho , Caiçara do Norte , Caiçara do Rio do Vento , Caicó , Campo Redondo , Canguaretama , Caraúbas , Carnaúba dos Dantas , Carnaubais , Ceará-Mirim , Cerro Corá ,

MARANHÃO CIDADE UF DDD TELEFONE FIXO TELEFONE CELULAR

MARANHÃO CIDADE UF DDD TELEFONE FIXO TELEFONE CELULAR RANHÃO Açailândia Afonso Cunha Água Doce do Maranhão Alcântara Aldeias Altas Altamira do Maranhão Alto Alegre do Maranhão Alto Alegre do Pindaré Alto Parnaíba Amapá do Maranhão Amarante do Maranhão Anajatuba

Leia mais

ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM PIAUÍ

ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM PIAUÍ ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM PIAUÍ François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM PIAUÍ François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do

Leia mais

Total de domicílios particulares não-ocupados de uso ocasional. Total de domicílios particulares não-ocupados vagos

Total de domicílios particulares não-ocupados de uso ocasional. Total de domicílios particulares não-ocupados vagos com sem 1700251 Abreulândia 758 2 164 75 999 2 0 2 1700301 Aguiarnópolis 1.317 5 125 146 1.593 40 1 39 1700350 Aliança do Tocantins 1.724 4 215 238 2.181 3 2 1 1700400 Almas 2.077 16 254 469 2.816 12 4

Leia mais

Défict. Habitacional 1

Défict. Habitacional 1 Estado do Pará 1 308 511 15.705 113.827 98.099 347.927 575.558 43,99 RA/MP01 - BELÉM I 296 195 628 12.939 33.093 101.854 148.514 50,14 Belém 296 195 628 12.939 33.093 101.854 148.514 50,14 RA/MP02 - BELÉM

Leia mais

UF Município Micro-Região Classificação Tipo

UF Município Micro-Região Classificação Tipo - 1 - TO Abreulândia Miracema do Tocantins Média Renda Inferior Estagnada TO Aguiarnópolis Bico de Papagaio Baixa Renda Estagnada TO Aliança do Tocantins Gurupí-TO Média Renda Inferior Estagnada TO Almas

Leia mais

Tabela 1 População Total, Urbana e Rural, Grau de Urbanização e Taxas de Crescimento Estado de Tocantins, Regiões Paer e Municípios 1980-1996

Tabela 1 População Total, Urbana e Rural, Grau de Urbanização e Taxas de Crescimento Estado de Tocantins, Regiões Paer e Municípios 1980-1996 ANEXOS Tabela 1 Total, Urbana e Rural, Urbanização e Taxas de Crescimento Estado de Tocantins, Regiões Paer e Municípios 1980-1996 Estado, Regiões Paer e Municípios 1980 1991 Taxa de Crescimento 1980/1991

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO TOCANTINS SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - COSEL/SECASE

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO TOCANTINS SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - COSEL/SECASE Pág. n. 1 1 * Araguaína 58 333 97.967 9,85 8,61 TOTAL 58 333 97.967 9,85 8,61 2 Aliança do Tocantins 3 18 3.817 0,38 0,47 2 Cariri do Tocantins 2 10 2.682 0,27 0,26 2 Crixás do Tocantins 2 5 1.290 0,13

Leia mais

MUNICÍPIOS PRIORIZADOS BABAÇU UF Município Produção Critérios (UC, TC, Cadeias, AV) Baixa. Baixa MUNICÍPIOS PRIORIZADOS BABAÇU

MUNICÍPIOS PRIORIZADOS BABAÇU UF Município Produção Critérios (UC, TC, Cadeias, AV) Baixa. Baixa MUNICÍPIOS PRIORIZADOS BABAÇU PA (04) Brejo Grande do Araguaia Palestina do Pará São Domingos do Araguaia São João do Araguaia Quadro 1 Municípios priorizados no estado do Pará para as ações do Plano. CE (02) Barbalha Média TC Arari

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM TOCANTINS

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM TOCANTINS ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM TOCANTINS, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, março de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM TOCANTINS, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do

Leia mais

CONCURSO DE FRASES E DESENHOS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO ESTADO DO CEARÁ REGULAMENTO

CONCURSO DE FRASES E DESENHOS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO ESTADO DO CEARÁ REGULAMENTO CONCURSO DE FRASES E DESENHOS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO ESTADO DO CEARÁ REGULAMENTO ART. 1º O Concurso de Frases e Desenhos visa incentivar a conscientização sobre a política nacional do sangue

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.994, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2015.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.994, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2015. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 1.994, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2015. Texto Original Homologa o resultado da revisão do Plano de Universalização Rural da Energisa Tocantins

Leia mais

Região Nordeste Fortaleza/CE

Região Nordeste Fortaleza/CE Cidade UF Distância Km (Capital) Região Nordeste Fortaleza/ Prazo Aéreo (Capital) Prazo Rodoviário Redespacho Abaiara 520 Não operamos por FOR / 24 h por Acarape 67 Não operamos 24 h Acaraú 243 Não operamos

Leia mais

CONSELHOS TUTELARES DO ESTADO DO TOCANTINS

CONSELHOS TUTELARES DO ESTADO DO TOCANTINS CONSELHOS TUTELARES DO ESTADO DO TOCANTINS Cidade Endereço Telefones Abreulândia Rua Mariano Pereira Fone: (63) 3389-1100/1201 Aguiarnópolis Rua Cícero Margarida nº 01 Fone: (63) 3454-1170/1316/1116/1205

Leia mais

Relatório Totais Gravidade das Vítimas por Município

Relatório Totais Gravidade das Vítimas por Município Regional : BATURITÉ - 12ª FERIDOS LEVE FERIDOS GRAVE MORTOS TOTAL ACARAPE 12 9 6 27 ARACOIABA 6 13 8 27 ARATUBA 4 0 2 6 BARREIRA 10 9 5 24 BATURITE 21 9 5 35 CANINDE 60 17 21 98 CAPISTRANO 5 3 2 10 CARIDADE

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DO QUADRO-GERAL DE SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO / 2012. Página 1 de 19

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DO QUADRO-GERAL DE SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO / 2012. Página 1 de 19 SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO www.secad.to.gov.br CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DO QUADRO-GERAL DE SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO / 2012 CONCORRÊNCIA POR CARGO / CIDADE AMPLA CONCORRÊNCIA CARGO

Leia mais

RANKING DA TRANSPARÊNCIA

RANKING DA TRANSPARÊNCIA Visão Nacional Índice Nacional de Transparência: 3,91 Governo Estadual Governo Municipal Capitais ES SC MT RS PB DF TO RN MG MA PE PI AL GO SP PR RJ AC AP SE RO BA RR AM CE MS 1, 9,8 9,5 9, 8,3 8,3 7,9

Leia mais

POLOS ADMIMISTRATIVOS DO PARÁ POLS ARÁ

POLOS ADMIMISTRATIVOS DO PARÁ POLS ARÁ POLOS ADMIMISTRATIVOS DO PARÁ POLS ARÁ REGIÕES JUDICIÁRIAS 8ª 9ª 7ª 5ª 10ª 13ª POLO CENTRAL - BELÉM SEDE: BELÉM Pólo Adm.Jud. Nº de Municípios 1 Comarca Sede 1 Entrância 3ª Processos em Tramitação 422.996

Leia mais

PIAUÍ CIDADE UF DDD TELEFONE FIXO TELEFONE CELULAR

PIAUÍ CIDADE UF DDD TELEFONE FIXO TELEFONE CELULAR AUÍ Acauã Agricolândia Água Branca Alagoinha do Piauí Alegrete do Piauí Alto Longá Altos Alvorada do Gurguéia Amarante Angical do Piauí Anísio de Abreu Antônio Almeida Aroazes Aroeiras do Itaim Arraial

Leia mais

Área colhida (ha) Mandioca/Maranhão/ ,35

Área colhida (ha) Mandioca/Maranhão/ ,35 Barreirinhas - MA 4.650 46.500 10,00 Tutóia - MA 4.120 37.080 9,00 Santa Luzia - MA 2.400 29.220 12,18 Icatu - MA 2.958 28.991 9,80 Itapecuru Mirim - MA 3.150 28.508 9,05 Pinheiro - MA 3.940 25.659 6,51

Leia mais

UF Município Micro-Região Classificação Tipo

UF Município Micro-Região Classificação Tipo CE Abaiara Brejo Santo Baixa Renda Estagnada CE Acarapé Baturité Baixa Renda Estagnada CE Acaraú Litoral de Camocim e Acaraú Baixa Renda Dinâmica CE Acopiara Sertão de Senador Pompeu Baixa Renda Dinâmica

Leia mais

ELEITORADO PIAUÍ 2014

ELEITORADO PIAUÍ 2014 ELEITORADO PIAUÍ 2014 MUNICÍPIO QT % ACAUÃ 5.369 0,229 AGRICOLÂNDIA 4.843 0,206 ÁGUA BRANCA 13.123 0,559 ALAGOINHA DO PIAUÍ 6.178 0,263 ALEGRETE DO PIAUÍ 4.391 0,187 ALTO LONGÁ 11.708 0,499 ALTOS 30.415

Leia mais

REPASSE EXTRA DE FPM ACAILANDIA ,35 AFONSO CUNHA ,07 AGUA DOCE DO MARANHAO ,09 ALCANTARA ,13 ALDEIAS ALTAS 26.

REPASSE EXTRA DE FPM ACAILANDIA ,35 AFONSO CUNHA ,07 AGUA DOCE DO MARANHAO ,09 ALCANTARA ,13 ALDEIAS ALTAS 26. REPASSE EXTRA DE FPM MUNICÍPIOS TOTAL ACAILANDIA 61.680,35 AFONSO CUNHA 11.565,07 AGUA DOCE DO MARANHAO 15.420,09 ALCANTARA 23.130,13 ALDEIAS ALTAS 26.985,15 ALTAMIRA DO MARANHAO 15.420,09 ALTO ALEGRE

Leia mais

Anexo à Nota Técnica n 788/2017/NAE/MA/Regional/MA

Anexo à Nota Técnica n 788/2017/NAE/MA/Regional/MA Anexo à Nota Técnica n 788/2017/NAE/MA/Regional/MA Diferença apurada entre os repasses de FUNDEF devidos e os realizados entre 1998 e 2005 para os 217 Diferença Apurada Municipio Valor Valor Histórico

Leia mais

CÓDIGOS DO PIAUÍ. Fonte: Anexo da resolução 263 de 08/06/2001

CÓDIGOS DO PIAUÍ. Fonte: Anexo da resolução 263 de 08/06/2001 CÓDIGOS DO Fonte: Anexo da resolução 263 de 08/06/2001 UF MUNICÍPIO CÓDIGO DE ÁREA PI ACAUÃ 89 PI AGRICOLÂNDIA 86 PI ÁGUA BRANCA 86 PI ALAGOINHA DO 89 PI ALEGRETE DO 89 PI ALTO LONGÁ 86 PI ALTOS 86 PI

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS INSTITUTO ESCOLA SUPERIOR DE CONTAS E GESTÃO PÚBLICA WALDEMAR ALCÂNTARA

ESTADO DO CEARÁ TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS INSTITUTO ESCOLA SUPERIOR DE CONTAS E GESTÃO PÚBLICA WALDEMAR ALCÂNTARA Programa Capacidades: Educação, Participação e Transformação PRIMEIRO DIA 8h às 8h30 8h30 às 9h 9h às 12h 12h às 13h 13h às 17h 8h às 12h 12h às 13h 13h às 17h 17h Credenciamento entrega de material Abertura

Leia mais

Ente UF Tipo de Ente. Status Data do Status

Ente UF Tipo de Ente. Status Data do Status Ente UF Tipo de Ente Status Data do Status Situação do ente Açailândia MA Município Desatualizado 31/01/2018 Irregular Afonso Cunha MA Município Desatualizado 31/01/2018 Irregular Água Doce do Maranhão

Leia mais

Redistribuição da Complementação da União (CRÉDITOS)

Redistribuição da Complementação da União (CRÉDITOS) PI ACAUA 7.739,10 PI AGRICOLANDIA 4.943,22 PI AGUA BRANCA 13.013,79 PI ALAGOINHA DO PIAUI 7.759,93 PI ALEGRETE DO PIAUI 6.649,90 PI ALTO LONGA 11.703,72 PI ALTOS 36.211,57 PI ALVORADA DO GURGUEIA 6.641,33

Leia mais

Total de homens Total de mulheres

Total de homens Total de mulheres Nome do população população 2100055 Açailândia 88.320 52.093 51.920 78.241 25.772 104.013 2100105 Afonso Cunha 4.680 3.001 2.956 3.272 2.685 5.957 2100154 Água Doce do Maranhão 9.703 6.026 5.564 3.124

Leia mais

RANKING DA TRANSPARÊNCIA

RANKING DA TRANSPARÊNCIA Visão Nacional Índice Nacional de Transparência: 3,2 Governo Estadual Governo Municipal Capitais ES SC MT SP RS DF PB CE MG RN MA PE PI AL PA GO PR RJ AC AP SE RO BA RR AM MS 1,4 1,,,,2,,3,3,2,,,,,,2 6,

Leia mais

Total de homens Total de mulheres

Total de homens Total de mulheres Nome do população população 2200053 Acauã 5.147 3.459 3.290 901 5.848 6.749 2200103 Agricolândia 5.340 2.467 2.647 3.617 1.497 5.114 2200202 Água Branca 14.517 7.813 8.648 14.549 1.912 16.461 2200251 Alagoinha

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS SEMA GABINETE SECRETÁRIO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS SEMA GABINETE SECRETÁRIO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS SEMA GABINETE SECRETÁRIO PORTARIA N 022, DE 31 DE MARÇO DE 2016. Dispõe sobre a criação e definição da Rede Estadual

Leia mais

Coeficientes de distribuição de receitas do FUNDEB 2012

Coeficientes de distribuição de receitas do FUNDEB 2012 Matrículas da Educação Básica, consideradas no em, 2012, estimativa da Receita Anual do Fundo e coeficientes de distribuição dos recursos por ente governamental - Portaria Interministerial, 1.495, de 28

Leia mais

UF Município Micro-Região Classificação Tipo

UF Município Micro-Região Classificação Tipo MA Açailândia Imperatriz Média Renda Inferior Estagnada MA Afonso Cunha Coelho Neto Baixa Renda Estagnada MA Água Doce do Maranhão Baixo Parnaíba Maranhense Baixa Renda Estagnada MA Alcântara Litoral Ocidental

Leia mais

EVOLUÇÃO DO ELEITORADO DO PIAUÍ POR MUNICÍPIO 1º TRIMESTRE - 2014

EVOLUÇÃO DO ELEITORADO DO PIAUÍ POR MUNICÍPIO 1º TRIMESTRE - 2014 ACAUA 6.890 5.176 75,12 5.187 75,28 AGRICOLANDIA 5.097 4.727 92,74 4.721 92,62 AGUA BRANCA 16.869 12.806 75,91 12.777 75,74 ALAGOINHA DO PIAUÍ 7.467 6.080 81,42 6.065 81,22 ALEGRETE DO PIAUI 5.211 4.195

Leia mais

São Paulo de Olivença Atalaia do Norte Amaturá Jutaí Tabatinga Fonte Boa

São Paulo de Olivença Atalaia do Norte Amaturá Jutaí Tabatinga Fonte Boa Santa Rosa do Purus Vale do Acre Manoel Urbano Rodrigues Alves Marechal Thaumaturgo Mâncio Lima Acre Porto Walter Vale do Juruá Cruzeiro do Sul Jordão Tarauacá Feijó Beruri Anori Anamã Nova Olinda do Norte

Leia mais

Sinopse do Censo Demográfico 2010

Sinopse do Censo Demográfico 2010 Tabela 2.1.9 -,, urbana e urbana na sede, em números absolutos e relativos, com indicação da área e densidade, segundo os municípios - Piauí - 2010 (continua) 3 118 360 2 050 959 2 050 959 100,0 65,8 65,8

Leia mais

Relação de Bibliotecas Públicas no Estado do Maranhão

Relação de Bibliotecas Públicas no Estado do Maranhão Relação de Bibliotecas Públicas no Estado do Maranhão Setembro de 2013 MUNICÍPIO NOME DA BIBLIOTECA ENDEREÇO BAIRRO CEP Açailândia Biblioteca Pública Municipal de Açailândia Rua São Francisco, 1124 Centro

Leia mais

BACABEIRA BACURITUBA BREJO DE AREIA BURITI BRAVO BURITICUPU BURITIRANA CACHOEIRA GRANDE CAJAPIO

BACABEIRA BACURITUBA BREJO DE AREIA BURITI BRAVO BURITICUPU BURITIRANA CACHOEIRA GRANDE CAJAPIO UF MUNICÍPIO AFONSO CUNHA AGUA DOCE DO RANHAO ALCANTARA ALDEIAS ALTAS ALTAMIRA DO RANHAO ALTO ALEGRE DO RANHAO ALTO ALEGRE DO PINDARE ALTO PARNAIBA APA DO RANHAO ARANTE DO RANHAO ANAJATUBA ANAPURUS APICUM-ACU

Leia mais

CRONOGRAMA DE REUNIÕES

CRONOGRAMA DE REUNIÕES CRONOGRAMA DE REUNIÕES Cidades Regional Cidade do Evento Açailândia Bom Jesus das Selvas Buriticupu Cidelândia Itinga do Maranhão São Francisco do Brejão São Pedro da Água Branca Vila Nova dos Martírios

Leia mais

INADIMPLÊNCIA DAS PREFEITURAS MUNICIPAIS PARA EFEITO DE BLOQUEIO DAS CONTAS BANCÁRIAS, DECISÕES PLENÁRIAS Nº 32/12, 1.038/12 E 1.

INADIMPLÊNCIA DAS PREFEITURAS MUNICIPAIS PARA EFEITO DE BLOQUEIO DAS CONTAS BANCÁRIAS, DECISÕES PLENÁRIAS Nº 32/12, 1.038/12 E 1. INADIMPLÊNCIA DAS PREFEITURAS MUNICIPAIS PARA EFEITO DE BLOQUEIO DAS CONTAS BANCÁRIAS, DECISÕES PLENÁRIAS Nº 32/12, 1.038/12 E 1.162/12 Ord. 01 Acauã 01.612.559/01-35, 07.756.289/01-12, 11.247.157/01-32

Leia mais

LISTA COMPLETA DE CIDADES ATENDIDAS PELA FEDEX

LISTA COMPLETA DE CIDADES ATENDIDAS PELA FEDEX LISTA COMPLETA DE CIDADES ATENDIDAS PELA FEDEX MUNICÍPIOS/ DISTRITOS UF Unidade FDX Acauã PI Parceiro FedEx PICOS Agricolândia PI Parceiro FedEx FLORIANO Água Branca PI Parceiro FedEx FLORIANO Alagoinha

Leia mais

ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM MARANHÃO

ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM MARANHÃO ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM MARANHÃO François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM MARANHÃO François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor

Leia mais

Região de Saúde de Caucaia

Região de Saúde de Caucaia Região de Saúde de Fortaleza Fortaleza CONSULTÓRIO DE RUA Eusébio I CAPS i Itaitinga Aquiraz LEITO HOSPITAL GERAL ENFERMARIA ESPECIALIZADA COMUNIDADE TERAPÊUTICA RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA PVC AQUIRAZ 73.561

Leia mais

Mapa das Oscs por região e estado

Mapa das Oscs por região e estado Oscs por região e estado O # Organizações da Sociedade Civil é uma plataforma georreferenciada que apresenta dados relativos às organizações da sociedade civil (OSC) no Brasil, a partir de bases de dados

Leia mais

Coeficientes de distribuição de receitas do FUNDEB 2012

Coeficientes de distribuição de receitas do FUNDEB 2012 Matrículas da Educação Básica, consideradas no em, 2012, estimativa da Receita Anual do Fundo e coeficientes de distribuição dos recursos por ente governamental - Portaria Interministerial, 1.495, de 28

Leia mais

ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE NOS MUNICÍPIOS DO PIAUÍ COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2012 E COMPARAÇÃO COM 2011

ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE NOS MUNICÍPIOS DO PIAUÍ COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2012 E COMPARAÇÃO COM 2011 ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE NOS MUNICÍPIOS DO PIAUÍ COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2012 E COMPARAÇÃO COM 2011 COD. MUNIC NOME DO MUNICÍPIO POPULAÇÃO ESTIM. 2012 POPULAÇÃO ESTIM. 2011 %

Leia mais

Relação dos municípios beneficiados com a entrega de retroescavadeiras Relação dos municípios beneficiados com a entrega de motoniveladoras

Relação dos municípios beneficiados com a entrega de retroescavadeiras Relação dos municípios beneficiados com a entrega de motoniveladoras Relação dos municípios beneficiados com a entrega de retroescavadeiras Baixa Grande do Ribeiro Barreiras do Piauí Gilbués Guadalupe Lagoinha do Piauí Landri Sales Porto Alegre do Piauí Ribeiro Gonçalves

Leia mais

Coordenação Regional da Capital

Coordenação Regional da Capital Coordenação Regional da Capital Del.000 - FORTALEZA Fortaleza Eusebio Coordenação Regional Metropolitana Coordenador: ZACARIAS DOS SANTOS CHAVES JUNIOR Del.010 - BATURITE Del.016 - CANINDE Del.023 - CASCAVEL

Leia mais

LISTA COMPLETA DE CIDADES ATENDIDAS PELA FEDEX

LISTA COMPLETA DE CIDADES ATENDIDAS PELA FEDEX LISTA COMPLETA DE CIDADES ATENDIDAS PELA FEDEX MUNICÍPIOS/ DISTRITOS UF Unidade FDX Marajá do Sena MA SLZ Água Doce do Maranhão MA SLZ Alcântara MA SLZ Altamira do Maranhão MA SLZ Alto Alegre do Maranhão

Leia mais

TELEFONE FIXO 564 CELULAR 129 INTERNET 79 CARTA 12 PRESENCIAL 4. FORTALEZA - Ceará 840 NÃO INFORMADO 361. JUAZEIRO DO NORTE - Ceará 61

TELEFONE FIXO 564 CELULAR 129 INTERNET 79 CARTA 12 PRESENCIAL 4. FORTALEZA - Ceará 840 NÃO INFORMADO 361. JUAZEIRO DO NORTE - Ceará 61 Relatório SIC Estatístico Serviço de Informação ao Cidadão - SIC RELATÓRIO PEDIDOS DE INFORMAÇÃO 2015 Pedidos Recebidos, Atendidos e Indeferidos PEDIDOS RECEBIDOS 1919 ATENDIDO 1918 ATENDIDA/INDEFERIDA-PARCIALMENTE

Leia mais

Coordenação Regional da Capital

Coordenação Regional da Capital Coordenação Regional da Capital Coordenador: Francisco Orlando Silveira Pereira Del.000 - FORTALEZA Fortaleza Coordenação Regional Metropolitana Coordenador: José Aureilson Cordeiro de Abreu Del.010 -

Leia mais

Estimativa Populacional dos municípios do Piauí para Ordem decrescente de população

Estimativa Populacional dos municípios do Piauí para Ordem decrescente de população UF CÓDIGO MUNICÍPIO NOME-UF 2016 (TCU) 2017 (DOU) PI 2211001 Teresina-PI 847.430 850.198 PI 2207702 Parnaíba-PI 150.201 150.547 PI 2208007 Picos-PI 76.749 76.928 PI 2208403 Piripiri-PI 62.695 62.733 PI

Leia mais

Dados Municipais do Levantamento de informações de uso e cobertura da terra na Amazônia - TerraClass 2008

Dados Municipais do Levantamento de informações de uso e cobertura da terra na Amazônia - TerraClass 2008 Dados Municipais do Levantamento de informações de uso e cobertura da terra na Amazônia - TerraClass EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ e de e de François E. J. de Bremaeker Rio de, novembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ e de e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, agosto de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ, Marco e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, fevereiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ, Marco e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ, e de François E. J. de Bremaeker Rio de, janeiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, fevereiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, julho de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM CEARÁ, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório

Leia mais

CONCURSO DE FRASES E DESENHOS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO ESTADO DO CEARÁ REGULAMENTO

CONCURSO DE FRASES E DESENHOS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO ESTADO DO CEARÁ REGULAMENTO CONCURSO DE FRASES E DESENHOS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO ESTADO DO CEARÁ REGULAMENTO ART. 1º O Concurso de Frases e Desenhos visa incentivar a conscientização sobre a política nacional do sangue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Ceará

Situação da Dengue no Estado do Ceará Boletim Semanal Semana 46 de 2017 O Estado Regionais de Saúde: Tianguá Icó Juazeiro do Norte Tauá Crato Sobral Quixadá Itapipoca Limoeiro do Norte Iguatu Maracanaú Caucaia Brejo Santo Cratéus Canindé Fortaleza

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA N o, DE DE DE 2015 Homologa o resultado da Revisão do Plano de Universalização Rural da Companhia Energética do Maranhão CEMAR e dá outras

Leia mais

ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM PIAUÍ

ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM PIAUÍ ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM PIAUÍ François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, novembro de ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM PIAUÍ François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Ceará

Situação da Dengue no Estado do Ceará Boletim Semanal Semana 52 de 2018 O Estado Regionais de Saúde: Fortaleza Caucaia Maracanaú Baturité Canindé Itapipoca Aracati Quixadá Russas Limoeiro do Norte Sobral Acaraú Tianguá Tauá Cratéus Camocim

Leia mais

VAGAS TOTAIS VAGAS AMPLA CONCORRÊNCIA

VAGAS TOTAIS VAGAS AMPLA CONCORRÊNCIA AMPLA 1.700.251.000 TO ABREULÂNDIA DIVINÓPOLIS DO 3 2 1 AC ABREULANDIA AVENIDA JOAO F. ABREU SETOR CENTRAL 77694-970 1.700.301.000 TO AGUIARNÓPOLIS TOCANTINÓPOLIS 4 3 1 ACC I AGUIARNOPOLIS AVENIDA TRANSAMAZONICA

Leia mais

SAMU CEARÁ POLO I - EUSÉBIO

SAMU CEARÁ POLO I - EUSÉBIO RESOLUÇ Nº. 22/2014 CIB/CE A Comissão Intergestores Bipartite do Ceará - CIB/CE, no uso de suas atribuições legais e considerando: 1. A Portaria Nº. 1.600, de 7 de julho de 2011, que reformula a Política

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS SECRETARIA

ESTADO DO CEARÁ TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS SECRETARIA Abaiara Acarape Acarau Acopiara Aiuaba Alcantaras Altaneira Alto Santo Amontada Antonina do Norte Apuiares Aquiraz Aracati Aracoiaba Ararenda Araripe Aratuba Arneiroz Assare Aurora Baixio Banabuiu Barbalha

Leia mais

Eleições 2006. Resultado Oficial no Estado do Ceará

Eleições 2006. Resultado Oficial no Estado do Ceará Eleições 2006 Resultado Oficial no Estado do Ceará Brasil. Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Eleições 2006: resultado oficial no estado do Ceará / Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. - Fortaleza:

Leia mais

CONCURSOS REALIZADOS:

CONCURSOS REALIZADOS: CONCURSOS REALIZADOS: 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA SANTA RITA 2. PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE BACELAR 3. PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DO PIAUÍ 4. PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO PIAUÍ 5.

Leia mais

1ª CRES - FORTALEZA Município Cobertura CRES População Nº de esb necessarias

1ª CRES - FORTALEZA Município Cobertura CRES População Nº de esb necessarias 1ª CRES - FORTALEZA Fortaleza 26,53% 1ª - Fortaleza 2.476.589 825,53 219 66 Euzébio 89,30% 1ª - Fortaleza 47.030 15,68 14 1 2ª CRES - CAUCAIA Caucaia 41,71% 2ª - Caucaia 330.855 110,29 46 9 Pentecoste

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONSELHO ESTADUAL DE SAUDE CES/MA

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONSELHO ESTADUAL DE SAUDE CES/MA DATAS PARA REALIZAÇÃO DE CONFERÊNCIAS POR MACRO REGIÕES(POR MUNICÍPIO) PARA DIVULGAÇÃO 01 18 DE ITAPECURU MIRIM 1. Anajatuba 2. Arari 3. Belágua 4. Cantanhede 5. Itapecuru-Mirim - SEDE 6. Matões do Norte

Leia mais

Módulo introdutório de Formação dos Orientadores de Estudo INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL: Universidade Federal do Ceará PERÍODO:

Módulo introdutório de Formação dos Orientadores de Estudo INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL: Universidade Federal do Ceará PERÍODO: Módulo introdutório de dos Orientadores de Estudo 2300101 ABAIARA MUNICIPAL 2300150 ACARAPE MUNICIPAL 2300200 ACARAU MUNICIPAL 2300309 ACOPIARA MUNICIPAL 2300408 AIUABA MUNICIPAL 2300507 ALCANTARAS MUNICIPAL

Leia mais

A) Número de Comarcas no Estado...184

A) Número de Comarcas no Estado...184 CÓDIGO DE DIVISÃO E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ, LEI Nº 12.342/94, 2ª EDIÇÃO E AS MODIFICAÇÕES ESTABELECIDAS PELAS LEIS NÚMEROS: 12.429/95, 12.553/95, 12.646/96, 12.647/96, 12.652/96, 12.698/97;

Leia mais

VACINA CONTRA HEPATITE B DOSES APLICADAS EM MENORES DE 20 ANOS, COBERTURA VACINAL E POPULAÇÃO A SER VACINADA POR ESTADO E MUNICÍPIO - 1994 A 2007

VACINA CONTRA HEPATITE B DOSES APLICADAS EM MENORES DE 20 ANOS, COBERTURA VACINAL E POPULAÇÃO A SER VACINADA POR ESTADO E MUNICÍPIO - 1994 A 2007 DOSES APLICADAS EM MENORES DE, E A SER VACINADA POR ESTADO E MUNICÍPIO - 1994 A 2007 2300101 ABAIARA 2300150 ACARAPE 2300200 ACARAU 2300309 ACOPIARA 2300408 AIUABA 2300507 ALCANTARAS 2300606 ALTANEIRA

Leia mais

Informe Epidemiológico Leishmaniose - 2014

Informe Epidemiológico Leishmaniose - 2014 Leishmaniose - 2014 Pág 1/12 Doença A (LV), também conhecida como calazar é primariamente uma zoonose que afeta outros animais, além do homem. Acomete milhões de pessoas no mundo, com destaque para o Continente

Leia mais

ACRE Mâncio Lima Marechal Thaumaturgo Bujari Plácido de Castro Senador Guiomard Rodrigues Alves Brasiléia Cruzeiro do Sul Epitaciolândia Capixaba

ACRE Mâncio Lima Marechal Thaumaturgo Bujari Plácido de Castro Senador Guiomard Rodrigues Alves Brasiléia Cruzeiro do Sul Epitaciolândia Capixaba ACRE Mâncio Lima Marechal Thaumaturgo Bujari Plácido de Castro Senador Guiomard Rodrigues Alves Brasiléia Cruzeiro do Sul Epitaciolândia Capixaba ALAGOAS Ibateguara Teotônio Vilela Coruripe Olho d'água

Leia mais

Relatório SIC Estatístico

Relatório SIC Estatístico Relatório SIC Estatístico Serviço de Informação ao Cidadão - SIC Pedidos Recebidos, Atendidos e Indeferidos ATENDIDO 8618 PEDIDOS RECEBIDOS 8618 Tipo de Solicitante Não Informado 8368 Pessoa Física 233

Leia mais

AGÊNCIA DE MAQUINAS E TRANSPORTES DO ESTADO DO TOCANTINS

AGÊNCIA DE MAQUINAS E TRANSPORTES DO ESTADO DO TOCANTINS AGÊNCIA DE MAQUINAS E TRANSPORTES DO ESTADO DO TOCANTINS DIRETORIA DE CONSERVAÇÃO RODOVIARIA ENG.MANOEL LUCIO RUIZ FILHO COORDENADOR DE CONSERVAÇÃO RODOVIARIA, ESPECIALISTA EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES

Leia mais

MAPA DO FIM DA FOME. Metas Metas Sociais Contra Miséria nos Municípios Cearenses MAPA DO FIM DA FOME: Julho CPS Centro de Políticas Sociais

MAPA DO FIM DA FOME. Metas Metas Sociais Contra Miséria nos Municípios Cearenses MAPA DO FIM DA FOME: Julho CPS Centro de Políticas Sociais CPS Centro de Políticas Sociais MAPA DO FIM DA FOME MAPA DO FIM DA FOME: Metas Metas Sociais Contra Miséria nos nos Municípios Cearenses Grande Fortaleza - PME 2000 Julho 2001 Estado do Ceará PNAD (1998-99)

Leia mais

ABAIARA 1.829.113,91 3.322.215,41 2.575.664,66 0,006896 0,203301 0,028554 0,009091 0,247842

ABAIARA 1.829.113,91 3.322.215,41 2.575.664,66 0,006896 0,203301 0,028554 0,009091 0,247842 SEFAZ-CE * RATEIO DO ICMS * PAGINA - 1 RTP00849 2A. PUBLICACAO EXERCICIO 2010 HORA - 08.12.46 ABAIARA 1.829.113,91 3.322.215,41 2.575.664,66 0,006896 0,203301 0,028554 0,009091 0,247842 ACARAPE 12.444.283,10

Leia mais

ABAIARA 1.944.660,79 1.829.113,91 1.886.887,35 0,006015 0,111396 0,029085 0,003817 0,150312

ABAIARA 1.944.660,79 1.829.113,91 1.886.887,35 0,006015 0,111396 0,029085 0,003817 0,150312 SEFAZ-CE * RATEIO DO ICMS * PAGINA - 1 RTP00849 2A. PUBLICACAO EXERCICIO 2009 HORA - 16.12.13 ABAIARA 1.944.660,79 1.829.113,91 1.886.887,35 0,006015 0,111396 0,029085 0,003817 0,150312 ACARAPE 14.645.466,74

Leia mais

PROGRAMA SERTÃO EMPREENDEDOR

PROGRAMA SERTÃO EMPREENDEDOR PROJETO SERTÃO EMPREENDEDOR PROGRAMA SERTÃO EMPREENDEDOR UM NOVO TEMPO PARA O SEMIÁRIDO PROJETO SERTÃO EMPREENDEDOR PROGRAMA SERTÃO EMPREENDEDOR UM NOVO TEMPO PARA O SEMIÁRIDO OBJETIVO DO PROJETO Promover

Leia mais

para prévia ciência dos encargos que os prefeitos deverão considerar no exercício de seus mandatos, que terão início em 1º de janeiro de 2017,

para prévia ciência dos encargos que os prefeitos deverão considerar no exercício de seus mandatos, que terão início em 1º de janeiro de 2017, EDT-CPREC - 162016 Código de validação: F546798D1A A Coordenadoria de Precatórios do Tribunal de Justiça do, para prévia ciência dos encargos que os prefeitos deverão considerar no exercício de seus mandatos,

Leia mais

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL 2010

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL 2010 ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL 2010 O que é o Índice de desenvolvimento Humano (IDH)? O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano foi o de oferecer um contraponto a outro indicador

Leia mais

Tabela 6 - Estabelecimentos com Bibliotecas, Laboratório de Informática, Sala para TV e Video por Municípios do Estado do Pará - 2007

Tabela 6 - Estabelecimentos com Bibliotecas, Laboratório de Informática, Sala para TV e Video por Municípios do Estado do Pará - 2007 Tabela 6 - Estabelecimentos com s, Laboratório de, Sala para TV e Video por do Estado do Pará - 2007 Estado do Pará 1.311 607 4.169 468 305 816 Abaetetuba 42 12 83 12 7 16 Abel Figueiredo 3 2 6 1 1 1 Acará

Leia mais

Escolas com Computadores. Esc com Lab de Informática

Escolas com Computadores. Esc com Lab de Informática Tabela 6 - Estabelecimentos com s, Laboratório de, e Acesso por Regiões Adiministrativas do Ministério Público do Estado do Pará - 2009 Acesso Estado do Pará 18.682 1.474 1.030 2.613 1.269 520 480 602

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL REQUERIMENTO

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL REQUERIMENTO COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL REQUERIMENTO (Do Sr. Sarney Filho) Requer o envio de pedido de informações ao Poder Executivo, referente aos municípios que integram o bioma Amazônia.

Leia mais

PPS-Partido Popular Socialista SECOM-Secretaria de Comunicação Votação JORDY Deputado Federal Eleições 2010 ORDEM DECRESCENTE NOS MUNICÍPIOS

PPS-Partido Popular Socialista SECOM-Secretaria de Comunicação Votação JORDY Deputado Federal Eleições 2010 ORDEM DECRESCENTE NOS MUNICÍPIOS ORDEM DECRESCENTE NOS MUNICÍPIOS Município VotaçãoNominal % VotosVálidos BELÉM 130997 18,18 ANANINDEUA 23640 12,16 TUCURUÍ 3432 7,37 BARCARENA 2658 5,7 MARITUBA 2088 4,75 CASTANHAL 1672 2,75 SANTA ISABEL

Leia mais

Página 1 de 22 Relação das Prestações de Contas 2015 Exercício de 2014

Leia mais

Relatório SIC Estatístico

Relatório SIC Estatístico Relatório SIC Estatístico Serviço de Informação ao Cidadão - SIC Pedidos Recebidos, Atendidos e Indeferidos ATENDIDO 8572 PEDIDOS RECEBIDOS 8572 Tipo de Solicitante Não Informado 8419 Pessoa Física 141

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Rio de, janeiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Rio de, janeiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO e de e de François E. J. de Bremaeker Rio de, novembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO e de e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, fevereiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, março de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, maio de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, Marco e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, fevereiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, Marco e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Rio de, janeiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, fevereiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, março de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM MARANHÃO, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do

Leia mais