SÍNTESE DE NANOCOMPÓSITOS DE POLIPROPILENO POR POLIMERIZAÇÃO IN SITU COM CATALISADORES ZIEGLER-NATTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SÍNTESE DE NANOCOMPÓSITOS DE POLIPROPILENO POR POLIMERIZAÇÃO IN SITU COM CATALISADORES ZIEGLER-NATTA"

Transcrição

1 SÍNTESE DE NANOCOMPÓSITOS DE POLIPROPILENO POR POLIMERIZAÇÃO IN SITU COM CATALISADORES ZIEGLER-NATTA Jeferson Luís da S. Rosa 1, Sabrina B. N. de Araujo 2, Maria de Fátima V.Marques 3* Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano Universidade Federal do Rio de Janeiro (IMA/UFRJ). Centro de Tecnologia, Bloco J, Ilha do Fundão. PO Box: 68525, , Rio de Janeiro, RJ, Brasil 1 ; sabrina@ima.ufrj.br 2 ; fmarques@ima.ufrj.br 3 * Synthesis of Polypropylene Nanocomposites through in situ Polymerization with Ziegler-Natta Catalysts In this work, the influence of the Ziegler-Natta catalyst preparation technique for the production of polypropylene nanocomposites by in situ polymerization was studied. The polymers obtained with these catalysts were compared to the polypropylene prepared with Ziegler-Natta conventional catalyst using the system MgCl 2 -EtOH-TiCl 4 -ID-TEA-ED in hexane, where ID (internal donor) was n-butyl phtalated and ED (external donor) was diphenyl-dimethoxysilane. For the characterization of the obtained materials techniques like differential scanning calorimetry, infrared spectroscopy and X ray diffractometry were employed. Introdução Nos últimos anos, as misturas de polímeros com partículas inorgânicas ou orgânicas têm sido reconhecidas como uma forma econômica de produzir novos materiais. Estes novos materiais compósitos vêm sendo largamente aplicados nas áreas de transporte, eletrônicos, construção civil e bens de consumo, por oferecerem combinações atrativas de rigidez e tenacidade, difíceis de se alcançar com o componente polimérico puro [1, 2]. A incorporação de partículas inorgânicas ou orgânicas nos compósitos de polímeros conduz a uma melhoria nas propriedades do material que dependem fortemente da forma, do tamanho, do grau de dispersão, e das características de superfície dessas partículas. Quando são usados elevados carregamentos de partículas (20% vol), a processabilidade do material fica dificultada e o peso final do compósito se torna muito maior que o peso do material polimérico puro, portanto, uma baixa concentração de partículas de enchimento na matriz polimérica é preferida, particularmente quando se procura melhores propriedades mecânicas (por exemplo, rigidez, módulo, propriedades de barreira e resistência às chamas) [3]. Um nanocompósito é definido como um material composto cujo tamanho da partícula dispersada é menor ou igual a 100 nm ao menos em uma dimensão. Devido ao efeito da nano-escala, das elevadas áreas de interface e da forte interação entre a fase dispersa e a matriz polimérica, mesmo com baixas concentrações (1 a 5%), os nanocompósitos possuem propriedades únicas não compartilhadas por suas contrapartidas macro-compostas ou micro-compostas convencionais, e podem conseqüentemente abrir novas oportunidades em tecnologia de última geração [3, 4].

2 Durante as duas últimas décadas, o polipropileno (PP) tem sido usado como material termoplástico com demanda crescente em vários segmentos da engenharia, devido à sua combinação atrativa de propriedades e do baixo custo [3, 5]. O método de síntese mais extensivamente usado para obter PP é através da catálise Ziegler-Natta, que abrange 98% de todos os PP produzidos no mundo. Os catalisadores e materiais poliméricos precisam ser preparados em uma maneira controlada, de forma a investigar os mecanismos do processo, tal como o comportamento da fragmentação do catalisador [3]. Experimental O preparo do suporte catalítico foi realizado através de diversos procedimentos, utilizando cloreto de magnésio anidro, doador interno e diferentes argilas. Em um Schlenck, o TiCl 4 foi fixado no suporte à temperatura de 110 C num banho de silicone por duas horas sob fluxo de nitrogênio e agitação. Após o tempo de impregnação, o sobrenadante foi removido e o sólido catalítico lavado com hexano seco. O catalisador obtido foi seco até peso constante sob fluxo de nitrogênio. As polimerizações foram realizadas em reator Büchi com agitador mecânico, conectado a um banho termostático com controlador de temperatura. Após o resfriamento do copo, foram introduzidos o solvente, o cocatalisador e o doador externo, quando necessário, e em seguida ligada a agitação do sistema. A seguir foi introduzido o propileno e, após a saturação do sistema, injetou-se o catalisador com pressão de 2bar e temperatura de 70 C até o término da reação, completado após 1hora. O polímero obtido foi vertido em um becher contendo solução de EtOH/HCl 5% e após a agitação os polímeros foram filtrados e lavados, com solução de bicarbonato de sódio 1% e etanol. Então os polímeros foram secos em estufa à vácuo e pesados para o cálculo da atividade do catalisador. A caracterização dos polímeros foi realizada utilizando as técnicas de calorimetria de varredura diferencial (DSC). Resultados e Discussão A Tabela 1 apresenta os resultados de caracterização dos polipropilenos obtidos através das polimerizações com os catalisadores Ziegler-Natta preparados.

3 Tabela 1. Rendimento, comportamento térmico e grau de cristalinidade Materiais Rend. Teor de (g) argila (%) T m T c X c (º C) (º C) (%) PP sem argila 13,996g 0 155,85 121,26 28,58 Nano A 2,7147g ,35 121,07 38,64 Nano B 3,5427g ,86 125,12 41,75 Nano C 0,0620g Nano D 0,0555g Nano E 0,7735g ,42 115,87 11,43 Nano F 7,0720g ,89 119,40 41,17 Condições de polimerização: P propileno = 2 bar, T = 70 ºC, tempo = 1h Observou-se que as diferentes técnicas empregadas na preparação dos catalisadores para a produção de nanocompósito de polipropileno exerceram influência marcante na atividade dos mesmos, quando comparados ao catalisador convencional utilizado na produção do polipropileno. Todos os catalisadores preparados na presença da argila apresentaram atividade abaixo da obtida com o catalisador convencional, porém um bom resultado em termos de desempenho catalítico foi obtido na preparação do material Nano F. Por outro lado, os materiais Nano C e D não apresentaram temperaturas de fusão, indicando que alguns catalisadores sofreram desativação total na presença da argila. As temperaturas de fusão e os graus de cristalinidade dos polipropilenos Nano B e C foram superiores as do polipropileno obtido sem a adição de argila, indicando isotaticidade superior ou efeito nucleante da argila. Curiosamente, o polipropileno Nano F apresentou menor temperatura de fusão, com o mesmo grau de cristalinidade obtido pelo polímero Nano B. A Figura 1 apresenta as curvas de calorimetria de varredura diferencial obtidas a partir dos materiais produzidos. Observa-se que os materiais Nano A e B apresentam estreita endoterma de fusão comparada com a curva do polipropileno obtido na ausência da argila, além de superiores temperaturas de fusão e teores de cristalinidade em relação ao PP sem argila. Por outro lado, o material Nano E mostrou uma endoterma muito alargada, com baixo teor de cristalinidade. O material Nano F, por sua vez, apresentou endoterma bimodal com maior conteúdo de cristais com menores temperaturas de fusão.

4 Figura 1: Curvas de Calorimetria dos Polipropilenos obtidos As análises de difratometria de raios-x mostraram um deslocamento da reflexão característica da argila para valores de menor ângulo, o que significa a obtenção de polipropileno intercalado nas galerias da argila. Conclusões Foi possível obter nanocompósitos intercalados de polipropileno a partir de catalisadores Ziegler- Natta por polimerização in situ. A presença e o teor de doador de elétrons externo nos catalisadores Ziegler-Natta contendo argila para a produção de nanocompósitos de polipropileno efetivamente contribui para a obtenção de polipropileno com maior estereorregularidade.

5 Agradecimentos Os autores agradecem a CAPES, CNPq e a PETROBRAS. Referências Bibliográficas 1. Q. H. Zen,; A.B. Yu; G. Q. Lu Journal of Nanoscience and Nanotechnology 2005, 5, M. J. Solomon; A. S. Almusallam; K. F. Seefeldt; A. Somwangthanaroj; P. Varadan Macromolecules 2001, 34, M. García; Z.Y.L. Van; M. G. J. Cate; J. W. Stouwdam; H. Verwij; M. S. Pimplapure; G. Weickert Ind. Eng. Chem. Res. 2003, 42, G. Chen; Y. Ma; Z. Qi Scripta Materialia 2001, 44, T. C. Chung; E. Manias; Z. M. Wang; H. Nakajima Macromolecules 2003, 36, 8919.

PERFORMANCE DO CATALISADOR ZIEGLER-NATTA UTILIZANDO NOVOS DOADORES DE ELÉTRONS INTERNO E EXTERNO PARA PRODUÇÃO DE POLIPROPILENO

PERFORMANCE DO CATALISADOR ZIEGLER-NATTA UTILIZANDO NOVOS DOADORES DE ELÉTRONS INTERNO E EXTERNO PARA PRODUÇÃO DE POLIPROPILENO PERFORMANCE DO CATALISADOR ZIEGLER-NATTA UTILIZANDO NOVOS DOADORES DE ELÉTRONS INTERNO E EXTERNO PARA PRODUÇÃO DE POLIPROPILENO Renata da S. Cardoso, Micheli G. da Silva, Maria de F. V. Marques * Instituto

Leia mais

http://www.oc-praktikum.de SO 4 O 2 (120.1) (138.1) (98.1) (180.2) (60.1)

http://www.oc-praktikum.de SO 4 O 2 (120.1) (138.1) (98.1) (180.2) (60.1) NP 5012 Síntese do ácido acetilsalicílico (aspirina) a partir do ácido salicílico e anidrido acético CH CH + H H 2 S 4 + CH 3 CH C 4 H 6 3 C 7 H 6 3 C 9 H 8 4 C 2 H 4 2 (120.1) (138.1) (98.1) (180.2) (60.1)

Leia mais

CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS E METALURGIA FÍSICA F DOS MATERIAIS.

CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS E METALURGIA FÍSICA F DOS MATERIAIS. CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS E METALURGIA FÍSICA F DOS MATERIAIS. PALESTRANTE: Raimundo Israel Fonseca ATUALIDADE: XEROX CORPORATION FORMAÇÃO: PÓS-GRADUAÇÃO ( Engenharia Mecânica e Aeronáutica divisão

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS POLÍMEROS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS POLÍMEROS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS POLÍMEROS O que são plásticos Os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade, facilmente

Leia mais

Título da Pesquisa: Palavras-chave: Campus: Tipo Bolsa Financiador Bolsista: Professor Orientador: Área de Conhecimento: Resumo

Título da Pesquisa: Palavras-chave: Campus: Tipo Bolsa Financiador Bolsista: Professor Orientador: Área de Conhecimento: Resumo Título da Pesquisa: Preparação e caracterização de filmes porosos poliméricos Palavras-chave: filmes poliméricos, sensores bioquímicos, AFM Campus: Ouro Preto Tipo de Bolsa: PIBITI Financiador: CNPq Bolsista:

Leia mais

Síntese e Caracterização das argilas organofílicas Chocolate A e Chocolate utilizando mistura de sais quaternários de amônio.

Síntese e Caracterização das argilas organofílicas Chocolate A e Chocolate utilizando mistura de sais quaternários de amônio. Síntese e Caracterização das argilas organofílicas Chocolate A e Chocolate utilizando mistura de sais quaternários de amônio. Mariaugusta Ferreira Mota (1), Aline Cadigena L. Patrício (1), Guilherme Costa

Leia mais

Obtenção de biodiesel por catálise heterogênea utilizando Cr 2 O 3 /Al 2 O 3

Obtenção de biodiesel por catálise heterogênea utilizando Cr 2 O 3 /Al 2 O 3 Obtenção de biodiesel por catálise heterogênea utilizando Cr 2 O 3 /Al 2 O 3 Mariane Gomes de Lima (IC)¹, Haroldo Luis de Sousa Neres (PG)², Carla Verônica Rodarte de Moura (PQ)¹, Edmilson Miranda de Moura

Leia mais

Purificação por dissolução ou recristalização

Purificação por dissolução ou recristalização Purificação por dissolução ou recristalização Química 12º Ano Unidade 3 Vidros, plásticos e novos materiais Actividades de Projecto Laboratorial Março 2006 Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva Dep. Eng. Cerâmica

Leia mais

GRAVIMETRIA. Profa. Lilian Silva

GRAVIMETRIA. Profa. Lilian Silva GRAVIMETRIA Profa. Lilian Silva Agente precipitante Gravimetria separação filtração secagem/ calcinação amostra pesagem precipitado cálculos Gravimetria É o processo de isolar e de pesar um elemento, ou

Leia mais

TÍTULO: MONTAGEM DE REATOR TIPO TANQUE AGITADO IRRADIADO POR MICROONDAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

TÍTULO: MONTAGEM DE REATOR TIPO TANQUE AGITADO IRRADIADO POR MICROONDAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL TÍTULO: MONTAGEM DE REATOR TIPO TANQUE AGITADO IRRADIADO POR MICROONDAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

ARGILA BOFE DESTINADA À APLICAÇÃO COMO CATALISADOR: TRATAMENTO QUÍMICO E TÉRMICO.

ARGILA BOFE DESTINADA À APLICAÇÃO COMO CATALISADOR: TRATAMENTO QUÍMICO E TÉRMICO. 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 1 ARGILA BOFE DESTINADA À APLICAÇÃO COMO CATALISADOR: TRATAMENTO QUÍMICO E TÉRMICO. Silva, M.L.P. da (1) ; Oliveira, M.D. (1) ; Rodrigues, M.G.F. (1) Rua Lino

Leia mais

ESPUMAS POLIURETÂNICAS OBTIDAS A PARTIR DA RECICLAGEM QUÍMICA DO POLI(TEREFTALATO DE ETILENO).

ESPUMAS POLIURETÂNICAS OBTIDAS A PARTIR DA RECICLAGEM QUÍMICA DO POLI(TEREFTALATO DE ETILENO). ESPUMAS POLIURETÂNICAS OBTIDAS A PARTIR DA RECICLAGEM QUÍMICA DO POLI(TEREFTALATO DE ETILENO). Rosemary de Assis 1*, Maria I. Felisberti 2 1* Instituto de Química da UNICAMP, Caixa Postal 6154, 13084-970

Leia mais

PRODUÇÃO DE ELEMENTOS FILTRANTES POROSOS A PARTIR DE NANOCOMPÓSITOS DE PEUAPM E NANOPARTÍCULAS DE PRATA

PRODUÇÃO DE ELEMENTOS FILTRANTES POROSOS A PARTIR DE NANOCOMPÓSITOS DE PEUAPM E NANOPARTÍCULAS DE PRATA PRODUÇÃO DE ELEMENTOS FILTRANTES POROSOS A PARTIR DE NANOCOMPÓSITOS DE PEUAPM E NANOPARTÍCULAS DE PRATA M. A. BIZZO, W. S. HUI AV. PROF. MELLO MORAES, 2463 - CEP:05508-030 - CIDADE UNIVERSITÁRIA, SÃO PAULO

Leia mais

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015 COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES trimestral Disciplina: Professor (a): QUÍMICA LUIS FERNANDO Roteiro de estudos para recuperação 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015 Conteúdo: Referência para estudo: Sites

Leia mais

Reabilitação e Reforço de Estruturas

Reabilitação e Reforço de Estruturas Mestrado em Engenharia Civil 2011 / 2012 Reabilitação e Reforço de Estruturas Aula 06: Métodos de inspecção e diagnóstico. 6.1. Ensaios in situ. Eduardo S. Júlio 2011/2012 1/31 1/9 AVALIAÇÃO IN SITU DA

Leia mais

MEDIDAS DE TENSÃO SUPERFICIAL DE SOLUÇÕES AQUOSAS DE POLIACRILAMIDAS NÃO-IÔNICAS

MEDIDAS DE TENSÃO SUPERFICIAL DE SOLUÇÕES AQUOSAS DE POLIACRILAMIDAS NÃO-IÔNICAS MEDIDAS DE TENSÃO SUPERFICIAL DE SOLUÇÕES AQUOSAS DE POLIACRILAMIDAS NÃO-IÔNICAS Jaciara A. dos Santos; Nívia do N. Marques; Rosangela R. L. Vidal; Ítalo G. M. da Silva;Rosangela Balaban *. * Departamento

Leia mais

Agregados - análise granulométrica

Agregados - análise granulométrica MT - DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO - IPR DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA Rodovia Presidente Dutra km 163 - Centro Rodoviário, Parada de Lucas

Leia mais

III-502 - APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE GIRASSOL NA CONSTRUÇÃO DE PLACAS PARA ISOLAMENTO ACÚSTICO

III-502 - APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE GIRASSOL NA CONSTRUÇÃO DE PLACAS PARA ISOLAMENTO ACÚSTICO III-502 - APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE GIRASSOL NA CONSTRUÇÃO DE PLACAS PARA ISOLAMENTO ACÚSTICO Camila Stockey Erhardt (1) Acadêmica de Engenharia Civil na Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC. Bolsista

Leia mais

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010)

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010) Pernambuco Em, no estado de Pernambuco (PE), moravam 8,8 milhões de pessoas, onde parcela relevante (7,4%; 648,7 mil habitantes) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 185 municípios,

Leia mais

COMPÓSITOS LAMINADOS DE FIBRAS DE UHMWPE EM MATRIZES DE EVA E DE PEBD

COMPÓSITOS LAMINADOS DE FIBRAS DE UHMWPE EM MATRIZES DE EVA E DE PEBD COMPÓSITOS LAMINADOS DE FIBRAS DE UHMWPE EM MATRIZES DE EVA E DE PEBD Joseana B. Vernini¹, ², Francisco C. L. Melo², Cristina M. A. Lopes²* 1 Escola de Engenharia de Lorena EEL USP,Campus 1, Lorena-SP

Leia mais

Matheus G. Alves 1 (IC)*, Luciana P. da Silva 1 e Wallace C. de Rezende 2

Matheus G. Alves 1 (IC)*, Luciana P. da Silva 1 e Wallace C. de Rezende 2 CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA E MORFOLÓGICA DE COMPÓSITOS À BASE DE RESÍDUOS PÓS-INDUSTRIAIS DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE (PEAD) E BORRACHA DE ESTIRENO-BUTADIENO (SBR) Matheus G. Alves 1 (IC)*, Luciana P.

Leia mais

Filtros de mangas da moagem de coque proteção anticorrosiva

Filtros de mangas da moagem de coque proteção anticorrosiva - São Paulo/SP Filtros de mangas da moagem de coque proteção anticorrosiva Eliane Taveira TE&M do Brasil Linas Mazeika 3L&T Inc. Realização A corrosão no processo de fabricação de cimento Gerado pelos

Leia mais

DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA COMO PRÉ-TRATAMENTO À SECAGEM SOLAR NA OBTENÇÃO DO MELÃO CANTALOUPE COM TEOR DE UMIDADE INTERMEDIÁRIA

DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA COMO PRÉ-TRATAMENTO À SECAGEM SOLAR NA OBTENÇÃO DO MELÃO CANTALOUPE COM TEOR DE UMIDADE INTERMEDIÁRIA Agroindústria Tropical DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA COMO PRÉ-TRATAMENTO À SECAGEM SOLAR NA OBTENÇÃO DO MELÃO CANTALOUPE COM TEOR DE UMIDADE INTERMEDIÁRIA ALMEIDA, Raquel S. 2 ; ARAGÃO, Arbene O. 2 ALMEIDA, Sergimara

Leia mais

Capítulo 1 Introdução

Capítulo 1 Introdução Capítulo 1 Introdução Existe atualmente, uma tendência mundial na substituição dos polímeros derivados do petróleo pelos chamados biopolímeros, que são polímeros biodegradáveis e/ou biocompatíveis. A preocupação

Leia mais

SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS NOTAS DE AULA (QUÍMICA) SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: ITALLO CEZAR 1 INTRODUÇÃO A química é a ciência da matéria e suas transformações, isto é, estuda a matéria. O conceito da

Leia mais

Conteúdo 6 - Flexografia e demais processos. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 6 - Flexografia e demais processos. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 6 - Flexografia e demais processos professor Rafael Hoffmann Subtítulo Pode ser considerado um avanço do sistema de impressão tipográfico, ou podemos dizer que a impressão flexográfica se inspirou

Leia mais

t 1 t 2 Tempo t 1 t 2 Tempo

t 1 t 2 Tempo t 1 t 2 Tempo Concentração 01)Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando: a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso. b) as velocidades das reações direta e inversa são iguais. c) os reatantes

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS I 1º RELATÓRIO GRUPO 2 TURMA C 3

MECÂNICA DOS SOLOS I 1º RELATÓRIO GRUPO 2 TURMA C 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E GEOTECNIA MECÂNICA DOS SOLOS I 1º RELATÓRIO GRUPO 2 TURMA C 3 Gustavo Lima Marina Quirino Marlon Xavier Olívia Ianhez 13/03/2008

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ Prova elaborada

Leia mais

ESTABILIZAÇÃO DE POLIPROPILENO COM ANTIOXIDANTES NATURAIS NO INTERIOR DO REATOR DE POLIMERIZAÇÃO

ESTABILIZAÇÃO DE POLIPROPILENO COM ANTIOXIDANTES NATURAIS NO INTERIOR DO REATOR DE POLIMERIZAÇÃO ESTABILIZAÇÃO DE POLIPROPILENO COM ANTIOXIDANTES NATURAIS NO INTERIOR DO REATOR DE POLIMERIZAÇÃO Amanda M. S. Forrester 1, Renato J. B. Oliveira 1, Maria F. V. Marques 1 * 1* Universidade Federal do Rio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA TM-364 MÁQUINAS TÉRMICAS I. Máquinas Térmicas I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA TM-364 MÁQUINAS TÉRMICAS I. Máquinas Térmicas I Eu tenho três filhos e nenhum dinheiro... Porque eu não posso ter nenhum filho e três dinheiros? - Homer J. Simpson UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Leia mais

FORMULAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE SUSPENSÃO PARA RECOBRIMENTO DE UREIA

FORMULAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE SUSPENSÃO PARA RECOBRIMENTO DE UREIA FORMULAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE SUSPENSÃO PARA RECOBRIMENTO DE UREIA B. de ZORZI 1, F. B. D. NORA 1, G. F. WESTPHALEN 1, T. P. da COSTA 2, G. S. ROSA 2 1 Universidade Federal do Pampa, Graduação em Engenharia

Leia mais

Título: Iodometria. Aula Experimental n 16

Título: Iodometria. Aula Experimental n 16 Aula Experimental n 16 Objetivos: - Padronização de solução de Na 2 S 2 O 3. - Determinação do teor de cobre (Cu 2 ) de uma amostra. - Determinação do teor de Cloro ativo em uma amostra de água sanitária.

Leia mais

Adilson Luiz Chinelatto

Adilson Luiz Chinelatto Adilson Luiz Chinelatto Ligações químicas. Arranjos atômicos. Imperfeições nos cristais. Estrutura de polímeros. Introdução à solidificação. Diagrama de equilíbrio. Propriedades mecânicas. Propriedades

Leia mais

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010)

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010) Maranhão Em, no estado do Maranhão (MA), moravam 6,6 milhões de pessoas, onde parcela considerável (6,%, 396, mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 217 municípios, dos quais um

Leia mais

GRAVIMETRIA. Qui-094 Introdução a Análise Química Profa Maria Auxiliadora Costa Matos 2011-1

GRAVIMETRIA. Qui-094 Introdução a Análise Química Profa Maria Auxiliadora Costa Matos 2011-1 GRAVIMETRIA Qui-094 Introdução a Análise Química Profa Maria Auxiliadora Costa Matos 2011-1 1 GRAVIMETRIA OU ANÁLISE GRAVIMETRICA Processo de isolar ou de pesar um composto definido de um elemento na forma

Leia mais

COMPÓSITOS PP/NANO-ZrPoct: EFEITO DA CARGA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DO PP

COMPÓSITOS PP/NANO-ZrPoct: EFEITO DA CARGA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DO PP COMPÓSITOS PP/NANO-ZrPoct: EFEITO DA CARGA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DO PP D. M. Mariano 1 *, L. C. Mendes 1, D. F.Silva 1 1: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Macromoléculas IMA UFRJ

Leia mais

CAPÍTULO 3 TRATAMENTOS TÉRMICOS EM LIGAS DE ALUMÍNIO. Os tratamentos térmicos têm como finalidade causar modificações nas

CAPÍTULO 3 TRATAMENTOS TÉRMICOS EM LIGAS DE ALUMÍNIO. Os tratamentos térmicos têm como finalidade causar modificações nas CAPÍTULO 3 TRATAMENTOS TÉRMICOS EM LIGAS DE ALUMÍNIO Os tratamentos térmicos têm como finalidade causar modificações nas propriedades dos materiais pela alteração do tipo e proporção das fases presentes,

Leia mais

Colégio Saint Exupéry

Colégio Saint Exupéry Colégio Saint Exupéry Apostila QUÍMICA No nosso dia-a-dia o ato de classificar as coisas é algo corriqueiro. Em um faqueiro colocamos em um mesmo espaço as facas, em outro os garfos, etc. Agrupar coisas

Leia mais

Escola de Engenharia de Lorena EEL-USP. Hidrólise. Prof. MSc. Marcos Villela Barcza

Escola de Engenharia de Lorena EEL-USP. Hidrólise. Prof. MSc. Marcos Villela Barcza Escola de Engenharia de Lorena EEL-USP Hidrólise Prof. MSc. Marcos Villela Barcza Processos Unitários Orgânicos PU191 Prof. MSc. Marcos Villela Barcza Hidrólise 1- Introdução: Hidrólise é um termo aplicado

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1. Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3.

MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1. Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3. MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1 Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3. 1 Parte integrante do Projeto de pesquisa Análise, Modelagem e Desenvolvimento

Leia mais

Modelos atômicos. Modelo de Bohr

Modelos atômicos. Modelo de Bohr Modelos atômicos Modelo de Bohr O modelo de Bohr apresenta limitações significativas, não servindo para explicar vários dos fenômenos nos quais estão envolvidos elétrons. As deficiências do modelo de Bohr

Leia mais

7. EQUILÍBRIO QUÍMICO

7. EQUILÍBRIO QUÍMICO Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 18 / IQG 1 7. EQUILÍBRIO QUÍMICO I. INTRODUÇÃO Quando a concentração de todos os reagentes e produtos, em um sistema fechado, não variam mais com o tempo

Leia mais

PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PESQUISADORES DA UEL, NA ÁREA DE AGRONOMIA: TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS DE 2004 A 2008.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PESQUISADORES DA UEL, NA ÁREA DE AGRONOMIA: TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS DE 2004 A 2008. PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PESQUISADORES DA UEL, NA ÁREA DE AGRONOMIA: TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS DE 2004 A 2008. Karina de Oliveira Pinho (PIBIC/ UEL), Ana Esmeralda Carelli (Orientador), e-mail: carelliana@uel.br

Leia mais

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s Educação Infantil - Ensino Fundamental I - Ensino Médio 1 TRIMESTRE Química 1ª Série do Ensino Médio Conteúdo Introdução a Química Átomo Molécula

Leia mais

ATIVIDADE DE ÁGUA (Aw) E REAÇÕES DE DETERIORAÇÃO

ATIVIDADE DE ÁGUA (Aw) E REAÇÕES DE DETERIORAÇÃO ATIVIDADE DE ÁGUA (Aw) E REAÇÕES DE DETERIORAÇÃO Água A molécula de água é triatômica e possui estrutura tetraédrica. Tem baixo peso molecular, pequeno volume e é diamagnética. Apresentaria um ângulo de

Leia mais

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 098-ETE PHILADELPHO GOUVEA NETTO - São José do Rio Preto SP

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 098-ETE PHILADELPHO GOUVEA NETTO - São José do Rio Preto SP CEETEPS Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 098-ETE PHILADELPHO GOUVEA NETTO - São José do Rio Preto SP APOSTILA DE MATERIAIS DE PROTESE REVESTIMENTOS PARA

Leia mais

1º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense SICT-Sul ISSN 2175-5302

1º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense SICT-Sul ISSN 2175-5302 SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPOSTOS DE HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO E DE ALUMÍNIO Mariana Borges Polla 1, Karina Martinello 1, Juliana Pavei Pizzolo 1, Juliani Conti Martins 1, Lucas Dominguini 2, Márcio

Leia mais

PROPRIEDADES: Hidróxido de Sódio NaOH.

PROPRIEDADES: Hidróxido de Sódio NaOH. Densidade: 2,3 g cm 3 Massa Molar: 40,01 g mol -1. Ponto de Fusão: 318ºC Ponto de Ebulição: 1390ºC PROPRIEDADES: Hidróxido de Sódio NaOH. Toxicidade: Pode causar graves queimaduras na boca, garganta e

Leia mais

Introdução à Psicrometria. Parte1

Introdução à Psicrometria. Parte1 Introdução à Psicrometria Parte1 Introdução Estudo de sistemas envolvendo ar seco e água Ar seco + vapor d água (+ eventualmente condensado) Importante na análise de diversos sistemas Ar condicionado Torres

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS

1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS 1. INTRODUÇÃO O monumento ao Cristo Redentor localizado na cidade do Rio de Janeiro foi construído na década de 30 e representa uma das sete maravilhas do mundo moderno. É constituído de uma estrutura

Leia mais

Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada

Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada 1 Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada 1. Questões de estudo - Como preparar uma solução aquosa de NaOH 0,1 M? - Como preparar uma solução

Leia mais

Caracterização do perfil lipídico de espermatozoides humanos por espectrometria de massas

Caracterização do perfil lipídico de espermatozoides humanos por espectrometria de massas Caracterização do perfil lipídico de espermatozoides humanos por espectrometria de massas Edson Borges Jr., Thais Serzedello, Rita de Cássia S. Figueira, Amanda S. Setti, Assumpto Iaconelli Jr., Agnaldo

Leia mais

13/09/2011. Atividades. Aula 5: REDE PERT/CPM PRINCÍPIOS DO PERT-CPM

13/09/2011. Atividades. Aula 5: REDE PERT/CPM PRINCÍPIOS DO PERT-CPM Tecnologia em Logística e Transportes Métodos Quantitativos de Gestão PRINCÍPIOS DO PERT-CPM Prof. Msc. João Gilberto Mendes dos Reis Aula 5: REDE PERT/CPM Segundo Monks (1985), o método do caminho crítico

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE NANOCOMPÓSITOS POLIÉSTER / MONTMORILONITA

ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE NANOCOMPÓSITOS POLIÉSTER / MONTMORILONITA ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE NANOCOMPÓSITOS POLIÉSTER / MONTMORILONITA D. Romanzini 1*, E. H. Portella 2, A. J. Zattera 2, S.C. Amico 1 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS,

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente. Trabalho Prático nº 1

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente. Trabalho Prático nº 1 INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente QUÍMICA I (1º Ano 1º Semestre) 1. Introdução Trabalho Prático nº 1 Medição do volume e massa

Leia mais

SINTONIA DE UM CONTROLADOR PID NO AQUECIMENTO DE UMA CÂMARA TÉRMICA

SINTONIA DE UM CONTROLADOR PID NO AQUECIMENTO DE UMA CÂMARA TÉRMICA SINTONIA DE UM CONTROLADOR PID NO AQUECIMENTO DE UMA CÂMARA TÉRMICA Carlos Eduardo Fontes da Silva (mcn04354@feg.unesp.br) Víctor Orlando Gamarra Rosado (victor@feg.unesp.br) UNESP - Universidade Estadual

Leia mais

SINTESE DE REDES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES APLICADA A UM MODELO DE GERENCIAMENTO DE REÚSO DE ÁGUA

SINTESE DE REDES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES APLICADA A UM MODELO DE GERENCIAMENTO DE REÚSO DE ÁGUA SINTESE DE REDES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES APLICADA A UM MODELO DE GERENCIAMENTO DE REÚSO DE ÁGUA P. C. LION 1, M. S. SANTOS 2, F. S. FRANCISCO 2, D. J. S. A. AUDEH 2, R. C. MIRRE 2, F. L. P. PESSOA 2

Leia mais

Características das Figuras Geométricas Espaciais

Características das Figuras Geométricas Espaciais Características das Figuras Geométricas Espaciais Introdução A Geometria espacial (euclidiana) funciona como uma ampliação da Geometria plana e trata dos métodos apropriados para o estudo de objetos espaciais,

Leia mais

Calor Específico. 1. Introdução

Calor Específico. 1. Introdução Calor Específico 1. Introdução Nesta experiência, serão estudados os efeitos do calor sobre os corpos, e a relação entre quantidade de calor, variação da temperatura e calor específico. Vamos supor que

Leia mais

Aula 11 Mudança de Estado Físico Questões Atuais Vestibulares de SP

Aula 11 Mudança de Estado Físico Questões Atuais Vestibulares de SP 1. (Fuvest 011) Um forno solar simples foi construído com uma caixa de isopor, forrada internamente com papel alumínio e fechada com uma tampa de vidro de 40 cm x 50 cm. Dentro desse forno, foi colocada

Leia mais

Relato de uma proposta de ensino da Terceira lei de Newton para o ensino médio com uso de sensores da PASCO

Relato de uma proposta de ensino da Terceira lei de Newton para o ensino médio com uso de sensores da PASCO Relato de uma proposta de ensino da Terceira lei de Newton para o ensino médio com uso de sensores da PASCO Amanda Resende Piassi Filipe Santos de Sousa Estudantes do curso de Licenciatura em Física Bolsistas

Leia mais

P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 17/04/10

P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 17/04/10 P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 17/04/10 Nome: GABARITO Nº de Matrícula: Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a,5 a,5 3 a,5 4 a,5 Total 10,0 Dados R 0,081 atm L mol -1 K -1 T (K) T ( C) + 73,15

Leia mais

PRODUTOS QUÍMICOS NA INDÚSTRIA METALÚRGICA RESUMO

PRODUTOS QUÍMICOS NA INDÚSTRIA METALÚRGICA RESUMO PRODUTOS QUÍMICOS NA INDÚSTRIA METALÚRGICA 1 Mislene da Silva 1 TatianeTeixeira Tavares 2 RESUMO A Metalurgia é a ciência que estuda e gerencia os metais desde sua extração do subsolo até sua transformação

Leia mais

A.L. 1.2 SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE (II) MONO-HIDRATADO

A.L. 1.2 SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE (II) MONO-HIDRATADO A.L. 1.2 SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE (II) MONO-HIDRATADO QUÍMICA 11.ºANO QUESTÃO-PROBLEMA O que se pode fazer com amoníaco? O amoníaco é uma substância utilizada mundialmente em larga escala para

Leia mais

COMPORTAMENTO E DURABILIDADE DE TELHAS CERÂMICAS EM AMBIENTE MARÍTIMO ÍNDICE DO TEXTO

COMPORTAMENTO E DURABILIDADE DE TELHAS CERÂMICAS EM AMBIENTE MARÍTIMO ÍNDICE DO TEXTO CAPÍTULO 1 COMPORTAMENTO E DURABILIDADE DE TELHAS CERÂMICAS EM AMBIENTE MARÍTIMO ÍNDICE DO TEXTO INTRODUÇÃO... 1 1.1 Enquadramento... 1 1.2 Objectivos... 4 1.3 Organização do texto... 4 CAPÍTULO 2 DEGRADAÇÃO

Leia mais

ENGENHO NOVO TECNOLOGIA LTDA.

ENGENHO NOVO TECNOLOGIA LTDA. TRATAMENTO DE CALDO FILTRADO POR FLOTAÇÃO ENGENHO NOVO 1. Introdução O reciclo do caldo filtrado é um dos maiores responsáveis pela sobrecarga e o baixo desempenho de um sistema de tratamento de caldo,

Leia mais

FÍSICA RADIOLOGICA. Prof. Emerson Siraqui

FÍSICA RADIOLOGICA. Prof. Emerson Siraqui FÍSICA RADIOLOGICA Prof. Emerson Siraqui RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA Para concluirmos o que é radiações de forma bem simples é um transporte de energia que se propaga a partir de uma fonte em todas direções.

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA MASSA VOLÚMICA DE UM SÓLIDO

DETERMINAÇÃO DA MASSA VOLÚMICA DE UM SÓLIDO Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Ciências Físico-Químicas 2009/2010 DETERMINAÇÃO DA MASSA VOLÚMICA DE UM SÓLIDO Trabalho realizado por: Ano: Nº T: Índice Introdução 3 Objectivos.4 Material/

Leia mais

5º Capítulo: Transformação de polímeros

5º Capítulo: Transformação de polímeros 5º Capítulo: Transformação de polímeros Tecnologias de transformação de termoplásticos Moldação por Injecção Extrusão Extrusão de filme tubular Extrusão de filme e folha Calandragem Termoformação Moldação

Leia mais

Título da Pesquisa: Palavras-chave: Campus: Tipo Bolsa Financiador Bolsista (as): Professor Orientador: Área de Conhecimento: Resumo

Título da Pesquisa:  Palavras-chave: Campus: Tipo Bolsa Financiador Bolsista (as): Professor Orientador: Área de Conhecimento: Resumo Título da Pesquisa: Estudo Sobre energia solar e suas aplicações á inclusão social da população de baixa renda e ao programa Luz Para Todos. Palavras-chave: Energia solar, Aquecedor solar, Painel fotovoltaico

Leia mais

Como Elaborar um Relatório

Como Elaborar um Relatório AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CANAS DE SENHORIM E s c o l a E B 2, 3 / S E n g º D i o n í s i o A u g u s t o C u n h a B I B L I O T E C A E S C O L A R C E N T R O D E R E C U R S O S E D U C A T I V O

Leia mais

Aula 8 CONSERVAÇÃO DE ENERGIA I - CAPACIDADE CALORÍFICA DO CALORÍMETRO. Menilton Menezes

Aula 8 CONSERVAÇÃO DE ENERGIA I - CAPACIDADE CALORÍFICA DO CALORÍMETRO. Menilton Menezes Aula 8 CONSERVAÇÃO DE ENERGIA I - CAPACIDADE CALORÍFICA DO CALORÍMETRO META Aplicar o princípio das trocas de calor nos processos de transferência de energia. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 03/09/07

P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 03/09/07 1 - ROVA DE QUÍMICA GERAL 03/09/07 Nome: Nº de Matrícula: Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a 2,5 2 a 2,5 3 a 2,5 4 a 2,5 Total 10,0 Dados R = 0,0821 atm L mol -1 K -1 T (K) = T ( C) + 273,15

Leia mais

É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas.

É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas. Estequiometria Introdução Estequiometria É derivada da palavra grega STOICHEON (elemento) e METRON (medida) significa medida dos elementos químicos", ou ainda medir algo que não pode ser dividido. É o

Leia mais

ESTRUTURAS DE MADEIRA

ESTRUTURAS DE MADEIRA ESTRUTURAS DE MADEIRA PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA AULAS 2 e 3 EDER BRITO GENERALIDADES A madeira é um material não homogêneo com muitas variações. Além disto, existem diversas espécies com diferentes

Leia mais

Química Orgânica II. Aminas Nomenclatura, Ocorrência Natural, Reatividade, Sínteses e Reações. Setor de Química Orgânica

Química Orgânica II. Aminas Nomenclatura, Ocorrência Natural, Reatividade, Sínteses e Reações. Setor de Química Orgânica Química Orgânica II Aminas Nomenclatura, Ocorrência Natural, Reatividade, Sínteses e Reações Setor de Química Orgânica 1- Conceito e Importância As aminas existem em abundância nas plantas e nos animais.

Leia mais

Briquetes produzidos com resíduos

Briquetes produzidos com resíduos Briquetes produzidos com resíduos Nos dias atuais é constante a discussão sobre a necessidade da obtenção de alternativas para fontes de energias renováveis como mecanismos de desenvolvimento sustentável.

Leia mais

PRODUÇÃO DE GRAFITA COM A UTILIZAÇÃO DE CARVÃO VEGETAL COMO MATÉRIA-PRIMA

PRODUÇÃO DE GRAFITA COM A UTILIZAÇÃO DE CARVÃO VEGETAL COMO MATÉRIA-PRIMA PRODUÇÃO DE GRAFITA COM A UTILIZAÇÃO DE CARVÃO VEGETAL COMO MATÉRIA-PRIMA Arthur Maffei Angelotti, (IC, Fundação Araucária), Unespar Câmpus de Campo Mourão, arthur_angelotti@hotmail.com Nabi Assad Filho,

Leia mais

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS DE MATRIZ DE ALUMÍNIO OBTIDOS POR METALURGIA

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LÂMPADAS FLUORESCENTES E LED APLICADO NO IFC CAMPUS LUZERNA

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LÂMPADAS FLUORESCENTES E LED APLICADO NO IFC CAMPUS LUZERNA ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LÂMPADAS FLUORESCENTES E LED APLICADO NO IFC CAMPUS LUZERNA Autores: Marina PADILHA, Felipe JUNG, Ernande RODRIGUES Identificação autores: Estudante de Graduação de Engenharia

Leia mais

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g 01) (FCMSC-SP) A frase: Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se relaciona-se com as idéias de: a) Dalton. b) Proust. c) Boyle. d) Lavoisier. e) Gay-Lussac. 02) Acerca de uma reação química, considere

Leia mais

CURSINHO TRIU QUÍMICA FRENTE B

CURSINHO TRIU QUÍMICA FRENTE B CURSINHO TRIU QUÍMICA FRENTE B AULA 3 EXPRESSÕES DE CONCENTRAÇÃO (CONT.) E PROPRIEDADES COLIGATIVAS DATA: 01/09/2014 1) EXPRESSÕES DE CONCENTRAÇÃO (CONTINUAÇÃO) a. FRAÇÃO EM MOL Fração em mols ou fração

Leia mais

RESISTÊNCIA À OXIDAÇÃO DO AÇO-CARBONO SAE 1020 RECOBERTO POR UM FILME DE Cr 2 O 3

RESISTÊNCIA À OXIDAÇÃO DO AÇO-CARBONO SAE 1020 RECOBERTO POR UM FILME DE Cr 2 O 3 1/5 RESISTÊNCIA À OXIDAÇÃO DO AÇO-CARBONO SAE 1020 RECOBERTO POR UM FILME DE Cr 2 O 3 Marina Fuser Pillis 1, Olandir Vercino Correa 2, Lalgudi Venkataraman Ramanathan 3 1 IPEN/CNEN-SP, São Paulo, Brasil.

Leia mais

Impacto a baixas temperaturas

Impacto a baixas temperaturas A U A UL LA Impacto a baixas temperaturas Introdução Conta-se que os primeiros exploradores do Ártico enfrentaram dificuldades fenomenais para levar a cabo sua missão, porque os equipamentos de que dispunham

Leia mais

PREPARO DE GRÃOS DE SOJA PARA EXTRAÇÃO

PREPARO DE GRÃOS DE SOJA PARA EXTRAÇÃO PREPARO DE GRÃOS DE SOJA PARA EXTRAÇÃO Eng. Luiz Carlos Masiero L.C.Masiero Engenharia Industrial Jaú, SP Resumo: Se apresentam neste trabalho as considerações básicas do processo de preparação de grãos

Leia mais

Produção de espuma cerâmica com baixo impacto ambiental para aplicação em petróleo

Produção de espuma cerâmica com baixo impacto ambiental para aplicação em petróleo SCIENTIA PLENA VOL. 6, NUM. 12 2010 www.scientiaplena.org.br Produção de espuma cerâmica com baixo impacto ambiental para aplicação em petróleo L. B. Barbosa, L. M. de Jesus, S. J. Matos, Z. S. Macedo

Leia mais

Steel Cord. Introdução

Steel Cord. Introdução Steel Cord Introdução Cabo de aço é um tipo de corda feita de vários arames de aço enrolados em forma de hélice. Quando foi inventado, era comum a utilização de ferro forjado na fabricação destes arames,

Leia mais

Propriedades térmicas em Materiais

Propriedades térmicas em Materiais FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Msc. Patrícia Correa Propriedades térmicas em Materiais Noções importantes para entendermos os mecanismos de transporte através dos materiais

Leia mais

6 ESTRUTURAS MOLECULARES

6 ESTRUTURAS MOLECULARES 6 ESTRUTURAS MOLEULARES 6.1 Introdução A estrutura molecular é formada pelo agrupamento de diversas moléculas constituídas, por sua vez, por um número limitado de átomos fortemente ligados entre si por

Leia mais

MODELOS DE VON BERTALANFFY E GOMPERTZ PARA DESCREVER

MODELOS DE VON BERTALANFFY E GOMPERTZ PARA DESCREVER MODELOS DE VON BERTALANFFY E OMPERTZ PARA DESCREVER OS PARÂMETROS DE TAMANHO E PESO MÉDIO DE TILÁPIAS JORE CORRÊA DE ARAÚJO 1 ROSA MARÍA ARCÍA MÁRQUEZ 2 Resumo O objetivo desse trabalho foi utilizar os

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos Teste 1 de Física e Química A 10º ANO 22/10/2013 90 minutos

Escola Secundária de Casquilhos Teste 1 de Física e Química A 10º ANO 22/10/2013 90 minutos Escola Secundária de Casquilhos Teste 1 de Física e Química A 10º ANO 22/10/2013 90 minutos NOME Nº Turma Informação Professor Enc. de Educação 1. Os átomos dos isótopos e do carbono têm (A) números atómicos

Leia mais

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ALUMINOSILICATO MESOPOROSO AL-MCM-41 PARA APLICAÇÃO NO REFINO DE PETRÓLEO.

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ALUMINOSILICATO MESOPOROSO AL-MCM-41 PARA APLICAÇÃO NO REFINO DE PETRÓLEO. PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ALUMINOSILICATO MESOPOROSO AL-MCM-41 PARA APLICAÇÃO NO REFINO DE PETRÓLEO. Fabiana Medeiros do Nascimento SILVA 1, Maria Wilma N. C. CARVALHO 2, Rucilana Patrícia B. CABRAL

Leia mais

Material: A B? Projeto de uma garra para movimentação de toras de madeira

Material: A B? Projeto de uma garra para movimentação de toras de madeira Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: Todos os projetos um dia

Leia mais

EMPREGO DE AGENTES DISPERSANTES CONVENCIONAIS E ALTERNATIVOS PARA DETERMINAÇÃO DA TEXTURA DE SOLOS DO CERRADO DO AMAPÁ

EMPREGO DE AGENTES DISPERSANTES CONVENCIONAIS E ALTERNATIVOS PARA DETERMINAÇÃO DA TEXTURA DE SOLOS DO CERRADO DO AMAPÁ EMPREGO DE AGENTES DISPERSANTES CONVENCIONAIS E ALTERNATIVOS PARA DETERMINAÇÃO DA TEXTURA DE SOLOS DO CERRADO DO AMAPÁ Caio Sérgio Silva dos ANJOS 1 ; Beatriz Costa MONTEIRO 2 ; Ailton Freitas Balieiro

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PERMEABILIDADE AO VAPOR DE ÁGUA DE FILMES NANOCOMPÓSITOS DE FÉCULA DE MANDIOCA INCORPORADO COM ÓLEO ESSENCIAL DE CRAVO-DA-ÍNDIA

AVALIAÇÃO DA PERMEABILIDADE AO VAPOR DE ÁGUA DE FILMES NANOCOMPÓSITOS DE FÉCULA DE MANDIOCA INCORPORADO COM ÓLEO ESSENCIAL DE CRAVO-DA-ÍNDIA AVALIAÇÃO DA PERMEABILIDADE AO VAPOR DE ÁGUA DE FILMES NANOCOMPÓSITOS DE FÉCULA DE MANDIOCA INCORPORADO COM ÓLEO ESSENCIAL DE CRAVO-DA-ÍNDIA (Syzygium aromaticum). Gisele Fernanda Alves da Silva 1 ; William

Leia mais

Aula 16 assíncrona Conteúdo:

Aula 16 assíncrona Conteúdo: Aula 16 assíncrona Conteúdo: Fontes alternativas de energia: eólica e nuclear. Fontes alternativas de energia: Solar e biogás Habilidade: Valorizar os progressos da química e suas aplicações como agentes

Leia mais

ESTUDO DA RELAÇÃO MOLAR IDEAL NA TRANSESTERIFICAÇÃO ETANOL:ÓLEO

ESTUDO DA RELAÇÃO MOLAR IDEAL NA TRANSESTERIFICAÇÃO ETANOL:ÓLEO ESTUDO DA RELAÇÃO MOLAR IDEAL NA TRANSESTERIFICAÇÃO ETANOL:ÓLEO ARAÚJO, A. P. 1, GOUVÊA, C. A. K., COSTA, A. E. da Costa 1 Centro Universitário Tupy - Unisociesc, Faculdade de Engenharia Química E-mail

Leia mais

Utilização de Resíduos de Metal como material para a absorção de radiação eletromagnética

Utilização de Resíduos de Metal como material para a absorção de radiação eletromagnética Utilização de Resíduos de Metal como material para a absorção de radiação eletromagnética Abstrato A radiação eletromagnética está aumentando junto com o desenvolvimento da tecnologia, principalmente eletro-domésticos

Leia mais

RENDIMENTO EM ÓLEO DAS VARIEDADES DE GIRASSOL CULTIVADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA O PROJETO RIOBIODIESEL

RENDIMENTO EM ÓLEO DAS VARIEDADES DE GIRASSOL CULTIVADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA O PROJETO RIOBIODIESEL RENDIMENTO EM ÓLEO DAS VARIEDADES DE GIRASSOL CULTIVADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA O PROJETO RIOBIODIESEL Leonardo Moreira de Lima, UFRRJ, wanderpesagro@yahoo.com.br Rafael Silveira Chiaro, UFRRJ,

Leia mais