Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 6º ano do Ensino Fundamental 2º trimestre. Habilidades Conteúdos Avaliações. avaliação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 6º ano do Ensino Fundamental 2º trimestre. Habilidades Conteúdos Avaliações. avaliação"

Transcrição

1 Conteúdos e Instrumentos Avaliativos 6º ano do Ensino Fundamental 2º trimestre Componente Curricular Relações Escolares e Autonomia Educação Religiosa Professor (a) Ir. Maria do Carmo Ir. Maria do Carmo Habilidades Conteúdos Avaliações Compreensão da importância do Planejamento escolar/planilhas de Atividade avaliativa (4,0) planejamento escolar. avaliação Atividades individuais e Aplicação das recomendações Atividade de integração e participação (4,0) importantes. autoconhecimento/bianca Atividades coletivas (2,0) Reconhecimento das Gentileza gera gentileza - Profeta características, habilidades e gentileza competências de cada colega. Princípios e Normas de Convivência Diferenciação das etapas de Textos reflexivos crescimento e seu cuidado. Produções pessoais Identificação de elementos Adolescência/sexualidade/ importantes para o cotidiano. Crescimento Assembleia escolar Compreensão dos registros e das Os registros de uma experiência Prova trimestral com consulta experiências vivenciadas. Experiências vivenciadas na família (4,0) Aplicação de atitudes e valores Folheando e compreendendo os Textos Atividades individuais e práticos. Sagrados participação (4,0) Reconhecimento da importância Textos Sagrados: Mensagens e Atividades coletivas (2,0)

2 dos Textos Sagrados para as pessoas. Diferenciação de Mensagens e Orientações. Identificação de elementos importantes para a formação do cidadão. Filosofia Leonardo Descrição de situações que envolvem a cultura e a natureza. Identificação das diferentes formas de compreensão do mundo. Comparação de diferentes etnias. História Fernanda Contextualização Análise Memorização Interpretação Aplicação e Avaliação Geografia Paula Orientação no espaço, utilizando diferentes recursos. Orientações Diálogo: base das relações humanas Dia dos pais 70 anos do Colégio Santa Inês Razão e lógica Linguagem e comunicação Consciência e pensamento Observação e experiência no mundo primitivo Idade dos Metais: formação das cidades e Estados Pré- História americana. Movimentos da Terra (rotação e translação) Teste (2,0) Prova trimestral (4,0) Trabalho (elaboração de texto) (3,0) Participação (1,0) Teste (2,0) Trabalho em grupo (2,0) Prova Trimestral (4,0) Atividades de aula/temas (2,0) Tarefa sobre movimentos terrestres (1,0)

3 Apropriação das diferentes possibilidades e técnicas de representação do espaço. Compreensão dos diferentes tempos nos diferentes pontos da Terra (fusos horários como consequência da rotação terrestre). Ciências Graziela Estabelecimento de relações entre transformações culturais, conhecimento científico e tecnológico. Relação entre alterações na qualidade do solo, da água ou do ar e intervenções humanas no espaço/tempo. Interpretação do comportamento de variáveis, com base na observação e experimentação de fenômenos naturais. Avaliação diagnóstica de Orientação (pontos cardeais e colaterais) Coordenadas geográficas Fusos horários Fenômenos da Natureza: Vulcanismo e Terremotos Os continentes em Movimento: Placas Tectônicas e as transformações ocorridas no planeta Rochas Magmáticas, Metamórficas e Sedimentares Formação do Solo O impacto do Lixo no solo Lixão x Aterro Sanitário Tarefa sobre orientação (1,0) Tarefa sobre coordenadas geográficas (2,0) Tarefa sobre fusos horários (1,0) Temas (1,0) Trimestral (4,0) Teste (2,0) Prova (4,0) Participação (Tema, postura em aula, realização das atividades propostas) (1,0). Trabalho (3,0).

4 situações do cotidiano que ocorram por mau uso dos recursos naturais, apresentando alternativas sustentáveis. Arte Analice Memória descrição de aspectos essenciais do objeto de estudo: Arte no Antigo Egito. Identificação reconhecer elementos que compõem o objeto de estudo. Comparação estabelecer relações de semelhança e diferença entre o objeto de estudo e a contemporaneidade. Educação Física Luciano Reflexão sobre os efeitos corporais do exercício Identificação da composição dos alimentos e da sua relação com a prática dos exercícios e com um estilo de vida saudável; Estudo dos períodos da arte egípcia e suas relações com a atualidade Pintura, desenho e escultura Técnicas artísticas de pintura e escultura Apreciação, descrição e análise de obras egípcias e contemporâneas Prática esportiva (Basquetebol) Prática esportiva (Handebol) Jogos adaptados Atividade Física Higiene pessoal Execução de gestos técnicos básicos de diferentes modalidades Produções artísticas individuais (8,0) Produções artísticas coletivas (2,0) Execução dos exercícios (1,0) Compromisso (1,0) Desempenho nos jogos (2,0) Trabalho de pesquisa (2,0) Participação em atividades lúdicas (2,0) Execução de atividades

5 Execução de diferentes motoras com bolas (2,0) modalidades esportivas e seus principais fundamentos; Valorização de atitudes de respeito coletivo. Língua Estrangeira, Inglês. Eduardo Ampliação repertório gramatical e lexical Pesquisa, escrita e relato de Preposições de tempo Numerais ordinais Vocabulário das unidades 3 e 4 Trimestral (4,0) Teste (2,0) Participação e produtividade informações e curiosidades (uso da 3ª pessoa e os pronomes her e his) Relato, apresentação e produção Countable and uncountable nouns Quantifiers (1,0) Feitura de temas (1,0) Trabalhos avaliativos (2,0) de material sobre o tema Ecofriendly. Língua Estrangeira, Espanhol. Letícia Utilização e reconhecimento dos sons. Apropriação de vocabulário em Profissões Comida Verbo gustar, doler, encantar, molestar Vídeo do dia E (2,0) Pesquisa sobre profissões (projeto de série) (2,0) uso frasal simples. Cores Trabalhos avaliativos (2,0) Dias da semana Prova trimestral (4,0) Verbos regulares no presente do indicativo

6 Português Renata Leitura, interpretação e expressão de ideias de forma crítica e apropriada. Análise dos procedimentos argumentativos utilizados em um texto, a partir da inferência sobre os objetivos de seu produtor e quem é seu públicoalvo. Aprimoramento da leitura oral, orientando quanto à entonação, pontuação e ênfase. Reconhecimento das diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Identificação dos elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. Ortografia de acordo com a necessidade 1ª Redação (1,0) da turma Avaliação da 1ª Leitura (Os Língua oral e escrita doze trabalhos de Hércules.) (1,0) Revisão das classes gramaticais: Teste trimestral (com substantivos e Adjetivos onsulta ao caderno) (1,0) Artigos: classificação, flexão de gênero, número 2ª Redação (1,0) Avaliação da 2ª Leitura Interjeições: identificação, classificação (Família online.) (1,0) e uso Numerais: classificação, flexão de gênero e número, leitura dos numerais romanos Estrutura do diálogo Poesia lírica / narrativa: estrofe, verso e rima Tipos de textos: com sequência expositiva, narrativa, descritiva, argumentada Tipos de Frases: declarativa, interrogativa, exclamativa e imperativa Produção textual apresentando Avaliação Trimestral (sem onsulta) (4,0) Trabalho (0,5) Temas, caderno completo e participação em aula (0,5)

7 Reconhecimento do uso da organização das ideias em parágrafos norma padrão da língua (introdução, desenvolvimento e portuguesa nas diferentes conclusão), sequência de fatos, pontuação situações de comunicação. adequada Associação, em diferentes Sinais de pontuação: reticências, textos, opiniões, temas, assuntos travessão e dois-pontos e recursos linguísticos. Elementos da narrativa: enredo, personagens, tempo, lugar, ação e narrador Linguagem Audiovisual Carlos Augusto Identificação das diferenças e semelhanças que estão contidas Questionamentos acerca das imagens e suas funções Finalização do projeto do 1º trimestre (2,5) nos signos visuais produzidos na Experimentação e interpretação de Atividades práticas de contemporaneidade. imagens produção visual (5,0) Capacidade de articular relações Adaptação cênica de obra literária Resumo reflexivo de leitura entre imaginação e memória Mídias de comunicação dirigida (2,0) para a construção do imaginário. contemporânea II Participação em aula (0,5) Criação, expressão e reflexão, justificando suas tomadas de decisão. Comunicação através da linguagem visual respeitando a diversidade cultural.

8 Matemática Lisiane Reconhecimento, a partir da leitura de textos apropriados, de diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do tempo. Resolução de situaçõesproblema envolvendo números fracionários e decimais. Interpretação de gráficos e tabelas para compreender a realidade. Conjunto N: problemas envolvendo MMC e MDC Frações: Definição, equivalência, comparação; Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) Decimais Nomenclatura, conversão de frações em decimais e vice-versa Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) Fração Decimal e Centesimal (Porcentagem) Resolução de problemas envolvendo porcentagem Interpretação e construção de gráficos e tabelas envolvendo números decimais resolução de problemas envolvendo porcentagem Avaliação trimestral (4,0) Teste individual sem consulta (2,0) Teste em duplas (2,0) Atividades relacionadas ao projeto (1,0) Tarefas de casa e participação (1,0)

9 Educação Financeira Gisella Observação e compreensão das características de um Custos fixos e variáveis Valor x preço Trabalho individual (3,0) Trabalho em dupla ou trio empreendedor. Metodologia DSOP (2,0) Análise crítica da necessidade da O que é um empreendedor Trabalho trimestral individual compreensão de custos, valores e métodos. Identificação de alternativas para Perfil de um empreendedor Compras e dívidas. (4,0) Qualitativa (1,0) (temas, participação, caderno prevenção coerente com o completo, pontualidade e próprio contexto familiar. postura) Robótica Filipe Utilização de linguagem técnica Ampliação do raciocino Investigações Programação Resolução de problemas Software de Programação EV3 Deslocamentos angulares Soma de ângulos Reflexão e absorção de luz. Intervalos numéricos. Cálculos e medidas. Trajetórias retas e curvas Montagem Tecnologias Assistivas (1,0) Trabalho sobre Automação Residencial (3,0) Construção da Janela Automatica (1,0) Avaliação Individual (4,0) Participação (1,0)

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

Habilidades: HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 7 os ANOS

Habilidades: HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 7 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 7 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Inferir informações implícitas nos diferentes textos. (Texto poético) 2 Identificar a finalidade de textos que foram construídos em diferentes

Leia mais

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre.

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. Planejamento da 3ª etapa 6º Ano do Ensino Fundamental II LEIA COM ATENÇÃO! Pontos distribuídos = 35 pontos Média mínima = 21 pontos. Datas de prova

Leia mais

Letras Tradução Espanhol-Português Ementário

Letras Tradução Espanhol-Português Ementário Letras Tradução Espanhol-Português Ementário Componentes Curriculares CH Ementa Cultura Clássica 04 Estudo da cultura das civilizações clássica em suas diversas fases, tendo em vista reflexões sobre a

Leia mais

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES CONTEÚDOS:

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES CONTEÚDOS: DICAS DE ESTUDO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES 1) FAÇA seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, PARTICIPE da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) MANTENHA

Leia mais

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo Português, língua materna 16 Português, língua padrão 17 Outras variedades do português 18 Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte

Leia mais

Conteúdos da prova de bolsa 2016

Conteúdos da prova de bolsa 2016 Conteúdos da prova de bolsa 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2016 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2016 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE 1-Conjuntos numéricos, regularidades numéricas e/ou geométricas ( conjuntos numéricos; seqüências numéricas e/ou geométricas; termo geral

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS E TRABALHOS 3º TRIMESTRE 2013 DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO AVALIAÇÃO

CALENDÁRIO DE PROVAS E TRABALHOS 3º TRIMESTRE 2013 DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE PROVAS E TRABALHOS 3º TRIMESTRE 2013 TURMA 53 08/11 53 Almira X Matemática Escrita de frações Representação de frações através de desenhos Tipos de frações: aparente, própria e imprópria

Leia mais

Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série: 8º Turma: 81,82,83 e 84

Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série: 8º Turma: 81,82,83 e 84 COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série:

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE LETRAS INGLÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA INGLESA Nome da disciplina: Comunicação e Expressão Código da disciplina: 990101 A leitura como vínculo leitor/texto,

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Apropriação da língua escrita como meio de expressão, interação e comunicação. Uso social da escrita Relação

Leia mais

2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL

2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL 2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL 10/03 Inglês Unidades 1 e 2 (Páginas 4 a 22) Unidade 1 - Eu e todas as crianças (Páginas 10 a 28) 14/03 História Unidade 1 - Brinquedos e brincadeiras (Páginas 10 a 21) 17/03

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA Professora: Andréia Bamberg Vieira Disciplina: Matemática AnO7 H Período: Vespertino 1º BIMESTRE NÚMEROS E ÁLGEBRA - Números Naturais: - A sequência dos números

Leia mais

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º SEMESTRE/2016 ANEXO I

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º SEMESTRE/2016 ANEXO I ANEXO I As provas de Matemática, Conhecimentos Gerais e Língua Portuguesa objetivam verificar as competências e habilidades do candidato no que se refere à capacidade de analisar situações problemáticas,

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL

COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL Município : Sertaneja Paraná Carga Horária Semanal 3 (aulas) 1. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 1ª TURMAS: B

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Trimestre:

Leia mais

CRONOGRAMA ESPANHOL 1º ano 1º Bimestre 2014

CRONOGRAMA ESPANHOL 1º ano 1º Bimestre 2014 CRONOGRAMA ESPANHOL 1º ano 2014 Professor(a): Lígia Martins de Matos Total de aulas previstas: +- 10 aulas OBJETIVO GERAL: Oferecer ao aluno, as condições de ensino-aprendizagem para que ele desenvolva

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 1 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 90 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 1 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 90 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 1 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 MATEMÁTICA

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 MATEMÁTICA CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 ANO: 6º A e B Prof: Zezinho e Admir MATEMÁTICA PROGRAMA II DATA DA PROVA: 09 / 08 / 2016 HORÁRIO: 14h GRUPO 2 - ORIGEM E EVOLUÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

PLANEJAMENTO 2016. Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael

PLANEJAMENTO 2016. Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael 1ª UNIDADE II ) Compreensão de fenômenos Contagem 1. Números pra quê? 2. Sistemas de numeração 3. O conjunto dos números naturais

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO 2ª AVALIAÇÃO MENSAL ENSINO FUNDAMENTAL I 2014 - TARDE

ROTEIRO DE ESTUDO 2ª AVALIAÇÃO MENSAL ENSINO FUNDAMENTAL I 2014 - TARDE AM 2 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura e interpretação de: - Imagem. - Poema. Acento circunflexo Gramática páginas 67 a 70. Ortografia s ss Gramática páginas 71 a 75. Acento til Gramática páginas 76

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE OUTUBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE OUTUBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace TURMA 311 Professora Grace 01 02 03 04 Prova de Artes: Audição e Percepção de sons. 05 06 07 08 09 10 11 Prova de Português: Travessão, Parágrafo, título, Letra Maiúscula. 12 13 14 15 16 17 18 Prova de

Leia mais

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Direitos de Aprendizagem O artigo 32 da LDB estabelece que é necessário garantir o desenvolvimento da capacidade

Leia mais

SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS

SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS SARESP 2013 Participação dos Alunos das Redes Municipais Ano/Série Nº de Alunos % de Participação 2º EF 179.705 90,1 3º EF 181.160 90,2 Nº Escolas Nº

Leia mais

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE Planificação Anual - 2015-2016 Ensino Básico 9º Ano 2º Ano - Atividade Vocacional FOTOGRAFIA DIGITAL MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS Conteúdos Procedimentos

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA Objetivos Conteúdos Habilidades Reconhecer números inteiros, e as diferentes formas de representá-los e relacioná-los, apropriando-se deles. Números inteiros:

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS AVALIATIVOS 8 ANO

ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS AVALIATIVOS 8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CONTEÚDOS AVALIATIVOS 8 ANO Brasília, 25 de fevereiro de 2013. Caro aluno, Segue a agenda do 1º bimestre. Nela, você encontrará

Leia mais

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) serão avaliadas habilidades e competências, agrupadas em 8 tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina,

Leia mais

Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 6º ano do Ensino Fundamental 3º trimestre. Professor (a) Habilidades Conteúdos Avaliações

Conteúdos e Instrumentos Avaliativos. 6º ano do Ensino Fundamental 3º trimestre. Professor (a) Habilidades Conteúdos Avaliações Conteúdos e Instrumentos Avaliativos 6º ano do Ensino Fundamental 3º trimestre Componente Curricular Relações Escolares e Autonomia Educação Religiosa Professor (a) Habilidades Conteúdos Avaliações Ir.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A):JulianaSilva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

DIVISÃO DE NOTAS 1º TRIMESTRE / 2016

DIVISÃO DE NOTAS 1º TRIMESTRE / 2016 Professor (a): Elizangela/ Adriana Componente Curricular: Língua Portuguesa Série: 9º TIPO DE VALOR CONTEÚDO DATA AV1 2,5 - Diferença entre frase, oração e período. - Período composto por subordinação.

Leia mais

PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE LINGUA PORTUGUESA HISTÓRIA GEOGRAFIA Verbos ( Modo Indicativo), 1ª, 2ª e 3ª Conjugação Uso dos porquês Pontuação Elementos da narrativa Análise textual

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Professor(a): Carolina Araújo e Kênia Pessoa Série: 9º ano Turmas: 91, 92, 93 e 94

Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Professor(a): Carolina Araújo e Kênia Pessoa Série: 9º ano Turmas: 91, 92, 93 e 94 COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

PEDAGOGIA. Ementas das Disciplinas

PEDAGOGIA. Ementas das Disciplinas PEDAGOGIA Ementas das Disciplinas 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de retextualização, e da integração com estudos lexicais

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL E PERIÓDICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL E PERIÓDICA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA ANO : 4.º ANO LECTIVO: 2007/ 2008 PLANIFICAÇÃO ANUAL E PERIÓDICA COMPETÊNCIAS GERAIS 1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais

Currículo Referência em Artes Visuais Currículo Referência em Artes Visuais Bimestre Objetivos 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Conceitos Modalidades Expectativas Sugestão de Atividades em diferentes Modalidades 1º Bimestre Ressignificar

Leia mais

ARTES - 1º AO 5º ANO

ARTES - 1º AO 5º ANO 1 Ano Artes Visuais 1 Bimestre O fazer artístico do aluno desenho, pintura, dobradura, colagem e modelagem. Competências/Habilidades Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual; Música

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 5 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Educação e Diversidade, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 1ª e 2ª séries do Ensino Médio 2016 Unidade Golfe Olímpico

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 1ª e 2ª séries do Ensino Médio 2016 Unidade Golfe Olímpico PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS 1ª e 2ª séries do Ensino Médio 2016 Unidade Golfe Olímpico I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para o

Leia mais

6º ANO A 7º ANO A. São Paulo, 20 de maio de 2015. São Paulo, 20 de maio de 2015. COMUNICADO Nº 0054 /2015. COMUNICADO Nº 0054 /2015.

6º ANO A 7º ANO A. São Paulo, 20 de maio de 2015. São Paulo, 20 de maio de 2015. COMUNICADO Nº 0054 /2015. COMUNICADO Nº 0054 /2015. 6º ANO A APOSTILA 1 - CAPÍTULO 4 - O RELEVO TERRESTRE APOSTILA 2 - CAPÍTULO 5 - O TEMPO E O CLIMA INGLÊS 27/5 AN/A; MONEY PORTUGUÊS 28/5 LITERATURA FANTÁSTICA: O MUNDO DE ALICE; VERBO; / ADVÉRBIO; ESPANHOL

Leia mais

Planificação Trimestral de Língua Portuguesa. 3º ano. Ano letivo 2011/2012-2º período

Planificação Trimestral de Língua Portuguesa. 3º ano. Ano letivo 2011/2012-2º período Planificação Trimestral de Língua Portuguesa 3º ano Ano letivo 2011/2012-2º período Tema Tópicos/subtópicos Competências Tarefas/atividades Avaliação Compreensão do Oral: -Compreensão de discursos orais

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: ENSINO RELIGIOSO Período: Anual Professor: MARIA LÚCIA DA SILVA Série e segmento: 7º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE * conhecer os elementos básicos que compõe

Leia mais

6º ano - Ensino Fundamental

6º ano - Ensino Fundamental EMENTAS 1º TRIMESTRE 6º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Ciências da Natureza Professor: Sinue Quadrado Compreender a origem e formação do Universo suas principais Teorias, investigar a

Leia mais

DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) 1º PERÍODO

DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) ANO LETIVO: 2013/2014 ANO: 6º CURRÍCULO DA DISCIPLINA: Português CONTEÚDOS 1º PERÍODO Leitura Texto poético. Compreensão. Texto narrativo. Narrador.

Leia mais

8º Ano Planificação Matemática 14/15

8º Ano Planificação Matemática 14/15 8º Ano Planificação Matemática 14/15 Escola Básica Integrada de Fragoso 8º Ano Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números e Operações Geometria e medida Dízimas finitas e infinitas periódicas

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Fase: 5ª Carga Horária: 60h Créditos: 04 Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento

Leia mais

Planificação INGLÊS 6ºAno Ano letivo 2015-16 MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS. - Leitura de textos

Planificação INGLÊS 6ºAno Ano letivo 2015-16 MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS. - Leitura de textos Planificação INGLÊS 6ºAno Ano letivo 2015-16 MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS CONTEÚDOS Teste diagnóstico Atividades recuperação Unidade starter: revisão de identificação pessoal, alfabeto, países

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

Programação das Unidades de Aprendizagem

Programação das Unidades de Aprendizagem Disciplina: Língua Portuguesa 8ºAno Ano Lectivo: 09 /10 U.A.Nº: 0 metodologias básicas de análise, e investir esse na mobilização das apropriadas à compreensão oral e escrita e na - Apresentação - Apresentação

Leia mais

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 3ª ETAPA MATÉRIA DATA MATÉRIA DATA 21/10 23/10. 4ª feira 25/10 28/10. feira 30/10 4 E 5/11. 2ª feira e 3ª feira

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 3ª ETAPA MATÉRIA DATA MATÉRIA DATA 21/10 23/10. 4ª feira 25/10 28/10. feira 30/10 4 E 5/11. 2ª feira e 3ª feira CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 3ª ETAPA 1º MÓDULO 12 pontos 2º MÓDULO 15 pontos MATÉRIA DATA MATÉRIA DATA PORTUGUÊS 21/10 27/11 CIÊNCIAS 23/10 29/11 6ª feira 25/10 2/12 2ª feira PORTUGUÊS 28/10

Leia mais

A prova é constituída por duas partes, prova escrita e prova oral, a ter lugar em datas distintas.

A prova é constituída por duas partes, prova escrita e prova oral, a ter lugar em datas distintas. 2015/2016 ANO DE ESCOLARIDADE: 9º ANO DURAÇÃO DA PROVA ESCRITA: 90 minutos TOLERÂNCIA: 00 minutos DURAÇÃO DA PROVA ORAL: ± 15 MINUTOS INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 3.º CICLO - 1.ª e 2.ª

Leia mais

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática Oficina de Matemática tica 3º ano EM Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEPE para promoção da equidade e melhoria da qualidade da educação dos estudantes pernambucanos. Prof

Leia mais

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA

Leia mais

AÇÃO: REVISITANDO OS GÊNEROS NARRATIVOS A PARTIR DE PRÁTICAS TEATRAIS

AÇÃO: REVISITANDO OS GÊNEROS NARRATIVOS A PARTIR DE PRÁTICAS TEATRAIS (TURMAS DE 1º E 3º anos/ Duração: 04 aulas) CONTEÚDO: GÊNERO PORTFÓLIO DE REGISTRO DE APRENDIZAGEM Depreender o gênero portfólio de registros de aprendizagem, incluindo seus aspectos funcionais, composicionais

Leia mais

1º BIMESTRE Encaminhamentos Metodológicos (como?)

1º BIMESTRE Encaminhamentos Metodológicos (como?) NRE - TOLEDO PLANO DE TRABALHO DOCENTE MATEMÁTICA COLÉGIO SENADOR ATILIO FONTANA Ensino Fundamental e Médio SÉRIE: 8º ano B ANO LETIVO: 2014 PROF: TEREZA HENRIQUETTA BENETTI Conjuntos numéricos Números

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD E PLANEJAMENTO 2011 DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR EVANDRO ORTIZ DA SILVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD 2011 PROFESSOR:

Leia mais

PLANEJAMENTO REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - VERSÃO 2016

PLANEJAMENTO REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - VERSÃO 2016 PLANEJAMENTO REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - VERSÃO 2016 ESCOLA: PROFESSOR (A): PEDAGOGO(A): DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA (S): 8 ANO PERÍODO: ANUAL OBJETO DE ESTUDO: CULTURA CORPORAL OBJETIVO: Reconhecer

Leia mais

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Promover o pensamento de uma forma criativa e crítica, relacionando evidências e explicações, confrontando diferentes

Leia mais

Conteúdo do Exame de Admissão para o 1º Ano do Ensino Médio

Conteúdo do Exame de Admissão para o 1º Ano do Ensino Médio Conteúdo do Exame de Admissão para o 1º Ano do Ensino Médio MATEMÀTICA 1) NÚMEROS E OPERAÇÕES Identificação de um número irracional como um número de representação decimal infinita, e não periódica, e

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA Disciplinas Comunicação e Expressão História da Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem Ludicidade e Psicomotricidade Arte e Filosofia da Ementa

Leia mais

BLOCO: ESPAÇO E FORMA

BLOCO: ESPAÇO E FORMA 2ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C1. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

Plano de Ensino PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA - CCE0292

Plano de Ensino PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA - CCE0292 Plano de Ensino PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA - CCE0292 Título PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA Código da disciplina SIA CCE0292 16 Número de semanas de aula 4 Número

Leia mais

SUMÁRIO. 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade. 2. CONJUNTOS Introdução. Operações de conjuntos. Conjuntos numéricos

SUMÁRIO. 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade. 2. CONJUNTOS Introdução. Operações de conjuntos. Conjuntos numéricos SUMÁRIO 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade Reconhecimento de número primo Decomposição em fatores primos Aplicação Potência Expressão numérica 2. CONJUNTOS Introdução Representação de um

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 2014 / 2015. PORTUGUÊS 5.º e 6.º Anos

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 2014 / 2015. PORTUGUÊS 5.º e 6.º Anos Disciplina: PORTUGUÊS 5.º e 6.º Anos - Responsabilidade: (6%) assiduidade/pontualidade (2%) material (2%) organização do caderno diário (2%) - Comportamento: (5%) cumpre as regras estabelecidas - Empenho/Participação:

Leia mais

Critérios de Avaliação na Educação Pré Escolar

Critérios de Avaliação na Educação Pré Escolar Critérios de Avaliação na Educação Pré Escolar O princípio consensualmente partilhado de que a avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em cada nível de educação e de ensino

Leia mais

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas

Leia mais

A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país.

A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país. Projeto Pedagógico A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país. Destaca-se no âmbito da tecnologia,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Programação de

Leia mais

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática DISCIPLINA: Matemática Data: 07/05/2016 Tema: Projeto Institucional Familiação Objetivo: estimular os estudantes a prática voluntária de solidariedade e dos cuidados

Leia mais

TESTE Língua Portuguesa/Inglês 07/03 Matemática 08/03 Geografia/Cidadania 09/03 História 10/03 Ciências/Filosofia 11/03 Redação 18/03

TESTE Língua Portuguesa/Inglês 07/03 Matemática 08/03 Geografia/Cidadania 09/03 História 10/03 Ciências/Filosofia 11/03 Redação 18/03 Salvador, 29 de fevereiro de 2016. Prezado (a) Aluno (a) A avaliação tem uma função prognóstica, a fim de verificar se absorveu todos os conhecimentos e adquiriu as habilidades previstas nos objetivos

Leia mais

ESPANHOL Abril de 2015. Prova 15 2015

ESPANHOL Abril de 2015. Prova 15 2015 INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO ESPANHOL Abril de 2015 Prova 15 2015 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND) Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Os números naturais Sistema de Numeração Decimal (SND). Unidades e dezenas. Unidades,

Leia mais

PROEMI PLANO DE TRABALHO DOCENTE/ 2014 Professora: Ana Cláudia Chemim Guiné Disciplina : Língua Portuguesa Turmas: 2º A, B,CTurno: Manhã

PROEMI PLANO DE TRABALHO DOCENTE/ 2014 Professora: Ana Cláudia Chemim Guiné Disciplina : Língua Portuguesa Turmas: 2º A, B,CTurno: Manhã COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA Ensino Fundamental, Médio e Normal Fundado em 1912 Um compromisso educacional centenário PROEMI PLANO DE TRABALHO DOCENTE/ 2014 Professora: Ana Cláudia Chemim Guiné

Leia mais

Planificação anual Português 9. ano

Planificação anual Português 9. ano Planificação anual Português 9. ano Manual adotado: Diálogos 9. ano, Porto Editora Planificação Anual Ano Letivo: 2013/2014 1º Período 2º Período 3º Período Totais Tempos previstos 68 62 31 161 Apresentação

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdos 6ºano

LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdos 6ºano LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdos 6ºano 1º Período UNIDADE 0 Ponto de partida Reportagem televisiva - memória - texto narrativo - narrador - argumentação Regulamento A visita de estudo -narrativa Fotografia

Leia mais

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS: Unidad 1-Mi día es así. Unidad 2- Pausa para el descanso.

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS: Unidad 1-Mi día es así. Unidad 2- Pausa para el descanso. DISCIPLINA: ESPANHOL PROFESSOR: ANDRÉA ALVIM ARAÚJO Unidad 1-Mi día es así Los medios de transporte,la hora,repaso de los verbos regulares e irregulares en el presente de indicativo.verbos pronominales,adverbios

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS DA UFERSA 2014 TODOS OS CAMPI CAMPUS MOSSORÓ

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS DA UFERSA 2014 TODOS OS CAMPI CAMPUS MOSSORÓ PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS DA UFERSA 2014 TODOS OS CAMPI ÁREA CURSO CH VAGAS PERÍODO HORÁRIO TÉCNICO- ORGANIZACIONAL GERENCIAL INICIAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO (Modalidade

Leia mais

TAREFAS DIÁRIAS 1º ANO LISTA ATUALIZADA DIARIAMENTE ÀS 16h

TAREFAS DIÁRIAS 1º ANO LISTA ATUALIZADA DIARIAMENTE ÀS 16h TAREFAS DIÁRIAS NO LISTA ATUALIZADA DIARIAMENTE ÀS 16h DATA: 18/03/2011 História Neto Egito Módulo 3 Química Rômulo Propriedades da matéria Matemática Hawley Correção de exercícios Literatura Landim Gêneros

Leia mais

PLANO SEMANAL DE 29 DE FEVEREIRO A 04 DE MARÇO PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 29 DE FEVEREIRO A 04 DE MARÇO PRÉ-ESCOLA I

PLANO SEMANAL DE 29 DE FEVEREIRO A 04 DE MARÇO PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 29 DE FEVEREIRO A 04 DE MARÇO PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 29 DE FEVEREIRO A 04 DE MARÇO PRÉ-ESCOLA I Arte: Pintura Livre Música borboletinha. (Livro Atividade Lúdica). Português (2):As vogais. (Atividade no Livro e no caderno). Matemática (2):

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO BÁSICO Curso de Práticas Administrativas DISCIPLINA: Língua Portuguesa ANO: CEF Tipo 2 (2º ano) ANO LECTIVO: 2010/2011 COMPETÊNCIAS

Leia mais

Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira, Edilson Araujo do Nascimento, Emerson, Glaucia, Luciene Maria da Silva Oliveira

Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira, Edilson Araujo do Nascimento, Emerson, Glaucia, Luciene Maria da Silva Oliveira 1. NOME OU TÍTULO DO PROJETO: Conhecendo minha cidade 2. DADOS DE IDENTIFICAÇAO Área ou Disciplina de Origem: Matemática Professor coordenador: Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira,

Leia mais

Anexo à NORDNAVBRA N o 10-03F

Anexo à NORDNAVBRA N o 10-03F ASSUNTOS ABORDADOS NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (EXTRATO DO R-69) Candidatos à 5ª série do Ensino Fundamental a) Identificar os elementos da narrativa; b) Identificar a estrutura superficial do texto; c) Identificar

Leia mais

Informação/Exame de Equivalência à Frequência. Ano letivo de 2012/2013

Informação/Exame de Equivalência à Frequência. Ano letivo de 2012/2013 ESCOLA MARTIM DE FREITAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITA Informação/Exame de Equivalência à Frequência Ano letivo de 2012/2013 Disciplina: Ciências da Natureza 2º Ciclo do Ensino Básico 1.-

Leia mais

Capítulo 1 Leitura & Interpretação...1. Lição 1 Ler é instrumento essencial... 3. Lição 3 Textos & contextos...19. Capítulo 2 Redação Artística...

Capítulo 1 Leitura & Interpretação...1. Lição 1 Ler é instrumento essencial... 3. Lição 3 Textos & contextos...19. Capítulo 2 Redação Artística... Sumário Capítulo 1 Leitura & Interpretação...1 Lição 1 Ler é instrumento essencial... 3 1.1. A leitura crítica... 5 1.2. Contextualização... 7 1.3. Questão comentada... 7 1.4. Sugestão de redação... 9

Leia mais

1.º PERÍODO. DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES Disciplina de PORTUGUÊS 4.º Ano Ano letivo 2015/2016. EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa

1.º PERÍODO. DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES Disciplina de PORTUGUÊS 4.º Ano Ano letivo 2015/2016. EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa 1.º PERÍODO Domínio Conteúdos Metas curriculares ORALIDADE Interação discursiva Princípio de cortesia; princípio de cooperação Informação, explicação; pergunta Compreensão e expressão Vocabulário: variedade

Leia mais

I - Gêneros Discursivos. 1.Conto de mistério e suspense. 2.Causos de assombraçã o. 3.Histórias em quadrinhos

I - Gêneros Discursivos. 1.Conto de mistério e suspense. 2.Causos de assombraçã o. 3.Histórias em quadrinhos SUGESTÃO DE ORGANIZAÇÃO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EM CONTEÚDO CURRICULAR BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO TABELA I: AGRUPAMENTO DE GÊNEROS DISCURSIVOS: LITERATURA NARRAR (PROSA) E POESIA;

Leia mais

INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a livre / ORAÇÃO DO DIA: Ave Maria / CANÇÃO DO DIA: Bom Dia / HORA DAS NOVIDADES: Brincadeira do

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 22-COU/UNICENTRO, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2012. Altera o anexo III, da Resolução nº 86-COU/ UNICENTRO, de 23 de outubro de 2009, que alterou dispositivos do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PROCESSO nº. 060/10 Procedência: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DO EMENTÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA. 1 HISTÓRICO PARECER nº. 051/10 DATA: 15/09/10 A Pró-Reitoria

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS_9º ANO / 2015. 3. Ciclo do Ensino Básico

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS_9º ANO / 2015. 3. Ciclo do Ensino Básico AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO ESCOLA EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS_9º ANO / 2015 3. Ciclo do Ensino Básico [Despacho

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PROFESSOR (A) DA DISCIPLINA: DISCIPLINA: CÁLCULO II MUNICÍPIO: SEMESTRE: PERÍODO: 22 Julho a 02 Agosto de 2013 TURMA:

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PROFESSOR (A) DA DISCIPLINA: DISCIPLINA: CÁLCULO II MUNICÍPIO: SEMESTRE: PERÍODO: 22 Julho a 02 Agosto de 2013 TURMA: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A)

Leia mais

TAREFAS DIÁRIAS 1º ANO LISTA ATUALIZADA DIARIAMENTE ÀS 16h

TAREFAS DIÁRIAS 1º ANO LISTA ATUALIZADA DIARIAMENTE ÀS 16h TAREFAS DIÁRIAS NO LISTA ATUALIZADA DIARIAMENTE ÀS 16h DATA: 24/03/2011 MATEMÁTICA CÉSAR Módulo 7 Triângulos Exercícios propostos Módulo 2 Leitura e resuma páginas 112 a 114 SOCIOLOGIA MOISÉS Humanização

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a Etapa /2016. 6º Ano

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a Etapa /2016. 6º Ano Conteúdos e distribuição de pontos 2 a Etapa /2016 Valor da etapa: 35,0 pontos 6º Ano Ensino Fundamental II Aluno(a): Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora: Maria de Lourdes Barbosa Lima Unidade:

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013 CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 13 Pág. 1 de 5 001-13 Luminária de Materiais Expressivos Lúcio Magalhães h 3ª feira 5 dias /09 a 08/ 14 às 18h OBJETIVOS: Oferecer aos alunos informações básicas para

Leia mais

TAREFAS DIÁRIAS 1º ANO LISTA ATUALIZADA DIARIAMENTE ÀS 16h

TAREFAS DIÁRIAS 1º ANO LISTA ATUALIZADA DIARIAMENTE ÀS 16h TAREFAS DIÁRIAS NO LISTA ATUALIZADA DIARIAMENTE ÀS 16h DATA: 25/03/2011 História Neto Correção de exercícios Leitura: Mesopotânia Química Rômulo Estados físicos mudanças Leitura sobre o conteúdo Livro

Leia mais