MARKETING PESSOAL DO ADMINISTRADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MARKETING PESSOAL DO ADMINISTRADOR"

Transcrição

1 1 MARKETING PESSOAL DO ADMINISTRADOR Neilton Gomes da Silva RESUMO O marketing pessoal faz parte integrante das profissões que estão diretamente relacionados com os públicos em diversos segmentos, onde faz parte de uma história de postura e credibilidade, usufruindo assim deste preceito para desenvolver o marketing pessoal. Tornando-o um profissional conhecido na sociedade em que vive como também em outras localidades em que ele desenvolve suas atividades profissionais. Palavras-chave: Marketing Pessoal, Postura, Relacionamento ABSCTRAT The marketing staff is an integral part of professions that are directly related to the public in several segments, which is part of a history of attitude and credibility, thus taking advantage of this provision to develop the marketing staff. Making it known in a professional society where you live as well as other locations where he develops his professional activities. Keywords: Marketing Staff, Posture, Relationships INTRODUÇÃO Vivemos um momento de rápidas transformações decorrentes da globalização e do desenvolvimento tecnológico. Constatamos, na realidade, a capacidade que essas mudanças têm de alterar culturas, sociedades e o próprio homem. A realidade do mundo globalizado exige que os profissionais desenvolvam métodos e técnicas de diferenciação e superação como alternativas para se manter e obter destaque no mercado. Por isso, faz-se necessário o destaque da atuação do profissional no seu meio, seja ele qual for. Uma estratégia bastante utilizada nos dias de hoje para que isso ocorra é o Marketing Pessoal. Professor Mestre em Administração, Coordenador do Curso de Administração, das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia UNIVAR, neilton365@hotmail.com

2 2 O tema proposto neste trabalho Marketing Pessoal da Administração tem como principal razão analisar as relações existentes entre as pessoas e utilização do Marketing Pessoal como instrumento de construção da carreira profissional. O Marketing Pessoal tornou-se um instrumento estratégico fundamental para a construção da marca pessoal forte. Essa marca é uma das principais ferramentas de posicionamento no mercado profissional. Assim como a imagem institucional, a imagem pessoal necessita dos mesmos cuidados no seu processo de projeção e consolidação. ABORDAGEM DO MARKETING PESSOAL O termo estético incidiu no século XIX, aplicado pelo filósofo alemão Alexander Baumgarten a partir da palavra grega aisthetikós (que significa perceptivo, principalmente através dos sentimentos ). De acordo com o autor, o termo refere-se a um ramo especial da filosofia que tem como objetivo produzir uma ciência de conhecimento sensorial em contraste com a lógica, cuja meta é a verdade. Segundo Bender & Blocker (1993), de acordo com a visão funcional prevalecente da estética analítica, assumir o ponto de vista estético significa ter interesse no valor estético de um objeto. Entretanto, filósofos e psicólogos concordam que a percepção pode ser direta ou pode ser medida pela cognição de uma pessoa. A expressão estética do marketing, conforme Schmitt & Simonson (2000), refere-se às qualidades estruturais e referenciais da estética de uma organização ou de uma marca trabalhando em harmonia. Algumas das percepções do consumidor são diretas, enquanto outras são medidas cognitivamente. No reino da estética corporativa e de marcas, aplicam-se as escolas de pensamento filosófico e psicológico e o benefício pode ser obtido pelas qualidades inerentes e pelos traços estruturais da estética de uma empresa ou marca ou pelos significados transmitidos pela estética destes componentes. A estética de marketing proporciona então valor tangível para uma organização, pois permite além da conquista da fidelidade por parte dos clientes, preços mais altos, transposição do excesso de informações, redução de custos, proteção de ataques da concorrência, entre outros. Assim, quando produtos ou serviços são percebidos como não diferenciados nos termos de seus atributos típicos, aspectos intangíveis como experiências tornam-se pontos chave de venda, ou seja, pode-se dizer que a estética cria fidelidade.

3 3 Existem outras vantagens em se utilizar uma identidade esteticamente bem formulada. Para Schmitt & Simonson (2000), o ambiente em que vivemos fica cada dia mais congestionado com mensagens e conseqüentemente os consumidores têm grande quantidade de veículos de mídia para escolher. São bombardeados com logomarcas e mensagens em suas vidas cotidianas e podem ter acesso a vários estímulos através de mídias eletrônicas. No entanto, uma estética atraente poderia transpor esses excessos, usando o potencial máximo de cada meio. Tem simbolismo distinto que se identifica com a empresa e se associa a ela, conforme demonstrado na Figura 1. Aumenta a produtividade Cria fidelidade Permite preços elevados OS BENEFÍCIOS TANGÍVEIS DE IDENTIDADE Reduz custos Permite proteção contra concorrência Transpõe o excesso de informação FIGURA 1 - Benefícios tangíveis da estética. FONTE: SCHMITT & SIMONSON (2000). Além disso, a legislação pertinente assegura que nomes de marcas e logomarcas não podem ser copiados. Recursos legais e técnicos podem ser usados para combater falsificações. Quanto mais potente o aspecto estético e quanto mais se manifestar numa quantidade maior de elementos de identidade, maior a facilidade de proteção do ponto de vista prático. É difícil supor que um concorrente possa imitar o conjunto de elementos sensoriais e a estética de uma empresa de sucesso. Dessa forma, não só nomes e logomarcas, mas também a imagem comercial da empresa (o termo legal para estímulos característicos de uma marca) é protegida por legislação federal. Portanto, a estética dificulta e até mesmo permite proteção de ataques da concorrência.

4 4 Uma vez que as diretrizes estéticas de uma empresa estejam estabelecidas, funcionários e empresas associadas perdem menos tempo criando novos layouts e mensagens. O sistema visual fornece estrutura e orientação. Além disso, anúncios, etiquetas e materiais promocionais costumam ter elementos constantes; não precisam ser projetados para cada nova campanha. Finalmente, uma estética atraente também constitui uma ferramenta poderosa de marketing interno, pois atrai pessoal de criação capacitado, o que é uma preocupação básica durante a entrada em novos mercados. A estética motiva os funcionários e embeleza o local de trabalho podendo reduzir custos e aumentar a produtividade. Principais Técnicas de Marketing Pessoal Segundo o professor França apud MIKE MCCAFFREY (1983, p.133) são quatros fases para se fazer bom marketing pessoal. 1 - Criar uma imagem pública para o profissional. A boa imagem do profissional é um dos elementos mais importantes para o êxito de sua carreira no mercado de trabalho. 2 Estabelecer o maior número possível de contatos pessoais de interesse profissional. As pessoas, para o seu sucesso profissional, dependem de outras. É também preciso selecionar seus relacionamentos e programá-los para a obtenção dos resultados desejados. 3 Preparar-se para a venda propriamente dita do profissional, o que implica, novamente, em trabalho de preparação para se apresentar e conquistar uma posição, causando sempre boa impressão. 4 Segundo Persona (2005, p.157) Marketing significa conquistar e manter os clientes. Por isso, é preciso ter permanente preocupação com a satisfação dos clientes atuais, sejam diretos ou indiretos. Não basta estar empregado, importa manter de forma permanente o perfil empreendedor, de comprometimento com o empregador, de responsabilidade, de preocupação com os resultados esperados pelo cliente, ou seja, o seu empregador seja em dependência direta ou indireta. E quem ainda não entrou no mercado de trabalho, precisa preparar-se atentamente para enfrentá-lo. Não basta possuir conhecimento, ter capacidade. É preciso fazer o jogo do mercado que quer gente talentosa, competente, mas também capaz de relacionar-se com outros, de trabalhar em equipe; gente empreendedora, criativa, emocionalmente equilibrada. Não basta ser inteligente, é preciso também controlar as emoções, saber viver com alegria, em harmonia com seus parceiros de trabalho.

5 5 Todos sabem que as empresas preocupam-se por demais com a criação e a manutenção de uma imagem institucional sobre si própria e seus produtos. Gastam fortunas para atingirem esse objetivo, criando marcas próprias, logotipos, adotando cores exclusivas em suas logomarcas e, principalmente, fazendo campanhas para que todos percebam sua presença no mercado e tenham para com elas boa vontade, comprando de modo permanente seus produtos ou contratando seus serviços. Com as pessoas, acontece o mesmo. Precisam cuidar bem de sua imagem, tanto pessoal como profissional. A imagem de uma pessoa está ligada ao seu conhecimento, ao seu comportamento, as suas atitudes, ao sucesso de seus empreendimentos. Inclui o modo de agir, de se apresentar, as roupas que veste as cores que usa o modo de falar, de se manifestar, de andar; postura ereta ou não, fisionomia alegre, triste ou abatida, e forma de se relacionar com os outros. Tudo isso está fundamentado no princípio de que nos comunicamos muito mais com o mundo exterior a nós com nossa forma física; é ela que leva as pessoas a perceberem quem é e a criarem a imagem que têm de nós, exatamente a partir de nossa forma de agir. O agir reflete o interior da pessoa, projeta sua imagem que pode ser falsa ou verdadeira, boa ou má. Engana-se quem pensa que os outros não percebem os seus disfarces, quando se pretende projetar aquilo que a pessoa não é. Todos observam as expressões faciais, o tom de voz, as roupas, o penteado, a cor dos cabelos e até os sapatos. Exatamente como fazemos com os outros, observamos a pessoa e fazemos uma imagem dela pelas informações que nos passa pela linguagem do corpo. Como proceder? A primeira coisa a fazer é analisar o próprio comportamento, as suas atitudes. Como se veste se comporta, se relaciona com os outros. Em seguida, deve-se considerar a imagem do futuro profissional: como quer ser visto e percebido. Para isso, é preciso ser curioso, observar como os outros profissionais comportam-se na vida pessoal e no trabalho. Faça seu benchmarking. Aprendendo com os outros. Aceitando as críticas que receber e peça até os seus amigos para contribuírem com suas observações sobre a imagem que projeta sobre você mesmo. Comece, então, a mudar sua postura, sendo sempre autêntico, não caindo no erro de querer demonstrar imagem daquilo que não é. O que fazer? Abandone formas inadequadas de projetar bem sua imagem. Cuide de sua aparência, de suas vestes, de sua forma física; dê atenção a seu modo de falar, de se relacionar com os outros, procure ser sempre aberto e aprenda a ouvir. Comece a mudar sua aparência, sua postura, seu cabelo, do penteado, mostre uma fisionomia alegre, confiante. Se vista bem, sem exageros, sem uso de cores espalhafatosas,

6 6 compre roupas atuais, adequadas a seu perfil e posição, e de bom gosto. Use acessórios que valorizem sua presença; lembre-se que seus sapatos devem estar sempre limpos. Evite modismos que podem prejudicar a sua imagem como o uso de tatuagens, piercings, cabelos eriçados, maquiagens carregadas. Toda essa produção é necessária para poder conseguir seu objetivo: projetar sempre uma imagem positiva de você mesmo, ou começar a fazer esse trabalho o mais rápido possível para preservar o emprego ou para conquistar novo trabalho. Essa imagem positiva é que irá garantir que você deixará sempre nas pessoas aquela primeira boa impressão que fica como característica de sua personalidade. Convívio Social Fora do Ambiente de Trabalho Para pessoas que utilizam o marketing pessoal, mesmo o tempo livre é um meio de criar uma imagem pública, pois qualquer coisa que se faça publicamente afeta a sua imagem. Segundo França apud MIKE MC CAFFREY (1983, p.14) O modo que a pessoa utiliza seu tempo, participando de atividades civis, sociais e políticas cria uma imagem da pessoa como indivíduo. Estes eventos se tornam fontes de construção de imagem, uma boa oportunidade onde os outros podem conhecer mais sua performance.. O envolvimento social e o ativismo trás qualidade de liderança que são percebidos pela comunidade que irá reconhecê-lo apto para assumir funções de maior responsabilidade. Segundo França apud MIKE MCCAFFREY (1983, p.33) complementa: Os eventos sociais servem para aproximar pessoas, mas dificilmente deve-se falar de negócios nestes locais. Esta é uma maneira de estreitar vínculos, se aproximar de pessoas, mas não para promover imediatamente contato para negócios. Assim, os eventos sociais servem para construção de uma atmosfera favorável para futuros negócios e não para negócios imediatos. Filho (2002, p.93) complementa incentivando aos profissionais a freqüentarem ambientes inusitados, não usuais como forma de descobrir novas maneiras de enxergar a vida, ter mais motivação e até mesmo fazer negócios. Em tempos de velocidade da informação e intensa preocupação com a qualidade, características próprias da era do conhecimento, comunicar-se bem passa a ser indispensável para o sucesso. A imagem pessoal, a forma de como se transmite mensagens (falando, escrevendo, participando e reuniões profissionais ou sociais), tudo isto revela como a pessoa é para os outros, ou melhor, quem é a pessoa.

7 7 Segundo Patrícia Freire & Jader Souza (2001, p.153), Para se transmitir uma imagem positiva, a comunicação oral e escrita deve ser uma ferramenta eficiente e eficaz, por isto vale recorrer a técnicas específicas para alcançar a excelência, planejando exposições e desenvolvendo habilidades do improviso. Desde o conhecimento da audiência até o uso racional de recursos audiovisuais, são relevantes também vestuário, gestos e posturas adequados, aliados a clareza e objetividade. E tão importante quanto à forma, é fundamental valorizar o conteúdo e a ética. Por mais positiva a aparência de uma imagem, ou contagiante uma comunicação, se não forem verdadeiras e consistentes, são frágeis e não se sustentam por muito tempo. Para o aprimoramento da comunicação, a difusão da imagem pessoal e a obtenção de resultados profissionais são extremamente importantes e proveitosas à publicação de artigos ou livros e a participação em palestras e seminário. A participação nestes tipos de eventos não só aumentam a visibilidade assim como aumentam as chances de fechar novos negócios. Para Filho (2002, p.87), participar de congressos, simpósios e seminários e publicar livros são pré-requisitos para o sucesso profissional. Publique artigos em revistas especializadas, jornais, livros. Estes meios transmitem credibilidade, o que acaba se refletindo ao profissional que está sendo exposto através do artigo. França apud MIKE MC CAFFREY (1983, p.22) também recomenda a elaboração e publicação de artigos como forma de se ganhar visibilidade e exposição de forma respeitosa e confiável. Neste sentido, Filho (2002, p.84) complementa: Jornais e revistas são sempre espaços para publicação de artigos e opiniões de leitores. O profissional deve dispor deste meio para expor idéias. É uma maneira de mostrar conteúdo e divulgar a sua marca no mercado, mostrando conhecimento. Pois através de artigos publicados, muitas pessoas podem vir a procurar o profissional para solicitar préstimos profissionais ou para proferir palestras sobre o tema abordado. Na verdade, os livros de marketing pessoal procuram traçar um perfil de como o profissional deve se comportar para obter sucesso. Diante desta regularidade de visões, vamos procurar introduzir regras que ajudam neste objetivo. Habilidades em Lidar com Outras Pessoas A capacidade de desenvolver bons relacionamentos é tida como uma das mais valiosas estratégias do marketing pessoal. O estudo do tipo de pessoa com quem você vai se relacionar pode trazer bons frutos. Conhecer seus gostos, seus interesses, na tentativa de saber com quem você está lidando, pode ser muito proveitoso. Sabe-se que as afinidades aproximam. A humildade e a empatia são importantes para alguém ser bem visto e admirado.

8 8 Pedir conselhos, tirar dúvidas, procurar ajudar o próximo no âmbito profissional, mostra que a pessoa é flexível com visão aberta. As pessoas que prestaram os favores se sentirão importantes e quem for ajudado se sentirá muito grato criando vínculos fortes. Sobre humildade, França apud MIKE MC CAFFREY (1984, p.31) afirma Uma boa maneira de criar vínculos é pedindo ajuda em uma tarefa e agradecendo depois a ajuda dada.. Sobre empatia, o mencionado autor esclarece: A atitude chave é ter empatia e bom-humor. A capacidade de se identificar e entender o ponto de vista de outra pessoa.. Isto mostra que não é suficiente ouvir e sim escutar atentamente o que está sendo dito. Mostrar interesse no que está sendo transmitido pode ser crucial no processo de aceitação da pessoa. Filho (2002, p.34), sobre o assunto, alerta: Quando a agenda estiver cheia e não der para pegar um trabalho, o profissional deve procurar ajudar seu interlocutor com saídas para resolução de problemas. Prestar assistência.. Assim, nunca se deve desprezar um cliente. Pelo contrário: o bom profissional deve sempre procurar mostrar a importância que ele tem. Nessa linha, Filho,(2002, p. 34) esclarece: Construir uma imagem como alguém de sucesso, incansável, que já realizou tudo o que queria pode ser desastroso. Esta atitude pode demonstrar que o profissional enfrenta uma sobrecarga de trabalho e as pessoas tendem a julgar que ele ou a empresa na qual trabalha não precisa tanto delas. Um instrumento que deve ser sempre empregado nas relações profissionais é ser simpático e agradável em qualquer situação. Existem técnicas não verbais de construir a própria imagem como uma maneira de se atingir o sucesso. Uma maneira cordial, sorridente, mas que impõe respeito, além de uma aparência agradável e de acordo com a profissão que desempenha, ajuda a formar uma boa imagem do seu eu profissional e pessoal. Por vezes acontece de o profissional encontrar algumas contestações ou objeções a respeito do trabalho que está executando, neste momento a prática mostra que numa situação destas, o melhor é dar o tempo necessário para a pessoa mostrar seu ponto de vista. Mesmo contrário, o profissional deve respeitar este questionamento, sem responder nem debater de forma agressiva e enfática. Sobre o assunto, França apud MIKE MC CAFFREY (1983, p.,87) ensina: A postura deve ser de compreensão procurando ajudar e mostrar ferramentas profissionais que ajudem a pessoa a dissolver os problemas antecipados por ela. A objeção é importante porque pode dar idéias para solução de problemas ainda não vislumbrados.

9 9 Portanto, esta demonstrada a importância da habilidade em lidar com as pessoas, a inteligência emocional, seja na forma de agir, de tratar, de se posicionar quanto no momento da crítica ou na hora de solucionar um problema. Aparência Física e Postura Assim como nos atraímos pela embalagem de um produto, o mesmo acontece quando vemos um profissional, ele nos diz muito pela maneira que se apresenta externamente, devendo então, na medida do possível, investir no seu visual. O primeiro momento é crucial para as impressões que o interlocutor terá da pessoa, seguindo o ditado popular a primeira impressão é a que fica ao se apresentar o determinado ambiente, a aparência revela suas características e é avaliado conforme sua postura e aparência física antes mesmo de um contato direto. O vestuário influencia muito, pois ele expressa um estilo próprio. Diante desta certeza, para estabelecer uma relação de confiança e respeito, o assunto aparência física é mesmo relevante. França apud MIKE MC CAFFREY (1983, p.53) ressalta que: (...) usar roupas mais conservadoras, boas e apropriadas para a função, ter uma aparência onde sugestiona limpeza, asseio e cuidado leva a uma boa primeira impressão. Usar objetos de valor, como boas canetas, gravatas, relógios e óculos também é um meio de transmitir um certo poder e status para as pessoas e estas impressões sempre são impactantes. Tão importante quanto estar bem-vestido é manter uma postura correta e elegante, nessas condições Linkemer, (1991, p.30) alerta que Pessoas mais altas são tidas como lideres: as com excesso de peso, como preguiçosas ou lentas. Se você é mais alto que o outro, pode intimidá-lo, se mais baixo, pode não ser notado. Desta forma pode se pensar então que a aparência é pré-determinada. Entretanto, não se pode mudar a estrutura óssea ou sua constituição física, mas, é possível alterar a percepção do corpo através da postura, e a postura é passível de modificação. Sobre o assunto, Filho, (2002, p. 45) afirma: Andar sempre com a coluna reta e elegante impõe respeito. Apoiar a cabeça na mão não é bom porque dá idéia de desleixo e desânimo, ser calmo nos gestos demonstra educação e elegância. Assim como se torna abominável roer unhas e fumar em público. Um bom curso de dicção é recomendável, pois mesmo não tendo dificuldades de fala, se pode aperfeiçoar a arte do falar bem e para o público. A má dicção pode comprometer a credibilidade. A combinação de uma postura elegante com uma dicção perfeita e um discurso forte é um bom meio pra impressionar.

10 10 Mantendo a posição dos ombros levantados e para trás estará passando a impressão de poder, um sorriso sincero mostra que é uma pessoa agradável e que está feliz por estar naquele local, já um rosto tenso, passa a impressão que está nervosa. Sendo assim, é importante o profissional cuidar da sua imagem física e do seu estilo. O uso de roupas adequadas, higiene pessoal, hábitos saudáveis, postura correta e a forma de se portar publicamente são elementos decisivos para a formação da imagem do profissional perante o meio em que está inserido. A imagem pode e deve ser gerenciada e você tem o poder de decidir que forma quer ser percebida. O modo de agir também tem sua importância, principalmente no primeiro momento: olhos nos olhos, uns firmes apertos de mão, a maneira que você se senta, dentre outros pormenores e maneiras não verbais de mandar sua mensagem sobre quem você é. A maneira que você se senta diante do interlocutor diz muito sobre você. Quanto mais perto o contato físico, mais aberto psicologicamente este estará a negociações, pois fará a sua imagem como um parceiro em busca de soluções. França apud MIKE MC CAFFREY (1983, p. 56), sobre o assunto, aconselha: (...) se você tiver condições de decidir ou organizar a posição de cada um em uma reunião, aproveite esta oportunidade para criar situações onde os interessados tenham uma boa visão e proximidade de você, assim suas chances de sucesso serão bem maiores. Assim, como você transmite muitas informações sobre você, mesmo, às vezes não tendo consciência disto, outros também fazem o mesmo. Por isso devemos desvendar estes códigos para empregá-los da forma mais racional e consciente possível. Uma outra situação nãoverbal que te dá informações preciosas para conseguir um resultado positivo é observar a linguagem corporal do seu interlocutor. Se for de uma posição defensiva, encontre maneiras de desarmá-lo da barreira imposta por ele mesmo. Se o interlocutor, por exemplo, cruzar os braços quando estiver conversando com você, procure dar um objeto para ele segurar. Assim você rompe sutilmente a armadura criada por ele. Também a postura do profissional numa reunião é muito relevante. No momento da introdução, deve-se falar menos que o interlocutor, assim será mais fácil captar rapidamente as necessidades e encaminhar soluções simples como forma de conclusão do debate.

11 11 Autopromoção A Autopromoção cabe a cada profissional interessado em se promover, e isto pode ser feito através da divulgação de sua marca, seu nome ou algo pessoal que quando falado imediatamente será ligado a sua pessoa, cada um deve saber de suas qualidades e habilidades e trabalhar elas conforme suas necessidades profissionais. Filho (2002, p.67) afirma que a condição fundamental para o profissional se consagrar no futuro é acreditar no seu talento, no seu potencial e nas suas qualidades. Por isso não deixe de divulgar quem você é, sempre que possível deve-se fazer propaganda de suas habilidades, conhecimentos e capacidades, para que as pessoas saibam quem você é e o que está apto a desenvolver, deste modo, cada vez mais as pessoas saberão do que é capaz de desenvolver e assim as pessoas sabem a quem recorrer quando necessitam de tal serviço ou até mesmo para indicar a alguém que esteja necessitando do serviço. Demonstrando sempre confiança e segurança na hora de vender seu peixe para que possa ascender profissionalmente. Neste sentido, Filho, (2002, p.74) esclarece Todos querem estar convencidos que estão contratando o melhor. É dever do profissional então convencê-los que estão fazendo um ótimo negócio contratando-o. Aprimoramento O profissional independente de sua área de atuação sempre deve estar em constante aprendizado, se atualizando com cursos novos, leitura, troca de idéias como outros profissionais, participando de congressos e eventos da classe, sempre para manter o seu nível de conhecimento atualizado, para que sua carreira possa progredir. A atualização profissional e o aprendizado multidisciplinar envolvem outras áreas do conhecimento, mostram-se decisivos na diferenciação e crescimento profissional. Sobre o tema, Filho, (2002, p.68), alerta que não se deve deixar de freqüentar os bancos de aprendizado, pois é um risco a desatualização completa. Um prejuízo a formação profissional e acadêmica e um risco a carreira de toda uma vida. A oferta de mão-de-obra qualificada não para de crescer. Portanto, o aprimoramento educacional é um ponto vital no mundo corporativo, decisivo para manutenção do profissional no mercado e para o seu crescimento.

12 12 Planejamento O planejamento é fundamental em todas as atividades que desejamos desenvolver, e não deixa de ser importante em nossa própria vida, desta forma para uma carreira sólida e de sucesso é imprescindível um bom planejamento. Segundo Kotler (2002,p.34) O planejamento procura adequar estrategicamente as metas e a capacidade da empresa ao mutável ambiente do respectivo mercado. O planejamento pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso ou o crescimento real e a mera existência. O Planejamento Profissional inclui um plano de marketing pessoal, de relacionamento, criatividades, trabalho em equipe, empreendedorismo, e tantas outras qualidades, no planejamento é preciso estipular e colocar as metas em prática, não desistir diante das dificuldades que tendem a aparecer, mas persistir, buscando formas de reciclar-se e aprimoramento. O marketing pessoal desenvolve técnicas para destacar-se dos demais, criando sua própria marca, já que o mercado está tão competitivo e existem muitas pessoas procurando seu lugar no mercado de trabalho, certamente o profissional melhor preparado e melhor relacionado conquistará seu lugar ao sol. Posicionando no mercado de trabalho com convicção de que conseguirá alcançar suas metas e seu prestígio profissional. Sempre valorizando seus ideais, aquilo que realmente for importante em sua vida profissional e pessoal, procurando conciliar a vida profissional e pessoal, pois se uma não está bem pode afetar o desempenho da outra. No planejamento devem-se caracterizar os pontos fortes, os pontos fracos, analisar sua imagem e a sua identidade, compreender a imagem que as pessoas têm de você, definir sua missão e ser fiel aos seus princípios. Depois de saber como as pessoas te vêem, quais são seus pontos fortes e fracos e aonde você quer chegar, deve-se criar o seu plano de marketing e colocar em prática o seu planejamento para alcançar o que deseja. Analise bem onde quer ser visto diferente e o que precisa mudar, utilize a sua marca, sua vitrine pessoal, aposte em sua rede de relacionamento e procure aumentar ela, seja diplomático, mais prático e menos metódico, comunique-se sempre de forma clara.

13 13 Inteligência Emocional A inteligência emocional é caracterizada pela maneira com que as pessoas lidam com suas emoções e das pessoas que convivem no seu dia-a-dia, ela não é genética e cada indivíduo aprende e desenvolve de acordo com suas habilidades. Entende-se, portanto que a autoconsciência, motivação, persistência, empatia e características sociais como persuasão, cooperação, negociações e liderança. Esta é uma maneira alternativa de ser esperto, não em termos de QI, mas em termos de qualidades humanas do coração. O psicólogo Daniel Goleman, PHD, em Psicologia pela Universidade de Harvard, com seu livro "Inteligência Emocional", por exemplo, retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso. Ética, Preconceito e Marketing Pessoal Todo indivíduo deseja obter destaque na sua carreira, seja ela qual for, porém, alguns se dedicam mais a essa conquista do que outros. A busca pela realização é uma característica intrínseca do comportamento humano, pois todos desejam sentirem-se importantes. Com as mudanças sociais, a diminuição das distâncias, por meio de mecanismos como a Internet e as facilidades de acesso a meios que potencializam e proporcionam uma audiência global, as pessoas passaram a aspirar um maior destaque, independente do seu segmento de atuação. A mídia tem um papel importante nesse processo, pois as pessoas constatam de forma mais veemente que fama gera poder. A análise desta postura social ansiosa por destaque, está intimamente ligada ao Marketing Pessoal. Para Persona (2005), a questão não está na freqüência da exposição da imagem do profissional ou em sua ousadia para conquistar novos mercados ou oportunidades, mas no estilo que usa para isso. Nesse processo, deve ser feita uma análise, principalmente da questão ética que envolve essa promoção pessoal, e do limite entre a divulgação das reais competências e das características irreais atribuídas para que ocorra a autopromoção. Ainda existe um preconceito em relação à exposição de marcas e competências

14 14 pessoais, talvez por uma grande carga cultural que não devemos fazer propaganda de nós mesmos. O termo marketing pessoal é muitas vezes banalizado e freqüentemente usado como sinônimo de pessoas exibicionistas. O seu objetivo é realmente colocar um profissional em destaque e levá-lo ao sucesso profissional. É bem verdade que, em exagero, pode, ao invés de aproximar, afastar as pessoas e as chances de ser reconhecido. Porém, a aplicação do marketing pessoal requer preparo e conhecimento da área. Porém, para muitos, a busca pela visibilidade não é deliberada, mas acidental ou resultado de algum grande talento. Praticar o Marketing Pessoal no dia-a-dia não deve ser um esforço fingido, mas algo que flui espontaneamente, por meio da harmonia entre a realidade interior e a prática para o exterior. Acima de tudo, o marketing pessoal é um processo de desenvolvimento. Sendo assim, para obter resultados é necessário o conhecimento da dimensão humana. O profissional deve ser flexível às mudanças e criar uma imagem positiva de si mesmo. Para Persona (2005, p.65), um trabalho de relações públicas na construção de uma marca é fundamental. A exposição da marca e da imagem do profissional é revestida de credibilidade quando associada a apelos emocionais. As relações públicas contribuem no reconhecimento e estratégia desenvolvidas para os públicos de interesse, assim como no marketing de produto. Somos, por natureza, bastante críticos para com os outros, mas condescendentes conosco. O contrário pode ajudar mais na carreira do profissional. O outro tem papel fundamental na conquista de espaço e liderança, pois, sem o outro, não existe sistema de poder. Diversos escritores criam receitas de sucesso, cada um enfatizando diferentes postulados. A verdade é que todas podem funcionar, mas devem ser aplicadas com base no feeling do profissional. O Homem e as Mudanças Para entender a importância do Marketing Pessoal e a sua força como instrumento de ascensão profissional e conquista de poder, se faz necessário um descritivo da realidade atual. É possível observar no mundo moderno inúmeras transformações políticas, culturais, econômicas que originam mudanças nas relações entre as pessoas e conseqüentemente na sociedade de uma forma geral. A incorporação de mudanças na nossa realidade é um processo contínuo e cada dia

15 15 mais rápido. Mudanças tecnológicas significativas são aplicadas ao processo de produção, a sociedade industrial dá lugar à sociedade da informação e do conhecimento. Constatamos, na realidade, a capacidade que essas mudanças têm de alterar culturas, sociedades e o próprio homem. Contudo, este homem, ser construído em sua complexidade gerando a individualidade, tem um traço comum, inerente a todos, que é a necessidade de ser aceito. O enfrentamento das diversas situações que o mundo profissional lhe impõe, vem exigindo que esse homem conheça cada vez mais as suas potencialidades e limitações. A busca por crescimento pessoal é um ponto de partida para o enfrentamento da competitividade crescente. No campo organizacional as estruturas piramidais de hierarquia rígida,cedem lugar para estruturas horizontalizadas, com processos comunicacionais mais rápidos, diminuindo as distâncias entre os espaços hierárquicos. O comportamento humano ocupa posição de destaque nas organizações e as reflexões sobre o comportamento organizacional têm focalizado temas como liderança, motivação, comunicação. O maior desafio dos profissionais é interagir com as novas realidades e isso pressupõe uma alta capacidade de adaptação e abandono de velhas posturas. Os cidadãos se defrontam com o inexorável futuro que chega em ritmo alucinante. Questionamentos refletem as dúvidas de como enfrentá-lo e de quais passos deverão ser dados para uma perfeita adaptação aos novos parâmetros que regulam a vida e o trabalho em todas as esferas, (TORQUATO, 2004, p.218). A competitividade aumentou imensamente, principalmente, pela entrada da mulher no mercado de trabalho e a ampliação das mudanças tecnológicas. Há menos de cinqüenta anos os empregos eram divididos somente entre a população masculina. De lá para cá, ocorreu a entrada da mulher no mercado e hoje existem muito mais pessoas procurando uma colocação. A velocidade da tecnologia, também é um outro fator que ampliou a concorrência. O mundo se atualiza com grande velocidade e muito do que se aprende cai rapidamente em desuso. Uma das respostas mais apropriadas para as questões que surgem, está na ênfase da estratégia de preparação pessoal. Nesse momento de alta competitividade, mudanças freqüentes e crescente exigência por qualidade. Marketing é uma ferramenta de auxílio fundamental para o processo de elaboração da estratégia pessoal e, conseqüentemente, ascensão profissional dos indivíduos. Nesse cenário surge o Marketing Pessoal como forma de valorização das capacidades e competências do

16 16 homem. O Marketing Pessoal, conceito que aplica os princípios do marketing às pessoas, é uma necessidade para os indivíduos nos dias de hoje. Fazer de si mesmo um bom produto e saber vendê-lo às empresas, é requisito fundamental para garantir a permanência no mercado de trabalho, o destaque profissional e a conquista de satisfação pessoal. Atualmente, conhecimentos técnicos são apenas a base da construção de uma carreira bem-sucedida. O diferencial entre um profissional e outro está, principalmente, em suas atitudes e capacidade comunicativa. Marketing Tradicional: Bases para o Marketing Pessoal O Marketing Pessoal é um conceito novo e que, equivocadamente, vem sendo deturpado e confundido com melhoria na apresentação pessoal. Na realidade, o Marketing Pessoal reflete um conjunto de ações que buscam entender o mercado em que se atua, detectar necessidades, possibilidades e criar um posicionamento que estimule esse mercado a escolher determinado individuo como a melhor opção. O Marketing Pessoal, em sua essência, não difere muito do Marketing convencional. Antes de uma empresa lançar um produto, ela busca entender o seu mercado, e o profissional deve fazer o mesmo, para entender as expectativas do seu mercado de atuação, planejando estrategicamente a sua carreira. A importância não deve ser atribuída apenas à imagem que se deseja criar, mas a todo um conjunto. Não basta apresentar uma imagem, é preciso ter as reais qualificações do conteúdo apresentado. Nesse ponto está a dificuldade de construir uma imagem positiva, pois ela não pode ser aceita da noite para o dia, trazendo resultados positivos imediatos. Ela depende de uma estratégia de marketing pessoal bem planejada e sustentada em bases reais. No Marketing, o produto ou serviço não existem. O que o consumidor compra, na realidade, é o benefício que eles trazem para atender a uma determinada necessidade, conforme entendido anteriormente. Sendo assim, na construção do seu Marketing Pessoal, o individuo precisa apresentar os benefícios que pode trazer a todos que fazem parte do seu círculo profissional, chefe, equipe e liderados. Toda venda começa com a venda de si próprio da imagem e da capacidade de gerar confiança naquele que irá realizar a compra. No Marketing tradicional, o Composto de Marketing: produto, preço, praça e promoção, simboliza uma estratégia para influenciar os processos de venda e atingir o sucesso em uma organização. Da mesma forma acontece no marketing pessoal, porém o alvo não é o produto, mas sim a pessoa. Fazendo uma analogia com o marketing pessoal, é possível

17 17 enxergar o composto da seguinte forma: o produto é o profissional, o preço é o salário, o ponto de venda é a área de atuação e a promoção é a comunicação. O profissional precisa, antes de tudo, possuir características que o levem a ser considerado um verdadeiro talento por aqueles que estão a sua volta. Pessoas talentosas são criativas, hábeis, confiáveis, sabem trabalhar em equipe e colocar-se em público. Uma outra competência imprescindível é possuir conhecimentos múltiplos e saber trabalhar em diferentes estruturas, ou seja, ser flexível e ter grande capacidade de adaptação. No que se refere ao salário, a pessoa precisa analisar de forma pertinente a sua capacitação e capacidade, se ela está iniciando uma carreira ou se já tem experiência para um salário maior, para que haja compatibilidade custo-benefício para o seu empregador. Assim, um bom trabalho de Marketing demanda uma cuidadosa pesquisa de mercado, planejamento de produto, embalagem, preço, promoção e distribuição e isso, considerando as devidas proporções, também é válido para as pessoas. No entanto, as dificuldades principais se encontram na necessidade de gerir uma marca pessoal, pelo fato das pessoas serem conduzidas pela emoção. Para lançar e consolidar um produto no mercado existe a necessidade de elaboração de uma estratégia consistente e uma prática coerente. Porém, a influência da emoção vem apenas de uma das partes, ou seja, dos consumidores. Já no caso da marca pessoal, a emoção estará presente dos dois lados. Neste momento o investimento na busca por crescimento pessoal poderá ser um diferencial poderoso. A boa comunicação nos dias de hoje é um ponto fundamental para o crescimento profissional, independente da área em que o profissional atue. Deve-se estabelecer uma comunicação com base em características reais. Qualquer estratégia de Marketing Pessoal que se concentre apenas na imagem pode ser facilmente desmascarada em um mundo onde todos se comunicam com uma facilidade nunca vista. (PERSONA, 2005, p.,58). Assim como a marca do produto, a constituição da marca pessoal envolve significação, associações e os valores intangíveis também têm grande importância. Além da embalagem apropriada, se faz necessário, como em uma empresa, um conteúdo pertinente. Enquanto a condição interior do indivíduo define o seu caráter, aquilo que ele é, as suas ações exteriores definem a sua reputação, aquilo que ele parece ser. Assim, as palavras, gestos e ações têm papel fundamental na constituição da imagem de uma pessoa, somando-se a isso as suas idéias, elas definem a postura individual.

18 18 Manter uma rede de relacionamentos e alimentá-la constantemente é essencial. Sendo assim, se faz necessário a construção de um bom relacionamento com os públicos-alvo, sejam eles clientes, subordinados, colegas de trabalho ou chefias. Segundo Persona, (2005, p.72), o profissional que domina a comunicação, consegue firmar-se com mais facilidade, pois o mundo compete por atenção e aquele que a desperta, retém e encanta, terá a primazia. Os resultados profissionais de um indivíduo estão vinculados, principalmente, a sua forma de relacionar-se e comunicar-se.

19 19 CONSIDERAÇÕES FINAIS A intenção ao fazer este artigo, é a de mostrar que o profissional de Administração deve se adaptar a nova realidade que exige o mercado. Pois o mercado exige não só uma reciclagem, mas uma nova postura, uma nova evolução, diante deste mesmo mercado tão exigente e competitivo, portanto, foi apresentado o marketing pessoal como uma ferramenta primordial para desenvolver a marca do Administrador, tornando-a mais cristalina e necessária para tomada de decisões em uma empresa e numa influência mútua entre cliente e prestador de serviços, ambos se completam em beneficio da prosperidade da empresa. Assim como as pessoas confundem Marketing com Propaganda, muitos atrapalham o significado de Marketing Pessoal com divulgação da imagem. Porém, o seu significado é muito mais abrangente. O trabalho proporcionou uma grande interação com o universo que envolve a construção de uma carreira bem sucedida por meio da utilização do Marketing Pessoal. Foi possível concluir que a trajetória profissional é um patrimônio individual a ser administrado com rigor e competência, pois no mundo competitivo em que se vive hoje, é grande a importância de um diferencial na atuação dos profissionais. Ficou claro com as pesquisas, que o profissional deve construir uma marca pessoal no universo onde atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios. Assim, a elaboração de ações estratégicas e a sua prática através de atitudes e comportamentos, conduzirão a trajetória pessoal e profissional para o sucesso, por meio de qualidades e habilidades inatas ou adquiridas do indivíduo que, aperfeiçoadas, promoverão comportamentos favoráveis que levarão a conquista do aspirado destaque profissional e, conseqüente, do poder. Uma pessoa que pratica e aperfeiçoa constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo. Porém, isso não é suficiente, ela precisará possuir talento e competência para exercer a sua atividade. No entanto, por um determinado tempo pode ser suficiente, mas apenas isso não garante a ascensão profissional e, conseqüentemente, a conquista e perpetuação do poder no mercado de trabalho. Lutar pelo crescimento traz satisfação e respeito próprio. A produtividade conta, não só por que faz a diferença na qualidade do trabalho, mas por que é importante para a pessoa que o está realizando.

20 20 Por tudo isso, foi possível perceber que o Marketing Pessoal é uma das coisas mais importantes na vida de um profissional, pois, disposto a planejar sua carreira, ele terá a possibilidade de reconhecer suas potencialidades e limitações. E isso deve ser feito continuamente. Produtos são planejados, fabricados, testados, comercializados e muitas vezes recolhidos do mercado para correções, aperfeiçoamentos ou lançamento de novas versões mais sofisticadas. Assim deve ser com todo profissional.

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

dim i e m nsão ã o h uma m n a a c p a ac a i c d i ad a e c m o p m etênci c a

dim i e m nsão ã o h uma m n a a c p a ac a i c d i ad a e c m o p m etênci c a Importância da Imagem Pessoal na Profissão Profa Elaine C. S. Ovalle Todo ser humano tem necessidade de se destacar naquilo que realiza. O maior responsável pelo desenvolvimento pessoal é o próprio indivíduo.

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

Título: MARKETING PESSOAL

Título: MARKETING PESSOAL APRESENTA JOSÉ HAMILTON MARIN Título: MARKETING PESSOAL Título: O que é Marketing Conceito - marketing como sendo um conjunto de estratégias ou ações visando promover o lançamento, desenvolvimento e sustentação

Leia mais

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO RIO BRANCO- ACRE 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1- A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO...4 2- COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO...6 2.1 Os quatros conceitos

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas

1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas 1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas http://oglobo.globo.com/economia/emprego/dicas-para-profissional-que-vira-chefe-dos-colegas-13653201 Tudo depende da postura pessoal, mas clareza

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA

SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA Gestão de Carreira Gestão de Carreira é um dos temas que mais ganhou destaque nesta última década,

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Ana Carolina Trindade e-mail: carolinatrindade93@hotmail.com Karen

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

PROFISSIONAL DE FARMÁCIA: IMAGEM E CAPACIDADE SÃO ESSENCIAIS

PROFISSIONAL DE FARMÁCIA: IMAGEM E CAPACIDADE SÃO ESSENCIAIS PROFISSIONAL DE FARMÁCIA: IMAGEM E CAPACIDADE SÃO ESSENCIAIS Na área da saúde, algumas habilidades, como o conhecimento técnico e a facilidade de comunicação influem decisivamente na impressão conquistada

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Marketing Pessoal. aumentem de valor.

Marketing Pessoal. aumentem de valor. P U B L I C A Ç Ã O N º 3 2 3 D E Z E M B R O 2 0 0 9 Marketing Pessoal PONTOS DE INTERESSE: Conceito Na Prática Definir Objectivos Marca Pessoal Marketing Pessoal pode ser definido como o processo de

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Livros Publicados. Marketing Pessoal e Organizacional. Dúvidas sobre a disciplina? Aula 1. Currículo do Docente. Fale com o professor 24 horas!

Livros Publicados. Marketing Pessoal e Organizacional. Dúvidas sobre a disciplina? Aula 1. Currículo do Docente. Fale com o professor 24 horas! Marketing Pessoal e Organizacional Dúvidas sobre a disciplina? Aula 1 Prof. Me. Achiles Batista Ferreira Junior Fale com o professor 24 horas! Twitter: @achilesjunior Currículo do Docente Bacharelado em

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Um Marketing Pessoal bem arquitetado pode alavancar de maneira decisiva seus negócios ou carreira, pois como dizem por aí: A primeira impressão

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br NO CAMPO: UMA FAMÍLIA DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PARA PRODUTORES RURAIS. TODA MINHA FAMÍLIA VIVE DA PRODUÇÃO RURAL. E MAIS DE CINCO MILHÕES

Leia mais

VISÃO. Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo.

VISÃO. Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo. QUEM É A OMELTECH? VISÃO Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo. missão A Omeltech Desenvolvimento atua

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

"O valor emocional das marcas."

O valor emocional das marcas. DOMINGO, FEVEREIRO 24, 2008 "O valor emocional das marcas." Por Thales Brandão Atualmente as empresas estão buscando cada vez mais gerir suas marcas com conjunto de valores completamente diferentes dos

Leia mais

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas.

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas. INTRODUÇÃO Você, provavelmente, já sabe que colaboradores felizes produzem mais. Mas o que sua empresa tem feito com esse conhecimento? Existem estratégias que de fato busquem o bem-estar dos funcionários

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free Como motivar Millennials Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free O que esperar deste ebook Maneiras práticas para motivar seus funcionários da geração Millennials a. O que é a geração

Leia mais

4.5 Sistema de Gerenciamento de Qualidade (Sistema GQ)

4.5 Sistema de Gerenciamento de Qualidade (Sistema GQ) Página : 1 / 8 4.1 Introdução 4.2 Explicações Básicas sobre a Política Empresarial 4.3 Metas da Empresa 4.4 Diretrizes da Empresa 4.5 Sistema de Gerenciamento de (Sistema GQ) Página : 2 / 8 4.1 Introdução

Leia mais

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente DICAS PARA ABRIR UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL Começar um empreendimento requer coragem. Estar preparado para esse momento é fundamental, pois não vale, em hipótese alguma, aplicar o seu dinheiro no desconhecido.

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

MARKETING PESSOAL. Professor Victor Sotero

MARKETING PESSOAL. Professor Victor Sotero MARKETING PESSOAL Professor Victor Sotero Você esta fazendo o que gosta? O que estará fazendo daqui a 5,10 ou 15 anos? Você esta preparado para fazer o que quer e gosta? Como fazer para estar preparado

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial Conexão Gerencial é um programa modular de Desenvolvimento Gerencial cujos principais objetivos são: Promover um choque de cultura e competência gerencial e tornar mais efetivo o papel dos Gestores. Alinhar

Leia mais

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso Maiane Bertoldo Lewandowski Consultora de RH Hospital Mãe de Deus TRANSFORMAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO Mudança de modelo mental; Escassez

Leia mais

A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga

A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga 2014 A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. 3 A palestra em questão aborda a busca da excelência e o paradigma

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

Enquete. O líder e a liderança

Enquete. O líder e a liderança Enquete O líder e a liderança Muitas vezes, o sucesso ou fracasso das empresas e dos setores são creditados ao desempenho da liderança. Em alguns casos chega-se a demitir o líder, mesmo aquele muito querido,

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

Resumo Aula-tema 04: Eu e os outros (Competência Social)

Resumo Aula-tema 04: Eu e os outros (Competência Social) Resumo Aula-tema 04: Eu e os outros (Competência Social) Os seres humanos são, por natureza, seres sociais, que interagem a todo instante nos diferentes ambientes (familiar, escolar, profissional etc.).

Leia mais

COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PODER QUEM NÃO COMUNICA NÃO LIDERA

COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PODER QUEM NÃO COMUNICA NÃO LIDERA COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PODER QUEM NÃO COMUNICA NÃO LIDERA Não há mais lugar para a empresa que se cala, nem para o dirigente que confina sua atividade ao gabinete fechado. Luiz Carlos Trabuco

Leia mais

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia.

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia. O Operador do Direito no Brasil não foi educado para uma postura de planejamento e autodesenvolvimento além do Direito. Pesquisas da FGV informam que advogados quando investem em cursos, priorizam o conhecimento

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Orientações para Palestras

Orientações para Palestras Orientações para Palestras Caro Palestrante, confeccionamos este documento para ajudá-lo a fazer uma apresentação memorável. Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz.

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. Seu porta-voz na sociedade digital. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. A é uma agência de Comunicação Integrada, com uma equipe especialista

Leia mais

FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS

FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS 1 FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS MAURICIO SEBASTIÃO DE BARROS 1 RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar as atuais

Leia mais

BENEFÍCIOS X CARACTERÍSITCAS DOS PRODUTOS

BENEFÍCIOS X CARACTERÍSITCAS DOS PRODUTOS BENEFÍCIOS X CARACTERÍSITCAS DOS PRODUTOS COMO CONQUISTAR O CORAÇÃO E A MENTE DOS CLIENTES Ter empatia com o cliente. Enxergar os benefícios da mesma maneira que o cliente. Tenha certeza de que o produto

Leia mais

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!!

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!! OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. OBJEÇÕES VILÃS OU OPORTUNIDADES? A VISÃO ORIENTAL SOBRE Um para CRISE PERIGO (JI) A VISÃO ORIENTAL

Leia mais

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Como marca, fachada e merchandising podem se ajudar O DESAFIO Competindo com Competência Todos sabem que a competitividade do mercado

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Corpo e Fala EMPRESAS

Corpo e Fala EMPRESAS Corpo e Fala EMPRESAS A Corpo e Fala Empresas é o braço de serviços voltado para o desenvolvimento das pessoas dentro das organizações. Embasado nos pilares institucionais do negócio, ele está estruturado

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Código de Ética do IBCO

Código de Ética do IBCO Código de Ética do IBCO Qua, 14 de Novembro de 2007 21:00 O papel do consultor de organização, no desempenho de suas atividades, é o de assistir aos clientes na melhoria do seu desempenho, tanto nos aspectos

Leia mais

Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes

Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes Copyright 2011 Edvaldo de Farias Prof. Edvaldo de Farias, MSc. material disponível em www.edvaldodefarias.com Minha expectativa

Leia mais

Iniciar com qualidade

Iniciar com qualidade Iniciar com qualidade Depois de ver as dicas da Diretora Nacional Executiva de Vendas Independente Glória Mayfield lembre se de compartilhar com suas Consultoras que na Mary Kay elas nunca começam sozinhas.

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR KOTLER, 2006 AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR. OS CANAIS AFETAM TODAS AS OUTRAS DECISÕES DE MARKETING Desenhando a estratégia

Leia mais

A Ser Humano Consultoria

A Ser Humano Consultoria A Ser Humano Consultoria é uma empresa especializada na gestão estratégica de pessoas. Utilizando programas de assessoramento individual, baseados na avaliação e desenvolvimento de suas competências, buscamos

Leia mais