MARKETING PESSOAL DO ADMINISTRADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MARKETING PESSOAL DO ADMINISTRADOR"

Transcrição

1 1 MARKETING PESSOAL DO ADMINISTRADOR Neilton Gomes da Silva RESUMO O marketing pessoal faz parte integrante das profissões que estão diretamente relacionados com os públicos em diversos segmentos, onde faz parte de uma história de postura e credibilidade, usufruindo assim deste preceito para desenvolver o marketing pessoal. Tornando-o um profissional conhecido na sociedade em que vive como também em outras localidades em que ele desenvolve suas atividades profissionais. Palavras-chave: Marketing Pessoal, Postura, Relacionamento ABSCTRAT The marketing staff is an integral part of professions that are directly related to the public in several segments, which is part of a history of attitude and credibility, thus taking advantage of this provision to develop the marketing staff. Making it known in a professional society where you live as well as other locations where he develops his professional activities. Keywords: Marketing Staff, Posture, Relationships INTRODUÇÃO Vivemos um momento de rápidas transformações decorrentes da globalização e do desenvolvimento tecnológico. Constatamos, na realidade, a capacidade que essas mudanças têm de alterar culturas, sociedades e o próprio homem. A realidade do mundo globalizado exige que os profissionais desenvolvam métodos e técnicas de diferenciação e superação como alternativas para se manter e obter destaque no mercado. Por isso, faz-se necessário o destaque da atuação do profissional no seu meio, seja ele qual for. Uma estratégia bastante utilizada nos dias de hoje para que isso ocorra é o Marketing Pessoal. Professor Mestre em Administração, Coordenador do Curso de Administração, das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia UNIVAR,

2 2 O tema proposto neste trabalho Marketing Pessoal da Administração tem como principal razão analisar as relações existentes entre as pessoas e utilização do Marketing Pessoal como instrumento de construção da carreira profissional. O Marketing Pessoal tornou-se um instrumento estratégico fundamental para a construção da marca pessoal forte. Essa marca é uma das principais ferramentas de posicionamento no mercado profissional. Assim como a imagem institucional, a imagem pessoal necessita dos mesmos cuidados no seu processo de projeção e consolidação. ABORDAGEM DO MARKETING PESSOAL O termo estético incidiu no século XIX, aplicado pelo filósofo alemão Alexander Baumgarten a partir da palavra grega aisthetikós (que significa perceptivo, principalmente através dos sentimentos ). De acordo com o autor, o termo refere-se a um ramo especial da filosofia que tem como objetivo produzir uma ciência de conhecimento sensorial em contraste com a lógica, cuja meta é a verdade. Segundo Bender & Blocker (1993), de acordo com a visão funcional prevalecente da estética analítica, assumir o ponto de vista estético significa ter interesse no valor estético de um objeto. Entretanto, filósofos e psicólogos concordam que a percepção pode ser direta ou pode ser medida pela cognição de uma pessoa. A expressão estética do marketing, conforme Schmitt & Simonson (2000), refere-se às qualidades estruturais e referenciais da estética de uma organização ou de uma marca trabalhando em harmonia. Algumas das percepções do consumidor são diretas, enquanto outras são medidas cognitivamente. No reino da estética corporativa e de marcas, aplicam-se as escolas de pensamento filosófico e psicológico e o benefício pode ser obtido pelas qualidades inerentes e pelos traços estruturais da estética de uma empresa ou marca ou pelos significados transmitidos pela estética destes componentes. A estética de marketing proporciona então valor tangível para uma organização, pois permite além da conquista da fidelidade por parte dos clientes, preços mais altos, transposição do excesso de informações, redução de custos, proteção de ataques da concorrência, entre outros. Assim, quando produtos ou serviços são percebidos como não diferenciados nos termos de seus atributos típicos, aspectos intangíveis como experiências tornam-se pontos chave de venda, ou seja, pode-se dizer que a estética cria fidelidade.

3 3 Existem outras vantagens em se utilizar uma identidade esteticamente bem formulada. Para Schmitt & Simonson (2000), o ambiente em que vivemos fica cada dia mais congestionado com mensagens e conseqüentemente os consumidores têm grande quantidade de veículos de mídia para escolher. São bombardeados com logomarcas e mensagens em suas vidas cotidianas e podem ter acesso a vários estímulos através de mídias eletrônicas. No entanto, uma estética atraente poderia transpor esses excessos, usando o potencial máximo de cada meio. Tem simbolismo distinto que se identifica com a empresa e se associa a ela, conforme demonstrado na Figura 1. Aumenta a produtividade Cria fidelidade Permite preços elevados OS BENEFÍCIOS TANGÍVEIS DE IDENTIDADE Reduz custos Permite proteção contra concorrência Transpõe o excesso de informação FIGURA 1 - Benefícios tangíveis da estética. FONTE: SCHMITT & SIMONSON (2000). Além disso, a legislação pertinente assegura que nomes de marcas e logomarcas não podem ser copiados. Recursos legais e técnicos podem ser usados para combater falsificações. Quanto mais potente o aspecto estético e quanto mais se manifestar numa quantidade maior de elementos de identidade, maior a facilidade de proteção do ponto de vista prático. É difícil supor que um concorrente possa imitar o conjunto de elementos sensoriais e a estética de uma empresa de sucesso. Dessa forma, não só nomes e logomarcas, mas também a imagem comercial da empresa (o termo legal para estímulos característicos de uma marca) é protegida por legislação federal. Portanto, a estética dificulta e até mesmo permite proteção de ataques da concorrência.

4 4 Uma vez que as diretrizes estéticas de uma empresa estejam estabelecidas, funcionários e empresas associadas perdem menos tempo criando novos layouts e mensagens. O sistema visual fornece estrutura e orientação. Além disso, anúncios, etiquetas e materiais promocionais costumam ter elementos constantes; não precisam ser projetados para cada nova campanha. Finalmente, uma estética atraente também constitui uma ferramenta poderosa de marketing interno, pois atrai pessoal de criação capacitado, o que é uma preocupação básica durante a entrada em novos mercados. A estética motiva os funcionários e embeleza o local de trabalho podendo reduzir custos e aumentar a produtividade. Principais Técnicas de Marketing Pessoal Segundo o professor França apud MIKE MCCAFFREY (1983, p.133) são quatros fases para se fazer bom marketing pessoal. 1 - Criar uma imagem pública para o profissional. A boa imagem do profissional é um dos elementos mais importantes para o êxito de sua carreira no mercado de trabalho. 2 Estabelecer o maior número possível de contatos pessoais de interesse profissional. As pessoas, para o seu sucesso profissional, dependem de outras. É também preciso selecionar seus relacionamentos e programá-los para a obtenção dos resultados desejados. 3 Preparar-se para a venda propriamente dita do profissional, o que implica, novamente, em trabalho de preparação para se apresentar e conquistar uma posição, causando sempre boa impressão. 4 Segundo Persona (2005, p.157) Marketing significa conquistar e manter os clientes. Por isso, é preciso ter permanente preocupação com a satisfação dos clientes atuais, sejam diretos ou indiretos. Não basta estar empregado, importa manter de forma permanente o perfil empreendedor, de comprometimento com o empregador, de responsabilidade, de preocupação com os resultados esperados pelo cliente, ou seja, o seu empregador seja em dependência direta ou indireta. E quem ainda não entrou no mercado de trabalho, precisa preparar-se atentamente para enfrentá-lo. Não basta possuir conhecimento, ter capacidade. É preciso fazer o jogo do mercado que quer gente talentosa, competente, mas também capaz de relacionar-se com outros, de trabalhar em equipe; gente empreendedora, criativa, emocionalmente equilibrada. Não basta ser inteligente, é preciso também controlar as emoções, saber viver com alegria, em harmonia com seus parceiros de trabalho.

5 5 Todos sabem que as empresas preocupam-se por demais com a criação e a manutenção de uma imagem institucional sobre si própria e seus produtos. Gastam fortunas para atingirem esse objetivo, criando marcas próprias, logotipos, adotando cores exclusivas em suas logomarcas e, principalmente, fazendo campanhas para que todos percebam sua presença no mercado e tenham para com elas boa vontade, comprando de modo permanente seus produtos ou contratando seus serviços. Com as pessoas, acontece o mesmo. Precisam cuidar bem de sua imagem, tanto pessoal como profissional. A imagem de uma pessoa está ligada ao seu conhecimento, ao seu comportamento, as suas atitudes, ao sucesso de seus empreendimentos. Inclui o modo de agir, de se apresentar, as roupas que veste as cores que usa o modo de falar, de se manifestar, de andar; postura ereta ou não, fisionomia alegre, triste ou abatida, e forma de se relacionar com os outros. Tudo isso está fundamentado no princípio de que nos comunicamos muito mais com o mundo exterior a nós com nossa forma física; é ela que leva as pessoas a perceberem quem é e a criarem a imagem que têm de nós, exatamente a partir de nossa forma de agir. O agir reflete o interior da pessoa, projeta sua imagem que pode ser falsa ou verdadeira, boa ou má. Engana-se quem pensa que os outros não percebem os seus disfarces, quando se pretende projetar aquilo que a pessoa não é. Todos observam as expressões faciais, o tom de voz, as roupas, o penteado, a cor dos cabelos e até os sapatos. Exatamente como fazemos com os outros, observamos a pessoa e fazemos uma imagem dela pelas informações que nos passa pela linguagem do corpo. Como proceder? A primeira coisa a fazer é analisar o próprio comportamento, as suas atitudes. Como se veste se comporta, se relaciona com os outros. Em seguida, deve-se considerar a imagem do futuro profissional: como quer ser visto e percebido. Para isso, é preciso ser curioso, observar como os outros profissionais comportam-se na vida pessoal e no trabalho. Faça seu benchmarking. Aprendendo com os outros. Aceitando as críticas que receber e peça até os seus amigos para contribuírem com suas observações sobre a imagem que projeta sobre você mesmo. Comece, então, a mudar sua postura, sendo sempre autêntico, não caindo no erro de querer demonstrar imagem daquilo que não é. O que fazer? Abandone formas inadequadas de projetar bem sua imagem. Cuide de sua aparência, de suas vestes, de sua forma física; dê atenção a seu modo de falar, de se relacionar com os outros, procure ser sempre aberto e aprenda a ouvir. Comece a mudar sua aparência, sua postura, seu cabelo, do penteado, mostre uma fisionomia alegre, confiante. Se vista bem, sem exageros, sem uso de cores espalhafatosas,

6 6 compre roupas atuais, adequadas a seu perfil e posição, e de bom gosto. Use acessórios que valorizem sua presença; lembre-se que seus sapatos devem estar sempre limpos. Evite modismos que podem prejudicar a sua imagem como o uso de tatuagens, piercings, cabelos eriçados, maquiagens carregadas. Toda essa produção é necessária para poder conseguir seu objetivo: projetar sempre uma imagem positiva de você mesmo, ou começar a fazer esse trabalho o mais rápido possível para preservar o emprego ou para conquistar novo trabalho. Essa imagem positiva é que irá garantir que você deixará sempre nas pessoas aquela primeira boa impressão que fica como característica de sua personalidade. Convívio Social Fora do Ambiente de Trabalho Para pessoas que utilizam o marketing pessoal, mesmo o tempo livre é um meio de criar uma imagem pública, pois qualquer coisa que se faça publicamente afeta a sua imagem. Segundo França apud MIKE MC CAFFREY (1983, p.14) O modo que a pessoa utiliza seu tempo, participando de atividades civis, sociais e políticas cria uma imagem da pessoa como indivíduo. Estes eventos se tornam fontes de construção de imagem, uma boa oportunidade onde os outros podem conhecer mais sua performance.. O envolvimento social e o ativismo trás qualidade de liderança que são percebidos pela comunidade que irá reconhecê-lo apto para assumir funções de maior responsabilidade. Segundo França apud MIKE MCCAFFREY (1983, p.33) complementa: Os eventos sociais servem para aproximar pessoas, mas dificilmente deve-se falar de negócios nestes locais. Esta é uma maneira de estreitar vínculos, se aproximar de pessoas, mas não para promover imediatamente contato para negócios. Assim, os eventos sociais servem para construção de uma atmosfera favorável para futuros negócios e não para negócios imediatos. Filho (2002, p.93) complementa incentivando aos profissionais a freqüentarem ambientes inusitados, não usuais como forma de descobrir novas maneiras de enxergar a vida, ter mais motivação e até mesmo fazer negócios. Em tempos de velocidade da informação e intensa preocupação com a qualidade, características próprias da era do conhecimento, comunicar-se bem passa a ser indispensável para o sucesso. A imagem pessoal, a forma de como se transmite mensagens (falando, escrevendo, participando e reuniões profissionais ou sociais), tudo isto revela como a pessoa é para os outros, ou melhor, quem é a pessoa.

7 7 Segundo Patrícia Freire & Jader Souza (2001, p.153), Para se transmitir uma imagem positiva, a comunicação oral e escrita deve ser uma ferramenta eficiente e eficaz, por isto vale recorrer a técnicas específicas para alcançar a excelência, planejando exposições e desenvolvendo habilidades do improviso. Desde o conhecimento da audiência até o uso racional de recursos audiovisuais, são relevantes também vestuário, gestos e posturas adequados, aliados a clareza e objetividade. E tão importante quanto à forma, é fundamental valorizar o conteúdo e a ética. Por mais positiva a aparência de uma imagem, ou contagiante uma comunicação, se não forem verdadeiras e consistentes, são frágeis e não se sustentam por muito tempo. Para o aprimoramento da comunicação, a difusão da imagem pessoal e a obtenção de resultados profissionais são extremamente importantes e proveitosas à publicação de artigos ou livros e a participação em palestras e seminário. A participação nestes tipos de eventos não só aumentam a visibilidade assim como aumentam as chances de fechar novos negócios. Para Filho (2002, p.87), participar de congressos, simpósios e seminários e publicar livros são pré-requisitos para o sucesso profissional. Publique artigos em revistas especializadas, jornais, livros. Estes meios transmitem credibilidade, o que acaba se refletindo ao profissional que está sendo exposto através do artigo. França apud MIKE MC CAFFREY (1983, p.22) também recomenda a elaboração e publicação de artigos como forma de se ganhar visibilidade e exposição de forma respeitosa e confiável. Neste sentido, Filho (2002, p.84) complementa: Jornais e revistas são sempre espaços para publicação de artigos e opiniões de leitores. O profissional deve dispor deste meio para expor idéias. É uma maneira de mostrar conteúdo e divulgar a sua marca no mercado, mostrando conhecimento. Pois através de artigos publicados, muitas pessoas podem vir a procurar o profissional para solicitar préstimos profissionais ou para proferir palestras sobre o tema abordado. Na verdade, os livros de marketing pessoal procuram traçar um perfil de como o profissional deve se comportar para obter sucesso. Diante desta regularidade de visões, vamos procurar introduzir regras que ajudam neste objetivo. Habilidades em Lidar com Outras Pessoas A capacidade de desenvolver bons relacionamentos é tida como uma das mais valiosas estratégias do marketing pessoal. O estudo do tipo de pessoa com quem você vai se relacionar pode trazer bons frutos. Conhecer seus gostos, seus interesses, na tentativa de saber com quem você está lidando, pode ser muito proveitoso. Sabe-se que as afinidades aproximam. A humildade e a empatia são importantes para alguém ser bem visto e admirado.

8 8 Pedir conselhos, tirar dúvidas, procurar ajudar o próximo no âmbito profissional, mostra que a pessoa é flexível com visão aberta. As pessoas que prestaram os favores se sentirão importantes e quem for ajudado se sentirá muito grato criando vínculos fortes. Sobre humildade, França apud MIKE MC CAFFREY (1984, p.31) afirma Uma boa maneira de criar vínculos é pedindo ajuda em uma tarefa e agradecendo depois a ajuda dada.. Sobre empatia, o mencionado autor esclarece: A atitude chave é ter empatia e bom-humor. A capacidade de se identificar e entender o ponto de vista de outra pessoa.. Isto mostra que não é suficiente ouvir e sim escutar atentamente o que está sendo dito. Mostrar interesse no que está sendo transmitido pode ser crucial no processo de aceitação da pessoa. Filho (2002, p.34), sobre o assunto, alerta: Quando a agenda estiver cheia e não der para pegar um trabalho, o profissional deve procurar ajudar seu interlocutor com saídas para resolução de problemas. Prestar assistência.. Assim, nunca se deve desprezar um cliente. Pelo contrário: o bom profissional deve sempre procurar mostrar a importância que ele tem. Nessa linha, Filho,(2002, p. 34) esclarece: Construir uma imagem como alguém de sucesso, incansável, que já realizou tudo o que queria pode ser desastroso. Esta atitude pode demonstrar que o profissional enfrenta uma sobrecarga de trabalho e as pessoas tendem a julgar que ele ou a empresa na qual trabalha não precisa tanto delas. Um instrumento que deve ser sempre empregado nas relações profissionais é ser simpático e agradável em qualquer situação. Existem técnicas não verbais de construir a própria imagem como uma maneira de se atingir o sucesso. Uma maneira cordial, sorridente, mas que impõe respeito, além de uma aparência agradável e de acordo com a profissão que desempenha, ajuda a formar uma boa imagem do seu eu profissional e pessoal. Por vezes acontece de o profissional encontrar algumas contestações ou objeções a respeito do trabalho que está executando, neste momento a prática mostra que numa situação destas, o melhor é dar o tempo necessário para a pessoa mostrar seu ponto de vista. Mesmo contrário, o profissional deve respeitar este questionamento, sem responder nem debater de forma agressiva e enfática. Sobre o assunto, França apud MIKE MC CAFFREY (1983, p.,87) ensina: A postura deve ser de compreensão procurando ajudar e mostrar ferramentas profissionais que ajudem a pessoa a dissolver os problemas antecipados por ela. A objeção é importante porque pode dar idéias para solução de problemas ainda não vislumbrados.

9 9 Portanto, esta demonstrada a importância da habilidade em lidar com as pessoas, a inteligência emocional, seja na forma de agir, de tratar, de se posicionar quanto no momento da crítica ou na hora de solucionar um problema. Aparência Física e Postura Assim como nos atraímos pela embalagem de um produto, o mesmo acontece quando vemos um profissional, ele nos diz muito pela maneira que se apresenta externamente, devendo então, na medida do possível, investir no seu visual. O primeiro momento é crucial para as impressões que o interlocutor terá da pessoa, seguindo o ditado popular a primeira impressão é a que fica ao se apresentar o determinado ambiente, a aparência revela suas características e é avaliado conforme sua postura e aparência física antes mesmo de um contato direto. O vestuário influencia muito, pois ele expressa um estilo próprio. Diante desta certeza, para estabelecer uma relação de confiança e respeito, o assunto aparência física é mesmo relevante. França apud MIKE MC CAFFREY (1983, p.53) ressalta que: (...) usar roupas mais conservadoras, boas e apropriadas para a função, ter uma aparência onde sugestiona limpeza, asseio e cuidado leva a uma boa primeira impressão. Usar objetos de valor, como boas canetas, gravatas, relógios e óculos também é um meio de transmitir um certo poder e status para as pessoas e estas impressões sempre são impactantes. Tão importante quanto estar bem-vestido é manter uma postura correta e elegante, nessas condições Linkemer, (1991, p.30) alerta que Pessoas mais altas são tidas como lideres: as com excesso de peso, como preguiçosas ou lentas. Se você é mais alto que o outro, pode intimidá-lo, se mais baixo, pode não ser notado. Desta forma pode se pensar então que a aparência é pré-determinada. Entretanto, não se pode mudar a estrutura óssea ou sua constituição física, mas, é possível alterar a percepção do corpo através da postura, e a postura é passível de modificação. Sobre o assunto, Filho, (2002, p. 45) afirma: Andar sempre com a coluna reta e elegante impõe respeito. Apoiar a cabeça na mão não é bom porque dá idéia de desleixo e desânimo, ser calmo nos gestos demonstra educação e elegância. Assim como se torna abominável roer unhas e fumar em público. Um bom curso de dicção é recomendável, pois mesmo não tendo dificuldades de fala, se pode aperfeiçoar a arte do falar bem e para o público. A má dicção pode comprometer a credibilidade. A combinação de uma postura elegante com uma dicção perfeita e um discurso forte é um bom meio pra impressionar.

10 10 Mantendo a posição dos ombros levantados e para trás estará passando a impressão de poder, um sorriso sincero mostra que é uma pessoa agradável e que está feliz por estar naquele local, já um rosto tenso, passa a impressão que está nervosa. Sendo assim, é importante o profissional cuidar da sua imagem física e do seu estilo. O uso de roupas adequadas, higiene pessoal, hábitos saudáveis, postura correta e a forma de se portar publicamente são elementos decisivos para a formação da imagem do profissional perante o meio em que está inserido. A imagem pode e deve ser gerenciada e você tem o poder de decidir que forma quer ser percebida. O modo de agir também tem sua importância, principalmente no primeiro momento: olhos nos olhos, uns firmes apertos de mão, a maneira que você se senta, dentre outros pormenores e maneiras não verbais de mandar sua mensagem sobre quem você é. A maneira que você se senta diante do interlocutor diz muito sobre você. Quanto mais perto o contato físico, mais aberto psicologicamente este estará a negociações, pois fará a sua imagem como um parceiro em busca de soluções. França apud MIKE MC CAFFREY (1983, p. 56), sobre o assunto, aconselha: (...) se você tiver condições de decidir ou organizar a posição de cada um em uma reunião, aproveite esta oportunidade para criar situações onde os interessados tenham uma boa visão e proximidade de você, assim suas chances de sucesso serão bem maiores. Assim, como você transmite muitas informações sobre você, mesmo, às vezes não tendo consciência disto, outros também fazem o mesmo. Por isso devemos desvendar estes códigos para empregá-los da forma mais racional e consciente possível. Uma outra situação nãoverbal que te dá informações preciosas para conseguir um resultado positivo é observar a linguagem corporal do seu interlocutor. Se for de uma posição defensiva, encontre maneiras de desarmá-lo da barreira imposta por ele mesmo. Se o interlocutor, por exemplo, cruzar os braços quando estiver conversando com você, procure dar um objeto para ele segurar. Assim você rompe sutilmente a armadura criada por ele. Também a postura do profissional numa reunião é muito relevante. No momento da introdução, deve-se falar menos que o interlocutor, assim será mais fácil captar rapidamente as necessidades e encaminhar soluções simples como forma de conclusão do debate.

11 11 Autopromoção A Autopromoção cabe a cada profissional interessado em se promover, e isto pode ser feito através da divulgação de sua marca, seu nome ou algo pessoal que quando falado imediatamente será ligado a sua pessoa, cada um deve saber de suas qualidades e habilidades e trabalhar elas conforme suas necessidades profissionais. Filho (2002, p.67) afirma que a condição fundamental para o profissional se consagrar no futuro é acreditar no seu talento, no seu potencial e nas suas qualidades. Por isso não deixe de divulgar quem você é, sempre que possível deve-se fazer propaganda de suas habilidades, conhecimentos e capacidades, para que as pessoas saibam quem você é e o que está apto a desenvolver, deste modo, cada vez mais as pessoas saberão do que é capaz de desenvolver e assim as pessoas sabem a quem recorrer quando necessitam de tal serviço ou até mesmo para indicar a alguém que esteja necessitando do serviço. Demonstrando sempre confiança e segurança na hora de vender seu peixe para que possa ascender profissionalmente. Neste sentido, Filho, (2002, p.74) esclarece Todos querem estar convencidos que estão contratando o melhor. É dever do profissional então convencê-los que estão fazendo um ótimo negócio contratando-o. Aprimoramento O profissional independente de sua área de atuação sempre deve estar em constante aprendizado, se atualizando com cursos novos, leitura, troca de idéias como outros profissionais, participando de congressos e eventos da classe, sempre para manter o seu nível de conhecimento atualizado, para que sua carreira possa progredir. A atualização profissional e o aprendizado multidisciplinar envolvem outras áreas do conhecimento, mostram-se decisivos na diferenciação e crescimento profissional. Sobre o tema, Filho, (2002, p.68), alerta que não se deve deixar de freqüentar os bancos de aprendizado, pois é um risco a desatualização completa. Um prejuízo a formação profissional e acadêmica e um risco a carreira de toda uma vida. A oferta de mão-de-obra qualificada não para de crescer. Portanto, o aprimoramento educacional é um ponto vital no mundo corporativo, decisivo para manutenção do profissional no mercado e para o seu crescimento.

12 12 Planejamento O planejamento é fundamental em todas as atividades que desejamos desenvolver, e não deixa de ser importante em nossa própria vida, desta forma para uma carreira sólida e de sucesso é imprescindível um bom planejamento. Segundo Kotler (2002,p.34) O planejamento procura adequar estrategicamente as metas e a capacidade da empresa ao mutável ambiente do respectivo mercado. O planejamento pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso ou o crescimento real e a mera existência. O Planejamento Profissional inclui um plano de marketing pessoal, de relacionamento, criatividades, trabalho em equipe, empreendedorismo, e tantas outras qualidades, no planejamento é preciso estipular e colocar as metas em prática, não desistir diante das dificuldades que tendem a aparecer, mas persistir, buscando formas de reciclar-se e aprimoramento. O marketing pessoal desenvolve técnicas para destacar-se dos demais, criando sua própria marca, já que o mercado está tão competitivo e existem muitas pessoas procurando seu lugar no mercado de trabalho, certamente o profissional melhor preparado e melhor relacionado conquistará seu lugar ao sol. Posicionando no mercado de trabalho com convicção de que conseguirá alcançar suas metas e seu prestígio profissional. Sempre valorizando seus ideais, aquilo que realmente for importante em sua vida profissional e pessoal, procurando conciliar a vida profissional e pessoal, pois se uma não está bem pode afetar o desempenho da outra. No planejamento devem-se caracterizar os pontos fortes, os pontos fracos, analisar sua imagem e a sua identidade, compreender a imagem que as pessoas têm de você, definir sua missão e ser fiel aos seus princípios. Depois de saber como as pessoas te vêem, quais são seus pontos fortes e fracos e aonde você quer chegar, deve-se criar o seu plano de marketing e colocar em prática o seu planejamento para alcançar o que deseja. Analise bem onde quer ser visto diferente e o que precisa mudar, utilize a sua marca, sua vitrine pessoal, aposte em sua rede de relacionamento e procure aumentar ela, seja diplomático, mais prático e menos metódico, comunique-se sempre de forma clara.

13 13 Inteligência Emocional A inteligência emocional é caracterizada pela maneira com que as pessoas lidam com suas emoções e das pessoas que convivem no seu dia-a-dia, ela não é genética e cada indivíduo aprende e desenvolve de acordo com suas habilidades. Entende-se, portanto que a autoconsciência, motivação, persistência, empatia e características sociais como persuasão, cooperação, negociações e liderança. Esta é uma maneira alternativa de ser esperto, não em termos de QI, mas em termos de qualidades humanas do coração. O psicólogo Daniel Goleman, PHD, em Psicologia pela Universidade de Harvard, com seu livro "Inteligência Emocional", por exemplo, retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso. Ética, Preconceito e Marketing Pessoal Todo indivíduo deseja obter destaque na sua carreira, seja ela qual for, porém, alguns se dedicam mais a essa conquista do que outros. A busca pela realização é uma característica intrínseca do comportamento humano, pois todos desejam sentirem-se importantes. Com as mudanças sociais, a diminuição das distâncias, por meio de mecanismos como a Internet e as facilidades de acesso a meios que potencializam e proporcionam uma audiência global, as pessoas passaram a aspirar um maior destaque, independente do seu segmento de atuação. A mídia tem um papel importante nesse processo, pois as pessoas constatam de forma mais veemente que fama gera poder. A análise desta postura social ansiosa por destaque, está intimamente ligada ao Marketing Pessoal. Para Persona (2005), a questão não está na freqüência da exposição da imagem do profissional ou em sua ousadia para conquistar novos mercados ou oportunidades, mas no estilo que usa para isso. Nesse processo, deve ser feita uma análise, principalmente da questão ética que envolve essa promoção pessoal, e do limite entre a divulgação das reais competências e das características irreais atribuídas para que ocorra a autopromoção. Ainda existe um preconceito em relação à exposição de marcas e competências

14 14 pessoais, talvez por uma grande carga cultural que não devemos fazer propaganda de nós mesmos. O termo marketing pessoal é muitas vezes banalizado e freqüentemente usado como sinônimo de pessoas exibicionistas. O seu objetivo é realmente colocar um profissional em destaque e levá-lo ao sucesso profissional. É bem verdade que, em exagero, pode, ao invés de aproximar, afastar as pessoas e as chances de ser reconhecido. Porém, a aplicação do marketing pessoal requer preparo e conhecimento da área. Porém, para muitos, a busca pela visibilidade não é deliberada, mas acidental ou resultado de algum grande talento. Praticar o Marketing Pessoal no dia-a-dia não deve ser um esforço fingido, mas algo que flui espontaneamente, por meio da harmonia entre a realidade interior e a prática para o exterior. Acima de tudo, o marketing pessoal é um processo de desenvolvimento. Sendo assim, para obter resultados é necessário o conhecimento da dimensão humana. O profissional deve ser flexível às mudanças e criar uma imagem positiva de si mesmo. Para Persona (2005, p.65), um trabalho de relações públicas na construção de uma marca é fundamental. A exposição da marca e da imagem do profissional é revestida de credibilidade quando associada a apelos emocionais. As relações públicas contribuem no reconhecimento e estratégia desenvolvidas para os públicos de interesse, assim como no marketing de produto. Somos, por natureza, bastante críticos para com os outros, mas condescendentes conosco. O contrário pode ajudar mais na carreira do profissional. O outro tem papel fundamental na conquista de espaço e liderança, pois, sem o outro, não existe sistema de poder. Diversos escritores criam receitas de sucesso, cada um enfatizando diferentes postulados. A verdade é que todas podem funcionar, mas devem ser aplicadas com base no feeling do profissional. O Homem e as Mudanças Para entender a importância do Marketing Pessoal e a sua força como instrumento de ascensão profissional e conquista de poder, se faz necessário um descritivo da realidade atual. É possível observar no mundo moderno inúmeras transformações políticas, culturais, econômicas que originam mudanças nas relações entre as pessoas e conseqüentemente na sociedade de uma forma geral. A incorporação de mudanças na nossa realidade é um processo contínuo e cada dia

15 15 mais rápido. Mudanças tecnológicas significativas são aplicadas ao processo de produção, a sociedade industrial dá lugar à sociedade da informação e do conhecimento. Constatamos, na realidade, a capacidade que essas mudanças têm de alterar culturas, sociedades e o próprio homem. Contudo, este homem, ser construído em sua complexidade gerando a individualidade, tem um traço comum, inerente a todos, que é a necessidade de ser aceito. O enfrentamento das diversas situações que o mundo profissional lhe impõe, vem exigindo que esse homem conheça cada vez mais as suas potencialidades e limitações. A busca por crescimento pessoal é um ponto de partida para o enfrentamento da competitividade crescente. No campo organizacional as estruturas piramidais de hierarquia rígida,cedem lugar para estruturas horizontalizadas, com processos comunicacionais mais rápidos, diminuindo as distâncias entre os espaços hierárquicos. O comportamento humano ocupa posição de destaque nas organizações e as reflexões sobre o comportamento organizacional têm focalizado temas como liderança, motivação, comunicação. O maior desafio dos profissionais é interagir com as novas realidades e isso pressupõe uma alta capacidade de adaptação e abandono de velhas posturas. Os cidadãos se defrontam com o inexorável futuro que chega em ritmo alucinante. Questionamentos refletem as dúvidas de como enfrentá-lo e de quais passos deverão ser dados para uma perfeita adaptação aos novos parâmetros que regulam a vida e o trabalho em todas as esferas, (TORQUATO, 2004, p.218). A competitividade aumentou imensamente, principalmente, pela entrada da mulher no mercado de trabalho e a ampliação das mudanças tecnológicas. Há menos de cinqüenta anos os empregos eram divididos somente entre a população masculina. De lá para cá, ocorreu a entrada da mulher no mercado e hoje existem muito mais pessoas procurando uma colocação. A velocidade da tecnologia, também é um outro fator que ampliou a concorrência. O mundo se atualiza com grande velocidade e muito do que se aprende cai rapidamente em desuso. Uma das respostas mais apropriadas para as questões que surgem, está na ênfase da estratégia de preparação pessoal. Nesse momento de alta competitividade, mudanças freqüentes e crescente exigência por qualidade. Marketing é uma ferramenta de auxílio fundamental para o processo de elaboração da estratégia pessoal e, conseqüentemente, ascensão profissional dos indivíduos. Nesse cenário surge o Marketing Pessoal como forma de valorização das capacidades e competências do

16 16 homem. O Marketing Pessoal, conceito que aplica os princípios do marketing às pessoas, é uma necessidade para os indivíduos nos dias de hoje. Fazer de si mesmo um bom produto e saber vendê-lo às empresas, é requisito fundamental para garantir a permanência no mercado de trabalho, o destaque profissional e a conquista de satisfação pessoal. Atualmente, conhecimentos técnicos são apenas a base da construção de uma carreira bem-sucedida. O diferencial entre um profissional e outro está, principalmente, em suas atitudes e capacidade comunicativa. Marketing Tradicional: Bases para o Marketing Pessoal O Marketing Pessoal é um conceito novo e que, equivocadamente, vem sendo deturpado e confundido com melhoria na apresentação pessoal. Na realidade, o Marketing Pessoal reflete um conjunto de ações que buscam entender o mercado em que se atua, detectar necessidades, possibilidades e criar um posicionamento que estimule esse mercado a escolher determinado individuo como a melhor opção. O Marketing Pessoal, em sua essência, não difere muito do Marketing convencional. Antes de uma empresa lançar um produto, ela busca entender o seu mercado, e o profissional deve fazer o mesmo, para entender as expectativas do seu mercado de atuação, planejando estrategicamente a sua carreira. A importância não deve ser atribuída apenas à imagem que se deseja criar, mas a todo um conjunto. Não basta apresentar uma imagem, é preciso ter as reais qualificações do conteúdo apresentado. Nesse ponto está a dificuldade de construir uma imagem positiva, pois ela não pode ser aceita da noite para o dia, trazendo resultados positivos imediatos. Ela depende de uma estratégia de marketing pessoal bem planejada e sustentada em bases reais. No Marketing, o produto ou serviço não existem. O que o consumidor compra, na realidade, é o benefício que eles trazem para atender a uma determinada necessidade, conforme entendido anteriormente. Sendo assim, na construção do seu Marketing Pessoal, o individuo precisa apresentar os benefícios que pode trazer a todos que fazem parte do seu círculo profissional, chefe, equipe e liderados. Toda venda começa com a venda de si próprio da imagem e da capacidade de gerar confiança naquele que irá realizar a compra. No Marketing tradicional, o Composto de Marketing: produto, preço, praça e promoção, simboliza uma estratégia para influenciar os processos de venda e atingir o sucesso em uma organização. Da mesma forma acontece no marketing pessoal, porém o alvo não é o produto, mas sim a pessoa. Fazendo uma analogia com o marketing pessoal, é possível

17 17 enxergar o composto da seguinte forma: o produto é o profissional, o preço é o salário, o ponto de venda é a área de atuação e a promoção é a comunicação. O profissional precisa, antes de tudo, possuir características que o levem a ser considerado um verdadeiro talento por aqueles que estão a sua volta. Pessoas talentosas são criativas, hábeis, confiáveis, sabem trabalhar em equipe e colocar-se em público. Uma outra competência imprescindível é possuir conhecimentos múltiplos e saber trabalhar em diferentes estruturas, ou seja, ser flexível e ter grande capacidade de adaptação. No que se refere ao salário, a pessoa precisa analisar de forma pertinente a sua capacitação e capacidade, se ela está iniciando uma carreira ou se já tem experiência para um salário maior, para que haja compatibilidade custo-benefício para o seu empregador. Assim, um bom trabalho de Marketing demanda uma cuidadosa pesquisa de mercado, planejamento de produto, embalagem, preço, promoção e distribuição e isso, considerando as devidas proporções, também é válido para as pessoas. No entanto, as dificuldades principais se encontram na necessidade de gerir uma marca pessoal, pelo fato das pessoas serem conduzidas pela emoção. Para lançar e consolidar um produto no mercado existe a necessidade de elaboração de uma estratégia consistente e uma prática coerente. Porém, a influência da emoção vem apenas de uma das partes, ou seja, dos consumidores. Já no caso da marca pessoal, a emoção estará presente dos dois lados. Neste momento o investimento na busca por crescimento pessoal poderá ser um diferencial poderoso. A boa comunicação nos dias de hoje é um ponto fundamental para o crescimento profissional, independente da área em que o profissional atue. Deve-se estabelecer uma comunicação com base em características reais. Qualquer estratégia de Marketing Pessoal que se concentre apenas na imagem pode ser facilmente desmascarada em um mundo onde todos se comunicam com uma facilidade nunca vista. (PERSONA, 2005, p.,58). Assim como a marca do produto, a constituição da marca pessoal envolve significação, associações e os valores intangíveis também têm grande importância. Além da embalagem apropriada, se faz necessário, como em uma empresa, um conteúdo pertinente. Enquanto a condição interior do indivíduo define o seu caráter, aquilo que ele é, as suas ações exteriores definem a sua reputação, aquilo que ele parece ser. Assim, as palavras, gestos e ações têm papel fundamental na constituição da imagem de uma pessoa, somando-se a isso as suas idéias, elas definem a postura individual.

18 18 Manter uma rede de relacionamentos e alimentá-la constantemente é essencial. Sendo assim, se faz necessário a construção de um bom relacionamento com os públicos-alvo, sejam eles clientes, subordinados, colegas de trabalho ou chefias. Segundo Persona, (2005, p.72), o profissional que domina a comunicação, consegue firmar-se com mais facilidade, pois o mundo compete por atenção e aquele que a desperta, retém e encanta, terá a primazia. Os resultados profissionais de um indivíduo estão vinculados, principalmente, a sua forma de relacionar-se e comunicar-se.

19 19 CONSIDERAÇÕES FINAIS A intenção ao fazer este artigo, é a de mostrar que o profissional de Administração deve se adaptar a nova realidade que exige o mercado. Pois o mercado exige não só uma reciclagem, mas uma nova postura, uma nova evolução, diante deste mesmo mercado tão exigente e competitivo, portanto, foi apresentado o marketing pessoal como uma ferramenta primordial para desenvolver a marca do Administrador, tornando-a mais cristalina e necessária para tomada de decisões em uma empresa e numa influência mútua entre cliente e prestador de serviços, ambos se completam em beneficio da prosperidade da empresa. Assim como as pessoas confundem Marketing com Propaganda, muitos atrapalham o significado de Marketing Pessoal com divulgação da imagem. Porém, o seu significado é muito mais abrangente. O trabalho proporcionou uma grande interação com o universo que envolve a construção de uma carreira bem sucedida por meio da utilização do Marketing Pessoal. Foi possível concluir que a trajetória profissional é um patrimônio individual a ser administrado com rigor e competência, pois no mundo competitivo em que se vive hoje, é grande a importância de um diferencial na atuação dos profissionais. Ficou claro com as pesquisas, que o profissional deve construir uma marca pessoal no universo onde atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios. Assim, a elaboração de ações estratégicas e a sua prática através de atitudes e comportamentos, conduzirão a trajetória pessoal e profissional para o sucesso, por meio de qualidades e habilidades inatas ou adquiridas do indivíduo que, aperfeiçoadas, promoverão comportamentos favoráveis que levarão a conquista do aspirado destaque profissional e, conseqüente, do poder. Uma pessoa que pratica e aperfeiçoa constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo. Porém, isso não é suficiente, ela precisará possuir talento e competência para exercer a sua atividade. No entanto, por um determinado tempo pode ser suficiente, mas apenas isso não garante a ascensão profissional e, conseqüentemente, a conquista e perpetuação do poder no mercado de trabalho. Lutar pelo crescimento traz satisfação e respeito próprio. A produtividade conta, não só por que faz a diferença na qualidade do trabalho, mas por que é importante para a pessoa que o está realizando.

20 20 Por tudo isso, foi possível perceber que o Marketing Pessoal é uma das coisas mais importantes na vida de um profissional, pois, disposto a planejar sua carreira, ele terá a possibilidade de reconhecer suas potencialidades e limitações. E isso deve ser feito continuamente. Produtos são planejados, fabricados, testados, comercializados e muitas vezes recolhidos do mercado para correções, aperfeiçoamentos ou lançamento de novas versões mais sofisticadas. Assim deve ser com todo profissional.

ATENDIMENTO A CLIENTES

ATENDIMENTO A CLIENTES Introdução ATENDIMENTO A CLIENTES Nos dias de hoje o mercado é bastante competitivo, e as empresas precisam ser muito criativas para ter a preferência dos clientes. Um dos aspectos mais importantes, principalmente

Leia mais

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÕES GERENCIAIS UM ESTUDO DE CASO

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÕES GERENCIAIS UM ESTUDO DE CASO COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÕES GERENCIAIS UM ESTUDO DE CASO Fábio William da Silva Granado 1 Marluci Silva Botelho 2 William Rodrigues da Silva 3 Prof Ms. Edson Leite Lopes Gimenez 4 RESUMO O presente trabalho

Leia mais

Corpo e Fala EMPRESAS

Corpo e Fala EMPRESAS Corpo e Fala EMPRESAS A Corpo e Fala Empresas é o braço de serviços voltado para o desenvolvimento das pessoas dentro das organizações. Embasado nos pilares institucionais do negócio, ele está estruturado

Leia mais

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO 1 ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO Por Regina Stela Almeida Dias Mendes NOVEMBRO 2004 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA 2 ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

MARKETING PESSOAL: VOCÊ É O PRODUTO

MARKETING PESSOAL: VOCÊ É O PRODUTO MARKETING PESSOAL: VOCÊ É O PRODUTO Elaine Aparecida de Farias 1 Michelle Muniz 2 Patrícia de Oliveira 3 Roselene Dias 4 RESUMO O artigo trata da necessidade de se vender o produto principal: você. Mostra

Leia mais

Projeto CAPAZ Básico Introdução a Venda

Projeto CAPAZ Básico Introdução a Venda 1 Introdução Ao assistir à aula você teve acesso a técnicas de vendas, uma introdução simples ao processo de venda. Hoje, relembraremos e aprofundaremos os processos de abordagem, sondagem, apoio, fechamento

Leia mais

Marketing pessoal. Etiqueta profissional

Marketing pessoal. Etiqueta profissional Marketing pessoal Etiqueta profissional Etiqueta Definição Ethos é uma palavra de origem grega que significa comportamento; Etiqueta é a arte das boas maneiras e dos bons costumes. Etiqueta Classificação

Leia mais

dim i e m nsão ã o h uma m n a a c p a ac a i c d i ad a e c m o p m etênci c a

dim i e m nsão ã o h uma m n a a c p a ac a i c d i ad a e c m o p m etênci c a Importância da Imagem Pessoal na Profissão Profa Elaine C. S. Ovalle Todo ser humano tem necessidade de se destacar naquilo que realiza. O maior responsável pelo desenvolvimento pessoal é o próprio indivíduo.

Leia mais

PROFISSIONAL DE FARMÁCIA: IMAGEM E CAPACIDADE SÃO ESSENCIAIS

PROFISSIONAL DE FARMÁCIA: IMAGEM E CAPACIDADE SÃO ESSENCIAIS PROFISSIONAL DE FARMÁCIA: IMAGEM E CAPACIDADE SÃO ESSENCIAIS Na área da saúde, algumas habilidades, como o conhecimento técnico e a facilidade de comunicação influem decisivamente na impressão conquistada

Leia mais

PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS:

PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS: PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS: O QUE É PRECISO PARA SER UM CORRETOR DE SUCESSO gerenciador e site imobiliário Introdução O perfil do corretor de imóveis de sucesso Aprimorando os pontos fracos Conclusão

Leia mais

Coleção ajuda no sucesso profissional

Coleção ajuda no sucesso profissional COLEÇÃO Unic Josafá Vilarouca Renata Tomasetti (11) 5051-6639 josafa@unicbuilding.com.br renata@unicbuilding.com.br Coleção ajuda no sucesso profissional Série lançada pela Publifolha possui 36 títulos,

Leia mais

COMO VENDER. A IMAGEM DA SUA ESCOLA Dicas que garantem a visibilidade da sua instituição

COMO VENDER. A IMAGEM DA SUA ESCOLA Dicas que garantem a visibilidade da sua instituição BP COMO VENDER A IMAGEM DA SUA ESCOLA Dicas que garantem a visibilidade da sua instituição PRODUTOS EDUCACIONAIS MULTIVERSO Avenida Batel, 1750 Batel CEP 80420-090 Curitiba/PR Fone: (41) 4062-5554 Editor:

Leia mais

Relações Humanas e Marketing Pessoal

Relações Humanas e Marketing Pessoal Relações Humanas e Marketing Pessoal Realização: Projeto Ser Tão Paraibano Parceiros: Elaboração: Deusilandia Soares Professor-Orientador: Vorster Queiroga Alves PRINCÍPIOS DE RELAÇÕES HUMANAS Em qualquer

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO DA COMUNICAÇÃO ORAL PARA O SECRETÁRIO EXECUTIVO

A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO DA COMUNICAÇÃO ORAL PARA O SECRETÁRIO EXECUTIVO A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO DA COMUNICAÇÃO ORAL PARA O SECRETÁRIO EXECUTIVO Neusa Kreuz 1 RESUMO: É indiscutível a grande importância da linguagem oral no processo interacional humano. Trata-se da primeira

Leia mais

ATENDIMENTO AO CLIENTE

ATENDIMENTO AO CLIENTE ATENDIMENTO AO CLIENTE Tópicos a serem apresentados: O que é? Para que serve? Objetivos do Curso. Conteúdo Programático. Empresa As Pessoas O Produto O serviço Atendimento Competitividade Tipos de Clientes

Leia mais

Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA Bases Humanísticas Prof. Marcos Antonio Ribeiro Andrade - MSc O Marketing e os Médicos :

Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA Bases Humanísticas Prof. Marcos Antonio Ribeiro Andrade - MSc O Marketing e os Médicos : Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA Bases Humanísticas Prof. Marcos Antonio Ribeiro Andrade - MSc O Marketing e os Médicos :Petrucio Chalegre Em Epidauro, no interior da Grécia, o teatro da cidade

Leia mais

Unidade IV. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade IV. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade IV Marketing Profª. Daniela Menezes Comunicação (Promoção) Mais do que ter uma ideia e desenvolver um produto com qualidade superior é preciso comunicar a seus clientes que o produto e/ ou serviço

Leia mais

A Qualidade Fundamental do Vendedor Altamente Eficaz

A Qualidade Fundamental do Vendedor Altamente Eficaz Em abril de 2.000 Jack Welch - o executivo do século foi entrevistado pela Executive Focus International. Essa entrevista foi coberta com exclusividade pela revista brasileira HSM Management, edição de

Leia mais

Atendimento Eficaz ao Cliente

Atendimento Eficaz ao Cliente Atendimento Eficaz ao Cliente Aquele que conhece os outros é inteligente, Aquele que conhece a si mesmo é sábio. (Lao-Tsé, filósofo chinês, séc. IV a. C.) Conhece-te a ti mesmo. (Sócrates, filósofo grego,

Leia mais

Um dos objetivos deste tema é orientar as ações sistemáticas na busca satisfazer o consumidor estimulando a demanda e viabilizando o lucro.

Um dos objetivos deste tema é orientar as ações sistemáticas na busca satisfazer o consumidor estimulando a demanda e viabilizando o lucro. PLANO DE MARKETING Andréa Monticelli Um dos objetivos deste tema é orientar as ações sistemáticas na busca satisfazer o consumidor estimulando a demanda e viabilizando o lucro. 1. CONCEITO Marketing é

Leia mais

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Um Marketing Pessoal bem arquitetado pode alavancar de maneira decisiva seus negócios ou carreira, pois como dizem por aí: A primeira impressão

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Outubro de 2014

EMPREENDEDORISMO. Outubro de 2014 #5 EMPREENDEDORISMO Outubro de 2014 ÍNDICE 1. Apresentação 2. Definição 3. Empreendedorismo: necessidade ou oportunidade? 4. Características do comportamento empreendedor 5. Cenário brasileiro para o empreendedorismo

Leia mais

Título: MARKETING PESSOAL

Título: MARKETING PESSOAL APRESENTA JOSÉ HAMILTON MARIN Título: MARKETING PESSOAL Título: O que é Marketing Conceito - marketing como sendo um conjunto de estratégias ou ações visando promover o lançamento, desenvolvimento e sustentação

Leia mais

Módulo IV. Delegação e Liderança

Módulo IV. Delegação e Liderança Módulo IV Delegação e Liderança "As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia. Franklin Roosevelt

Leia mais

A minha missão é potencializar resultados e promover o desenvolvimento humano com a socialização dos saberes

A minha missão é potencializar resultados e promover o desenvolvimento humano com a socialização dos saberes DALMIR SANT'ANNA TREINAMENTOS LTDA AVENIDA NEREU RAMOS, 897 CENTRO 88.380-000 BALNEÁRIO PIÇARRAS SC APRESENTAÇÃO Espero que este material, ao chegar em suas mãos e de sua equipe de trabalho, encontrem

Leia mais

Curso Introdução ao Secretariado Empresarial

Curso Introdução ao Secretariado Empresarial Seja bem Vindo! Curso Introdução ao Secretariado Empresarial CursosOnlineSP.com.br Carga horária: 20hs Conteúdo Programático: 1. Um novo perfil 2. Da era da máquina datilográfica à internet 3. Um perfil

Leia mais

Curso Técnicas de Apresentação: Falar para Liderar

Curso Técnicas de Apresentação: Falar para Liderar Curso Técnicas de Apresentação: Falar para Liderar Dentro do objetivo geral de conhecer e discutir os fundamentos, conceitos e as definições para o efetivo aumento da produtividade pessoal, apresentamos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS MARKETING PESSOAL O QUE OS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL DA AGÊNCIA DE JOAÇABA PENSAM SOBRE O MARKETING PESSOAL Carlos Luís Martelli JOAÇABA 2007 MARKETING

Leia mais

As cinco disciplinas

As cinco disciplinas As cinco disciplinas por Peter Senge HSM Management julho - agosto 1998 O especialista Peter Senge diz em entrevista exclusiva que os programas de aprendizado podem ser a única fonte sustentável de vantagem

Leia mais

Inteligência. Emocional

Inteligência. Emocional Inteligência Emocional Inteligência Emocional O que querem os empregadores?? Atualmente, as habilitações técnicas específicas são menos importantes do que a capacidade implícita de aprender no trabalho

Leia mais

LÍDERES DO SECULO XXI RESUMO

LÍDERES DO SECULO XXI RESUMO 1 LÍDERES DO SECULO XXI André Oliveira Angela Brasil (Docente Esp. das Faculdades Integradas de Três Lagoas-AEMS) Flávio Lopes Halex Mercante Kleber Alcantara Thiago Souza RESUMO A liderança é um processo

Leia mais

Dicas de entrevista de seleção. Professora Sônia Regina Nozabielli Março/2005

Dicas de entrevista de seleção. Professora Sônia Regina Nozabielli Março/2005 Dicas de entrevista de seleção Professora Sônia Regina Nozabielli Março/2005 O que é a entrevista de seleção? É uma etapa do processo seletivo que tem como objetivo levantar maiores informações a respeito

Leia mais

SEMIPRESENCIAL 2013.1

SEMIPRESENCIAL 2013.1 SEMIPRESENCIAL 2013.1 MATERIAL COMPLEMENTAR II DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA: MONICA ROCHA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO Liderança e Motivação são fundamentais para qualquer empresa que deseja vencer

Leia mais

Inteligência Emocional. A importância de ser emocionalmente inteligente

Inteligência Emocional. A importância de ser emocionalmente inteligente Inteligência Emocional A importância de ser emocionalmente inteligente Dulce Sabino, 2008 Conceito: Inteligência Emocional Capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos

Leia mais

Quais são os objetivos dessa Política?

Quais são os objetivos dessa Política? A Conab possui uma Política de Gestão de Desempenho que define procedimentos e regulamenta a prática de avaliação de desempenho dos seus empregados, baseada num Sistema de Gestão de Competências. Esse

Leia mais

PAP (Perfil de Avanço Profissional)

PAP (Perfil de Avanço Profissional) PAP (Perfil de Avanço Profissional) Relatório para: Suzanne Example Data concluida: 14 de junho de 2012 14:03:23 2012 PsychTests AIM Inc. Índice analítico Índice analítico 1/10 Índice analítico Índice

Leia mais

A importância de personalizar a sua loja virtual

A importância de personalizar a sua loja virtual A importância de personalizar a sua loja virtual Ter uma loja virtual de sucesso é o sonho de muitos empresários que avançam por esse nicho econômico. Porém, como as lojas virtuais são mais baratas e mais

Leia mais

RELACIONAMENTO E POSTURA NA ATIVIDADE PÚBLICA

RELACIONAMENTO E POSTURA NA ATIVIDADE PÚBLICA XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS X ENCONTRO NACIONAL DE VEREADORES - ABRASCAM. RELACIONAMENTO E POSTURA NA ATIVIDADE PÚBLICA Adriana Nóbrega Comunicação e Marketing Político

Leia mais

Palavra chave: Capital Humano, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Vantagem Competitiva.

Palavra chave: Capital Humano, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Vantagem Competitiva. COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS Karina Fernandes de Miranda Helenir Celme Fernandes de Miranda RESUMO: Este artigo apresenta as principais diferenças e semelhanças entre gestão de pessoas e recursos

Leia mais

Líder em consultoria no agronegócio

Líder em consultoria no agronegócio MPRADO COOPERATIVAS mprado.com.br COOPERATIVAS 15 ANOS 70 Consultores 25 Estados 300 cidade s 500 clientes Líder em consultoria no agronegócio 1. Comercial e Marketing 1.1 Neurovendas Objetivo: Entender

Leia mais

Orientação ao mercado de trabalho para Jovens. 1ª parte. Projeto Super Mercado de Trabalho 1ª parte Luiz Fernando Marca

Orientação ao mercado de trabalho para Jovens. 1ª parte. Projeto Super Mercado de Trabalho 1ª parte Luiz Fernando Marca Orientação ao mercado de trabalho para Jovens 1ª parte APRESENTAÇÃO Muitos dos jovens que estão perto de terminar o segundo grau estão lidando neste momento com duas questões muito importantes: a formação

Leia mais

Atendimento a clientes: diferencial ou questão de sobrevivência? Nazareth Baidarian Mamede

Atendimento a clientes: diferencial ou questão de sobrevivência? Nazareth Baidarian Mamede Atendimento a clientes: diferencial ou questão de sobrevivência? Por que somos abandonados? 1% morrem 5% optam por outros contatos 9% descobrem maiores vantagens competitivas 14% ficam insatisfeitos com

Leia mais

Parceria RH & Coaching: Soluções à organização pessoal e profissional Marcia Toscano

Parceria RH & Coaching: Soluções à organização pessoal e profissional Marcia Toscano Parceria RH & Coaching: Soluções à organização pessoal e profissional Marcia Toscano Socióloga - Consultora em Gestão de Pessoas - Personal & Professional Coach 1. Cenários organizacionais: Como delimitar

Leia mais

O Guia do Relacionamento para o corretor moderno

O Guia do Relacionamento para o corretor moderno O Guia do Relacionamento para o corretor moderno Introdução 3 O que é marketing de relacionamento 6 Como montar uma estratégia de relacionamento 9 Crie canais de relacionamento com o cliente 16 A importância

Leia mais

Administração de Pessoas por COMPETÊNCIAS

Administração de Pessoas por COMPETÊNCIAS Administração de Pessoas por COMPETÊNCIAS Adm.Walter Lerner 1.Gestão,Competência e Liderança 1.1.Competências de Gestão Competências Humanas e Empresariais são Essenciais Todas as pessoas estão, indistintamente,

Leia mais

MOBILIZAR É PRECISO! COMO FAZEMOS? Dr. Dante R Quadros

MOBILIZAR É PRECISO! COMO FAZEMOS? Dr. Dante R Quadros MOBILIZAR É PRECISO! COMO FAZEMOS? Dr. Dante R Quadros AMEAÇAS Gary Hamel SOCIEDADE OUTRAS INSTITUIÇÕES COMPETIÇÃO DESINTERESSE CONFLITOS APATIA ETC. MUDANÇAS Pesquisa da TMI 1. 10% dos empregados andam

Leia mais

Perfil do Líder no Paraná

Perfil do Líder no Paraná Perfil do Líder no Paraná O importante é não parar nunca de questionar Albert Einstein Em 2006, a Caliper do Brasil, empresa multinacional de consultoria em gestão estratégica de talentos, buscando inovar,

Leia mais

RELAÇÕES PÚBLICAS E MARKETING? EIS A QUESTÃO. NA FACULDADE E NO MERCADO DE TRABALHO 1

RELAÇÕES PÚBLICAS E MARKETING? EIS A QUESTÃO. NA FACULDADE E NO MERCADO DE TRABALHO 1 RELAÇÕES PÚBLICAS E MARKETING? EIS A QUESTÃO. NA FACULDADE E NO MERCADO DE TRABALHO 1 Jeaine Cardoso Soares 2 Resumo Parafraseando a célebre indagação Shakespeariana: Ser ou não ser, eis a questão e aproveitando

Leia mais

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!!

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!! OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. OBJEÇÕES VILÃS OU OPORTUNIDADES? A VISÃO ORIENTAL SOBRE Um para CRISE PERIGO (JI) A VISÃO ORIENTAL

Leia mais

Marketing Digital de resultado para PMEs. Monitoramento na Internet A arma competitiva das pequenas e médias empresas

Marketing Digital de resultado para PMEs. Monitoramento na Internet A arma competitiva das pequenas e médias empresas Monitoramento na Internet A arma competitiva das pequenas e médias empresas 1 Sumário I II V Porque monitorar? O que monitorar? Onde monitorar? Como engajar? 2 Por que Monitorar? 3 I II V Nas mídias sociais

Leia mais

Comunicação e Reputação. 10 dicas para manter o alinhamento e assegurar resultados

Comunicação e Reputação. 10 dicas para manter o alinhamento e assegurar resultados Comunicação e Reputação 10 dicas para manter o alinhamento e assegurar resultados 1 Introdução Ao contrário do que alguns podem pensar, reputação não é apenas um atributo ou juízo moral aplicado às empresas.

Leia mais

MARKETING PESSOAL: COMO COLOCAR SUA CARREIRA NO MERCADO DA ESTÉTICA E BELEZA.

MARKETING PESSOAL: COMO COLOCAR SUA CARREIRA NO MERCADO DA ESTÉTICA E BELEZA. MARKETING PESSOAL: COMO COLOCAR SUA CARREIRA NO MERCADO DA ESTÉTICA E BELEZA. Jandira de Oliveira Cattani Acadêmica do curso de Tecnologia em Cosmetologia e Estética, da Universidade do Vale do Itajaí,

Leia mais

O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO Josiane Corrêa 1 Resumo O mundo dos negócios apresenta-se intensamente competitivo e acirrado. Em diversos setores da economia, observa-se a forte

Leia mais

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex...

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... (/artigos /carreira/comopermanecercalmosob-pressao /89522/) Carreira Como permanecer calmo sob pressão (/artigos/carreira/como-permanecer-calmosob-pressao/89522/)

Leia mais

PORTFÓLIO DE CURSOS E COACHING

PORTFÓLIO DE CURSOS E COACHING 11 PORTFÓLIO DE CURSOS E COACHING W W W. C O M U N I C A C A O E M F O C O. C O M. BR SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS... 3 2. CURSOS IN COMPANY 2.1. ORATÓRIA E TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO...

Leia mais

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Ultrapassando barreiras e superando adversidades. Ser um gestor de pessoas não é tarefa fácil. Existem vários perfis de gestores espalhados pelas organizações,

Leia mais

REFLEXÃO. (Warren Bennis)

REFLEXÃO. (Warren Bennis) RÉSUMÉ Consultora nas áreas de Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas; Docente de Pós- Graduação; Coaching Experiência de mais de 31 anos na iniciativa privada e pública; Doutorado em Administração;

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Perfil de estilos de personalidade

Perfil de estilos de personalidade Relatório confidencial de Maria D. Apresentando Estilos de venda Administrador: Juan P., (Sample) de conclusão do teste: 2014 Versão do teste: Perfil de estilos de personalidade caracterizando estilos

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

10 Maneiras de encantar seu cliente

10 Maneiras de encantar seu cliente 10 Maneiras de encantar seu cliente E-book para auxílio de vendas Edson Izidoro www.imagemfolheados.com.br 10 MANEIRAS DE ENCANTAR SEU CLIENTE E-BOOK CRIADO POR EDSON IZIDORO IMAGEM FOLHEADOS Página 1

Leia mais

SESSÃO TÉCNICA ESPECIAL EDUCAÇÃO E GESTÃO DA TECNOLOGIA (STE)

SESSÃO TÉCNICA ESPECIAL EDUCAÇÃO E GESTÃO DA TECNOLOGIA (STE) STE/02 17 à 22 de outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil SESSÃO TÉCNICA ESPECIAL EDUCAÇÃO E GESTÃO DA TECNOLOGIA (STE) AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E POTENCIAL EM 360º NYDIA GUIMARÃES E ROCHA ABB RESUMO

Leia mais

Reinventando a gestão de vendas

Reinventando a gestão de vendas Reinventando a gestão de vendas Um bom vendedor é mais importante para a empresa do que o produto. Vender não é mais persuasão, mas compreensão. Esta é a proposta de Neil Rackham, expressa durante o Fórum

Leia mais

3. Os erros têm sido cometidos exatamente onde há maior dificuldade...

3. Os erros têm sido cometidos exatamente onde há maior dificuldade... Entrevista com PEDRO MANDELLI Consultor na área de mudança organizacional, Pedro Mandelli é um dos maiores especialistas em desenho e condução de processos de mudança em organizações. É professor da Fundação

Leia mais

CURSO ONLINE LIDERANÇA

CURSO ONLINE LIDERANÇA CURSO ONLINE LIDERANÇA 1 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 LIDERANÇA _O que é Liderança _Liderança Formal e Informal _Funções do Líder 4 O QUE É LIDERANÇA?

Leia mais

Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report

Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report Avaliação de: Sr. José Exemplo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: 11/06/2014 Perfil Caliper Gerencial e Vendas

Leia mais

Conceitos e técnicas. Devem ser contempladas algumas atividades típicas de vendas:

Conceitos e técnicas. Devem ser contempladas algumas atividades típicas de vendas: Administração da equipe de vendas (Neste texto de apoio: Conceitos e técnicas e Plano de ação de vendas) Conceitos e técnicas A correta administração da equipe de vendas é fundamental para o bom desempenho

Leia mais

GUIA DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIOS

GUIA DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIOS GUIA DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIOS Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. PLANO DE NEGÓCIOS:... 2 2.1 RESUMO EXECUTIVO... 3 2.2 O PRODUTO/SERVIÇO... 3 2.3 O MERCADO... 3 2.4 CAPACIDADE EMPRESARIAL... 4 2.5

Leia mais

ATENDIMENTO AO PUBLICO

ATENDIMENTO AO PUBLICO ATENDIMENTO AO PUBLICO Apresentado por Rui Fontes CONTEXTO Alterações sociais, politicas e económicas das sociedades Cliente é o centro de toda a actividade económica Como cliente o cidadão ganha um poder

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

khala@khalanet.com AVS Training tem por objetivo a excelência em processos de treinamento e desenvolvimento corporativos.

khala@khalanet.com AVS Training tem por objetivo a excelência em processos de treinamento e desenvolvimento corporativos. Apresentação AVS Training Telefone: 11 3637 3139 Web site: Emails: http:// avst@khalanet.com khala@khalanet.com CNPJ: 12.808.691/0001-33 AVS Training tem por objetivo a excelência em processos de treinamento

Leia mais

MARKETING CARE NEWSLETTER

MARKETING CARE NEWSLETTER MARKETING CARE NEWSLETTER Destaques desta Edição Por José Maria de Carvalho C o n t e Ú d o Conhecimento MARKETING DIGITAL O que é Marketing Digital? Quais as aplicações na área da Saúde? BRANDING & MARCA

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE ANGOLA FACULDADE DE CIENCIAS ECONÒMICAS E EMPRESARIAIS

UNIVERSIDADE METODISTA DE ANGOLA FACULDADE DE CIENCIAS ECONÒMICAS E EMPRESARIAIS AULA NUMERO 5 A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Importância da Comunicação Tipos de Comunicação Formas de Comunicação Níveis de Comunicação Pagina1 Desde os primórdios da existência humana, que se consagrou

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR &DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR Toda comunicação publicitária visa atender a alguma necessidade de marketing da empresa. Para isso, as empresas traçam estratégias de comunicação publicitária, normalmente traduzidas

Leia mais

Competências avaliadas pela ICF

Competências avaliadas pela ICF Competências avaliadas pela ICF ð Estabelecendo a Base: 1. Atendendo as Orientações Éticas e aos Padrões Profissionais Compreensão da ética e dos padrões do Coaching e capacidade de aplicá- los adequadamente

Leia mais

Pesquisa Risqué Clássicos. Thamara Yanne Silva Santos Antônio Terra Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

Pesquisa Risqué Clássicos. Thamara Yanne Silva Santos Antônio Terra Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG Pesquisa Risqué Clássicos Thamara Yanne Silva Santos Antônio Terra Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG Grupos focais são comumente utilizados em pesquisas de marketing para determinar

Leia mais

APOSTILA DE FILOSOFIA E ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

APOSTILA DE FILOSOFIA E ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES APOSTILA DE FILOSOFIA E ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES 2º. Bimestre Capítulos: I Ética: noções e conceitos básicos II Processo de Decisão Ética III - Responsabilidade Social Apostila elaborada pela Profa. Ana

Leia mais

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Copyright 2012 Caliper & Tekoare. Todos os direitos

Leia mais

Sumário. Introdução... 7

Sumário. Introdução... 7 3 Sumário Introdução... 7 1. Somos especialistas em linguagem corporal... 9 Como os homens se comunicam, 10Comunicação linguística, 10Comunicação não linguística, 10O ato de comunicação, 11Importante:

Leia mais

PRINCÍPIOS PARA VOCÊ LEVAR SUA VIDA AO PRÓXIMO NÍVEL LUIZ FELIPE CARVALHO

PRINCÍPIOS PARA VOCÊ LEVAR SUA VIDA AO PRÓXIMO NÍVEL LUIZ FELIPE CARVALHO 6 PRINCÍPIOS PARA VOCÊ LEVAR SUA VIDA AO PRÓXIMO NÍVEL LUIZ FELIPE CARVALHO Súmario Introdução 03 #1 Desenvolva-se Pessoalmente 05 #2 Pratique Autoconhecimento 07 #3 Seja Líder de Si Mesmo 08 #4 Controle

Leia mais

Resumo Executivo. Modelo de Planejamento. Resumo Executivo. Resumo Executivo. O Produto ou Serviço. O Produto ou Serviço 28/04/2011

Resumo Executivo. Modelo de Planejamento. Resumo Executivo. Resumo Executivo. O Produto ou Serviço. O Produto ou Serviço 28/04/2011 Resumo Executivo Modelo de Planejamento O Resumo Executivo é comumente apontada como a principal seção do planejamento, pois através dele é que se perceberá o conteúdo a seguir o que interessa ou não e,

Leia mais

MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 1. Prof.(a): Marivane Santos

MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 1. Prof.(a): Marivane Santos MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 1 Prof.(a): Marivane Santos Competências a serem trabalhadas MARKETING PESSOAL GESTÃO DA CARREIRA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL ACI -ATIVIDADE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR

Leia mais

A importância do design nos negócios

A importância do design nos negócios A importância do design nos negócios SUMÁRIO Apresentação 4 A importância do Design 5 Design de Comunicação 13 A Escada do Design 6 Design Gráfico 14 O processo do Design 7 Logomarca 15 Design & Inovação

Leia mais

Perfil e Competências do Coach

Perfil e Competências do Coach Perfil e Competências do Coach CÉLULA DE TRABALHO Adriana Levy Isabel Cristina de Aquino Folli José Pascoal Muniz - Líder da Célula Marcia Madureira Ricardino Wilson Gonzales Gambirazi 1. Formação Acadêmica

Leia mais

Faça amizades no trabalho

Faça amizades no trabalho 1 Faça amizades no trabalho Amigos verdadeiros ajudam a melhorar a saúde, tornam a vida melhor e aumentam a satisfação profissional. Você tem um grande amigo no local em que trabalha? A resposta para essa

Leia mais

1- O que é um Plano de Marketing?

1- O que é um Plano de Marketing? 1- O que é um Plano de Marketing? 2.1-1ª etapa: Planejamento Um Plano de Marketing é um documento que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing, adaptando-se a mudanças

Leia mais

Como fazer um excelente atendimento: dicas indispensáveis para corretores de imóveis

Como fazer um excelente atendimento: dicas indispensáveis para corretores de imóveis Como fazer um excelente atendimento: dicas indispensáveis para corretores de imóveis Dados do Conselho Federal do Corretor de Imóveis (Cofeci) mostram que os corretores somavam 285 mil no Brasil em 2013

Leia mais

COMO VENDER SUA IDEIA

COMO VENDER SUA IDEIA Dicas de COMO VENDER SUA IDEIA Apresentação Empresarial Comunicação Oratória Reunião Recursos Visuais Design Planejamento Posição Perceptiva Abertura Audiência Argumentação Fechamento Mensagem Gesticulação

Leia mais

Guia CARREIRAS E SALÁRIOS

Guia CARREIRAS E SALÁRIOS Guia CARREIRAS E SALÁRIOS em contabilidade Guia Carreiras e Salários Se você é gestor de alguma empresa contábil, está procurando melhorar sua posição profissional ou é dono de um escritório de contabilidade:

Leia mais

Avaliações dos profissionais do Macquarie. Manual de exercícios práticos. Raciocínio verbal, numérico, abstrato, Personalidade.

Avaliações dos profissionais do Macquarie. Manual de exercícios práticos. Raciocínio verbal, numérico, abstrato, Personalidade. Avaliações dos profissionais do Macquarie Manual de exercícios práticos Raciocínio verbal, numérico, abstrato, Personalidade. Por que são usadas avaliações psicométricas Os empregadores estão incorporando

Leia mais

Índice. Porque fazer um curso de Coaching? Tendências do Mercado de Coaching. Um dia na vida de um Coach. Teste: Tornando-se um Coach

Índice. Porque fazer um curso de Coaching? Tendências do Mercado de Coaching. Um dia na vida de um Coach. Teste: Tornando-se um Coach Índice Porque fazer um curso de Coaching? Metodologia Comprovada. Resultados sem precedentes As maiores razões para escolher um coach Tendências do Mercado de Coaching Oportunidades da Carreira de Coaching

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The Inner

Leia mais

Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO

Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO Comunicação empresarial eficiente: Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO Sumário 01 Introdução 02 02 03 A comunicação dentro das empresas nos dias de hoje Como garantir uma comunicação

Leia mais

PREPARANDO-SE PARA EMPREENDER

PREPARANDO-SE PARA EMPREENDER PREPARANDO-SE PARA EMPREENDER C. Bringhenti, M. Eng.* E. M. Lapolli, Dra.** G. M. S. Friedlaender, M. Eng* * Doutorandos do Curso de Pós Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

A POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA CONTEMPORANEIDADE

A POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA CONTEMPORANEIDADE A POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA CONTEMPORANEIDADE Ana Paula Moura da Silva (UNEAL / SENAI-AL) Israel Silva de Macêdo (SENAI-AL, UNIAFRA, FRM) Resumo Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Administrativo APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Administrativo APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Administrativo APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO - I... 3 INTRODUÇÃO... 3 RECRUTAMENTO... 5 FONTES DE RECRUTAMENTO... 6 SELEÇÃO...

Leia mais

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Avaliação de: Sr. Mario Exemplo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report

Leia mais

Nós, alunos do 2º A, queremos tratar as pessoas com respeito e amor, estudar com muita dedicação e sempre pensar antes de tomar decisões.

Nós, alunos do 2º A, queremos tratar as pessoas com respeito e amor, estudar com muita dedicação e sempre pensar antes de tomar decisões. Como tratar as pessoas: de uma maneira boa, ajudar todas as pessoas. Como não fazer com os outros: não cuspir, empurrar, chutar, brigar, não xingar, não colocar apelidos, não beliscar, não mentir, não

Leia mais