Processo Seletivo Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Save this PDF as:
Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental"

Transcrição

1 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com a faixa etária.

2 Conteúdo Programático - 2º ano do Ensino Fundamental Habilidades de leitura e escrita; Leitura e produção de pequeno texto; Nível de organização do pensamento lógico-matemático; Conhecimento e registro de números; Conhecimento de conceitos como: em cima/embaixo, antes/depois, cheio/vazio; Classificação, seriação e quantificação de objetos; Cálculos matemáticos envolvendo adição e subtração.

3 Conteúdo Programático - 3º ano do Ensino Fundamental Leitura, interpretação e produção de texto; Conhecimentos gramaticais; Substantivo, adjetivo; Sinônimos, antônimos; Classificação das palavras: quanto ao número de sílabas; Tipos de frases: afirmativas, interrogativas e exclamativas. Sistema de numeração decimal - leitura e escrita de numerais até a 3ª ordem (centena); Composição e decomposição de numerais, valor relativo dos algarismos, representação no quadro posicional (qp.), antecessor e sucessor, identificação de números pares e ímpares, ordem crescente e decrescente; Resolução de situações-problema envolvendo operações de adição e subtração; Fatos fundamentais da multiplicação e da divisão até 5.

4 Conteúdo Programático - 4º ano do Ensino Fundamental Leitura, interpretação e produção de texto; Conhecimentos gramaticais: Substantivo (próprio, comum e coletivo), adjetivo, verbo, advérbio; Sinônimos e antônimos; Conhecimento e aplicação de pronomes pessoais; Classificação das palavras: quanto à tonicidade e número de sílabas; Tipos de frases: afirmativas, interrogativas, exclamativas e negativas; Produção de Texto. Sistema de numeração decimal - leitura e escrita de numerais até a 5ª ordem (dezena de milhar); Composição e decomposição de numerais, valor relativo dos algarismos, valor absoluto, representação no quadro posicional (qp.), antecessor e sucessor, identificação de números pares e ímpares, ordem crescente e decrescente, arredondamentos, multiplicação por 10, 100, 1000; Resolução de situações-problema envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão simples; Fatos fundamentais da multiplicação e da divisão até 9; Leitura e interpretação de gráficos e tabelas; Reconhecimento de figuras planas e sólidos geométricos.

5 Conteúdo Programático - 5º ano do Ensino Fundamental Leitura, interpretação e produção de texto; Conhecimentos gramaticais: Substantivo (comum, próprio e coletivo), adjetivo, verbo, advérbio, artigo (definido e indefinido); Sinônimos, antônimos e homônimos; Conhecimento e aplicação dos pronomes pessoais; Classificação das palavras: quanto à tonicidade e número de sílabas; Tipos de frases: afirmativas, interrogativas, exclamativas, negativas; Ortografia: escrita correta das palavras e uso do porquê. Sistema de numeração decimal - leitura e escrita de numerais até a 6ª ordem (centena de milhar); Composição e decomposição de numerais, valor relativo dos algarismos, valor absoluto, representação no quadro posicional (qp.), antecessor e sucessor, identificação de números pares e ímpares, ordem crescente e decrescente, arredondamentos, multiplicação por 10, 100, 1000; Resolução de situações-problema envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; Fatos fundamentais da multiplicação e da divisão até 9; Leitura e interpretação de gráficos e tabelas; Reconhecimento de figuras planas e elementos dos sólidos geométricos (aresta, vértice e faces).

6 Conteúdo Programático - 6º ano do Ensino Fundamental Interpretação de texto; Gramática básica; Produção de texto. Conjunto dos números naturais; Números fracionários; Números decimais; Geometria; Medidas;

7 Conteúdo Programático - 7º ano do Ensino Fundamental Interpretação de texto; Gramática básica; Produção de texto. O Homem vive cercado por números; Calculando com Números Naturais; Divisibilidade: Divisores e Múltiplos; A Forma Fracionária dos Números Racionais; A Forma Decimal dos Números Racionais; Geometria; As Ideias Intuitivas; Medindo Comprimento e Superfícies; Volume e Capacidade; Medindo a Massa.

8 Conteúdo Programático - 8º ano do Ensino Fundamental Interpretação de texto; Gramática básica; Produção de texto. O conjunto dos números inteiros; O conjunto dos números racionais; Estudando as equações; Estudando as inequações; Potências e Raízes; Razões e Proporções; Grandezas Proporcionais: Regra de Três; Porcentagem e Juro Simples. Geometria Estudando os ângulos; Estudando triângulos e quadriláteros.

9 Conteúdo Programático - 9º ano do Ensino Fundamental Interpretação de texto; Gramática básica; Produção de texto. Os números reais; Introdução ao cálculo algébrico; Estudo dos polinômios; Estudo das frações algébricas; Equações do 1º grau com uma incógnita; Sistema de equações de 1º grau com duas incógnitas. Geometria Introdução; Ângulos formados por duas retas paralelas com uma transversal; Polígonos; Estudando triângulos; Estudando os quadriláteros; Estudando a circunferência e o círculo.

10 Conteúdo Programático 1ª serie do Ensino Médio Linguagem, códigos e suas tecnologias. Leitura e interpretação de textos verbais e não verbais; Seleção lexical e seus efeitos de sentido; Significação de palavras e expressões; Intertextualidade e metalinguagem; Efeitos de sentido (ironia, sarcasmo, quebra de expectativa, ambiguidade, dentre outros); A linguagem verbal e as variações linguísticas: condições de produção, usos, funções sociais e estratégias de textualização da fala e da escrita; FONOLOGIA: acentuação gráfica e sinais de pontuação; MORFOLOGIA: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio. e suas tecnologias Cálculos algébricos; Potenciação e radiciação; Resolução de sistemas; Função do 1º grau; Função do 2º grau; Teorema de Pitágoras; Trigonometria no triângulo retângulo; Interpretação e resolução de problemas.

11 Conteúdo Programático 2ª série do Ensino Médio Linguagem, códigos e suas tecnologias. Leitura e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; Seleção lexical e seus efeitos de sentido; Significação de palavras e expressões; Efeitos de sentido (ironia, sarcasmo, quebra de expectativa, ambiguidade, dentre outros); Os Tipos Textuais: características estruturais; Os Gêneros Textuais: seus usos e condições de produção; Marcas linguísticas e gráficas da articulação entre discursos e sequências do texto; Marcadores textuais de progressão/segmentação temática: articulações hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso; SINTAXE: frase, oração, período, termos essenciais, integrantes e acessórios da oração, a articulação sintática (coordenação e/ou subordinação), semântica (relações lógicas) e discursiva (instruções de progressão temática)/ e suas tecnologias Problemas com conjuntos; Função do 1º grau; Função do 2º grau; Resolução de sistemas; Geometria plana (área e perímetro das principais figuras geométricas); Teorema de Pitágoras; Interpretação e resolução de problemas.

12 Conteúdo Programático 3ª série do Ensino Médio Linguagem, códigos e suas tecnologias. Leitura e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; Seleção lexical e seus efeitos de sentido; Significação de palavras e expressões; Funções e características dos diversos Gêneros Textuais; Efeitos de sentido (ironia, sarcasmo, quebra de expectativa, ambiguidade, dentre outros); A linguagem verbal e as variações linguísticas: condições de produção, usos, funções sociais e estratégias de textualização da fala e da escrita; Os Tipos Textuais: características estruturais; Os Gêneros Textuais: seus usos e condições de produção; Marcas linguísticas e gráficas da articulação entre discursos e sequências do texto; Marcadores textuais de progressão/segmentação temática: articulações hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso; FONOLOGIA: acentuação gráfica e sinais de pontuação; MORFOLOGIA: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio; SINTAXE: frase, oração, período, termos essenciais, integrantes e acessórios da oração, a articulação sintática (coordenação e/ou subordinação), semântica (relações lógicas) e discursiva (instruções de progressão temática. e suas tecnologias Potenciação e radiciação; Problemas com conjuntos; Função do 1º grau; Função do 2º grau; Trigonometria no triângulo retângulo; Geometria espacial (cubo, paralelepípedo, prismas, pirâmides, cilindro, cone, esfera);

13 Análise combinatória; Interpretação e resolução de problemas; Análise de gráficos.

Conteúdos da prova de bolsa 2016

Conteúdos da prova de bolsa 2016 Conteúdos da prova de bolsa 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2016 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014

Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 ABEU COLÉGIOS Disciplina: Matemática Série: 1 ano / Fundamental I (Bimestres) 1 Caderno 1 Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 Módulos Primeiras Noções - Comparação de tamanhos - Noções de

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD E PLANEJAMENTO 2011 DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR EVANDRO ORTIZ DA SILVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD 2011 PROFESSOR:

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

Bolsão 2015. Regulamento 2015

Bolsão 2015. Regulamento 2015 Bolsão 2015 HMS ONDE E COMO SE INSCREVER Regulamento 2015 LOCAL: As inscrições serão feitas na Secretaria do Colégio HMS ou pelo endereço eletrônico www.colegiohms.com.br/bolsao PERÍODO: As inscrições

Leia mais

SUMÁRIO. 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade. 2. CONJUNTOS Introdução. Operações de conjuntos. Conjuntos numéricos

SUMÁRIO. 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade. 2. CONJUNTOS Introdução. Operações de conjuntos. Conjuntos numéricos SUMÁRIO 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade Reconhecimento de número primo Decomposição em fatores primos Aplicação Potência Expressão numérica 2. CONJUNTOS Introdução Representação de um

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 MATEMÁTICA

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 MATEMÁTICA CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 ANO: 6º A e B Prof: Zezinho e Admir MATEMÁTICA PROGRAMA II DATA DA PROVA: 09 / 08 / 2016 HORÁRIO: 14h GRUPO 2 - ORIGEM E EVOLUÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 MATEMÁTICA DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE DE 2012

Leia mais

PLANEJAMENTO 2016. Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael

PLANEJAMENTO 2016. Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael 1ª UNIDADE II ) Compreensão de fenômenos Contagem 1. Números pra quê? 2. Sistemas de numeração 3. O conjunto dos números naturais

Leia mais

BLOCO: ESPAÇO E FORMA

BLOCO: ESPAÇO E FORMA 2ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C1. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

No Edital nº 06/2014-Reitoria/IFRN, na alínea d do item 6.1, onde

No Edital nº 06/2014-Reitoria/IFRN, na alínea d do item 6.1, onde INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE RETIFICAÇÃO Nº 03 DO EDITAL Nº 06/2014-REITORIA/IFRN CONCURSO PÚBLICO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO se lê: No Edital nº 06/2014-Reitoria/IFRN,

Leia mais

1º ano. Unidade 1: Conjuntos Numéricos. Unidade 2: Expressões Algébricas. Capítulo 9 - Itens: 2, 3 (2º ano) Unidade 3: Equações

1º ano. Unidade 1: Conjuntos Numéricos. Unidade 2: Expressões Algébricas. Capítulo 9 - Itens: 2, 3 (2º ano) Unidade 3: Equações 1º ano Unidade 1: Conjuntos Numéricos Expressão Numérica Unidade 2: Expressões Algébricas Classificação Valor numérico Monômios e polinômios Produtos notáveis Fatoração Equação do 1º grau (inteiras e fracionadas)

Leia mais

Anexo à NORDNAVBRA N o 10-03F

Anexo à NORDNAVBRA N o 10-03F ASSUNTOS ABORDADOS NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (EXTRATO DO R-69) Candidatos à 5ª série do Ensino Fundamental a) Identificar os elementos da narrativa; b) Identificar a estrutura superficial do texto; c) Identificar

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COLÉGIO METODISTA GRANBERY CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO COLÉGIO 1 Í N D I C E 1) Conteúdos para o 2º ano - Fundamental:... 3 2) Conteúdos para o 3º ano - Fundamental:... 4 3)

Leia mais

Plano de Curso. Matemática Ensino Fundamental. Fase final ( 6º a 9º ano )

Plano de Curso. Matemática Ensino Fundamental. Fase final ( 6º a 9º ano ) Plano de Curso Matemática Ensino Fundamental Fase final ( 6º a 9º ano ) 2012 2 APRESENTAÇÃO Caro(a) professor(a), (...) Protege-me das incursões obrigatórias que sufocam o prazer da descoberta e com o

Leia mais

Conteúdo do Exame de Admissão para o 1º Ano do Ensino Médio

Conteúdo do Exame de Admissão para o 1º Ano do Ensino Médio Conteúdo do Exame de Admissão para o 1º Ano do Ensino Médio MATEMÀTICA 1) NÚMEROS E OPERAÇÕES Identificação de um número irracional como um número de representação decimal infinita, e não periódica, e

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Trimestre:

Leia mais

Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos. Números e Operações

Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos. Números e Operações Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos Números e Operações 1. Conjunto dos números naturais 2. Conjunto dos números inteiros 1.0. Conceitos 3 1.1. Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar,

Leia mais

Percursos temáticos de aprendizagem

Percursos temáticos de aprendizagem Novo Programa de Matemática - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Percursos temáticos de aprendizagem Os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do

Leia mais

Percursos temáticos de aprendizagem

Percursos temáticos de aprendizagem Novo Programa de Matemática - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Percursos temáticos de aprendizagem Os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do

Leia mais

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) serão avaliadas habilidades e competências, agrupadas em 8 tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA Professora: Andréia Bamberg Vieira Disciplina: Matemática AnO7 H Período: Vespertino 1º BIMESTRE NÚMEROS E ÁLGEBRA - Números Naturais: - A sequência dos números

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS - INSCRIÇÃO

INFORMAÇÕES GERAIS - INSCRIÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS INCONFIDENTES PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 20/2015 MANUAL DO CANDIDATO 2016/1 CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

Leia mais

Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série: 8º Turma: 81,82,83 e 84

Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série: 8º Turma: 81,82,83 e 84 COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 8.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL 1. Representação, comparação e ordenação. Representar números racionais

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI-SP PROCESSO SELETIVO 003/2016 ANEXO II CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS INSPETOR DE ALUNOS

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI-SP PROCESSO SELETIVO 003/2016 ANEXO II CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS INSPETOR DE ALUNOS SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI-SP PROCESSO SELETIVO 003/2016 ANEXO II CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS INSPETOR DE ALUNOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Equivalência e transformação de estruturas: Equivalência e transformação

Leia mais

REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016. 2. Premiações

REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016. 2. Premiações REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016 1. Objetivo Reconhecer o trabalho dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública, através de premiação daqueles cujas classes se destaquem no aproveitamento

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º 1- Função exponencial Propriedades de potenciação Equações exponenciais Função exponencial Condição de existência: Domínio Inequações exponenciais 2 - Logaritmos Definição

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática Conteúdos I - Conjuntos:. Representação e relação de pertinência;. Tipos de conjuntos;. Subconjuntos;. Inclusão;. Operações com conjuntos;.

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB

DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB 5º e 9º. Ano do Ensino Fundamental (continua) e exemplos de competência Nível 0 - abaixo de 125 A Prova Brasil não utilizou itens que avaliam

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14 DOMÍNIO: NÚMEROS E OPERAÇÕES SUB-DOMÍNIO: NÚMEROS REAIS Números

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE 1-Conjuntos numéricos, regularidades numéricas e/ou geométricas ( conjuntos numéricos; seqüências numéricas e/ou geométricas; termo geral

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 5.º ANO DE MATEMÁTICA 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos divisores e efetuar operações com números racionais

Leia mais

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º SEMESTRE/2016 ANEXO I

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º SEMESTRE/2016 ANEXO I ANEXO I As provas de Matemática, Conhecimentos Gerais e Língua Portuguesa objetivam verificar as competências e habilidades do candidato no que se refere à capacidade de analisar situações problemáticas,

Leia mais

Conteúdo Programático Anual 5º ano PORTUGUÊS

Conteúdo Programático Anual 5º ano PORTUGUÊS Conteúdo Programático Anual 5º ano PORTUGUÊS 1º BIMESTRE 1- Comunicação 2- Alfabeto: Vogais Consoantes - Ordem alfabética 3- Sílaba - separação - classificação 4- Encontro vocálico: ditongo tritongo -

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND) Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Os números naturais Sistema de Numeração Decimal (SND). Unidades e dezenas. Unidades,

Leia mais

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática Oficina de Matemática tica 3º ano EM Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEPE para promoção da equidade e melhoria da qualidade da educação dos estudantes pernambucanos. Prof

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Sumário 1. PROBLEMAS DE RACIOCÍNIO INTUITIVO ESPACIAL, NUMÉRICO E VERBAL...1 2. PROBLEMAS DE ARGUMENTAÇÃO LÓGICA INTUITIVA...55

Sumário 1. PROBLEMAS DE RACIOCÍNIO INTUITIVO ESPACIAL, NUMÉRICO E VERBAL...1 2. PROBLEMAS DE ARGUMENTAÇÃO LÓGICA INTUITIVA...55 IX Sumário 1. PROBLEMAS DE RACIOCÍNIO INTUITIVO ESPACIAL, NUMÉRICO E VERBAL...1 Solução dos exercícios... 29 2. PROBLEMAS DE ARGUMENTAÇÃO LÓGICA INTUITIVA...55 Solução dos exercícios... 64 3. conjuntos...77

Leia mais

Trav. Humaitá, 2778, Bairro: Marco, CEP 66093-047 Fones: 3226-5014 / 3226-4140

Trav. Humaitá, 2778, Bairro: Marco, CEP 66093-047 Fones: 3226-5014 / 3226-4140 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROCESSO SELETIVO 001-2013 CARGOS/FUNÇÕES: Analista de Cooperativismo e Monitoramento; Analista de Promoção Social; Analista de Formação e Qualificação Profissional; Analista

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano 3º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Matemática Turmas: 3º ano Professores: todos os docentes do 3º

Leia mais

Manual do Candidato 2016 1ºsemestre. Cursos Técnicos

Manual do Candidato 2016 1ºsemestre. Cursos Técnicos Manual do Candidato 2016 1ºsemestre Cursos Técnicos Comissão responsável pelo Processo Seletivo Daniela de CássiaSilva(Coordenador do Câmpus) Daniel Aroni Alves Lúcio Milan Gonçalves Junior Luiz Antonio

Leia mais

Conteúdo Programático Anual. 4º ano MATEMÁTICA

Conteúdo Programático Anual. 4º ano MATEMÁTICA 4º ano MATEMÁTICA 1º BIMESTRE 1 Números Naturais Números e algarismos O uso dos números Conjunto dos números naturais Sucessor e antecessor Ordem crescente e ordem decrescente Números ordinais Números

Leia mais

Informação n.º 27.12. Data: 2012.01.05 (Republicação) Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com 3.

Informação n.º 27.12. Data: 2012.01.05 (Republicação) Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com 3. Prova Final de Ciclo de Matemática Prova 92 2012 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de janeiro Para: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Inspeção-Geral de Educação

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2016 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA Objetivos Conteúdos Habilidades Reconhecer números inteiros, e as diferentes formas de representá-los e relacioná-los, apropriando-se deles. Números inteiros:

Leia mais

8º Ano Planificação Matemática 14/15

8º Ano Planificação Matemática 14/15 8º Ano Planificação Matemática 14/15 Escola Básica Integrada de Fragoso 8º Ano Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números e Operações Geometria e medida Dízimas finitas e infinitas periódicas

Leia mais

MATEMÁTICA Livro e Caderno de Atividades Capítulos 3, 6 e 7 (até a página 122).

MATEMÁTICA Livro e Caderno de Atividades Capítulos 3, 6 e 7 (até a página 122). COLÉGIO E CURSO ALMIRANTE TAMANDARÉ CONTEÚDO DAS APS2 Conteúdos 2º Ano Livro Buriti Unidade 3: No ambiente tudo acontece. Livro e Caderno de Atividades Capítulos 3, 6 e 7 (até a página 122). Livro Linguagens

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Disciplina: Matemática Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33.

Disciplina: Matemática Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. Número natural; Números e medidas; Contando de 10 em 10; Cem unidades ou uma centena; Centenas, dezenas e unidades; Antecessor e sucessor de um número natural; Comparando números naturais; Identificar

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRODUÇÃO DE TEXTO O texto elaborado pelo candidato deve atender à situação de produção apresentada na prova, obedecendo para tanto à tipologia e ao gênero textual solicitados.

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO Simplif icado

RACIOCÍNIO LÓGICO Simplif icado Sérgio Carvalho Weber Campos RACIOCÍNIO LÓGICO Simplif icado Volume 21 2ª edição Revista, atualizada e ampliada Inclui Gráficos, tabelas e outros elementos visuais para melhor aprendizado Exercícios resolvidos

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 5º Ano

Planificação Anual de Matemática 5º Ano Planificação Anual de Matemática 5º Ano DOMÍNI OS CONTEÚDOS METAS AULA S Números naturais Compreender as propriedades e regras das operações e usá-las no cálculo. Propriedades das operações e regras operatórias:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / / Professores: Leandro e Renan Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio

Leia mais

Aula de Matemática. Semana do período zero Turma 2 28/03/13 Prof. Silvânia Alves de Carvalho Cursinho TRIU Barão Geraldo Campinas /SP

Aula de Matemática. Semana do período zero Turma 2 28/03/13 Prof. Silvânia Alves de Carvalho Cursinho TRIU Barão Geraldo Campinas /SP Aula de Matemática Semana do período zero Turma 2 28/03/13 Prof. Silvânia Alves de Carvalho Cursinho TRIU Barão Geraldo Campinas /SP Cursinho TRIU -Matemática Ementa Geometria plana Congruência de figuras

Leia mais

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P1 DO 1º BIMESTRE 1ºANO 23/03 Português 24/03 Matemática 25/03 História / Inglês 26/03 Geografia 27/03 Ciências

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P1 DO 1º BIMESTRE 1ºANO 23/03 Português 24/03 Matemática 25/03 História / Inglês 26/03 Geografia 27/03 Ciências 1ºANO 23/03 Português 24/03 Matemática 25/03 História / Inglês 26/03 Geografia 27/03 Ciências Vogais minúsculas e maiúsculas / Encontros vocálicos / Alfabeto minúsculo / Interpretação de texto / Família

Leia mais

Escola Básica Integrada Canto da Maia

Escola Básica Integrada Canto da Maia Escola Básica Integrada Canto da Maia Ano Letivo 2014/2015 Matriz da Prova de Exame a Nível de Escola Matemática 2º Ciclo MODALIDADE: Exame escrito. ESTRUTURA DA PROVA: A prova é constituída por dois cadernos

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: GEOMETRIA Período: Anual Professor: JOÃO MARTINS Série e segmento: 9º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE vários campos da matemática**r - Reconhecer que razão

Leia mais

Descritores de Matemática Fundamental I

Descritores de Matemática Fundamental I Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAIS REGO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 1º BIMESTRE DA DISCIPLINA

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAIS REGO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 1º BIMESTRE DA DISCIPLINA COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAIS REGO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 Professor MARISTELA Disciplina: MATEMÁTICA Turma: 1º ANO 1º BIMESTRE S Grandezas e medidas,

Leia mais

CURRICULO DE MATEMÁTICA

CURRICULO DE MATEMÁTICA CURRICULO DE MATEMÁTICA Esta grade curricular é baseada nos objetivos do sistema UNOi, nas habilidades da matriz ENEM e nas diretrizes do SARESP. 1 MATEMÁTICA 6ºANO 6ºano MOD. CONTEÚDO OBJETIVO HABILIDADES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS ANEXO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS ANEXO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS ANEXO Este Anexo integra o Edital Nº 40/2007, que disciplina o Concurso Público destinado ao provimento

Leia mais

Conteúdos para estudar 2º bimestre

Conteúdos para estudar 2º bimestre ENSINO FUNDAMENTAL I 1º ao 5º ano Conteúdos para estudar 2º bimestre 1 ANO A e B Separação de silabas Ordenação de frases Silabas: ba, bi, bo, ca, da, de, do, la, lu, fo e na. Ciências (animais) Vertebrados,

Leia mais

1º BIMESTRE Encaminhamentos Metodológicos (como?)

1º BIMESTRE Encaminhamentos Metodológicos (como?) NRE - TOLEDO PLANO DE TRABALHO DOCENTE MATEMÁTICA COLÉGIO SENADOR ATILIO FONTANA Ensino Fundamental e Médio SÉRIE: 8º ano B ANO LETIVO: 2014 PROF: TEREZA HENRIQUETTA BENETTI Conjuntos numéricos Números

Leia mais

Participação na Avaliação

Participação na Avaliação 2013 EMEF MOACYR AVIDOS / MUNICIPAL VITORIA - ES 32040512 A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, denominada PROVA BRASIL, tem como objetivo a produção de informações sobre os níveis de aprendizagem

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 MATEMÁTICA- 3º ANO. Calendarização Domínio/ Subdomínio Objetivos gerais Descritores de desempenho Números e Operações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 MATEMÁTICA- 3º ANO. Calendarização Domínio/ Subdomínio Objetivos gerais Descritores de desempenho Números e Operações PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 MATEMÁTICA- 3º ANO Calendarização Domínio/ Subdomínio Objetivos gerais Descritores de desempenho Números e Operações Conhecer os números Números naturais ordinais 1.Utilizar

Leia mais

Assunto de Prova da III Unidade Ensino Fundamental II

Assunto de Prova da III Unidade Ensino Fundamental II Assunto de Prova da III Unidade Ensino Fundamental II Redação 5 Série/ 6 Ano - I - Fábula - Interpretação textual II - Diferenças entre Poesia e Poema III - Bilhete - Produção textual IV - "Terra dos Meninos

Leia mais

CONTEÚDOS BÁSICOS - MATEMÁTICA

CONTEÚDOS BÁSICOS - MATEMÁTICA CONTEÚDOS BÁSICOS - MATEMÁTICA Prezado professor Este é o quadro de conteúdos básicos (versão preliminar) da sua disciplina que a equipe disciplinar do Departamento de Educação Básica (DEB) sistematizou

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 1ª e 2ª séries do Ensino Médio 2016 Unidade Golfe Olímpico

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 1ª e 2ª séries do Ensino Médio 2016 Unidade Golfe Olímpico PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS 1ª e 2ª séries do Ensino Médio 2016 Unidade Golfe Olímpico I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para o

Leia mais

CONTEÚDOS DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

CONTEÚDOS DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL CONTEÚDOS DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 2º ANO Projeto A: Eu sou assim... Minhas fantasias Quem sou eu? Projeto B. Unidade 1: Verso, estrofe e rima. Unidade 2: Rima. Unidade 3: Repetição de palavras.

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO 2ª AVALIAÇÃO MENSAL ENSINO FUNDAMENTAL I 2014 - TARDE

ROTEIRO DE ESTUDO 2ª AVALIAÇÃO MENSAL ENSINO FUNDAMENTAL I 2014 - TARDE AM 2 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura e interpretação de: - Imagem. - Poema. Acento circunflexo Gramática páginas 67 a 70. Ortografia s ss Gramática páginas 71 a 75. Acento til Gramática páginas 76

Leia mais

Anglo Ubatuba Rua João Duarte Ferreira,200 - Mato Dentro Ubatuba/SP Fone: 12 38334308 www.angloubatuba.com.br

Anglo Ubatuba Rua João Duarte Ferreira,200 - Mato Dentro Ubatuba/SP Fone: 12 38334308 www.angloubatuba.com.br Anglo Ubatuba Rua João Duarte Ferreira,200 - Mato Dentro Ubatuba/SP Fone: 12 38334308 www.angloubatuba.com.br REGULAMENTO 08/2015 REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE DESCONTOS NAS MENSALIDADES ESCOLARES ANO

Leia mais

PLANO DE CURSO REFERENCIAL MATEMÁTICA/GESTAR 7ª SÉRIE (8º ANO)

PLANO DE CURSO REFERENCIAL MATEMÁTICA/GESTAR 7ª SÉRIE (8º ANO) PLANO DE CURSO REFERENCIAL MATEMÁTICA/GESTAR 7ª SÉRIE (8º Processo Avaliativo Unidade Didática Competências e Habilidades Conhecimento/Conteúdo Transversalidade/ Diálogos Possíveis Metodologia Forma e

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR Interpretação de textos. Escrita: Morfologia, Vocabulário; Ortografia; Pontuação; Sílabas; Acentuação gráfica; Classes

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO Prova Extraordinária de Avaliação (Matemática) 3º Ciclo - 8.º Ano de Escolaridade Despacho

Leia mais

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 64. Sistemas de numeração... 10

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 64. Sistemas de numeração... 10 Sumário Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1 Sistemas de numeração... 1 Sistema de numeração romano... 11 Sistema de numeração decimal... 14 Números e possibilidades... 1 Outras informações com números...

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia Educação de Jovens e Adultos.

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia Educação de Jovens e Adultos. Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia Educação de Jovens e Adultos. Referencial Curricular de Matemática Educação de Jovens e Adultos 2010 2ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS DE MATEMÁTICA Identificar

Leia mais

EIXOS TEMÁTICOS MATEMÁTICA

EIXOS TEMÁTICOS MATEMÁTICA EIXOS TEMÁTICOS MATEMÁTICA 1º ANO Conteúdos Números Naturais Eixos temáticos Números e operações Expectativas de aprendizagem Construir a noção de número, por meio de contagem de quantidade de objetos

Leia mais

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 3ª ETAPA MATÉRIA DATA MATÉRIA DATA 21/10 23/10. 4ª feira 25/10 28/10. feira 30/10 4 E 5/11. 2ª feira e 3ª feira

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 3ª ETAPA MATÉRIA DATA MATÉRIA DATA 21/10 23/10. 4ª feira 25/10 28/10. feira 30/10 4 E 5/11. 2ª feira e 3ª feira CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 3ª ETAPA 1º MÓDULO 12 pontos 2º MÓDULO 15 pontos MATÉRIA DATA MATÉRIA DATA PORTUGUÊS 21/10 27/11 CIÊNCIAS 23/10 29/11 6ª feira 25/10 2/12 2ª feira PORTUGUÊS 28/10

Leia mais

6º ANO A 7º ANO A. São Paulo, 20 de maio de 2015. São Paulo, 20 de maio de 2015. COMUNICADO Nº 0054 /2015. COMUNICADO Nº 0054 /2015.

6º ANO A 7º ANO A. São Paulo, 20 de maio de 2015. São Paulo, 20 de maio de 2015. COMUNICADO Nº 0054 /2015. COMUNICADO Nº 0054 /2015. 6º ANO A APOSTILA 1 - CAPÍTULO 4 - O RELEVO TERRESTRE APOSTILA 2 - CAPÍTULO 5 - O TEMPO E O CLIMA INGLÊS 27/5 AN/A; MONEY PORTUGUÊS 28/5 LITERATURA FANTÁSTICA: O MUNDO DE ALICE; VERBO; / ADVÉRBIO; ESPANHOL

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão

Agrupamento Vertical de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão 2013/1 16/09/2013 1 1:30-15:15 _Apresentação do professor e dos alunos. _Definição de normas de funcionamento das aulas. _Material necessário. _Programa anual da disciplina. _Apresentação dos Critérios

Leia mais

1. Descrição do processo

1. Descrição do processo Belo Horizonte, 11 de agosto de 2014. Srs. Pais e Responsáveis, Comunicamos que o processo seletivo do Colégio Bernoulli para o ano letivo de 2015 está aberto a partir desta data, contando com vagas para

Leia mais

Avaliações Trimestrais ( 1º Trimestre )

Avaliações Trimestrais ( 1º Trimestre ) 2º ano Manhã Professora: Margarete A Terra, o Sol e a Lua Os dias e as noites Variações do tempo Seres vivos e não vivos Estados Físicos da água Livro páginas 08 a 13 Carnaval Dia Internacional da Mulher

Leia mais

MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DVD

MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DVD MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DVD Tânia Michel Pereira tmichel@gmail.com Juliane Sbaraine Pereira Costa juliane.sbaraine@gmail.com Rudieri Turchiello

Leia mais

Francisco Magalhães Gomes IMECC UNICAMP. Matemática básica. Volume 1 Operações, equações, funções e sequências

Francisco Magalhães Gomes IMECC UNICAMP. Matemática básica. Volume 1 Operações, equações, funções e sequências Francisco Magalhães Gomes IMECC UNICAMP Matemática básica Volume 1 Operações, equações, funções e sequências 2016 Sumário Prefácio vii Capítulo 1 Números reais 1 1.1 Conjuntos de números..............................

Leia mais

Organização: Individual Níveis: Médio. Terça-feira Manhã e Tarde. Quarta-feira Manhã e Tarde. Quinta-feira Manhã e Tarde. Sexta-feira Manhã.

Organização: Individual Níveis: Médio. Terça-feira Manhã e Tarde. Quarta-feira Manhã e Tarde. Quinta-feira Manhã e Tarde. Sexta-feira Manhã. CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS - TOLEDO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Guarani, 1640 Centro. Fone/Fax: 45 32527479 tooceebjatoledo@seed.pr.gov.br PLANO DE TRABALHO DOCENTE - PROFESSORA:

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos Escola E.B. 2.3 Pedro Santarém Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividas Recursos Avaliação Preparar e organizar o trabalho a realizar com os alunos Distinguir número inteiro número fraccionário. Reconhecer

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS E TRABALHOS 3º TRIMESTRE 2013 DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO AVALIAÇÃO

CALENDÁRIO DE PROVAS E TRABALHOS 3º TRIMESTRE 2013 DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE PROVAS E TRABALHOS 3º TRIMESTRE 2013 TURMA 53 08/11 53 Almira X Matemática Escrita de frações Representação de frações através de desenhos Tipos de frações: aparente, própria e imprópria

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2014. Objetivos. Os objetivos específicos do ensino de Matemática para o ensino fundamental devem levar ao aluno a.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2014. Objetivos. Os objetivos específicos do ensino de Matemática para o ensino fundamental devem levar ao aluno a. COLEGIO ESTADUAL DARIO VELLOZO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL Rua Haroldo Hamilton, 271 Centro - CEP 85905 390 Fone/Fax 45 3378-5343 - Email: colegiodariovellozo@yahoo.com.br Toledo Paraná PLANO

Leia mais

Geometria Analítica. Geometria Analítica. Geometria Analítica 15/08/2012. Objetivos gerais da disciplina. Prof. Luiz Antonio do Nascimento

Geometria Analítica. Geometria Analítica. Geometria Analítica 15/08/2012. Objetivos gerais da disciplina. Prof. Luiz Antonio do Nascimento Prof. Luiz Antonio do Nascimento Objetivos gerais da disciplina Desenvolver a capacidade lógica para resolução de problemas, e de tomada de decisões. Fornecer as noções básicas de Geometria Analítica.

Leia mais

MATEMÁTICA (11º ano) Exercícios de Exames e Testes Intermédios Equações de retas e planos

MATEMÁTICA (11º ano) Exercícios de Exames e Testes Intermédios Equações de retas e planos MATEMÁTICA (11º ano) Exercícios de Exames e Testes Intermédios Equações de retas e planos 1 Seja um número real. Considere, num referencial o.n., a reta e o plano definidos, respetivamente, por e Sabe-se

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1503 - Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1503 - Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0006308A - Fundamentos de Matemática Elementar Docente(s) Ivete Maria Baraldi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL

2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL 2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL 10/03 Inglês Unidades 1 e 2 (Páginas 4 a 22) Unidade 1 - Eu e todas as crianças (Páginas 10 a 28) 14/03 História Unidade 1 - Brinquedos e brincadeiras (Páginas 10 a 21) 17/03

Leia mais

Disciplina: Matemática Ano letivo: 2014 8º ANO Professor(a): Josiane Caroline Protti

Disciplina: Matemática Ano letivo: 2014 8º ANO Professor(a): Josiane Caroline Protti Colégio Estadual Senador Attílio Fontana Ensino Fundamental, Médio e Profissional PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Disciplina: Matemática Ano letivo: 2014 8º ANO Professor(a): Josiane Caroline Protti Fundamentação

Leia mais

TEXTO DE APOIO - MATEMÁTICAS GERAIS

TEXTO DE APOIO - MATEMÁTICAS GERAIS TEXTO DE APOIO - MATEMÁTICAS GERAIS Matemática A - 10.º Ano Geometria I e Funções I de Maria Augusta Ferreira Neves, Luís Guerreiro, António Leite, Armando Neves Editora: Porto Editora ISBN-13: 978-972-0-42061-

Leia mais

Universidade dos Açores Curso de Especialização Tecnológica Gestão da Qualidade Matemática

Universidade dos Açores Curso de Especialização Tecnológica Gestão da Qualidade Matemática Universidade dos Açores Curso de Especialização Tecnológica Gestão da Qualidade Matemática Sinopse: Nesta disciplina são abordados conceitos básicos da teoria dos erros, funções e gráficos, derivadas,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CAMPUS MANAUS CENTRO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CAMPUS MANAUS CENTRO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CAMPUS MANAUS CENTRO CENTRO ACADÊMICO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (CALMAT) PROJETO DO CURSO DE NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA ALUNOS DOS PERÍODOS

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1503 - Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1503 - Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0006308A - Fundamentos de Matemática Elementar Docente(s) Maria Edneia Martins Salandim Unidade Faculdade de Ciências Departamento

Leia mais