O próximo relatório que iremos desenvolver nos exigirá novos conhecimentos para implementar alguns requisitos bastante comuns nesta área:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O próximo relatório que iremos desenvolver nos exigirá novos conhecimentos para implementar alguns requisitos bastante comuns nesta área:"

Transcrição

1 A6Relatórios com Quebras e Gráficos Capítulo 21 Implementando o Caso de Uso UC007 Consultar/Imprimir Folha de Pagamento - Entendendo a especificação O próximo relatório que iremos desenvolver nos exigirá novos conhecimentos para implementar alguns requisitos bastante comuns nesta área: o o Agrupamentos hierarquizados de conjuntos de dados, com totalizações nas quebras (mudanças de grupos). Gráficos sensíveis ao contexto (que podem ser exibidos para todo o relatório ou de forma recorrente para cada grupo). Figura A6.1. Especificação para "UC007 Consultar/Imprimir Folha de Pagamento". A especificação nos diz para desenvolver um relatório BIRT com nome folhapagamento.rptdesign para atender a este Caso de Uso. Devemos receber um Mês de Referência e recuperar todos os proventos e descontos do tipo SF (Salário Final) e IR (Imposto de Renda), ambos calculados na rotina de Folha de Pagamento. Agruparemos funcionários em suas Unidades Organizacionais, totalizando salário por estas unidades. Iremos, por fim, prover um total geral e um gráfico contendo uma torta, de Total de Salários por Unidade. - Criando o relatório com modelo Mínimo 1. Selecione o folder rel em src/main/webapp/plc e com botão direito do mouse escolha New -> Report. 2. Informe folhapagamento.rptdesign no nome e siga para o próximo passo. 3. Desta vez iremos utilizar o modelo jcompany Relatório Mínimo. Este modelo não traz estruturas pré-montadas, exceto na Master Page. Basicamente provê estilos para reúso.

2 Capítulo 21 Figura A6.2. Relatório baseado em modelo "Mínimo". 4. Após clicar em Finish, edite o Data Source na aba Data Explorer e complemente o nome do endereço JNDI URL para o pool de conexões para java:comp/env/jdbc/rhtutorial, como fizemos para o relatório do capítulo anterior *. Teste a conexão em seguida. 5. Crie um novo Data Set, com nome FolhaPagamento, confeccionando um SQL como o da Figura A6.3. Figura A6.3. SQL para o relatório folhapagamento.rptdesign. * Reforçando que, para evitar esta definição redundante, deve-se criar um.rptlibrary em escopo do projeto. Consulte a documentação do BIRT para este fim, já que não faz parte de nosso escopo neste livro.

3 Relatórios com Quebras e Gráficos #1. Colunas necessárias, utilizando alias desta vez para despoluir a cláusula. #2. A situação deve ser A, já que Funcionario usa exclusão lógica. #3. As junções devem ser feitas explicitamente (saudades do OQL?). #4. Vamos receber um único parâmetro que conterá uma data com 01 no dia e mês/ano de referência. Como gravamos todos os proventos e descontos com este dia 01, não será preciso um intervalo de datas. #5. Somente trazemos os proventos e descontos calculados. #6. A ordenação é importante para que os agrupamentos que criaremos funcionem apropriadamente. Estamos organizando pela ordem em que iremos quebrar o relatório: por nome da unidade organizacional e do funcionário. 6. Passe para a opção Output e informe os rótulos mais significativos para melhorar o entendimento para Desenvolvedores e também usuários finais nas exportações de dados. Figura A6.4. Rótulos aprimorando as colunas selecionadas do Data Set. 7. Passe agora para a opção de Parameters. Como da outra vez, um parâmetro foi automaticamente criado pelo BIRT para o Data Set, já que informamos uma interrogação? em nossa cláusula SQL. Precisaremos somente vinculá-lo a um parâmetro do relatório. Neste modelo que usamos, no entanto, não há parâmetros pré-definidos para o relatório - teremos então que criá-lo, seguindo instruções da Figura A6.5. Figura A6.5. Definindo parâmetros de relatório do diálogo de Data Set. #1. Apenas um parâmetro criado, correspondente à interrogação? da cláusula SQL. #2. Aperte no ícone fx em Linked do Report Parameter, para criar um novo parâmetro de relatório vinculado ao parâmetro do Data Set. #3. Informe as opções da esquerda de modo similar ao que vimos no último relatório.

4 Capítulo 21 #4. Customize o formato da data para estes argumentos, clicando em Change -> Custom. Informe MM/yyyy para requerer mês e ano conforme viemos utilizando. Importante: Note que nossa cláusula SQL somente irá recuperar o período apropriadamente porque tanto o jcompany quanto o BIRT incluem 01 no dia, quando a data informada não recebe um valor para dia. #5. É recomendável informar um valor default para orientar ainda melhor ao usuário sobre o formato de entrada, especialmente porque o formato do BIRT não provê uma máscara Javascript, como no jcompany (ou seja, o usuário deve informar as barras). 8. Faça um Preview Results. Se existirem valores calculados para IR ou SF no período informado aparecerão os registros. - Ajustando a Master Page Selecione a aba Master Page e aplique as mesmas modificações que fizemos no relatório do Capítulo 19, variando apenas o título e subtítulo, como na Figura A6.6. Figura A6.6. Cabeçalho do relatório ajustado. - Confeccionando o corpo do relatório - grupos Vamos, desta vez, compor o corpo do relatório do zero absoluto. 1. Arraste o Data Set para a área de Layout. Veja que o BIRT já cria um objeto Table com todas as propriedades do Data Set e vínculos já definidos (Binding). Se desejar, faça um Preview para já visualizar uma versão dos dados composta no relatório. Figura A6.7. Table criado automaticamente na visão de Layout, a partir do Data Set. 2. Vamos primeiro estruturar o relatório (grupos e totais) para depois formatá-lo ao final. Crie um primeiro agrupamento, para Unidade Organizacional, clicando direito na linha de cabeçalho (Header) e acionando Insert Group.

5 Relatórios com Quebras e Gráficos Figura A6.8. Primeiro agrupamento sendo inserido. 3. Um diálogo se abrirá para definirmos um agrupamento de dados. Figura A6.9. Diálogo para definição de um novo agrupamento de dados. #1. Informe o nome do grupo. #2. Campo que será utilizado para critério do agrupamento: Valores repetidos no campo selecionado são considerados de um mesmo grupo. - Ao identificar um primeiro valor diferente do anterior, o Eclipse BIRT irá realizar uma quebra de grupo, o que significa que irá exibir valores em um novo cabeçalho.

6 Capítulo 21 Selecione o campo de Unidade Organizacional (funciona desde que não tenhamos duas unidades com o mesmo nome). #3. Se o campo do agrupamento for de temporalidade (data ou data/hora), o Eclipse BIRT irá oferecer a possibilidade de se realizar mais de uma quebra para o campo, por ano, mês, dia, etc. #4. Informe um valor em Bookmark. Discutiremos mais a respeito ainda neste capítulo. #5. Em Table of Contents, basta aceitar o default para que o Eclipse BIRT proveja um índice hierárquico para acesso simplificado por usuários finais, no BIRT Viewer. #6. Pode-se definir um estilo para a linha de cabeçalho do agrupamento. Não é necessário em nosso caso. #7. Opções de filtragem e ordenação estão disponíveis. Note, porém, que nossa cláusula SQL já traz os dados com a ordenação necessária. As opções de filtro e ordenação deste diálogo são realizadas após a recuperação no SGBD sendo, portanto, bem menos eficazes, de uma forma geral. Utilize-as apenas para fontes de dados não relacionais, como arquivos convencionais ou XML, por exemplo. #8. Opção para a ordenação ascendente ou descendente também sem utilidade para nosso caso, cuja ordenação está em nível do SQL. #9. Em Page Break pode-se forçar a quebra de uma página, por exemplo, no momento da quebra de um grupo. Por exemplo, para iniciar uma nova Unidade Organizacional sempre em uma nova página. As opções automáticas devem ser experimentadas antes para ver se já não atendem ao resultado esperado. Clique no botão "OK" confirmando a criação do grupo. 4. Na visão de Layout, retire agora o campo Unidade Organizacional da linha de detalhe. Repare que ele foi criado na linha de agrupamento no cabeçalho, o que impedirá que seja exibido repetidamente. Figura A6.10. Campo "Unidade Organizacional" sendo removido da linha de detalhe. 5. Realize um novo Preview. Confira o resultado, agora com quebra por Unidade Organizacional. Figura A6.11. Relatório exibido com agrupamento por Unidade Organizacional. 6. Vamos agora criar um segundo grupo, para Funcionários, para eliminar a repetição acima. Clique direito na linha de cabeçalho do grupo 1 e crie um novo grupo, abaixo deste, usando Insert Group -> Below.

7 Relatórios com Quebras e Gráficos 7. Um diálogo se abrirá permitindo preencher informações sobre o novo grupo. Figura A6.12. Segundo grupo criado abaixo do primeiro. 8. Preencha o novo grupo, cuidando agora para definir a quebra não pelo nome, mas pelo CPF do Funcionário. Este valor é mais seguro, uma vez que nomes podem estar duplicados. Já em Table of Contents o valor a ser exibido deve ser alterado para o nome do funcionário (será assumido CPF, em função do agrupamento devendo ser alterado). Figura A6.13. Definição do segundo grupo. Agrupa por CPF, exibe nome em "Table of Contents". 9. Na visão de Layout, mova agora o nome do funcionário da linha de detalhe para a de cabeçalho do novo grupo (2) e retire o CPF gerado na primeira coluna. Execute um novo Preview e confira com a Figura A6.14. Note que, desta vez, incluímos um funcionário com mesmo nome (um caso de homônimos), mas naturalmente com CPFs diferentes para testar nosso critério de quebra. Figura A6.14. Duas quebras com homônimos resolvidos. - Confeccionando o corpo do relatório - totalizações Precisamos atender a duas totalizações da especificação: o A soma geral de salários. o A soma de salários por Unidade Organizacional. Vamos começar com o total para o grupo Unidade Organizacional.

8 Capítulo Selecione a view "Palette" e arraste o componente Aggregation para a coluna Valor, na linha de cabeçalho do grupo Unidade Organizacional. Informe os valores conforme a Figura A6.15. Figura A6.15. Definição de total para um agrupamento. 2. A totalização geral será similar (porém com Aggregate On -> Table ), mas antes de criá-la precisamos ajustar definitivamente o leiaute dos cabeçalhos. Comece criando uma nova linha de nível para o grupo 2, abaixo da atual. Figura A6.16. Nova linha para cabeçalho de agrupamento, abaixo da atual. 3. Agora rearranje campos e rótulos, conforme a Figura A6.17. Figura A6.17. Realinhamento de rótulos e campos. #1. Retorne os campos de detalhe algumas colunas para melhor aproveitamento do espaço do relatório. #2. Copie os rótulos da linha de cabeçalho geral para a nova linha. #3. Arraste os rótulos de Unidade Organizacional e Funcionário do cabeçalho geral para os grupos respectivos.

9 Relatórios com Quebras e Gráficos #4. Arraste o total para a coluna de Valor. 4. Faça um novo Preview. O resultado ainda não é perfeito esteticamente, mas se aproxima mais de nossa especificação. Figura A6.18. Visualização após rearranjo de rótulos e campos. 5. Crie três novas linhas de cabeçalho geral e inclua dois rótulos Período: e Total Geral: na primeira coluna das duas primeiras linhas. Na terceira linha, mescle as colunas a partir da segunda utilizaremos esta linha para produzir um gráfico mais adiante. Remova a coluna Mês Referência dos detalhes, já que aparecerá sempre com o mesmo valor (somente recuperamos para um único período). Figura A6.19. Criação de mais linhas no cabeçalho principal. 6. Copie o parâmetro de relatório dataperiodo para a segunda coluna da primeira linha de cabeçalho e crie o Aggregation para o total geral, conforme as dicas que demos anteriormente, colocando-o na segunda linha do cabeçalho. Exclua o rótulo e campo para Natureza e mova o Valor para sua coluna (poderíamos já ter retirado a coluna nos passos anteriores, mas estamos fazendo estas operações por partes para facilitar o acompanhamento). Confira. Figura A6.20. Argumento e total geral montados. Colunas de detalhe ajustadas. 7. Note que, com o último passo, toda a estrutura de dados que precisamos informar - à exceção do gráfico - já existe no relatório. Precisamos, no entanto, aprimorar o seu leiaute, tornando as endentações mais claras, dentre outra melhorias. Inicie excluindo o rótulo Funcionário e, para melhor endentação, concatenando o rótulo Nome: ao campo Funcionário, conforme a Figura A6.21. Faça o mesmo para CPF.

10 Capítulo 21 Figura A6.21. Rótulo concatenado em campos. Note que esta técnica irá nos impedir de aplicar estilos diferenciados para o rótulo e o campo, mas traz como vantagem um agrupamento mais rígido entre estes dois objetos. Em nosso caso, poderemos utilizá-la. Obs.: Sempre use textos (String) com aspas simples nas expressões BIRT, no padrão Javascript. - Confeccionando o corpo do relatório estilos e refinamentos de leiaute Para um melhor resultado visual, vamos agora aplicar os estilos padrões ao nosso relatório. 1. Aplique os seguintes estilos, a cada campo, marcando-os e, com clique direito, acionando Style -> Apply Style e escolhendo um estilo do framework jcompanydefaulttheme : o Rótulos Período:, Total Geral: e Unidade Organizacional: : cabecalho1rotuloalinhadodireitaplc. o Campos dataperiodo e TotalGeral (agregado): cabecalho1valorcombordaplc. o Campo Unidade Organizacional : tabela1valortextoplc. o Campo Total por Unidade : rodape1totalplc. o Campos Funcionário e CPF : tabela1valortextoplc. o Rótulo Descrição : tabela1rotulogeralplc. o Rótulo Valor : tabela1rotulonumeroplc. o Campo Descrição : tabela1valortextoplc. o Campo Valor : tabela1valordinheiroplc. o Importante: Se os estilos não aparecerem, pode haver um problema de configuração que retirou a biblioteca jcompanygeneral.rptlibrary do caminho do BIRT, em desenvolvimento. Para corrigir, vá para a aba Resource Explorer, clique direito no item Shared Library e acione Add Resource.... Em Source File utilize o botão Browse... para procurar pela biblioteca jcompanygeneral dentro de [jcompany]/meus_projetos/jcompany_view/src/main/resources. A bilioteca então deve ser exibida abaixo, como na Figura A6.22. Figura A6.22. Library jcompanygeneral configurada corretamente em tempo de desenvolvimento. 2. Agora marque os dois campos agregados e vamos formatá-los como dinheiro (uma vez que os estilos que utilizamos para eles já não trazem esta formatação). Selecione Format Number na pasta Property Editor Data e selecione Currency em Format As. Preencha os campos como na Figura A6.23.

11 Relatórios com Quebras e Gráficos Figura A6.23. Formatando números de totais como dinheiro. 3. Selecione as células que contêm os campos de totais para alinharmos estes valores à direita, como deve ser para valores monetários. Lembre-se de que é possível se utilizar o mouse no layout ou selecionar via Outline. Confira com a Figura A6.24. Figura A6.24. Alinhamento de células.

12 Capítulo Agora marque a primeira coluna da tabela. Marque para que tenha o tamanho exato de 150 pixels * para garantir que seu tamanho não seja superestimado pelo BIRT. Figura A6.25. Fixando tamanho de colunas. 5. Faça agora um Preview. Figura A6.26. Resultado de relatório com duas quebras com estilos e totais. - Utilizando destaques (highlight) no Eclipse BIRT Nossa especificação pede que linhas com valores de Imposto de Renda apareçam em vermelho. Vamos utilizar as técnicas de highlight do Eclipse BIRT para este fim. 1. Selecione a linha de detalhe na visão de Layout. Em seguida, clique na aba Highlights, logo abaixo, e no botão Add.... * Se preferir, pode usar o leiaute com outra escala. Porém, o uso de cm (centímetros) apresentou alguns problemas na versão utilizada neste livro e o uso de % (percentual), um hábito em leiautes HTML, pode não renderizar bem em outros formatos como PDF e PPT. Fique atento e teste para o universo de formatos de saída desejado.

13 Relatórios com Quebras e Gráficos Figura A6.27. Acionamento de expressão para destaque de linhas. 2. Agora preencha o diálogo conforme a Figura A6.28. Figura A6.28. Expressão para destaque de determinadas linhas. #1. Digite na forma exemplificada ou, preferencialmente, utilize fx para selecionar a coluna Natureza. #2. Operadores possíveis. #3. Informe IR no valor. #4. Para o destaque em si, este diálogo permite associar um novo estilo à linha. #5. Em nosso caso, altere a cor para Red conforme requer a especificação. #6. Poderíamos também trabalhar na cor de fundo. 3. Clique em Ok e faça um novo Preview. Agora possuímos nosso relatório finalizado, faltando apenas o gráfico.

14 Capítulo 21 Figura A6.29. Linhas de Imposto de Renda em vermelho. - Utilizando Tabela de Conteúdo (Table of Contents) 1. Ainda no Preview, chame agora a visualização via BIRT Viewer no menu Run -> View Report -> In Web Viewer. 2. Com o relatório renderizado no BIRT Viewer, clique no primeiro ícone da barra de opções, Table of Contents. Note que esta aplicação provê agora uma visão hierárquica da estrutura de agrupamentos do relatório para os usuários, inclusive com hiperlinks! Figura A6.30. Hierarquia de quebras do relatório exibida como treeview. Confeccionando gráficos com Eclipse BIRT - Recursos avançados do Eclipse BIRT O Eclipse BIRT possui diversos recursos avançados - impossíveis de serem cobertos dentro do espaço deste livro. Na verdade, caberiam ainda novas edições dos dois livros sugeridos pela nossa bibliografia de referência para falar de técnicas avançadas de Cubos OLAP, Crosstab, programações por eventos, gráficos e BI de uma forma geral. Quem desejar aprofundamentos nestas interessantes áreas deve procurar por documentações e fóruns de discussão atualizados a partir da página do projeto em Mas não poderíamos deixar de introduzir ao menos os recursos de gráficos do Eclipse BIRT, comuns em demandas gerenciais nos dias de hoje. O BIRT nos permitirá fazer gráficos embutidos em relatórios ou apenas gráficos, em formatos compatíveis com a Web, de modo a suprir conteúdo para Dashboards executivos ou mesmo visões operacionais.

15 Relatórios com Quebras e Gráficos - Provendo gráficos embutidos em relatórios Vamos construir um primeiro gráfico com título Salários por Unidade Organizacional, que deverá apresentar uma torta contendo fatias proporcionais ao total de salários pagos, para cada Unidade Organizacional da empresa ACME. Este gráfico deverá vir no cabeçalho de nosso relatório. 1. Vá para a visão de Layout e arraste o componente chart para a terceira linha de cabeçalho geral. 2. Um diálogo se abrirá permitindo a seleção inicial do tipo de gráfico. Figura A6.31. Diálogo para criação de gráficos no Eclipse BIRT. #1. Note as três primeiras grandes seções de configuração de gráficos: - Select Chart Type : Permite seleções iniciais de tipo e formatos, da galeria disponível. - Select Data : Permite o vínculo de valores de Data Sets diretamente ou de contêineres como o objeto Table, como fontes de dados para plotagem de gráficos. - Format Chart : Permite a formatação das diversas áreas (centro, legenda, título, eixos etc.), bem como rótulos, alinhamentos, estilos de formatação e opções de finalização em geral. #2. Ao centro, é exibida uma visualização das seções típicas de cada gráfico da galeria. #3. A galeria de gráficos do Eclipse BIRT se expande a cada novo release. Atualmente, possui gráficos clássicos de torta, barra, linha e ainda medidores de nível (meter), bolha, gantt e variações como tubo, cone e pirâmide. Selecione pie (Torta) para nosso caso. #4. Para cada tipo de gráfico, variações de dimensão são disponibilizadas. O default é 2D mas, eventualmente conforme o tipo, opções de 2D com profundidade e 3D estarão disponíveis. Selecione 2D with Depth (2D com profundidade). #5. No que diz respeito ao formato de saída, é interessante notar que, além de formatos de imagem JPG, BMP ou PNG, o BIRT também possibilita a criação de SVG, que é um formato vetorial mais leve renderizado no cliente (Navegador). Os demais se baseiam em imagens e são renderizados (criados) no servidor, sendo portanto mais pesados para criar e baixar. Mas o SVG costuma ser pouco utilizado por trazer problemas de compatibilidade (exige certos plugins instalados ) - mas é providencial conforme a demanda específica (para atualizações de gráficos em tempo real via Ajax, por exemplo).

16 Capítulo 21 Informe PNG, formato portável e de boa qualidade, recomendável como padrão. 3. Clique em Next para vincularmos dados ao nosso gráfico. Informe conforme a Figura A6.32. Figura A6.32. Vinculando dados com o gráfico. #1. Pode-se trabalhar com o gráfico herdando do contêiner, no caso o componente Table, ou usar diretamente o Data Set (que pode inclusive ser outro, por exemplo, com dados consolidados via SQL!). Em nosso caso, usaremos o contêiner. #2. Clique em Unidade Organizacional (no botão do cabeçalho da coluna) e arraste para o campo em Category Definition. Note que uma cor azul irá indicar o vínculo. A categoria será utilizada como critério para repartir a torta neste tipo de gráfico. #3. Em Slice Size Definition (definição do tamanho do pedaço) podemos informar fórmulas com condicionais para trabalhar com determinada faixa de dados #4. Não utilizaremos o agrupamento (3ª dimensão) no nosso gráfico. Isso produziria várias tortas paralelas, neste caso. #5. A amostragem de dados que aparece na tabela em Data Preview é a efetivamente utilizada pelo gráfico. Um erro muito comum é imaginar que os campos Aggregation e outros cálculos feitos em nível do Table estão disponíveis no gráfico se não aparecem calculados na amostragem, o cálculo não terá efeito no gráfico. #6. É possível se aplicar filtros e realizar outras operações sobre os dados herdados do contêiner. Clique em "Filters..." e adicione um filtro conforme Figura A6.33. Esse filtro selecionará somente valores de salários (evitando somar o Imposto de Renda).

17 Relatórios com Quebras e Gráficos Figura A6.33. Adicionando filtro aos dados 4. Com isso, já compensa ver como está se comportando nosso gráfico com dados de teste. Clique em Finish no Assistente de Gráficos e depois redimensione o componente na linha para ocupar todo o espaço horizontal disponível. Em seguida, clique em Preview. Figura A6.34. Gráfico sem formatações. 5. Retorne para a visão de Layout e dê um duplo clique no componente de gráfico para tornar a editar suas propriedades. 6. Clique em Format Chart e, em seguida, em Series -> Value Series. Realize modificações como orienta a Figura A6.35.

18 Capítulo 21 Figura A6.35. Opções de formatação para o valor das séries de gráficos de torta. #1. A Treeview irá variar conforme o tipo de gráfico e outras opções anteriormente escolhidas. #2. No caso do gráfico de torta, vamos iniciar alterando algumas informações nos valores das séries (no caso, das fatias da torta). #3. Iremos realizar edições em outras áreas do gráfico, mais adiante. #4. Movimente a barra de rolagem para Pie Ratio para compreender como é possível se alterar o tamanho e a proporção da torta. #5. Note que é possível se escrever uma expressão para definir a explosão de fatias determinadas. #6. Em By Distance, altere o valor para 2 para obter uma distância geral entre as fatias. #7. Pode-se alterar a aparência das fatias, também, utilizando variações de transparência e paleta de cores. #8. Em Leader Lines, pode-se modificar as linhas que ligam as fatias nos valores. #9. Em três outros botões, no final, pode-se: - Label : Alterar rótulos da série (valores das fatias); - Titles : Definir um título para a série. Em nosso caso, como temos apenas uma torta, este título redundaria com o título do gráfico por isso o padrão é não exibir este título; - Interactivity : Definir eventos tais como hiperlinks para cada fatia da torta, externos ou internos (para determinadas seções do relatório). 7. Ainda no mesmo diálogo acima, vamos agora formatar os rótulos que aparecem nas fatias para conter o símbolo do real R$. Clique no botão Label e siga orientações da Figura A6.36.

19 Relatórios com Quebras e Gráficos Figura A6.36. Formatação de rótulos de fatias (series labels). #1. Clique em Labels para diversas opções relacionadas aos rótulos das fatias. #2. Em Format, pode-se modificar posicionamento, fontes e aparência do texto em si. #3. Selecione o Value Data em Values para mais formatações. #4. Clique neste símbolo para formatações mais avançadas. #5. Em Edit Format, clique em Standard e inclua o prefixo R$, única modificação necessária, já que decimais e pontos já vêm configurados corretamente. Obs.: Experimente também ligar o Outline e variar os insets no diálogo Labels. Como a variação é imediatamente refletida na torta de exemplo, aprende-se rapidamente com estas explorações. 8. Clique em Chart Area -> Title e troque o título do gráfico por Salário por Unidade Organizacional.

20 Capítulo 21 Figura A6.37. Alterando o título de gráficos. #1. O título pode ser informado diretamente em português e há também opções para I18n, se necessário. #2. Diversas opções para rotação, alinhamento, fontes etc., estão disponíveis em diálogo para Font. #3. Outras opções podem ser acionadas nos botões Text, Block e Interactivity. Entre nestas opções e explore suas possibilidades! 9. Vamos agora ajustar a legenda. Clique em Chart Area -> Legend e em seguida em Layout. Altere a legenda para aparecer abaixo e alinhada à esquerda. Figura A6.38. Alterando aparência de legendas. 10. Faça um ajuste também em Chart Area -> Plot para contornar a torta.

21 Relatórios com Quebras e Gráficos Figura A6.39. Contorno na área de plotagem. 11. Após os ajustes de legenda e contorno, retorne em Value Series -> Pie Ratio para melhorar a ocupação da torta no espaço. Figura A6.40. Ajuste de proporção (ratio). 12. Termine o gráfico com Finish e teste o resultado final.

22 Capítulo 21 Figura A6.41. Relatório final, com gráfico.

23 Relatórios com Quebras e Gráficos Sumário Neste capítulo, conhecemos recursos do Eclipse BIRT para desenvolvimento de agrupamento de dados, quebras e totalizações por grupos. Além disso, produzimos um primeiro gráfico embutido no relatório, conhecendo a galeria disponível e as diversas opções disponíveis para vínculo com conjuntos de dados e formatações das diversas seções dos gráficos.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Novas Funcionalidades do MyABCM v.4.0

Novas Funcionalidades do MyABCM v.4.0 Novas Funcionalidades do MyABCM v.4.0 Seguem abaixo as novas funcionalidades e melhorias do MyABCM e um resumo de como utilizar essas funcionalidades. 1. Nova funcionalidade para aplicação de fatores de

Leia mais

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: O produto final Lição: Inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Visão

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

1.2) Na tela seguinte, o primeiro item a ser selecionado é o Unidade Acumuladora1.

1.2) Na tela seguinte, o primeiro item a ser selecionado é o Unidade Acumuladora1. MANUAL DA NOVA VERSÃO DE ARQUIVAMENTO DO CPROD Na nova versão de Arquivamento que está sendo implementada no CPROD, antes de realizarmos o Arquivamento do Processo ou Documento em si, temos que criar no

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções.

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. 13. Editor de leiautes Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. Neste capítulo uma breve explicação será apresentada sobre a organização

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração.

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração. O software de tarifação é uma solução destinada a rateio de custos de insumos em sistemas prediais, tais como shopping centers. O manual do sistema é dividido em dois volumes: 1) MANUAL DO INTEGRADOR Este

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos

WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos O objetivo deste documento é orientar o usuário final na utilização das funcionalidades da ferramenta OLAP IBM Cognos, referente a licença de consumidor. Sumário 1 Query

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU 1 1. Como logar no sistema como usuário autenticado Para logar no sistema como usuário autenticado é necessário digitar /user na frente

Leia mais

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 A rotina de acesso direto ao XML do S-1000, o usuário pode encontrar na opção de cadastro de Empresas do SIP. Sempre que o usuário localizar a figura ao

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Procedimento para Configurar a Importação/Exportação de Arquivos Texto

Procedimento para Configurar a Importação/Exportação de Arquivos Texto Procedimento para Configurar a Importação/Exportação de Arquivos Texto Produto : RM Gestão de Estoque, Compras e Faturamento 12.1.4 Processo : Importação/Exportação de Arquivos Texto Subprocesso : N/A

Leia mais

Criação de Formulários

Criação de Formulários iq2 Criação de Formulários Formulários são os questionários formatados no software Sphinx para coleta de dados, que contêm opções avançadas de edição, organização e personalização. Ao utilizarmos o formulário

Leia mais

Procedimento para Configurar a Importação/Exportação de Arquivos Texto

Procedimento para Configurar a Importação/Exportação de Arquivos Texto Procedimento para Configurar a Importação/Exportação de Arquivos Texto Produto : RM Gestão de Estoque, Compras e Faturamento 12.1.3 Processo : Importação/Exportação de Arquivos Texto Subprocesso : N/A

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Como gerar arquivos.plt

Como gerar arquivos.plt Como gerar arquivos.plt O formato PLT destina se a uso em plotters. É como se você tivesse um plotter conectado diretamente ao seu computador. No momento que manda imprimir, o AutoCAD (ou qualquer outro

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Tutorial do ADD Analisador de Dados Dinâmico.

Tutorial do ADD Analisador de Dados Dinâmico. Tutorial do ADD Analisador de Dados Dinâmico. Após clicarmos para entrar no Analisador de Dados Dinâmico aparecerá a tela acima. O Banco de dados já tem que estar configurado. (Ver como fazer em Como configurar

Leia mais

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0 Este manual foi desenvolvido com o objetivo de documentar as principais funcionalidades do Gerador de Relatórios WinReport versão 2.0. Conteúdo 1. Tela Principal...

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 2 Pedreiros da Informação Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Excel Planilhas Eletrônicas

Excel Planilhas Eletrônicas Excel Planilhas Eletrônicas Capitulo 1 O Excel é um programa de cálculos muito utilizado em empresas para controle administrativo, será utilizado também por pessoas que gostam de organizar suas contas

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Cartilha. Correio eletrônico

Cartilha. Correio eletrônico Cartilha Correio eletrônico Prefeitura de Juiz de Fora Secretaria de Planejamento e Gestão Subsecretaria de Tecnologia da Informação Abril de 2012 Índice SEPLAG/Subsecretaria de Tecnologia da Informação

Leia mais

Composição de Layout no Terraview

Composição de Layout no Terraview MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior DEPEM MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Executiva Diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o Objeto DataGridView O controle DataGridView é um dos objetos utilizados para exibir dados de tabelas de um banco de dados. Ele está disponível na guia de objetos Data na janela de objetos do vb.net. Será

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Criando uma agenda simples com NetBeans 6.5

Criando uma agenda simples com NetBeans 6.5 Criando uma agenda simples com NetBeans 6.5 (Swing application framework e Beansbinding) Já faz algum tempo que escrevi uma agenda simples usando o Eclipse com o Visual Class Editor. Demorei em torno de

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz Manual de Cobrança Cadastrando um Funcionário Entre no programa e no menu principal entre na opção: Cadastros / Cadastros de Funcionários e Acionador. Será apresentada a tela abaixo: Nesta tela deverão

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

QualiQuantiSoft Versão 1.3c

QualiQuantiSoft Versão 1.3c QualiQuantiSoft Versão 1.3c Qualiquantisoft v1.3c Pág.: 1/15 Índice Apresentação do programa... 3 Funções operacionais do programa... 3 Itens de menu... 6 Teclas de atalho... 6 Instrumento de Análise de

Leia mais

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4 EXCEL 2007 e 2010 2 ÍNDICE ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4 A série... 4 01 LISTA COM VALIDAÇÃO... 5 02 FUNÇÕES FINANCEIRAS... 7 03 FUNÇÃO DE BANCO DE DADOS... 12 04 RÓTULOS... 15 05 TABELA DINÂMICA... 18 06

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o uso do TerraView Essa aula apresenta a interface principal do TerraView e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados nesse documento são disponibilizados junto

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS

CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS Servidor: O servidor é todo computador no qual um banco de dados ou um programa (aplicação) está instalado e será COMPARTILHADO para outros computadores,

Leia mais

Guia do Usuário. Versão 1.01.0.2. 2011. Desenvolvido por ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados.

Guia do Usuário. Versão 1.01.0.2. 2011. Desenvolvido por ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Guia do Usuário Versão 1.01.0.2 2011. Desenvolvido por ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Índice Introdução... Propósito Abrangência Termos e definições Referências Visão geral... 3 3 content

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

Editando textos no Siga-Doc

Editando textos no Siga-Doc Editando textos no Siga-Doc Introdução...2 Executando o editor de textos...3 Acessando pela primeira vez...3 Se o editor de textos não for exibido...4 Trabalhando com tabelas...6 Inserindo uma tabela...6

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes)

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Page 1 of 30 Impressao Oficial de justiça De PJe - Manual imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Tabela de conteúdo 1 Manual do Oficial de Justiça

Leia mais

Sistema Hospitalar - Módulo Auditoria v.1.0

Sistema Hospitalar - Módulo Auditoria v.1.0 Sistema Hospitalar - Módulo Auditoria v.1.0 Manual do usuário Versão 01.02 [Este template faz parte integrante do Processo de Desenvolvimento de Sistemas da DTI (PDS-DTI) e deve ser usado em conjunto com

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

MySQL Query Browser. Professor Victor Sotero SGD

MySQL Query Browser. Professor Victor Sotero SGD MySQL Query Browser Professor Victor Sotero SGD 1 DEFINIÇÃO O MySQL Query Browser é uma ferramenta gráfica fornecida pela MySQL AB para criar, executar e otimizar solicitações SQL em um ambiente gráfico.

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática ( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Compositor de Impressão do QGIS

Compositor de Impressão do QGIS Compositor de Impressão do QGIS 1. Introdução O Compositor de Impressão é uma ferramenta oferecida pelo QGIS para elaborar a versão final dos mapas que serão impressos. Permite a definição de escala e

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica Sumário Atualizando a tabela dinâmica Exibição de páginas em planilhas separadas Detalhando / ocultando os dados da planilha Gráfico dinâmico Gráfico dinâmico (cont.) Alterando a formatação do gráfico

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

Menus Personalizados

Menus Personalizados Menus Personalizados Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Para acessar o painel de controle do Wordpress do seu servidor siga o exemplo abaixo: http://www.seusite.com.br/wp-admin Entrando

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Ajuda do Sistema Aquarius.

Ajuda do Sistema Aquarius. Ajuda do Sistema Aquarius. Esta ajuda é diferenciada da maioria encontrada nos sistemas de computador do mercado. O objetivo desta ajuda é literalmente ajudar o usuário a entender e conduzir de forma clara

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO AGOSTO DE 2013 SUMÁRIO STI/UFF - Sistema de Gerenciamento de Projetos do PDI SUMÁRIO... 2 1 Introdução... 3 1.1 O que é e qual a finalidade

Leia mais

MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET. Ministério do Esporte

MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET. Ministério do Esporte MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET Ministério do Esporte SUMÁRIO 1.0 - Módulo Administração... 1 2.0 Banner randômico... 2 2.1 Adicionar novo slide... 2 2.2 Excluir slide... 6 3.0 Artigos... 7 3.1 Adicionar

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

O que há de novo. Audaces Idea

O que há de novo. Audaces Idea O que há de novo Audaces Idea Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é buscar a melhoria contínua de seus produtos e serviços. Inovadora

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais