EMENTAS E OBJETIVOS HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1º PERÍODO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMENTAS E OBJETIVOS HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1º PERÍODO"

Transcrição

1 S E S HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1º PERÍODO Nome da Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA: INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE TEXTO E LEITURA Linguagem, língua e texto. As diversas normas e a adequação discursiva. Tipos de textos. Estrutura e aspectos do desenvolvimento textual. Coesão e coerência. As diversas superfícies de leitura. Produção e recepção do texto: processos de síntese, ampliação, avaliação e reescrita. S Exercitar a capacidade de escrever e interpretar textos em língua materna, desenvolvendo a percepção para o papel da linguagem como construtora de mundo, exercitando as técnicas de produção textual. Nome da Disciplina: HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO Escrita, poder e Estado: a emergência da cultura alfabética. Dispositivo tipográfico e espaço público. As transformações do século XX: cinema, rádio e televisão. Emergência das redes de comunicação global. S Oferecer uma visão crítica sobre a história dos meios de comunicação e das transformações sociais e culturais. Permitir a compreensão das diferentes tecnologias de comunicação existentes e seu desenvolvimento. Consolidar o domínio da perspectiva histórica da comunicação para que o aluno possa avaliar a trajetória e o papel do comunicador e das tecnologias comunicacionais.

2 Nome da Disciplina: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Prática em informática e domínio de programas básicos para a área de Comunicação. Redes de comunicação. Informática aplicada à multimídia. Processamento analógico e digital de sons e imagens. Conceitos de servidores, redes de dados, telefonia. Serviços auxiliares via internet, rádio digital, TV digital. Sistemas de computação. Computadores. Ambientes e sistemas operacionais. Linguagens de programação. Redes de dados. Programas e aplicações na área de comunicação social. S Introduzir aos fundamentos da informática e das redes de comunicação. Manusear e explorar os principais programas disponibilizados no laboratório. Explorar as potencialidades da internet. Nome da Disciplina: HISTÓRIA DA ARTE E ESTÉTICA Princípios da estética e da arte. Perspectiva e estruturação da representação. Nascimento do olhar moderno e da reprodução técnica. A ruptura das vanguardas modernistas. Do pop ao pós moderno. A arte digital. Atualidade do conceito de estética e seus problemas. Introduzir aos princípios da arte e da estética para oferecer um panorama crítico sobre a arte e o valor diante da reprodutibilidade técnica das imagens, iniciada pela fotografia, pelo cinema, transformada pela música pop, pela televisão, vídeo e pelo computador, constituindo uma cultura visual contemporânea.

3 Nome da Disciplina: COMUNICAÇÃO E REALIDADE BRASILEIRA Identidade nacional e cultura popular. O modernismo antropofágico, os Centros Populares de Cultura, os anos 60 e a questão da dependência cultural. Tropicalismo e cultura de massas. Periferias e centros: a cultura urbana mundializada. Oferecer um painel histórico sobre os principais momentos da história cultural do Brasil. Nome da Disciplina: LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO Apresentação e demonstração dos equipamentos de televisão, rádio e informática. Exercícios práticos de uso dos equipamentos em grupos nos estúdios de TV e rádio e laboratórios multimídias. Tecnologia para a produção em rádio e TV. Equipamentos e sistemas. Convergência de mídias. Áudio analógico X digital. Vídeo analógico X digital. Apresentar e demonstrar os equipamentos e as tecnologias contemporâneas voltadas à área de comunicação. Nome da Disciplina: INGLÊS ENGLISH FOR PROFESSIONALS IN GENERAL 1 Desenvolvimento do linguajar formal e informal em Língua Inglesa. Produção oral e escrita. Compreensão de textos. Aplicabilidade da Língua Inglesa em contextos da realidade. S Desenvolver a proficiência em Língua Inglesa, aplicando a em contextos variados, especialmente no exercício profissional.

4 2º PERÍODO Nome da Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA: DESENVOLVIMENTO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E LEITURA Leitura e interpretação de texto. Produção de textos: a idéia de unidade, divisões e subdivisões do plano textual. A macroestrutura textual. Problemas de microestrutura textual derivados de falhas macroestruturais. Semântica: conceitos básicos. Adequação e escolha dos vocábulos. A adequação gramatical à modalidade de texto. Pontuação e coesão textual. S Desenvolver a percepção da competência social de utilização da língua de acordo com as expectativas dialógicas e a consciência sobre as técnicas de produção de texto. Nome da Disciplina: TEORIA DA COMUNICAÇÃO História da constituição da disciplina de comunicação, articulando a história das idéias à história dos meios. As diversas teorias da comunicação: funcionalismo, teorias críticas, semiologia, midiológicas e latino americanas. Sociologias da tecnologia e da mediação, recepção das mensagens e utilização dos meios. Os estudos culturais. Perspectivas para uma nova comunicação. Apresentar o campo teórico da comunicação visando despertar uma reflexão crítica sobre os problemas relacionados ao processo de comunicação.

5 Nome da Disciplina: INTRODUÇÃO AO AUDIOVISUAL Teoria e crítica do Cinema. Diferentes linguagens cinematográficas. Gêneros do Cinema. Cinema e novas tecnologias. Imagem eletrônica; equipamentos e formatos de vídeos; enquadramentos, movimentos, composição, iluminação sonorização; edição; ilhas de edição linear e não linear; exercícios de câmera e operação de edição. Introduzir a uma reflexão crítica sobre a linguagem cinematográfica e aos modos de composição da imagem. Nome da Disciplina: LABORATÓRIO DE EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Fundamentos da comunicação visual e da produção gráfica. Preparação e desenvolvimento das artes convencionais e das artes digitais. Etapas de um projeto gráfico da composição até a produção e acabamento, do layout à arte final. Apresentação dos principais programas utilizados na editoração eletrônica. Exercícios práticos de programação visual, editoração, formatação e manipulação de imagens, sons e domínio de programas multimídia. Análise comparativa de diferentes projetos gráficos e de multimídia. Adequação entre design, visual e proposta conceitual. Introduzir aos fundamentos e às práticas da comunicação visual, da produção gráfica e da editoração. Nome da Disciplina: ANTROPOLOGIA E COMUNICAÇÃO Sistemas simbólicos e sistemas de comunicação. A questão da diferença e a constituição do conceito de cultura: etnocentrismo, relativização e perspectiva interpretativa. Sociedades contemporâneas e cultura. Interações entre o global e o local. As conexões

6 entre o campo midiático e a cidadania na perspectiva das identidades culturais e do conhecimento. Sociedades periféricas e as identidades híbridas. Oferecer as principais contribuições teóricas da Antropologia para uma análise da sociedade e da cultura priorizando as conexões entre comunicação e identidade cultural na atualidade. Nome da Disciplina: LINGUAGEM GRÁFICA Seleção de tipologia. Estética da forma. Cores, medidas, aplicações. Comunicação Visual. História da expressão gráfica. Técnica de preparação do layout. Arte final tradicional e digital. Diagramação, estética e estilos, a tipologia, cálculo de texto e legibilidade. O papel e seu aproveitamento. Apresentação de diferentes produtos editoriais. Apresentar os princípios formais e técnicos da comunicação visual. Nome da Disciplina: INGLÊS ENGLISH FOR PROFESSIONALS IN GENERAL 2 Desenvolvimento do linguajar formal e informal em Língua Inglesa. Produção oral e escrita. Compreensão de textos. Aplicabilidade da Língua Inglesa em contextos da realidade. S Desenvolver a proficiência em Língua Inglesa, aplicando a em contextos variados, especialmente no exercício profissional.

7 3º PERÍODO Nome da Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE Os termos essenciais, integrantes e acessórios da oração. Análise sintática da oração. Período simples e composto. Análise sintática do período e pontuação. Sintaxe de regência: nominal e verbal. Sintaxe de colocação e noções de estilística. Sintaxe de concordância verbal e nominal e recursos de expressão. Exercícios de reescrita de frases. S Inferir que, sob as variações pelas quais uma língua se manifesta, há uma estrutura comum que permite a intercomunicação de todos os falantes, para desenvolver a utilização do idioma com propriedade, clareza, fluência e expressividade. Nome da Disciplina: INGLÊS ENGLISH FOR PROFESSIONALS IN GENERAL 3 Desenvolvimento do linguajar formal e informal em Língua Inglesa. Produção oral e escrita. Compreensão de textos. Aplicabilidade da Língua Inglesa em contextos da realidade. S Desenvolver a proficiência em Língua Inglesa, aplicando a em contextos variados, especialmente no exercício profissional. Nome da Disciplina: PSICOLOGIA SOCIAL E DA COMUNICAÇÃO Reflexões acerca das matrizes do pensamento psicológico. Processos psicológicos básicos. Principais teorias psicológicas. Psicologia e sociedade. Psicologia Social e o homem contemporâneo: a questão da identidade num mundo em transformação. Meios de comunicação, narcisismo. Espaço público, consenso e sedução. O estatuto da

8 imagem. Publicidade e conceito de objeto. Marcas, subjetividade e sociedades contemporâneas. Oferecer ao aluno as condições de aprendizagem necessárias para que elabore uma síntese temática e crítica sobre a natureza da psicologia em sua relação com a comunicação. Nome da Disciplina: LINGUAGEM FOTOGRÁFICA História da fotografia. Fotografia e arte. Estilos de fotografia. Fotojornalismo, fotografia publicitária e artística. Fotografia digital. Teoria das cores. Luz e sombra. Usos da fotografia. Fundamentos para a prática fotográfica. Lentes. Enquadramento. Teoria das cores. Luz e sombra. Iluminação natural, flash e lâmpadas. Fotografia digital. O processo analógico e digital. Identificar a linguagem e as técnicas fotográficas, dando destaque aos diferentes gêneros e formatos analógicos e digitais. Praticar a fotografia, dando destaque ao processo digital. Nome da Disciplina: SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO Redes de comunicação, rádio e TV. Transmissão terrestre, a cabo e por satélite. Informática aplicada a sons e imagens. Processamento analógico e digital de sons e imagens. Conceitos de servidores, redes de dados, telefonia. Convergência Digital. Serviços auxiliares via internet, rádio digital, TV digital. Políticas internacionais e nacionais de comunicação: sistemas de financiamento; papel do estado e da sociedade; crítica e formulação de propostas para definição de políticas públicas de comunicação. Conhecer as bases técnicas de transmissão e de processamento da informação atual e as políticas de comunicação.

9 Nome da Disciplina: LABORATÓRIO DE TEXTOS EM COMUNICAÇÃO Conceito de texto. Tipologias do texto. Produção e interpretação de textos escritos. Modalidades e gêneros da escrita. Prática do texto na comunicação escrita. O texto jornalístico. O texto publicitário. O texto na Web. O blog jornalístico e as propagandas na Web. Empreender a análise e crítica do texto escrito, com ênfase para material de imprensa e propaganda. Refletir sobre o processo de produção do texto noticioso, do texto publicitário e do texto na internet. Possibilitar a produção de textos jornalísticos, de divulgação, de propaganda e de internet. Elaborar um blog jornalístico com difusão de propagandas com total participação dos alunos desde a escolha das pautas até a produção final. Obs: As melhores matérias produzidas nesta disciplina serão encaminhadas para publicação nos produtos do curso (Jornal Mural, Boletim, Agência CCAA Top Com, Site ou Jornal on Line) Nome da Disciplina: ANÁLISE DO DISCURSO Noções de linguagem e semiologia. Processos de leitura. Conceito de discurso. Caracterização do campo da Análise do Discurso: as diferentes filiações teóricas. Fundamentos da análise do discurso. Discurso e ideologia. Análise Crítica do Discurso. Práticas discursivas. Dispositivos de análise. O discurso jornalístico e o jogo de vozes no texto. O discurso publicitário e suas entrelinhas. Práticas de análise de material textual e imagética. Possibilitar ao aluno ter uma visão crítica da linguagem e das práticas discursivas na sociedade contemporânea e compreender, por meio de ferramentas de análise do discurso, os processos de constituição do sentido nos discursos sociais.

10 Nome da Disciplina: COMUNICAÇÃO E FILOSOFIA Reflexões sobre Filosofia da Comunicação. Visão crítica e epistemológica centrada nos princípios de mediação. As questões sobre espaço e imagem públicos, verdade e opinião, representação e simulação, mediação e mediatização. A passagem da sociedade moderna disciplinar para o modelo contemporâneo de redes e controle. Análise dos grandes sistemas de idéias, com ênfase nas principais correntes de pensamento do mundo contemporâneo. Identificar e analisar as principais questões e conceitos do pensamento filosófico moderno e contemporâneo. 4 º PERÍODO Nome da Disciplina: LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA Processo de criação. Modelos e experiências. Exercícios de preparação de campanhas, Do briefing ao anúncio. Conceito criativo de comunicação. Estrutura do texto publicitário. Técnicas para a criação de textos publicitários. Linhas de criação publicitária. Layout e comunicação visual. Análise e criação de peças publicitárias. Desenvolver exercícios e experiências na análise e criação de peças publicitárias. Nome da Disciplina: AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA I A agência, seu funcionamento e suas características administrativas. Etapas e desenvolvimento de uma campanha. Portfolio de trabalho com vistas à apresentação ao mercado, abrangendo todo o campo da propaganda, do briefing ao planejamento, da

11 pesquisa ao diagnóstico, da consulta ao planejamento de mídia, da criação à produção publicitária. Introduzir as etapas práticas de funcionamento de uma agência de propaganda. Nome da Disciplina: FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA A fotografia no contexto da publicidade e propaganda. Composição, técnicas de ilustração, de iluminação e de direção. Tratamento básico de imagem fotográfica. Fotografia digital e analógica na publicidade. (Justificativa: usa se ainda médio e grande formato). Escolha e orientação do profissional de fotografia com vistas à produção fotográfica aplicada à publicidade. Utilização de bancos de imagens. Apresentar ao aluno a linguagem e as técnicas fotográficas na publicidade. Nome da Disciplina: FUNDAMENTOS DE MARKETING Apresentação da evolução do marketing na sociedade de consumo e suas primeiras teorias. Os conceitos de marketing e suas diversas aplicações mercadológicas. O papel do marketing contemporâneo. Os fundamentos do marketing e as tarefas dos profissionais de marketing. O marketing mix e sua importância para a gestão do marketing. O novo paradigma do composto mercadológico. O cliente como iniciador do processo de marketing. As características do composto de produto, promoção, preço e distribuição na administração do mix de marketing. A gestão do composto promocional e sua relevância estratégica. Abordar a importância estratégica do marketing para a tomada de decisões em comunicação, levando em consideração as especificidades e características das habilitações profissionais. Introduzir os fundamentos básicos e as etapas da operação

12 mercadológica, buscando a capacitação inicial para a montagem de planos e projetos de organizações com ou sem fins lucrativo. Descrever e discutir o processo de marketing, através de conceitos e aplicações do marketing mix, dando ênfase à gestão promocional. Nome da Disciplina: TEORIA DAS IMAGENS E DA PERCEPÇÃO Teorias da percepção e processos cognitivos. Imagem e percepção. As imagens e seus suportes. Imagens analógicas e imagens digitais. Narrativa e estética da imagem. Arte convencional e artes digitais. Hipertexto, hipermídia e interfaces digitais. Processos interativos e interfaces poéticas. Apresentar os aspectos formais das imagens audiovisuais, as principais teorias da percepção e a análise estética da imagem, bem como as linguagens e os processos em hipermídia. Nome da Disciplina: PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO GRÁFICO VISUAL Fundamentos da comunicação visual e da produção gráfica. Preparação e desenvolvimento das artes convencionais e das artes digitais. Softwares em publicidade, recursos e técnicas disponíveis de composição e de impressão. Etapas de um projeto gráfico do planejamento visual e composição até a produção e finalização das peças publicitárias. Do layout à arte final. Análise de propagandas sob seu aspecto gráfico e estético. Introduzir ao aluno os fundamentos e técnicas da comunicação visual e da produção gráfica na publicidade.

13 Nome da Disciplina: INTRODUÇÃO À MÍDIA Conceitos e técnicas básicas de mídia. Papel, funções e importância do profissional de Mídia na estrutura da agência de propaganda. Os meios de comunicação como veículos de propaganda: jornal, revista, outdoor, rádio, televisão, cinema e mídias externas. Características, vantagens e desvantagens de cada meio, qualificação, penetração e comercialização. Análise de casos. Introduzir ao aluno aos fundamentos e técnicas básicas de mídia necessárias antes de habilitá lo a desenvolver atividades de planejamento de mídia e de comunicação. Conscientizá lo sobre a importância do papel e das atribuições do profissional de mídia no contexto da agência de propaganda e do mercado publicitário. Nome da Disciplina: INGLÊS ENGLISH FOR PROFESSIONALS IN GENERAL 4 Desenvolvimento do linguajar formal e informal em Língua Inglesa. Produção oral e escrita. Compreensão de textos. Aplicabilidade da Língua Inglesa em contextos da realidade. S Desenvolver a proficiência em Língua Inglesa, aplicando a em contextos variados, especialmente no exercício profissional.

14 5º PERÍODO Nome da Disciplina: PESQUISA DE MARKETING Conceituação de público e de opinião pública. Natureza, formação e conteúdo da opinião pública. Pesquisa de marketing: tipos, técnicas e métodos. Amostragem. Planejamento da pesquisa, coleta, organização, análise e interpretação de dados. Conceitos e noções fundamentais de estatística. Séries estatísticas. Elaboração de tabelas e gráficos. Captação, organização e análise de dados sobre produtos e mercados. Aplicação de softwares estatísticos. Elaboração e prática de pesquisa. Técnicas de análise de conteúdo qualitativas de pesquisa em audiência. Pesquisa qualitativa em recepção. Modelos de análise de dados e apresentação de resultados. Oferecer as técnicas de elaboração e análise de pesquisa de marketing, almejando a utilização na tomada de decisão. Nome da Disciplina: REDAÇÃO PUBLICITÁRIA PARA MÍDIA IMPRESSA Estudo das técnicas de redação de propaganda nos meios impressos. Evolução histórica e principais expressões brasileiras: fases e estilos. O anúncio publicitário para mídia impressa: forma, estrutura, conteúdo e funções da linguagem. A estrutura convencional e os elementos do texto publicitário para mídia impressa: título, subtítulo, corpo do texto e assinatura. O slogan. O texto publicitário no Jornal, Revista e outdoor. A mala direta. Principais tipos de anúncios para mídia impressa. Análise e redação de anúncios para mídia impressa a partir de briefings dados em aula. Introduzir ao aluno as técnicas básicas de criação e redação publicitária para os meios impressos, capacitando o a redigir anúncios para a mídia impressa.

15 Nome da Disciplina: DIREÇÃO DE ARTE Uso de comunicação visual na elaboração de trabalhos para atingir os objetivos do planejamento publicitário. Conceitos criativos, temas de campanhas e direção de arte. Introduzir o aluno ao uso de comunicação visual pela direção de arte nas campanhas publicitárias. Nome da Disciplina: PLANEJAMENTO DE MÍDIA Técnicas básicas de pesquisa de mídia e sua utilização: levantamento de dados, tabulação e análise de dados. Planejamento estratégico de mídia. Circulação, audiência, seleção de veículos. Relação da atividade de mídia com a de criação. Introduzir o aluno aos fundamentos e técnicas para desenvolver um planejamento de mídia adequado aos objetivos do anunciante e à estratégia criativa proposta. Nome da Disciplina: ANÁLISE E PLANEJAMENTO DE MARKETING Revisão dos conceitos e definições de Marketing. Orientações tradicionais de marketing e os princípios para agregar valor. A estratégia de marketing. Os ambientes de marketing e a análise de mercado. A inteligência competitiva e a utilização do sistema de informação de marketing para análise do mercado e do comportamento do consumidor. A segmentação de mercado e a definição do posicionamento estratégico do produto. O planejamento de marketing e suas etapas táticas. Oferecer uma revisão dos conceitos básicos objetivando a projeção do foco em Marketing, nos processos de planejamento, organização, direção e controle, com a

16 orientação obtida através dos sistemas de informação. Permitir a análise mercadológica através do delineamento do cenário e a utilização de técnicas que possibilitem a compreensão dos principais agentes, favorecendo a formulação de objetivos e estratégias. Apresentar e habilitar o aluno à gestão administrativa do marketing e seus elementos estratégicos, capacitando o à formulação de soluções adequadas aos problemas mercadológicos enfrentados pelos produtos. Nome da Disciplina: PROMOÇÃO E MERCHANDISING O composto promocional e suas principais ferramentas. Fundamentos e técnicas de promoção de vendas, promoção institucional e de merchandising no ponto de venda e no veículo de comunicação. Propaganda x Promoção. O crescimento mundial dos investimentos em promoção. Vantagens da utilização equilibrada da promoção de vendas e riscos da sua utilização excessiva. Análise de casos específicos. Planejamento de ações e campanhas promocionais. Estudar os fundamentos e as técnicas de promoção de vendas, promoções institucionais e de merchandising no ponto de venda e nos meios de comunicação. Habilitar o aluno a analisar ações e campanhas promocionais, bem como a desenvolver um plano promocional abrangendo todas as etapas necessárias e utilizando as ferramentas adequadas aos objetivos propostos. Nome da Disciplina: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA Teorias de organização e de administração. Princípios e funções organizacionais. O ambiente sócio organizacional, modelos e cenários. Organização inovadora. Planejamento e implementação de plano de ação administrativa. Tecnologia de informação gerencial. Comportamento organizacional. Divulgação como ferramenta de Comunicação e Marketing. Planejamento de comunicação adequado aos objetivos da organização. Imagem pública. Comunicação interna nas organizações. Lobby e relações

17 políticas. Relações comunitárias. Análise e planejamento de projetos de comunicação empresarial. Estudar as teorias, os princípios, as funções e as práticas da comunicação organizacional. Capacitar o aluno a exercer a assessoria de comunicação em suas diversas áreas de atuação. Nome da Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS Seminários, simpósios, painéis e palestras sobre assuntos atuais relacionados à comunicação. Seminários e palestras relacionadas à especialização em editorias e veículos. Minicursos dinâmicos e atualizados, pertinentes à área de multimídia. 6º PERÍODO Nome da Disciplina: REDAÇÃO PUBLICITÁRIA PARA MÍDIA ELETRÔNICA Estudo das técnicas de redação de propaganda nos meios eletrônicos. Evolução histórica e principais expressões brasileiras: fases e estilos. O texto publicitário para mídia eletrônica: forma, estrutura, conteúdo e funções da linguagem. O texto publicitário no Rádio. Principais tipos de mensagens publicitárias para Rádio: spot, jingle e texto foguete. Técnicas para a redação de spots. Análise e criação de spots. O texto publicitário na Televisão e no Cinema. Etapas para a redação de um roteiro para TV ou Cinema. Técnicas para a redação de comerciais de TV. Análise e redação de spots e comerciais de TV a partir de briefings dados em aula. Introduzir ao aluno as técnicas básicas de criação e redação publicitária para os meios eletrônicos, capacitando o a redigir textos publicitários para a mídia eletrônica.

18 Nome da Disciplina: PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM RTVC Estudo das técnicas de produção em Rádio, Televisão e cinema, aplicadas à realização de peças e campanhas publicitárias nesses meios, e do perfil e atribuições do profissional que atua nessa área. Edição em Rádio, TV e cinema. Processo de produção de peças publicitárias para Rádio, TV e cinema. Estudar e exercitar a linguagem, as técnicas e os processos de produção publicitária no rádio, TV, cinema e vídeo. Familiarizar o aluno com as funções e atribuições do profissional de RTVC. Nome da Disciplina: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO Estudos dos fundamentos teóricos do planejamento de comunicação e sua relação com o plano de marketing. A Comunicação Integrada de Marketing e sua importância para a construção de marcas fortes. O processo de comunicação e as etapas de uma comunicação eficaz. A campanha publicitária no Planejamento de Comunicação. Tipos de campanhas. Tendências setoriais. Ferramentas do CIM e decisões estratégicas: promoção de vendas; merchandising; atividades promocionais; relações públicas, marketing direto e digital. Elaboração do planejamento estratégico de comunicação passo a passo. S Definir Planejamento de Comunicação e conhecer o funcionamento das atividades que o compõem. Apresentar a importância da comunicação de marketing e sua forte ligação com os processos de planejamento estratégico e tomada de decisões gerenciais. Orientar e habilitar o aluno para a preparação, produção e avaliação do Planejamento da Comunicação, enfatizando a utilização de todos os elementos do mix promocional, a partir das características e atribuições pertinentes a cada ferramenta.

19 Nome da Disciplina: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Estudo do mercado consumidor, modelos do comportamento do consumidor e fatores influenciadores. Decisão de compra e adoção de novos produtos. Bases para segmentação dos mercados. Identificação de segmentos e mercados atrativos. Estudar o mercado consumidor nos aspectos da segmentação, dos modelos, influências e tendências. Nome da Disciplina: COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA Comunicação e mudança social. Meios de comunicação e organização de movimentos sociais. Comunidade e recursos de comunicação. Os meios de comunicação alternativos: cartaz, grafitte, mural. Rádio, imprensa, TV e vídeo comunitários. As técnicas de comunicação participativa. Campanhas de utilidade pública e ações de marketing social. Apresentar a importância social da comunicação comunitária, os seus métodos e as suas técnicas. Nome da Disciplina: TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO DE PORTFOLIO Uso de marketing pessoal na apresentação de trabalhos publicitários. Planejamento, estratégias e organização visual. Introduzir ao uso da ferramenta de Marketing Pessoal, Portfolio, transmitindo técnicas de montagem e apresentação de projetos publicitários.

20 Nome da Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Etapas de desenvolvimento do trabalho de final de curso, escolha do tema e do orientador, definição de objetivos, delimitação do tema, pesquisa bibliográfica, métodos e técnicas de pesquisa, plano de trabalho, normas para elaborar monografias e relatórios técnicos. Noções e conceito de pesquisa. Natureza dos métodos científicos. Técnicas de pesquisa aplicada à Comunicação Social. Confirmação do tema e do orientador. Coleta e tratamento dos dados e informações. Revisão da literatura. Normas para elaboração de monografias e relatórios técnicos. Elaboração inicial do projeto do trabalho final de curso correspondente à habilitação do aluno. Permitir ao aluno definir, discutir e elaborar o projeto do trabalho final de curso, adiantando ao máximo sua confecção. Nesta fase, o orientador já deve ser escolhido. 7º PERÍODO Nome da Disciplina: ÉTICA E LEGISLAÇÃO PUBLICITÁRIA Código de ética da profissão e do profissional de comunicação. Código de ética internacional. direito autoral. Defesa do consumidor. Apresentar a legislação e a ética do profissional da comunicação e do consumidor.

21 Nome da Disciplina: COMUNICAÇÃO POLÍTICO ELEITORAL E CAMPANHAS Estudo da aplicação das técnicas de comunicação e propaganda aos processos político e eleitoral ao planejamento de campanhas. Estudar o uso e as técnicas de comunicação no discurso das campanhas eleitorais. Nome da Disciplina: MARKETING E PUBLICIDADE DIGITAL Evolução histórica e mercadológica da internet. A rede mundial. O composto mercadológico no contexto da internet. Principais ferramentas do marketing digital. A publicidade na internet. Habilitar o aluno a entender, analisar e dominar o uso das principais ferramentas do marketing digital, de forma a ser capaz de criar e desenvolver projetos de publicidade na internet. Nome da Disciplina: AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA II (ESTÁGIO SUPERVISIONADO) Prática de atividades numa agência experimental, abrangendo todo o campo da propaganda: do briefing ao planejamento, da pesquisa ao diagnóstico, da consulta ao planejamento de mídia, da criação à produção publicitária. Vivenciar a prática de trabalho em uma agência de propaganda.

22 Nome da Disciplina: ESTUDOS AVANÇADOS DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA A consolidação das estratégias de marketing nas técnicas de planejamento de comunicação das empresas. As relações humanas como iniciador do pensamento mercadológico. O capital humano dentro das aplicações da comunicação de marketing. O apogeu das marcas e as estratégias de brand equity. A importância do marketing de relacionamento como elemento gerador de resultados. A tecnologia como agente modelador de uma nova cultura em ações mercadológicas. O papel do stakeholders nas decisões da comunicação empresarial. O profissional e seu valor de mercado: a importância do marketing pessoal. S Apresentar os novos modelos e conceitos da comunicação mercadológica. Familiarizar o aluno as novas ferramentas do marketing estratégico e tático, bem com estudar cases de aplicação da Comunicação de Marketing contemporânea. Oferecer condições à construção de um olhar estratégico ampliado, de modo que o futuro profissional tenha condições de propor e elaborar estratégias empresariais alternativas de acordo com novos parâmetros e cenários sócio culturais, políticos e econômicos. Nome da Disciplina: EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS EM COMUNICAÇÃO O Negócio da comunicação. Perfil empreendedor. Planejamento e gestão. Estudos de viabilidade mercadológica. Os vários tipos de empresas de comunicação: organização, planejamento e administração. Noções de empreendedorismo em comunicação. Administração financeira e contábil em empresas de comunicação. Estilos de liderança e comportamento organizacional. Novos paradigmas da administração e sua aplicação em empresas de comunicação.

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Brasileira 1º PERÍODO O fenômeno cultural. Cultura(s) no Brasil. Cultura regional e

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:54

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:54 Curso: DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências Humanas e da Comunicação Comunicação Social (Noturno) Ano/Semestre: 011/1 09/05/011 1:5 COM.0000.0.000- COM.0001.0.001-0 COM.0019.01.001-7 FIL.0051.00.00-3

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1 CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INTRODUÇÃO A PUBLICIDADE E PROPAGANDA... 4 02 HISTÓRIA DA ARTE... 4 03 COMUNICAÇÃO

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1 CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INTRODUÇÃO A PUBLICIDADE E PROPAGANDA... 4 02 HISTÓRIA DA ARTE... 4 03 COMUNICAÇÃO

Leia mais

QUADRO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA QUADRO ANTERIOR A 2001 ATÉ O CURRICULO VIGENTE NO PRÓPRIO CURSO - 3 primeiros períodos

QUADRO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA QUADRO ANTERIOR A 2001 ATÉ O CURRICULO VIGENTE NO PRÓPRIO CURSO - 3 primeiros períodos QUADRO CURSO D PUBLICIDAD PROPAGANDA QUADRO ANTRIOR A 2001 ATÉ O CURRICULO VIGNT NO PRÓPRIO CURSO - 3 primeiros períodos DISCIPLINA A DISCIPLINA B CÓDIGO DISCIPLINA - 2008 C/H CUR -SO DISCIPLINA C/H CÓDIGO

Leia mais

Ementa das disciplinas optativas 2011.1 (em ordem alfabética independente do curso e do turno)

Ementa das disciplinas optativas 2011.1 (em ordem alfabética independente do curso e do turno) Ementa das disciplinas optativas 2011.1 (em ordem alfabética independente do curso e do turno) Disciplina Ementa Pré- requisito C.H. Curso Assessoria de Comunicação Conhecimento geral, reflexão e prática

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda

Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda Disciplinas Optativas Publicidade Carga horária total

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 60/00-CEPE RESOLVE:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 60/00-CEPE RESOLVE: RESOLUÇÃO Nº /00-CEPE 1 Fixa o Currículo Pleno do Curso de Comunicação Social, Habilitações em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. O,

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Coordenadora: Gláucia Centeno 13/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 PÚBLICO-ALVO Profissionais com

Leia mais

CURSO DE DESIGN DE MODA

CURSO DE DESIGN DE MODA 1 CURSO DE MATRIZ CURRICULAR 2016.1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) Consuni nº. 49/15, 2015 de 7 de outubro de 2015. SUMÁRIO 2 1ª FASE... 4 01 DESENHO DE MODA I... 4 02 HISTÓRIA: ARTE E INDUMENTÁRIA...

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

EMENTÁRIO DO CURO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA EMENTÁRIO DO CURO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA LET 02630 LÍNGUA PORTUGUESA Noções gerais da língua portuguesa. Leitura e produção de diferentes tipos de textos, em especial os relativos à comunicação de

Leia mais

Apresentação da FAMA

Apresentação da FAMA Pós-Graduação Lato Sensu CURSO DE ESPECIIALIIZAÇÃO 444 horras/aulla 1 Apresentação da FAMA A FAMA nasceu como conseqüência do espírito inovador e criador que há mais de 5 anos aflorou numa família de empreendedores

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2011/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2011/1 1 1 INTRODUÇÃO AO DESIGN DE MODA Terminologias e conceitos da área. Contextualização e processo de moda. Mercado. Ciência e. 2 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Leitura analítica e crítica. Gêneros textuais.

Leia mais

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Números Reais; Expressões Algébricas; Equação do 1º grau; Equação do 2º grau; Logaritmos; Conjuntos; Funções;

Leia mais

Disciplinas Optativas Jornalismo

Disciplinas Optativas Jornalismo Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Jornalismo Disciplinas Optativas Jornalismo Carga horária total de optativas: 930

Leia mais

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO - CAC CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Coordenador do Curso: Prof. Dirceu Tavares de Carvalho Lima Filho IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Introdução à Computação A disciplina apresenta a área da Computação como um todo, desde a história e a evolução dos computadores

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURO DE JORNALISMO

EMENTÁRIO DO CURO DE JORNALISMO EMENTÁRIO DO CURO DE JORNALISMO LET 02630 LÍNGUA PORTUGUESA Noções gerais da língua portuguesa. Leitura e produção de diferentes tipos de textos, em especial os relativos à comunicação de massa. Os tipos

Leia mais

Missão. Objetivo Geral

Missão. Objetivo Geral SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CINEMA E AUDIOVISUAL Missão O Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estácio de Sá tem como missão formar um profissional humanista, com perfil técnico e artístico

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ CURSO DE BACHARELADO EM CINEMA E VÍDEO Ano Acadêmico de 2008 MATRIZ CURRICULAR

FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ CURSO DE BACHARELADO EM CINEMA E VÍDEO Ano Acadêmico de 2008 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Carga Horária Semestral por Disciplina Disciplinas 1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre 5º semestre 6º semestre 7º semestre 8º semestre Total Obrigatórias Optativas Fundamentos

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) Consuni nº. 63/14, 2011 de 10 de dezembro de 2014. 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 65, DE 11 DE MAIO DE 2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 257ª Reunião Extraordinária, realizada em 11 de maio de 2012, e considerando

Leia mais

INCISO IV COMPONENTES CURRICULARES DE CADA CURSO, SUA DURAÇÃO, REQUISITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

INCISO IV COMPONENTES CURRICULARES DE CADA CURSO, SUA DURAÇÃO, REQUISITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO INCISO IV COMPONENTES CURRICULARES DE CADA CURSO, SUA DURAÇÃO, REQUISITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Graduação em Administração - FECAP Grade Curricular - 2º Semestre em 2013 (sujeita a alteração) 1 Semestre

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

EXAMES ÉPOCA ESPECIAL

EXAMES ÉPOCA ESPECIAL EXAMES ÉPOCA ESPECIAL ANO LETIVO 2014/2015 LICENCIATURAS MESTRADOS PÓS-GRADUAÇÃO EXAMES ÉPOCA ESPECIAL 2014/2015 LICENCIATURA // AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA 4º Semestre 1º Semestre Teorias da Comunicação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Qualificação: sem certificação técnica

Plano de Trabalho Docente 2013. Qualificação: sem certificação técnica Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO E.E.ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR PROJETO INTEGRADOR 1. INTRODUÇÃO Conforme as diretrizes do Projeto Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade Unida de Suzano

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 19-CEPE/UNICENTRO, DE 6 DE MARÇO DE 2009. Aprova o Curso de Especialização em Mercados Emergentes em Comunicação, modalidade modular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO. O

Leia mais

PRIMEIRO SEMESTRE. Fundamentos Teóricometodológicos SUB-TOTAL 360 TOTAL 360

PRIMEIRO SEMESTRE. Fundamentos Teóricometodológicos SUB-TOTAL 360 TOTAL 360 PRIMEIRO SEMESTRE Teórica Fundamentos da Comunicação e do Jornalismo Comunicação em Língua Portuguesa I Teoria da Comunicação Sociologia da Comunicação Introdução à Economia Fundamentos Epistemológicos

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2015 Assessoria

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Diretrizes Curriculares ENADE 2012. Curso de: Publicidade e Propaganda

Diretrizes Curriculares ENADE 2012. Curso de: Publicidade e Propaganda Diretrizes Curriculares ENADE 2012 Curso de: Publicidade e Propaganda MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA MEC Nº207 DE 22 DE JUNHO DE

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 MESTRADO: EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Estudos Organizacionais e Sociedade e Marketing e Cadeias

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: 4001 Publicidade e Propaganda MISSÃO DO CURSO O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo tem como missão formar

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

CURSO DE DESIGN DE MODA

CURSO DE DESIGN DE MODA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 CRIATIVIDADE... 3 02 HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN... 3 03 INTRODUÇÃO AO... 3 04 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO... 3

Leia mais

Objetivos Específicos Os objetivos específicos demostram que ao final do curso os alunos deverão estar aptos a:

Objetivos Específicos Os objetivos específicos demostram que ao final do curso os alunos deverão estar aptos a: CURSO: Graduação em Marketing ( graduação) Missão O Curso de Graduação em Marketing tem como missão formar profissionais com capacidade de criar, planejar, executar e controlar processos de marketing que

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO MESTRADO: A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Organizações e Estratégia e Empreendedorismo e Mercado

Leia mais

2º SEMESTRE CARGA HORÁRIA

2º SEMESTRE CARGA HORÁRIA ESTRUTURA CURRICULAR Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande - Campus I DIURNO 1º SEMESTRE CARGA HORÁRIA História da Comunicação (básica) 30 02 Filosofia da Comunicação (complementar) 30 02

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias C/H Memória Social 45 Cultura 45 Seminários de Pesquisa 45 Oficinas de Produção e Gestão Cultural 45 Orientação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 92/ 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Radialismo, Bacharelado,

Leia mais

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 Análise de Tendências e Inovação Estratégica Levar o aluno a compreender os conceitos e as ferramentas de inteligência preditiva e inovação estratégica. Analisar dentro

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS S DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Leitura e compreensão de textos. Gêneros textuais. Linguagem verbal e não verbal. Linguagem

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

26 Psicologia Aplicada à Administração - ADM 2 2 4 Relações Humanas no Trabalho - CTL 2 1 2 Psicologia da Comunicação - CS 3 1 3

26 Psicologia Aplicada à Administração - ADM 2 2 4 Relações Humanas no Trabalho - CTL 2 1 2 Psicologia da Comunicação - CS 3 1 3 1a vaga Vagas Regime trabalho semanal Disciplina Quadro I - Previsão para as designações/2011 1º Semestre 2º Semestre C/H semanal turma Nº turmas Total encargos disciplina Disciplina C/H semanal turma

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 5 05

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 2-CEPE/UNICENTRO, DE 3 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Estratégica e da Inovação, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO. O

Leia mais

introdução a publicidade & propaganda Aula 3 - Departamentos e uxograma da agência de propaganda

introdução a publicidade & propaganda Aula 3 - Departamentos e uxograma da agência de propaganda introdução a publicidade & propaganda Aula 3 - Departamentos e uxograma da agência de propaganda professor Rafael Ho mann Campanha Conjunto de peças com o mesmo objetivo, conjunto de peças publicitárias

Leia mais

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Apresentação: Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências de

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo desde a

Leia mais

1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio)

1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio) 1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio) Administração Administração (EII) Administração - Habilitação em Administração de Empresas Administração - Habilitação em Administração

Leia mais

2ª edição 28. outubro. 2015 RP. Decom. UFSM - FW

2ª edição 28. outubro. 2015 RP. Decom. UFSM - FW 2ª edição 28. outubro. 2015 RP. Decom. UFSM - FW Diretrizes RP Curso RP Formação Geral Formação em 1.00 h 20 h 720 h 1.10 h Formação Suplementar (DCG s) 270 h Formação em Relações Públicas 1.00 h 1.10

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PROCESSOS GERENCIAIS (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

Tecnologia em. Design Gráfico

Tecnologia em. Design Gráfico Tecnologia em Design Gráfico Tecnologia em Design Gráfico CARREIRA O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico oferece oportunidade para o trabalho profissional em diversas profissões relacionadas

Leia mais

CURSO: LETRAS - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA

CURSO: LETRAS - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA CURSO: LETRAS - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA MISSÃO O curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa deve ter o compromisso de promover no estudante um processo contínuo de reflexão sobre o papel

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

ANEXO I CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO ATIVIDADE DATA LOCAL. Período de Inscrições 03/04/2015 em Comunicação e Política Homologação das

ANEXO I CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO ATIVIDADE DATA LOCAL. Período de Inscrições 03/04/2015 em Comunicação e Política Homologação das ANEXO I CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO ATIVIDADE DATA LOCAL De 23/03/2015 a Período de Inscrições 03/04/2015 Homologação das 07/04/2015 inscrições Análise do Currículo Lattes 10/04/2015 Análise do Pré-projeto

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

Ementas das disciplinas do Curso de Comunicação Social Resolução 58/04, de 15/06/2004

Ementas das disciplinas do Curso de Comunicação Social Resolução 58/04, de 15/06/2004 Ementas das disciplinas do Curso de Comunicação Social Resolução 58/04, de 15/06/2004 HT011 Teoria da Comunicação I 2 02 Não tem Introdução á teoria da Comunicação. O surgimento da sociedade de massa e

Leia mais

EXAMES ÉPOCA DE RECURSO

EXAMES ÉPOCA DE RECURSO EXAMES ÉPOCA DE RECURSO 2.º SEMESTRE ANO LETIVO 2014/2015 LICENCIATURAS MESTRADOS PÓS-GRADUAÇÃO EXAMES ÉPOCA DE RECURSO 2.º, 4.º e 6.º SEMESTRES 2014/2015 LICENCIATURA // AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA Comunicação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE JORNALISMO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE JORNALISMO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O curso de Jornalismo da Unipampa está estruturado em oito semestres e tem carga horária total de 3.060 horas, sessenta horas a mais que o aconselhado pelas novas Diretrizes Curriculares.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRÁT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRÁT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec:Paulino Botelho/ Professor E.E. Arlindo Bittencourt (extensão) Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO INTEGRADA: PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TURMA V E EIXOS TEMÁTICOS PARA A MONOGRAFIA FINAL Professor Ms. Carlos Henrique

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 90/ 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Relações Públicas, Bacharelado,

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) ARTE E ESTÉTICA EM COMUNICAÇÃO/PP (1958) C/H 68 Investigação da natureza, história e estilos

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software Orientada a Serviços

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional de Nível Médio: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Leia mais

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Nome e titulação do Coordenador: Coordenador: Prof. Wender A. Silva - Mestrado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Processamento da Informação). Universidade

Leia mais

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática Serviço Público Manutenção e Suporte em Informática Wilson Pedro Coordenador do Curso de Serviço Público etec_sp@ifma.edu.br Carla Gomes de Faria Coordenadora do Curso de Manutenção e Suporte em Informática

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 O SESI/SENAI - PR, torna pública a RETIFICAÇÃO referente ao Edital de CREDENCIAMENTO N.º 502/2009, conforme segue: Fica Incluído no ANEXO III - ÁREAS

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) SISTEMAS PARA INTERNET INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: INSTITUIÇÃO: IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES CNPJ: 94728821000192 ENDEREÇO: Avenida Osvaldo Aranha, 540. Bairro Juventude. CEP: 95700-000 TELEFONE: (0xx54) 34553200 FAX: (0xx54) 34553246 Curso de Educação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

Resenha. Inovação: repensando as organizações (BAUTZER, Daise. São Paulo: Atlas, 2009.)

Resenha. Inovação: repensando as organizações (BAUTZER, Daise. São Paulo: Atlas, 2009.) Resenha Inovação: repensando as organizações (BAUTZER, Daise. São Paulo: Atlas, 2009.) Patrícia Morais da Silva 1 Superar as expectativas do mercado atendendo de forma satisfatória as demandas dos clientes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 93/ 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Jornalismo, Bacharelado,

Leia mais