AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS 2 O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS 2 O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS"

Transcrição

1 AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS José Miquel Cabeças 1 INTRODUÇÃO Antropometria é a ciência que opera variáveis como dimensões lineares, massa, forma e propriedades inerciais do corpo humano. A sua natureza é empírica, e os seus resultados são dados estatísticos que descrevem as dimensões, massa e forma humanas. O corpo humano é considerado um sistema de segmentos anatômicos, cada qual com propriedades físicas, forma e dimensão. A antropometria define estas dimensões e propriedades físicas. 2 O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS A medição do comprimento dos diversos segmentos anatômicos considera que os segmentos se encontram ligados e as juntas anatômicas facilmente identificáveis. Estes pressupostos observam-se mais facilmente nos segmentos dos membros superiores e inferiores que nos segmentos do tronco, pescoço e cabeça. Mesmo assim, a localização das juntas anatômicas pode ser difícil, pois os pontos de referência nos ossos estão frequentemente cobertos por massas musculares e tecido adiposo - particularmente nos ombros e nádegas. Para juntas anatômicas simples, é possível determinar o eixo de rotação na junta, movendo os segmentos adjacentes na amplitude permitida pela junta. A intersecção de duas linhas perpendiculares, paralelas ao eixo do segmento anatômico, define o eixo de rotação aproximado da junta. Nenhuma junta é de fato simples, com um único eixo de rotação. Contudo tal pode ser considerado para a maioria da análise cinemática. O erro no comprimento do segmento anatômico que resulta desta aproximação é inferior a 5 %. Diversos métodos podem ser aplicados para reduzir o erro na determinação do eixo de rotação da junta anatômica. Com a localização do eixo de rotação da junta, o comprimento dos segmentos anatômicos pode ser definido pela distância entre os eixos. Estes comprimentos dos segmentos anatômicos foram correlacionados com a distância medida entre pontos de referência palpáveis e localizados nos ossos, próximos dos eixos de rotação. Os coeficientes de correlação r2 foram superiores a 0,9.

2 3 DUAS VARIEDADES DE DADOS ANTROPOMÉTRICOS Distinguem-se dados antropométricos estáticos de dinâmicos (também designado por antropometria estrutural e funcional). Antropometria estática refere as dimensões estruturais fixas do corpo, normalmente entre pontos de referência pré-definidos, e em posturas standard. Exemplos incluem a altura, altura do olhar e altura dos ombros. Antropometria dinâmica refere as medidas para alcançar e as folgas estabelecidas em condições funcionais. A amplitude dos movimentos nas juntas anatômicas pode também ser incluída nesta categoria. 4 AS POSTURAS ANTROPOMÉTRICAS ESTÁTICAS STANDARD A normalização das técnicas de medição antropométrica, ocasiona considerável discussão. A dificuldade é principalmente histórica, relacionada com o fato de diferentes entidades, trabalhando com diferentes áreas de aplicação, terem desenvolvido diferentes técnicas. A maioria das medidas antropométricas apresentadas em tabelas, foram obtidas em uma de duas posturas antropométricas standard: - A postura standard em pé - A postura standard sentada 5 A POSTURA STANDARD EM PÉ Os sujeitos encontram-se em pé, procurando a sua altura máxima, olhando em frente, com os ombros relaxados, e os braços pendentes lateralmente. Encontram-se afastados da parede, de instrumentos de medição,

3 etc. É de referir que existem outras posturas em pé, por exemplo, pressionando o sujeito contra uma parede, com resultados diferentes do primeiro. 5.1 Altura Definição: A distância vertical do solo ao topo da cabeça. Correções: Sapatos; 48(25) para senhoras e 23(10) para homens. Na prática, adicionar 25 mm para a altura dos homens e 45 mm na altura das senhoras. 5.2 Altura da Vista Definição: A distância vertical do solo à córnea da vista. Aplicações: Centro do campo visual, ponto de referência para localização de monitores de visualização. Correções: - Sapatos - Redução até 40 mm para postura relaxada com coluna curvada.

4 5.3 Altura do Ombro (do acrômio) Definição: Distância vertical do solo ao acrômio (pontos de referência no osso). Aplicações: - Centro de rotação aproximado do braço. - Utilizado na definição das zonas de alcance confortável. - Ponto de referência para localização de válvulas, posicionadores, equipamentos para controle, etc. Correções: Sapatos 5.4 Altura do Cotovelo Definição: Distância vertical do solo à extremidade superior do rádio, palpável pela superfície exterior do cotovelo (pontos de referência no osso), com os braços pendentes lateralmente Aplicações: É um importante ponto de referência para a determinação da altura das superfícies de trabalho. Correções: Sapatos Nota: Algumas tabelas antropométricas medem a cota ao cotovelo, com o braço fletido a 90 graus. Este valor é aproximadamente 15 mm inferior ao valor standard.

5 5.5 Altura das Nádegas Definição: Distância vertical do solo ao trocanter maior (proeminência na parte superior do fêmur, palpável na superfície lateral da coxa). Aplicações: - Centro de rotação da junta anatômica do quadril ou coxofemural (fémur com osso coxal). Comprimento funcional dos membros inferiores. Correções: Sapatos 5.6 Altura ao Metacarpo Definição: Distância vertical do solo ao metacarpo do dedo médio (Knuckle). Aplicações: - Nível de referência para colocação de comandos manuais. - Para colocação de apoios (corrimões de escadas, por exemplo), é desejável 100 mm acima deste valor. - É a altura ideal para aplicação de força de elevação. Correções: Sapatos 5.7 Altura à Extremidade dos Dedos Definição: Distância vertical ao solo à extremidade do dedo médio. Aplicações: Nível mínimo aceitável para colocação de comandos (por exemplo botoneiras), operados por dedos. Correções: Sapatos. 5.8 Comprimento dos Membros Superiores Definição: Distância do acrômio à extremidade do dedo médio, com o cotovelo e pulso estendidos, e o braço em flexão frontal de 90 graus.

6 5.9 Alcance Funcional (palma da mão - barra cilíndrica apreendida na mão) Definição: Distância do acrômio ao centro de uma barra cilíndrica apreendida na mão, com o cotovelo e pulso estendidos, e o braço em flexão frontal de 90 graus. Aplicações: - Comprimento funcional dos membros superiores. - Utilizado na definição da zona adequada de alcance Altura Funcional (palma da mão - barra cilíndrica apreendida na mão) Definição: Distância vertical ao solo desde o centro de uma barra cilíndrica apreendida na palma da mão, com o braço em extensão frontal de 180 graus. - Algumas tabelas antropométricas referem a distância à extremidade do dedo médio. Para obter a distância à extremidade

7 do dedo deve ser acrescida à medida 34 o valor 60 % do comprimento da mão. - Algumas tabelas antropométricas referem a distância à extremidade do polegar (para agarrar tipo pinça). Para obter a distância à extremidade do polegar deve ser acrescida à medida 34 o valor 20 % do comprimento da mão Alcance Funcional à Omoplata (palma da mão - barra cilíndrica apreendida na mão) Definição: Distância da omoplata (costas) ao centro de uma barra cilíndrica apreendida na mão, com o cotovelo e pulso estendidos, e o braço em flexão frontal de 90 graus. - Algumas tabelas antropométricas referem a distância à extremidade do dedo médio. Para obter a distância à extremidade do dedo deve ser acrescida à medida 36 o valor 60 % do comprimento da mão. - Algumas tabelas antropométricas referem a distância à extremidade do polegar (para agarrar tipo pinça). Para obter a distância à extremidade do polegar deve ser acrescida à medida 36 o valor 20 % do comprimento da mão.

8 5.12 Comprimento da Mão Definição: Distância do pulso à extremidade do dedo médio, com a mão direita. - Distância da extremidade do dedo médio ao dedo polegar: 40 % da medida Distância da extremidade do dedo médio ao eixo de barra cilíndrica apreendida na mão: 60 % da medida Distância do dedo polegar ao eixo de barra cilíndrica apreendida na mão: 20% da medida Largura da Mão (metacarpo) Definição: Largura máxima na palma da mão, medida entre extremidades do metacarpo. Aplicações: Folga requerida para acesso de mão. Correcções: Até 25 mm quando da utilização de luvas

9 6 A POSTURA STANDARD SENTADA - O sujeito senta-se em pé, numa superfície horizontal (superfície do assento), procurando a sua altura máxima e olhando em frente, com os ombros relaxados. - Os braços pendentes lateralmente e o antebraço na horizontal (os cotovelos flectidos a 90 graus). - A altura do assento deve ser ajustáveis (ou colocados apoios de pé), até que a coxa esteja horizontal e a perna vertical (o joelho e tornozelo encontram-se flectidos a 90 graus). - As medições são realizadas relativamente a dois planos: o plano horizontal de referência, coincidente com a superfície sentada, e o plano vertical de referência - real ou imaginário - que toca sem compressão, as nádegas e a omoplata do sujeito. - O SRP (Seat Reference Point), encontra-se na intersecção do plano vertical de referência com o plano horizontal de referência e o plano sagital médio. 6.1 Altura Sentado Definição: Distância vertical da superfície do assento ao topo da cabeça.

10 Aplicações: Folga requerida entre o assento e objectos colocados sobre a cabeça. Correções: - 10 mm para a roupa exterior (forte) colocado por baixo das nádegas. - Variável para a compressão do assento mm para um chapéu mm para capacete de protecção. 6.2 Altura da Vista Sentado - Definição: Distância vertical da superfície do assento à córnea da vista. - Aplicações: Centro do campo visual, ponto de referência para localização de monitores de visualização. Correções: - 10 mm para a roupa exterior (forte) colocado por baixo das nádegas. - Redução até 40 mm para sentar curvado. - Variável para a compressão do assento. 6.3 Altura aos Ombros Sentado - Definição: Distância vertical da superfície do assento ao acrômio. - Aplicações: Centro aproximado de rotação para os membros superiores. - Correções: o 10 mm para a roupa exterior (forte) colocado por baixo das nádegas. o Redução até 40 mm para sentar curvado. o Variável para a compressão do assento. 6.4 Altura do Cotovelo Sentado - Definição: Distância vertical da superfície do assento ao cotovelo, com o braço flectido a 90 graus. - Aplicações: Altura dos apoios de braços. Importante ponto de referência para a altura relativa ao assento do topo das secretárias, teclados, etc.

11 6.5 Espessura da coxa (ou folga/profundidade na coxa) - Definição: Distância vertical da superfície do assento ao topo do tecido da coxa não comprimido, na zona de maior espessura, normalmente na intersecção com o abdômen. - Aplicações: Folga requerida entre o assento e o topo inferior das mesas ou outros obstáculos. Correções: 35 mm para a roupa exterior (forte). 6.6 Distância Nádega-Joelho - Definição: Distância horizontal desde a face posterior das nádegas (não comprimidas) à face anterior da rótula. - Aplicações: Folga entre as costas da cadeira (superfície de encosto) e obstáculos em frente dos joelhos. - Correcções: 20 mm para roupa exterior forte, do tipo clima frio. 6.7 Distância nádega-poplíteo - Definição: Distância horizontal desde a face posterior da nádega (não comprimidas) ao ângulo poplíteo, por baixo dos joelhos, onde a superfície posterior das pernas intersecta a superfície inferior das coxas. - Aplicações: Define a profundidade máxima aceitável do assento. 6.8 Altura do Poplíteo - Definição: Distância vertical do solo ao ângulo poplíteo, localizado por baixo dos joelhos, onde o tendão do músculo bíceps femoral intersecta a perna. - Aplicações: Define a altura máxima aceitável de uma cadeira. - Correcções: Sapatos. 6.9 Largura dos Ombros (Biacromial) - Definição: Distância horizontal máxima entre os ombros medida entre o acrómio. - Aplicações: Separação lateral entre os centros de rotação dos membros superiores.

12 6.10 Largura no quadril Definição: Distância horizontal máxima no quadril, na posição sentado. Aplicações: Folga lateral no assento. A largura do assento não deve ser inferior a este valor. Correcções: 10 mm para roupa ligeira. 25 mm para roupa média. 50 mm para roupa exterior forte, do tipo clima frio Profundidade abdominal Definição: Distância máxima horizontal desde o plano vertical de referência à extremidade do abdómen. Aplicações: Distância entre as costas da cadeira e obstruções. Correcções: Até 40 mm para roupa exterior Distância do cotovelo à extremidade dos dedos Definição: Distância posterior do cotovelo à extremidade do dedo médio, na postura standard sentada. Aplicações: Alcance do antebraço. Utilizado para definir a área de trabalho normal. Correcções: Ver dimensão Altura funcional sentado (palma da mão - barra cilíndrica apreendida na mão) Definição: Distância vertical ao plano do assento desde o centro de uma barra cilíndrica apreendida na palma da mão, com o braço em extensão frontal de 180 graus. Correcções: Algumas tabelas antropométricas referem a distância à extremidade do dedo médio. Para obter a distância à extremidade do dedo deve ser acrescida à medida 35 o valor 60 % do comprimento da mão. Algumas tabelas antropométricas referem a distância à extremidade do polegar (para agarrar tipo pinça). Para obter a distância à extremidade do polegar deve ser acrescida à medida 35 o valor 20 % do comprimento da mão.

13 Índice 1 INTRODUÇÃO O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS DUAS VARIEDADES DE DADOS ANTROPOMÉTRICOS AS POSTURAS ANTROPOMÉTRICAS ESTÁTICAS STANDARD A POSTURA STANDARD EM PÉ Altura Altura da Vista Altura do Ombro (do acrômio) Altura do Cotovelo Altura das Nádegas Altura ao Metacarpo Altura à Extremidade dos Dedos Comprimento dos Membros Superiores Alcance Funcional (palma da mão - barra cilíndrica apreendida na mão) Altura Funcional (palma da mão - barra cilíndrica apreendida na mão) Alcance Funcional à Omoplata (palma da mão - barra cilíndrica apreendida na mão) Comprimento da Mão Largura da Mão (metacarpo) A POSTURA STANDARD SENTADA Altura Sentado Altura da Vista Sentado Altura aos Ombros Sentado Altura do Cotovelo Sentado Espessura da coxa (ou folga/profundidade na coxa) Distância nádega-joelho Distância nádega-poplíteo Altura do poplíteo Largura dos ombros (biacromial) Largura no quadril Profundidade abdominal Distância do cotovelo à extremidade dos dedos Altura funcional sentado (palma da mão - barra cilíndrica apreendida na mão)... 12

Antropometria. Antropometria. Antropometria. Diferenças individuais

Antropometria. Antropometria. Antropometria. Diferenças individuais Antropometria Antropometria Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle A antropometria é o ramo das Ciências Sociais que lida com as medidas do corpo, particularmente com as medidas do tamanho e a forma. Fornece

Leia mais

ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO. Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe

ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO. Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe Movimentos extremos Postos de trabalho com muitos equipamentos tornam mais freqüentes movimentos extremos e posturas

Leia mais

CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Planos Referenciais LOCALIZAÇÃO DIVIDE O CORPO EM PLANO SAGITAL (plano mediano) Verticalmente, da frente para trás; paralelo

Leia mais

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A.

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210-3122 Fax: (021) 240-8249/532-2143

Leia mais

Cinesiologia 19/4/2011. Classificação planar da posição e dos movimentos. Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço. Prof.

Cinesiologia 19/4/2011. Classificação planar da posição e dos movimentos. Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço. Prof. Cinesiologia Classificação planar da posição e dos movimentos Prof. Cláudio Manoel Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço Movimento de único ponto (C.G.) Posição de uma única articulação

Leia mais

Avaliação da Flexibilidade

Avaliação da Flexibilidade Curso de Pós Graduação em Golfe FMH Junho de 2005 Avaliação da Flexibilidade Pedro Mil-Homens, Jorge Infante, Maria João Valamatos FLEXIBILIDADE? Faculdade de efectuar movimentos de grande amplitude. (Zatsiorsky,1966)

Leia mais

TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES

TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES MATERIAL DE APOIO Trabalho 3 Baseado nos slides de Antropometria M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira Antropometria Trata das medidas físicas do ser humano

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física Seguidamente, apresento os elementos gímnicos que seriam abordados nas aulas dos dias 20 e 22 de Outubro. Dada a impossibilidade da vossa presença,

Leia mais

Norma Regulamentadora NR 17 - ERGONOMIA

Norma Regulamentadora NR 17 - ERGONOMIA Norma Regulamentadora NR 17 - ERGONOMIA (Portaria 3.751/90): Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas

Leia mais

PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR?

PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR? PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR? Quando se desenvolve músculos mais fortes e resistentes você diminui o desgaste do sistema cardiovascular, economizando energia, pois sua musculatura tem um torque de

Leia mais

Cinesiologia e Biomecânica. Conceitos e Definições

Cinesiologia e Biomecânica. Conceitos e Definições Conceitos e Definições Conceitos e Definições O QUE É CINESIOLOGIA? É o estudo do movimento humano. Subdisciplinas da Cinesiologia Cinesiologia Biomecânica Educação Física Física Adaptada Fisiologia do

Leia mais

Banheiro. 7.3.4 Boxes para chuveiro e ducha. 7.3.4.1 Área de transferência

Banheiro. 7.3.4 Boxes para chuveiro e ducha. 7.3.4.1 Área de transferência Banheiro 7.3.4 Boxes para chuveiro e ducha 7.3.4.1 Área de transferência Para boxes de chuveiros deve ser prevista área de transferência externa ao boxe, de forma a permitir a aproximação paralela, devendo

Leia mais

- MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA

- MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA - MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA 1 KABAT BASES DO MÉTODO KABAT 1. Padrão de Facilitação -Movimentos nas diagonais (cabeça, MMSS/MMII, cintura escapular, cintura pélvica); -Movimento

Leia mais

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO. DRH Centro de Educação Física e Desportos

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO. DRH Centro de Educação Física e Desportos Portaria Administrativa nº 001/06-CEFD Parâmetros de Aptidão Física de Ingresso no CBMPE PORTARIA DO COMANDO GERAL Nº 001/06-CEFD, de 07 de agosto de 2006. EMENTA: Aprova e estabelece o Parâmetro de Aptidão

Leia mais

Informática Básica. Hardware. Anibal de Macedo, Informática Básica - Hardware. Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Informática Básica. Hardware. Anibal de Macedo, Informática Básica - Hardware. Instituto Federal do Rio Grande do Norte Informática Básica Anibal de Macedo 1, 2 1 IFRN Instituto Federal do Rio Grande do Norte 2 UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Informática Básica - Introdução 1 Introdução, o que é isso? 2

Leia mais

Prof.Moisés Mendes PERÍMETROS CINEANTROPOMETRIA

Prof.Moisés Mendes PERÍMETROS CINEANTROPOMETRIA PERÍMETROS 2008 Considerações iniciais A mensuração dos perímetros dos segmentos corporais,que correspondem às circunferências, podem auxiliarem estudos de crescimento, bem como fornecer índices de estado

Leia mais

CÓDIGO: DC 1.2/14 REVISÃO: 01 PÁGINA: 1 de 5

CÓDIGO: DC 1.2/14 REVISÃO: 01 PÁGINA: 1 de 5 CÓDIGO: DC 1.2/14 REVISÃO: 01 PÁGINA: 1 de 5 NBR 13966:1997 - Móveis para escritório - Mesas - Classificação e características físicas e dimensionais O Objetivo desta Norma é especificar as características

Leia mais

Capítulo. 11 Imobilização de fraturas. Conceitos Gerais de. Capítulo 11 Conceitos gerais de imobilização de fraturas 1. OBJETIVOS

Capítulo. 11 Imobilização de fraturas. Conceitos Gerais de. Capítulo 11 Conceitos gerais de imobilização de fraturas 1. OBJETIVOS Capítulo Conceitos Gerais de 11 Imobilização de fraturas 1. OBJETIVOS No final desta unidade modular formandos deverão ser capazes de: Listar e descrever as técnicas gerais e imobilização dos membros superiores

Leia mais

Leia com atenção os seguintes textos e responda depois às questões colocadas. GRUPO I NOÇÃO GERAL DE ERGONOMIA

Leia com atenção os seguintes textos e responda depois às questões colocadas. GRUPO I NOÇÃO GERAL DE ERGONOMIA DIRECÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO DO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLA DE ARGANIL Escola Básica nº2 de Arganil CEF TIPO 3 (NÍVEL 2) Assistente / Práticas Administrativas - Ano Lectivo - 2009/2010 Módulo 1: Introdução

Leia mais

17.2. Levantamento, transporte e descarga individual de materiais.

17.2. Levantamento, transporte e descarga individual de materiais. NR 17 - Ergonomia 17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar

Leia mais

PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE: PROCEDIMENTOS PARA AS MEDIDAS DE PRESSÃO ARTERIAL

PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE: PROCEDIMENTOS PARA AS MEDIDAS DE PRESSÃO ARTERIAL PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE: PROCEDIMENTOS PARA AS MEDIDAS DE PRESSÃO ARTERIAL Para a mensuração da pressão arterial, foram adaptados os procedimentos do protocolo de medida de pressão arterial sentada

Leia mais

TÉCNICA DE CROL TÉCNICA DE CROL

TÉCNICA DE CROL TÉCNICA DE CROL TÉCNICA DE CROL TÉCNICA DE CROL DEFINIÇÃO: - Técnica ventral, alternada e simétrica, durante a qual as acções motoras realizadas pelos membros superiores e inferiores tendem a assegurar uma propulsão contínua.

Leia mais

Mecânica Geral. Aula 04 Carregamento, Vínculo e Momento de uma força

Mecânica Geral. Aula 04 Carregamento, Vínculo e Momento de uma força Aula 04 Carregamento, Vínculo e Momento de uma força 1 - INTRODUÇÃO A Mecânica é uma ciência física aplicada que trata dos estudos das forças e dos movimentos. A Mecânica descreve e prediz as condições

Leia mais

EXAME DO PUNHO E DA MÃO

EXAME DO PUNHO E DA MÃO EXAME DO PUNHO E DA MÃO INTRODUÇÃO Mão e punho constituem as partes mais ativas da extremidade superior 28 ossos, numerosas articulações, 19 músculos intrínsecos e 20 músculos extrínsecos Mão atua como

Leia mais

Educação Física 28 Prova Prática

Educação Física 28 Prova Prática AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 2015/2016 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Decreto -Lei nº 17/2016, de 4 de abril Aprovado

Leia mais

DIGITALIS S.r.l. SISTEMA AMBIENTE DIAGRAMA DA ANÁLISE ERGONÔMICA

DIGITALIS S.r.l. SISTEMA AMBIENTE DIAGRAMA DA ANÁLISE ERGONÔMICA POSIÇÃO DE TRABALHO NÚMERO NO MAPA SOBRENOME E NOME sexo..m F... DATA DE NASCIMENTO. DATA DE NEGOCIAÇÃO TAREFA. ATIVIDADE FASE DE TRABALHO. HORAS DE TRABALHO AO DIA. HORAS DE TRABALHO POR SEMANA. TURNO:

Leia mais

ANALISE DE FALHAS EM CADEIRAS ESCOLARES

ANALISE DE FALHAS EM CADEIRAS ESCOLARES INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SÃO MATEUS JUDSON BARCELOS RAFAEL FRAISLEBEM THIAGO PREATO ANALISE DE FALHAS EM CADEIRAS ESCOLARES SÃO MATEUS 2013 1 JUDSON BARCELOS RAFAEL FRAISLEBEM THIAGO

Leia mais

Escalas ESCALAS COTAGEM

Escalas ESCALAS COTAGEM Escalas Antes de representar objectos, modelos, peças, etc. Deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real é a grandeza que as coisas têm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas no papel

Leia mais

Metrologia Professor: Leonardo Leódido

Metrologia Professor: Leonardo Leódido Metrologia Professor: Leonardo Leódido Sumário Definição Conceitos Básicos Classificação de Forma de Orientação de Posição Definição Tolerância pode ser definida como um intervalo limite no qual as imperfeições

Leia mais

Ergonomia Perímetros. Técnicas gerais. Técnicas gerais. Pontos anatômicos. Pontos anatômicos

Ergonomia Perímetros. Técnicas gerais. Técnicas gerais. Pontos anatômicos. Pontos anatômicos Perímetros Ergonomia 2007 Antropometria: Técnicas e aplicações Essa medida antropométrica é o perímetro máximo de um segmento corporal medido em ângulo reto em relação ao seu maior eixo. Estudo da composição

Leia mais

Tonificação da musculatura abdominal:

Tonificação da musculatura abdominal: Exercícios sugeridos: No início da gestação a mulher somente fará exercícios se já tiver uma vida fisicamente ativa e aquelas que forem sedentárias deverão ter a recomendação médica além ter idade gestacional

Leia mais

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 5.1 COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA AGÊNCIAS Agências sem recuo em relação à calçada 1 2 3 4 Elementos de comunicação visual As fachadas das agências dos Correios, sem recuo em

Leia mais

Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros

Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros Universidade Paulista UNIP Medicina Veterinária Anatomia Topográfica Aplicada São José dos Campos, 10 de maio de 2012 Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros Membro Torácico Corpo da escápula

Leia mais

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS. Profº. Emerson Siraqui

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS. Profº. Emerson Siraqui TÉCNICAS RADIOLÓGICAS Profº. Emerson Siraqui TERMINOLOGIA RADIOLÓGICA O posicionamento radiográfico refere-se ao estudo do posicionamento do paciente para demonstrar radiograficamente ou visualizar partes

Leia mais

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização ANDEBOL Caracterização O Andebol é um jogo desportivo colectivo, disputado entre duas equipas de sete jogadores efectivos (6 jogadores de campo e um guarda-redes) e cinco suplentes e jogado num campo rectangular.

Leia mais

Capítulo TRABALHO E ENERGIA

Capítulo TRABALHO E ENERGIA Capítulo 6 TRABALHO E ENERGIA A B C DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 6 - TRABALHO E ENERGIA 6.1 Um bloco, com 20kg de massa, sobe uma rampa com 15º de inclinação e percorre 55,375 metros até parar. Os coeficientes

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão Mobilização Neural - Nervo Ciático E deslizamento Deitado abraçe uma coxa próximo do joelho. Estique o joelho. Quando dobrar o joelho leve o queixo em direção ao peito. Retorne a cabeça e estique o joelho

Leia mais

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura Paquímetro: conservação A UU L AL A O pessoal da empresa está chegando à quarta aula sobre paquímetro. Nesta aula, todos vão aprender a usar corretamente o paquímetro, quais os possíveis erros de leitura

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior

ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior Forma a porção ventral da cintura escapular. Osso longo com formato de S itálico alongado, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela.

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 60 Aula U.D. Nº: 3 de 8 Instalações: Pavilhão Data: 12-03-2010 Hora: 9h20m Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Ginástica

Leia mais

ANEXO II ESCRITÓRIO NA RESIDÊNCIA DO TELETRABALHADOR

ANEXO II ESCRITÓRIO NA RESIDÊNCIA DO TELETRABALHADOR ANEXO II ESCRITÓRIO NA RESIDÊNCIA DO TELETRABALHADOR Este anexo tem como finalidade informar ao candidato parâmetros mínimos que atendam as normas de ergonomia, de ambiente e de elétrica, para que o empregado

Leia mais

CADEIRAS E POLTRONAS: ERGONOMIA E PRODUTOS ESTE GUIA FOI CRIADO PARA AUXILIAR O PROFISSIONAL NA CONFIGURAÇÃO DE SUA ÁREA DE TRABALHO.

CADEIRAS E POLTRONAS: ERGONOMIA E PRODUTOS ESTE GUIA FOI CRIADO PARA AUXILIAR O PROFISSIONAL NA CONFIGURAÇÃO DE SUA ÁREA DE TRABALHO. CADEIRAS E POLTRONAS: ERGONOMIA E PRODUTOS ESTE GUIA FOI CRIADO PARA AUXILIAR O PROFISSIONAL NA CONFIGURAÇÃO DE SUA ÁREA DE TRABALHO. Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. A Lavore Móveis segue

Leia mais

INDICE DE QUADROS. Índice de Quadros

INDICE DE QUADROS. Índice de Quadros INDICE DE QUADROS Quadro I-1- valores do coeficiente de correlação de Pearson (p) entre os resultados de provas e a variàvel independente tempo de viragem (adaptado de Mason & Cossor, 2000) 3 Quadro II-1.

Leia mais

CHECK-LIST PARA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS EM POSTOS DE TRABALHO E AMBIENTES INFORMATIZADOS

CHECK-LIST PARA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS EM POSTOS DE TRABALHO E AMBIENTES INFORMATIZADOS 1 CHECK-LIST PARA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS EM POSTOS DE TRABALHO E AMBIENTES INFORMATIZADOS Versão 2014 Autor: Hudson Couto Colaboradores: Dr. Edivaldo Sanábio, Remi Lópes Antonio e Humberto

Leia mais

ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO

ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO PATELA Pertence mais ao joelho do que a perna propriamente dita. É um osso curto, aplanado de frente para trás. Esta inserido no tendão do músculo

Leia mais

Apoio Teórico de Badminton

Apoio Teórico de Badminton Apoio Teórico de Badminton Caracterização» O badminton é um jogo de raquetas onde se utiliza um volante e pode ser jogado individualmente jogo de singulares e em pares jogo de pares em que o objectivo

Leia mais

01/01/2012. Medidas e Avaliações. Prof. Ricardo Oliveira CREF: 045.046. Antropometria

01/01/2012. Medidas e Avaliações. Prof. Ricardo Oliveira CREF: 045.046. Antropometria Medidas e Avaliações Prof. Ricardo Oliveira CREF: 045.046 Antropometria 1 Antropometria É o ramo das ciências biológicas direcionadas para o estudo dos caracteres mensuráveis da morfologia humana. História:

Leia mais

A Técnica do Salto em Comprimento CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS DA TÉCNICA DO SALTO EM COMPRIMENTO CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SALTADOR FORÇA DE IMPULSÃO

A Técnica do Salto em Comprimento CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS DA TÉCNICA DO SALTO EM COMPRIMENTO CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SALTADOR FORÇA DE IMPULSÃO ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DA LOUSÃ SALTO EM COMPRIMENTO A Técnica do Salto em Comprimento CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS DA TÉCNICA DO SALTO EM COMPRIMENTO CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SALTADOR FORÇA DE

Leia mais

Assunto: Estudo do ponto

Assunto: Estudo do ponto Assunto: Estudo do ponto 1) Sabendo que P(m+1;-3m-4) pertence ao 3º quadrante, determine os possíveis valores de m. resp: -4/3

Leia mais

ELEMENTOS BÁSICOS PARA O PROJETO DE UMA ESTRADA

ELEMENTOS BÁSICOS PARA O PROJETO DE UMA ESTRADA ELEMENTOS BÁSICOS PARA O PROJETO DE UMA ESTRADA Introdução Um bom projeto de uma estrada procura evitar: Curvas fechadas e frequentes Greide muito quebrado Declividades fortes Visibilidade deficiente Elementos

Leia mais

COMO SABER O TAMANHO EXATO DO QUADRO, RECUO E INCLINAÇÃO DO SELIM

COMO SABER O TAMANHO EXATO DO QUADRO, RECUO E INCLINAÇÃO DO SELIM COMO SABER O TAMANHO EXATO DO QUADRO, RECUO E INCLINAÇÃO DO SELIM O que medir e observar no seu corpo para comprar a bike no tamanho certo Comprimento das Pernas A medida mais importante de um ciclista

Leia mais

Características das Figuras Geométricas Espaciais

Características das Figuras Geométricas Espaciais Características das Figuras Geométricas Espaciais Introdução A Geometria espacial (euclidiana) funciona como uma ampliação da Geometria plana e trata dos métodos apropriados para o estudo de objetos espaciais,

Leia mais

cadeiras interstuhl everyis1 cadeiras interstuhl

cadeiras interstuhl everyis1 cadeiras interstuhl everyis1 everyis1 todo mundo. todo o tempo. em todos os lugares. Grande ângulo de abertura: opção de reclinação do encosto com sistema Autolift garante conforto e relaxamento. Bom design e conforto elevado,

Leia mais

ANÁLISE MECÂNICA DO MOVIMENTO HUMANO. Conceitos Pressão é definida como a força (F) distribuída ao longo de uma determinada área (A). p = F/A N/cm².

ANÁLISE MECÂNICA DO MOVIMENTO HUMANO. Conceitos Pressão é definida como a força (F) distribuída ao longo de uma determinada área (A). p = F/A N/cm². Análise Mecânica do Movimento Humano ANÁLISE MECÂNICA DO MOVIMENTO HUMANO Cinemática Cinética Linear Angular Linear Angular Hamill e Knutzen (2008) Inércia resistência à ação ou à mudança, sendo adimensional.

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 10 EQUILÍBRIO DE CORPOS EXTENSOS

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 10 EQUILÍBRIO DE CORPOS EXTENSOS FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 10 EQUILÍBRIO DE CORPOS EXTENSOS F d M 0 F = Fd O + - A C α B Q F at T N α P B P Q F at T T sen α N A T cos α α B P B PQ Como pode cair no enem? Desde muito cedo, bem antes do início

Leia mais

UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 6/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado

UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 6/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD Parte 6/5: 14. Perspectivas Prof. Víctor O. Gamarra Rosado

Leia mais

ESTRADAS E AEROPORTOS. Prof. Vinícius C. Patrizzi

ESTRADAS E AEROPORTOS. Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi 1. SISTEMA DE PISTA: O sistema de pistas de pouso e decolagem de um aeroporto consiste do pavimento estrutural (a pista propriamente dita), os acostamentos,

Leia mais

Atletismo O SALTO COM VARA

Atletismo O SALTO COM VARA Atletismo O SALTO COM VARA É uma das provas mais difíceis, senão a mais difícil, do atletismo, pois o material utilizado é muito caro, pior que isso, dificílimo de ser conseguido, inclusive nas quantidades

Leia mais

Kosmodisk Programa Básico de Exercícios

Kosmodisk Programa Básico de Exercícios Classic Kosmodisk Programa Básico de Exercícios NOVA EDIÇÃO Kosmodisk 2 Programa Básico de Exercícios Kosmodisk Programa Básico de Exercícios Bem-vindo para o PROGRAMA KOSMODISK BASIC EXERCÍCIO, especialmente

Leia mais

GEOMETRIA DESCRITIVA A (Bloco I)

GEOMETRIA DESCRITIVA A (Bloco I) ACTIVIDADES LECTIVAS 1º Período 2º Período 3º Período para o ano lectivo Apresentação 2 ----- ----- 2 x 45 minutos Avaliação 3 Testes 3 Testes 2 Testes 16 x 45 minutos Auto-avaliação 2 2 2 6 x 45 minutos

Leia mais

CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Coluna e Membros Inferiores

CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Coluna e Membros Inferiores CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Coluna e Membros Inferiores Músculos da Coluna Mul-.deo Eretor da Espinha Iliocostal Mul-.deo Mul-fideo Origem: Processos espinhosos das vértebras da coluna

Leia mais

Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da massa específica do meio µ, de acordo com a expressão:

Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da massa específica do meio µ, de acordo com a expressão: PROVA DE FÍSICA DO VESTIBULAR 96/97 DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA (03/12/96) 1 a Questão: Valor : 1,0 Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da

Leia mais

A unidade de freqüência é chamada hertz e simbolizada por Hz: 1 Hz = 1 / s.

A unidade de freqüência é chamada hertz e simbolizada por Hz: 1 Hz = 1 / s. Movimento Circular Uniforme Um movimento circular uniforme (MCU) pode ser associado, com boa aproximação, ao movimento de um planeta ao redor do Sol, num referencial fixo no Sol, ou ao movimento da Lua

Leia mais

PORTARIA N.º 3.751, DE 23 DE NOVEMBRO DE 1990

PORTARIA N.º 3.751, DE 23 DE NOVEMBRO DE 1990 PORTARIA N.º 3.751, DE 23 DE NOVEMBRO DE 1990 CONSIDERANDO que a experiência mostrou a necessidade de adequação da Norma Regulamentadora n.º 17 - ERGONOMIA, inserida na Portaria MTb/GM n.º 3.214, de 08

Leia mais

Introdução aos Sistemas Estruturais

Introdução aos Sistemas Estruturais Introdução aos Sistemas Estruturais Noções de Mecânica Estrutural Estuda o comportamento das estruturas frente aos esforços externos. Por definição estrutura é qualquer corpo sólido capaz de oferecer resistência

Leia mais

ECC 1008 ESTRUTURAS DE CONCRETO AÇÕES HORIZONTAIS EM EDIFÍCIOS. Ações do vento Desaprumo do edifício Ações sísmicas

ECC 1008 ESTRUTURAS DE CONCRETO AÇÕES HORIZONTAIS EM EDIFÍCIOS. Ações do vento Desaprumo do edifício Ações sísmicas ECC 1008 ESTRUTURAS DE CONCRETO AÇÕES HORIZONTAIS EM EDIFÍCIOS Ações do vento Desaprumo do edifício Ações sísmicas Prof. Gerson Moacyr Sisniegas Alva AÇÕES DO VENTO NAS EDIFICAÇÕES FORÇAS APLICADAS PELAS

Leia mais

Programa Nacional de Ginástica Aeróbica 2015_16

Programa Nacional de Ginástica Aeróbica 2015_16 Programa Nacional de Ginástica Aeróbica 2015_16 Edição provisória - Setembro 2015 Introdução O foi criado com a finalidade de divulgar a Ginástica Aeróbica, aumentar o número de praticantes, e simultaneamente,

Leia mais

Objectivo. Os Desportos de Combate nas Aulas de Educação Física. Sumário. Os Programas de EF em Portugal. Abel Figueiredo

Objectivo. Os Desportos de Combate nas Aulas de Educação Física. Sumário. Os Programas de EF em Portugal. Abel Figueiredo Os Desportos de Combate nas Aulas de Educação Física Abel Figueiredo Área Científica de Educação Física Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu 16 de Dezembro de 2000 abel.figueiredo@esev.ipv.pt

Leia mais

MÚSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES

MÚSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES MÚSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES Músculos Anteriores da Coxa Flexores de Quadril Músculo Origem Inserção Inervação Ação Pectíneo Psoas Maior Psoas menor Ilíaco Sartório Ramo Superior do púbis Processos

Leia mais

Medidas Antropométricas em crianças

Medidas Antropométricas em crianças Medidas Antropométricas em crianças Prof a Raquel Simões A. Nutricional Profa. Raquel Simões 1 Medidas Antropométricas - crianças Peso Estatura / Comprimento Perímetro cefálico Perímetro Torácico Perímetro

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10585 (51) Classificação Internacional: A41D 1/06 (2006) A41D 27/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.06.07 (30) Prioridade(s): (43) Data

Leia mais

Precisão do fuso de esferas

Precisão do fuso de esferas Precisão do ângulo de avanço A precisão do fuso de esferas no ângulo de avanço é controlado de acordo com os padrões JIS (JIS B 1192-1997). As classes de precisão C0 a C5 são defi nidas na linearidade

Leia mais

ICON LOW BACK ICON MID BACK

ICON LOW BACK ICON MID BACK ICON LOW BACK Indicado para utilizadores muito activos, com boa movimentação na parte superior do corpo, mas sem esquecer um bom suporte lombar e pélvico. A sua forma curva lateral funciona como um pequeno

Leia mais

Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico

Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico fonte: PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Las Dimensiones en los Espacios Interiores. Mexico: Gustavo Gili, 1996 [1979]. Pg

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do cotovelo. Eles foram compilados para dar

Leia mais

ICON LOW BACK ICON MID BACK

ICON LOW BACK ICON MID BACK ICON LOW BACK Indicado para utilizadores muito activos, com boa movimentação na parte superior do corpo, mas sem esquecer um bom suporte lombar e pélvico. A sua forma curva lateral funciona como um pequeno

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO POSTURAL NA FASE ESCOLAR

MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO POSTURAL NA FASE ESCOLAR Secretaria de Estado da Educação SEED Superintendência da Educação - SEUD Políticas e Programas Educacionais DIPOL Programa de Desenvolvimento Educacional PDE 2008 MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO

Leia mais

FRACTURA DO COLO DO ÚMERO

FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO É uma das fracturas mais frequentes em idosos, habitualmente resultado de um traumatismo por queda

Leia mais

Estática do Ponto Material e do Corpo Rígido

Estática do Ponto Material e do Corpo Rígido CAPÍTULO I Estática do Ponto Material e do Corpo Rígido SEMESTRE VERÃO 2004/2005 Maria Idália Gomes 1/7 Capitulo I Estática do Ponto Material e do Corpo Rígido Este capítulo tem por objectivo a familiarização

Leia mais

geometric justification

geometric justification Oct. >> Dec. Jan. >> Apr. Apr. >> Sep. 10 Ergonomic Validation geometric justification ) ) 25º 60º 280 mm 420 mm 280 mm 1 DIMENSIONAR O PAINEL SMAP...134 1.1 AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO LABORATÓRIO DE MADEIRA E PRODUTOS DERIVADOS / CENTRO DE TECNOLOGIA DE RECURSOS FLORESTAIS / IPT

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO LABORATÓRIO DE MADEIRA E PRODUTOS DERIVADOS / CENTRO DE TECNOLOGIA DE RECURSOS FLORESTAIS / IPT ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 10 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO LABORATÓRIO DE MADEIRA E S DERIVADOS / CENTRO DE TECNOLOGIA

Leia mais

REGRAS DA CLASSE HPE 25/ APÊNDICES

REGRAS DA CLASSE HPE 25/ APÊNDICES REGRAS DA CLASSE HPE 25/ APÊNDICES Apêndice D FOLHA DE MEDIÇÃO / CERTIFICADO DE MEDIÇÃO (Versão: JANEIRO de 2012) Todo barco será considerado como um da Classe HPE 25 se preencher os requisitos da FOLHA

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIO. Data: 02/10/14 Nº: 038/14

RELATÓRIO DE ENSAIO. Data: 02/10/14 Nº: 038/14 Av. Rhodes, 01- Bairro: Santa Edwiges Cambuí MG CEP: 37600-000 CNPJ: 60.657.624/0001-08 I.E.: 106.743.864.0040 Email: laboratorio@rhodes.ind.br Telefone: (35) 3431-9243 Laboratório pertencente à Rede Brasileira

Leia mais

REGRAS PARA A REALIZAÇÃO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA - TAF

REGRAS PARA A REALIZAÇÃO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA - TAF POLÍCIA MILITAR CENTRO DE EDUCAÇÃO ANEXO I - Edital Nº 0006/2012-CEPM (23.04.2012) Curso de Especialização em Operador de Equipamentos Especiais CEOEE (CURSO DE TRIPULANTE OPERACIONAL DE AERONAVE CTOp/2012)

Leia mais

Os membros superiores são formados por quatro segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares.

Os membros superiores são formados por quatro segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares. ESQUELETO APENDICULAR O Esqueleto Apendicular corresponde às regiões dos membros superiores e inferiores. Estudaremos inicialmente a osteologia, artrologia e miologia dos membros superiores e, posteriormente,

Leia mais

Estaca Escavada Circular

Estaca Escavada Circular Estaca Escavada Circular 1 Definição e Recomendações da Norma NBR 6122 / 96 A Norma NBR 6122 / 96 define estaca escavada como o tipo de fundação profunda executada por escavação mecânica, com uso ou não

Leia mais

Professor: José Junio Lopes

Professor: José Junio Lopes Aula 2 - Tensão/Tensão Normal e de Cisalhamento Média; Tensões Admissíveis. A - Tensão Normal Média 1. Exemplo 1.17 - A luminária de 80 kg é sustentada por duas hastes, AB e BC, como mostra a Figura 1.17a.

Leia mais

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE TRABALHADORES EM INDÚSTRIAS DO POLO MOVELEIRO DE UBÁ, MG 1

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE TRABALHADORES EM INDÚSTRIAS DO POLO MOVELEIRO DE UBÁ, MG 1 613 AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE TRABALHADORES EM INDÚSTRIAS DO POLO MOVELEIRO DE UBÁ, MG 1 Kátia Regina Silva 2, Amaury Paulo de Souza 3, Luciano José Minette 4, Fernanda Freitas Costa 5 e Patrícia Bhering

Leia mais

Fundamentos do Goleiro de Futebol

Fundamentos do Goleiro de Futebol Fundamentos do Goleiro de Futebol FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO GOLEIRO Pegada Atodepegarabolacomasmãos. A palma deve ter uma superfície côncava, os dedos devem estar estendidos e abduzidos, os polegares devem

Leia mais

A REGULAGEM DO SELIM NO CICLISMO

A REGULAGEM DO SELIM NO CICLISMO A REGULAGEM DO SELIM NO CICLISMO Fábio Nunes Ramos* Michael William Lima dos Santos* Francisco José Andriotti Prada** RESUMO A pedalada é o ponto de partida para o estudo da biomecânica do ciclismo, por

Leia mais

Informação do Produto Máquina de ensaios eletrodinâmicos LTM 5/10

Informação do Produto Máquina de ensaios eletrodinâmicos LTM 5/10 Linha de aplicação A LTM é uma máquina de ensaio eletrodinâmico com acionamento baseado na tecnologia de motor linear. O novo e patenteado conceito Zwick de acionamento possibilita a utilização da LTM

Leia mais

Folga Axial Diâmetro do fuso (mm) ɸ14,0 ~ ɸ28,0 ɸ30 ~ ɸ32,0 ɸ36 ~ ɸ45,0 ɸ50 Folga axial máxima (mm) 0,10 0,14 0,17 0,20

Folga Axial Diâmetro do fuso (mm) ɸ14,0 ~ ɸ28,0 ɸ30 ~ ɸ32,0 ɸ36 ~ ɸ45,0 ɸ50 Folga axial máxima (mm) 0,10 0,14 0,17 0,20 Fusos de Esferas 1 - Folga Axial: É a medida entre o fuso e a castanha no sentido longitudinal ao eixo. Radial: É a folga entre o fuso e a castanha perpendicular ao eixo do fuso. Folga Axial Diâmetro do

Leia mais

1ª lei de Newton (Lei da Inércia)

1ª lei de Newton (Lei da Inércia) 1ª lei de Newton (Lei da Inércia) Inércia: Por si só, um corpo não é capaz de alterar o seu estado de repouso ou de movimento rectilíneo e uniforme. A inércia de um corpo é uma medida da oposição que o

Leia mais

FSP FACULDADE SUDOESTE PAULISTA. Curso: Engenharia Civil. Prof.ª Amansleone da S. Temóteo APONTAMENTO DA AULA

FSP FACULDADE SUDOESTE PAULISTA. Curso: Engenharia Civil. Prof.ª Amansleone da S. Temóteo APONTAMENTO DA AULA FSP FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Curso: Engenharia Civil Prof.ª Amansleone da S. Temóteo APONTAMENTO DA AULA INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIA APLICADA CONSIDERAÇÕES Historicamente há relatos de que as práticas topográficas

Leia mais

Anexo 2. Variável Antropométrica

Anexo 2. Variável Antropométrica Anexo 2 Com o intuito de minimizar os erros de medida e conferir consistência durante o processo de medição, procedeu-se a uma ordem de medições que se repetiu para todos os sujeitos de igual forma. Os

Leia mais

Projeto arquitetônico: Cortes Professora Valéria Peixoto Borges

Projeto arquitetônico: Cortes Professora Valéria Peixoto Borges Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Projeto arquitetônico: Cortes Professora Valéria Peixoto Borges DEFINIÇÃO Os CORTES são representações de vistas ortográficas

Leia mais

Escala de Equilíbrio de Berg

Escala de Equilíbrio de Berg DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR DISCIPLINA DE TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA Á NEUROLOGIA CLÍNICA-ESCOLA DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR ESCALA DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL NOME: IDADE: SEXO DIAGNÓSTICO:

Leia mais

EDITAL DE RETI-RATIFICAÇÃO N 005/2015 DO EDITAL DO CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL

EDITAL DE RETI-RATIFICAÇÃO N 005/2015 DO EDITAL DO CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL EDITAL DE RETI-RATIFICAÇÃO N 005/2015 DO EDITAL DO CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL A PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAIANA, ESTADO DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que retifica o Edital

Leia mais

Ergonomia UT. Manejo

Ergonomia UT. Manejo Manejo Manejo -ato de pegar, movimentar, pôr, manter ou cessar o funcionamento de um produto por meio de atos de simples pega, empunhadura ou acionamento de elementos. Manejo forma de engate (movimentos

Leia mais