RITO DE ABERTURA PORTA DA MISERICÓRDIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RITO DE ABERTURA PORTA DA MISERICÓRDIA"

Transcrição

1 RITO DE ABERTURA PORTA DA MISERICÓRDIA

2 RITOS INICIAIS Presidente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Amém! Pr.: A misericórdia do Pai, a paz de Jesus Cristo, nosso Senhor, e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. T.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Em seguida o presidente convida o povo a bendizer e louvar a Deus (cf. Sl 103): Pr.: Glória a Ti, Senhor, que perdoas as culpas e cura todas as enfermidades. T.: Eterna é a Sua misericórdia. Pr.: Glória a Ti, Senhor, misericordioso e piedoso, lento para a ira e grande no amor. T.: Eterna é a Sua misericórdia. Pr.: Glória a Ti, Senhor, indulgente para com os teus filhos. T.: Eterna é a Sua misericórdia. Ou então: Pr.: Bendito és Tu, ó Pai: só realizaste grandes maravilhas. (Cf. Sl 136,4) T.: Eterno é o Seu amor.

3 Pr.: Bendito és Tu, Filho Unigênito, que nos libertaste dos nossos pecados pelo teu sangue. (Cf. Ap 1,5) T.: Eterno é o Seu amor. Pr.: Bendito és Tu, Espírito Santo, consolador da alma, dulcíssimo alívio. (Cf. Sequência de Pentecostes) Depois o Presidente dirige ao povo uma breve exortação com estas ou com outras palavras semelhantes: Pr.: Irmãs e irmãos, filhos caríssimos, com o olhar fixo em Jesus e no seu rosto misericordioso, o Santo Padre, na solenidade da Imaculada Conceição da bem-aventurada Virgem Maria, abriu o Jubileu extraordinário que abre para todos nós e para a humanidade inteira a porta da misericórdia de Deus. Em comunhão com a Igreja universal, esta celebração inaugura solenemente, o Ano Santo para a nossa Igreja Arquidiocesana, prelúdio de uma profunda experiência de graça e de reconciliação. Ouviremos com alegria o Evangelho da misericórdia, que Cristo Senhor, cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, faz sempre ressoar no meio dos homens, convidando-nos a alegrar-nos pelo seu amor anunciado incansavelmente a toda criatura.

4 Terminada a exortação, o presidente diz a seguinte oração (cf. Missas para diversas necessidades, pela reconciliação II coleta): Pr.: Oremos. Deus, fonte da verdadeira liberdade, que na vossa infinita misericórdia quereis fazer de todos os homens um só povo, livre de toda escravidão, e nos concedeis este tempo de graça e de bênção, de misericórdia e de perdão, fazei que a Igreja alcance maior liberdade de ação, para que se manifeste mais claramente ao mundo como sacramento de salvação universal e revele e realize entre os homens o mistério do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. T.: Amém! Segue a proclamação do Evangelho pelo diácono. Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Lucas (15, 1-7) Haverá mais alegria no céu por um só pecador que se converte. Todos os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam para ouvir Jesus. Mas os fariseus e os doutores da Lei murmuravam: Esse homem recebe pecadores e come com eles. Então Jesus lhes contou esta parábola: Quem de vocês, se tiver cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto

5 e vai atrás daquela que se perdeu até encontra-la? Quando a encontra, todo alegre a coloca nos ombros e, de volta para casa, chama os amigos e vizinhos, e lhes diz: Alegrem-se comigo, porque encontrei minha ovelha perdida. Eu lhes digo: da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. Palavra da Salvação. T.: Glória a vós, Senhor! Após o Evangelho, guardam-se uns segundos de silêncio. Em seguida, um leitor lê o início da Bula de promulgação do Jubileu Extraordinário. Leitor: Da Bula de promulgação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia (Misericordiae vultus n. 1-3) Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. O mistério da fé cristã parece encontrar nestas palavras a sua síntese. Tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré. O Pai, rico em misericórdia (Ef 2, 4), depois de ter revelado o seu nome a Moisés como Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel (Ex34, 6), não cessou de dar a conhecer, de vários modos e em muitos momentos da história, a sua natureza divina. Na «plenitude do tempo» (Gl 4, 4), quando tudo estava pronto segundo o seu plano de salvação, mandou o seu Filho, nascido da Virgem Maria, para nos revelar, de modo definitivo, o seu amor. Quem O vê, vê o Pai (cf. Jo 14, 9). Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus.

6 Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado. Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes. No fim da leitura, para dar início à procissão, o diácono diz: Diác.: Irmãos e irmãs, caminhemos em nome de Cristo: Ele é o caminho que nos conduz neste ano de graça e de misericórdia. PROCISSÃO O presidente impõe o incenso no turíbulo e o abençoa. Inicia-se a procissão em direção à Igreja Jubilar, na qual se celebrará a Missa. Durante a procissão cantase a Ladainha de Todos os Santos, ou outros cânticos apropriados.

7 ENTRADA NA IGREJA JUBILAR Uma vez chegados à porta principal da igreja jubilar, a procissão se detém. O presidente aclama: Pr.: Abri as portas da justiça, nelas entraremos para dar graças ao Senhor (cf. Sl 118,19). Enquanto abre a porta, continua: Pr.: Esta é a porta do Senhor: por ela entramos para alcançar misericórdia e perdão. O diácono entrega ao presidente o Evangeliário. O presidente, de pé, frente a porta, mantém elevado o livro dos evangelhos, e canta-se a antífona de entrada aqui indicada, ou outra apropriada. Enquanto ergue-se o Evangeliário, o acólito, que leva a cruz processional, coloca-se com a cruz do lado do presidente. Antífona Eu sou a porta, diz o Senhor, quem passar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagens (cf. jo 10,9) Terminado o canto da antífona, a procissão retoma seu caminho em direção ao altar; o presidente segue com o Evangeliário, os sacerdotes, diáconos, e por fim os fiéis. Canta-se um dos hinos compostos para o Jubileu. Chegando no altar, o presidente depõe o Evangeliário, beija e incensa o altar e dirige-se para seu devido lugar. MEMÓRIA DO BATISMO De pé, junto à sede, voltado para o povo, o presidente abençoa a água que usará na aspersão. Pr.: Oremos, irmãos caríssimos, a Deus nosso Senhor, suplicando-lhe que se digne abençoar esta água, que vai ser aspergida sobre nós para memória do nosso batismo. Ela é a invocação da misericórdia e salvação em virtude da ressureição de Jesus Cristo.

8 Depois de breve oração em silêncio, o presidente diz, de mãos juntas: Deus eterno e onipotente, fonte e origem de toda a vida do corpo e da alma, abençoai + esta água que vamos aspergir sobre nós para implorar o perdão dos nossos pecados e obter a graça da vossa proteção contra todos os males e insídias do inimigo. Concedei-nos, Senhor, pela vossa misericórdia, que brotem sempre para nós as fontes vivas da salvação, para que, livres de todos os perigos do corpo e da alma, cheguemos à vossa presença de coração puro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. T.: Amém! O presidente asperge-se a si mesmo, os sacerdotes, diáconos, e os fiéis, atravessando a nave da igreja. Canta-se um canto de aspersão. Ao fim deste rito, o presidente volta para a sede e reza: Pr.: Deus onipotente nos purifique do pecado, e, pela celebração da Eucaristia, nos torne dignos de participar na mesa do seu reino. T.: Amém! Segue a oração da coleta. Pr.: Oremos. Deus de infinita bondade, que vedes o vosso povo esperar fielmente o Natal do Senhor, fazei-nos chegar às solenidades da nossa salvação e celebrá-las com renovada alegria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. T.: Amém!

9 A missa procede até os ritos de conclusão, como de costume. RITOS FINAIS Antes da bênção solene, o presidente recorda as Igrejas Jubilares (Catedral, Santuários, e outras) onde o arcebispo estabeleceu que se abra a Porta da Misericórdia para poder acolher, ao longo de todo o Jubileu extraordinário, o dom da indulgência. No fim o presidente diz: Pr.: O nosso pensamento dirige-se agora à Mãe da Misericórdia. A doçura do seu olhar nos acompanhe durante todo este Ano Santo, para todos podermos descobrir a alegria do amor de Deus. Motiva o canto ou oração da Salve Rainha. Em seguida dá a bênção solene para o Tempo do Advento. E na invocação final, o diácono despede a assembleia: Diác.: Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso. Ide em paz. T.: Graças a Deus! ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS Coordenação Arquidiocesana de Pastoral Rua Esteves Júnior, 447 Centro Florianópolis SC

RITO DE ABERTURA DA PORTA SANTA

RITO DE ABERTURA DA PORTA SANTA JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA RITO DE ABERTURA DA PORTA SANTA I. Ritos Iniciais No pátio inferior, entre as Capelas Mãe de Deus e da Misericórdia, o bispo e os outros ministros se dirigem para

Leia mais

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Adoração Eucarística Subsídios Pastorais www.fatima.pt/documentacao André Batista BATISTA, André Adoração Eucarística. Em VAZ, Carla Abreu, coord. Envolvidos no amor de Deus pelo mundo: Itinerário Temático

Leia mais

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis)

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) 01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Comunidade Católica Shalom Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai Todo-poderoso Nós

Leia mais

NOVENA. Santa Rita de Cássia

NOVENA. Santa Rita de Cássia NOVENA Santa Rita de Cássia 1. CANTO INICIAL 2. ORAÇÃO E MEDITAÇÃO DO DIA (Feita por um leitor) 3. ORAÇÃO À SANTA RITA (Nº 1 LIVRO DE CANTICOS pg 204) (Padre convida todos a rezarem juntos) Excelsa protetora,

Leia mais

CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES

CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES A catequese deve iniciar o catequizando na vida litúrgica da comunidade. Nesse sentido, é importante que o catequista leve seu grupo de catequese

Leia mais

DA FONTE BATISMAL (deve estar cheia de água).

DA FONTE BATISMAL (deve estar cheia de água). Celebração Eucarística Bênção da Capela (Cf. Ritual de Bênçãos) Entrada na igreja Enquanto se canta a antífona da entrada, o Bispo com os presbíteros concelebrantes, os diáconos e outros ministros, todos

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTO DE ENTRADA: E B7 E B7 E B7 E B7 E Jesus meu amigo, estou aqui, estou aqui para celebrar, para agradecer e A B7 partilhar o pão e a Fé. A B G#m C#m A F# B7 Celebrar o

Leia mais

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS» ANO DA MISERICÓRDIA PORTA SANTA INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS»

Leia mais

DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Hi n o. Sa l m o d i a: Antífonas, salmos e cântico como no Domingo da Ressurreição.

DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Hi n o. Sa l m o d i a: Antífonas, salmos e cântico como no Domingo da Ressurreição. DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Le i t u r a b r e v e 1 Pedro 2, 9-10 Vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus, para anunciar os louvores

Leia mais

EXÉQUIAS DOS ADULTOS EXÉQUIAS EXÉQUIAS DOS ADULTOS

EXÉQUIAS DOS ADULTOS EXÉQUIAS EXÉQUIAS DOS ADULTOS 357 EXÉQUAS rmãos e irmãs Elevemos a nossa oração a Deus Pai todo-poderoso, que ressuscitou a Jesus Cristo, seu Filho, e imploremos a paz e a salvação dos vivos e dos mortos, dizendo (ou: cantando): Ou:

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 7ª Semana da Páscoa Ó Deus de poder

Leia mais

Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças

Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças Textos e melodias ORAÇÃO EUCARÍSTICA I v. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. v. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. v.

Leia mais

Hora Santa Vocacional Dia de Oração pela Santificação do Clero

Hora Santa Vocacional Dia de Oração pela Santificação do Clero 1 Hora Santa Vocacional Dia de Oração pela Santificação do Clero PERMANECEI NO MEU AMOR Dirigente: Se é verdade que o convite do Senhor a permanecer no seu amor (Gv 15,9) é valido para todos os batizados,

Leia mais

Missal Romano. Grupo de Acólitos São João da Madeira

Missal Romano. Grupo de Acólitos São João da Madeira Missal Romano Grupo de Acólitos São João da Madeira A estrutura da missa Antes de vermos a estrutura do missal, é conveniente relembrarmos a estrutura de uma Missa comum, para que possamos mais facilmente

Leia mais

2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11)

2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11) Vivendo a Liturgia 2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11) Dezembro/2011 (João Batista) A cor litúrgica para esta celebração é a roxa. Poderia ser feito um mural específico para esta celebração

Leia mais

MARANATA. O Senhor Jesus Vem! Aleluia e Glória ao Rei. Coletânea Completa CIA Louvores Avulsos CIA

MARANATA. O Senhor Jesus Vem! Aleluia e Glória ao Rei. Coletânea Completa CIA Louvores Avulsos CIA MARANATA O Senhor Jesus Vem! Aleluia e Glória ao Rei Coletânea Completa CIA Louvores Avulsos CIA ÍNDICE

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA - 1) Oração Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o

Leia mais

Homilia - Abertura da Porta Santa Ano Santo da Misericórdia. 13 de dezembro de 2015

Homilia - Abertura da Porta Santa Ano Santo da Misericórdia. 13 de dezembro de 2015 Homilia - Abertura da Porta Santa Ano Santo da Misericórdia 13 de dezembro de 2015 Batei e abrir-se-vos-á! Buscai e encontrareis! Entrai pela porta estreita! Eu sou a porta! São palavras e ensinamentos

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA PARÓQUIA DE SÃO VICTOR Acolhimento (O acolhimento será feito à medida que as crianças vão chegando. Começaremos por ensaiar os cânticos a cantar durante a celebração.) CELEBRAÇÃO

Leia mais

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

PROGRAMA DE CANTO. Escola de Música Paroquial de Avintes

PROGRAMA DE CANTO. Escola de Música Paroquial de Avintes PROGRAMA DE CANTO Escola de Música Paroquial de Avintes Programas de canto para as missas com crianças animadas pelo coro da Escola de Música Paroquial de Avintes António José Ferreira 1/11/2008 SUGESTÕES

Leia mais

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU 1 2 1. Dou Viva a Deus Nas Alturas waltz Dou viva a Deus nas alturas E a Virgem Mãe nosso amor Viva todo Ser Divino E Jesus Cristo Redentor Eu peço a Deus nas alturas Para

Leia mais

Deus une-vos. Rito do Matrimónio

Deus une-vos. Rito do Matrimónio Deus une-vos Rito do Matrimónio 59. Estando todos de pé, inclusive os noivos, com as testemunhas junto de si, o sacerdote dirige-se aos noivos dizendo estas palavras ou outras semelhantes: Noivos caríssimos,

Leia mais

TEMPO DO ADVENTO HINOS. Vésperas

TEMPO DO ADVENTO HINOS. Vésperas HINOS Vésperas Excelso Criador dos grandes astros, Jesus, eterna luz dos vossos crentes, Divino Redentor da humanidade, Ouvi as nossas súplicas ardentes. Viestes, ó Jesus, para salvar-nos Da morte em que

Leia mais

53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações Hora Santa Vocacional A Igreja, mãe de vocações Ambientação: Flores; círio; faixa com o tema da Mensagem do Papa próximo a um cartaz ou imagem do Bom Pastor. Altar

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 1ª Semana da Quaresma Dai-nos,

Leia mais

NOVENA salve, rainha, mãe de misericórdia

NOVENA salve, rainha, mãe de misericórdia NOVENA salve, rainha, mãe de misericórdia Série NOVENA Nossa Senhora de Guadalupe novena Novena do Espírito Santo a cura do coração Novena de São Francisco de Assis São Sebastião novena Novena de São João

Leia mais

O Grande Milagre A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa Oração da qual dispõe o católico!

O Grande Milagre A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa Oração da qual dispõe o católico! A SANTA MISSA EXPLICADA O Grande Milagre A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa Oração da qual dispõe o católico! A SANTA MISSA Nesta Cerimônia ímpar, Cristo é ao mesmo tempo Vítima e Sacerdote,

Leia mais

Paróquia São Cristóvão Somos uma família de comunidades. Novena virtual em Louvor a São Miguel Arcanjo

Paróquia São Cristóvão Somos uma família de comunidades. Novena virtual em Louvor a São Miguel Arcanjo Paróquia São Cristóvão Somos uma família de comunidades Novena virtual em Louvor a São Miguel Arcanjo 2 Novena de São Miguel Arcanjo É com grande alegria que a Paróquia São Cristóvão, convida você e toda

Leia mais

Formação de Acólitos GAPRT

Formação de Acólitos GAPRT Formação de Acólitos GAPRT Grupo de Acólitos da Paróquia de Rio Tinto O ACÓLITO NOS RITOS INICIAIS n A Missa começa pela procissão de entrada. Esta procissão, pelo menos nos dias mais festivos, parte da

Leia mais

Cantos Complementares da Missa

Cantos Complementares da Missa Glória, Glória ao Pai Criador D G D G A Bm G Gló ó ria, Gló ó ria Ao Pai o Criador, F#m Bm Em A D Ao Filho Redentor E ao Espírito Glória D G D G A Bm Ao Pai o Criador do mundo, Ao Filho Redentor dos homens

Leia mais

Papa Francisco Regina Coeli: II Domingo de Páscoa 2015-04-12 Vatican.va

Papa Francisco Regina Coeli: II Domingo de Páscoa 2015-04-12 Vatican.va Papa Francisco Regina Coeli: II Domingo de Páscoa 2015-04-12 Vatican.va PAPA FRANCISCO REGINA COELI Praça São Pedro II Domingo de Páscoa (ou da Divina Misericórdia), 12 de Abril de 2015 [Multimídia] Prezados

Leia mais

Agora, lábios meus, / dizei e anunciai os grandes louvores / da Virgem, Mãe de Deus.

Agora, lábios meus, / dizei e anunciai os grandes louvores / da Virgem, Mãe de Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo Amém Deus vos salve, Virgem, Filha de Deus Pai! Deus vos salve, Virgem, Mãe de Deus Filho! Deus vos salve, Virgem, Esposa do Divino Espírito Santo! Deus vos

Leia mais

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato.

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato. Romanos 6:1-11. Na semana passada falamos sobre a Graça de Deus. Pode parecer algo simples, mas a má compreensão desse tema tem gerado muitos problemas no meio evangélico. Pois alguns entendem a graça

Leia mais

FESTA DE CORPUS CRISTI. LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso.

FESTA DE CORPUS CRISTI. LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso. FESTA DE CORPUS CRISTI LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso. FESTA DE CORPUS CHRISTI A festa de Corpus Christi surgiu na Idade Média, no século XIII. A primeira festa de Corpus Christi realizou-se

Leia mais

CAMINHO DA VIDA. Rito do Casamento. Breviário do LOC, págs. 221-227. Uma igreja comprometida com a Palavra de Deus. Anglican Church of the Americas

CAMINHO DA VIDA. Rito do Casamento. Breviário do LOC, págs. 221-227. Uma igreja comprometida com a Palavra de Deus. Anglican Church of the Americas CAMINHO DA VIDA Anglican Church of the Americas Uma igreja comprometida com a Palavra de Deus Rito do Casamento Breviário do LOC, págs. 221-227 Casamento Nesta Igreja, o casamento é celebrado exclusivamente

Leia mais

LAUSPERENE 4 de Dezembro de 2011 - Carreço

LAUSPERENE 4 de Dezembro de 2011 - Carreço LAUSPERENE 4 de Dezembro de 2011 - Carreço MEIA HORA PARA TI! Cântico: Deixa Deus entrar Deixa Deus entrar na tua própria casa Deixa-te tocar pela sua graça Dentro em segredo reza-lhe sem medo Senhor,

Leia mais

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11 Ascensão do Senhor Perdão Senhor Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 1, 1-11 No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao

Leia mais

O Sacramento do Matrimônio - II Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:16 - Última atualização Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:17

O Sacramento do Matrimônio - II Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:16 - Última atualização Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:17 O matrimônio - IV Pe. Henrique Soares da Costa Nos artigo passados, sobre o matrimônio, vimos que o casal cristão, no sacramento, recebe a graça do Espírito Santo do Cristo Jesus para viverem sua vida

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Grupo de Catequistas Quinta-feira, 10 de Maio de 2012 Ritos Iniciais Pres. Graças e Louvores se deem a todo o momento. Todos Ao Santíssimo e diviníssimo Sacramento. Pres. Graças

Leia mais

Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30

Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30 Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30 Nesta lição, estudaremos sobre três palavras muito relacionadas à comunhão pessoal de cada crente. Desejamos que todos se fortaleçam

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles»

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles» ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 «Elevou-Se à vista deles» Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde

Leia mais

CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PÁSCOA DO SENHOR, NOVA CRIAÇÃO E NOVO ÊXODO DOMINGO DA RESSURREIÇÃO 08 DE ABRIL DE 2012 ANIM: (Saudações espontâneas) O TÚMULO ESTÁ

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO TÓPICOS 1º PERÍODO OBJECTIVOS ORAÇÕES / DOUTRINA CRISTÃ ACTIVIDADES CELEBRAÇÕES AVALIAÇÃO A criação Deus é grande e poderoso Tudo nos fala de Deus Deus

Leia mais

F e s t a d a V i d a

F e s t a d a V i d a Cântico de entrada (A entrada será feita pelo fundo da igreja a qual estará adornada de Festa. À frente da procissão de entrada vai um catequista com a Cruz grande (a da Caminhada) outro com a Bíblia seguidos

Leia mais

Diocese de Vila Real JUBILEU DA MISERICÓRDIA. - Portugal - ABERTURA DA PORTA SANTA. Sé Catedral. 13.Dezembro.2015

Diocese de Vila Real JUBILEU DA MISERICÓRDIA. - Portugal - ABERTURA DA PORTA SANTA. Sé Catedral. 13.Dezembro.2015 Diocese de Vila Real - Portugal - JUBILEU DA MISERICÓRDIA ABERTURA DA PORTA SANTA 13.Dezembro.2015 Sé Catedral Nota prévia: ABERTURA DA PORTA SANTA Este caderno destina-se sobretudo ao Povo de Deus que

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Procissão de Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor

Leia mais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais A Ceia como Ordenança Mt 26.26-29; 1Co 11.23-25; Êx 24.9-11; Dt 14.23, 26; Hb 10.1-4; Mt 26.29; Ap 19.9 A ceia do Senhor aponta para uma refeição de comunhão mais

Leia mais

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14.

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14. Qual a Paz que vivemos, que sonhamos? Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14.27) (Encontro realizado na

Leia mais

MINHA ALMA ENGRANDECE ESPÍRITO ENCHE A MINHA VIDA

MINHA ALMA ENGRANDECE ESPÍRITO ENCHE A MINHA VIDA MINHA ALMA NRANDC D F#m Bm Minh'alma engrandece ao Senhor m A7 Meu espírito se alegra D A7 m Deus meu Salvador. D F#m Bm Pois com poder tem feito grandes coisas m A7 com misericórdia D D7 Demonstrado amor.

Leia mais

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós!

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós! 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles! Mt 18,20 -O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de Nós! Desenha o

Leia mais

2.ª REUNIÃO DE PREPARAÇÃO

2.ª REUNIÃO DE PREPARAÇÃO 2.ª REUNIÃO DE PREPARAÇÃO Oração Inicial Acolhimento e recepção; Inscrições (o preenchimento das Fichas serão no fim da reunião); Resumo da última Reunião; Resumo do Retiro Espiritual na Ribeira Grande;

Leia mais

RITOS INICIAIS. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

RITOS INICIAIS. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. ORDINÁRIO DA MISSA RITOS INICIAIS Reunido o povo, o sacerdote e os ministros encaminham-se para o altar enquanto se executa o CÂNTICO DE ENTRADA. Ao chegar ao altar, o sacerdote, feita a devida reverência

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Terça-feira, 14 de maio de 2013 S. Matias Pelos Sacerdotes e Missionários Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Todos Amen. Pres. A graça de nosso

Leia mais

CULTO EUCARÍSTICO-FACULDADES EST-07/11/2012. Liturgia de Entrada

CULTO EUCARÍSTICO-FACULDADES EST-07/11/2012. Liturgia de Entrada CULTO EUCARÍSTICO-FACULDADES EST-07/11/2012 Prelúdio Liturgia de Entrada Hino: A cada manhã (grupo musical PPLM) Acolhida L.: Bom dia a todos e a todas, sejam bem vindos e bem vindas. Hoje o nosso culto

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ RIBAMAR III Domingo do Advento Ano B n.º 255 17/12/2017 Página 1 LITURGIA DA PALAVRA III DOMINGO DO ADVENTO ANO B 1ª Leitura: Is 61, 1-2a.10-11

Leia mais

19 DE JUNHO DE 2013 Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24.15

19 DE JUNHO DE 2013 Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24.15 19 DE JUNHO DE 2013 Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24.15 Prelúdio LITURGIA DE ENTRADA Acolhida Porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Sexta-feira, 24 de maio de 2013 Pelas Famílias em dificuldade Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Pres. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo,

Leia mais

O Nascimento de Jesus nosso Salvador

O Nascimento de Jesus nosso Salvador Este livrinho faz parte do material disponibilizado pelo projecto Presépio na Cidade. O Presépio na Cidade é um projecto de leigos católicos voluntários, cujo lema de 2005 é Presépio, berço do Cristo Vivo

Leia mais

INTENÇÕES DA ORAÇÃO DOS FIÉIS PARA O ANO SACERDOTAL

INTENÇÕES DA ORAÇÃO DOS FIÉIS PARA O ANO SACERDOTAL INTENÇÕES DA ORAÇÃO DOS FIÉIS PARA O ANO SACERDOTAL INTRODUÇÃO A estrutura de cada uma das intenções que aqui se apresentam, está de acordo com as da Oração Universal para os domingos e solenidades. Sempre

Leia mais

Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos

Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos 1 Advento e Natal 2 Ano Novo 3 Epifania 4 Entrada Triunfal 5 Paixão 6 Páscoa 7 Ascensão 8 Pentecostes 9 Trindade 10 Morte e Vida Eterna, Juízo Final

Leia mais

Reunidos aqui rezando o terço com amor C7 F C7 Novamente aqui, Em união. F F7 Bb Algo bom vai acontecer algo bom Deus tem pra nós,

Reunidos aqui rezando o terço com amor C7 F C7 Novamente aqui, Em união. F F7 Bb Algo bom vai acontecer algo bom Deus tem pra nós, Reunidos Aqui - Paródia F Bb Reunidos aqui rezando o terço com amor C7 F C7 Novamente aqui, Em união. F F7 Bb Algo bom vai acontecer algo bom Deus tem pra nós, C7 F Reunidos aqui rezando o terço com amor

Leia mais

LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO. 29 de novembro

LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO. 29 de novembro LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO 29 de novembro Vivendo o tempo do ADVENTO É urgente atualizar hoje o Advento de Cristo. Estar vigilante é entender os sinais dos tempos. A perspetiva de uma

Leia mais

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005 Tu tens um amigo que te ama: Nós temos um amigo que nos ama, Que nos ama, que nos ama. Nós temos um amigo que nos ama: 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA Presidente: Em nome do Pai e

Leia mais

Filhos de Deus. O que será que significa ser um filho de Deus? O que a Bíblia fala sobre isso? Quem pode ser chamado filho de Deus?

Filhos de Deus. O que será que significa ser um filho de Deus? O que a Bíblia fala sobre isso? Quem pode ser chamado filho de Deus? Filhos de Deus Fl 2:15 "Para que sejais irrepreensíveis (correto, perfeito, digno, honesto, impecável, íntegro, limpo, exemplar) e sinceros (Antigamente os artistas do teatro romano, passavam cera no rosto

Leia mais

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE SUBSÍDIOS PASTORAIS CONFORME DMPB E EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PASTORES GREGIS NATUREZA E FINALIDADE Visita pastoral é a que

Leia mais

Já estudamos que, assim como Abrão, podemos temer:

Já estudamos que, assim como Abrão, podemos temer: Temores naturais do nosso tempo que afetam os servos de Deus (Parte 3) Gênesis 15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 28/02/2010 Abrão, pai exaltado, servo de Deus fiel e temente ao Senhor, durante

Leia mais

A MISERICÓRDIA DE DEUS E O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

A MISERICÓRDIA DE DEUS E O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO A MISERICÓRDIA DE DEUS E O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO Vários nomes foram dados ao longo da história a este sacramento, através do qual Deus perdoa nossos pecados. Cada um deles expressa um aspecto da

Leia mais

A LITURGIA NO TEMPO COMUM

A LITURGIA NO TEMPO COMUM Considerações e sugestões gerais A LITURGIA NO TEMPO COMUM O tempo comum ocupa a maior parte dos nossos dias. São 33 a 34 semanas, distribuídas entre os dois tempos especiais do ano litúrgico: o natal

Leia mais

Ano C n o 40 19 de junho de 2016 12 o Domingo do Tempo Comum Dia Nacional do Migrante

Ano C n o 40 19 de junho de 2016 12 o Domingo do Tempo Comum Dia Nacional do Migrante Ano C n o 40 19 de junho de 2016 12 o Domingo do Tempo Comum Dia Nacional do Migrante Cortesia da Editora Nossa Senhora da Paz Ano C n o 40 19 de junho de 2016 12 o Domingo do Tempo Comum Dia Nacional

Leia mais

20008/09 - Aprender a missão com São Paulo Missão 2010 Corresponsabilidade para a Nova Evangelização. 3ª. Reunião. Celebrar o dom

20008/09 - Aprender a missão com São Paulo Missão 2010 Corresponsabilidade para a Nova Evangelização. 3ª. Reunião. Celebrar o dom 3ª. Reunião Celebrar o dom Proposta de guião para a preparação dos casais jubilados 25, 50 e 60 anos em ordem ao Dia Diocesano da Família 7/06/2009 (contributo do P. Amaro Gonçalo, Secretário Diocesano

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA A OBRA DO

Leia mais

Memoranda Celebração do Baptismo

Memoranda Celebração do Baptismo Esta memoranda apresenta o esquema praticado na nossa paróquia, que tem como base a celebração do Baptismo de várias crianças. O rito do Baptismo, pode ou não, ser inserido na Eucaristia. Neste esquema,

Leia mais

Uma saudação carinhosa

Uma saudação carinhosa Meus caros amiguitos e amiguitas! Uma saudação carinhosa Olá! Chamo-me António Marto. Sou o novo Bispo desta diocese de Leiria-Fátima. Sabem o que é ser Bispo? Eu explico-vos através de uma comparação

Leia mais

O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA

O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Ano XLVIII - Brasília, 2 de novembro de 2013 COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS ANO DA FÉ Cor Litúrgica: Roxo ou preto INTRODUÇÃO Com: Meus

Leia mais

CÂNTICOS PARA A QUARESMA

CÂNTICOS PARA A QUARESMA CÂNTICOS PARA A QUARESMA 20 1 2 19 TROQUEMOS O INSTANTE ÍNDICE Aquele que por Mim chamar 4 Clamai pelo Senhor 5 Convertei-nos, Senhor 6 Imploremos a misericórdia 7 Lembrai-vos de nós 8 Não nos abandoneis

Leia mais

- 15 2012 - Nº 25 SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA

- 15 2012 - Nº 25 SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Ano XLVII - Brasília, 15 de abril de 2012 - Nº 25 SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA Cor Litúrgica: Branco 1 INTRODUÇÃO Com:

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Quarta-feira, 8 de maio de 2013 Entidades da Educação Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Todos Amen. Pres. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo,

Leia mais

Culto de Natal em Casa 2006

Culto de Natal em Casa 2006 Culto de Natal em Casa 2006 PROGRAMA Este programa é um serviço dos Ministérios do Santuário, da Comunicação e da Família da Igreja Metodista de Vila Isabel. Que todos tenham um feliz e abençoado Natal

Leia mais

Misericordiosos como o Pai Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso Lc 6,36

Misericordiosos como o Pai Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso Lc 6,36 Misericordiosos como o Pai Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso Lc 6,36 Vídeo: Parcialmente nublado Só mesmo com Deus! A bondade é uma qualidade do caracter, a misericórdia é

Leia mais

Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo

Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo Carmelo de S. José, Fátima Solenidade Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo 16 Julho 2008 FOTOGRAFIAS e HOMILIA Celebração Eucararística presidida por P. Vitor Hidavic, ocd e concelebrada por Diácono

Leia mais

FEVEREIRO 1 Quarta - Início das inscrições para o mutirão de casamentos (encerra-se em maio) 2 Quinta 3 Sexta

FEVEREIRO 1 Quarta - Início das inscrições para o mutirão de casamentos (encerra-se em maio) 2 Quinta 3 Sexta CALENDÁRIO ANUAL DA PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA ANO 2012 JANEIRO 1 Domingo - Do dia 1 a 31 inscrição para coroinhas - Missa em ação de graças pelas famílias 2 Segunda 3 Terça - Reunião do Conselho Pastoral

Leia mais

A Trindade Santa - V Qua, 06 de Maio de 2009 10:52 - Henrique Soares da Costa

A Trindade Santa - V Qua, 06 de Maio de 2009 10:52 - Henrique Soares da Costa Pe. Henrique Soares da Costa A Igreja vive enraizada na Trindade Nesta série muitas vezes foi dito que a Santíssima Trindade é o mistério central da nossa fé cristã; mistério que foi revelado e experimentado

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA ANIVERSÁRIO DA DEDICAÇÃO DA CATEDRAL METROPOLITANA 30 DE MAIO DE 2016

ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA ANIVERSÁRIO DA DEDICAÇÃO DA CATEDRAL METROPOLITANA 30 DE MAIO DE 2016 ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA ANIVERSÁRIO DA DEDICAÇÃO DA CATEDRAL METROPOLITANA 30 DE MAIO DE 2016 A.: Irmãos e irmãs, nos reunimos para louvar ao Senhor pelo aniversário de dedicação da Igreja Catedral. Dedicar

Leia mais

O POVO DE DEUS ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Brasília, 07 de junho de 2012 SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO Cor Litúrgica: Branco

O POVO DE DEUS ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Brasília, 07 de junho de 2012 SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO Cor Litúrgica: Branco O POVO DE DEUS ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Brasília, 07 de junho de 2012 SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO Cor Litúrgica: Branco INTRODUÇÃO Com: Queridos irmãos, nos reunimos para celebrar

Leia mais

SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma

SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma CEPMTA / ISCAL Londrina 27/11/2012 Capelania Hospitalar / Pastoral da Saúde Assessor: Pe. Audinei Carreira da Silva SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma INTRODUÇÃO A Igreja, ao cuidar

Leia mais

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço S Maria, a Senhora Missionária... Outubro de 2010 Introdução: Ritos Iniciais: C/. Deus, vinde em nosso auxílio. A/. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. C/.,

Leia mais

MISSAL capa Missal.indd 1 20/07/16 18:11

MISSAL capa Missal.indd 1 20/07/16 18:11 MISSAL QUARTA-FEIRA 27 de Julho Tema da catequese: Este é o tempo da Misericórdia! MISSA VOTIVA DA MISERICÓRDIA DE DEUS Oração Eucarística V-C - Ef. 2, 4-10 - Sal. 135 (136) R/ É eterna a sua misericórdia.

Leia mais

01. O Senhor É Santo 02. Hosana no Alto dos Céus Hosana, hosana/ hosana, hosana/ hosana no alto dos céus. (2x) 03. Santo é o Senhor Deus do Universo

01. O Senhor É Santo 02. Hosana no Alto dos Céus Hosana, hosana/ hosana, hosana/ hosana no alto dos céus. (2x) 03. Santo é o Senhor Deus do Universo 01. O Senhor É Santo O Senhor é Santo, o Senhor é Santo, o Senhor é Santo/ O Senhor é nosso Deus, o Senhor é nosso Pai/ Que Seu reino de Amor se estenda sobre a Terra. O Senhor é Santo,o Senhor é Santo,

Leia mais

Que poderei retribuir ao Senhor, por tudo o que Ele me tem dado?"(salmo 116,2)

Que poderei retribuir ao Senhor, por tudo o que Ele me tem dado?(salmo 116,2) Que poderei retribuir ao Senhor, por tudo o que Ele me tem dado?"(salmo 116,2) Caros amigos e irmãos na fé, paz e bem! Escrevo estas singelas palavras para mostrar-vos o quanto Deus é bom para conosco.

Leia mais

dirige e enriquece com todos os seus frutos: a IGREJA

dirige e enriquece com todos os seus frutos: a IGREJA O sínodo: Sua teologia e mística -Deus habita esta cidade (Dimensão teológica e teologal) Pe. Donizeti José Xavier - LG 4 A Igreja é o povo reunido na unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo (S.

Leia mais

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva Um chamado à oração Um chamado à oração j. c. RyLE Tradução Rodrigo Silva Editora Letras Título Original: A Call to Prayer por J. C. Ryle Copyright Editora Letras 1ª edição em português: outubro de 2012

Leia mais

PALAVRA DE DEUS CATEQUESE

PALAVRA DE DEUS CATEQUESE PALAVRA DE DEUS NA CATEQUESE Para muitos, também entre os cristãos, a Palavra de Deus é, hoje, apenas mais uma «palavra» e, não raro, nem sequer tão pertinente como outras que disputam a atenção, o compromisso

Leia mais

O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA

O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Ano LI - Brasília, 21 de agosto de 2016 - Nº 45 VIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, SOLENIDADE. ANO DA MISERICÓRDIA

Leia mais

- Quão formosos sobre os montes! São os pés do que anuncia e prega a paz. - Ide pelo mundo inteiro! E pregai o Evangelho

- Quão formosos sobre os montes! São os pés do que anuncia e prega a paz. - Ide pelo mundo inteiro! E pregai o Evangelho Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho. Por vontade de Jesus, a Igreja deve continuar a sua obra na terra sendo o Sacramento Universal da Salvação. Evangelizar é levar a Boa Nova de Jesus a toda humanidade,

Leia mais

Por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo (Sl 19-4a).

Por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo (Sl 19-4a). Por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo (Sl 19-4a). Culto comunitário semanal Noturno Faculdade de Teologia da Igreja Metodista Universidade Metodista de São

Leia mais

Entrada: Vamos Celebrar

Entrada: Vamos Celebrar Entrada: Vamos Celebrar Tom: : Todos reunidos na casa de eus A Com cantos de alegria e grande louvor A Vamos celebrar os feitos do senhor E sua bondade que nunca tem fim Todos reunidos na casa de eus A

Leia mais

- 24 2014 - Nº 46 VIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM

- 24 2014 - Nº 46 VIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Ano XIX - Brasília, 24 de agosto de 2014 - Nº 46 VIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM Cor Litúrgica: Verde 1 INTRODUÇÃO Com: Meus irmãos, movidos

Leia mais

- 22 2015 - Nº 58 NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO, SOLENIDADE.

- 22 2015 - Nº 58 NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO, SOLENIDADE. O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Ano L - Brasília, 22 de novembro de 2015 - Nº 58 NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO, SOLENIDADE. Cor Litúrgica: Branco Anim..: Meus irmãos,

Leia mais