Feliciano, José F Antropologia Económica. Velhos e Novos Campos. ed. 1, 1 vol., ISBN: Lisboa: Universidade Aberta.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Feliciano, José F. 2006. Antropologia Económica. Velhos e Novos Campos. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-674-471-7. Lisboa: Universidade Aberta."

Transcrição

1 F Faria, Carlos Doutor em Sociologia Rural e Urbana pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Sociologia pela Universidade Católica de Paris. É ainda docente da Universidade Lusófona. Feijó, Elias Vice-presidente da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL). É Vice-reitor de Cultura e professor do Departamento de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela. Feliciano, José Doutorado em Antropologia Económica pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em É Professor Associado na mesma instituição, desenvolvendo também investigações acerca das Sociedades Africanas e Antropologia Económica, no âmbito do Centro de Estudos Africanos (CEA). Algumas publicações: Feliciano, José F Antropologia Económica. Velhos e Novos Campos. ed. 1, 1 vol., ISBN: Lisboa: Universidade Aberta. Feliciano, José F Poder e risco no trabalho da indústria petrolífera. A refinaria de Sines Lisboa: Casa da Moeda. Feliciano, José F Antropologia económica dos Thonga de Moçambique. Maputo: Ed. Arquivo Histórico de Moçambique. Feliciano, José F Visões do sindicalismo, trabalhadores e dirigentes. Lisboa: Ed. Cosmos. Fernandes, Ana Alexandre Actualmente, é professora da Universidade Nova de Lisboa e estudou, entre outros assuntos, os impactos do crescimento da longevidade na saúde, as transformações respeitantes à velhice integradas nas alterações observadas na sociedade portuguesa, em

2 especial, na estrutura familiar. Escreveu diversos livros relacionados com o estudo da demografia e a sua evolução em Portugal num contexto Europeu. Fernandes, António Sousa Professor associado do Instituto de Estudos da Criança (IEC) da Universidade do Minho, António Fernandes concluiu em 1992 a sua tese de Doutoramento sobre A Centralização Burocrática do Ensino Secundário. Colaborou no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho e nas Universidades de Coimbra e Évora no âmbito de Mestrados em Administração Escolar. Em 1987/88 integrou um dos grupos de trabalho da C.R.S.E. que elaborou textos sobre a gestão e administração escolar. Foi membro do Conselho Nacional de Educação em representação da ANMP e é membro do Conselho Científico- -Pedagógico da Formação Contínua. Integrou o Conselho de Acompanhamento e Avaliação e é co-autor do relatório Avaliação do Novo Regime de Administração Escolar (1997). Actualmente, colabora em mestrados na Universidade Aberta e na Universidade Católica Portuguesa. Entre os livros e artigos de que é autor ou co-autor, incluem-se títulos como A construção Social da Educação Escolar (1989); Educação e Poder Local (1995); Comunidades Educativas: Novos Desafios à Educação Básica (1999). Ferreira, José Maria Carvalho Depois de ter terminado a Licenciatura em economia pelo ISCTE, em 1978, obteve o Diplôme d`etudes Approfondies de Sistemas e Estruturas Económicas pela Universidade de Paris X - Nanterre, em 1981 (Tese de Mestrado sob orientação do Prof. Claude Orsoni). Permaneceu na mesma instituição onde conclui o seu Doutoramento em Ciências Económicas, em Foi Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, de 1995 a 1999, e membro do Senado da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) durante o mesmo período. Actualmente, é Professor Catedrático da Secção de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais do Instituto Superior de Economia e Gestão da UTL, coordenador do Programa de Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações e Presidente do SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

3 Fernandes, Luís Lobo Pró-Reitor da Universidade do Minho, Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade de Cincinnati nos EUA, em 1995, Professor Associado de Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade do Minho onde é titular da cátedra Jean Monnet de Integração Europeia e actual Director da Secção de Ciência Política e Relações Internacionais nesta Universidade. Acaba de publicar, conjuntamente com Isabel Camisão, o livro Construir a Europa: O Processo de Integração entre a Teoria e a História, Editora Principia, Setembro de Fernandes, Luís Manuel É Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos FINEP desde junho de É formado em Relações Internacionais pela Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, e Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). É professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC- Rio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ e do Instituto Rio Branco do Ministério de Relações Exteriores. Antes de ser nomeado para o seu cargo atual na FINEP, foi Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) desde janeiro de Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República e assessor da Liderança de Governo na Câmara para temas de Política Externa e Defesa. Foi, ainda, Diretor Científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (FAPERJ) de 1999 a 2002, tendo sido, previamente, Diretor da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Por suas contribuições intelectuais e executivas ao avanço da Ciência nacional, foi agraciado com as comendas da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, de Grande Oficial da Ordem do Rio Branco, a Medalha da Vitória, Medalha de Grande Oficial da Ordem do Mérito da Defesa e a Medalha Pedro Ernesto, entre outras. Tem dezenas de livros, capítulos de livro e artigos publicados no Brasil e no exterior sobre temas variados de Política Internacional, com ênfase em estudos sobre a transformação da ordem mundial e a economia política do desenvolvimento.

4 Ferreira, Sílvia É Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1996), especializada nos domínios de Sociologia Política e do Poder. Foi assistente de investigação no Centro de Estudos Sociais (1996/2001), investigadora do Centro de Estudos Cooperativos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), em 2002, assistente estagiária na FEUC (2002/2007), investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais (2004) e doutoranda no Departamento de Sociologia na Universidade de Lancaster, UK (2005). Publicou vários artigos em livros, em revistas científicas e em actas de evento, nomeadamente as seguintes: Governação Local; Terceiro Sector; The Past in the Present: Portuguese Social Security Reform; A questão social e as alternativas da sociedade civil no contexto das novas formas de governação. Figueiredo, Elisabete Socióloga e Professora Auxiliar na Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro. Filho, Alípio Sousa Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1984, mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição (1990) e doutorado em Sociologia pela Sorbonne - Université de Paris V - (2000). Actualmente, é Professor Associado I do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN, editor da revista Bagoas: estudos gays - géneros e sexualidades (CCHLA/UFRN) e secretário da Associação Brasileira de Estudos de Homocultura (ABEH). Principal actuação: estudos de teoria social contemporânea e epistemologia das ciências sociais; estudos do imaginário, da ideologia e dos discursos sociais (teoria e objectos); estudos de género, sexualidade, etnicidade. Algumas publicações: SOUSA FILHO, A. Foucault: o cuidado de si e a liberdade ou a liberdade é uma agonística. In: Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; Veiga-Neto, Alfredo;

5 Sousa Filho, Alípio de. (Org.). Cartografias de Foucault. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, v. 1, p SOUSA FILHO, A. A resposta gay. In: Francisco de Oliveira Barros Júnior e Solimar Oliveira Lima. (Org.). Homossexualidades sem fronteiras: olhares. Rio de Janeiro: BookLink, 2007, v. 1, p. -. SOUSA FILHO, A. O ideal de universidade e sua missão. In: Jaqueline Moll; Palmira Sevegnani. (Org.). Universidade e Mundo do Trabalho. 1 ed. Brasília- DF: INEP, 2006, v. 3, p Fonseca, Ronaldo De origem brasileira, é licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de Praga, possui o Mestrado em Sociologia pela Universidade de Paris-Nanterre e o Doutoramento de terceiro ciclo pela Universidade de Paris-Vincennes. Em Portugal, foi docente na Unidade de História e Ciências Sociais da Universidade do Minho, onde teve a oportunidade de leccionar, pela primeira vez no nosso país. Publicou A Questão do Estado na Revolução Portuguesa (Livros Horizonte) e O Idealismo Académico (Editora Centelha), além de inúmeros artigos em publicações nacionais e estrangeiras. Foi um dos fundadores da edição portuguesa do jornal "Le Monde diplomatique". Fortuna, Carlos Doutorado em Sociologia, pela State University of New York Binghamton. Actualmente é Professor Catedrático de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Tem várias publicações, entre elas: Identidades, Percursos, Paisagens Culturais; Cidade, Cultura e Globalização; O Fio da Meada; Projecto e Circunstâncias. Furtado, Claúdio É actualmente Presidente do Concelho Directivo do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde. As suas publicações mais recentes: Nós e os Outros: Olhares sobre a pobreza em Cabo Verde; Os Estados-Nações e o Desafio da Integração Regional na África do Oeste o Caso de Cabo Verde (em co-autoria com Iva Cabral).

6 Fry, Peter Doutorado em Social Anthropology pela University of London (1969). Actualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnografia Africana, actuando principalmente nos seguintes temas: religião, política, África.

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais 1 Fernando Correia Fernando António Pinheiro Correia nasceu em Coimbra em 1942. Jornalista. Docente universitário, com o grau de Professor Associado Convidado. Investigador em Sociologia, História e Socioeconomia

Leia mais

(Des)Enlace entre cidadãos e sistemas sociais: em torno dos laços sociais na intervenção dos assistentes sociais.

(Des)Enlace entre cidadãos e sistemas sociais: em torno dos laços sociais na intervenção dos assistentes sociais. 2013 1ª Conferência 20 de Março, das 14:30 às 17:00 h Cidadania em tempos de crise: Implicações para a intervenção educativa, social e comunitária Isabel Menezes. Professora Associada com Agregação da

Leia mais

CURRICULUM VITAE Resumo I Identificação II Habilitações Académicas III Experiência específica em África:

CURRICULUM VITAE Resumo I Identificação II Habilitações Académicas III Experiência específica em África: CURRICULUM VITAE Resumo Ana Bénard da Costa é antropóloga, doutorada em Estudos Africanos Interdisciplinares em Ciências Sociais pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Lisboa.

Leia mais

Notas Biobibliográficas

Notas Biobibliográficas Guião de educação. Género e cidadania. Notas Biobibliográficas 333 Guião de Educação. Género e Cidadania 3 ciclo 334 Lisboa, CIG, 2009 NOTAS BIOBIBLIOGRÁFICAS Ângela Rodrigues é doutorada em Ciências da

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Nome: JOÃO CARLOS COLAÇO. Profissão: Sociólogo / Investigador Data de Nasc: 17 de Novembro de 1968. Nacionalidade: Moçambicana

CURRICULUM VITAE. Nome: JOÃO CARLOS COLAÇO. Profissão: Sociólogo / Investigador Data de Nasc: 17 de Novembro de 1968. Nacionalidade: Moçambicana CURRICULUM VITAE Nome: JOÃO CARLOS COLAÇO. Profissão: Sociólogo / Investigador Data de Nasc: 17 de Novembro de 1968. Nacionalidade: Moçambicana Qualificações-Chave: João Carlos Colaço é formado em Sociologia,

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL:

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL: CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL: Nome: Sandra Lopes Luís Morada: Rua de Entrecampos n.º 16, 2.º dto, 1000-152 Lisboa Portugal Data de Nascimento: 20. 05. 1979 Nacionalidade: Portuguesa Telefone: +351

Leia mais

Experiência Profissional

Experiência Profissional CURRICULUM VITAE Paulo Alexandre Fernandes Varela Simões Caldas Nascimento: Nampula - Moçambique, 25 de Setembro de 1972; Estado Civil: Casado Experiência Profissional - Vice-Presidente da Comunidade Urbana

Leia mais

Curso de Biotecnologia e Inovação Vitivinícola Formação Avançada

Curso de Biotecnologia e Inovação Vitivinícola Formação Avançada Curso de Biotecnologia e Inovação Vitivinícola Formação Avançada Curso de Biotecnologia e Inovação Vitivinícola Formação Avançada Novembro de 2008 a Maio de 2009 Edifício Expobeiras Parque Industrial de

Leia mais

Camargo, Aspásia. Capela, José

Camargo, Aspásia. Capela, José C Cabral, Eloísa Helena de Souza Possui a Licenciatura em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Araraquara (1976) e títulos de especialista em Administração pela Universidade Presbiteriana

Leia mais

2.1. Objectivo Geral: Ministrar uma formação especializada sobre matérias de segurança, numa óptica multidisciplinar, mas integrada.

2.1. Objectivo Geral: Ministrar uma formação especializada sobre matérias de segurança, numa óptica multidisciplinar, mas integrada. PROGRAMA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E SEGURANÇA 1. Apresentação A Fundação Direito e Justiça e o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, em parceria, com a Faculdade de Direito da

Leia mais

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas:

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas: Alexandre Ulisses Pós-Graduação em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto; Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da

Leia mais

CURRICULUM VITAE JOÃO MARTINS CLARO

CURRICULUM VITAE JOÃO MARTINS CLARO CURRICULUM VITAE JOÃO MARTINS CLARO I - QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS 1. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1976, com a classificação final de 15 valores. 2. Pós-graduado

Leia mais

CURRICULUM VITAE 1. RESPONSABILIDADE ACTUAL E/OU DESEMPENHADA RECENTEMENTE

CURRICULUM VITAE 1. RESPONSABILIDADE ACTUAL E/OU DESEMPENHADA RECENTEMENTE CURRICULUM VITAE Nome: João Ribeiro Butiam Có. Nacionalidade: Guineense (Guiné-Bissau). Naturalidade: Bissau Estado Civil: Casado. Data de Nascimento: 15 de Outubro de 1975 Endereço trabalho: INEP (Instituto

Leia mais

Joana Margarida Gonçalo Ferreira de Oliveira

Joana Margarida Gonçalo Ferreira de Oliveira Curriculum Vitae Joana Margarida Gonçalo Ferreira de Oliveira Dados pessoais Morada: Rua Dona Estefânia nº 3, 4º. 1150-129 Lisboa Contactos: 91 4359997 jmgfoliveira@hotmail.com Local e data de nascimento:

Leia mais

Curriculum Vitae. Luís Maria Ricardo Gujamo. Av. 24 de Julho, Cidade de Maputo (+258) 827626161 / (+258) 840150511

Curriculum Vitae. Luís Maria Ricardo Gujamo. Av. 24 de Julho, Cidade de Maputo (+258) 827626161 / (+258) 840150511 INFORMAÇÃO PESSOAL Luís Maria Ricardo Gujamo Av. 24 de Julho, Cidade de Maputo (+258) 827626161 / (+258) 840150511 luisgujamo@yahoo.com.br / lgujamo@ucm.ac.mz Sexo: Masculino Data de nascimento: 09/02/1987

Leia mais

Curriculum Vitae. Eduardo Manuel Hintze da Paz Ferreira

Curriculum Vitae. Eduardo Manuel Hintze da Paz Ferreira Curriculum Vitae Eduardo Manuel Hintze da Paz Ferreira Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa (onde anteriormente foi Assistente, Professor Auxiliar e Professor Associado). Presidente

Leia mais

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO MODERAÇÃO PEDRO BEJA AFONSO Para além de Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira

Leia mais

Curriculum Vitae. António José Rocha Martins da Silva. (súmula) ajsilva@utad.pt

Curriculum Vitae. António José Rocha Martins da Silva. (súmula) ajsilva@utad.pt Curriculum Vitae (súmula) António José Rocha Martins da Silva ajsilva@utad.pt Setembro de 2013 IDENTIFICAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DADOS PESSOAIS Natural de Chimoio em Vila Pery (Moçambique), 23 de outubro de

Leia mais

Mestrados ENSINO PÚBLICO. 1-ISCTE Instituto Universitário de Lisboa

Mestrados ENSINO PÚBLICO. 1-ISCTE Instituto Universitário de Lisboa Mestrados ENSINO PÚBLICO 1-ISCTE Instituto Universitário de Lisboa *Mestrado em Ciência Política O mestrado em Ciência Política tem a duração de dois anos, correspondentes à obtenção 120 créditos ECTS,

Leia mais

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015 CURRICULUM VITAE DE José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá Lisboa, Fevereiro de 2015 I - DADOS PESSOAIS NOME - José Carlos Salgueiro de Vasconcelos e Sá MORADA - Rua Prof. Henrique Vilhena 11, 1 - D 1600

Leia mais

ALEXANDRE MANUEL LEITE CURRICULUM VITAE

ALEXANDRE MANUEL LEITE CURRICULUM VITAE ALEXANDRE MANUEL LEITE CURRICULUM VITAE Participação em projectos de investigação - «As novas gerações de jornalistas em Portugal» (2009-2013) Projecto do CIES/ISCTE-IUL financiado pela Fundação para a

Leia mais

Seminário Envelhecimento ativo e cidadania

Seminário Envelhecimento ativo e cidadania Seminário Envelhecimento ativo e cidadania - Ano Europeu dos cidadãos 11 de Abril de 2013 No contexto do ano europeu dos cidadãos e passado um ano de atividades e reflexões importa dar a conhecer o trabalho

Leia mais

NOVO REGIME JURÍDICO DO ARRENDAMENTO URBANO 30 e 31 Outubro de 2012

NOVO REGIME JURÍDICO DO ARRENDAMENTO URBANO 30 e 31 Outubro de 2012 ALUGA-SE NOVO REGIME JURÍDICO DO ARRENDAMENTO URBANO 30 e 31 Outubro de 2012 HORÁRIO: 09h30 13h30 / 14h30-18h30 LOCAL: Instalações da Serra Lopes, Cortes Martins & Associados Sociedade de Advogados, R.L.

Leia mais

EngIQ. em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química. Uma colaboração:

EngIQ. em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química. Uma colaboração: EngIQ Programa de Doutoramento em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química Uma colaboração: Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação (AIPQR) Universidade de Aveiro Universidade

Leia mais

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Edição 2009/2010. Cidade da Praia, Cabo Verde

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Edição 2009/2010. Cidade da Praia, Cabo Verde Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais Edição 2009/2010 Cidade da Praia, Cabo Verde A ponte para o futuro Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais Edição 2009/2010

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2014-2016

PLANO DE AÇÃO 2014-2016 MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR PLANO DE AÇÃO 2014-2016 Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Delegação Regional do Norte PLANO DE AÇÃO 2014-2016 MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Formador Profissional / Coordenador Pedagógico / Consultor de Formação Nome POEIRAS, VITOR JOAQUIM GALRITO Naturalidade Sumbe, Quanza Sul, Angola

Leia mais

INDEZ 2010. Pessoal existente em INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. Setembro 2011 V1.2 DSSRES

INDEZ 2010. Pessoal existente em INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. Setembro 2011 V1.2 DSSRES INDEZ 2010 Pessoal existente em INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO Setembro 2011 V1.2 DSSRES INDEZ 2010 Pessoal existente em Instituições de Ensino Superior Público DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE Direcção

Leia mais

26 de Junho 2010 14 de Maio 2011

26 de Junho 2010 14 de Maio 2011 Pós-graduação em Investigação Criminal e Psicologia Forense 120 Horas 26 de Junho 2010 14 de Maio 2011 Coordenador - Professor Doutor J. Pinto da Costa Local: Coimbra - Hotel Tivoli Calendarização: 26

Leia mais

PSIQUIATRIA MODO DE USAR SAÚDE MENTAL CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO

PSIQUIATRIA MODO DE USAR SAÚDE MENTAL CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO 1963 2013 S E R V I Ç O PSIQUIATRIA CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO SAÚDE MENTAL MODO DE USAR 2 COLABORAÇÕES Álvaro de CARVALHO, Director do Programa Nacional de Saúde Mental D. Manuel CLEMENTE, Bispo do

Leia mais

Revisor Oficial de Contas, desde 1990.

Revisor Oficial de Contas, desde 1990. 1. Dados pessoais Nome: Vitor Manuel Batista de Almeida Data de nascimento: 14 de Julho de 1956 Naturalidade: Lisboa Residência: Calçada das Lages, Lote 3, Nº 61-A, 14º C 1900-291 Lisboa Telefone casa:

Leia mais

ANTROPOLOGIA EM FOCO III:

ANTROPOLOGIA EM FOCO III: 1 ANTROPOLOGIA EM FOCO III: Povos Indígenas: Etnicidades e Direitos no Século XXI O evento, em sua terceira edição, tem por objetivo ser um fórum de debates sobre a interdisciplinaridade em Antropologia

Leia mais

25 Anos na União Europeia 25 Anos de Instituto Europeu. Onde estamos? Para onde vamos? Congresso Internacional

25 Anos na União Europeia 25 Anos de Instituto Europeu. Onde estamos? Para onde vamos? Congresso Internacional Organização: 25 Anos na União Europeia 25 Anos de Instituto Europeu Onde estamos? Para onde vamos? Congresso Internacional 28, 29 e 30 de Nov. de 2011 Auditório da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Procura de Excelência

Procura de Excelência www.mba.deg.uac.pt Procura de Excelência MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION Mestrado em Gestão (MBA) Secretariado Departamento de Economia e Gestão Rua da Mãe de Deus Apartado 1422 E-mail: mba@uac.pt Tel:

Leia mais

Pós-Graduação Leadership & Management. 3ª Edição

Pós-Graduação Leadership & Management. 3ª Edição Pós-Graduação Leadership & Management 3ª Edição 2010/2011 Leadership & Management Direcção Científica Prof. Doutor José Verissimo Doutora Teresa Passos A Direcção Executiva é partilhada entre o IDEFE e

Leia mais

Modelos e experiências de pesquisa em jornalismo nos Estados Unidos, França e Espanha 1

Modelos e experiências de pesquisa em jornalismo nos Estados Unidos, França e Espanha 1 Modelos e experiências de pesquisa em jornalismo nos Estados Unidos, França e Espanha 1 Carlos Eduardo Franciscato 2 Vinícius Andrade de Carvalho Rocha 3 Ieda Maria Menezes Tourinho 4 Letícia Teles Barreto

Leia mais

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL MESA DA ASSEMBLEIA GERAL Informação a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 289.º do Código das Sociedades Comerciais FRANCISCO XAVIER ZEA MANTERO é natural de Lisboa, onde nasceu em 25 de Dezembro

Leia mais

Apuramento do resultado fiscal em SNC

Apuramento do resultado fiscal em SNC www.pwcacademy.pt Apuramento do resultado fiscal em SNC Lisboa, 23 e 29 de Novembro Academia da PwC Lisboa, 7ª edição Esta formação reúne conteúdos para a atribuição de créditos, nos termos previstos no

Leia mais

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964.

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA DADOS PESSOAIS: Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. Estado civil: solteiro. Trabalha em Lisboa, com escritório na Rua

Leia mais

9 12 98 19 (Pessoal). 2 62 27 61 (Trabalho) 2009-2012 Professora Assistente na Escola de Negócios e Governação, Universidade de Cabo Verde.

9 12 98 19 (Pessoal). 2 62 27 61 (Trabalho) 2009-2012 Professora Assistente na Escola de Negócios e Governação, Universidade de Cabo Verde. CURRICULUM VITAE Informação Pessoal Nome Telefone Correio electrónico Nacionalidade Carla Santos de Carvalho 9 12 98 19 (Pessoal). 2 62 27 61 (Trabalho) carla.carvalho29@gmail.com carla.carvalho@docente.unicv.edu.cv

Leia mais

Professor cooperante em S. Tomé e Príncipe entre 1981 e 1987. Professor do ensino secundário em Portugal entre 1987 e 1990

Professor cooperante em S. Tomé e Príncipe entre 1981 e 1987. Professor do ensino secundário em Portugal entre 1987 e 1990 CURRICULUM VITAE Nome: Augusto Manuel Saraiva do Nascimento Diniz Local e data de nascimento: Lisboa, 28 de Março de1959 Nacionalidade: Portuguesa ACTIVIDADE PROFISSIONAL Professor cooperante em S. Tomé

Leia mais

CURRICULUM VITAE JOSÉ GABRIEL PAIXÃO CALIXTO

CURRICULUM VITAE JOSÉ GABRIEL PAIXÃO CALIXTO CURRICULUM VITAE JOSÉ GABRIEL PAIXÃO CALIXTO ECONOMISTA Janeiro, 2006 Rua Marquês de Pombal, Nº 17 7200-389 Reguengos de Monsaraz Telemóvel: +351 964 895 518 jose.calixto@netcabo.pt C URRICULUM VITAE JOSÉ

Leia mais

Com o apoio de. Programação e Gestão Cultural Formação Avançada

Com o apoio de. Programação e Gestão Cultural Formação Avançada Com o apoio de Programação e Gestão Cultural EAB Escola de Estudos Avançados das Beiras Programação Instalações da EAB, Edifício Expobeiras, Parque Industrial de Coimbrões, Viseu Contacto Ana Henriques

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Manuel Joaquim Flores Fernandes NOME

CURRICULUM VITAE. Manuel Joaquim Flores Fernandes NOME CURRICULUM VITAE NOME Manuel Joaquim Flores Fernandes Naturalidade: Rossas - Vieira do Minho Data de Nascimento: 31 de Outubro de 1969 Bilhete de Identidade Nº 8423421 - emitido em 04/07/2007 pelo Arquivo

Leia mais

jacfmarques@gmail.com

jacfmarques@gmail.com CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada MARQUES, Jacqueline Ferreira Rua Padre Donaciano Abreu Freire, n.º 12-A 2º esquerdo 3860-384 Estarreja Telemóvel 938 111 853 Correio electrónico Nacionalidade

Leia mais

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt I Dados Pessoais JOÃO PEDRO OLIVEIRA DE MIRANDA Nascido a 28 de Agosto de 1972 Natural de Lisboa Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt 1 II Dados Curriculares 1. Ocupações actuais

Leia mais

DESAFIOS PARA MOÇAMBIQUE. organização Luís de Brito Carlos Nuno Castel Branco Sérgio Chichava Salvador Forquilha António Francisco

DESAFIOS PARA MOÇAMBIQUE. organização Luís de Brito Carlos Nuno Castel Branco Sérgio Chichava Salvador Forquilha António Francisco DESAFIOS PARA MOÇAMBIQUE 2014 organização Luís de Brito Carlos Nuno Castel Branco Sérgio Chichava Salvador Forquilha António Francisco TÍTULO DESAFIOS PARA MOÇAMBIQUE 2014 ORGANIZAÇÃO LUÍS DE BRITO, CARLOS

Leia mais

Notas Biográficas de Autores

Notas Biográficas de Autores Notas Biográficas de Autores Notas biográficas de autores 347 História. Revista da FLUP. Porto, IV Série, vol. 3-2013, 345-349 CHRISTIAN FAUSTO MORAES DOS SANTOS possui graduação em História e mestrado

Leia mais

BOLSAS PARA OS EUA. REGULAMENTOS e CANDIDATURAS em: www.fulbrightportugal.org BOLSA FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA / FULBRIGHT PARA DOUTORAMENTOS

BOLSAS PARA OS EUA. REGULAMENTOS e CANDIDATURAS em: www.fulbrightportugal.org BOLSA FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA / FULBRIGHT PARA DOUTORAMENTOS BOLSAS PARA OS EUA REGULAMENTOS e CANDIDATURAS em: www.fulbrightportugal.org Bolsas Fulbright para Portugueses: BOLSA FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA / FULBRIGHT PARA DOUTORAMENTOS Ano Lectivo 2011/2012 Objectivo:

Leia mais

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 P 1 de 6 António Agostinho Cardoso da Conceição Guedes Nome: António Agostinho Cardoso da Conceição

Leia mais

PROMOVER O CONHECIMENTO NA E DA ADMINISTRAÇÃO Com o apoio:

PROMOVER O CONHECIMENTO NA E DA ADMINISTRAÇÃO Com o apoio: 21 DE NOVEMBRO DE 2011 8H00-9H30 RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES 9H30-10H00 ABERTURA (AUDITÓRIO) HÉLDER ROSALINO, SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FRANCISCO RAMOS, PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

Literatura infantil e juvenil Formação de leitores

Literatura infantil e juvenil Formação de leitores Coleção educação em análise A literatura é um campo privilegiado para ocultar/desocultar sentidos, e os livros contemporâneos (muitas vezes plenos de mensagens que vão além do texto literário, estabelecendo

Leia mais

FÁTIMA GOMES. CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal fag@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp.

FÁTIMA GOMES. CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal fag@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp. FÁTIMA GOMES FUNÇÃO Professora Auxiliar da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa Coordenadora-adjunta adjunta do Mestrado de Direito Empresarial da Escola de Lisboa

Leia mais

Professor Doutor Mário Vilela

Professor Doutor Mário Vilela Mário Augusto do Quinteiro Vilela nasceu em Vilarinho de Samardã do concelho de Vila Real no dia 2 de Janeiro de 1934 é hoje um dos maiores linguistas portugueses. Ingressou no Seminário de Vila Real no

Leia mais

Cooperação entre instituições de ensino superior portuguesas e cubanas

Cooperação entre instituições de ensino superior portuguesas e cubanas Cooperação entre instituições de ensino superior portuguesas e cubanas Instituição Portuguesa Instituição Cubana Objectivos / áreas de cooperação Validade Universidade do Algarve Universidade de Pinar

Leia mais

EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012)

EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012) EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012) Adelaide Carreira é licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde exerce funções, encontra-se na fase final da elaboração da sua tese

Leia mais

Relatório do Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água. Ano de 2008/2009

Relatório do Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água. Ano de 2008/2009 Relatório do Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água Ano de 2008/2009 Comissão Coordenadora Maria da Natividade Ribeiro Vieira Directora de Curso Vítor Manuel Oliveira Vasconcelos Luís Filipe

Leia mais

Percurso acadêmico profissional / Atividades e cargos

Percurso acadêmico profissional / Atividades e cargos Laura Cavalcante Padilha Universidade Federal Fluminense lcpadi2@terra.com.br Qualificações acadêmicas 2006 Pós-doutoramento em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, no Departamento de

Leia mais

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996).

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996). Daniel Bessa Licenciado em Economia pela FEP (1970). Doutorado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1986). Docente da Universidade do Porto: da FEP (1970-1999),

Leia mais

LICENCIATURA EM HISTÓRIA REGULAMENTO E ESTRUTURA CURRICULAR

LICENCIATURA EM HISTÓRIA REGULAMENTO E ESTRUTURA CURRICULAR LICENCIATURA EM HISTÓRIA REGULAMENTO E ESTRUTURA CURRICULAR (Diário da República, nº 19, 23.8.2001, p. 14282, rectificada deliberação do Senado da UP, nº 1462/2004, DR. nº 294, 17.12.2004, p. 1888-9) Regulamento

Leia mais

João Paulo Torre Vieito (coordenador)

João Paulo Torre Vieito (coordenador) Docentes João Paulo Torre Vieito (coordenador) Doutorando em Ciências Empresariais, especialização em Finanças, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestre em Finanças e MBA em Gestão de

Leia mais

A Gestão de. O Caso dos Jogos Sociais

A Gestão de. O Caso dos Jogos Sociais A Gestão de 500 000 000 O Caso dos Jogos Sociais Entrevistas Diretor de Jogo do Casino Estoril, Dr. Artur Mateus Diretor da Eurosondagem, Dr. Rui Oliveira e Costa Diretor do Departamento de Jogos da SCML,

Leia mais

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO PARA ADVOGADOS 5º EDIÇÃO LISBOA, 5, 6 E 7 DE MAIO DE 2015. APOIO

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO PARA ADVOGADOS 5º EDIÇÃO LISBOA, 5, 6 E 7 DE MAIO DE 2015. APOIO TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO PARA ADVOGADOS 5º EDIÇÃO LISBOA, 5, 6 E 7 DE MAIO DE 2015. APOIO 0 LEXDEBATA - PORTUGAL Fundada em 2006, em Lisboa, a LexDebata Seminários Jurídicos, Lda., tem em vista a realização

Leia mais

VI CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO INTELECTUAL 2015 APRESENTAÇÃO DO CURSO PROGRAMA

VI CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO INTELECTUAL 2015 APRESENTAÇÃO DO CURSO PROGRAMA VI CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO INTELECTUAL 2015 APRESENTAÇÃO DO CURSO A Associação Portuguesa de Direito Intelectual leva a cabo em 2015, em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de

Leia mais

Feiras livres e mercados no espaço lusófono: aspectos metodológicos

Feiras livres e mercados no espaço lusófono: aspectos metodológicos Iolanda Évora Feiras livres e mercados no espaço lusófono: aspectos metodológicos Apresentado no âmbito do Projecto Pró-África, CNPq - Visita Exploratória Feiras livres e mercados no espaço lusófono: trabalho,

Leia mais

ÍNDICE [Resumido] 2.Implementação do Sistema de Gestão Ambiental Introdução

ÍNDICE [Resumido] 2.Implementação do Sistema de Gestão Ambiental Introdução CONTEÚDOS Este livro escrito em parceria por 9 co-autores, de entre académicos e profissionais de engenharia, fornece uma ajuda preciosa na aquisição de conhecimentos e de competências, tidas como necessárias

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais: Habilitações académicas: Dados Profissionais: Outras Funções Profissionais:

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais: Habilitações académicas: Dados Profissionais: Outras Funções Profissionais: CURRICULUM VITAE Dados Pessoais: - António de Sousa Marinho e Pinto, (também usa assinar António Marinho e Pinto ou apenas António Marinho), divorciado, nascido a 10 de Setembro de 1950, na freguesia de

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

Licenciaturas ENSINO PÚBLICO. 1-ISCTE Instituto Universitário de Lisboa

Licenciaturas ENSINO PÚBLICO. 1-ISCTE Instituto Universitário de Lisboa 1 Licenciaturas ENSINO PÚBLICO 1-ISCTE Instituto Universitário de Lisboa A licenciatura em Ciência Política, com ramos em Ciência Política e em Políticas Públicas, tem a duração de três anos, correspondentes

Leia mais

MISSÃO DO GRUPO DE TRABALHO

MISSÃO DO GRUPO DE TRABALHO 4 de Agosto de 2011 MISSÃO DO GRUPO DE TRABALHO Apresentar um novo modelo de organização de serviços e organismos do Estado vocacionados para: - Promoção e captação de investimento estrangeiro; - Internacionalização

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO. Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa

C U R R I C U L U M V I T A E JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO. Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa PROF. DOUTOR J. OLIVEIRA ASCENSÃO C U R R I C U L U M V I T A E DE JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa PROF. DOUTOR J. OLIVEIRA ASCENSÃO 2 1. Dados Pessoais

Leia mais

Pós-Graduação Enoturismo. Corpo Docente (Biografias)

Pós-Graduação Enoturismo. Corpo Docente (Biografias) Pós-Graduação Enoturismo Corpo Docente (Biografias) Rita Nabeiro Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e, com 34 anos, Rita Nabeiro é actualmente Directora

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974.

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. 1 CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO ESTUDOS E GRAUS ACADÉMICOS Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. Concluiu a licenciatura em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA DE CULTURA E EDUCAÇÃO UF RJ ASSUNTO Alteração Curricular dos cursos de Historia e Geografia,

Leia mais

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Segurança e Higiene no trabalho

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Segurança e Higiene no trabalho O Social pela Governança Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Segurança e Higiene no trabalho ÍNDICE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO... 3 OBJECTIVOS... 3 DESTINATÁRIOS... 3 INSCRIÇÕES E NÚMERO

Leia mais

1983 - Licenciatura em Economia, pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão).

1983 - Licenciatura em Economia, pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão). Nome: Rui José da Cunha de Sousa Nunes Nascimento: 12 de Janeiro de 1957, Lisboa Estado Civil; Descendência: Casado; três filhos Email: rnunes@ualg.pt HABILITAÇÕES ACADÉMICAS 1996 - Ph.D. em Economia,

Leia mais

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU Programas de MESTRADO Online MBA Master in Business Administration Mestrado em Direcção de Empresas Mestrado em Direcção de Marketing e Vendas Mestrado em Direcção Financeira Mestrado em Comércio Internacional

Leia mais

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Iolanda Évora Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Apresentado no II Fórum Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis Viana do Castelo25-26 de Outubro

Leia mais

CURRICULUM VITAE. 1.1. Nome: Maria Filomena Pimentel de Carvalho Andrade. 1.2. Filiação: José de Carvalho Andrade e Maria Isabel Lobo Pimentel

CURRICULUM VITAE. 1.1. Nome: Maria Filomena Pimentel de Carvalho Andrade. 1.2. Filiação: José de Carvalho Andrade e Maria Isabel Lobo Pimentel CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. Nome: Maria Filomena Pimentel de Carvalho Andrade 1.2. Filiação: José de Carvalho Andrade e Maria Isabel Lobo Pimentel 1.3. Data de Nascimento: 8 de Maio de 1956

Leia mais

E GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA DO SÉCULO XXI ORADORES / SINOPSES

E GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA DO SÉCULO XXI ORADORES / SINOPSES II COLÓQUIO A(s) INDISCIPLINA(s), BULLYING E GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA DO SÉCULO XXI ORADORES / SINOPSES Conferência A(s) indisciplina(s) na escola: factores pedagógicos e escolares João Amado é Doutor

Leia mais

... PROGRAMA. Dia 19 de Novembro. Cerimónia de Abertura, presidida por S. E. o Primeiro Ministro, Dr. José Maria Neves

... PROGRAMA. Dia 19 de Novembro. Cerimónia de Abertura, presidida por S. E. o Primeiro Ministro, Dr. José Maria Neves Enquadramento As recentes diretivas do governo cabo-verdiano sobre o sistema de contratação pública e a nova conjuntura reguladora da contratação Pública, ao qual é obrigatório reportar todos os procedimentos

Leia mais

SE CHALLENGE. Ideias e projectos de empreendedores sociais ATREVE-TE A CONCORRER! És interessado, dedicado e comprometido com a transformação social?

SE CHALLENGE. Ideias e projectos de empreendedores sociais ATREVE-TE A CONCORRER! És interessado, dedicado e comprometido com a transformação social? SE SIM És interessado, dedicado e comprometido com a transformação social? Ideias e projectos de empreendedores sociais És um agente de mudança social? Se sim, este concurso é a oportunidade ideal para

Leia mais

Especialização em NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS

Especialização em NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS Especialização em NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS Especialização em NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS Setembro/2007 a Julho/2008 Estrutura Curricular Módulo 1 O Comércio Internacional Módulo

Leia mais

Maria da Conceição Gonçalves Costa

Maria da Conceição Gonçalves Costa Maria da Conceição Gonçalves Costa Identificação pessoal Conceição Costa tem um Master of Arts in Business Communication and Public Relations pela European University (equivalência a grau de mestre pela

Leia mais

Mestrados ENSINO PÚBLICO. 1. ISCTE Instituto Universitário de Lisboa

Mestrados ENSINO PÚBLICO. 1. ISCTE Instituto Universitário de Lisboa Mestrados ENSINO PÚBLICO 1. ISCTE Instituto Universitário de Lisboa Mestrado em Ciência Política O mestrado em Ciência Política tem a duração de dois anos, correspondentes à obtenção 120 créditos ECTS,

Leia mais

1º SEMINARIO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

1º SEMINARIO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Cidadã: incluir, aprender, transformar. Avenida Wenceslau Fontoura nº 211 Nova Americana Alvorada/RS Telefone 51-30448666 Smed-pedagogico@alvorada.rs.gov.br

Leia mais

Seminário de Empreendedorismo nos Países de. Língua Oficial Portuguesa

Seminário de Empreendedorismo nos Países de. Língua Oficial Portuguesa Seminário de Empreendedorismo nos Países de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasil Empreendedorismo Língua Oficial Portuguesa Dia 22 de Novembro de 2011

Leia mais

Usar BPM desde o ensino ao mercado

Usar BPM desde o ensino ao mercado Usar BPM desde o ensino ao mercado Formação Continua no IPS-EST e na ULHT Nuno Pina Gonçalves Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal), Setúbal, Portugal nuno.pina@estsetubal.ips.pt

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Ludgero dos Santos Sequeira

CURRICULUM VITAE. Ludgero dos Santos Sequeira CURRICULUM VITAE Ludgero dos Santos Sequeira ÍNDICE 1. DADOS PESSOAIS.. 2 2. SITUAÇÃO PROFISSIONAL ACTUAL.3 3. FORMAÇÃO ACADÉMICA...4 4. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL...5 5. CARGOS DESEMPENHADOS..6 6. PARTICIPAÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO PROJECT MANAGEMENT CERTIFICATION

FORMAÇÃO PROJECT MANAGEMENT CERTIFICATION FORMAÇÃO PROJECT MANAGEMENT CERTIFICATION Formação Project Management Certification: Esta formação tem como objectivo a preparação para a certificação. A certificação é crucial, uma vez que reconhece os

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DADOS ESTATÍSTICOS EMPREGABILIDADE NOS CICLOS DE ESTUDOS DE ARQUITETURA E DESIGN EM PORTUGAL 2010

ANÁLISE COMPARATIVA DADOS ESTATÍSTICOS EMPREGABILIDADE NOS CICLOS DE ESTUDOS DE ARQUITETURA E DESIGN EM PORTUGAL 2010 ANÁLISE COMPARATIVA DADOS ESTATÍSTICOS EMPREGABILIDADE NOS CICLOS DE ESTUDOS DE ARQUITETURA E DESIGN EM PORTUGAL 2010 EMPREGABILIDADE A informação estatística recolhida neste documento é baseada no relatório

Leia mais

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013 SEMINÁRIO Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição Fundação Calouste Gulbenkian 15:30 Programa do seminário 15:30 - Receção aos participantes 16:00 - Sessão de Abertura Dr. Helena Ávila

Leia mais

3. Actividade Pedagógica e Cientifica. 1) Experiência no Ensino Superior Ao Nível do 2º Ciclo do Ensino Superior:

3. Actividade Pedagógica e Cientifica. 1) Experiência no Ensino Superior Ao Nível do 2º Ciclo do Ensino Superior: 1. Informação Biográfica Naturalidade: Coimbra (Sé Nova) Data de Nascimento: 10 de Fevereiro de 1970 Bilhete de Identidade: 8832094 de 12/10/2004 Coimbra Nacionalidade: Portuguesa Estado Civil: casada

Leia mais

Palestra: A CPLP E A EDUCAÇÃO. (Escola Stuart Carvalhais - 7 de Março de 2007)

Palestra: A CPLP E A EDUCAÇÃO. (Escola Stuart Carvalhais - 7 de Março de 2007) Palestra: A CPLP E A EDUCAÇÃO (Escola Stuart Carvalhais - 7 de Março de 2007) Excelentíssimos membros do Conselho Directivo, excelentíssimos professores, caríssimos alunos, É com enorme satisfação que

Leia mais

CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL

CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL Daniel Bessa Daniel Bessa Fernandes Coelho é desde junho de 2009 diretor geral da COTEC Portugal, Associação Empresarial para a Inovação. Desde junho

Leia mais

Comunicar PAPA. Jornal. Bento XVI recebe José Maria Neves no Vaticano. Administração Pública. www.governo.cv

Comunicar PAPA. Jornal. Bento XVI recebe José Maria Neves no Vaticano. Administração Pública. www.governo.cv Jornal Comunicar Administração Pública Governo de Cabo Verde Edição Gratuita Mensal nº18 Setembro de 2010 Edição Especial www.governo.cv www.governo.cv PAPA Bento XVI recebe José Maria Neves no Vaticano

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome PEREIRA, LUCÍLIA DOS SANTOS NUNES Morada 301, ORTIGOSA, EDIFÍCIO OÁSIS, 5100-076, LAMEGO, PORTUGAL Telefone 254 688 476 Telemóvel 963 481 872

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Nacionalidade VALDEZ FERREIRA MATIAS, VASCO JORGE Portuguesa Data de nascimento 28/09/1953 Endereço Electrónico vjvaldez@gmail.com

Leia mais

Curso(s): Licenciaturas em Engenharia Total de horas Aulas Teórico-Práticas 60 h

Curso(s): Licenciaturas em Engenharia Total de horas Aulas Teórico-Práticas 60 h UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA F A C U L D A D E D E E NGE N H ARIA Disciplina de DESENHO Contexto da Disciplina Horas de Trabalho do Aluno Curso(s): Licenciaturas em Engenharia Total de horas Aulas

Leia mais