Lei nº /1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª Tatiana Marcello

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª Tatiana Marcello"

Transcrição

1 Lei nº /1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª Tatiana Marcello

2 Edital ESTATUTO E REGIME JURÍDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (Lei Complementar Estadual n.º /94): Das Disposições Preliminares: arts. 1.º a 9.º; Do Provimento, Promoção, Vacância, Remoção e Redistribuição: arts. 10 a 61; Dos Direitos e Vantagens: arts. 62 a 157 e 167 a 176; Do Regime Disciplinar: arts. 177 a 197; Do Processo Administrativo Disciplinar: arts. 198 a 254. Obs.: não cai aposentadoria e previdência.

3 Agentes Públicos Agente público é toda pessoa que desempenha atividade administrativa, temporária ou não, com ou sem remuneração. Agente Público é a expressão mais ampla para designar de forma genérica aqueles sujeitos que exercem funções públicas. Quem quer que desempenhe funções estatais é um agente público enquanto as exercita.

4 Agentes Públicos Agentes Políticos Servidores Públicos (Estatuários) Servidores Estatais (Agentes Administrativos ou Servidores Públicos em sentido amplo) Empregados Públicos (Celetistas) Particulares em colaboração (Agentes honoríficos) Servidores Temporários (Contrato prazo determinado) cargo público emprego público função pública

5 Servidores Públicos Empregados Públicos Cargos Públicos (efetivos ou em comissão) Regime Estatutário ou Legal (Lei nº 8.112/1990) Administração Direta, Autarquias e Fundações Empregos Públicos Regime Celetista ou Trabalhista (CLT) Empresas Públicas e Soc. de Economia Mista

6 Lei nº /1994 A Lei nº /1994 é chamada de Estatuto do Servidor Público Civil do Estado do Rio Grande do Sul e regula o regime jurídico único dos servidores do Estado, sendo que cada ente federativo (União, Estados, Municípios, Distrito Federal) terá um Estatuto próprio. Art. 1º - Esta lei dispõe sobre o estatuto e o regime jurídico dos servidores públicos civis do Estado do Rio Grande do Sul, excetuadas as categorias que, por disposição constitucional, devam reger-se por estatuto próprio.

7 Disposições Preliminares Art. 2º. Servidor - pessoa legalmente investida em cargo público. Art. 3º. Cargo público - é o conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas a um servidor, mediante retribuição pecuniária paga pelos cofres públicos.

8 Os cargos públicos são: criados por lei (sempre, sem exceção); em número certo; com denominação própria (ex.: técnico judiciário da área administrativa do TJ-RS) acessíveis a todos os brasileiros que preencham os requisitos legais para a investidura e aos estrangeiros na forma da Lei Complementar; para provimento em caráter efetivo ou em comissão. É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

9 Carreira (regra) Isolado(exceção) Promoções grau a grau Efetivo Concurso Público (provas ou provas e títulos) Cargo Público Comissão Livre nomeação e exoneração (direção, chefia e assessoramento) Não são de carreira Preferencilamen te para servidores efetivos Merecimento e Antiguidade Alternadamente Estabilidade Sem estabilidade

10 Requisitos para o ingresso no serviço público: I - a nacionalidade brasileira; II - estar quite com as obrigações militares e eleitorais; III - idade mínima de 18 anos; IV - aptidão física e mental; V - estar no gozo dos direitos políticos; VI - ter atendido às condições prescritas para o cargo.

11 Sobre os requisitos anteriores: Exigível a comprovação dos requisitos no momento da posse! De acordo com as atribuições peculiares do cargo, poderão ser exigidos outros requisitos a serem estabelecidos em lei. Aptidão física e mental (exames médicos) Antes da posse, o candidato passará por inspeção médica realizada pelo órgão de perícia oficial. Candidatos julgados temporariamente inaptos poderão requerer nova inspeção médica, no prazo de 30 dias, a contar da data que dela tiverem ciência. Integrará a inspeção médica de que trata o artigo anterior, o exame psicológico, que terá caráter informativo.

12 PROVIMENTO Provimento é o ato administrativo pelo qual a pessoa física vincula-se à Administração Pública ou a um novo cargo, para prestação de um serviço. Importante: A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

13 Formas de provimento de cargo público: NAR4 Nomeação Aproveitamento Readaptação Reversão Reintegração Recondução

14 Nomeação Nomeação é forma originária de provimento de cargo público por pessoa física e pode ser: Nomeação em comissão quando se tratar de cargo de confiança (de livre nomeação e exoneração). Nomeação em caráter efetivo quando se tratar de candidato aprovado em concurso público para provimento em cargo efetivo de carreira ou isolado. Concurso Nomeação Posse Exercício Estágio Probatório Estabilida de Promoção

15 Concurso Público Será de provas ou de provas e títulos (títulos que tenham relação direta com as atribuições do cargo, não podendo somar mais de 25% do total dos pontos). A nomeação obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos aprovados, salvo opção do candidato por última chamada. Validade de até 2 anos, prorrogáveis uma única vez, por igual período. Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. Pessoas portadoras de deficiência têm direito de se inscreverem em concursos para provimento de cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a sua deficiência.

16 Posse É a aceitação expressa do cargo: aprovada em concurso público e nomeada, a pessoa terá direito subjetivo à posse, que dar-se-á pela assinatura do respectivo termo. A posse deve ocorrer no prazo de 15 dias contados do da nomeação (prorrogável por mais 15, a pedido do interessado), sob pena desta se tornar sem efeito a nomeação. A posse poderá dar-se mediante procuração específica. São competentes para dar posse: o Governador do Estado, aos titulares de cargos de sua imediata confiança; os Secretários de Estado e os dirigentes de órgão diretamente ligados ao chefe do Poder Executivo, aos seus subordinados hierárquicos.

17 Exercício É o efetivo desempenho das atribuições do cargo. O servidor deverá entrar em exercício em até 30 dias contados da posse, sob pena de sob pena de tornar-se sem efeito sua nomeação. Compete à chefia imediata da unidade administrativa onde for lotado o servidor, dar-lhe exercício.

18 Estágio Probatório Segundo expresso no Estatuto (art. 28), estágio probatório é o período de 2 (dois) anos em que o servidor, nomeado em caráter efetivo, ficará em observação e durante o qual será verificada a conveniência ou não de sua confirmação no cargo. No entanto, ATENÇÃO, esse prazo é inconstitucional, já que após a Medida Provisória 19/98, o prazo de estágio probatório seria equivalente aos 3 anos da estabilidade (CF Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público). Além disso, o Decreto nº 44376/2006 institui que: Art. 1º - Estágio Probatório é o período de três anos de exercício do servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo.

19 Durante o estágio probatório será verificada a conveniência ou não da confirmação no cargo ao servidor, mediante a apuração dos seguintes Fatores: PERDA Produtividade: avalia a qualidade na apresentação do trabalho, a capacidade em assimilar e aplicar os ensinamentos na execução de suas atividades. Eficiência: avalia o grau de conhecimento, o modo como utiliza e mantém o material e equipamentos, o modo como executa suas atividades e o grau de iniciativa para solucionar problemas. Responsabilidade: analisa como cumpre suas obrigações, o interesse e a disposição na execução de suas atividades. Disciplina: verifica a integração às regras, normas e procedimentos estabelecidos para o bom andamento do serviço, bem como a forma com que se relaciona no ambiente de trabalho. Assiduidade: avalia a freqüência e o cumprimento do horário de trabalho.

20 O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. A inabilitação no estágio dependerá de processo administrativo prévio (não é disciplinar PAD) Observações: 1. É admitido que a pessoa opte pelo retorno ao cargo de origem. 2. Em regra, se fizer concurso para novo cargo, haverá novo estágio probatório. 3. Pode exercer cargo em comissão ou função de confiança.

21 Estabilidade (diferente de efetividade) Aprovado no estágio probatório (de 3 anos), o servidor adquirirá estabilidade e só perderá o cargo em virtude de a) sentença judicial transitada em julgado ou de b) processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. Segundo a CF, o servido poderá perder o cargo, também, mediante procedimento de c) avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. Também poderá perder o cargo em caso de d) despesa de pessoal acima dos limites legais (art. 169, CF). A LC n. 101/200 (Lei de Responsabilidade Fiscal) estabelece que o limite de despesa com pessoal da União é de 50% da receita líquida; dos Estados e Municípios é de 60%. Ultrapassados esses limites, o ente deverá tomar as seguintes providências: a) reduzir em pelo menos 20% as despesas com cargos em comissão e funções de confiança; b) exoneração dos servidores não estáveis; c) se ainda assim ficar fora dos limites legais, o servidor estável poderá perder o cargo.

22 Promoção Promoção é a passagem do servidor de um grau para o imediatamente superior, dentro da respectiva categoria funcional. Ocorre apenas nos cargos que possuem planos de carreira, sendo que os critérios para a promoção são merecimento e antiguidade, alternadamente. Será anulado, em benefício do servidor a quem cabia por direito, o ato que formalizou indevidamente a promoção, sendo que o servidor a quem cabia a promoção receberá a diferença de retribuição a que tiver direito.

23 15 dias (+ 15) Até 30 dias Concurso Nomeação Posse Exercício 3 anos PERDA Estágio Probatório Estabilida de Promoção

24 Importante: Tornar sem efeito é diferente de anular (anulação é quando tem ilegalidade, ex. foi nomeado sem concurso público). Exoneração é diferente de demissão (demissão é penalidade, quando ex. roubou a Administração), tanto que no serviço público ninguém pede para ser demitido e sim exonerado.

25 Readaptação Readaptação é a forma de investidura do servidor estável em cargo de atribuições e responsabilidades mais compatíveis com sua vocação ou com as limitações que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, podendo ser processada a pedido ou ex- officio. A readaptação será efetivada, sempre que possível, em cargo compatível com a aptidão do servidor, observada a habilitação e a carga horária exigidas para o novo cargo. No caso de inexistência de vaga, serão cometidas ao servidor as atribuições do cargo indicado, até que se disponha deste para o regular provimento (trabalhará até que surja nova vaga). Se o resultado da inspeção médica concluir pela incapacidade para o serviço público, será determinada a aposentadoria do readaptando.

26 Reintegração Reintegração é o retorno do servidor demitido ao cargo anteriormente ocupado, ou ao resultante de sua transformação, em conseqüência de decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de prejuízos decorrentes do afastamento. Ex.: servidor foi demitido, mas ingressa com ação judicial alegando ilegalidade e o Judiciário determina seu retorno (reintegração), com o recebimento de tudo o que deixou de ganhar após a demissão. Se o cargo tiver sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade. Se o cargo encontrar-se provido, o seu eventual ocupante será a) reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou b) aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em c) disponibilidade. O servidor reintegrado será submetido à inspeção médica e, verificada a incapacidade para o serviço público, será aposentado.

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração Pública.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello AGENTES PÚBLICOS Prof.ª Tatiana Marcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Regime Jurídico Único: Lei 8.112/1990 e alterações, direitos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Direito Administrativo - Tatiana Marcello - 10 aulas -

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação Noções de organização

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Edital Regime Jurídico dos Agentes Públicos 1. Normas Constitucionais Pertinentes aos Servidores Públicos. 2. Direitos,

Leia mais

Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª Tatiana Marcello Edital ESTATUTO E REGIME JURÍDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello @tatianamarcello www.tatianamarcello.com.br Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 4.550, DE 14 DE AGOSTO DE 2003

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 4.550, DE 14 DE AGOSTO DE 2003 PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 4.550, DE 14 DE AGOSTO DE 2003 Aprova o Regulamento do Estágio Probatório a que estão sujeitos os servidores públicos do Município de Pelotas

Leia mais

DECRETO Nº 33.871, DE 23 DE AGOSTO DE 2012.

DECRETO Nº 33.871, DE 23 DE AGOSTO DE 2012. Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 33.871, DE 23 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre o pagamento da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso aos servidores públicos

Leia mais

5.5.34.1. Aquisição de estabilidade versus estágio probatório

5.5.34.1. Aquisição de estabilidade versus estágio probatório Capítulo 5 Administração Pública e Servidores Públicos Disposições Constitucionais 177 que, até aquela data, já haviam tomado posse mas ainda não tinham adquirido a estabilidade, exigindo-lhes, entretanto,

Leia mais

30/06/2017. Professor Marcos Girão DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

30/06/2017. Professor Marcos Girão DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Professor Marcos Girão DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1 Art. 1º O Estatuto do Servidor Público é a norma legal regulamentadora da situação funcional de servidores públicos, podendo ser considerado como o conjunto

Leia mais

DECRETO Nº 3739-12/11/2008

DECRETO Nº 3739-12/11/2008 DECRETO Nº 3739-12/11/2008 Publicado no Diário Oficial Nº 7848 de 12/11/2008 Súmula: Dispõe sobre o regulamento da promoção para os servidores ativos, das Carreiras do Quadro Próprio do Poder Executivo-QPPE...

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Edital Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Provimento: Nomeação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOMBRIO/SC PROCESSO SELETIVO N.º 002/2015

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOMBRIO/SC PROCESSO SELETIVO N.º 002/2015 ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOMBRIO/SC PROCESSO SELETIVO N.º 002/2015 O Prefeito Municipal de Sombrio, usando das atribuições que lhes são conferidas pela Lei Orgânica do Município,

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos EDITAL Nº 240-SARH A SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, apenas pela internet, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS. Denominação do cargo n.º de cargos padrão Jornada Assessor jurídico 01 11 12 h/semanais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS. Denominação do cargo n.º de cargos padrão Jornada Assessor jurídico 01 11 12 h/semanais LEI MUNICIPAL Nº 507/2009, de 05 de março de 2009. Cria cargo de Assessor Jurídico, de provimento efetivo do Poder Legislativo do Município de Novo Xingu, estabelece atribuições e dá outras providências.

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE PESSOAL NO SERVIÇO PÚBLICO

CONTRATAÇÃO DE PESSOAL NO SERVIÇO PÚBLICO CONTRATAÇÃO DE PESSOAL NO SERVIÇO PÚBLICO Alex Sandro Lial Sertão Assessor Jurídico TCE/PI Parnaíba - Junho - 2011 COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DE CONTAS 1. Artigo 71, inciso III, combinado com o art. 75, da

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº. DE 02 DE OUTUBRO DE 2012 SUMÁRIO

ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº. DE 02 DE OUTUBRO DE 2012 SUMÁRIO SUMÁRIO DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 05 DO CARGO PÚBLICO E DA FUNÇÃO GRATIFICADA DE CONFIANÇA... 05 DO PROVIMENTO E DA VACÂNCIA... 07 DO PROVIMENTO... 07 Disposições gerais... 07 Do concurso público...

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização

Leia mais

Curso de Legislação de Recursos Humanos. Módulo 02. Regime Jurídico. Provimento. Vacância e Disponibilidade

Curso de Legislação de Recursos Humanos. Módulo 02. Regime Jurídico. Provimento. Vacância e Disponibilidade Curso de Legislação de Recursos Humanos Módulo 02 Regime Jurídico Provimento Vacância e Disponibilidade Curso de Legislação de Recursos Humanos 2 TEMA 01 - REGIME JURÍDICO DE TRABALHO BREVE HISTÓRICO Na

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Noções de Direito Administrativo 3 Agentes públicos. 3.1 Regime

Leia mais

Estado de Santa Catarina PREFEITURA DE LAURO MULLER Edital de Processo Seletivo Simplificado

Estado de Santa Catarina PREFEITURA DE LAURO MULLER Edital de Processo Seletivo Simplificado PROCESSO N o 001/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO nº 001/2013 A Prefeitura de Lauro Muller-SC, através da Secretaria Municipal da Educação e dos Esportes e da Comissão de Processo Seletivo

Leia mais

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies)

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) 1 ESTATUTO OBS I = segundo o STF não há direito adquirido

Leia mais

LEI Nº 768 DE 07 DE DEZEMBRO DE 1992

LEI Nº 768 DE 07 DE DEZEMBRO DE 1992 LEI Nº 768 DE 07 DE DEZEMBRO DE 1992 Dispõe sobre o ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ARRAIAL DO CABO, e da outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE ARRAIAL DO CABO aprovou e eu, FRANCISCO

Leia mais

Direito Administra.vo

Direito Administra.vo Direito Administra.vo facebook.com/professorata0anamarcello facebook.com/ta0anamarcello @ta0anamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital Direito Administrativo. Conceito de direito administrativo. Origem e desenvolvimento

Leia mais

CIRCULAR GEPE N.º 007/2005. Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE.

CIRCULAR GEPE N.º 007/2005. Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE. CIRCULAR GEPE N.º 007/2005 De: Para: Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE. ASSUNTOS 1. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos EDITAL Nº 081-SARH O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, apenas pela internet, as inscrições para Processo Seletivo Simplificado-Prova

Leia mais

ESTADO DA BAHIA Prefeitura Municipal de Canarana Praça da Matriz, 224 Centro CEP: 44.890-000 Canarana-BA CNPJ 13.714.464/0001-01

ESTADO DA BAHIA Prefeitura Municipal de Canarana Praça da Matriz, 224 Centro CEP: 44.890-000 Canarana-BA CNPJ 13.714.464/0001-01 LEI COMPLEMENTAR 088/2009 ESTABELECE A ESTRUTURA DE CARGOS, NÚMERO DE VAGAS E VENCIMENTOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CANARANA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O PREFEITO MUNICIPAL DE CANARANA, ESTADO DA BAHIA,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GABINETE DO SECRETÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GABINETE DO SECRETÁRIO EDITAL N 006/2011 Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de cargos em caráter temporário, para compor a Rede Municipal de Saúde, com fulcro na Lei n 4.302/1994 alterada pela Lei nº 6.690/2005,

Leia mais

2.- Será Reaberta as Inscrições no período de 08 de abril de 2016 as 17h a 28 de abril as 12h, conforme disposto nos itens a seguir:

2.- Será Reaberta as Inscrições no período de 08 de abril de 2016 as 17h a 28 de abril as 12h, conforme disposto nos itens a seguir: A Prefeitura Municipal de Monte Azul Paulista Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais nos termos do artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, sob a organização da empresa Instituto

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos da União

Perguntas e respostas sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos da União Perguntas e respostas sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos da União 1) O que é o Regime de Previdência Complementar? É um dos regimes que integram o Sistema

Leia mais

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS EXERCICIOS

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS EXERCICIOS ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS EXERCICIOS 01 (FCC - adaptada) - A apuração de irregularidade praticada por servidor estadual do Rio de Janeiro será feita mediante a) apuração sumária, se se tratar de

Leia mais

Árvore de Procedimentos de Recursos Humanos

Árvore de Procedimentos de Recursos Humanos Árvore de Procedimentos de Recursos Humanos Administrar Recursos Humanos CF Administrar Cargos e Funções-atividade VF Administrar Vida Funcional DJ Cumprir Decisão Judicial - Obrigação de Fazer CF Administrar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 02/DDP/PRODEGESP/2016, de 12 de maio de 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 02/DDP/PRODEGESP/2016, de 12 de maio de 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 02/DDP/PRODEGESP/2016, de 12 de maio de 2016. A Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas DDP/PRODEGESP da Universidade Federal de Santa Catarina,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 26, DE 27 DE JUNHO DE 2008. Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Itapetininga.

LEI COMPLEMENTAR Nº 26, DE 27 DE JUNHO DE 2008. Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Itapetininga. LEI COMPLEMENTAR Nº 26, DE 27 DE JUNHO DE 2008. Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Itapetininga. ROBERTO RAMALHO TAVARES, Prefeito do Município de Itapetininga, Estado de

Leia mais

LEI Nº 12.874, de 23 de dezembro de 1998

LEI Nº 12.874, de 23 de dezembro de 1998 LEI Nº 12.874, de 23 de dezembro de 1998 APROVA O PLANO DE CARGOS E CARREIRAS DOS SERVIDORES DA AGÊNCIA REGULADORA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO - ARCE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR DO Faço

Leia mais

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 8.200, DE 07 DE OUTUBRO DE 2010.

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 8.200, DE 07 DE OUTUBRO DE 2010. DECRETO Nº 8.200, DE 07 DE OUTUBRO DE 2010. ESTABELECE NORMAS PARA ADMISSÃO E CADASTRO RESERVAS DE SERVIDORES EM DESIGNAÇÃO TEMPORARIA PARA AS FUNÇÕES QUE ESPECIFICA. O PREFEITO DE NOVA VENÉCIA, no uso

Leia mais

LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO

LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PROCEDIMENTO FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Licença concedida em decorrência de dano físico ou

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 112, DE 13 DE JANEIRO DE 2010.

LEI COMPLEMENTAR Nº 112, DE 13 DE JANEIRO DE 2010. LEI COMPLEMENTAR Nº 112, DE 13 DE JANEIRO DE 2010. Altera a Lei Complementar nº 81, de 10 de agosto de 2004, que institui as carreiras do Grupo de Atividades Jurídicas do Poder Executivo, e a Lei Complementar

Leia mais

1.4. O presente Edital contém os seguintes anexos:

1.4. O presente Edital contém os seguintes anexos: Universidade Federal do Rio de Janeiro Concurso Público para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior Edital Nº 215, de 29 de junho de 2016 O Magnífico Reitor

Leia mais

FORTALEZA DO TABOCÃO TO PREFEITURA TRABALHANDO

FORTALEZA DO TABOCÃO TO PREFEITURA TRABALHANDO 1 Lei nº 07/99, de 18 de junho de 1999 DÁ NOVA REDAÇÃO À LEI Nº 042/94, QUE DISPÕE SOBRE O REGIMENTO JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, DAS AUTARQUIAS E DAS FUNDAÇÕES PÚBLICAS DO MUNICIPIO DE FORTALEZA

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO LEI COMPLEMENTAR Nº 385, DE 1º DE JULHO DE 2010. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais de Porto Velho, das autarquias, das fundações Públicas municipais. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

O Congresso Nacional decreta:

O Congresso Nacional decreta: Regulamenta os 4º e 5º do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2º da Emenda Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos EDITAL Nº 080 - SARH O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, apenas pela internet, as inscrições para Processo Seletivo Simplificado-Prova

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRT-SC Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Administrativos Servidores Públicos Empregados

Leia mais

TÍTULO I...4 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...4 CAPÍTULO ÚNICO...4 TÍTULO II...5 DO PROVIMENTO E DA VACÂNCIA...5 CAPÍTULO I...5 SEÇÃO I...

TÍTULO I...4 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...4 CAPÍTULO ÚNICO...4 TÍTULO II...5 DO PROVIMENTO E DA VACÂNCIA...5 CAPÍTULO I...5 SEÇÃO I... TÍTULO I...4 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...4 CAPÍTULO ÚNICO...4 TÍTULO II...5 DO PROVIMENTO E DA VACÂNCIA...5 CAPÍTULO I...5 SEÇÃO I...5 DISPOSIÇÕES GERAIS...5 SEÇÃO II...6 DO CONCURSO...6 SEÇÃO III...6

Leia mais

Câmara Municipal de Blumenau Estado de Santa Catarina

Câmara Municipal de Blumenau Estado de Santa Catarina LEI COMPLEMENTAR Nº 660/07 DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PODER EXECUTIVO, SUAS AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES PÚBLICAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. JOÃO PAULO KLEINÜBING, Prefeito Municipal

Leia mais

Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta.

Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta. Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta. JULHO DE 2006 Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2011 Processo seletivo para Admissão de Professores em Caráter Temporário. ODENIR FELIZARI, Prefeito de Rio do Oeste, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições

Leia mais

Intensivão de Exercícios

Intensivão de Exercícios Intensivão de Exercícios Identifique se a questão está certa ou errada. Os gabaritos serão dados durante a transmissão do evento. AGENTES PÚBLICOS 1) A investidura em cargo ou emprego público, incluindo-se

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GABINETE DO SECRETÁRIO EDITAL Nº. 002/2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GABINETE DO SECRETÁRIO EDITAL Nº. 002/2010 Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de cargos em caráter temporário, com fulcro na Lei Municipal nº 6.690/2005 que alterou o art. 4º, da Lei Municipal nº 4.302/1994 e no Decreto 5727/2008,

Leia mais

PORTARIA n.º 064-CG/14 RESOLVE:

PORTARIA n.º 064-CG/14 RESOLVE: PORTARIA n.º 064-CG/14 Dispõe sobre a avaliação do estágio probatório de Soldado 1ª Classe PM/BM e dá outras providências. O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, no uso de suas atribuições e,

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 061/2011, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2011.

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 061/2011, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2011. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 061/2011, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2011. Dispõe sobre a atualização do Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Boituva. Assunta Maria Labronici Gomes, Prefeita do Município

Leia mais

( ) Professor Educação Infantil: Formação Completa em Pedagogia ou Curso Normal Superior com Habilitação em Educação Infantil.

( ) Professor Educação Infantil: Formação Completa em Pedagogia ou Curso Normal Superior com Habilitação em Educação Infantil. Check List para entrega de documentos Obs: trazer os documentos na ordem que segue abaixo FOTOCÓPIAS: ( ) Comprovação da idade mínima de 18 (dezoito) anos completados até a data de nomeação; ( ) (2) Cópias

Leia mais

Processo seletivo ADRA/Prefeitura Municipal de Cariacica. Conforme oferta descrita no quadro a seguir:

Processo seletivo ADRA/Prefeitura Municipal de Cariacica. Conforme oferta descrita no quadro a seguir: Processo seletivo ADRA/Prefeitura Municipal de Cariacica Conforme oferta descrita no quadro a seguir: FUNÇÃO Assistente Social REQUISITOS Completo em Serviço Social; Experiência profissional desejável:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 050/DDP/2016, de 03 de março de 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 050/DDP/2016, de 03 de março de 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 050/DDP/2016, de 03 de março de 2016. O Diretor em exercício do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas DDP, da Universidade Federal de Santa Catarina,

Leia mais

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 8.365, DE 18 DE JANEIRO DE 2011.

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 8.365, DE 18 DE JANEIRO DE 2011. DECRETO Nº 8.365, DE 18 DE JANEIRO DE 2011. ESTABELECE NORMAS PARA ADMISSÃO E CADASTRO DE RESERVAS DE SERVIDORES EM DESIGNAÇÃO TEMPORARIA PARA AS FUNÇÕES QUE ESPECIFICA. O PREFEITO DE NOVA VENÉCIA, no

Leia mais

Dispõe sobre o módulo e a movimentação dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar QAE e do Quadro da Secretaria da Educação QSE

Dispõe sobre o módulo e a movimentação dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar QAE e do Quadro da Secretaria da Educação QSE terça-feira, 3 de maio de 2016 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 126 (80) 31- Resolução SE 29, de 2-5-2016 Dispõe sobre o módulo e a movimentação dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Leia mais

Os Agentes públicos e seu Regime Jurídico

Os Agentes públicos e seu Regime Jurídico Os Agentes públicos e seu Regime Jurídico Servidor Público Agente Público Qualquer um que desempenha funções estatais, enquanto os exercita é um agente público (presidente, concessionárias, professor substituto)

Leia mais

MENSAGEM Nº 072 /2013. Senhor Presidente, Senhores Vereadores,

MENSAGEM Nº 072 /2013. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, MENSAGEM Nº 072 /2013 Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Submeto à análise de Vossas Excelências e à superior deliberação desse Poder Legislativo o anexo Projeto de Lei que FIXA os níveis salariais

Leia mais

Município de Carapicuíba Estado de São Paulo

Município de Carapicuíba Estado de São Paulo EDITAL Nº 020/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL PROGRAMA DA SAÚDE DA FAMILIA A Comissão Permanente de Acompanhamento de Processo Seletivo do Município de Carapicuíba faz

Leia mais

ESTADO DE RONDÔNIA. LEI COMPLEMENTAR Nº 68, DE 09 DE DEZEMBRO DE 1.992 1 D.O.E. Nº 2674, DE 09/12/92 - Suplemento 2.

ESTADO DE RONDÔNIA. LEI COMPLEMENTAR Nº 68, DE 09 DE DEZEMBRO DE 1.992 1 D.O.E. Nº 2674, DE 09/12/92 - Suplemento 2. ESTADO DE RONDÔNIA LEI COMPLEMENTAR Nº 68, DE 09 DE DEZEMBRO DE 1.992 1 D.O.E. Nº 2674, DE 09/12/92 - Suplemento 2. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia, das

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos EDITAL Nº 181-SARH O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, apenas pela internet, as inscrições para Processo Seletivo Simplificado-Prova

Leia mais

RETIFICAÇÃO ANEXO IV DECLARAÇÃO

RETIFICAÇÃO ANEXO IV DECLARAÇÃO RETIFICAÇÃO No Edital de Credenciamento nº 001/2008 Credenciamento de Entidades Médicas e Psicológicas, publicado no Diário Oficial Paraná Comércio, Indústria e Serviços, de 25 de junho de 2008, página

Leia mais

DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Lei 1.614-24/01/1990 Início Anterior Próxima LEI Nº 1614, DE 24 DE JANEIRO DE 1990. DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO

Leia mais

Lei Complementar nº 959, de 13/09/2004 Dispõe sobre a reestruturação da carreira de Agente de Segurança Penitenciária, e dá providências correlatas

Lei Complementar nº 959, de 13/09/2004 Dispõe sobre a reestruturação da carreira de Agente de Segurança Penitenciária, e dá providências correlatas Lei Complementar nº 959, de 13/09/2004 Dispõe sobre a reestruturação da carreira de Agente de Segurança Penitenciária, e dá providências correlatas O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 091/DDP/2016, de 19 de abril de 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 091/DDP/2016, de 19 de abril de 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 091/DDP/2016, de 19 de abril de 2016 A Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas DDP da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas

Leia mais

Lei nº.597, de 16 de dezembro de 2008.

Lei nº.597, de 16 de dezembro de 2008. Lei nº.597, de 16 de dezembro de 2008. Modifica a Lei 205 de 20 de Outubro de 1971 que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Funcionários Públicos do Município de Olho d Água das Flores - Al, e da outras

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 003/SME/13

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 003/SME/13 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 003/SME/13 As Secretarias Municipais da Administração e da Educação do Município de São José dos Campos, nos termos do disposto na Lei Complementar

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mangaratiba

Prefeitura Municipal de Mangaratiba Legislações referentes à Lei n 47/97: 62/98, 152/99(Ref. ao anexo), 204/00, 227/00(Ref. ao anexo), 240/00(Ref. ao anexo), 372/02(Ref. ao anexo) e Decretos n 1003/05 e 1014/05). LEI N.º 047, DE 30 DE DEZEMBRO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Servidores Públicos Empregados Públicos Servidores Temporários

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos EDITAL Nº 262 - SARH A SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, apenas pela internet, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado

Leia mais

DECRETO Nº 914, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2007.

DECRETO Nº 914, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2007. DECRETO Nº 914, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2007. Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

DISPÕE SOBRE O ENSINO DE BOMBEIRO-MILITAR NO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DISPÕE SOBRE O ENSINO DE BOMBEIRO-MILITAR NO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI Nº 599, DE 09 DE NOVEMBRO DE 1982. DISPÕE SOBRE O ENSINO DE BOMBEIRO-MILITAR NO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Faço

Leia mais

XXXII COLÓQUIO NACIONAL DA ATAM

XXXII COLÓQUIO NACIONAL DA ATAM XXXII COLÓQUIO NACIONAL DA ATAM A MOBILIDADE INTERNA E A MOBILIDADE ESPECIAL. A CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO POR MÚTUO ACORDO A SUA UTILIZAÇÃO NO CONTEXTO AUTÁRQUICO Lagoa, 30 de outubro de 2012 José

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 912 de 13 de dezembro de 2011.

LEI COMPLEMENTAR Nº 912 de 13 de dezembro de 2011. LEI COMPLEMENTAR Nº 912 de 13 de dezembro de 2011. ANEXO VIII TABELAS DE FORMAS DE AVALIAÇÃO PARA FINS DE CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA EVOLUÇÃO VERTICAL Agente Administrativo funções no cargo; cargo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11/2004

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11/2004 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11/2004 Ver também IN 01/05 Revogada pela IN 7/09 Altera a Instrução Normativa n. 12/2002, que dispõe sobre a remessa de processos de aposentadoria, reforma e pensão da Administração

Leia mais

PREFEITURA DE GUARULHOS

PREFEITURA DE GUARULHOS PREFEITURA DE GUARULHOS SECRETARIA ESPECIAL DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS Decretos: 15.159, 17.641, 22.462. Texto Compilado LEI Nº 1.429, DE 19 DE NOVEMBRO DE 1968. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos funcionários

Leia mais

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIJÓ Processo Seletivo Simplificado n 04/2013 EDITAL N.º 019/2013

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIJÓ Processo Seletivo Simplificado n 04/2013 EDITAL N.º 019/2013 EDITAL N.º 019/2013 ABRE CONCURSO PÚBLICO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS. O Prefeito do Município de Feijó, Estado do Acre, e a Comissão do Processo Seletivo Simplificado, constituída pela Portaria

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI LEI COMPLEMENTAR Nº. 05/2011. Dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Ensino Público de Alto Taquari-MT O PREFEITO MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI, Estado de Mato Grosso, Maurício

Leia mais

Prefeitura Municipal de São José dos Campos Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura Municipal de São José dos Campos Secretaria Municipal de Educação PORTARIA N.º 116./SME/2006 Dispõe sobre o processo de atribuição de classes e aulas disponíveis durante o ano letivo, e as decorrentes de ausências ou afastamentos dos titulares. A Secretária de Educação

Leia mais

Município de Vitória da Conquista/BA

Município de Vitória da Conquista/BA Dispõe sobre a criação dos cargos públicos de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias de Vitória da Conquista, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARITINGA ESTADO DE SÃO PAULO

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARITINGA ESTADO DE SÃO PAULO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 01/2015 Dr. Fulvio Zuppani, Prefeito Municipal de Taquaritinga, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais inerentes ao seu cargo, torna público a abertura de

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

DECRETO Nº 4.175, DE 27 DE MARÇO DE 2002

DECRETO Nº 4.175, DE 27 DE MARÇO DE 2002 DECRETO Nº 4.175, DE 27 DE MARÇO DE 2002 Estabelece limites para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA

Leia mais

Corregedoria. Apostila nº 2 Orientadora da Aplicação do Processo e do Regime Disciplinar. Legislação Básica. Outubro de 2015

Corregedoria. Apostila nº 2 Orientadora da Aplicação do Processo e do Regime Disciplinar. Legislação Básica. Outubro de 2015 Corregedoria Apostila nº 2 Orientadora da Aplicação do Processo e do Regime Disciplinar Legislação Básica Outubro de 2015 Setor de Autarquias Sul - SAS, Quadra 6, Bloco O, 4º andar - Brasília, DF - CEP:

Leia mais

Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Educação Gabinete do Secretário EDITAL Nº 04/2016

Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Educação Gabinete do Secretário EDITAL Nº 04/2016 EDITAL Nº 04/2016 O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO no uso das suas atribuições legais e regulamentares, tendo em vista o disposto do art. 90, da Constituição Estadual, do art. 82, da Lei nº. 9.394 de

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MUNICÍPIO DE PARELHAS Palácio Severino da Silva Oliveira GABINETE DO PREFEITO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE Nº 001/2016:

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MUNICÍPIO DE PARELHAS Palácio Severino da Silva Oliveira GABINETE DO PREFEITO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE Nº 001/2016: EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE Nº 001/2016: O PREFEITO MUNICIPAL DE PARELHAS, Estado do Rio Grande do Norte, FRANCISCO ASSIS DE MEDEIROS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município;

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA A C Ó R D Ã O CSJT VA/CGR/got CONTROLE DE LEGALIDADE. RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 122/2007 DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 23ª REGIÃO. ILEGALIDADE. DECISÃO Nº 606/1999-PLENÁRIO

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE LINS

CÂMARA MUNICIPAL DE LINS ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CIVIS DO MUNICÍPIO DE LINS LEI COMPLEMENTAR nº 97, de 07/01/92. Atualizada até 11/12/14. Alterada pelas Leis Complementares nºs: 106, de 04/03/92; 125, de 15/10/92; 246,

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 33.564, DE 09 DE MARÇO DE 2012. Regulamenta as hipóteses de impedimento para a posse e exercício na administração pública direta

Leia mais