Este capítulo descreve abordagens as quais deveriam ser usadas em revisões Cochrane para selecionar os estudos e decidir quais dados apresentar.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Este capítulo descreve abordagens as quais deveriam ser usadas em revisões Cochrane para selecionar os estudos e decidir quais dados apresentar."

Transcrição

1 Ft. Andrea H. Kayo

2 Introdução Este capítulo descreve abordagens as quais deveriam ser usadas em revisões Cochrane para selecionar os estudos e decidir quais dados apresentar. Os métodos usados para estas decisões devem ser transparentes, e devem ser escolhidos para minimizar viés e erros humanos.

3 Selecionando estudos Uma revisão Cochrane é uma revisão de estudos que encontram critérios pré-específicos para inclusão na revisão. Uma vez que cada estudo pode ter sido registrado em vários artigos, resumosou outras publicações, uma busca compreenssivapor estudos para um revisão pode identificar muitas publicações de estudos potencialmente relevantes. 1. Link de todas as publicações do mesmo estudo. 2. Usar as informações disponíveis em várias publicações para determinar quais estudos são elegíveis para inclusão.

4 Identifica múltiplas publicações do mesmo estudo. Publicação duplicada pode levar a viéses substanciais se estudos são inavertidamente incluídos mais de uma vez em uma metaanálise (Tramèr 1997). Pode ser difícil de detectar publicação duplicada: Alguns critérios úteis: Nome Autores(a maioria das publicações duplicadas tem autores em comum, embora isso não seja sempre o caso); Local e Ambiente (particularmente se Instituições, tais como hospitais, são nomeados); Detalhes Específicos das Intervenções (i.e. dose, frequência);

5 ...publicação duplicada Número de Participantes e Dados Iniciais Data e Duração do Estudo (os quais podem também esclarecer se diferentes tamanhos de amostra são devido a diferentes períodos de recrutamento) o Onde permanecer incertezas depois de considerar estes e outros fatores, pode ser necessário correponder-se com o autor da publicação.

6 Selecionando os Estudos O processodeve ser detalhadoem um protocolopara a revisão. 1. Juntar os resultados da pesquisa usando um software de gerenciamento de referências e remover registros duplicados da mesma publicação. 2. Examine títulos e resumos para remover publicações obviamente irrelevante. (autores devem ser mais abertos neste estágio) 3. Recupere o texto completo de publicações potencialmente relevantes. 4. Interligue várias publicações do mesmo estudo. 5. Examine publicações com texto completo para observar os estudos com critérios de elegibilidade. 6. Corresponda-se com investigadores, quando apropriado, para esclarecer eligibilidade do estudo (pode ser apropriado para solicitar informações adicionais, tais como falta de dados). 7. Tome a decisão final sobre a inclusão do estudo e proceda com a coleta de dados.

7 Implementando o processo de seleção do estudo. Decisões sobre quais estudos incluir em uma revisão está entre a decisão mais difíceis que são feitas no processo de revisão. Envolvem julgamento. Para assegurar que estes julgamentos são reprodutíveis, é desejável mais de uma autor para partes repetidas do processo. Na prática, a abordagem exata pode variar de revisão para revisão, dependendo em parte da experiencia e expertise dos autores da revisão.

8 Implementando o processo de seleção do estudo. Os autores devem primeiro decidir se mais de um deles irá avaliar os títulose resumosdos registros recuperados da busca. Usando no mínimo 2 autores, pode reduzir a possibilidade que publicações relevantes sejam descartadas (Edward 2002). Especialistas de áreas particulares frequentemente tem opiniões préformada que podem tendenciar suas avaliações de ambos a relevancia e validade dos artigos (Cooper 1989). É importante que no mínimo um autor tenha conhecimento na área sob a revisão, pode ser uma vantagem ter o segundo autor que não é expert no assunto.

9 Implementando o processo de seleção do estudo. Alguns autores podem decidir que a avaliação da relevancia deveria ser feita por pessoas que são cegas ou mascaradas quanto a informação sobre o artigo. Entretanto, isso leva muito tempo, e pode não garantir recursos necessários e benefícios incertos em termos de proteção contra viés (Berlin 1997). Discordância, sobre se o estudo deveria ser incluído pode geralmente ser resolvido por uma discussão. As vezes, o motivo é um simples equívoco por parte de um dos autores da revisão.

10 Implementando o processo de seleção do estudo. Quando a discordância é devido a diferença na interpretação, poderá ser necessária a intermediação de mais uma pessoa. Ocasionalmente, não será possível resolver a discordância sobre a inclusão do estudo sem informações adicionais. Nesses casos, os autores podem escolher para categorizaro estudo em sua revisão como um estudo que está aguardando avaliação até que informações adicionais sejam obtidas dos autores do estudo. Em resumo, a seção métodos de ambos, protocolo e revisão deveria detalhar:

11 Detalhar: Métodos do protocoloe revisão Se mais de um autor examinou cada título e resumo para excluir publicações obviamente irrelevantes; Se aqueles que examinaram cada publicação de texto completo para determinar a elegibilidade fizeram isso independentemente (isso deveria ser feito por no mínimo 2 pessoas); Se as decisões acima foram feitas por especialistas na área, metodologistas, ou ambos; Se as pessoas que avaliaram a relevancia dos estudos conheciam os nomes dos autores, instituições, o jornal de publicação e resultados quando aplicaram os critérios de elegibilidade; e Quantas discordancias foram manuseadas.

12 Processo de seleção do estudo. Uma única falha no critério de elegibilidade é suficiente para um estudo ser excluído de uma revisão. Na prática, o critério de elegibilidade para cada estudo deveria ser avaliado em ordem de importância, então que a primeiro resposta não pode ser usada como uma razão primária para exclusão do estudo, e os demais critérios não serão avaliados.

13 Selecionando estudo excluídos Uma revisão Cochrane inclui uma lista de estudos excluídos. Listar os estudos excluídos, dando razões primárias para exclusão, os autores da revisão podem mostrar que considerações foram dadas a estes estudos. A lista dos estudos excluídos deveria ser tão breve quanto possível. Não devem ser listadas todas as publicações que foram identificadas em uma busca abrangente. Aqueles estudos que obviamente não preeenchem os critérios de inclusão para a revisão como tipo de estudo, tipo de participantes e tipo de intervenções, e em particular não devem ser listados, estudos que obviamente não foram randomizados se a revisão inclui apenas ensaios randomizados.

14 Medida de concordância Medidas formais de concordancia estão disponíveis para descrever a extensão a que avaliações por múltiplos autores sejam as mesmas. (Orwin 1994). Está descrito na seção como a estatística kappa pode ser calculada por medidas de concordancia entre 2 autores fazendo decisões simples inclusão/exclusão. Não é recomendada que a estatística Kappa seja calculada como padrão na revisão Cochrane, embora ela possa revelar problemas, especialmente em estágios iniciais do piloto. As razõespara qualquer discordânciadeveria ser explorada. Elas podem revelar a necessidade para rever os critérios de elegibilidade ou esquema de codificação dos dados coletados e qualquer mudança de resultado deveria ser publicado.

15 Quais dados coletar? Detalhes de métodos, participantes, ambiente, contexto, intervenções, desfechos, resultados, publicações e investigadores. Autores da revisão devem planejar com antecedência quais dados serão exigidos por sua revisão sistemática, e desenvolver uma estratégia para obte-los.

16 Extração e Coleta de Dados apresentação na tabela Características dos estudos incluídos

17 Fonte ID estudo ID registro ID autor da revisão Citação e detalhes para contato (dados criados pelo autor da revisão)

18 Elegibilidade do estudo Confirmar a elegibilidade para a revisão Razão para exclusão

19 Métodos Desenho do estudo Duração total do estudo *Geração de sequencia (Randomização) *Ocultação da sequencia de alocação *Cegamento *Outras preocupações sobre viés *Exigida descrição completa para padronizar itens na ferramenta Risco de Viés.

20 Ferramenta: Risco de Viés Diferentes métodos de pesquisa podem influenciar os resultados dos estudos por introduzir diferentes viéses aos resultados. Informação deveria ser coleta para facilitar a avaliação do risco de viés em cada estudo incluído usando uma ferramenta descrita no Cap.8 (Seção 8.5). A ferramenta cobre questões tais como: sequencia de geração, ocultação da sequencia de alocação, cegamento, desfechos incompletos, desfechos seletivos.

21 Participantes Número total Ambiente Critério diagnóstico Idade (média, mediana, DP ou faixas) Se para o estudo todo, ou cada grupo de intervenção. Genero (percentual ou conta) País **Co-morbidade **Sócio-demográfico (nível educacional) **Etnia **Data do estudo ** podem ser relevantes em algumas revisões e não em outras.

22 Detalhes: Participantes Alguns Grupos de Revisão Cochrane tem desenvolvido padrão em relação a quais características deveriam ser coletadas. Idade e Gênero, são características importantes para avaliar a aplicabilidade. Os autores devem procurar por quantidades consistentes onde possível, e decidir se é mais relevante resumir características para o estudo como um todo ou dividi-lo por grupo de intervenção.

23 Detalhes: Ambiente Somente coletar esta informação se puder influenciar no efeito ou aplicabilidade da intervenção. O estudo foi feito em diferentes regiões geográficas, com diferenças culturais que poderiam afetar a aplicabilidade de uma intervenção e seus resultados. Dependendo da época do estudo, diferenças tecnológicas podem influenciar tendencias ao longo de tempo, somente coletar se for importante para interpretação da revisão. Critérios diagnósticos usados para definir as condições de interesse pode ser particularmente importante fonte de diversidade entre os estudos e devem ser coletadas.

24 Intervenções Todos os detalhes devem ser coletados para a revisão, principalmente aqueles que podem afetar a presença ou magnitude do efeito, ou que pode ajudar os usuários a avaliar a aplicabilidade. Número total de grupos de intervenções Para cada intervenção e comparação grupo de interesse Intervenção específica Detalhes da intervenção (suficiente para reprodutibilidade, se factível) ** Integridade da intervenção >>

25 Integridade da Intervenção Quando os procedimentos ou componentes da intervenção são implementados como planejado pode ter importantes consequênciaspara os achados do estudo. (Compliance and Fidelity) É importante em revisões de intervenções preventiva e complexas, as quais frequentemente são implantadas em condições que apresentam inúmeros obstáculos. (Dane 1998) Ajuda a determinar se os resultados pouco promissores são devido a intervenção mau elaborada ou componentes de prescrição inadequados.

26 Integridade da Intervenção Se é difícil alcançar a implementação completa da intervenção na prática, o programa terá baixa praticabilidade. (Desenbury 2003) Esse processo de avaliação pode ser uma fonte útil de fatores que potencialmente influenciam a efetividade de uma intervenção.

27 5 aspectos de integridade de programas preventivos descritos por Dane and Schneider (1998) 1. Aderência: na medida em que os componentes da intervenção são executados como prescrito. 2. Exposição: Número, comprimento e frequencia de implementação dos componentes da intervenção. 3. Qualidade da execução: aspectos qualitativos de execução da intervenção que não estão relacionados com a implementação diretamente, tais como: entusiasmo, treinamento dos implementadores, estimativa global de efetividade da sessão e atitude líder em direção a intervenção. 4. Capacidade de resposta do participante: incluem indicadores tais como: nível de participação e entusiasmo 5. Diferenciação do programa: Contra difusão do tratamento, assegura que o sujeito em cada grupo experimental receba apenas as intervenções planejadas.

28 Desfechos Os autores da revisão devem decidir com antecedencia se irão coletar informações (resultados) sobre todos os desfechos medidos no estudo, ou sobre apenas aqueles desfechos (pré-específicados) de interesse na revisão. * Timing *Tempos dos desfechos (i)coletados (ii) reportados Para cada desfecho de interesse Importante incluir: Definição ( método diagnóstico, nome de escala, definição de limiar, tipo de comportamento); Unidade de medida (se relevante) Escalas de medidas: (limites superior e inferior e se a pontuação alta ou baixa é boa, informações sobre validação).

29 Mais Desfechos Desfechos econômicos Cap. 15 Desfechos patient-reported Cap. 17 Desfechos adversos Cap. 14 informações sob qualquer um dos termos: adverse effect, adverse drug reaction, side effect, toxic effect, adverse event e complication pode ser completamente aceitável para extração dos dados quando avaliando o efeito prejudicial de uma intervenção. (mas isso ainda não está claro totalmente, pois o mesmo desfechoadverso pode ser um efeito adverso em alguns estudo e não em outros) Quando não há menção sobre efeito adverso, não significa que ele não ocorreu, é mais seguro assumir que eles não eram apurados ou não registrados.

30 Desfecho de efeito adverso Deve ser registrado sua definição precisa e sua intensidade uma vez que pode variar entre os estudos.

31 Resultados Devem ser coletados apenas para desfechos específicos, descritos no protocolo. Outros desfechos, não deveriam ser coletados, ao menos que modifique o protocolo para acrescentá-los, e esta modificação deveria ser registrada na revisão. O autor da revisão deve estar alerta para a possibilidade de importante e inesperados achados, particularmente para efeitos adversos. Refinamento no protocolo pode ser necessário para facilitar as decisões de quais resultados dever ser extraidos.

32 Resultados Colocar no protocolo, de forma mais específica possível sobre quais medidas de desfechos, time-points e resumo estatístico (i.e. valores finais versus mudanças dos dados iniciais). Fluxograma como recomendado no CONSORT Statement pode ajudar a determinar o fluxo de participantes através do estudo (Moher 2001)

33 Resultados Número de participantes alocados para cada grupo de intervenção Para cada desfecho de interesse: Tamanho da amostra (relevante para cada resultado) *Perda participantes O número exigido para meta-análise, nem sempre está disponível, outras estatísticas podem ser coletadas e convertidas junto a um formato exigido. Resumo dos dados para cada grupo de intervenção (i.e. Tabela 2:2 para dados dicotomicos; média e DP para dados contínuos) **Estimar o efeito com intervalo de confiança; valor de P **Análise subgrupo

34 Diversos Fonte de financiamento (potencial conflito de interesse) Conclusão chave dos estudos incluídos Comentários diversos dos autores dos estudos Referências para outros estudos relevantes Correspondência necessária Comentários diversos pelos autores da revisão.

35

36 Coleta de dados É uma ponteentre o que é registradopelo investigador original e o que é reportadopelo autor da revisão. Várias funções importantes: 1. A forma de coleta dos dados, está diretamente ligada com a revisão e critérios de elegibilidade do estudo. 2. É um registro histórico de um grande número de decisões (e alterações nas decisões). 3. É a fonte para inclusão dos dados em uma análise. Dada a importância da função da coleta dos dados, tempo suficiente e pensamento deve ser investido em seu desenho.

37 Fonte de dados Correspondência com investigadores: contato com investigador original. As vezes é necessária para maiores informações sobre detalhes do estudo e resultados numéricos, e deverá ser considerado em sua revisão. Dados individuais de pacientes: Dados originais da pesquisa podem ser procurados diretamente com pesquisadores responsáveis pelo estudo (dados individuais de pctes = padrão ouro em termos de disponibilidade de dados). Pois podem ser reanalisadoscentralmente e se aproriadocombinado em meta-análise (Cap.18)

38 Forma de coleta de dados Papel Conveniencia e preferencia; Extração dos dados pode ser feita em qualquer lugar; Mais fácil para criar e implementar; Fornece um registro permanente de todas as manipulações e modificações; Simples comparação dos formulários preenchidos por diferentes autores da revisão. Eletrônica Conveniencia e preferencia; Combina a extração e a entrada dos dados, em uma única etapa. Formas podem ser programadas (i.e. usando Access) para conduzir o autor através da coleta de dados. (posicionando questões que dependem de respostas de questões anteriores) Dados mais facilmente armazenados, classificados e recuperados

39 Coleta eletrônica Permite simples conversões no momento da extração (DP para erro padrão; libras para Kg) Rápida comparação dos formulários preenchidos por diferentes autores da revisão. Considerações ambientais. Software: Se o autor planeja desenvolver sua própria forma eletronica usando uma planilha ou programa de base de dados. Algumas recomendações. 1. Uma forma em papel é desenhada 1º. E um piloto usando mais de um autor e vários publicações. 2. A entrada de dados é estruturada de uma maneira lógica com codificação de respostas consistentes e simples. 3. Checar a compatibilidade da produção com o Revman. 4. Mecanismo para registrar, avaliar e corrigir erros de entrada dos dados.

40 Esboçando um formulário de dados Primeiro considerar quantas informações devem ser coletadas. Algumas dicas: 1. Inclua o Título da Revisão, ou um ID único.(pois alguns autores, participam de múltiplas revisões) 2. Inclua a data da revisão ou o número da versão. (reduz as chances de usar uma desatualizado) 3. Registre o nome ou ID da pessoa que está completando o formulário. 4. Deixe espaço para anotações próximo do início do formulário. (isso evita colocação de anotações, questões ou lembretes na última página; anotações importantes podem entrar no RevMan, na coluna Notes na tabela Características dos estudos incluídos ; ou num texto da revisão.

41 Esboçando um formulário de dados 5. Inclua um único ID do estudo e report ID. (isso fornece uma ligação entre múltiplas pulicações do mesmo estudo).esse ID será usado pelo RevMan (geralmente compreende o último nome do 1º. Autor e o ano da 1ª. Referencia do estudo. 6.Incluir a avaliação (ou verificação) de elegibilidade do estudo para a revisão próximo do início do formulário. (Razões para exclusão do estudo pode facilmente ser deduzida de tais avaliações) Ex: Se o EC elegível é verdadeiramente randomizado, uma consulta da coleta de dados no formulário pode ser: Randomizado? Sim, Não, Não claro Ex: Se um estudo usou alocação alternativa, a resposta para a consulta è Não, e voce pode entrar com esta informação, na Tabela Característica dos estudos excluídos, como razão para exclusão. 7. Salientar dados de onde a informação foi coletada, facilita quando feito em uma cópia impressa, ou se a informação foi obtida de fontes não publicadas ou comunicação pessoal. Qualquer informação não publicada que é usada, deveria ser codificada da mesma forma que informação publicada. 8. Assinale a Caixa (tick box) ou as respostas codificadas para ganhar tempo.

42 Esboçando um formulário de dados 9. Inclua opções não registrado ou não claro, ao lado de qualquer reposta sim ou não. 10. Considerar sessões de formatação para coleta dos resultados para combinar com dados da tabela do RevMan. Esses formulários devem ser flexíveis para permitir uma variação de como os dados foram registrados. Fortemente recomendado, que o dado do desfecho seja coletado, no formato em que ele foi registrado (e então transformado em um passo subsequente) 11. Sempre coletar o tamanho da amostra número do início da coleta inicial (randomização), eles podem ser diferentes devido ao número de attrition ou exclusão. 12. Deixe abundância de espaço para anotações.

43 Codificação e explanação É importante fornecer informações detalhadas para todos os autores que irão usar este formulário de coleta de dados. Isso pode ser inserido ao lado ou próximo ao dado do campo (Excel), ou se forem extensos, pode ser em uma página separada. Usar uma codificação padrão é eficiente e facilita a apresentação das características do estudo na revisão

44 Extraindo dados das publicações A forma de coleta dos dados será realizada com a extração dos dados em mente. Busca eletrônica no texto,utilizando facilite in PDF viewers, internet browsers and word processing software, pode fornecer um a ajuda útil. (mas não substitui a leitura do artigo, uma vez que a informação pode ser apresentada usando várias terminologias). Quem deveria extrair os dados? Mais de 1 pessoa, para minimizar o risco de erros e viés, familiariedade com o formulário de extração dos dados.

45 Preparando para extração dos dados Faça um teste piloto com o seu formulário de extração de dados, facilita bastante a inclusão de dados na tabela. (Características dos estudos incluindos e Risco de Viés). EXTRAINDO DADOS DE MÚLTIPLAS PUBLICAÇÕES DO MESMO ESTUDO Os estudos podem ser reportados em mais de uma publicação, recolher todas estas informações, não é aconselhável descartar nenhuma publicação uma vez que possa conter informações valiosas, não disponíveis na 1. Publicação.

46 Extraindo dados de múltiplas publicações O autor da revisão irá decidir entre 2 estratégias: Extrair os dados de cada publicação separadamente, e combinar informações através de múltiplos formulários de coleta de dados. Extrair dados de todas as publicações diretamente junto a um único formulário de coleta. Fluxograma com dados de participantes do estudo pode ser útil, ao coletar dados de múltiplas publicações

47 Confiabilidade e Consenso Qualquer discordância entre os revisores durante a extração dos dados, deve tentar chegar a um acordo, as vezes um árbitro é necessário, quando não resolvido, tenta-se o contato com o autor do estudo, se não sanada a discordância, deve ser colocada na revisão. Manter uma cópia do formulário de dados como extraído (além dos dados de consenso) permite a avaliação da confiabilidade. Use um autor (do paper) no formulário de coleta de dados e registre mudanças depois de consenso com uma cor caneta diferente Use um formulário separado para dados de consenso. Inserir dados de concenso sobre uma forma eletrônica. (para os dados mais importante como: avaliação risco de viés e disponibilidade de desfechos chaves)

48 Seção: Métodos (detalhar) As categorias dos dados a serem coletados (dicotômico, continuo...); Como a verificação da extração dos dados de cada publicação será verificada (extração por 2 autores, independentemente); Se a extração dos dados é feita por experts na área, metodologistas, ou ambos; Treinar a codificação dos códigos no formulário de coleta dos dados; Quantos dados foram extraidos da mesma publicação e; Quantas discordâncias foram manuseadas e se mais de um autor extraiu os dados da publicação.

49 Extraindo resultados do estudo e convertendo para o formato desejado. É desejável coletar um resumo de dados separadamente para cada grupo de intervenção e colocar no RevMan, onde o efeito estimado pode ser calculado. EXTRAÇÃO DE DADOS PARA DESFECHOS DICOTÔMICOS Dados exigidos: As vezes o número de participantes e número de eventos não estão disponíveis, mas um efeito estimado como um odds ratio ou risk ratio pode ser registrado (resumo congresso) e tais dados podem ser incluídos em uma meta-análise usando um método inverso de variância inversa, somente se acompanhados de medidas de incerteza como: erro padrão, intervalo de confiança 95% ou valor P exato. Proporção, Taxa, Frequência.

50 Extraindo resultados:dados Dicotômicos Variável Tempo Grupo Experimental Grupo Controle Observados Total Observados Total Tempo de mensuração do desfecho

51 Extração de dados para desfechos contínuos O autor da revisão deveria procurar qual o desfecho medido em cada grupo de intervenção; Valor médio (M E e M C ). Se os desfechos com escalas iguais. (Se for escalas diferentes: média padronizada) Desvio padrão (SD E e SD C ) Número de participantes (N E e N C ) As publicações variam muito na forma de apresentar os dados, e muitas vezes mostram de uma forma resumida. Cuidado com as terminologias erro padrão e desvio padrão. As vezes alguns dados estão disponíveis em conference abstract. Uma característica comum (dados contínuos): avaliar o desfecho de cada participante com relação aos valores iniciais (change for baseline).também conhecido por change score. **Não foque nestes resutados, ao menos que o estudo analisado só utilizou este método.

52 Extração de dados: Desfechos contínuos Um problema com este tipo de extração: as vezes o número de participantes pode ser diferente.(baseline dados finais); (missed visits, study withdrawals) Variável Tempo Grupo Experimental Grupo Controle N Média DP N Média DP N = tamanho da amostra; DP = desvio padrão

53 Transformação de dados enviesados As vezes é necessário fazer uma transformação dos dados brutos para apresentá-los em um resumo estatístico. Existem vários métodos que permitem fazer o cálculo do DP, mas se nenhum deles for capaz de encontrá -lo, o autor da revisão pode ser forçado a preencher dados faltosos, ou excluir o estudo da metaanálise.

54 COMBINANDO GRUPOS As vezes é desejável combinar 2 subgrupos, em um único grupo. Ex: Se um estudo apresenta tamanho de amostra, média e DP, separadamente para homens e mulheres em cada grupo de intervenção. Existem fórmulas específicas para isso. EXTRAÇÃO DE DADOS PARA DESFECHOS ORDINAIS Pensar em como serão tratados estes dados (a escala ordinal será dicotomizada, tratada como desfecho contínuo, ou tratado diretamente como um dado ordinal) isso irá depender de como o autor do estudo analisou seus dados.

55 Title of systematic review ID ACTION METHODS RANDO. PROCED. ALLOCATION BLINDENESS DURATION DESIGN MULTICENTRE ANALYSIS PARTICIPANTS N SETTING AGE SEX DIAGNOSIS CRITERIA: HISTORY INTERVENTIONS INTERVENTION DOSE N OUTCOMES NOTES..

56 Andrea Kayo

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 27 Slide 1

QUALIDADE DE SOFTWARE. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 27 Slide 1 QUALIDADE DE SOFTWARE Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 27 Slide 1 Objetivos Apresentar o processo de gerenciamento de qualidade e as atividades centrais da garantia de

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Capítulo 1. Introdução a Cochrane. Nome é homenagem ao epidemiologista Archie Cochrane

Capítulo 1. Introdução a Cochrane. Nome é homenagem ao epidemiologista Archie Cochrane Capítulo 1 Introdução a Cochrane Nome é homenagem ao epidemiologista Archie Cochrane Objetivo Ajudar na tomada de decisão sobre à saúde preparando, mantendo e promovendo revisões sistemáticas. Ciência

Leia mais

UNIDADE DE PESQUISA CLÍNICA Centro de Medicina Reprodutiva Dr Carlos Isaia Filho Ltda.

UNIDADE DE PESQUISA CLÍNICA Centro de Medicina Reprodutiva Dr Carlos Isaia Filho Ltda. UNIDADE DE PESQUISA CLÍNICA Centro de Medicina Reprodutiva Dr Carlos Isaia Filho Ltda. Avaliação do risco de viés de ensaios clínicos randomizados pela ferramentada colaboração Cochrane Alan P. V. de Carvalho,

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

Capacitação do Núcleo de Evidências em Saúde / Estação BVS da ESP / SES -MG em

Capacitação do Núcleo de Evidências em Saúde / Estação BVS da ESP / SES -MG em Capacitação do Núcleo de Evidências em Saúde / Estação BVS da ESP / SES -MG em Formulação de Políticas de Saúde e Tomada de Decisões Informadas por Evidências Sessão 5 Como usar evidências de pesquisa

Leia mais

Módulo 3 Procedimento e processo de gerenciamento de riscos, PDCA e MASP

Módulo 3 Procedimento e processo de gerenciamento de riscos, PDCA e MASP Módulo 3 Procedimento e processo de gerenciamento de riscos, PDCA e MASP 6. Procedimento de gerenciamento de risco O fabricante ou prestador de serviço deve estabelecer e manter um processo para identificar

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

2.1 Os projetos que demonstrarem resultados (quádrupla meta) serão compartilhados na Convenção Nacional.

2.1 Os projetos que demonstrarem resultados (quádrupla meta) serão compartilhados na Convenção Nacional. O Prêmio Inova+Saúde é uma iniciativa da SEGUROS UNIMED que visa reconhecer as estratégias de melhoria e da qualidade e segurança dos cuidados com a saúde dos pacientes e ao mesmo tempo contribua com a

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

PSQ 290.0300 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

PSQ 290.0300 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ - (4.2.3 - Controle de Documentos) (820.40 Document Control) APROVAÇÃO MARCOS FERNANDES NUNES Gerente da QA/RA Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO GISELA CRISTINA LUÇOLLI NASS Assistente Administrativo APARECIDA

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva Joel Alves da Silva, Diretor Técnico JAS-METRO Soluções e Treinamentos

Leia mais

Métodos de Síntese e Evidência: Revisão Sistemática e Metanálise

Métodos de Síntese e Evidência: Revisão Sistemática e Metanálise Métodos de Síntese e Evidência: Revisão Sistemática e Metanálise Mirian Carvalho de Souza Divisão de Epidemiologia Coordenação de Pesquisa Populacional Coordenação Geral Técnico-Científica Estudos Revisão

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas

Leia mais

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 2009. Salvador, Bahia Brasil. ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart.

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Versão 1.6 15/08/2013 Visão Resumida Data Criação 15/08/2013 Versão Documento 1.6 Projeto Responsáveis

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 02810 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 2. Processo de Software 3. Gerência de

Leia mais

Feature-Driven Development

Feature-Driven Development FDD Feature-Driven Development Descrição dos Processos Requisitos Concepção e Planejamento Mais forma que conteúdo Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Planejar por

Leia mais

Pontos de Função. André Chastel Lima Andréia Ferreira Pinto Diego Souza Campos. Engenharia de Software Mestrado Ciência da Computação - UFMS

Pontos de Função. André Chastel Lima Andréia Ferreira Pinto Diego Souza Campos. Engenharia de Software Mestrado Ciência da Computação - UFMS Pontos de Função André Chastel Lima Andréia Ferreira Pinto Diego Souza Campos Engenharia de Software Mestrado Ciência da Computação - UFMS Roteiro Introdução Métricas de Projeto Análise de Pontos de Função

Leia mais

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões Pag: 1/20 SGI Manual Controle de Padrões Pag: 2/20 Sumário 1 Introdução...3 2 Cadastros Básicos...5 2.1 Grandezas...5 2.2 Instrumentos (Classificação de Padrões)...6 3 Padrões...9 3.1 Padrão Interno...9

Leia mais

Introdução à Revisão Sistemática da Literatura. Fernando Kenji Kamei @fkenjikamei

Introdução à Revisão Sistemática da Literatura. Fernando Kenji Kamei @fkenjikamei Introdução à Revisão Sistemática da Literatura Fernando Kenji Kamei @fkenjikamei Quais são as razões para conduzirmos uma Revisão da Literatura? Algumas possíveis razões... Delimitar o problema de pesquisa;

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Introdução a Engenharia de Requisitos Professor: Ricardo Argenton Ramos Aula 08 Slide 1 Objetivos Introduzir a noção de requisitos do sistema e o processo da engenharia de requisitos.

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR

Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR Agosto 2009 Sumário de Informações do Documento Documento: guiaespecificacaocasouso.odt Número de páginas: 10 Versão Data Mudanças Autor 1.0 09/10/2007

Leia mais

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO OBJETIVOS Para definir as razões para a investigação de acidentes e incidentes. Para explicar o processo de forma eficaz a investigação de acidentes e incidentes. Para

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados

Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados A U L A : C R I A Ç Ã O D E B A N C O D E D A D O S - R E Q U I S I T O S F U N C I O N A I S E O P E R A C I O N A I S P R O F. : A N D R É L U I Z M O N T

Leia mais

Introdução a Química Analítica. Professora Mirian Maya Sakuno

Introdução a Química Analítica. Professora Mirian Maya Sakuno Introdução a Química Analítica Professora Mirian Maya Sakuno Química Analítica ou Química Quantitativa QUÍMICA ANALÍTICA: É a parte da química que estuda os princípios teóricos e práticos das análises

Leia mais

Iniciação científica: recursos, conhecimento e habilidades

Iniciação científica: recursos, conhecimento e habilidades , URL: http://www.ecmal.br/metodologia Página 1 de 5 Iniciação científica: recursos, conhecimento e habilidades A iniciação científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Roteiro Inspeção Defeitos dos Software Classificação dos Erros Técnica de Leitura Ad-hoc Checklist Exercício Inspeção Inspeção de Software Definição É um método de análise estática

Leia mais

15/03/2010. Análise por pontos de função. Análise por Pontos de Função. Componentes dos Pontos de Função. Componentes dos Pontos de Função

15/03/2010. Análise por pontos de função. Análise por Pontos de Função. Componentes dos Pontos de Função. Componentes dos Pontos de Função Análise por pontos de função Análise por Pontos de Função Referência: Manual de práticas de contagem IFPUG Versão 4.2.1 Técnica que permite medir a funcionalidade de um software ou aplicativo, sob a visão

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

SIMULADO: Simulado 3 - ITIL Foundation v3-40 Perguntas em Português

SIMULADO: Simulado 3 - ITIL Foundation v3-40 Perguntas em Português 1 de 7 28/10/2012 16:47 SIMULADO: Simulado 3 - ITIL Foundation v3-40 Perguntas em Português RESULTADO DO SIMULADO Total de questões: 40 Pontos: 0 Score: 0 % Tempo restante: 55:07 min Resultado: Você precisa

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO: SETEMBRO/2010 SUMÁRIO Introdução...

Leia mais

Modelagem e Simulação Material 02 Projeto de Simulação

Modelagem e Simulação Material 02 Projeto de Simulação Modelagem e Simulação Material 02 Projeto de Simulação Prof. Simão Sirineo Toscani Projeto de Simulação Revisão de conceitos básicos Processo de simulação Etapas de projeto Cuidados nos projetos de simulação

Leia mais

norma técnica Padrão de Segurança e Saúde: avaliação do desempenho em segurança e saúde das empresas colaboradoras Código: NT.00047.GN-SP.

norma técnica Padrão de Segurança e Saúde: avaliação do desempenho em segurança e saúde das empresas colaboradoras Código: NT.00047.GN-SP. norma técnica Padrão de Segurança e Saúde: avaliação do desempenho em segurança e saúde das empresas colaboradoras Código: NT.00047.GN-SP.ESS Edição: 1 O texto seguinte corresponde a uma tradução do Procedimento

Leia mais

Desempenho da Fase Analítica. Fernando de Almeida Berlitz

Desempenho da Fase Analítica. Fernando de Almeida Berlitz Indicadores de Desempenho da Fase Analítica Fernando de Almeida Berlitz Ishikawa Estratégia e Medição PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE VAI, QUALQUER CAMINHO OS SERVE... Processos PROCESSOS Não existe um produto

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento

Leia mais

EVOLUÇÃO DE SOFTWARE

EVOLUÇÃO DE SOFTWARE EVOLUÇÃO DE SOFTWARE Dinâmica da evolução de programas Manutenção de software Processo de evolução Evolução de sistemas legados 1 Mudança de Software 2 Manutenção de software Mudança de software é inevitável

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 1 - OBJETIVO PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 Este retrata a forma que deve ser conduzida a gestão dos s da entidade desde a sua concepção até o seu acompanhamento e melhoria. 2 - AUTORIDADE

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 3 Planejamento e Aula 8 do Projeto Aula 08 do Projeto SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACOMPANHAMENTO DO PROJETO... 3 1. do Progresso...

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Ensaios Clínicos. Alexander R. Precioso

Ensaios Clínicos. Alexander R. Precioso Ensaios Clínicos Alexander R. Precioso Diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância - Instituto Butantan Pesquisador do Instituto da Criança HC / FMUSP Introdução Os recentes desenvolvimentos

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE POSICIONAMENTO DO IIA: O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA

DECLARAÇÃO DE POSICIONAMENTO DO IIA: O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA Permissão obtida junto ao proprietário dos direitos autorais, The Institute of Internal Auditors, 247 Maitland Avenue, Altamonte Springs, Florida 32701-4201, USA, para publicar esta tradução, a qual reflete

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 4.1 Motivação Sistemas de Informação são usados em diversos níveis dentro de uma organização, apoiando a tomada de decisão; Precisam estar

Leia mais

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda.

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional Manual do Usuário Este documento é de autoria da PERSPECTIVA Consultores Associados

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Aula 7 05 de dezembro de 2013 1 Gestão dos Prazos e Custos do Projeto - Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Conteúdo Programático

Leia mais

Técnicas de coleta de dados e instrumentos de pesquisa

Técnicas de coleta de dados e instrumentos de pesquisa Técnicas de coleta de dados e instrumentos de pesquisa O que é técnica? O que é instrumento? Tipos de técnicas e instrumentos de pesquisa Entrevista Questionários Observação 1. ENTREVISTA Encontro entre

Leia mais

Unidade 7: Panes no Excel

Unidade 7: Panes no Excel Unidade 7: Panes no Excel 7.0 Introdução A maioria das pessoas que usam o Excel já deve ter passado por redução no desempenho, congelamento e aquelas temidas palavras "O Microsoft Excel encontrou um problema

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 02810 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 2. Processo de Software 3. Gerência de

Leia mais

PRIMAVERA RISK ANALYSIS

PRIMAVERA RISK ANALYSIS PRIMAVERA RISK ANALYSIS PRINCIPAIS RECURSOS Guia de análise de risco Verificação de programação Risco rápido em modelo Assistente de registro de riscos Registro de riscos Análise de riscos PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Leia mais

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NIP: Nº DO RELATÓRIO: DENOMINAÇÃO DA EMPRESA: EQUIPA AUDITORA (EA): DATA DA VISITA PRÉVIA: DATA DA AUDITORIA: AUDITORIA DE: CONCESSÃO SEGUIMENTO ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 24 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 24-14/07/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

SUMÁRIO DIFERENCIAIS LIVEBUZZ... 03 PRIMEIROS PASSOS PARA UTILIZAR O LIVEBUZZ... 04. Passo 1... 04. Passo 2... 05. Passo 3... 06. Passo 4...

SUMÁRIO DIFERENCIAIS LIVEBUZZ... 03 PRIMEIROS PASSOS PARA UTILIZAR O LIVEBUZZ... 04. Passo 1... 04. Passo 2... 05. Passo 3... 06. Passo 4... Manual Livebuzz SUMÁRIO DIFERENCIAIS LIVEBUZZ... 03 PRIMEIROS PASSOS PARA UTILIZAR O LIVEBUZZ... 04 Passo 1... 04 Passo 2...... 05 Passo 3...... 06 Passo 4...... 07 BUSCAS E ITENS MONITORADOS... 08 SETE

Leia mais

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6 6 RSI 028 Pode ser interpretadado no item 6.0 da norma ABNT NBR ISO 9001 que o conceito de habilidade pode ser definido como Habilidades Técnicas e Comportamentais e que estas podem ser planejadas e registradas

Leia mais

Exame de Fundamentos da ITIL

Exame de Fundamentos da ITIL Exame de Fundamentos da ITIL Simulado A, versão 5.1 Múltipla escolha Instruções 1. Todas as 40 perguntas devem ser respondidas. 2. Todas as respostas devem ser assinaladas na grade de respostas fornecida.

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais