As espécies foram criadas independentemente umas das outras e mantiveram-se fixas e imutáveis ao longo do tempo, não existindo evolução.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As espécies foram criadas independentemente umas das outras e mantiveram-se fixas e imutáveis ao longo do tempo, não existindo evolução."

Transcrição

1 TEORIAS EXPLICATIVAS: FIXISMO vs EVOLUCIONISMO As espécies foram criadas independentemente umas das outras e mantiveram-se fixas e imutáveis ao longo do tempo, não existindo evolução. As espécies actuais são resultado de lentas e sucessivas transformações, sofridas pelas espécies do passado ao longo do tempo.

2 Hipóteses fixistas Hipótese da geração espontânea Originalmente apresentada por Aristóteles e Platão. Considerava que os seres vivos surgiam espontaneamente a partir de matéria não viva como o pó e a sujidade, por acção de um princípio activo. Os seres vivos eram eternos e imutáveis, pelo que os organismos assim formados não teriam a possibilidade de alterar as suas características. Hipótese criacionista Baseada na reunião de escritos bíblicos. Considerava que Deus teria criado todas as espécies, animais e vegetais, num único acto. Após esse momento, as espécies permaneceriam imutáveis. As variações verificadas são resultado da imperfeição do mundo material que corrompia as espécies.

3 No século XVIII começa a tomar-se consciência que o Mundo, longe de ser perfeito, evidencia variações permanentes. As primeiras ideias evolucionistas, na altura chamadas TRANSFORMISTAS, estabeleciam que os seres se foram transformando ao longo do tempo. TRANSIÇÃO DO FIXISMO AO EVOLUCIONISMO

4 Lineu e a classificação dos seres vivos - Pai da Sistemática (botânico) - Catalogou morfologicamente os seres vivos para compreender os desígnios de Deus Deus criou todas as espécies que existem e permitiu a variação de aparência externa de alguns casos mas sem passar de uma espécie a outra - Os seus estudos permitiram conhecer semelhanças e diferenças entre os seres sugerindo relações de parentesco e uma possível origem comum. - Apesar de fixista (criacionista) acabou por dar ideias ao desenvolvimento das ideias de evolução!

5 Fósseis, Cuvier e a TEORIA DO CATASTROFISMO Estudos paleontológicos levaram à descoberta de vestígios de seres já desaparecidos (fósseis) e à constatação de que os fósseis encontrados em algumas camadas geológicas apresentavam características diferentes das formas encontradas em camadas anteriores fauna e flora nem sempre foram iguais (contraria o fixismo) Cuvier propõe a TEORIA DO CATASTROFISMO para conciliar estes dados com o fixismo: Diferenças entre fósseis das diferentes camadas deviam-se a grandes catástrofes (dilúvios e glaciações) que teriam extinguido as formas préexistentes nesse local sendo essas áreas depois repovoadas por seres que migravam de outros locais Seguidores de Cuvier Teoria das Criações Sucessivas

6 A VISÃO DA CIÊNCIA MUDA NOVAS TEORIAS APARECEM!!!

7 CONCEPÇÃO TRANSFORMISTA DE BUFFON - Intendente do Jardim do Rei em Paris em 1739, referia a existência de variações geográficas adaptativas entre indivíduos da mesma espécie de acordo com as condições geográficas e alimentação do local para onde teriam migrado. Esta variação seria devida a sucessivas degenerações da espécie inicial, indicando já uma visão transformista do mundo natural. - As espécies derivam umas das outras por degeneração sendo esta transformação lenta e progressiva. - As condições ambientais são a razão destas transformações.

8 MAUPERTUIS - Todos os seres vivos derivam de uma fonte original. No entanto, podem sempre sofrer adaptação ao meio variações espontâneas - Existe uma selecção sendo eliminados os indivíduos com características mais aberrantes e permanecendo os que apresentavam apenas ligeiras alterações em relação aos progenitores

9 TEORIA DO UNIFORMITARISMO OU PRINCÍPIO DAS CAUSAS ACTUAIS - Hutton estabelece uma idade para a Terra muito superior à admitida até então. - Hutton defende que os fenómenos que - Hutton defende que os fenómenos que provocaram determinadas alterações geológicas no passado são iguais aos que provocam os mesmos acontecimentos no presente - UNIFORMITARISMO

10 PRINCÍPIO DAS CAUSAS ACTUAIS retomado por Lyell Lyell conclui que: As leis naturais são constantes no espaço e no tempo; Os acontecimentos do passado devem ser explicados a partir dos mesmos processos naturais que se observam na actualidade PRINCÍPIO DAS CAUSAS ACTUAIS; A maioria das alterações geológicas ocorrem de forma lenta e gradual. CONCEPÇÃO GRADUALISTA TAMBÉM PODERIA OCORRER NA BIOLOGIA SURGEM AS IDEIAS EVOLUCIONISTAS!!!!!!!!!!!!!!

11 AS TEORIAS EVOLUCIONISTAS

12 LAMARCK (1809) (Botânico francês) Fundador do Evolucionismo ao elaborar a 1ª teoria que explica como se processa a evolução dos seres vivos

13 Mecanismo Evolutivo segundo Lamarck Variações do meio ambiente levam o indivíduo a sentir necessidade de se lhe adaptar (busca da perfeição); O uso de um órgão leva ao seu desenvolvimento e o desuso conduz à sua atrofia (LEI DO USO E DO DESUSO) Modificações adquiridas pelo uso e desuso são transmitidas à descendência (LEI DA TRANSMISSÃO DOS CARACTERES ADQUIRIDOS)

14 Mecanismo Evolutivo segundo Lamarck Girafas, sem variabilidade genética, possuem pescoço e patas curtas Alimentam-se de plantas herbáceas e arbustivas Ambiente modifica-se desaparecendo a vegetação herbácea e arbustiva e predominando a vegetação arbórea Para se alimentarem sentem necessidade de se adaptarem Para chegar às árvores esticaram continuamente o pescoço e patas desenvolvendo-os (LEI DO USO E DESUSO) Todas as girafas adquiriram novas características (pescoço e patas compridas) e estas características foram transmitidas à descendência (LEI DA TRANSMISSÃO DOS CARACTERES ADQUIRIDOS)

15 TEORIA DE LAMARCK MODIFICAÇÕES AMBIENTAIS NOVAS NECESSIDADES NOVOS COMPORTAMENTOS (PELO USO E DESUSO) MODIFICAÇÕES MORFOLÓGICAS NO ORGANISMO TRANSMISSÃO DAS CARACTERÍSTICAS ADQUIRIDAS AOS DESCENDENTES ADAPTAÇÃO DA ESPÉCIE AO LONGO DE GERAÇÕES

16 Críticas a Lamarck A necessidade de adaptação, a busca de perfeição pelos organismos, não podia ser provada cientificamente; A lei do uso e do desuso, embora válida para alguns órgãos (ex. músculos), não explicava todas as modificações (ex. ler muito não modifica os olhos); A lei da transmissão dos caracteres adquiridos não é válida. Modificações adquiridas durante a vida, devidas ao uso e desuso, são adaptações individuais somáticas, não são transmissíveis, não devendo ser confundidas com adaptações evolutivas, as quais implicam sempre uma modificação no material genético. Este facto foi comprovado pela experiência de Weissman que cortou caudas a sucessivas gerações de ratos e estes sempre nasceram com cauda.

17 Outro evolucionista

18 DARWIN e The Origin of Species Darwin era um médico sem vocação, filho de uma família abastada e com enorme interesse na natureza, tendo por esse motivo feito uma viagem de 5 anos no navio cartográfico Beagle, com o objectivo de cartografar a costa sul-americana. No início da sua longa viagem, Darwin acreditava que todas as plantas e animais tinham sido criadas por Deus tal como se encontravam (Criacionismo). Na viagem acabou por reunir vários dados que acabariam por servir de suporte à sua TEORIA DA ORIGEM DAS ESPÉCIES

19 O QUE INFLUENCIOU DARWIN? FUNDAMENTAÇÕES DO FUNDAMENTAÇÕES DO DARWINISMO

20 DADOS GEOLÓGICOS Livro Principles of Geology de Charles Lyell Lyell: - As leis naturais são constantes no espaço e no tempo - O passado é explicado a partir de dados do presente (uniformitarismo) - A Terra tem vários milhões de anos e sofreu mudanças lentas e graduais ao longo desse tempo Ao observar fósseis e vulcanismo, Darwin aceita as ideias de Lyell e começa a admitir que, à semelhança do que acontecia na Terra, também os seres vivos poderiam experimentar modificações lentas e graduais que conduziriam a modificações das suas características.

21 DADOS BIOGEOGRÁFICOS Darwin pensava no início que cada espécie teria sido criada para ocupar um determinado lugar Mas durante a viagem verificou que: As espécies insulares (que deveriam ser semelhantes) apresentavam diferenças: espécies de Cabo Verde eram muito semelhantes às da costa africana e muito pouco parecidas com as das ilhas Galápagos As aves das ilhas de Cabo Verde e as da costa africana teriam tido um ancestral comum!!!

22 DADOS BIOGEOGRÁFICOS Nas Galápagos... os tentilhões de Darwin!!! As 14 espécies de tentilhões das ilhas Galápagos são muito semelhantes entre si e parecidas com as que existem na costa americana, no entanto, apresentam pequenas diferenças sobretudo no tamanho, cor e forma do bico, o que estará associado ao tipo de alimentação que cada uma possui.

23 DADOS BIOGEOGRÁFICOS Darwin concluiu que: -as ilhas Galápagos foram povoadas a partir do continente americano -teriam tido um ancestral comum -A diversidade existente é explicada pela adaptação dos tentilhões às diferentes condições ambientais existentes nas várias ilhas

24 MALTHUS E O CRESCIMENTO DAS POPULAÇÕES Malthus e o seu trabalho Essai sur la population: a população humana cresce muito mais rapidamente que os meios de subsistência pois a população cresce geometricamente (2 n ) e os alimentos crescem aritmeticamente (2n) este crescimento da população humana é limitado por factores externos (falta de alimento, doenças, etc)

25 MALTHUS E O CRESCIMENTO DAS POPULAÇÕES DARWIN aplica às populações naturais - As populações crescem, numa fase inicial, em progressão geométrica devido ao seu potencial reprodutor; - Contudo, tal crescimento não acontece e o número de indivíduos é mais ou menos constante de geração em geração (a curva de crescimento estabiliza)

26 MALTHUS E O CRESCIMENTO DAS POPULAÇÕES Darwin: Esta estabilização consegue-se porque em cada geração é eliminado um grande número de indivíduos através de uma LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA que ocorre entre eles, devido a: - competição (pelo alimento, pelo habitat, pelo parceiro sexual) - predação - parasitismo

27 SELECÇÃO ARTIFICIAL Experiência pessoal de Darwin como criador de pombos Ao longo das gerações o Homem foi capaz de seleccionar indivíduos com características desejáveis, utilizando-os em cruzamentos previamente planeados. Plantas e animais assim obtidos, ao fim de algumas gerações, são substancialmente diferentes dos seus ancestrais SELECÇÃO ARTIFICIAL De modo análogo, é possível que ocorra na natureza uma selecção consumada pelos factores ambientais SELECÇÃO NATURAL

28 TEORIA DE DARWIN EVOLUÇÃO POR SELECÇÃO NATURAL Existe variabilidade de características entre os indivíduos de uma população (variabilidade intra- específica) As populações tendem a crescer em progressão geométrica, produzindo mais descendentes do que aqueles que acabam por sobreviver (Malthusianismo)

29 TEORIA DE DARWIN EVOLUÇÃO POR SELECÇÃO NATURAL Em cada geração é eliminado um grande nº de indivíduos através da luta pela sobrevivência que ocorre entre eles, devido a competição, predação, Na luta pela sobrevivência sobrevivem os que estiverem mais bem adaptados, ou seja, os que possuírem características mais aptas, sendo os restantes eliminados progressivamente Existe uma selecção natural, processo que ocorre na Natureza e através do qual só os indivíduos mais bem adaptados a determinadas condições ambientais sobrevivem (sobrevivência do mais apto)

30 TEORIA DE DARWIN EVOLUÇÃO POR SELECÇÃO NATURAL Os indivíduos com características mais aptas vivem mais tempo e reproduzem-se mais ocorrendo transmissão da característica mais apta à descendência por reprodução diferencial A acumulação de pequenas variações a longo prazo determina a transformação e aparecimento de novas espécies As variações nos indivíduos ocorrem ao acaso, sem qualquer orientação evolutiva, mas a selecção muda a população conferindo maior êxito às variantes vantajosas!!!

31 TEORIA DE DARWIN PONTOS FRACOS Apesar de ainda ser aceite TEORIA INCOMPLETA!!! Não conseguiu explicar a razão para as variações das características entre os indivíduos de uma população

32 TEORIA DE DARWIN PONTOS FRACOS Conceito o mais apto é RELATIVO e TEMPORAL Uma característica pode ser favorável a uma população e não ser para outra As condições do meio podem mudar e as características mais favoráveis podem deixar de o ser A borboleta Biston betularia de cor clara era mais apta antes da Revolução Industrial (camuflagem nos muros). Depois a mesma borbuleta passou a menos apta por ficar mais visível aos predadores

33 ARGUMENTOS QUE APOIAM O EVOLUCIONISMO!!! (CONTRIBUTOS DE DIVERSAS ÁREAS CIENTÍFICAS)

34 ARGUMENTOS DA ANATOMIA COMPARADA Baseados nas semelhanças e diferenças das estruturas anatómicas dos indivíduos Órgãos homólogos Órgãos análogos Órgãos vestigiais

35 ARGUMENTOS DA ANATOMIA COMPARADA ÓRGÃOS HOMÓLOGOS Apresentam a mesma origem embriológica e possuem a mesma organização estrutural interna, logo um ancestral comum, mas possuem funções diferentes Apresentam a mesma estrutura interna que inclui ossos semelhantes e na mesma posição. No entanto, como a função a desempenhar é diferente esses ossos sofreram um grau de desenvolvimento diferente apresentando agora um aspecto diferente

36 ARGUMENTOS DA ANATOMIA COMPARADA Pressupõe EVOLUÇÃO DIVERGENTE, a partir de um ancestral comum, seres que apresentavam algumas diferenças divergiram como resultado de uma adaptação a meios diferentes (sofreram pressões selectivas distintas sendo seleccionados para cada meio os indivíduos que apresentavam características mais aptas para esse meio) Resulta uma RADIAÇÃO ADAPTATIVA DARWIN: Homologia resulta de selecção natural sobre indivíduos em meios diferentes (há divergência de seres a partir de um ancestral comum que colonizou diferentes habitats e sofreu selecção natural, sobrevivendo os que apresentavam características mais aptas a cada meio)

37 ARGUMENTOS DA ANATOMIA COMPARADA As estruturas homólogas permitem construir SÉRIES FILOGENÉTICAS (traduzem a evolução de uma determinada estrutura em diferentes organismos) SÉRIES FILOGENÉTICAS PROGRESSIVAS Órgãos homólogos apresentam complexidade crescente (grau de desenvolvimento cada vez maior do ancestral simples ao mais complexo)

38 ARGUMENTOS DA ANATOMIA COMPARADA SÉRIES FILOGENÉTICAS REGRESSIVAS Órgãos homólogos tornam-se cada vez mais simples, com grau de desenvolvimento cada vez menor do ancestral comum mais complexo ao ser mais simples (ex.: perda de membros das serpentes)

39 ARGUMENTOS DA ANATOMIA COMPARADA ÓRGÃOS ANÁLOGOS Apresentam diferente origem embriológica e diferente organização estrutural interna (anatomia diferente), logo não existiu um ancestral comum, mas possuem a mesma função Na locomoção aérea são mais aptos os indivíduos que possuem asas, independentemen te da estrutura dessas asas

40 ARGUMENTOS DA ANATOMIA COMPARADA Pressupõe EVOLUÇÃO CONVERGENTE, em que indivíduos com origens diferentes tiveram de se adaptar a um meio semelhante, sofrendo pressões selectivas idênticas e sendo seleccionados aqueles que apresentavam estruturas que, embora com organização interna diferente, eram mais aptas para desempenhar uma mesma função num determinado ambiente Evolutivamente... mostra como é possível que grupos de seres vivos não relacionados se adaptem a ambientes semelhantes tornando-se parecidos

41 ARGUMENTOS DA ANATOMIA COMPARADA ÓRGÃOS VESTIGIAIS -Estruturas atrofiadas sem função evidente num grupo de indivíduos -Terão sido úteis num ancestral comum mas quando sujeitos a selecção natural em meios diferentes evoluíram em sentidos diferentes -Mantêm-se funcionais e desenvolvidos em uns e regrediram tornando-se vestigiais noutros tornando-se dispensáveis Apêndice no Homem e cintura pélvica na baleia

42 ARGUMENTOS DA PALEONTOLOGIA -A descoberta de fósseis de espécies actualmente extintas contraria a imutabilidade das espécies - Paleontologia permite reconstituir a história evolutiva de um grupo de seres vivos através das suas ÁRVORES FILOGENÉTICAS Representação gráfica do percurso evolutivo de um grupo de seres vivos desde o seu ancestral passando pelas formas que foram surgindo até à actualidade

43 ARGUMENTOS DA PALEONTOLOGIA FÓSSEIS DE TRANSIÇÃO também são importantes!!!! -Apresentam características que existem, hoje, em pelo menos 2 grupos de seres vivos o que permite concluir que tiveram um ancestral comum -Correspondem aos pontos de ramificação das árvores filogenéticas

44 ARGUMENTOS DA PALEONTOLOGIA Archaeopteryx é o ancestral de 2 classes: -Aves (possui penas e asas) -Répteis (possui dentes e cauda com vertebras)

45 ARGUMENTOS DA PALEONTOLOGIA Basilosaurus estabelece a ligação entre os ancestrais das baleias (mamíferos terrestres) e as baleias actuais) Apesar de já ser aquático ainda apresentava os ossos dos membros inferiores que utilizava antes para suportar o seu peso Pteridospérmicas fetos com sementes Plantas que parecem ter sido uma 1ª experiência no surgimento de sementes Pteridófitas (fetos) / Espermatófitas (sementes)

46 ARGUMENTOS DA EMBRIOLOGIA -Estudo do desenvolvimento embrionário de diferentes espécies permite estabelecer relações de parentesco -Os embriões apresentam, nos 1ºs estádios de desenvolvimento, características muito semelhantes e as diferenças vão-se acentuando nos estádios seguintes

47 ARGUMENTOS DA EMBRIOLOGIA Desenvolvimento embrionário dos Vertebrados apresenta grandes semelhanças que fazem supor um ancestral comum -Todos os embriões, do peixe ao homem, apresentam fossetas branquais -Nos peixes originaram as brânquias e no Homem regrediu -Todos os vertebrados apresentam cauda no 1º estádio embrionário e em alguns como o Homem acaba por desaparecer

48 ARGUMENTOS DA EMBRIOLOGIA Quanto mais longas as etapas ontogénicas* (características embrionárias) comuns, mais próximos filogeneticamente* estão esses indivíduos (quanto mais tarde surgirem as diferenças nos embriões, mais semelhantes serão) Exemplo: Peixe é filogeneticamente mais próximo do anfíbio que do mamífero, pois partilha mais etapas ontogénicas com o anfíbio que com o mamífero. O mamífero, porque partilha mais etapas ontogénicas com a ave, é filogeneticamente mais próximo desta do que do anfíbio. * filogenia história evolutiva de um grupo * ontogenia história do desenvolvimento de um indivíduo ao longo da sua vida

49 Concluindo... ARGUMENTOS DA EMBRIOLOGIA - Quanto mais semelhante o desenvolvimento embrionário de seres diferentes, mais aparentados são - Quanto mais afastados evolutivamente forem, mais cedo se notam as diferenças nos seus desenvolvimentos embrionários Haeckel: Lei da recapitulação ou biogenética as fases de desenvolvimento embrionário de um ser vivo correspondem aos seus sucessivos antepassados adultos Lei biogenética reformulada embriões tendem a reproduzir estádios de desenvolvimento semelhantes aos embriões dos seus antepassados e não aos adultos

50 ARGUMENTOS DA BIOGEOGRAFIA - As espécies tendem a ser tanto mais semelhantes quanto maior é a sua proximidade física e, por outro lado, quanto mais afastadas, maiores são as diferenças entre si, mesmo quando as condições ambientais sejam idênticas Exemplo: Ilhas Galápagos e Cabo Verde (ambas de origem vulcânica e com clima semelhante mas com fauna e flora muito diferentes)

51 ARGUMENTOS DA BIOGEOGRAFIA -semelhanças nítidas entre organismos de regiões distantes (semelhança entre seres das ilhas de Cabo Verde e do continente africano sugerem que essas massas de terra teriam estado ligadas no passado, no tempo em que aí teria vivido um ancestral comum) -grande diversidade específica em indivíduos distribuídos em zonas geográficas muito próximas (Tentilhões das Galápagos - espécies derivadas de um ancestral comum mas sujeitas a condições diferentes, vão constituir populações que, com o tempo, dão origem a novas espécies)

52 ARGUMENTOS DA CITOLOGIA TEORIA CELULAR (Schleiden e Schwan, 1839) a célula é a unidade básica e estrutural dos organismos À semelhança na constituição das células animais e vegetais também os processos metabólicos são idênticos. Esta universalidade estrutural e funcional constitui forte argumento a favor de ancestral comum.

53 ARGUMENTOS DA BIOQUÍMICA As provas bioquímicas que apoiam a Evolução: - todos os seres vivos são constituídos pelos mesmos compostos orgânicos (glícidos, lípidos, prótidos e ácidos nucleicos) - a universalidade do código genético com a intervenção do DNA e RNA no mecanismo de síntese proteica Sugere uma origem comum para todos os seres vivos!!!

54 ARGUMENTOS DA BIOQUÍMICA Análise de proteínas em diferentes seres vivos - comparar a sequência de aa - mesmo em seres evolutivamente distantes como o Homem e uma bactéria podem ser encontradas proteínas comuns (evolução a partir de um ancestral comum) - quanto maior a proximidade evolutiva entre 2 seres, maior será a semelhança na sequência de aa das suas proteínas Citocromo c: Homem / macaco Rhesus apenas 1 aa diferente na sequência Homem / cão 11 aa diferentes na sequência

55 ARGUMENTOS DA BIOQUÍMICA Análise e comparação de cadeias de DNA em diferentes seres vivos Obtida por HIBRIDAÇÃO do DNA Consiste em misturar cadeias de DNA de espécies diferentes (cadeias previamente desenroladas) e ver o emparelhamento das mesmas. Quanto maior a quantidade de bases complementares emparelhadas, mais próximas filogeneticamente serão essas espécies

56 ARGUMENTOS DA BIOQUÍMICA Testes serológicos -o número de proteínas estranhas entre 2 indivíduos será tanto maior quanto mais afastadas filogeneticamente as espécies. -quantificar a intensidade das reacções imunológicas entre 2 indivíduos permite inferir a % de proteínas comuns, determinando o grau de parentesco entre elas.

57 Como Darwin não conseguiu explicar: -a variabilidade genética numa espécie -o modo como essas variações se transmitiam às gerações seguintes NEODARWINISMO OU TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO

58 Neodarwinismo As populações constituem unidades evolutivas e apresentam variabilidade sobre a qual actua a selecção natural. A variabilidade nas populações resulta de Mutações e Recombinação génica na reprodução sexuada (meiose e fecundação). (Concepção gradualista que permite explicar que as grandes alterações resultam da acumulação de pequenas modificações que vão ocorrendo ao longo do tempo.)

59 Neodarwinismo A variabilidade genética de indivíduos é a base sobre a qual actua a selecção natural!!!!!

60 Fontes da Variabilidade genética MUTAÇÕES (introduzem novos genes nas populações) Alterações bruscas no genoma dos indivíduos que alteram o seu património genético - Mutações génicas - Mutações cromossómicas RECOMBINAÇÃO GÉNICA NA REPRODUÇÃO RECOMBINAÇÃO GÉNICA NA REPRODUÇÃO SEXUADA (favorece aparecimento de diversas combinações de genes) - Meiose * crossing-over * separação aleatória dos cromossomas homólogos - Fecundação (união dos gâmetas ao acaso)

61 Variabilidade genética MUTAÇÕES Efeito desastroso Efeito favorável Indivíduos inviáveis ou menos aptos e que por selecção natural tendem a desaparecer Indivíduos apresentam características mais vantajosas, vivem mais tempo e reproduzemse mais A pouco e pouco, essas alterações genéticas vão-se introduzindo na população

62 Selecção natural Acaba por promover a manutenção de um determinado fundo genético ou conduzir à sua alteração Selecção estabilizadora Reduz a variação, favorecendo as características mais comuns e eliminando as mais extremas. Torna a população mais homogénea. Comum em populações muito bem adaptadas a um ambiente Selecção direccional (evolutiva) Em mudanças ambientais favorece as características mais favoráveis ao novo ambiente. É o tipo mais frequente. (Biston betularia) Selecção disruptiva (evolutiva) Mudanças ambientais favorecem características mais extremas diminuindo as mais comuns. A selecção actua em mais que uma direcção.

63 Selecção natural A selecção natural não actua sobre os genes ou características genéticas isoladamente, mas sim sobre indivíduos com toda a sua carga genética O indivíduo que possua a combinação de características mais vantajosa será seleccionado em relação a outros menos favorecidos dentro da mesma população Quanto maior a diversidade numa população, maior a probabilidade dessa população se adaptar a mudanças do meio ambiente (aumenta a probabilidade de existir um conjunto génico que seja favorecido)

64 Ao conjunto de todos os genes presentes numa população num dado momento chama-se fundo genético Em cada fundo genético, a frequência de genes varia ao longo do tempo, havendo uns mais frequentes que outros As populações, de geração em geração, estão sujeitas a alterações genéticas, funcionando como unidades evolutivas EVOLUÇÃO é, em suma, a forma como o fundo genético de uma população se altera ao longo do tempo como resultado da selecção natural!!!!

RESUMO DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.º ANO

RESUMO DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.º ANO RESUMO DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.º ANO Prof. Ricardo Montes Ano Lectivo 2009/2010 Nota aos meus alunos do 11.ºC: Este resumo não dispensa a leitura do manual adoptado nem permite substituir a matéria leccionada

Leia mais

Aula 25 Teorias da evolução

Aula 25 Teorias da evolução Aula 25 Teorias da evolução A grande variabilidade dos seres vivos e o grande número de espécies atuais, segundo a teoria evolucionista, originaram-se de espécies preexistentes mais simples, que evoluíram,

Leia mais

Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade Ocidental - in

Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade Ocidental - in Breve história das ideias evolucionistas O conceito de evolução biológica Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade

Leia mais

* Evolução Biológica. Prof. Fernando Stuchi

* Evolução Biológica. Prof. Fernando Stuchi Evolução Biológica Prof. Fernando Stuchi O questionamento universal sobre a origem do homem e da terra é talvez o mais antigo de nosso repertório filosófico. Até meados do século XIX, era senso comum que

Leia mais

Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos:

Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos: Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos: Criacionismo: defendia que todos os seres vivos tinham sido obra divina

Leia mais

BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ANO ANO LECTIVO 2012/2013. NOME DO ALUNO PROFESSORA: Isabel Dias. Argumentos a favor do evolucionismo.

BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ANO ANO LECTIVO 2012/2013. NOME DO ALUNO PROFESSORA: Isabel Dias. Argumentos a favor do evolucionismo. BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ANO ANO LECTIVO 2012/2013 NOME DO ALUNO PROFESSORA: Isabel Dias Argumentos a favor do evolucionismo N.º Introdução Existem vários tipos de argumentos a favor das teorias evolucionistas,

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 5 Evolução 7º anos 2º período - 2012

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 5 Evolução 7º anos 2º período - 2012 CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 5 Evolução 7º anos 2º período - 2012 1) Escreva em cada afirmativa abaixo se é da teoria segundo o Criacionismo ou segundo Lamarck ou Darwin: a) A espécie

Leia mais

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra.

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. Fixismo (Criacionismo) - Até o século XVIII - Todos os seres vivos foram criados por um ser supremo Deus. - Uma vez criadas as espécies eram imutáveis (fixas). ADAPTAÇÃO O termo adaptação refere-se ao

Leia mais

É utilizada há vários séculos e baseia-se na selecção artificial para obter variedades de plantas com características vantajosas.

É utilizada há vários séculos e baseia-se na selecção artificial para obter variedades de plantas com características vantajosas. Reprodução selectiva tradicional É utilizada há vários séculos e baseia-se na selecção artificial para obter variedades de plantas com características vantajosas. Em cada geração, são promovidos os cruzamentos

Leia mais

Ciências da Natureza e suas Tecnologias -BIOLOGIA. Ensino Médio, 3ª Série AS TEORIAS DE LAMARCK E DARWIN

Ciências da Natureza e suas Tecnologias -BIOLOGIA. Ensino Médio, 3ª Série AS TEORIAS DE LAMARCK E DARWIN Ciências da Natureza e suas Tecnologias -BIOLOGIA Ensino Médio, 3ª Série AS TEORIAS DE LAMARCK E DARWIN INTRODUÇÃO As variedades de seres vivos em nosso planeta têm fascinado a humanidade ao longo da história.

Leia mais

Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução

Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução O desenvolvimento dos conhecimentos de genética e as novas descobertas sobre hereditariedade, permitiram fazer uma nova interpretação da teoria da evolução

Leia mais

RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO. Tema Paleontologia

RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO. Tema Paleontologia RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO Conceitos mais importantes: Tema Paleontologia Paleontologia: é uma das ciências que estuda a evolução da vida na Terra ao longo do tempo geológico; Fóssil: são restos

Leia mais

Carlos Guerra Schrago Dep. Genética/IB, UFRJ

Carlos Guerra Schrago Dep. Genética/IB, UFRJ Carlos Guerra Schrago Dep. Genética/IB, UFRJ Há aproximadamente 150 anos... Em julho de 1858, foram lidos na Sociedade Lineana de Londres os trabalhos de Wallace e Darwin Os textos apresentavam uma nova

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ.

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ. COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Problematização O homem descende do macaco? Quem nasceu 1º o ovo

Leia mais

Noções básicas de hereditariedade. Isabel Dias CEI

Noções básicas de hereditariedade. Isabel Dias CEI Noções básicas de hereditariedade Os seres humanos apresentam características que os distinguem dos seres vivos de outras espécies mas também apresentam características que os distinguem dos outros indivíduos

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 5

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 5 FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 5 Mecanismos de Evolução Fixismo e Teorias Fixistas As espécies são unidades fixas e imutáveis que, num mundo igualmente estático, surgem independentemente

Leia mais

Isolamento e Evolução Isolamento - um dos principais fatores para que ocorram mudanças evolutivas Ilhas - papel central no estudo da evolução O Isolam

Isolamento e Evolução Isolamento - um dos principais fatores para que ocorram mudanças evolutivas Ilhas - papel central no estudo da evolução O Isolam Biogeografia de Ilhas Vida e morte nas ilhas Maratona de Biogeografia Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade Vivian F. Renó 12/04/2012 Isolamento e Evolução

Leia mais

Biologia e Geologia Módulo 4 Meiose e ciclos celulares

Biologia e Geologia Módulo 4 Meiose e ciclos celulares FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 4 Meiose e ciclos celulares A reprodução sexuada distingue-se da assexuada pelo factio de cada descendente ser o resultado de uma fecundação, isto é,

Leia mais

Argumentos a favor da Evolução. Dados da embriologia

Argumentos a favor da Evolução. Dados da embriologia Argumentos a favor da Evolução Prof. Ana Rita Rainho Dados da embriologia Quanto mais aparentados são os seres entre si, mais tardiamente surgem as diferenças no desenvolvimento embrionário www.biogeolearning.com

Leia mais

Teorias evolucionistas

Teorias evolucionistas Teorias evolucionistas A vida em evolução Se o problema da origem da vida não tem resposta definitiva, há muitos estudos tentando resolver outra questão levantada pela biogênese: se todo ser vivo se origina

Leia mais

Evolução Biológica: Origem Orig das Espécies: Que e x e plicaç plic ão? aç

Evolução Biológica: Origem Orig das Espécies: Que e x e plicaç plic ão? aç Evolução Biológica: Origem das Espécies: Que explicação? Origem das Espécies: que explicação? Fixismo (até ao séc. XIX): as espécies são unidades fixas e imutáveis que, num mundo igualmente estático, surgem

Leia mais

Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos

Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos Biologia e Geologia 11º ano Unidade 7 Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos 2016 A Origem da Vida Dos procariontes aos eucariontes A célula procariótica Sem membrana nuclear Sem organitos membranares

Leia mais

Classificação dos Seres Vivos

Classificação dos Seres Vivos Classificação dos Seres Vivos Classificação dos Seres Vivos Biodiversidade x Organizar, Classificar os Seres Vivos SISTEMÁTICA TAXONOMIA (TÁXONS) Origem da Classificação Biológica Lineu 1707 1778 Pai da

Leia mais

21/11/2013 BIOLOGIA EVOLUÇÃO

21/11/2013 BIOLOGIA EVOLUÇÃO BIOLOGIA EVOLUÇÃO O que é a evolução? Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. 1 Evidências da evolução

Leia mais

Teorias sobre a origem e evolução da vida

Teorias sobre a origem e evolução da vida Simpósio Estadual de Biologia 19 e 20/10/2011 A ORIGEM DA VIDA NA TERRA Prof. Danislei Bertoni PPGE/UFPR/SEED danislei@seed.pr.gov.br PENSAMENTO BIOLÓGICO EVOLUTIVO BIODIVERSIDADE Teorias sobre a origem

Leia mais

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Profa. Ângela Dauch O conceito de evolução biológica Todos os seres vivos do planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques EVOLUÇÃO 1 As teorias evolucionistas Nosso planeta apresenta uma imensa variedade de espécies, vivendo nos mais diferentes habitats. A Teoria da evolução tenta explicar como isso torno-se possível. 2 Fixismo

Leia mais

Evolução. Biologia Professor: Rubens Oda 29/09/2014. Material de apoio para Aula ao Vivo

Evolução. Biologia Professor: Rubens Oda 29/09/2014. Material de apoio para Aula ao Vivo Evolução 1. (UFTM) No início da década de 1950, o químico americano Stanley L. Miller desenvolveu um experimento que ainda hoje é considerado um dos suportes da hipótese da origem da vida na Terra. Miller

Leia mais

Ficha de trabalho nº3 - Evolução Biológica. Alguns dos principais acontecimentos da história da terra.

Ficha de trabalho nº3 - Evolução Biológica. Alguns dos principais acontecimentos da história da terra. Escola Secundária Francisco Simões --- Biologia /Geologia 11º Ano --- Ano Lectivo 2008/2009 Objectivos: Ficha de trabalho nº3 - Evolução Biológica Valorizar o conhecimento da história da ciência para compreender

Leia mais

Teorias Interpretativas da Biodiversidade

Teorias Interpretativas da Biodiversidade Todas elas se podem inserir em três correntes fundamentais: fixismo, transformismo ou evolucionismo. O fixismo admite que as espécies são fixas e imutáveis, criadas independentemente umas das outras e

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. André Maia. O que sabemos sobre a evolução?

EVOLUÇÃO. Prof. André Maia. O que sabemos sobre a evolução? EVOLUÇÃO Prof. André Maia O que sabemos sobre a evolução? As espécies mudam com o decorrer do tempo. Hoje existem aproximadamente dois milhões de espécies de organismos vivos sobre a Terra, incluindo bactérias,

Leia mais

DNA, o nosso código secreto

DNA, o nosso código secreto Ciências Naturais 9ºAno Texto de apoio DNA, o nosso código secreto Nome: Data: Imagina que poderias ter nas mãos uma célula e abrir o seu núcleo como se abre um baú. Lá dentro, encontrarias uma sequência

Leia mais

ATIVIDADES. BC.08: Meiose BIOLOGIA. b) Qual é a função da estrutura cromossômica indicada pela seta na figura D?

ATIVIDADES. BC.08: Meiose BIOLOGIA. b) Qual é a função da estrutura cromossômica indicada pela seta na figura D? ATIVIDADES 1. (UEL 2006) Analise o gráfico a seguir. b) Qual é a função da estrutura cromossômica indicada pela seta na figura D? 3. (UFSC 2005-adaptada) A Mitose e a Meiose são importantes processos biológicos,

Leia mais

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino.

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. TEORIAS EVOLUTIVAS CRIACIONISMO Predominante até a metade do séc. XIX. Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. O FIXISMO é uma variante mais radical que propõe a criação dos seres

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA 1. Histórico: Sociedade primitiva Aristóteles, Hipócrates e outros gregos van Leeuwenhoek (1632 1723): cadeias alimentares e regulação da população Gaunt (séc. XVI): pioneiro da

Leia mais

Diversidade e Origem Das Espécies

Diversidade e Origem Das Espécies Diversidade e Origem Das Espécies Toda a mentalidade científica é hoje inevitavelmente evolucionista. Ao nível bioquímico e molecular, os mecanismos fundamentais são os mesmos, da bactéria ao Homem Luis

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2014 1ª fase

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2014 1ª fase 1- O tecido muscular cardíaco apresenta fibras a) lisas, de contração voluntária e aeróbia. b) lisas, de contração involuntária e anaeróbia. c) estriadas, de contração involuntária e aeróbia. d) estriadas,

Leia mais

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia Biologia Tema: Everton Amorim 1) Introdução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. o =Fato o Ciência que estuda

Leia mais

Biologia O estudo da vida. Capítulo 1

Biologia O estudo da vida. Capítulo 1 Biologia O estudo da vida Capítulo 1 O mundo em que vivemos Por que estudar? Biologia: Ramo da ciência que estuda os seres vivos Seres vivos: formados por uma ou mais células; contém informação genética;

Leia mais

Evolução Biológica - I. Prof. Pablo Paim Biologia

Evolução Biológica - I. Prof. Pablo Paim Biologia Evolução Biológica - I Prof. Pablo Paim Biologia Organismos se adaptam ao ambiente?! O homem veio do macaco?! Organismos mais evoluídos!? Ser evolucionista é ser ateu?! O processo de evolução biológica

Leia mais

Teorias Evolutivas e Especiação

Teorias Evolutivas e Especiação Teorias Evolutivas e Especiação Material de Apoio para Monitoria 1. (G1 2014) Em 1831 a bordo do navio Beagle, Charles Darwin, naturalista inglês, iniciou uma viagem de exploração científica pelo mundo,

Leia mais

Argumentos do evolucionismo:

Argumentos do evolucionismo: Argumentos do evolucionismo: 1- Argumentos paleontológicos 2-Argumentos de anatomia comparada 3- Argumentos embriológicos 4- Argumentos bioquímicos 5- Argumentos da citologia 6- Argumentos biogeográficos

Leia mais

Atividade Complementar

Atividade Complementar Atividade Complementar Setor de Educação de Jovens e Adultos Ciências da Natureza Ensino Médio Tema: Evolução Sistemática (Uso do Cladograma) Esta atividade tem como objetivo complementar e aprofundar

Leia mais

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução Ancestral comum Primeiras ideias: filósofos da Grécia Clássica Tales de Mileto (Séc. VI a.c.): água como princípio organizador dos seres vivos Xenófanes

Leia mais

BIOLOGIA 10º. Módulo inicial Diversidade na Biosfera

BIOLOGIA 10º. Módulo inicial Diversidade na Biosfera BIOLOGIA 10º Módulo inicial Diversidade na Biosfera Biologia 2 Ciência que se dedica ao estudo da vida e dos fenómenos que com ela estão intimamente relacionados. 3 Biologia 4 A vida e os seres vivos Questão

Leia mais

Suponha que em uma certa espécie diploide exista um caráter relacionado com uma série de quatro alelos (alelos múltiplos).

Suponha que em uma certa espécie diploide exista um caráter relacionado com uma série de quatro alelos (alelos múltiplos). Suponha que em uma certa espécie diploide exista um caráter relacionado com uma série de quatro alelos (alelos múltiplos). Em um determinado indivíduo da espécie referida, o número máximo de alelos representados

Leia mais

Características gerais

Características gerais Reino das Plantas Características gerais São organismos: Eucariontes Pluricelulares Autótrofos Possuem diversos pigmentos, como os fotossintetizantes e os acessórios. Características gerais Capacidade

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 9º ano FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

Do D.N.A. à síntese proteica. Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura

Do D.N.A. à síntese proteica. Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura Do D.N.A. à síntese proteica Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura Do DNA ao organismo! Para percorrer este caminho temos que responder à questão que se segue: Onde se localiza a informação genética?

Leia mais

Evolução Biológica Conceitos e pensamentos

Evolução Biológica Conceitos e pensamentos Profº Marcelo Morcegão Evolução Biológica Conceitos e pensamentos Fixismo Doutrina Filosófica que defende que desde o seu aparecimento as espécies são imutáveis e não sofrem transformações. Aristóteles

Leia mais

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo Fundamentos da Evolução Biológica As Teorias Evolutivas Várias teorias evolutivas surgiram, mas destacam-se se as teorias de Lamarck e de Darwin. O EVOLUCIONISMO, OU TEORIA DA EVOLUÇÃO, É A EXPLICAÇÃO

Leia mais

LISTA - CICLOS DE VIDA - PROF. NETTO (3ª SÉRIES E EXTENSIVO) *** Gabarito Final da Lista ***

LISTA - CICLOS DE VIDA - PROF. NETTO (3ª SÉRIES E EXTENSIVO) *** Gabarito Final da Lista *** LISTA - CICLOS DE VIDA - PROF. NETTO (3ª SÉRIES E EXTENSIVO) *** Gabarito Final da Lista *** 1)Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada? a) Diferenciação

Leia mais

Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO

Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO Profa. Eleonora Erbesdobler EVOLUÇÃO Processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

Leia mais

PLANO DE TRABALHO TÍTULO:EVOLUÇÃO

PLANO DE TRABALHO TÍTULO:EVOLUÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: MÁRCIA MARIA LACERDA COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 1ª ENSINO MÉDIO 3º BIMESTRE /ANO: 2012

Leia mais

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino.

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. TEORIAS EVOLUTIVAS CRIACIONISMO Predominante até a metade do séc. XIX. Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. O FIXISMO é uma variante mais radical que propõe a criação dos seres

Leia mais

Exercício A. Tabuleiro Nº de folhas inicial Nº de folhas final (enraizadas e prontas para transplantar A 15 8 B 15 2 C 15 14 D 15 0

Exercício A. Tabuleiro Nº de folhas inicial Nº de folhas final (enraizadas e prontas para transplantar A 15 8 B 15 2 C 15 14 D 15 0 1 Exercício A 1.- Considera o seguinte procedimento experimental: 1. Marque 4 tabuleiros com as letras A, B, C e D e encha-os até metade da sua altura com uma mistura de turfa e granulado de esferovite.

Leia mais

Neodarwinismo Teoria Sintética da Evolução

Neodarwinismo Teoria Sintética da Evolução Neodarwinismo Teoria Sintética da Evolução Aula nº45, 46 e 48 26 e 28 Jan e 2 Fev09 Prof. Ana Reis Principais críticas apontadas à Teoria de Darwin: não explicar o surgimento de variações naturais nos

Leia mais

Biologia QUESTÕES de 01 a 06

Biologia QUESTÕES de 01 a 06 Biologia QUESTÕES de 01 a 06 LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA DE

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Nome: Data: / / 1. Completa os espaços em branco, das afirmações que se seguem,

Leia mais

3ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 2) GRUPO I

3ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 2) GRUPO I 3ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 2) Ano Lectivo: 2007/2008 Nome: Nº Turma: CT Curso: CH-CT Data: 17/01/2008 Docente: Catarina Reis GRUPO I 1. A figura 1 representa, esquematicamente,

Leia mais

Evolucionismo vs Criacionismo

Evolucionismo vs Criacionismo Evolucionismo vs Criacionismo uma perspectiva filosófica fica M. Patrão Neves Filosofia fisiólogos e filósofos sistemáticos multiplicidade do real: ordem? unidade da multiplicidade diversidade dos seres:

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros EVOLUÇÃO Muitos acreditam que o homem é o ser vivo mais evoluído do planeta, de que ele veio do macaco e que a evolução sempre tem sentido de progresso. Evolução

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO-

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO- PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO- Tema / Capítulos Competências/Objectivos Estratégias / Actividades Recursos/Materiais Avaliação Aulas previstas (45 min) Tema I TERRA NO ESPAÇO Capítulo 1 um

Leia mais

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano A CÉLULA Natércia Charruadas 2011 Biologia e Geologia 10º ano O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da Vida. As dimensões das células, geralmente

Leia mais

Lista de Exercícios: Divisão Celular

Lista de Exercícios: Divisão Celular 1. (UNIFOR-CE) Em organismos unicelulares, divisão por mitose significa: a) Crescimento b) Regeneração c) Recombinação d) Reprodução e) Gametogênese 2. (FUVEST) Analise os eventos mitóticos relacionados

Leia mais

Como escolher os nossos alimentos?

Como escolher os nossos alimentos? Como escolher os nossos alimentos? Os animais possuem regimes alimentares diferentes mas, independentemente dos mesmos, todos necessitam de ingerir alimentos para sobreviverem! 1 Importância da alimentação

Leia mais

BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ano. Para a determinação das idades relativas são utilizados os seguintes princípios estratigráficos. Enuncie-os.

BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ano. Para a determinação das idades relativas são utilizados os seguintes princípios estratigráficos. Enuncie-os. BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ano Subtema- Rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra Assunto: Datação relativa das rochas e princípios da Geologia Para a determinação das idades relativas são utilizados

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

Panspermia cósmica. hipercognicion.blogspot.com

Panspermia cósmica. hipercognicion.blogspot.com Origem da Vida Panspermia cósmica hipercognicion.blogspot.com Conseguiriam sobreviver? Como se formaram? Abiogênese (Geração espontânea) http://slideplayer.com.br/slide/387759/ slideplayer.com.br Antonie

Leia mais

REPRODUÇÃO SEXUADA MEIOSE E FECUNDAÇÃO. Disciplina Biologia e Geologia Professora Tânia Magalhães

REPRODUÇÃO SEXUADA MEIOSE E FECUNDAÇÃO. Disciplina Biologia e Geologia Professora Tânia Magalhães REPRODUÇÃO SEXUADA MEIOSE E FECUNDAÇÃO Disciplina Biologia e Geologia Professora Tânia Magalhães FECUNDAÇÃO É a união das células masculina e feminina gâmetas (HAPLÓIDE- n), formando uma célula (DIPLÓIDE-

Leia mais

Teorias Evolucionistas. Lamarck Darwin Neodarwinismo

Teorias Evolucionistas. Lamarck Darwin Neodarwinismo Teorias Evolucionistas Lamarck Darwin Neodarwinismo Origem da Vida pode ser explicada pela Teoria Fixista defende que as espécies são imutáveis Teoria Evolucionista defende que os primeiros seres eram

Leia mais

a) As oscilações de duas populações como as observadas no gráfico sugerem qual tipo de relação ecológica?

a) As oscilações de duas populações como as observadas no gráfico sugerem qual tipo de relação ecológica? LISTA DE EXERCÍCIOS BIOLOGIA 1. Can two species that never come in contact with each other compete for the same resource? Explain your answer. 2. (UFV-MG) O gráfico abaixo representa a variação do tamanho

Leia mais

O que é teoria??? Senso comum Apenas no campo das idéias. Ciência Conjunto de varias idéias baseadas em fatos e provas

O que é teoria??? Senso comum Apenas no campo das idéias. Ciência Conjunto de varias idéias baseadas em fatos e provas TEORIA DA EVOLUÇÃO O que é teoria??? Senso comum Apenas no campo das idéias Ciência Conjunto de varias idéias baseadas em fatos e provas Histórico Como Darwin explica? Os primeiros a falarem: Antiguidade/Idade

Leia mais

A MEDIDA DO TEMPO GEOLÓGICO E A IDADE DA TERRA. Idade relativa e idade radiométrica

A MEDIDA DO TEMPO GEOLÓGICO E A IDADE DA TERRA. Idade relativa e idade radiométrica A MEDIDA DO TEMPO GEOLÓGICO E A IDADE DA TERRA Idade relativa e idade radiométrica A medida do tempo geológico e a idade da Terra Qual a idade da Terra? Qual a sequência de acontecimentos? Como se agrupam

Leia mais

BIODIVERSIDADE E V O L U Ç Ã O. Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos?

BIODIVERSIDADE E V O L U Ç Ã O. Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos? EVOLUÇÃO BIODIVERSIDADE Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos? FIXISMO Teorias A Fixismo 9 As espécies surgiram independentemente umas das outras (tal como se conhecem hoje) e mantiveram-se

Leia mais

01/04/2011. Evolução, Ciência e Sociedade Histórico da Evolução Biológica: predecessores de Darwin

01/04/2011. Evolução, Ciência e Sociedade Histórico da Evolução Biológica: predecessores de Darwin Evolução, Ciência e Sociedade Histórico da Evolução Biológica: predecessores de Darwin Professor Fabrício R Santos fsantos@icb.ufmg.br Departamento de Biologia Geral, UFMG 2011 1 Epidemiologia do HIV revela

Leia mais

3ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano)

3ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano) 3ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano) Ano Lectivo: 2008/2009 Nome: Nº Turma: CT Curso: CH-CT Data: 22/1/2009 Docente: Catarina Reis NOTA: Todas as Respostas são obrigatoriamente dadas

Leia mais

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Promover o pensamento de uma forma criativa e crítica, relacionando evidências e explicações, confrontando diferentes

Leia mais

C E E S V O. Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim. Biologia Ensino Médio 2ª série

C E E S V O. Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim. Biologia Ensino Médio 2ª série C E E S V O Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim Biologia Ensino Médio 2ª série Principais assuntos abordados: Ácidos nucléicos, DNA e RNA. Evolução. Teoria de Lamarck e Darwin. Moderna

Leia mais

Nada em Biologia faz sentido, senão à luz da evolução. Theodosius Dobzhansky

Nada em Biologia faz sentido, senão à luz da evolução. Theodosius Dobzhansky EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Nada em Biologia faz sentido, senão à luz da evolução. Theodosius Dobzhansky Criacionismo Muitas vezes confundida com o Fixismo. Teoria segundo a qual as espécies vegetais e animais

Leia mais

Os inseticidas sempre funcionam?

Os inseticidas sempre funcionam? Os inseticidas sempre funcionam? A UU L AL A Márcio costuma acampar. Aquelas praias! Aquelas cachoeiras! Mas não consegue se acostumar com os mosquitos. Ele usa repelente, mas mesmo assim parece que alguns

Leia mais

Ficha Sumativa. Onde existe vida na Terra? Ambientes naturais: terrestres e aquáticos.

Ficha Sumativa. Onde existe vida na Terra? Ambientes naturais: terrestres e aquáticos. Ficha Sumativa Onde existe vida na Terra? Ambientes naturais: terrestres e aquáticos. Tema 2 - Terra em transformação. Bloco de trabalho 8 - Diversidade nos animais: como se reproduzem. 1. Responde às

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 12 p. 178 EVIDÊNCIAS

Leia mais

Evolução. Biologia. Tema: Evolução. Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery

Evolução. Biologia. Tema: Evolução. Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery Biologia Evolução Tema: Evolução Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery Introdução Evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que

Leia mais

Fundamentos da Genética

Fundamentos da Genética Estudante: Educadora: Daiana Araújo 8º Ano/Turma: Data / /2016 C.Curricular: Ciências Naturais Fundamentos da Genética Hereditariedade é a transferência de informações sobre as características próprias

Leia mais

Data: Bim.: 4. Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções:

Data: Bim.: 4. Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções: Data: Bim.: 4 Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções: Lista de Recuperação 1.Quais são os distúrbios do sistema endócrino? 2.O que é

Leia mais

2ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano)

2ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano) 2ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano) Ano Lectivo: 2008/2009 Nome: Nº Turma: CT Curso: CH-CT Data: 27/11/2008 Docente: Catarina Reis NOTA: Todas as Respostas são obrigatoriamente dadas

Leia mais

Q U E S T Ã O 4 6 I V III VII. Com base nos esquemas e em seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO:

Q U E S T Ã O 4 6 I V III VII. Com base nos esquemas e em seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO: 25 Q U E S T Ã O 4 6 A figura a seguir esquematiza a circulação sanguínea humana passando por vários órgãos onde o sangue pode sofrer alterações. Na figura os números indicam alguns vasos sanguíneos. V

Leia mais

Genes. Informam para proteínas. Formam o GENOMA. Constituídas por monómeros: a.a. Codificados pelo código genético

Genes. Informam para proteínas. Formam o GENOMA. Constituídas por monómeros: a.a. Codificados pelo código genético SÍNTESE PROTEICA São fragmentos de DNA (bases azotadas) que informam para uma característica Formam o GENOMA Genes Constituem os cromossomas Informam para proteínas Constituídas por monómeros: a.a. Codificados

Leia mais

A Teoria da evolução

A Teoria da evolução Museu de Topografia prof. Laureano ibrahim Chaffe Departamento De GeoDésia UFRGS A Teoria da evolução Texto original de: http://www.portalplanetasedna.com.ar/teoria_evolucion.htm Teoria de la evolución

Leia mais

A Terra e os seus subsistemas em interacção

A Terra e os seus subsistemas em interacção A Terra e os seus subsistemas em interacção Terra: Porção limitada do Universo; Interage com outros elementos do Universo; Planeta activo, dinâmico e em equilíbrio com o que o rodeia; É um sistema onde

Leia mais

Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas:

Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas: Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas: Explicações para Biodiversidade: Creacionismo Ato sobrenatural fixismo Geração espontânea Vida matéria bruta Transmutação de Espécies. Uma espécie da origem

Leia mais

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo...

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo... A UU L AL A Menino ou menina? Quando um casal descobre que vai ter um filho, a primeira curiosidade é saber se nascerá um menino ou uma menina. Mas será que os futuros pais, ou mesmo as pessoas que não

Leia mais

Aula 6 Mitose. Fases da mitose. Prófase

Aula 6 Mitose. Fases da mitose. Prófase Aula 6 Mitose A mitose nos seres pluricelulares é responsável pelo crescimento, devido ao aumento do número de células e reposição das células mortas, por exemplo, a epiderme é renovada a cada 28 dias.

Leia mais

Diversidade de Seres Vivos Classificação e nomenclatura biológica Sistemática Filogenética

Diversidade de Seres Vivos Classificação e nomenclatura biológica Sistemática Filogenética Colégio Estadual Julio de Castilhos Disciplina: Biologia Ano: 2ª Ensino Médio Diversidade de Seres Vivos Classificação e nomenclatura biológica Sistemática Filogenética Profª.Msc. Brenda Fürstenau Introdução

Leia mais

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS Professor Fláudio EVIDÊNCIAS DE EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO conjunto de processos que levam a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, podendo dar origem a novas espécies Entender

Leia mais

1. Entre as frases abaixo em relação à divisão celular por mitose, uma é incorreta. Aponte-a:

1. Entre as frases abaixo em relação à divisão celular por mitose, uma é incorreta. Aponte-a: Aula 07 Divisão Celular 1. Entre as frases abaixo em relação à divisão celular por mitose, uma é incorreta. Aponte-a: a) na metáfase, todos os cromossomos, cada um com duas cromátides, encontram-se no

Leia mais

EVOLUÇÃO. Evidências e Teorias. Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio

EVOLUÇÃO. Evidências e Teorias. Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio EVOLUÇÃO Evidências e Teorias Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio Evolução Homer Simpson Vídeos e animações\the Simpsons - Homer Evolution.flv Na natureza tudo se transforma...

Leia mais

Prova Escrita de Biologia e Geologia

Prova Escrita de Biologia e Geologia Exame Nacional do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Escrita de Biologia e Geologia 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Prova 702/2.ª Fase 11 Páginas Duração da Prova: 120 minutos.

Leia mais