CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO"

Transcrição

1 REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM METEOROLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (Aprovado em Reunião do Conselho do Curso em 19/01/2016) CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO Artigo 1º - Todo Aluno regularmente matriculado no Curso de Bacharelado em Meteorologia da UNESP-Bauru deverá, no final do curso, desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Artigo 2º O Trabalho de Conclusão de Curso é componente curricular obrigatório, que deve ser desenvolvido individualmente, de acordo com a RESOLUÇÃO Nº 4, DE 6 DE AGOSTO DE 2008, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Meteorologia, bacharelado. Artigo 3º - O objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é favorecer a aquisição de formação complementar pelo aluno de graduação, seja no campo teórico e/ou prático em disciplina(s) constante(s) do Curso de Meteorologia ou qualquer outra Área do conhecimento, através do desenvolvimento de Projeto de Pesquisa em parceria com um professor orientador. Artigo 4º - Também é um objetivo do TCC, formar o discente no sentido de apresentar de maneira lógica e consistente os resultados de pesquisa científica em língua portuguesa e quando possível em outra língua estrangeira. Artigo 5º - A coordenação e tramitação dos Trabalhos de Conclusão de Curso ficará a cargo do professor responsável pelas disciplinas de TCC I e TCC II da respectiva estrutura curricular vigente. único - Quando o professor responsável pelas disciplinas de TCC I e TCC II estiver em período de férias, o responsável pelos discentes que estiverem realizando estas disciplinas será o Coordenador de Curso, e em sua falta, o Vice-Coordenador de curso. Artigo 6º - O Trabalho de Conclusão de Curso é composto por: I Elaboração do Plano de Trabalho; II - Elaboração de uma monografia, apresentada na forma de texto; III - Apresentação e arguição da monografia perante banca, em data determinada. Iv Entrega da versão final na forma impressa e digital Artigo 7º - As documentações requeridas no artigo 6º devem ser entregues ao(s) professor(es) pelas disciplinas de TCC I e TCC II,respectivamente, em datas pré determinadas.

2 CAPÍTULO II EXIGÊNCIAS ACADÊMICAS E MATRÍCULA Artigo 8º A matrícula na disciplina de TCC é semestral, portanto o aluno deve matricularse na disciplina de TCC I, e, posteriormente, em TCC II, de acordo com os procedimentos de matrícula definidos pela Seção Técnica de Graduação da Faculdade de Ciências. 1º - Os alunos efetivamente matriculados na disciplina TCC I devem apresentar ao professor responsável pela disciplina a Proposta de Trabalho para o TCC. 2º - Os alunos efetivamente matriculados na disciplina TCC II devem entregar ao professor responsável pela disciplina a monografia do Trabalho de Conclusão de Curso Artigo 9º- Poderão requerer matrícula na disciplina de TCC os alunos que já tenham concluído pelo menos 06 (seis) semestres do curso no semestre que antecede a matrícula. único - Os alunos que não estiverem no período regular poderão requerer matrícula nas disciplinas de TCC mediante solicitação e aprovação do Conselho de Curso. Artigo 10º O discente tem o direito de pedir trancamento de matrícula, respeitados os prazos estabelecidos pelo calendário escolar da Faculdade de Ciências. CAPÍTULO III ORIENTADORES Artigo 11º A orientação do aluno no Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser realizada por um docente do Departamento de Física da Faculdade de Ciências UNESP campus de Bauru ou Departamentos credenciados pelo Conselho de Curso. 1º - Caso o aluno queira desenvolver o TCC com um Pesquisador que não seja do Departamento de Física ou dos Departamentos credenciados, deve ser feita uma solicitação formal ao Conselho de Curso. Respeitadas as Resoluções da UNESP, compatibilidade de horário do discente e aceitação do pesquisador orientador externo, as orientações poderão ser conduzidas por quaisquer Instituições. 2º - Dependendo da natureza do Projeto de Pesquisa, o aluno pode contar com a coorientação de profissionais da área, desde que haja a anuência do orientador, responsável pelo desenvolvimento do trabalho. 3º - O coorientador deve ser um docente ou profissional com comprovada competência na área do Trabalho de Conclusão de Curso. Artigo 12º - Cabe ao aluno fazer o contato com o(s) possível(eis) orientador(es) do Departamento de Física ou qualquer outro Departamento que seja credenciando pelo Conselho de Curso, em até 30 dias após a matrícula na disciplina de TCC I. Ao orientador é facultada a aceitação do convite para a orientação. único Em até 30 dias após a matrícula na disciplina de TCC I o aluno deve entregar, para o Professor responsável pela disciplina, o Termo de Compromisso de Execução e Orientação (ANEXO I deste regulamento), assinado pelo aluno e pelo orientador.

3 Artigo 13º Caberá ao orientador a responsabilidade de cobrar o cumprimento do plano de trabalho. Caso o aluno não esteja cumprindo o plano estabelecido, ou não mantenha produtividade satisfatória, compete ao orientador fazer um comunicado por escrito ao Conselho de Curso para que seja desfeita a orientação com consequente substituição do orientador ou reprovação do aluno. Artigo 14º Não será permitida a troca de orientadores até 04 (quatro) meses que antecedem o final da disciplina de TCC II, exceto em casos devidamente justificados pelo orientador ou pelo aluno, com posterior apreciação e aprovação do Conselho de Curso. 1º Caso ocorra a mudança de orientador durante o decorrer do desenvolvimento do trabalho, esta deve ser justificada e comunicada ao(s) professor(es) das disciplinas TCC I ou TCC II, por escrito. A justificativa deve ter a anuência dos dois orientadores envolvidos: o anterior e o atual. 2º No caso de troca de orientadores, caberá ao aluno a adequação do tema, elaboração e entrega da nova proposta de trabalho. A nova proposta ficará sujeita a nova aprovação pelo(s) professor(es) responsável(eis) pela disciplina de TCC I ou TCC II. CAPÍTULO IV PLANO DE TRABALHO Artigo 15º Em até 30 dias após a matrícula na disciplina de TCC I, o aluno deve entregar para o Professor responsável pela disciplina de TCC I, um Plano de Trabalho assinado por ele e pelo orientador. único O Plano de Trabalho deve ser elaborado entre quatro e seis páginas e conter os seguintes tópicos: Capa com informações gerais: título do trabalho, nome do aluno, curso, período, semestre, local onde irá desenvolver as atividades, nome do orientador; Enunciado do problema e justificativa; Objetivos e resultados esperados; Metodologia e Atividades propostas ; Cronograma de execução; Referências; Assinatura do Orientador e do aluno. Artigo 16º O tema do trabalho é de escolha do aluno, devendo estar relacionado a uma das áreas de atuação do curso. único Se por algum motivo o aluno desejar modificar o Plano de trabalho, deve encaminhar uma solicitação com justificativa para aprovação no Conselho de Curso. Artigo 17º Alunos reprovados anteriormente nas disciplinas TCC I ou TCC II e que pretendem manter o mesmo projeto devem apresentar novamente o plano de trabalho, identificando quais atividades já foram finalizadas e quais devem ser executadas no ano letivo corrente.

4 Artigo 18º- O desenvolvimento do trabalho só se dará a partir da aprovação do Plano de trabalho pelo Conselho de Curso de Bacharelado em Meteorologia. Artigo 19º O aluno que desenvolveu ou está engajado em Projeto(s) de Iniciação Científica, poderá aproveitar os resultados para a apresentação do TCC. CAPÍTULO V NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Artigo 20º Finalizada a redação do trabalho, o discente deverá encaminhar ao Professor responsável pela disciplina de TCC II seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) juntamente com ofício do orientador. Artigo 21º Deverão ser confeccionadas 05 cópias da monografia, sendo que uma delas deverá fazer parte do acervo da biblioteca do Campus. único A cópia a ser entregue na biblioteca do Campus deve ser preferencialmente a versão final e corrigida após a apresentação e avaliação do trabalho. Artigo 22º O trabalho deverá ter uma capa protegida por material de plástico transparente de resistência superior a cinco folhas de papel sulfite e a última folha, por material semelhante de cor preta. Artigo 23º A elaboração da Monografia na disciplina TCC II deve seguir os modelos aprovados pelo Conselho do Curso, de acordo com as normas estabelecidas no Anexo III deste Regulamento. CAPÍTULO VI BANCA EXAMINADORA Artigo 24º A banca examinadora do TCC deve ser composta por três membros e mais um suplente, sendo: o primeiro membro o orientador ou o co-orientador do aluno, que preside a banca; os demais membros docentes, ou profissionais da área com conhecimento reconhecido sobre o tema do trabalho a ser avaliado. É obrigatório que todos os membros da banca possuam titulação mínima de Mestre. 1º - É vedada a participação do orientador e do coorientador concomitantemente na banca examinadora. 2º - Os nomes sugeridos para composição da banca deverão ser informados ao Conselho de Curso para deferimento. Artigo 25º - A banca examinadora fará a avaliação da monografia do trabalho de conclusão de curso de acordo com os seguintes critérios: Qualidade ortográfica e gramatical; Atendimento às orientações contidas no ANEXO II do presente regulamento e às normas técnicas da ABNT; Adequação dos procedimentos metodológicos às especificidades do tema e do problema investigado, bem como da justificativa e dos objetivos do trabalho;

5 Adequação e qualidade dos instrumentos de coleta de materiais; Utilização correta da terminologia técnica e conceitual que o tema investigado exige; Suficiência e qualidade de materiais coletados para a fundamentação teórica da escolha feita em termos de tema e investigação do problema; Qualidade e pertinência da bibliografia explorada; Sistematização e articulação de ideias; Capacidade de compreensão e síntese; Pontualidade no cumprimento da data máxima estabelecida para a entrega Artigo 26º - Caso sejam constatadas situações de plágio, a banca deve registrar o ocorrido e o(s) professor(es) da disciplina TCC II deve(m) encaminhar o assunto à coordenação do Curso para providências. único: Confirmando-se a ocorrência de PLÁGIO, os Trabalhos podem não ser apresentados à Banca Examinadora, sendo o aluno automaticamente reprovado. CAPÍTULO VI DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Artigo 27º -A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso será realizada perante a banca, com horário e local informados no site oficial do curso, com 7 dias de antecedência. 1º: O estudante deverá estar no local da apresentação, rigorosamente, no horário programado. Sua ausência implicará a perda do direito de defesa do TCC, o que terá implicações na conclusão do curso. 2º: O período para realização da apresentação do trabalho de conclusão de curso deve ser no máximo até 02 semanas antes do final do período letivo e da entrega de Notas e Frequência estabelecida no Calendário de Graduação definido pela Faculdade de Ciências Campus Bauru. Artigo 28º - O aluno deverá entregar quatro cópias impressas da monografia ao(s)professor(es) da disciplina de TCC II, na data determinada no cronograma da disciplina, com anuência do orientador. único Uma quinta cópia deve ser entregue na biblioteca do Campus, preferencialmente após as correções sugeridas pela banca. Artigo 29º - Para a apresentação do trabalho à banca examinadora, o professor da disciplina TCC II deve entregar uma cópia impressa da monografia para cada membro da banca com, no mínimo, 10 dias de antecedência. Artigo 30º A defesa oral do TCC consiste na apresentação do trabalho à banca por meio de recursos de multimídia. único: Caso utilize algum programa especial para esta apresentação, é obrigação do aluno verificar com antecedência se o equipamento a ser utilizado disponibiliza este programa, caso isso não seja possível, deverá procurar o responsável pelos equipamentos para verificar a possibilidade do mesmo ser instalado.

6 Artigo 31º A apresentação oral do trabalho pelo aluno deverá ter duração entre quinze e trinta minutos. Após a apresentação oral, o aluno será arguido pela banca a respeito do trabalho. Artigo 32º Para a avaliação final da apresentação e arguição do TCC, os membros da banca considerarão os seguintes aspectos: Postura e desempenho do Aluno; Qualidade das transparências utilizadas; Explanação do tema; Domínio do Conteúdo. Artigo 33º - Se houver sugestão da Banca examinadora para correções no TCC, o discente deverá entregar a nova versão em até 10 dias corridos, contados a partir da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso. único: Juntamente com a versão final do TCC, o aluno deverá entregar uma cópia do trabalho em CD no formato pdf, e encaminhar o texto completo na base Capelo da Biblioteca - CAPÍTULO VII DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Artigo34º A avaliação se dará sobre o trabalho escrito, a apresentação oral e defesa, conforme critérios estabelecidos neste documento, e a atribuição do grau será feita após o comparecimento do aluno e defesa do trabalho à banca examinadora. Artigo 35º Cabe à banca emitir a nota de zero a dez e ao orientador, a percentagem de freqüência do orientado. único: Respeite-se o calendário e forma de entrega de notas da Unidade Universitária. CAPÍTULO VII DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 36º - A não entrega e defesa do TCC dentro dos prazos estabelecidos implicará na não conclusão do curso pelo aluno naquele período letivo, o qual ficará devendo o TCC para o próximo período. Artigo 37º Ficam automaticamente revogadas as disposições em contrário. Artigo 38º Os casos que configurarem situações não previstas neste instrumento, serão avaliadas pela Coordenação do Curso de Bacharelado em Meteorologia.

7 ANEXO I TERMO DE COMPROMISSO DE EXECUÇÃO E ORIENTAÇÃO ESTUDANTE NOME: RG: Campus: BAURU Curso: Departamento/Seção RA: CPF: Unidade Universitária: Faculdade de Ciências Ano/Semestre: Orientador: O (a) estudante (a), matriculado (a) na disciplina Trabalho de Conclusão do Curso I no 7º semestre do curso de meteorologia da Faculdade de Ciências da UNESP-Bauru inicia a realização do Projeto de Pesquisa, sob a orientação do orientador (a). É dever do (a) aluno (a): I - cumprir o plano e cronograma estabelecidos em conjunto com o seu orientador; II - contatar seu orientador regularmente, durante o período de desenvolvimento do trabalho; III - cumprir rigorosamente as datas de entrega de documentos, bem como, o cronograma das atividades da disciplina; IV - empenhar-se na busca de conhecimento e assessoramento necessário ao desempenho das atividades do trabalho; V - entregar os documentos especificados para cada fase do trabalho, sempre com a anuência do orientador; VI - comunicar, por escrito, ao(s) professor(es) da disciplina TCC I e TCC II a necessidade de alterações na proposta de trabalho, encaminhando a proposta alterada, juntamente com as justificativas necessárias e a anuência do orientador; VII - comunicar, formalmente, da desistência do trabalho, quando for o caso; VIII - comprometer-se para que seu trabalho seja fundamentado na autenticidade e legitimidade, assumindo na íntegra a autoria do trabalho elaborado passo a passo, segundo o cronograma proposto; IX - comunicar, por escrito, ao(s) professor(es) da disciplina eventuais problemas relacionados à orientação; X fazer a redação final do trabalho segundo as normas estabelecidas para trabalhos dissertativos. Compete ao orientador do Trabalho de Conclusão de Curso: I - orientar o aluno nas questões relacionadas ao conteúdo, forma e sequência; II - indicar materiais de referencial teórico como obras bibliográficas e periódicos, especificando, quando convier, os capítulos, as páginas e os artigos mais significativos ao trabalho a ser desenvolvido; III - orientar e corrigir os documentos exigidos pela disciplina e que devem ser elaborados por seus orientandos, com sua anuência; IV - orientar o aluno na preparação da apresentação, justificativa e apresentação do trabalho; V - estimular o orientando para que a versão final do trabalho demonstre as competências e habilidades adquiridas, e que seja produzido em nível adequado a cursos de graduação e, ainda, que obedeça às normas técnicas estabelecidas; VI - comunicar por escrito o(s) professor(es) das disciplinas TCC I e TCC II sobre os problemas relacionados ao trabalho, caso sejam constatados negligências do aluno, despreparo ou falta de completude do trabalho; VII - justificar e comunicar por escrito o(s) professor(es) da disciplina caso o trabalho for interrompido; VIII - exigir do aluno o cumprimento dos prazos limites estipulados no cronograma da disciplina; IX - incentivar a elaboração de relatórios técnicos/notas didáticas sobre os assuntos

8 pesquisados pelos alunos; X - estimular o envio de trabalhos técnicos para eventos da área, mesmo depois do aluno ter se formado; XI - coordenar o trabalho desenvolvido pela banca examinadora, coletando os respectivos pareceres e notas; XII - encaminhar ao(s) professor(es) das disciplinas TCC I e TCC II a nota final da Banca examinadora, assim como as Fichas de Avaliação utilizadas pela banca examinadora. Cabe aos envolvidos no processo de desenvolvimento do trabalho: I - procurar manter o interesse pelas atividades desenvolvidas; II - primar pela qualidade durante todo o processo; III - agir com integridade; IV - informar-se sobre as normas e regulamentos do Trabalho de Conclusão de Curso; V - cumprir as normas e regulamentos do Trabalho de Conclusão de Curso. Parágrafo único. A orientação é de interesse do acadêmico e, portanto deve partir deste a iniciativa de procurar seu orientador e coorientador, caso exista, sob pena de caracterizar o não comprometimento do aluno com o processo. De acordo, assinam, Orientador Estudante Bauru, de de 20.

9 ANEXO II NORMAS E MODELO DE TCC O formato dos Trabalhos de Conclusão de Curso deve seguir os seguintes critérios: Tamanho do papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm); Margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita. Tamanho da fonte do corpo do texto: 12 pts Espaçamento entre linhas 1,5 para todo corpo do texto e de 1,0 (simples) para: o Citações diretas (mais de 3 linhas); o Notas de rodapé; o Legendas dos elementos especiais (gráficos, figuras, quadros e tabelas) o Referências Bibliográficas Recuo de primeira linha dos parágrafos: 2 cm Número de páginas A legenda de quadros e tabelas deve aparecer na parte superior das mesmas, precedido pela designação correspondente e respectivo número consecutivo. A legenda de figuras e gráficos deve aparecer na parte inferior das mesmas, precedido pela designação correspondente e respectivo número consecutivo. A seguir é apresentado o modelo para a confecção do TCC

10 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Nome do Aluno TÍTULO E SUBTÍTULO DO TRABALHO Bauru Ano de entrega

11 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Nome do Aluno TÍTULO E SUBTÍTULO DO TRABALHO Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Meteorologia. Orientador: Titulação e nome do orientador (Prof. Dr.) Bauru Ano de entrega

12 DEDICATÓRIA (OPCIONAL)

13 Agradeço a... AGRADECIMENTOS (OPCIONAL)

14 Nome do Aluno TÍTULO DO TRABALHO Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Meteorologia. Aprovado em: de de. BANCA EXAMINADORA Nome do professor - instituição Nome do professor - instituição Nome do professor - instituição (orientador)

15 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... i LISTA DE TABELAS... ii 1 INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÕES CONCLUSÕES E PERSPECTIVAS...6 REFERÊNCIAS...7 APÊNDICES...8 ANEXOS...9

16 i LISTA DE FIGURAS Figura 1 Título Figura 2 Título Figura 3 Título Figura 4 Título Figura 5 Título... 56

17 ii LISTA DE TABELAS Tabela 1 Título Tabela 2 Título Tabela 3 Título Tabela 4 Título Tabela 5 Título... 44

18 1 1 INTRODUÇÃO A introdução deve ser compreensiva e fornecer uma visão global do trabalho, incluindo a contextualização do tema e uma revisão bibliográfica da pesquisa.

19 2 2 JUSTIFICATIVA Corpo de texto.

20 3 3 OBJETIVOS Corpo de texto. 3.1 OBJETIVO GERAL Corpo de texto. 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Corpo de texto.

21 4 4 METODOLOGIA Corpo de texto com as subdivisões correspondentes.

22 5 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES Nesta seção, deve-se apresentar todos os resultados obtidos na pesquisa junto com as possíveis discussões levantadas em torno destes.

23 6 6 CONCLUSÕES E PERSPECTIVAS A conclusão apresenta uma síntese dos principais resultados alcançados no trabalho, demonstrando seus méritos e as contribuições para a compreensão do objeto de pesquisa. Nesta seção também devem ser apresentadas as perspectivas com base nos resultados alcançados.

24 7 REFERÊNCIAS Esta seção deve conter as referências das obras citadas. Seguir as normas ABNT para descrição da referência, disponível em As normas ABNT originais também estão disponíveis para consulta e empréstimo na biblioteca do campus da UNESP - Bauru.

25 8 APÊNDICES Inserir texto ou documento elaborado pelo autor (se houver). Ex.: APÊNDICE A Título APÊNDICE B Título

26 9 ANEXOS Inserir normas texto ou documento não elaborado pelo autor (se houver). Ex.: ANEXO A Título ANEXO B Título

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA Regulamenta a atividade acadêmica específica de Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FILOSOFIA DA USJT CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FILOSOFIA DA USJT CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FILOSOFIA DA USJT CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este Regulamento estabelece as normas para o cumprimento da carga horária mínima

Leia mais

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM FILOSOFIA PREÂMBULO Este Regulamento

Leia mais

Disposições preliminares

Disposições preliminares REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNICAMP Disposições preliminares Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é atividade obrigatória do Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas de

Leia mais

CAPÍTULO I DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

CAPÍTULO I DEFINIÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (Aprovado em Reunião do Conselho do Curso

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Faculdade de Física Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Leia mais

Regulamento Interno Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado

Regulamento Interno Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado Regulamento Interno Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado atualizado em 03/2013 1. Apresentação Este regulamento normatiza as atividades de elaboração do Trabalho

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Zoologia

Programa de Pós-Graduação em Zoologia Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Zoologia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1º - O Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo), vinculado à Faculdade

Leia mais

Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Elétrica Robótica e Automação Industrial CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 Art. 2 A presente norma tem como objetivo regulamentar a

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO HABILITAÇÕES: ARTES PLÁSTICAS/DESIGN GRÁFICO/DESIGN DE INTERIORES

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO HABILITAÇÕES: ARTES PLÁSTICAS/DESIGN GRÁFICO/DESIGN DE INTERIORES NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO HABILITAÇÕES: ARTES PLÁSTICAS/DESIGN GRÁFICO/DESIGN DE INTERIORES CAPÍTULO I O PROJETO Art. 1o- Ao final do curso, o aluno

Leia mais

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 Homologa regulamento para os trabalhos das disciplinas TCC I e TCC II do Curso de Bacharelado em Administração. A PRESIDENTE DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

O professor orientador tem, entre outros, os seguintes deveres específicos:

O professor orientador tem, entre outros, os seguintes deveres específicos: REGULAMENTO DA MONOGRAFIA - TCC A Monografia Final consiste em pesquisa individual orientada, em qualquer área do conhecimento no âmbito do Curso de Graduação, constituindo atividade obrigatória para a

Leia mais

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. CAPÍTULO I Das disposições iniciais Art.1º - Observando o disposto no Artigo 9º da

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES VISUAIS CINEMA DE ANIMAÇÃO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES VISUAIS CINEMA DE ANIMAÇÃO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES VISUAIS CINEMA DE ANIMAÇÃO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art.1º. Este Regulamento disciplina o processo de elaboração,

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Institui as normas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as condições de aproveitamento, para

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP FORMAÇÃO PROFISSIONAL Prática Programa de Residência Profissionalizante Atualização Graduação Sim Não Sim Concluída Carga horária mínima Definida

Leia mais

PORTARIA Nº 06, DE 29 DE AGOSTO DE 2011

PORTARIA Nº 06, DE 29 DE AGOSTO DE 2011 PORTARIA Nº 06, DE 29 DE AGOSTO DE 2011 O COORDENADOR DO CURSO TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO CAMPUS CATU, no uso de suas atribuições e conforme referendado em reunião de colegiado

Leia mais

Centro Universitário de Araraquara UNIARA

Centro Universitário de Araraquara UNIARA 1 Centro Universitário de Araraquara UNIARA Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia Curso de Sistemas de Informação Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso Capítulo I Das disposições

Leia mais

REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ECÔNOMICAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ECÔNOMICAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ECÔNOMICAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este Regulamento tem como objetivo

Leia mais

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola de Arquitetura da UFMG

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola de Arquitetura da UFMG RESOLUÇÃO n 004/2013 CCGAU Institui o Regulamento do Trabalho de Curso (TC) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Diurno da Escola de Arquitetura da UFMG, alterando dispositivos da Resolução

Leia mais

Regulamento para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Bacharelado em Filosofia da FFC /Unesp de Marília.

Regulamento para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Bacharelado em Filosofia da FFC /Unesp de Marília. 1 Regulamento para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Bacharelado em Filosofia da FFC /Unesp de Marília. 1. Da disciplina Orientação de TCC I e II : 1.1. Ao aluno matriculado no Bacharelado

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Este documento tem por objetivo orientar a estruturação e formatação do relatório de estágio. O texto está dividido em duas partes: 1) Normas de formatação,

Leia mais

CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS

CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU FACULDADE DE CIÊNCIAS (Aprovado em Reunião

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) SEÇÃO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) SEÇÃO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - FFC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONSELHO DE CURSO DE BIBLIOTECONOMIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE MONOGRAFIA 2010

REGULAMENTO DO TRABALHO DE MONOGRAFIA 2010 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE MONOGRAFIA 2010 1. O presente Regulamento normatiza as atividades de pesquisa orientada, bem como o Trabalho de Monografia dela resultante, requisito indispensável para a aprovação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DO SUL DA MATA ATLÂNTICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DO SUL DA MATA ATLÂNTICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CFH DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DO SUL DA MATA ATLÂNTICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE

Leia mais

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE MARECHAL RONDON REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENFERMAGEM São Manuel 2016 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DA FMR As Atividades Complementares, conforme

Leia mais

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Aprova as Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação, em conformidade com a Lei de Estágio - Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/032/2009. Dispõe sobre o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC e dá outras providências O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB),

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE TURISMO E HOTELARIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO NITERÓI 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Atendendo a Resolução CNE/CES 10 de 16 de dezembro de 2004, e ao Projeto Pedagógigo do Curso de Ciências Contábeis o

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Osasco 2013 Apresentação O presente instrumento regulamenta o exercício e a validação dos Estágios Supervisionados Curriculares e

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Estágio no exterior para alunos em intercâmbio o Documentos comprobatórios o Relatório de Estágio Estágio realizado anteriormente o Documentos comprobatórios

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO 3 - CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO E RENOVAÇÃO

ORDEM DE SERVIÇO 3 - CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO E RENOVAÇÃO OS-006 /SR-1/2013 01/05 1 - FINALIDADE A presente Ordem de Serviço tem como finalidade modificar a OS-006-/SR-1/08 e regulamentar a operacionalização do Programa de Estágio Interno Complementar. 2 - OBJETIVO

Leia mais

Normas para apresentação dos trabalhos

Normas para apresentação dos trabalhos Normas para apresentação dos trabalhos 1. Da inscrição Os trabalhos só poderão ser inscritos mediante submissão de resumo. O resumo deverá obedecer ao seguinte formato: - ter no mínimo de 350 e no máximo

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FZEA/USP) Aprovado na 190ª reunião da C.G de

Leia mais

TESES E DISSERTAÇÕES

TESES E DISSERTAÇÕES Aprovada pela Resolução CONSAD nº 009/07 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO 3 2 ESTRUTURA 3 2 2.1. Elementos Pré-Textuais 5 2.2 Elementos Textuais 6 2.3 Elementos Pós-Textuais referências, anexos e apêndices. 6 2.4

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DO PAPIC- EINSTEIN Nº 01/2015 A Comissão Científica do

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE TÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 - O Curso de Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre do INPE tem como objetivo a formação de recursos

Leia mais

CAPÍTULO I DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

CAPÍTULO I DEFINIÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (Aprovado em Reunião do Conselho do Curso

Leia mais

Normas Gerais do Estagio Supervisionado/Projeto Orientado

Normas Gerais do Estagio Supervisionado/Projeto Orientado Ministério da Educação Universidade Federal de Lavras UFLA Colegiado do Curso de Zootecnia Normas Gerais do Estagio Supervisionado/Projeto Orientado DOS OBJETIVOS Art. 1 o. O Projeto Orientado ou Estágio

Leia mais

O Colegiado do Curso de Música, modalidade bacharelado, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, no uso de suas atribuições,

O Colegiado do Curso de Música, modalidade bacharelado, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO CCGM N 01/2013. Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Música, modalidade Bacharelado, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, do Centro de Humanidades, do Câmpus de Campina

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº76/2011

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 16 de dezembro de 2010.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 16 de dezembro de 2010. RESOLUÇÃO CONSEPE 62/2010 ALTERA O REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA, CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA ATIVIDADES COMPLEMENTARES TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA TÍTULO I - DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art 1º - O Curso de pós-graduação em Computação Aplicada, doravante referido como Curso, mantém programas

Leia mais

EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016.

EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016. EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016. CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS DA REVISTA JURÍDICA DA FADISMA PERÍODO DE ENVIO 1. A REVISTA JURÍDICA DA FADISMA, INSS ISSN 1982-1034, informa que estão abertas

Leia mais

Título do artigo. Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2

Título do artigo. Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2 Título do artigo Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura básica de um artigo científico, bem

Leia mais

TÍTULO III Do trabalho de conclusão de curso CAPÍTULO I. Da conceituação e objetivos

TÍTULO III Do trabalho de conclusão de curso CAPÍTULO I. Da conceituação e objetivos TÍTULO III Do trabalho de conclusão de curso CAPÍTULO I Da conceituação e objetivos Art 12 O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade acadêmica curricular obrigatória, podendo versar sobre temas de pesquisa

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Art. 1º O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) é uma exigência curricular para conclusão do curso de Bacharelado em Sistemas

Leia mais

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento dispõe sobre as normas e procedimentos a serem observados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA Resolução Nº 001/2010 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMIPAR

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMIPAR REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMIPAR Artigo 1º - O Programa de Iniciação Científica (PIC/FAMIPAR) tem por finalidade despertar o interesse e incentivar vocações para atividades de pesquisa

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016

R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016 R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Administração da Faculdade de Tecnologia La Salle Estrela. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), face

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de maio de 2016. Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de maio de 2016. Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 16/2016 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVIONADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

CNPq CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

CNPq CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO DE INICIAÇÂO CIENTÌFICA TÍTULO DO PROJETO Duração da bolsa De : / / até / / 2 - ORIENTADOR Nome Completo, sem abreviação Faculdade de vinculação 3 - BOLSISTA Nome Completo,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÂO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÂO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DAGA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Telefone: (41) 3360-4360 Fax: (41) 3360-4360 REGULAMENTO DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENFERMAGEM Resolução 021/2012 da Pró-Reitoria de Graduação CAPÍTULO I DO CONCEITO E DOS OBJETIVOS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E PADRÕES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E PADRÕES ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E PADRÕES SÃO PAULO 2016 Pg 1/5 Este conjunto de normas e procedimentos tem por objetivo normalizar as Atividades Complementares como componente curricular dos cursos de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO N 020 /01 Aprova a criação do Curso de Especialização em Direito do Consumidor O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o artigo 11, parágrafo

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA E SEUS OBJETIVOS Art. 1º - Este Regulamento complementa

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2. PROJETO de pesquisa

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2. PROJETO de pesquisa METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2 PROJETO de pesquisa 1. Orientações Gerais 1.1. Oferta da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica A disciplina de Metodologia da Pesquisa é oferecida

Leia mais

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016 Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL CONGRESSO,

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO Nº 1, DE 12 DE JULHO 2013.

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO Nº 1, DE 12 DE JULHO 2013. FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO Nº 1, DE 12 DE JULHO 2013. A Resolução nº1, de julho de 2013, que estabelece seus objetivos no projeto de pesquisa,

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA É o documento que visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas pelo estagiário.

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E FINALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1 - O Estágio Supervisionado,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS AA031 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA FLORESTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS AA031 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA FLORESTAL GUIA RESUMIDO DE PROCEDIMENTOS A) PARA MATRICULAR NA DISCIPLINA AA031 E REALIZAR O ESTÁGIO DURANTE O PERÍODO LETIVO: 1 ) O aluno interessado no estágio obrigatório deverá providenciar os seguintes documentos,

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Patrocínio, julho de 2010 SUMÁRIO Título I - Disposições Preliminares... 02 Título II - Da Caracterização... 02 Capítulo I Do Conceito...

Leia mais

1 O Seminário do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil da UTFPR, Campus Pato Branco

1 O Seminário do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil da UTFPR, Campus Pato Branco 15 e 16 de setembro de 2016 1. Introdução O programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil realizará entre 15 e 16 de setembro de 2016 o 1 o Seminário do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS RESOLUÇÃO Nº. 69 DE 21 DE JUNHO DE 2012. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº. 32/2012

Leia mais

Orientações para o Estágio

Orientações para o Estágio Orientações para o Estágio DIREC 2015 Câmpus Guarapuava LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Estágio Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/proreitorias/prograd/legislacao/arquivos/lei11788_estagio.pdf

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 001 - CPG, DE 17 DE MAIO DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº. 001 - CPG, DE 17 DE MAIO DE 2013. RESOLUÇÃO Nº. 001 - CPG, DE 17 DE MAIO DE 2013. Estabelece critérios para o credenciamento, descredenciamento, recredenciamento, enquadramento e habilitação de docentes, bem como a coorientação no âmbito

Leia mais

LICENCIATURA EM BIOLOGIA MARINHA

LICENCIATURA EM BIOLOGIA MARINHA LICENCIATURA EM BIOLOGIA MARINHA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CIENTÍFICO Conteúdos e objectivos 1. O estágio da licenciatura em Biologia Marinha funciona como uma disciplina para todos os efeitos académicos

Leia mais

RESOLUÇÃO n 003/2013 CCGAU. O COLEGIADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (CCGAU), no uso de suas atribuições e considerando:

RESOLUÇÃO n 003/2013 CCGAU. O COLEGIADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (CCGAU), no uso de suas atribuições e considerando: RESOLUÇÃO n 003/2013 CCGAU nstitui o Regulamento do Trabalho de Curso (TC) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Noturno da Escola de Arquitetura da UFMG, revogando dispositivos da Resolução

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. QUANTO AO FORMATO 1.1 Espacejamento Papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), impressões com tinta preta (com exceção das ilustrações) e o texto deve ser digitado no

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO Os Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado, visam à capacitação

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA

FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos no V Encontro Caririense de Biomedicina CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º

Leia mais

Resolução nº 064/2001-CEP

Resolução nº 064/2001-CEP 9 Resolução nº 064/2001-CEP Aprova normas sobre os critérios de avaliação da aprendizagem dos cursos de graduação da UEM. Considerando o contido às fls. 82 a 97 do processo n o 543/2001; considerando as

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Anexo à Resolução Nº 26 de 21 de junho de 2013. REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL CAPÍTULO I - DO CONCEITO, FINALIDADES E OBJETIVOS CAPÍTULO II - DAS ÁREAS, CAMPOS E ATIVIDADES

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. São José dos Pinhais, 20 de dezembro de 2010. Frei Nelson José Hillesheim, OFM Presidente FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

R E S O L U Ç Ã O. São José dos Pinhais, 20 de dezembro de 2010. Frei Nelson José Hillesheim, OFM Presidente FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS RESOLUÇÃO CSA N. 31/2010 APROVA O REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, BACHARELADO, DA. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das

Leia mais

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Versão final MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNOESC CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Resolução N 028/2008-ConEPE-UnP Natal-RN, 11 de setembro de 2008

Resolução N 028/2008-ConEPE-UnP Natal-RN, 11 de setembro de 2008 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - ConEPE Resolução N 028/2008-ConEPE-UnP Natal-RN, 11 de setembro de 2008 Aprova o Regulamento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Potiguar

Leia mais

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art.1º - Observando o disposto no Artigo 08º da Resolução

Leia mais

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014 Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL CONGRESSO,

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento de Monitoria para os cursos de graduação das Faculdades Integradas Sévigné.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento de Monitoria para os cursos de graduação das Faculdades Integradas Sévigné. RESOLUÇÃO CSA 08/2009 APROVA O REGULAMENTO DE MONITORIA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 6º, II, do

Leia mais

Trabalho de Conclusão do Ensino Médio

Trabalho de Conclusão do Ensino Médio Trabalho de Conclusão do Ensino Médio Funcionamento da Disciplina 1. A Disciplina é Obrigatória. A. Pertence ao Núcleo Básico. 2. Carga Horária de 80 horas (40 + 40 = 2ºano + 3ºano) A. Encontros entre

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 015/08 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 015/08 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 015/08 CONSUNI APROVA O REGULAMENTO QUE NORMATIZA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A Presidente do Conselho Universitário CONSUNI do Centro Universitário de Jaraguá

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art. 1º - O presente documento tem por finalidade estabelecer regulamentação para a realização dos estágios dos alunos matriculados nos

Leia mais

CRONOGRAMA DE TRABALHO DE CURSO DE 2016

CRONOGRAMA DE TRABALHO DE CURSO DE 2016 CRONOGRAMA DE TRABALHO DE CURSO DE 2016 1.Matrícula e escolha dos professores orientadores Os alunos da 4ª série em 2016 e os que não concluíram o TC em 2015, desde que tenham efetivado a matrícula na

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.373/2011 Regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção ou restabelecimento de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O CONSELHO FEDERAL

Leia mais

Att. Cesar Riboli Coordenador do Curso de Direito

Att. Cesar Riboli Coordenador do Curso de Direito Convite para participação da Chamada para Submissão de Resumos/ Modalidade Oral e Pôsteres e Artigos no XX Ciclo de Estudos Jurídicos do Curso de Direito da Uri-FW O Curso de Direito, têm o prazer de lhes

Leia mais

EDITAL TEMA LIVRE XIII JANP

EDITAL TEMA LIVRE XIII JANP EDITAL TEMA LIVRE XIII JANP A Comissão Organizadora da XIII Jornada Acadêmica de Anatomia Aplicada faz saber que estarão abertas, no período de 04 de Junho de 2016 a 01 de Julho de 2016, as inscrições

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FISIOLOGIA VEGETAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FISIOLOGIA VEGETAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FISIOLOGIA VEGETAL O Programa de Pós-Graduação em Agronomia, com área de concentração em Fisiologia Vegetal (PPGFV), nos níveis de mestrado e de doutorado,

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Norma para Trabalho de Conclusão de Curso TCC I e TCC II Novo Hamburgo, abril de 2014 Faculdade IENH Rua Frederico Mentz, 526 93525-360 - Novo Hamburgo/RS Fone: 3594.3022

Leia mais

PORTARIA N 04, DE 11 DE ABRIL DE 2011. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FANESE no uso de suas atribuições legais,

PORTARIA N 04, DE 11 DE ABRIL DE 2011. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FANESE no uso de suas atribuições legais, PORTARIA N 04, DE 11 DE ABRIL DE 2011. Aprova Regulamento de TCC do curso de Direito. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FANESE no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Regulamento das Atividades Complementares

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Regulamento das Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Regulamento das s Complementares Capítulo 1 Diretrizes Preliminares Art. 1º As atividades complementares, constantes nas Diretrizes

Leia mais