T05 - O que há de novo em sistemas de visualização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "T05 - O que há de novo em sistemas de visualização"

Transcrição

1 T05 - O que há de novo em sistemas de visualização Marcos C. Pelizzer Domain Expert - Arquitetura e Software Maio/2015 PUBLIC PUBLIC CO900H

2 FactoryTalk View Site Edition v8.0 PUBLIC PUBLIC CO900H

3 Client Station Server Studio FactoryTalk View Site Edition Informações gerais da V8.0

4 4 Resumo da Versão V.8 Produtos e Serviços lançados: FactoryTalk View Site Edition 8.0 FactoryTalk View Machine Edition 8.0 FactoryTalk ViewPoint 8.0 FactoryTalk Services Platform 2.70 FactoryTalk Alarms and Events 2.70 RSLinx Enterprise 5.70 RSLinx Classic 3.70 FactoryTalk Activation Versão do FactoryTalk ViewPoint agora alinhado com a versão do FactoryTalk View ME and SE

5 5 FactoryTalk View SE 8.0 Lançado em Agosto/2014 Instalação Simplificada Melhorias na utilização em Run-Time Melhorias em Alarmes Configuração e construção de aplicativos Windows 8 Instalação automática Simplificação da instalação do Cliente FT Historian Connectivity Tools Popup* de confirmação Hab/Desab. Botões* Melhoria da exibição de valores de tela Melhoria na Área de superfície para animação toque * Nova função de segurança de grupo de usuários Melhoria na Severidade de Alarmes Configuração de sons para o Banner de alarmes Manuseio de alarmes fora de escopo Melhorias no filtro do banner de alarmes Melhorias de visualização nos registros de alarmes Captura de valor antes da mudança Acesso remote do FTStudio para aplicações Network Station Importação e Exportação de código VBA Expansão de suporte à Sistemas operacionais Windows 8.1 Update Windows 2012 Server R2 Ferramenta de gerenciamento de cache Ultima versão suportando sistemas operacionais obsoletos da Microsoft * - Suportado no FactoryTalk ViewPoint 8.0

6 1 Instalação autônoma VME VSE PANORAMA A capacidade de instalação automática agora é suportada na versão 8.0. Use um arquivo de lote (.bat) para automatizar a instalação Use scripting em uma linha de comando ou arquivo de lote para automatizar a instalação de todos os componentes FactoryTalk View. BENEFÍCIOS Você normalmente pode usar este recurso durante implementações em grande escala, quando ter administradores ou técnicos interativamente instalando os softwares em computadores individuais é um processo lento e caro. Na instalação automática, você entra com uma linha de comando especificado com vários parâmetros. Durante o processo, em vez de solicitar que você interaja com a instalação e entre com informações configuração, o processo segue com os parâmetros que você especificou nas linhas de comando.

7 2 Instalação de cliente simplificado VSE PANORAMA Durante a instalação FactoryTalk View Site Edition, você pode optar por instalar o cliente pelo recurso de portal de instalação. Ele permite que você instale o cliente do SE através de um navegador web em um sistema distribuído. BENEFÍCIOS A partir de um navegador web, usar esse endereço para exibir o novo portal de instalação de cliente - http: //<Servername>/ Ftviewclient A página do portal do cliente será exibida e permitirá a instalação dos componentes necessários.

8 3 FactoryTalk Historian Ferramentas de conectividade VSE PANORAMA Esta opção de instalação permite você criar pontos históricos no Historian SE e exibir dados do FactoryTalk Historian sobre as tendências. BENEFÍCIOS Agiliza o tempo para instalar e configurar o sistema View / Historian. Agrupar a instalação dos componentes: Station, Studio e Cliente.

9 4 Confirmação Popup VSE PANORAMA Você pode optar por mostrar uma caixa de diálogo de confirmação pop-up e configurar a aparência ao executar comandos ou ações em botões, entradas numéricas, entradas de texto, ou objetos com animação toque. BENEFÍCIOS Ativar operações de confirmação sobre as medidas solicitadas antes que ela ocorra. Remover a necessidade de usar uma tela gráfica para executar esta ação nativa. Compatível com ViewPoint 8.0.

10 5 Botão ativar / desativar VSE PANORAMA Usa uma tag ou expressão para determinar se o estado de um botão deve ser ativado ou desativado. BENEFÍCIOS Ativado Inválido Elimina a necessidade de botões empilhados para diferentes operações Fornecer opções nativas de como botões ou animação de toque devem aparecer em uma tela de operador. Escolher a aparência do botão quando em estado desabilitado - ícone, imagem adicionar ou mudar o texto em tons de cinza. Compatível com ViewPoint 8.0

11 6 Melhor visualização de valores na tela VSE PANORAMA Você pode configurar a opção de visualização do agrupamento de dígitos de um valor, em tempo de execução. O símbolo de agrupamento de dígitos usa o formato numérico da configuração da linguagem atual. O formato pode ser configurado nas opções de Region and Languages do Windows, no painel de controle. BENEFÍCIOS Simplifica a exibição de números para os operadores. Melhora a forma como os números são exibidos em telas, quando são necessárias diferentes configurações regionais.

12 7 Área de superfície para animação toque VSE PANORAMA Você pode especificar a caixa delimitadora retangular ou o contorno de objeto, como a área sensível ao toque. BENEFÍCIOS Proporciona melhor controle de área de superfície de animação de toque. Permite ao operador evitar a sobreposição de áreas de seleção. Retangular Irregular

13 8 Novas Funções de segurança de grupos de usuários VME VSE CurrentUserGroups (VBA Property PANORAMA Duas novas funções de segurança: CurrentUserGroups() -Esta função retorna a lista grupo de usuários FactoryTalk dos quais o usuário atual é um membro. Este função está disponível apenas em VBA. CurrentUserHasGroup() -Esta função retorna se o usuário atual é atribuído ao grupo de usuários FactoryTalk especificado. Também são suportados em View ME CurrentUserHasGroup função de segurança BENEFÍCIOS Permite a avaliação da qualidade de membro de um usuário em um grupo de segurança a partir de uma tela de exibição. Reduz drasticamente a quantidade de código VBA ou expressões que foram anteriormente necessários para avaliar a associação de grupo de segurança de um usuário em um cliente em tempo de execução.

14 9 Captura de valor antes da mudança VME VSE PANORAMA Atividade registrada no Log local Quando você altera o valor de entrada numérica ou texto, o valor anterior é registrado e mostrado na Lista de diagnósticos. BENEFÍCIOS Registro de entrada de diagnóstico do FactoryTalk Fornece um melhor acompanhamento das ações do operador. Melhora o suporte para o cumprimento de normas (21 CFR Part 11). Agiliza processo de solução de problemas.

15 10 Conectar-se a um FTView Station Network com um FTView Studio remoto VSE Network Station FTView Studio PANORAMA Permite administração remota de um FTView Station (Network) com o FTView Studio Estação de Engenharia BENEFÍCIOS Estação de Operação Administrar remotamente uma Station através da Rede, semelhante ao FTView SE distribuído. Permite que os usuários não instalem o FTView Studio no mesmo computador que FTView Station.

16 11 VBA: Importação e exportação VSE PANORAMA Você pode importar ou exportar códigos VBA que são armazenados com os objetos em telas usando o Graphic Import / Export Wizard. Graphic Import / Export XML File: Atributos de tela Código VBA BENEFÍCIOS Código VBA está embutido no arquivo gráfico e agora pode fazer parte da exportação XML Ao incluir este na exportação, um usuário pode modificar o código VBA externamente e importá-lo de volta para o projeto usando o Assistente de Exportação/Importação. Isso pode realmente agilizar a engenharia de grandes quantidades de telas gráficas em um projeto de FTView SE.

17 12 Use o Documentador de Aplicação para uma melhor resolução de problemas VSE PANORAMA Use o Application Documenter para criar um relatório de uma aplicação FactoryTalk View SE. O relatório mostra as informações detalhadas de configuração de diferentes componentes de um aplicativo View SE. BENEFÍCIOS O relatório pode ser visto a partir de um navegador web. Agora os usuários têm a capacidade de enviar este relatório para outro usuário ou para o Suporte Técnico da Rockwell para a avaliação. Nas Versões anteriores este relatório só era visível a partir do mesmo computador em que o aplicativo estava.

18 13 Melhorias em Alarmes (Severity) VSE PANORAMA Alarmes baseados em tags do serviço FTAE agora suportam associação com o nível de Gravidade com uma tag de controlador. BENEFÍCIOS Melhor integração com estratégias de alarmes baseados em um controlador. Permite ao usuário alterar os níveis de gravidade de alarme a partir de uma tela de IHM.

19 14 Configurando Sons de Alarme VSE PANORAMA Suporte para configurar sons e tags de status para as prioridades de alarme no objeto Alarm and Event banner durante o projeto. BENEFÍCIOS Configurar som específico com base na prioridade da mensagem de alarme. Configurar tags de status para cada Prioridade.

20 15 Ocorrências de alarme Fora de escopo VSE PANORAMA Suporte para mostrar ou ocultar a ocorrências de alarme fora de escopo no objeto de sumário de alarmes e eventos em tempo de execução. BENEFÍCIOS Para mostrar as ocorrências de alarme fora de escopo na lista de eventos em tempo de execução, selecione esta caixa de seleção. Para ocultar as ocorrências de alarme fora de escopo na lista de eventos em tempo de execução, desmarque esta caixa de seleção. Desmarcar esta caixa de seleção não limita as ocorrências de alarmes fora de escopo que o sumário de A&E recebe; ele só limita a exibição destas ocorrências no sumário de A&E. Este caixa de seleção é selecionada por padrão e pode ser configurada durante o projeto. Limpar as ocorrências de alarme fora de escopo, a fim de agilizar o tempo do operador em entender outros alarmes. Também disponível como uma função VBA

21 16 Alarm Banner: Ordem de classificação VSE PANORAMA Suporte para classificar os banners por Tempo de ocorrência no Objeto Alarm and Event banner em tempo de execução. BENEFÍCIOS Escolha entre o Alarm State-Priority-Event Time ou Event Time-Priority para a forma como a lista de alarme no banner será classificada. Classificando por Tempo de ocorrência (Event Time) fornece um método simplificado para avaliação dos alarmes mais recentes.

22 17 Melhorias no Alarm Log Viewer VSE Botão Editar Filtro PANORAMA Novo botão edição de filtro foi adicionado na barra de ferramentas do Alarm and Event Log Viewer para permitir a criação de um filtro personalizado para os eventos apresentados no Alarm and Event Log Viewer em tempo de execução. Novo filtro para Visualizador Durante o projeto, suporte para filtrar as informações de alarmes e eventos por tempo de ocorrência no Alarm and Event Log Viewer. O filtro por Tempo de ocorrência mostra os eventos que correspondem aos seus critérios de tempo definidos no Alarm and Event Log Viewer. BENEFÍCIOS A partir de um cliente FTView SE, ser capaz de editar um filtro existente para obter rapidamente as informações do histórico de alarmes necessário. Configurar o Alarm and Event Log Viewer de um cliente para ser filtrado com base em Tempos de ocorrência para agilizar a sua investigação no histórico de alarmes.

23 18 Suporte a novos Sistemas Operacionais VME VSE Windows 8, Windows 8.1 Update e Windows 2012 Server R2, juntaram se à lista de sistemas operacionais suportados nesta versão.

24 19 Ferramenta de Gerenciamento de Cache VSE PANORAMA Devido às alterações no Internet Explorer 10 ou superior, o FactoryTalk View SE 8.0 disponibiliza uma nova ferramenta de gerenciamento de cache de arquivo para administrar arquivos temporários de internet. BENEFÍCIOS Projetado para lidar com os requisitos necessários do FactoryTalk View, quando utilizado em conjunto com o Internet Explorer 10 ou superior.

25 PanelView Plus 7 Nova família de IHMs PUBLIC PUBLIC CO900H

26 Família PanelView PanelView Classic PanelView Standard PanelView Enhanced PanelView Plus PanelView Plus Compact PanelView Plus 6 Uma evolução de terminais gráficos desde 1989

27 Família PanelView PanelView Classic PanelView Standard PanelView Enhanced PanelView Plus PanelView Plus Compact PanelView Plus 6 PanelView Plus 7 Desde 1989 PanelView Plus 7 aumenta a família

28 3 PanelView Plus 7 Standard Diminuir o tempo para mercado... Aumento da resolução de tela... Modelo Standard porta Ethernet simples Foco em fabricantes de máquinas Tamanhos: 4 "-15" Única porta Ethernet Tela Sensível Ao Toque Perfíl simples (não modular) FactoryTalk View Machine Edition suporta arquivos MER antigos até V3.2 5 Catálogos com logo Allen-Bradley 5 Catálogos sem Nenhum logo Telas largas (widescreens)..... Novos tamanhos de exibição..... Certificações ATEX.....

29 PanelView Plus 7 Standard Recursos e benefícios Focado em OEMs Design otimizado OEM Ampliado Poder de Processamento Solução Competitiva Mais opções de tela Maior resolução Opções de tela larga Limites de tamanho Aplicação 1 Controlador 25 telas 200 Alarmes Standard 4,3 "W, 5,7", 6,5 ", 9" W, 10,4 ", 12" W, 15 " Perfil simples com moldura de material composto Tela Resistiva sensível ao toque Ethernet de porta única Processador ARM 512 MB Memória Flash / 512 MB RAM Windows CE 6.0 padrão Alimentação CC Bateria removível Voltado para aplicações mais simples / menores Certificação ATEX, Classe 1 Div. 2 PUBLIC

30 5 PanelView Plus 7 Performance Para demandas maiores Aplicações complexas Performance Projeto Robusto Ampliado Poder de Processamento Aplicações Complexas Exemplos: 300 telas 3,000 tags 400 Alarmes Ideal para várias indústrias Exemplos: Processo Metais Mineração / Agregados Marinha Pneus e borrachas 6.5 ", 9" W, 10,4 ", 12" W, 15 ", 19" Perfil simples com moldura em alumínio pintado Tela Resistiva com opções de teclado de toque Ethernet com DLR porta dupla Processador X86 1 GB Memória Flash / 512 MB RAM Windows CE 6.0 padrão Alimentação CA e CC Destinado a aplicações complexas/maiores Certificação Marine Certificação ATEX

31 6 PanelView Plus 7 Recursos Características PanelView Plus 7 PanelView Plus 7 Modelo Standard Modelo Performance FactoryTalk Machine Edition S S View Point S S Memória RAM Flash / 512 MB / 512 MB 512 MB / 1 GB Visualizador de PDF S S Active X Controls ( , DataStorePlus, Receita) S S Terminal Remoto Controle (Com base em VNC) S S Servidor FTP S S Reprodução de vídeo MPEG N S Visualizadores do Microsoft Office N S Microsoft Internet Explorer N S Remote Desktop Services N S Conectividade Ethernet S (único) S (DLR) CPU ARM 1Ghz x86 1.6Ghz Tamanhos de tela 4.3 "-15" 7 "-19" Tamanhos de Aplicação 1 Controlador, 25 Telas, 200 Alarmes Aplicações Maiores Os números de catálogo 2711P-xxxxx8S 2711P-xxxxx9P

32 PanelView Plus 7 Lançamentos Versão 1 Q1 / 2015 Standard Models 4-10 Single Ethernet Associated Accessories Versão 2 Q3 / 2015 Additional Standard Models 12 and 15 single Ethernet Performance Models 7 19 all DLR Associated accessories Adapter Plates

33 8 PanelView Plus 7 Standard Visão geral

34 PanelView Plus 6 Compact vs PanelView Plus 7 Standard tamanhos de tela 3.5 in. (320x240) 5.7 in. (320x240) 10,4 em. (640x480) 4.3 in. Ampla (480x272) 5.7 in. (640x480) 6.5 in. (640x480) 9,0 in. De largura (800x480) 10,4 em. (800x600) 12.1 in. Ampla (1280x800) 15,0 em. (1024x768) Mais tamanhos de telas e uma melhor resolução a sua escolha.

35 PanelView TM 800 HMI Family PUBLIC PUBLIC CO900H

36 1 Apresentando a Família de IHMs PanelView " 7" 4 " Três tamanhos para atender a várias necessidades de aplicação

37 2 PanelView Destaques Oferta mais atual de terminais gráficos da Rockwell Automation Tamanhos variados de telas de 4 ", 7" e 10 " polegadas, com tela sensível ao toque e / ou teclado. Design compacto que economiza espaço CPU com processador de alta velocidade e memória interna Tela colorida com 65K de alta resolução com iluminação traseira em LED Comunicação Ethernet e Serial. Flexibilidade nas aplicações: montagem horizontal e vertical. Programado com software sem custo: Connected Components Workbench V8 - Std Edition.

38 PanelView 800 Visão Geral dos Recursos 3 tamanhos - 4 ", 7", 10 " CPU 800 MHz Memória interna 128 MB /256 MB De alta resolução de exibição com LED Backlight Comunicações Múltiplas Relógio Tempo Real Embutido Tela 65K Colors sensível ao toque microsd TM para Datalog / Receita / File Transfer Classificação IP65, NEMA 4X Montagem em painel com conexão rápida Certificado Classe 1 Divisão 2 Aplicações horizontais e verticais Teclado externo (4 ")

39 PanelView Comunicações Conectividade Fácil para Controladores Micro800 e MicroLogix Fácil conectividade com controladores Micro800 e MicroLogix TM Comunicações através de Ethernet, serial (RS232, RS422 / RS485) Fácil de usar USB, microsd, RTC embutido Ranhura microsd Porta USB Porta Ethernet Porta RS232 Relógio de Tempo real Embutido RS422 / RS485

40 PanelView Catálogo Número de Catálogo 2711R-T4T 2711R-T7T 2711R-T10T Descrição - PanelView 800 Terminal 4 " TFT com porta serial e porta Ethernet Tela de toque resistivo com teclas de função tácteis 7" TFT com porta serial e Ethernet Tela de toque resistivo 10 " TFT com porta serial e Ethernet Tela de toque resistivo

41 Planejamento para Migração O PanelView 800 de 4" é o substituto direto para o PanelView Componente de 4 (exatamente a mesma dimensão) Os modelos PanelView 800 de 7 "e 10" tem dimensões menores do que os PanelView Component de 6 "e 10 ; kits de placa de adaptação estão disponíveis para a migração do PanelView Component nestes tamanhos; PanelView Component PVc PV800 PanelView 800 Dimension (H x W x D) mm PUBLIC 116 x 138 x x 138 x 43 4 " 4 " TFT 154 x 209 x x 197 x 54 6 " 10 " 4 " 6" 10" 4 " 6" 10" 250 x 308 x x 287 x 55 Cut Out Dimension (H x W) mm 99 x x x x x x " 7" 10" 4 " 7" 10" 7"TFT 10"TFT

42 Perguntas? PUBLIC PUBLIC CO900H 42

L04 Visualização:FactoryTalk View Site Edition v8.0 FactoryTalk View Site Edition Lab

L04 Visualização:FactoryTalk View Site Edition v8.0 FactoryTalk View Site Edition Lab L04 Visualização:FactoryTalk View Site Edition v8.0 FactoryTalk View Site Edition Lab Felipe Ribeiro / Paulo Rocha Domain Experts - Arquitetura e Software Maio/2015 PUBLIC PUBLIC - 5058-CO900G Copyright

Leia mais

PanelView 800. Soluções de vizualização para máquinas de pequeno porte da Allen-Bradley

PanelView 800. Soluções de vizualização para máquinas de pequeno porte da Allen-Bradley PanelView 800 Soluções de vizualização para máquinas de pequeno porte da Allen-Bradley PanelView 800 Terminais gráficos PanelView 800 Quando você busca agregar valor e reduzir o custo da sua interface

Leia mais

HMI Caracteristicas e extensões utilizando FT View ME v6.1 e PanelView Plus 6

HMI Caracteristicas e extensões utilizando FT View ME v6.1 e PanelView Plus 6 HMI Caracteristicas e extensões utilizando FT View ME v6.1 e PanelView Plus 6 Dangelo Ávila Gerente de Produto Email: dmavila@ra.rockwell.com Cel: (021) 98207-5700 PUBLIC PUBLIC - 5058-CO900H Agenda 1.

Leia mais

PANELVIEW COMPONENT NÍVEL DE COMPONENTE DAS SOLUÇÕES DE INTERFACE DE OPERAÇÃO E PROGRAMAÇÃO

PANELVIEW COMPONENT NÍVEL DE COMPONENTE DAS SOLUÇÕES DE INTERFACE DE OPERAÇÃO E PROGRAMAÇÃO PANELVIEW COMPONENT NÍVEL DE COMPONENTE DAS SOLUÇÕES DE INTERFACE DE OPERAÇÃO E PROGRAMAÇÃO PANELVIEW COMPONENT Quando você necessita de um componente essencial, com valor agregado, mas com custo reduzido,

Leia mais

3. O cliente da IHM que visualiza informações para o usuário e pode aceitar entradas do usuário a ser enviadas ao controlador. SLC.

3. O cliente da IHM que visualiza informações para o usuário e pode aceitar entradas do usuário a ser enviadas ao controlador. SLC. N_ISIMP-QR00-PT-P:Layout 8/9/007 5:5 PM Page Cada sistema FactoryTalk View Site Edition tem 5 componentes. Neste exemplo todos os 5 componentes estão sendo executados no mesmo computador, o computador..

Leia mais

Anúncio de Novos Produtos: Controladora para uma porta KT-1 e software EntraPass v6.02

Anúncio de Novos Produtos: Controladora para uma porta KT-1 e software EntraPass v6.02 Anúncio de Novos Produtos: Controladora para uma porta KT-1 e software EntraPass v6.02 A Tyco Security Products tem o prazer de anunciar o lançamento da controladora PoE para uma porta KT-1 da Kantech.

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

Inove com Interfaces Compactas Magelis. Magelis STO e Magelis STU IHMs gráficas com tela sensível ao toque

Inove com Interfaces Compactas Magelis. Magelis STO e Magelis STU IHMs gráficas com tela sensível ao toque Inove com Interfaces Compactas Magelis Magelis STO e Magelis STU IHMs gráficas com tela sensível ao toque Magelis STO e Magelis STU Uma nova geração de Interfaces Homem-máquina A Schneider Electric está

Leia mais

PANELVIEW STANDARD TERMINAIS GRÁFICO ELETRÔNICOS COM INTERFACE DE OPERAÇÃO

PANELVIEW STANDARD TERMINAIS GRÁFICO ELETRÔNICOS COM INTERFACE DE OPERAÇÃO PANELVIEW STANDARD PANELVIEW STANDARD TERMINAIS GRÁFICO ELETRÔNICOS COM INTERFACE DE OPERAÇÃO DESEMPENHO CONFIÁVEL. CONFIABILIDADE LENDÁRIA. PANELVIEW STANDARD DESEMPENHO CONFIÁVEL. CONFIABILIDADE LENDÁRIA.

Leia mais

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição

Leia mais

Introdução... 1. Instalação... 2

Introdução... 1. Instalação... 2 ONTE DO Introdução... 1 O que é IPP?... 1 Qual é a função de um software Samsung IPP?... 1 Instalação... 2 Requisitos do sistema... 2 Instalar o software Samsung IPP... 2 Desinstalar o software Samsung

Leia mais

Guia de Utilização da IHM Touch Screen Rockwell. Realização:

Guia de Utilização da IHM Touch Screen Rockwell. Realização: Guia de Utilização da IHM Touch Screen Rockwell Realização: Thiago de Oliveira Felipe Guilherme Stein Joinville Santa Catarina Outubro de 2010 INTRODUÇÃO Analisando os processos de manufatura e o desenvolvimento

Leia mais

Discrete Automation and Motion. Produtos de automação Linhas AC500-eCo, AC500, CP400 e CP600

Discrete Automation and Motion. Produtos de automação Linhas AC500-eCo, AC500, CP400 e CP600 Discrete Automation and Motion Produtos de automação Linhas AC500-eCo, AC500, CP400 e CP600 Produtos de Automação Painéis de Controle Interfaces Homem Máquina Painéis de operação ABB podem ser distinguido

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Access 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterar o tamanho da tela ou fechar

Leia mais

Discrete Automation & Motion. IHM Interface Homem-Máquina Linha CP400

Discrete Automation & Motion. IHM Interface Homem-Máquina Linha CP400 Discrete Automation & Motion IHM Interface Homem-Máquina Linha CP400 IHM Interface Homem-Máquina CP400 Desempenho e conforto em terminais de operação A linha de IHMs da ABB oferece excelente diversidade

Leia mais

Shavlik Protect. Guia de Atualização

Shavlik Protect. Guia de Atualização Shavlik Protect Guia de Atualização Copyright e Marcas comerciais Copyright Copyright 2009 2014 LANDESK Software, Inc. Todos os direitos reservados. Este produto está protegido por copyright e leis de

Leia mais

Xerox EX Print Server, Powered by Fiery, para a 770 Digital Color Press. Bem-vindo

Xerox EX Print Server, Powered by Fiery, para a 770 Digital Color Press. Bem-vindo Xerox EX Print Server, Powered by Fiery, para a 770 Digital Color Press Bem-vindo 2012 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste

Leia mais

Solução Completa em Automação. FieldLogger. Registro e Aquisição de Dados

Solução Completa em Automação. FieldLogger. Registro e Aquisição de Dados Solução Completa em Automação FieldLogger Registro e Aquisição de Dados Ethernet & USB Até 16GB de memória Conversor A/D 24 bits Até 1000 amostras por segundo Apresentação FieldLogger O FieldLogger é um

Leia mais

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Requisito Descrição 6.1 - Produtos de Hardware 6.1.1. GRUPO 1 - IMPRESSORA TIPO I (MONOCROMÁTICA 20PPM - A4) 6.1.1.1. TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 6.1.1.1.1.

Leia mais

Eletromecânica. Catálogo 6002-4 BR Motion. Índice

Eletromecânica. Catálogo 6002-4 BR Motion. Índice Eletromecânica Catálogo 6002-4 BR Motion Garantia Certificação Termo de garantia A Parker Hannifin Ind. e Com. Ltda, Divisão Automação, doravante denominada simplesmente Parker, garante os seus produtos

Leia mais

Guia Rápido do Usuário - Assinatura Digital

Guia Rápido do Usuário - Assinatura Digital Guia Rápido do Usuário - Assinatura Digital Objetivo O objetivo deste documento é orientar como o usuário deve usar a nova versão do Sistema de Assinatura Digital que permite a assinatura individual e/ou

Leia mais

Noções básicas. Índice analítico. Quick User Guide - Português (Brasil)

Noções básicas. Índice analítico. Quick User Guide - Português (Brasil) Noções básicas Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Anywhere Wifi. Leia este guia antes de operar este scanner e seu software. Todas as informações estão sujeitas a alterações

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015

Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015 Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015 Engenharia de Controle e Automação Introdução Sistemas Supervisórios são sistemas digitais de monitoração e operação da planta que gerenciam as

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Client

Manual do usuário. Mobile Client Manual do usuário Mobile Client Mobile Client Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e operação e traz

Leia mais

Interfaces Homem-Máquina

Interfaces Homem-Máquina Interfaces Homem-Máquina www.altus.com.br Muito mais que IHMs Insuperável: gráficos vetoriais em hardware de alto desempenho Interativa: comunicação com diversos dispositivos de automação Intuitiva: biblioteca

Leia mais

SED 2.0. Guia Rápido. Módulo 1 Servidor de OCR Sistema Eletrônico de Documentos. Nesta Edição

SED 2.0. Guia Rápido. Módulo 1 Servidor de OCR Sistema Eletrônico de Documentos. Nesta Edição SED 2.0 Guia Rápido Módulo 1 Servidor de OCR Sistema Eletrônico de Documentos Nesta Edição 1 Parâmetros da Digitalização 2 Configuração do MODO AVANÇADO 3 Adicionando Documento ao Cadastro 4 Utilizando

Leia mais

Fiery Network Controller para Xerox WorkCentre 7800 Series. Bem-vindo

Fiery Network Controller para Xerox WorkCentre 7800 Series. Bem-vindo Fiery Network Controller para Xerox WorkCentre 7800 Series Bem-vindo 2013 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto.

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gestão de Documentos Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário Os Módulos do Gerenciador de NFe: Informações Básicas Primeiro Acesso: Requisitos Acesso ao Drive Contábil Nasajon

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 O hardware não consegue executar qualquer ação sem receber instrução. Essas instruções são chamadas de software ou programas de computador. O software

Leia mais

CAPA Área de utilização para ilustração MANUAL w-vpn

CAPA Área de utilização para ilustração MANUAL w-vpn ...6 CAPA Área de utilização para ilustração MANUAL w-vpn 20/01/2012 Versão 1.4 Sumário 1.0 Pré Requisitos de instalação do w-vpn...2 2.0 Instalação do Serviço...2 3.0 Dicas...8 4.0 Suporte...11 1 1.0

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO ARENA 13 CONTROL CENTER

MANUAL DO USUÁRIO ARENA 13 CONTROL CENTER 1 MANUAL DO USUÁRIO ARENA 13 CONTROL CENTER 2 TERMO DE CONFIDENCIALIDADE As informações contidas neste documento são confidenciais e se constituem em propriedade da BLOCKSAT SISTEMAS DE SEGURANÇA LTDA

Leia mais

LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software

LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP Guia de instalação do software HP LaserJet Enterprise M4555 MFP Series Guia de instalação do software Direitos autorais e licença 2011 Copyright Hewlett-Packard Development

Leia mais

DeltaV Logbooks. Benefícios. Introdução. Minimize riscos associados às mudanças de turnos. Documente eletrônicamente eventos, observações e notas.

DeltaV Logbooks. Benefícios. Introdução. Minimize riscos associados às mudanças de turnos. Documente eletrônicamente eventos, observações e notas. Sistema Digital de Controle Distribuido DeltaV Especificação do produto DeltaV Logbooks Minimize riscos associados às mudanças de turnos. Documente eletrônicamente eventos, observações e notas. Melhore

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor. Exclusivo para máquina de bordar MC500E

Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor. Exclusivo para máquina de bordar MC500E Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor Exclusivo para máquina de bordar MC500E Instruções para instalar o EmbroideryEditor Requisitos do sistema no computador: * Sistema

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

MS-Excel 2010 Essencial (I)

MS-Excel 2010 Essencial (I) MS-Excel 2010 Essencial (I) Carga Horária: 20 horas Objetivos: Este curso destina-se a todos os profissionais que atuam nas áreas financeiras e administrativas, e que necessitem agilizar os seus cálculos,

Leia mais

MEMORANDO. Ambiente de Produção GeRFiP Configurações de acesso e utilização v.12

MEMORANDO. Ambiente de Produção GeRFiP Configurações de acesso e utilização v.12 MEMORANDO Ambiente de Produção GeRFiP Configurações de acesso e utilização v.12 Enquadramento do documento Programa Projecto GeRFiP Migração GeRFiP Histórico de versões Versão Data Autor Descrição Localização

Leia mais

Um guia para soluções de rede CLARiSUITE TM

Um guia para soluções de rede CLARiSUITE TM Perguntas Técnicas Frequentes Segurança do Código CLARiSUITE Um guia para soluções de rede CLARiSUITE TM Visão geral Segurança, integridade e estabilidade da infraestrutura de TI são as principais preocupações

Leia mais

Índice de ilustrações

Índice de ilustrações Sumário 1Dez novos recursos do windows 8...2 1.1Interface Metro...2 1.2Internet Explorer 10...4 1.3Gerenciador de Tarefas...5 1.4Painel de Controle...5 1.5Interface Ribbon...6 1.6Menu Iniciar...7 1.7Windows

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

Guia Prático. GerXML

Guia Prático. GerXML Guia Prático GerXML Índice Sobre o GerXML... 4 Conceito... 4 Versão Básica versus Plus... 5 Instalando o GerXML... 6 Sobre a instalação... 6 Requisitos do sistema... 6 Registrando sua cópia... 6 Local

Leia mais

CONFORTO COM SEGURANÇA CONFORTO COM SEGURANÇA. 0 P27070 - Rev

CONFORTO COM SEGURANÇA CONFORTO COM SEGURANÇA. 0 P27070 - Rev P27070 - Rev. 0 1. RESTRIÇÕES DE FUNCIONAMENTO RECEPTOR IP ÍNDICE 1. Restrições de Funcionamento... 03 2. Receptor IP... 03 3. Inicialização do Software... 03 4. Aba Eventos... 04 4.1. Botão Contas...

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

Guia de administração. BlackBerry Professional Software para Microsoft Exchange. Versão: 4.1 Service pack: 4B

Guia de administração. BlackBerry Professional Software para Microsoft Exchange. Versão: 4.1 Service pack: 4B BlackBerry Professional Software para Microsoft Exchange Versão: 4.1 Service pack: 4B SWD-313211-0911044452-012 Conteúdo 1 Gerenciando contas de usuários... 7 Adicionar uma conta de usuário... 7 Adicionar

Leia mais

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados.

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados. Bem Vindo GDS TOUCH Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touchscreen de controle residencial, com design totalmente 3D, interativo

Leia mais

Kaseya 2. Dados de exibição rápida. Version R8. Português

Kaseya 2. Dados de exibição rápida. Version R8. Português Kaseya 2 Software Deployment and Update Dados de exibição rápida Version R8 Português Outubro 23, 2014 Agreement The purchase and use of all Software and Services is subject to the Agreement as defined

Leia mais

Fiery Network Controller para DocuColor 250/240 SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Bem-vindo

Fiery Network Controller para DocuColor 250/240 SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Bem-vindo Fiery Network Controller para DocuColor 250/240 SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS Bem-vindo 2005 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter

Leia mais

Gravador digital de vídeo (DVR) de 8 canais Stand Alone

Gravador digital de vídeo (DVR) de 8 canais Stand Alone Gravador digital de vídeo (DVR) de 8 canais Stand Alone VX-8CH-240C-H 8 Canais de Vídeos e 1 Canal de Audio Suporta 1 (um) Disco Rígido (HD SATA) Compressão de Vídeo H.264 Integração com PTZ Hexaplex -

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Guia passo a passo de introdução ao Microsoft Windows Server Update Services

Guia passo a passo de introdução ao Microsoft Windows Server Update Services Guia passo a passo de introdução ao Microsoft Windows Server Update Services Microsoft Corporation Publicação: 14 de março de 2005 Autor: Tim Elhajj Editor: Sean Bentley Resumo Este documento fornece instruções

Leia mais

Manual de migração do e-mail Live@edu. Versão <01.00> Associacao Paranaense de Cultura

Manual de migração do e-mail Live@edu. Versão <01.00> Associacao Paranaense de Cultura Manual de migração do e-mail Live@edu Versão Associacao Paranaense de Cultura Histórico da Revisão 03/09/2010 01.00 Versão piloto Carlos Costa Cedro Confidencial Associacao Paranaense de Cultura,

Leia mais

Guia de Inicialização para o Windows

Guia de Inicialização para o Windows Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Windows Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares SENAI São Lourenço do Oeste Introdução à Informática Adinan Southier Soares Informações Gerais Objetivos: Introduzir os conceitos básicos da Informática e instruir os alunos com ferramentas computacionais

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

ProRAE Guardian V1.5 Guia de referência rápida

ProRAE Guardian V1.5 Guia de referência rápida ProRAE Guardian V1.5 Guia de referência rápida Para obter uma descrição completa das funções do programa, consulte o guia do usuário do ProRAE Guardian (incluso no CD de software). SUMÁRIO 1. Principais

Leia mais

Guia de Migração de Dados

Guia de Migração de Dados Guia de Migração de Dados PFU LIMITED 2013-2014 Introdução Este manual explica o procedimento para migração de dados armazenados em "" para " Smart". Para os termos e abreviações usados neste manual, consulte

Leia mais

Software de monitoramento Módulo CONDOR CFTV V1 R1

Software de monitoramento Módulo CONDOR CFTV V1 R1 Software de monitoramento Módulo CONDOR CFTV V1 R1 Versão 30/06/2014 FOR Segurança Eletrônica Rua dos Lírios, 75 - Chácara Primavera Campinas, SP (19) 3256-0768 1 de 12 Conteúdo A cópia total ou parcial

Leia mais

Guia do Usuário da Matriz Virtual do Avigilon Control Center. Versão 5.6

Guia do Usuário da Matriz Virtual do Avigilon Control Center. Versão 5.6 Guia do Usuário da Matriz Virtual do Avigilon Control Center Versão 5.6 2006-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedida por escrito, nenhuma licença

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

SIMATIC Sistemas de visão Produtividade e qualidade asseguradas. integrador certificado: SOLUCOES INTELIGENTES

SIMATIC Sistemas de visão Produtividade e qualidade asseguradas. integrador certificado: SOLUCOES INTELIGENTES SIMATIC Sistemas de visão Produtividade e qualidade asseguradas integrador certificado: SOLUCOES INTELIGENTES Sistemas de visão Visão geral da linha de produtos Série SIMATIC VS720A - As câmeras inteligentes

Leia mais

Guia do Usuário do Avigilon Control Center Server

Guia do Usuário do Avigilon Control Center Server Guia do Usuário do Avigilon Control Center Server Versão 4.10 PDF-SERVER-D-Rev1_PT Copyright 2011 Avigilon. Todos os direitos reservados. As informações apresentadas estão sujeitas a modificação sem aviso

Leia mais

2009 GeoVision, Inc. Todos os direitos reservados.

2009 GeoVision, Inc. Todos os direitos reservados. Sistema de Vigilância Guia de novas características V8.3.3 2009 GeoVision, Inc. Todos os direitos reservados. Sob as leis de copyright, esse manual não pode ser copiado, por inteiro ou em parte, sem o

Leia mais

Grandes Montagens. Uma grande montagem é qualquer montagem complexa o suficiente para maximizar os recursos do sistema e prejudicar a produtividade.

Grandes Montagens. Uma grande montagem é qualquer montagem complexa o suficiente para maximizar os recursos do sistema e prejudicar a produtividade. Grandes Montagens O que é uma Grande Montagem? Uma grande montagem é qualquer montagem complexa o suficiente para maximizar os recursos do sistema e prejudicar a produtividade. Que fatores afetam o desempenho

Leia mais

SISTEMA DE GERÊNCIA - DmView

SISTEMA DE GERÊNCIA - DmView Sistema de Gerenciamento DmView O DmView é o Sistema de Gerência desenvolvido para supervisionar e configurar os equipamentos DATACOM, disponibilizando funções para gerência de supervisão, falhas, configuração,

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

Tablet Widescreen Slimline

Tablet Widescreen Slimline Tablet Widescreen Slimline Manual do Usuário Avançado Instalação Desenho Escrita Navegação Configuração Manutenção www.trust.com/69/faq Instalando e conhecendo seu tablet Trust 6 7 8 9 0 Cabo USB 6 Pontas

Leia mais

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário Sumário Conceitos Microsoft Access 97... 01 Inicialização do Access... 02 Convertendo um Banco de Dados... 03 Criando uma Tabela... 06 Estrutura da Tabela... 07 Propriedades do Campo... 08 Chave Primária...

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Xerox EX Print Server, Powered by Fiery, para a copiadora-impressora Xerox D110-125. Bem-vindo

Xerox EX Print Server, Powered by Fiery, para a copiadora-impressora Xerox D110-125. Bem-vindo Xerox EX Print Server, Powered by Fiery, para a copiadora-impressora Xerox D110-125 Bem-vindo 2012 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Solução de gerenciamento de sistemas Dell KACE K1000 Versão 5.5. Guia de gerenciamento de ativos. Julho de 2013

Solução de gerenciamento de sistemas Dell KACE K1000 Versão 5.5. Guia de gerenciamento de ativos. Julho de 2013 Solução de gerenciamento de sistemas Dell KACE K1000 Versão 5.5 Guia de gerenciamento de ativos Julho de 2013 2004-2013 Dell, Inc. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reprodução deste material

Leia mais

SUMÁRIO. Cursos STE SUMÁRIO... 1

SUMÁRIO. Cursos STE SUMÁRIO... 1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 STEGEM - INTERFACE... 2 1 Introdução... 2 2 A interface... 2 2.1 Painel de Navegação... 3 2.2 Barra de Menus em forma de Ribbon... 4 2.3 Painel de Trabalho... 5 2.4 Barra de Status...

Leia mais

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação Leia antes de utilizar Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados Guia de Instalação Leia este guia antes de abrir o pacote do CD-ROM Obrigado por adquirir este software. Antes de abrir

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao TR4... 4 1.1 Requisitos Mínimos... 4 1.2 Layout do Sistema... 5 1.3 Legenda... 5 1.4 Visão geral das funcionalidades... 6 1.4.1 O Menu Administração... 6 1.4.2 O Menu

Leia mais

Fiery E100 Color Server. Bem-vindo

Fiery E100 Color Server. Bem-vindo Fiery E100 Color Server Bem-vindo 2011 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 45098232 09 de agosto de 2011

Leia mais

HCN/HCS SERIES CÂMERAS E CONVERSORES IP

HCN/HCS SERIES CÂMERAS E CONVERSORES IP HCN/HCS SERIES CÂMERAS E CONVERSORES IP Obrigado por utilizar os produtos Dimy s. Antes de operar o equipamento, leia atentamente as instruções deste manual para obter um desempenho adequado. Por favor,

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Automação Interfaces de Operação (IHMs)

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Automação Interfaces de Operação (IHMs) Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Automação Interfaces de Operação (IHMs) Tecnologia que Simplifica Processos As Interfaces de Operação WEG são projetadas para atender aos processos

Leia mais

Verificando os componentes

Verificando os componentes PPC-4542-01PT Agradecemos a aquisição do scanner de imagem em cores fi-65f. Este manual descreve os preparativos necessários para o uso deste produto. Siga os procedimentos aqui descritos. Certifique-se

Leia mais

Guia de Introdução ao Symantec Protection Center. Versão 2.0

Guia de Introdução ao Symantec Protection Center. Versão 2.0 Guia de Introdução ao Symantec Protection Center Versão 2.0 Guia de Introdução ao Symantec Protection Center O software descrito neste documento é fornecido sob um contrato de licença e pode ser usado

Leia mais

Utilizando License Server com AnywhereUSB

Utilizando License Server com AnywhereUSB Utilizando License Server com AnywhereUSB 1 Indice Utilizando License Server com AnywhereUSB... 1 Indice... 2 Introdução... 3 Conectando AnywhereUSB... 3 Instalação dos drivers... 3 Configurando AnywhereUSB...

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR DO MÓDULO

MANUAL DO ADMINISTRADOR DO MÓDULO MANUAL DO ADMINISTRADOR DO MÓDULO ÍNDICE Relatórios Dinâmicos... 3 Requisitos de Sistema... 4 Estrutura de Dados... 5 Operadores... 6 Tabelas... 7 Tabelas x Campos... 9 Temas... 13 Hierarquia Relacionamento...

Leia mais

Comunicador Aurora. Ferramenta do monitor para Inversores Aurora. Manual do Usuário

Comunicador Aurora. Ferramenta do monitor para Inversores Aurora. Manual do Usuário Comunicador Aurora Ferramenta do monitor para Inversores Aurora Manual do Usuário Data versão autor obs. 22/11/10 2.4 Nocentini Lorenzo Obs. Para Windows Seven Este é um trabalho não publicado de direito

Leia mais

NVIDIA GeForce Experience

NVIDIA GeForce Experience NVIDIA GeForce Experience DU-05620-001_v02 outubro 8, 2012 Guia do usuário CONTEÚDO 1 NVIDIA GeForce Experience Guia do usuário... 1 Sobre o GeForce Experience... 1 Instalação e configuração do GeForce

Leia mais

Sistemas de controle para processos de bateladas

Sistemas de controle para processos de bateladas Sistemas de controle para processos de bateladas Por Alan Liberalesso* Há algum tempo os processos de batelada deixaram de ser um mistério nas indústrias e no ambiente de automação. O cenário atual nos

Leia mais

Transformando as melhores soluções touchscreen em grandes oportunidades de negócios!

Transformando as melhores soluções touchscreen em grandes oportunidades de negócios! Transformando as melhores soluções touchscreen em grandes oportunidades de negócios! A Tyco Electronics mudou de nome, agora é TE Connectivity! E a EloTouch, divisão touchscreen da TE Connectivity, agora

Leia mais

Versão 1.0 Janeiro de 2011. Xerox Phaser 3635MFP Plataforma de interface extensível

Versão 1.0 Janeiro de 2011. Xerox Phaser 3635MFP Plataforma de interface extensível Versão 1.0 Janeiro de 2011 Xerox Phaser 3635MFP 2011 Xerox Corporation. XEROX e XEROX e Design são marcas da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países. São feitas alterações periodicamente

Leia mais

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta.

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. Prof. Júlio César S. Ramos P á g i n a 1 INTERNET OUTLOOK 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. A O Outlook Express permite criar grupo de pessoas

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0

Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0 Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0 Importante: as instruções contidas neste guia só serão aplicáveis se seu armazenamento de mensagens for Avaya Message Storage Server (MSS)

Leia mais

Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o scanner IRIScan Book 3.

Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o scanner IRIScan Book 3. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o scanner IRIScan Book 3. Este scanner é fornecido com os aplicativos Readiris Pro 12 e IRIScan Direct (somente Windows). Os Guias Rápidos do Usuário

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

BlackBerry Link para Mac OS. Versão: 1.1.1. Guia do usuário

BlackBerry Link para Mac OS. Versão: 1.1.1. Guia do usuário BlackBerry Link para Mac OS Versão: 1.1.1 Guia do usuário Publicado: 15/08/2013 SWD-20130815094443327 Conteúdo Noções básicas...5 Sobre BlackBerry Link...5 Conheça BlackBerry Link... 5 Conectando a BlackBerry

Leia mais

Manual de referência do HP Web Jetadmin Database Connector Plug-in

Manual de referência do HP Web Jetadmin Database Connector Plug-in Manual de referência do HP Web Jetadmin Database Connector Plug-in Aviso sobre direitos autorais 2004 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. A reprodução, adaptação ou tradução sem permissão

Leia mais