T05 - O que há de novo em sistemas de visualização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "T05 - O que há de novo em sistemas de visualização"

Transcrição

1 T05 - O que há de novo em sistemas de visualização Marcos C. Pelizzer Domain Expert - Arquitetura e Software Maio/2015 PUBLIC PUBLIC CO900H

2 FactoryTalk View Site Edition v8.0 PUBLIC PUBLIC CO900H

3 Client Station Server Studio FactoryTalk View Site Edition Informações gerais da V8.0

4 4 Resumo da Versão V.8 Produtos e Serviços lançados: FactoryTalk View Site Edition 8.0 FactoryTalk View Machine Edition 8.0 FactoryTalk ViewPoint 8.0 FactoryTalk Services Platform 2.70 FactoryTalk Alarms and Events 2.70 RSLinx Enterprise 5.70 RSLinx Classic 3.70 FactoryTalk Activation Versão do FactoryTalk ViewPoint agora alinhado com a versão do FactoryTalk View ME and SE

5 5 FactoryTalk View SE 8.0 Lançado em Agosto/2014 Instalação Simplificada Melhorias na utilização em Run-Time Melhorias em Alarmes Configuração e construção de aplicativos Windows 8 Instalação automática Simplificação da instalação do Cliente FT Historian Connectivity Tools Popup* de confirmação Hab/Desab. Botões* Melhoria da exibição de valores de tela Melhoria na Área de superfície para animação toque * Nova função de segurança de grupo de usuários Melhoria na Severidade de Alarmes Configuração de sons para o Banner de alarmes Manuseio de alarmes fora de escopo Melhorias no filtro do banner de alarmes Melhorias de visualização nos registros de alarmes Captura de valor antes da mudança Acesso remote do FTStudio para aplicações Network Station Importação e Exportação de código VBA Expansão de suporte à Sistemas operacionais Windows 8.1 Update Windows 2012 Server R2 Ferramenta de gerenciamento de cache Ultima versão suportando sistemas operacionais obsoletos da Microsoft * - Suportado no FactoryTalk ViewPoint 8.0

6 1 Instalação autônoma VME VSE PANORAMA A capacidade de instalação automática agora é suportada na versão 8.0. Use um arquivo de lote (.bat) para automatizar a instalação Use scripting em uma linha de comando ou arquivo de lote para automatizar a instalação de todos os componentes FactoryTalk View. BENEFÍCIOS Você normalmente pode usar este recurso durante implementações em grande escala, quando ter administradores ou técnicos interativamente instalando os softwares em computadores individuais é um processo lento e caro. Na instalação automática, você entra com uma linha de comando especificado com vários parâmetros. Durante o processo, em vez de solicitar que você interaja com a instalação e entre com informações configuração, o processo segue com os parâmetros que você especificou nas linhas de comando.

7 2 Instalação de cliente simplificado VSE PANORAMA Durante a instalação FactoryTalk View Site Edition, você pode optar por instalar o cliente pelo recurso de portal de instalação. Ele permite que você instale o cliente do SE através de um navegador web em um sistema distribuído. BENEFÍCIOS A partir de um navegador web, usar esse endereço para exibir o novo portal de instalação de cliente - http: //<Servername>/ Ftviewclient A página do portal do cliente será exibida e permitirá a instalação dos componentes necessários.

8 3 FactoryTalk Historian Ferramentas de conectividade VSE PANORAMA Esta opção de instalação permite você criar pontos históricos no Historian SE e exibir dados do FactoryTalk Historian sobre as tendências. BENEFÍCIOS Agiliza o tempo para instalar e configurar o sistema View / Historian. Agrupar a instalação dos componentes: Station, Studio e Cliente.

9 4 Confirmação Popup VSE PANORAMA Você pode optar por mostrar uma caixa de diálogo de confirmação pop-up e configurar a aparência ao executar comandos ou ações em botões, entradas numéricas, entradas de texto, ou objetos com animação toque. BENEFÍCIOS Ativar operações de confirmação sobre as medidas solicitadas antes que ela ocorra. Remover a necessidade de usar uma tela gráfica para executar esta ação nativa. Compatível com ViewPoint 8.0.

10 5 Botão ativar / desativar VSE PANORAMA Usa uma tag ou expressão para determinar se o estado de um botão deve ser ativado ou desativado. BENEFÍCIOS Ativado Inválido Elimina a necessidade de botões empilhados para diferentes operações Fornecer opções nativas de como botões ou animação de toque devem aparecer em uma tela de operador. Escolher a aparência do botão quando em estado desabilitado - ícone, imagem adicionar ou mudar o texto em tons de cinza. Compatível com ViewPoint 8.0

11 6 Melhor visualização de valores na tela VSE PANORAMA Você pode configurar a opção de visualização do agrupamento de dígitos de um valor, em tempo de execução. O símbolo de agrupamento de dígitos usa o formato numérico da configuração da linguagem atual. O formato pode ser configurado nas opções de Region and Languages do Windows, no painel de controle. BENEFÍCIOS Simplifica a exibição de números para os operadores. Melhora a forma como os números são exibidos em telas, quando são necessárias diferentes configurações regionais.

12 7 Área de superfície para animação toque VSE PANORAMA Você pode especificar a caixa delimitadora retangular ou o contorno de objeto, como a área sensível ao toque. BENEFÍCIOS Proporciona melhor controle de área de superfície de animação de toque. Permite ao operador evitar a sobreposição de áreas de seleção. Retangular Irregular

13 8 Novas Funções de segurança de grupos de usuários VME VSE CurrentUserGroups (VBA Property PANORAMA Duas novas funções de segurança: CurrentUserGroups() -Esta função retorna a lista grupo de usuários FactoryTalk dos quais o usuário atual é um membro. Este função está disponível apenas em VBA. CurrentUserHasGroup() -Esta função retorna se o usuário atual é atribuído ao grupo de usuários FactoryTalk especificado. Também são suportados em View ME CurrentUserHasGroup função de segurança BENEFÍCIOS Permite a avaliação da qualidade de membro de um usuário em um grupo de segurança a partir de uma tela de exibição. Reduz drasticamente a quantidade de código VBA ou expressões que foram anteriormente necessários para avaliar a associação de grupo de segurança de um usuário em um cliente em tempo de execução.

14 9 Captura de valor antes da mudança VME VSE PANORAMA Atividade registrada no Log local Quando você altera o valor de entrada numérica ou texto, o valor anterior é registrado e mostrado na Lista de diagnósticos. BENEFÍCIOS Registro de entrada de diagnóstico do FactoryTalk Fornece um melhor acompanhamento das ações do operador. Melhora o suporte para o cumprimento de normas (21 CFR Part 11). Agiliza processo de solução de problemas.

15 10 Conectar-se a um FTView Station Network com um FTView Studio remoto VSE Network Station FTView Studio PANORAMA Permite administração remota de um FTView Station (Network) com o FTView Studio Estação de Engenharia BENEFÍCIOS Estação de Operação Administrar remotamente uma Station através da Rede, semelhante ao FTView SE distribuído. Permite que os usuários não instalem o FTView Studio no mesmo computador que FTView Station.

16 11 VBA: Importação e exportação VSE PANORAMA Você pode importar ou exportar códigos VBA que são armazenados com os objetos em telas usando o Graphic Import / Export Wizard. Graphic Import / Export XML File: Atributos de tela Código VBA BENEFÍCIOS Código VBA está embutido no arquivo gráfico e agora pode fazer parte da exportação XML Ao incluir este na exportação, um usuário pode modificar o código VBA externamente e importá-lo de volta para o projeto usando o Assistente de Exportação/Importação. Isso pode realmente agilizar a engenharia de grandes quantidades de telas gráficas em um projeto de FTView SE.

17 12 Use o Documentador de Aplicação para uma melhor resolução de problemas VSE PANORAMA Use o Application Documenter para criar um relatório de uma aplicação FactoryTalk View SE. O relatório mostra as informações detalhadas de configuração de diferentes componentes de um aplicativo View SE. BENEFÍCIOS O relatório pode ser visto a partir de um navegador web. Agora os usuários têm a capacidade de enviar este relatório para outro usuário ou para o Suporte Técnico da Rockwell para a avaliação. Nas Versões anteriores este relatório só era visível a partir do mesmo computador em que o aplicativo estava.

18 13 Melhorias em Alarmes (Severity) VSE PANORAMA Alarmes baseados em tags do serviço FTAE agora suportam associação com o nível de Gravidade com uma tag de controlador. BENEFÍCIOS Melhor integração com estratégias de alarmes baseados em um controlador. Permite ao usuário alterar os níveis de gravidade de alarme a partir de uma tela de IHM.

19 14 Configurando Sons de Alarme VSE PANORAMA Suporte para configurar sons e tags de status para as prioridades de alarme no objeto Alarm and Event banner durante o projeto. BENEFÍCIOS Configurar som específico com base na prioridade da mensagem de alarme. Configurar tags de status para cada Prioridade.

20 15 Ocorrências de alarme Fora de escopo VSE PANORAMA Suporte para mostrar ou ocultar a ocorrências de alarme fora de escopo no objeto de sumário de alarmes e eventos em tempo de execução. BENEFÍCIOS Para mostrar as ocorrências de alarme fora de escopo na lista de eventos em tempo de execução, selecione esta caixa de seleção. Para ocultar as ocorrências de alarme fora de escopo na lista de eventos em tempo de execução, desmarque esta caixa de seleção. Desmarcar esta caixa de seleção não limita as ocorrências de alarmes fora de escopo que o sumário de A&E recebe; ele só limita a exibição destas ocorrências no sumário de A&E. Este caixa de seleção é selecionada por padrão e pode ser configurada durante o projeto. Limpar as ocorrências de alarme fora de escopo, a fim de agilizar o tempo do operador em entender outros alarmes. Também disponível como uma função VBA

21 16 Alarm Banner: Ordem de classificação VSE PANORAMA Suporte para classificar os banners por Tempo de ocorrência no Objeto Alarm and Event banner em tempo de execução. BENEFÍCIOS Escolha entre o Alarm State-Priority-Event Time ou Event Time-Priority para a forma como a lista de alarme no banner será classificada. Classificando por Tempo de ocorrência (Event Time) fornece um método simplificado para avaliação dos alarmes mais recentes.

22 17 Melhorias no Alarm Log Viewer VSE Botão Editar Filtro PANORAMA Novo botão edição de filtro foi adicionado na barra de ferramentas do Alarm and Event Log Viewer para permitir a criação de um filtro personalizado para os eventos apresentados no Alarm and Event Log Viewer em tempo de execução. Novo filtro para Visualizador Durante o projeto, suporte para filtrar as informações de alarmes e eventos por tempo de ocorrência no Alarm and Event Log Viewer. O filtro por Tempo de ocorrência mostra os eventos que correspondem aos seus critérios de tempo definidos no Alarm and Event Log Viewer. BENEFÍCIOS A partir de um cliente FTView SE, ser capaz de editar um filtro existente para obter rapidamente as informações do histórico de alarmes necessário. Configurar o Alarm and Event Log Viewer de um cliente para ser filtrado com base em Tempos de ocorrência para agilizar a sua investigação no histórico de alarmes.

23 18 Suporte a novos Sistemas Operacionais VME VSE Windows 8, Windows 8.1 Update e Windows 2012 Server R2, juntaram se à lista de sistemas operacionais suportados nesta versão.

24 19 Ferramenta de Gerenciamento de Cache VSE PANORAMA Devido às alterações no Internet Explorer 10 ou superior, o FactoryTalk View SE 8.0 disponibiliza uma nova ferramenta de gerenciamento de cache de arquivo para administrar arquivos temporários de internet. BENEFÍCIOS Projetado para lidar com os requisitos necessários do FactoryTalk View, quando utilizado em conjunto com o Internet Explorer 10 ou superior.

25 PanelView Plus 7 Nova família de IHMs PUBLIC PUBLIC CO900H

26 Família PanelView PanelView Classic PanelView Standard PanelView Enhanced PanelView Plus PanelView Plus Compact PanelView Plus 6 Uma evolução de terminais gráficos desde 1989

27 Família PanelView PanelView Classic PanelView Standard PanelView Enhanced PanelView Plus PanelView Plus Compact PanelView Plus 6 PanelView Plus 7 Desde 1989 PanelView Plus 7 aumenta a família

28 3 PanelView Plus 7 Standard Diminuir o tempo para mercado... Aumento da resolução de tela... Modelo Standard porta Ethernet simples Foco em fabricantes de máquinas Tamanhos: 4 "-15" Única porta Ethernet Tela Sensível Ao Toque Perfíl simples (não modular) FactoryTalk View Machine Edition suporta arquivos MER antigos até V3.2 5 Catálogos com logo Allen-Bradley 5 Catálogos sem Nenhum logo Telas largas (widescreens)..... Novos tamanhos de exibição..... Certificações ATEX.....

29 PanelView Plus 7 Standard Recursos e benefícios Focado em OEMs Design otimizado OEM Ampliado Poder de Processamento Solução Competitiva Mais opções de tela Maior resolução Opções de tela larga Limites de tamanho Aplicação 1 Controlador 25 telas 200 Alarmes Standard 4,3 "W, 5,7", 6,5 ", 9" W, 10,4 ", 12" W, 15 " Perfil simples com moldura de material composto Tela Resistiva sensível ao toque Ethernet de porta única Processador ARM 512 MB Memória Flash / 512 MB RAM Windows CE 6.0 padrão Alimentação CC Bateria removível Voltado para aplicações mais simples / menores Certificação ATEX, Classe 1 Div. 2 PUBLIC

30 5 PanelView Plus 7 Performance Para demandas maiores Aplicações complexas Performance Projeto Robusto Ampliado Poder de Processamento Aplicações Complexas Exemplos: 300 telas 3,000 tags 400 Alarmes Ideal para várias indústrias Exemplos: Processo Metais Mineração / Agregados Marinha Pneus e borrachas 6.5 ", 9" W, 10,4 ", 12" W, 15 ", 19" Perfil simples com moldura em alumínio pintado Tela Resistiva com opções de teclado de toque Ethernet com DLR porta dupla Processador X86 1 GB Memória Flash / 512 MB RAM Windows CE 6.0 padrão Alimentação CA e CC Destinado a aplicações complexas/maiores Certificação Marine Certificação ATEX

31 6 PanelView Plus 7 Recursos Características PanelView Plus 7 PanelView Plus 7 Modelo Standard Modelo Performance FactoryTalk Machine Edition S S View Point S S Memória RAM Flash / 512 MB / 512 MB 512 MB / 1 GB Visualizador de PDF S S Active X Controls ( , DataStorePlus, Receita) S S Terminal Remoto Controle (Com base em VNC) S S Servidor FTP S S Reprodução de vídeo MPEG N S Visualizadores do Microsoft Office N S Microsoft Internet Explorer N S Remote Desktop Services N S Conectividade Ethernet S (único) S (DLR) CPU ARM 1Ghz x86 1.6Ghz Tamanhos de tela 4.3 "-15" 7 "-19" Tamanhos de Aplicação 1 Controlador, 25 Telas, 200 Alarmes Aplicações Maiores Os números de catálogo 2711P-xxxxx8S 2711P-xxxxx9P

32 PanelView Plus 7 Lançamentos Versão 1 Q1 / 2015 Standard Models 4-10 Single Ethernet Associated Accessories Versão 2 Q3 / 2015 Additional Standard Models 12 and 15 single Ethernet Performance Models 7 19 all DLR Associated accessories Adapter Plates

33 8 PanelView Plus 7 Standard Visão geral

34 PanelView Plus 6 Compact vs PanelView Plus 7 Standard tamanhos de tela 3.5 in. (320x240) 5.7 in. (320x240) 10,4 em. (640x480) 4.3 in. Ampla (480x272) 5.7 in. (640x480) 6.5 in. (640x480) 9,0 in. De largura (800x480) 10,4 em. (800x600) 12.1 in. Ampla (1280x800) 15,0 em. (1024x768) Mais tamanhos de telas e uma melhor resolução a sua escolha.

35 PanelView TM 800 HMI Family PUBLIC PUBLIC CO900H

36 1 Apresentando a Família de IHMs PanelView " 7" 4 " Três tamanhos para atender a várias necessidades de aplicação

37 2 PanelView Destaques Oferta mais atual de terminais gráficos da Rockwell Automation Tamanhos variados de telas de 4 ", 7" e 10 " polegadas, com tela sensível ao toque e / ou teclado. Design compacto que economiza espaço CPU com processador de alta velocidade e memória interna Tela colorida com 65K de alta resolução com iluminação traseira em LED Comunicação Ethernet e Serial. Flexibilidade nas aplicações: montagem horizontal e vertical. Programado com software sem custo: Connected Components Workbench V8 - Std Edition.

38 PanelView 800 Visão Geral dos Recursos 3 tamanhos - 4 ", 7", 10 " CPU 800 MHz Memória interna 128 MB /256 MB De alta resolução de exibição com LED Backlight Comunicações Múltiplas Relógio Tempo Real Embutido Tela 65K Colors sensível ao toque microsd TM para Datalog / Receita / File Transfer Classificação IP65, NEMA 4X Montagem em painel com conexão rápida Certificado Classe 1 Divisão 2 Aplicações horizontais e verticais Teclado externo (4 ")

39 PanelView Comunicações Conectividade Fácil para Controladores Micro800 e MicroLogix Fácil conectividade com controladores Micro800 e MicroLogix TM Comunicações através de Ethernet, serial (RS232, RS422 / RS485) Fácil de usar USB, microsd, RTC embutido Ranhura microsd Porta USB Porta Ethernet Porta RS232 Relógio de Tempo real Embutido RS422 / RS485

40 PanelView Catálogo Número de Catálogo 2711R-T4T 2711R-T7T 2711R-T10T Descrição - PanelView 800 Terminal 4 " TFT com porta serial e porta Ethernet Tela de toque resistivo com teclas de função tácteis 7" TFT com porta serial e Ethernet Tela de toque resistivo 10 " TFT com porta serial e Ethernet Tela de toque resistivo

41 Planejamento para Migração O PanelView 800 de 4" é o substituto direto para o PanelView Componente de 4 (exatamente a mesma dimensão) Os modelos PanelView 800 de 7 "e 10" tem dimensões menores do que os PanelView Component de 6 "e 10 ; kits de placa de adaptação estão disponíveis para a migração do PanelView Component nestes tamanhos; PanelView Component PVc PV800 PanelView 800 Dimension (H x W x D) mm PUBLIC 116 x 138 x x 138 x 43 4 " 4 " TFT 154 x 209 x x 197 x 54 6 " 10 " 4 " 6" 10" 4 " 6" 10" 250 x 308 x x 287 x 55 Cut Out Dimension (H x W) mm 99 x x x x x x " 7" 10" 4 " 7" 10" 7"TFT 10"TFT

42 Perguntas? PUBLIC PUBLIC CO900H 42

L04 Visualização:FactoryTalk View Site Edition v8.0 FactoryTalk View Site Edition Lab

L04 Visualização:FactoryTalk View Site Edition v8.0 FactoryTalk View Site Edition Lab L04 Visualização:FactoryTalk View Site Edition v8.0 FactoryTalk View Site Edition Lab Felipe Ribeiro / Paulo Rocha Domain Experts - Arquitetura e Software Maio/2015 PUBLIC PUBLIC - 5058-CO900G Copyright

Leia mais

PanelView 800. Soluções de vizualização para máquinas de pequeno porte da Allen-Bradley

PanelView 800. Soluções de vizualização para máquinas de pequeno porte da Allen-Bradley PanelView 800 Soluções de vizualização para máquinas de pequeno porte da Allen-Bradley PanelView 800 Terminais gráficos PanelView 800 Quando você busca agregar valor e reduzir o custo da sua interface

Leia mais

HMI Caracteristicas e extensões utilizando FT View ME v6.1 e PanelView Plus 6

HMI Caracteristicas e extensões utilizando FT View ME v6.1 e PanelView Plus 6 HMI Caracteristicas e extensões utilizando FT View ME v6.1 e PanelView Plus 6 Dangelo Ávila Gerente de Produto Email: dmavila@ra.rockwell.com Cel: (021) 98207-5700 PUBLIC PUBLIC - 5058-CO900H Agenda 1.

Leia mais

PANELVIEW COMPONENT NÍVEL DE COMPONENTE DAS SOLUÇÕES DE INTERFACE DE OPERAÇÃO E PROGRAMAÇÃO

PANELVIEW COMPONENT NÍVEL DE COMPONENTE DAS SOLUÇÕES DE INTERFACE DE OPERAÇÃO E PROGRAMAÇÃO PANELVIEW COMPONENT NÍVEL DE COMPONENTE DAS SOLUÇÕES DE INTERFACE DE OPERAÇÃO E PROGRAMAÇÃO PANELVIEW COMPONENT Quando você necessita de um componente essencial, com valor agregado, mas com custo reduzido,

Leia mais

3. O cliente da IHM que visualiza informações para o usuário e pode aceitar entradas do usuário a ser enviadas ao controlador. SLC.

3. O cliente da IHM que visualiza informações para o usuário e pode aceitar entradas do usuário a ser enviadas ao controlador. SLC. N_ISIMP-QR00-PT-P:Layout 8/9/007 5:5 PM Page Cada sistema FactoryTalk View Site Edition tem 5 componentes. Neste exemplo todos os 5 componentes estão sendo executados no mesmo computador, o computador..

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

Discrete Automation & Motion. IHM Interface Homem-Máquina Linha CP400

Discrete Automation & Motion. IHM Interface Homem-Máquina Linha CP400 Discrete Automation & Motion IHM Interface Homem-Máquina Linha CP400 IHM Interface Homem-Máquina CP400 Desempenho e conforto em terminais de operação A linha de IHMs da ABB oferece excelente diversidade

Leia mais

Software de gerenciamento de impressoras

Software de gerenciamento de impressoras Software de gerenciamento de impressoras Este tópico inclui: "Usando o software CentreWare" na página 3-10 "Usando os recursos de gerenciamento da impressora" na página 3-12 Usando o software CentreWare

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Requisito Descrição 6.1 - Produtos de Hardware 6.1.1. GRUPO 1 - IMPRESSORA TIPO I (MONOCROMÁTICA 20PPM - A4) 6.1.1.1. TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 6.1.1.1.1.

Leia mais

Como obter Ajuda. Mensagens do sistema. Acessar. Ícones do painel de controle

Como obter Ajuda. Mensagens do sistema. Acessar. Ícones do painel de controle Como obter Ajuda Para obter informações/assistência, verifique o seguinte: Guia do Usuário, para obter informações sobre como usar a Xerox 4595. Para obter assistência on-line, visite: www.xerox.com Clique

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS e OPERACIONAIS. BioGer Server e BioGer Client

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS e OPERACIONAIS. BioGer Server e BioGer Client ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS e OPERACIONAIS BioGer Server e BioGer Client ÍNDICE A) OBJETIVO...3 B) MODELOS...3 C) CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...5 D) CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS...5 D.1) Características Operacionais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO Serviços de impressão Os serviços de impressão permitem compartilhar impressoras em uma rede, bem como centralizar as tarefas de gerenciamento

Leia mais

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet Versão 1.0 09/10 Xerox 2010 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Direitos reservados de não publicação sob as leis de direitos autorais dos Estados Unidos. O conteúdo desta publicação não pode

Leia mais

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição

Leia mais

Guia de Utilização da IHM Touch Screen Rockwell. Realização:

Guia de Utilização da IHM Touch Screen Rockwell. Realização: Guia de Utilização da IHM Touch Screen Rockwell Realização: Thiago de Oliveira Felipe Guilherme Stein Joinville Santa Catarina Outubro de 2010 INTRODUÇÃO Analisando os processos de manufatura e o desenvolvimento

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Guia de instalação. Configuração necessária Instalação e ativação

Guia de instalação. Configuração necessária Instalação e ativação Guia de instalação Configuração necessária Instalação e ativação Configuração necessária As aplicações da linha de produtos 4D v14 requerem como mínimo a seguinte configuração: Windows Mac OS Processador

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Software Web para: Empresas, Governo, Organizações, Entidades de Classe, Sindicatos, ONG's e Profissionais Liberais

Software Web para: Empresas, Governo, Organizações, Entidades de Classe, Sindicatos, ONG's e Profissionais Liberais MANUAL DO USUÁRIO BITÁVEL GERENCIADOR ONLINE DE NEWSLETTERS (GOLNEWS) Software Web para: Empresas, Governo, Organizações, Entidades de Classe, Sindicatos, ONG's e Profissionais Liberais Versão 1.0 1 Índice

Leia mais

Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015

Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015 Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015 Engenharia de Controle e Automação Introdução Sistemas Supervisórios são sistemas digitais de monitoração e operação da planta que gerenciam as

Leia mais

Software de gerenciamento de impressoras MarkVision

Software de gerenciamento de impressoras MarkVision Software de gerenciamento de impressoras MarkVision O MarkVision para Windows 95/98/2000, Windows NT 4.0 e Macintosh é fornecido com a sua impressora no CD Drivers, MarkVision e Utilitários. 1 A interface

Leia mais

Introdução ao Tableau Server 7.0

Introdução ao Tableau Server 7.0 Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Instalar o MarkVision

Instalar o MarkVision Instalando o 1 contas O apresenta diversos componentes instaláveis: Aplicativo - Instala o Utilitário Printer Management. Este aplicativo requer que o Servidor do esteja disponível na rede. Servidor do

Leia mais

Software de monitoramento Módulo CONDOR CFTV V1 R1

Software de monitoramento Módulo CONDOR CFTV V1 R1 Software de monitoramento Módulo CONDOR CFTV V1 R1 Versão 30/06/2014 FOR Segurança Eletrônica Rua dos Lírios, 75 - Chácara Primavera Campinas, SP (19) 3256-0768 1 de 12 Conteúdo A cópia total ou parcial

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 FileMaker Pro 14 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 2007-2015 FileMaker, Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 FileMaker Pro 13 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 2007-2013 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados.

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados. MANUAL GDS TOUCH Versão: 1.0 Direitos reservados. GDS TOUCH PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touch-screen de controle residencial, com design totalmente

Leia mais

Introdução... 1. Instalação... 2

Introdução... 1. Instalação... 2 ONTE DO Introdução... 1 O que é IPP?... 1 Qual é a função de um software Samsung IPP?... 1 Instalação... 2 Requisitos do sistema... 2 Instalar o software Samsung IPP... 2 Desinstalar o software Samsung

Leia mais

CSI IT Solutions. Facilidade de uso

CSI IT Solutions. Facilidade de uso CSI IT Solutions WebReport2 Gestão de Ambiente de Impressão O CSI WebReport dá aos gestores de TI o poder de uma gestão integral através do acesso fácil às informações gerenciais de impressões. O sistema

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Notas para os usuários

Notas para os usuários Notas para os usuários Este manual descreve o que foi adicionado e alterado nos recursos com a atualização do firmware. Leia este manual consultando a versão mais recente da Referência ao dispositivo e

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

Imóvel Mix SGI. 1. Acesso ao Sistema 2. Aspectos Gerais 3. Configuração da Empresa 4. Cadastro de Usuários

Imóvel Mix SGI. 1. Acesso ao Sistema 2. Aspectos Gerais 3. Configuração da Empresa 4. Cadastro de Usuários Imóvel Mix SGI Imóvel Mix SGI 1. Acesso ao Sistema 2. Aspectos Gerais 3. Configuração da Empresa 4. Cadastro de Usuários 5. Controle de Acesso 6. Cadastro de Clientes 7. Cadastro de Imóveis 8. Vistoria

Leia mais

Automação de Locais Distantes

Automação de Locais Distantes Automação de Locais Distantes Adaptação do texto Improving Automation at Remote Sites da GE Fanuc/ Water por Peter Sowmy e Márcia Campos, Gerentes de Contas da. Nova tecnologia reduz custos no tratamento

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao TR4... 4 1.1 Requisitos Mínimos... 4 1.2 Layout do Sistema... 5 1.3 Legenda... 5 1.4 Visão geral das funcionalidades... 6 1.4.1 O Menu Administração... 6 1.4.2 O Menu

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Player

Manual do usuário. Mobile Player Manual do usuário Mobile Player Mobile Player Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e operação e traz

Leia mais

CAPA Área de utilização para ilustração MANUAL w-vpn

CAPA Área de utilização para ilustração MANUAL w-vpn ...6 CAPA Área de utilização para ilustração MANUAL w-vpn 20/01/2012 Versão 1.4 Sumário 1.0 Pré Requisitos de instalação do w-vpn...2 2.0 Instalação do Serviço...2 3.0 Dicas...8 4.0 Suporte...11 1 1.0

Leia mais

Manual QuotServ Todos os direitos reservados 2006/2007

Manual QuotServ Todos os direitos reservados 2006/2007 Todos os direitos reservados 2006/2007 Índice 1. Descrição 3 2. Instalação 3 3. Configurações 4 4. Usando arquivo texto delimitado 5 5. Usando arquivo texto com posições fixas 7 6. Usando uma conexão MySQL

Leia mais

INTERFACE USB PARA PROFIBUS PA

INTERFACE USB PARA PROFIBUS PA MANUAL DO USUÁRIO INTERFACE USB PARA PROFIBUS PA OUT / 12 PBI-PLUS P B I P L U S M P smar www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações atualizadas

Leia mais

Tablet Widescreen Slimline

Tablet Widescreen Slimline Tablet Widescreen Slimline Manual do Usuário Avançado Instalação Desenho Escrita Navegação Configuração Manutenção www.trust.com/69/faq Instalando e conhecendo seu tablet Trust 6 7 8 9 0 Cabo USB 6 Pontas

Leia mais

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação TRBOnet MDC Console Manual de Operação Versão 1.8 ÍNDICE NEOCOM Ltd 1. VISÃO GERAL DA CONSOLE...3 2. TELA DE RÁDIO...4 2.1 COMANDOS AVANÇADOS...5 2.2 BARRA DE FERRAMENTAS...5 3. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS...6

Leia mais

Administração do Windows Server 2003

Administração do Windows Server 2003 Administração do Windows Server 2003 Visão geral O Centro de Ajuda e Suporte do Windows 2003 Tarefas do administrador Ferramentas administrativas Centro de Ajuda e Suporte do 2003 Usando o recurso de pesquisa

Leia mais

Guia Rápido do Usuário - Assinatura Digital

Guia Rápido do Usuário - Assinatura Digital Guia Rápido do Usuário - Assinatura Digital Objetivo O objetivo deste documento é orientar como o usuário deve usar a nova versão do Sistema de Assinatura Digital que permite a assinatura individual e/ou

Leia mais

RICS. Remote Integrated Control System Release 2.76. Apresentação do Produto

RICS. Remote Integrated Control System Release 2.76. Apresentação do Produto RICS Remote Integrated Control System Release 2.76 Apresentação do Produto Índice Informações Principais Instalação do RICS Configuração do RICS Introdução Capítulo I Requisitos dos Instrumentos Requisitos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. para tv TV101

MANUAL DO USUÁRIO. para tv TV101 MANUAL DO USUÁRIO adaptador android para tv TV101 Índice Exibição do Produto 03 Instruções para Uso 03 Menu Principal 04 Configurações de Wi-Fi 04 Navegando por Arquivo ou Pasta 05 Conexão USB 06 Instalando/

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO GEINFO Gerência de Tecnologia da Informação E-mail geinfo@sejus.ro.gov.br Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK... 4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...

Leia mais

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha!

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha! 1 ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.1.1 SENHA 4 1.1.2 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO LYNC 5 1.1.3 REDEFINIR SENHA 7 1.1.4 COMPRAR COMPLEMENTOS 9 1.1.5 UPGRADE E DOWNGRADE 10 1.1.5.1 UPGRADE

Leia mais

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furbbr Resumo. Este artigo apresenta a especificação

Leia mais

02. O software ainda permite instalar a barra de ferramentas do Google como recurso extra. Faça a escolha desejada e continue a instalação.

02. O software ainda permite instalar a barra de ferramentas do Google como recurso extra. Faça a escolha desejada e continue a instalação. Contra-ataque os spywares com o Spyware Doctor! Antigamente, a única preocupação dos usuários em termos de segurança era os vírus. Hoje existem tantas palavras relacionadas a softwares maliciosos que qualquer

Leia mais

MODEM USB LTE. Manual do Usuário

MODEM USB LTE. Manual do Usuário MODEM USB LTE Manual do Usuário 2 Conteúdo Manual do Usuário... 1 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 4 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações...

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos. Bem-vindo! O Nuance PaperPort é um pacote de aplicativos para gerenciamento de documentos da área de trabalho que ajuda o usuário a digitalizar, organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos

Leia mais

Procedimento para instalação do BLACKBERRY Software de Imagem via Celular

Procedimento para instalação do BLACKBERRY Software de Imagem via Celular Procedimento para instalação do BLACKBERRY Software de Imagem via Celular Atenção: este aplicativo é compatível somente com a versão do sistema operacional do BlackBerry 4.6 ou superior. Os modelos de

Leia mais

Version Notes (Notas da versão) Versão 4.11.1.7-26-02-2013

Version Notes (Notas da versão) Versão 4.11.1.7-26-02-2013 Florianópolis, 26 de fevereiro de 2013. Abaixo você confere as características e funcionalidades da nova versão 4.11.1.7 do Channel. Para quaisquer dúvidas ou na necessidade de maiores esclarecimentos,

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Amadeus Pro Printer 5.1P275

Amadeus Pro Printer 5.1P275 Amadeus Pro Printer 5.1P275 Guia de Instalação do Usuário Final Index _ Sobre este guia... 3 _ Requerimentos de Software... 3 Sistemas Operacionais... 3 _ Processo de Instalação... 4 Configurações do Internet

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA Service Desk Sumário Apresentação O que é o Service Desk? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial

Leia mais

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8 Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial INTRODUÇÃO O uso de máquinas virtuais pode ser adequado tanto

Leia mais

Comunicação via interface SNMP

Comunicação via interface SNMP Comunicação via interface SNMP 1 - FUNCIONAMENTO: Os No-breaks PROTEC possuem 3 interfaces de comunicação: Interface RS232, interface USB e interface SNMP. Todas elas permitem o controle e o monitoramento

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Manual de Utilização do Citsmart Remote

Manual de Utilização do Citsmart Remote 16/08/2013 Manual de Utilização do Citsmart Remote Fornece orientações necessárias para utilização da aplicação Citsmart Remote. Versão 1.1 10/12/2013 Visão Resumida Data Criação 10/12/2013 Versão Documento

Leia mais

MODEM USB LTE LU11. Manual do Usuário

MODEM USB LTE LU11. Manual do Usuário MODEM USB LTE LU11 Manual do Usuário 2 Tabela de Conteúdo Manual do Usuário... 1 1 Introdução... 3 2 Instalação... 4 3 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 8 5 Mensagens SMS... 10 6 Contatos...

Leia mais

SISTEMA DE GERÊNCIA - DmView

SISTEMA DE GERÊNCIA - DmView Sistema de Gerenciamento DmView O DmView é o Sistema de Gerência desenvolvido para supervisionar e configurar os equipamentos DATACOM, disponibilizando funções para gerência de supervisão, falhas, configuração,

Leia mais

Acesso ao Localidade. LOCALIDADE Sistema de Cadastro Localidade. Acesso ao Sistema de Cadastro Localidade

Acesso ao Localidade. LOCALIDADE Sistema de Cadastro Localidade. Acesso ao Sistema de Cadastro Localidade Acesso ao Localidade Acesso ao O endereço do sistema é: www.saude.gov.br/localidade Quem pode acessar o Sistema de Cadastro de Localidade? Somente profissionais que foram cadastrados no CSPUWEB terão acesso

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Evandro sistemas comerciais e web.

Evandro sistemas comerciais e web. Evandro sistemas comerciais e web. Sistema de Gerenciamento Comercial. Contatos: Site: www.evandropf.ubbi.com.br e-mail: acraseado@yahoo.com.br msn: evanf@bol.com.br Tel. (19)9212-7827 O Sistema Este sistema

Leia mais

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos Primeiros passos Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Agradecemos que você tenha optado por nosso produto e esperamos que esteja sempre satisfeito(a) com seu novo software da G DATA. Caso algo

Leia mais

Software Industrial: Ativo a ser Gerenciado

Software Industrial: Ativo a ser Gerenciado Software Industrial: Ativo a ser Gerenciado Change Management Aplicação : Ocorrências Comuns Você já teve problemas em encontrar um programa ou uma configuração quando precisava colocar uma máquina para

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

CargoBoss 2.0 Guia de Configuração

CargoBoss 2.0 Guia de Configuração CargoBoss 2.0 Guia de Configuração INFORMAÇÕES DE DIREITOS AUTORAIS Este documento não pode ser reproduzido, no todo ou em parte e por quaisquer meios, sem a autorização prévia da HONEYWELL MARINE. CargoBoss

Leia mais

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL MÓDULO 3 - PRESENCIAL CmapTools É um software para autoria de Mapas Conceituais desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida1, sob a supervisão do Dr. Alberto J.

Leia mais