MANUAL DO MEIO AMBIENTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO MEIO AMBIENTE"

Transcrição

1 1/20 Emitido pela Coordenação de EHS Darlei Saraiva Rios Aprovado pela Direção Industrial Augusto Sérgio Bastos Filho

2 2/20 ÍNDICE 1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO REFERÊNCIAS NORTIVAS TERMOS E DEFINIÇÕES Aspecto Ambiental Impacto Ambiental Representante da Administração Sistema De Gestão Ambiental - SGA Parte Interessada Desempenho Ambiental Requisitos Legais Outros Requisitos Meta ambiental Política Integrada Registro REQUISITOS DO SISTE DE GESTÃO AMBIENTAL Requisitos Gerais Política Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança Planejamento Implementação e Operação Verificação e Ação Corretiva Análise pela Administração MES ANO HISTÓRICO DE REVISÕES Agosto 2014 Geral Maio 2011 Geral Agosto 2009 Geral Setembro 2006 Geral Janeiro 2006 Geral Agosto 2005 Geral Maio 2004 Itens 4.2.1, 4.2.2, , 4.4.5, 4.4.6, Abril 2004 Itens , e Março 2004 Geral Janeiro 2004 Geral Outubro 2003 Emissão inicial

3 3/20 1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 1.1. Este manual estabelece as diretrizes e os procedimentos gerais relativos ao Sistema de Gestão Ambiental da Saint-Gobain Canalização Usina Barra Mansa, em conformidade com a norma NBR ISO 14001:2004 de modo que o processo produtivo seja desenvolvido em harmonia com o meio ambiente e proporcione a todos, os conhecimentos dos aspectos e impactos ambientais em suas atividades Este manual se aplica sistematicamente sobre todas as áreas de atividades da Usina e sobre todos os produtos fabricados e comercializados pela Saint-Gobain Canalização Usina Barra Mansa. 2. REFERÊNCIAS NORTIVAS NBR ISO 14001: Sistemas de Gestão Ambiental Requisitos com orientações para uso. 3. TERMOS E DEFINIÇÕES 3.1. Aspecto Ambiental Elementos das atividades, produtos ou serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente Impacto Ambiental Qualquer modificação do Meio Ambiente, adversa ou benéfica que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização Representante da Administração Pessoa indicada como Representante do SGA pela Direção Geral, que independente de outras responsabilidades, tem a autoridade definida para assegurar a implantação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental da Saint-Gobain Canalização. Esta função está designada ao Coordenador de EHS e na sua ausência ao Gerente Técnico, Qualidade e EHS Sistema De Gestão Ambiental - SGA É a parte do sistema de gerenciamento da empresa que inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter o conteúdo ambiental da Política Integrada Parte Interessada Individuo ou grupo interessado ou afetado pelo desempenho ambiental da organização Desempenho Ambiental Resultados mensuráveis do sistema de gestão ambiental, relativo ao controle da organização sobre seus aspectos ambientais.

4 4/ Requisitos Legais São as legislações vigentes (leis, decretos, portarias, resoluções, medidas provisórias) e todos os documentos e taxas obrigatórias (licença de operação, alvará de localização e funcionamento, etc.) de licenciamento que regularizam as atividades industriais Outros Requisitos Compromissos firmados pela organização, bem como, suas práticas que visem à melhoria do meio ambiente Objetivo ambiental Propósito ambiental geral, decorrente da política ambiental, que uma organização se propõe a atingir. 3.. Meta ambiental Requisitos de desempenho detalhados, aplicáveis à organização ou parte dela, resultantes dos objetivos ambientais e que precisam ser estabelecidos e atendidos para que tais objetivos sejam atingidos Política Integrada Intenções e princípios gerais de uma organização em relação ao seu desempenho ambiental, formalmente expressos pela Alta Administração Registro Documento que apresenta resultados obtidos ou fornece evidências de atividades realizadas. 4. REQUISITOS DO SISTE DE GESTÃO AMBIENTAL 4.1. Requisitos Gerais Este manual, contendo o escopo de nosso sistema de gestão de ambiental, está disponível para o público e pode ser consultado através da Internet ( ou no setor de Meio Ambiente da usina de Barra Mansa Escopo do Sistema: Fabricação de tubos, conexões, válvulas e acessórios em ferro fundido dúctil para canalização de água e esgoto e tampões para saneamento, instalações elétricas e de telecomunicação. Aplica-se a todas as áreas de produção, manutenção e demais serviços diretos de apoio da usina Barra Mansa, exceto a atividade florestal.

5 5/ O sistema está representado no fluxograma abaixo: MELHORIA CONTÍNUA ANÁLISE CRÍTICA PELA ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA INTEGRADA PLANEJAMENTO VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO Todos os aspectos restritos ao limite da usina regidos por legislação específica de segurança/saúde ocupacional, não são obrigatoriamente consideradas no âmbito do Sistema de Gestão Ambiental.

6 6/ Política Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança

7 7/ Planejamento Planejamento para identificação e Avaliação de Aspectos Ambientais A identificação de aspectos e impactos ambientais que podem ser controlados ou influenciados pela organização em suas atividades, produtos ou serviços é efetuada através do Procedimento PASG-001 Identificação e Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais. Visa determinar os aspectos ambientais que tenham ou possam ter impactos significativos sobre o meio ambiente para que a organização estabeleça os respectivos controles operacionais objetivando prevenir tais impactos Requisitos legais e outros requisitos A sistemática de identificação, acesso e acompanhamento dos requisitos legais e de outros requisitos ambientais subscritos pela organização aplicáveis às atividades, processos, instalações, produtos e serviços da usina, é efetuada de acordo com o Procedimento PCSG-014 Requisitos Legais e Outros Requisitos, visando atender às exigências municipais, estaduais, federais, acordos e diretrizes de natureza não regulamentar Objetivos, metas e programas de Gestão Ambiental Os objetivos e metas ambientais são estipulados pela Coordenação de EHS e aprovados pela direção da usina, documentados e divulgados aos envolvidos, visando o atendimento à Política Integrada. Podem ser revisados ao longo do ano pela direção, sempre que estas revisões refletirem novas melhorias pretendidas do desempenho do sistema de gestão ambiental. Documentação associada: Política Integrada da Segurança e Saúde no Trabalho, Qualidade e Meio Ambiente; Tabela BM-025 Objetivos e Metas Ambientais. Os programas são baseados nos objetivos e metas ambientais. O Representante da Administração estabelece um programa anual para atendimento, no qual são especificados as responsabilidades, meios e prazos dentro do qual devem ser atingidos. Devem ser revisados sempre que houver alterações dos objetivos e metas ou forem implantadas/modificadas as atividades, produtos ou serviços, assegurando sua atualização. O monitoramento destes programas é efetivado pelo Coordenador de EHS e divulgado nos Comitês Ambientais com a Direção e as Gerências Implementação e Operação Recursos, funções, responsabilidades e autoridades

8 8/ Estrutura do setor ambiental Recursos As necessidades de Recursos Ambientais são identificadas pelo Coordenador de EHS e apresentadas para todas as gerências e para a direção industrial da Canalização. O diretor industrial por sua vez, apresenta para aprovação da Direção Industrial durante a elaboração do budget anual s e s Direção geral Declarar a Política Integrada da organização; Buscar os recursos para cumprimento dos programas de Gestão Ambiental. Fazer cumprir a Política Integrada; Garantir os recursos para cumprimento dos programas de Gestão Ambiental.

9 9/ Direção Industrial Garantir o desenvolvimento das atividades produtivas, em conformidade com os procedimentos de Meio Ambiente estabelecidos e com a legislação e requisitos legais, entre outros; Declarar a Política Integrada da organização; Fornecer a estrutura necessária para implementação e controle do Sistema de Gestão Ambiental; Fornecer recursos para os programas de melhorias; Promover o desenvolvimento de estudos técnicos, que subsidiem e orientem os investimentos a serem feitos na área de produção, buscando informações em escolas, feiras, etc. Aprovar a aplicação dos procedimentos de sua área de atuação e realizar as alterações necessárias; Definir e delegar ações necessárias para eliminar as não conformidades de acordo com os procedimentos e ações corretivas, buscando cumprir os objetivos de ambientais estabelecidos pela direção; Fazer cumprir as normas e procedimentos ambientais; Gerente de Qualidade, Técnico e de EHS Recomendar ações para a direção, estabelecendo objetivos de meio ambiente, em consonância com a estratégia organizacional; Contribuir para o desenvolvimento de políticas, procedimentos, métodos e diretrizes e zelar pelo seu cumprimento; Fazer cumprir no âmbito de ambiental a legislação federal, estadual e requisitos legais locais, estudando e aplicando a legislação existente; Aderir aos controles internos e monitorar a equipe para o seu fiel cumprimento; Conduzir a estratégia de meio ambiente apoiando a comunicação e o treinamento dos colaboradores incluindo contratados de forma geral para que eles fiquem familiarizados com os requisitos ambientais e cumpram os procedimentos da empresa. Apresentar relatórios e indicadores de desempenho ambiental acompanhando o bom andamento das ferramentas de gestão implantadas. Zelar pela manutenção e implantação das ferramentas e programas ambientais, alinhados com a legislação local e com os padrões definidos pelo Grupo Saint-Gobain com o objetivo de reduzir os resíduos não valorizados. Zelar pelo cumprimento das normas de meio ambiente.

10 /20 Aprovar a aplicação dos procedimentos de sua área de atuação e realizar as alterações necessárias; Definir e delegar ações necessárias para eliminar as não conformidades de acordo com os procedimentos e ações corretivas, buscando cumprir os objetivos de ambientais estabelecidos pela direção; Fazer cumprir as normas e procedimentos ambientais; Coordenador de EHS Representar a administração nos assuntos ligados a Meio Ambiente da Usina de Barra Mansa; Assegurar que os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental sejam estabelecidos, implementados e mantidos; Relatar o desempenho do Sistema de Gestão Ambiental para análise critica da direção, como base para seu aprimoramento, através do resultado das auditorias e do monitoramento do programa anual de Gestão de Ambiental; Identificar e solicitar recursos necessários para os programas de melhoria Ambiental; Coordenar o levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais; Estabelecer, monitorar e divulgar o programa anual de atividades relacionadas à gestão ambiental; Gerenciar e analisar criticamente os resultados das auditorias internas semestrais (ISO 14001); Representar a Empresa junto a órgãos fiscalizadores, s e relacionados a organismos certificadores; Estabelecer programa de necessidade de treinamento para seus subordinados e para todos os funcionários no que tange ao Meio Ambiente; Gerenciar a atualização os dados sobre resíduos gerados na empresa; Gerenciar o programa de auditorias ambientais; Cumprir os princípios de Comportamento e Ação do grupo Saint-Gobain; Cumprir os objetivos e metas ambientais; Zelar pelo meio ambiente da empresa. Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Consensar e assinar procedimentos administrativos e operacionais;

11 11/ Coordenador de Resíduos Efetuar o e desenvolvimento de clientes e fornecedores e prestadores de serviços qualificados a destinação e valorização de resíduos; Negociar a venda e prestação de serviços e acompanhar a comercialização de resíduos buscando o melhor retorno para empresa; Avaliar toda documentação dos clientes, prestadores de serviços e fornecedores, através de visitas e de auditorias; Garantir que os fornecedores, clientes e prestadores de serviços estão devidamente qualificados na área ambiental cumprindo a legislação em vigor. Proceder à identificação, seleção, armazenagem e destinação de resíduos industriais; Coordenar a emissão e recebimento dos manifestos e fichas de emergência de resíduos, conforme legislação vigente; Elaborar relatórios de acompanhamento específicos gerenciais e para atendimento aos órgãos ambientais tais como INEA, IBA e outros, bem como elaborar e controlar a documentação legal do meio ambiente, no que se refere aos resíduos industriais; Participar de todas as ações/programas para redução da geração de resíduos industriais; Coordenar a coleta seletiva dos resíduos e os controles e volumes dos mesmos. Garantir a estocagem, identificação, acondicionamento e armazenamento de todos os resíduos perigosos. Coordenar todas as atividades de inventários de resíduos da usina. Cumprir os princípios de Comportamento e Ação do grupo Saint-Gobain; Cumprir os objetivos e metas ambientais; Zelar pelo meio ambiente da empresa. Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Consensar e assinar procedimentos administrativos e operacionais; Engenheiro de Meio Ambiente Assegurar que os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental sejam estabelecidos, implementados e mantidos; Relatar o desempenho do Sistema de Gestão Ambiental para análise critica da direção, como base para seu aprimoramento, através do monitoramento das ações do TAC. Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais; Identificação, acesso, acompanhamento e divulgação da legislação e requisitos legais entre outros; Estabelecer, monitorar e divulgar o programa anual de gestão ambiental;

12 12/20 Manter o sistema de gestão ambiental com a certificação ISO 14001; Manter o controle das condicionantes da Licença de Operação INEA, assim como protocolar os resultados neste órgão. Manter atualização do escopo da Licença de Operação sempre que houver alterações significativas nos processos da empresa; Manter atendidos os requisitos ambientais do autodiagnostico da SG (caderno Meio Ambiente); Manter a empresa adequada com relação à legislação ambiental em vigor nos níveis federal, estadual e municipal; Atender os requisitos ambientais da Saint-Gobain, como o CARE 4; Elaboração, revisão e validação de escopo contratual para prestadores de serviços ambientais, bem como o monitoramento das terceiras na vigência do contrato; Realizar auditorias ambientais, acompanhar auditorias dos órgãos certificadores, órgãos públicos e de clientes da Saint-Gobain Canalização; Analise e investigação dos eventos Ambientais. Representar a Empresa junto a órgãos fiscalizadores, s e relacionados a organismos certificadores; Cumprir os princípios de Comportamento e Ação do grupo Saint-Gobain; Cumprir os objetivos e metas ambientais; Zelar pelo meio ambiente da empresa. Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Consensar e assinar procedimentos administrativos e operacionais; Analista de Meio Ambiente PL Planejar e acompanhar as auditorias internas; Acompanhar trabalhos de melhorias nas áreas para que estas se adequem às necessidades e ao atendimento legal, bem como às normas e procedimentos ambientais; Realizar relatórios, inspeções internas e respectivos acompanhamentos; Acompanhar a aplicação das normas e procedimentos da SGC; Levantamento, Identificação e Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais; Elaboração, revisão e validação de escopo contratual para prestadores de serviços ambientais, bem como o monitoramento das terceiras na vigência do contrato; Elaborar, revisar e revalidar diversas documentações, tais como: Manuais, PAE, instruções de trabalho, procedimentos, normas técnicas, tabelas, fluxogramas, organogramas, layout e formulários para registros; Validação ambiental no cadastro para aquisição de novos produtos, assim como, validação da conformidade ambiental de novos projetos;

13 13/20 Preparação de material e capacitação de colaboradores através de treinamentos ambientais e comportamentais; Realizar Integração Ambiental de novos colaboradores e terceirizados; Apoio, acompanhamento e realização de Planos de Ação no Programa 5S, Inspeções da CIPA, Auditoria 20 Steps, Programa PQA; Acompanhamento em auditorias externas e inspeções/fiscalizações dos Órgãos Ambientais na Usina; Análise e atendimento às solicitações dos clientes internos; Atendimento às demandas internas do setor; Elaborar os relatórios e respectivos Planos de Ação das Auditorias realizadas, fazendo seu acompanhamento; Responsável pelo processo de normalização da área ambiental (triagem, recebimento, divulgação e arquivamento); Auditorias de 2ª parte em fornecedores e prestadores de serviços ambientais; Manter a empresa adequada com relação à legislação Ambiental em vigor e a atualização do sistema de Conformidade Legal SISLEG; Cumprir os princípios de Comportamento e Ação do grupo Saint-Gobain; Cumprir os objetivos e metas ambientais; Zelar pelo meio ambiente da empresa. Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Consensar e assinar procedimentos administrativos e operacionais; Analista de Meio Ambiente JR Avaliação e acompanhamento técnico dos projetos do TAC; Avaliação e acompanhamento técnico de novos projetos ambientais; Relatar o desempenho do Sistema de Gestão Ambiental para análise critica da direção, como base para seu aprimoramento, através do resultado das auditorias e do monitoramento do programa anual de atividades; Acompanhamento e auxílio no processo de gestão de resíduos; Responsável pelo monitoramento e medições de emissões atmosféricas; Acompanhar a operação das estações de monitoramento do ar, bem como realizar inspeções preventivas; Participação em auditorias internas; Acompanhar trabalhos de melhorias nas áreas para que estas se adequem às necessidades e ao atendimento legal, bem como às normas e procedimentos ambientais; Realizar inspeções em equipamentos diversos voltados ao controle ambiental; Realizar relatórios, inspeções internas e respectivos acompanhamentos;

14 14/20 Acompanhar a aplicação das normas e procedimentos da SGC; Levantamento, Identificação e Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais; Validação ambiental no cadastro para aquisição de novos produtos, assim como, validação da conformidade ambiental de novos projetos; Preparação de material e capacitação de colaboradores através de treinamentos ambientais e comportamentais; Realizar Integração Ambiental de novos colaboradores e terceirizados; Apoio, acompanhamento e realização de Planos de Ação no Programa 5S, Inspeções da CIPA, Auditoria 20 Steps, Programa PQA; Análise e atendimento às solicitações dos clientes internos; Atendimento às demandas internas do setor; Auditorias de 2ª parte em fornecedores e prestadores de serviços ambientais; Analise e validação de Analise de Risco Ambiental; Planejar, executar e avaliar os simulados de emergência ambiental; Monitorar e controlar os Kit s de Emergência Ambiental; Cumprir os princípios de Comportamento e Ação do grupo Saint-Gobain; Cumprir os objetivos e metas ambientais; Zelar pelo meio ambiente da empresa. Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Consensar e assinar procedimentos administrativos e operacionais; Auditores Internos de Meio Ambiente Realizar as auditorias internas; Abrir e acompanhar os Relatórios de Não Conformidades, Ações Corretivas e Preventivas; Elaborar os Relatórios de Auditorias Internas. Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Coordenadores/Supervisores dos setores Treinar os colaboradores nos documentos; Cumprir o programa anual; Cumprir os objetivos e metas; Fazer chegar aos colaboradores às comunicações de meio ambiente.

15 15/20 Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Consensar e assinar procedimentos administrativos e operacionais; Coordenador de Qualidade Controle de documentos internos do Sistema de Gestão Ambiental através do Setor de Normalização; Calibração de equipamentos de monitoramento ambiental através do setor de Metrologia. Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Consensar e assinar procedimentos administrativos e operacionais; Coordenador de RH Coordenação das ações relacionadas às atividades de Recursos Humanos. Divulgar os princípios de comportamento e de ação do grupo Saint Gobain. Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Consensar e assinar procedimentos administrativos e operacionais; Analista de RH Responsável pelo sistema de comunicação interna e externa da empresa (cartazes em quadros de aviso, informativo PAM PAM, relatórios, reuniões do Bom Dia, Boa tarde e Boa noite, folhetos, etc.); Garantir uma informação eficaz junto aos colaboradores; Contatos com a mídia. Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente;

16 16/ Competência, Treinamento e Conscientização Anualmente o setor de Recursos Humanos efetua a identificação das necessidades de treinamento para todas as funções cujas tarefas tenham o potencial de causar um impacto significativo sobre o Meio Ambiente. É feito um plano de treinamento a fim de atender estas necessidades, e a avaliação do treinamento é efetuada pela chefia quando pertinente, conforme PCBM-002 Treinamento de pessoal Os colaboradores que executam tarefas que possam causar impactos ambientais significativos devem ser competentes com base na educação, treinamento e experiência apropriadas estipuladas pelo RH em conjunto com os gestores das áreas A conscientização Ambiental é efetuada conforme Procedimento PCSG-013 Conscientização Ambiental e de Saúde e Segurança Ocupacional. Documentação associada: Procedimentos e instruções referentes a controle operacional e plano de ação emergencial Comunicação A comunicação interna dos assuntos relacionados com o Meio Ambiente é efetuada pelo Gerente de Qualidade, Técnico e EHS através de: , informativo oficial da empresa (PAM PAM), relatórios e atualizações ambientais, entre outros, conforme procedimento PCSG-006 Consulta e Comunicação Ambiental e de Saúde Ocupacional e Segurança. O recebimento e resposta às comunicações pertinentes das partes interessadas externas são efetuados e registrados pelo setor de Meio Ambiente. A comunicação externa da Usina sobre seus aspectos ambientais significativos, somente é efetuada e registrada pela SGC Usina Itaúna, quando solicitada pelas partes interessadas. A comunicação é feita utilizando alguma forma de correspondência, por meio físico ou eletrônico (como ) Documentação do Sistema de Gestão Ambiental A documentação do sistema pode estar estabelecida em meio eletrônico ou em papel e administrada conforme procedimento PCSG-001 Elaboração e Controle de documentos de Origem Interna, devendo estar disponível em todos os locais onde operações essenciais para o efetivo funcionamento do sistema sejam executadas, conforme hierarquia definida a seguir:

17 17/20 Manual Política Procedimentos Planos Instrução de Trabalho / Controle Operacional LPR/ART LAIA Registros Listas Tabelas Formulários Controle de documentos O controle de documentos é efetuado conforme Procedimentos PCSG-001 Elaboração e Controle de documentos de Origem Interna e PCSG-007 Controle de documentos de origem externa Controle operacional Os controles operacionais associados ao Meio Ambiente estão estipulados em procedimentos e visam atender aos aspectos ambientais significativos identificados. Tais procedimentos devem ser comunicados e atendidos pelos colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço que estejam relacionados àqueles aspectos significativos. Documentação associada: PABM-002 Gestão de Resíduos Industriais; PABM-003 Qualificação de Fornecedores com Impactos Ambientais Significativos; ICSG-008 Avaliação de Projetos; PASG-001 Identificação e Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais; PCSG-014 Requisitos Legais e Outros Requisitos; PCSG-017 Gestão de Eventos de EHS e Feedbacks; Instruções Ambientais do Sistema de Gestão Ambiental.

18 18/ Preparação e resposta à emergências O Plano de Ação Emergencial define como lidar com incidentes ambientais e situações potenciais de emergência na usina, estipulando as responsabilidades, os comunicados internos e externos, as ações a serem adotadas e o critério de verificação da eficácia. Todos os colaboradores e prestadores de serviço são treinados neste plano que é testado e analisado periodicamente, de acordo com o calendário anual estipulado pela Gerencia de Qualidade, Técnico e EHS juntamente com Recursos Humanos. Documentação associada: PAE Plano de Ação Emergencial; PASG-001 Identificação e Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais; Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos Verificação e Ação Corretiva Monitoramento e Medição O monitoramento do Sistema de Gestão Ambiental, assim como das características principais das operações e atividades que possam ter um impacto significativo sobre o Meio Ambiente é realizado pelo Gerente de Qualidade, Técnico e EHS e divulgado através de relatório. Os equipamentos de monitoramento e medição são calibrados, utilizados e mantidos, garantindo sua adequação conforme procedimento PCBM-001 Instrumentos de Medir Calibração, Periodicidade e Manutenção. O monitoramento e medição executado dos requisitos legais e outros requisitos é realizado conforme descrito no procedimento PABM-001 Monitoramento e Medição do Meio Ambiente. Os registros desses monitoramentos são controlados conforme procedimento PCSG-002 Controle dos Registros. Documentação de Interface: PASG-001 Identificação e Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais; PCSG-014 Requisitos Legais e Outros Requisitos Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros requisitos O monitoramento do atendimento a legislação e requisitos legais ambientais pertinentes está definido no PCSG-014 Requisitos Legais e Outros Requisitos.

19 19/20 Documentação associada: PCSG-007 Controle de Documento de Origem Externa Não conformidade, ações corretivas e preventivas Sempre que ocorrem não conformidades no Sistema de Gestão Ambiental ou sempre que há necessidade de tomada de ações corretivas ou preventivas para evitar, reduzir ou eliminar os impactos ambientais, são efetuados registros cujo tratamento é especificado nos seguintes procedimentos: PCSG-005 Não Conformidades, Ações Corretivas e Preventivas e PCSG- 017 Gestão de Eventos de EHS e Feedbacks Controle de Registros A identificação, manutenção e descarte dos registros do sistema de gestão ambiental estão determinados no procedimento PCSG-002 Controle dos Registros Auditorias do Sistema de Gestão Ambiental São realizadas auditorias anuais, efetuadas por prestadores de serviço autorizados pelo INEA, em atendimento a legislação estadual, de acordo com a Instrução Interna IABM-00 Auditoria Ambiental Anual. Auditorias internas semestrais são realizadas por auditores internos qualificados, conforme ICSG- 001 Qualificação de Auditores Internos. O programa destas auditorias é efetuado com base na importância para o sistema de gestão ambiental das atividades envolvidas e nos resultados de auditorias anteriores. As auditorias são realizadas conforme procedimento PCSG 003 Auditoria Interna do Sistema. As auditorias de manutenções semestrais do Sistema de Gestão Ambiental são realizadas pelo organismo certificador Objetivos das Auditorias Determinar a conformidade do Sistema de Gestão Ambiental com as disposições planejadas e se as mesmas estão sendo mantidas e implementadas. Fornecer para a administração informações sobre os resultados das auditorias que serão usadas na análise critica.

20 20/ Apresentação dos Resultados O Representante da Administração apresenta uma síntese dos resultados da auditoria através de um relatório distribuído para os setores auditados e para a Direção, que serve como base para a Análise Crítica pela Administração Análise pela Administração São realizadas no mínimo duas vezes por ano para análise do Sistema de Gestão Ambiental e mensalmente para o acompanhamento dos objetivos e metas ambientais e do desempenho ambiental da usina, entre outros. São baseadas nos resultados de auditorias, na avaliação de atendimento a requisitos legais, no desempenho ambiental, nos objetivos e metas, em mudanças circunstanciais incluindo legislações e procedimentos, etc. Esta análise é realizada conforme PCSG-004 Análise Crítica pela Direção. Documentação associada: Política Integrada da Segurança e Saúde no Trabalho, Qualidade e Meio Ambiente; PCSG-014 Requisitos Legais e Outros Requisitos; Relatório de auditorias internas; Relatórios de auditorias externas.

MANUAL DE MEIO AMBIENTE

MANUAL DE MEIO AMBIENTE 1/20 Emitido pela Coordenação de EHS Marcus Pereira de Souza Aprovado pela Direção RH e EHS Bruna Silveira de Lacerda 2/20 ÍNDICE 1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO... 3 2. REFERÊNCIAS NORTIVAS... 3 3. TERMOS

Leia mais

MANUAL INTEGRADO DOS SISTEMAS DO MEIO AMBIENTE E DE SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA (EHS)

MANUAL INTEGRADO DOS SISTEMAS DO MEIO AMBIENTE E DE SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA (EHS) 1/23 DO MEIO AMBIENTE E DE SAÚDE Emitido pelo Coordenador de EHS Ana Lúcia de Lima Carvalho Furtado Aprovado pela Gerência da Usina de Itaúna Valério Toledo de Oliveira 2/23 ÍNDICE 1 Objetivos e Campo

Leia mais

MANUAL INTEGRADO DOS SISTEMAS DO MEIO AMBIENTE E DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (EHS)

MANUAL INTEGRADO DOS SISTEMAS DO MEIO AMBIENTE E DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (EHS) 1/22 DO MEIO AMBIENTE E DA Emitido pelo Coordenador de RH / EHS Ana Lúcia de Lima Carvalho Furtado Aprovado pela Gerência da Usina de Itaúna Lucas Martins Coura 2/22 ÍNDICE 1 Objetivos e Campo de Aplicação

Leia mais

Estrutura de gerenciamento do risco operacional

Estrutura de gerenciamento do risco operacional Estrutura de gerenciamento do risco operacional 1. Sistema Sicoob A estrutura de gerenciamento do risco operacional das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma: 2. Principais competências dos

Leia mais

AUDITORIA INTERNA Secretaria de Educação

AUDITORIA INTERNA Secretaria de Educação 1. Objetivo Esta norma estabelece o procedimento, requisitos básicos e a metodologia a ser obedecida para o planejamento, a execução e o registro de auditorias internas do Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

SUMÁRIO DE REVISÕES. Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS. 0 21/01/2014 Emissão Original

SUMÁRIO DE REVISÕES. Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS. 0 21/01/2014 Emissão Original PGSGA/09 Auditorias Internas e Externas Página 1 de 10 SUMÁRIO DE REVISÕES Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 0 21/01/2014 Emissão Original 01 20/02/2014 Alteração no item 6 e 7 Elaborado por: Verificado

Leia mais

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Sustentabilidade Contexto Aumento no número de pessoas Maior quantidade de recursos explorados Produção e consumo: compras

Leia mais

Gabinete do Procurador-Geral da República. 3 Procedimento de Sistema de Auditoria Interna

Gabinete do Procurador-Geral da República. 3 Procedimento de Sistema de Auditoria Interna 3 Procedimento de Sistema de Auditoria Interna Este procedimento tem como objetivo estabelecer diretrizes para a preparação e a realização de auditoria interna, a fim de garantir que o Sistema de Gestão

Leia mais

Gerenciamento de Integração. Prof. Anderson Valadares

Gerenciamento de Integração. Prof. Anderson Valadares Gerenciamento de Integração Prof. Anderson Valadares 1. Conceito A área de conhecimento em gerenciamento de integração do projeto inclui processos e as atividades necessárias para identificar, definir,

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL Melhoria contínua

PROCEDIMENTO GERAL Melhoria contínua Página 1 de 6 I ÂMBITO Aplicável em toda a estrutura funcional da ESEP. II OBJETIVOS Definir a metodologia, as responsabilidades e a documentação necessárias à implementação do controlo de não conformidades

Leia mais

Procedimento de Gestão

Procedimento de Gestão Índice 1.0. Objectivo... 2 2.0. Campo de aplicação.. 2 3.0. Referências e definições......... 2 4.0. Responsabilidades. 3 5.0. Procedimento. 3 5.1. Auditorias ao Sistema da Qualidade. 3 5.1.1. Preparação.

Leia mais

3 ASPECTOS AMBIENTAIS Não se aplica Elaboração Revisão Aprovação Histórico da Alteração

3 ASPECTOS AMBIENTAIS Não se aplica Elaboração Revisão Aprovação Histórico da Alteração Pág: 1/9 1 OBJETIVO Esta instrução tem como objetivo avaliar fornecedores de materiais de processo, e estabelecer os requisitos mínimos para o fornecimento de produtos, serviços e determinar, através de

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 024/2002-CEMA, de 26 de agosto de 2.002

RESOLUÇÃO N.º 024/2002-CEMA, de 26 de agosto de 2.002 RESOLUÇÃO N.º 024/2002-CEMA, de 26 de agosto de 2.002 O CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE CEMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Estadual n.º 7.978, de 30 de novembro de 1984, alterada

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: II Legislação ambiental Primeira Fase: Oficinas Oficina 01 Sobre a Política e sobre o Planejamento: Conceitos da Gestão Ambiental Legislação ambiental Política Ambiental definição e desdobramentos

Leia mais

Monitorização e Controle de Projeto

Monitorização e Controle de Projeto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Monitorização e Controle de Projeto Ricardo Pereira e Silva, D.Sc. www.inf.ufsc.br/ricardo Disponível em www.inf.ufsc.br/~ricardo/download/projetonpd Treinamento

Leia mais

Política de Risco Socioambiental

Política de Risco Socioambiental Política de Gestão de Risco Política de Risco Socioambiental Controle de Versões Dono / Emitido por Revisada por Aprovado por PL-003.7-GR V1 Gestão de Riscos Compliance Alta Administração Vigência Exercício

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO) CONTROLE DE DOCUMENTOS e REGISTROS

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO) CONTROLE DE DOCUMENTOS e REGISTROS (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO) Procedimento CONTROLE DE DOCUMENTOS e REGISTROS PR.01 Página 1 de 3 14001: 4.4.5, 4.5.4 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para o processo de elaboração,

Leia mais

PROCEDIMENTO INTERNO

PROCEDIMENTO INTERNO 1. Objectivo Regulamentar a actividade do Gabinete de Auditoria Interna do Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE. 2. Aplicação Gabinete de Auditoria Interna do Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE. 3. Definições

Leia mais

BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) BONCRED LEASING S/A. ARRENDAMENTO MERCANTIL Manual de Política de Responsabilidade Socioambiental

Leia mais

5.1 Processo de Avaliação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares O processo de avaliação e visita deve ser orientado pela aplicação do

5.1 Processo de Avaliação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares O processo de avaliação e visita deve ser orientado pela aplicação do 5. PROCEDIMENTOS 5.1 Processo de Avaliação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares O processo de avaliação e visita deve ser orientado pela aplicação do Manual Brasileiro de Acreditação das

Leia mais

LP EMPREENDIMENTOS CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO LTDA.

LP EMPREENDIMENTOS CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO LTDA. CONTROLE DE DOCUMENTOS Procedimento Geral Os comentários e sugestões referentes a este documento devem ser encaminhados à Gerência de Operações, indicando o item a ser revisado, a proposta e a justificativa.

Leia mais

ABNT NBR 16001:2012 Sistema de gestão em responsabilidade social

ABNT NBR 16001:2012 Sistema de gestão em responsabilidade social ABNT NBR 16001:2012 Sistema de gestão em responsabilidade social III Seminário sobre o Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social José Salvador da Silva Filho Curso de Auditor Líder

Leia mais

Qualidade de Software Normatização

Qualidade de Software Normatização Qualidade de Software Normatização Norma ISO/IEC 12207 processo do ciclo de vida de software Norma criada em 1995 com o objetivo de fornecer uma estrutura comum para adquirente, fornecedor, desenvolvedor,

Leia mais

MANUAL INTEGRADO DOS SISTEMAS DO MEIO AMBIENTE E DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (EHS)

MANUAL INTEGRADO DOS SISTEMAS DO MEIO AMBIENTE E DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (EHS) 1/23 DO MEIO AMBIENTE E DA Emitido pelo Coordenador de RH / EHS Ana Lúcia de Lima Carvalho Furtado Aprovado pela Gerência da Usina de Itaúna Lucas Martins Coura 2/23 ÍNDICE 1 Objetivos e Campo de Aplicação

Leia mais

ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental. Sumário

ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental. Sumário Sumário Processo de Normalização Histórico da Revisão Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO 14001: 2015 - Principais Alterações - Como se preparar para as mudanças? Whitepaper Processo de Normalização Processo

Leia mais

REGULAMENTO NUGAI - IFSul. Dos Núcleos de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI)

REGULAMENTO NUGAI - IFSul. Dos Núcleos de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI) REGULAMENTO NUGAI - IFSul Capítulo I Dos Núcleos de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI) Art. 1º. O Núcleo de Gestão Ambiental Integrada, responsável pela implementação e monitoramento do Sistema de Gestão

Leia mais

NBR ISO9001 versão 2008 Conheça as mudanças propostas. Breve Histórico. Dificuldades enfrentadas com a ISO 9001:1994:

NBR ISO9001 versão 2008 Conheça as mudanças propostas. Breve Histórico. Dificuldades enfrentadas com a ISO 9001:1994: As mudan udanças da NBR ISO9001 / 2008 Referenciado em: 1 Breve Histórico Dificuldades enfrentadas com a ISO 9001:1994: Sistema de Garantia da Qualidade; Visão departamentalizada e a abordagem por requisito

Leia mais

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS Componente Ambiental Afetado: Caráter: Agente Executor: Saúde Humana Preventivo Ecossistemas da ADA e AID Objetivos: Definir as atividades e procedimentos a serem adotados

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO ESPECIALIDADE: BIBLIOTECÀRIO Requisitos: Graduação em Biblioteconomia e Registro no Conselho de Classe 1. Planejar, programar, coordenar, controlar e dirigir sistemas biblioteconômicos e ou de informação

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 38.16

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 38.16 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 38.16 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (FPTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 38.16 sob contratação em regime CLT

Leia mais

Manual de Segurança a e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção

Manual de Segurança a e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção Manual de Segurança a e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção Civil - Edificações Apresentação na 4ª Reunião da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho (CT-SST) São Paulo, 19 de

Leia mais

Regulamento paraa Certificação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional

Regulamento paraa Certificação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional Regulamento paraa Certificação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional Em vigor a partir de 01 de abril 2012 RINA Via Corsica, 12 16128 Genova - Itália Tel. +39 01053851 Fax: +39 0105351000

Leia mais

Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( BSI ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL

Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( BSI ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL ÚLTIMA REVISÃO Abril 2013 APROVAÇÃO Conselho de Administração Gestão de Risco Operacional Pág. 1 de 8 ÍNDICE

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12 CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS Programa Nº 05/2016

Leia mais

ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES

ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES 1 OBJETIVO O objetivo do Gerenciamento de Modificações consiste em prover um procedimento ordenado e sistemático de análise dos possíveis riscos introduzidos por modificações,

Leia mais

ANEXO ll DA RESOLUÇÃO Nº 023/11/DPR GERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS - GAPES

ANEXO ll DA RESOLUÇÃO Nº 023/11/DPR GERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS - GAPES ANEXO ll DA RESOLUÇÃO Nº 023/11/DPR GERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS - GAPES 1.0 Objetivo Planejamento, desenvolvimento e gerenciamento das atividades relacionadas à administração de pessoas, relações

Leia mais

IV Encontro Pedagógico do IFAM

IV Encontro Pedagógico do IFAM IV Encontro Pedagógico do IFAM Mesa temática III: Órgãos Reguladores e Processos de Auditoria na EPT Palestrante: Samara Santos dos Santos Responsável pela Auditoria Interna do IFAM Manaus, 01 de junho

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 ÍNDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. OBJETIVO...3 2. APLICAÇÃO...3 3. IMPLEMENTAÇÃO...3 4. REFERÊNCIA...3

Leia mais

COMPETÊNCIAS. Responsável por planejar, orientar e executar o conjunto de ações de suporte à gestão dos recursos humanos da Companhia.

COMPETÊNCIAS. Responsável por planejar, orientar e executar o conjunto de ações de suporte à gestão dos recursos humanos da Companhia. COMPETÊNCIAS Presidente (PRD) Responsável pela direção e coordenação dos trabalhos da Diretoria Executiva e pela gestão de funções corporativas da Gerência Geral de Auditoria (AUDI) Responsável por avaliar

Leia mais

Manual de Gestão Integrada

Manual de Gestão Integrada Manual de Gestão Integrada ISO 9:2008 ISO 14:2004 Data de Emissão: 21 / 06 / 2006 Número da Revisão: 07 Data da Revisão: 16 / 12 / 2011 Elaborado por: Davi Mazará Visto: Aprovado por: Sérgio Wetter Visto:

Leia mais

Cada um dos projetos executados pelo Funbio conta com uma Gerência de Projeto, cujas atribuições e responsabilidades são:

Cada um dos projetos executados pelo Funbio conta com uma Gerência de Projeto, cujas atribuições e responsabilidades são: TERMO DE REFERÊNCIA nº 010/2016 Contratação de pessoa física para a função de GERENTE DE PROJETOS da unidade de programas para atendimento às demandas dos projetos apoiados pelo Fundo Brasileiro para a

Leia mais

RESUMO DE MUDANÇAS ENTRE ISO 9001:2008 & ISO 9001:2015. A Norma agora possui texto e terminologia comum usada em várias normas de sistemas de gestão.

RESUMO DE MUDANÇAS ENTRE ISO 9001:2008 & ISO 9001:2015. A Norma agora possui texto e terminologia comum usada em várias normas de sistemas de gestão. RESUMO DE MUDANÇAS ENTRE ISO 9001:2008 & ISO 9001:2015 A Norma agora possui texto e terminologia comum usada em várias normas de sistemas de gestão. O produto agora passa a ser bens e serviços Remoção

Leia mais

(baseado nas sugestões do IATF)

(baseado nas sugestões do IATF) Polvo e Tartarugas Método de mapeamento de processos (identificação e determinação da seqüência e interação dos processos) (baseado nas sugestões do IATF) Princípios de Gestão da Qualidade Um dos oito

Leia mais

Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) POA.

Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) POA. Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) POA http://www.amcham.com.br/ Missão do Comitê de Sustentabilidade Promover o diálogo e a mobilização sobre sustentabilidade por meio de diferentes

Leia mais

DOCUMENTANDO O SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (NBR ISO 9001:2008) Treinamento realizado 25 e 26 de maio/2010

DOCUMENTANDO O SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (NBR ISO 9001:2008) Treinamento realizado 25 e 26 de maio/2010 DOCUMENTANDO O SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (NBR ISO 9001:2008) Treinamento realizado 25 e 26 de maio/2010 Objetivos do Curso Entender os requisitos de documentação da NBR ISO 9001:2008 Entender os itens

Leia mais

OFICINA 3 IGM Indicadores de Governança Municipal Projeto SEP: PLANEJAMENTO E FORMAS ORGANIZACIONAIS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS / REGIONAIS

OFICINA 3 IGM Indicadores de Governança Municipal Projeto SEP: PLANEJAMENTO E FORMAS ORGANIZACIONAIS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS / REGIONAIS Objetivo: OFICINA 3 IGM Projeto SEP: PLANEJAMENTO E FORMAS ORGANIZACIONAIS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS / REGIONAIS Contribuir com a SEP, analisando o processo de planejamento nos municípios, por

Leia mais

Política de Comunicação Corporativa

Política de Comunicação Corporativa Assistência de Comunicação Institucional Julho de 2012 Introdução Nesta Política de Comunicação estão apresentados os fundamentos da estratégia de comunicação da Celesc Holding e das suas subsidiárias

Leia mais

PLANO DE TRABALHO V2 2011/2012 COMISSÃO PERMANENTE DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO - CPPAT

PLANO DE TRABALHO V2 2011/2012 COMISSÃO PERMANENTE DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO - CPPAT Ministério Público do Estado de Pernambuco Procuradoria Geral de Justiça Secretaria Geral Comissão Permanente de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CPPAT I N T E G R A N T E S PLANO DE TRABALHO V2 2011/2012

Leia mais

Manutenção total aplicada em ferramentarias

Manutenção total aplicada em ferramentarias Manutenção total aplicada em ferramentarias Por: Sérgio Borcato Roberto Mariotti A medição da eficiência dos equipamentos de manufatura vem se tornando essencial para a resolução de problemas e para melhoria

Leia mais

Construindo Gestão Eficaz da Segurança de Alimentos. Workshop Food Safety Campinas Abril / 2014

Construindo Gestão Eficaz da Segurança de Alimentos. Workshop Food Safety Campinas Abril / 2014 Construindo Gestão Eficaz da Segurança de Alimentos Workshop Food Safety Campinas Abril / 2014 Momentos de Reflexão... PENSE NA SUA EMPRESA OU NEGÓCIO E REFLITA : Minha Empresa / Negócio possuí planos

Leia mais

V-033 - OS 8 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA APLICADOS À GESTÃO DO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

V-033 - OS 8 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA APLICADOS À GESTÃO DO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL V-033 - OS 8 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA APLICADOS À GESTÃO DO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL José Barreto Filho (1) Diretor Geral do SAAE, Presidente da Regional Centro Oeste e

Leia mais

Sextante Ltda. Rua da Assembléia, 10 sala 1817 Rio de Janeiro RJ (21)2509 1577 qualidade@sextanteconsultoria.com.br. Programa Setorial da Qualidade

Sextante Ltda. Rua da Assembléia, 10 sala 1817 Rio de Janeiro RJ (21)2509 1577 qualidade@sextanteconsultoria.com.br. Programa Setorial da Qualidade Av. Marechal Câmara, 160 grupo 632 - Centro - Rio de Janeiro, RJ CEP: 20020-080 Tel.: (21) 2262-3882 Fax: (21) 2533-1872 E-mail: abitam@abitam.com.br www.abitam.com.br Sextante Ltda Rua da Assembléia,

Leia mais

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização CGI EM AÇÃO NEP-MA

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização CGI EM AÇÃO NEP-MA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização CGI EM AÇÃO NEP-MA PROGRAMA GESPÚBLICA COMPETÊNCIAS BENEFÍCIOS NÍVEL DE RESPONSABILIDADES ATUAÇÃO Os Membros do Comitê Gestor Interno (CGI) PERFIL

Leia mais

I - bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos de investimento e caixas econômicas;

I - bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos de investimento e caixas econômicas; CIRCULAR Nº 3467 Estabelece critérios para elaboração dos relatórios de avaliação da qualidade e adequação do sistema de controles internos e de descumprimento de dispositivos legais e regulamentares e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC DE NOVA ODESSA Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS

GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS O que é um Processo: Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço. Gestão de Processos: Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados

Leia mais

Política de Gestão de Riscos

Política de Gestão de Riscos Política de Gestão de Riscos 1. Introdução e objetivo É responsabilidade do Conselho de Administração da Partners Group Holding AG (o Conselho de Administração ) estipular os princípios de governança de

Leia mais

Curso de Capacitação de Gestores Municipais para Inventário de GEE e Ações de Mudanças Climáticas

Curso de Capacitação de Gestores Municipais para Inventário de GEE e Ações de Mudanças Climáticas Curso de Capacitação de Gestores Municipais para Inventário de GEE e Ações de Mudanças Climáticas Plano de Ação Municipal em Mudanças Climáticas e Monitoramento dos Resultados Florence Karine Laloë Gerente

Leia mais

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: METODOLOGIA QUE GARANTE A MELHORIA DA GESTÃO DE PROCESSOS DA INSTITUIÇÃO

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: METODOLOGIA QUE GARANTE A MELHORIA DA GESTÃO DE PROCESSOS DA INSTITUIÇÃO ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: METODOLOGIA QUE GARANTE A MELHORIA DA GESTÃO DE PROCESSOS DA INSTITUIÇÃO Setembro 2008 Hoje Visão sistêmica Foco: Atuação das Pessoas Hospitalidade Gestão de risco Anos 90 Foco:

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMO DE INSPEÇÃO NA ÁREA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMO DE INSPEÇÃO NA ÁREA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMO DE INSPEÇÃO NA ÁREA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO NORMA Nº: NIT-DIOIS-011 APROVADA EM OUT/2011 Nº 01/07 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação

Leia mais

Política Responsabilidade Socioambiental. 1. Identificação. Título Objetivo

Política Responsabilidade Socioambiental. 1. Identificação. Título Objetivo 1. Identificação Título Objetivo Estrutura Política de Estabelecer padrões de responsabilidade socioambiental da, de modo a abranger aspectos de eficiência, de concorrência e mitigação de risco nesse sentido.

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS 1. CONTEÚDO DESTE DOCUMENTO Este documento visa estabelecer a sistemática para planejar, executar e documentar os trabalhos de auditoria, desenvolvidos por Auditores externos habilitados, abrangendo: Regulamentação

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional

Desenvolvimento Organizacional Desenvolvimento Organizacional O desenvolvimento Organizacional nasceu na década de 1960 devido as mudanças no mundo das organizações e em função das estruturas convencionais serem inadequadas a essas

Leia mais

28 de abril - Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho Jorge Maia Alves Subdiretor

28 de abril - Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho Jorge Maia Alves Subdiretor 28 de abril - Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho Jorge Maia Alves Subdiretor 1 Ações em curso no âmbito da segurança e saúde do Trabalho em Ciências ext. 24126 sht@ciencias.ulisboa.pt 4

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO

PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO Justificativa. Considerando a necessidade da organização, coordenação e implementação de uma melhor qualidade no processo ensino e aprendizagem se faz necessário o trabalho

Leia mais

Para garantir uma prestação de serviços de qualidade nas APAEs é fundamental que haja um Gerenciamento de Recursos Humanos com objetivos claros.

Para garantir uma prestação de serviços de qualidade nas APAEs é fundamental que haja um Gerenciamento de Recursos Humanos com objetivos claros. Para garantir uma prestação de serviços de qualidade nas APAEs é fundamental que haja um Gerenciamento de Recursos Humanos com objetivos claros. AS PESSOAS DETERMINAM A CAPACIDADE DE DESEMPENHO DE UMA

Leia mais

Auditoria de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação

Auditoria de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação Auditoria de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação Antes de verificar o escopo da auditoria de Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), é necessário compreender a sua abrangência. A

Leia mais

ÇÃO O DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS 24 de novembro de 2009

ÇÃO O DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS 24 de novembro de 2009 SIMPÓSIO SIO ASBRAN 60 ANOS ISO 22000 A EVOLUÇÃ ÇÃO O DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS 24 de novembro de 2009 Alessandra Raphaelli 1 APRESENTAÇÃO DA FOOD DESIGN FOOD DESIGN EMPRESA BRASILEIRA ESPECIALIZADA EM

Leia mais

PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA (PAAI) - 2009

PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA (PAAI) - 2009 PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA (PAAI) - 2009 Estabelece o Plano Anual de Auditoria Interna PAAI/2009, da Prefeitura Municipal de Aripuanã-MT, dos procedimentos metodológicos e cronológicos e outras providências.

Leia mais

Novos critérios para a recertificação de inspetor de pintura industrial, com base na norma ABNT NBR 15218:2014

Novos critérios para a recertificação de inspetor de pintura industrial, com base na norma ABNT NBR 15218:2014 Novos critérios para a recertificação de inspetor de pintura industrial, com base na norma ABNT NBR 15218:2014 Autor: Ednilton Alves Pereira (Associação Brasileira de Corrosão - ABRACO) Dez/2014 Introdução

Leia mais

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente.

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 008/ DGRH/SEA Orienta os procedimentos relativos a elaboração dos Planos de Capacitação no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional mencionados no Decreto 3.917,

Leia mais

CO N T R O L A D O R I A E O U V I D O R I A

CO N T R O L A D O R I A E O U V I D O R I A CO N T R O L A D O R I A E O U V I D O R I A M E N S A G E M À A S S E M B L E I A L E G I S L A T I V A 2 0 1 3 G O V E R N O P A R T I C I P A T I V O, É T I C O E C O M P E T E N T E C o n t r o l a

Leia mais

Prof. Cleber Ricardo Paiva. Sistemas de Gestão Integrados Pós-graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial. Sistemas de Gestão Integrados.

Prof. Cleber Ricardo Paiva. Sistemas de Gestão Integrados Pós-graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial. Sistemas de Gestão Integrados. 1 Sistemas de Gestão Integrados Gestão da Qualidade Pós graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial Ribeirão Preto E-mail: crpaiva@faap.br CONTEÚDO Motivações Fundamentos de Gestão da Qualidade Evolução

Leia mais

Gerenciamento das Comunicações em Projetos. Parte 09. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento das Comunicações em Projetos. Parte 09. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento das Comunicações em Projetos Parte 09 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade O Comitê - ISO A Organização Internacional de Normalização (ISO) tem sede em Genebra na Suíça, com o propósito

Leia mais

NORMA DE TRANSMISSÃO UNIFICADA NTU-013 INSPEÇÃO E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE FORNECEDORES DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

NORMA DE TRANSMISSÃO UNIFICADA NTU-013 INSPEÇÃO E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE FORNECEDORES DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS NORMA DE TRANSMISSÃO UNIFICADA NTU-013 INSPEÇÃO E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE FORNECEDORES DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS APROVAÇÃO Júlio Cesar Ragone Lopes Diretor Corporativo de Engenharia e Construção Grupo Energisa

Leia mais

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Programa de Redução de Consumo de Recursos Naturais - Água Sumário 1. Objetivo: Descrição completa do objeto a ser executado --------------------------------- 3 2. Meta

Leia mais

Anexo 03 Normas para a realização de Estágio

Anexo 03 Normas para a realização de Estágio Anexo 03 Normas para a realização de Estágio REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil do Setor de Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Escritório de Assistência Jurídica EAJ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Escritório de Assistência Jurídica EAJ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Escritório de Assistência Jurídica EAJ Dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica (Escritório de Assistência Jurídica EAJ).

Leia mais

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS.

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. 1. INTRODUÇÃO O Instituto de Educação Superior de Boituva dispõe atualmente de infraestrutura de Tecnologia da Informação com rede de computadores que

Leia mais

Ao BANCO CENTRAL DO BRASIL Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não-Bancárias

Ao BANCO CENTRAL DO BRASIL Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não-Bancárias São Paulo, 19 de Julho de 2016. Ao BANCO CENTRAL DO BRASIL Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não-Bancárias Prezados Senhores, Ref.: Relatório das Atividades da Ouvidoria 1º semestre

Leia mais

A Função de Compliance na Banca Comercial

A Função de Compliance na Banca Comercial A Função de Compliance na Banca Comercial Objetivos Gerais: Este curso é dirigido a todos os profissionais que pretendam adquirir conhecimentos de Compliance na Banca Comercial Objetivos Específicos: No

Leia mais

Controle Social no Programa Bolsa Família 1

Controle Social no Programa Bolsa Família 1 Controle Social no Programa Bolsa Família 1 Definição É o acompanhamento efetivo da sociedade civil na gestão do Programa Bolsa Família como contribuição para uma maior transparência das ações do Estado

Leia mais

Norma de Procedimento

Norma de Procedimento PREFEITURA DE VITÓRIA Controladoria Geral do Município Assessoria de Planejamento Organizacional Norma de Procedimento Código SCS-NP 01 Assunto: DIVULGAÇÃO DE CAMPANHAS INSTITUCIONAIS Versão: Data da elaboração:

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO I. Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética 1. De que maneira a alta direção demonstra seu comprometimento com a ética e a integridade (incluindo a prevenção

Leia mais

O Programa Atuação Responsável. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química

O Programa Atuação Responsável. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química O Programa Atuação Responsável O Atuação Responsável é uma ética empresarial, compartilhada pelas empresas associadas à Abiquim Missão do Programa Atuação Responsável Promover o aperfeiçoamento da gestão

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM LOGÍSTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM LOGÍSTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM LOGÍSTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4026 06/11/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Parecer 472 de 24/11/2009. DECRETO No 2.929, de 21 de dezembro de 2009. Parecer 144 de 23-08-2011-

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2014 ECOSAÚDE, S. A.

PLANO DE FORMAÇÃO 2014 ECOSAÚDE, S. A. Segurança e Higiene no Trabalho para Representante do Empregador e Trabalhador Designado PLANO DE FORMAÇÃO 2014 ECOSAÚDE, S. A. Todos os cursos se destinam a realização para Grupos, em empresas. Condições

Leia mais

REQUISITOS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE ENSAIO E DE CALIBRAÇÃO EM ATIVIDADES DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA

REQUISITOS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE ENSAIO E DE CALIBRAÇÃO EM ATIVIDADES DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA REQUISITOS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE ENSAIO E DE CALIBRAÇÃO EM ATIVIDADES DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA NORMA N o NIT-DICLA-026 APROVADA EM DEZ/05 N o 01/07 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação

Leia mais