O que é o Museu Itinerante?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que é o Museu Itinerante?"

Transcrição

1

2 O que é o Museu Itinerante? Olhar o presente estando consciente de como o passado afeta nossa maneira de olhar Fernando Hernandez O Museu Itinerante é um projeto concreto de democratização cultural, constituído por uma exposição de reproduções de obras de arte, aliado a uma proposta de arte educação multidisciplinar, propondo o ensino das artes como parte do processo de educação, integrando os saberes e os tornando mais atraentes. O desafio é permitir o direito à arte a quem não tem acesso a museus e instituições culturais. Defendemos a importância de educar a percepção dessas comunidades para olharem a arte como uma forma de comunicação, pensada e criada para dizer algo, que muda o íntimo das pessoas e até mesmo a sociedade. Em cada cidade que recebe o projeto, são convidados artistas locais para expor seus trabalhos na exposição, como forma de valorização da cultura daquele lugar. Estudantes universitários, professores e/ou artistas também são convidados, eles participam de um workshop e através de seleção, alguns deles são contratados para realizar a mediação da exposição.

3 Projeto de sucesso Um projeto fundamental para a democratização do acesso à arte, que vai ao encontro do cidadão, estimulando um novo olhar para questões do dia a dia e, portanto, presentes nos trabalhos de grandes artistas de todos os tempos. Realização em mais de 50 cidades de todas as regiões do país Público total de mais de 300 mil pessoas Mais de 50 mil livros distribuídos gratuitamente Formação de professores 04 curadorias apresentadas 76 artistas locais convidados

4 Valores conectados a sua marca Reconhecimento Valorização cultural Educação Formação Lazer de qualidade Democratização Relacionamento com a comunidade

5 Objetivos Democratizar o acesso à arte em comunidades desfavorecidas socialmente. Criar espaço cultural itinerante capaz de se instalar nos mais diversos locais como, comunidades carentes, parques, escolas, grandes centros urbanos ou em pequenas cidades. Criar um programa pedagógico de arte-educação voltado para crianças, jovens e adultos que acompanhe as exposições. Difundir obras de arte importantes para a humanidade tanto de artistas nacionais como internacionais. Proporcionar infraestrutura básica para exposições culturais em locais desprovidos de equipamento cultural. Convidar curadores com visões diferentes das artes para dar o tom de cada edição do projeto. Despertar o olhar crítico das sociedades por meio do conhecimento das artes. Dar espaço para artistas locais exporem seus trabalhos dentro do Museu Itinerante.

6 Formato Reprodução de diversas obras. Visitas guiadas para estudantes e visitantes em geral, com linguagem simples e lúdica. Preparação de mediadores locais - estudantes de faculdades relacionadas, artistas ou professores são preparados para realizar a mediação com o público e devidamente remunerados pelo projeto. Serão escolhidos artistas locais para também expor seus trabalhos, provocando uma integração cultural e valorização da produção artística da cidade. O Patrocinador poderá indicar as cidades de seu interesse para realização da exposição. Projeto pedagógico com workshop para professores e Livro de Estudos para alunos. A exposição apresentará obras mundialmente famosas selecionadas de acordo com o tema escolhido. Todas elas apresentam um recorte significativo do acervo mundial.

7 Curadoria existente Água Água: substância inodora, incolor insípida e... MÁGICA. A fascinação que temos pela água deve-se a muitos fatores: à harmonia com que se compõe a paisagem, à multiplicidade de suas formas, aos seus movimentos e sons, a sua eterna renovação. Além da beleza e encantamento. Para o planeta, porém, dois aspectos se destacam: sua essencialidade para a vida e sua relação com a trajetória da humanidade. A proposta desta curadoria é dialogar com o público através de importantes obras de arte sobre este fascínio, mas também alertando de forma enriquecedora e lúdica sobre a importância da água e sua preservação. Esta também é a proposta pedagógica.

8 Algumas obras Édouard Manet ( ) Estela Sokol Rene Magritte As férias de Hegel (1958) JAUME PLENSA VAN GOGH ( )

9 Curadoria existente A Natureza das Pessoas A proposta desta curadoria é colocar em pauta o tema da natureza e do meio ambiente em suas múltiplas relações com o ser humano. As 40 obras escolhidas neste projeto buscam mapear uma cartografia da natureza, retratada e recontada de maneiras singulares na história da civilização ocidental. Para isso, a curadora Katia Canton parte de uma imagem pré-histórica, das cavernas de Lascaux, na França, chegando a variadas obras de artistas modernos e a formas de representação contemporâneas. O programa pedagógico dá ênfase, além dos aspectos artísticos, ao tema preservação da natureza e sustentabilidade.

10 Algumas obras A Natureza das Pessoas Tarsila do Amaral Giuseppe Arcimboldo Eduardo Srur Lasar Segall Sandro Botticelli

11 Curadoria existente Arte Alimento Já é muito conhecida a ideia de que comemos com os olhos. A relação entre uma alimentação saudável e elementos estéticos tem ligação direta com esta curadoria, por isso a perfeita combinação entre a apreciação das artes para nutrir nossa alma e o alimento para nutrir nosso corpo. As diferentes manifestações de arte, suas formas e cores, ajudarão a compor o equilíbrio de sabores, cores e texturas de uma alimentação saudável, de forma lúdica, criativa e interativa. O programa pedagógico dá ênfase à alimentação saudável.

12 Algumas obras Arte Alimento Nelson Leirner Salvador Dalí Pablo Picasso Prunella Clough Guto Lacaz

13 Curadoria existente Grandes Mestres da Pintura Grandes artistas, patrimônios da humanidade, que tiveram a coragem e a ousadia de inovar e mudar o rumo da história da arte, estarão aqui representados: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Caravaggio, Velázquez, Rembrandt, Delacroix, Renoir, Monet, Cézanne, Van Gogh, Degas e Gauguin. A ênfase do programa pedagógico será a história da Arte Mundial.

14 Algumas obras Grandes Mestres Leonardo da Vinci Leonardo da Vinci Michelangelo Merisi Caravaggio Pierre-Auguste Renoir Vincent Van Gogh Claude Monet

15 Curadoras Katia Canton Docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo desde 1993, é PhD em Interdisciplinary Arts pela New York University, Tisch School of the Arts (Nova York, EUA) e mestre em Performance Studies, pela mesma Universidade, onde estudou entre 1987 e Em junho de 2002 tornou-se Livre-Docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Além carreira acadêmica, Katia faz curadoria para exposições e projetos de arte, é escritora de livros infanto-juvenis e colaboradora de diversas publicações nacionais e internacionais voltadas às artes. Vera Barros Educadora e artista plástica. Implantou o Departamento Educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Educativo MAM - São Paulo, entre 1997 e Colaborou como consultora para Escola São Paulo para conceituar e produzir a sua programação do ano Executou e desenhou projetos educativos, formação de equipes para instituições culturais e museus, formação de professores, seminários e palestras sobre arte educação, além de pesquisa, elaboração de textos e projetos gráficos em várias cidades do Brasil e nos Estados Unidos.

16 Projeto Pedagógico Um projeto de arte e educação arrojado, atemporal e para todas as idades. Cada curadoria conta com um projeto educativo especialmente desenvolvido para o tema tratado: Distribuição gratuita de Livro de Estudos para alunos e escolas Parcerias com Secretarias de Educação Workshop para professores Distribuição de material para professor Mediadores locais treinados e remunerados para atender ao público 100% do tempo Artes Antropologia Estética Políticas Informações Históricas Questões Sociais Construção do conhecimento e das opiniões de maneira autônoma.

17 Material Educativo Livro de estudos para alunos Grandes nos. Mestres Livro Caderno estudos de estudos para alunos para Natureza alunos. das Pessoas Livro de estudos para alunos nos. Arte Alimento Livro de estudos para alunos nos. Arte Água Todas as curadorias possuem apostila para professores com sugestão de atividades.

18 Exposições já realizadas Cuiabá/MT 2014 Formosa/GO 2014 Salvador/BA 2013 Nova Andradina/GO 2014 Dourados/MS 2015 Petrolina/PE 2013 Petrolina/PE 2013 Artista local, Lucas do Rio Verde 2013 Pórtico, Salvador 2013

19 São Paulo/SP 2014 São Paulo/SP 2014 Porto Nacional/TO 2015 Rolândia/PR 2015 Morrinhos/GO 2015 Rolândia/PR 2015 Rolândia/PR 2015 Rolândia/PR 2015 São Pedro da Aldeia/RJ 2016

20 Presença na internet e redes sociais Site do projeto Página no Facebook Página da Elo3 no Facebook

21 Contrapartidas e investimento PROPOSTA DE ITINERÂNCIA Escolha da curadoria Denominação do projeto Indicação de localidades Monitoria local treinada pela artepedagoga responsável Programa pedagógico para alunos e workshop para professores. Mídia básica de divulgação. Assessoria de Imprensa. Lei Rouanet e PROAC ICMS 100% O orçamento será fornecido a partir da definição da(s) localidade(s) e número de alunos beneficiados.

22 Criando elos entre a sua empresa e a sociedade A Elo3 atua há 12 anos no segmento de produção cultural e social para empresas. Nosso nome já traduz a nossa forma de trabalho: somos o elo entre o seu negócio e a sociedade. Nosso objetivo não é só mudar a imagem da sua empresa. É, com a sua ajuda, mudar o mundo. A nossa proposta é unir o universo da cultura ao cliente aproximando o conteúdo da arte aos pilares das marcas. Nossa experiência nos permite desenvolver projetos específicos e sob medida para investimentos culturais e sociais, em busca da melhor contrapartida social e total respeito ao meio ambiente. Assessoramos as organizações no cumprimento de sua responsabilidade social, aproveitando-se, sempre que possível, dos benefícios das leis de incentivos fiscais.

23 Área Cultural Área de sustentabilidade Nossos serviços Política de investimento e ação cultural Projetos culturais sob medida Diagnóstico Social, Planejamento e Implantação de Projetos Desenvolvimento e implementação de políticas de Sustentabilidade Gerenciamento de projetos Formação de Grupo de Voluntários Otimização de projetos existentes Consultoria em Comunicação e formação de cultura de Sustentabilidade Triagem e avaliação de projetos Relatório Social Busca de oportunidades de investimento cultural

24 Realização Avenida Moaci, 525 cj. 307 Planalto Paulista São Paulo tel

MUSEU ITINERANTE Arte/Água essenciais para a vida [ Exposição e arte-educação com tema socioambiental ]

MUSEU ITINERANTE Arte/Água essenciais para a vida [ Exposição e arte-educação com tema socioambiental ] MUSEU ITINERANTE Arte/Água essenciais para a vida [ Exposição e arte-educação com tema socioambiental ] Uma exposição com reproduções de obras de arte de quarenta importantes artistas brasileiros e estrangeiros

Leia mais

IGUAIS E DIFERENTES: DIFERENTES E IGUAIS

IGUAIS E DIFERENTES: DIFERENTES E IGUAIS IGUAIS E DIFERENTES: DIFERENTES E IGUAIS APRESENTAÇÃO Uma exposição itinerante com reproduções de obras de artistas de todos os tempos. Um passeio pela história da arte, onde o público poderá interagir

Leia mais

MUSEU ITINERANTE INTERATIVO

MUSEU ITINERANTE INTERATIVO MUSEU ITINERANTE INTERATIVO IGUAIS E DIFERENTES: DIFERENTES E IGUAIS UMA OCASIÃO PARA FALAR DE RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, GÊNERO E TOLERÂNCIA APRESENTAÇÃO Uma exposição itinerante com reproduções de obras

Leia mais

PROJETO CULTURA DIGITAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

PROJETO CULTURA DIGITAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PROJETO CULTURA DIGITAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL Apresentação Objetivo Geral e Justificativa Objetivos Específicos Resultados Metodologia Operacionalização Formas de investimento Orçamento Contrapartidas Apresentação

Leia mais

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE STELA BARBIERI E FERNANDO VILELA PAISAGENS GRÁFICAS

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE STELA BARBIERI E FERNANDO VILELA PAISAGENS GRÁFICAS ARTEBR EXPOSIÇÃO DE STELA BARBIERI E FERNANDO VILELA PAISAGENS GRÁFICAS A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas

Leia mais

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil Retratos da Terra Três olhares sobre o Brasil Apresentação Exposição de fotografias a ser realizada em localidades do país escolhidas pelo patrocinador. Apresentará três visões diversas sobre o interior

Leia mais

III Pré-Conferência de Cultura do Município de São Paulo

III Pré-Conferência de Cultura do Município de São Paulo III Pré-Conferência de Cultura do Município de São Paulo Zona Oeste 28 de julho de 2013 PROPOSTAS Eixo 1 1. Definição de, no mínimo, 2% do orçamento da PMSP para a Cultura; 2. Criação do Fundo Municipal

Leia mais

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí.

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Flávio Ferreira Moraes Orientadora: Cleusa Gomes. Em 1995 houve a fundação do Museu

Leia mais

Happy Business ABRH BAHIA 25 ANOS HOTEL MATIZ SALVADOR BA

Happy Business ABRH BAHIA 25 ANOS HOTEL MATIZ SALVADOR BA HOTEL MATIZ SALVADOR BA DIRETORIA EXECUTIVA Ana Claudia Athayde Presidente Emydio Andrade Palmeira Vice-Presidente Patrícia Otero Nogueira Diretora Financeiro COORDENAÇÃO DO EVENTO Iuri Veríssimo PROMOÇÃO,

Leia mais

Elo3 Integração Empresarial

Elo3 Integração Empresarial Relatório Geral A arte é relevante enquanto objeto de conhecimento, que amplia a compreensão do homem a respeito de si mesmo e de sua interação com o mundo no qual vive. Dentro de uma realidade em que

Leia mais

EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais. Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR

EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais. Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR EDUCAÇÃO prática social NÃO-ESCOLAR - fábrica - igreja - mídia - partido político - ONGs -

Leia mais

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS. Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD!

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS. Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD! LICENCIATURA EM Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD! EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS ARTÍSTICOS NA FCAD/CEUNSP. O curso tem a ver comigo? A rotina é com aulas dinâmicas, criativas e participativas

Leia mais

Informações da Organização

Informações da Organização Informações da Organização Nome: Projeto de Educação Comunitária INTEGRAR CNPJ: 16.871.023/0001-01 Endereço: Rua Newton Ramos Endereço Complemento: sala 903 Numero: 70 Bairro: Centro Cidade: Florianópolis

Leia mais

Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/73

Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/73 Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/73 Exposições 2/73 Longa duração maior tempo para pesquisar e conhecer o acervo, pensar a comunicação e as ações, desenvolver estratégias, avaliar

Leia mais

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Sustentabilidade Contexto Aumento no número de pessoas Maior quantidade de recursos explorados Produção e consumo: compras

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Silvia Helena Vieira Cruz INTRODUÇÃO Os ganhos decorrentes das experiências vividas pelas crianças em creches e pré-escolas dependem diretamente

Leia mais

Exposição retrospectiva

Exposição retrospectiva Exposição retrospectiva Apresentação O projeto tem por objetivo a realização de uma exposição retrospectiva em comemoração ao centenário de nascimento do artista Eduardo Salvatore, expoente da fotografia

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A universalização da inclusão digital, através do desenvolvimento de uma Política Pública de Inclusão Digital, que contemple a criação de um Sistema Municipal de Inclusão Digital,

Leia mais

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Qual a USP que queremos: A USP hoje e daqui a 20 anos Estela Damato NUSP 7693618 São Paulo 2014 Introdução Pensar no futuro de uma universidade

Leia mais

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio Artes Visuais Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC 12 e 13 de Maio Temas propostos para discussão O que é Arte? A arte e a educação. O que são Artes Visuais?

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS PARA OFICINAS E WORKSHOPS DA 11ª CINEOP ATÉ O DIA 03 DE JUNHO

INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS PARA OFICINAS E WORKSHOPS DA 11ª CINEOP ATÉ O DIA 03 DE JUNHO INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS PARA OFICINAS E WORKSHOPS DA 11ª CINEOP ATÉ O DIA 03 DE JUNHO Enviado por ETC COMUNICAÇÃO 18-Mai-2016 PQN - O Portal da Comunicação ETC COMUNICAÇÃO - 18/05/2016 Estão abertas

Leia mais

EDITAL EXPOLAB 2014 Exposição Fotográfica Arquivo Corpo

EDITAL EXPOLAB 2014 Exposição Fotográfica Arquivo Corpo EDITAL EXPOLAB 2014 Exposição Fotográfica Arquivo Corpo A Coordenação do Laboratório de Expografia do Curso de Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (Expolab) torna público que se encontram

Leia mais

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art.1º - Observando o disposto no Artigo 08º da Resolução

Leia mais

Dia de Arte Evento multicultural

Dia de Arte Evento multicultural Dia de Arte Evento multicultural Apresentação Dia de Arte propõe um evento multicultural de um dia inteiro de atividades culturais diversas. Será uma imersão no universo artístico que mobiliza e conscientiza

Leia mais

O ENSINO NUMA ABORDAGEM CTS EM ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA

O ENSINO NUMA ABORDAGEM CTS EM ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA O ENSINO NUMA ABORDAGEM CTS EM ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA Rafaella Rodrigues Santos 1 Danielle Regina de Ávila 2 Paulo Vinícius de Carvalho 3 Mirian Pacheco Silva 4 RESUMO: Pensando na formação de sujeitos

Leia mais

VII CONCURSO DE DESENHO TOYAMA 2014

VII CONCURSO DE DESENHO TOYAMA 2014 1 VII CONCURSO DE DESENHO TOYAMA 2014 Realização da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Estado de São Paulo/Brasil e Província de Toyama/Japão JUSTIFICATIVA O Festival de Arte e Cultura da Província

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ. Edital 08/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ. Edital 08/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ Edital 08/2016 1. Sobre o Programa A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) lança a 8ª edição do Programa Ciência na Sociedade

Leia mais

Curso de. rquitetura. e urbanismo

Curso de. rquitetura. e urbanismo Curso de rquitetura e urbanismo Características gerais Projetar e construir edificações de diferentes portes e planejar o espaço urbano e regional são as atribuições mais conhecidas do Arquiteto e Urbanista.

Leia mais

ESPAÇO CULTURAL SENADOR IVANDRO CUNHA LIMA NORMAS E INSTRUÇÕES DE USO

ESPAÇO CULTURAL SENADOR IVANDRO CUNHA LIMA NORMAS E INSTRUÇÕES DE USO 1 ESPAÇO CULTURAL SENADOR IVANDRO CUNHA LIMA NORMAS E INSTRUÇÕES DE USO - O Espaço Cultural do Senado Federal, denominado Senador Ivandro Cunha Lima destina-se, exclusivamente, a exposição de artes plásticas.

Leia mais

PROJETO NÚCLEO DE ESTUDOS DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR

PROJETO NÚCLEO DE ESTUDOS DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PROJETO NÚCLEO DE ESTUDOS DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR Márcia Aurélia Stopassoli (Universidade Regional de Blumenau stopa@furb.br) Rosinete Gaertner (Universidade Regional

Leia mais

Relatório Anual de Responsabilidade Social

Relatório Anual de Responsabilidade Social Relatório Anual de Responsabilidade Social 2013 Parceria: 1 2 3 4 Sumário 1. INSTITUCIONAL 7 2. ECOAR POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2.1 Planejamento Participativo 12 2.2 A Política Ecoar: programas

Leia mais

ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015

ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015 ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015 NOME DO PROJETO: ORGANIZAÇÃO PROPONENTE: DATA : / / ÍNDICE DO PROJETO ASSUNTO PÁG. I - CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO - TÍTULO

Leia mais

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento dispõe sobre as normas e procedimentos a serem observados

Leia mais

Holanda: ladrões roubam obras de Picasso, Monet e outros famosos

Holanda: ladrões roubam obras de Picasso, Monet e outros famosos Holanda: ladrões roubam obras de Picasso, Monet e outros famosos Mulher diante de uma janela aberta, de Paul Gauguin, é um dos quadros que foram roubados do museu Kunsthal. Foto: AP Sete quadros de grande

Leia mais

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e dá outras providências. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Leia mais

Roteiro para Elaboração de Projeto Social(1)

Roteiro para Elaboração de Projeto Social(1) Roteiro para Elaboração de Projeto Social(1) Gestão Social: Elaboração de Projetos, Indicadores e Avaliação de Políticas Públicas Profa. Simone Jorge UNICASTELO ( 1 ) B A S E A D O EM: K I S I L, R O S

Leia mais

VIVA ALEMANHA/SP. CONCURSO DE DESENHO Mitos e lendas de origem germânica. Realização da Secretaria de Estado da Educação do Governo de São Paulo

VIVA ALEMANHA/SP. CONCURSO DE DESENHO Mitos e lendas de origem germânica. Realização da Secretaria de Estado da Educação do Governo de São Paulo 1 VIVA ALEMANHA/SP CONCURSO DE DESENHO Mitos e lendas de origem germânica Realização da Secretaria de Estado da Educação do Governo de São Paulo JUSTIFICATIVA O Concurso de Desenho Mitos e Lendas de Origem

Leia mais

JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA CADA CRIANÇA DA SUA CIDADE? www.timokids.com.br

JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA CADA CRIANÇA DA SUA CIDADE? www.timokids.com.br JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA CADA CRIANÇA DA SUA CIDADE? POVO? E SE ALÉM DA SUA CIDADE, TODAS AS CIDADES DO MUNDO PUDESSEM CONHECER SUA RIQUEZA HISTÓRICA E CULTURAL? E SE ESSE LIVRO CONTASSE

Leia mais

Histórico e Objetivos

Histórico e Objetivos Histórico e Objetivos A PINI, ao longo de sua trajetória tem contribuído de forma ativa para a formação, atualização e treinamento profissional de engenheiros, arquitetos, projetistas e gestores da construção

Leia mais

Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal

Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal Braga, 01 de Julho de 2016 Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal Eurodesk, o que é? A Agência Erasmus + Juventude em Ação cumpre, para além da sua missão cumprir as responsabilidades delegadas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO MUSEU, MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO MUSEU, MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO MUSEU, MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA 1. APRESENTAÇÃO A Fundação Catarinense de Cultura FCC, por meio do Sistema Estadual de Museus SEM/SC, em parceria

Leia mais

QUESTÃO 1. 1.a Certificação de Habilidade Específica de 2012 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura)

QUESTÃO 1. 1.a Certificação de Habilidade Específica de 2012 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura) QUESTÃO 1 Nicolas Poussin. Echo e Narciso. 1628-30, 74 cm 100 cm, óleo sobre tela, Louvre, Paris. Michelangelo Caravaggio. Narciso. 1598-99, óleo sobre tela, 110 cm 92 cm, Galleria Nazionale d'arte Antica,

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA EAD

PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA EAD 1246 LEITURA EM REDE Professor: Ângela da Rocha Rolla E-mail: angela.rocha.rolla@gmail.com LEITURA EM REDE é um programa que se propõe a estabelecer uma rede de comunicação (virtual e presencial) de acadêmicos

Leia mais

Palavras-chave: Formação de professores. Educação a Distância. Pedagogia.

Palavras-chave: Formação de professores. Educação a Distância. Pedagogia. PARCERIA NO ENGENDRAMENTO DE UMA EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA UFES NO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD MORETO, Charles. UFES caumoreto@ig.com.br GT: Formação de Professores / n. 08 RESUMO A EAD vem

Leia mais

PLANO DE TRABALHO. CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - TOLEDO 2011 à 2015. Prof. Dr. Edson Marques Oliveira. Plante, desafios, colha oportunidades

PLANO DE TRABALHO. CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - TOLEDO 2011 à 2015. Prof. Dr. Edson Marques Oliveira. Plante, desafios, colha oportunidades PLANO DE TRABALHO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - TOLEDO 2011 à 2015 Prof. Dr. Edson Marques Oliveira Plante, desafios, colha oportunidades PRINCÍPIOS POLÍTICO-FILOSÓFICOS E PROPOSTA CONCEITUAL

Leia mais

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS carreira O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS O site RelGov em Foco, que mantém uma página no Facebook, em parceria com a ABRIG, a associação nacional da categoria, fez uma pesquisa com

Leia mais

Profa. Dra. Marília Xavier Cury Museóloga e educadora Museu de Arqueologia e Etnologia / USP

Profa. Dra. Marília Xavier Cury Museóloga e educadora Museu de Arqueologia e Etnologia / USP Oficina Expografia e Comunicação Profa. Dra. Marília Xavier Cury Museóloga e educadora Museu de Arqueologia e Etnologia / USP Contato maxavier@usp.br Av. Prof. Almeida Prado, 1466 CEP.: 05508-070 Cidade

Leia mais

Manifesto pela TV Pública independente e democrática

Manifesto pela TV Pública independente e democrática Manifesto pela TV Pública independente e democrática Nós, representantes das emissoras Públicas, Educativas, Culturais, Universitárias, Legislativas e Comunitárias, ativistas da sociedade civil e militantes

Leia mais

DESAFIO DA SOLIDARIEDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. 08 a 29 de maio de 2012

DESAFIO DA SOLIDARIEDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. 08 a 29 de maio de 2012 DESAFIO DA SOLIDARIEDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL 08 a 29 de maio de 2012 TOLEDO PR 2012 APRESENTAÇÃO O Desafio da Solidariedade e Responsabilidade Social da FASUL é um projeto cuja ideia central é incentivar

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CURSO - CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES NA FORMULAÇÃO DE PROJETOS E GESTÃO DE CONTRATOS FEHIDRO

TERMO DE REFERÊNCIA CURSO - CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES NA FORMULAÇÃO DE PROJETOS E GESTÃO DE CONTRATOS FEHIDRO TERMO DE REFERÊNCIA CURSO - CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES NA FORMULAÇÃO DE PROJETOS E GESTÃO DE CONTRATOS FEHIDRO 1. INTRODUÇÃO O Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO, criado pela Lei nº 7.663/91

Leia mais

Programas Sociais, Energia Elétrica e Engajamento Comunitário. Rio de Janeiro, 19 novembro de 2014

Programas Sociais, Energia Elétrica e Engajamento Comunitário. Rio de Janeiro, 19 novembro de 2014 Programas Sociais, Energia Elétrica e Engajamento Comunitário Rio de Janeiro, 19 novembro de 2014 Desenvolvimento Social Ampla e Coelce Os Programas Sociais das empresas de distribuição integram uma plataforma

Leia mais

VIVA ALEMANHA/SP. Realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CONCURSO DE DESENHO

VIVA ALEMANHA/SP. Realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CONCURSO DE DESENHO 1 VIVA ALEMANHA/SP Realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CONCURSO DE DESENHO Mitos e Lendas de Origem Germânica JUSTIFICATIVA O Concurso de Desenho Mitos e Lendas de Origem Germânica

Leia mais

Tempos de Arte Literária (TAL)

Tempos de Arte Literária (TAL) Tempos de Arte Literária (TAL) O que é O projeto Tempos de Arte Literária (TAL) é uma experiência pioneira, de caráter educativo, artístico- literária e cultural, que vem sendo desenvolvida pela Secretaria

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÉMIO. CAPÍTULO 1 Disposições gerais Artigo 1.º

REGULAMENTO DO PRÉMIO. CAPÍTULO 1 Disposições gerais Artigo 1.º REGULAMENTO DO PRÉMIO CAPÍTULO 1 Disposições gerais Artigo 1.º 1.A Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério da Economia celebraram um Protocolo com vista à instituição de

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM COMUNITÁRIO DE EDUCAÇÃO

PLANO DE AÇÃO FÓRUM COMUNITÁRIO DE EDUCAÇÃO PLANO DE AÇÃO FÓRUM COMUNITÁRIO DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE AÇÃO Organizar um Fórum Comunitário de Educação, como espaço de formação e discussão sobre a educação local, envolvendo escola e comunidade de maneira

Leia mais

CARTÃO-POSTAL REVITALIZADO - Prefeitura entrega Centro Cultural Estação Paulista Sex, 22 de Setembro de 2006 14:39

CARTÃO-POSTAL REVITALIZADO - Prefeitura entrega Centro Cultural Estação Paulista Sex, 22 de Setembro de 2006 14:39 O prédio central da Estação da Paulista, um dos principais cartões-postais de Piracicaba transformado pela Prefeitura de Piracicaba em centro cultural será entregue à população neste sábado (23), às 16

Leia mais

SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO

SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO Ministério do Meio Ambiente O Projeto de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável Socioambientais Prioritários/Vale do

Leia mais

Dia de Arte. Evento multicultural com o tema Água

Dia de Arte. Evento multicultural com o tema Água Dia de Arte Evento multicultural com o tema Água O que é Arte? Experiência Emoção Cultura Expressão Por isso... A arte, como manifestação da cultura, é uma necessidade básica humana. Assim como a água

Leia mais

Plano de Trabalho 100 anos de aventura no Brasil Continuando a Jornada

Plano de Trabalho 100 anos de aventura no Brasil Continuando a Jornada Plano de Trabalho 100 anos de aventura no Brasil Continuando a Jornada 2ª Versão, apresentado no Encontro de Formação de Líderes, apresentado no FNJL Documento de Trabalho Rio de Janeiro, março de 2010

Leia mais

Visão Educação Integral 2025 (texto provisório)

Visão Educação Integral 2025 (texto provisório) Visão Educação Integral 2025 (texto provisório) O Brasil Marista desenvolve experiências pedagógicas de educação integral, em tempo integral, que dialogam ativamente com as necessidades, desejos e proposições

Leia mais

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014 Nathalia Fagundes Jornalista O presente material apresenta os trabalhos realizados através da Prestação

Leia mais

Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Plataforma de candidatas/os da sociedade civil

Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Plataforma de candidatas/os da sociedade civil Pelo fortalecimento do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação Plataforma de candidatas/os da sociedade civil Está em Consulta Pública, até o próximo dia 12 de setembro, o processo de indicação

Leia mais

REGULAMENTO DO ESPAÇO SANTA CASA DA DIREÇÃO DE AÇÃO SOCIAL E SAUDE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º. (Fins do Espaço Santa Casa) Artigo 2.

REGULAMENTO DO ESPAÇO SANTA CASA DA DIREÇÃO DE AÇÃO SOCIAL E SAUDE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º. (Fins do Espaço Santa Casa) Artigo 2. REGULAMENTO DO ESPAÇO SANTA CASA DA DIREÇÃO DE AÇÃO SOCIAL E SAUDE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º (Fins do Espaço Santa Casa) Enquadrado pelos fins estatutários da Santa Casa da Misericórdia

Leia mais

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil Retratos da Terra Três olhares sobre o Brasil Apresentação Exposição de fotografias a ser realizada em localidades do país escolhidas pelo patrocinador. Apresentará três visões diversas sobre o interior

Leia mais

GALERIA DE ARTE UEPG: A IMPORTANCIA DA DIVULGAÇÃO E DO PROTOCOLO CERIMONIAL

GALERIA DE ARTE UEPG: A IMPORTANCIA DA DIVULGAÇÃO E DO PROTOCOLO CERIMONIAL 9. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA GALERIA DE

Leia mais

SETORIAL DE EXTENSÃO DO CE/UFPE Plano de Trabalho (2015-2017)

SETORIAL DE EXTENSÃO DO CE/UFPE Plano de Trabalho (2015-2017) SETORIAL DE EXTENSÃO DO CE/UFPE Plano de Trabalho (2015-2017) Coordenadoras: Maria da Conceição dos Reis Auxiliadora Maria Martins da Silva APRESENTAÇÃO O presente documento: PLANO DE TRABALHO DA SETORIAL

Leia mais

Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria empreendimento imobiliário

Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria empreendimento imobiliário Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria empreendimento imobiliário O Prêmio Planeta Casa 2012 busca valorizar empresas, organizações da sociedade civil e profissionais das áreas de arquitetura,

Leia mais

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto;

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto; Módulo 7 UML Na disciplina de Estrutura de Sistemas de Informação, fizemos uma rápida passagem sobre a UML onde falamos da sua importância na modelagem dos sistemas de informação. Neste capítulo, nos aprofundaremos

Leia mais

Em 23/2/2005, o Senhor Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação,

Em 23/2/2005, o Senhor Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 28/10/2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Ministério da Educação/Secretaria de

Leia mais

A FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA EXECUÇÃO DO PAPEL DE TUTORIA*

A FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA EXECUÇÃO DO PAPEL DE TUTORIA* A FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA EXECUÇÃO DO PAPEL DE TUTORIA* Profa. Me. Érica Pereira Neto - Instituto Federal Fluminense / Campos - Centro-RJ Prof. Esp. Wellington Ribeiro Barbosa SEEDUC- RJ RESUMO: O presente

Leia mais

para esta temática que envolvem o enfrentamento ao trabalho infantil tais como o Projeto Escola que Protege.

para esta temática que envolvem o enfrentamento ao trabalho infantil tais como o Projeto Escola que Protege. A Coordenação Geral de Direitos Humanos DEIDHUC/SECAD/MEC tem como uma de suas atribuições fomentar ações de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Nesse sentido, considerando a escola

Leia mais

ROTEIRO DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS A finalidade deste roteiro é colaborar na elaboração de projetos, oferecendo um material de apoio, com sugestões de conteúdos considerados essenciais, além

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA UNIDADE DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO. Anexo Técnico I Plano de Trabalho

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA UNIDADE DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO. Anexo Técnico I Plano de Trabalho Anexo Técnico I Plano de Trabalho 1.1 APRESENTAÇÃO A Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari desde sua formação em 27/11/1996, tem objetivos voltados ao desenvolvimento da área cultural,

Leia mais

A escravidão negra no sistema de ensino apostilado Aprende Brasil

A escravidão negra no sistema de ensino apostilado Aprende Brasil A escravidão negra no sistema de ensino apostilado Aprende Brasil Laura Laís de Oliveira Castro Unesp (Câmpus de Bauru) laura_laiscastro@hotmail.com Resumo O presente resumo expandido pretende analisar

Leia mais

Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania.

Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania. Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DEMOCRACIA REGIME PAUTADO NA SOBERANIA POPULAR E NO RESPEITO

Leia mais

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Programa de Redução de Consumo de Recursos Naturais - Água Sumário 1. Objetivo: Descrição completa do objeto a ser executado --------------------------------- 3 2. Meta

Leia mais

REFORMA DA LEI ROUANET

REFORMA DA LEI ROUANET REFORMA DA LEI ROUANET O que é a Lei Rouanet? Lei Rouanet Lei de incentivo fiscal Lei do mecenato Lei que institui o PRONAC Hoje, a maior parte dos recursos investidos em cultura no país vem por meio da

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Relação dos objetivos propostos pela Congregação para as comissões da EFLCH Doc.1 GUARULHOS OUTUBRO DE 2011 1 Relação dos objetivos propostos pela Congregação para as comissões 1.Comissão de Avaliação

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE. FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA MUSEU DA IMAGEM E DO SOM MIS/SC Avenida

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE. FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA MUSEU DA IMAGEM E DO SOM MIS/SC Avenida EDITAL EXPOSIÇÃO DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SANTA CATARINA MISSC EDIÇÃO 2014 EDITAL EXPOSIÇÃO DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SANTA CATARINA MISSC EDIÇÃO 2014 O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina

Leia mais

Extensão na EaD: desafios e potencialidades

Extensão na EaD: desafios e potencialidades Extensão na EaD: desafios e potencialidades MARIA CRISTINA SCHWEITZER VEIT ASSISTENTE DE EXTENSÃO UNISULVIRTUAL ROSILÉIA ROSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL ELETIVA DE EXTENSÃO Meta

Leia mais

Dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura SMCRio e dá outras providências. Capítulo I. Das Definições e Princípios

Dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura SMCRio e dá outras providências. Capítulo I. Das Definições e Princípios MINUTA de Projeto de Lei Municipal n º.../ 2014. Dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura SMCRio e dá outras providências. Capítulo I Das Definições e Princípios Art. 1.º Fica instituído

Leia mais

Não existem fronteiras para as mudanças climáticas. Hoje, mais de 50% das

Não existem fronteiras para as mudanças climáticas. Hoje, mais de 50% das J O U R N A L I S M MOTIVAÇÃO Não existem fronteiras para as mudanças climáticas. Hoje, mais de 50% das emissões de carbono no mundo vêm do ambiente urbano. No Brasil, número superior a 80% da população

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Santa Mônica CP 593 38400-902 Uberlândia MG

Universidade Federal de Uberlândia Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Santa Mônica CP 593 38400-902 Uberlândia MG RESOLUÇÃO N o 15/2009 DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Estabelece a Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, no

Leia mais

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA 1. OBJETO 1.1. A LEYA BIKES S.A realizará licitação para a prestação dos serviços de Consultoria em Comunicação, levando em conta

Leia mais

PROPOSTA de PARCERIA. Marcelinho Huertas

PROPOSTA de PARCERIA. Marcelinho Huertas PROPOSTA de PARCERIA Marcelinho Huertas MVP SPORTS Somos uma Agência de Comunicação e Marketing Esportivo especializada na gestão da imagem de atletas de alto rendimento e no desenvolvimento de projetos

Leia mais

Perguntas Freqüentes. 1. PST no Mais Educação

Perguntas Freqüentes. 1. PST no Mais Educação Perguntas Freqüentes 1. PST no Mais Educação O Segundo Tempo no Mais Educação é fruto da parceria entre o Ministério do Esporte e o Ministério da Educação e se desenvolve por meio da adesão voluntária

Leia mais

CIÊNCIA E INFORMAÇÃO APOIO A PROGRAMAS DE CONSERVAÇÃO

CIÊNCIA E INFORMAÇÃO APOIO A PROGRAMAS DE CONSERVAÇÃO CIÊNCIA E INFORMAÇÃO APOIO A PROGRAMAS DE CONSERVAÇÃO OBJETIVOS Apoiar instituições para que desenvolvam ações de conservação de médio a longo prazos, na forma de programa, composto por diferentes projetos

Leia mais

Programa Oi de Patrocínio Esportivo Incentivado oferece apoio de até R$ 400 mil

Programa Oi de Patrocínio Esportivo Incentivado oferece apoio de até R$ 400 mil Financiamento e apoio técnico Edição 2013 do PIPS FIES está com inscrições abertas para programas de educação Organizações da sociedade civil de todo o Brasil podem se inscrever no Programa de Investimento

Leia mais

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM UniãoMetropolitana deeducaçãoecultura Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação do projeto interdisciplinar

Leia mais

CAPACITAÇÃO PRÁTICA DO USO DO GEOPROCESSAMENTO EM PROJETOS

CAPACITAÇÃO PRÁTICA DO USO DO GEOPROCESSAMENTO EM PROJETOS CAPACITAÇÃO PRÁTICA DO USO DO GEOPROCESSAMENTO EM PROJETOS Reis 1, Christiane Maria Moura Silva 2, Araci Farias Segundo Neto 3, Francisco Vilar de Araújo RESUMO O presente trabalho refere-se aos resultados

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Doutoramento em Educação Especialização: Administração e Política Educacional (Regime Intensivo) 16 17 Edição Instituto de Educação

Leia mais

REGULAMENTO EXPOCOL CANOAS, 2016.

REGULAMENTO EXPOCOL CANOAS, 2016. REGULAMENTO EXPOCOL CANOAS, 2016. CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º A EXPOCOL (Exposição do Colégio La Salle Canoas) é um evento interno que ocorrerá nos dias 27, 29 e 30 de setembro de 2016 a fim de divulgar

Leia mais

www.portalrealize.com.br

www.portalrealize.com.br 1 ÍNDICE ÍNDICE PATROCINADOR 1. Atividades do Evento... 04 2. Público Alvo... 05 3. Períodos... 06 4. Local do Evento... 07 5. Realização... 08 6. Patrocínio... 09 7. Contrapartidas de Patrocínio... 15

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E PROJETOS EM TURISMO

Curso de Especialização em GESTÃO E PROJETOS EM TURISMO Curso de Especialização em GESTÃO E PROJETOS EM TURISMO ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. Turismo. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Projetos em Turismo. OBJETIVO

Leia mais

IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS

IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS DMM Um sonho compartilhado A 5ª edição do Dental Marketing Meeting DMM2016 - ABMO, maior evento de marketing em odontologia do mundo, será realizada em 26 de novembro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO RESOLUÇÃO N.o 2628, DE 08 DE SETEMBRO DE 2005 Dispõe sobre a regulamentação das Atividades Complementares nos currículos dos Cursos de Graduação da UNIRIO. o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em

Leia mais

Voleibol do Social ao Rendimento

Voleibol do Social ao Rendimento Projeto Esportivo Voleibol do Social ao Rendimento Atuação e Oportunidade de Projeto Campinas, Novembro de 2015 Proponente Parceria Giba Gilberto Amauri Godoy Filho (Londrina, 23/12/1976), atuante na posição

Leia mais