XII Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social FELAFACS Pontificia Universidad Javeriana Bogotá, septiembre de 2006

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XII Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social FELAFACS Pontificia Universidad Javeriana Bogotá, septiembre de 2006"

Transcrição

1 XII Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social FELAFACS Pontificia Universidad Javeriana Bogotá, septiembre de 2006 Mesa # 6: La producción mediática y periodística del miedo, la inseguridad, el caos, la violencia MODERADOR: William Sánchez Sustentabilidade e Corpo: a biodiversidade no discurso publicitário 1 Luciane Lucas 2 e Tânia Hoff 3 RESUMO: 1 Trabalho apresentado para o XII Encuentro LatinoAmericano de Facultades de Comunicación Social Felafacs 2006, eixo temático El yo: identidades y subjetividades, grupo: Comunicación Política: cuerpos, relatos, estéticas y políticas de la sensibilidad y la subjetividad. 2 Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM, cidade de São Paulo, Brasil. É também professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ). E mail: llucas@espm.br. 3 Doutora em Letras pela FFLCH USP e professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM, na cidade de São Paulo, Brasil. É co autora dos livros Erotismo e Mídia, pela editora Expressão e Arte em 2002, e Redação Publicitária, pela editora Campus em E mail: thoff@espm.br.

2 Neste trabalho, pretendemos analisar, a partir da ecopropaganda, em que medida o discurso da biodiversidade transita do corpo das organizações para o corpo do indivíduo, influenciando não só a produção simbólica que se estabelece neste corpo que consome, como também os parâmetros sociais que marcam o corpo como categoria de consumo. Na contramão dos fundamentos do sistema capitalista, que em geral ignora os impactos sócio ambientais de sua produção e da cultura de desperdício que alavanca, presenciamos, hoje, a sustentabilidade como um critério de mercado. O conceito de desenvolvimento sustentável perpassa as discussões sobre crescimento econômico e se opõe ao modelo de esgotamento dos recursos naturais e de exclusão social. Como o corpo e o consumo são representados na ecopropaganda brasileira? Buscando caracterizar o discurso da biodiversidade na mídia, analisamos como o conceito de desenvolvimento sustentável contamina as concepções de corpo e de consumo. Biodiversidade: o corpo como metáfora Meio ambiente, consumo sustentável, e biodiversidade consistem grandes temas da mídia atual. A ecopropaganda 4 encontra terreno nesse cenário de 4 Entenda se ecopropaganda conforme Giacomini (2004): toda manifestação relacionada com a sustentabilidade ambiental (p.28).

3 preocupação ambiental e se configura, embora ainda timidamente, como tendência. Desde meados dos anos 1990 até o presente momento, observa se nos mais diversos veículos de comunicação, menção a produtos elaborados com matéria prima brasileira ou que tragam como a brasilidade recurso persuasivo. Evidencia se, tanto pelo desenvolvimento de produtos quanto pela linha criativa adotada nas campanhas, uma preocupação com aspectos ambientais, em especial com a biodiversidade, ou seja, a diversidade de elementos que a integram. Exemplifica essa preocupação a campanha da linha Ekos da Natura, que divulga a matéria prima dos produtos, plantas nativas do Brasil. No anúncio é tempo de andiroba há imagens da folha e da semente da referida planta e o texto reforça o apelo ao sentimento de brasilidade:... estimular os sentidos e renovar as energias com esse que é considerado um santo remédio pelos povos da floresta. A Natura lançou também perfumes produzidos a partir de frutas exóticas ampliando e diversificando os olhares acerca da matéria prima num mercado globalizado que tende à uniformização. O posicionamento de mercado da marca Natura fundamenta se na preocupação com o bem estar das pessoas e do meio ambiente: daí porque a valorização do Brasil e da cultura brasileira. Em outra peça publicitária da mesma linha de produtos lê se: O Brasil nunca sai de moda e a Natura está sempre com o Brasil. Outro exemplo é a coleção Bronze Brasil coleção primavera verão 2004/2005, da Boticário, que recorre a imagens de corpo para representar a miscigenação de raças: as peças de mídia impressa apresentam rostos que trazem à luz a diversidade étnica de nossa cultura. Daí a presença, por exemplo, de modelos que representam o índio, o negro, o imigrante europeu, etc. Seguindo a tendência, a ecopropaganda apresenta imagens diversificadas de corpos, que não se restringem à questão étnica negros ou morenos; o indígena e o oriental, dentre outros, e também abarcam o corpo envelhecido e outros corpos fora do padrão estético divulgado recorrentemente pela mídia. Há, de fato, uma variedade de estéticas corporais que trazem à luz segmentos de mercado identificados como minorias pelas ciências sociais. Ao lado dos corpos modelo de

4 beleza, que têm seu lugar assegurado na mídia e na publicidade, encontram se os corpos diferentes. A diversidade de representações de corpos na publicidade brasileira sugere um questionamento: a produção publicitária enaltece o Brasil e a diversidade de sua cultura como responsabilidade social? Como entender as imagens de corpos na publicidade atual? O que a diversidade na imagem de corpo pode comunicar a respeito da cultura brasileira? Considerando ser possível transpor a idéia de biodiversidade ambiental para a cultural, entendemos que a diversidade de corpos presentes na publicidade de temática ambiental são metáforas da diversidade cultural. As diversas etnias representadas na campanha do Boticário aludem a uma multilicidade de corpos, todos distintos entre si e todos incluídos pelo mercado e pela sociedade como um todo. Da mesma forma, a variedade de plantas da Amazônia que pode ser utilizada para a produção de cosmético denuncia um procedimento de inclusão para o que encontra se excluído. A Natura lançou também perfumes produzidos a partir de frutas exóticas ampliando e diversificando os olhares acerca da matéria prima num mercado globalizado que tende à uniformização. O posicionamento de mercado da marca Natura fundamenta se na preocupação com o bem estar das pessoas e do meio ambiente: daí porque a valorização do Brasil e da cultura brasileira. Em uma peça publicitária da mesma linha de produtos lê se: O Brasil nunca sai de moda e a Natura está sempre com o Brasil. Seguindo a tendência multicultural, a publicidade brasileira apresenta imagens diversificadas de corpos, que não se restringem à questão étnica negros ou morenos; o indígena e o oriental, dentre outros, e também abarcam o corpo envelhecido e outros corpos fora do padrão estético divulgado recorrentemente pela mídia. Há, de fato, uma variedade de estéticas corporais que trazem à luz segmentos de mercado identificados como minorias pelas ciências sociais. Ao lado dos corpos modelo de beleza, que têm seu lugar assegurado na mídia e na publicidade, encontram se os corpos diferentes.

5 A diversidade de representações de corpos na publicidade brasileira sugere um questionamento: a produção publicitária enaltece o Brasil e o sincretismo de sua cultura como responsabilidade social, contribuição das produções midiáticas para divulgação de aspectos da cultura local? Como entender as imagens de corpos na publicidade atual? O que a diversidade na imagem de corpo pode comunicar a respeito da cultura brasileira? O corpo do índio, do negro e de outras etnias é metáfora da inclusão: o corpo ignorado e silenciado pelos discursos hegemônicos reaparece livre e capaz de comunicar as muitas possibilidades de corpos brasileiros. Certamente a ecopropaganda traz consigo limitações porque pode desviar a atenção do que efetivamente há no sistema de produção; entretanto também tem o mérito de trazer para o mercado, em iguais condições, o que é diferente. Quando a ecopropaganda chama a atenção do consumidor para os problemas ambientais e sugere que ele modifique suas práticas de consumo, presenciamos uma responsabilização do indivíduo em detrimento da organização: pode se dizer que a responsabilidade social de agir em relação às questões ambientais deslocase do corpo das organizações para o corpo do indivíduo. Observa se uma humanização da organização, que se preocupa com questões de sustentabilidade, e, em contrapartida, uma desumanização do consumidor que não tem alternativa a não ser partilhar as causas conforme apresentadas. O que era crítica aos problemas sociais, com a ecopropaganda tende a ser conformidade: o teor crítico foi arrefecido por conta da humanização da organização pela via do social. O indivíduo responsabilizado deve atuar no sentido de corresponder às solicitações que se lhe são feitas a partir da propaganda. E novo deslocamento se apresenta: o corpo que consome passa agora a ser consumido. Ou seja, o indivíduo torna se alvo da ecopropaganda e, ao aderir à causa ali apresentada e às ações ali sugeridas, torna se objeto de consumo e exemplo a ser seguido. Em outros termos, perde o lugar de agente para ocupar o de paciente. Pode o indivíduo resistir e construir seu próprio percurso quando diante do mercado?

6 Consumo sustentável: novo paradigma para o mercado O consumo dos recursos naturais empregados na produção e no consumo das empresas recursos que, cabe lembrar, estão por trás de cada um dos produtos que a moda lança para logo depois descartar é menos glamouroso do que aquele dos produtos destinados ao público final e, por isso mesmo, raramente tem lugar nas mensagens publicitárias. Trata se do consumo de resíduos, de água, de combustíveis fósseis (petróleo e derivados), de novas substâncias criadas pelo homem (cujo tempo de decomposição não acompanha a velocidade de sua produção), de terra para produzir o que cada um consome. É o consumo que não se vê 5 e que não é divulgado em campanhas publicitárias. De um modo geral, o consumidor desconhece as implicações da ciranda de consumo em que se encontra onde produtos são ofertados em feixes de objetos, menos para atender demandas do que para conjurar o real nos signos do real (Baudrillard, 1995:23). No caso específico do consumidor brasileiro, estudos mostram que ele possui uma visão pragmática acerca das questões ambientais: responde de forma ambígua, sendo mais ativo quando as questões ecológicas se apresentam mais próximas de seu dia a dia e repercutem na sua renda (Giacomini Filho, 2004:16). A pesquisa O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, realizada em 2001, pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo ISER, mostra que há elementos estruturais que dificultam o entendimento sistêmico das questões ambientais. Embora a pesquisa evidencie a consciência de que mudanças são necessárias nos hábitos de produção e consumo, mais de 50% da população não foi capaz de identificar nenhum problema ambiental no seu bairro, revelando 5 Ao falar do consumo que não se vê, podemos nos referir tanto ao consumo individual quanto ao das organizações. Quando o indivíduo tem conhecimento de sua pegada ecológica (ou seja, do impacto que seu estilo de vida causa) e busca modificar parâmetros de consumo, dizemos que ele pratica o consumo consciente. Para efeito deste estudo, quando nos referimos ao consumo sustentável, estamos falando do consumo individual como ato político, mas, sobretudo, do consumo nas empresas, referindo nos ao modo como utilizam recursos naturais renováveis e não renováveis e como inserem parâmetros de justiça social na produção ( não ao consumo de mão de obra escrava e infantil, fortalecimento de economias locais etc).

7 uma visão genérica, nem sempre aplicada à própria realidade. Em contrapartida, a pesquisa aponta mudanças qualitativas na direção de um consumo consciente e de uma predisposição à assimilação de conceitos de sustentabilidade. Contestando a impressão equivocada de que o consumo de produtos ambientalmente corretos é prerrogativa de uma elite urbana, a pesquisa ISER/MMA demonstra que 81% da população declararam que se sentem mais motivados quando (...) encontram (...) um rótulo que informa que o produto foi fabricado de maneira ambientalmente correta. Sem perder de vista a possibilidade de articulação do poder de compra como elemento de ruptura, acreditamos que o indivíduo pode transformar suas escolhas em ato político, acionando barreiras de efeito dominó ao desempenho mercadológico e financeiro de produtos e serviços com impacto evidente. Assim, o consumidor pode verter este modo de expressão sócio cultural numa postura política, modificando, de dentro da lógica do capital, a sua ordem de impacto. Há muitas formas de se fazer isto e a pesquisa ISER/MMA demonstra que o consumidor, mesmo sem noções muito claras da relação ambiente sociedade, reduz impactos nos parâmetros de produção (as embalagens recicláveis e os rótulos informando ausência de transgênicos são um exemplo). De certo modo, o consumidor contribui para a reformulação dos parâmetros da sociedade de consumo sempre que exige novos critérios de produção e consumo por parte das organizações e de seus fornecedores. Cadeias mais sustentáveis e justas tornamse uma realidade à medida que tais consumidores demandam garantias sobre a origem dos produtos que compram (inexistência de trabalho escravo e infantil), bem como incentivam, com a preferência, aquelas iniciativas que investem no fortalecimento da economia local. Como se vê, fazer frente a esta construção simbólica requer um outro modo de interação que já não é o da luta por oposição trata se, antes, de uma aposta nas operações microbianas de consumidores e agentes coletivos que vão alterando, aos poucos, a produção de sentido. É o que acontece, por exemplo, quando se re criam formas de impacto da globalização, aproveitando a existência de imensas cadeias de negócio para capilarizar valores e fazê los reverberar como parâmetro de funcionamento no mercado. Um exemplo que ilustra esta re significação simbólica é

8 o fato de vermos, hoje, organizações transnacionais exigindo que seus fornecedores, em outras partes do mundo, tenham os meus critérios e desdobrem tais valores por toda uma cadeia. Ou, ainda, quando novas demandas, usualmente ignoradas pela lógica capitalista, são assimiladas como parâmetros que, uma vez esquecidos, podem asfixiar a performance. Não se trata, aqui, de sugerir, apocalipticamente, um engessamento da sociedade de consumo. Até porque, sendo produção simbólica, o consumo se desenha como modo de expressão social. Trata se, antes, de suscitar operações microbianas 6, por parte de consumidores e agentes coletivos, infiltrando, em solo dominante, novos sentidos para a prática do consumo. É o que presenciamos, por exemplo, quando o Greenpeace desenvolve uma tecnologia menos poluente para geladeiras, a ser usada pela Bosch, com a intenção de eliminar o HFC no gás dos refrigeradores. O que poderia soar como um referendo à lógica do capital significa, na verdade, um outro modo de garantir o resultado desejado, sem uma oposição radical que paralise ambos os lados. Diante da decisão de reformular a cadeia de produção em vários países, a Bosch consegue estabelecer um novo conceito de produto a geladeira ecológica enquanto o Greenpeace gera uma fissura dentro do modelo de produção e de consumo dominantes: estabelece um novo modo de fazer que, de acordo com uma demanda global, exigirá, cada vez mais, uma readequação das demais organizações. Nenhuma estratégia poderia chegar tão perto do alvo. Esta preocupação por parte das organizações aponta para uma re significação simbólica dentro da lógica capitalista, como se novos sentidos e preocupações fossem insuflados nas entrelinhas do discurso dominante. Assim, novas linhas de força atravessam e interferem no dispositivo mercado, fazendo com que, para alcançar seus resultados, seja preciso sedimentar premissas normalmente desconsideradas pelo capital. Certamente que a origem deste movimento de re 6 Estas fissuras na lógica da produção não só são possíveis, como, cada vez mais, se tornam necessárias. Como resultado de uma preocupação com a sustentabilidade ambiental de seus processos, a Volkswagen de Taubaté, por exemplo, tem usado óleos vegetais (à base de canola, girassol etc) para a lubrificação de robôs e máquinas. O diferencial deste procedimento é que este óleo vegetal, atóxico e biodegradável, substitui o óleo mineral, de impacto significativo para o meio ambiente. Do ponto de vista comunicacional, esta prática funciona como a confirmação de uma preocupação legítima, já que, muitas vezes, o que as empresas fazem é trazer este discurso para a comunicação organizacional, incluída aí a propaganda institucional.

9 significação microbiana feita em solo dominante e por baixo das práticas discursivas das estruturas de poder (Santos, 2005:106) têm raízes nos antigos movimentos ativistas. Contudo, a arte de resistência mudou, sendo tão mais eficaz quanto mais se consegue introduzir simbolicamente, no repertório de negócios, dilemas que obriguem as organizações a repensar a consistência de seus princípios e políticas. É o que faz WWF, por exemplo, ao montar uma estratégia para estimular os bancos a adotarem critérios sócio ambientais nas suas políticas de financiamento, buscando orientar seguradoras, bancos e administradoras de recursos sobre o papel das mudanças climáticas na rentabilidade financeira. Mudanças de perspectiva como esta seja por influência de uma ong ou por pressões internacionais para a mudança nos paradigmas de gestão tende a suscitar brechas na lógica de competição, promovendo uma re significação simbólica de dentro do sistema. Esta contra comunicação voltada para a mobilização política do coletivo se torna prioritária à medida que o discurso publicitário estimula o consumo, mas ignora, em suas mensagens, o impacto que haverá de produzir, do mesmo modo que a comunicação organizacional pode expressar preocupação em relatar projetos sociais sem que isto necessariamente signifique mais do que um esforço de visibilidade. As mensagens publicitárias exercem papel fundamental para conscientizar o consumidor não com a intenção de estender o consumo a todas as classes, mas de torná lo um modo de pressão por mudanças no modo de produção. Há um motivo para isto: à medida que o consumo se espetaculariza, a desigualdade se intensifica. Ainda quando não estamos falando do acesso a bens de consumo volatilizados pelo discurso da moda, mas do que deveria ser considerado básico como água, energia e saneamento, o desequilíbrio é evidente. Segundo o relatório Estado do Mundo 2004, enquanto o volume anual de consumo cresce, especialmente em supérfluos, 1/3 da população mundial não têm acesso à energia elétrica, 19,7% não têm água potável e 45,2% vivem sem condições mínimas de saneamento básico. A idéia de consumo sustentável nas organizações começa a tomar forma quando as atitudes das empresas comunicam uma preocupação efetiva com os níveis de impacto socioambiental que sua produção e seu consumo provocam. Nesta fase,

10 que consideraríamos o primeiro nível do consumo sustentável, as ações são básicas: (1) combate ao desperdício e adoção de uma política de reuso dos recursos aplicados na produção, como é o caso da água; (2) reaproveitamento criativo dos resíduos gerados, seja como insumo para novo ciclo produtivo, seja como matéria prima útil para outras áreas. Assim não só se reduz o problema ambiental do lixo, como também se designa para ele uma nova utilidade. A indústria de construção civil, por exemplo, tem transformado o entulho em importante insumo para pavimentação de estradas e aterro de vias de acesso 7. Outro caso que merece destaque e que diz respeito à redução dos impactos ambientais é o da Rhodia, recentemente noticiado pela mídia. A empresa investiu em tecnologia inovadora capaz de reduzir em 80% as emissões de gás carbônico de suas fábricas no Brasil (Paulínia), na França e na Coréia do Sul 8. Uma segunda etapa, que evidencia um compromisso ainda maior com a sustentabilidade, acontece quando as empresas promovem mudança na sua visão de futuro, gerando alterações significativas no seu modo de produção e no nível de compartilhamento das novas políticas com fornecedores, clientes e governo. A comunicação, aqui, constitui ingrediente fundamental para a construção de relações estáveis e para o desenvolvimento de parâmetros sustentáveis de produção, especialmente no que diz respeito ao compartilhamento de princípios. O que pareceria inviável na lógica capitalista alteração de rotina com retorno pouco mensurável se torna uma solução sem a qual a legitimidade fica comprometida: organizações começam a repensar seu modo de produção à medida que percebem a necessidade de incorporar, na configuração de produtos e serviços, demandas de atores sociais diversos. Há algumas iniciativas que evidenciam mudanças na visão de negócio. A Bosch, por exemplo, reajustou sua linha de montagem, em alguns países, para incorporar o isobutanol nos seus refrigeradores, uma vez que não provocam efeito estufa. A Sadia, por sua vez, instalou biodigestores em suas 7 Reciclagem de Entulho. Disponível, em 6 jul 2005, no site da publicação diária Ambiente Brasil: ciclagem/entulho.html 8 O projeto, o maior do Brasil nesta área, cria uma oportunidade de negócios incomum. Com ele estima se que o ganho com os créditos de carbono ficará entre 10 e 20 euros por tonelada. Note se que, neste caso, a antiga lógica, de ganhar com aumento indiscriminado de produtividade, foi revertida. Agora o ganho está, na contramão dos movimentos usuais da iniciativa privada, em reduzir cada vez mais os impactos ambientais. Ver: RHODIA vai reduzir emissão de carbono. Gazeta Mercantil, 15 fev 2006, C 2.

11 granjas e nas de seus parceiros para redução e reaproveitamento de seus resíduos a partir da queima de metano 9. Já a terceira etapa no consumo sustentável das empresas acontece quando, de fato, elas conseguem efetuar costuras inteligentes, a partir de seu próprio negócio, entre redução de impacto ambiental e desenvolvimento sócio econômico de comunidades. Um modo de fazê lo consiste em atrelar políticas de compensação ambiental ao fortalecimento da economia local 10 ou, ainda, capacitar fornecedores locais dentro de um objetivo de longo prazo que reúna preocupação com impacto ambiental, desdobramento de princípios em uma cadeia de negócios e desenvolvimento socioeconômico da região. Um caso que exemplifica esta preocupação em costurar meio ambiente, desenvolvimento econômico e sustentabilidade social é o projeto de manejo sustentável do Grupo Orsa, na Amazônia. A Orsa Florestal, que é produtora de madeira nativa serrada, juntamente com a Jari Celulose, outra empresa do grupo, não só certificaram cerca de 1 milhão de hectares de florestas nativas como também têm investido em projetos de manejo sustentável, em que são criadas oportunidades de renda de acordo com as vocações das comunidades do entorno produção de plástico biodegradável com base na mandioca, colheita de óleos como andiroba e copaíba para produzir sabão vegetal e plantação de eucaliptos em áreas degradadas 11. Ecopropaganda: arauto de novos paradigmas de produção e de consumo Nos exemplos abordados ao longo do texto, a comunicação se afirma como o cimento necessário para a construção de uma parceria permanente. Mais do que estratégias de divulgação que fortaleçam a visibilidade das organizações 9 ONU aprova projeto de MDL da Sadia. Gazeta Mercantil, 3,4 e 5/2/2006, B A Mineração Rio do Norte (MRN), por exemplo, emprega o reflorestamento como forma de compensação ambiental. Com este objetivo, compra sementes dos produtores locais e, depois, capacita e emprega cerca de 300 ribeirinhos para produzir as mudas utilizadas no reflorestamento, constituindo uma alternativa de renda para o fortalecimento da economia local. Ver: INSTITUTO ETHOS O compromisso das empresas com as Metas do Milênio. São Paulo: Instituto Ethos. 10 INSTITUTO ETHOS. O compromisso das empresas com o Meio Ambiente. A Agenda Ambiental das Empresas e a Sustentabilidade da Economia Florestal. São Paulo: Instituto Ethos, 2005.

12 envolvidas, a comunicação consiste no próprio processo de tessitura destas relações com fornecedores, para o compartilhamento de valores na cadeia produtiva, com a comunidade do entorno, com os consumidores, com a opinião pública. Em cada uma das etapas de implementação da sustentabilidade nas organizações, a comunicação tem um papel fundamental, não só porque se mostra imprescindível para a construção de parcerias estáveis e de longo prazo necessárias para que o desenvolvimento sustentável seja um projeto conjunto, mas também porque a sustentabilidade social, no respeito à diferença, só pode ser alcançada mediante comunicação permanente, fundamentada em uma política do respeito que substitua o caminho mais fácil da compaixão que fere (Sennett, 2004). Isso significa que a comunicação, aqui, não pode ser reduzida a um conjunto de mídias ou ferramentas, mas, antes, se desenha como processo, como cimento que permite conjugar, nas decisões cotidianas, a redução de impactos das políticas organizacionais com a aposta no fortalecimento das economias locais. Cabe lembrar que o modo como as organizações agem e seus esforços para produzir concordância nos públicos constituem práticas discursivas tanto quanto suas próprias estratégias comunicacionais. Neste sentido, a mídia que pauta temas para uma agenda pública e coloca sob holofotes determinados acontecimentos pode evidenciar as lacunas destas práticas discursivas, ou, na direção contrária, render se aos propósitos de visibilidade das empresas. A mídia, portanto, tem um papel de grande relevância, já que seu espaço de legitimidade permite lançar, nos limites de uma esfera pública abstrata (Habermas, 1997), as bases de questionamento sobre os modos de produção e consumo que sustentam a sociedade contemporânea. Por outro lado, a mídia pode funcionar também como dispositivo em que os enunciados se desenham mais como alavanca das linhas de força do que como linhas de fratura. Pela natureza do discurso que manipula, o enquadramento midiático é sempre uma superfície refletora onde é possível ler a dinâmica de forças pela dominação simbólica. Espécie de máquina de Roussel, capaz fazer ver e fazer falar (Deleuze, 1996), a mídia é um dispositivo cujas múltiplas curvas de visibilidade e enunciação reproduz a luta simbólica pela produção de sentidos. Se há uma produção de verdade sobre a qual é possível falar, não é a dos fatos em si, mas a do jogo caleidoscópico de posições na luta

13 pelo poder poder que se traduz em condição discursiva e, portanto, na ocupação de um espaço legítimo nesta esfera pública abstrata em que se formam as representações sociais. Nessa perspectiva, a ecopropaganda atua não somente como arauto das mudanças na forma de produção e de consumo. Atua também como coadjuvante nas transformações do capitalismo na atualidade, quando o desenvolvimento sustentável, longe de ser utopia, configura se uma necessidade. Referências bibliográficas BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, O que é um dispositivo. In: DELEUZE, G. O Mistério de Ariana. Lisboa: Vega, DELEUZE, Gillles, GUATTARI, Félix. Mil Platôs capitalismo e esquizofrenia, vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34, FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collège de France ( ). Rio de Janeiro, Zahar, FUNDAÇÃO KONRAD ADENAUER. Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21: guia para sociedade civil, municípios e empresas. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer, GIACOMINI FILHO, Gino. Ecopropaganda. São Paulo: Senac, GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; LASH, Scott (org). Modernização reflexiva. São Paulo: Unesp, HABERMAS, J. Direito e Democracia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, INSTITUTO ETHOS. O compromisso das empresas com as Metas do Milênio. São Paulo: Instituto Ethos, O compromisso das empresas com o Meio Ambiente. A Agenda Ambiental das Empresas e a Sustentabilidade da Economia Florestal. São Paulo: Instituto Ethos, 2005.

14 LIMA, Venício. "Duas questões de comunicação pública" in Revista Comunicação, Mídia e Consumo, n. 3, v. 2, São Paulo, 2005, p MARTINO, Luís Mauro. Mídia e Poder Simbólico. São Paulo, Paulus, SANTOS, Luciane Lucas dos. A Comunicação subjacente à cultura do desperdício:o desenvolvimento sustentável como linha de fratura da produção capitalista. In: FAMECOS, n. 26, pp UNIETHOS. Gestão da Responsabilidade Social Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Ethos, WEBER, Maria Helena. Imagem Pública. In: RUBIM, Antonio. Comunicação e Política: conceitos e abordagens. Salvador, Edufba, WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

SUSTENTABILIDADE 2014

SUSTENTABILIDADE 2014 SUSTENTABILIDADE 2014 Rutivo de no CONSTRUIR, PLANTAR E TRANSFORMAR Nosso objetivo vai além de ser responsável pelo processo construtivo de nossas obras, procuramos estimular e disseminar o conceito de

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares

FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares Faculdade de ciências e tecnologia do maranhão-facema Caxias/MA pedroftb@hotmail.com.br/coor.educacaoambiental@facema.edu.br

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática

Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática A Abiquim e suas ações de mitigação das mudanças climáticas As empresas químicas associadas à Abiquim, que representam cerca

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais

Produção e consumo sustentáveis

Produção e consumo sustentáveis Produção e consumo sustentáveis Fernanda Capdeville Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis DPCS Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC 14 Plenária do Fórum Governamental

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo Conteúdo O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente

Leia mais

Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade

Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade - Uma Estratégia Empreendedora - Roberta Cardoso Abril/2008 Por que o mundo inteiro fala em Sustentabilidade? AQUECIMENTO GLOBAL Evidências: Aumento

Leia mais

Produto mais sustentável

Produto mais sustentável Produto mais sustentável De maneira geral, um produto pode ser considerado mais sustentável por diversas razões: a) processo de fabricação com baixo impacto: consiste em produtos que eliminaram ingredientes

Leia mais

CST Processos Gerenciais

CST Processos Gerenciais CST Processos Gerenciais Padrão de Resposta O estudante deve redigir texto dissertativo, abordando os seguintes tópicos: A A ideia de que desenvolvimento sustentável pode ser entendido como proposta ou

Leia mais

Inventário Corporativo de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) Ano referência: Emissões de 2010

Inventário Corporativo de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) Ano referência: Emissões de 2010 Inventário Corporativo de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) Ano referência: Emissões de 2010 Resumo Este documento apresenta o Inventário corporativo de Emissões Diretas e Indiretas

Leia mais

ACONTECENDO? O QUE ESTÁ O QUE PODEMOS FAZER?

ACONTECENDO? O QUE ESTÁ O QUE PODEMOS FAZER? O QUE ESTÁ ACONTECENDO? O futuro é uma incógnita. As tendências são preocupantes, mas uma coisa é certa: cada um tem de fazer sua parte. Todos somos responsáveis. A atual forma de relacionamento da humanidade

Leia mais

A RESPONSABILIDADE SOCIAL INTEGRADA ÀS PRÁTICAS DA GESTÃO

A RESPONSABILIDADE SOCIAL INTEGRADA ÀS PRÁTICAS DA GESTÃO A RESPONSABILIDADE SOCIAL INTEGRADA ÀS PRÁTICAS DA GESTÃO O que isto tem a ver com o modelo de gestão da minha Instituição de Ensino? PROF. LÍVIO GIOSA Sócio-Diretor da G, LM Assessoria Empresarial Coordenador

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

Começa por você! Resultados das ações da Campanha De quem é a responsabilidade?

Começa por você! Resultados das ações da Campanha De quem é a responsabilidade? Resultados das ações da Campanha De quem é a responsabilidade? CAMPANHA DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Início da Campanha outubro de 2009 Objetivo: Implementar a A3P e incentivar os servidores para adoção

Leia mais

01/12/2012 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO

01/12/2012 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO TAREFAS ESTRUTURA PESSOAS AMBIENTE TECNOLOGIA ÊNFASE NAS TAREFAS Novos mercados e novos conhecimentos ÊNFASE

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Questionário de Levantamento de Informações

Questionário de Levantamento de Informações Questionário de Levantamento de Informações Critérios para Inclusão de Empresas no Fundo Ethical 1 INTRODUÇÃO Nos últimos anos se observou um aumento significativo da preocupação das empresas com questões

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E AS NOVAS DEMANDAS DE CONSUMO. Belém/ Pará Outubro/ 2010 Luzia Aquime

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E AS NOVAS DEMANDAS DE CONSUMO. Belém/ Pará Outubro/ 2010 Luzia Aquime 1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E AS NOVAS DEMANDAS DE CONSUMO Belém/ Pará Outubro/ 2010 Luzia Aquime Desafios que o mundo enfrenta hoje CRESCIMENTO POPULACIONAL 6 10 11 INsustentabilidade Como responde

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão, de uso gratuito, que visa apoiar

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES UNIDADE MÉIER

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES UNIDADE MÉIER UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES UNIDADE MÉIER ÉTICA AMBIENTAL DISCIPLINA: PODER, LIDERANÇA E ÉTICA. PROF ª: MICHELI GARGALHONE ALUNOS: FERNANDA KNOPP LEAL JULIANA CARVALHO SANTOS LUANA ROCHA DE BIASE MARCELINE

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 30.1. O comércio e a indústria, inclusive as empresas transnacionais,

Leia mais

Mais clima para todos

Mais clima para todos Mais clima para todos 1 Mais clima para todos Na União Europeia, entre 1990 e 2011, o setor dos resíduos representou 2,9% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e foi o 4º setor que mais contribuiu

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

ECONOMIA VERDE A Nova Economia Desafios e Oportunidades FACULDADE FLAMINGO

ECONOMIA VERDE A Nova Economia Desafios e Oportunidades FACULDADE FLAMINGO ECONOMIA VERDE A Nova Economia Desafios e Oportunidades FACULDADE FLAMINGO O mundo dá sinais de exaustão Mudanças Climáticas Alterações ambientais Paradoxo do consumo: Obesidade x Desnutrição Concentração

Leia mais

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 Objeto da contratação Consultor sênior Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 04 meses Data limite para envio

Leia mais

Na Escola Municipal Dr. Humberto da Costa Soares, localizada no Engenho Pau Santo, no Cabo de Santo Agostinho-PE.

Na Escola Municipal Dr. Humberto da Costa Soares, localizada no Engenho Pau Santo, no Cabo de Santo Agostinho-PE. Nome do projeto A Cor da Mata. Um despertar para a sustentabilidade. Local onde o projeto será instalado/executado Na Escola Municipal Dr. Humberto da Costa Soares, localizada no Engenho Pau Santo, no

Leia mais

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO Por que é importante dar preferência aos produtos orgânicos? Os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia e, portanto, buscam

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Resiquímica, Resinas Químicas, SA Diretor(a) Marcos Lagoa Setor de Atividade Indústria química Número de Efetivos 117 NIF 508204950 Morada Rua Francisco Lyon de Castro,

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

A Importância da reciclagem

A Importância da reciclagem Texto 1 A Importância da reciclagem Vanessa Minuzzi Bidinoto Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. Para compreendermos a reciclagem

Leia mais

Aço. o desafio da sustentabilidade

Aço. o desafio da sustentabilidade Aço o desafio da sustentabilidade Conteúdo extraído do Relatório de Sustentabilidade 2014 da ArcelorMittal, disponível em corporate.arcelormittal.com/sustainability/2014-report Editado pela Comunicação

Leia mais

PROGRAMA CONSUMO CONSCIENTE

PROGRAMA CONSUMO CONSCIENTE PROGRAMA CONSUMO CONSCIENTE Pesquisa recente do Instituto Akatu revela: O consumidor brasileiro quer saber sobre práticas empresariais de responsabilidade social, mas não sabe onde encontrar informações

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Aula 8 a A Engenharia e o Meio Ambiente Parte I Edgar Aberto de Brito PRIMEIRA PARTE As questões ambientais e os problemas para a engenharia. ENGENHARIA

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br 03 a 05 Agosto 2015 São Paulo Brasil connectedsmartcities.com.br Por que Connected Smart Cities? As grandes e modernas cidades são, talvez, as mais importantes realizações do homem, por serem responsáveis,

Leia mais

Pesquisa IBOPE Ambiental. Setembro de 2011

Pesquisa IBOPE Ambiental. Setembro de 2011 Pesquisa IBOPE Ambiental Setembro de 2011 Com quem falamos? Metodologia & Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas telefônicas. Objetivo geral Identificar

Leia mais

MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DO RN O NOSSO LIXO, O QUE FAZER?

MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DO RN O NOSSO LIXO, O QUE FAZER? MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DO RN O NOSSO LIXO, O QUE FAZER? NATAL/RN 2005 DEODORO AMILCAR CAVALCANTE DE ARAÚJO O NOSSO LIXO, O QUE FAZER? Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Educação

Leia mais

Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS

Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS Com objetivo de auxiliar na elaboração dos trabalhos, apresentamos critérios relacionados a Economia Criativa e Inovação, conceitos

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Dois temas centrais foram selecionados para o debate na conferência de 2012:

APRESENTAÇÃO. Dois temas centrais foram selecionados para o debate na conferência de 2012: Comércio + Sustentável APRESENTAÇÃO A Rio+20, como é chamada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, vai ser realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012. Exatos vinte anos

Leia mais

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Vitor Seravalli Diretoria Responsabilidade Social do CIESP Sorocaba 26 de Maio de 2009 Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma forma de conduzir

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaboticabal

Prefeitura Municipal de Jaboticabal LEI Nº 4.715, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015 Institui a Política Municipal de estímulo à produção e ao consumo sustentáveis. RAUL JOSÉ SILVA GIRIO, Prefeito Municipal de Jaboticabal, Estado de São Paulo, no

Leia mais

Política de Sustentabilidade Link Server.

Política de Sustentabilidade Link Server. Página 1 de 15 Hortolândia, 24 de Janeiro de 2014. Política de Sustentabilidade Link Server. Resumo Conceitua os objetivos da Política de Sustentabilidade da Link Server. Estabelece as premissas, a governança

Leia mais

CORRELAÇÃO COM OUTRAS INICIATIVAS

CORRELAÇÃO COM OUTRAS INICIATIVAS CORRELAÇÃO COM OUTRAS INICIATIVAS do conteúdo dos Indicadores Ethos com outras iniciativas Com a evolução do movimento de responsabilidade social e sustentabilidade, muitas foram as iniciativas desenvolvidas

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 Critérios Descrições Pesos 1. Perfil da Organização Breve apresentação da empresa, seus principais produtos e atividades, sua estrutura operacional

Leia mais

Planejamento Estratégico do Setor de Florestas Plantadas -2012

Planejamento Estratégico do Setor de Florestas Plantadas -2012 CONTEXTO O setor de florestas plantadas no Brasil éum dos mais competitivos a nível mundial e vem desempenhando um importante papel no cenário socioeconômico do País, contribuindo com a produção de bens

Leia mais

Política de Responsabilidade So cio Ambiental

Política de Responsabilidade So cio Ambiental Política de Responsabilidade So cio Ambiental Sumário 1. FINALIDADE:... 4 2. ABRANGÊNCIA:... 4 3. DIVULAGAÇÃO... 4 4. IMPLEMENTAÇÃO... 4 5. SUSTENTABILIDADE EM NOSSAS ATIVIDADES... 4 6. REVISÃO DA POLÍTICA...

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO EMPRESARIAL: UMA ESTRATÉGIA NA INTEGRAÇÃO DAS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO EMPRESARIAL: UMA ESTRATÉGIA NA INTEGRAÇÃO DAS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE Revista Ceciliana Jun 5(1): 1-6, 2013 ISSN 2175-7224 - 2013/2014 - Universidade Santa Cecília Disponível online em http://www.unisanta.br/revistaceciliana EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO EMPRESARIAL: UMA

Leia mais

Sustentabilidade no Grupo Boticário. Atuação com a Rede de Franquias

Sustentabilidade no Grupo Boticário. Atuação com a Rede de Franquias Sustentabilidade no Grupo Boticário Atuação com a Rede de Franquias Mais de 6.000 colaboradores. Sede (Fábrica e Escritórios) em São José dos Pinhais (PR) Escritórios em Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Leia mais

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas. 1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Prefeitura Municipal de Botucatu

Prefeitura Municipal de Botucatu I- Identificação: Projeto Empresa Solidária II- Apresentação : O Fundo Social de Solidariedade é um organismo da administração municipal, ligado ao gabinete do prefeito, que atua em diversos segmentos

Leia mais

Primo Schincariol Indústria de Cerveja e Refrigerantes S.A.

Primo Schincariol Indústria de Cerveja e Refrigerantes S.A. São Paulo, 14 de maio 2013 À Primo Schincariol Indústria de Cerveja e Refrigerantes S.A. A/C Sr. Luiz Cláudio Taya de Araújo Diretor de Marketing Av. Primo Schincariol, 2300 Itu São Paulo 13312-900 Ref.:

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

O Setor Elétrico Brasileiro e a Sustentabilidade no Século 21 Oportunidades e Desafios

O Setor Elétrico Brasileiro e a Sustentabilidade no Século 21 Oportunidades e Desafios O Setor Elétrico Brasileiro e a Sustentabilidade no Século 21 Oportunidades e Desafios Português Resumo Executivo Esta é a segunda edição revista e ampliada da publicação: O Setor Elétrico Brasileiro e

Leia mais

Política Ambiental janeiro 2010

Política Ambiental janeiro 2010 janeiro 2010 5 Objetivo Orientar o tratamento das questões ambientais nas empresas Eletrobras em consonância com os princípios da sustentabilidade. A Política Ambiental deve: estar em conformidade com

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

Simpósio Internacional de Sustentabilidade

Simpósio Internacional de Sustentabilidade Simpósio Internacional de Sustentabilidade Tema: Case Natura de Sustentabilidade: Incorporando a Dimensão Socioambiental no Modelo de Negócios Renato Abramovich Diretor - Norte e Nordeste Agenda > Visão

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

Resultados da Pesquisa Inovações Ambientais

Resultados da Pesquisa Inovações Ambientais Núcleo Bradesco de Inovação Resultados da Pesquisa Inovações Ambientais Encontro CRI- MG 4 de Outubro de 2012 Apoio: Objetivo da Pesquisa Compreender como ocorrem as inovações ambientais nas empresas brasileiras;

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Guarapuava PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável UTFPR - Câmpus

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR ARNOR, Asneth Êmilly de Oliveira; DA SILVA, Ana Maria Gomes; DA SILVA, Ana Paula; DA SILVA, Tatiana Graduanda em Pedagogia -UFPB-

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA) w w w. b a n c o g u a n a b a r a. c o m. b r

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA) w w w. b a n c o g u a n a b a r a. c o m. b r Sócio Ambiental (PRSA) w w w. b a n c o g u a n a b a r a. c o m. b r ÍNDICE: 1. SOBRE A DOCUMENTAÇÃO... 3 1.1. CONTROLE DE VERSÃO... 3 1.2. OBJETIVO... 4 1.3. ESCOPO... 4 2. RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL...

Leia mais

O marketing aplicado aos mandatos : A importância da leitura de cenário para o planejamento.

O marketing aplicado aos mandatos : A importância da leitura de cenário para o planejamento. 2º Seminário Nacional de REDES SOCIAIS e E-GOV para Administração Pública O marketing aplicado aos mandatos : A importância da leitura de cenário para o planejamento. Daniel Machado Especialista em Marketing

Leia mais

Sustentabilidade x Desperdício

Sustentabilidade x Desperdício Sustentabilidade x Desperdício Alunos: Antônio Fernandes Margarida Késsia Daniele de Brito Nilmara Oliveira Introdução O tema consciência ambiental tem estado em alta no Brasil. A falta d água em vários

Leia mais

Sustentabilidade nos Negócios

Sustentabilidade nos Negócios Sustentabilidade nos Negócios MUNDO INSUSTENTAVEL HÁBITOS DE...MAIS CONSUMO Otimizar o uso dos recursos naturais e a redução dos impactos ambientais, bem como promover a inclusão produtiva por meio da

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DO CONSELHEIRO IVAN BARBOSA DA CUNHA

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DO CONSELHEIRO IVAN BARBOSA DA CUNHA Manifestação sobre Matéria Adm. nº. 003/2010. Belém, 21 de junho de 2010. Assunto: Discurso da Abertura do Encontro Conversando com o controle interno Dia 01.07.2010 Tema: Procedimentos Eletrônicos na

Leia mais

Café com Responsabilidade. Sustentabilidade: a competência empresarial do futuro. Vitor Seravalli

Café com Responsabilidade. Sustentabilidade: a competência empresarial do futuro. Vitor Seravalli Café com Responsabilidade Sustentabilidade: a competência empresarial do futuro Vitor Seravalli Manaus, 11 de Abril de 2012 Desafios que o Mundo Enfrenta Hoje Crescimento Populacional Desafios que o Mundo

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Luz verde para a sustentabilidade

Luz verde para a sustentabilidade Luz verde para a sustentabilidade QUEM SOMOS Somos uma empresa de soluções de eficiência energética, com base tecnológica, orientada para o cliente. Desenvolvemos as melhores soluções de eficiência energética,

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Governo da Região Administrativa Especial de Macau - Governos Provinciais e Regionais do Grande Delta do Rio das

Governo da Região Administrativa Especial de Macau - Governos Provinciais e Regionais do Grande Delta do Rio das INTERVENÇÃO DO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental (MIECF) Energizing Green Business Growth Macau 27 de março de 2014 SAUDAÇÕES CUMPRIMENTOS

Leia mais

Geração de Energia a partir do lixo urbano. Uma iniciativa iluminada da Plastivida.

Geração de Energia a partir do lixo urbano. Uma iniciativa iluminada da Plastivida. Geração de Energia a partir do lixo urbano. Uma iniciativa iluminada da Plastivida. Plástico é Energia Esta cidade que você está vendo aí de cima tem uma população aproximada de 70.000 mil habitantes e

Leia mais

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil Introdução Mauri J.V. Cruz O objetivo deste texto é contribuir num processo de reflexão sobre o papel das ONGs na região sul

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: Ana.duartemendonca@gmail.com RESUMO

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

Secretaria Municipal de meio Ambiente

Secretaria Municipal de meio Ambiente PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O presente Programa é um instrumento que visa à minimização de resíduos sólidos, tendo como escopo para tanto a educação ambiental voltada

Leia mais