Trav. Humaitá, 2778, Bairro: Marco, CEP Fones: /

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Trav. Humaitá, 2778, Bairro: Marco, CEP 66093-047 Fones: 3226-5014 / 3226-4140"

Transcrição

1 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROCESSO SELETIVO CARGOS/FUNÇÕES: Analista de Cooperativismo e Monitoramento; Analista de Promoção Social; Analista de Formação e Qualificação Profissional; Analista de Comunicação Social. Conhecimento de Língua Portuguesa: Noções sobre linguagem texto e discurso Leitura de textos verbais e não verbais, Estrutura do enunciado - período simples Variação linguística, Funções da linguagem segundo Jakobson; Estrutura do enunciado - coordenação de orações; Sintaxe de concordância verbal, Semântica - signo linguístico, denotação e conotação; Semântica - fenômenos semânticos; Semântica - progressão textual através do léxico; Estrutura do enunciado: subordinadas substantivas e a pontuação; Estrutura do enunciado: subordinas adjetivas; Estrutura do enunciado: pronomes relativos e seus usos; Sintaxe de concordância nominal, Intertextualidade; Ambiguidade e seus efeitos de sentido; Estrutura do enunciado subordinadas adverbiais; Sintaxe de regência verbal; Sintaxe de regência nominal; A crase, Texto argumentativo e seus recursos; Mecanismos de coesão textual; A pontuação como recurso coesivo; Sintaxe de colocação - uso dos pronomes oblíquos átonos, Figuras de linguagem; Modalização; Os discursos e a intencionalidade discursiva. Conhecimentos Específicos: História do cooperativismo no mundo; História do Cooperativismo no Brasil; Evolução da legislação Cooperativista no Brasil e no Pará; Ramos atual do Cooperativismo no Brasil; Estruturação dos três níveis de Cooperativismo no Brasil (1º, 2º e 3º graus). Orgãos de representação das Cooperativas no Brasil e no Mundo; Autogestão nas Cooperativas; Organização do quadro social nas Cooperativas; Sistema S; Regulamentação e contratos do SESCOOP.

2 Contador (a) Conhecimento de Língua Portuguesa: Noções sobre linguagem texto e discurso Leitura de textos verbais e não verbais, Estrutura do enunciado - período simples Variação linguística, Funções da linguagem segundo Jakobson; Estrutura do enunciado - coordenação de orações; Sintaxe de concordância verbal, Semântica - signo linguístico, denotação e conotação; Semântica - fenômenos semânticos; Semântica - progressão textual através do léxico; Estrutura do enunciado: subordinadas substantivas e a pontuação; Estrutura do enunciado: subordinas adjetivas; Estrutura do enunciado: pronomes relativos e seus usos; Sintaxe de concordância nominal, Intertextualidade; Ambiguidade e seus efeitos de sentido; Estrutura do enunciado subordinadas adverbiais; Sintaxe de regência verbal; Sintaxe de regência nominal; A crase, Texto argumentativo e seus recursos; Mecanismos de coesão textual; A pontuação como recurso coesivo; Sintaxe de colocação - uso dos pronomes oblíquos átonos, Figuras de linguagem; Modalização; Os discursos e a intencionalidade discursiva. Conhecimentos Específicos: História do cooperativismo no mundo; História do Cooperativismo no Brasil; Evolução da legislação Cooperativista no Brasil e no Pará; Ramos atual do Cooperativismo no Brasil; Estruturação dos três níveis de Cooperativismo no Brasil (1º, 2º e 3º graus). Órgãos de representação das Cooperativas no Brasil e no Mundo; Autogestão nas Cooperativas; Organização do quadro social nas Cooperativas; Sistema S; Regulamentação e contratos do SESCOOP. Contabilidade Geral, Princípios Fundamentais da Contabilidade; Plano de Contas; Método das Partidas Dobradas; Componentes Patrimoniais (ativo, passivo e patrimônio líquido); Análise Econômico-Financeira (Indicadores de liquidez, Indicadores de rentabilidade, Indicadores de lucratividade, Análise vertical e horizontal); Demonstrações Contábeis; Operações com Mercadorias; Fluxo de Caixa; Fatos Contábeis; Apuração de Resultados. Contabilidade Pública; Princípios da Contabilidade na Administração Pública; Orçamento Público; Receita e Despesa Pública; Variações do Patrimônio Público; Créditos Adicionais; Licitações e Contratos Administrativos.

3 Analista de Operações. Conhecimento de Língua Portuguesa: Noções sobre linguagem texto e discurso Leitura de textos verbais e não verbais, Estrutura do enunciado - período simples Variação linguística, Funções da linguagem segundo Jakobson; Estrutura do enunciado - coordenação de orações; Sintaxe de concordância verbal, Semântica - signo linguístico, denotação e conotação; Semântica - fenômenos semânticos; Semântica - progressão textual através do léxico; Estrutura do enunciado: subordinadas substantivas e a pontuação; Estrutura do enunciado: subordinas adjetivas; Estrutura do enunciado: pronomes relativos e seus usos; Sintaxe de concordância nominal, Intertextualidade; Ambiguidade e seus efeitos de sentido; Estrutura do enunciado subordinadas adverbiais; Sintaxe de regência verbal; Sintaxe de regência nominal; A crase, Texto argumentativo e seus recursos; Mecanismos de coesão textual; A pontuação como recurso coesivo; Sintaxe de colocação - uso dos pronomes oblíquos átonos, Figuras de linguagem; Modalização; Os discursos e a intencionalidade discursiva. Conhecimentos Específicos: História do cooperativismo no mundo; História do Cooperativismo no Brasil; Evolução da legislação Cooperativista no Brasil e no Pará; Ramos atual do Cooperativismo no Brasil; Estruturação dos três níveis de Cooperativismo no Brasil (1º, 2º e 3º graus). Órgãos de representação das Cooperativas no Brasil e no Mundo; Autogestão nas Cooperativas; Organização do quadro social nas Cooperativas; Sistema S; Regulamentação e contratos do SESCOOP. Planejamento Estratégico: Ambiente interno e externo; teoria da burocracia, teoria das relações humanas, Organização Sistemas e Métodos: organograma, cronograma, tipos de Empresa. Introdução à Administração: funções da administração, administração como ciência. Diagnóstico Empresarial: análise de swot, 5 forças de Porter, matriz BCG. Números naturais; Números racionais; Sistema de Medidas; Matemática Financeira: Razão, proporção; regra de três simples e composta, porcentagem; juros simples e compostos. Tratamento da Informação: Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos. Média, moda e mediana. Análise combinatória, Probabilidade, Sequências: Progressão Aritmética, Progressão geométrica.

4 Técnico de Operações Conhecimento de Língua Portuguesa: I. Linguagem 1. Linguagem, texto e discurso; 2. Leitura de textos verbais e não verbais; 3. Variação linguística (níveis de linguagem: culto, coloquial, tenso e distenso; 4. Intertextualidade; II. Funções da linguagem; 1. Tipos: referencial, emotiva, conotativa, fática, metalinguística e poética 2. Intenção de comunicação do autor no uso das funções de linguagem; III. Sintaxe; 1. Análise do período simples; 2. Análise do período composto; 3. Processo sintáticos: regência nominal e verbal, incluindo crase, concordância nominal e verbal e colocação pronominal; IV. Semântica 1. Denotação e conotação 2. Fenômenos semânticos: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia, ambiguidade polissêmica e estrutural, hiponímia, hiperonímia; 3. A inversão na ordem dos nomes e dos pronomes e seus efeitos no significado; 4. Figuras de linguagem: aliteração, antítese, comparação, elipse, eufemismo, hipérbole, hipérbato, ironia, metáfora, metonímia, onomatopeia, paradoxo, perífrase, pleonasmo, prosopopeia, sinestesia, zeugma; V. Interpretação de texto dissertativo: argumentativo, descritivo, narrativo, informativo, informe publicitário e injuntivo. Conhecimentos Específicos: Funções básicas da Administração, conceito de administração, estilos de administração, tipos de liderança. Noções de Planejamento Estratégico: ambiente interno e externo. Históra do cooperativismo no mundo; História do Cooperativismo no Brasil; Leis Orgânica do Cooperativismo no Brasil e no Pará ; Ramos atual do Cooperativismo no Brasil; Símbolos do Cooperativismo; Regulamentação do Sesscoop. Números Naturais; Números Racionais; Sistema de Medidas; Matemática Financeira: Razão, proporção; regra de três simples e composta, porcentagem; juros simples e compostos. Noções de Geometria: Situações problema, envolvendo cálculo de perímetro e área das principais figuras planas com suas respectivas unidades de medida.

5 Motorista. Conhecimento de Língua Portuguesa:I. Linguagem 1. Linguagem, texto e discurso; 2. Leitura de textos verbais e não verbais; 3. Variação linguística (níveis de linguagem: culto, coloquial, tenso e distenso; 4. Intertextualidade; II. Funções da linguagem; 1. Tipos: referencial, emotiva, conotativa, fática, metalinguística e poética 2. Intenção de comunicação do autor no uso das funções de linguagem; III. Sintaxe; 1. Análise do período simples; 2. Análise do período composto; 3. Processo sintáticos: regência nominal e verbal, incluindo crase, concordância nominal e verbal e colocação pronominal; IV. Semântica 1. Denotação e conotação 2. Fenômenos semânticos: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia, ambiguidade polissêmica e estrutural, hiponímia, hiperonímia; 3. A inversão na ordem dos nomes e dos pronomes e seus efeitos no significado; 4. Figuras de linguagem: aliteração, antítese, comparação, elipse, eufemismo, hipérbole, hipérbato, ironia, metáfora, metonímia, onomatopeia, paradoxo, perífrase, pleonasmo, prosopopeia, sinestesia, zeugma; V. Interpretação de texto dissertativo: argumentativo, descritivo, narrativo, informativo. Conhecimentos Específicos: Números Naturais: Comparação, ordenação, seriação e organização em agrupamentos. Sistema de numeração decimal, operações fundamentais. Análise, interpretação e resolução de situações, problemas a partir dos diversos significados das operações. Aplicação das propriedades operatórias nas técnicas de cálculo mental e estimativas. Divisibilidade: Noções de divisores, múltiplos, mmc, mdc e aplicações na resolução de problemas do cotidiano. Sistema de Medidas: Medidas de comprimentos, de área e volume, bem como suas aplicações. Tratamento da Informação: Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos. Noções de Geometria: Situações problema, envolvendo cálculo de perímetro e área das principais figuras planas com suas respectivas unidades de medida. LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO; INFRAÇÕES DE TRÂNSITO; SINALIZAÇÃO; DIREÇÃO DEFENSIVA; PRIMEIROS SOCORROS, CIDADANIA; MEIO AMBIENTE E MECANICA BÁSICA.

6 Auxiliar de Operações. Conhecimento de Língua Portuguesa: I. Linguagem 1. Linguagem, texto e discurso; 2. Leitura de textos verbais e não verbais; 3. Variação linguística (níveis de linguagem: culto, coloquial, tenso e distenso; 4. Intertextualidade; II. Funções da linguagem 1. Tipos: referencial, emotiva, conotativa, fática, metalinguística e poética 2. Intenção de comunicação do autor no uso das funções de linguagem; III. Sintaxe 1. Análise do período simples; 2. Análise do período composto; 3. Processo sintáticos: regência nominal e verbal, incluindo crase, concordância nominal e verbal e colocação pronominal; IV. Semântica 1. Denotação e conotação 2. Fenômenos semânticos: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia, ambiguidade polissêmica e estrutural, hiponímia, hiperonímia; 3. A inversão na ordem dos nomes e dos pronomes e seus efeitos no significado; 4. Figuras de linguagem: aliteração, antítese, comparação, elipse, eufemismo, hipérbole, hipérbato, ironia, metáfora, metonímia, onomatopeia, paradoxo, perífrase, pleonasmo, prosopopeia, sinestesia, zeugma; V. Interpretação de texto dissertativo: argumentativo, descritivo, narrativo,informativo. Conhecimentos Específicos: Números Naturais: Comparação, ordenação, seriação e organização em agrupamentos. Sistema de numeração decimal, operações fundamentais. Análise, interpretação e resolução de situações, problemas a partir dos diversos significados das operações. Aplicação das propriedades operatórias nas técnicas de cálculo mental e estimativas. Divisibilidade: Noções de divisores, múltiplos, mmc, mdc e aplicações na resolução de problemas do cotidiano. Sistema de Medidas: Medidas de comprimentos, de área e volume, bem como suas aplicações. Tratamento da Informação: Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos. Noções de Geometria: Situações problema, envolvendo cálculo de perímetro e área das principais figuras planas com suas respectivas unidades de medida.

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º SEMESTRE/2016 ANEXO I

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º SEMESTRE/2016 ANEXO I ANEXO I As provas de Matemática, Conhecimentos Gerais e Língua Portuguesa objetivam verificar as competências e habilidades do candidato no que se refere à capacidade de analisar situações problemáticas,

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI-SP PROCESSO SELETIVO 003/2016 ANEXO II CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS INSPETOR DE ALUNOS

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI-SP PROCESSO SELETIVO 003/2016 ANEXO II CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS INSPETOR DE ALUNOS SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI-SP PROCESSO SELETIVO 003/2016 ANEXO II CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS INSPETOR DE ALUNOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Equivalência e transformação de estruturas: Equivalência e transformação

Leia mais

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

Material Didático Impresso CEJA Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias - Planejamento Eixo Integrador: Cidadania e Trabalho

Material Didático Impresso CEJA Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias - Planejamento Eixo Integrador: Cidadania e Trabalho Material Didático Impresso CEJA Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias - Planejamento Eixo Integrador: Cidadania e Trabalho Módulo 1 - Tema Integrador: Identidade Cultural e Diversidade Unidade Disciplina

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS + ESPECÍFICOS PARA O CARGO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

CONHECIMENTOS GERAIS + ESPECÍFICOS PARA O CARGO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO CONHECIMENTOS GERAIS + ESPECÍFICOS PARA O CARGO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO O nosso estudo OnLine contempla as disciplinas de Gramática, Interpretação de textos, Matemática, Arquivologia, Relacionamento

Leia mais

Plano Curricular de Português. 7ºano Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Português. 7ºano Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Português 7ºano Ano Letivo 2015/2016 1º Período Conteúdos Programados Aulas Previstas Texto Narrativo: Categorias da narrativa (ação, narrador, tempo, espaço e personagens); Modos de

Leia mais

ANEXO II CONTEUDO PROGRAMÁTICO

ANEXO II CONTEUDO PROGRAMÁTICO ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CARGO/FUNÇÃO CONTEUDO PROGRAMÁTICO CRAS VOLANTE 001 ASSISTENTE SOCIAL LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Língua Portuguesa. CONHECIMENTO

Leia mais

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo Português, língua materna 16 Português, língua padrão 17 Outras variedades do português 18 Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte

Leia mais

Língua Portuguesa 7º ano

Língua Portuguesa 7º ano Escutar para Aprender e Construir Conhecimento Audição orientada. Ouvinte. Discurso; universo de discurso (assunto). Língua Portuguesa 7º ano Conteúdos 1º Período Comunicação Oral Falar para Construir

Leia mais

SUMÁRIO. 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade. 2. CONJUNTOS Introdução. Operações de conjuntos. Conjuntos numéricos

SUMÁRIO. 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade. 2. CONJUNTOS Introdução. Operações de conjuntos. Conjuntos numéricos SUMÁRIO 1. REVISÃO DE GINÁSIO Critérios de divisibilidade Reconhecimento de número primo Decomposição em fatores primos Aplicação Potência Expressão numérica 2. CONJUNTOS Introdução Representação de um

Leia mais

No Edital nº 06/2014-Reitoria/IFRN, na alínea d do item 6.1, onde

No Edital nº 06/2014-Reitoria/IFRN, na alínea d do item 6.1, onde INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE RETIFICAÇÃO Nº 03 DO EDITAL Nº 06/2014-REITORIA/IFRN CONCURSO PÚBLICO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO se lê: No Edital nº 06/2014-Reitoria/IFRN,

Leia mais

Planificação anual Português 9. ano

Planificação anual Português 9. ano Planificação anual Português 9. ano Manual adotado: Diálogos 9. ano, Porto Editora Planificação Anual Ano Letivo: 2013/2014 1º Período 2º Período 3º Período Totais Tempos previstos 68 62 31 161 Apresentação

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD E PLANEJAMENTO 2011 DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR EVANDRO ORTIZ DA SILVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD 2011 PROFESSOR:

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 1ª e 2ª séries do Ensino Médio 2016 Unidade Golfe Olímpico

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 1ª e 2ª séries do Ensino Médio 2016 Unidade Golfe Olímpico PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS 1ª e 2ª séries do Ensino Médio 2016 Unidade Golfe Olímpico I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para o

Leia mais

Conteúdos da prova de bolsa 2016

Conteúdos da prova de bolsa 2016 Conteúdos da prova de bolsa 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2016 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE

LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE LÍNGUA PORTUGUESA CAPÍTULO 01... 11 Níveis de Análise da Língua... 11 Morfologia - 10 Classes de Palavras... 11 Artigo...11 Adjetivo...12 Advérbio...15 Conjunção...15 Interjeição...17 Numeral...17 Preposição...18

Leia mais

ESTADO DO PIAUI PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO PIAUÍ Praça São Pedro, 29 Centro CEP 64.615-000 CNPJ: 41.522.137/0001-93 Santana do Piauí - PI

ESTADO DO PIAUI PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO PIAUÍ Praça São Pedro, 29 Centro CEP 64.615-000 CNPJ: 41.522.137/0001-93 Santana do Piauí - PI ERRATA 001 A presente ERRATA é ora levado a efeito, para retificar parcialmente o Edital. A COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONCURSO PÚBLICO torna público, para conhecimento e esclarecimento dos interessados,

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

Capítulo 1 Leitura & Interpretação...1. Lição 1 Ler é instrumento essencial... 3. Lição 3 Textos & contextos...19. Capítulo 2 Redação Artística...

Capítulo 1 Leitura & Interpretação...1. Lição 1 Ler é instrumento essencial... 3. Lição 3 Textos & contextos...19. Capítulo 2 Redação Artística... Sumário Capítulo 1 Leitura & Interpretação...1 Lição 1 Ler é instrumento essencial... 3 1.1. A leitura crítica... 5 1.2. Contextualização... 7 1.3. Questão comentada... 7 1.4. Sugestão de redação... 9

Leia mais

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder)

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder) COLÉGIO ESTADUAL IRMÃO GERMANO RHODEN PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ZENAIDE GOMES BILHAR 1º Bimestre Criar hipóteses interpretativas

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 5º Ano

Planificação Anual de Matemática 5º Ano Planificação Anual de Matemática 5º Ano DOMÍNI OS CONTEÚDOS METAS AULA S Números naturais Compreender as propriedades e regras das operações e usá-las no cálculo. Propriedades das operações e regras operatórias:

Leia mais

CONTEÚDOS PARA 2ª VA. DISCIPLINA: História Série: 1º ano / Ensino Médio 2ª VA Recuperação Semestral Civilização Romana: Monarquia e República ---

CONTEÚDOS PARA 2ª VA. DISCIPLINA: História Série: 1º ano / Ensino Médio 2ª VA Recuperação Semestral Civilização Romana: Monarquia e República --- CONTEÚDOS PARA 2ª VA PROFESSOR: João DISCIPLINA: História Civilização Romana: Monarquia e República --- PROFESSOR: Jaedson DISCIPLINA: Sociologia O trabalho nas diferentes sociedades --- PROFESSOR: Edna

Leia mais

Português Matemática Atualidades Noções de Direito Legislação Institucional História Geografia

Português Matemática Atualidades Noções de Direito Legislação Institucional História Geografia Ernani Pimentel Márcio Wesley Júlio Lociks Rodrigo Regazonni Fabrício Sarmanho Eduardo Muniz Machado Cavalcanti Edgard Antonio Lemos Alves Welma Maia Júlio César Gabriel Português Matemática Atualidades

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 17

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 17 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS EDITAIS... 23 1. Introdução... 23 2. Plano de estudos... 23 3. Editais... 24 3.1. TRT 2 São Paulo FCC (prova aplicada em 2014)... 24 3.2. TRF

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS - INSCRIÇÃO

INFORMAÇÕES GERAIS - INSCRIÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS INCONFIDENTES PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 20/2015 MANUAL DO CANDIDATO 2016/1 CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

Leia mais

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO. Professora Leatrice Ferraz leaferraz@gmail.com

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO. Professora Leatrice Ferraz leaferraz@gmail.com LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO Professora Leatrice Ferraz leaferraz@gmail.com A COMUNICAÇÃO HUMANA A COMUNICAÇÃO HUMANA COMUNICAR vem do latim communicare, que significa participar, fazer, saber, tornar comum.

Leia mais

PLANEJAMENTO 2016. Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael

PLANEJAMENTO 2016. Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael 1ª UNIDADE II ) Compreensão de fenômenos Contagem 1. Números pra quê? 2. Sistemas de numeração 3. O conjunto dos números naturais

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - MINISTÉRIO PÚBLICO RIO GRANDE DO SUL - SECRETÁRIO DE DILIGÊNCIAS

CONTROLE DE CONTEÚDO - MINISTÉRIO PÚBLICO RIO GRANDE DO SUL - SECRETÁRIO DE DILIGÊNCIAS 1 Convenções Ortográficas: sistema ortográfico vigente. 2 Morfologia: estrutura e formação de palavras. CONTROLE DE CONTEÚDO - MINISTÉRIO PÚBLICO RIO GRANDE DO SUL - SECRETÁRIO DE DILIGÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

Anexo à NORDNAVBRA N o 10-03F

Anexo à NORDNAVBRA N o 10-03F ASSUNTOS ABORDADOS NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (EXTRATO DO R-69) Candidatos à 5ª série do Ensino Fundamental a) Identificar os elementos da narrativa; b) Identificar a estrutura superficial do texto; c) Identificar

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COLÉGIO METODISTA GRANBERY CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO COLÉGIO 1 Í N D I C E 1) Conteúdos para o 2º ano - Fundamental:... 3 2) Conteúdos para o 3º ano - Fundamental:... 4 3)

Leia mais

DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) 1º PERÍODO

DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) ANO LETIVO: 2013/2014 ANO: 6º CURRÍCULO DA DISCIPLINA: Português CONTEÚDOS 1º PERÍODO Leitura Texto poético. Compreensão. Texto narrativo. Narrador.

Leia mais

ÍNDICE 1 A LÍNGUA 2 SONS DA LÍNGUA

ÍNDICE 1 A LÍNGUA 2 SONS DA LÍNGUA 1 A LÍNGUA 1. Língua padrão, 9 Variedades sociais, situacionais, geográficas, 9 Exercícios 1, 14 2. Língua portuguesa no mundo, 15 Variedade europeia, variedade brasileira, variedades africanas, 15 Exercícios

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRODUÇÃO DE TEXTO O texto elaborado pelo candidato deve atender à situação de produção apresentada na prova, obedecendo para tanto à tipologia e ao gênero textual solicitados.

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano EXT. E. E. PROFESSOR PEDRO SUMMERHAUZER EM QUINTANA Código: Município: Quintana Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Currículo de Português - 9º ano

Currículo de Português - 9º ano Departamento de Línguas Currículo de Português - 9º ano Domínio: Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Consolidar processos de registo e tratamento de

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR Interpretação de textos. Escrita: Morfologia, Vocabulário; Ortografia; Pontuação; Sílabas; Acentuação gráfica; Classes

Leia mais

Bolsão 2015. Regulamento 2015

Bolsão 2015. Regulamento 2015 Bolsão 2015 HMS ONDE E COMO SE INSCREVER Regulamento 2015 LOCAL: As inscrições serão feitas na Secretaria do Colégio HMS ou pelo endereço eletrônico www.colegiohms.com.br/bolsao PERÍODO: As inscrições

Leia mais

Sumário. Sumário 7 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 13

Sumário. Sumário 7 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 13 Sumário 7 Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 13 LÍNGUA PORTUGUESA... 15 Duda Nogueira e Talita Nogueira APRESENTAÇÃO... 15 QUESTÕES... 16 1. Acentuação... 16 2. Ortografia... 21 3. Fonema... 30

Leia mais

Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014

Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 ABEU COLÉGIOS Disciplina: Matemática Série: 1 ano / Fundamental I (Bimestres) 1 Caderno 1 Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 Módulos Primeiras Noções - Comparação de tamanhos - Noções de

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2016 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

Conteúdo do Exame de Admissão para o 1º Ano do Ensino Médio

Conteúdo do Exame de Admissão para o 1º Ano do Ensino Médio Conteúdo do Exame de Admissão para o 1º Ano do Ensino Médio MATEMÀTICA 1) NÚMEROS E OPERAÇÕES Identificação de um número irracional como um número de representação decimal infinita, e não periódica, e

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Missão A missão do curso é formar profissionais em Ciências Contábeis com elevada competência técnica, crítica, ética e social, capazes de conceber

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO...

DIREITO PREVIDENCIÁRIO... Sumário DIREITO PREVIDENCIÁRIO... 19 Ivan Kertzman e Frederico Amado QUESTÕES... 19 1. Temas Constitucionais... 19 2. Histórico da Seguridade Social... 30 3. Segurados da Previdência Social e seus Tomadores

Leia mais

Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos. Números e Operações

Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos. Números e Operações Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos Números e Operações 1. Conjunto dos números naturais 2. Conjunto dos números inteiros 1.0. Conceitos 3 1.1. Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar,

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR I - PORTUGUÊS Interpretação de textos. Escrita: Morfologia, Vocabulário; Ortografia Oficial; Pontuação; Sílabas;

Leia mais

Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 9º ano

Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 9º ano Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 9º ano 1.º período (65 aulas de 45 ) Unidades (tempos de 45 ) / Textos Domínios / Conteúdos Recursos Unidade 0 (5 tempos) Cais de embarque Unidade

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 8 Noturno Currículo nº 8 Reconhecido pelo Decreto n 83.799, de 30.07.79, D.O.U. de 31.07.79 Renovação de Reconhecimento Decreto

Leia mais

parte I Gramática do Discurso Capítulo 1 Comunicação e enunciação Capítulo 4 Capítulo 2 Capítulo 3

parte I Gramática do Discurso Capítulo 1 Comunicação e enunciação Capítulo 4 Capítulo 2 Capítulo 3 parte I Gramática do Discurso Capítulo 1 Comunicação e enunciação 1. Comunicação e enunciação 11 1.1. Acto de comunicação/enunciação 11 1.2. Sujeitos do acto de comunicação/enunciação 11 1.3. Enunciado

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Professor(a): Carolina Araújo e Kênia Pessoa Série: 9º ano Turmas: 91, 92, 93 e 94

Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Professor(a): Carolina Araújo e Kênia Pessoa Série: 9º ano Turmas: 91, 92, 93 e 94 COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

Língua Portuguesa. Sistema Positivo de Ensino 82

Língua Portuguesa. Sistema Positivo de Ensino 82 A proposta Na proposta do Material Didático Positivo, o ensino da Língua Por tu gue sa é entendido como a própria linguagem posta em ação. Esse pressuposto faz com que as práticas sistematizadas não sejam

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE 1-Conjuntos numéricos, regularidades numéricas e/ou geométricas ( conjuntos numéricos; seqüências numéricas e/ou geométricas; termo geral

Leia mais

Quadro de conteúdos. Apoema GRAMÁTICA. Projeto

Quadro de conteúdos. Apoema GRAMÁTICA. Projeto Quadro de conteúdos Projeto Apoema GRAMÁTICA 1 Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 6 o ano A COMUNICAÇÃO Linguagem e língua Tipos de linguagem Gênero de texto: notícia e reportagem Gênero de texto: HQ e tirinha

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN I CFD

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN I CFD Área: Língua Portuguesa I CFD Série: 6º ano Conteúdos Estruturantes GRAMÁTICA Comunicação, língua e linguagem. Variedade linguística. Letras e fonemas. Substantivos. Adjetivos. Artigos. Numerais. Pronomes.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática Conteúdos I - Conjuntos:. Representação e relação de pertinência;. Tipos de conjuntos;. Subconjuntos;. Inclusão;. Operações com conjuntos;.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Ciências Contábeis

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Ciências Contábeis MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS GRADE 9 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2013 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 3201-1 Matemática

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

SUMÁRIO FONÉTICA. A nossa língua. 1.1 Introdução. 1.2 Gramática. 1.3 Fonética. 1.3.1 Aparelho fonador. 1.4 Estudo das vogais e dos encontros vocálicos

SUMÁRIO FONÉTICA. A nossa língua. 1.1 Introdução. 1.2 Gramática. 1.3 Fonética. 1.3.1 Aparelho fonador. 1.4 Estudo das vogais e dos encontros vocálicos SUMÁRIO I FONÉTICA Capítulo 1 FONÉTICA E FONOLOGIA A nossa língua 1.1 Introdução 1.2 Gramática 1.3 Fonética 1.3.1 Aparelho fonador 1.4 Estudo das vogais e dos encontros vocálicos 1.5 Classificação das

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão

Agrupamento Vertical de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão 2013/1 16/09/2013 1 1:30-15:15 _Apresentação do professor e dos alunos. _Definição de normas de funcionamento das aulas. _Material necessário. _Programa anual da disciplina. _Apresentação dos Critérios

Leia mais

Sumário 1. PROBLEMAS DE RACIOCÍNIO INTUITIVO ESPACIAL, NUMÉRICO E VERBAL...1 2. PROBLEMAS DE ARGUMENTAÇÃO LÓGICA INTUITIVA...55

Sumário 1. PROBLEMAS DE RACIOCÍNIO INTUITIVO ESPACIAL, NUMÉRICO E VERBAL...1 2. PROBLEMAS DE ARGUMENTAÇÃO LÓGICA INTUITIVA...55 IX Sumário 1. PROBLEMAS DE RACIOCÍNIO INTUITIVO ESPACIAL, NUMÉRICO E VERBAL...1 Solução dos exercícios... 29 2. PROBLEMAS DE ARGUMENTAÇÃO LÓGICA INTUITIVA...55 Solução dos exercícios... 64 3. conjuntos...77

Leia mais

Rua do Sol, Nº 54 Centro Zé Doca MA

Rua do Sol, Nº 54 Centro Zé Doca MA ANEXO II OS CARGOS E SEUS RESPECTIVOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Língua Portuguesa Nível Fundamental: Vigilante, Auxiliar de Serviços Gerais Alfabeto. Ortografia. Sílaba. Encontros vocálicos e consonantais.

Leia mais

Área: Gestão Pública EMENTAS

Área: Gestão Pública EMENTAS Av. Piauí, nº 330 Bairro dos Estados - 58.030-330 - João Pessoa PB Área: Gestão Pública EMENTAS Período: Junho a Julho de 2012 CURSO: Obtendo Resultados por meio da Satisfação do Contribuinte Promover

Leia mais

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática Oficina de Matemática tica 3º ano EM Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEPE para promoção da equidade e melhoria da qualidade da educação dos estudantes pernambucanos. Prof

Leia mais

Programa de Matemática 2º ano

Programa de Matemática 2º ano Programa de Matemática 2º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

Geometria Analítica. Geometria Analítica. Geometria Analítica 15/08/2012. Objetivos gerais da disciplina. Prof. Luiz Antonio do Nascimento

Geometria Analítica. Geometria Analítica. Geometria Analítica 15/08/2012. Objetivos gerais da disciplina. Prof. Luiz Antonio do Nascimento Prof. Luiz Antonio do Nascimento Objetivos gerais da disciplina Desenvolver a capacidade lógica para resolução de problemas, e de tomada de decisões. Fornecer as noções básicas de Geometria Analítica.

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Fase: 5ª Carga Horária: 60h Créditos: 04 Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 5.º ANO DE MATEMÁTICA 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos divisores e efetuar operações com números racionais

Leia mais

Professor de Educação Básica

Professor de Educação Básica Ernani Pimentel Márcio Wesley Luzia Pimenta Júlio César Gabriel Wagner Miranda Edgard Antônio Lemos Alves Welma Maia Maurício Nicácio Zaíra Leite Ramos Mardem Costa SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO

Leia mais

Disciplinas que têm material didático

Disciplinas que têm material didático Disciplinas que têm material didático Código CCE0001 GST0001 GST0027 GST0002 GST0003 CCA0066 CCE0002 CCT0001 GST0029 GST0030 GST0031 GST0032 CEL0014 SDE0022 SDE0002 CCE0091 CEL0001 CCA0068 CCT0013 SDE0004

Leia mais

Assuntos: Calendário e conteúdo das avaliações / RECUPERAÇÃO PERIÓDICA - 1º trimestre

Assuntos: Calendário e conteúdo das avaliações / RECUPERAÇÃO PERIÓDICA - 1º trimestre Sobradinho-DF, 8 de setembro de 2016. Assuntos: Calendário e conteúdo das avaliações / RECUPERAÇÃO PERIÓDICA - Senhores pais ou responsáveis, Em relação à recuperação do 1º e do s, de posse do boletim

Leia mais

REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016. 2. Premiações

REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016. 2. Premiações REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016 1. Objetivo Reconhecer o trabalho dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública, através de premiação daqueles cujas classes se destaquem no aproveitamento

Leia mais

O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova:

O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova: 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de simulação de exame nacional do ensino secundário da disciplina de Matemática A, a realizar no 2º período. O presente documento

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Direito ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Contabilidade Aplicada ao Direito ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Contabilidade Aplicada ao Direito ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

Plano de Ensino PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA - CCE0292

Plano de Ensino PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA - CCE0292 Plano de Ensino PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA - CCE0292 Título PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA Código da disciplina SIA CCE0292 16 Número de semanas de aula 4 Número

Leia mais

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Analista do Ministério Público Área Administrativa VOLUME 1 Língua Portuguesa Interpretação de textos argumentativos, com destaque para métodos de raciocínio

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO LETIVO 2014-20145 Ano: 8º MANUAL ADOTADO : Diálogos, Porto Editora

PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO LETIVO 2014-20145 Ano: 8º MANUAL ADOTADO : Diálogos, Porto Editora DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO LETIVO 2014-20145 Ano: 8º MANUAL ADOTADO : Diálogos, Porto Editora De acordo com a informação disponibilizada pelo Ministério da Educação

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA C.N.P.J. 20.054.326/0001-09

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA C.N.P.J. 20.054.326/0001-09 DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Edital 006/2012 SELEÇÃO INTERNA O Presidente da FUNEPU, no uso de suas atribuições normais, de acordo com a Portaria nº04 de 09 de fevereiro de 2010, torna público que

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdos 6ºano

LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdos 6ºano LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdos 6ºano 1º Período UNIDADE 0 Ponto de partida Reportagem televisiva - memória - texto narrativo - narrador - argumentação Regulamento A visita de estudo -narrativa Fotografia

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos Escola E.B. 2.3 Pedro Santarém Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividas Recursos Avaliação Preparar e organizar o trabalho a realizar com os alunos Distinguir número inteiro número fraccionário. Reconhecer

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE LETRAS INGLÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA INGLESA Nome da disciplina: Comunicação e Expressão Código da disciplina: 990101 A leitura como vínculo leitor/texto,

Leia mais

ITG 1000 PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

ITG 1000 PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ITG 1000 PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Brasília, Dezembro/ 2013 Unidade de Políticas Públicas NOTA TÉCNICA ITG 1000 PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Baseado nas Normas Internacionais de Contabilidade IFRS,

Leia mais

Português Linguagens em Conexão

Português Linguagens em Conexão Apontamentos das obras LeYa em relação ao Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de SERGIPE A ÚNICA COLEÇÃO DE PORTUGUÊS COM CONTEÚDO DIGITAL E A ÚNICA APROVADA PELO MEC SEM RESSALVAS NO PNLD

Leia mais

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) serão avaliadas habilidades e competências, agrupadas em 8 tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina,

Leia mais

Universidade dos Açores Curso de Especialização Tecnológica Gestão da Qualidade Matemática

Universidade dos Açores Curso de Especialização Tecnológica Gestão da Qualidade Matemática Universidade dos Açores Curso de Especialização Tecnológica Gestão da Qualidade Matemática Sinopse: Nesta disciplina são abordados conceitos básicos da teoria dos erros, funções e gráficos, derivadas,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos Mecanismos de Coesão Textual

Leia mais

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE 1.1. Contabilidade para não Contadores INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE Objetiva ensinar a Contabilidade para aqueles que não são contadores, mas necessitam interpretar (entender) a Contabilidade, os relatórios

Leia mais

Ementa: As Organizações; As pessoas; As pessoas e as organizações; Sistema de Administração de Recursos Humanos.

Ementa: As Organizações; As pessoas; As pessoas e as organizações; Sistema de Administração de Recursos Humanos. ASSOSSIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementa Tecnólogo em Gestão da Produção Departamento de Ensino Superior DISCIPLINA: Administração da Produção I Introdução e conceitos; Métodos de

Leia mais

Assunto de Prova da III Unidade Ensino Fundamental II

Assunto de Prova da III Unidade Ensino Fundamental II Assunto de Prova da III Unidade Ensino Fundamental II Redação 5 Série/ 6 Ano - I - Fábula - Interpretação textual II - Diferenças entre Poesia e Poema III - Bilhete - Produção textual IV - "Terra dos Meninos

Leia mais

PROVA NACIONAL INTEGRADA

PROVA NACIONAL INTEGRADA PROVA NACIONAL INTEGRADA DISCIPLINAS INTEGRANTES DA PROVA NACIONAL INTEGRADA CÓDIGO CCE0001 GST0242 GST0068 GST0069 GST0001 GST0243 GST0027 GST0002 CCT0037 GST0070 GST0003 CCA0066 CCE0002 CCT0001 CCE0086

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA (FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR)

LÍNGUA PORTUGUESA (FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR) LÍNGUA PORTUGUESA (FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR) 1. Compreensão e produção de textos. 2. Texto e fatores de textualidade. 3. Articulação sintática (coordenação e/ou subordinação), semântica (relações

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO Prova Extraordinária de Avaliação (Matemática) 3º Ciclo - 8.º Ano de Escolaridade Despacho

Leia mais

PEQUENA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

PEQUENA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO SUB Hamburg PEQUENA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO Ataliba T. de Castilho Vanda Maria Elias v Ê2> editoracontexto mt SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 13 1. O QUE SE ENTENDE POR LÍNGUA Estudando a língua portuguesa

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º BIMESTRE: LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO JOSÉ REIS Professora: Beloni Daron

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º BIMESTRE: LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO JOSÉ REIS Professora: Beloni Daron PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º BIMESTRE: LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO JOSÉ REIS Professora: Beloni Daron CONTEÚDO ESTRUTURANTE: Discurso como prática social JUSTIFICATIVA: Utilizar a

Leia mais

Programa de Aprendizagem de Tradução e Interpretação das Línguas Chinesa e Portuguesa Conteúdos Programáticos II Edição

Programa de Aprendizagem de Tradução e Interpretação das Línguas Chinesa e Portuguesa Conteúdos Programáticos II Edição Programa de Aprendizagem de Tradução e Interpretação das Línguas Chinesa e Portuguesa Programáticos II Edição (Primeira Parte) Aprendizagem teórico-técnica (interpretação) Direcção Geral de Interpretação

Leia mais

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios SUMÁRIO CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1. Diferença entre acento tônico e acento gráfico 2. Palavras tônicas e palavras átonas 3. Classificação da palavra pela posição da vogal tônica 4. Timbre da vogal

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA Objetivos Conteúdos Habilidades Reconhecer números inteiros, e as diferentes formas de representá-los e relacioná-los, apropriando-se deles. Números inteiros:

Leia mais